segunda-feira, 12 de abril de 2010

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL



REGIÃO NORDESTE

REGIÃO SUDESTE
ENTENDA A DIVISÃO REGIONAL DO BRASILREGIÃO SUL
REGIÃO NORTE
Hoje, nos parece tão óbvio que o Brasil seja dividido em cinco regiões, que nem paramos para perguntar por que ele foi organizado desse jeito. Da mesma forma, não questionamos por que um estado pertence a determinada região e não a outra. Agora que surgiu a curiosidade, vamos à investigação!
O Brasil é o maior país da América do Sul. De acordo com dados de 1999, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua área é de 8.547.403,5 quilômetros quadrados. Apenas quatro países no mundo inteiro -- Rússia, Canadá, China e Estados Unidos -- têm território maior do que o brasileiro. Dividir o Brasil em regiões facilita o ensino de geografia e a pesquisa, coleta e organização de dados sobre o país, o seu número de habitantes e a idade média da população

A razão é simples: os estados que formam uma grande região não são escolhidos ao acaso. Eles têm características semelhantes. As primeiras divisões regionais propostas para o país, por exemplo, eram baseadas apenas nos aspectos físicos -- ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo. Mas logo se começou a levar em conta também as características humanas , isto é, as que resultam da ação do homem, como atividades econômicas e o modo de vida da população, para definir quais estados fariam parte de cada região.


Então, se os estados de uma região brasileira têm muito em comum, o que é mais útil: estudá-los separadamente ou em conjunto? Claro que a segunda opção é melhor.

Para a pesquisa, coleta e organização de dados, também. Assim é possível comparar informações de uma região com as de outra e notar as diferenças entre elas. Dessa forma, por exemplo, os governantes podem saber em qual região há mais crianças fora da escola. E investir nela para resolver o problema. Brasil dividido = pequenos 'brasis'

A primeira divisão do território do Brasil em grandes regiões foi proposta em 1913, para ser usada no ensino de geografia. Os critérios usados para fazê-la foram físicos: levou-se em consideração o relevo, o clima e a vegetação, por exemplo. Não foi à toa! Na época, a natureza era considerada duradoura e as atividades humanas, mutáveis. Considerava-se que a divisão regional deveria ser baseada em critérios que resistissem por bastante tempo. Observe o mapa e veja que interessante:
19131940


Em 1913, o território nacional foi dividido em cinco "brasis" e não em regiões. O Brasil Setentrional ou Amazônico reunia Acre, Amazonas e Pará. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas formavam o Brasil Norte-Oriental.

O Brasil Oriental agregava Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro -- onde ficava o Distrito Federal, a sede do governo brasileiro -- e Minas Gerais. São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul faziam parte do Brasil Meridional. E Goiás e Mato Grosso, do Brasil Central. A forma como foi feita a divisão revela que, na época, havia uma preocupação muito grande em fortalecer a imagem do Brasil como uma nação, uma vez que a República havia sido proclamada há poucos anos, em 15 de novembro de 1889.


A divisão em grandes regiões proposta em 1913 influenciou estudos e pesquisas até a década de 1930. Nesse período, surgiram muitas divisões do território do Brasil, cada uma usando um critério diferente. Acontece que, em 1938, foi preciso escolher uma delas para fazer o Anuário Estatístico do Brasil, um documento que contém informações sobre a população, o território e o desenvolvimento da economia que é atualizado todos os anos. Mas, para organizar as informações, era necessário adotar uma divisão regional para o país. Então, a divisão usada pelo Ministério da Agricultura foi a escolhida. Observe o mapa e note quantas diferenças!
Divisão para valer
Após fazer estudos e analisar diferentes propostas, o IBGE sugeriu que fosse adotada a divisão feita em 1913 com algumas mudanças nos nomes das regiões. A escolha foi aceita pelo presidente da República e adotada em 1942. Logo ela seria alterada com a criação de novos Territórios Federais. Em 1942, o arquipélago de Fernando de Noronha foi transformado em território e incluído na região Nordeste. Em 1943, foram fundados os territórios de Guaporé, Rio Branco e Amapá -- todos parte da região Norte --, o território de Iguaçu foi anexado à região Sul e o de Ponta Porã, colocado na região Centro-Oeste. É bom lembrar que a divisão em grandes regiões tinha de acompanhar as transformações que estavam ocorrendo na divisão em estados e territórios do país. Assim, a divisão regional do Brasil em 1945 era composto de sete regiões: Norte, Nordeste Oriental, Nordeste Ocidental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul.



Em 1946, os territórios federais de Iguaçu e Ponta Porã foram extintos. Em 1960, Brasília foi construída e o Distrito Federal, capital do país, foi transferido para o Centro-Oeste. Na região Leste, o antigo Distrito Federal tornou-se o estado da Guanabara. Em 1969, uma nova divisão regional foi proposta porque a divisão de 1942, já não era considerada útil para o ensino de geografia ou para a coleta e divulgação de dados sobre o país.

Veja como ficou o mapa do Brasil em 1970:




Atualmente, continua em vigor essa proposta em 1970. Apenas algumas alterações foram feitas. Em 1975, o estado da Guanabara foi transformado em município do Rio de Janeiro. Em 1979, Mato Grosso foi dividido, dando origem ao estado do Mato Grosso do Sul.


A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.

No futuro, devem ocorrer novas mudanças na divisão regional do Brasil. Afinal, por influência do homem, o país está em constante transformação!
ATIVIDADE :

1-Quais foram os primeiros critérios usados para dividir o Brasil em regiões?
2-Quais foram as principais mudanças ocorridas , na formação do novo mapa do Brasil com a Constituição de 1988?
3-Coloque o nome das regiões brasileiras na atualidade, com seus respectivos estados:

163 comentários:

Victor Hugo disse...

a)Eu intendi o texto.Não tenho duvidas.Eu acho que deveriamos levar para sala como o Brasil foi dividido.Lendo o texto percebi que foi por causa do clima, mas ainda não ficou bem claro na minha cabeça

Anônimo disse...

Conçeição direi as minhas respostas

E agora você entendeu tudo o que leu?
R:Sim,entendi.

O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
R:Como era a divisão de regiões no passado.

Registre suas aprendizagens :Aprendi que a divisão de regiões do Brasil nunca foi como a de hoje,uma foi proposta em 1913,a qual o IBGE,em 1938,queria adotar,e nofim acabou indo,com algumas mudanças a partir de 1942,e então foi proposta uma em 1970 que é usada até hoje.

Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região :
Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná

Existe uma outra forma de dividir o Brasil ? Argumente a sua resposta.
R:Sim,ele pode ser dividido em três regiões ou talvez em só duas.Porque é possível fazer a divisão do país em só duas regiões,é só fazer o planejamento de como ficaria e colocar em prática.

Abraço,

Gabriel Eduardo Nº7 6ªB

Anônimo disse...

Oi Conceição,
Eu li e entendi que antes dessa divisão que temos do Brasil agora,tiveram muitas outras propostas de divisões do país,até que em 1970,somente com algumas alterações como em 1975, o estado da Guanabara foi transformado em município do Rio de Janeiro. Em 1979, Mato Grosso foi dividido, dando origem ao estado do Mato Grosso do Sul,també teve a Constituição Federal que em 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte,e com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.Entendi tudo o que falava no texto e sei exatamente do que se tratava.Eu acho que é nescessário trabalhar na sala são as antigas divisões do território brasileiro antes de ser como é agora,e,se possivel,trazer algumas imagens para compararmos o antes e o depois da divisão territorial brasileira.

Vou dar as minhas respostas:
Região Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará,Tocantins.
Região Nordeste:Maranhão,Ceará,Piauí,Bahia, Sergipe,Alagoas,Penambuco,Paraíba,Rio Grande do Norte.
Região Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,Goiás,Distrito Federal.
Região Sudeste:Minas Gerais,Espírito Santo,Rio de Janeiro,São Paulo.
Região Sul:Paraná,Santa Catarina,Rio Grande do Sul.
Sim.Existem outras formas de dividir o Brsil como em 1913, o território nacional foi dividido em cinco "brasis" .O Brasil Setentrional ou Amazônico reunia Acre, Amazonas e Pará. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas formavam o Brasil Norte-Oriental. O Brasil Oriental tinha Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul faziam parte do Brasil Meridional. E Goiás e Mato Grosso, do Brasil Central.Porque foi a partir daí que,com algumas mudanças virou a divisão do Brasil.

Bjs Conceição,

Ana Luiza de Mendonça Mendes
6ªC Nº1

Unknown disse...

Olá conceiçao.
Parabens pelo seu blog.....
Eu nao sei respoder de imediato as suas perguntas mas axo que se eu pesquisar consigo.Eu nao tenho muito tempo agora para te responder mais vou dar uma pesquisadinha e te deixo outro comentario depois ,e eu adorei o seu blog acho que atravez disso posso estudar melhor e me dar muuito beem nas provas de geografia ... Espero um dia ter muuita capacidade de ser uma professora tao exemplar como voce ... Que por fins é o meeu soonho .... Beijookas . Fica coom Deus e continue postando no bloog ok? beijokas ......
Maria Luiza Maciel n°23 6°a

Anônimo disse...

Você sabia que existe só quatro paises maior que o Brasil?

Os estados que formam uma região maior não foram escolhidas por acaso.As primeiras divisões regionais propostas para o pais, por exemplo,eram baseadas apenas nos aspectos fisico--ou seja ,ligados a natureza,com clima,vegetações e relevo.




aluno:Bryan série:6B numero:4

Anônimo disse...

Olá Conceição

Em sala podemos trabalhar sobre como foi feita a divisão até chegar na atual. Os estados do Norte são: Amazoas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins. No Nordeste são: Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, e Paraíba. No sudeste são: Minas gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, e Espírito Santo. No Centro-Oeste os estados são: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Goiás. e no Sul são: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Eu acho que não há forma melhor do que esta para dividir o Brasil, pois assim os estados estão separados por clima,tipo de floresta, etc. Pois isso facilita a localozação destes estados.

Guilherme Carboni 6ªB Nº11

Bruna 6ª B disse...

Conceição,
Achei o texto bem interessante e fiz várias aprendizagens como:

*Que o Brasil foi dividido em cinco regiões.

*Que ele é o maior país da América do Sul.
*Sua área é de 8.547.403,5 quilômetros quadrados.

*Apenas Rússia, Canadá, China e Estados Unidos tem o território maior que o nosso.

*A primeira divisão proposta foi em 1913.

*O critérios usados foram: relevo, vegetação e clima.

*Neste ano o Brasil foi dividido em cinco "brasis":Norte-Oriental,Setorial, Oriental,Meridional e Central.

*Em 1930 apareceram diferentes critérios de divisão territorial.

*Regiões atuais do Brasil:

*Norte:Acre, Rondônia, Pará, Amazonas, Tocantins,Amapá, Roraima.

*Nordeste:Maranhão,Piauí,Ceará,Bahia,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernabuco, Alagoas e Sergipe.

*Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do sul e Goiás.

*Sudeste:Minas Gerais, São Paulo,Espírito Santo e Rio de Janeiro.

*Sul:Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Eu fiz muitas aprendizagens lendo esse texto, tive apenas uma dúvida na hora de botar as regiões, mas olhei no mapa e acabei entendendo.
Acho que devíamos trabalhar sobre esse tema que tive um pouco de dúvida. Na minha opinião o Brasil não poderia ser dividido de outra forma.Acho que essa maneira foi ótima, pois se fosse ruim, teria gerado mais discussões...
Conceição acho que na sala poderiamos aprofundar os estudos na questão do tamanho territorial de outros países como: Rússia, Canadá, China e Estados Unidos.
Mil beijinhos,
Bruna/6ªB/02

Anônimo disse...

Oi Ceiça!!!!
Eu entendi, só que as primeiras divisões do Brasil eram meio complicadas, eu não consegui guardar tudo na minha cabeça. Eu nem sabia que tinha tido outro tipo de divisão que não fosse a de hoje.Acho que a gente precisa entender melhor porque foi feito antes e depois foi mudado tanto.Entendi que tudo tem a ver com a diversidade que a gente já estudou.(sotaques, comidas,musica, danças).
Então hoje a divisão é a seguinte:
Região Sul: Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do sul.
Região Sudeste: São Paulo,Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espirito Santo.
Região Centro Oeste:Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goias.
Região Norte: Acre, Amazonas, Rondonia, Roraima, Pará, Tocantins e Amapá.
Região Nordeste; Maranão, Piaí, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraiba, Alagoas, Sergipe, Pernambuco.
Na pergunta sobre outra maneira de dividir o Brasil acho que alem do tipo de clima, tipo de solo e tipo de matas, não deveria se tentar dividir mais. As pessoas podem querer dividir por estilo de vida, crenças e raças e isto acho que iria dar brigas e dividir o Brasil com guerras.
Para estudar é legal dividir mas para viver é melhor a gente ser unido em um só País.
Bjos
Lucas Romaniello Costa nº19 6ºB

Anônimo disse...

Oi Conceição,
Eudescobri que existem SÓ 4 PAÍSES maiores que o Brasil.Também descobri que a divisão regional de agora não é a mesma de antigamente e...decidiram a que temos agora a prtir de...1970,mas com uma alteração ou outra ficou que nem a que temos hoje,também que antigamente para fazer a divisão regional usavam critérios como o relevo,a vegetação,etc.Tem 4 regiões do Brasil:a Norte,a Nordeste,a Centro-Oeste,a Sul e a Sudeste.A região Norte tem os estados do Acre,Amazonas,Roraima,Pará,Amapá e Tocantins.A Sul,que é a região onde fica o nosso estado,que é Santa Catrina,além do nosso tem o Paraná e o Rio Grande do Sul.A região Nordeste tem os estados de Sergipe,Alagoas,Pernambuco,Paraíba,Rio Grande do Norte,Ceará,Maranhão,Piauí e Bahia.A região Sudeste tem os estados de Minas Gerais,São Paulo,Rio de Janeiro e Espírito Santo.A região Centro-oeste tem os estados de Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,Goiás e Distrito Federal.Já existiu uma outra forma de dividir o Brasil que já foi antigamente que foram usados os critérios do relevo,da natureza,entre outros,a partir daí foi aprimorada,e aprimorada,e aprimaorada...Até a que temos hoje,ou seja,já existiu uma outra forma de dividir o Brsil sim,que forma com os critérios de antigamente.
Bjs,
Ana Luiza de Mendonça Mendes
6ªC Nº1

Anônimo disse...

Oi Conceição,
Existem 4 regiões no Brasil,os estados que fazem parte de cada uma delas não foram escolhidos,por exemplo,quando alguém apontava para o nome de um estado,depois de um nome de uma região e,pronto,ficaria assim,não,eles não foram escolhidos por acaso.
Ex:As primeiras divisões regionais propostas para o Brasil,eram baseadas somente nos aspectos físicos,quer dizer,os que eram ligados a natureza,ao clima,a vagetação e ao relevo.

Bjs,
Ana Luiza de Mendonça Mendes
6ªC Nº1

Anônimo disse...

Conceição...
Seu blog está nota dez como sempre.

a)
Entendi tudo que o texto disse.Não ficou nenhuma duvida pois explicasse muito bem,tudo muito bem resumido.

b)
Acho que seria legal trabalhar como foi a divisão do Brasil.
c)
Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.

Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,CearáRio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.

Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.

Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espírito Santo e Minas Gerais.

Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná

d)
Sim,ele pode ser dividido em três regiões ou talvez em só duas.Porque é possível fazer a divisão do país em só duas regiões,é só fazer o planejamento de como ficaria e colocar em prática.


Nome:Maria Eduarda nº22
Série:6ªA

Anônimo disse...

Conceição,

O seu blog está muito interessante e caprichado, com as imagens e os textos.
Agora vou responder as suas perguntas:

E AGORA VOCE ENTENDEU O QUE LEU?

Entendi tudo. Achei super interessante a parte que fala das mudanças das nossas regiões.

QUAIS SAO SUAS DUVIDAS?

Eu não tenho nenhuma duvida graças ao texto fácil de entender e as figuras.

O QUE VOCE PERCEBE QUE È NECESSARIO TRABALHAR EM SALA SOBRE O CONTEUDO?
Eu acho que é necessário trabalharmos sobre o que são “brasis” e quais eram os critérios para as divisões do Brasil.

REGISTRE SUAS APRENDIZAGENS:
COLOQUE O NOME DAS REGIOES ATUAIS DO BRASIL, COLOCANDO O NOME DOS ESTADOS QUE FAZEM PARTE DA REGIAO.

REGIAO NORTE:
Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins.

REGIAO NORDESTE:
Maranhão, Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Pernambuco.

REGIAO CENTRO-OESTE:
Mato grosso, Goiás e Mato grosso do Sul.

REGIAO SUDESTE
Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

REGIAO SUL
Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

EXISTE OUTRA FORMA DE DIVIDIR O BRASIL? ARGUMENTE SUA RESPOSTA.

