quarta-feira, 28 de julho de 2010

MIGRAÇÕES

refunitebrasil.wordpress.com

MIGRAÇÕES



As Migrações

Os movimentos horizontais ou transladativos, são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro. É o caso do nomadismo, das migrações, da transumância e do êxodo rural.


Nomadismo: É o movimento constante praticado pelos povos sem residência fixa. É o caso dos ciganos. As migrações são movimentos de pessoas de uma região para outra.
São internas quando ocorrem dentro de uma mesmo país e externas quando se dão de um país para outr
o.
Emigração: a saída da população de um lugar;

Imigração: a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.Os estrangeiros que se encontram morando no Brasil foram emigrantes de seus países – Portugal, Espanha, Itália, Japão – e, quando aqui chegaram, tornaram-se imigrantes.
Os países de antiga colonização e de elevada densidade demográfica são, quase sempre, países de emigração, como Portugal, Espanha, Itália, Japão, China, Coreia do Sul, Alemanha, Holanda e muitos outros. Os países de colonização recente e de baixa densidade demográfica são países de imigração, como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Austrália, Venezuela e outros mais.
A emigração de um país pode ser causada por vários fatores, como crises econômicas, doenças epidêmicas, perseguições políticas e religiosas. Os preconceitos raciais também provocam emigração.
A imigração no Brasil foi autorizada em 1808, com a vinda da Família Real. No entanto, só em 1818 chegaram os primeiros imigrantes. Eram suíços-alemães que se estabeleceram no atual Estado do Rio de janeiro, onde fundaram a cidade de Nova Friburgo.
Mas, somente com a necessidade de mão-de-obra para a cultura cafeeira, após 1850, é que se intensificaram as correntes imigratórias.
No governo Getúlio Vargas foi adotada a Lei de Cotas de Imigração (1934), limitando a entrada de imigrantes em nosso país. O Brasil recebe imigrantes das mais variadas origens, principalmente da:
Europa: portugueses e italianos, América Latina: uruguaios, argentinos e chilenos, Ásia: chineses e coreanos, América do Norte: estadunidenses.


O órgão do governo que cuida da imigração no Brasil é o Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. É comum no Brasil, a dedicação de certos imigrantes a determinadas atividades econômicas. É por essa razão que relacionamos: portugueses com padarias e bares, espanhóis com restaurantes, ferro-velho, indústrias gráficas, de mecânica e de metalurgia, japoneses com mercearias ou quitandas, tinturarias ou lavanderias, fotografias e eletrônica, turcos (árabes e sírio-libaneses) com comércio de tecidos e de roupas, chineses com pastelarias e restaurante.



As Migrações Internas: As migrações internas estão intimamente ligadas ao processo de mudança da economia brasileira e à criação de novos polos de desenvolvimento.
As atividades econômicas que atraíram as migrações internas no Brasil foram:
a criação de gado no sertão do Nordeste, no século XVII, quando nordestinos deixaram a Zona da Mata, devido a decadência da cana-de-açúcar;
a mineração, no século XVIII, quando nordestinos e paulistas deslocaram-se para Minas Gerais devido à descoberta de ouro;
a cultura do café na zona de terra roxa, que determinou novo movimento migratório (nordestinos e mineiros) para São Paulo e Paraná, em fins do século XIX e começo do atual;
a coleta do látex(borracha natural)
, em fins do século XIX e começo do século XX, quando nordestinos procuraram a Amazônia e conquistaram o Acre, que antes perten
cia à Bolívia;
surto algodoeiro, na década de 30, atraindo nordestinos e mineiros para o Estado de São Paulo. Atualmente, a construção de estradas, de hidrelétricas e de obras urbanas determinam novas frentes de migração para o Norte do país.
Resumindo, podemos concluir que a região:
Sudeste é a de maior atração, portanto, com saldo migratório positivo; Nordeste é a de maior dispersão, portanto, com saldo migratório negativo.


Transumância
A transumância é um movimento periódico e reversivo, causado por fatores climáticos, com a mudança das estações ou secas temporárias. O pastor nômade das regiões montanhosas é um transumante. Ele vive com seu rebanho nas montanhas, durante o verão e o outono, na planície, durante o inverno e a primavera.
No Brasil, a transumância ocorre entre o Sertão e a Zona da Mata do Nordeste.
Pequenos proprietários plantam suas roças na época das chuvas – o verão. Na época das secas – o inverno , eles mudam-se para a Zona da Mata, onde trabalham como empregados nas plantações de cana-de-açúcar. As famílias ficam no sertão, aguardando as colheitas e o retorno dos entes queridos. A volta para o sertão dá-se com o reinício das chuvas, quando iniciam novas plantações. Esse movimento ficou conhecido em todo Brasil através da letra da música "Asa branca", cantada pelo saudoso Luiz Gonzaga:

"Hoje longe muitas léguas Numa triste solidão Espero a chuva cair de novo, Pra mim voltar pro meu sertão".

Êxodo Rural
O êxodo rural é o abandono do campo em busca das cidades. Tem sido muito comum no Brasil, após nosso grande surto industrial. As cidades em fase de crescimento e de industrialização oferecem melhores condições de trabalho e de vida. Em busca dessas condições, milhares de retirantes abandonam o "sossego" dos sítios e das fazendas e se aventuram pelas nossas cidades. O sucesso esperado não ocorre com todos esses trabalhadores, quase sempre carregados de família. Em muitos casos, a situação piora muito.

O êxodo rural tem muitas consequências e todas elas são bastante negativas. Para o campo, as consequências do êxodo rural são:




diminuição da população rural,
diminuição da mão-de-obra rural,
diminuição da produção agrícola, com elevação do custo de vida.
As consequências do êxodo rural mais desastrosas ocorrem nas cidades.


CONSEQUÊNCIAS NAS CIDADES:
Desemprego e subemprego, quando o mercado de trabalho é pequeno para a quantidade de mão-de-obra disponível;
falta de habitações, gerando preços elevados no aluguel ou na compra das habitações;formação de favelas e de bairros operários, sem as benfeitorias da cidade; desaparecimento do cinturão verde(chácaras e sítios que envolvem a cidade), devido à especulação imobiliária;
deficiências nos serviços públicos urbanos, como água encanada e esgoto, coleta de lixo transportes coletivos, crises de abastecimento no mercado urbano, com falta de gêneros alimentícios e outros produtos;
marginalidade social, com delinquência, mendicância e prostituição.

As cidades brasileiras que mais sofrem as consequências do êxodo rural são as capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza e outras mais.
O aparecimento do bóia-fria é, também, consequência do êxodo rural. Os bóia-frias são trabalhadores rurais que moram nas periferias das cidades.Os deslocamentos desses trabalhadores entre a cidade e o campo são feitos, muitas vezes, de maneira arriscada, em veículos sem nenhuma segurança.
MOVIMENTOS PENDULARES:
A migração pendular, ou diária, corresponde a um fenômeno urbano, visto especialmente nas grandes cidades. Esse processo ocorre na medida em que milhões de pessoas que compõe o PEA (População Economicamente Ativa) deixam suas residências antes do horário comercial para chegar ao trabalho e que no final da tarde, ou do expediente, voltam para casa.
Esse processo significa simples fluxos populacionais que não configuram propriamente como migração, isso por que não se trata de uma transferência definitiva e sim, momentânea.

Existem vários casos que se enquadram como migração pendular, dentre muitos está o fluxo de boias-frias que residem geralmente na cidade e se deslocam até o campo onde desenvolvem suas atividades, pessoas que moram em uma determinada cidade e trabalham em outra, além de viagens de final de semana, feriados e férias.


Decorrente da migração pendular, ocorre nos grandes centros urbanos a hora de rush, que são determinados horários do dia no quais os trabalhadores se aglomeram no trajeto tanto para chegar ao trabalho como no regresso pra casa.Outro tipo de fluxo que insere como sendo migração pendular é o commuting, pessoas que moram em um determinado país e se deslocam para outro para trabalhar ou procurar uma ocupação.

A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA:
Explosão demográfica é o grande aumento da população da Terra, ocorrido principalmente no século XX. É, na verdade, como se fosse uma bomba de pavio aceso prestes a explodir, daí a comparação da explosão com a população. Até o século XIX, a mortalidade era extremamente elevada, pois a humanidade não tinha recursos suficientes para combater grande parte das doenças.
As grandes descobertas do nosso século, como a penicilina, as vacinas e os antibióticos. Diminuíram bruscamente o índice de mortalidade. Como a natalidade não foi reduzida, o resultado foi o aumento do crescimento vegetativo.

Recordando: Emigração é a saída de população de um lugar. Imigração é a entrada de estrangeiros para morar em um lugar. China, Itália e Portugal são países de emigração.Austrália e Estados Unidos são países de imigração. Brasil passou a ser país de emigração. Nordeste é a região que mais dispersou população do Brasil. Êxodo rural tem mais consequências negativas. Explosão demográfica é o aumento exagerado da população.
ATIVIDADE:
1- O que é migração ?
2- Por que as pessoas migram ?
3- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?
4- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?
5- Qual a diferença entre migração. emigração e imigração ?
6- Explique o movimento pendular:

106 comentários:

Anônimo disse...

Maria Eduarda Nº21 Série: 5ª B

Eu observei o blog e entendi isto:

As Migrações Os movimentos horizontais ou transladativos, são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro. É o caso do nomadismo, das migrações, da transumância e do êxodo rural.

Nomadismo: É o movimento constante praticado pelos povos sem residência fixa. É o caso dos ciganos. As migrações são movimentos de pessoas de uma região para outra. São internas quando ocorrem dentro de uma mesmo país e externas quando se dão de um país para outro, daí o fato de existir:

* emigração: a saída da população de um lugar; * imigração: a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.Os estrangeiros que se encontram morando no Brasil foram emigrantes de seus países – Portugal, Espanha, Itália, Japão – e, quando aqui chegaram, tornaram-se imigrantes.

Anônimo disse...

Luiz Fernando nº20 5ªB

As Migrações Internas As migrações internas estão intimamente ligadas ao processo de mudança da economia brasileira e à criação de novos pólos de desenvolvimento.
* emigração: a saída da população de um lugar; * imigração: a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.Os estrangeiros que se encontram morando no Brasil foram emigrantes de seus países – Portugal, Espanha, Itália, Japão – e, quando aqui chegaram, tornaram-se imigrantes.Os países de antiga colonização e de elevada densidade demográfica são, quase sempre, países de emigração, como Portugal, Espanha, Itália, Japão, China, Coréia do Sul, Alemanha, Holanda e muitos outros. Os países de colonização recente e de baixa densidade demográfica são países de imigração, como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Austrália, Venezuela e outros mais.

A emigração de um país pode ser causada por vários fatores, como crises econômicas, doenças epidêmicas. Perseguições políticas e religiosas. Os preconceitos raciais também provocam emigração. A imigração no Brasil foi autorizada em 1808, com a vinda da Família Real. No entanto, só em 1818 chegaram os primeiros imigrantes. Eram suíços-alemães que se estabeleceram no atual Estado do Rio de janeiro, onde fundaram a cidade de Nova Friburgo.

Anônimo disse...

nome:Sérgio nº:28 série:5ªB
1- Migração é o deslocamento definitivo ou temporário do habitante de um lugar para outro.
2-o movimento constante praticado pelos povos no caso dos ciganos,é a procura de trabalho vida melhor e etc...ou até mesmo de dinheiro e família.
3-no campo ja tem uma vida tranquila e boa mas todos temos que provar os dois tipos de vida nesse caso na cidade.Em muitos casos a situação piora!

Anônimo disse...

Lucas Tomio nº: 18 5ªB

Migração é quando uma pessoa muda de país, ou dentro do país, em busca de uma vida melhor, reiniciando sua via em outro lugar, colonizndo o país.
Emigração é a saída de população de um lugar.Imigração é a entrada de estrangeiros para morar em um lugar. China, Itália e Portugal são países de emigração.
Consequências e causas do êxodo rural:diminuição da população rural, diminuição da mão-de-obra rural, diminuição da produção agrícola, com elevação do custo de vida, desemprego e subemprego, quando o mercado de trabalho é pequeno para a quantidade de mão-de-obra disponível; * falta de habitações, gerando preços elevados no aluguel ou na compra das habitações; * formação de favelas e de bairros operários, sem as benfeitorias da cidade; * desaparecimento do cinturão verde(chácaras e sítios que envolvem a cidade), devido à especulação imobiliária.

Termino em casa(fis isto no colégio, depois da cruzadinha).

Anônimo disse...

1-Os movimentos horizontais ou transladativos, são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro.
2-Migração externa Migração interna e êxodo Rural
3-Diminuição da população rural, diminuição da mão-de-obra diminuição da produção agrícola, com muito custo de vida.
4-Emigração:a saída da população de um lugar
Imigração:a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.
5-o vídeo é muito dramático...
mas,na verdade as pessoas que escolhem essa vida,e é muito defícil viver no espaço rural, então eles tentam uma vida melhor mas as chances são muito pequenas...

Anônimo disse...

LUCAS TOMIO nº:18 5ªB

CONTINUAÇÃO

Entendi sobre o vídeo de êxodo rural: eles ficam o dia todo sofrendo com calo nas mãos, queimados do sol, sofrendo de mals tratos, trabalhando duro.....
e em troca ganham o básico para comer e baixo salário.
Então, tentam a vida na cidade, ficam em filas enormes e não conseguem nada, não arranjam emprego,no fim eles fazem a mesma coisa praticamente, tem que catar latinhas do chão, dormir na rua, pedir esmola e..... não ganham quase nada!

Principais tipos de movimentos populacionais: emigração, imigração, migração interna e migraçãod externa.

Anônimo disse...

Nome:Otilio Dalçoquio de souza

Serie:5ºB nº:24

Oque e imigração?

Imigração e o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho e/ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro.
Fonte:Wilkpedia



Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?

Internas (quando ocorrem em um mesmo país) e Externas ou Internacionais (quando ocorrem de um país para outro)
Fonte:Wilkpedia

Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?

