terça-feira, 10 de novembro de 2020

AUMENTO DO CALOR DOS RIOS ÁRTICOS ESTÁ DERRETENDO O GELO MARINHO E AQUECENDO A ATMOSFERA.

Aumento do calor dos rios árticos está derretendo o gelo marinho e aquecendo a atmosfera

Um novo estudo mostra que o aumento do calor dos rios árticos está derretendo o gelo marinho no Oceano Ártico e aquecendo a atmosfera.

Por Heather McFarland*
University of Alaska Fairbanks

O estudo publicado esta semana na Science Advances foi liderado pela Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia Marinho-Terrestre, com autores contribuintes nos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Finlândia e Canadá.

De acordo com a pesquisa, os principais rios árticos contribuem significativamente com mais calor para o Oceano Ártico do que em 1980. O calor do rio é responsável por até 10% da perda total de gelo do mar que ocorreu de 1980 a 2015 na região da plataforma ártica Oceano. Esse derretimento é equivalente a cerca de 120.000 milhas quadradas de gelo de 1 metro de espessura.

“Se o Alasca fosse coberto por gelo espesso de 1 metro, 20% do Alasca teriam desaparecido”, explicou Igor Polyakov, co-autor e oceanógrafo do Centro Internacional de Pesquisa Ártica e do Instituto de Meteorologia Finlandês da Fairbanks da Universidade do Alasca.

Os rios têm o maior impacto durante o rompimento da primavera. A água quente despeja no Oceano Ártico coberto de gelo e se espalha abaixo do gelo, decompondo-o. Assim que o gelo marinho derrete, a água quente começa a aquecer a atmosfera.

A pesquisa descobriu que muito mais energia térmica do rio entra na atmosfera do que derrete o gelo ou aquece o oceano. Como o ar é móvel, isso significa que o calor do rio pode afetar áreas do Ártico distantes dos deltas dos rios.

Os impactos foram mais pronunciados no Ártico Siberiano, onde vários grandes rios fluem para a região da plataforma relativamente rasa que se estende por quase 1.600 quilômetros da costa. O rio Mackenzie, do Canadá, é o único rio grande o suficiente para contribuir substancialmente para o derretimento do gelo marinho perto do Alasca, mas os rios menores do estado também são uma fonte de calor.

Polyakov espera que o aumento da temperatura global do ar continue a aquecer os rios árticos no futuro. À medida que os rios esquentam, mais calor flui para o Oceano Ártico, derretendo mais o gelo marinho e acelerando o aquecimento do Ártico.

Os rios são apenas uma das muitas fontes de calor que agora aquecem o Oceano Ártico. Todo o sistema ártico está em um estado extremamente anômalo à medida que as temperaturas globais do ar aumentam e as águas quentes do Atlântico e do Pacífico entram na região, decaindo o gelo do mar mesmo no meio do inverno . Todos esses componentes trabalham juntos, causando ciclos de feedback positivo que aceleram o aquecimento no Ártico.

“É muito alarmante porque todas essas mudanças estão se acelerando”, disse Polyakov. “As mudanças rápidas são simplesmente incríveis na última década.”

Os autores do artigo incluem Hotaek Park, Eiji Watanabe, Youngwook Kim, Igor Polyakov, Kazuhiro Oshima, Xiangdong Zhang, John S. Kimball e Daqing Yang.

O financiamento para o componente de pesquisa de Polyakov foi fornecido pela National Science Foundation.

Este diagrama mostra a quantidade relativa de aquecimento causado pelos rios árticos, com as fontes de calor em laranja e os dissipadores de calor em turquesa. Na primavera, os rios deságuam no Oceano Ártico, aquecendo a água e derretendo o gelo marinho, que por sua vez aquece a atmosfera. Um feedback ocorre quando o gelo reflexivo desaparece, permitindo que a água escura do oceano absorva mais calor e derreta mais gelo marinho.
Este diagrama mostra a quantidade relativa de aquecimento causado pelos rios árticos, com as fontes de calor em laranja e os dissipadores de calor em turquesa. Na primavera, os rios deságuam no Oceano Ártico, aquecendo a água e derretendo o gelo marinho, que por sua vez aquece a atmosfera. Um feedback ocorre quando o gelo reflexivo desaparece, permitindo que a água escura do oceano absorva mais calor e derreta mais gelo marinho.

Gráfico adaptado do artigo da Science Advances.

Referência:

Increasing riverine heat influx triggers Arctic sea ice decline and oceanic and atmospheric warming
BY HOTAEK PARK, EIJI WATANABE, YOUNGWOOK KIM, IGOR POLYAKOV, KAZUHIRO OSHIMA, XIANGDONG ZHANG, JOHN S. KIMBALL, DAQING YANG
Science Advances 06 Nov 2020:
Vol. 6, no. 45, eabc4699
DOI: 10.1126/sciadv.abc4699
https://advances.sciencemag.org/content/6/45/eabc4699

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 07/11/2020 

Nenhum comentário: