domingo, 16 de maio de 2010

NANOTECNOLOGIA


Artigo: Nanotecnologia: "O Pequeno grande mundo"

Imaginem um objeto com o tamanho de um metro dividido em um bilhão de vezes. Dimensionalmente falando, um objeto com 0,000.000.001m (um bilionésimo de um metro). Espantoso não é mesmo? Isso é a Nanotecnologia, gerada pela denominada Nanociência, que trabalha com essa dimensão citada, chamada de Nanômetro (nm). Para se ter uma idéia um átomo tem a dimensão de 0,2 Nanômetros. Portanto, a Nanotecnologia é uma tecnologia atômica, seria trabalharmos manipulando os átomos, moléculas ou partículas subatômicas para produzir produtos utilizados pelo homem em várias áreas científicas e comerciais.


Esse trabalho foi facilitado após a criação de um aparelho denominado de microscópio de varredura por tunelamento eletrônico, que a empresa IBM criou em Zurique, na Suíça, no ano de 1981. É um aparelho que permite vizualizarmos tamanhos muito pequenos, próximo ao tamanho do átomo. Essa nova tecnologia vai possibilitar a criação de novos produtos em diversas áreas ou setores de atuação da humanidade, como por exemplo: na medicina, na eletrônica e na construção de pequenos robôs - Nanorobôs - para atuação em várias áreas.
Em relação aos avanços dessa área no Brasil, as pesquisas começaram desde o ano de 2001, onde o governo federal começou a estimular oficialmente esses trabalhos científicos. Para se ter uma idéia a partir do ano de 2004 o orçamento destinado a esse setor no país foi de R$ 8,7 milhões, com o objetivo de no ano de 2007 chegarmos a R$ 80 milhões. Na prática, para tomar como exemplo, a Nanotecnologia vai poder trazer para a realidade coisas fantásticas, como:


Criação de Nanorobôs - robôs tão pequenos que serão capazes de manipular células e moléculas grandes -, para atuar na medicina, tecnologias que vão gerar impactos nas áreas de eletrônica, agricultura, meio – ambiente e outras.





Os cientistas do Instituto Technion, de Haifa (Israel), conseguiram colocar todo o conteúdo do Velho Testamento em uma superfície de 0,5 mm², inferior a uma cabeça de alfinete, utilizando a Nanotecnlogia. Criaram a Nanobíblia. Os impactos da Nanotecnologia já são visíveis em diversos produtos como nos novos alimentos; aparelhos médicos; revestimentos químicos; sensores para sistemas de segurança; unidades de depuração da água para naves espaciais; monitores para jogos de computadores portáteis; computadores e transistores muito mais potentes para utilização em telefones, carros, aparelhos domésticos e numa infinidade de outras aplicações de consumo e indústrias presentemente controladas por microprocessadores.FÁBRICA DA TOYOTA- ROBOTIZADA

Na medicina, serão fornecidos biosensores, biomateriais e novas gerações de biopastilhas eletrônicas para o tratamento de casos de ameaça à vida, incluindo o cancro e doenças do coração.

Estes aparelhos de bioengenharia, sob a forma de implantes corporais, fornecerão fármacos inteligentes ou produzirão novas células para reparar tecidos danificados. Um levantamento sumário nas publicações que circulam sobre Nanotecnologia aponta para os seguintes produtos e serviços que já estariam no mercado:
· Tecidos resistentes a manchas e que não amassam; · Raquetes e bolas de tênis; · Capeamento de vidros e aplicações antierosão a metais; · Filtros de proteção solar; · Material para proteção (“screening”) contra raios ultravioleta; · Tratamento tópico de herpes e fungos; · Pó antibactéria; · Diversas aplicações na medicina como cateteres, válvulas cardíacas, marca-passo, implantes ortopédicos; · Produtos para limpar materiais tóxicos; · Produtos cosméticos; · Sistemas de filtração do ar e da água, etc.

Mas como todo progresso também trás riscos, existe, por parte da comunidade científica, preocupação aos perigos que essa nova tecnologia pode trazer para a humanidade, caso não seja manipulada de forma correta, como: criação de Nanopartículas de ação residual prejudicial à saúde humana; criação de armas biológicas; risco pessoal se criminosos ou terroristas chegarem a usar a Nanotecnologia molecular; danos coletivos ao meio-ambiente como consequência de produtos não regulamentados; mercado negro de Nanotecnologia e outros.


Pensando no lado positivo da tecnologia e no bom senso dos seres humanos, vamos aguardar essa nova ciência pensando de forma positiva. Afinal de contas, como diz um velho ditado: “Tamanho não é documento.




APÓS A LEITURA DO TEXTO E DAS INFORMAÇÕES DO VÍDEO RESOLVA OS QUESTIONAMENTOS :
O QUE É E PARA QUE SERVE A NANOTECNOLOGIA ?
O QUE É EMPREGO ESTRUTURAL E CONJUNTURAL ?
QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA O SER HUMANO COM O DESENVOLVIMENTO DA NANOTECNOLOGIA?
QUAIS AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS COM A AMPLA APLICAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA EM NOSSO MEIO?


58 comentários:

Jean disse...

Simplesmente, uma tecnologia para que vai possibilitar produzir robôs ou equipamentos de tamanho microscópicos.
Os benefícios são inimagináveis, por que com essa tecnologia poderia se fazer desde tintas de carros que iriam se recuperar de aranhões, a eliminar um vírus ou câncer do corpo sem procedimentos cirúrgicos perigosos.
Porem, como esse nano robôs vão estar em poder de um ser humano quem vai ser ele, pois como ele pode tirar um câncer do corpo pode te matar sem nem ao menos você ter visto...Vou usar outro exemplo o sistema operacional Windows, de vez em quando ele da problemas quer temos que formatar tudo, se acontecer algum problema com esses robôs?Os danos são assustadores, pois se o software dos robôs der pane e começar a destruir um certo tipo de substância, como as proteínas, seria morte certa para todos os animais do Planeta, incluindo nós!
Sobre emprego não encontrei, mas espero ajudar com o desemprego.
Desemprego conjuntural é provocado por uma situação momentânea no mercado de trabalho, uma crise por exemplo.

Desemprego estrutural é causado pela deficiência do mercado de trabalho em absorver todas as pessoas aptas a trabalhar. É um problema na estrutura da economia, pessoas demais e empregos de menos.


Jean Carlos Arceno nº12 2ºC

Rafael disse...

É a tecnologia de estruturas microscópicas que somente podem ser medidas em nanômetros.E serve para diversas áreas da nossa vida facilitando varias operações
O emprego estrutural da nanotecnologia ocorre quando as moléculas são misturadas e organizadas para melhor utilização das moléculas;que depois de estruturadas podem ser utilizadas em diversos fins.E a conjuntural é o produto final que nós é apresentado nas mais diversas formas .
É que essa tecnologia nos permite a maior vários avanços na sociedade como na medicina e na eletro eletrônica bens de consumo e etc..
É que do mesmo jeito em que ela trás grandes benefícios a humanidade pode também trazer enormes prejuízos se não utilizadas da forma correta .

Rafael de Carvalho 2c nº24

Anônimo disse...

"A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado."

A nanotecnologia abrange varias áreas como: medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais.

Uma tecnologia incrível, que nos abre portas para uma qualidade de vida melhor, e uma tecnologia cada vez mais avançada.
Um ponto negativo neste avanço, é que a utilização de robôs e mais maquinas cada vez mais eficiente, vai gerar mais desemprego, e novamente o trabalho do homem vai ser trocado pelo de maquinas.

Thaysi Imeton
Nº31 2ºA

Anônimo disse...

A nanotecnologia, ou seja, a manipulação em npiveis microscópicos de átomos e de moléculas abrirá novos horizontes para a humanidade e para a preservação do planeta, se usada de forma correta. Essa tecnologia inovadora permitirá inúmeros processos que há anos nem se imaginava. Como exemplo, pode-se imaginar, no futuro, alguém necessitando de um "tecido" que desapareça a certa temperatura. Essa pessoa preencheria um formulário na internet, informando as características do novo material, e enviaria os dados para uma empresa que, em 24 horas, desenvolveria uma amostra desse tecido.
Dificil imaginar, pois isso pode ser apenas sonho agora, mas existem verdadeiras pesquisas no meio científico em torno de idéias assim.
Esse meio científico, conhecido por Nanotecnologia, envolve estruturas com características que podem apenas ser medidas em nanômetros, ou seja, bilionésimos do metro. Com a evolução deste tipo de tecnologia, poderá surgir uma produção de itens mais leves, resistentes, inteligentes, baratos, limpos e precisos. A possibilidade de construir coisas átomo a átomo, fará surgir materiais nunca imaginados, metais 50 vezes mais fortes que o aço, pesando quase a mesma coisa...
Hoje em dia, cientistas estão elaborando numerosas ferramentas e técnicas que mais tarde serão necessárias para transformar a nanotecnologia, através de modelos computacionais, em realidade. Embora muitos avanços permaneçam por enquanto apenas na teoria, parece não haver qualquer barreira fundamental contra seu desenvolvimento.

Leonardo Contezini - nº 13 - 2º A

Anônimo disse...

Nanotecnologia não é uma tecnologia específica, mas todo um conjunto de técnicas, baseadas na Física, na Química, na Biologia, na ciência e Engenharia de Materiais, e na Computação, que visam estender a capacidade humana de manipular a matéria até os limites do átomo. As aplicações possíveis incluem: aumentar espetacularmente a capacidade de armazenamento e processamento de dados dos computadores; criar novos mecanismos para entrega de medicamentos, mais seguros e menos prejudiciais ao paciente dos que os disponíveis hoje; criar materiais mais leves e mais resistentes do que metais e plásticos, para prédios, automóveis, aviões; e muito mais inovações em desenvolvimento ou que ainda não foram sequer imaginadas. Economia de energia, proteção ao meio ambiente, menor uso de matérias primas escassas, são possibilidades muito concretas dos desenvolvimentos em nanotecnologia que estão ocorrendo hoje e podem ser antevistos.

Mariana - 2º ano A

Unknown disse...