Diminuição da população rural, diminuição da mão-de-obra rural, diminuição da produção agrícola, com elevação do custo de vida. As consequências do êxodo rural mais desastrosas ocorrem nas cidades.Como:
desemprego e subemprego.
Fonte:Texto

Migração

As Migrações Os movimentos horizontais ou transladativos, são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro.
Fonte:Texto
Emigração

A saída da população de um lugar.
Fonte:Texto
Imigração

A entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.
Fonte:Texto

Registre sobre o que você entendeu do vídeo:

O video fala do exodo rural e tambem fala sobre a pobreza das familias rurais,e que elas tem que trabalhar no campo e ganhar muito pouco dinheiro e ainda eles sofrem de mautratos.Por tudo isso eles resolvem se mudar para a cidade procurando um emprego para ganhar uma vida melhor mais nem sempre eles ganhamk uma vida boa pois muita gente da cidade procura emprego e ainda nunca conseguem emprego pois a maioria dos trabalhadores do campo nao terminaram a faculdade e os comerciantes nao querem ele trabalhando com eles em suas lojas e se eles nao ganham um emprego els vão para a favela aumentando cada vez mais as populações das favelas e é assim quew as familias do campo vão para a cidade pensando em ganhar uma vida boa e ficam na mesma condições do que estanvam no campo e as vezes eles ficam em pior situação.

Anônimo disse...

oi conceição aqui e a duda cunha numero:13 da 5ºd la vai as respostas:são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro.os movimentos são chamados de Nomadismo e emigração O êxodo rural é o abandono do campo em busca das cidades. Tem sido muito comum no Brasil, após nosso grande surto industrial a saída da população de um lugar e imigração: a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar,o video mostra as atividades no campo.

Anônimo disse...

Guilherme Nunes-5ª C-Nº15

1- O que é migração ?

Movimentos de pessoas de uma região à outra.

2- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?

Migração, emigração, imigração.

3- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?

O êxodo rural é causado pelo fato da vida na cidade ser mais fácil que a do campo, fazendo as pessoas irem até as cidades para ter uma vida melhor PORÉM fazendo outras pessoas ficarem desimpregadas, forçando os desimpegrados a irem para favelas e aumentando a criminalidade pela falta de emprego.Além disso, também acontece superlotação de hospitais e escolas.

4- Qual a diferença entre migração. emigração e imigração ?

Emigração-"A saída da população de um lugar", ou seja, quando um povo sai de sua terra para conquistar outras.

Imigração-A chegada de pessoas em outros lugares.

Migração-O movimento de uma ou mais pessoas para outra região.

5- Registre sobre o que você entendeu do vídeo:

Que, pela vida precária no campo, a população rural vai para a cidade.

Bem, falando sobre o post, eu não sabia que emigração era diferente de imigração, então acho que isso ajudou muito... D=


Bem, espero um próximo post, então...

See ya! ^^

Anônimo disse...

Pelo que entendi Migração Externa, são as pessoas que se deslocam de um país para outros paises.

Curiosidades

migração - séc. XVI(16)ao XIX(19), predominou a imigração de negros (escravos), logo após, predomina a imigração branca européia, e início do século XX, a imigração de Japoneses.

Localização:
Alemães migraram para o Vale do Itajaí (SC) e Canela, Gramado, Novo Hamburgo e São Leopoldo(RS)
Eslovacos migraram para Ponta Grossa(PR)
Italianos à (1ª fase) encosta do planalto gaúcho(Garibaldi,
Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, e Flores da Cunha) e o Vale do Tubarão (SC)
(2ª fase)São Paulo
Os Japoneses migraram para São Paulo, norte do Paraná e Amazônia

A crise econômica brasileira levou mais de 1.000.000 de brasileiros a migrar para os EUA, Japão e Europa, outros atravessaram as fronteiras próximas: Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru, Guiana Francesa e Venezuela.

Aluno: Elizeu Lucas Silva Inacio
5 série A - NUMERO 08

Anônimo disse...

Nome: Gabriel Wesz 5ªC
Nº: 13

1-Migração é o deslocamento temporário ou definitivo de pessoas de um lugar para outro.

2-Os principais deslocamentos populacionais são: o nomadismo, emigração, imigração, migração interna e a transumância.

3-Causas:

*Uma das causas do êxodo rural é a ida de trabalhadores rurais para a cidade.

Consequencias:

*Diminuição da população rural.
*Diminuição da mão-de-obra rural.
*Aumento do desemprego nas cidades.
*Falta de transporte público, postos médicos, energia eletrica, água encanada e esgoto para a população que deixou o campo.
*Formação de favelas e bairros pobres, privados de infra-estrutura.

4-Migração: deslocamento definitivo ou temporário de pessoas de um lugar para o outro.

Emigração: saída da população de um lugar(EX: quando uma pessoa saí do Brasil ela se torna um emigrante, e quando ela chega no Japão se torma um imigrante).

Imigração: entrada de pessoas que vieram de outros lugares para esse lugar.

5- Os trabalahdores rurais sfrem maus tratos mo campo, e por isso eles vão para a cidade, com a perspectiva de uma vida melhor para si próprios e para sua familia.

Anônimo disse...

Maria Júlia S.número 24 - 5 série A
1-As migrações são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de um lugar para outro.
2-As migrações são movimentos de pessoas de uma região para outra. São internas quando ocorrem dentro de uma mesmo país e externas quando se dão de um país para outro.
3-Conseqüências: Diminuição da população rural, diminuição da mão-de-obra rural, diminuição da produção agrícola.
Causas:Uma causa do êxodo rural são os desastres naturais, como ciclones e secas, que deixam as populações rurais sem meios de subsistência e as empurram, muitas vezes de forma permanente para as cidades.Estes fenômenos estão ligados a falta de políticas de desenvolvimento das zonas rurais, tais como a construção de infra-estrutura básica.
4-Migrações deslocamentos temporários ou definitivos dos habitantes de um lugar pra o outro.
Emigrações são a saída de populações de um lugar.
Imigrações são a entrada de estrangeiros para morar em um país ou cidade.
5-O vídeo está querendo dizer que as pessoas que estão no campo e trabalham em más condições, vão para as cidades em busca de um emprego melhor, e lá provavelmente não vão conseguir um emprego e acabam nas ruas, desabrigados e passando fome, ou então, por falta de opção acabam entrando para a marginalidade, e tudo isso gera o crescimento das favelas, pois não conseguem comprar um imóvel digno.

Patrick C. dos Santos disse...

Nº:28 Série:5ªA

oi Conceição

Respostas:

1- Migração é o dislocamento definitivo ou temporario dos habitantes de um lugar para o outro.
2- Nomalismo, das imigrações, transumância e êxodo rural.
3- causas e consequências do êxodo rural: diminuição da população rural, da mão de obra da produção agricola e a elevação do custo de viola levando ao desemprego, falta de habitação, formando favelas e desapareando as chamadas e os sítios.
4- Migração:é quando a pessoa se desloca de um local para o outro por um tempo curto ou definitivo.
Emigração:sáida da população de um lugar. Ex:China, Italia e Portugal.
Imigração:entrada ou chegada de estrangeiros num lugar. Ex:Australia e Estados Unidos.
5- Este video mostra a vida dos trabalhadores rurais,dos imigrantes em geral que vem de outros lugares,cidades,tentar a vida na cidade,em em busca de empregos,moradia melhores.Acabam que ter de trabalharar no campo,embaixo de sol quente e ás vezes sofrem maus tratos.
com tudo isso muitos vão morar em favelas ou até nas ruas,fazendo com que tenham uma vida pobre e miserável.

Anônimo disse...

Erik Hoffmann N°:10 5ªC

As migrações internas estão intimamente ligadas ao processo de mudança da economia brasileira e à criação de novos pólos de desenvolvimento.
* emigração: a saída da população de um lugar; * imigração: a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.Os estrangeiros que se encontram morando no Brasil foram emigrantes de seus países – Portugal, Espanha, Itália, Japão – e, quando aqui chegaram, tornaram-se imigrantes.Os países de antiga colonização e de elevada densidade demográfica são, quase sempre, países de emigração, como Portugal, Espanha, Itália, Japão, China, Coréia do Sul, Alemanha, Holanda e muitos outros. Os países de colonização recente e de baixa densidade demográfica são países de imigração, como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Austrália, Venezuela e outros mais.
Emigração é a saída de população de um lugar.Imigração é a entrada de estrangeiros para morar em um lugar. China, Itália e Portugal são países de emigração.

Anônimo disse...

rafaella 5ª B
sober o video eu entendi :
As pessoas trabalham o tempo todo e não ganham um bom sálario ganham o pouco para alimentar suas familias .
Então decidem ir para o campo procurar um emprego e acham que a vida iria ser muito melhor mas não
chegam la não arrumam emprego nem uma casa para morar então se residem nas ruas das cidades ...

Anônimo disse...

HENRIQUE MAIOCHI Nº15 5ªA
RESPOSTAS:
1-é a saída de uma pessoa de um país para outro.
2-é o movimeto continuo de uma pessoa para outro país no caso dos ciganos,etc.
3-causas:desemprego,guerra e etc.
consequencias:esgotamento em cidades.
4-migração: o movimento de uma pessoa de um continente a outro
emigração:quando uma ou mais pessoas saem de um país para conquistar outro
imigração:a chegada de pessoas em outro pais
5-eu achei o video muito realista e queria dizer que aquela vida não e tao facíl quanto parece poís imagine você capinando a terra o dia todo em baixo de sol e até de chuva, bom e isso que eu acho se voce nao concorda eu nao posso fazer você concordar

Anônimo disse...

Maria Luisa Gonçalves n° 25 5ªA

Migração é a movimentação de pessoas de um lugar para outro. A migração pode ser internacional (movimentação entre países diferentes) ou interna (movimentação dentro de um país, muitas vezes, das áreas rurais para as áreas urbanas).Alguns tipos de movimentos populacionais são o nomadismo,migrações,transumância e êxodo rural. As consequências do exodo rural são:CONCENTRAÇÃO DE TERRA E MECANIZAÇÃO;CRESCIMENTO DA INDUSTRIA E COMERCIO;MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA;EXTINÇÃO DA PEQUENA PROPRIEDADE FAMILIAR;ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO NO CAMPO.
Causas do êxodo rural:
- BUSCA DE MELHORES EMPREGOS (SALÁRIOS)
- PROBLEMAS NATURAIS
- FALTA DE INFRAESTRUTURA
- CONFLITOS NO CAMPO
- PRESSÃO DEMOGRÁFICA
- MECANIZAÇÃO

As diferenças entre migração, imigração e emigração:
A emigração é quando a população sai de um lugar.
A imigração é quando os estrangeiros entram ou chegam em um lugar.
Migração é a movimentação de um lugar para o outro.
No vídeo eu entendi que os fazendeiros trabalham duro, dão tudo de si para conseguir o que merecem, um salário digno.
Mas na maioria das vezes, não conseguem.Então eles resolvem ir para a cidade tentar uma vida melhor, chegando na cidade, não tem vagas para empregos, pois na maioria das vezes os fazendeiros não tem alfabetização (que é o nescessário para ter um emprego digno).
Aí, como não tem o que fazer, eles vão morar na rua, ou nas favelas.Tem caso que até mesmo viram bandidos.

Gabriela Nara disse...

Oi Conceição, aqui é a Gabriela Nara, da 5ªD, Nº:7

Migração é quando pessoas mudam de um país para o outro, estado, cidade ou local ..
Denomina-se migração todos os movimentos de pessoas de um país a outro, ou de um lugar geográfico a outro dentro dum mesmo país, com mudança de residência. No primeiro caso trata-se de migração internacional e, no segundo, de migração interna. Chama-se emigração o movimento de saída de pessoas de uma determinada área geográfica, seja dum país a outro ou dentro das divisões administrativas duma nação, e imigração o movimento de chegada para a mesma. O saldo migratório representa a diferença entre o número de entradas e de saídas.Denomina-se emigrante a pessoa que sai duma área geográfica específica e imigrante a pessoa que chega à mesma. Um mesmo indivíduo é emigrante se considerado com referência ao lugar de saída e imigrante do ponto de vista do lugar de chegada.

o movimento constante é causado pela falta de empregos, moradias, sustentom (...) por isso estas famílias migrão, para procurar moradias, empregos e tudo, o que elas tem direito.

Cidades, países, estados e locais com super-lotação, ou seja locais que eram cidades, países, estados pequenos viraram locais com muita gente morando.

Emigração é a saída da população de um lugar.
Imigração é a entrada ou chegada de estrangeiros em um lugar.
Migração é a ida dos imigrantes a um lugar, para morar.

Entendendi que o vídeo fala sobre a vida das pessoas com baixo sustento, e essas pessoas acabam migrando de um lugar para o outro pra poderem ter, o que sempre sonharam uma casa, um trabalho digno, comida na mesa & etc ..
Mas muitas vezes estas pessoas não consenguem isso, e acabam pedindo esmolas nas ruas ou nas casas.
E morando nas favelas ou ruas, passando frio e fome..
E por estas situações acabam muitas vezes sendo marginais ou seja ladrões, por falta de opisões.
Mas nem sempre isto acontece as vezes as pessoas ficam no campo trabalhando duro para poder comer, e trabalhando de baixo do sol quente ou até mesmo da chuva!

Anônimo disse...

Angela jung Amaral 5ªc nº03

O que é Migração:Movimento da população que consiste no deslocamento de pessoas de um lugar para outro,para mudar seu domicílio.

Principais causas do êxodo rural e suas conseqüências:
Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc)

conseqüências:O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).

difereça entre migração/imigração/emigração
Emigração:movimento de população que consiste na saída de pessoas de um lugar para se estabelecerem em outro.
Imigração:Movimento de população que consiste na chegada de pessoas a um lugar,para se estabelecerem nele.
conclusão:Que migração é mudar de domicílio,Emigração é a saída de pessoas de um lugar para se estabelecerem em outro,Imigração é chegada de pessoas em um lugar para se estabelecer nele.

Vídeo:Famílias trabalham no campo de baixo do sol forte ganhando um salário que só da para o próprio sustento.Ai vão para a cidade em busca de empregos,enfrentam filas enormes e ao insistir recebem não.
Sem moradia e trabalho vão morar nas ruas pedindo dinheiro,e entram na marginalidade,formando grande número de favelas.
R; Saem da vida pesada do campo e vão para a cidade enfrentarem a mesma situação.