Sim. Eu acho que daria de dividir o Brasil a partir da cultura, sotaque e comidas. Porque as comidas no Brasil inteiro são diferentes, o sotaque também e a cultura também.

O blog esta cada dia melhor. Parabéns!

Gabriela M. de Carvalho Nº9 6ªC

Anônimo disse...

Olá Conceição,

Estão aqui as minhas respostas:

1-Não entendi completamente.

2-Minha dúvida é a seguinte: o que eram “brasis” em 1913 ?

3-É necessário trabalhar sobre a divisão do Brasil, pois ficam muitas dúvidas.

4-Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.

5- Eu acho que não,pois os países estão separados por critérios que facilitam para o estudo da geografia, coleta e organização de dados dos países, número de habitantes e outras coisas que facilitam para os seres humanos.

Mariana Caroline nº25 6ªA

Anônimo disse...

Oi Conceição...

A seguir estão as respostas das perguntas feitas:

A)Sim, eu entendi bem o texto solicitado.

B)Eu penso que seria interessante nós nos aprofundarmos um pouco no assunto: como era dividido o Brasil antigamente?

C)Minhas aprendizagens:
* o Brasil é dividido em cinco regiões;
* só a Rússia, Canadá, China e EStados Unidos têm um território maior que o nosso;
* este é o maior país da América do Sul, sendo assim sua área é de 8.547.403,5 quilômetros quadrados;
* a primeira proposta declarada para ser feita a divisão do Brasil foi em 1913.

D)Região Norte: Acre, Aazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins.
Região Sul:Paraná,Santa Catarina,Rio Grande do Sul.
Região Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,Goiás
Região Sudeste: São Paulo, Espírito Santo,Rio de Janeiro
Região Nordeste:Bahia,Maranhão,Ceará,Piau,Pernambuco,Alagoas,Sergipe,Paraíba,Rio Grande do Norte.

E)Na minha opinião, não poderia ser dividido em outra forma pois, como a Bruna disse, tivesse já teria jerado discussões há muito tempo.


Beijocasss Conceição
Laryssa 6ªB Nº17

Gabi Bobato Mainardes disse...

Sim,eu intendi o texto. tenho dúvidas em como o brasil foi dividido.eu acho que assim,eu não me lembro muito bem como que o brasil foi dividido,por mais que li um pouco sobre isso no texto ainda tenho umas duvidas sobre esse assunto.
Então é isso gostaria que a senhora relembrase isto em sala de aula.
Obrigada*.*
Beijos ;)

Anônimo disse...

Olá,

Aqui estão as minhas respostas:

E agora você entendeu tudo o que leu?

R.: Sim, tranquilamente.

Quais são suas dúvidas?

R.: Nem uma, pois os textos eram muito bem explicados e completos(completando-o com imagens)

O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?

R.: Seria importante estudar por que eram divididas assim e como eram divididas.

Minhas Aprendizagens:

Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás (Onde se localiza Brasília).

Nordeste: Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Bahia.

Norte: Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia.

Existe uma outra forma de dividir o Brasil? Argumente a sua resposta.

R.: Sim, dividir o país em quatro partes de 2136850,875 quilômetros quadrados cada região, ou seja, dividir o país em quatro partes iguais. Acredito que com isso o governo se preocupara com lugares com um baixo índice de desenvolvimento, pois, ganhariam mais dinheiro de impostos e não teriam mais desculpas de falta de renda para aprimorar este país e evoluí-lo para melhor.

Anônimo disse...

1.Eu entedi tudo.Não tenho nenhuma duvida.Lendo sua postagem posso explicar isso para os meus colegas: a divisão de regiões do Brasil nunca foi a mesma que a de hoje,uma foi sugerida em 1913,em 1938,quiseram adotar,e no final acabou sendo concebida,com algumas mudanças a partir de 1942,e então veio uma proposta que é utilizada atá hoje:a de 1970.

2.As regiões do Brasil e seus estados:

Norte:Acre,Amazônia,Rondônia,Amapá,Pará,Tocantins e Roraima
Nordeste:Maranhão,Bahia,Piauí,CearáPernanbuco,Alagoas,Sergipe,Paraíba,Rio Grande do Norte.

Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,Distrito Federal e Goiás.

Sudeste:Minas Gerais,Espírito Santo,Rio de Janeiro,São Paulo.

Sul:Santa Catarina,Paraná, Rio Grande do Sul.

3.Sim,poderia,ele podia ser dividido tipo como no Tratado de Tordesilhas que dividiu o Brasil em duas partes,ou então podiamos dividi-lo em quatro partes:Norte,Sul,Leste e Oeste.
A proposto só precisaria ser avaliada r depois colocada em pratica.

Lara Luisa Corrêa nº16 6ªA

Mateus disse...

Agora você entendeu tudo o que leu?

Sim

O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
Como a divisão mudou ao longo dos anos.

Registre suas aprendizagens : Que a divisões passadas de regiões do Brasil nunca foi como a de hoje,foi uma proposta do IBGE adotou,e nofim acabou mudando a partir de 1942,e então foi proposta uma em 1970 que é usada até hoje.

Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.

Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná

Existe uma outra forma de dividir o Brasil ? Argumente a sua resposta.
R:Sim,ele pode ser dividido em três regiões ou talvez em só duas.Porque é possível fazer a divisão do país em só duas regiões,é só fazer o planejamento de como ficaria e colocar em prática.

Unknown disse...

Oi conceição

Sim, entendi tudo que li.

Na minha opinião, é muito importante trabalhar sobre isso, pois precisamos saber onde cada estado do Brasil se localiza.

Aprendi que:

• O critérios usados para dividir foram: relevo, vegetação e clima.

• O Brasil é dividido em 5 regiões:

NorteAcre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins

Nordeste Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Centro-Oeste  Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito federal.

Sul  Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Sudeste  Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Sim, existe outra forma de dividir o Brasil, mas na minha opinião o Brasil não poderia ser dividido de outra forma.Acho que dessa forma ficou ótima.

Luiza 6ªA n°20

Anônimo disse...

Olá Conceição!!!

Entendi muito bem o conteúdo que você colocou em seu blog, apenas ficou uma pequena dúvida, o que são "brasis"? Significa que o Brasil, foi dividido em cinco regiões?

O que eu acho interressante trabalhar em sala sobre esse conteúdo, é justamente, explicar o que é exatamente "brasis".

Fiz muitas aprendizagens com os textos representados como:

- O Brasil é o maior país da America do sul.
- O Brasil, sofreu várias mudanças em relação as suas regiões, e que vai continuar mudando.
- Descobri que Brasília com foi construída em 1960 ela vai fazer 50 anos em 2010.

As regiões do Brasi, hoje em dia são:

REGIÃO NORTE: RORÁIMA,AMAPÁ,AMAZONAS,PARÁ,ACRE,RONDÔNIA E TOCANTINS.

REGIÃO NORDESTE: MARANHÃO,PIAUÍ,BAHIA,CEARÁ,RIO GRANDE DO NORTE,PARAÍBA,PERNAMBUCO,ALAGOAS E SERGIPE.

REGIÇAO CENTRO-OESTE: MATO GROSSO,MATO GROSSO DO SUL E GOÍAS(BRASÍLIA)

REGIÃO SUDESTE: MINAS GERAIS,SÃO PAULO,RIO DE JANEIRO E ESPÍRITO SANTO

REGIÃO SUL: PARANÁ,SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL.

Se eu fosse dividir o Brasil, eu tentaria dividi-lo, fazendo com que cada região ficasse o mais igual possível.Talvez assim não teríamos tantos problemas como o de: o total de população para pouca água em uma região e na outa pouca população para o total de água disponível. Com isso, na minha opinião poderíamos conter um pouco o problema com a água de nosso planeta.

ADOREI SUA POSTAGENS!!
ABRAÇOS
MARIANA BEATRIZ Nº24 6ªA

Anônimo disse...

Achei interessante saber que o nosso país foi dividido em 5 regiões , para facilitar o nosso estudo geográfico e que Apenas quatro países no mundo inteiro -- Rússia, Canadá, China e Estados Unidos -- têm território maior do que o brasileiro. Para divisão da região foi usado o critério naturais levando em conta o clima a vegetação e relevo.Ao longo do tempo levaram em consideração características humanas como a economia e o modo de vida da população.
Em 1913 o Brasil foi dividido em 3 brasis e não em regiões Brasil Setentrional ou Amazônico reunia Acre, Amazonas e Pará. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas formavam o Brasil Norte-Oriental. O Brasil Oriental agregava Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro -- onde ficava o Distrito Federal, a sede do governo brasileiro -- e Minas Gerais. São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul faziam parte do Brasil Meridional , e esta divisão proporcionou estudo até 1930.
Depois de um tempo o IBGE sugeriu alterar a mundança para que ficasse igual a de 1913 porém com algumas alterações que sari mudar alguns nomes da região

Em 1969, uma nova divisão regional foi proposta porque a divisão de 1942 já não era considerada útil para o ensino de geografia ou para a coleta e divulgação de dados sobre o país. Veja como ficou o mapa do Brasil em 1970

Beijos Conceição o seu blog ta de + continue assim
Jade 6 °A N° 13

Carol R. disse...

Entendi tudo o que li e por enquanto não tenho duvidas em relação ao assunto. Acho que seria necessário trabalhar o que mudou na divisão do território brasileiro, e também podemos revisar porque mudou tanto.
Aprendi que: antes de ter essa divisão atual, o Brasil já tinha sido antes dividido em diferentes partes várias vezes. Também que isso tudo ocorreu por causa do clima, vegetação, relevo, etc.
Norte: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins.
Nordeste: Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
Em minha opinião existe sim outra forma de dividirmos o Brasil, em duas partes, por exemplo, no mundo existem dois hemisférios, o oriental e o ocidental, então, o Brasil também poderia ser dividido assim.

mari machado disse...

a) Sim, entendi tudo.

b) Como os "brasis" eram estudados em 1913 e como eles "nasceram".

c)
- A primeira divisão feita no Brasil foi realizada em 1913 e foi denominada "brasis".
- Apenas 4 países em todo o mundo são mais extensos que o Brasil (Estados Unidos, Canadá, Russia e China).
- O Brasil é o país mais extenso da América do Sul.
- Depois da primeira divisão regional feita no Brasil, a segunda foi apenas realizada depois de quase 30 anos.
(as mais importates ali em cima).

d)Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná

e)Sim, em duas ou quatro regiões, precisaria de um planejamento e plantas, etc.

PS: não tive nenhuma duvida, apesar do texto ser um pouco dificil.

beeijos !
Mariana 6B numero 26

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

E agora você entendu?
R:Sim,eu entendi muito bem.

Quais são suas duvidas?
R:Não tenho nenhuma dúvida.

O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
R:Deveria-mos trabalhar mais sobre divisões regionais.

Registre suas aprendizagens:Divisão regional foi criada com fins puliticos para a distribuição de verbas e a adiministração mais próxima.Toda evolução Havida nestas divisões tem um caracter fisico(relevo,clima e vegetação),político,sócio-econômico.Notamos ainda que ha um grande interesse regional para que algumas modificações sejam feitas .Nota-se uma grande diferença dentro da própria região:Social,econômico,politico. ex.:O Pará embora participando da mesma ragião Norte tem muitas caracteristicas e diferenças regionais.

Coloque o nome das regiões atuais do Brasil,colocando o nome dos estados que fazem parte de cada

Região Sul:Rio grande do Sul,Santa Catarina,Paraná.

Região Suldeste:São paulo,Minas Gerais,Rio de Janeiro ,Espirito Santo

Região Centroeste:Mato Grosso do Sul,Mato Grosso,Goias,Distrito Federal

Região Norte:Roraima,Acre,Amazonas,Rondônia,Pará,Amapá,Tocantins

Região Nordeste:Rio Grande do Norte,Sergipe,Paraíba,Pernabuco,Alagoas,Bahía,Maranhão,piauí,Ceará.

Existe uma outra forma de dividir o Brasil?
Argumente sua resposta.
R:Já existe uma outra divisão que é a econômia.Nordeste-Amazônia e a Centro-Sul





Nome:Bryan Série:6B Numero:4

# laaais . disse...

Oii Conceição,
Entendi os textos, não fiquei com dúvidas, e acho interessante trabalhar em sala como eram as divisões antes dessas atuais.
As regiões existentes no Brasil são: Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Norte: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins.
Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande Do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Sudeste: : Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Acho que por essas regiões serem divididas de acordo com semelhanças em clima, relevo, florestas e etc., não existe jeito melhor de dividir o Brasil.

Beijos,

Laís Puff - 6ª B , nº 16

Criador disse...

Dae conceição,

entendi o texto, eu não estou com duvidas no momento, mas concerteza estarei perguntando sobre o assunto quando estaremos estudando em sala de aula. Seria legal se nós aprender como foi se dividindo o Brasil por regiões. Aprendi que no passado as divisões do Brasil eram diferentes do que a de hoje.

Norte: Tocantis, Acre, Rondônia, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima.

Nordeste: Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás.

Sudeste: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

Poderia dividir o pais em 4 partes: Norte, Sul, Oeste, Leste.


ABRAÇOS: JOÃO VICTOR DALVESCO BOTÃO, Nº15, 6ª SÉRIE 'A'.

Anônimo disse...

Oi Conceição,
Lendo esse texto,percebi que desde a antiguidade as divisões regionais do Brasil mudaram muito.Primeiro os critérios eram apenas aspectos físicos(quer dizer,ligados a natureza,ao clima,vegetação e ao relevo).
Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.
Sim,é possível o Brasil ter outra divisão regional,como antigamente.


bjxxxxxx Thaianny_6ªC_nº28

Anônimo disse...

Sim, eu entendi tudo .Eu acho que é necessário trabalhar na sala: em quantas partes o Brasil é dividido , quantas e quais cidades compõe estas regiões , qual a vantagem destas divisões para o governo e para o Brasil .A região norte que é composta por estes estados: Acre,Amazônia,Rondônia,Pará,Tocantins,Roraima e Amapá.Região Nordeste:Maranhão,Piauí,Bahia,Ceará,Sergipe,alagoas,Pernambuco,Paraìba e Rio grande do Norte.Região Centro-Oeste: Mato grosso,Mato grosso do Sul e Goiás.Região Sudeste: São Paulo,Minas Gerais,Rio de Janeiro e Espírito Santo.Região Sul: Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul.Sim ele poço ser dividido em cinco e cinco cidades ,mas não ficaria tão bom quanto já está ,porque dividir o Brasil desta forma foi muito bom o melhor possível . nº2 nome: André Felipe 6ª C .

Anônimo disse...

Sim, eu entendi tudo .Eu acho que é necessário trabalhar na sala: em quantas partes o Brasil é dividido , quantas e quais cidades compõe estas regiões , qual a vantagem destas divisões para o governo e para o Brasil .A região norte que é composta por estes estados: Acre,Amazônia,Rondônia,Pará,Tocantins,Roraima e Amapá.Região Nordeste:Maranhão,Piauí,Bahia,Ceará,Sergipe,alagoas,Pernambuco,Paraìba e Rio grande do Norte.Região Centro-Oeste: Mato grosso,Mato grosso do Sul e Goiás.Região Sudeste: São Paulo,Minas Gerais,Rio de Janeiro e Espírito Santo.Região Sul: Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul.Sim ele poço ser dividido em cinco e cinco cidades ,mas não ficaria tão bom quanto já está ,porque dividir o Brasil desta forma foi muito bom o melhor possível . nº2 nome: André Felipe 6ª C .

Anônimo disse...

Sim, eu entendi tudo .Eu acho que é necessário trabalhar na sala: em quantas partes o Brasil é dividido , quantas e quais cidades compõe estas regiões , qual a vantagem destas divisões para o governo e para o Brasil .A região norte que é composta por estes estados: Acre,Amazônia,Rondônia,Pará,Tocantins,Roraima e Amapá.Região Nordeste:Maranhão,Piauí,Bahia,Ceará,Sergipe,alagoas,Pernambuco,Paraìba e Rio grande do Norte.Região Centro-Oeste: Mato grosso,Mato grosso do Sul e Goiás.Região Sudeste: São Paulo,Minas Gerais,Rio de Janeiro e Espírito Santo.Região Sul: Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul.Sim ele poço ser dividido em cinco e cinco cidades ,mas não ficaria tão bom quanto já está ,porque dividir o Brasil desta forma foi muito bom o melhor possível . nº2 nome: André Felipe 6ª C .

Anônimo disse...

