segunda-feira, 19 de abril de 2010

AS MEGACIDADES


CONHECENDO MAIS SOBRE AS CIDADES
Quanto a sua origem as cidades podem ser : espontâneas ou naturais .
Cidades espontâneas ou naturais: constituem a maioria das cidades do planeta e foram formadas, através dos tempos, em locais que apresentavam algum tipo de vantagem para seu primitivo grupo populacional. É o caso de cidades que se localizam às margens de mares e de rios, que proporcionam alimentação e facilidade de transporte, por exemplo. Mas é também o caso de cidades que surgiram em torno de castelos, nos entroncamentos de estradas ou em rotas comerciais, que ofereciam respectivamente garantia de segurança, facilidade de deslocamento ou oportunidade de negócios.cidades espontâneas
Alguns exemplos: Londres (Reino Unido), Moscou (Rússia), Paris (França), Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil).
Cidades planejadas: aquelas que são intencionalmente criadas em locais previamente escolhidos, implantadas em períodos temporais relativamente breves, com finalidade de caráter geopolítico.

Em geral, as cidades planejadas têm seu planejamento rapidamente atropelado pelo crescimento populacional, o que faz o traçado original sucumbir diante da espontaneidade com que a população se espalha pelo seu entorno ou por seu interior.
O exemplo máximo que se poderia dar do fenômeno, em termos brasileiros, é Brasília, planejada para acolher 500 mil habitantes, mas já teve esse número multiplicado por quatro, de acordo com o censo de 2000.
Outros exemplos: Camberra (Austrália), Islamabad (Paquistão), Belo Horizonte e Goiânia (Brasil).
Função principal: Este é um outro critério de classificação das cidades que leva em conta fatores de ordem política, econômica, histórica ou cultural. É essencial atentar para o adjetivo "principal", pois as cidades não apresentam uma função única, porém uma que predomina sobre as demais. Por sua função principal, podem-se distinguir as cidades a partir das seguintes categorias:
# Político-administrativas: Washington (EUA), Berlim (Alemanha), Brasília (Brasil);
# Industriais: Detroit : (EUA), Manchester (Reino Unido), Volta Redonda (Brasil);  
# Portuárias: Roterdã (Holanda), Hamburgo (Alemanha), Santos (Brasil);  
# Religiosas: Jerusalém (Israel); Varanasi (Índia), Aparecida (Brasil);  
# Históricas: Atenas (Grécia), Florença (Itália), Ouro Preto (Brasil) ; 
# Tecnológicas: Boston (EUA), Bangalore (Índia), Campinas ( Brasil);
# Turísticas : Miami (EUA), Katmandu (Nepal), Salvador (Brasil)

Jerusalém- Cidade religiosa
Washington- capital político-administrativa
No entanto, é muito importante observar que são várias as cidades multifuncionais onde vários das funções acima mencionadas podem ser observadas simultaneamente e é impossível se dizer que uma predomina sobre a outra.
Tome-se como exemplo o caso de Jerusalém, capital de Israel e, portanto, sua sede político-administrativa. Jerusalém é ainda, inquestionavelmente, uma cidade em que os aspectos religiosos, históricos e turísticos merecem destaque.
Do mesmo modo, o Rio de Janeiro, no Brasil, que já foi a capital federal, continua sendo a sede político-administrativa do Estado do Rio de Janeiro, é um pólo turístico internacional, concentra indústrias e conserva sítios históricos de importância ímpar.
Conurbação, metrópoles e megalópoles

São Paulo- Metrópole Nacional
No estudo das cidades, deve-se levar em consideração dois fenômenos que permitem estabelecer outras possibilidades de classificação. Em primeiro lugar, deve-se saber que a expansão horizontal de um sítio urbano (a área efetivamente ocupada pela cidade) pode fazer com que ele se junte e misture a outro sítio urbano, de modo que seus limites geográficos mal podem ser distinguidos.
A esse fenômeno dá-se o nome de conurbação e é ele quem gera as metrópoles, ou seja, a união de várias cidades que funcionam, na prática, como uma única cidade. Diversas capitais brasileiras já passaram pelo fenômeno e constituem regiões metropolitanas, embora a metrópole brasileira por excelência seja a Grande São Paulo, cujo núcleo é formado por São Paulo/Capital e o ABCD (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema), embora conte, em seu total, com 39 cidades.
Nos países desenvolvidos, as regiões metropolitanas podem estar de tal forma interligadas e existir entre elas tamanha circulação de pessoas, serviços, mercadorias, capital e informações que se formam as megalópoles. Nos Estados Unidos, por exemplo, considera-se uma megalópole Bos-Wash, a região que se estende de Boston a Washington, incluindo grandes metrópoles como Nova York, Newark, Filadelfia e Baltimore.
Redes urbanas Considerando-se que as cidades não estão isoladas, mas obrigatoriamente estabelecem relações com outras, pode-se porceder uma nova classificação e uma hierarquia entre diversos centros urbanos. Para isso, leva-se em conta, sobretudo, a importância e a influência econômica que uma cidade exerce em sua relação com as outras.
Assim, pode-se falar em metrópoles nacionais, como São Paulo e o Rio de Janeiro; metrópoles regionais, como Recife e Porto Alegre; em centros regionais, como Ribeirão Preto, no norte de São Paulo, ou Vitória da Conquista, no sul da Bahia; ou em cidades locais, que constituem a grande maioria das cidades de qualquer país.
HIERARQUIA URBANA
Uma última distinção pode ser estabelecida no que se refere às metropoles. Elas podem se caracterizar como:
METRÓPOLES
# Cidades globais: aquelas em que se concentra a movimentação financeira, onde se situam as sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de multinacionais, importantes universidades e centros de pesquisa. Elas dispõem da infra-estrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, como aeroportos e/ou portos, bolsas de valores e avançados sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, bancos, centros de convenções, de eventos e de comércio.
# Megacidades: são cidades com mais de 10 milhões de habitantes.
Sendo o conceito de megacidade meramente populacional, ele pode se mesclar ao de cidade global. Nova York (EUA), Tóquio (Japão) e São Paulo (Brasil) são simultaneamente cidades globais e megacidades. A Europa apresenta diversas cidades globais que, entretanto, não são megacidades: Londres (Reino Unido), Paris (França), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha). A Ásia concentra diversas megacidades que, contudo, não são cidades globais: Pequim (China), Nova Délhi, Calcutá e Mumbai (Índia), Karachi (Paquistão). Na África, Lagos (Nigéria) é uma megacidade.

ATIVIDADE :

1- O que significa cidade ? 2- O que é uma metrópole ? 3- Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil ? 4- O que é uma megalópole ? 5-Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea ? 6-Como você classificaria a sua cidade?

145 comentários:

Anônimo disse...

Sim.Sim.São Paulo e Rio de Janeiro.É a junção de duas "metropoles".Pelo oque entendi é que uma foi planejada e vaicreser e a planejação vai sumir , e uma vai se adapitar no tlcal.Eu concidero a metade planejada e a outra metade espontania.

Anônimo disse...

Angela 5ªc n°:3
Achei muito legal saber sobre as megacidades.Se São Paulo que já não é muito grande já chega a esse número de pessoas,imagina no futuro.

Anônimo disse...

Angela 5ªc n°3
adorei conhecer as megacidades.
nao sabia que havia bastantes delas, que são chamadas cidades globais.

Duuda Cunhaa disse...

oi conceição é a MARIA EDUARDA CUNHA DA SILVA N°:13 Bom la vou começando falar das minhas respostas.
*Cidade é uma área urbanizada.Com comercio etc...
*cidade grande que exerce influencia
*Porto Alegre,Curitiba,Belo Horizonte, Salvador,Recife,Fortaleza,Manaus.
* são cidades com mais de 10 milhões de habitantes.
*Cidades Planejada: aquelas que são intencionalmente criadas em locais previamente escolhidos, Cidade Espontânea : Cidade espontânea ou natural é a que surgiu, cresceu e se expandiu sem qualquer plano prévio de urbanização
* classifico como um pouco de cidade espontânea e um pouco de cidade planejada.
Beeijos

vini disse...

Parabéns Professora Conceição por seu blog. Esta nova forma de ensinar com certeza faz a diferença na educação brasileira!
Obrigada por sua contribuição.
Abraços,
Micaela

Anônimo disse...

Lucas Tomio 5ªB

Adorei o conteúdo, gostei das imagens e achei interessante.
Vou contar o que entendi sobre cada coisa. Megacidades: são cidades com mais de 10 milhões de habitantes. Metrópoles:são cidades que contém portos e/ou aeroportos,onde se concentra movimentação financeira, onde tem grandes empresas,além de uma ampla rede de hotéis,bancos,centro de convenções... Cidades planejadas: aquelas que são criadas em locais préviamente escolhidos. Cidades enpontâneas: são aquelas que são formadas através do tempo.

Anônimo disse...

Cidade é um conjunto de casas,prédios,ruas,hospitais,centrocomercias e muitas pessoas.
Metrópoles é uma grande cidade que exerce influência e tem grandes empresas multinacionais,importantes universidades e centros de pesquisa.Também possui condições para negociações nacionais e internacionais,como aeroportos,portos,bolsa de valores,bancos,grande rede de hotéis e sistemas de telecomunicações avançadas.
As metrópoles nacionais são: São Paulo e Rio de Janeiro e as metrópoles regionais são: Porto Alegre,Curitiba,Belo Horizonte,Vitória,São Paulo,Rio de Janeiro,Recife,Salvador,Fortaleza e Manaus.
Megalópole é a junção de duas metrópoles,como exemplo a megalópole Bos-Wash,região que se estende de Boston e Washington.
A cidade espontânea é feita através do tempo e a cidade planejada é construída com intenção, como Brasília, que foi toda planejada por Oscar Niemeyer.
A cidade onde moro é bonita, porque tem prédios modernos,casarões antigos utilizados para exposições como o Arquivo Histórico e a Casa da Cultura.
Nossa cidade tem muitas belezas naturais,que servem de pontos turísticos como o Bico do Papagaio,Praia de Cabeçudas,Atalaia e a Praia Brava,que se concentra grande quantidade de jovens.
Ainda tem a Igreja Matriz e a Igreja Imaculada Conceição que é visitado por pessoas religiosas e por turistas. Vinícius de Paula Silveira
5ªsérie D - nº24

Anônimo disse...

Parabéns Professora Conceição pelo seu Blog. Esta inovadora forma de ensinar faz a diferença na educação brasileira!
Abraços,
Micaela

Anônimo disse...

Patrick Ferrari Collodoro, nº 20 - 5ªD.
Cidade é um conjunto de pessoas, habitações, ruas e comércios.
Metrópole é uma cidade grande com número de habitantes acima de 1 milhão, onde concentra sedes e filiais de grandes empresas. As metrópoles nacionais são: São Paulo e Rio de Janeiro e as regionais são Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus.
Megalópole é a união de metrópoles, por exemplo: Chipitts (Chicago e Pittsburgh).
Cidade espontânea, são cidades que surgiram conforme a necessidade das pessoas, formava-se uma vila, depois um povoado até tornar uma cidade. Cidade planejada são cidades criadas em locais pré-definidos com finalidade geopolítica.
Minha cidade está classificada como uma cidade espontânea localizada próxima a BR e ao mar, facilitando o comércio do município.

Unknown disse...

Conceição...

Adorei sua postagem sbre divisões regionais. Afinal, acho importante sabermos o que se veste, o que se come nos outros "cantos" do nosso Brasil. Achei interessante também quanto mostrou as grandes cidades do Brasil. Todas maravilhosas. Como sempre.
Muitos beijos.
Luana 6ª A Nº18

Anônimo disse...

Brenda Sauchuk numero:4

Bom pelo que entendi as metropolis maior é a de São Paolo e do Rio de Janeiro e essas sao as mais grandes e bem comentadas em tv e tudo mais,achei bem enteresante e bem criativo bem legal esta de nota 10 o seu trabalho Conseição...
Beijos

Maria Eduarda Cunha da Silva disse...

Maria Eduarda Cunha da Silva 5-D numero:13
Bom vou falar o que eu aprendi nas suas aulas e tambem lendo o blog.

*Megacidades: são cidades com mais de 10 milhões de habitantes.

*Metrópoles:são cidades que contém portos e aeroportos,onde se concentra movimentação financeira, onde tem grandes empresas,além de uma ampla rede de hotéis,bancos,centro de convenções...

*Cidades planejadas: aquelas que são criadas em locais préviamente escolhidos.

*Cidades enpontâneas: são aquelas que são formadas através do tempo.

Anônimo disse...

Gustavo Volpi Provesi nº14 5A

Megas cidades são cidades globais como São Paulo, Tóquio e Nova York.
As megas cidades tem mais de 10 milhões de habitantes.A Europa não tem megascidades só tem diversas cidades globais.
ABRAÇOS CONCEIÇÃO!!!

Anônimo disse...

Gabriela Hoeppers dos Santos.
5ªA. Nº11.
Cidades se constítuem com aglomerado de pessoas, para sobrevivência, deve ser ecônomicamente independente.
Temos grandes metrópoles,no sul,sudeste,centro-oeste,norte e nordeste,pois há cidades com grandes centros ecônomicos e com grandes populações tornando uma grande métropoles.
Devemos ter grande satisfação por ter uma megalopole que é São Paulo.

Anônimo disse...

Maria Luísa Magalhães Corrêa - 5ª D - nº 16

___________________________________

a)Metropole é uma grande cidade,uma metropole é uma cidade grande, por exemplo:
São Paulo, Rio de Janeiro.

Abraços. ♥

Anônimo disse...

Gabriela Nara-5ª D nº 7

Metropole é uma cidade grande,
uma cidade com um numero elevado de população,
as metropoles do Brasil são:

• São Paulo
• Rio de Janeiro

___________________________________

Anônimo disse...

Guilherme Martinelli Nunes, Nº15-5ª C

E eu que pensava que não existiam tantas megacidades assim o.o
Bem, eu acho que Balneário Camboriú(Onde eu moro) é uma cidade "comum", ou seja, não é uma metrópole.A diferença de cidades espontâneas e planejadas é que as planejadas foram contruídas para serem cidades, enquanto as espontâneas foram "cidades sem querer", que foram criadas com o tempo ao redor/perto de áreas boas para se viver.