A nanotecnologia está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais). É um campo das ciências aplicadas dedicado ao controle e manipulação da matéria em uma escala menor que um micrômetro, isto é, no nível de átomos e moléculas (nanomateriais).
Fala-se com frequência da nanotecnologia como uma "tecnologia de objectivos gerais". Isso deve-se ao fato de que na sua fase madura terá um impacto significativo na maioria de industrias e áreas da sociedade. Melhorará os sistemas de contrução e possibilitará a fabricação de produtos mais duráveis, limpos, seguros e inteligentes, tanto para a casa, como para as comunicações, os transportes, a agricultura e a industria em geral.
Imagine dispositivos médicos com capacidade para circular na corrente sanguínea e detectar e reparar células cancerígenas antes de que se estendam. Este seria sem duvida,um dos maiores avanços nessa ciencia.
Como tecnologia de objetivos gerais, porém, teria um uso duplo, ou seja, teria múltiplas aplicações comerciais e também militares : seria possível produzir, por exemplo, armas e aparelhos de vigilância muito mais potentes . A nanotecnologia representa, portanto, incríveis vantagens para a humanidade mas também graves riscos.

Nicolly Andrade Serrão nº25 - 2ºano A

Anônimo disse...

CURIOSIDADEEEEES!

1) Um grupo da Universidade Rice, nos Estados Unidos, liderado pelo quimico James Tour, produziu o primeiro veiculo motorizado com o tamanho de uma molécula. Chamado de nanocarro, mede apenas 4 naômetros de comprimento. Enfileirados, 20 000 deles teriam a espessura média de um fio de cabelo. O carrinho tem um chassi e quatro eixos. Em vez de rodas, exibe moléculas de um composto formado por carbono,hidrogenio e boro. O veiculo é movido à luz. Quando atingido por uma emissão luminosa, o motor gira e o impulsiona.

http://proavirtualg36.pbworks.com/curiosidades

Lisandra Martins disse...

Lisandra Martins-2ºB
A nanotecnologia é a capacidade de criar coisas a partir do mais pequeno que ela possa ser, usando as técnicas e ferramentas que estam a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado,sendo associada a diversar áreas. Tendo como resultado isso uma nova revolução industrial, tendo também consequências para o ambiente, para a econômia e entre outros.O emprego estrutural é a mudança na estrutura da produção,é o resultado da aplicação de novas tecnologias,surgindo com o fim da Guerra Fria, e da abertura dos mercados mundiais.
O emprego conjuntural é a
dependência dos fatores conjunturais, varia de acordo com o crescimento econômico de uma região e até mesmo de um país.
As consequências negativas que a nanotecnologia pode causar no nosso meio é a preocupação aos perigos que essa nova tecnologia pode trazer para a humanidade, criação de Nanopartículas de ação residual prejudicial à saúde humana; criação de armas biológicas; risco pessoal se criminosos ou terroristas chegarem a usar a Nanotecnologia molecular e outros.
Os principais benefícios seriam a possibilidade da criação de novos produtos em diversas áreas ou setores de atuação da humanidade.

Unknown disse...

Gabriel Henrique, 2ºb número 11

A nanotecnologia é a tecnologia empregada com a ciência que serve para inúmeros fatores nas nossas vidas, mas em pequenas dimensões, podendo não ser visíveis a olho nu.
Para ficar mais claro, a nanotecnologia faz a utilização de átomos e outras partículas muito pequenas para criar robôs e outros "sistemas" que possam auxiliar as nossas vidas em conjunto com outras ciências como a medicina e a eletrônica. E esses "sistemas" podem variar desde microprocessadores ou placas com transistores que são cada vez menores e mais eficientes na transferência de dados por impulsos eletromagnéticos (correntes de energia) até mecanismos que auxiliam nosso corpo em si como no sistema circulatório ou imunológico (na prevenção ou cura de doenças).
Mas também existe um lado ruim nessas descobertas e avanços. Essa tecnologia pode ser usada tão eficientemente na área eletrônica e biológica que facilita a criação de armas, tanto de fogo quanto bioquímicas, devido ao tamanho grau de possibilidades que esse tipo de tecnologia fornece.
Mas como todo conhecimento e descoberta nós devemos ter um bom discernimento na hora de fazer uso, pois as causas e consequências provenientes do bom ou mau proveito disso serão únicas e exclusivamente nossas.

Mathias disse...

A importância para o Brasil e Portugal

A nanotecnologia é extremamente importante para o Brasil, assim como para Portugal, porque tanto a indústria brasileira como a portuguesa terão de competir internacionalmente com novos produtos para que a economia dos mesmos países se recuperem e retomem o crescimento econômico. Esta competição somente será bem sucedida com produtos e processos inovadores, que se comparem aos melhores que a indústria internacional oferece. Isto significa que o conteúdo tecnológico dos produtos oferecidos pela indústria brasileira e portuguesa terão de crescer substancialmente nos próximos anos e que a força de trabalho, principalmente brasileira, terá de receber um nível de educação em ciência e Tecnologia muito mais elevado do que o de hoje. Pelo referido, destaca-se o investimento que está a ser feito em Portugal, na cidade de Braga, com a construção do Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL), estrutura que irá dedicar-se à investigação nesta área e que terá um investimento anual de 30 milhões de euros.

Mathias Hinz - 29 - 2ºB

Matheus Tietjen Slomsky 26 2º"B" disse...

A nanotecnologia é a capacidade de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas desenvolvidas atualmente para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. teria importantes consequências econômicas, sociais, ambientais e militares. Tem múltiplas aplicações comerciais e também militares: seria possível produzir armas e aparelhos de vigilância muito mais potentes.
A nanotecnologia tem muitos usos, em agricultura, fontes de energia e diagnósticos de doenças. Quanto a riscos dessa tecnologia, estão incluídas possíveis contaminações de água ou solo, ou que as nanopartículas sejam tóxicas.


Matheus T. Slomsky 26 2º"B"

Pedro disse...

A nanotecnologia é a capacidade de criar coisas cada vez menores, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Tal como já aconteceu com computadores e eletrônicos em geral, a nanotecnologia poderia trazer diversos benefícios comerciais e também militares: seria possível produzir, por exemplo, armas e aparelhos de vigilância muito mais potentes, é por isso que a nanotecnologia pode trazer incríveis vantagens para a humanidade mas também graves riscos. Mas apesar das grandes vantagens que a nanotecnologia pode trazer, é preciso tomar cuidado, pois como essa tecnologia é nova, pode ser descoberto que ela pode trazer coisas ruins, como aconteceu com outras tecnologias que eram consideradas inofensivas e acabaram se revelando prejudiciais ao homem.
O emprego estrutural é aquele em que a função deixa de existir, é o que pode acontecer por causa da nanotecnologia, se for descobertos usos para ela que possam substituir o trabalho de alguém. O conjuntural é quando o desemprego é temporário como acontece em épocas de crise econômica.

Pedro Luiz Maba, 30. 2ºB

Lucas Moser disse...

A nanotecnologia é uma área de construção de novos materiais a partir dos átomos, esses materiais são de todas as áreas, medicina, computação, eletrônica, física e muito mais.
A nanotecnologia traz ao nosso dia a dia, muitas facilidades e tecnologias, como os aparelhos eletrônicos cada vez menores e melhores, e também muitos avanços na medicina, com novos aparelhos médicos.
Porém como tudo, a nanotecnologia também tem o seu lado ruim se não for manipulada da forma correta.
Armas biológicas, por exemplo, trariam riscos a população mundial, além de toda essa tecnologia poder ser usada por criminosos e terroristas, causando danos coletivos a todos e ao meio ambiente.

Lucas Moser, N° 21, 2°B

Mauro Nunes nº23 2ºc disse...

O QUE É E PARA QUE SERVE A NANOTECNOLOGIA?
A nanotecnologia são objetos divididos em bilionésimo de um metro. (átomo 0,2 nanômetros (nm)).
O QUE É EMPREGO ESTRUTURAL E CONJUNTURAL?
Desemprego estrutural é quando ocorrem demissões e aquelas pessoas não serão recontratadas e desemprego conjuntural é quando as demissões são temporárias, por exemplo, quando uma crise financeira atinge uma fabrica ela se vê obrigada a demitir alguns funcionários para não ir à falência, mas depois que a crise acabar aqueles que foram demitidos serão chamados para voltar a trabalhar (claro que não todos os demitidos mas os que merecem.).
QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA O SER HUMANO COM O DESENVOLVIMENTO DA NANOTECNOLOGIA?
Na área da medicina, pois com a nanotecnologia as cirurgias seriam menores diminuindo os riscos de infecções, poderíamos ser curados de doenças que hoje são incuráveis.
QUAIS AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS COM A AMPLA APLICAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA EM NOSSO MEIO?
Com o aumento da nanotecnologia nós teremos um número maior de desemprego, pois não será necessária uma quantidade tão grande de funcionários para operar os robôs ou as maquinas, um exemplo é a fabrica da Toyota nos EUA ela é completamente automatizada, existe um funcionário para ligar, verificar se está tudo em ordem e desligar os robôs.

Unknown disse...

Aa nanotecnologia está presente em muitos componentes eletrônicos, desde computadores até aparelhos da medicina e outros tantos itens que possuem alta tecnologia.
A primeira vez em que se falou em nanotecnologia já faz muito tempo. Um físico chamado Richard Feynman comentou em Dezembro de 1959 sobre um breve conceito desta tecnologia. Ele comentou a respeito do poder de manipulação de átomos e moléculas, algo que resultaria em componentes tão pequenos, que o homem nem poderia ver. Finalmente, no ano de 2000 a nanotecnologia começou a ser desenvolvida em laboratórios e as pesquisas em cima desta tecnologia aumentaram significativamente, tanto que hoje ela é o centro das atenções em várias áreas da Ciência. A nanotecnologia é aplicada em mais de 800 produtos atualmente. O principal componente onde a nanotecnologia é utilizada: o computador. Os processadores de computador são, provavelmente, os componentes eletrônicos que mais se utilizam da nanotecnologia. No atual mercado encontram-se processadores de 45nm, os quais possuem uma tecnologia muito avançada para poder trabalhar em alta velocidade. Evidentemente, o processador não tem dimensões em nanômetros, mas as peças dentro dele são desta escala minúscula.