Isabella disse...

Professora eu li o blog e entendi
isto:
As Migrações são movimentaçoes de pessoas, deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de um lugar para outro, podendo ser externas, de um país para o outro ou internas, dentro do mesmo país. É o caso do nomadismo e do êxodo rural.

Nomadismo: É o movimento constante praticado pelos povos sem residência fixa. É o caso dos ciganos.

Emigração: a saída da população de um lugar; imigração: a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.Os estrangeiros que se encontram morando no Brasil foram emigrantes de seus países – Portugal, Espanha, Itália, Japão – e, quando aqui chegaram, tornaram-se imigrantes.

Isabella H. Duarte número:17 Série:5 A

Anônimo disse...

Nome:Ana Letícia Rossetto nº 1 série: 5 B

Eu entendi que:

1- Migrações: As Migrações Os movimentos horizontais ou transladativos, são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro. É o caso do nomadismo, das migrações, da transumância e do êxodo rural.

2-Principais tipos de movimentos populacionais: emigração, imigração, migração interna e migração externa.

3-Consequências e causas do êxodo rural:diminuição da população rural, diminuição da mão-de-obra rural, diminuição da produção agrícola, com elevação do custo de vida, desemprego e subemprego, quando o mercado de trabalho é pequeno para a quantidade de mão-de-obra disponível; * falta de habitações, gerando preços elevados no aluguel ou na compra das habitações; * formação de favelas e de bairros operários, sem as benfeitorias da cidade; * desaparecimento do cinturão verde(chácaras e sítios que envolvem a cidade), devido à especulação imobiliária.

4- Emigração é a saída de população de um lugar. China, Itália e Portugal são países de emigração.


Imigração é a entrada de estrangeiros para morar em um lugar.

Migração-O movimento de uma ou mais pessoas para outra região.

5-Eu entendi que o vídeo fala de famílias que trabalham no campo.Esse trabalho é muito pesado e essas famílias ganham um salário muito baixo que só serve para comer o básico.Então elas vão para cidade onde acham que terão uma vida bem melhor mas não é assim não.Quando chegam lá encontram filas enormes de vagas de trabalho e sempre a resposta é não.Como essas famílias não tem onde morar elas acabam dormindo nas ruas das cidades ou se envolvem com a marginalidade e até mesmo vão para as favelas.

Anônimo disse...

Arthur Donaduzzi dos Santos-Série:5ªC/Número:4

1- O que é migração?

R: Migração é o deslocamento definitivo ou temporário dos habitantes de um lugar para o outro.

2- Quais os principais tipos de movimentos populacionais?

R: Os principais movimentos populacionais são: o nomadismo, a transumância, o êxodo rural, a migração externa e interna, a imigração e a emigração.

3- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural?

R: Causas:

* A ida de pessoas do campo à cidade com elas buscando uma melhor qualidade de vida.

Consequências(campo):

* Diminuição da mão-de-obra rural;
* Diminuição da população rural;
* Diminuição da produção agrícola;

Consequências(cidade):

* Desemprego e subemprego, quando o mercado de trabalho é pequeno para a quantidade de mão-de-obra disponível;
* Falta de habitações, gerando preços elevados no aluguel ou na compra das habitações;
* Formação de favelas e de bairros operários, sem as benfeitorias da cidade;
* Deficiências nos serviços públicos urbanos, como água encanada e esgoto, coleta de lixo transportes coletivos;
* Crises de abastecimento no mercado urbano, com falta de gêneros alimentícios e outros produtos;
* Marginalidade social, com delinqüência, mendicância e prostituição;
* Crises de abastecimento no mercado urbano.

4- Qual a diferença entre migração, imigração e emigração?

R:# Migração é o deslocamento definitivo ou temporário de pessoas de um lugar para outro.
# Emigração é a saída da população de um lugar.
# Imigração é a entrada de estrangeiros para morar em lugar.

5- Registre sobre o que você entendeu do vídeo:

Eu entendi que os trabalhadores rurais sofrem com maus tratos no campo, com o trabalho pesado, recebendo salários baixos e o básico para comer. Pensam que a mudança para a cidade vai melhorar sua própria qualidade de vida e suas famílias. A maioria acabam em comunidades com pouqissíma infra-estrutura(favelas), recebendo o mesmo salário baixo e tendo que lutar contra as dificuldadesde tentar arrumar um emprego.

Essa postagem me ajudou a entender muito bem sobre a imigração e emigração. *_* (: :)

Anônimo disse...

Nome: Arthur Bruno Nº:02 Série: 5ªA

Migração é a mudança de uma pessoa de um lugar para outro.

Hoje isso geralmente acontece com os nordestinos que trabalham o dia inteiro na roça e ganham muito pouco. Na busca de melhores empregos vão para as cidades grandes. Quando não conseguem emprego viram mendigos ou catadores de lixo. Esse tipo de migração, dentro das fronteiras de um país, é chamado de migração interna.

Migração externa é quando as pessoas de um país vão para outro, ultrapassando as fronteiras.

Anônimo disse...

Nome: Arthur Bruno Nº:02 Série: 5ªA
Migração é a mudança de uma pessoa de um lugar para outro.
Hoje isso geralmente acontece com os nordestinos que trabalham o dia inteiro na roça e ganham muito pouco. Na busca de melhores empregos vão para as cidades grandes. Quando não conseguem emprego viram mendigos ou catadores de lixo. Esse tipo de migração, dentro das fronteiras de um país, é chamado de migração interna. Migração externa é quando as pessoas de um país vão para outro, ultrapassando as fronteiras.

Anônimo disse...

Olá Conceição aqui é o Victor Vechi Nº32 da 5ªa
Eu entendi que a migração interna esta intimamente ligado ao processo de mudança da economia brasileira e também à criação de novos pólos de desenvolvimento.
Emigração é quando uma pessoa saí de sua moradia.
Os movimentos horizontais ou transladativos, são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro.
Migração interna é quando acontece em um mesmo país e externa ou internacionais quando ocorrem de um país para o outro.
Os estrangeiros que se encontram morando no Brasil foram emigrantes de seus países – Portugal, Espanha, Itália, Japão – e, quando aqui chegaram, tornaram-se imigrantes

Uma das causas do êxodo rural é a ida de trabalhadores rurais para a cidade.
E as consequencias são:*Diminuição da população rural.
*Diminuição da mão-de-obra rural.
*Aumento do desemprego nas cidades.
*Falta de transporte público, postos médicos, energia eletrica, água encanada e esgoto para a população que deixou o campo.
E isso foi o que eu entendi sobre migrações e exôdo rural.
bjs.tchauuuuuuuuuuuuuuuu!

Anônimo disse...

Olá Conceição aqui é o Victor Vechi Nº32 da 5ªa
Eu entendi que a migração interna esta intimamente ligado ao processo de mudança da economia brasileira e também à criação de novos pólos de desenvolvimento.
Emigração é quando uma pessoa saí de sua moradia.
Os movimentos horizontais ou transladativos, são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro.
Migração interna é quando acontece em um mesmo país e externa ou internacionais quando ocorrem de um país para o outro.
Os estrangeiros que se encontram morando no Brasil foram emigrantes de seus países – Portugal, Espanha, Itália, Japão – e, quando aqui chegaram, tornaram-se imigrantes

Uma das causas do êxodo rural é a ida de trabalhadores rurais para a cidade.
E as consequencias são:*Diminuição da população rural.
*Diminuição da mão-de-obra rural.
*Aumento do desemprego nas cidades.
*Falta de transporte público, postos médicos, energia eletrica, água encanada e esgoto para a população que deixou o campo.
E isso foi o que eu entendi sobre migrações e exôdo rural.
bjs.tchauuuuuuuuuuuuuuuu!

Anônimo disse...

Daniel, nº07, 5ªA

1-Migração é sair de "sua terra" e ir a algum lugar e ficar lá definitivamente ou temporariamente.

2-O movimento constante feito pelos nômades, ciganos a procura de uma vida melhor, a migração.

3-É de não ser aquela maravilha a cidade, das favelas aumentarem, da falta de empregos.

4-Migração é sair de sua terra. Imigração é chegar em um lugar para ficar. Emigração é sair do lugar definitivamente.

5-Eu entendi que, no campo, muitas famílias tem trabalhos pesados por um mísero salário e então descidem ir para a cidade por um bom emprego com um bom salário, mas nenhum dá certo, então tem de fazer trabalhos informais, ilegais ou mendigam por aí.Então só pioraram suas vidas.

Anônimo disse...

Sofia Boulet nº29
5ªC

1.O que é migração?
R:Migração é o deslocamento definitivo ou temporário dos habitantes de um lugar para o outro.

2.Quais os principais tipos de movimentos populacionais?
R: -Nomadismo, movimento constante praticado pelos povos sem residência fixa.Ex:Ciganos.
-Transumância, movimento periódico e reversivo, causado por fatores climáticos, com a mudança das estações ou secas temporárias.Ex:Pastores nômades.
-Êxodo rural, abandono do campo em busca das cidades.
-Migrações, movimentos de pessoas de uma região para outra.São internas quando ocorrem dentro de um mesmo país e externas quando se dão de um país para o outro.

3.Quais são as principais causas e consequências do êxodo rural?
R:As principais causas do êxodo rural são: carência de recursos e infraestrutura de alguns municípios(falta de escolas,de hospitais e postos de saúde, de serviços de distribuição de água e energia elétrica, etc), à concentração de terras, o processo de modernização do campo, à falta de crédito e apoio aos pequenos produtores, etc.
As principais consequências do êxodo rural,no campo, são,diminuição da população e, consequentemente,da produção rural. Nas cidades,as principais consequências são, aumento do desemprego e do subemprego, falta de habitações, formação de favelas e bairros operários, com pouca ou nenhuma infraestrutura, crises de abastecimento,aumento da marginalidade,delinquência, mendicância e prostituição.

4.Qual a diferença entre migração, emigração e imigração?
R:Migração é o movimento de uma pessoa de uma região para a outra.
Emigração é a saída da população de um lugar.
Imigração é a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.

5.Registre o que você entendeu do vídeo:
O vídeo trata das péssimas condições de vida do homem do campo e os motivos que o levam a procurar uma situação melhor nas cidades. Além disso, o vídeo mostra que essa expectativa de uma vida melhor, que ele imagina encontrar na cidade, não passa de um sonho para a grande maioria. Quando estas pessoas chegam nas cidades, elas não conseguem bons empregos e, consequentemente, acabam realizando os piores trabalhos. Ganhando uma miséria,eles são obrigados a morar em favelas,sem nenhuma infraestrutura, e,algumas vezes,"por desespero ou falta de opção entram no mundo da marginalidade". Infelizmente, como mostra o vídeo, a situação destas pessoas é tão ruim na cidade quanto no campo.

Anônimo disse...

Sofia Boulet
nº29
5ªC

1.O que é migração?
R:Migração é o deslocamento definitivo ou temporário dos habitantes de um lugar para o outro.

2.Quais os principais tipos de movimentos populacionais?
R: -Nomadismo, movimento constante praticado pelos povos sem residência fixa.Ex:Ciganos.
-Transumância, movimento periódico e reversivo, causado por fatores climáticos, com a mudança das estações ou secas temporárias.Ex:Pastores nômades.
-Êxodo rural, abandono do campo em busca das cidades.
-Migrações, movimentos de pessoas de uma região para outra.São internas quando ocorrem dentro de um mesmo país e externas quando se dão de um país para o outro.

3.Quais são as principais causas e consequências do êxodo rural?
R:As principais causas do êxodo rural são: carência de recursos e infraestrutura de alguns municípios(falta de escolas,de hospitais e postos de saúde, de serviços de distribuição de água e energia elétrica, etc), à concentração de terras, o processo de modernização do campo, à falta de crédito e apoio aos pequenos produtores, etc.
As principais consequências do êxodo rural,no campo, são,diminuição da população e, consequentemente,da produção rural. Nas cidades,as principais consequências são, aumento do desemprego e do subemprego, falta de habitações, formação de favelas e bairros operários, com pouca ou nenhuma infraestrutura, crises de abastecimento,aumento da marginalidade,delinquência, mendicância e prostituição.

4.Qual a diferença entre migração, emigração e imigração?
R:Migração é o movimento de uma pessoa de uma região para a outra.
Emigração é a saída da população de um lugar.
Imigração é a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.

5.Registre o que você entendeu do vídeo:
O vídeo trata das péssimas condições de vida do homem do campo e os motivos que o levam a procurar uma situação melhor nas cidades. Além disso, o vídeo mostra que essa expectativa de uma vida melhor, que ele imagina encontrar na cidade, não passa de um sonho para a grande maioria. Quando estas pessoas chegam nas cidades, elas não conseguem bons empregos e, consequentemente, acabam realizando os piores trabalhos. Ganhando uma miséria,eles são obrigados a morar em favelas,sem nenhuma infraestrutura, e,algumas vezes,"por desespero ou falta de opção entram no mundo da marginalidade". Infelizmente, como mostra o vídeo, a situação destas pessoas é tão ruim na cidade quanto no campo.

Unknown disse...

Olá Conceição, sou o Giordano Bruno, da 5ª A e segue o que entendi:

Meus antepassados deixaram a Itália no final do século XIX rumo ao Brasil. Para a Itália eles eram emigrantes. Ao chegar no Brasil, foram recebidos como imigrantes, pois aqui vieram para fixar moradia.
Nos anos 40 e 50, meus avós deixaram as plantações no interior de SP e RS e mudaram-se com toda a família para o interior do Paraná. Este movimento dentro do próprio país chama-se migração interna.

Êxodo rural- Na década de 80 e 90 meus pais deixaram o interior do Paraná porque a vida no sítio não estava fácil e vieram buscar melhores condições de vida e emprego em Curitiba, onde fixaram residência. Ao contrário do que vemos no vídeo, eles melhoraram de vida na cidade.

Anônimo disse...