Uma metrópole é uma cidade grande e com boas ligações entre seus bairros/cidades vizinhas, além de terem vários habitantes.

Gostei desse seu post por que é isso que estamos estudando no livro de Geografia, então vai ajudar em futuras atividades ^^

Anônimo disse...

Henrique Pezzini nº13, 5ªB ,achei apostagem muito legal por que todas as nossas metropoles vao virar metropoles nacionais e as nossas metropoles nacionais vão virar mega cidades como Rio de Janeiro e São Paulo pois, a cada dia a população aumenta cada vez mais.

Anônimo disse...

Oi Conceição, gostei muito deste assunto sobre cidades. Existem muitas diferenças entre cidades pequenas e metrópoles, muitas diferenças boas e outras ruins. Eu acho que o lugar ideal é onde moramos.
Achei muito interessante.

Guilherme Crispim

Anônimo disse...

Júlia 5ªc nª17

Adorei aprender no seu blog sobre as megacidades. Seu blog está de parabéns, bjs.......................

Júlia

Arthur Santos disse...

Arthur Donaduzzi dos Santos-N°:4-5ªC
Eu entendi que as cidades espontâneas foram criadas com o tempo,naturalmente, perto de lugares propícios para se ter uma boa colheita(agricultura) , bons negócios (comércio), entre outros.Essas cidades podem surgir, por exemplo, de margens de rios e ao redor de castelos.Já as cidades planejadas, como o próprio nome já diz, são planejadas e criadas em locais previamente escolhidos e, preocupantemente,seu planejamento é rapidamente atropelado pelo crescimento habitacional.
A minha cidade(Balneário Camboriú) não é uma metrópole regional e acho que também não possui status de centro regional.
As metrópoles nacionais do Brasil são: São Paulo e Rio de Janeiro.
AS metrópoles regionais do Brasil são: Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Belo Horizonte, entre outras.
As megalópoles existem principalmente em países desenvolvidos e são formadas com regiões metropolitanas de tal forma interligadas e existir tanta circulação de pessoas, comércio e serviços entre elas que se forma a megalópole.Achei curioso que elas são maiores que as metrópoles, então suponho que são gigantescas.
Nas metrópoles se concentram a movimentação financeira, sedes de empresas e/ou filiais, centros de pesquisa, universidades...
Achei essa sua postagem uma das melhores, pois esse tema abrange "vários tipos de cidades".
Abraço!

Anônimo disse...

Sim.Sim.São Paulo e Rio de Janeiro.É a junção de duas "metropoles".Pelo oque entendi é que uma foi planejada e vaicreser e a planejação vai sumir , e uma vai se adapitar no local.Eu concidero a metade planejada e a outra metade espontania.

Gustavo Estevão da Silva.Nº:11
5ªA

Anônimo disse...

Pelo que eu entendi: *Megacidades: são cidades com mais de 10 milhões de habitantes. *Metrópoles:são cidades que contém portos e/ou aeroportos,onde se concentra movimentação financeira, onde tem grandes empresas,além de uma ampla rede de hotéis,bancos,centro de convenções... *Cidades planejadas: aquelas que são criadas em locais préviamente escolhidos. *Cidades enpontâneas: são aquelas que são formadas através do tempo.
Matheus nº28 6ºA

Anônimo disse...

Olá Conceição...

Adorei sua nova postagem sobre divisões regionais do Brasil. Entendi mais ou menos o que li, mais acho muito importante trabalharmos todo esse conteúdo em sala. Não tenho dúvidas. Atualmente o Brsil dsivide-se em 5 regiões que tem os seguintes estados:
Norte: Roraima, Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Acre e Rondônia.
Nordeste: Maranhão, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte. Sergipe, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Centro-Oeste: Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.
Acho que o Brsil podiasse ser dividido por cidades de maior quantidade, iria dar trabalho para separar as cidades grandes das pequenas, mais seria mais fácil de localizar uma cidade.

Luana N°18 6ªA

Anônimo disse...

ROBSON 5°A
MEGACIDADES
Megacidade é empregado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes.
EX:SÃO PAULO COM 16,6 milhões DE ABITANTES OU CEJA , MEGACIDADE.

Anônimo disse...

Professora Conceição,
O que entendi foi, que cidade é uma área urbanizada, com casas, comércio...
Metrópole: cidades que encontram grande desenvolvimento financeiro.
Cidades Planejadas: são aquelas criadas intencionalmente e Cidades Espontâneas, são a grande maioria, foram formadas em algum lugar que era favorável na época do seu desenvolvimento.
Aminha cidade acho que tem um pouco das duas definições.
Beijos
Ellen K. Schwambach - 5.C

Anônimo disse...

Artur Augusto 5ª A nº:3

oi conceição, bom achei bem interessante e legal de se aprender sobre as megacidades, metropoles, cidades planejadas e cidades enpontaneas entendi bem o que é cada uma delas principalmente com o que você escreveu e pelas imagens que ficaram bem legais. adorei o assunto e espero pelo proximo,abraço thau.

Letícia 8ªA disse...

Que joia Conceição!
Esse conteúdo que trata das megacidades, cidades, cidades globais e derivados fez e faz parte do conteúdo do livro desde a 5ª série, nestes 3 anos que estudo com os livros da RSE posso ver que é muito importante abordar esse assunto e esse método do blog adotado para transmitir o conteúdo é mesmo excelente!
Um beijinho de sua aluna que não tinha nada que postar aqui, mas fez questão de deixar um elogio (=

Anônimo disse...

Maria Júlia-nº24/5ªA
Um pouco do que entendi sobre o conteúdo...
*Megacidades:São cidades que tem , ou superam um dez milhões de habitantes.
*Metrópoles Nacionais:Nós temos duas metrópoles nacionais, São Paulo e Rio de Janeiro.Essa classificação foi feita pelo o IBGE, se baseia no fato de SP e RJ terem maior fluxo das coisas,além de superarem um milhão de habitantes.
*Metrópoles Regionais:O resto das metrópoles são regionais , porque não possuem tantas coisas como as nacionais.
*Pra mim cidades , são lugares onde as encontram várias formas de diversão,atividades de produção e muito consumo.
*Cidades Planejadas:Brasília por exemplo, é uma cidade planejada, porque para construir a cidade teve todo o combinado.
*Cidades Expontâneas:São cidades que foram surgindo,se criando sozinhas.
Um beijão!

Anônimo disse...

Aluna: Natália c. de Souza.nº19
5ª série D -6º ano.
AS MEGACIDADES
Profª, esse assunto é muito legal(metrópoles, megacidades, etc.), sua dedicação e esforço torna a matéria ainda mais "emocionante"!Pois adoro geografia, principalmente quando trabalhamos com estes. Nunca passou pela minha cabeça que existiria tantas megacidades, achei tudo muito interessante!Parabéns pela organização,dedicação e vontade por nos ensinar "TANTO"!

Bjs!Da Naty♥♥♥♥♥♥♥♥♥

♥ ♥
>
U

Anônimo disse...

Adorei aprender sobre metropoles e megalopolis!
Pois aprendi que metropoles sao cidades com mais de 10 milhoes de abtantes e megalopolis sao a junçao de duas metropoles...
Meteopoles regionais:Resife,Salvador,Curitiba,Belo Horizonte,Fortaleza,Porto Alegre.
Metropoles nacionais:RJ e SP...

Bjsss... ♥
Bruna 5ªD nº2 ♥

Anônimo disse...

Oi Conceição !
Hoje em dia existem muitas cidades que tem uma determinada capacidade de pessoas mais te muito mais do que sua capacidade. Brasília por exemplo.Que tem capacidade para 500 mil pessoas mais na verdade tem 2000 mil pessoas.
Cidades planejadas são: Aquelas que são criadas em lugares escolhidos ou seja não vão construir a cidade em qualquer lugar,vão a construir em um lugar bom que foi escolhido.Também tem um período de tempo que é para a cidade não demorar muito tempo para ser construídas.
Megacidades :São cidades com mais de 10 milhões de pessoas.
Vitória Cavilha Mendes 5ºsérie B.

Anônimo disse...

Ernani 5ªC Nº:11]
Achei muito sobre cidades planejadas e cidades espontãneas.As cidades planejadas foram feita para abrigar uma grande quantidade pessoas por causa do rapido crecimaento populacional, cidades espontãneas são cidades que se formam pela facilidade de transporte de alimentos, se formam no leito do rio, também se formam ao redor de um casteloe etc.Classifico a cidade de Itajaí como uma cidade espontãnea que foi criada pela facilidade de transporte de comércio e por causa do rio Itajaí Mirim e Rio Itajaí a Sul.

Anônimo disse...

lAnna Julia Leduc Chaves 5D n:1


1-Cidade é que a urbanizacão de pessoa que a centros,shopping,comercio e etc...

2- Metrópeles são cidades Globais que tem bom remdimento em comercio,empresas e outro...

3-Metrópoles Regionais:Aquelas que são apena do estado.
Metrópoles Nacionais:Aquela que são do País.

4- São cidades com mais de 10 milhões de habitantes.

5-Planejadas:São aquelas que ainda não tem contrução que apenas fio pensada ou desenhada.
Espontâneas: É o caso de cidades que se localizam às margens de mares e de rios, que proporcionam alimentação e facilidade de transporte, por exemplo.

6-Minha cidade numa escala de 0a10
eu daria 7,5.

Comunicado disse...

oi Conceição
o que eu entendi sobre metropole e que ela nao e somente uma cidade grande em extensão, mas em habitantes, comercio,carros, pessoas, etc, mas tambem sao maiores em coisas ruins como violencia, drogas, favelas, e sao muito visitadas principalmente Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e muitas outras, devido as praias, cultura, etc

Bruno 5A Numero 5

Comunicado disse...

Oi Conceicao
Eu Ja fui para Brasília
onsegui perceber que a cidade foi planejada, pois nao tem favelas, as construcoes sao bem bonitas e novas, eu consegui ver a cidade em formato de um aviao
Abraço Bruno 5A Numero 5

Anônimo disse...

Victor W Vechi/5ªA/Nº32
Oi Conceição!
Adorei trabalhar com megas cidades e metrópoles.Eu entendi que para ser uma mega cidade precisa ter mais de 10 milhões de habitantes.E metrópoles aprendi que existem9 metrópoles no Brasil,e também que tem dois tipos de metrópoles que são:Metrópoles Regionais e Nacionais.Tem 2 metrópoles nacionais no Brasil que é Rio de Janeiro e São Paulo.E regionais são 7 e vou falar 4 destas 7:Porto Alegre,Curitiba,Recife e Belém.E isso foi um pouco do que aprendi sobre megas cidades e metrópoles.
tchauuuuuuu Conceição!abraços.

The Elder Scrolls IV disse...

Gabi Reis 5ªB nº12
*Sim.
*Uma metrópole é uma cidade que é bem avançada, além de ter muitas pessoas ela pode se considerar uma metrópole desse jeito: Uma cidade que tem muitos hotéis, bancos, bons! Ou trabalhos...
*Curitiba, Salvador, Fortaleza, Recife etc...
*Cidades que possuem mais de 10 milhões de habitantes
*Uma cidade planejada é uma cidade que foi planejada de um jeito para ser ua grande cidade, como Brasília por exemplo. Uma cidade espontânea foi uma cidade que cresceu normalmente, sem planejamento.
*Acho que espontânea com planejada, mas eu não sei muito bem, pois Itajaí pode ter um lugar "reservado"

Anônimo disse...

Isadora 5 série B número: 14
Achei muito legal, gostei de conhecer um pouco mais sobre este assunto.Gostei também de saber que as megacidades são aquelas que tem mais de 10 milhões de habitantes, cidades globais são aquelas que se concentra movimentação financeira, maiores universidades, muitas empresas...
Gostei de aprender que as metrópolis nacionais são, São Paulo e Rio de Janeiro as metrópolis regionais que são, Recife e Porto Alegre, e os centros regionais são, Ribeirão Preto (SP), e Vitória da Conquista (BAHIA), que eu nem fazia ideia que existiam (pois decorar todos os nomes das cidades do brasil não é facíl).Eu adorei muuuito esse as-
sunto, seu blog é 10!! Beijuus.Isa.

duvi34 disse...

Nome:Eduardo Bruce n°10 Série:5°B

eu entendi que as cidades planejadas têm seu planejamento rapidamente atropelado pelo crescimento de população, o que faz o traçado original sucumbir diante da espontaneidade com que a população se espalha pelo seu entorno ou por dentro.
O exemplo máximo que se poderia dar do fenômeno, em termos brasileiros, é Brasília, planejada para acolher 500 mil habitantes, mas já teve esse número multiplicado por quatro, de acordo com o censo de 2000.
Outros exemplos: Belo Horizonte e Goiânia (Brasil).
Função principal: Este é um outro critério de classificação das cidades que leva em conta fatores de ordem política, econômica, histórica ou cultural. É essencial atentar para o adjetivo principal, pois as cidades não apresentam uma função única, porém uma que predomina sobre as demais. Por sua função principal, podem-se distinguir as cidades a partir das seguintes categorias:
Político administrativas: Brasília (Brasil); # Industriais: Detroit (EUA), Manchester (Reino Unido), Volta Redonda (Brasil); # Portuárias: Roterdã (Holanda), Hamburgo (Alemanha), Santos (Brasil); # Religiosas: Jerusalém (Israel); Varanasi (Índia), Aparecida (Brasil); # Históricas: Atenas (Grécia), Florença (Itália), Ouro Preto (Brasil) # Tecnológicas: Boston (EUA), Bangalore (Índia), Campinas ( Brasil)# Turísticas : Miami (EUA), Katmandu (Nepal), Salvador (Brasil)

Anônimo disse...