(Um nanômetro é uma medida como outra qualquer. Ele equivale a um bilionésimo de metro)

Julia Ramos 2ºB

Unknown disse...

O emprego conjuntural é a
dependência dos fatores conjunturais, varia de acordo com o crescimento econômico de uma região e até mesmo de um país. É tambem chamado de emprego ciclico.

Já o desemprego estrutural, é aquele em que a vaga do
trabalhador é substituída por máquinas ou processos produtivos mais modernos, não se
resolve apenas pelo crescimento econômico. Aquele trabalho executado por dezenas de
trabalhadores agora só necessita de um operador, ou melhor, dezenas de empregos
transformaram-se em apenas um.

Nicolly Andrade Serrão nº25 2ªano A

Anônimo disse...

Matheus Provesi, Nº 20, 2ºC

O QUE É E PARA QUE SERVE A NANOTECNOLOGIA?

A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estam a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado.

Se conseguirmos este sistema de engenheria molecular, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso, teria também importantes consequências económicas, sociais, ambientais e militares.

O QUE É EMPREGO ESTRUTURAL E CONJUNTURAL ?

Desemprego conjuntural é provocado por uma situação momentânea no mercado de trabalho, uma crise por exemplo.

Desemprego estrutural é causado pela deficiência do mercado de trabalho em absorver todas as pessoas aptas a trabalhar. É um problema na estrutura da economia.

QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA O SER HUMANO COM O DESENVOLVIMENTO DA NANOTECNOLOGIA?

Nanotecnologia é a manipulação dos átomos e moléculas para criar novos produtos, dispositivos e até seres vivos, ou para permitir que produtos já existentes tenham novas funções.

QUAIS AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS COM A AMPLA APLICAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA EM NOSSO MEIO?

Caso nao seja manipulada de forma correta pode oferecer risocos a humanidade, como por exemplo ser usada para danos ao meio ambiente e aos seros humanos.

Há algumas perguntas que deves ser refletidas antes de ver apenas os beneficos.
Afinal, o que está se estudando e o que está se fazendo? Quais são as pesquisas em andamento e suas possíveis aplicações industriais? Mais importante ainda, quem faz as pesquisas e com que objetivos? Quem arcará com os custos? Servirão os resultados para a criação de riquezas (de quem, para quem)? Pretende-se seriamente melhorar a qualidade de vida de todos?

Lisandra Martins disse...

Lisandra Martins 2ºB nº: 20
complementando o comentário...
O desemprego estrutural é causado pela tecnologia, onde vários trabalhadores,homem está sendo substituídos pelas máquina,"perdemos" o emprego para a tecnologia.
E o desemprego conjuntural depende da econômia,mercado de trabalho.

Anônimo disse...

A nanotecnologia é um conjunto de técnicas que se utiliza para manipular a matéria para a escala de átomos e moléculas (‘nano’ refere-se a uma medida). Tem a capacidade de criar objetos de qualidade superior aos existentes hoje.
Desemprego conjuntural é provocado por uma situação momentânea no mercado de trabalho.
O desemprego estrutural acontece em função de mudanças definitivas na própria estrutura da sociedade. A automação dos processos produtivos na indústria e nos serviços é uma mudança definitiva na forma de produzir bens e prestar serviços das sociedades modernas. Uma possível solução para quem ficou desempregado em função de mudanças estruturais na sociedade é se qualificar.
Um dos benefícios da nanotecnologia é de produzir novas células para reparar os tecidos danificados.A nanotecnologia pode criar nanomaterias que aproveitam a matéria prima de maneira mais eficiente, rendendo mais com menos energia e gerando menos lixo.
Produtos residuais não intencionados e nanopartículas livres que penetram o corpo humano, se alojam em alguns órgãos. Nanopartículas entram no corpo humano pelos aparelhos digestivo, respiratório ou pela derme.

Uma vez no organismo, as nanopartículas se deslocam por órgãos e tecidos distantes do ponto de onde eles entraram e podem atravessar as barreiras da circulação do sangue, entrar no cérebro e criar riscos para a saúde.
Se a nanotecnologia for usada para meio bélico apresentará grandes riscos porque nanoestruturas podem ultrapassar barreiras, muros e outros obstáculos, e até pele humana. Essas caracteristicas de uma nanoestrutura dificulta o monitoramento e a defesa das pessoas.


Roberta Quaresma nº 25 2º C

Unknown disse...

A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estam a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Se conseguirmos este sistema de engenheria molecular, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso, teria também importantes consequências económicas, sociais, ambientais e militares.


André Franco Stravolo - 02 - 2ºA

Unknown disse...

Podemos dizer que a nanotecnologia é uma tecnologia de atômica, onde ocorre o manipulamento de átomos, moléculas ou partículas subatômicas para produzir o que hoje é utilizado pelo homem em áreas comerciais e científicas.A nanotecnologia então, de uma forma geral é a tecnologia utilizada para minimizar "produtos", facilitando seu uso.
O desemprego conjuntural é aquele muitas vezes causado por uma crise econômica e é temporário, já o desemprego estrutural é quando o número de desempregados é superior ao número de trabalhadores que o mercado quer contratar e esse excesso de oferta de trabalhadores não é temporário.
Dentre os principais benefícios da nanotecnologia, está a prevenção de poluição ou danos indiretos ao meio ambiente, pois com isso será consumida menor quantidade de energia e produção menor de resíduos indesejáveis e até mesmo a ausência de produtos tóxicos, fazendo com que tenha benefícios para a sociedade.Com a nanotecnologia podemos criar materiais melhores e fazer avanços em novas áreas da ciência, podemos nos beneficiar também através disso com o diagnóstico melhor de doenças e com isso a possível cura, além disso a nanotecnologia nos benefcia de várias outras formas.
Como consequência da tecnologia, nos vem a preocupação aos perigos que pode nos trazer, como a criação de armas biológias, mercado negro de nanotecnologia, riscos ao meio ambiente por meio de produtos sem regularmento e criação de nano partículas de ação prejudicial a saúde humana.

Lucas Winter 2ºA disse...

sem dúvidas a nanotecnologia é um grande avanço científico. é difícil compreender como algo tão pequeno, muitas vezes invisível sem utilização de microscópios específicos, pode mover ou transformar algo. Se esse recurso for utilizado de forma correta, poderiamos ter novas descobertas em várias áreas, como na de energia (combustíveis não prejudiciais a natureza), tecnologia aprimorada na medicina (contra erros médicos e inovação de próteses e curas), criação de aparelhos com cada vez mais memória e funções e muitas outras coisas. mas todo cuidade é pouco pois se usado de maneira errada, como em uma guerra (biológica) ou criação de uma arma forte, indestrutível ou algo do tipo, pode causar guerras e mortes aos milhares...
Muita gente pode pensar que tais "nanomáquinas" irão ocupar o mercado te trabalho, porém não percebem que para criar e operar tais máquinas, precisa de pessoas (mão de obra qualificada), pois é assim que funciona o ciclo trabalhista, uma profissão é extinta para criação de outra ou outras.

Guilhermo Casini/ 2B/ N:13 disse...

O que é e para que serve a nanotecnologia?
É a manipulação dos átomos das moléculas para formar novos produtos dispositivos que permitam trazer os produtos já existentes, novas funções ou que criem novos produtos inclusive até seres vivos novos.
O que é emprego estrutural e conjuntural?
Desemprego estrutural: aquele em que a vaga do
trabalhador foi substituída por máquinas ou processos produtivos mais modernos.
Desemprego conjuntural ou cíclico: é aquele em que a demissão é ocasionada, na maioria das vezes, por crises passageiras. Portanto a demissão é temporária, uma vez que, superada a crise, o emprego é novamente ofertado.
Quais os principais benefícios para o ser humano com o desenvolvimento da nanotecnologia?
1- Armazenamento, produção e conversão de energia.
2- Incremento da produtividade da agricultura.
3- Tratamento de água e remedição ambiental.
4- Diagnóstico de doenças.
5- Sistema de entrega de drogas.
6- Processamento e armazenamento de alimentos.
7- Poluição do ar e remedição.
8- Construção.
9- Monitoramento da saúde.
10- Vetores, detecção e controle de pragas.

Quais as principais conseqüências negativas com a ampla aplicação da nanotecnologia em nosso meio?
Contaminação do meio ambiente e mesmo de lançamento de produtos nano que apresentem toxicidade elevada.

rodrigo ghisi disse...

A nanotecnologia, como o nome sugere, uma tecnologia que atua na escala do nanômetro, abre muitas portas, possibilidades de inovação, incontáveis e inimagináveis. Desde produzir vidros que se adaptam a claridade, bloqueando raios ultravioleta, nocivos, até reconstruir ossos quebrados com muito mais rapidez. Esse avanço tecnologia pode significar uma nova revolução industrial.
Essa nova escala material pode trazer inúmeros benefícios para a vida na terra, humanos e animais.
Uma realidade disto são os nanotubos de carbono (CNT-Carbon NanoTubes), átomos de carbono organizados em forma de um tubo com um nanômetro de espessura, dependendo de sua estruturação, apresenta diversas propriedades muito úteis, como: 100 vezes mais forte de o aço e 6 vezes mais leve; podem se comportar como semicondutores de eletricidade, assim podendo ser usado como parte de processadores, diminuindo ainda mais seus tamanho e aumentando muito a sua eficiência; são ótimos condutores de calor, essa característica dos CNTs poderia ser usada para "queimar" células cancerígenas, eliminando a necessidade de cirurgias complicadas e arriscadas; não deforma, quebra, ou dobra quando exposto a altas temperaturas e pressão; tem a curiosa capacidade de atrair cristais de cálcio, possibilitando assim uma reconstrução óssea incrivelmente rápida; quando transados, formam uma fibra com resistência semelhante ou superior ao kevlar, um material composto usado em roupas aprova de bala, essa característica poderia ser usada futuramente para produzir uma armadura corporal, entre outras. Esse é apenas um dos infinitos produtos da nanotecnologia.
Mas como qualquer tecnologia, essa apresenta pontos negativos, as nanopartículas são tão pequenas que podem ultrapassar as barreiras biológicas do nosso corpo, podem chegar direto no cérebro, até mesmo no DNA, causando mutações, uma vez que, quanto menor for essa partícula, mais reativa ela será e mais tóxica, isto pode ser usado para produção de armas biológicas, ato denominado bioterrorismo.