Sim, eu entendi tudo .Eu acho que é necessário trabalhar na sala: em quantas partes o Brasil é dividido , quantas e quais cidades compõe estas regiões , qual a vantagem destas divisões para o governo e para o Brasil .A região norte que é composta por estes estados: Acre,Amazônia,Rondônia,Pará,Tocantins,Roraima e Amapá.Região Nordeste:Maranhão,Piauí,Bahia,Ceará,Sergipe,alagoas,Pernambuco,Paraìba e Rio grande do Norte.Região Centro-Oeste: Mato grosso,Mato grosso do Sul e Goiás.Região Sudeste: São Paulo,Minas Gerais,Rio de Janeiro e Espírito Santo.Região Sul: Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul.Sim ele poço ser dividido em cinco e cinco cidades ,mas não ficaria tão bom quanto já está ,porque dividir o Brasil desta forma foi muito bom o melhor possível . nº2 nome: André Felipe 6ª C .

Anônimo disse...

Sim, eu entendi tudo .Eu acho que é necessário trabalhar na sala: em quantas partes o Brasil é dividido , quantas e quais cidades compõe estas regiões , qual a vantagem destas divisões para o governo e para o Brasil .A região norte que é composta por estes estados: Acre,Amazônia,Rondônia,Pará,Tocantins,Roraima e Amapá.Região Nordeste:Maranhão,Piauí,Bahia,Ceará,Sergipe,alagoas,Pernambuco,Paraìba e Rio grande do Norte.Região Centro-Oeste: Mato grosso,Mato grosso do Sul e Goiás.Região Sudeste: São Paulo,Minas Gerais,Rio de Janeiro e Espírito Santo.Região Sul: Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul.Sim ele poço ser dividido em cinco e cinco cidades ,mas não ficaria tão bom quanto já está ,porque dividir o Brasil desta forma foi muito bom o melhor possível . nº2 nome: André Felipe 6ª C .

Anônimo disse...

Olá conceição!

Eu adorei seu texto e entendi muito bem sem ficar com nenhuma duvida.
O que nós poderiamos estudar é o nome, capital, em que região fica cada estado.
Região Sul:Rio grande do Sul,Santa Catarina,Paraná.
Há várias maneiras de dividir o Brasil pois na sua história as regioes ja muaram umo mnte
Região Suldeste:São paulo,Minas Gerais,Rio de Janeiro ,Espirito Santo

Região Centroeste:Mato Grosso do Sul,Mato Grosso,Goias,Distrito Federal

Região Norte:Roraima,Acre,Amazonas,Rondônia,Pará,Amapá,Tocantins

Região Nordeste:Rio Grande do Norte,Sergipe,Paraíba,Pernabuco,Alagoas,Bahía,Maranhão,Piauí,Ceará.

Anônimo disse...

Olá Conceição!
Aqui estão as minhas respostas:
1)E agora você entendeu tudo o que leu?
R:Sim, entendi tudo apresentado no texto.
2)O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
R:Como era divido as regiões antigamente. E mais explicações sobre as divisões regionais, ou seja, as histórias...E também, poderíamos aprender se existem regiões em outros países, e se sim, quais são elas, como se formaram...
Registre suas aprendizagens :
R:Aprendi vária coisas, e o assunto principal era a divisão entre regiões do Brasil, nomeadas de:Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ou seja, nem sempre foram chamadas assim, e nem sempre foram divididas da mesma forma. Tudo começou com uma proposta em 1913. O IBGE queria adotar, e fez isso em 1938, mas após começaram a ter alguma mudanças em 1942. Ou seja, é usada até hoje.
O Brasil é o maior país da América do Sul, tendo só 4 países maiores que ele. China, Estados Unidos da América, Rússia e Canadá. Com 8.547.403,5 quilômetros quadrados.
Dividir o Brasil em regiões nos facilita a pesquisa sobre o país. As regiões são divididas antigamente eram baseadas nos aspectos físicos, ou seja, muito relacionado com a natureza. Logo depois, começaram a considerar também as características humanas. Moda de vida e etc... Para definir quais estados fariam parte de cada região. Para coleta de dados é melhor termos o Brasil divido em regiões, ou seja, é melhor também para fazer comparações. Isso até ajuda a prefeitura para investir nos países.
Antigamente, o Brasil era dividido em pequenos “Brasis”, que levava em consideração a vegetação, o c lima, e a natureza. O pequeno Brasil Setentrional ou Amazônico, era completo por Pará, Amazonas e Acre. Norte - Oriental tinha Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O Oriental era Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, onde ficava o Distrito Federal, a sede do governo brasileiro e Minas Gerais. O Brasil Meridional era formado por São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Goiás e Mato Grosso, do Brasil Central. Nessa época eles se importavam muito como o Brasil era visto. Essas divisões foram mudando com o tempo, e resultou no que é hoje. Obviamente, no futuro, terá mudanças na formação e nos nomes. Pois o homem é evoluído, e precisará de novos recursos, para facilitar a coleta de dados.
3) Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região :
R: *Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
*Nordeste: Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
*Norte: Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
*Sul: Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.
*Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
4) Existe uma outra forma de dividir o Brasil ? Argumente a sua resposta:
Em minha opinião sim. Para ser mais práticos, deveríamos dividir o Brasil em duas ou três regiões. Juntasse Norte e Nordeste, pois eles têm quase o mesmo resultado em pesquisas e coletas de dados. E Sul e Sudeste, pelo mesmo caso, e o Centro-Oeste poderia entrar em alguma das duas regiões, ou não, seria uma região só. Isso facilitaria nas pesquisas.
Beijos, Ingrid Rebello, 6ªB, nº 15.

Anônimo disse...

Oi Conceição! Esse assunto é interessante mesmo! Agora, minhas respostas:

a)Sim, entendi o texto.
b)Não tenho dúvidas, pois acho que foi bem explicado.
c)Acho que devemos trabalhar mais sobre os fatores que influenciaram as mudanças durante os anos nas divisões do Brasil e se seria necessário fazer mudanças.
d) Eu percebi que a divisão do Brasil no passado, não era que nem hoje, e que teve muitos motivos pelos quais ocorreram essas mudanças e elas não podem ser evitadas, afinal o Brasil está em desenvolvimento constante e muita coisa pode mudar.
e) Região Norte: Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins.
Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul – Distrito Federal.
Região Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
f) Pode existir, pois os critérios para divisões do Brasil podem mudar, por exemplo, daria para dividir o nosso país por: clima (lugares, mais quentes, mais frios etc..), por vegetação (matas, animais selvagens, condições de habitat para os animais etc..), por população (os estados mais populosos, ou com extensão territorial maior etc..), por desenvolvimento (social, econômico, político etc..), por poluição (os estados mais poluentes, com mais gases poluentes, mais fábricas, porto, que podem poluir o ambiente etc..).
Bem, foi isso que eu consegui entender lendo todos esses textos, achei muito interessante e espero que nossas aulas sejam bastante produtivas!

Beijinhos Conceição!

Elisa - 6ªB – nº: 06

Anônimo disse...

Oi Conceição.

a)Sim eu entendi tudo que eu li.E eu não tenho nenhuma dúvida sobre o texto pois está muito detalhado.

b)Eu acho que devemos trabalhar sobre todas as divisões, desde a primeira até a que utilizamos hoje.

c)Apendi que todas as regiões foram divididas de uma forma , cada uma pelas suas caracteristicas;aprendi também que a primeira divisão regional foi feita em 1913,a segunda em 1938,a terceira em 1942 a partir dessa mudança foram feitas varias outras,até chegar na quarta em 1970que é uasada até hoje.

d)
NORTE:Rondônia,Acre,Roraima,Amazo-
nas,Tocantins,Acre,Amapá.SUL:Para-ná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul.NORDESTE:Alagoas,Piauí,Rio Grande do Norte,Sergipe,Bahia,Paraíba,Ceará e Pernambuco.SUDESTE:São Paulo,Minas Gerais,Rio de Janeiro e Espirito Santo.CENTRO-OESTE:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.

e)Eu acho que esta divisão do jeito que está ,tá ótima pois está dividida de uma forma que dá para entender,com certeza não penso em outra forma para dividir.

Taissa 6ªB N°28

Anônimo disse...

Conceição eu intendi oo texto e nao tenho nenhuma duvida.Eu acho que poderia ser trabalhado em saula de aula como foi feita a divisão ate chegar na atual.Aprendi que as regioes do Brasil nunca foram iguais e que sempre terão novas idéias de como pode ser reconstruida, e que decidiram em 1970 e em 1975 fiseram algumas modificações,e que esta ate hoje.Norte,Amazonas,acre,roraima,rondonia,amapa,para e tocantins.Noerdeste,Bahia,maranhão,ceara,piaui,rio grande do N.,paraiba,alagoas,sergipepernambuco.Centrro Oeste,mato grosso do S.,mato grosso,goias.sao paulo,rio de janeiro,espirito santo,minas gerais.Sul,santa catarina,rio grande do S.,e parana.Sim poderia ser dividido em menos partes,assim o critério seria culturas,hábitos alimentares,vestimenta e etc...
Tchau e ate o proximo comentario
Vinícius B. Batista n°32 6°C

Anônimo disse...

Oi Conceição
Minhas respostas:
Não, eu não tenho nenhuma dúvida. E acho muito curioso estudarmos ou aprofundarmos no assunto da divisão regional em muitos anos atrás como em 1913 e 1940. Apenas quatro países no mundo inteiro (Rússia, Canadá, China e Estados Unidos) têm território maior do que o Brasil. E que O território brasileiro foi dividido em cinco "brasis" e não em regiões.
Norte: Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará,Tocantins.
Região Nordeste:Maranhão,Ceará,Piauí,Bahia,Sergipe,Alagoas,Pernambuco,Paraíba,Rio Grande do Norte.
Região Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,Goiás,Distrito Federal.
Região Sudeste:Minas Gerais,Espírito Santo,Rio de Janeiro,São Paulo.
Região Sul:Paraná,Santa Catarina,Rio Grande do Sul.
Sim.Existem outras formas de dividir o Brasil, exemplo: regiões mais populosas ou regiões com maiores IDH.
Guilherme Luiz P. .Nº13. 6ªB.

Unknown disse...

Olá conceiçao...
Eu entendi o texto,nao tive duvidas,axo que deveria levar pra sala de aula tudo mas em forma de atividades avaliativas, porem assim nos fazendo cada vez mais a gente valorizar as nossas ideias asiim ganhando mais criatividade e sabedoria.*Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
*Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
*Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
*Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.Como ja foi dito nos comentarios abaixo eu tambem axo que existe sim outra forma de dividirmos o Brasil, em duas partes, por exemplo, no mundo existem dois hemisférios, o oriental e o ocidental, então, o Brasil também poderia ser dividido assim: lado brazil norte e brazil sul....
bijos..]
Maria Luiza Maciel n°23 6°a

Maria Eduarda 6ªB disse...

Oi conceição:
Esse novo assunto que estamos trabalhando é muito legal e interessante, pois afinal eu nunca havia me perguntado o porquê que o Brasil foi divido em regiões, pelo que entendi os estados pertencem a uma certa região devido a semelhança entre outros estados que estão em cada região, isso conta a vegetação,o clima e as características humanas.Achei muito interessante os critérios que foram utilizados para dividir o nosso país, as informações que se destacaram mais para mim foram essas:

-o Brasil é o maior país da América do Sul, com uma área de 8.547.403,5 quilômetros quadrados e é o 4° maior país do mundo.

-o nosso país é dividido em cinco regiões (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul),e o Brasil era dividido em ´´brasis``.

-Existem aspectos que baseiam as regiões do Brasil, como: vegetação, relevo, clima, atividades econômicas e o modo de vida da população.

Agora eu vou responder as suas perguntas:

a)E agora você entendeu tudo o que leu?
R. Sim, entendi e achei muito interessante nós trabalharmos isso

b) Quais são suas dúvidas?
R. Bom conceição, pelo o que eu li não tive dúvidas.

c) O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
R. Sim é necessário, pois ai ficamos sabendo a que região pertencemos, pois final já ouve muitas mudanças e pode haver mais algum no futuro,e precisamos saber também por que facilita os nossos estudos principalmente os de geografia.

Registre suas aprendizagens:
*Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região:

Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins.

Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceára, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio
Grande do Norte e Sergipe.

Região Centro-oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Região Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

*Existe uma outra forma de dividir o Brasil ? Argumente a sua resposta.
R. bom, para mim existe outra forma que seria dividir igualmente todos os estados para cada região,mas ficaria muito confuso pois já temos os estados em cada região,então para mim é melhor não mudar.

beijos Conceição...
e continue postando no blog

Anônimo disse...

oi conceição !
Aqui estão as respostas das perguntas:

você entendeu tudo o que leu?
Sim, eu entendi.

Quais são suas dúvidas?
Não tenho nenhuma dúvida.

O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
Como o Brasil foi divido e como eram as divisões no passado.

Registre suas aprendizagens:
-Aprendi que apenas 4 paises tem o território maior que o Brasil:Rússia, Canada, China e Estados Unidos.
-Que o Brasil foi dividido em cinco regiões e os estados que compõe cada região.
-Que a divisão do Brasil nunca foi como a de hoje.
-Sua área é de 8.547.403,5 quilômetros quadrados.

Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região :

Região Norte:Amapá,Pará,Amazonas,
Tocantins,Roraima,Rondonia e Acre.

Região Nordeste:Maranhão,Piaui,
Bahia,Ceará,Rio Grande do Norte,
Paraiba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.

Região Centro-Oeste:Mato Grosso,
Goiás,Mato Grosso do Sul.

Região Sudeste:minas Gerais,São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo.

Região Sul:Paraná, Santa Catarina,
Rio Grande do Sul.

Existe uma outra forma de dividir o Brasil ? Argumente a sua resposta.
Sim, existe outra forma de dividir o Brasil.Em estados, que são 26 + o distrito federal.Mas acho que da forma em que o Brasil está divido, está muito bom.

Conceição, a sua explicação do texto está ótima, e o seu blog também, continue assim...
Beijinhos ´
Nathália Rodi-6ªb-Nº27

Carol R. disse...

Entendi tudo o que li e por enquanto não tenho duvidas em relação ao assunto. Acho que seria necessário trabalhar o que mudou na divisão do território brasileiro, e também podemos revisar porque mudou tanto.
Aprendi que: antes de ter essa divisão atual, o Brasil já tinha sido antes dividido em diferentes partes várias vezes. Também que isso tudo ocorreu por causa do clima, vegetação, relevo, etc.
Norte: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins.
Nordeste: Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
Em minha opinião existe sim outra forma de dividirmos o Brasil, em duas partes, por exemplo, no mundo existem dois hemisférios, o oriental e o ocidental, então, o Brasil também poderia ser dividido assim.

Carolina Da Rocha nº05 série 6ªB

Mateus disse...

Agora você entendeu tudo o que leu?

Sim

O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
Como a divisão mudou ao longo dos anos.

Registre suas aprendizagens : Que a divisões passadas de regiões do Brasil nunca foi como a de hoje,foi uma proposta do IBGE adotou,e nofim acabou mudando a partir de 1942,e então foi proposta uma em 1970 que é usada até hoje.

Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.

Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná

Existe uma outra forma de dividir o Brasil ? Argumente a sua resposta.
R:Sim,ele pode ser dividido em três regiões ou talvez em só duas.Porque é possível fazer a divisão do país em só duas regiões,é só fazer o planejamento de como ficaria e colocar em prática.

Mateus Nº24 6ªB

Anônimo disse...

Sim, entendi tudo o que li.

Não tenho nenhuma dúvida.

Acho necessário trabalhar como era a divisão antigamente, suas semelhanças, diferenças.

Minhas aprendizagens foram:

* O Brasil não foi separado por acaso, tiveram várias análises de diversos critérios.

* O Brasil foi dividido em cinco regiões.

* As primeiras divisões regionais propostas, foram baseadas no clima, na vegetação e no relevo.

Norte- Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Tocantins e Amapá.

Nordeste- Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Centro-Oeste- Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Sudeste- Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Sul- Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Sim, a outra forma de dividir o Brasil é a Geoeconômica, que é baseada nos aspectos da econômica e dividida em três partes: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

Beijos. Gabriela Lunardelli 6ªA nº08

Anônimo disse...

(A) Muito bem.
(B) Por que os estados que formam uma grande região, são semelhantes.
Em 1913 o país foi dividido em cinco "brasais”, por que não em regiões.
(C) É bom trabalhar em sala de aula, as regiões, não só a nossa mais todas. E sobre a divisão.
Nome: Michael P.G Fusão. Nº21. 6ªD

Unknown disse...

Respostas:
a)Sim,entendi tudo que eu li.

b)Acho que era necessário levar para a sala:Como era e como é agora a divisão do brasil,assim faríamos comparações.

c)Aprendi:Que o Brasil já foi dividido em regiões diferentes como é hoje.

d)Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.

e)Pode ser dividido em poucas, ou em muitas.Mais para isso acontecer tem que ter um bom planejamento.Mas a melhor forma é como ele está agora

Anônimo disse...

olá conseiçao,minhas respostas so as seguintes:

1- E agora, vc entendeu tudo o que leu?
R:Sim, entendi tudo que li.