Nome:Eduardo Bruce n°10 Série:5°B

eu entendi que as cidades planejadas têm seu planejamento rapidamente atropelado pelo crescimento de população, o que faz o traçado original sucumbir diante da espontaneidade com que a população se espalha pelo seu entorno ou por dentro.
O exemplo máximo que se poderia dar do fenômeno, em termos brasileiros, é Brasília, planejada para acolher 500 mil habitantes, mas já teve esse número multiplicado por quatro, de acordo com o censo de 2000.
Outros exemplos: Belo Horizonte e Goiânia (Brasil).
Função principal: Este é um outro critério de classificação das cidades que leva em conta fatores de ordem política, econômica, histórica ou cultural. É essencial atentar para o adjetivo principal, pois as cidades não apresentam uma função única, porém uma que predomina sobre as demais. Por sua função principal, podem-se distinguir as cidades a partir das seguintes categorias:
Político administrativas: Brasília (Brasil); # Industriais: Detroit (EUA), Manchester (Reino Unido), Volta Redonda (Brasil); # Portuárias: Roterdã (Holanda), Hamburgo (Alemanha), Santos (Brasil); # Religiosas: Jerusalém (Israel); Varanasi (Índia), Aparecida (Brasil); # Históricas: Atenas (Grécia), Florença (Itália), Ouro Preto (Brasil) # Tecnológicas: Boston (EUA), Bangalore (Índia), Campinas ( Brasil)# Turísticas : Miami (EUA), Katmandu (Nepal), Salvador (Brasil)

Isa disse...

megacidades:cidades com mais de 10 milhões de habitantes, uma megacidade por exemplo é Milão[Italia].
metrópole:é um lugar que se concentra mais de 1 milhão de habitantes é onde tem muito comercio.Exenplo de uma metrópole é São Paulo[Brasil].

5 serie A.Numero 17.Isabella Heil Duarte,

Anônimo disse...

Patrick C. 5ªA
Oi Conceição o seu blog esta novamente muito legal, a maioria das coisas que você colocou no blog me ajudou muito pois não tinha entendido muita coisa, só que as metropolis são grandes cidades com milhões de abitntes e muita pouca couisa sobre mega cidades até me surpreendi quando soube que estava explicando melhor o que era mega cidades.

O que aprendi:
Aprendi que as mega cidades duas veses maiores que as metropoles e metropolis são as cidades centrais dos pais.

CONCEIÇÃO VALEU UM ABRAÇO!!!

Patrick Camilo dos Santos disse...

Patrick C. 5ªA 28
Oi Conceição o seu blog esta novamente muito legal, a maioria das coisas que você colocou no blog me ajudou muito pois não tinha entendido muita coisa, só que as metropolis são grandes cidades com milhões de abitntes e muita pouca couisa sobre mega cidades até me surpreendi quando soube que estava explicando melhor o que era mega cidades.

O que aprendi:
Aprendi que as mega cidades duas veses maiores que as metropoles e metropolis são as cidades centrais dos pais.

CONCEIÇÃO VALEU UM ABRAÇO!!!

Anônimo disse...

Ana Letícia
Número:1
Série:5ªB

Adorei o conteúdo do blog,ficou muito legal a postagem sobre megacidades.Eu entendi que:
Cidades:É um lugar onde há hospitais,casas,prédios,mercados,
farmácias,comércio e muitas pessoas.
Metrópole:Uma metrópole é um lugar onde possui comércio,indústrias,
bancos,hotéis,um grande número de pessoas e onde há um número grande de veículos.
Metrópoles Nacionais:São Paulo e Rio de Janeiro
Metrópoles Regionais:Recife,Salvador,Curitiba,Porto Alegre,Fortaleza,Belo Horizonte e Manaus.
Megalópole:É a junção de duas metrópoles
Cidade Planejada:Elas são criadas em locais escolhidos
Cidade Espontâneas:São aquelas onde o homem precisou fazer naquele lugar pois ali tinha alguma vantagem.
Classifico minha cidade como espontânea.

Abraço!

Anônimo disse...

Júlia Pellicioli-N-17
Adorei aprender sobre metrópoles. Metrópoles são cidades populosas, com mais de 1 milhão de habitantes.
Regiões metropolitanas corresponde a área de expansão e crescimento das metrópoles que as itegram e se espalham por um conjunto de municípios formando uma extensa mancha urbana.
Megacidades são cidades que tem mais de 10 milhões de habitantes como:São Paulo,Nova York,Tóquio etc
Metrópoles nascionais:É São Paulo e Rio de Janeiro.
Metrópoles regionais:É Recife, Porto Alegre,Curitiba,Salvador,Belo Horizonte etc.
Abraços.

Anônimo disse...

Nome:Gabriel Wesz M. Oliveira
Número:13 5C

As metropoles são cidades onde se concentram várias atividades economicas, ex:comércio, infra-estrutura, portos(só nas cidades que estão proximas ao mar, um rio, ou um lago), aeroportos, e outros.

Uma megacidade, é uma cidade de mais de 10 milhões de habitantes, como São Paulo(Brasil), Nova York(EUA), Toquio(Japão), e outras.

As cidades planejadas, são planejadas antes de serem construidas, já as cidades espontâneas, ocorrem "sem querer".

Eu acho que Balneário Camboriú(onde eu moro)é uma cidade verticalizada, porque ela é cheia de prédios, mas não é uma cidade grande, também é um grande ponto turistico.

Anônimo disse...

dando um ezenplo:Navegantes,Itajai e Brusqueesssas três cdades juntas não chegarião a ser uma megacidades.
Já dando um exemplo São Paulo e uma megacidade?sim,porque passa de dez milhóes de habitantes.
As ci metropolitanas geralmente as pessoas vão morrar em morros e favelas e assim os barrancos podem desbanrancar e matar um grande número de cidadões.

n°31
nome:Robson A. Vieira
Série:5°a.

Anônimo disse...

Júlia Pellicioli-N-17 5c
Adorei aprender sobre as megacidades.
Metrópoles:São cidades populosas com mais de 1 milhão de habitantes.
Regiões metropolitanas:Corresponde a área de expansão e crescimento das metrópoles que as integram e se espalham por um conjunto de municípios formando uma extensa mancha urbana.
Metrópoles nacionais são:São Paulo e Rio de Janeiro
Metrópoles regionais são:Recife,Poto Alegre,Curitiba,Salvador,Belo Horizonte etc...
Megacidades são cidades que tem mais de 10 milhões de habitantes como:São Paulo,Nova York,Tóquio entre outras.
Achei muito legal sua postagem.
Abraço!

Anônimo disse...

Professora Conceição,
O que entendi foi, que cidade é uma área urbanizada, com casas, comércio...
Metrópole: cidades que encontram grande desenvolvimento financeiro.
Cidades Planejadas: são aquelas criadas intencionalmente e Cidades Espontâneas, são a grande maioria, foram formadas em algum lugar que era favorável na época do seu desenvolvimento.
Aminha cidade acho que tem um pouco das duas definições.
Beijos
Ellen K. Schwambach - 5.C

Meu número é 09

Anônimo disse...

Isadora Machado 5ªA n°18

Olá Conceiçao , estou adorando aprender sobre cidades e mega cidades.
Eu entendi que metropole é uma cidade com muitas pessoas , transito , comercio , opção de emprego , lazer , furtos , roubos , violencia bom para resumir um pouco em uma mega cidade tudo acontece em grande quantide ( uma metropole concentra 1 milhao de pessoas )
E e eu entendi que uma mega cidade uma é muito maior que uma metropole e tambem que concentra mais de 10 milhoes de pessoas .
Bom por inquanto foi isso que aprendi.
Beijos , te adoro Conceição

Anônimo disse...

Oi Conceição !!!

Eu gostei muito de aprender sobre as metrópoles do nosso país.
Aprendi que metrópole é uma cidade com + de 1.000.000 habitantes e que São Paulo é uma delas.

bjs!

Letícia Schneider Lima 5°:C

Anônimo disse...

Oi Professora Conceição
Achei muito bom o seu blog, e aprendi que Itajaí pode ter sido criada espontaneamente por causa do porto e do rio, que facilitam o transporte de pessoas e mercadorias, e que pode ser considerada uma cidade portuária e turística. Também entendi que minha cidade não é uma metrópole, e muito menos uma megalópole. Eduardo Henrique Cardoso Silva. 5ªC

Anônimo disse...

Manuella Fernandes Martins 5ªA n°23
Metrópoles são quando a população passa de 1 milhão de habitantes, e em volta deles tem a famosa mancha urbana.
Recife, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte são metrópoles regionais já Rio de Janeiro e São Paulo são metrópoles nacionais,que em media tem 20 milhões de habitantes.
Classifico minha cidade como um lugar agitado com comercio, boates, bares, resumindo um lugar movimentado, amo onde moro mas tem esta questão poluição tanto sonora,(falado na nossa ultima aula 28/04/2010), como ambiental o mar principalmente, sem falar nos prédios de Balneário, fora isso amo muito esta cidade como diz a minha poesia : “No grande coração suo um cidadão com muita paixão e emoção”

Entendo que conurbação são as megas cidaes que quando você não percebe que sai de um município para o outro parecendo uma única cidade, então são metrópoles que se juntam e Formam mega cidades

Anônimo disse...

anna julia zanotti 5ªB Nº 4

ACHEI MUITO INTERESANTE SOBRE AS MEGASCIDADES,E VOU LHE CONTAR OQUE ENDENDI:
SAO CIDADES COM MAIS DE 10 MILHOES DE HABITANTES.E AS METROPOLIS SAO CIDADES QUE JA TEM MUITOS COMERCIOS COMO LOJAS,MERCADOS,BANCOS,ESCOLAS,PADARIAS,ENTRE OUTROS.E AS CIDADES PALNEJADAS SAO CIDADES QUE SAO CONSTRUIDAS EM LUGARES ESCOLHIDOS.JA AS CIDADES enpontâneas SAO VEITAS ATRAVES DO TEMPO.
BJS ANNA

Arthur Bruno disse...

NOME:ARTHUR BRUNO SERIE:5ªA Nº02

Metrópole é uma cidade grande com mais de 1.000.000 de pessoas, sempre tem grandes escolas publicas e privadas, comercios, bancos, empresas, redes de trasporte, aeroporto e shopping. Existe dois tipos de metrópoles: regionais e nacionais.
NACIONAIS: São Paulo e Rio de Janero.
REGIONAIS:Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus.

Bela disse...

Conceição...

Metrópole são cidades onde se concentra grandes empresas multinacionais, e que tem condiçoes estrutural de negócios nacionais e internacionais. Já as Megacidades possuem grande numero populacional, mais de 10 milhões de pessoas só por isso é que sõ conhecidas como Megacidades.
São Paulo e Rio de Janeiro são metrópoles nacionais e Recife e Porto Alegre são Metropoles regionais.

Cidades Planejadas são aquelas que são feitas de acordo com um planejamento, do qual é feito estudos antes, geralmente ocorre o crescimento ordenado, já as cidades naturais nacem sem planejamento surgiram geralmente ao redor de rios pois la tem facilidade de alimentação e transporte.
Obs: um exemplo da importância do planejamento é Balneário Camboriú, pois se tivesse sido planejada não teriamos prédios próximos demais da praia que causa sombra atrapalhando as pessoas que gostam de sol.
bjs Isabela Casas nº16

Anônimo disse...

Erik Hoffmann-5ª C-Nº10

Cidade é um conjunto de pessoas, habitações, ruas e comércios.
A metrópole tem mais de um milhão de habitantes.Metrópoles costumam ter muitas sub-prefeituras,pois uma não consegue controlar uma metrópole.
As metrópoles são áreas de atração,pois tem muitas empresas nacionais e até internacionais,comércio forte,muitas rodovias,etc.
Metrópoles também são : cidades que contém portos e aeroportos,onde se concentra movimentação financeira, onde tem grandes empresas,além de uma ampla rede de hotéis,bancos,centro de convenções...

Anônimo disse...

MAria Luíza Ribeiro Nº26 5-A

Entendi que aquela cidade que não foi planejada ela pode ter um menor número de população,comércio,pontos turíticos,etc.

As cidades planejadas ficam tem mais recurços mas ela não tem uma grande população


Metrópoles são as cidades com mais desenvolvimento economico e financero, costumam ter uma grande população e recursos avançados.Ex:São Paulo e Rio de Janeiro.

As megas cidades são aquelas com mais de 10 000 000 de abitantes.

Anônimo disse...

LUÍZA Nº21 SÉRIE:5ªC
CONCEIÇÃO, ACHEI MUITO CRIATIVO O ASSUNTO MEGACIDADES.O QUE EU MAIS GOSTEI FOI A TIRINHA, DOS DOIS MENININHOS FALANDO DELA .ENFIM LEGAL OS SIGNIFICADOS DE METRÓPOLES ETC....
ADOREI BJS LUÍZA.

Anônimo disse...

Lyandra-N°22-5ªC.
Megacidade é o nome usado para se definir uma cidade que possui mais de dez milhões de habitantes.
No Brasil, apenas São Paulo e Rio de Janeiro, são consideradas megacidades.
Nos últimos anos, verifica-se um grande crescimento das megacidades em países subdesenvolvidos, todas enfrentando sérios problemas, como a falta de saneamento básico, poluição, violência urbana e congestionamento.
Adorei aprender sobre megacidades, espero aprender ainda mais.

Anônimo disse...

ANGELA 5ªC N°3
cidade é uma área urbanizada com
prédios,casas,comércio,prédios etc.
metrópoles são cidades que superam
a população de 1 milhão de pessoas.além de considerarmos metrópole como uma cidade populosa,levamos em conta também o conjunto de relações que ela estabelece em seus diferentes bairros.As regiões metropolitanas correspondem á área de expanção e crescimento das metrópoles que se foma em uma extensa mancha urbana.

Anônimo disse...

Henrique Maiochi 5ª A n°:15

Megascidades sao locais com muita verticalizacao, populacao, movimentacao e turismo. Sao Paulo e Rio de Janeiro sao algumas delas, acho muito legal a gente estar estudando sobre as megascidades.

Anônimo disse...