Não encontrei a respeito de emprego estrutural e conjuntural, somente desemprego:

Conjuntural - característico da depressão, quando os bancos retraem os créditos, desestimulando os investimentos (algo como uma crise econômica), temporário, termina ao fim da tal crise.

Estrutural - ocorre quando o numero de desempregados é maior que a capacidade do mercado de contratar trabalhadores, este estado da economia não é temporário, isto ocorre principalmente por causa de novas tecnologias (robôs e informática) que substitui os empregados e não por causa de uma crise econômica.

Rodrigo Ghisi nº26 2ºC

Anônimo disse...

HEMILY CUNHA Nº15 2ºB

A nanotecnologia é uma tecnologia atômica, seria trabalharmos manipulando os átomos, moléculas ou partículas subatômicas para produzir produtos utilizados pelo homem em várias áreas científicas e comerciais.
Emprego estrutural: Novas tecnologias, como a robótica e a informática, onde toma o emprego de pessoas para empregar uma maquina. Ele não é resultado de uma crise econômica, e sim das novas formas de organização do trabalho e da produção. Tanto os países ricos quanto os pobres são afetados pelo desemprego estrutural, um dos graves problemas de nossos dias. Os principais setores atingidos pelo desemprego estrutural são: Agricultura, prestação de serviços e indústria.
Emprego conjuntural:
É provocada por uma situação momentânea no mercado de trabalho, uma crise por exemplo. Os donos mandam o trabalhador embora, por não ter condições de pagar por seu trabalho, mas geralmente quando se normaliza a situação a pessoa volta a ser empregada novamente.
Alguns benefícios:
Um levantamento sumário nas publicações que circulam sobre nanotecnologia aponta para os seguintes produtos e serviços que já estariam no mercado:
• Tecidos resistentes a manchas e que não amassam;
• Raquetes e bolas de tênis;
• Capeamento de vidros e aplicações antierosão a metais;
• Filtros de proteção solar;
• Material para proteção (“screening”) contra raios ultravioletas;
• Tratamento tópico de herpes e fungos;
• Pó antibactéria;
• Diversas aplicações na medicina como cateteres, válvulas cardíacas, marca-passo, implantes ortopédicos;
• Produtos para limpar materiais tóxicos;
• Produtos cosméticos;
• Sistemas de filtração do ar e da água.
Conseqüências negativas:
“Um plástico com essa característica depois de usado é descartado na natureza. Quanto tempo ele vai demorar a se degradar? Já fizemos algumas discussões à respeito, mas sabemos muito pouco e temos de nos aprimorar”
http://www.fundacentro.gov.br
Sem falar na quantidade de desemprego que vai gerar em todo mundo, pois é uma forma de ganhar tempo, dinheiro, menos incômodo.. “tempo é dinheiro”
Acho que se a nanotecnologia for liberada para todos, vai quebrar com a população, o país tem crescido cada vez mais, e vai ter muita falta de emprego.

Anônimo disse...

A nanotecnologia utiliza o nanômetro como unidade de medida. Como o nanômetro é um bilionésimo de metro, ela trabalha com os átomos. Essa tecnologia manipula os átomos, sendo possível assim construir supercomputadores que caibam no bolso...
A nanotecnologia permite o avanço de diversas áreas, como a medicina, em que biomateriais, na forma de implantes poderão servir como fármaco no tratamento de doenças cardíacas, por exemplo. A nanotecnologia também está presente na área da segurança (em sensores), no desenvolvimento de computadores cada vez mais potentes e portáteis, nos cosméticos, nos biodigestores...
Um dos pontos negativos da nanotecnologia é a nanopoluição. A nanopoluição é composta por nanopartículas, que são resultantes do processo de fabricação dos produtos, ou gerada pelos nanometais. Essa poluição pode ser mais grave do que a poluição já existente, pois os nanopoluentes não existem na natureza, o que pode prejudicar a ação do sistema imunológico e causar efeitos ainda desconhecidos. Pelo fato de ser nano, essa poluição é facilmente levada pelo ar, percorrendo longas distâncias.
O grande uso de produtos tecnológicos pelo mercado consumidor gera poluição, devido ao grande número de resíduos tecnológicos que serão descartados. Esses podem vir a poluir o solo e a água.
O desemprego conjuntural ou cíclico tem esse nome, pois depende do ciclo econômico. Quando há uma crise, por exemplo, um indivíduo perde seu emprego, mas tem a possibilidade de recuperá-lo assim que a economia melhorar. Já o desemprego estrutural ou tecnológico é aquele que o trabalhador perdeu para uma máquina, devido à automação dos processos industriais. Esse emprego ele não consegue recuperar.

Alessandra Nº 01 2ºA

Unknown disse...

A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor, usando as técnicas e ferramentas que estão sendo desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado.A nanotecnologia é a tecnologia utilizada para minimizar produtos , facilitando seu uso.
Desemprego estrutural é quando o numero de sesempregados é superior ao numero de trabalhadores que o mercado quer contratar e esse excesso de oferta não é temporário, já o desemprego conjuntural é causado por uma crise econômica, é temporário.
Os principais benefícios da nanotecnologia, e esta a prevenção de poluição, com isso será consumida menor quantidade de energia e produção menor de resíduos indesejáveis.Com ela podemos criar materiais melhores e fazer avanços em novas áreas da ciência.
As consequências negativas que a nanotecnologia pode causar no nosso meio é a preocupação aos perigos que essa nova tecnologia pode trazer para a humanidade, criação de Nanopartículas de ação residual prejudicial à saúde humana; criação de armas biológicas; e outros riscos pessoais.

Loreane-15 2C

Anônimo disse...

Um dos possíveis problemas é a nanopoluição que é gerada por nanomateriais ou durante a confecção destes. Este tipo de poluição, formada por nanopartículas que podem ser muito perigosas uma vez que flutuem facilmente pelo ar viajando por grandes distâncias. Devido ao seu pequeno tamanho, os nanopoluentes podem entrar nas células de seres humanos, animais e plantas. Como a maioria destes nanopoluentes não existe na natureza, as células provavelmente não terão os meios apropriados de lidar com eles, causando danos ainda não conhecidos. Estes nanopoluentes poderiam se acumular na cadeia alimentar como os metais pesados e o DDT.
Alfonso/ n:1/ 2B.

Carolina Gonçalves, 07 - 2°B disse...

A nanotecnologia é uma tecnologia atômica, ou seja, que utiliza moléculas e particulas que chegam a ser invisíveis a olho nu, com o fim de guardarem informações, em pequenos robôs , na medicina e elêtronica. Uma area da tecnologia que tende a receber muitos investimentos. Essa tecnologia põe em foco, a robótica, robôs tão eficientes capazes de substituir pessoas no mercado de trabalho, porém isso não é resultado de uma crise econômica e sim de novas formas de organização do trabalho, chamado assim de emprego estrutural. Já o emprego conjuntural é provocado geralmente por crises financeiras, onde o patrão não possui mais as mesmas condições economicas e mandam o empregado embora. Essa tecnologia, traz para o ser humano, benefícios como dispositivos médicos mais elaborados capazes de circular na corrente sanguínea, para detectar e reparar células cancerígenas antes que se estendam. Microcomputadores mais potentes para carros e celulares, enfim aparelhos mais práticos, rápidos e potentes para o dia a dia. Mas como tudo tem prós e contras, a nanotecnologia, pode ser utilizada para a construção de armas químicas, altamente tóxicas e biológicas também, podendo contaminar o solo e ar com doenças contagiosas.

0 disse...

Amanda Regina Müller
2ºB Número 3


A nanotecnologia seria uma tecnologia, pelo qual diminuiriam bilhões ou mais vezes um objeto.Se ela der certo pode haver uma nova revolução industrial. Eles manipulam os átomos, até chegarem ao que querem. Ela serve para usos médicos,aparelhos, alimentos, como tudo é formado por átomo, ela pode ajudar e modificar o que se imaginar, só depende qual é o objetivo quando ela é usada.Com essa nova tecnologia o ser humano iria lucrar muito, em questões de danos, segurança, saúde e etc.. A sua vida se tornaria ainda mais fácil, ele poderia ter um melhor tratamento de uma doença, se proteger melhor do sol, e até transformar o Metano que é um gás poluente, em uma energia limpa, isso iria ajudar muito para ter uma vida mais ecológica e saúdavel.Como tudo tem o seu lado ruim, se essa nova descoberta for usada de maneira errada, por haver uma guerra nuclear, tenho criações de armas biológicas, danos ao meio ambiente e etc.. Toda essa pesquisa me lembrou da música do tema da novela das 7 se eu não me engano, fala sobre a diferença entre os robôs e o ser humano. Que com certeza o robôs irão substituir e já substituem bastante pessoas em trabalhos.Toda essa nova tecnologia é bom, e com certeza vai ajudar mais do que ajuda, é só ser usada de maneira certa.



desemprego estrutural seria as pessoas perderem seus empregos para as máquinas e robôs.Fazendo com que aumente o trabalho informal, e uma desesperada busca por vagas de empregos no mercado. Enquanto os robôs tem uma melhor qualificação em termos de trabalho manual, pois aguenta a ótimas temperaturas, não precisa ir ao banheiro, não precisa de férias e não precisa de salário, acabando por ser optado e fazendo com que muita gente perca emprego.


Trabalho Conjutural é quando o trabalhador depende de eventos econômicos para continuar no trabalho, pois haver algum evento e etc.. Ela perderá seu emprego, podendo recuperar quando o problema for solucionado. Isso acontece muito em lojas, restaurantes e supermercados.

Isa disse...