Henrique Pezzini Nº13 5ªB

1-Migração é o deslocamento de um lugar para outro,definitivo ou temporário.
2-Os principais movimentos populacionais são:migração,emigração e imigração {ou até nomadismo e êxodo rural}.
3-As consequências do êxodo rural são: diminuição da população rural, diminuição da mão-de-obra rural,diminuição agrícola.
Na cidade são piores ainda como:desemprego,subemprego,falta de moradia,formação de favela e bairros operários,desaparecimento do cinturão verde{chácaras, sítios e etc},deficiência nos serviços públicos{água encanada,esgoto e etc},crises de abastecimento no mercado urbano,marginalidade.
E as causas são:o surto industrial onde constroem fábricas na área rural,fazendo com que o agricultor saia de suas terras.
4-As diferenças são que migração é se mudar de um lugar para outro temporariamente ou definitivamente, emigração é a saída de população de um lugar,mas já imigração é a entrada de estrangeiros para morar em um lugar.
5- O vídeo é muito triste pois acaba mostrando a realidade e de como é difícil a vida dessas pessoas, tendo que sair das más condições e entrar nelas de novo.
Então o êxodo rural é uma das piores coisas da área rural.

Anônimo disse...

AMANDA NASSUR CORREA LEITE 5°. C N°. 02.
Resposta 1: Migração:são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de um lugar para outro. São internas quando ocorrem dentro de um mesmo país e externas quando se dão de um país para outro.
Resposta 2: Os movimentos populacionais são, nomadismo ciganos); migrações (emigração e imigração); transumância e o êxodo rural.
Respota 3: Causas do êxodo rural: Grande surto industrial. Em busca de melhores condições de trabalho, milhares de pessoas abandonam os sítios e fazendas e se aventuram pelas cidades. Consequências do êxodo rual: Diminuição da população rural; diminuição da produção agrícola; desemprego; subemprego; falta de habitações; formação de favelas e bairros operários; desaparecimento do cinturão verde; deficiência nos serviços públicos urbanos; crises de abastecimento no mercado urbano; marginalidade social.
Resposta 4: Diferença: Migração são dos movimentos de pessoas de uma região para outra; a emigração é a saída da população de uma região já a imigração é a entrada de estrangeiros para morar em uma região.
Resposta 5: Eu gostei muito do vídeo e aprendi que pessoas sempre vão procurar algo melhorar para viver e trabalhar. Gosto muito de ler , aprender e respoder em seu Blog.

Anônimo disse...

Considera-se como imigração o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho e/ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro ,
ou seja sair de seu país para e ir para outro país.

Robson n°31 5ºA

Anônimo disse...

Brenda Sauchuk Nº4 Série:5ªA

Os imigrantes são aqueles que migrao para ter comida para arangar trabalho para sustentar sua família.

Nomadismo:é um estilo de vida em que as pessoas não possuem habitação fixa denominando essas pessoas como nômades. Essas pessoas não se dedicavam a nenhum tipo de melhoria para a sobrevivência então se alimentavam daquilo que a natureza podia lhes oferecer.

Emigração:Emigração é a saída espontânea de pessoas de uma região para outra de um mesmo país ou de um país para outro.

Unknown disse...

RAFAEL MUELLER FILHO N.27 5.C

MIGRAÇÕES

São deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de um lugar para outro.
As MIGRAÇÕES podem ser:

INTERNAS:que ocorrem dentro de um mesmo país e estão ligadas ao processo de mudança da economia e a criação de novos pólos de desenvolvimento.No Brasil as atividades economicas que atrairam as migrações foram:
- A criação de gado no nordeste no século XVII,
- A mineração no século XVIII,
- A cultura do café,fins do século XIX,
- A coleta do latex,fins do século
XIX
- Surto algodoeiro na década de 30,
- Construção de estradas,de hidrelétricas e de obras urbanas determinaram novas frentes de migrações internas.

EXTERNAS:que ocorrem de um país para outros,por exemplo,da EUROPA:os portugueses e italianos;AMÉRICA LATINA:uruguaios,argentinos e chilenos:ÁSIA:chineses e coreanos;AMÉRICA DO NORTE:americanos ou norte-americanos.

EMIGRAÇÃO:movimento de população que consiste na saída de pessoas de um lugar para se estabelecer em lugar.

IMIGRAÇÃO:a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar,para se estabelecerem nele.
Os estrangeiros que moram no Brasil fora EMIGRANTES de seus países e aqui são IMIGRANTES.

TRANSUMÂNCIA:é um movimento periodico e reversivo,causado por fatores climáticos com a mudança das estações ou secas temporárias.

ÊXODO RURAL:é o abandono do campo em busca das cidades.Tem sido muito comum no Brasil,após grande crescimento industrial.Esse movimento tem vários pontos negativos,no campo e na cidade.
NO CAMPO:diminuição da população rural,da mão-de-obra rural e da produção agrícola.
NA CIDADE:desemprego e subemprego;falta de habitações;formações de favelas e bairros sem infra-estrutura como esgoto,água encanada,coleta de lixo,marginalidade social.
São Paulo,Rio de Janeiro,Belo Horizonte,Recife,Salvador,Fortalezae outras mais são cidades que mais sofrem as consequências do êxodo rural.

COMENNTÁRIO SOBRE O VIDEO
As pessoas no campo trabalham em condições precárias e pensam em ir trabalhar na cidade,achando que lá vai ser melhor,chegando lá não conseguem encontrar emprego e acabam pior do que estavam no campo,sem emprego,sem casa e até sem o que comer.

Anônimo disse...

RAFAEL MUELLER FILHO N.27 5.C

MIGRAÇÕES

São deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de um lugar para outro.
As MIGRAÇÕES podem ser:

INTERNAS:que ocorrem dentro de um mesmo país e estão ligadas ao processo de mudança da economia e a criação de novos pólos de desenvolvimento.No Brasil as atividades economicas que atrairam as migrações foram:
- A criação de gado no nordeste no século XVII,
- A mineração no século XVIII,
- A cultura do café,fins do século XIX,
- A coleta do latex,fins do século
XIX
- Surto algodoeiro na década de 30,
- Construção de estradas,de hidrelétricas e de obras urbanas determinaram novas frentes de migrações internas.

EXTERNAS:que ocorrem de um país para outros,por exemplo,da EUROPA:os portugueses e italianos;AMÉRICA LATINA:uruguaios,argentinos e chilenos:ÁSIA:chineses e coreanos;AMÉRICA DO NORTE:americanos ou norte-americanos.

EMIGRAÇÃO:movimento de população que consiste na saída de pessoas de um lugar para se estabelecer em lugar.

IMIGRAÇÃO:a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar,para se estabelecerem nele.
Os estrangeiros que moram no Brasil fora EMIGRANTES de seus países e aqui são IMIGRANTES.

TRANSUMÂNCIA:é um movimento periodico e reversivo,causado por fatores climáticos com a mudança das estações ou secas temporárias.

ÊXODO RURAL:é o abandono do campo em busca das cidades.Tem sido muito comum no Brasil,após grande crescimento industrial.Esse movimento tem vários pontos negativos,no campo e na cidade.
NO CAMPO:diminuição da população rural,da mão-de-obra rural e da produção agrícola.
NA CIDADE:desemprego e subemprego;falta de habitações;formações de favelas e bairros sem infra-estrutura como esgoto,água encanada,coleta de lixo,marginalidade social.
São Paulo,Rio de Janeiro,Belo Horizonte,Recife,Salvador,Fortalezae outras mais são cidades que mais sofrem as consequências do êxodo rural.

COMENNTÁRIO SOBRE O VIDEO
As pessoas no campo trabalham em condições precárias e pensam em ir trabalhar na cidade,achando que lá vai ser melhor,chegando lá não conseguem encontrar emprego e acabam pior do que estavam no campo,sem emprego,sem casa e até sem o que comer.

Unknown disse...

RAFAEL MUELLER FILHO N.27 5.C

MIGRAÇÕES

São deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de um lugar para outro.
As MIGRAÇÕES podem ser:

INTERNAS:que ocorrem dentro de um mesmo país e estão ligadas ao processo de mudança da economia e a criação de novos pólos de desenvolvimento.No Brasil as atividades economicas que atrairam as migrações foram:
- A criação de gado no nordeste no século XVII,
- A mineração no século XVIII,
- A cultura do café,fins do século XIX,
- A coleta do latex,fins do século
XIX
- Surto algodoeiro na década de 30,
- Construção de estradas,de hidrelétricas e de obras urbanas determinaram novas frentes de migrações internas.

EXTERNAS:que ocorrem de um país para outros,por exemplo,da EUROPA:os portugueses e italianos;AMÉRICA LATINA:uruguaios,argentinos e chilenos:ÁSIA:chineses e coreanos;AMÉRICA DO NORTE:americanos ou norte-americanos.

EMIGRAÇÃO:movimento de população que consiste na saída de pessoas de um lugar para se estabelecer em lugar.

IMIGRAÇÃO:a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar,para se estabelecerem nele.
Os estrangeiros que moram no Brasil fora EMIGRANTES de seus países e aqui são IMIGRANTES.

TRANSUMÂNCIA:é um movimento periodico e reversivo,causado por fatores climáticos com a mudança das estações ou secas temporárias.

ÊXODO RURAL:é o abandono do campo em busca das cidades.Tem sido muito comum no Brasil,após grande crescimento industrial.Esse movimento tem vários pontos negativos,no campo e na cidade.
NO CAMPO:diminuição da população rural,da mão-de-obra rural e da produção agrícola.
NA CIDADE:desemprego e subemprego;falta de habitações;formações de favelas e bairros sem infra-estrutura como esgoto,água encanada,coleta de lixo,marginalidade social.
São Paulo,Rio de Janeiro,Belo Horizonte,Recife,Salvador,Fortalezae outras mais são cidades que mais sofrem as consequências do êxodo rural.

COMENNTÁRIO SOBRE O VIDEO
As pessoas no campo trabalham em condições precárias e pensam em ir trabalhar na cidade,achando que lá vai ser melhor,chegando lá não conseguem encontrar emprego e acabam pior do que estavam no campo,sem emprego,sem casa e até sem o que comer.

Anônimo disse...

Gustavo Volpi Provesi Nº14 5ªA
Olá professora Conçeição eu entendi isto sobre migração,migração interna,migração externa e emigração.

Migração:A migração acontece quando à mudanças econômicas,sociais,políticas ou culturais que acontece em vários lugares que saem de "seu País" para irem para outro País.

Migração Interna:Acontece quando o movimento da população acontece dentro de um mesmo País.Ex:Minha mãe nasceu em SP e veio morar em SC aos 15 anos.

Migração Externa:Acontece quando a população vem de outro País.Ex:Meu bisavô veio da Itália para o Brasil.

Emigração:É quando a pessoa decide sair definitivamente de um lugar.

Anônimo disse...

Nome:Karina
n:18 5 serie C


As migacoes sao pessoas que se movem de uma regiao para outra.

Sao internas quando acontece dentro de um mesmo pais,ja a externa se dao de um pais para o outro.

*Emigracao:
Quando uma populacao de pessoas sai de um lugar.

*Imigracao: Uma entrada ou chegada de outras pessoas de outro pais,os estrangeiros.

Os estrangeiros sao encontrados morando no Brasil,foram imigrantes de seus proprios paises: Portugal,Italia e outros...
E quando chegaram aqui tornaran-se imigrantes.

Anônimo disse...

Isadora Machado 5A N:18
1- O que é migração ?
2- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?
3- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?
4- Qual a diferença entre migração. emigração e imigração ?
5- Registre sobre o que você entendeu do vídeo

Respostas:

1-Migracao:quando troca de região, país, estado
2-Internas (quando ocorrem em um mesmo país) e Externas ou Internacionais (quando ocorrem de um país para outro)
3-O pricipal 'e que grande parte dos habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades
4-MIGRAÇÃO: indica a mudança de pessoas dentro de um mesmo pais., e também a união dos dois fenômenos emigração e imigração.
EMIGRAÇÃO: é a saída do país para ir morar em outro.( prefixo "e" indica saída)
5-O video mostra uma realidade que acorre com esses trabalhadores , eles estao tentantando uma vida melhor mais sofrem muito com isso , eles se machucam para conseguirem o que querem

Anônimo disse...

Guilherme Aléssio Crispim nº14 5ªC

1. O que é migração?
Migração é o deslocamento de pessoas de um lugar para outro, isto é pessoas que mudam de cidades definitivamente ou por algum tempo.

2. Quais os principais tipos de movimentos populacionais?
Os principais tipos de movimentos populacionais são: nomadismo, migrações,transumância e êxodo rural.


3. 3- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?
Causas: as cidades oferecem melhores condições de trabalho e de vida. Em busca disso, os retirantes abandonam os sítios e fazendas e vão tentar uma vida melhor na cidade.
Consequências para o campo: diminuição da população rural; diminuição da mão-de-obra rural; diminuição da produção agrícola, com elevação do custo de vida.
Consequências para a cidade: desemprego e subemprego; falta de habitações; formação de favelas e de bairros operários; desaparecimento do cinturão verde;
deficiências nos serviços públicos urbanos; crises de abastecimento no mercado urbano; marginalidade social, com delinqüência, mendicância e prostituição.

4- Qual a diferença entre migração. emigração e imigração ?
Migração é o deslocamento de pessoas de um lugar para outro.
Emigração é a saída de habitantes de um lugar.
Imigração é a chegada de estrangeiros em um lugar.

5- Registre sobre o que você entendeu do vídeo:
O vídeo foi muito interessante, pois mostrou que as pessoas acham que indo para a cidade vão ter uma vida melhor, mas na realidade muitas vezes vão ter uma vida pior da que já tinham no campo.

Anônimo disse...

Oi Conceição,
Migração são os deslocamentos que podem ser definitivos ou temporários dos habitantes que ocorrem de um lugar para outro.
Emigração é a saída da população de um lugar e Imigração é entrada da população em um lugar.
Êxodo Rural ocorre por falta de condições para o homem do campo, falta de estrutura, emprego, saúde,educação.
No vídeo vemos muita tristeza, mas é a realidade que acontece, a população rural não é valorizada e busca melhores condições de trabalho na cidade e as vezes vivem pior.
Ellen K. Schwambach n.09 5.série B

Anônimo disse...

