quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PANTANAL


PANTANAL
O Pantanal, ou complexo do Pantanal, compreende uma área de 250 mil km2 e abrange os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso sendo reconhecido como a maior área alagada do mundo.
Localizado na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, o Pantanal, é delimitado pelas Chapadas Matogrossenses ao norte, pelo Planalto Brasileiro a leste, e por uma cadeia de terras altas a oeste.

Sua área alagada se deve a lentidão de drenagem das águas que fluem lentamente, pela região do médio Paraguai, num local chamado de Fecho dos Morros do Sul. Em seu interior, do Pantanal, existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas. Por isso o Pantanal recebe o nome “Complexo do Pantanal”, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
RIO PARAGUAI

CORIXOS
A vegetação aquática ou semi-aquática é a mais abundante da região pantaneira, uma vez que a maior parte da região permanece inundada o ano todo. Sem os chamados aluviões (depósitos de origem fluvial, constituídos por cascalhos, areias e argilas), deixados pelas enchentes a vegetação seria parecida com a do cerrado devido ao clima árido ou semi-árido do local.

AGUAPÉS As plantas aquáticas mais comuns no local são os aguapés e a Salvinia que juntas, formam diversas “ilhas” flutuantes devido à grande quantidade. Nas áreas em que as águas recuam durante parte do ano, resta uma rica camada de nutrientes deixada pelas águas que servirão de base para o surgimento de uma extensa vegetação de ervas e até árvores de grande porte como a Palmeira Carandá e os Ipês Roxos.

IPÊ ROXO
Algumas regiões, mais altas, não chegam a ser inundadas formando uma vegetação densa e bastante fechada. Nos locais mais altos, inclusive, podemos encontrar até vegetações parecidas com as típicas do cerrado ou da caatinga como o mandacaru. Os principais afluentes do Pantanal, e que contribuem para suas cheias cíclicas, são os rios Paraguai e o rio Guaporé que vem da Amazônia. Essa imensa área alagada no interior do continente sul-americano já recebeu o nome de “Mar dos Xaraiés” devido a períodos de grandes cheias onde as águas do Pantanal podem aumentar em até 20 km sua extensão de áreas alagadas.

CHALANA- NO RIO PARAGUAI
Por causa da pouca declividade em toda a extensão da região do Pantanal (cerca de 20 cm em média), as águas fluem muito lentamente, o que contribui para que a região permaneça alagada. Tanto é que as enchentes que ocorrem com frequência na região norte do Pantanal nos meses de março e abril, só chegam à região sul nos meses de julho e agosto contribuindo para a fama do Pantanal de maior “janela” de evaporação de água doce do mundo. Todo o bioma pantaneiro depende das águas, pois é dali que a maioria dos animais retiram sua principal fonte de alimento. A fauna do pantanal é caracterizada pela grande quantidade de espécies devido ao fato de ele se encontrar bem próximo de alguns dos maiores biomas do continente sul-americano, formando até o que podemos chamar de área de intercâmbio da biodiversidade continental. Por isso, o Pantanal não apresenta muitas espécies endêmicas (que ocorrem somente ali), mas, sim, muitas espécies

. As principais são os jacarés, os cervos do pantanal e as capivaras. Considerado um dos patrimônios naturais da humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Pantanal possui uma fauna e flora bastante diversificadas devido às características peculiares que não ocorrem em nenhum outro lugar do mundo.

AVE SÍMBOLO DO PANTANAL




ATIVIDADES :
1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
3- O que são os corixos ?
4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?

147 comentários:

Anônimo disse...

oi eu adorei a video o meu nome é jhony lamim de liz so da 4serie b professora sandra

Anônimo disse...

Elizeu/Numero 8/ Série 5ªA

Pantanal é uma grande planice, cercada por regiões elevadas
O Pantanal, maior planície alagável do mundo, é o elo entre as duas maiores bacias da América do Sul: a do Prata e a Amazônica, o que lhe confere a função da bacia.

Respostas das perguntas:

R:Q1 - As principais características são o rio Paraguai o os corixos.

R:Q2 - A importância das chalanas é que as Chalanas elas transportam turista para ver o pantanal, transportam mercadorias e etc.

R:Q3- Corixos é uma planice que quando chove alaga e as vezes não seca e aquilo vira uma lagoa.

R:Q4 - O símbolo do pantanal é o Tuiuiú.

R:Q5 - Curiosidade 1 - As belezas das flores atrai belas aves que se chama Beija flor e a menor espécie de Beija flor pode pesar até 2 Gramas.

Curiosidade 2 - A região do pantanal possui um solo muito fértil e isso é bom pois nasce belas e raras espécies de tipos de flores

Curiosidade 3 - O pantanal é uma das maiores extensões umidas do planeta e continuas localizada no centro da America do Sul.

Curiosidade 4 - No pantanal é encontrada varias espécies raras de borboletas que só existe no pantanal.

Curiosidade 5 - A onça pintada é o maior felino da America do Sul pode chegar a 1 metro e 20 centímetros de comprimento 85 centímetros de altura e pode chegar a 200 kg.