2-O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
R:As diferenças entre a divisao de territorios do passado com a atual.

Registre suas aprendizagens : Aprendi,que desde 1913 ouve muitas mudanças na divisao regional do brasil,e que eram divididos de acordo com a cultura,clima, vejetaçao, etc...

Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região :
Norte:Amazonas,Acre,Rondônia, Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte ,Paraíba , Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná

Existe uma outra forma de dividir o Brasil ? Argumente a sua resposta.
R: Eu acho que sim, pois pode ser dividido pelas zonas termicas, ou mesmo pelas caracteristicas geograficas. Poderia ser dividido em 2 ou 3 regioes mas mesmo assim, a divisao atual ainda esta mais facil de compreender do que a de 1913.

ABRAÇOS MARIA FERNANDA 22 / 6ª C

Maria Helena Nº23 disse...

Não tenho dúvidas, o texto é ótimo e explica bem tudo o que diz. Eu acho interessante aprender mais em sala de aula sobre como era antes a divisão das regiões (brasis), porque achei muito interessante.

As regiões atuais do Brasil são:
Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Sudeste: São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás. (Distrito Federal).
Norte: Acre, Amazonas, Tocantins, Pará, Roraima, Rondônia e Amapá.
Nordeste: Bahia, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

Sim, de acordo com os cinco brasis.

Anônimo disse...

Oi conceição !
Pelo o que eu li e observei nos mapas , as divisões regionais não foram sempre as mesmas;
Norte: Amazonas , Roraima , Rondônia ,Acre , Amapá , Tocantins e Pará .
Nordeste :Maranhão , Piauí , Ceará , Rio Grande do Norte , Paraiba , Pernambuco , Alagoas , Sergipe e Bahia .
Centro O-este : Mato Grosso , Mato Grosso do Sul e Goiás .
Sudeste : São Paulo , Rio de Janeiro , Espírito Santo e Minas Gerais .
Sul : Santa Catarina , Paraná , e Rio Grande do Sul.
É possivél sim o Brasil ter outras divisões como já aconteceu anteriormente .
beeijos !
Giovanna Dias 6ªC nº 10

Anônimo disse...

Olá Conceição,
seu blog está ótimo como sempre!

Entendi tudo, e não tive dúvidas.

agora, quanto as repostas:

•Acho que precisamos estudar em sala os motivos dos quais as regiões do Brasil foram divididos assim.

•Aprendi que antes, a divisão das regiões não era como é hoje! E que foram escolhidos assim por suas características como: clima, vegetação e relevo.
E para os estados usavam características humanas: como atividades econômicas e o modo de vida da população.

•Norte: Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Acre e Tocantins.
•Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
•Centro-oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
•Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
•Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Sim, existe. Mas acho que deveria ser assim como já é, pois a divisão das regiões combinaram bem com as características naturais de cada uma.

Eduarda Hufenüssler, 6ªA, nº1 .

Maria Eduarda 6ªB N°22 disse...

Oi conceição:
Esse novo assunto que estamos trabalhando é muito legal e interessante, pois afinal eu nunca havia me perguntado o porquê que o Brasil foi divido em regiões, pelo que entendi os estados pertencem a uma certa região devido a semelhança entre outros estados que estão em cada região, isso conta a vegetação,o clima e as características humanas.Achei muito interessante os critérios que foram utilizados para dividir o nosso país, as informações que se destacaram mais para mim foram essas:

-o Brasil é o maior país da América do Sul, com uma área de 8.547.403,5 quilômetros quadrados e é o 4° maior país do mundo.

-o nosso país é dividido em cinco regiões (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul),e o Brasil era dividido em ´´brasis``.

-Existem aspectos que baseiam as regiões do Brasil, como: vegetação, relevo, clima, atividades econômicas e o modo de vida da população.

Agora eu vou responder as suas perguntas:
a)E agora você entendeu tudo o que leu?
R. Sim, entendi e achei muito interessante nós trabalharmos isso

b) Quais são suas dúvidas?
R. Bom conceição, pelo o que eu li não tive dúvidas.

c) O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
R. Sim é necessário, pois ai ficamos sabendo a que região pertencemos, pois final já ouve muitas mudanças e pode haver mais algum no futuro,e precisamos saber também por que facilita os nossos estudos principalmente os de geografia.

Registre suas aprendizagens:

*Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região:

Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins.

Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceára, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Região Centro-oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Região Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

*Existe uma outra forma de dividir

o Brasil ? Argumente a sua resposta.
R. bom, para mim existe outra forma que seria dividir igualmente todos os estados para cada região,mas ficaria muito confuso pois já temos os estados em cada região,então para mim é melhor não mudar.

Anônimo disse...

Sim,entendi tudo que li.Mas não tive duvidas.Na minha opnião seria muito importante,trabalhar sobre tudo isso que está no texto,pois é muito importante a turma saber onde se localiza,cada estado do Brasil.
Eu aprendi que:
*O Brasil é o maior país da Américado Sul.
*Sua aréa é de 8.547.403,5quilômetros quadrados.
*Apenas quatro países do mundo inteiro -Russia,China,Estados Unidos e Canadá.Tem o território maior que o Brasil.
*Dividir o brasil em regiões facilita o ensino em geografia.
*Neste ano o Brasil foi dividido em cinco Brasis:Norte-Oriental,Setorial,Meredional e central.
*A primeira divisão proposta foi em 1913.
Regiões atuais do Brasil:
*Norte:Acre,Rondônia,Pará,Amazonas,Tocantins,Amapá e Roraima.
*Nordeste:Maranhão,Piauí,Ceará,Bahia,Rio Grande do Norte,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
*Centro Oeste:Mato Grosso do Sul e Goiás.
*Sudeste:Minas Gerais,São Paulo,Espírito Santoe Rio de Janeiro.
Sul:Santa catarina,Paraná e Rio Grande do Sul.
na minha opnião,não poderia ser dividida em outra forma,pois essa forma é ótima de ser dividido.Se tivesse outra forma já teria gerado,discusões há muito tempo.

felipe 6ªA n°3 disse...

Sim eu entendi tudo que li.Nao fiquei com duvidas.Eu acho importante nós trabalharmos como dividiram o Brasil e por que.

Região Norte: Acre,Amapá, Amazonas,Pará,Rondônia,Roraima e Tocantins.

Região Nordeste: Alagoas,Bahia, Ceará,Maranhão,Paraíba, Pernambuco,Piauí,Rio Grande do Norte e Sergipe.

Região Cebtro-Oeste: Distrito Federal,Goiás,Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Região Sudeste: Espírito Snato, Minas Gerais,São Paula e Rio de Janeiro.

Região Sul: Paraná,Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O País poderia ser divididos em 4 partes Norte Sul Leste Oeste.

Anônimo disse...

Conceição me desculpe deixar pra ultima hora, pois você vai ver um postagem identica a essa, que eu postei ontem.Mas esqueci de botar nome, e série dai estou fazendo de novo.
Sim entendi tudo o que li.
Na minha opnião,é muito importante trabalhar tudo isso que está nos textos,pois precisamos saber,onde cada estado do brasil se localiza.
*Eu aprendi que:
*O Brasil é o maior país da América do sul.
*Sua área é de 8.547.403,5 quilômetros quadrados.
*Apenas quatro países Rusia,China,Estados Unidos e Canadá,tem o território maior que o Brasil.
*Neste ano o brasil foi dividido em quatro Brasis:Norte-Oriental,Setorial,Meredional e central.
*A primeira divisão proposta foi em 1913.
regiões atuais do Brasil:
*Norte:Acre,Rondônia,Pará,Amazonas,Tocantins,Amapá e Roraima.
*Nordeste:Maranhão,Piauí,Ceará,Bahia,Rio Grande do Norte,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
*Centro-oeste:Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:Minas Gerais,São Paulo,Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Sul:Santa Catarina,Paraná e Rio Grande do sul.
Na minha opnião não poderia ser dividido em outra forma.Pois essa forma é ótima de ser dividido.pois, se tivesse outra forma já teria gerado discusões há muito tempo...
Beijos conçeição,que Deus sempre te abençoe em todos os momentos de sua vida...
Você é uma ótima professora, que você conue sempre postando no blog..
Suas postagens são ótimas...
beijocas.......
*_* Gabriela Rocha dos Santos.
série:sexta A....

Anônimo disse...

E agora você entendeu tudo o que leu?
R.Sim,eu entendi.
O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
R.O nome das regiões e os estados que ficam nessas regiões.
Registre suas aprendizagens:
Eu aprendi que as primeiras Dividões Regionais no Brasil foi baseada em aspectos físicos,ou seja ligados a natureza,o clima,a vegeteção e relevo.

Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região :

Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás.

Nordeste: Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Bahia.

Norte: Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia

Existe uma outra forma de dividir o Brasil ? Argumente a sua resposta.
R.Sim,existe poderia se dividir em duas partes,assim facilitaria nos estudos nas escritas,ou seja em tudo.

Anônimo disse...

Após fazer a leitura sobre a divisão regional do Brasil, eu entendi que para facilitar o estudo geográfico, o Brasil foi dividido em regiões que são: Norte dos quais fazem parte os estados : Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e tocantins.
Região nordeste:Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio grade do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Região Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Região Sul:Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
o texto fala que a primeira divisão regional do brasil foi feita em 1913, eu li em algum lugar que a primeira divisão política do país foram as Capitanias Hereditárias que os portugueses fizeram, esta correto?
O Brasil também pode ser dividido conforme suas características físicas, climáticas e tipos de vegetação.
Aluno: Gabriel A. Messias 6ªSérie A nº6

Samuel Werner 6ºD disse...

ola conceição achei muito interesante a divisao de paises estudados e se há uma falta de crianças estudadando nas escolas, eles param de estudar as outras regioes,para resolver o problema da que nessecita.
tambem percebi que o brasil não foi como nós vemos nos mapas hoje,ela teve varias mudanças e que ocoreram em varias épocas, e que as regioes antigamente eram divididas,por clima e vegetaçao.

Samuel Werner 6ºD nº25

Anônimo disse...

Oi Professora Conceição!

Entendi tudo o que li. Não tenho dúvidas. Para entendermos melhor percebo que é necessário trabalhar em sala de aula sobre o conteúdo de como o Brasil foi dividido.

*Norte: Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Tocantins e Amapá.
*Nordeste: Maranhão, Ceará, Piauí, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
*Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
*Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
*Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Eu acho que existem outras formas de dividir o Brasil: por quantidade de população, clima ou vegetação.
Gostei muito do seu blog!

Mariane 6ªA Nº 26

Anônimo disse...

Podemos trabalhar em sala a maneira que utilizaram para fazer a divisão do Brasil e cinco regiões
Norte: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins.
Nordeste: Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Victor Hugo Graf.6ªB nº 31

Anônimo disse...

E agora você entendeu tudo o que leu?
R:Sim,entendi, as imagens ajudaram

Quais são suas dúvidas?
R.: Não tive dúvidas, pois teve bastantes textos explicativos e imagens para aprimorar nossas aprendizagens.

O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
R.: Como eram divididas as regiões do Brasil e por que eram divididas assim

Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região:

Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo.

Nordeste: Sergipe, Rio Grande do -
Norte, Piauí, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Pernambuco.

Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (estado da capital do Brasil)

Existe uma outra forma de dividir o Brasil? Argumente a sua resposta.
R.: sim, Dividi-lo assim: O Sul e Sudeste serem apenas uma região, Norte e Nordeste outra e a Centro-Oeste permanecer assim desta forma, acho que o governo ganhará mais impostos e supostamente iria ter mais renda para uma certa região.

Gabriel Martins Corrêa. Nº9 6ª Série B.

Anônimo disse...

Entendi que eles têm razões por dividirem um país em regiões, pois facilita para coletar dados da região, e são divididos pelo aspecto físico do lugar e por tudo o que o ser humano faz, suas ações, e isso é a causa das novas divisões que foram feitas. O Brasil foi dividido em cinco regiões, e elas são:
Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Centro Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
O Brasil poderia ser dividido em partes como que a população seja a mesma, mas como o movimento humano é intenso, não daria certo. Também poderia ser dividido pelos quilômetros, que seria igual em cada região.
Beatriz de Souza - n° 4 - 6ªD

Anônimo disse...

Olá Conceição...

Adorei sua nova postagem sobre divisões regionais do Brasil. Entendi mais ou menos o que li, mais acho muito importante trabalharmos todo esse conteúdo em sala. Não tenho dúvidas. Atualmente o Brsil dsivide-se em 5 regiões que tem os seguintes estados:
Norte: Roraima, Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Acre e Rondônia.
Nordeste: Maranhão, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte. Sergipe, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Centro-Oeste: Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.
Acho que o Brsil podiasse ser dividido por cidades de maior quantidade, iria dar trabalho para separar as cidades grandes das pequenas, mais seria mais fácil de localizar uma cidade.

Luana N°18 6ªA

Anônimo disse...

Nome: Gabriel Lourenço C. Boemer Série: 6ªC Número: 07
Professora: Conceição
Disciplina: Geografia

Pergunta 1-E agora você entendeu tudo o que leu?

Resposta 1-Sim eu entendi tudo o que li.

Pergunta 2-Quais são suas dúvidas?

Resposta 2-Não tenho nenhuma dúvida.

Pergunta 3-O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?

Resposta 3-Quais são as regiões do Brasil,Qual a capital do Brasil, e qual são as capitais dos estados do Brasil.

Pergunta 4-Coloque o nome das regiões atuais do Brasil,colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região.

Resposta 4-Região Norte: Roraima, Acre, Rondônia, Pará, Amapá, Amazonas, Tocantins.

Região Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Maranhão, Ceará, Piauí, Bahia.

Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás.

Região Sudeste: Minas Gerais, São Paulo,Rio de Janeiro, Espírito Santo.

Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná.

Pergunta 5-Existe outra forma de dividir o Brasil?Argumente sua resposta.

Resposta 5-Sim, existe outra maneira de dividir o Brasil. Mas eles não dividem de outro jeito, pois cada região a pessoas com costumes diferentes e a temperatura também é diferente.

Anônimo disse...

1-eu entendi o texto.2-Eu tenho uma dúvida por que o estado de São Paulo teve que mudar de região?.3-Como o brasil mudou totalmente a cada ano. 4-NORTE:Amazônia,Pará,Amapá,Roraima,aAcre e Rondônia.
SUL:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.
NORDESTE:Maranhão,Piauí,Bahia,Sergipe,Alagoas,Pernanbuco,Paraíba,Ceará e Rio Grande do Norte.
CENTRO-OESTE:Mato grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
SUDESTE:Mina Gerais,São paulo,Rio de Janeiro e Espirito Santo.
Não,acho que o brasl esta divido muito bem.
Manuela Schatt nº18 6ªD

Victória - Nº 31 - 6ª C disse...

Eu entendi, e não tenho dúvidas, e acho que seria interessante nós aprendermos em sala como o Brasil foi dividido.
Hoje o Brasil é dividido em 5 regiões; Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
No Norte os estados são: Acre, Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins, Roraima, e Amapá.
No Nordeste são: Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, e Sergipe.
No Centro-Oeste são: Mato Grosso do Sul, Goías, e Mato Grosso.
No Sudeste são: São Paulo, Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
E por último no Sul: Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.

Se eu pudesse dividir o Brasil, dividiria em 4 regiões, e nessas 4 regiões, concentrar o maior número possível de pessoas com a mesma crença, etnia e cultura. Talvez assim não iria ter tanto preconceito e desigualdade no país.

Anônimo disse...

E agora você entendeu tudo o que leu?
R:Sim,entendi.

O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
R:Como era a divisão de regiões no passado.

Registre suas aprendizagens :Aprendi que a divisão de regiões do Brasil nunca foi como a de hoje,uma foi proposta em 1913,a qual o IBGE,em 1938,queria adotar,e nofim acabou indo,com algumas mudanças a partir de 1942,e então foi proposta uma em 1970 que é usada até hoje.
Gabriel Martins 6ªB Nº08

Anônimo disse...

Oi Conceição,
Eu li e entendi que antes dessa divisão que temos do Brasil agora,tiveram muitas outras propostas de divisões do país,até que em 1970,somente com algumas alterações como em 1975, o estado da Guanabara foi transformado em município do Rio de Janeiro.Vou dar as minhas respostas:
RegiãoNorte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará eTocantins.
RegiãoNordeste:Maranhão,Ceará,Piauí,Bahia, Sergipe,Alagoas,Penambuco,Paraíba,Rio Grande do Norte.
Região Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,Goiás,Distrito Federal.
Região Sudeste:Minas Gerais,Espírito Santo,Rio de Janeiro,São Paulo.
Região Sul:Paraná,Santa Catarina,Rio Grande do Sul.Sim.Existem outras formas de dividir o Brasil como em 1913, o território nacional foi dividido em cinco "brasis" .O Brasil Setentrional ou Amazônico reunia Acre, Amazonas e Pará. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas formavam o Brasil Norte-Oriental. O Brasil Oriental tinha Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul faziam parte do Brasil Meridional. E Goiás e Mato Grosso, do Brasil Central.Porque foi a partir daí que,com algumas mudanças virou a divisão do Brasil.