Manuella Fernandes Martins 5A n°23
Metrópoles são quando a população passa de 1 milhão de habitantes, e em volta deles tem a famosa mancha urbana.
Recife, Salvadora, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte são metrópoles regionais já Rio de Janeiro e São Paulo são metrópoles nacionais, em media com 20 milhões de habitantes.
Classifico minha cidade como um lugar agitado com comercio, boates, bares, resumindo um lugar movimentado, amo onde moro mas tem esta questão poluição tanto sonora,(falado na nossa ultima aula 28/04/2010), como ambiental o mar principalmente, sem falar nos prédios de Balneário, fora isso amo muito esta cidade como diz a minha poesia : “No grande coração suo um cidadão com muita paixão e emoção”

Entendo que conturbação são as megascidaes que quando você não percebe que sai de um município para o outro parecendo uma única cidade, então são pequenas cidades que se juntam e Formam mega cidades

Anônimo disse...

Agora entendi sobre metrópoles, são cidades que tem mais de 10 milhões de habitantes.E também que essas cidades foram criadas muito cedo com a agricultura.E logo já começaram com o comércio,rapidamente foram se tornando cidades de atração onde se tem muitos portos,aeroportos,cinemas,universidades,etc... E também aprendi que São paulo e Rio de janeiro são metrópoles Nacionais e Porto alegre,Salvador,Belo horizonte,Recife entre outras são metrópoles regionais. Thomas 5ªc nº30.

Anônimo disse...

Conceição adorei seu blog, mas vou logo ao assunto,vou mostrar o que aprendi.Megas cidades; metrópoles;cidades que contem aeroportos,portos, onde se consentra movimento financeiro, onde se tem enpresas famosas. Ex;São Paulo,Rio de Janeiro ...
megacidades;onde se consentra mais de 10 milhões de abitantes.
Rafaela 5ªA Nº30

Anônimo disse...

Luis Augusto 5ªB Nº19

Sim. Metrópole é uma cidade que ultrapassa 1 Milhão de habitantes.
Nacionais: São Paulo e o Rio de Janeiro.
Regionais:Recife e Porto Alegre
Megalópolis, são regiões metropolitanas interligadas que existe entre elas grande circulação de pessoas, serviços, mercadorias, capital e informações.
Cidades planejadas: São aquelas que foram criadas de forma intencional em lugar determinado com finalidade de caráter geopolítico.
Cidades espontâneas: São aquelas surgem em lugares propícios ao desenvolvimento da população, como rios, praias, que proporcionam alimentação e facilidade de transporte.
A minha cidade surgiu de forma espontânea, fica a beira do mar, que começou a se desenvolver a partir de uma colônia de pescadores.

Anônimo disse...

Oi conceição eu sou a Paula da 5° serie B N°: 25. Respostas:
*Cidades são áreas com comercio de diversas coisas. São áreas urbanizadas.*Metrópole e uma cidade grande e que se importa com o movimento financeiro que atrai pessoas para o trabalho se tornada populosa. *Regiões metropolitanas nacionais:Rio de Janeiro,São Paulo,Belo Horizonte.*Regiões metropolitanas regionais:Florianópolis,porto alegre,recife,etc..*Megalópole regiões metropolitanas que se uniram com outros cidades se tornando maior e aumentando o comercio e a circulação de pessoas.* A diferença entre cidades planejadas e as espontâneas é que as espontâneas surgi sem planejamento e as planejadas são feitas antes em uma planta para depois sair num lugar com uma população planejada ex: Brasília que foi planejada em forma de avião e para uma população de 500 mil habitante.*Eu classificara minha cidade,ligada as vendas moro em Balneário Camboriú e acho que ela tem bastante comercio e turismo,ela não foi uma cidade planejada ela surgiu espontaneamente.
Beijos Conceição,espero ter acertado minhas respostas.

Anônimo disse...

Luiz Fernando 5ªB nº20
CIDADE:Uma cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas. A população de uma cidade varia entre as poucas centenas de habitantes até a dezena de milhão de habitantes.METROPOLE: é o termo empregado para se designar as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades ligadas entre si fisicamente (conurbadas)[2][3] ou através de fluxos de pessoas e serviços[2] ou que assumem importante posição (econômica, política, cultural, etc.) na rede urbana da qual fazem parte (correspondentes, na classificação do IBGE,[2] às metrópoles nacionais e regionais).

Anônimo disse...

Ola conceicao estou adorando suas aulas e estou louca para proxima
BJS
Ana Terra 5B N2

Anônimo disse...

catarina 5ªA n:6
oi conceicao achei muito legal apremder sobre as megascidades e as mepropoles.pelo que eu entendi que mepropoles é onde se concentra muitos comercios, grandes imprsas, escritorios e é onde se concentra também grandes números de habitantes.
bjs da sua aluna catarina!

Anônimo disse...

Adorei a postagem é muito interessante saber sobre megacidades que tambem são chamadas de metrópoles.
Megacidades: As megacidades são áreas urbanas com mais de 10 milhões de habitantes. Elas diferem das cidades globais porque não concentram poder ( que é o que caracteriza as cidades globais). Ao contrário, a maioria das megacidades concentram pobreza e problemas. Com renda pequena essas cidades arrecadam pouco em impostos, investem pouco em infra-estrutura e saneamento; aumentando os problemas ambientais e as questões sociais, principalmente saúde, educação e segurança. Os índices de violência tendem a ser crescentes.
Beijos!
Nathália 5ªA n°27

informações 10 disse...

Catarina Pinheiro da Silveira n.9, 5ª B.

Oi Conceição, adorei a postagem sobre as megas cidades, ha varias delas isso eu sei, mais não sabia que havia tantas como São Paulo.

Bjs !!!

Unknown disse...

Lucas André Neitzke 5ªB N°17

Primeiramente Conceição quero lhe dizer que seu Blog é muito interessante gostei muito dos conteúdos.

Bom oque entendi sobre uma Metropole é que ela é um grande centro urbano onde se concentra grandes empresas, portos e aeroportos EX:São Paulo e Rio De Janeiro.

Cidade é um local onde possui casas, predios geralmente de pequeno porte e uma população moderada.

Megalopole concentração de metropoles.

Abraço.

Gabriela Menna Barreto disse...

O que significa cidade?
Cidade é uma área urbanizada, que na maioria das vezes é espontânea, pois se formam naturalmente em algum lugar que oferece alguma vantagem aos primeiros habitantes, como por exemplo a sua localização. Também podem ser planejadas, que foram planejadas e construídas intencionalmente em algum lugar, como é o casos de Brasília.
O que é uma metrópole?
São grandes cidades onde se concentra a movimentação financeira, onde se situam as sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de multinacionais, importantes universidades e centros de pesquisa.
Elas dispõem de aeroportos e/ou portos, bolsas de valores e sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, bancos, centros de convenções, de eventos e de comércio.
Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil ?
São Paulo e Rio de Janeiro e as metrópoles regionais são: Porto Alegre,Curitiba,Belo Horizonte,Vitória,São Paulo,Rio de Janeiro,Recife,Salvador,Fortaleza e Manaus.
O que é uma megalópole ?
Megalópole é a junção de duas metrópoles,como exemplo a megalópole Bos-Wash,região que se estende de Boston e Washington.
Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea ?
A cidade planejada foi construída intencionalmente em algum lugar, devido a sua função geopolítica, como Brasília, que foi toda planejada por Oscar Niemeyer.
As cidades espontâneas são aquelas que foram se estabelecendo naturalmente em algum lugar devido a alguma vantagem, como por exemplo a sua localização.
Como você classificaria a sua cidade?
Minha cidade pode ser classificada como espontânea, pois não teve um planejamento, moro em Balneário Camboriú, que foi ser formando em torno da praia, e agora é uma grande cidade.
GABRIELA MARCHETTI MENNA BARRETO
5ºSÉRIE B

Lipstick Candy. disse...

Oi Conceição aqui é a Gabriela de Lima Alemida nº10 da série 5ªA

Bem eu intendi que cidades Metropolitanas são cidades em que a maioria das coisas é de grande número como pessoas carros...
por exemplo São Paulo se você erra a rua em que quer entrar você só vai conseguir voltar na quela rua depois de alguns km.

Regiões Metropolitanas são sidadesinhas perto de uma cidade Metropolitana e que essas cidadesinhas precisam do centro de uma grande cidade que ceria a CIDADE METRPOLITANA!!

Megalópoli é a junção de duas ou mais cidades.

beijos!!

Anônimo disse...

Megalopole-E quando duas metropoles
se unem e forma uma Megalopole.

Obs:
Metropole-E uma cidade com mais de um milhao de abitantes como{sao Paulo e rio de janeiro}...

Anônimo disse...

Eu estive neste final de semana numa mega cidade(São Paulo), e vi o movimento e a alta população que lá existe, muito movimento, muitas pessoas no mesmo lugar. Fui ver o Santos ser campeão num estádio onde tinha 36 mil pessoas, maior do que muitas cidaes do Brasil. Tinha helicóptero da polícia militar fazendo a seguransa, tinha policiais revistando todo mundo. Lá além de carros, motocicletas e ônibus, ainda tem o metrô para todo mundo poder se deslocar com mais facilidade. Acho que logo logo, precisaremos de um desses trens rápidos aqui.
Nome: Guilherme Aléssio Crispim
5ª série C
Nº14
Disciplina: Geografia

Anônimo disse...

Amanda 5ªa nº1

Gostei muito de trabalhar sobre as megacidades,tambem gostei de trabalhar sobre as megalopolis, bem eu nem sabia que megacidades e as megalopolis existiam, foi muito importante esse estudo tomara que as outras coisas que iremos estudar tambem sejam bem legais.
ABRAÇOS!!!!!!!

Anônimo disse...

Como você classificaria a sua cidade?
sim. A grande São Paulo e o Rio De Janeiro.é a conurbação de duas cidades!"cornubação" = ligação,juntar
a planejada irá crescer ainda mais e a espontÂnea irá sumir,urbana e planejada!!!

Ygor Mantau 5ªB nº:31

Anônimo disse...

Daniel-5ªA-nº7

Sim,cidade é um local com moradias,comércio,lazer,etc.
Metrópoles são cidades grandes com muita área de atração e possuem mais de 1 milhão de habitantes.
Rio de Janeiro e São Paulo são metrópoles nacionais e Curitiba,Salvador,Fortaleza,Recife e Porto Alegre são algumas metrópoles regionais.
Uma megalópole é a união de duas ou mais metrópoles,como Rio de Janeiro e São Paulo que são ligadas pela via Dutra.
Uma cidade planejada teve um enorme projeto antes de sua fundação onde iam ficar as casas,as univercidades,comércio,etc.Mas com o tempo todo esse planejamento vai sumindo.E uma cidade espontânia algumas pessoas chegaram e foram levantando comércio,casas,tudo onde queriam.Eu a considero uma cidade espontânia.

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Oi Conceição !
Hoje em dia existem muitas cidades que tem uma determinada capacidade de pessoas mais te muito mais do que sua capacidade. Brasília por exemplo.Que tem capacidade para 500 mil pessoas mais na verdade tem 2000 mil pessoas.
Cidades planejadas são: Aquelas que são criadas em lugares escolhidos ou seja não vão construir a cidade em qualquer lugar,vão a construir em um lugar bom que foi escolhido.Também tem um período de tempo que é para a cidade não demorar muito tempo para ser construídas.
Megacidades :São cidades com mais de 10 milhões de pessoas.
Vitória Cavilha Mendes número: 30 5ºsérie B.

Anônimo disse...

Vinicius H. 5ªC n°31

Prof. Conceição

⌂Cidade é uma área urbanizada.Com várias coisas que as pessoas necessitam para viver.

⌂As Metrópoles são grandes áreas urbanas formadas por várias cidades que tem pelo menos 1 milhão de habitantes,que concentram grande variedade de recursos.

⌂Megacidades são metópoles que ultrapassam 10 milhões de habitantes.

⌂Cidades planejada é uma cidade que é criada para estabelecer um padrão feito em um lugar préviamente escolhido.

⌂Cidade Espontânea ou natural é uma cidade que cresceu e se expandiu sem algum plano.

⌂ Megalópoles são grandes metrópoles unidas, que tem uma ligação de comércio e podem crescer uma em direção a outra. Por exemplo: São Paulo e Rio de Janeiro,cada um cresce em direção ao outro. Pelas vias de transporte se estabelecem fábricas,casas,lojas,etc.
:#

Laísa Alves Franco disse...

Oi,prof eu adorei as imagens,os textos tudo ficou tudo muito explicado eu adorei!!!
Laísa Alves numero:12
Serie:5D

Anônimo disse...

Angela 5ªC n°03.
metrópoles são cidades que superam a população de 1 milhão de pessoas.
metrópoles regionais:Recife,
Salvador,Curitiba,Porto Alegre,Fortaleza,Belém e Belo Horizonte.
metrópoles nacionais:São Paulo e Rio de Janeiro.
megalópole:é a uniao de duas ou mais metrópoles.

Anônimo disse...

Maria Helena 5a Série D - No 15

Achei muito interasante , pelo que vimos em sala .metrole é cidade grande de bastante movimento ,populacão, com mais de 1.000.000 de habitantes e etc...
resumindo adorei o blog e prometo postar mais vezes!

bjooo ! Conseição

Anônimo disse...

Megacidades - Sao cidades com mais de 10 milhoes de habitantes.
Exemplo: Nova York [EUA], Toquio[Japao], e Sao Paulo [Brasil]

Metropole - São cidades em que se concentra a movimentacao financeirta, onde se situa as sedes de grades empresas ou escritorios, importantes universidfades e centros de pesquisa.
Exemplo: Rio de Janeiro e Sao Paulo

Megalopole - A uniao de duas ou mais metropoles.
Exemplo: Boston e Washington

Ana Terra N:2
5B

Gabriela Nara disse...

Gostei muito dessa máteria, achei bem interessante..sem dizer que tambem estou acompanhando o tema pela TV, pois há um quadro no Fantástico que fala exatamente sobre isso, as Megacidades...Bom, o que eu entendi sobre megacidades é que Megacidade é o termo normalmente empregado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. As megacidades atuais englobam mais de um décimo da população urbana mundial e, tal como todas as grandes metrópoles que antes surgiram, polarizam sobremaneira o comércio, a cultura, o conhecimento e a indústria.No Brasil, apenas São Paulo e Rio de Janeiro, com cerca de 19,6 e 11,8 milhões de habitantes em suas regiões metropolitanas, respectivamente, enquadram-se nesse contexto.