A nanotecnologia é uma ciência atômica, empregada em áreas comerciais e cintíficas, que veio como todas as outras tecnologias para facilitar em alguns casos a nossa vida.
Com o desenvolvimento dessa ciência, aparelhos menores e melhores poderam nos ser impostos, junto com novos aparelhos para a medicina. Mas como tudo tem seu lado ruim, a nanotecnologia também pode ser prejudicial para nós no sentido de que as pessoas de má fé podem usa-la para por exemplo criarem dispositivos microscópicos de destruição em massa, e até fazer um mercado negro dessa tecnologia.

*Desemprego estrutural ou tecnológico, é uma forma de desemprego natural. Existe um desequilíbrio permanente entre a oferta e a procura (de trabalhadores. Já Desemprego Conjuntural ou Cíclico depende da economia, se for preciso fazer um corte de despesas, corta os funcionários por exemplo e assim por diante.

Isabella Lanave, nº11, 2°C

Leonardo C disse...

O emprego conjuntural depende de fatores conjunturais. Não é igual em todos os países, pois varia segundo o crescimento econômico da região. Também é conhecido por emprego cíclico.
O emprego estrutural surge quando o emprego do trabalhador é trocado (substituido) pelo trabalho de uma máquina ou por processos de produção fabril mais modernos. Ou seja, não se baseia na economia, mas no contexto tecnológico. Este tipo não é nada bom para os trabalhadores, pois uma só máquina equivale a dezenas de trabalhadores. O único lucro é para a empresa em si, pois não paga salários, os "empregados" nao tiram férias, etc.

Leonardo Contezini - nº13 - 2º A

Unknown disse...

O QUE É DEMPREGO ESTRUTURAL E EMPREGO CONJUNTURAL?
O EMPREGO CONJUNTURAL É dependência de fatores conjunturais, pode variar a partir do crescimento econômico de um país ou de uma região. Conhecido também como emprego cíclico.
DESEMPREGO ESTRUTURAL: É O desemprego que acontece porque a vaga do
trabalhador é substituída por máquinas ou processos produtivos mais modernos, não se resolve apenas pelo crescimento econômico
QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA O SER HUMANO COM O DESENVOLVIMENTO DA NANOTECNOLOGIA?
Nanotecnologia é a manipulação dos átomos e moléculas para criar novos produtos, dispositivos e até seres vivos, ou para permitir que produtos já existentes tenham novas funções.
QUAIS AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS COM A AMPLA APLICAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA EM NOSSO MEIO?
Se não for manipulada de forma correta pode oferecer riscos a sociedade. Pode ser usada para danos ao meio ambiente e as pessoas. Contamina o meio ambiente, lançando produtos que apresentem toxicidade elevada.

Julia Ramos numero 18 2B

Marina Erthal 2ªB 25 disse...

* Nanotecnologia é a capacidade de criar coisas muito muito muito muito muito pequenas, uma tecnologia atômica que manipula átomos e moléculas. é usada em pesquisa para áreas tanto científicas como comerciais. Serve para facilitar alguns procedimentos de diferentes áreas.

* Emprego estrutural: quando pessoas perdem seu lugar em uma empresa para uma máquina (não vai ao banheiro, não tira férias...).

* O emprego conjuntural ou ciclico, pois em alguns casos existem ciclos economicos ex: uma empresa com dificuldades faz um corte de gastos, mas quando a situação melhora volta a contratar.

* A nanotecnologia pode nos beneficiar por exemplo na cura de doenças criando nanorobos que combatem essas doenças, também na agricultura e cosméticos.

* essa tecnologia também pode ser usada de forma incorreta como na criação de nanopartículas de ação prejudicial a saúde, armas biológicas e mercado negro nanotecnológico.

+ CURIOSIDADESSSS

Luiza B. disse...

Luiza Biasuz - nº 18 - 2º A

Pode ser considerado nanotecnologia, alguma tecnologia muito pequena, que não ocupa espaço. Por exemplo, peças nanotecnológicas são peças pequenas. Elas são usadas na medicina e nos computadores por exemplo. Seu intuito é inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem.
O desenvolvimento da nanotecnologia proporciona na área da medicina, as cirurgias com microcâmeras, por exemplo. É um ótimo avanço pois as cirurgias abertas (com cortes), deixam o paciente ameaçado a pegar alguma infecção, fora que é muito menos agressivo para a pessoa operada.
Uma das consequências dessa nanotecnologia, são as questões ambientais, pois como a tecnologia traz benefícios, as pessoas vão tentar “sugar” tudo o que ela pode trazer, desde os danos que podem sofrer aos animais por causa de aviões supersônicos pessoais a baixa altitude, até o impacto da recolha energia solar a grande escala que poderia chegar a modificar o albedo da Terra e prejudicar ao meio ambiente.
O emprego estrutural acontece quando o número de desempregados é maior que o número de trabalhadores. Isso acontece com o avanço da tecnologia, pois o homem é substituídos por máquinas, e se ele for substituído por máquinas, ele nunca mais vai recuperar seu emprego antior, fora que uma máquina vale por dez homens.
Já o emprego conjuntural é uma crise que aconteceu na estrutura economica de determinado estabelecimento. Ou seja, você não perde o seu emprego para máquinas (no qual você nunca mais irá recuperar), você perde o seu emprego por questões financeiras, que depois você ainda poderá recuperá-lo.
A diferença entre os dois desempregos é que um é a substituição de humanos por máquinas, que nunca mais vão recuperar o seu emprego, e o outro é uma crise econômica que aconteceu em determinado estabelecimento.

Melina - 2A - 23 disse...

A nanotecnologia é a capacidade de criar objetos de qualidade superior aos existentes hoje, a partir da organização dos átomos da forma desejada. Se conseguirem este sistema de engenheria molecular, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso, teria também importantes consequências económicas, sociais, ambientais e militares. Fála-se com frequência da nanotecnologia como uma "tecnologia de objectivos gerais". Isso deve-se ao facto de que na súa fase madura terá um impacto significativo na maioria de industrias e áreas da sociedade. Melhorará os sistemas de contrucção e possibilitará a fabricação de productos mais duráveis, limpos, seguros e inteligentes, tanto para a casa, como para as comunicações, os transportes, a agricultura e a industria em geral.
Imagine-se dispositivos médicos com capacidade para circular na corrente sanguínea e detectar e reparar células cancerígenas antes de que se estendam. Tal como já aconteceu com a electricidade ou os computadores, a nanotecnologia melhorará em grande medida quase todas as facetas da vida diária. Como tecnologia de objetivos gerais, porém, teria um uso duplo, ou seja, teria múltiplas aplicações comerciais e também militares : seria possível produzir, por exemplo, armas e aparelhos de vigilância muito mais potentes . A nanotecnologia representa, portanto, incríveis vantagens para a humanidade mas também graves riscos. O objetivo principal não é chegar a um controle preciso e individual dos átomos, mas elaborar estruturas estáveis com eles. Um dos possíveis problemas é a nanopoluição que é gerada por nanomateriais ou durante a confecção destes. Este tipo de poluição, formada por nanopartículas que podem ser muito perigosas uma vez que flutuem facilmente pelo ar viajando por grandes distâncias. Devido ao seu pequeno tamanho, os nanopoluentes podem entrar nas células de seres humanos, animais e plantas. Como a maioria destes nanopoluentes não existe na natureza, as células provavelmente não terão os meios apropriados de lidar com eles, causando danos ainda não conhecidos. Estes nanopoluentes poderiam se acumular na cadeia alimentar como os metais pesados e o DDT. A nanotecnologia é extremamente importante para o Brasil, assim como para Portugal, porque tanto a indústria brasileira como a portuguesa terão de competir internacionalmente com novos produtos para que a economia dos mesmos países se recuperem e retomem o crescimento econômico. Esta competição somente será bem sucedida com produtos e processos inovadores, que se comparem aos melhores que a indústria internacional oferece. Isto significa que o conteúdo tecnológico dos produtos oferecidos pela indústria brasileira e portuguesa terão de crescer substancialmente nos próximos anos e que a força de trabalho, principalmente brasileira, terá de receber um nível de educação em ciência e Tecnologia muito mais elevado do que o de hoje. Desemprego conjuntural é provocado por uma situação momentânea no mercado de trabalho, uma crise por exemplo.
Desemprego estrutural é causado pela deficiência do mercado de trabalho em absorver todas as pessoas aptas a trabalhar. É um problema na estrutura da economia.

Anônimo disse...

Nanotecnologia é a capacidade de criar coisas no menor tamanho possível, colocando cada átomo e cada molécula no lugara desejado. Essa tecnologia tem varias funçõesem diferentes áreas. Na informática pode-se desenvolver nanochips, o que ocuparia menos espaço e utilizaria menos material. O uso da nanotecnologia na medicina é o maior benefício humano, pois é possível criar nanomáquinas para serem introduzidar no corpo, os átomos dos remédios podem ser manipulados com mais presição, pode ser usada na cura do câncer, entre outras funções. Por um lado a nanotecnologia também pode ter seus malefícios, como: a poluíção causada tanto pela produção ou pelos nanomaterias, as células por serem pequenas podem entrar no corpo humano. Outro problema é que a criação de nanorobôs irá substituir muitos trabalhadores causando desemprego. O emprego estrutural é quando ocorre uma mudança na forma de produção, por exemplo quando a nanotecnolia se explandir a produção irá mudar, fazendo assim a produção também mudar. O emprego conjuntural é quando ocorre mudança na econômia.

Sérgio Heusi de Almeida, 30. 2ºA

Anônimo disse...

Laura Martendal Rodrigues
2 ano A - n°: 12

Fala-se com frequência da nanotecnologia como uma "tecnologia de objetivos gerais". Isso se deve ao fato de que na sua fase madura terá um impacto significativo na maioria de indústrias e áreas da sociedade. Melhorará os sistemas de construção e possibilitará a fabricação de produtos mais duráveis, limpos, seguros e inteligentes, tanto para a casa, como para as comunicações, os transportes, a agricultura e a indústria em geral.

Vantagens da Nanotecnologia: Área da saúde
No entanto, alguns destes chegarão de forma imediata.
As ferramentas de investigação e a prática da medicina serão menos dispendiosas e mais potentes. Contaremos com sistemas de investigação e diagnóstico mais eficazes, o que permitirá uma capacidade de resposta mais rápida perante novas doenças. Uma quantidade de pequenos sensores, computadores, e diversos aparelhos de custo reduzido permitirão um controle contínuo na saúde dos pacientes, assim como, no tratamento automático. Além disso, será possível a existência de diversos tipos de novos de tratamentos.