Paulo Henrique 6ºC Nº25

Anônimo disse...

a)sim, eu entendi o texto.mas acho qe tenho algumas dúvidas qe devemos discutir em sala de aula para entendemos melhor.e acho qe deveremos trabalhar em sala de aula a questão da divisão do país no passado ( como se formou - se for possível)

*Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná

claro,ele pode ser dividido em três regiões ,ou quem sabe, em só duas.Pois, é possível fazer a divisão do país em só duas regiões.Mas só de o pís concordar com estas mudanças.

beijoookas , emily colzani nª 9 6ªD

Anônimo disse...

Olá Conceição!Parabéns pelo blog, está muito bom!

MINHAS RESPOSTAS:

a)E agora, você entendeu tudo o que leu?
R: Sim, entendi.

b)O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
R: Acho interessante estudarmos o brasis e os crítérios de divisão de um país.

c)Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região:
R: Norte: Acre, Roraima, Pará, Tocantins, Rondônia e Acre.

Sul: Santa Catarina, Rio grande do Sul e Paraná.

Nordeste: Maranhão, Ceará, Piauí, Bahia, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco.

Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

d)Existe outra forma de dividir o Brasil?Argumente a sua resposta.
R:Na minha opinião, não poderia ser dividido em outra forma pois,
os estados já estão separados adequadamente com os critérios exigidos , e isso facilita muito!

MINHAS APRENDISAGENS:
Aprendi que em 1913, o território nacional foi dividido em cinco "brasis" e não em regiões. O Brasil Setentrional ou Amazônico reunia Acre, Amazonas e Pará. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas formavam o Brasil Norte - Oriental. O Brasil Oriental agregava Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro -- onde ficava o Distrito Federal, a sede do governo brasileiro -- e Minas Gerais. São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul faziam parte do Brasil Meridional. E Goiás e Mato Grosso, do Brasil Central;

Aprendi também que os estados que formam uma região não foram escolhidos por acaso.Foram escolhidos porque tem características físicas ou humanas semelhantes!

Beijinho ! *-*

Laura Sahd Bernz- nº18- 6ªC

:D

Anônimo disse...

ola conceiçao,
eu li e entendi.minha duvida e somente uma:se ja ouve transformaçoes porque ira aparecer de novo no futuro.para o proximo conteudo nao devemos aprender nada de novo oque ira acontecer ja e o bastante.
regiao norte=roraima,amazonas,acre,para,amapa,tocantins,rondoima.
nordeste=maranha,piaui,bahia,ceara,rio grande do norte,paraiba,pernambuco,alagoas,sergipe.
centro-oeste=mato grosso,goias,mato grosso do sul.
sudeste=minas gerais,sao paulo,rio de janeiro,espirito santo.
sul=parana,santa catarina,rio grande do sul.
sim existe outra forma de dividir o pais.traçando uma linha imaginaria sobre metade do brasil mais do geito q ta e melhor.
beijo,
Victor hugo truppel.numero=30.serie sexta c

Unknown disse...

A divisão no passado, era diferente das divisões de hoje.Tanto, regiões,quantos cidades.
O Brasil na minha opinião, também pode ser dividido apartir de costumes, economia, tradições, cultura.
Já que o Brasil é tao rico em sua cultura.
Nosso país é dividido em 5 regiões , das quais : Norte (estados):Acre,Amazonas, Rondonia, Roraima , Pará.Nordeste : Maranhão,Piauí,Bahia,Ceará, Rio G. do Norte, Alagoas, Sergipe, Paraíba. Centro Oeste : Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás. Sudeste : São Paulo, Espirito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais. Sul: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul.

Hernani Ferreira n°14 6 'D'

Anônimo disse...

Oi Conceição.

Eu entendi que o Brasil mudou muito de 1913 até aqui,tenho uma duvida,por que o Brasil mudou tanto assim?
Acho que é bom nois trabalharmos em sala de aula como o Brasil ainda pode ser dividido.
Em cada região tem seus estados vou te dizer quais são em cada.
Norte:Amazonas,Pará,Acre,Tocantins,Rondônia,Roraima,Amapá.

Nordeste:Bahia,Piaui,Maranhão,Sergipe,Alagoas,Pernanbuco,Paraiba,Rio Grande do Norte,Ceará.

Centro-Oeste:Mato Grosso,Goiás,Mato Grosso do Sul.

Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espírito Santo,Minas Gerais.

Sul:Paraná,Santa Catarina,Rio Grande do Sul.

Eu acho que pode existir outra(s) forma de dividir o Brasil,mas seria estranho até se adaptar.

Nome:Rafael Espíndola.
Série:6ªD.
Nº:23.

Anônimo disse...

Oi Conceição ,
Entendi.
O Brasil, sofreu várias mudanças em relação as suas regiões, e que vai continuar mudando.
como era a divisão de regiões no passado.

SUL:Rio Grande do Sul,Paraná e Santa Catarina.

SUDESTE:São Paulo,Rio de Janeiro,Minas Gerais e Espírito Santo.

CENTRO-OESTE:Goiás,Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
NORDESTE:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba, Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
NORTE:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.

Na minha opinião não!

Felipe n°11 6ªD

Unknown disse...

Eduardo Schmitz Rodrigues
Nº 06
6ª série C


Olá Conceição!!!

Eu li o texto e entendi tudo o que li sem ficar com duvidas.
Eu acho que deverianmos levar para a sala as regiões e os estados que fazem parte delas.
Os estados do Norte são: Amazoas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins. No Nordeste são: Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, e Paraíba. No sudeste são: Minas gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, e Espírito Santo. No Centro-Oeste os estados são: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Goiás. e no Sul são: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Há outras formas de dividir o Brasil pois o país ja foi dividido de várias formas antigamente mas acho que esta é a melhor forma de divisão.

Maria Helena Gaya Pitz disse...

Não tenho dúvidas, o texto é ótimo e explica bem tudo o que diz. Eu acho interessante aprender mais em sala de aula sobre como era antes a divisão das regiões (brasis), porque achei muito interessante.

As regiões atuais do Brasil são:
Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Sudeste: São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás. (Distrito Federal).
Norte: Acre, Amazonas, Tocantins, Pará, Roraima, Rondônia e Amapá.
Nordeste: Bahia, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

Sim, de acordo com os cinco brasis.

Beijão Conceição! Estou amando suas aulas, a senhora é uma ótima professora!

Maria Helena.
6ª C
Número 23.
Professora Conceição.
Disciplina: Geografia.

Anônimo disse...

RESPOSTAS!!!!
E agora você entendeu tudo o que leu?
R:Sim,entendi.

O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
R:Como era a divisão de regiões no passado.

Registre suas aprendizagens :Aprendi que a divisão de regiões do Brasil nunca foi como a de hoje,uma foi proposta em 1913,a qual o IBGE,em 1938,queria adotar,e nofim acabou indo,com algumas mudanças a partir de 1942,e então foi proposta uma em 1970 que é usada até hoje.
Os estados do Norte são: Amazoas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins. No Nordeste são: Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, e Paraíba. No sudeste são: Minas gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, e Espírito Santo. No Centro-Oeste os estados são: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Goiás. e no Sul são: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Eu acho que não há forma melhor do que esta para dividir o Brasil, pois assim os estados estão separados por clima,tipo de floresta, etc. Pois isso facilita a localozação destes estados.

Gabriel Martins nº08 6ªB

Anônimo disse...

Leonardo Henrique, Número 15, 6ªD.
Oi Conceição!
Vamos direto ao assunto: divisão regional do Brasil.Respondendo a primeira pergunta:
São cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.Na regiáo Sul: Paraná, Santa catarina e Rio Grande do Sul, são os que a compõe.Na região Sudeste estão presentes os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espiríto Santo.Na região Centro-Oeste estão: Goiás, Mato Grosso e Mato grosso do Sul.Na Nordeste: Paraíba, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia. E por último, na região Norte: Amazonas, Acre, Tocantins, Rondônia, Roraima e Pará.
2ª Pergunta:
Acho que a divisão regional do Brasil poderia ser conforme o desenvolvimento econômico de cada região.
Beijos.

Bom dia disse...

Martina Pretto 6d
E agora você entendeu tudo o que leu? Não entendi tudo.
Quais são suas dúvidas? Eu não consegui entende porque ele foi dividido.
O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo? O porque eles quiserem em dividir, e como foi a escolha dos estados.
Região Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Região do Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Região do Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Região do Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Região Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.
Existe uma outra forma de dividir o Brasil ? Argumente a sua resposta
Sim,pois no texto também diz ``No futuro, devem ocorrer novas mudanças na divisão regional do Brasil. Afinal, por influência do homem, o país está em constante transformação!``,isso mostra que pode mudar a forma de dividir o pais.

Natália Vicente disse...

Oi conceição...

E agora você entendeu tudo o que leu?
Resposta:Sim entendi.

Quais são suas dúvidas?
Resposta:Não tive nenhuma duvida.

O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
Acho que deveos aprofundar um pouco mais sobre como era a divisão regional no passado,seria interresante até fazermos um trabalho sobre a divisão regional do Brasil.

Registre suas aprendizagens :
Aprendi que a divisão regional mudou muito ao longo dos anos.
Que o Brasil é divido em cinco regiões,Norte,Nordeste,Centro-Oeste,Sul e Sudeste.

Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região :
Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná

Existe uma outra forma de dividir
o Brasil ? Argumente a sua resposta.
Sim ele pode ser divido em duas regiões ou até mesmo em três.


Achei o conteudo muito interessante e dvertido de aprender.Seu blog esta cada vez mais legal e diferente.

Beijos,
Natália Vicente Nº25 - 6ªB

Anônimo disse...

Sim.Eu acho que é necessário:Quantas partes o Brasil é dividido,quantas e quais cidades compõem estas regiões,qual a vantagem desta divisões para o governo e o Brasil.A região norte e composta por estes estados:Acre,Amazônia,Rondônia,Pará,Tocantins,Roraima, e Amapá .Região nordeste:Maranhão,Piauí,Bahia,Ceará,Sergipe,Alagoas,Pernambuco,Paraíba e rio grande do norte.Região centro-oeste:Mato grosso do sul e Goiás.Região sudeste:São Paulo,Minas Gerais,Rio de Janeiro e Espírito Santo.Região sul:Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul.Sim ele pode ser dividido em cinco e cinco cidades,mas não ficaria tão bom quanto já esta dividida,porque dividir o Brasil desta forma foi muito bom melhor possível
Nome:Luis Henrique Siquela
Numero:21
Serie:6C

Anônimo disse...

Coleque o nome das regiões atuais do Brasil,colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região:Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.
Existe outra forma de dividir o Brasil?Argumente sua resposta:
Sim,ele poderia ser dividido em duas regiões ou até sei,.para ser dividido tem que ter um bom planejamento,e no texto diz que No futuro, devem ocorrer novas mudanças na divisão regional do Brasil.
BJS CONCEIÇÃO
NOME:MICHAEL P. GERMANO FUSÃO
Nº21. 6ªD

Anônimo disse...

Entendi.Nenhuma pergunta.Como foi planajada toda essa divisão (mas apronfundado).

Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.

Sim,ele pode ser dividido em três regiões ou talvez em só duas.Porque é possível fazer a divisão do país em só duas regiões,é só fazer o planejamento de como ficaria e colocar em prática.

Anônimo disse...

Descupa Conceição mandei um sem nome , nº e série.

Sim,entendi.Nenhuma duvida.Como foi a divisão do Brasil (mas aprofundado).

Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do
Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.

Não sei.

Anônimo disse...

Medescupa mandei duas sem nome

Sim.Nenhuma pergunta.A forma como as regiões foram divididas (mas aprofundo).

Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.

Não sei.

Gustavo Estevão da Silva.Nº11
6ªA

Anônimo disse...

Olá Conceiçao,

Adorei esse novo tema, é bem interessante pois fala dos criterios adotados para a divisão regional do Brasil: CLIMA, VEGETAÇAO e RELEVO. Eu acho que a cultura, o IDH e a colonizçao tambem poderiam estar entre esses creterios de divisao do Brasil.
O Brasil, hoje, é formado por 5 regioes(Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul), e essas regioes sao compostas por estados:
*Norte: Amapa, Amazonas, Acre, Rondonia, Roraima, Pará e Tocantins.

*Nordeste: Bahia, Piaui, Maranhao, Rio Grade do Norte, Ceara, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Paraiba.

*Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goias.

*Sudeste: Sao Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais,

*Sul: Santa Catarina, Parana e Rio Grande do Sul.

Como eu ja citei anteriormente, o Brasil poderia ser dividido pela sua cultura , seu IDH, pela distruicao desigual do ciclo da agua, pela sua colonizaçao, entre outros.

Beijos,

Lucas Girardi, Nº17, 6ªD

Anônimo disse...

1)Sim.Não tenho duvidas.Aprendi que as regiões desde aquela época mudaram,talvez no futuro ira mudar não sei.
2)Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.
3)Existe varias formas de dividir o Brasil.Ex:2,3,4,5...
É só planejar e começar.
Augusto 6ªd nº: 3
Beijos Conceição.

Anônimo disse...

Olá Conceição!
Para começo de história,entendi muito bem o texto,não tenho dúvidas e acho que deveríamos estudar sobre as várias divisões do Brasil em sala.

Agora respondendo às perguntas:Norte-Amazonas,Roraima,Amapá,Pará,Acre,Rondônia e Tocantins.
NORDESTE:BAHIA,MARANHÃO,PIAUÍ,CEARÁ,RIO GRANDE DO NORTE,PARAÍBA,PERNAMBUCO,ALAGOAS E SERGIPE.
CENTRO-OESTE-MATO GROSSO,MATO GROSSO DO SUL E GOIÁS.
SUDESTE-SÃO PAULO,MINAS GERAIS,ESPÍRITO SANTO E RIO DE JANEIRO.
SUL-SANTA CATARINA,PARANÁ E RIO GRANDE DO SUL.

ACHO QUE A DIVISÃO POR REGIÕES DEVERIA SEGUIR CRITÉRIOS COMO ESCOLARIDADE,SAÚDE,ECONOMIA E PELO PIB.

GABRIEL TEODORO Nº 12 6ªD

Anônimo disse...

E agora você entendeu tudo o que leu?
R:Sim,entendi.

O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
R:Como era a divisão de regiões antigamente.

Registre suas aprendizagens :Aprendi que a divisão de regiões do Brasil nem sempre foi como a de hoje,uma foi proposta em 1913,a qual o IBGE,em 1938,queria adotar,e no fim acabou indo.Com algumas mudanças a partir de 1942,e então foi proposta uma idéia em 1970 que é usada hoje em dia, e torço pra que sempre seja a utilizada.
Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região :
Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná

Existe uma outra forma de dividir o Brasil ? Argumente a sua resposta.
R:Sim, o Brasil pode ser dividido em só duas.Porque é possível fazer a divisão do país em só Norte e Sul.Só que complicaria mais as nossas vidas

Nome: Gustavo Artmann
Nº:14
Série: 6ªB

Anônimo disse...

Oi, conceição,
Eu entendi muito bem o texto. No começo tive umas dúvidas, mas agora já entendi.
As regiões e seus estados são:
NORTE: Amazônia, Acre, Rorâima, Para, Rondônia, Amapá e Tocantins.
NORDESTE: Maranhão, Piauí, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
SUL: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
SUDESTE: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
CENTRO-OESTE: Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Acho que um modo de dividir o Brasil é com coordenadas geográficas. Como o Brasil fica em dois hemisférios (norte e sul), ele poderia ser dividido por eles, mas em minha opinião, ficaria muito confuso.
Beijokas. Maria Carolina Werner nº: 21 6ª A

Anônimo disse...

Nome: Raquel Zaguini Furtado / Nº: 24 / Série : 6ªD / Comentário: Sim, eu entendi o texto, bem interessante. Não tenho dúvidas. Acho importante aprendermos e discutirmos em sala de aula, a questão da divisão regional do Brasil. Aprofundarmos os estudos, trazendo curiosidades e fazendo atividades sobre isso. As regiões atuais do Brasil são: Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná / Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais / Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás / Norte: Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins / Sudeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Aalagoas, Sergipe e Bahia. Aprendi, que o Brasil é dividido em cinco regiões, por causa de relevos, cultura e hábitos. Em minha opinião, o Brasil pode ser dividido em regiões, que diferem a mortalidade infantil, a economia e muitas outras. Abraço, Raquel (Conceição, desculpa comentar depois do prazo, mas é que eu não estava conseguindo conectar-me com a internet, desculpa. Então, hoje consegui, porém comentei em seu blog).