Algumas megacidades como Nova Iorque, Londres, Paris, Tóquio e São Paulo também são consideradas cidades globais pelo Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC), por interligarem-se fortemente a outros centros de influência econômica mundial.

Nos últimos anos, tem-se verificado um notável crescimento das megacidades em países subdesenvolvidos, todas enfrentando sérios problemas, como a falta de saneamento básico, poluição, violência urbana e congestionamento, dentre outros..

< Gabriela Nara - n° 7 - 5° série D>.

Anônimo disse...

Letícia O.
5ªC
N°: 19.

O que significa cidade?

R: Cidade é um lugar, de industrialização,comércio, trocas, de religios, variedade de empregos, vias de circulaçao, lugares publicos e privados, verticalização, urbanização, produtos manufaturados e etc...

O que é uma metrópole?

R:É uma cidade que atinge mais de 1 milhão de habitantes, e tem grande verticalização.

Quais são as metróples nacionais e regionais?

R:Nacionais:São Paulo e Rio de Janeiro. Regionais:Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Pernambuco, Recife, Belém.

O que é uma megalópole?

R:É a união de duas metrópoles ou mais.

Qual é a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânia?

R: A cidade planejada tem planta e realmente alguem ou um grupo de pessoas resolveu faze-la.A cidade espontânia é feita sem nenhum planejamento,por acaso.

Como você classificaria sua cidade?

Rede Urbana.

Anônimo disse...

Sofia Boulet nº29
5ªC

Metrópoles , segundo o IBGE, são cidades com mais de um milhão de habibantes. Contudo, além de serem cidades populosas, também são locais que possuem uma relação entre seus bairros e com outras cidades, próximas e distantes.
Existem metrópoles regionais, como por exemplo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador; e metrópoles nacionais, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Megalópoles é a união de duas ou mais metrópoles, ou seja, quando algumas metrópoles estão fortemente interligadas, com uma grande circulação de pessoas, bens, serviços, informações, mercadorias e capital entre elas, existe o que chamamos de megalópoles.
Cidades espontâneas são aquelas que, como o próprio nome já diz, surgem naturalmente, sem nenhum planejamento prévio. Já as cidades planejadas foram criadas intencionalmente, isto é, a sua criação foi previamente programada.
A minha cidade, Balneário Camboriú, é uma cidade espontânea, que surgiu de maneira natural, sem um planejamento prévio.

Anônimo disse...

Oi Conceição! Gostei muito de saber sobre as diferenças entre cidade, metropolis e Megacidades.Procurei outros exemplos de megacidadesn no mundo e encontrei a Buenos Aires, Cairo e Bombay.
Abraços
Felipe - N9 - 5.A

Anônimo disse...

Oi conceição é o Ulian 5ªD numero 23,gostei muito desse capitulo e estou aprendendo muito.
Achei muito bom ficar sabendo sobre Metropoles e megacidades pois aprendi muitas coisas:
Megalopoles: É o conjunto de duas metrópoles ex: Riio de Janeiro e São Paulo
Metropoles:È uma cidade grande ou seja que habite mais de 1 000 000 de pessoas.
Conceição depois eu ponho mais é q ja é 12: 30 ;(

Anônimo disse...

Luiza Leal da Rocha nº22 5ªA

O que significa cidade?
R:Cidade é uma área urbanizada,e dentro dela existem população,uma grande quantidade de prédios,casas e lojas.Tambem existem as concentrações culturais e informacionais.

O que é uma metrópole?
R:É uma cidade com 1 milhão de habitantes ou mais.São cidades centrais,formadas por outras cidades ligadas entre si.

Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil?
R:
Nacionais:Brasília,Rio de Janeiro e São Paulo.
Regionais:Bélem,Belo Horizonte,Curitiba,Fortaleza,
Goiânia,Manaus,Porto Alegre,Recife e Salvador.

O que é uma megalópole?
R:Megalópole é a união de duas ou mais metrópoles.São encontradas em regiões de muita urbanização,e nelas as áreas rurais são quase(se já não completamente)ausentes.

Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea?
R:As cidades planejadas são criadas em locais escolhidos,e cidades espontâneas são criadas em locais que demonstravam algum tipo de vantagem,como margens de mares e rios que facilitavam o transporte e a alimentação.

Como classificaria sua cidade?
R:Não sei bem,acho que Itajaí é meio termo,meio planejada e meio espontânea.
Conceição,seu blog tem muita informação legal e imagens interessantes.Adorei!Postei esse comentário para que meu trabalho seja corrigido e para que você me ajude a melhorar em Geografia.Obrigada,100 Bjks!

Anônimo disse...

Amanda Nassur Correa Leite 5°. C; n°. 02

Professora, adorei seu Blog, achei muito interessante e aprendi muito sobre as megacidades, como as cidades podem ser classificadas, o que é sitio urbano, conurbação, metrópolis, megalópolis etc.
Respondendo as perguntas: 1) Sim, cidades são centros populacionais, formadas de forma espontânea ou planejada, por escolas , praças , igrejas, comércio etc.

2) União de várias cidades que funciona como uma única cidade. Alcança mais de 1 milhão de habitantes.
3) Metrópolis Nacionais: São Paulo e Rio de Janeiro e Metrópolis Regionais: Recife e Porto Alegre

CORREA / BRASMARINE Itajai diz:
so isso?
SBC diz:
4) Megalópolis é a existência e ligação das cidades metropolitanas na circulação de pessoas, serviços, mercadorias, capital e informações.
5) Diferença entre cidade planejada e espontânea é que a cidade planejada é aquela que se forma através de um planejamento para um determinado número de habitantes, exemplo Brasília e a espontânea ou natural é aquela que se formam através do tempo, pela coloniz
6) Itajaí é uma cidade espontânea ou natural, considerada multifuncional, por ser portuária e turística. Tem conurbação e é uma metrópole.

Anônimo disse...

Luís Guilherme Zipf n°28 6°Ano B

1- O que significa cidade ?

R:Uma cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional,etc

2- O que é uma metrópole ?

R:É o termo empregado para se designar as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades ligadas entre si fisicamente (conurbadas) ou através de fluxos de pessoas e serviços ou que assumem importante posição (econômica, política, cultural, etc.)

3- Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil ?

R:Metrópoles nacionais: encontram-se no primeiro nível da gestão territorial, constituindo foco para centros localizados em todos os pontos do país. São metrópoles nacionais , Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Metrópoles regionais: constituem o segundo nível da gestão territorial, e exercem influência na macrorregião onde se encontram. São metrópoles regionais Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Luís.

4- O que é uma megalópole ?

R:Uma megalópole é uma extensa região urbanizada, pluri-polarizada por metrópoles conurbadas.

5-Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea ?

R:1) CIDADE PLANEJADA: É a cidade construída segundo um plano previamente elaborado, com certa ordenação interna e distribuição racional das atividades no espaço por setores (Setor Militar, Setor de Indústria, Setor Hoteleiro etc.).
Eis três exemplos de cidades planejadas: Brasília e Palmas - no Brasil - e Camberra, na Austrália.

2) CIDADE ESPONTÂNEA: Cidade espontânea ou natural é a que surgiu, cresceu e se expandiu sem qualquer plano prévio de urbanização. Caracterizam-se, por exemplo, por ruas estreitas e tortuosas.
Exemplos: Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Iorque, Pequim e Cidade do México, entre outras.

6-Como você classificaria a sua cidade?

R:Itajái é uma cidade espontânea calma.Segundo o Censo 2010 realizado pelo IBGE, existem 183.388 habitantes em itajaí.

Anônimo disse...

Pedro Gugelmin Girardi
nº29
6º ano C

1 Cidade é uma área urbanizada que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal,com comércio,etc.

2 É uma cidade grande,que exerce influência sobre as demais cidades metropolitanas...

3 nacionais: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo

Regionais:Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador

4 Megalópole seria o aglomerado de várias metrópoles ou regiões metropolitanas

5 A diferença é que a cidade planejada é escolhido um local onde se faz ela,com um máximo de habitantes que ela pode ter,ou seja como o nome já diz ela é planejada.Já As cidades espontâneas são aquelas, que foram se formando ao decorrer do tempo, sem nenhum preparo para atender a população e suas necessidades.

6 Acho que Itajaí é uma cidade espontânea e planejada ao mesmo tempo.

Obrigado Conceiçao.

Abraços!!!

Anônimo disse...

ola Conceição estou fazendo os exercícios das megacidades.

1 Cidade é uma área urbanizada que é diferenciada de vilas e outras áreas urbanas.

2 metrópole é o termo usado para diferenciar as grandes cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades.

3 Nacionais são : Rio de Janeiro e São Paulo
Regionais são: Manaus, Belém, Goiania, Vitória, Salvador.


4 megalópoles é a junção de duas ou mais metrópolis.



5- Cidade Planejada- è uma cidade construída através de um plano elaborado com certa ordenação interna.
Cidade Espontânea: è a que surge´cresce e se expandiu sem qualquer plano prévio de urbanização.
nossa cidade é classificada como espontânea.

Julia Roberta 6º ano b nº 23

Anônimo disse...

Igor Trainotti Ribeiro 6ano C n:17

Cidade é um conjunto de pessoas, habitações, ruas e comércios.
Metrópole é uma cidade grande com número de habitantes acima de 1 milhão, onde concentra sedes e filiais de grandes empresas. As metrópoles nacionais são: São Paulo e Rio de Janeiro e as regionais são Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus.
Megalópole é a união de metrópoles, por exemplo: Chipitts (Chicago e Pittsburgh).
Cidade espontânea, são cidades que surgiram conforme a necessidade das pessoas, formava-se uma vila, depois um povoado até tornar uma cidade. Cidade planejada são cidades criadas em locais pré-definidos com finalidade geopolítica.
Minha cidade está classificada como uma cidade espontânea localizada próxima a BR e ao mar, facilitando o comércio do município.

Anônimo disse...

Nome:Stacy.n:.Serie:.6 ano c.

1:Uma cidade ou urbe[1] é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas.

2:uma cidade muito grande.

3:Nacionais geralmente são as capitais dos estados, pois além de serem cidades grandes , possui estrutura e centros do poder, tanto economico, financeiro e político.
Regionais-São municipios grandes que se desenvolveram, mas não concentra poderes de decisões na vida nacional.
Dentros as nacionais podemos destacar também no Brasil-Brasília por cer o centro do poder.
4:Uma megalópole é uma extensa região urbanizada, pluri-polarizada por metrópoles conurbadas. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade.
5:CIDADE PLANEJADA: É a cidade construída segundo um plano previamente elaborado, com certa ordenação interna e distribuição racional das atividades no espaço por setores (Setor Militar, Setor de Indústria, Setor Hoteleiro etc.).CIDADE ESPONTÂNEA: Cidade espontânea ou natural é a que surgiu, cresceu e se expandiu sem qualquer plano prévio de urbanização.6:Classifico a cidade de itajai assim:Itajai nao é uma cidade metropole.Beijos e abraços Conceiçao!!!

Anônimo disse...

Leonardo 6 ano C.numero 23
1: É uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas. A população de uma cidade varia entre as poucas centenas de habitantes até a dezena de milhão de habitantes. As cidades são as áreas mais densamente povoadas do mundo.
2:METRÓPOLES
Aquelas em que se concentra a movimentação financeira, onde se situam as sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de multinacionais, importantes universidades e centros de pesquisa.
3: Metrópoles nacionais: encontram-se no primeiro nível da gestão territorial, constituindo foco para centros localizados em todos os pontos do país. São metrópoles nacionais , Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Metrópoles regionais: constituem o segundo nível da gestão territorial, e exercem influência na macrorregião onde se encontram. São metrópoles regionais Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Luís.
4: Uma megalópole é uma extensa região urbanizada, pluri-polarizada por metrópoles conurbadas. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade.
5: Diferença é que uma cidade planejada os locais são escolhidos é a cidade espontânea já não
6: Nossa cidade é espontânea.

Anônimo disse...

Felipe Bohrer Ern, 6 ano B, Nº12
1- Cidade é onde tem um conjunto de casas, prédios, pessoas, comércio e serviço público.
2- Metrópole é um conjunto de cidades grandes onde ficam os pricipais bancos, a bolsa de valor, aeroportos, entre outros.
3- São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus e Salvador.
4- Tem mais de 10 milhões de habitantes.
5- Cidade planejada é feita antes em uma planta e depois colocada em execução. A espontânea é aquela que vai crescendo naturalmente sem escolha.
6- Itajaí é um acidade calma com muitas belzas naturais, e cresceu de forma espontânea

Anônimo disse...

1-cidade é um lugar de trocas.Trocas de materias antes de tudo: o lugar mais favorável à distribuição dos produtos da terra,à produçao e distribuiçao dos produtos manufaturados e industriais e, enfim, ao consumo dos bens e serviços os mais diversos.
2-a união de várias cidades que funcionam, na prática, como uma única cidade.
3-São Paulo,Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema
4-São regiões metropolitanas que estam enterligadas e possuem uma grande circulação de pessoas, cervisos e mercadorias.
5-A diferença entra as cidades inspontanea e planejadas são que a cidade espontanea foi formada pelo tempo e a planejada são aquelas que são intencionalmente criadas em locais previamente escolhidos
6-Eu clacifico minha cidade como uma cidade planejada poque todas as coisas da minha cidade foram planejadas.
Laíssa,6º ano A

Anônimo disse...

Evandro Bonetti da Silva/nº7/6ºA
1-O que significa cidade ?
R.: É uma área urbanizada que se diferencia pela população, densidade populacional ou estatuto lega e é o processo de transferência da população do campo para a cidade (área urbana).

2- O que é uma metrópole ?
Metrópole é a cidade onde há muita movimentação e centros comerciais, grandes empresas de marcas de produtos, escritórios e universidades.

3-Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil ?
R.:Cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília. Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Vitória e Bahia

4- O que é uma megalópole ?
R.:Megalópole é a interligação de metrópoles e é a capital dos centros comerciais, serviços, movimento de pessoas e da informação.