Importância para o Brasil e Portugal:
A nanotecnologia é extremamente importante para o Brasil, assim como para Portugal, porque tanto a indústria brasileira como a portuguesa terão de competir internacionalmente com novos produtos para que a economia dos mesmos países se recuperem e retomem o crescimento econômico. Esta competição somente será bem sucedida com produtos e processos inovadores, que se comparem aos melhores que a indústria internacional oferece. Isto significa que o conteúdo tecnológico dos produtos oferecidos pela indústria brasileira e portuguesa terão de crescer substancialmente nos próximos anos e que a força de trabalho, principalmente brasileira, terá de receber um nível de educação em ciência e Tecnologia muito mais elevado do que o de hoje.

Desvantagens da Nanotecnologia
Visando o grande número de produtos tecnológicos no mercado, o uso da Nanotecnologia vem sendo amplamente discutido juntamente com a sociedade quanto a possíveis riscos como contaminação do meio ambiente e mesmo de lançamento de produtos nano que apresente toxicidade elevada. Em suma, a nanotecnologia está presente hoje em vários aspectos de nossas vidas, de maneira que não há mais como frear ou rejeitar essa nova tecnologia. O que resta a fazer é exigir uma profunda investigação e conhecimento desses novos produtos de maneira que venha trazer somente grandes benefícios para a sociedade.

Emprego Conjuntural - É o desemprego causado por uma crise econômica. Existem duas formas de designar o desemprego conjuntural, sendo que ambas estão corretas: Desemprego cíclico ou Conjuntural. É aquele em que a demissão é ocasionada, na maioria das vezes, por crises passageiras. Portanto a demissão é temporária, uma vez que, superada a crise, o emprego é novamente ofertado.
Emprego Estrutural - O desemprego causado pelas novas tecnologias, como a robótica e a informática, recebe o nome de Desemprego Estrutural. Ele não é resultado de uma crise econômica, e sim das novas formas de organização do trabalho e da produção. Tanto os países ricos quanto os pobres são afetados pelo desemprego estrutural, um dos graves problemas de nosso dia a dia.

Anônimo disse...

Laura Martendal Rodrigues
2 ano A - n°: 12

Fala-se com frequência da nanotecnologia como uma "tecnologia de objetivos gerais". Isso se deve ao fato de que na sua fase madura terá um impacto significativo na maioria de indústrias e áreas da sociedade. Melhorará os sistemas de construção e possibilitará a fabricação de produtos mais duráveis, limpos, seguros e inteligentes, tanto para a casa, como para as comunicações, os transportes, a agricultura e a indústria em geral.

Vantagens da Nanotecnologia: Área da saúde
No entanto, alguns destes chegarão de forma imediata.
As ferramentas de investigação e a prática da medicina serão menos dispendiosas e mais potentes. Contaremos com sistemas de investigação e diagnóstico mais eficazes, o que permitirá uma capacidade de resposta mais rápida perante novas doenças. Uma quantidade de pequenos sensores, computadores, e diversos aparelhos de custo reduzido permitirão um controle contínuo na saúde dos pacientes, assim como, no tratamento automático. Além disso, será possível a existência de diversos tipos de novos de tratamentos.

Importância para o Brasil e Portugal:
A nanotecnologia é extremamente importante para o Brasil, assim como para Portugal, porque tanto a indústria brasileira como a portuguesa terão de competir internacionalmente com novos produtos para que a economia dos mesmos países se recuperem e retomem o crescimento econômico. Esta competição somente será bem sucedida com produtos e processos inovadores, que se comparem aos melhores que a indústria internacional oferece. Isto significa que o conteúdo tecnológico dos produtos oferecidos pela indústria brasileira e portuguesa terão de crescer substancialmente nos próximos anos e que a força de trabalho, principalmente brasileira, terá de receber um nível de educação em ciência e Tecnologia muito mais elevado do que o de hoje.

Desvantagens da Nanotecnologia
Visando o grande número de produtos tecnológicos no mercado, o uso da Nanotecnologia vem sendo amplamente discutido juntamente com a sociedade quanto a possíveis riscos como contaminação do meio ambiente e mesmo de lançamento de produtos nano que apresente toxicidade elevada. Em suma, a nanotecnologia está presente hoje em vários aspectos de nossas vidas, de maneira que não há mais como frear ou rejeitar essa nova tecnologia. O que resta a fazer é exigir uma profunda investigação e conhecimento desses novos produtos de maneira que venha trazer somente grandes benefícios para a sociedade.

Emprego Conjuntural - É o desemprego causado por uma crise econômica. Existem duas formas de designar o desemprego conjuntural, sendo que ambas estão corretas: Desemprego cíclico ou Conjuntural. É aquele em que a demissão é ocasionada, na maioria das vezes, por crises passageiras. Portanto a demissão é temporária, uma vez que, superada a crise, o emprego é novamente ofertado.
Emprego Estrutural - O desemprego causado pelas novas tecnologias, como a robótica e a informática, recebe o nome de Desemprego Estrutural. Ele não é resultado de uma crise econômica, e sim das novas formas de organização do trabalho e da produção. Tanto os países ricos quanto os pobres são afetados pelo desemprego estrutural, um dos graves problemas de nosso dia a dia.

Anônimo disse...

É a tecnologia de estruturas microscópicas que podem ser medidas sómente em nanômetros. E serve para diversas áreas da nossa vida facilitando varias funçoes.
O emprego estrutural da nanotecnologia acontece quando as moléculas são misturadas e organizadas para melhor utilização das moléculas, que depois de serem estruturadas tambem podem ser utilizadas em diversas finalidades. E a conjuntural é o produto final que nós é apresentado nas mais diversas formas.
É que essa tecnologia nos permite vários avanços na sociedade como na medicina e na eletro eletrônica bens de consumo entre outros.
É que do mesmo jeito em que ela trás grandes benefícios a humanidade pode também trazer enormes prejuízos se não forem utilizadas de uma forma correta.

Thiago Abel 32 2A

Anônimo disse...

A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno, usando
as técnicas e ferramentas que estam a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada
átomo e cada molécula no lugar desejado.
Expandindo sempre as novas tecnologias, os cientistas e engenheiros entraram no nanomundo
e descobriram que ela era muito proveitosa na área de informatica.
Pode-se usá-la na medicina, fazendo com que cada átomo possa ser manipulado para cada
pílula ou remédio com mais precisão.Futuramente, a nanotecnologia será usada para criar tecidos do corpo humano; curar doenças; desobstruir vasos sanguíneos; destruir vírus e
bactérias por todo o organismo,por meios de introdução de nanodispositivos e nanorrobôs.
Mas tambem abrange outras áreas como farmacia,fisica,quimica.
Um ponto positivo e o avanço tecnologico que cada vez mais facilita a vida das pessoas
em aspectos gerais principalmente na saúde.
Um ponto negativo,é que com novas máquinas surgindo e ocupando o lugar das pessoas principalmente em industrias,o numero de desemprego que já não é pequeno cresce cada vez mais.

joyse nogueira foss.nº14 2ºC

Matheus Tietjen Slomsky 26 2º"B" disse...

A nanotecnologia é a capacidade de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas desenvolvidas atualmente para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. teria importantes consequências econômicas, sociais, ambientais e militares. Tem múltiplas aplicações comerciais e também militares: seria possível produzir armas e aparelhos de vigilância muito mais potentes.
A nanotecnologia tem muitos usos, em agricultura, fontes de energia e diagnósticos de doenças. Quanto a riscos dessa tecnologia, estão incluídas possíveis contaminações de água ou solo, ou que as nanopartículas sejam tóxicas. Então é necessário grande cuidado, já que as consequências seriam causadas e enfrentadas por nós mesmos.
Os empregos estruturais são os que podem ser substituídos permanentemente por aparelhos automatizados, e os empregos conjucturais são os que podem ser descartados por um tempo para corte de custos ou algo do gênero, e depois, quando a situação da empresa se estabilizar novamente esse emprego é reinstituído.

Lucas Winter - 16 - 2ºA disse...

continuação (Respostas):
O QUE É E PARA QUE SERVE A NANOTECNOLOGIA ?
estudo e produção de material em escalas muito pequenas, tendo como unidade de medida o nanometro. a nanotecnologia tem como principal objetivo inovar e aprimorar invenções e proporcior uma melhor vida ao homem.

O QUE É EMPREGO ESTRUTURAL E CONJUNTURAL ?
Estrutural acontece em função de mudanças definitivas na própria estrutura da sociedade, a sociedade precisa de profissionais especializados, quem não se especializa fica indiretamente fora do campo promissor de empregos (futuro). Emprego Conjuntural, são aqueles que a sociedade nescessita para desenvolvimento de novas áreas, ele depende da situação que se enconttra a sociedade (e do que ela precisa).

QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA O SER HUMANO COM O DESENVOLVIMENTO DA NANOTECNOLOGIA?
Pesquisas e Criação de novos combústiveis menos poluentes, próteses que se adaptam melhor ao corpo, roupas especificas de melhor qualidade (roupa de mergulho, etc...) e muitas outras.

QUAIS AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS COM A AMPLA APLICAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA EM NOSSO MEIO?
O mal uso da Nanotecnologia pode causar uma guerra biológica, onde muitos morreriam. Também poderia gerar desemprego, mas isso é uma consequencia inevitável pois o homem vem perdendo espaço para as máquinas a muito tempo, o jeito é achar uma nova área onde máquinas não possam agir.

Anônimo disse...

A palavra "nanotecnologia" foi popularizada por Eric Drexler, nos anos 80, referia-se à construção de máquinas em escala molecular, de apenas uns nanômetros de tamanho: motores, braços de robô, inclusive computadores inteiros, muito menores do que uma célula. Drexler passou os seguintes dez anos a descrever e analisar esses incríveis aparelhos e a dar resposta às acusações de ficção científica. No entanto, a tecnologia convencional estava desenvolvendo a capacidade de criar estruturas simples à escala reduzida. Conforme a nanotecnologia se converteu num conceito aceite, o significado da palavra mudou para abranger os tipos mais simples de tecnologia à escala nanométrica. Nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor, usando as técnicas e ferramentas que estão sendo desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Se conseguirmos este sistema de engenharia molecular, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso, teria também importantes conseqüências econômicas, sociais, ambientais e militares.
Mayara 22 2°A

Unknown disse...