Anônimo disse...

Maria Eduarda Engel 5ªD nº14

1-Maior área alagada do mundo, e corresponde há uma area de 250 mil km2.
2-Ela transporta pessoas, matéria-prima, alimentos, animais, produtos e facilita a comunicação.
3-Os corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados, etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios parentes) em época de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.
4-A ave simbolo do Pantanal é o Tuiuiú.
5-*O Pantanal está localizado no centro da América do Sul na bacia hidrográfica do Paraguai.
* O Pantanal é uma das maiores expansões umidas e continuas do planete.
* A região é uma planice fluvial influenciada por rios que drenam o alto Paraguai.
* A região possui um solo muito fértil, e é rodeada de flores exóticas.

Anônimo disse...

Patrick Ferrari Collodoro/Nº20/5ºD

O Pantanal está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do auto araguaia.

R:Q1- Suas principais características são o rio Araguaia, os corixos, suas áreas alagadas e a grande vegetação aquática.

R:Q2- A importância das chalanas, é porque trasportam alimentos, turistas, matérias-primas e animais, mas sempre mostrando suas fantástica beleza.

R:Q3- Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.

R:Q4- A ave símbolo do Pantanal é o Tuiuiú

R:Q5- O Pantanal é uma das maiores estações úmidas e contínuas do planeta.
- A região possui um solo muito fértil, oque ajuda no desenvolvimento de raras e belas espécies de plantas e de flores de exótica beleza.
- O Ipê rosa e grande Caradá são exemplos das várias e bonitas árvores de lá.
- Algumas espécies de aves que estão em extinção são encontradas no Pantanal como a Arara-Azul.

Anônimo disse...

Gabriela H. dos Santos/Nº11/5ªA

O Pantanal compreende uma área de 250 mil km2 e abrange os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso sendo reconhecido como a maior área alagada do mundo.

Síntese sobre as questões:

As principais caracteristicas do Pantanal são a fauna,flora e seus corixos.
As chalanas são muito importante
para o economia do Pantanal pois elas fazem a travessia de pessoas,trazem turistas,animas,comidas etc...
Os corixos são canais que ligam as águas de baías,lagoas,alagados,etc.com os rios próximos,ou seja,são pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva.
A ave que é símbolo do Pantanal se chama Tuiuiú.
O vídeo tem muitas curiosidades como:
*Fotos de plantas e animais raros;

*Vários tipos de plantas e animais;

*Fotos dos seus corixos;

*E outras curiosidades.

Anônimo disse...

Brenda Sauchuk 5ªA

Respostas:

1ªAs principais caracteristicas do pantanal é as matas, passaros, cobras ETC...

2ªAs chalanas são para a travessías das pessoas.

3ªOs coxixos são canais que ligam as águas de baias, lagoas e ETC... com os rios proximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em epocas de chuva.

4ªTUIUÚ:é a ave que é simbolo do Pantanal.

5ªExiste muitas espécies de aves, peixes, tartarugas e ETC...A Amazonia e cheia de animais diferntes e ate de flores, passaros, beija-flor e ETC..

Gostei muito do BLOG esta muito legal e interesante.

Anônimo disse...

Brenda Sauchuk 5ªA Nº4

Respostas:

1ªAs principais caracteristicas do pantanal é as matas, passaros, cobras ETC...

2ªAs chalanas são para a travessías das pessoas.

3ªOs coxixos são canais que ligam as águas de baias, lagoas e ETC... com os rios proximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em epocas de chuva.

4ªTUIUÚ:é a ave que é simbolo do Pantanal.

5ªExiste muitas espécies de aves, peixes, tartarugas e ETC...A Amazonia e cheia de animais diferntes e ate de flores, passaros, beija-flor e ETC..

Gostei muito do BLOG esta muito legal e interesante.

Anônimo disse...

Nome: Arthur Bruno Nº02 Série:5ºA

Resposta
Q1:As principais características do Pantanal são o rio Paraguai e os corixos.

Q2:A importância das chalanas é que as chalanas transportam os turistas e ajudam no desenvolvimento econômico da região.

Q3:Corixo é uma planície que quando chove muito alaga e às vezes não seca pois vira uma lagoa.

Q4:A ave símbolo do Pantanal e o Tuiuiú.

Q5:O pantanal atrai vários aves pequenas como o beija flor que pode pesar até 2 gramas.
o Pantanal possui um solo muito fértil e por isso o Pantanal e um lugar de belas e raras flores.
O Pantanal fica localizado na America do Sul em 3 países Bolívia, Paraguai e Brasil sendo que a maior parte se localiza no Brasil.

Anônimo disse...

Nome: Arthur Bruno Nº02 Série:5ºA

Resposta
Q1:As principais características do Pantanal são o rio Paraguai e os corixos.

Q2:A importância das chalanas é que as chalanas transportam os turistas e ajudam no desenvolvimento econômico da região.

Q3:Corixo é uma planície que quando chove muito alaga e às vezes não seca pois vira uma lagoa.