1 Migração é o deslocamento de pessoas para outro pais ou até mesmo, dentro do mesmo país, quando é para outro país se chama migração externa e quando é dentro do mesmo país se chama migração interna
2 os principais tipos de movimento sao migração externa ou interna, nomadismo, emigração, transumância, êxodo rural e imigração
3 Consequências: diminuição da mão de obra no campo, diminuição da população rural, formação de favelas, desemprego, falta de serviço público como hospitais,escolas, postos de saúde, etc, marginalidade, delinquência e prostituição
Causas: Buscar uma melhor qualidade de vida na cidade
4 Migração é deslocamento de pessoas para dentro ou fora de seu país
Emigração é saída de pessoas de seu lugar de origem para outro país,ex: Itália, Portugal, Espanha, etc são países de emigração
Imigração é a entrada de uma pessoa em outro país, ex: Brasil, EUA, Canadá, etc são países de imigração
5 O video trata da vida no campo, depois de sofrerem maus tratos e da vida dura, vao parar cidade em busca de um emprego, depois de muita espera, não conseguem o emprego e acabam a residir em habitaçoes precárias ou até morar na rua, também partem a marginalidade e formam muitas favelas.

Bruno, no:5, 5A

Anônimo disse...

ARTUR Nr:3 5 série A

1-Migração é a ida de uma ou mais pessoas de um lugar para outro e essa ida pode ser definitiva ou temporária.

2-Os movimentos são: emigração, imigração, migração interna e transumância.

3-Consequencias do exôdo rural:
A população rural diminui,
A mão-de-obra diminui,
Aumento de desemprego,
O número de favelas aumenta,
Piora os serviços públicos como:
não tendo mais água encanada, coleta de lixo, esgoto.
Falta de abastecimento nos mercados faltando alimentos e produtos.

4-Migração:é a ida de uma ou mais pessoas de um lugar para outro e essa ida pode ser definitiva ou temporária.

Emigração:a saída da população de um lugar.

Imigração:a entrada ou chegada de um estrangeiro num lugar.

5-O video foi bem interessante, nele relata tudo o que nós vimos e falando sobre ele da pena dessas pessoas por trabalharem tanto e receberem tão pouco, então tentão mudar de vida indo para cidade e acabam piorando tudo. Foi isso que entendi sobre o video.

conceição adorei este assunto um abrço! tchao.

Anônimo disse...

Lyandra-N°22-5ªC

O que é migração?
R: Migração é quando o cidadão deixa sua cidade natal e vai para outra.

Quais os principais movimentos populacionais?
R: Os principais tipos de movimentos populacionais são: os sem terras, os sem teto, movimento ambientalista, movimentos religiosos, etc...

Quais as principais causas e consequências do êxodo rural?
R: As principais causas e consequências do êxodo rural são o abandono do povo rural com consequências do desemprego na área urbana, por falta de qualificação de mão de obra no trabalho.

Quais as diferenças entre migração, emigração e imigração?
R: Migração é o ato de se mover de uma região para outra, é a mudança periódica, ou passagem de uma região para outra.

Imigração - Entrar em outro país para nele viver.

Emigração - Mudança voluntária de país.

O que você entendeu do vídeo?
R: O vídeo mostra a dificuldade e o trabalho pesado que o homem do campo é sujeito, e isso tudo é ainda muitas vezes somente pela comida.
Atrás de um futuro melhor o homem do campo, larga tudo e vai para a cidade atrás de seus sonhos, que muitas vezes se torna pesadelo por falta de emprego.
Então esse mesmo homem acaba morando na rua mendigando ou cai no mundo da marginalidade.
Infelizmente, é a dura realidade do cidadão do campo.

Anônimo disse...

Oi,Conceição.

1- O que é migração?

R:Pessoas indo de uma região à outra região.

2-Quais os principais tipos de movimentos populacionais?

R:Causas:
*É a ida dos trabalhadores do campo até a cidade.

Consequências:
*Diminui a mão-de-obra no campo rural.
*Aumenta o desemprego das cidades

4-Qual a diferença entre migração,
emigração e imigração?

R:Migração:deslocamento de pessoas de um local para o outro.

Emigração:É a saída de população de um local.

Imigração:São pessoas estrangeiras que vão para outro local.
(Ex:Uma pessoa da Inglaterra vem para o Brasil ela é imigrante)

5-Registre sobre o que você entendeu do vídeo:

R:O filme mostra a pobreza das famílias rurais e as atividades
rurais.

NOME:Letícia Schneider Lima N°:20
SÉRIE:5C

Anônimo disse...

Manuella Fernandes Martins 5ªA N°23
Migração é quando uma pessoa, ou mais, migra de um lugar ao outro, sai do seu país para uma vida melhor. Antigamente prometiam-se terras no Brasil, meus bis avós migraram da Espanha para o Brasil em 1912 atrás de terras, mas acabaram trabalhando em lavouras. Os principais tipos de movimentos populacionais são: Migração, imigração e emigração.
As consequências do êxodo rural
☼Falta de mão–de-obra,
☼Formações de periferias aumentam,
☼ Diminuição de produção agrícola,
☼ Aumento do desemprego na cidade,
☼ Lotações em propriedades publicas como:
☼ Hospitais, Energia elétrica, Escolas, Esgoto.
Migração  habitantes saem de seu país para outro
Imigração a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar
Emigração saída de pessoas de algum lugar.
O vídeo mostra a realidade da vida no campo, o honesto fazendeiro trabalhando no campo por um salário mínimo para sustentar sua família; o fazendeiro muda para a cidade em busca de uma boa vida. Na cidade a chance de emprego não é tão boa e normalmente acabam em ruas pedindo dinheiro.
Abraços Conceição

Anônimo disse...

Gabriela Capella nº12 5ªA

1- Migração é o movimento da população.

2- Os principais movimentos populacionais: êxodo rural, nomadismo e pendular(movimento diário).

3- A principal causa do êxodo rural é, conseguir uma vida melhor.

4-A diferença é que cada um, é uma ação do movimento populacional, a imigração é a entrada ou chegada em algum lugar, já a emigração é a saída de um local e a migração é o movimento da população.

5- No campo as pessoas trabalham muito para ganhar pouco, e vão para a cidade em busca de uma vida melhor, ao se descepcionarem em não conseguir o que desejavam, vão morar em favelas e acabam se envolvendo em crimes.

Anônimo disse...

Letícia O-Nº19-5ªC

O que é migração?

R:São os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de um lugar para o outro.

Quais os principais tipos de movimentos populacionais?

R:Transumância,as migrações internas e externas e o Êxodo Rural.

Quais as principas causas e consequências do Êxodo Rural?

R:Para o campo são:
Diminuição de população rural, diminuição de mão-de-obra-rural,diminuição da produção agrícola,com elevação do custo de vida.Para as cidades são:
Desemprego e subemprego, falta de habitações,formação de favelas e de bairro operários,desaparecimento do cinturão verde,deficiências nos serviços públicos urbanos, crises de abastecimento no mercado urbano e marginalidade social.

Qual a diferença entre migração,emigração e imigração?

R:A migração é o deslocamento definitivo ou temporário dos habitantes de um lugar para o outro.A emigração é a saída da população de um lugar.E a imigração é a entrada ou chegada de estrangeiros em um lugar.

Registre sobre o que você entendeu no vídeo:

R:Eu entendi que as famílias rurais muito descontentes com seus serviços e suas baixas rendas,vão tentar uma vida na cidade.Chegando, vão procurar um emprego, sem retorno ficam sem casa, sem comida, sem dinheiro e passam a residir nas ruas, entrando muitas vezes no mundo da marginalidade

Anônimo disse...

A Migração é o movimento de pessoas que vão de uma região para a outra.


Eu achei o vídeo muito legal, pois permite olharmos uma outra realidade.As pessoas trabalham muito para ganhar muito pouco salário e ainda sofrem maus tratos. Cansadas e iludidas elas vão para cidade achando que vão ter uma vida melhor com mais condições de empregos, mas só o que conseguem é ouvir sempre não. Sem emprego, algumas pessoas tem que morar na rua ou até mesmo caem nas drogas.

Esse vídeo nos mostra que temos tudo e eles não tem nada,mas mais do que isso mostra o outro lado da cidade:a pobreza. E também nossa vida é muito fácil comparada com as dessas pessoas.

Beijos de sua aluna: Carol 5 série B Número:8

Anônimo disse...

Gabriella Reis Nº12 Série: 5ªB
1-Migração significa um movimento populacional, quando uma pessoa vai de um país para outro, procurando uma vida melhor. [...]As migrações são movimentos de pessoas de uma região para outra.[...]
2-Migração, emigração, imigração.
3-Diminuição da população rural, de mão-de-obra rural, diminuição da produção agrícola, com elevação do custo de vida. As consequências do êxodo rural mais desastrosas ocorrem nas cidades.
4-Imigração: A entrada de pessoas no país
-Emigração: A saída de pessoas no país
Migração: O movimento populacional
5- Eu achei que o vídeo muito legal, pois nos mostra a realidade, pessoas do campo trabalham duro, mas acabam na pobreza, e tem que deixar sua terra e ir para as cidades... É tudo muito confuso, e, ás vezes, até em cidades pode ser difícil arranjar um emprego descente.
Obrigada
<3

Anônimo disse...

Nome :Anisio número:3 Série:quinta B

Olá conceicao...bom dia adorei sua postagem e sobre as perguntas...:

Migracao sao os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de um lugar para o outro

Principais tipos de movimentos populacionais :
Imigracao(entrada de estrangeiros), emigracao (saída da populacao).

O nomadismo sao as pessoas que nao pertencem a uma residencia FIXA...vivem se mudando

Anônimo disse...

Luís Augusto 5ºB nº19

Migraçoes são movimentos horizontais ou transladativos, são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro.Os principais movimentos populacionais são : Nomadismo,emigração,migrações internas,transumância,êxodo rural.
Diminuição da mão-de-obra rural, diminuição da produção agrícola, com elevação do custo de vida.
Emigração é a saída de população de um lugar. * Imigração é a entrada de estrangeiros para morar em um lugar. * China, Itália e Portugal são países de emigração.
VIDEO
o trabalho no campo é bem mais pesado.Então eles vão tentar a vida na cidade . E não conseguem enprego.E acabão moranto nas favelas ou nas ruas.

Anônimo disse...

Isadora, número:14 quinta série B

Olá Conceição
Adorei o conteúdo que trabalhamos nesse capítulo foi muito legal e interessante.

Aprendi o que é migração interna e externa, migração, emigração, imigração, êxodo rural, o que é uma cooperativa...
Migração é o movimento populacional
Imigração é chegada de estrangeiros
Emigração é a saída da população de um lugar.

Migração interna é o deslocamento de pessoas dentro de um mesmo país
Migração externa é o deslocamento entre países
Cooperativa é uma associação de produtores que se unem para produzir e negociar suas mercadorias.
E êxodo rural é quando o produtor sai do campo e vai para a cidade procurar emprego e uma moradia fixa.
Bom é isso uma boa parte das coisas que aprendi.
Abraços.

Anônimo disse...

O que é migração?
O sentido de migração está em trocar de região, país, estado ou até mesmo domicílio.
Quais os principais tipos de movimentos populacionais?
Transumância,as migrações internas e externas e o Êxodo Rural.
Quais as principais causas e conseqüências do Êxodo Rural?
Para o campo são:
Diminuição de população rural, diminuição de mão-de-obra-rural,diminuição da produção agrícola,.
Para as cidades são:
Desemprego e subemprego, falta de habitações,formação de favelas e de bairro operários,desaparecimento do cinturão verde.
Qual a diferença entre migração, emigração e imigração?
A migração é o deslocamento definitivo ou temporário dos habitantes de um lugar para o outro.A emigração é a saída da população de um lugar.E a imigração é a entrada ou chegada de estrangeiros em um lugar.
Um Abraço conceição.
Robson nº31 5°A.

Anônimo disse...

comentei conce, mais eu nao achie o assunto da oitava serie ;/
renan zenni 8 A numeroi 29

Anônimo disse...

1-fffffffff

Anônimo disse...

Igor Trainotti Ribeiro /6 C /n17

1- Migração é passar de um país ou de uma região para outro.
2- As pessoas migram para terem melhor qualidade e em busca de trabalho.
3- Alfa ,beta e gama
4- Êxodo rural é o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos. Este fenômeno se deu em grandes proporções no Brasil nos séculos XIX e XX e foi sempre acompanhado pela miséria de milhões de retirantes e sua morte aos milhares, de fome, de sede e de doenças ligadas à subnutrição.
5- Migração é o ato de se mover de uma região para outra. E imigração é Entrar (num país estranho) para nele viver. E Emigração - Mudança voluntária de país. O mesmo que expatriação.
Com o avanço da globalização, as transformações em nível mundial se traduzem, de alguma
forma, em espaços específicos também, onde a cidade absorve em grande medida os impactos
dessas mudanças, sendo a passagem de fluxos diversos de informações, mercadorias e
pessoas. A mobilidade da população no território está estreitamente relacionada com o
crescimento das cidades e o processo de urbanização. À consolidação das áreas
metropolitanas ocorre simultaneamente o crescimento de cidades de porte intermediário. Este
trabalho propõe uma continuidade na análise da dinâmica populacional na Região Norte
Fluminense, trazendo também algumas questões preliminares sobre a mobilidade pendular na
região. Como um estudo exploratório, pretende-se apresentar algumas informações em termos
de origem e destino destes deslocamentos, comparando a população dos municípios da região
que se desloca regularmente para fins de trabalho ou estudo. Para tanto, trabalhamos com os
Microdados da Amostra do Censo Demográfico de 2000 do IBGE, considerando estes
deslocamentos freqüentes existentes na região como reflexo das próprias origens de divisão
do território. No norte fluminense, impactos sociais recentes foram observados com a nova
dinâmica de desenvolvimento regional engendrada a partir da chegada da indústria petrolífera
na região, onde Campos dos Goytacazes deu nome à nova área conhecida como Bacia de
Campos – produtora de petróleo; entretanto, Macaé assumiu uma centralidade em termos de
instalação física do parque industrial. Os impactos traduzem-se em questões políticas,
demográficas, sociais e econômicas em distintos níveis, nos quais o movimento das pessoas,exerce uma influência fundamental.

Anônimo disse...

1- O que é migração ?
R Migração significa movimento de pessoas que trocam de região,pais, até mesmo de domicílios .

2- Por que as pessoas migram ?
R: A procura de novas condições de vida.

3- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?
R: Os principais movimentos são: interna e externa.

4- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?
R: Diminuição da população rural, diminuição da mão de obra rural, diminuição da produção agrícola.

5- Qual a diferença entre migração. emigração e imigração ?
R: Migração são pessoas que trocam de região,país.
Emigração a saída da população de um lugar.
Imigração entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.

6- Explique o movimento pendular
R: É o movimento de idas e vindas de pessoas.
Pendular vem de pendulo,e pendulo funciona como uma entrada e saída de pessoas de um país.

julia roberta nº:23 6°b

Anônimo disse...

Augusto jahn
numero:4
ano:6b

1 Migração é um movimento.
2 As pessoas migram para ter uma vida melhor.
3 SÃo: o exodo rural,a migracao,a imigracao e etc...
4 a principal causa é arranjar um bom emprego e ter uma vida melhor, e a consequencia é que alguns nao conseguem emprego.

5 Um migrante é alguém que muda de um lugar para o outro em seu próprio país,um imigrante é alguém que entra em um país, um emigrante é alguem que saí do país.

6 O movimento pendular é um movimento diário.

Anônimo disse...

Leonardo dos Santos Wan-dall, numero:23 , 6 ano C.

1- O que é migração ?
A saída da população de um lugar; * imigração: a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.Os estrangeiros que se encontram morando no Brasil foram emigrantes de seus países – Portugal, Espanha, Itália, Japão – e, quando aqui chegaram, tornaram-se imigrantes.

2- Por que as pessoas migram ?
A emigração de um país pode ser causada por vários fatores, como crises econômicas, doenças epidêmicas. Perseguições políticas e religiosas. Os preconceitos raciais também provocam emigração.

3- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?
Internas (quando ocorrem em um mesmo país) e Externas ou Internacionais (quando ocorrem de um país para outro)

4- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?
* diminuição da população rural; * diminuição da mão-de-obra rural; * diminuição da produção agrícola, com elevação do custo de vida. As consequências do êxodo rural mais desastrosas ocorrem nas cidades.

5- Qual a diferença entre migração. emigração e imigração ?
Recordando: * Emigração é a saída de população de um lugar. * Imigração é a entrada de estrangeiros para morar em um lugar.

6- Explique o movimento pendular?
Primeiramente o movimento pendular é um movimento realizado por trabalhadores diariamente. Eles residem em uma cidade e trabalham em outra próxima. E a transumância é o deslocamento sazonal ou temporário, causado por fatores climáticos ou econômicos.

Anônimo disse...

Juan 6b 22
ATIVIDADE:
1- O que é migração ?
R:A migração é a movimentação de uma pessoa de um lugar para o outro.
2- Por que as pessoas migram ?
R:As pessoas migram para poder viver melhor,para ter uma melhora de vida.
3- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?
R:Os principais tipos de movimentos populacionais são a migração interna para principalmente o sudeste .
4- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?
R:As pincipais causas do êxodo rural é a:
diminuição da populaçã rural,o desemprego e subemprego, a diminuição de mão de obra rural,a falta de habitações,a formação de favelas e de bairros operarios,o desaparecimento do cinturão verde,as deficiências nos servisos publicos e urbanos ,na crise de abastecimento no mercado urbano e na marginalidade social.

5- Qual a diferença entre migração. emigração e imigração?
R:A diferença é que a emigração é quando a pessoa sai de um lugar,a imigração vai ser quando ela chega no lugar e a migração é a movimentação da pessoa de um lugar para o outro.
6- Explique o movimento pendular:
R:O movimento pendular pode ser um trabalhador que mora em uma cidade e trabalha na outra pois como o pendulo ele vai e vouta.

Anônimo disse...

João Pedro Pereira Nº20 Ano: 6ºB

ATIVIDADE:

1- O que é migração ?

R:As migrações internas estão intimamente ligadas ao processo de mudança da economia brasileira e à criação de novos pólos de desenvolvimento.

2- Por que as pessoas migram ?

R:As Pessoas migram pois estão procurando uma vida melhor.

3-Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?

R:Diminuição da população rural, diminuição da mão-de-obra diminuição da produção agrícola, com muito custo de vida.

4-Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?

R:O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno

5-Qual a diferença entre migração. emigração e imigração ?

R:Que Migração você chega em uma cidade. E emigração você esta saindo de uma cidade.

6- Explique o movimento pendular:

R:É um movimento realizado pelos trabalhadores diariamente. Eles residem em uma cidade e trabalham em outra próxima.

Anônimo disse...

Camila Maria Moser N°7 6°C
1-Mgraçoes são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de um lugar para o outro.
2-As pessoas migram para procurar emprego,para poder ganhar dinheiro,ou para encontrar uma moradia.
3-Internas,Externas,Internacionais.
4-Causas:baixos salários,dificuldades de acesso de a estabelecimentos de ensino.
Consequências:melhoria do nivel de vida,melhor educação,melhores empregos.
5-Migração:são deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de um lugar para o outro.
Emigração:a saída da população de um lugar.
Imigração:a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.
6-Movimento pendular: tipo de migração diária na qual os trabalhadores de um grande centro urbano saem do subúrbio para o local de trabalho ao amanhecer, e lá regressam ao anoitecer.

Anônimo disse...

Pedro Gugelmin Girardi, nº29, 6ºC

1-Denomina-se migração todos os movimentos de pessoas de um país a outro, ou de um lugar geográfico a outro dentro de um mesmo país, com mudança de residência.

2-As pessoas migram em busca de uma vida melhor,de um emprego,de uma casa,etc.

3-Internas (quando ocorrem em um mesmo país) e Externas ou Internacionais (quando ocorrem de um país para outro)

4-A diferença é:
Na migração você se move de uma região para outra
Na imigração você entra,chega (num país estranho) para nele viver
Na emigração você sai de um lugar e vai para outro devido a uma epidemia,ou perseguições religiosas, políticas,racismo,etc.

5-Migração pendular (ou migração diária) é um fenômeno, muito comum em grandes cidades, pelo qual milhões de pessoas saem de sua cidade no período da manhã (geralmente antes do horário comercial) para cumprir jornada de trabalho em outra, retornando só à noite para casa
Esses fluxos não configuram exatamente uma migração, pois não é uma mudança definitiva nem por largo período.

Anônimo disse...

1- O que é migração ?
R Migração significa movimento de pessoas que trocam de região,pais, até mesmo de domicílios .

2- Por que as pessoas migram ?
R: A procura de novas condições de vida.

3- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?
R: Os principais movimentos são: interna e externa.

4- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?
R: Diminuição da população rural, diminuição da mão de obra rural, diminuição da produção agrícola.

5- Qual a diferença entre migração. emigração e imigração ?
R: Migração são pessoas que trocam de região,país.
Emigração a saída da população de um lugar.
Imigração entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.

6- Explique o movimento pendular
R: É o movimento de idas e vindas de pessoas.
Pendular vem de pendulo,e pendulo funciona como uma entrada e saída de pessoas de um país.

Julia Roberta n°23 6°ano b

Lucas Zonta disse...

Lucas Zonta nº22 6ªA.
Atividades...

1- Migração é o deslocamento definitivo ou temporário do habitante de um lugar para outro.
2-O movimento constante praticado pelos povos no caso dos ciganos,é a procura de trabalho vida melhor e etc...ou até mesmo de dinheiro e família.
3-No campo já tem uma vida tranquila e boa mas todos temos que provar os dois tipos de vida nesse caso na cidade.Em muitos casos a situação piora!

Abraços...Para você professora conceição!

Anônimo disse...

Nome:Stacy.Serie:6ano C.N:32.

O que é migraçao:Migraçao é deslocamentos definitivos ou temporarios dos habitantes de uma lugar para outro.

Por que as pessoas migram:As pessoas migram em busca de uma vida melhor,de empreos melhores para poder sustentar a sua familia com mais altas condiçoes.

Quais os principais tipos de movimentos populacionais:Eles sao as migraçoes,emigraçoes e imigraçoes.

Qual a diferença entre migraçao,emigraçoes e imigraçoes:Migraçao:o ato de se mover de uma regiao para outra,emigraçoes:mudança voluntaria de pais e imigraçao:entrar para nele viver.

Explique o que é movimento pendula:Primeiramente o movimento pendular é um movimento realizado por trabalhadores diariamente. Eles residem em uma cidade e trabalham em outra próxima.

Anônimo disse...

Evandro Bonetti da Silva / nº7 / 6ºA Grupo: Cavalhada
Respostas:
1- O que é migração ?
R.: É o movimento de povos de uma região para outra.

2- Por que as pessoas migram ?
R.:As pessoas migram por causa da: questão financeira, o trabalho pesado, pouco estudo para si mesmo ou para seus filhos, para escapar da guerra, da escravidão,de epidemias...

3- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?
R.:Os principais tipos de movimentos populacionais são: êxodo rural, migração externa e interna.

4- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?
R.:Diminuição da população no campo; diminuição de mão-de-obra no campo;que resulta em menos produção agrícola e menores custos de vida,falta de condições e locais(colégios,UNIVERSIDADES...) para o estudo.

5- Qual a diferença entre migração. Emigração e imigração ?
R.:Migração é o movimento de povos de uma região para outra, a emigração é a saída de pessoas de sua terra natal, a imigração é a entrada de estrangeiros num país.

6- Explique o movimento pendular: é quando residem numa cidade e todos os dias vão para o trabalho nas cidades vizinhas, e sempre tem aquele vai vem de uma cidade a outra.

Abraços...

Anônimo disse...

Fernanda Fernandes - nº9 - 6 ano A

1-O sentido de migração está em trocar de região, país, estado ou até mesmo domicílio. É algo que já acontece há muito tempo atrás, desde o começo da história da humanidade. Migrar faz parte do direito de ir e vir, que consta na constituição
2-As pessoas migram para procurar uma vida melhor onde ele não tem onde nasceu. Por exemplo: Os nodestinos migram para o Rio de Janeiro e São Paulo em busca de um emprego e de oferecer uma vida de melhor qualidade pra sua família.
3-Denomina-se migração todos os movimentos de pessoas de um país a outro, ou dum lugar geográfico a outro dentro dum mesmo país, com mudança de residência. No primeiro caso trata-se de migração internacional e, no segundo, de migração interna. Chama-se emigração o movimento de saída de pessoas de uma determinada área geográfica, seja dum país a outro ou dentro das divisões administrativas duma nação, e imigração o movimento de chegada para a mesma.
4-Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc).
5-Migração: transferir algo de um ponto para outro. Por exemplo: migração de espécies animais, migração de arquivos para outro computador, migração de um plano de saúde para outro.
Imigração: Sair do seu país de origem e ir para outro. O Brasil recebeu imigrantes, italianos, japoneses, etc, que contribuíram para muitos aspectos da nossa cultura, como a culinária, por exemplo.
Emigração: Sair do seu Estado de origem e ir para outro. Os problemas de má distibuição de renda, proliferação de favelas são exemplos oriundos da imigração de nordestinos e pessoas que moravam no interior para os grandes centros.
6-movimento pendular é um movimento realizado por trabalhadores diariamente. Eles residem em uma cidade e trabalham em outra próxima.

Anônimo disse...

1)sao os deslocamentos definitivos ou temporarios dos habitantes de um lugar para outro.
2) as pessoas migram com o objetivo de buscar condicoes economicas que suprissem as suas necessidades.
3) nomadismo, migracoes, transumancia e exodo rural.
4) sua causa e o crescimento da oferta de trabalho na cidade.suas consequencias sao a diminuicao da populacao rural, da nao de obra, da producao agricola e custo elevado.
5)esta relacionado a instabilidade economica que as pessoas se subimetem neste ir e vir em busca de melhores condicoes de vida.
Vinicius Ongaratto, nº35 - 6ºA

Anônimo disse...

henrique 12 6anoA

Respostas

1Migraçao sao os deslocamentotos definitivos e temporários dos habitantes de um lugar para outro.

2Eles migram em busca de uma vida melhor

3Exodo Rural,Imigraçao,emigraçao,transumancia e nomadismo


4A causa do exodo rural é o fato das cidades oferecerem melhores condiçoes de trabalho e as concequencias sao diminuiçao da populaçao rural,da mao de obra,da populaçao agricula e desemprego

5Migraçao é o deslocamento dos habitantes.Emigraçao é a saída da populaçao de um lugar e imigraçao é a entrada de estrangeiros em um lugar

6É quando as populaçoes oscilam entre dois lugares dependendo de condiçoes climáticas oportunidades de emprego etc.

Anônimo disse...

Ibrahim M. M. Khan 6°A n°13

1-Migração é sair de sua terra e ir em outro país ou região,ficando lá por tempo temporário ou Definitivamente

2-Pessoas Migram para ter um tipo de vida melhor.

3-São das pessoas nao terem residencias fixas que é o caso dos ciganos.

4-A causa é de um fazendeiro ir para a cidade buscar sucesso.
e as consequencias são:
diminuição da população rural,
diminuição da mão de obra rural,
diminuição da produção agrícola,
as que ocorrem nas cidades são:
desemprego,subemprego

5-Migração é sair da sua terra,
Imigração é chegar em um lugar para ficar,
Emigração é sair do lugar definitivamente.

6-Muitas fámilias trabalham duro para colher e plantar na hortá e cuidar e criar no celeiro.

Anônimo disse...

1) São os movimentos de deslocamento defiitivo ou temporário de um lugar para outro.
2) As pessoas migram em busca de melhores condições de trabalho.
3) Nomadismo,imigração, transumância e êxodo rural.
4) Suas causas são as melhores condições de trabalho e de vida nas cidades.
suas consequências são a diminuição da população rural, mão de obra, da produção agrícola, elevado custo de vida, desemprego.
5) Emigração é a saída da população de um lugar. Imigração é a entrada ou chegada de estrangeiros.
6) É o movimentos de pessoas do campo para a cidade e vice versa.
Beatriz Rocha nº06 - 6ºd

Anônimo disse...