Pedro Rafihi Peixoto - 2ºB - nº29

A nanotecnologia, resume-se na utilização de materiais muito pequenos como átomos e moleculas, para a fabricação de uma tecnologia avançada e moderna, como aparelhos super pequenos, mas com grandes capacidades, robôtica, e na área médica, com equipamentos avançados. Esse é o lado bom da nanotecnologia, ou seja, facilidade para o ser humano. Porém tudo tem um lado ruim, nesse caso, a nanotecnologia sendo usada para fins não pacificos, pode gerar armas biológicas, robôs com poder de destruição.
No Desemprego conjuntural, existe uma cituação momentânea, como crises.
E o Desemprego estrutural, é um "defeito" na economia, aonde existe muitas pessoas para poucos empregos, pois esses trabalhadores foram substituídos por maquinas.

Anônimo disse...

A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor, usando as técnicas e ferramentas presentes nos dias de hoje. Com essa nanotecnologia, conseguimos observar importantes consequências económicas, sociais e ambientais.
O desemprego conjuntural é provocado por uma situação momentânea no mercado de trabalho, uma crise por exemplo. Já o estrutural é uma forma de desemprego natural. Existe um desequilíbrio entre a oferta e a procura de trabalhadore.
A nanotecnologia, pode servir de benefício na área de produção de produtos eletrônicos e na área da Ciência e Medicina. Porém, com o uso dessa tecnologia, o meio ambiente pode ser prejudicado, se o uso não for observado de forma cautelosa.

João Vitor - 16
2ºB

Anônimo disse...

Aluna:Francine da Cunha Nº9
Série:2°C EM

Na informática:
1ºExpandindo sempre as novas tecnologias, os cientistas e engenheiros entraram no nanomundo e descobriram que ela era muito proveitosa nessa área.
Já são criados milhões de nanochips que ajudam na operação de computadores. Com eles, pode-se economizar espaço, pois, em nanoescala e fazendo o que dispositivos maiores fariam, pode-se utilizar o espaço para mais nanodispositivos. E eles podem se localizar em máquinas menores, como o Pentium 4, com mais potência e menos material.

Na medicina:

Pode-se usá-la na medicina, fazendo com que cada átomo possa ser manipulado para cada pílula ou remédio com mais precisão. Pode-se até construir nanomáquinas que serão introduzidas no corpo humano e transportarão remédios. Futuramente, a nanotecnologia será usada para criar tecidos do corpo humano; curar doenças; desobstruir vasos sanguíneos; destruir vírus e bactérias por todo o organismo, por meios de introdução de nanodispositivos e nanorrobôs. E essa tecnologia é chamada de nanobiotecnologia.
Usaremos nanodispositivos até para curar tumores, pois eles destruiriam tecidos anormais. Poderemos usar partículas eletromagnéticas para ajudar em exames, porém ainda não se sabe se haverá rejeição do organismo humano desses corpos estranhos.
Mas tudo isso exigirá dos nanobiotécnicos extremo conhecimento de áreas como física, biologia, farmácia, química e engenharia. E os custos desses investimentos serão extremamente altos.

2°Desemprego conjuntural é provocado por uma situação momentânea no mercado de trabalho, uma crise por exemplo.

Desemprego estrutural é causado pela deficiência do mercado de trabalho em absorver todas as pessoas aptas a trabalhar. É um problema na estrutura da economia.


É que essa tecnologia nos permite a maior vários avanços na sociedade como na medicina e na eletro eletrônica bens de consumo e etc..
É que do mesmo jeito em que ela trás grandes benefícios a humanidade pode também trazer enormes prejuízos se não utilizadas da forma correta .


Hoje em dia, cientistas estão elaborando numerosas ferramentas e técnicas que mais tarde serão necessárias para transformar a nanotecnologia, através de modelos computacionais, em realidade. Embora muitos avanços permaneçam por enquanto apenas na teoria, parece não haver qualquer barreira fundamental contra seu desenvolvimento

leoonardo biu ilkiu 19 2B disse...

A nanotecnologia é a capacidade de criar coisas cada vez menores, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Tal como já aconteceu com computadores e eletrônicos em geral, a nanotecnologia poderia trazer diversos benefícios comerciais e também militares: seria possível produzir, por exemplo, armas e aparelhos de vigilância muito mais potentes, é por isso que a nanotecnologia pode trazer incríveis vantagens para a humanidade mas também graves riscos. Mas apesar das grandes vantagens que a nanotecnologia pode trazer, é preciso tomar cuidado, pois como essa tecnologia é nova, pode ser descoberto que ela pode trazer coisas ruins, como aconteceu com outras tecnologias que eram consideradas inofensivas e acabaram se revelando prejudiciais ao homem.
O emprego estrutural é aquele em que a função deixa de existir, é o que pode acontecer por causa da nanotecnologia, se for descobertos usos para ela que possam substituir o trabalho de alguém. O conjuntural é quando o desemprego é temporário como acontece em épocas de crise econômica.

Guilherme 2B disse...

Guilherme Cabral Almeida 12 2B


A Nanotecnologia é a ciência que manipula os átomos, moléculas e partículas para a criação de novas estruturas e materiais estáveis através dessa transformação. Uma tecnologia atômica, que vem a ser usada em áreas científicas e comerciais pelo homem.

Estrutural: é quando o homem perde o lugar para as máquinas ou por processos produtivos mais modernos. Vários trabalhadores são substituídos por uma única máquina, que é mais eficaz. Conjuntural: Depende de uma situação dentro do mercado de trabalho. Podendo ser passageiro, recuperando-o, por exemplo, após uma crise.

Na área da saúde: medicina é aprimorada, risco de infecção diminui e as cirurgias ficam mais seguras. Na informatização: aparelhos cada vez menores e com maior capacidade de armazenamento.

Os nano robôs substituirão o homem, gerando desemprego. A produção de nano matérias gera poluição, as células pequenas podem entrar no corpo humano, causando efeitos desconhecidos até então.

Guilherme 2B disse...

Guilherme Cabral Almeida 12 2B

A Nanotecnologia é a ciência que manipula os átomos, moléculas e partículas para a criação de novas estruturas e materiais estáveis através dessa transformação. Uma tecnologia atômica, que vem a ser usada em áreas científicas e comerciais pelo homem.

Estrutural: é quando o homem perde o lugar para as máquinas ou por processos produtivos mais modernos. Vários trabalhadores são substituídos por uma única máquina, que é mais eficaz.

Conjuntural: Depende de uma situação dentro do mercado de trabalho. Podendo ser passageiro, recuperando-o, por exemplo, após uma crise.

Na área da saúde: medicina é aprimorada, risco de infecção diminui e as cirurgias ficam mais seguras. Na informatização: aparelhos cada vez menores e com maior capacidade de armazenamento.

Os nano robôs substituirão o homem, gerando desemprego. A produção de nano matérias gera poluição, as células pequenas podem entrar no corpo humano, causando efeitos desconhecidos até então.

Amanda Machado disse...

Amanda Machado - 2ºB - Nº2


1.O QUE É E PARA QUE SERVE A NANOTECNOLOGIA ?
A nanotecnologia é uma tecnologia atômica, ciência que estuda o reino dos átomos e das estruturas um milhão de vezes menores que a cabeça de um alfinete, seria trabalharmos manipulando os átomos, moléculas ou partículas.

2.QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA O SER HUMANO COM O DESENVOLVIMENTO DA NANOTECNOLOGIA? Na medicina, a nanotecnologia pode ser utilizada numa infinidade de ramos, desde o diagnóstico, até a cura de uma doença. Nanorobôs poderão ser implantados no corpo humano, com o objetivo de destruir celular cancerígenas, vírus e bactérias; libertar medicamentos apenas nas células desejadas, entre outras coisas.
No meio ambiente, a água e a energia seriam melhores aproveitados. Tendo em vista que a água poderia ser filtrada com maior eficiência e facilidade, sendo assim melhor reaproveitada. E a energia alternativa, poderia ser melhor armazenada, evitando assim, gastos desnecessários. Estufas, substituiriam o uso do solo, economizariam o consumo de água e a escassez de alimentos provocada por razões meteorológicas diminuiria.
No Social, haverá uma maior produção de produtos tecnológicos, conseqüentemente, diminuindo seu preço, sendo acessível à maioria das camadas sociais.
3.QUAIS AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS COM A AMPLA APLICAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA EM NOSSO MEIO?Na economia, poderia causar desequilíbrios, já que a concorrência desleal e a falta de ética seriam ainda mais exploradas pelas empresas. E quanto a regulamentação, ela não poderia ser nem excessiva, pois as pessoas partiriam para um mercado negro, nem deficiente, já que todos teriam acesso facilmente, podendo causar uma grande desordem.
No social, ocorrerá uma redução significativa de empregos, já que não terão tantas pessoas capacitadas para as poucas vagas que estarão disponíveis.
Nas relações diplomáticas, ela poderá causar uma nova corrida ao armamento entre dois países concorrentes, isto porque, os custos de produção de armas e aparelhos de espionagem terão uma redução significativa, fazendo com que produtos menores, mais potentes e numerosos sejam fabricados.
Na ecologia, ainda não existem estudos que comprovem os reais comportamentos da nanotecnologia no meio ambiente.

4.O QUE É EMPREGO ESTRUTURAL E CONJUNTURAL ?
Não achei sobre o emprego, apenas sobre o desemprego.
Desemprego estrutural: excesso de mão-de-obra empregada que levariam à criação cumulativa de emprego.Por exemplo na nanotecnologia que devido a sua enorme utilidade pode ocupar o lugar de algum trabalhador .
Desemprego conjuntural: Vêm de um problema na estrutura da economia., nem todas as pessoas aptas a trabalhar são empregadas, é um desemprego temporário.