5-Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea ?
R.:A diferença é que a planejada foi feita num local escolhido e também sua forma. É feita brevemente, ou seja, feita muito rápida e seu desenvolvimento também, e as espontâneas se formam naturalmente, ou seja, ao longo do tempo.

6-Como você classificaria a sua cidade?
R.:Eu classificaria Itajaí como uma cidade espontânea que surgiu naturalmente

Anônimo disse...

Oi Conceição !!
Nome: Patrícia Pinotti Peruzzo / nº 28 / 6º ano C

1. Cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios.
2. Uma cidade muito grande.
3. São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus e Salvador.
4. É uma extensa região urbanizada.
5. Na planejada, os locais são planejados, já na espontânea, tudo vai crescendo conforme a natureza.
6. Itajaí é uma cidade espontânea, e bela.

Abraços

Anônimo disse...

Olá Conceição,éo João Pedro Pereira,
6ºB nº20
vou responder as perguntas:

1- Cidade é onde tem um conjunto de casas, prédios, pessoas, comércio e serviço público.
2-É o termo empregado para se designar as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades ligadas entre si fisicamente (conurbadas) ou através de fluxos de pessoas e serviços ou que assumem importante posição (econômica, política, cultural, etc.)
3-São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus e Salvador.
4-são cidades com mais de 10 milhões de habitantes.
5-Cidades Planejada: aquelas que são intencionalmente criadas em locais previamente escolhidos, Cidade Espontânea : Cidade espontânea ou natural é a que surgiu, cresceu e se expandiu sem qualquer plano prévio de urbanização
6-Itjaí é uma cidade calma e linda, ela cresceu espontaniamente

Anônimo disse...

RAUL 6 ano A n.30
1-na cidade ou urbe é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas. A população de uma cidade varia entre as poucas centenas de habitantes até a dezena de milhão de habitantes.
2-cidades globais onde se concentra a movimentaçao finaçeira onde tambem há as melhores universidades e centros de pesquisas
3-São Paulo com seu núcleo(Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema) e Rio de Janeiro
4-Uma megalópole é uma extensa região urbanizada, pluri-polarizada por metrópoles conurbadas. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade.
5-Uma cidade planejada é uma cidade que foi planejada de um jeito para ser ua grande cidade, como Brasília por exemplo. Uma cidade espontânea foi uma cidade que cresceu normalmente, sem planejamento
6-Rede Urbana

Anônimo disse...

6°D Gabriela Backes n°17
*Cidade é uma área urbanizada.Com comercio etc...
*cidade grande que exerce influencia
*Porto Alegre,Curitiba,Belo Horizonte, Salvador,Recife,Fortaleza,Manaus.
* são cidades com mais de 10 milhões de habitantes.
*Cidades Planejada: aquelas que são intencionalmente criadas em locais previamente escolhidos, Cidade Espontânea : Cidade espontânea ou natural é a que surgiu, cresceu e se expandiu sem qualquer plano prévio de urbanização
* classifico como um pouco de cidade espontânea e um pouco de cidade planejada.
*Megacidades são cidades com mais de 5 milhões de habitantes

Anônimo disse...

Guilherme Pedroni 6anoc n14

1 Cidade é uma area urbanizada com muitos comércios e etc


2 Aquelas em que se concentra a movimentação financeira, onde se situam as sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de multinacionais, importantes universidades e centros de pesquisa.Elas dispõem da infra-estrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais

3 São Paulo e Rio de Janeiro são duas metropoles pois elas recebem negocios internacionais e nacionais.

4 São cidades com mais de 10 milhões de habitantes.



5 A diferença de uma cida planejada e outra espontanea e porque a espontanea vai crescendo com o tompo que nao foi planejada.


6 Nao sei pois ela vai evoluindo cada dia eu classifico como uma cidade espontenea.

Anônimo disse...

Samuel nº36 6ºB
1)Cidade é uma área urbanizada.Com comercio etc...
2)Uma metrópole é um lugar onde mais se concentra a movimentação financeira, onde à vários negócios internacionais como aeroportos e/ou portos.
3)Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus, Curtiba, Salvador, Recife, Fortaleza.
4)É a união de duas metrópoles.
5)Cidades Planejada: aquelas que são intencionalmente criadas em locais previamente escolhidos, Cidade Espontânea : Cidade espontânea ou natural é a que surgiu, cresceu e se expandiu sem qualquer plano prévio de urbanização.
6)Eu classifico um pouco de espontânea e o resto planejada.

Anônimo disse...

LUIZ FELIPE R.KOBARG 6ºB Nº29
1 O QUE SIGNIFICA CIDADE?
Uma cidade ou urbe[1] é uma área urbanizada, Ee outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de
discussões diversas.
2 O QUE É UMA METRÓPOLE?
Metrópole, é o termo empregado para se designar as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades ligadas entre si fisicamente (conurbadas)[2][3] ou através de fluxos de pessoas e serviços[2] ou que assumem importante posição (econômica, política, cultural, etc.) na rede urbana da qual fazem parte (correspondentes, na classificação do IBGE,[2] às metrópoles nacionais e regionais).
3 QUAIS SÃO AS METRÓPOLES NACIONAIS E REGIONAIS DO BRASIL?
# Metrópoles nacionais: encontram-se no primeiro nível da gestão territorial, constituindo foco para centros localizados em todos os pontos do país. São metrópoles nacionais Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo
# Metrópoles regionais: constituem o segundo nível da gestão territorial, e exercem influência na macrorregião onde se encontram. São metrópoles regionais Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador
4 O que é uma megalópole?
Megalópole é o conjunto de duas ou mais metrópoles.
5 Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontanêa?
A diferença básica entre esses dois tipos de cidade é o PLANO PRÉVIO DE URBANIZAÇÃO. A presença de tal plano indica que a cidade é planejada; em caso da inexistência do referido plano, temos que a cidade é natural ou expontânea
6 Como você classificaria a sua cidade?
Eu classificaria a minha cidade ITAJAÍ como uma cidade expontânea ela não foi planejada.

Anônimo disse...

Geovanna /6ºA /nº 10:

1- O que significa cidade?R: É um local onde pessoas tem sua moradia, seu trabalho, realizam suas trocas econônicas, culturais e etc.
2- O que é uma metrópole?R:São cidades que cresceram e superaram a população de 1 milhão de habitantes.

3- Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil?R:
Nacionais: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Regionais: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Luís.
4- O que é uma megalópole?R:Uma megalópole é uma extensa região urbanizada, pluri-polarizada por metrópoles conurbadas. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade.
São encontradas em regiões de intenso desenvolvimento urbano, e nelas as áreas rurais estão praticamente (senão totalmente) ausentes.
5-Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea?R:A diferença de uma cidade espontânea e de uma planejada é que a cidade planejada é préviamente planeada por um grupo de pessoas e por determinados interesses, já a cidade espontânea, vai se expandindo de acordo com o crescimento e necessidade das pessoas.
6-Como você classificaria a sua cidade?R: Eu classifico como uma cidade espontânea e bela!!
Beijos!!

Anônimo disse...

ANNA 6 ANO D NUMERO 4
1)As cidades sâo espontaneas ou planejadas.É um centro de industria e comercio.
2)São aquelas em que se concentra a movimentação financeira.Pode ser global ou megacidade com mais de 10 milhoes de habitantes.
3) nacionais:São Paulo e Rio de Janeiro;regionais: Porto Alegre e Recife.
4)É a conurbação de 2 ou mais metrópolis
5) planejada: é a que o homem decidiu criar num certo lugar;
espontanea:são as naturais.A maioria das cidades são assim.Foram criadas conforme a necessidade dos homens
6) espontanea.Moro em Balneario Camboriu

Anônimo disse...

João Victor 6ºD nº23
Vejo Itajaí como uma cidade espontanea mas que pelas suas caracteristicas pode se tornar uma cidade GLOBAL,pois temos na região portos,aeroportos,universidades,centros de pequisas e infra estrutura que ja fez com que grandes empresas se imstalassem aqui como por exemplo a BRF Foods, etc... acredito assim que ela pode se transformar numa cidade GLOBAL.

Anônimo disse...

Olá conceição
Sou a Laíse do 6o ano D.

*Cidades: É um conjunto de edificações, pessoas, área urbanizada com comércio etc.

*METRÓPOLES
Aquelas em que se concentra a movimentação financeira, onde se situam as sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de multinacionais, importantes universidades e centros de pesquisa. Elas dispõem da infra-estrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, como aeroportos e/ou portos, bolsas de valores e avançados sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, bancos, centros de convenções, de eventos e de comércio.

Ex. metrópoles nacionais, como São Paulo e o Rio de Janeiro; metrópoles regionais, como Recife e Porto Alegre

* Megacidades: são cidades com mais de 10 milhões de habitantes.
Ex New York, Toquio e Sâo Paulo

* Megalópoles a união de metrópoles

* Cidades espontaneas sao aquelas que surgem gradativamente e crescem de acordo com a implantação de empresas que trazem para cidade o desenvolvimento.

* Cidades planejadas forma criadas para um proposito como nossa capital Brasilia que foi crada para ser sede do governo federal.

* Itajaí é uma cidade espontanea, que vem crescendo a cada dia.

BJO Prof. Preciso da tua ajuda com escalas !!!

Anônimo disse...

CAIO 6º A N° 5

R1:CIDADE É UM LUGAR ONDE A GENTE MORA, QUE TEM COMÉRCIO,TURISTAS,FÁBRICAS E PROPRIEDADES.

R2:A METRÓPOLE É A UNIÃO DE VÁRIAS CIDADES QUE FUNCIONAM NA PRÁTICA COMO UMA ÚNICA CIDADE.

R3:NACIONAIS:RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO.REGIONAIS:RECIFE POTO ALEGRE ETC.

R4:A MEGALÓPODE É FORMADA POR TAMANHA CIRCULAÇÃO DE PESSOAS,SERVIÇOS,MERCADORIAS,CAPITAL E INFORMAÇÕES.

R5:A DIFERENÇA É QUE AS CIDADES PLANEJADAS SÃO AQUELAS QUE SÃO CRIADAS EM LUGARES ESCOLHIDOS,IMPLANTADAS EM PERÍODOS TEMPORAIS RELATIVAMENTE BREVES COM FINALIDADE DE CARÁTER GEOPOLÍTICO ,TAMBEM AS CIDADES PLANEJADAS SÃO ATROPELADAS PELO CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO E A ESPONTÂNEA É QUANDO A POPULAÇÃO SE ESPALHA PELO ENTORNO DA O PELO INTERIOR.

R6:EU ACHO QUE MINHA CIDADE QUE É BALNEÁRIO CAMBORIÚ É UMA CIDADE É ESPONTÂNEA POIS NÃO TEM AS CARACTERÍSTICAS DE UMA CIDADE PLANEJADA

Anônimo disse...

ibrahim 6°A

1.Cidade é uma área urbana com lojas casas,fabrícas,predios

2.metrópole é uma cidade com 1 bilhão ou mais habitantes.

3.Nacionais:São Paulo e Rio de Janeiro
Regionais:Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador

4.é quando são duas ou mais metropoles juntas

5.cidade planejada:é quando um grupo de pessoas planejam fazer uma cidade.
cidade espantânia é feita sem planejamento,por acaso

6.classificaria por rede urbana e depois viraria uma metropole muhahahahah

Anônimo disse...

Oi Conceição!!!
Beatriz Crisofolini Schmidt nº:02 6º4

1- Lugar habitado por uma concentração de pessoas,numa área rural ou urbana com comércios de varios tipos.

2-São grandes cidades,com muitos habitantes,com comércio rico,e negócios internacionais.

3- Regionais:Curitiba,Porto Alegre,Belo Horizonte e Savador.
Nascionais:São Paulo e Rio de Janeiro.

4-É o conjunto de grandes metrópoles.

5-A cidade espntânea cresce sem planejamento aproveitando algun recurso importante da região enquanto a cidade planejada é projetada e construida em pouco tempo.

6-Espontânea,pois cresceu sem planejamento.

Beijosss Conceição !!!

Cristina Minuzzi Gularte disse...

Comparando Itajaí com o texto concluí que:
- É uma cidade espontânea, pois precisou crescer devido ao porto;
- Tem uma função principal que é o porto (cidade portuária)
- Acontece o fenômeno de conurbação (Exemplo: Itajaí / Balneário)

Anônimo disse...

AGATA N.1 6 ANO B
1-pode ser definida como um grande centro com muitos habitantes, uma área urbanizada, que possui predios e vias.
2 - é um grande centro populacional, que consiste em uma (ou, às vezes, duas ou até mais) grande cidade central, constituída de outras cidades menores e próximas.
3- Metrópoles nacionais= são paulo e rio de janeiro
Metrópoles regionais= grande Porto Alegre, Curitiba
4-é o aglomerado de de várias metrópoles, formando uma extensa e gigantesca área urbanizada. Corresponde às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade. É encontrada em regiões de intenso desenvolvimento urbano.
5- CIDADE PLANEJADA: É a cidade construída segundo um plano previamente elaborado, ex= Brasília CIDADE ESPONTÂNEA: Cidade espontânea ou natural é a que surgiu, cresceu e se expandiu sem qualquer plano prévio de urbanização Ex= São Paulo
6-Uma cidade espontânea.

Anônimo disse...

henrique 6anoA numero 12

AÍ VÃO AS RESPOSTAS

*Cidades: É um conjunto de edificações, pessoas, área urbanizada com comércio etc.

*METRÓPOLES
Aquelas em que se concentra a movimentação financeira, onde se situam as sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de multinacionais, importantes universidades e centros de pesquisa. Elas dispõem da infra-estrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, como aeroportos e/ou portos, bolsas de valores e avançados sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, bancos, centros de convenções, de eventos e de comércio.

Ex. metrópoles nacionais, como São Paulo e o Rio de Janeiro; metrópoles regionais, como Recife e Porto Alegre

* Megacidades: são cidades com mais de 10 milhões de habitantes.
Ex New York, Toquio e Sâo Paulo

* Megalópoles a união de metrópoles

* Cidades espontaneas sao aquelas que surgem gradativamente e crescem de acordo com a implantação de empresas que trazem para cidade o desenvolvimento.