1) São os movimentos de deslocamento defiitivo ou temporário de um lugar para outro.
2) As pessoas migram em busca de melhores condições de vida.
3) Nomadismo,imigração, transumância e êxodo rural.
4) Suas causas são as melhores condições de trabalho e
as consequências são a diminuição da população rural, mão de obra, da produção agrícola, elevado custo de vida, desemprego.
5) Emigração é a saída da população de um lugar e imigração é a entrada ou chegada de estrangeiros.
6) O movimento pendular está relacionado ao deslocamento das pessoas do campo para a cidade e da cidade para o campo.
Cristina M. Gularte nº10 - 6ºD

Anônimo disse...

Bernardo 6ºA nº3
1- O que é migração ?

Movimentos de pessoas de uma região à outra.

2- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?

Migração, emigração, imigração.

3- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?

O êxodo rural é causado pelo fato da vida na cidade ser mais fácil que a do campo, fazendo as pessoas irem até as cidades para ter uma vida melhor PORÉM fazendo outras pessoas ficarem desimpregadas, forçando os desimpegrados a irem para favelas e aumentando a criminalidade pela falta de emprego.Além disso, também acontece superlotação de hospitais e escolas.

4- Qual a diferença entre migração. emigração e imigração ?

Emigração-"A saída da população de um lugar", ou seja, quando um povo sai de sua terra para conquistar outras.

Imigração-A chegada de pessoas em outros lugares.

Migração-O movimento de uma ou mais pessoas para outra região.

5- Registre sobre o que você entendeu do vídeo:

Que, pela vida precária no campo, a população rural vai para a cidade.

Anônimo disse...

1- O que é migração ?
R: Migração é quando uma família muda para outro país para melhor vida. Pode ser causa de: Economia no país, guerra, problemas de família etc.
2- Por que as pessoas migram ?
R: Pois dependendo da situação da vida delas, elas migram para ter mais oportunidades na vida.
3- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?
R: São:Êxodo rural, migraçaõ pendular, imigração, emigração, e outros tipos..
4- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?
R:Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc).
5- Qual a diferença entre migração. emigração e imigração ?
R:Migração é o ato de se mover de uma região para outra.
É a mudança periodicamente, ou passagem de uma região para outra, de um país para outro.
Passagem de um país para outro (falando-se de um povo ou de grande multidão de gente).
Imigração - Entrar (num país estranho) para nele viver
Emigração - Mudança voluntária de país. O mesmo que expatriação.
Ainda sobre emigração - Mudança periódica de certos animais de uma região para outra.
6- Explique o movimento pendular:
R:Movimento pendular é o que as pessoas fazem todo os dias. Ao ir e voltar do trabalho a casa, da casa ao trabalho.
Pode-se dizer também que é um espécie de migração diária na qual os trabalhadores de um grande centro urbano saem do subúrbio (periferia) para o local de trabalho (centro) ao amanhecer, e de lá regressam ao anoitecer.

Nina Polette Nº26 6ºA

Anônimo disse...

Klaus Scheinkmann Nº:24 6ºB

1-Migração é quando uma pessoa se desloca de um local para o outro.

2-Algumas causas são doenças e crises nos países de origem.

3-Migração, emigração e imigração.

4- A principal causa do êxodo rural é a falta de oportunidade de empregos no campo e os salários baixos.

5-migração: deslocamento de pessoas de um lugar para o outro
emigração: a saída populacional de um lugar
imigração: entrada de estrangeiros em um lugar

6-é um movimento usado diariamente por trabalhadores

Anônimo disse...

Raul nº 30 6º A

1-Migração é uma saida de sua região que mora para outra região
2-As pessoas migram pois a região que ela mora pode estar e guerra ou alguma crise
3-Diminuição da população rural
4-A saida da população rural
5-emigração: a saída da população de um lugar;imigração: a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.
6-Primeiramente o movimento pendular é um movimento realizado por trabalhadores diariamente. Eles residem em uma cidade e trabalham em outra próxima.

Anônimo disse...

Oi Conceição,sou Pedro Henrique Zimmermann Pereira do 6ºA,nº28.

Respostas
1º São os deslocamentos definitivos ou temporários de um lugar para outro.

2ºEm busca de emprego e de melhores condições de vida.

3ºNomadismo
Emigração
Migração interna
Transumância
Êxodo rural

4º * Causa:As cidades em fase de crescimento e industrialização oferecem melhores condições de trabalho e de vida.
* Consequência: - Diminuição de população rural.
- Diminuição de mão-de-obra rural.
- Diminuição da produção agrícola,com elevação de custo de vida.
- Desemprego e sibemprego.
- Falta de habitação.
- Formação de favelas e bairros operários.
- Desaparecimento do cinturão verde.
- Deficiências no serviços públicos urbanos.
- Crises de abastecimento no mercado urbano.
- Marginalidade social.

5ºEmigração : Saída da população de um lugar.
Imigração : entrada ou chegada de estrangeiros em um lugar.
Migração : Deslocamentos de habitantes de um lugar para outro.

6º É o movimento da população que não é realizado como mudança definitiva,vai retornar ao local de origem.

Até mais Conceição!!

Anônimo disse...

Mario filipi n 23 sexto A

1- Migração é uma pessoa sair de sua terra natal e ir morar em outro lugar
2-As pessoas migram por causa das suas condições financeiras etc
3-Os principais tipos são externo e interno
4-consequências:o campo vai produzir pouco
causas:as empresas vão ter mais trabalhadores
5-ele tem muita mobilidade urbana ou seja os moradores se dedicam a trabalho

Anônimo disse...

1- O que é migração ?

Movimentos de pessoas de uma região à outra.

2- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?

Migração, emigração, imigração.

3- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?

O êxodo rural é causado pelo fato da vida na cidade ser mais fácil que a do campo, fazendo as pessoas irem até as cidades para ter uma vida melhor PORÉM fazendo outras pessoas ficarem desimpregadas, forçando os desimpegrados a irem para favelas e aumentando a criminalidade pela falta de emprego.Além disso, também acontece superlotação de hospitais e escolas.

4- Qual a diferença entre migração. emigração e imigração ?

Emigração-"A saída da população de um lugar", ou seja, quando um povo sai de sua terra para conquistar outras.

Imigração-A chegada de pessoas em outros lugares.

Migração-O movimento de uma ou mais pessoas para outra região.

5- Registre sobre o que você entendeu do vídeo:

Que, pela vida precária no campo, a população rural vai para a cidade.

Bem, falando sobre o post, eu não sabia que emigração era diferente de imigração, então acho que isso ajudou muito... D=


João Fábio
6 B
Número:19

Anônimo disse...

Gustavo Casssanego Espindola Nº11 Série: 6ºA

1- Migração significa a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.

2- A emigração de um país pode ser causada por várias coisas como crises econômicas, doenças,os preconceitos raciais também provocam emigração.

3- Imigração, migração, êxodo rural entre outros.

4- Causas

Os principais motivos que fazem que os habitantes saiam do campo para cidades são: busca de empregos, mecanização da produção rural, secas, enchentes, educação, necessidade de infra-estrutura e serviços como: hospitais, transportes, educação.

Consequências:
Há uma diminuição da população rural, diminuição da mão-de-obra rural, diminuição da produção agrícola entre outras.

5- Imigração é quando entram no país
Emigração é quando saem do país.
Migração é quando a pessoa se move de uma região para outra.

6- Movimento pendular significa o que a maioria das pessoas fasem ir e voltar do trabalho a casa, da casa ao trabalho.

Anônimo disse...

Aluna:Julia Espindola Nº18
Grupo:Cavalhada Série:6A

Respostas:
1- O que é migração ?
R: As Migrações Os movimentos horizontais ou transladativos, são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro.

2- Por que as pessoas migram ?
R: pode ser causada por vários fatores, como crises econômicas, doenças epidêmicas. Perseguições políticas e religiosas. Os preconceitos raciais também provocam emigração.

3- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?
R: horizontais ou transladativos


4- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?
R: As cidades em fase de crescimento e de industrialização oferecem melhores condições de trabalho e de vida. * diminuição da população rural; * diminuição da mão-de-obra rural; * diminuição da produção agrícola, com elevação do custo de vida.

5- Qual a diferença entre migração. emigração e imigração ?
R: é que emigração é a saída de população de um lugar e imigração é a entrada de estrangeiros para morar em um lugar.

6- Explique o movimento pendular:
R: Movimento pendular é o movimento diario

Anônimo disse...

Aluno:Ivan Cegatta Junior Nº14
Série:6°A

1- O que é migração?Migração é quando varias pessoas vão de um pais pro outo.




2- Por que as pessoas migram? Por causa de crises econômicas, doenças epidêmicas perseguições políticas e religiosas os preconceitos raciais também provocam emigração.




3- Quais os principais tipos de movimentos populacionais?Exodo rural,migração,movimento pendulare etc.




4- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural?As causas são poque no campo o trabalho é pessado e não muito lucrativo,e as consequênsias são ganha de lucro maior que antes e menostrabalho de baicho do sole etc.




5- Qual a diferença entre migração. Emigração e imigração?É que emigração é à saída da população de um lugar, imigração é a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar e migração é tudo isso junto.




6- Explique o movimento pendular:São pessoas que vem de um país pra outro e depois vouta de onde ele veio.

Anônimo disse...

Ola Concição aqui é o Lucas Pahl Soares N°27 do 6°B
E as respostas estao abaixo:

1- O que é migração ?
R:É quando uma pessao vai de um país para um outro.

2- Por que as pessoas migram ?
R:As pessoas migram porque acham que vão consiguir uma vida melhor.


3- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?
R:Migrações internas e externas

4- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?
R:O agricultor vem para a cidade conseguir uma vida melhor, mas as vezes ele acaba nao con seguindo uma casa nem emprego.

5- Qual a diferença entre migração. emigração e imigração ?
R:Emigração: a saída da população de um lugar.
Imigração: a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.
Migração: é quando uma pessoa sai de um país e vai para outro.
A diferença é que dependendo do país que ele saiu muda a frase exemplo: aquele cara é um imigrante(ele acabou de sair da Alemanha e veio para o Brasil). Esse menino já emigrou (ele saiu da de nosso país.



6- Explique o movimento pendular:
R: Primeiramente o movimento pendular é realizado por trabalhadores diariamente. Eles residem em uma cidade e trabalham em outra próxima.

Anônimo disse...

1-migração quer dizer movimento

2-as pessoas migram para tentar ter uma vida melhor

3-migração , imigração e emigração

4-a principal causas são os agricultores que não conseguem ganhar muito dinheiro e se mudam para a cidade

5-a diferença é que migração ciginifica movimento imigração é a entrada e emigração e a saida

6-movimento pendular e quando uma pessoa se muda não se da bem e volta para onde morava

maria fernanda nº 30 / 6º b

Anônimo disse...

As Migrações Os movimentos horizontais ou transladativos, são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro. É o caso do nomadismo, das migrações, da transumância e do êxodo rural.

Nomadismo: É o movimento constante praticado pelos povos sem residência fixa. É o caso dos ciganos. As migrações são movimentos de pessoas de uma região para outra. São internas quando ocorrem dentro de uma mesmo país e externas quando se dão de um país para outro, daí o fato de existir:

* emigração: a saída da população de um lugar; * imigração: a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.Os estrangeiros que se encontram morando no Brasil foram emigrantes de seus países – Portugal, Espanha, Itália, Japão – e, quando aqui chegaram, tornaram-se imigrantes.

Anônimo disse...

Nome:Agata N*1. 6*anoB

1- O que é migração ? MIGRAÇÃO é a movimentação de pessoas de um lugar para outro. A migração pode ser internacional (movimentação entre países diferentes) ou interna (movimentação dentro de um país, muitas vezes, das áreas rurais para as áreas urbanas

2- Por que as pessoas migram ? As pessoas migram para procurar uma vida melhor onde ele não tem onde nasceu. Por exemplo: Os nodestinos migram para o Rio de Janeito e São Paulo em busca de um emprego e de oferecer uma vida de melhor qualidade pra sua família.

3- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?Voluntários, quando o movimento é livre;
_ Forçado, como nos casos de escravidão e de perseguição religiosa e de perseguição religiosa, étnica ou política;
_ Controlado, quando o Estado controla numérica ou ideologicamente a entrada e/ou saída de migrantes.


4- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?

O homem do campo e trocado por maquinas , os homens
Do campo fican sem trabalho e vem procura um trabalho na cidade.

5-Qual a diferença entre migração. emigração e imigração?
Migração é o ato de se mover de uma região para outra.
É a mudança periodicamente, ou passagem de uma região para outra, de um país para outro.
Passagem de um país para outro (falando-se de um povo ou de grande multidão de gente).
Imigração - Entrar (num país estranho) para nele viver
Emigração - Mudança voluntária de país. O mesmo que expatriação.
Ainda sobre emigração - Mudança periódica de certos animais de uma região para outra

6-Explique o movimento pendular:Primeiramente o movimento pendular é um movimento realizado por trabalhadores diariamente. Eles residem em uma cidade e trabalham em outra próxima.

Anônimo disse...

Nome:camila N*16. 6*anoB

1- O que é migração ? MIGRAÇÃO é a movimentação de pessoas de um lugar para outro. A migração pode ser internacional (movimentação entre países diferentes) ou interna (movimentação dentro de um país, muitas vezes, das áreas rurais para as áreas urbanas

2- Por que as pessoas migram ? As pessoas migram para procurar uma vida melhor onde ele não tem onde nasceu. Por exemplo: Os nodestinos migram para o Rio de Janeito e São Paulo em busca de um emprego e de oferecer uma vida de melhor qualidade pra sua família.

3- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?Voluntários, quando o movimento é livre;
_ Forçado, como nos casos de escravidão e de perseguição religiosa e de perseguição religiosa, étnica ou política;
_ Controlado, quando o Estado controla numérica ou ideologicamente a entrada e/ou saída de migrantes.


4- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?

O homem do campo e trocado por maquinas , os homens
Do campo fican sem trabalho e vem procura um trabalho na cidade.

5-Qual a diferença entre migração. emigração e imigração?
Migração é o ato de se mover de uma região para outra.
É a mudança periodicamente, ou passagem de uma região para outra, de um país para outro.
Passagem de um país para outro (falando-se de um povo ou de grande multidão de gente).
Imigração - Entrar (num país estranho) para nele viver
Emigração - Mudança voluntária de país. O mesmo que expatriação.
Ainda sobre emigração - Mudança periódica de certos animais de uma região para outra

6-Explique o movimento pendular:Primeiramente o movimento pendular é um movimento realizado por trabalhadores diariamente. Eles residem em uma cidade e trabalham em outra próxima.