Anônimo disse...

Olá Conceição,

Entendi, não tenho dúvidas, acho necessário trabalhar em sala como o Brasil era dividido antigamente.
Hoje o Brasil está formado por cinco regiões, são elas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul, e estão formadas pelos seguintes estados:
a)Norte: Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins.

b)Nordeste: Bahia, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Paraíba.

c)Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

d)Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

e)Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Não sei.

Beijos.

Leonardo Seára - nº 16 - 6ª B

Obs.: Professora sei que o envio está fora do prazo, mas mesmo assim fiz meu comentário, abraços.

Anônimo disse...

Sim,gostei muito da tema "divisão para valer"gostaria que falasse em sala. Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Pará,Amapá, Roraima. Nordeste:maranhão,Piauí,Rio Grande do Norte,Ceará,Sergipe,Pernambuco, Paraíba,Bahia. Centro Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,Goiás. Sudeste:Minas Geris,Espírito Santo,Rio de Janeiro,São Paulo. Sul:Paraná,Santa Catarina,Rio Grande do Sul. Não consegui achar uma maneira. Número:19 Nome:Lucas Vieira Série:6 A

Anônimo disse...

E agora você entendeu tudo o que leu?
R:Sim eu entendi.
O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
R:Como era a divisão das regiões no passado.
Registre suas aprendizagens :Aprendi que.Dividir o Brasil em regiões facilita o ensino de geografia e a pesquisa, coleta e organização de dados sobre o país, o seu número de habitantes e a idade média da população.
Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região :
Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná
Existe uma outra forma de dividir o Brasil ? Argumente a sua resposta.
Sim,poderia ser dividido em duas regiões e cada uma dessas regiões teria mais ou menos 4.273.701,17,e assim facilitaria o estudos geográficos,e não ficaria tão complicado como hoje em dia.

Um Beijo Conceição !
Fernanda 6ªA n°4.

Unknown disse...

João Guilherme.Nº:13 6ª série C.

a)Sim,entendi bem tudo que li.

b)Como é,e como foi as divisões regionais do nosso país.Assim podemos comparar.

c)Aprendi que a divisão de regiões do Brasil já foram diferentes.Já variou muito até chegar como está hoje.

d)Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.

e)Sim,há outras várias formas de dividir o Brasil,mas isso só irar vir de acontecer com muito planejamento.

Unknown disse...

João Guilherme.Nº:13 6ª série C.

a)Sim,entendi bem tudo que li.

b)Como é,e como foi as divisões regionais do nosso país.Assim podemos comparar.

c)Aprendi que a divisão de regiões do Brasil já foram diferentes.Já variou muito até chegar como está hoje.

d)Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.

e)Sim,há outras várias formas de dividir o Brasil,mas isso só irar vir de acontecer com muito planejamento.

Anônimo disse...

A)E agora você entendeu tudo o que leu?
R:Sim,entendi o texto;
B)Quais são suas dúvidas?
R:Nós vamos estudar as regiões antigas do Brasil?"Brasis"?
C)O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
R:Acharia legal se fizessemos um trabalho em grupo valendo nota 0a5 desenhando um mapa, e fazendo legendas indicando o nome da região pintada.Posso sugerir?Apenas para sair um pouco da rotina das aulas normais...


De qualquer jeito,agradeço;
Bruno 6ªB,nº3

Anônimo disse...

ATIVIDADE AVALIATIVA, valor três pontos para serem somados com a tabela dos alimentos.

E agora você entendeu tudo o que leu? Quais são suas dúvidas?

Sim, eu entendi tudo o que li. E não tenho dúvidas em relação ao texto e nossas atuais aprendizagens.

O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?

Percebo que seria interessante trabalharmos diferentes datas em relação aos mapas que mostram as divisões regionais dos anos de 1913 e 1940.

Registre suas aprendizagens:
Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região:
• Região Norte: Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins.

• Região Nordeste: Maranhão, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

• Região Centro- Oeste: Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul.

• Região Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

• Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Existe outra forma de dividir o Brasil? Argumente a sua resposta.

Sim, há outra maneira de dividir o país, embora não seja oficial. O geógrafo Pedro Pinchas Geiger0 propôs uma nova regionalização para o Brasil, conhecida como geoeconômica.
Essa maneira de dividir o Brasil em regiões geoeconomias leva em conta critérios históricos, econômicos e sociais: atividades que produzem renda, relações de outra forma.
O Brasil- geoeconômico é dividido em três partes que se nomeiam: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
Na Amazônia, fazem parte os estados: Roraima, Amazonas, Pará, uma parte de Tocantins, Acre, Rondônia, metade do maranhão, Amapá e o norte do Mato Grosso.
No Nordeste, fazem parte os estados: Metade do maranhão, Piauí, Bahia, o norte de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
No Centro-Sul, fazem parte os estados: Goiás, o sul do Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
Vivian Rocha Nº 35 6ª série C

Anônimo disse...

Olá Conceição,

Entendi, não tenho dúvidas, acho necessário trabalhar em sala como o Brasil era dividido antigamente.
Hoje o Brasil está formado por cinco regiões, são elas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul, e estão formadas pelos seguintes estados:
a)Norte: Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins.

b)Nordeste: Bahia, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Paraíba.

c)Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

d)Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

e)Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Não sei.

Beijos.

Leonardo Seára - nº 16 - 6ª B

Anônimo disse...

Oi Conceição, tudo bom? Estou postando só hoje por que não tenho muito tempo .Bom La vai a resposta das sua perguntinhas:
Sim entendi, eu entendi...
Tenho dúvida interessante em que estado o distrito federal se localiza? Eu acho que nós poderíamos pesquisar sobre o mapa geográfico mais antigo (do Brasil) e começar um debate sobre como ficara no futuro do Brasil, eu também acho que seria interessante apreender um pouco sobre o clima, a cultura e as diferenças de cada uma das regiões do Brasil.
Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Centro oeste: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Nordeste: Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Norte: Roraima, Amapá, Amazonas, Pará Acre, Rondônia e Tocantins .
BEIJOS
VICTORIA MIRANDA XAVIER 6 b

Anônimo disse...

Oi Conceição, tudo bom? Estou postando só hoje por que não tenho muito tempo .Bom La vai a resposta das sua perguntinhas:
Sim entendi, eu entendi...
Tenho dúvida interessante em que estado o distrito federal se localiza? OU a vegetação (narural)de cada região Eu acho que nós poderíamos pesquisar sobre o mapa geográfico mais antigo (do Brasil) e começar um debate sobre como ficara no futuro do Brasil, eu também acho que seria interessante apreender um pouco sobre o clima, a cultura e as diferenças de cada uma das regiões do Brasil.
Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Centro oeste: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Nordeste: Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Talvez exista ,como norte, sul, leste e oeste
Norte: Roraima, Amapá, Amazonas, Pará Acre, Rondônia e Tocantins .
BEIJOS
VICTORIA MIRANDA XAVIER 6 b

Anônimo disse...

E agora você entendeu tudo o que leu?
resposta:sim,entendi
O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
resposta:sobre as divisões regionais no brasil e sobre o passado brasileiro
Minhas Aprendizagens:
aprendi que as divisoes regionais do brasil foram divididas e que nao eram assim no passado
Enrike 6ªD nº:10

Anônimo disse...

Olá,Conceição,li o texto e o achei muito interessante,agora irei responder suas perguntas:
A)E agora você entendeu tudo o que leu ?
R: Sim, entendi !
B)Quais são suas dúvidas ?
R: Ainda tenho dúvidas sobre algumas mudanças regionais.
C) O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo ?
R : Acho interessante trabalharmos as características e as mudanças que cada Estados sofreu ( região, o nome antigo do estado e fatos históricos que aconteceram nele).
Agora, irei falar meus conhecimentos das regiões do Brasil :
Hoje existem 5 regiões no Brasil: O Sul , Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e o Norte.
Os estados do Rio Grande do Sul , Santa Catarina e o Paraná fazem parte da região Sul.
Minas Gerais, São Paulo , Espírito Santo e Rio de Janeiro fazem parte do Sudeste.
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás se localizam na região Centro – Oeste.
Sergipe,Alagoas , Pernambuco, Paraíba ,Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Bahia são estados localizados no Nordeste.
Enfim , Rondônia ,Acre ,Amazonas , Roraima , Amapá , Tocantins e Pará fazem parte da região Norte do Brasil Atual.


Daniel Wippel Lemos / 6ªD / nº 7

murilo 6ªC n°:24 disse...

murilo lora 6ªC nº24
Q1:Sim entendi tudo e devemos trabalhar como são al culturas de cada região.
Q2:
regiões:norte,centro-oeste,nordeste,sudeste,sul.
estados que fazem parte de cada região
Norte:Amazonas,Pará,tocantins,rondônia,acre,roraima,amapá.

Centro-oeste:mato grosso,goias,mato grosso do sul,distrito federal.

Nordeste:bahia,ceará,piauí,maranhão,rio grande do norte,paraiba,pernanbuco.

Sudeste:minas gerais,são paulo,rio de janeiro,espírito santo.

Sul:paraná,santa catarina,rio grande do sul.

Q3:
.Existem outras formas de dividir o Brsil como em 1913.O Brasil Setentrional ou Amazônico reunia Acre, acre e amazonas. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, algoas e pernanbuco formavam o Brasil Norte-Oriental. O Brasil Oriental tinha Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul faziam parte do Brasil Meridional. E Goiás e Mato Grosso, do Brasil Central.Porque foi a partir daí que,com algumas mudanças virou a divisão do Brasil.

Anônimo disse...

Olá Conceição! Beatriz Mello nº5 6ªD


E agora você entendeu tudo o que leu?
Sim eu entendi.

O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
De como era as regiões do passado do Brasil.


Registre suas aprendizagens:
Aprendi que em 1913 o Brasil foi dividido em cinco partes, como: Setentrional, Oriental, Norte oriental, Central, Oriental e Meridional.
Em 1940 foi dividido como: Norte, Nordeste Oriental, Nordeste Ocidental, Leste Setentrional, Leste Neridional, Sul e Centro-Oeste.
A divisão de 1913 proporcionou muitos estudos e pesquisa ate na década de 30. Durante esse tempo, também, surgiu muitas divisões dos territórios brasileiros, cada um com uma proposta diferente.
O antigo Distrito Federal (que ficava na região Lestes) tornou-se o estado de Guanabara e o atual foi transferido para Centro-Oeste. Em 1969 foi criada uma nova divisão porque a de 1942 já não era útil para o estudo da geografia ou coleta e divulgação do país.

Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região:
Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espírito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.
O Brasil pode ser dividido por vários critérios como, o tipo do solo, do clima, da escassez da água, religiões...

Anônimo disse...

Olá conceição...
1)Sim entendi tudo e devemos trabalhar como são al culturas de cada região.
2)egiões:norte,centro-oeste,nordeste,sudeste,sul.
estados que fazem parte de cada região
Norte:Amazonas,Pará,tocantins,rondônia,acre,roraima,amapá.

Centro-oeste:mato grosso,goias,mato grosso do sul,distrito federal.

Nordeste:bahia,ceará,piauí,maranhão,rio grande do norte,paraiba,pernanbuco.

Sudeste:minas gerais,são paulo,rio de janeiro,espírito santo.

Sul:paraná,santa catarina,rio grande do sul
3)Existem outras formas de dividir o Brsil como em 1913.O Brasil Setentrional ou Amazônico reunia Acre, acre e amazonas. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, algoas e pernanbuco formavam o Brasil Norte-Oriental. O Brasil Oriental tinha Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul faziam parte do Brasil Meridional. E Goiás e Mato Grosso, do Brasil Central.Porque foi a partir daí que,com algumas mudanças virou a divisão do Brasil.
Biejos!
Gabriella Bobato 6ªc nº8

Anônimo disse...

Bom dia Conceição :)
Adorei seu Blog está incrível !!!
A regionalização, definida como divisão de um determinado espaço ou território em áreas com características comuns, pode ser criada com base em critérios físicos, socioeconômicos ou políticos. Quais fatores responsáveis pela divisão regional do Brasil no ano de 1969 ?

Anônimo disse...

Maria Eduarda Engel dos Santos nº20 7ºD

O que você percebe que é necessário trabalhar em sala sobre o conteúdo?
R:Como era a divisão de regiões no passado.

Registre suas aprendizagens :Aprendi que a divisão de regiões do Brasil nunca foi como a de hoje,uma foi proposta em 1913,a qual o IBGE,em 1938,queria adotar,e nofim acabou indo,com algumas mudanças a partir de 1942,e então foi proposta uma em 1970 que é usada até hoje.

Coloque o nome das regiões atuais do Brasil, colocando o nome dos estados que fazem parte de cada região :
Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará e Tocantins.
Nordeste:Bahia,Piauí,Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo e Minas Gerais.
Sul:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná

Existe uma outra forma de dividir o Brasil ? Argumente a sua resposta.
R:Sim,ele pode ser dividido em três regiões ou talvez em só duas.Porque é possível fazer a divisão do país em só duas regiões,é só fazer o planejamento de como ficaria e colocar em prática.

Anônimo disse...

Erik Hoffmann/Nº11/7 ano C

1-Os critérios foram: os estados que formam uma grande região não são escolhidos ao acaso. Eles têm características semelhantes. As primeiras divisões regionais propostas para o país, por exemplo, eram baseadas apenas nos aspectos físicos , ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo. Mas logo se começou a levar em conta também as características humanas , isto é, as que resultam da ação do homem, como atividades econômicas e o modo de vida da população, para definir quais estados fariam parte de cada região.

2-As principais mudanças foram a divisão do estado de Goiás,e foi criado o estado de Tocantins.
Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco

3-
Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato-Grosso do Sul,Goiás e Distrito Federal.
Sudeste:Espírito Santo,Rio de Janeiro,Minas Gerais e São Paulo.
Sul:Paraná,Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Nordeste:Sergipe,Alagoas,Pernambuco,Rio Grande do Norte,Ceará,Bahia,Paraíba,Piauí e Maranhão.
Norte:Pará,Amazonas,Amapá,Acre,
Rondônia,Tocantins,Roraima.

Beijos Conceição!!!!!!!!

Isadora disse...

01) As primeiras divisões regionais propostas para o país, por exemplo, eram baseadas apenas nos aspectos físicos -- ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo. Mas logo se começou a levar em conta também as características humanas -- isto é, as que resultam da ação do homem, como atividades econômicas e o modo de vida da população, para definir quais estados fariam parte de cada região.Dividir o Brasil dessa forma facilita o ensino de geografia e a pesquisa, coleta e organização de dados sobre o país, o seu número de habitantes e a idade média da população.

02)A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.

03)
Região Sul: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Região Norte: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá e Roraima.
Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Concordo totalmente com seu comentário de que as divisões sofrerão alterações. Como houveram muitas mudanças no passado, poderão ter muitas no futuro.

Parabéns pelo blog, além de complementar suas aulas, transborda de informações!
Boa semana.
Beijos!

Isadora, N. 18 - 7ano C.

Anônimo disse...

1-Quais foram os primeiros critérios usados para dividir o Brasil em regiões? A razão é simples: os estados que formam uma grande região não são escolhidos ao acaso. Eles têm características semelhantes. As primeiras divisões regionais propostas para o país, por exemplo, eram baseadas apenas nos aspectos físicos -- ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo.

2-Quais foram as principais mudanças ocorridas, na formação do novo mapa do Brasil com a Constituição de 1988? A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.

3-Coloque o nome das regiões brasileiras na atualidade, com seus respectivos estados:
Região Sul: Rio grande do Sul, Santa Catarina, Paraná.

Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo

Região Centro-Oeste:Mato Grosso do Sul,Mato Grosso,Goiás,Distrito Federal

Região Norte:Roraima,Acre,Amazonas,Rondônia,Pará,Amapá,Tocantins

Região Nordeste:Rio Grande do Norte,Sergipe,Paraíba,Pernabuco,Alagoas,Bahía,Maranhão,piauí,Ceará.

Nome: Robson Antonio Vieira
Número: 29
Ano: 7ºA

Anônimo disse...

1.Os primeiros critérios foram baseados nos aspectos físicos,ou seja ligados à natureza,como clima,vegetação e relevo.

2.As principais mudanças que eu percebi foram a divisão do estado de Goiás,formando tocantins.São paulo saindo da região sul e indo para a região sudeste.O estado de Guanabara transformado no município do Rio de janeiro e a divisão do estado do Mato grosso,formando Mato grosso do sul.

3.Região Norte:Amazonas,Pará,Amapá,Roraima, Rondônia,Tocantins e Acre.
Nordeste:Bahia,Ceará,maranhão, Piauí,Sergipe,Alagoas,Pernambuco, Rio grande do norte e Paraíba.
Centro-oeste:Mato grosso,Mato grosso do sul e Goiás.
Sudeste:São Paulo,Rio de Janeiro, Minas gerais e Espírito santo.
Sul:Paraná,Rio grande do sul e Santa Catarina.