* Cidades planejadas forma criadas para um proposito como nossa capital Brasilia que foi crada para ser sede do governo federal.

* Itajaí é uma cidade espontanea, que vem crescendo a cada dia.

Anônimo disse...

Rafaela Chiminelli Borth
6°B , N° 35
Ola conceição como vai?

1:O QUE SIGNIFICA CIDADE?
R:a cidade é como se fosse a casa da gente, ali uma comunidade se reune para morar . Surgem ruas , casas, bairros , e todos vão se acomodando. Depois de um tempo a cidade cresce e com ela também vem pessoas de diversos lugares e a cidade vai se povoando.

2:O QUE É UMA METRÓPOLE?
R:A metrópole é uma cidade global e ali se concentram a movimentação financeira. Ela dispõe de aeroportos e portos , varias redes de movimentação e são muito populosas.

3:QUAIS SÃO AS METROPOLES NACIONAIS E REGIONAIS DO BRASIL?
R:A metropoles nacionais são:São Paulo , Rio de Janeiro e Brasilia.
E as regionais são Recife , Porto Alegre entre outras.

4:O QUE É UMA MEGALOPOLE?
R:Megalopole é a jução de duas ou mais metrópoles

5:QUAL É A DIFERENÇA DE UMA CIDADE PLANEJADA E DE UMA ESPONTANEA?
R:É que a planejada já tem um lugar certo para ser construida e a numeraçaõ certa de habitates , mas quase sempre a capacidade máxima é atropelada como é o caso de Brasilia(capital do Brasil). Era para ser habitada por cerca de 500 mil habitantes ,mas já teve esse número multiplicado por quatro, de acordo cono censo 2000. E as cidades espontaneas nascem sem planejamento, quase sempre na beira dos rios ou mares.

6:COMO VOCÊ CLASSIFICA A SUA CIDADE?
R:Eu classifico como uma cidade pequena.

gabriel 6 ano B disse...

Data: 19.04.11
Nome: Gabriel Faust Souza
Ano: 6º B
Nº13

Atividades de Geografia

1- O que significa cidade?
R: Concentração de população em um espaço geográfico delimitado, região com maior atividade comercial, burocrática e cultural.


2- O que é uma metrópole?
R: Metrópole é uma cidade principal ou muito importante por sua extensão ou por sua numerosa população. É uma cidade global onde se concentra a movimentação, essas cidades são sedes de grandes empresas, escritório de empresas de multinacional grandes universidades e centros de pesquisas. Nelas encontramos infra-estrutura para realização de negócios nacionais e internacionais.


3- Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil?
R: Metrópoles Nacionais: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Metrópoles Regionais: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Luís.


4- O que é uma megalópole?
R: Uma megalópole é uma extensa região urbanizada, é uma aglomeração de metrópoles, nela existe uma forte integração econômica e intensos fluxos de pessoas e mercadorias. Meios de transporte rápidos — trens expressos, autopistas e pontes aéreas que sustentam esses fluxos.


5-Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea?
R: Cidades planejadas: são aquelas que foram construídas em locais previamente escolhidos, para um determinado número populacional e as Cidades espontâneas são aquelas que foram formadas através do tempo e que constituem a maioria das cidades do planeta.


6-Como você classificaria a sua cidade?
R: A minha cidade Itajaí é uma cidade que foi formada através do tempo, por isso é uma cidade espontânea.

Anônimo disse...

Gustavo C. Espindola - 6ºA - Nº11

1- O que significa cidade?

R:Uma cidade é uma área urbanizada,onde há um conjunto de casas, prédios e vias de tráfego etc...

2- O que é uma metrópole?

R:São cidades com mais de 10 milhões de habitantes, ou seja uma cidade muito grande...

3- Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil?

R: Metropoles Nacionais:
Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Metropoles Regionais:
Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Luís.

4- O que é uma megalópole?

R: Megalópoles é uma união de metrópoles.

5- Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea?
Cidades espontâneas: são aquelas que foram construidas e formadas através do tempo.
Cidades planejadas: São criadas em locais previamente, que tem definição antecipada de seu plano arquitetônico, de seu zoneamento urbano etc...

6- Como você classificaria a sua cidade?
R: Eu moro em Itajaí, e classifico ela como uma cidade espontânea.

Anônimo disse...

Rafael 6ºC nº30

1-Cidade é uma área urbanizada diferente de vilas, fazendas e de áreas rurais.

2-Metrópole é uma cidade muito grande, com mais de 10 milhões de habitantes.

3-Metrópoles Nacionais:
Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Metrópoles Regionais:
Belém, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Goiânia, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

4-Megalópole é uma união de metrópoles.

5-Cidade planejada é a cidade que é escolhido o lugar e numero de habitantes.
Cidade espontânea é uma cidade que cresceu com o decorrer do tempo.

6-Acho que Itajaí é uma cidade planejada e espontânea.

Anônimo disse...

conceição adorei aprender esse conteudo !!!

1-Cidade e um aglomerado urbano ou rural feito por pessoas e construções.

2-as metropoles são cidades grandes e muito populosas.

3-As maiores cidades (metropoles)do Brasil são São Paulo e Rio de Janeiro.

4-Megalopoles é a junção de duas ou mais metropolesa.

5-As cidades planejadas são feitas
com engenheiros bem mais organisadas que as cidades espontaneas são mais desorganisadas feitas pelo povoado com suas casas e ruas.

6-minha cidade não e tão grande, é uma cidade boa que é espontanea mas é bem organisada pois se for ver agora parece planejada.

nome:Maria Fernanda de Campos dos Santos /nº30
6ºb/Grupo :Red Bull

Anônimo disse...

Gustavo Daros 6ºB nº17

1- Cidades são áreas urbanizadas, com várias moradias, comércio,áreas de lazer, etc. Também podem ser espontâneas ou planejadas. Cidades espontâneas são aquelas que foram formadas, através dos tempos, em locais que apresentavam algum tipo de vantagem para seu primitivo grupo populacional, como: o mar, terras férteis, etc. As cidades espontâneas formam a maior parte das cidades do mundo. Já as planejadas são aquelas que são intencionalmente criadas em locais previamente escolhidos, implantadas em períodos temporais relativamente breves, com finalidade de caráter geopolítico.

2- Quando uma cidade cresce verticalmente junto com outra vizinha, seus limites geográficos mal podem ser distinguidos. Surge então a metrópole, que é a junção de duas cidades que agem como se fossem uma só.

3- As metrópoles nacionais do Brasil são: São Paulo(SP), Rio de Janeiro(RJ), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Brasília (DF) , e as nacionais são: Recife(PB), Porto Alegre(RS), Belém (PA), Manaus (AM) e Goiânia (GO).

4- Quando uma metrópole se torna muito grande e há uma vasta circulação de pessoas, serviços, mercadorias, capital e informações, ela passa a ser uma megalópole.

5- Uma cidade planejada é uma cidade que teve um planejamento antes de sua construção, como determinação de onde teriam bancos, hotéis, áreas de lazer e etc. São muitas vezes mais organizadas que as espontâneas, que são as cidades que começam porque há alguma condição favorável a vida ali, como: mar ou rio, clima, etc. Sendo que estas não são planejadas, podem surgir vários problemas, como: falta de saneamento básico, infra-estrutura, saúde, etc.

6- Minha cidade é espontânea.

Anônimo disse...

Maria Luiza número:32 6 ano B

1-Cidade é uma área urbanizada
2-aquelas em que se concentra a movimentação financeira, onde se situam as sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de multinacionais, importantes universidades e centros de pesquisa
3-São Paulo,Rio de Janeiro e Brasília
4-Megalópoli é a união de 2 ou mais meropolis
5-Cidades Planejada: aquelas que são intencionalmente criadas em locais previamente escolhidos, Cidade Espontânea : Cidade espontânea ou natural é a que surgiu, cresceu e se expandiu sem qualquer plano prévio de urbanização
6-Eu classifico como uma cidade espontânea.

Anônimo disse...

Pedro Ernesto 6º D nº:32


achei muito loco aprender sobre mega cidades e é sempre bom apreder mais um pouco com você!!



1- O que significa cidade ?
R:É uma area geôgrafica composta por bairros, que ficam nas areas rurais e urbanas e que compoem um município


2- O que é uma metrópole ?
R:Metrópole, da língua grega (Metró=mãe, polis=cidade) CIDADE MÃE, é o termo empregado para se designar as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades do desenvolvimento urbano.


3- Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil ?
R:são todas as cidades com mais de 90.000 habitandtes como Itajaí (SC( São Paulo (SP) - 11.016.703
Rio de Janeiro (RJ) - 6.136.652
Salvador (BA) - 2.711.372
Fortaleza (CE) - 2.416.920
Belo Horizonte (MG) - 2.399.920
Brasília (DF) - 2.383.784
Joinville (SC) - 496.051
Florianópolis (SC) - 406.564


4- O que é uma megalópole ?
R:Uma megalópole é uma aglomerações urbanas que fazem metrópoles


5-Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea ?
R:Que uma cidade planejada eles planejam onde vai ter as casas os comercios e construções publicas, e cidades espontaneas são aquelas que as pessoas compram os terrenos e vão se formando casas e comercios e ao longo dos anos a prefeitura usa espaços que sobraram pra fazer construções publicas

6-Como você classificaria a sua cidade?
R:Uma metrópole, e uma megalópe.

foterragnarok disse...

Nome:Henrique Serie:6ºb Número:18
1-O que significa cidade ?
R:Cidade é conjunto habitacional ,que é diferente de aldeias de vido a sua economia e seu número de população ,a cidade pode ser pequena com poucos habitantes ou grande com muitos habitantes ,como São Paulo.

2- O que é uma metrópole?
R: Metrópole é uma cidade grande, é a principal cidade de uma região ou Estado.
3- Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil?
R São Paulo, Rio de Janeiro , Brasília, Manaus , Belém, Fortaleza, Recife , Salvador , Belo Horizonte , Curitiba ,Porto Alegre , Goiânia .Somando todas são 12 Metrópoles que existem no Brasil.
4- O que é uma megalópole ?
R:Magalópole são duas ou mais Metrópoles juntas.
5-Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea ?
R:
Planejada:Quando já sabe onde vai ser a cidade exemplo, Aonde vão ficar as casas,os edifícios e o comercio
Espontânea:É quando a cidade vai crescendo com o passar do tempo, ela vai sendo construída para a cidade ter: hospitais,edifícios,casa e etc...
6-Como você classificaria a sua cidade?
R:Itajaí para mim é uma cidade pequena.

Blog.!.!. disse...

Nome:Julia Espindola/nº18/6ºA


1.1. Cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios
2.Uma cidade muito grande.
3.São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus e Salvador
4.É uma extensa região urbanizada
5.Na planejada, os locais e qualquer coisa são planejados, já na espontânea, tudo vai crescendo conforme a natureza
6.Itajaí é uma cidade espontânea, e muito bonita.

Geo - Conceição disse...

Responder Responder Encaminhar Encaminhar

Erro na postagem no blog. entao vou te passar pela central do aluno
De: Lucas Pahl Soares
Data: Quinta-feira, 28 de abril de 2011








Lucas Pahl Soares N°27 6°B


Oi Conceição, o seu blog é mesmo genial. As respostas das perguntas estão abaixo.



1) Cidade significa uma área urbanizada ou seja: cheia de casas,prédios,comércios, lojas,ruas...



2) Metrópoles são lugares que se concentram as movimentações financeiras, onde se situam as sedes de grandes empresas. Com portos, aeroporto, onde têm vários hotéis, bancos, comércios...

3) As metrópoles nacionais são: São Paulo e Rio de Janeiro e as metrópoles regionais são: Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza e Manaus.

4) Megalópole são cidades são cidades com mais de 10 milhões de habitantes.



5) Cidades espontâneas: em locais que apresentavam algum tipo de vantagem para seu primitivo grupo populacional. É o caso de cidades que se localizam às margens de mares e de rios, que proporcionam alimentação e facilidade de transporte.

Planejadas: são aquelas que são intencionalmente criadas em locais previamente escolhidos, implantadas em períodos temporais relativamente breves, com finalidade de caráter geopolítico.

6) Eu adoro minha cidade ela é muito linda, cheia e lugares magníficos. Quero viver sempre aqui na minha bela Itajaí (é tipo um trecho da poesia que a gente fez). Itajaí é uma cidade espontânea. E numa escala de 1 a 10 eu daria \"até\" \"10,5\"

Anônimo disse...

Colégio Salesiano itajaí
Gabriela Bocalon Spindola n° 15 6º ano D
1- O que significa cidade ?
Cidade é onde vive um conjunto de pessoas, prédios, casas, comércios, etc.
2- O que é uma metrópole?
Cidades globais: movimentação financeira, sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de multinacionais, etc. há várias, mas não coloquei todas porque se não ficaria igual a sua Conceição. metrópoles, ou seja, a união de várias cidades que funcionam, na prática, como uma única cidade
3-Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil?
São Paulo é global. Metrópole Nacional: exemplo: Brasília e riu de Janeiro. Metrópole Regional: exemplo: Curitiba, Salvador, Porto Alegre e Goiânia.
4- O que é uma megalópole?
Não aparece no texto só aparece ‘‘A esse fenômeno dá-se o nome de conurbação e é ele quem gera as metrópoles, ou seja, a união de várias cidades que funcionam, na prática, como uma única cidade’’. Só se for isso e isso= ‘‘Em primeiro lugar, deve-se saber que a expansão horizontal de um sítio urbano (a área efetivamente ocupada pela cidade) pode fazer com que ele se junte e misture a outro sítio urbano, de modo que seus limites geográficos mal podem ser distinguidos.’’
5-Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea?
A diferença e que as cidades planejadas são aquelas que têm um planejamento E as cidades espontâneas são criadas ao longo do tempo.
6-Como você classificaria a sua cidade?
Eu acho que ela é uma metrópole tem tudo menos o porto e/ou aéreo porto.
Conceição seu blog-conceição estava muito legal.
Eu adorei o tema as Megacidades você fez uma ótima postagem e uma ótima escolha.
Eu adorei. Os comentários também foram geniais. Desculpa não ter postado antes.

dylan disse...