Anônimo disse...

Caio Alexandre Rank 6ºA Nº5


1-A migração é um movimento populacional de um país para o outro,(migração externa)ou de um estado para o outro (migração interna).
Quando a população de um certo local e vai para outro chama-se emigração e quando uma certa população de um outro local chega no nosso chama-se imigração, por exemplo:Se vier pessoas da Itália morar no Brasil chama-se imigração e quando algumas pessoas do Brasil vão para a Itália chama-se emigração

2-As pessoas migram normalmente quando há algum problema no seu país como: Problemas com religião, condições climáticas, problemas financeiros e etc.

3-Os tipos de movimentos populacionais são:Nomadismo,migrações,transumância e êxodo rural.

4-As causas são:Muitas cidades em faze de crescimento,e de industrialização oferecem melhores condições para os trabalhadores rurais que vem para a cidade com esperança de boas oportunidades.
As conseqüências do campo:Todas negativas,elas são:diminuição de população rural,diminuição de mão de obra rural,diminuição de produção agrícola e elevação de custo de vida.
As conseqüências da cidade:São piores do que as do campo,elas são:Desemprego e subemprego quando o mercado de trabalho é muito pequeno para a mão de obra disponível,falta de habilitações ,gerando preços elevados no aluguel e na compra de habitações,formação de favelas e bairros operários,sem as benfeitorias da cidade e muito mais...

5-A diferença é que:Imigração é o ato de ir morar fora ou do Brasil,emigração é a saída da população de um lugar,a imigração é a chegada da população em um lugar.

6- O movimento pendular é quando algumas famílias migram mas não definitivamente,mais tarde elas voltam para o seu local de origem,significa não ter migrado permanentemente,alguns exemplos de migrações pendulares são as feitas pelos bóia frias que são trabalhadores do campo mas moram nas periferias da cidade.

Lucas Zonta disse...

Lucas Zonta nº22 6º"A".

MIGRAÇÃO...

MIGRAÇÕES

ATIVIDADE:
O que é migração?
O sentido de migração está em trocar de região, país, estado ou até mesmo domicílio.
Quais os principais tipos de movimentos populacionais?
Transumância,as migrações internas e externas e o Êxodo Rural.
Quais as principais causas e conseqüências do Êxodo Rural?
Para o campo são:
Diminuição de população rural, diminuição de mão-de-obra-rural,diminuição da produção agrícola,.
Para as cidades são:
Desemprego e subemprego, falta de habitações,formação de favelas e de bairro operários,desaparecimento do cinturão verde.
Qual a diferença entre migração, emigração e imigração?
A migração é o deslocamento definitivo ou temporário dos habitantes de um lugar para o outro.A emigração é a saída da população de um lugar.E a imigração é a entrada ou chegada de estrangeiros em um lugar.
Um Abraço conceição.

Anônimo disse...

Samuel nº:36 6ºB
1)Movimento de pessoas para outro lugar (deixando seu estado para uma vida melhor).
2)As pessoas migram porque acham que vão ter uma vida melhor em outro lugar.
3)Acho que são os movimentos de transumância, pendular e inter regional.
4)O exôdo rural as vezes acontece porque, as pesoas que moram no campo acham que viver na cidade seria melhor do que no lá, mas quando ganham emprego na cidade de babá ou coisa assim é como estar trabalhando no campo.
5)Migração é quando você está saindo de um lugar e entrando em outro, imigrar é entrar em outro lugar, e emigrar é sair de algum lugar.
6)Pendular é um movimento diário.

Anônimo disse...

natalia n33 série:6b

1- migração é trocar de pais ou região

2- As pessoas migram para procurar uma vida melhor onde ele não tem onde nasceu

3-Êxodo rural, migraçaõ pendular, imigração, emigração,

4-as pessoas saem do campo porque são substituida por maquinas, e então vão para a cidade e acabam sem emprego sem o que come e as vezes se onde morar.

5-emigração: a saída da população de um lugar,imigração a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar
O sentido de migração está em trocar de região, país ou estado.

6-são migrações feitas diariamente ou seja é um movimento diario

Anônimo disse...

Nome:Camila
Data:14-09-11
Numero:07
6 ano B

1)O sentido de migração está em trocar de região,estado,país ou até mesmo domicílio.
2)Na verdade os movimentos migratórios são decorrentes de condições estruturais e conjunturais(crises políticas e econômicas e etc...)
3)A migração pendular,inter-regional e intra-regional.
4)A falta de emprego,a pobreza,amoradia etc...
5)A diferença e que migração e de região,estado,país ou até domicílio.Imigração e de um país para o outro.Emigração e de um a nação ou região.
6)E como se uma pessoa mora-se em Navegantes e estuda-se no Salesiano Itajaí ela ia fazer um movimento pendular.

Anônimo disse...

Rafaela nº35
6ºB

olá conceição.
Essas são as perguntas com suas respostas:

1- O que é migração ?
R:Migração é um movimento temporario ou definitivo dos habitantes de um lugar para o outro.
2- Por que as pessoas migram ?
R:Pois as condiçoes do lugar em que elas vivem podem ser ruins.
3- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?
R:Eles são:migração,emigração e imigração.
4- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?
R:As causas são:os moradores do campo estão a procura de trabalhos na cidade após o surto industrial, e as suas concequencias são:diminuição da população rural, falte de mão de obra,diminuição da população agricola no campo e nas cidades:desemprego quando o mercado de trabalho é pequeno,formação de favelas,falta de moradias,desaparecimento do cinturão verde etc...
5- Qual a diferença entre migração. emigração e imigração ?
R:Emigração é: saída da população de um certo lugar.
Imigração é: a entrada de estrangeiros para morar em um certo lugar.
Migração é:movimento temporario ou definitivo dos habitantes de um lugar para o outro.
6- Explique o movimento pendular:
R:Movimento pendular é quando trabalhadores trabalham em dois lugares.

Anônimo disse...

Nome:José Vitor N. P. Nº: 21
Ano:6ºB

1-O que é migração ?
Migração é o deslocamento de um lugar para otro(ir e ficar para sempre ou ir e voltar).

2-Por que as pessoas migram ?
Porque,elas querem tentar ter um vida melhor em otro lugar.

3-Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?
Os principais movimentos populacionais são religiosos, naturais, políticos-ideológicos,as guerras e procura de trabalhos.


4-Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?
As principais causas são os trabalhadores do campo serem substituidos por máquinas e irem para cidade procurar um emprego.E as consequências é que os trabalhadores do campo não conseguem um emprego adecuado.

5-Qual a diferença entre migração emigração e imigração ?
Migraçao é quando deslocamos de um lugar para o outro, imigração é quando ele esta saindo de sua moradia e emigração é quando ele chega em outra moradia.


6-Explique o movimento pendular:
Pendular, são migrações feitas diariamente.

Anônimo disse...

edi carlos nº10 6ºano b

1-A saida dos espaços rurais para a cidade.
2-Em busca de empregos mas não encontrão e virão catadores de latas para seu sustento.
3-Do campo para as cidades.
4-O inchamento das cidades e as pessoas que vão para a cidade ficam
pobres e sem dinheiro.
5-Migração e emigração e a saida do campo e a imigração e a chegada.
6-E´a pessoa que em uma época do ano vai para um lugar e depois ele volta na outra estação do ano.

Anônimo disse...

Beatriz Ern-05-sexto ano B
1-A migração acontece quando a pessoa sai de sua terra e vai para outra.
2-Elas migram em busca de uma vida melhor,com mais segurança.
3-O movimento pendular,transumâcia,inter regional e intra regional.
4-As causas e consequêcias é que as pessoas migram para as cidades em busca de uma vida melhor,mas não encontram empregos e a sua vida piora em comparação a do campo.
5-Migração:movimento populacional.
Emigração:saída de uma terra.
Imigração:entrada em uma terra.
6-O movimento pendular acontece quando o indivíduo resolve sair de sua terra e migrar para outra,mas depois resolve novamente voltar a sua antiga terra.

Anônimo disse...

Luís Guilherme Zipf Nº28 Serie: 6ºB

1- O que é migração ?

R:É trocar de região, país, estado ou até mesmo domicílio

2- Por que as pessoas migram ?

R:Para tentar arranjar melhores condições de vida

3- Quais os principais tipos de movimentos populacionais ?

R:Internas (quando ocorrem em um mesmo país) e Externas ou Internacionais (quando ocorrem de um país para outro)

4- Quais as principais causas e consequências do êxodo rural ?

R:Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos.O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).


5- Qual a diferença entre migração. emigração e imigração ?

R:Migração é o ato de se mover de uma região para outra.
É a mudança periodicamente, ou passagem de uma região para outra, de um país para outro.
Passagem de um país para outro (falando-se de um povo ou de grande multidão de gente).
Imigração - Entrar (num país estranho) para nele viver
Emigração - Mudança voluntária de país. O mesmo que expatriação.
Ainda sobre emigração - Mudança periódica de certos animais de uma região para outra


6- Explique o movimento pendular:

R:São as migrações que são feitas diariamente, em geral por pessoas que trabalham em outro lugar fora de sua cidade, estado, região ou até mesmo país (nesse caso chamadas de "commuting")

Anônimo disse...

Guilherme Batista da silva, n:15
Série: 6 ano B 1- O que é migração:Migração é quando uma pessoa muda do País, ou de uma cidade para outra. 2-Por que as pessoas migram:As pessoas migram por causa dos fatores: políticos, naturais e econômico. 3- Quais os principais tipos de movimento populacionais:Internas (quando ocorrem em um mesmo país) e Externas ou Internacionais (quando ocorrem de um país para outro)
Fonte:Wilkpedia 4-As consequências do êxodo rural é o abandono do campo para a cidade ter condições de vida melhor e empregos. 5- migração está em trocar de região, país, estado ou até mesmo domicílio.Imigração - movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho e/ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro.Emigração - é o ato e o fenômeno espontâneo de deixar seu local de residência para se estabelecer numa outra região ou nação. 6-Movimento pendular é quando a pessoa vai e volta da cidade.

Anônimo disse...

Nome: Patrícia | Nº 28 | Ano: 6º C

1- As Migrações - Os movimentos horizontais ou transladativos, são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro. É o caso do nomadismo, das migrações, da transumância e do êxodo rural.

2- As pessoas migram para procurar uma vida melhor.

3- Imigração e Emigração.
4- Causas: Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc).
Consequências: O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).
5- Migração: Quando alguém sai de um estado/cidade e vai para outro.
Imigração: Quando alguém sai de um país e vai para o outro. Ex.: Brasil -> Estados Unidos
Emigração: Quando alguém sai de um país e VOLTA para o que estava. Ex.: Estados Unidos -> Brasil
6- Quando alguém mora em uma cidade, mas trabalha em outra.

Anônimo disse...

Nome:Stephanie Kischener Seif
N°:33 / Ano: 6°C

1- Migração é o movimento da população de um lugar para outro.
Palavra chave:Movimento.
2- As pessoas migram em busca de uma vida melhor, de melhores oportunidades.
3- Os principais movimento populacionais são:êxodo rural, migração, emigração e imigração.
4- Causas: As cidades em fase de crescimento e de industrialização oferecem melhores condições de trabalho e de vida. E em busca dessas condições, milhares de retirantes abandonam o campo.
Consequências: * desemprego e subemprego, quando o mercado de trabalho é pequeno para a quantidade de mão-de-obra disponível;
* falta de habitações, gerando preços elevados no aluguel ou na compra das habitações;
* formação de favelas e de bairros operários, sem as benfeitorias da cidade;
* desaparecimento do cinturão verde(chácaras e sítios que envolvem a cidade), devido à especulação imobiliária;
* deficiências nos serviços públicos urbanos, como água encanada e esgoto, coleta de lixo transportes coletivos;
* crises de abastecimento no mercado urbano, com falta de gêneros alimentícios e outros produtos;
* marginalidade social, com delinqüência, mendicância e prostituição.
5- A diferença é que migração é um movimento, emigração é a saída de um país para outro,
ex: Brasil-Alemanha.
E imigração é a entrada em outro país,ex: Alemanha-Brasil.
6- Movimento pendular é quando uma pessoa mora em uma cidade e trabalha em outra.

Anônimo disse...

nome:henrique nº:18 serie:6ºB


1) As Migrações Os movimentos horizontais ou transladativos, são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro. É o caso do nomadismo, das migrações, da transumância e do êxodo rural.
2) As pessoas migrão para novas oportunidades de trabalho e negócios ligados as suas areas.
3) Êxodo rural, migraçaõ pendular, imigração, emigração
4) O êxodo rural é o abandono do campo em busca das cidades. Tem sido muito comum no Brasil, após nosso grande surto industrial. As cidades em fase de crescimento e de industrialização oferecem melhores condições de trabalho e de vida.
Consequências do Êxodo Rural:
desemprego e subemprego, quando o mercado de trabalho é pequeno para a quantidade de mão-de-obra disponível; * falta de habitações, gerando preços elevados no aluguel ou na compra das habitações; * formação de favelas e de bairros operários, sem as benfeitorias da cidade; * desaparecimento do cinturão verde(chácaras e sítios que envolvem a cidade), devido à especulação imobiliária; *
deficiências nos serviços públicos urbanos, como água encanada e esgoto, coleta de lixo transportes coletivos; * crises de abastecimento no mercado urbano, com falta de gêneros alimentícios e outros produtos; * marginalidade social, com delinqüência, mendicância e prostituição.
5) Migrações: são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro
Emigração é a saída de população de um lugar.
Imigração é a entrada de estrangeiros para morar em um lugar.
6) Movimento pendular : são simples fluxos populacionais que não correspondem verdadeiramente a migrações, pois não são realizados com intuito de mudança definitiva, estando embutida na saída do indivíduo a ideia concreta do seu retorno ao local de origem, e por isso o uso do termo "movimento pendular de população".

Anônimo disse...

porque essa pagina quando arrasta o mause sai um monte de bolinha roxa ?
QUER SABER EU ADOREI , MUITO LEGAL ISSO .

Anônimo disse...

ADOREI