Thomas dos Reis nº33 7°C.

Anônimo disse...

Nome: Gabriel Nº: 13 Ano: 7ºC

1) Nas primeiras divisões regionais do Brasil, não eram levados em conta as caracteristicas humanas de cada estado, que são basicamente as atividades econômicas e modos de vida da população, mas sim, as caracteristicas naturais, como clima, vegetação e relevo.

2) As principais mudanças em 1988 foram que o estado de Guanabara foi transformado no município do Rio de Janeiro, os estados do Mato Grosso e Goiás foram divididos e criaram os estados do Mato Grosso do Sul e Tocantins, respectivamente, os territórios federais Amapá, Rondônia e Roraima se tornaram estados e o território federal de Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.

3) Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Região Nordeste: Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Região Norte: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins.

Anônimo disse...

Lucas Tomio 7ºB Nº:21



1-Os estados que formam uma grande região não são escolhidos ao acaso. Eles têm características semelhantes. As primeiras divisões regionais propostas para o país, por exemplo, eram baseadas apenas nos aspectos físicos -- ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo. Mas logo se começou a levar em conta também as características humanas -- isto é, as que resultam da ação do homem, como atividades econômicas e o modo de vida da população, para definir quais estados fariam parte de cada região.



2-A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco



3-Região Sul: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Região Norte: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá e Roraima.

Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Bjs Conceição vc é d+, melhor regente!

Anônimo disse...

Lucas Pontes nº18 7ºD

1-As primeiras divisões regionais propostas para o país, por exemplo, eram baseadas apenas nos aspectos físicos -- ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo. Mas logo se começou a levar em conta também as características humanas -- isto é, as que resultam da ação do homem, como atividades econômicas e o modo de vida da população, para definir quais estados fariam parte de cada região.

2-Eu acho que a Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá viraram estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.

3-Existem outras formas de dividir o Brasil como em 1913.O Brasil Setentrional ou Amazônico reunía Acre amazonas. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, alagoas e pernambuco formavam o Brasil Norte-Oriental. O Brasil Oriental tinha Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul faziam parte do Brasil Meridional.Goiás e Mato Grosso, do Brasil Central.Porque foi a partir daí que, transformou a "DIVISÃO DO BRASIL.
tchau conceição
abraços.

Anônimo disse...

Henrique Pezzini Nº17 7ºB
1-Os primeiros critérios de divisão do Brasil foram pelos aspectos f´ físicos, ligados a natureza como o clima,vegetação e relevo.
2-As principais mudanças foram com eram chamadas as regiões, também foi criado o estado do Tocantins na região norte, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado pernambuco
3-Região Norte:Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima,Amapá,Pará,Tocantins.
Região Nordeste:Maranhão,Ceará,Piauí,Bahia Sergipe,Alagoas,Penambuco,Paraíba,Rio Grande do Norte.
Região Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,Goiás,Distrito Federal.
Região Sudeste:Minas Gerais,Espírito Santo,Rio de Janeiro,São Paulo.
Região Sul:Paraná,Santa Catarina,Rio Grande do Sul.
8/05/2011

Anônimo disse...

Oi Conceição!!
01-As primeiras divisões eram baseadas nos aspectos físicos ou seja ligados à natureza, como: clima, vegetação e relevo.Logo depois, foi considerado as características humanas, como: ação do homem, atividades econômicas e modo de vida da população.
02-Com a Constituição Federal de 1988 dividiu-se o estado de Goias e criou-se o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia,Roraima e Amapá tornaram-se estados e, Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.
03-Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Região Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo,Rio de Janeiro e São Paulo.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Região Norte: Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins.
Região Nordeste: Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Ceará.
Amanda-01-7°A.

Anônimo disse...

1.questão
R:Os primeiros critérios usados para dividir o Brasil em regiões eram baseadas apenas nos aspectos físicos -- ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo.

2.questão
R:No Período Republicano, a alfabetização e a instrução básica destacavam-se nos discursos de políticos e de intelectuais que caracterizavam o analfabetismo vergonha nacional e responsabilizava a alfabetização o poder da elevação moral e intelectual do país.
3.questão
R:Região norte - estados:
Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima, Pará,Amapá,Tocantins.

Região Nordeste - estados:
Maranhão,Piauí,Bahia,Ceará,Pernambuco,Rio Grande do Norte,Paraíba,Alagoas,Sergipe.

Região Sul -estados:
Paraná,Santa Catarina,Rio Grande do Sul.

Região Sudeste - estados:
São Paulo,Minas Gerais,Rio de Janeiro,Espírito Santo.

Região Centro-oeste - estados:
Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,Goiás.

Augusto Nº3,7ºAno A

Anônimo disse...

1-Quais foram os primeiros critérios usados para dividir o Brasil em regiões?
R:Os critérios usados foram físicos: levou-se em consideração o relevo, o clima e a vegetação, por exemplo. Não foi à toa! Na época, a natureza era considerada duradoura e as atividades humanas, mutáveis. Considerava-se que a divisão regional deveria ser baseada em critérios que resistissem por bastante tempo.
2-Quais foram as principais mudanças ocorridas , na formação do novo mapa do Brasil com a Constituição de 1988?
R:A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.
3-Coloque o nome das regiões brasileiras na atualidade, com seus respectivos estados:
Região Norte:Amazonas, Pará, Roraima, Acre, Rondônia, Tocantins, Amapá.
Região Nordeste:Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Ro Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Região Centro-Oeste:Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Região Sudeste:Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Região Sul:Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Anônimo disse...

Isabela de Lima nº12 7ºD

1-Facilita o ensino de geografia e pesquisa, coleta e organização de dados do país, seu número de habitantes e a idade média da população.
2-Dividiu o Estado de Goiás e criou o Estado de Tocantins que foi incluído na região Norte.Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.
3-Norte: Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia.
Nordeste:Tocantins, Piauí, Pernambuco,Ceará,Bahia,Sergipe,Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Centro Oeste: Mato Grosso, Mato grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Beijão!!!

Anônimo disse...

Victor W. Vechi\N34\7c
1- As primeiras divisões regionais realizadas para o Brasil, por exemplo, eram baseadas apenas nos aspectos físicos,ou seja, ligados à natureza, com a temperatura, vegetação...
2-As principais mudanças foram:dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Deu o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá.
3-Sul: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Norte: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá e Roraima.
Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
bjs!

Anônimo disse...

Nome:Angela Jung Amaral nº 03 7º ano c

1-Quais foram os primeiros critérios usados para dividir o Brasil em regiões?
R; As primeiras divisões regionais propostas para o país eram baseadas apenas nos aspectos físicos -- ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo. Mas logo se começou a levar em conta também as características humanas -- isto é, as que resultam da ação do homem, como atividades econômicas e o modo de vida da população, para definir quais estados fariam parte de cada região.


2-Quais foram as principais mudanças ocorridas , na formação do novo mapa do Brasil com a Constituição de 1988?

Em 1913, o território nacional foi dividido em cinco "brasis" e não em regiões.
Brasil Setentrional ou Amazônico reunia: Acre, Amazonas e Pará.
formavam o Brasil Norte-Oriental: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
O Brasil Oriental agregava: Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro -- onde ficava o Distrito Federal, a sede do governo brasileiro— e Minas Gerais.
faziam parte do Brasil Meridional: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Brasil Central: Goiás e Mato Grosso.
A forma como foi feita a divisão revela que, na época, havia uma preocupação muito grande em fortalecer a imagem do Brasil como uma nação, uma vez que a República havia sido proclamada há poucos anos, em 15 de novembro de 1889.
A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco

3-Coloque o nome das regiões brasileiras na atualidade, com seus respectivos estados:

Região Norte:Amazonas,Roraima,Amapá,Pará,Tocantins,Rondônia e Acre.

Região
Nordeste:Maranhão,Piauí,Ceará,Pernambuco,
Alagoas,Paraíba,Rio Grande do Norte,Sergipe e
Bahia.

Região
Sudeste:Minas Gerais,São Paulo,Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Região
Centro oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás.

Região
Sul:Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Anônimo disse...

Marcela Heusi n°25 7°anoC

1- As principais divisões regionais colocadas para o país, eram ligadas apenas com coisas que envolviam a natureza, como por exemplo: a vegetação, o relevo e o clima. Mas em seguida começaram a dar bola as catactéristicas humanas, isso significa o resultado das ações dos humanos, como atividades econômicas e modo em que vivem as pessoas da população, para definirem esses estados que fariam parte de cada região.

2- A constituição federal de 1988 espalhou o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi colocado na região norte, dando fim aos estados federais, como por exemplo: Rondônia, Roraima e Amapá (tornaram estados), já Fernando de Noroinha foi acrecentado no estado de Pernambuco.

3- As regiões são:

Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Paraíba e Sergipe.

Região Sudeste: Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

Região Norte: Amapa, Rondônis, Amazonas, Roraima e Acre.

Região Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Adorei esse novo assunto!

Beijinhos

Pedro 7°anoA N°:26 disse...

Pedro 7°A N°:26

Respostas:
1-Dividiram o Brasil em 5 Brasis
2-Foi dividido o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte.
3-Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Paraná; São Paulo;Minas Gerais; Rio de Janeiro; Espírito Santo; Bahia; Piaui; Maranhão; Ceara;Rio Grande do Norte; Paraíba; Pernambuco; Alagoas; Sergipe; Pará; Amapá; Amazônia; Roraima; Acre; Rondônia; Tocantins; Mato Grosso; Goiás; Brasilia; Mato Grosso do Sul;

Anônimo disse...

1- Foi dividido em "brasis" e não em regiões.Eram o Brasil setentrional, norte oriental, central, oriental, e meridional.
2- A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.
3- Região Sul: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e Espírito Santo.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Goiás.
Região Norte: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, e Roraima.
Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, e Maranhão.

Conceição,ficou bem legal esta postagem, e além disso bem clara...

Beijos =* Luiza R. Contezini nº24 7ºB

Anônimo disse...

Luís Augusto D. de Almeida Nº22 7ºB

1-As primeiras divisões regionais eram baseadas apenas nos aspectos físicos ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo. Mas logo se começou a levar em conta também as características humanas isto é, as que resultam da ação do homem, como atividades econômicas e o modo de vida da população, para definir quais estados fariam parte de cada região.
2-A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.
3-Região Sul: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Região Norte: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá e Roraima.
Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Maju Mussi disse...

Maria Júlia Soares Mussi-Nº21/ 7ºA

Oi Conceição,

Respostas:

1- As divisões regionais eram baseadas em critérios que resistissem por bastante tempo, por exemplo, a natureza era considerada duradoura e as atividades humanas, mutáveis.

2- Em 1988, a constituição federal dividiu o estado de Goiás, e criou Tocantins, que foi incluido na Região Norte. Roraima, Rondônia e Amapá tornaram-se estados, e Fernando de Noronha começou a fazer parte de Pernambuco.

3- Região Norte: Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins.
Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Região Centro-Oeste: Mato-Grosso, Mato-Grosso do Sul e Goiás.
Região Sudeste: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Beijinhos !

Anônimo disse...

Júlia nº16 7ºA

Oi Conceição !

01)Bom as primeiras divisões regionais propostas eram baseadas nos aspectos físicos(ligados a natureza,como clima, vegetação e relevo).

02)O Estado de Goiás foi dividido formando Tocantins que passou a fazer parte da região norte;
Com o fim dos territórios federais Rondônia,Roraima e Amapá tornaram-se estados;
Fernando de Noronha Passou a fazer parte do estado de Pernambuco.

03)
Região Norte: Roraima,Amapá,Amazonas,Pará,
Tocantins,Acre e Rondônia.
Região Nordeste:
Maranhão,Piauí,Bahia,Ceará,Rio Grande do Norte, Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.
Região Centro-Oeste :
Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás (onde fica o Distrito Federal).
Região Sudeste:
Minas Gerais,São Paulo,Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Região Sul:
Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Beijos !
Júlia nº16 7ºA

Anônimo disse...

Isadora / no 18/ 7o ano B
1)Quais foram os primeiros critérios usados para dividir o Brasil em regiões?
A primeira divisão do território do Brasil em grandes regiões foi proposta em 1913, para ser usada no ensino de geografia. Os critérios usados para fazê-la foram físicos: levou-se em consideração o relevo, o clima e a vegetação, por exemplo. Na época, a natureza era considerada duradoura e as atividades humanas, mutáveis. Considerava-se que a divisão regional deveria ser baseada em critérios que resistissem por bastante tempo.
2)Quais foram as principais mudanças ocorridas , na formação do novo mapa do Brasil com a Constituição de 1988?
A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco. No futuro, devem ocorrer novas mudanças na divisão regional do Brasil. Afinal, por influência do homem, o país está em constante transformação!
3)Coloque o nome das regiões brasileiras na atualidade, com seus respectivos estados:
Região Norte: Roraima, Amazonas, Amapá, Pará,Tocantins, Rondônia e Acre.
Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do sul e Goiás.
Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas gerais e Espírito Santo.
Região Nordeste: Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
Parabéns por esta postagem maravilhosa e bem pesquisada.
Beijos e um bom final de semana!!

Anônimo disse...

Sofia Boulet nº32
7ºC

Oi Conceição!

1)Os primeiros critérios usados para dividir o Brasil em regiões foram os aspectos físicos, ou seja, ligados à natureza(clima, vegetação e relevo).Contudo, em seguida, as características humanas(atividades econômicas e o modo de vida da população, por exemplo) também passaram a ser levadas em consideração.

2)As principais mudanças ocorridas com a Constituição Federal de 1988, na formação do novo mapa do Brasil foram:
-a divisão do estado de Goiás e a criação do estado de Tocantins,
-a transformação dos territórios federais de Roraima, Rondônia e Amapá em estados
-e a anexação de Fernando de Noronha à Pernambuco.

3)
Região Norte - Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins.
Região Nordeste - Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Região Centro-Oeste - Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Região Sudeste - Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Região Sul - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Beijos Conceição.

Anônimo disse...

Artur Nº: 06
7º ano C

1- Os critérios foram, aspectos físicos e características humanas.

2- Na região norte, o estado de Goiás foi dividido e formado o estado de Tocantins. Rondônia Roraima e Amapá tornaram - se estados e Fernando de Noronha ficou em Pernambuco.

3- Região Sul: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Região Norte: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá e Roraima.
Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Abraço Conceição! ¨)

Anônimo disse...

Raquel Pitz da Costa número:29 7anoB
Olá,Conceição!
respostas:
1-Pois ele é muito grabde e então foi dividido em regiões para facilitar na geografia.
2-Goiás foi dividida para virar Tocantins.Roraima Rondônia e Amapá viraram estados e Fernando de Noronha começou a pertencer a Pernambuco.
3-Sul:SC,PR,RS.
NORTE:RR,AP,PA,AM,AC,RO.
NORDESTE:MA,CE,RN,PR,PE,AC,SE,PI,
BA.
SUDESTE:RJ,SP,MG,ES.
CENTRO-OESTE:DF,MS,MT.
TCHAU TCHAU CONCEIÇÃO E BEIJINHOS.

Anônimo disse...

A)As primeiras divisões regionais propostas para o país, por exemplo, eram baseadas apenas nos aspectos físicos -- ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo. Mas logo se começou a levar em conta também as características humanas -- isto é, as que resultam da ação do homem, como atividades econômicas e o modo de vida da população, para definir quais estados fariam parte de cada região.
B)Em 1988 o estado de Goiás foi dividido e deu origem de Tocantins, o estado de Tocantins começou a fazer parte do norte. Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.
C)Norte: Amazonas,Roraìma,Rondônia,Parà,Amapà e Tocantins.
Sul:
Parana,Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Nordeste: Paraíba,Pernambuco,Alagoas,Sergipe,Bahia, Rio Grande do Norte,Maranhão,Cearà e Piuaì.
Suldeste:
São Paulo,Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espìrito Santo.
Centro-Oeste:
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiàs.
Manuella nº20 7ºA

Anônimo disse...

Maria Luisa Gonçalves nº26 7ºB

1)Os primeiros critérios que foram levados em consideração foram o clima, a vegetação e relevo.

2)Roraima e Amapá foram elevados à categoria de Estado. A ilha de Fernando de Noronha, que anteriormente era considerada um território, transformou-se em município subordinado ao governo de Pernambuco. No mesmo ano Goiás se fragmentou, a porção sul do território continuou com o mesmo nome e fazendo parte da região Centro-Oeste, a porção norte deu origem ao Tocantins, que passou a integrar a região Norte.

3)Região Norte: Amazonas,Roraima,Amapá,Acre,Rondônia,Pará,Tocantins

Região Nordeste:Maranhão,Piauí,Ceará,Rio Grande do Norte,Pernambuco,Bahia,Paraíba,Sergipe

Região Centro Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,Goiás,Distrito federal

Região Sudeste:Minas Gerais,São Paulo,Rio de Janeiro,Espírito Santo

Região Sul: Rio Grande do Sul,Santa Catarina,Paraná

Anônimo disse...