Dylan do 6ºano b


Megacidade é o termo normalmente empregado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes[1] e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. As megacidades atuais englobam mais de um décimo da população urbana mundial e, tal como todas as grandes metrópoles que antes surgiram, polarizam sobremaneira o comércio, a cultura, o conhecimento e a indústria.[1]

No Brasil, apenas São Paulo e Rio de Janeiro, com cerca de 19,6 e 11,8 milhões de habitantes[2][3] em suas regiões metropolitanas, respectivamente, enquadram-se nesse contexto.

Algumas megacidades como Nova Iorque, Londres, Paris, Tóquio e São Paulo também são consideradas cidades globais pelo Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC), por interligarem-se fortemente a outros centros de influência econômica mundial.[4][5]

Nos últimos anos, tem-se verificado um notável crescimento das megacidades em países subdesenvolvidos, todas enfrentando sérios problemas, como a falta de saneamento básico, poluição, violência urbana e congestionamento, dentre outros.

Anônimo disse...

Lucas Pahl Soares N°27 6°B


Oi Conceição, o seu blog é mesmo genial. As respostas das perguntas estão abaixo.



1) Cidade significa uma área urbanizada ou seja: cheia de casas,prédios,comércios, lojas,ruas...


2) Metrópoles são lugares que se concentram as movimentações financeiras, onde se situam as sedes de grandes empresas. Com portos, aeroporto, onde têm vários hotéis, bancos, comércios...

3) As metrópoles nacionais são: São Paulo e Rio de Janeiro e as metrópoles regionais são: Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza e Manaus.

4) Megalópole são cidades são cidades com mais de 10 milhões de habitantes.



5) Cidades espontâneas: em locais que apresentavam algum tipo de vantagem para seu primitivo grupo populacional. É o caso de cidades que se localizam às margens de mares e de rios, que proporcionam alimentação e facilidade de transporte.

Planejadas: são aquelas que são intencionalmente criadas em locais previamente escolhidos, implantadas em períodos temporais relativamente breves, com finalidade de caráter geopolítico.

6) Eu adoro minha cidade ela é muito linda, cheia e lugares magníficos. Quero viver sempre aqui na minha bela Itajaí (é tipo um trecho da poesia que a gente fez). Itajaí é uma cidade espontânea. E numa escala de 1 a 10 eu daria \"até\" \"10,5\"

Anônimo disse...

Nome : Gabriela Cogo Sedrez Nº : 14 Série : 6º ano B
Respostas
1)O que significa cidade ?
Cidade são áreas urbanizadas, com agrupamentos de funções diversas, entre as quais destacam – se residências, comércios e indústrias . Possuem vários critérios, os quais incluem população densidade populacional ou estatuto legal.
2)O que é uma metrópole ?
Metrópole é o termo empregado para se designar as cidades centrais de desenvolvimentos urbano.É uma importante cidade de uma região ou simplesmente uma grande cidade.
3)Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil ?
Metrópoles nacionais do Brasil são: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Metrópoles regionais do Brasil são: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia,Manaus,Porto Alegre,Recife, Salvador e São Luís .
4)O que é uma megalópole ?
Megalópole são grandes áreas urbanas que se estende na região de influência de duas ou mais metrópoles. Entre as metrópoles, crescem cidades médias e pequenas, subúrbios residências e distrito indústrias.A primeira megalópole a se constituir e ainda hoje a mais importante é Bos – Wash, o imenso eixo urbano no qual se destacam as metrópoles de Boston, Nova York, Nova Jersey, Filadélfia, Baltimore e Washington .
5)Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea ?
Cidades planejadas são aquelas que são internacionalmente criadas em locais previamente escolhidos, implantados em períodos temporais relativamente breves, com finalidade de caráter geopolítico. Ex : Brasília.
Cidade espontânea são a maioria das cidades do planeta e foram formadas através dos tempos, em locais que apresentavam algum tipo de vantagem para seu primitivo grupo populacional .É o casos de cidades que se localizam às margens de mares e rios, que proporcionam alimentação e facilidade de transportes. Ex: Rio de Janeiro e São Paulo.
6)Como você classificaria a sua cidade ?
A minha cidade é classificada como espontânea, porque foi formada às margens do rio Itajaí – Açú e do Oceano Atlântico.

Anônimo disse...

Felipe Cardoso - 6º ano D - nº 14.
Oi Conceição! Vou dar rápidas respostas para suas perguntas:

1- Cidade é uma área urbanizada que se diferencia de vilas, por vários critérios.

2- Metrópole: grandes cidades onde concentram importantes industrias, empresas, ou seja, o centro financeiro.

3- São algumas: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, etc.

4- São regiões de grande desenvolvimento urbano, écomo se fosse uma aglomeração de metrópoles.

5- Area espontânea é aquela que se desenvolveu por um ponto de interesse, como o nosso porto por exemplo.
Area planejada é aquela que surgiu com um planejamento das áreas, ruas , escolas, casas, etc.

6- Considero Itajaí como uma cidade em desenvolvimento.

Anônimo disse...

Bruna Fagundes 6 ano D - Nº 7.

1- O que significa cidade ? 2- O que é uma metrópole ? 3- Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil ? 4- O que é uma megalópole ? 5-Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea ? 6-Como você classificaria a sua cidade?



1 – Cidade é um conjunto de casas e ruas que após aprovação passa a ser chamada como tal.
2 – São várias cidades que funcionam como uma só, seus centros que funcionam industrias, multinacionais e possuem infra-estrutura para atender todas as necessidades, as metrópoles são grandes centros interligadas que quase não se consegue identificar seus limites.
3 – No Brasil são nove regiões metropolitanas: duas no Sul (Curitiba e Porto Alegre), no Sudeste (Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro), no Nordeste (Recife, Salvador e Fortaleza) e uma no Norte (Belém).
4 – Megalópole são cidades com mais de 10 milhões de habitantes, são chamadas assim por serem cidades identificadas com grande número de população.
5 - Cidade planejada: São cidades que foram criadas através de projetos com alguma finalidade política, populacional, etc.... .Cidade espontânea: São cidades criadas a partir do tempo em regiões com alguma facilidade para transporte e alimentação e segurança com oportunidades de negócios e próximos ás margens de rios e mares.
6 – Minha cidade Itajaí pode ser classificada como cidade espontânea que foi criada á margem de rio e mar com localização para comércio e transportes de mercadorias e pessoas com maior facilidade, localizada ao redor da igreja da Imaculada Conceição.

joka inter disse...

1- O que significa cidade ?
R:Cidade é uma área urbanizada
2- O que é uma metrópole ?
R:Uma metrópole é uma cidade global:Aquelas em que se concentra a movimentação financeira
3- Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil ?
R: São Paulo, Rio de Janeiro,Florianópolis e Porto Alegre

4- O que é uma megalópole ?
R:
5-Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea ?
R: A cidade espontânea tem favelas e as planejadas não

6-Como você classificaria a sua cidade?

R: Não

joka inter disse...

1- O que significa cidade ?
R:Cidade é uma área urbanizada
2- O que é uma metrópole ?
R:Uma metrópole é uma cidade global:Aquelas em que se concentra a movimentação financeira
3- Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil ?
R: São Paulo, Rio de Janeiro,Florianópolis e Porto Alegre

4- O que é uma megalópole ?
R:
5-Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea ?
R: A cidade espontânea tem favelas e as planejadas não

6-Como você classificaria a sua cidade?

R: Não
José Kauê n°:17

Anônimo disse...

Nome:Márcio Aurélio nº:27 ano:6º"C"

1-Oque significa cidade ?
R : Conjuntos de casas , ruas que , após aval da maioria da respectiva Assembleia Lelislativa para a ser designada como tal ; comunidade , coletiva
Aval - Caução dada por terceiro , ao pagamento de uma letra de câmbio , de que não é sacador , nem aceitante , nem endossante .


2 - Oque é uma metropole ?
R : Metropole é o termo empregado para se desiguinar as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades do desenvolvimento urbano.


3 - Quais são as metropoles nacionais e regionais do Brasil ?
R : As nacionais são : Rio de Janeiro e São Paulo
E as regionais são : Belém , Fortaleza , Recife , Porto Alegre , Curitba , Salvador e Belo Horizonte.



4 - O que é uma megalópole ?
R:Designação dada as grandes aglomeraçãoes populacionais polinucleares constituidas por metrópoles cujos limites se interpenetram , como é o caso da faixa costeira norte - americana que se estende de Boston a Washington e compreende as cidades de Nova York , Filadelfia e Baltimore.


5 - Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânia ?
R: A cidade planejada como o nome já dis foi toda muito bem pensasda para ter espaço para uma determinada quantidade de habitantes e a cidade espontânia não ela cesce sem limite

6 - Como você classifica sua cidade?
R:Eu classifico minha cidade (Itajaí) como uma cidade espontânia , pois nela há favelas, e porque tambem vejo ela crescendo a cada dia de forma desorganisada

suiany disse...

Suiany Louise de Souza-Nº:32
6º Ano A
1-O que significa cidade?
RESPOSTA:constituem a maioria das cidades do planeta e foram formadas, através dos tempos, em locais que apresentavam algum tipo de vantagem para seu primitivo grupo populacional. É o caso de cidades que se localizam às margens de mares e de rios, que proporcionam alimentação e facilidade de transporte, por exemplo.

2-O que é uma metrópole?
RESPOSTA:aquelas em que se concentra a movimentação financeira, onde se situam as sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de multinacionais, importantes universidades e centros de pesquisa.

3-Quais são as metrópoles nacionais e regionais do Brasil?
RESPOSTA:Pode-se falar em metrópoles nacionais, como São Paulo e o Rio de Janeiro; metrópoles regionais, como Recife e Porto Alegre; em centros regionais, como Ribeirão Preto, no norte de São Paulo, ou Vitória da Conquista, no sul da Bahia.

4-O que é uma megalópole?
RESPOSTA:Uma megalópole é uma extensa região urbanizada, pluri-polarizada por metrópoles conurbadas. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade.

5-Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea?
RESPOSTA-A diferença básica entre esses dois tipos de cidade é o PLANO PRÉVIO DE URBANIZAÇÃO. A presença de tal plano indica que a cidade é planejada; em caso da inexistência do referido plano, temos que a cidade é natural ou expontânea.

6-Como você classificaria a sua cidade?
RESPOSTA-Itajaí é uma cidade espontanea, que vem crescendo a cada dia.
...................................

Lucas Zonta disse...

Lucas Zonta,sexto ano A número:22.
Atividades...

1- O que significa cidade?
Resposta:Concentração de população em um espaço geográfico delimitado,que se dedica principalmente a atividades comercias.

2- O que significa metrópole?
Resposta:Cidade principal ou muito importante por sua extensão,ou por sua numerosa população.

3-Quais são as metrópoles nacionais e regionais do BRASIL?
Resposta:Cidade de São Paulo,Rio de Janeiro,Brasília.Estado de São Paulo,Rio de Janeiro,Recife,Porto Alegre,Riberão Preto,Vitória e Bahia.

4-O que significa megalópole?
Resposta:É uma extensa região urbanizada,pluri-polarizada por metrópoles conurbadas(quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma do lado da outra de tal forma que acabam se unindo como se fosse uma.)Correspondem as mais importantes e maiores aglomerações urnabas da atualidade.

5-Qual a diferença entre uma cidade planejada e uma espontânea?
Resposta:A diferença é que a planejada foi feita em local escolhido.É feita brevemente,ou seja, feita muito rápida e seu desenvolvimento também,e as espontâneas se formam naturalmente,ao longo do tempo.

6-Como você classificaria a sua cidade?
Resposta:Eu classificaria ITAJAÍ como uma cidade espontânea,ou seja foi construída naturalmente.

ABRAÇO PARA VOCÊ
E UM BEIJÃO!!!
LUCAS ZONTA.

Anônimo disse...

Alexandre nº1 6 º ano d

1.Cidade estabelecem relações com outras cidades e contém centros urbanos.

2.Metrópole é onde se encontra as movimentações financeiras

3.São Paulo/Capital e o ABCD (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema), embora conte, em seu total, com 39 cidades.

4.Megalópole é a conurbação de várias metrópoles, formando uma extensa e gigantesca área urbanizada. Corresponde às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade. É encontrada em regiões de intenso desenvolvimento urbano. Nela, as áreas rurais estão praticamente ausentes. A megalópole brasileira encontra-se em formação ao longo do eixo metropolitano São Paulo–Rio de Janeiro. As principais megalópoles contemporâneas são: • Boswash – O nome vem de Boston e Washington. Localização: nordeste dos Estados Unidos. População: cerca de 50 milhões de habitantes. Metrópoles abrangentes: Nova York, Filadélfia, Baltimore e Washington. • Chippits – Localização: ao sul dos Estados Unidos, na região dos Grandes Lagos.

5.Em geral, as cidades planejadas têm seu planejamento rapidamente atropelado pelo crescimento populacional, o que faz o traçado original sucumbir diante da espontaneidade com que a população se espalha pelo seu entorno ou por seu interior. O exemplo máximo que se poderia dar do fenômeno, em termos brasileiros, é Brasília, planejada para acolher 500 mil habitantes, mas já teve esse número multiplicado por quatro, de acordo com o censo de 2000.
Cidades espontâneas ou naturais constituem a maioria das cidades do planeta e foram formadas, através dos tempos, em locais que apresentavam algum tipo de vantagem para seu primitivo grupo populacional. É o caso de cidades que se localizam às margens de mares e de rios, que proporcionam alimentação e facilidade de transporte, por exemplo. Mas é também o caso de cidades que surgiram em torno de castelos, nos entroncamentos de estradas ou em rotas comerciais, que ofereciam respectivamente garantia de segurança, facilidade de deslocamento ou oportunidade de negócios.

6.Cidade espontânea

Anônimo disse...

Mário Filipi Vanzuita da Silva 6 A n 23.

1. Metrópole: É a cidade principal ou capital de estado ou província.

2. Megalópole: É uma extensa região urbanizada por metrópoles são encontradas em regiões de intenso desenvolvimento urbano.

Unknown disse...

gostei do site
valeu me ajudou no

trabalho de geografia