Luiz Henrique disse...

Luiz Henrique R. Almeida - 2º "B" - número 22

O QUE É E PARA QUE SERVE A NANOTECNOLOGIA?
- É a tecnologia que deriva da unidade de medida NANÔMETRO, ou seja, objetos ou simplesmente estruturas de um tamanho infinitamente pequeno e que o homem não consegue ver a olho nu, apenas com a utilização de microscópios. Seu tamanho chega perto ao tamanho dos átomos, que podemos concluir que é realmente muito pequeno.

O QUE É EMPREGO ESTRUTURAL E CONJUNTURAL?
- O emprego (ou desemprego) estrutural é quando uma parte da economia falha e leva à demissão de funcionários devido à substituição ou inutilidade dos mesmos. Isso pode levar a um setor ou cargo ser extinto. Já o conjuntural deve-se a uma crise, algo temporário e não definitivo, onde as pessoas perdem seus empregos por certo tempo devido a um problema, uma situação econômica da empresa ou uma crise econômica desfavorável.

QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA O SER HUMANO COM O DESENVOLVIMENTO DA NANOTECNOLOGIA?
- Com o crescimento da NANOTECNOLOGIA começaria a criação de nanorobôs para a atuação na área da saúde e medicina para o tratamento de diversas doenças, rápidas aplicações para a facilidade do homem no que se trata de computação e entretenimento, agilidade e auto-produção nas fábricas de automóveis e outras diversas, novas produções de materiais para segurança, novos produtos com uma nova tecnologia e etc.

QUAIS AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS COM A AMPLA APLICAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA EM NOSSO MEIO?
- Bom, como tudo que trás vantagens e benefícios, a NANOTECNOLGIA também possui seus riscos, que seriam a criação de nanopartículas prejudiciais à saúde, criação de armas biológicas, danos ao meio ambiente e, se eventualmente for manipulada por pessoas que não tenham o controle ou não saibam como manuseá-la pode causar outras gravíssimas consequências. Como também quando se trata de tudo referente à tecnologia, a nova geração de robôs com certeza faria com muitas pessoas fossem substituídas pelos mesmos, o que agravaria em uma grande crise.

Julia Stahelin (17) 2ºB disse...

Nanotecnologia
Tecnologia que trabalha manipulando os átomos, moléculas ou partículas subatômicas (tamanhos microscópicos) para produzir equipamentos utilizados pelo homem em diversas áreas (medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia, engenharia dos materiais).
Os benefícios são muitos. Com a criação de nanorobôs, será possível manipular células e moléculas grandes, eliminando um vírus ou câncer do corpo sem procedimentos cirúrgicos perigosos, por exemplo. Mas, como tudo tem um lado bom e outro ruim, essa “evolução” com aparelhos cada vez menores, pode trazer riscos. Se não for manipulada de forma correta, torna-se prejudicial à saude humana. Ou ainda, utilizar dessa tecnologia para a criação de armas biológicas.

O QUE É EMPREGO ESTRUTURAL E CONJUNTURAL?

Desemprego estrutural, também chamado de desemprego tecnológico, acontece quando o homem é substituído por máquinas.
Desemprego conjuntural depende do ciclo econômico. Acontece, na maioria das vezes, por crises passageiras. É uma demissão temporária, pois, quando superar a crise, o emprego será proposto novamente.

Bruna Petter disse...

Nanotecnologia é a aplicação da ciência de sistemas em escala nanométrica. (nanômetro é equivalente a 1 bilionésimo de metro) empenhada sempre na busca de inovações para facilitar nossas vidas. São empregadas principalmente na medicina e informática. Mas nem sempre isso é bom. O intenso emprego da tecnologia está causando uma menor utilização de mão de obra (humana), o chamado desemprego estrutural, que é diferente do conjuntural (causado por uma crise econômica) Outro ponto negativo é que essa tecnologia pode ser tão eficiente nas áreas eletrônica e biológica que facilita a criação de armas, tanto de fogo quanto bioquímicas, devido ao tamanho grau de possibilidades que esse tipo de tecnologia fornece. Mas, se usada corretamente poderá ser usada na construção de minúsculos nanorobôs, capazes de se deslocar no interior do corpo humano, e mesmo nas células, à procura de agentes infecciosos, de células cancerosas, para marcá-las para destruição pelo sistema imunológico, ou mesmo para destruí-las diretamente, por exemplo. Ou ainda na completa reciclagem de materiais.

Bruna Petter nº 5, 2º B

Diego disse...

A nanotecnologia é a tecnologia que se faz da utilização de átomos e outras partículas muito pequenas para criar robôs e outras coisas que possam auxiliar na vida das pessoas. As criações nanotecnológicas podem variar desde microprocessadores ou placas com transistores que são cada vez menores e mais eficientes na transferência de dados por correntes de energia até mecanismos que auxiliam nosso corpo em si como no sistema circulatório ou imunológico, prevenindo ou curando doenças. A nanotecnologia é feita sempre em conjunto de outras ciências como a medicina e a eletrônica.
Os benefícios trazidos pela nanotecnologia são as facilidades e tecnologias, como os aparelhos eletrônicos cada vez menores e melhores, e também muitos avanços na medicina, com novos aparelhos médicos.
A nanotecnologia pode ser negativa se não for usada de maneira correta, como quando usas para criação de armas biológicas, que trariam riscos a população mundial e também ao meio ambiente.
Emprego estrutural é como se chama a mudança na estrutura da produção, ou seja, o resultado da aplicação de novas tecnologias, surgindo com o fim da Guerra Fria, e da abertura dos mercados mundiais. Já emprego conjuntural é como se chama a dependência dos fatores conjunturais e isso varia de acordo com o crescimento econômico de uma certa região.

Diego - 2ºB - nº 8

Unknown disse...

Com relação ao emprego e desempregos, começando pelos desempregos : o
desemprego conjuntural é causado por uma situação momentânea no mercado de trabalho, que podem ser recuperados ou não,como uma crise por exemplo.
O Desemprego estrutural é causado pela deficiência do mercado de trabalho em contratar mão de obra especializadas. É um problema na estrutura da economia, pessoas demais e empregos concorridos.

Os Benefícios da nanotecnologia são inúmeros, porém os desempregos também vem aumentando, substituindo mão de obra humana por máquinas que podem fazer o trabalho melhor e mais rápido, como em montadoras de automóveis, equipamentos da agropecuária.

A Nanotecnologia em si, é o uso de nanomateriais, ou seja matérias muito pequenas que fazem um milhão de funções e é menor que uma cabeça de alfinete, é aplicado na medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia. Também é muito caro, que não possibilita todo mundo usar essa tecnologia, apenas pessoas com muita renda.


Pietro 2b

Luiz Henrique disse...

Conceição, postando novamente o comentário...

Luiz Henrique - nº22 - 2º "B"

O QUE É E PARA QUE SERVE A NANOTECNOLOGIA?
- É a tecnologia que deriva da unidade de medida NANÔMETRO, ou seja, objetos ou simplesmente estruturas de um tamanho infinitamente pequeno e que o homem não consegue ver a olho nu, apenas com a utilização de microscópios. Seu tamanho chega perto ao tamanho dos átomos, que podemos concluir que é realmente muito pequeno.

O QUE É EMPREGO ESTRUTURAL E CONJUNTURAL?
- O emprego (ou desemprego) estrutural é quando uma parte da economia falha e leva à demissão de funcionários devido à substituição ou inutilidade dos mesmos. Isso pode levar a um setor ou cargo ser extinto. Já o conjuntural deve-se a uma crise, algo temporário e não definitivo, onde as pessoas perdem seus empregos por certo tempo devido a um problema, uma situação econômica da empresa ou uma crise econômica desfavorável.

QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA O SER HUMANO COM O DESENVOLVIMENTO DA NANOTECNOLOGIA?
- Com o crescimento da NANOTECNOLOGIA começaria a criação de nanorobôs para a atuação na área da saúde e medicina para o tratamento de diversas doenças, rápidas aplicações para a facilidade do homem no que se trata de computação e entretenimento, agilidade e auto-produção nas fábricas de automóveis e outras diversas, novas produções de materiais para segurança, novos produtos com uma nova tecnologia e etc.

QUAIS AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS COM A AMPLA APLICAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA EM NOSSO MEIO?
- Bom, como tudo que trás vantagens e benefícios, a NANOTECNOLGIA também possui seus riscos, que seriam a criação de nanopartículas prejudiciais à saúde, criação de armas biológicas, danos ao meio ambiente e, se eventualmente for manipulada por pessoas que não tenham o controle ou não saibam como manuseá-la pode causar outras gravíssimas consequências. Como também quando se trata de tudo referente à tecnologia, a nova geração de robôs com certeza faria com muitas pessoas fossem substituídas pelos mesmos, o que agravaria em uma grande crise.

Anônimo disse...

Eurides dos Santos Jr 10 2B


Nanotecnologia é a ciencia que cria novas estruturas e materias atrasvés da manipulação de átomos, moléculas e particulas. É uma tecnologia atômica usada em áreas de comércio e em áreas científicas pelo homem.
Ajudou a aprimorar a medicina diminuindo riscos de infecção e asegurando as cirurgias.
Aprimorou tbm os aparelhos tecnologicos que estao cada vez menores com maior capacidade de armazenamento.
Os desempregos por causa de nano robôs, é gerada pela substituição da mão-de-obra mecanizada pela mão-de-obra braçal.
Alguns contras são a poluição gerada pela produção de nano matérias , e efeitos desconhecidos gerados por células de nano matérias que podem entrar no corpo humano.

DESEMPREGO ESTRUTURAL E CONJUNTURAL:

estrutural: é o desemprego causado pela substituição do homem pela maquina ou por processos produtivos mais modernos. Uma só maquina é capaz de ocupar 3 pessoas por turno ou seja 9 pessoas em 24 horas e sao mais lucrativos e causam menos prejuísos.

CONJUNTURAL:

Depende da situação economica do mercado de trabalho. Podendo ocorrer durante crises passageiras por exemplo, mas depois das crises retornam ao emprego pois as vagas se abrem novamente.