Guilherme Crispim, nº 15, 7º ano C

1-Quais foram os primeiros critérios usados para dividir o Brasil em regiões?
Os primeiros critérios usados para dividir o Brasil foram baseados em aspectos físicos ligados à natureza como clima, vegetação e relevo.

2-Quais foram as principais mudanças ocorridas , na formação do novo mapa do Brasil com a Constituição de 1988?
O estado de Goiás foi dividido e foi criado o estado de Tocantins que foi incluído na Região Norte. Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.

3-Coloque o nome das regiões brasileiras na atualidade, com seus respectivos estados:
Região Norte: Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins.
Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Região Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Isabela disse...

Olá Conceição,

1-As divisões foram baseadas no clima de cada região, nos costumes da população, aspectos físicos da população, nas atividades economicas assim foram definidas as regiões.

2- O estado de Goiás foi dividido:
*Foi criado o estado de Tocantins que pertenceu a região norte
*Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados.
* Fernando de Noronha ficou junto com o estado de Pernambuco.

3-
*Região Norte
*Região Nordeste
*Região Centro- Oeste
*Região Sudeste
*Região Sul

Beijooos..
Isabela Casas nº13- 7ºA

Anônimo disse...

Gabriela Hoeppers dos Santos.
Nº11. 7°série A.

Respostas:

1- Os critérios usados para fazer a divisão foram: levou-se em consideração o relevo, o clima e a vegetação entre outros...
Após o IBGE fazer estudos e analisar diferentes propostas,sugeriu que fizesse a divisão do Brasil com algumas mudanças nos nomes das regiões.

2-A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.

3-Região Sul: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Região Norte: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá e Roraima.
Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Fontes:Blog da Conceição.

Patrick Camilo dos Santos disse...

Número: 24 Série: 7ºA

Oi Conceição!!!

Para nós a postagem é velha mais o conhecimento é novo.

RESPOSTAS:

1- O Brasil no ano de 1913 era dividido em cinco partes, o Brasil setentrional (Acre, Amazonas e Pará), o Brasil Norte Oriental (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), o Brasil Oriental (Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), Brasil Meridional (São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e Brasil Central (Goiás e Mato Grosso). A sede do governo brasileiro e o Distrito Federal localizavam-se de Rio de Janeiro.

2- Acrescentaram os estado Tocantins (com isso Goiás ficou menor), São Paulo (com isso Rio de Janeiro diminuiu) e Mato Grosso do Sul também ficou maior diminuindo a região Mato-grossense.

3- Sul: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Norte: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá e Roraima.
Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

O blog tava com fotos bem legais, parabéns!!!

Anônimo disse...

Ana Letícia Rossetto Nº:3 Série:7ºB

Oi Conceição!
Aqui estão as respostas

01- As primeiras divisões regionais propostas para o país, por exemplo, eram baseadas apenas nos aspectos físicos -- ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo. Mas logo se começou a levar em conta também as características humanas -- isto é, as que resultam da ação do homem, como atividades econômicas e o modo de vida da população, para definir quais estados fariam parte de cada região.Dividir o Brasil dessa forma facilita o ensino de geografia e a pesquisa, coleta e organização de dados sobre o país, o seu número de habitantes e a idade média da população.

2- A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco

3- Região Norte: Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins.
Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás
Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais.
Região Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná.

Anônimo disse...

Boa noite Conceição!

Mais uma vez eu estou aqui para aprender um pouco mais com seu blog...(e pelo pontinho extra também).

1- Os primeiros critérios para fazer a divisão do Brasil foram os aspéctos físicos do local e das pessoas.
2- As mudanças ocorridas em 1988, foi que o estado de Goiás foi dividido e uma parte virou o estado de Tocantins, que por sua vez foi incluido na região norte. Rondônia,Roraima e Amapá viraram estdados e Fernando de Noronha entrou dentro do estado de Pernambuco.
3-Norte:Roraima,Amapá,Amazonas,Pará,Acre,Rondônia e Tocantins. Nordeste:Maranhão,Piauí,Bahia,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Alagoas e Sergipe. Centro-Oeste:Mato Grosso,Goiás,Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal(Brasília). Sudeste:São Paulo,Minas Gerais,Rio de Janeiro e Espírito Santo. Sul:Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Maria Luíza nº22 6ªsérie-A 7ºano.

Anônimo disse...

Lucas Tomio nº:21 7ºB


1-As primeiras divisões regionais propostas para o país, por exemplo, eram baseadas apenas nos aspectos físicos -- ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo. Mas logo se começou a levar em conta também as características humanas -- isto é, as que resultam da ação do homem, como atividades econômicas e o modo de vida da população, para definir quais estados fariam parte de cada região.Dividir o Brasil dessa forma facilita o ensino de geografia e a pesquisa, coleta e organização de dados sobre o país, o seu número de habitantes e a idade média da população.

2-A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco


3-Região Sul: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Região Norte: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá e Roraima.
Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Abraços Conceição!!

Anônimo disse...

Oi Conceição! Mais uma vez lendo o seu blog aprendi muito! Uma das coisas que aprendi foi que o Brasil tem o maior território da America Latina. Só a Rússia, o Canadá, a China e os Estados Unidos tem território maior do que o brasileiro.
Também aprendi que em 1913 o Brasil era dividido por Brasis e não por região.Existia 5 Brasis.Ao longo dos anos a divisão do Brasil foi mudando, pois o homem foi evoluindo, e o Brasil teve que evoluir junto.Essas divisões ajudam a calcular, por exemplo, quantas crianças estão fora da escola. Essas estatísticas fazem com que o Brasil melhore nesses aspectos. É bem provável que as divisões do Brasil, continuem mudando, pois ele está evoluindo cada vez mais!
Beijos da aluna Carolina 7 ano B numero 9

Anônimo disse...

Oi Conceicao!!!
1- As primeiras divisões regionais do país, eram baseadas apenas nos aspectos físicos, ou seja, ligados à natureza, como, clima, vegetação e relevo entre outros. Mas logo também começou a levar em conta também as características das pessoas, isto é, a ação do homem, como atividades econômicas, o modo de vida da população, para definir os estados que fariam parte de cada região
2-A Constituição Federal (de 1988), dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, (que foi incluído na Região Norte). Com o fim dos territórios federais de Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados, e Fernando de Noronha virou um estado de Pernambuco.
3-Região Sul: Paraná Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Região Norte: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá e Roraima.
Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão, Rio Grande do Norte.

Catarina _N. 07 -_7ano A .

Anônimo disse...

Vinícius de Paula Silveira. Nº:31.7 ano D

1- Os primeiros critérios usados para dividir o Brasil em regiões foi que o território nacional foi dividido em cinco "brasis" e não em regiões.
O Brasil Setentrional ou Amazônico reunia Acre, Amazonas e Pará.
Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas formavam o Brasil Norte-Oriental.
O Brasil Oriental agregava Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro onde ficava o Distrito Federal, a sede do governo brasileiro e Minas Gerais. São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul faziam parte do Brasil Meridional.
E Goiás e Mato Grosso, do Brasil Central.
2- A Constituição Federal dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte.
3- Região Norte: Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Tocantins, Amapá e Roraima.
Regiâo Nordeste: Bahia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí.
Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo.
Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Leonardo - 19 - 7B disse...

1)Eram basiadas apenas nos aspectos físicos,ou seja,ligados a natureza,como clima,vegetação e relevo.

2)As principais mudanças ocorridas por conta da constituoção de 1988 foram a divição do estado de Goías e a criação do estado de Tocantins sendo incluido na regiao norte.

3)Região Norte: Amazonas, Acre, Rondônia,Pará, Tocantins, Amapá e Roraima.
Região Noedeste: Maranhão, Piaí, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernabuco, Paraíba, Ri Grande do Norte.
Rrgião Centro Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do sul e Goiás.
Região Sudeste: Minas Gerais, Espiríto Santos, São Paulo, Rio de Janeiro.
Região Sudeste: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

Oi Conceição os assuntos de seu blog são muito interessantes, e nos faz aprender mais.

Bjs Léo

Leonardo Coelho Westfal
número 19 7B

Anônimo disse...

Conceição,
Achei o texto bem interessante e fiz várias aprendizagens como:

*Que o Brasil foi dividido em cinco regiões.

*Que ele é o maior país da América do Sul.
*Sua área é de 8.547.403,5 quilômetros quadrados.

*Apenas Rússia, Canadá, China e Estados Unidos tem o território maior que o nosso.

*A primeira divisão proposta foi em 1913.

*O critérios usados foram: relevo, vegetação e clima.

*Neste ano o Brasil foi dividido em cinco "brasis":Norte-Oriental,Setorial, Oriental,Meridional e Central.

*Em 1930 apareceram diferentes critérios de divisão territorial.

*Regiões atuais do Brasil:

*Norte:Acre, Rondônia, Pará, Amazonas, Tocantins,Amapá, Roraima.

*Nordeste:Maranhão,Piauí,Ceará,Bahia,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernabuco, Alagoas e Sergipe.

*Centro-Oeste:Mato Grosso,Mato Grosso do sul e Goiás.

*Sudeste:Minas Gerais, São Paulo,Espírito Santo e Rio de Janeiro.

*Sul:Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Eu fiz muitas aprendizagens lendo esse texto
nome:Carlos Eduardo Reis Bento série:7ºano b nº:8

Anônimo disse...

1)As primeiras divisões eram baseadas em aspectos físicos, ou seja, ligados à natureza como clima, vegetação e relevo.
2. As principais mudanças no mapa do Brasil com a Constituição de 1988 foram: a) Divisão do estado de Goiás;
b) Criação do estado de Tocantins;
c) Os territórios de Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados;
d) Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.
3. Região Norte: Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Tocantins, Acre.
Região Nordeste: Maranhão, Piaui, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal.
Região Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo.
Região Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

Anônimo disse...

1)As primeiras divisões eram baseadas em aspectos físicos, ou seja, ligados à natureza como clima, vegetação e relevo.
2. As principais mudanças no mapa do Brasil com a Constituição de 1988 foram: a) Divisão do estado de Goiás;
b) Criação do estado de Tocantins;
c) Os territórios de Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados;
d) Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.
3. Região Norte: Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Tocantins, Acre.
Região Nordeste: Maranhão, Piaui, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal.
Região Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo.
Região Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.


Alcides Neto Menegatti no.2 7B

Anônimo disse...

Arthur Donaduzzi dos Santos Nº:05- 7ºano C

1) Os critérios das primeiras divisões regionais em 1913 foram físicas: (ligadas à natureza) levou-se em consideração o relevo, a vegetação e o clima, por exemplo. Porém, logo se começou a levar em conta também as características humanas - isto é, as que resultam da ação do homem.
Dividir o país deste jeito facilitaria o ensino de geografia e a coleta de dados (média de idade da população, quantos habitantes existem...)

2) A Constituição Federal em 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.

3) Região Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
Região Norte: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá e Roraima.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Abraços Conceição!!!!

Anônimo disse...

Isadora no 18 - 7o ano B

Olá Conceição adorei a nova postagem!

1-Quais foram os primeiros critérios usados para dividir o Brasil em regiões?
-As primeiras divisões regionais propostas para o país, por exemplo, eram baseadas apenas nos aspectos físicos -- ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo. Mas logo se começou a levar em conta também as características humanas -- isto é, as que resultam da ação do homem, como atividades econômicas e o modo de vida da população, para definir quais estados fariam parte de cada região.

2-Quais foram as principais mudanças ocorridas , na formação do novo mapa do Brasil com a Constituição de 1988?
-A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco. No futuro, devem ocorrer novas mudanças na divisão regional do Brasil. Afinal, por influência do homem, o país está em constante transformação!

3-Coloque o nome das regiões brasileiras na atualidade, com seus respectivos estados:
-Região Sul: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Região Norte: Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá e Roraima.
Região Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Eu concordo com as suas postagens, eu penso que no futuro ainda vai mudar muita coisa nos estados brasileiros.

Mais uma vez amei a postagem,e aprendi que vendo o mapa em 1970, ou seja no passado ,podemos perceber que muitas mudanças ocorreram.

Espero ver mais postagens e postar muitos novos assuntos.
Beijos

Anônimo disse...

oi ...

1-Foram critérios físicos, levando em consideração, o relevo, o clima e a vegetação.
2-Ela dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na região Norte.Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernanbuco.
3-Região Norte: Acre, Amazônas, Pará, Rondônia, Roraima e Amapá
Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraibá, Pernanbuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Região Centro oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Região Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Região Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Beijos Conceição
Ellen n.10 7.C

BRUNO disse...

1 - Antes as regiões eram determinadas por aspectos físicos, por exemplo clima, vegetação e relevo, depois começou também a serem contados características que resultam da ação do homem, como atividades econômicas e o modo de vida da população.
2 - O Estado de Goiás foi dividido, criando o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco
3 - Região Sul : Santa Catrina, Rio Grande do Sul e Paraná
Região Sudeste : São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo
Região Centro-Oeste : Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais o DIstrito Federal
Região Nordeste : Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão
Região Norte : Rondônia, Tocantins, Acre, Amazonas, Pará, Roraima e Amapá

Bruno Seára - 7ºA - nº:6

Anônimo disse...

Olá conceição ai vão as respostas:
*obs:A questão 3 eu só coloquei as siglas ok?

1-Os aspéctos físicos e as atividades economicas, bem como o modo de vida da população foram considerados importantes para que houvesse em nosso país as divisões
regionais e a definição dos estados para cada região. Podemos observar que as divisões das regiõestambém facilitam muito nas pesquisas sobre os dados do país.

2-A constituição federal do ano de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins que está incluído na Região Norte.Rondonia,Roraima e Amapá tornaram-se estado e Fernando de Noronha foi anexado no estado de Pernambuco.

3-Sul:RS,SC,PR.
Suldeste:SP,MG,RJ,ES.
Centro-Oeste:MS,GO,MT
Norte:AM,PA,AP,RO,AC,RR,TO.
Nordeste:BA,SE,AL,PE,PB,RN,CE,PI,MA.

duda disse...

MUINTO OBRIGADA ME AJUDOU MUINTO VLW (É PRA Amanha!!)bj duda

Anônimo disse...

Oii!

01)Bom as primeiras divisões regionais propostas eram baseadas nos aspectos físicos, como a vegetação, natureza e semelhança entre as "terras".

2) A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco

3) Regiao Sul: Santa Catarina, Parana, e Rio Grande do Sul.
Sudeste: Sao Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro.
Nordeste: Bahia, Piauí, Maranhao, Ceara, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraiba e Rio Grande do Norte
Centro Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goias.
Norte: Amazonas, Acre, Rondonia, Roraima, Para, Amapa e Tocantins

Beijos !
Gabriella Reis
7º B

Anônimo disse...

Patrick Ferrari Collodoro - Nº25 7ºA
OI CONCEIÇÃO!!!

1- Eram baseadas nos aspectos físicos,como a natureza, a vegetação, o clima, o relevo e várias outras.
2- O Estado de Goiás foi dividido, criando o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.
3- Região Sul : Santa Catrina, Rio Grande do Sul e Paraná
Região Sudeste : São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo
Região Centro-Oeste : Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais o DIstrito Federal
Região Nordeste : Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão
Região Norte : Rondônia, Tocantins, Acre, Amazonas, Pará, Roraima e Amapá.

A Vida é uma só disse...

eu ganhei 3,0 pontos nesse negoço no trabalho de geografia.

Ajuda muito em galera!

LOUCAS POR RESTART! disse...

adoreiii esse blog,até usei algumas partes desse texto como resposta minha no meu livro!kkkk

Unknown disse...

amei o blogg!!!!!!

Unknown disse...

Bom, não fala sobre o estado do Acre, antes do Barão de Rio Branco negociar com a Bolívia para se tornar um estado brasileiro.

Anônimo disse...

eu adorei o blog !!!!!!
e ajudaram muito , obrigada

Alexandre Sousa disse...

Acho errado a maneira como o senado é escolhido. A região norte com 7 estados e apenas 15 milhões de habitantes,população menor que a de minas gerais tem direito a 3 senadores cada uma. Os senadores deviam representar uma quantidade de eleitores igual os deputados ou senão tivesse uma casa só. Do jeito que está duas regiões com mais estados dominam o congresso nacional. Não sei qual a vantagem de norte e nordeste terem mais senadores se isto não influiu no desenvolvimento das mesmas e tendo no lugar muita corrupção.

Gilberto A. Saavedra disse...

Parabéns, pela matéria.Adorei! Bem explicada, principalmente quando mostra os critérios adotados (relevo - vegetação e clima) para formação das respectivas regiões do Brasil.Antes de conhecer essas divisões geográficas 'por esses critérios implantados'não entendia o motivo do Acre e Rondônia ser da Região Norte se os dois estão localizados no "Oeste".