Q4:A ave símbolo do Pantanal e o Tuiuiú.

Q5:O pantanal atrai vários aves pequenas como o beija flor que pode pesar até 2 gramas.
o Pantanal possui um solo muito fértil e por isso o Pantanal e um lugar de belas e raras flores.
O Pantanal fica localizado na America do Sul em 3 países Bolívia, Paraguai e Brasil sendo que a maior parte se localiza no Brasil.

Anônimo disse...

Arthur Donaduzzi dos Santos-Número:4/5ªC.

1-Quais as principais características do Pantanal?

R:O Pantanal é uma grande planície, cercada por regiões elevadas.É conhecido como a maior janela de evaporação de água doce do mundo e também possui uma grande diversificação de fauna e flora.

2-Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal?

R:As chalanas fazem o transporte de pessoas e de pequenas cargas e possibilitam as pessoas levarem mensagens para outras.

3-O que são os corixos?

R:Corixos são canais que ligam as águasde baías,lagoas e alagados com os rios próximos,ou seja,são pequenos rios (rios perenes) que se formam em épocas de chuvas que vem desaguar em outros rios maiores.

4-Qual é a ave símbolo do Pantanal?

R:A ave símbolo do Pantanal é Tuiuiú.

5-No Pantanal,existem diversas espécies de animais (insetos,mamíferos,seres aquáticos e pássaros).Também possui um solo fértil para o crescimento de sementes,frutos,árvores,etc.
Encontramos muitos bichos em extinção e por isso devemos ter muito cuidado no comportamento com eles.
Ou seja,o Pantanal é um lugar rico em fauna e flora e tem muita biodiversidade.

Adorei esse seu post sobre o Pantanal.

Anônimo disse...

Erik Hoffmann Nº10 5 série C

1-O pantanaltem como as suas principais características os seus rios e os corixos.
2-A chalana é muito importante para o pantanal,pois sem ela o transporte de cargas e pessoas no pantanal seria muito difícil.
3-Corixos são canais que ligam as águas de baías,lagoas e alagados com os rios próximos,ou seja,são pequenos rios que se formam em épocas de chuvas que vem desaguar em outros rios maiores.
4-É o tuiuiú.
5-No vídeo percebi que existe muitas espécies de animais ,de cobras a borboletas,de aves a camaleões.
Percebi que o pantanal precisa ser preservado pois é uma parte muito linda do nosso país e se não preservar váris espécies vão entrar em extinção.

Pedro Henrique Oliveira Marques disse...

Pedro/N°:29/5ªA

Q1:O Pantanal é umas das maiores extensões úmidas do planeta.A região está localizada no centro da América do Sul e é uma planície fluvial,influênciada por rios que drenam o rio Paraguai.

Q2:A importância das Chalanas é de que elas transportam animais,turistas,alimentos,mercado-rias e etc...

Q3:Os corixos são canais que ligam as águas de baías,lagoas,alagados e etc...Com os rios próximos,ou seja,pequenos rios que se formam(rios parentes)em épocas de chuvas

Q4:A ave simbolo do pantanal é o Tuiuiú

Q5:A região possui um solo muito fértil,o que é propício para o desenvolvimento de belas e raras plantas e flores.Na região existem belas ávores como o Ipê Rosa e o Ipê Amarelo.Na região existem várias espécies de raras borboletas,de animais quase em extinção como a Arara Azul e vários tipos raros de Tucanos.Existem vários tipos de macacos na região.

Anônimo disse...

nathan s.bolda nº25 5ªC

1-Quais as principais características dopantanal?

R:O solo é bastante fértil,existe variadas especies de animais,plantas,árvores.

2-Qual a importância das chlanaspara a economia do Pantanal?

R:A importancia das chalanas é que pode ser trasportados mercadorias,turistase etc.
3-O que são corixos?

R:Os corixos são canais que ligam as águas de baías,lagoas,alagoas e etc.Com os rios próximos,ou seja,são pequenos rios que se formam(rios peres)em épocas de chuva que vem desaguarem outros rios maiores.
4-Qual é a ave símbolo do Pantanal?

R:A ave símbolo do Pantanal é o tuiuiú
5-escreva as curiosidadesque você encontrou no vídeo

R:No Pantanal existe variados tipos de flores raras que atrem beija flores e a menor espécies de beija flor pesa 2g.O Pantanal possui um solo muito fértil.O Pantanal é uma das maiores estenções úmidas do planeta.A onça pintada é o maior felino da America do Sul e pode chegar a 1m e 20cm de comprimento e 85cm de altura

Anônimo disse...

R:(1)As principais características são o rio Paraguai o os corixos.

R:(2)A importância das chalanas é que as Chalanas elas transportam turista para ver o pantanal, transportam mercadorias e animais.

R:(3)os corixos são canais que ligam as águas de baias,lagoas,alagadas.

R:(4)O símbolo do pantanal é o Tuiuiú.

R:(5)As belezas das flores atrai belas aves uma delas se chama Beija flor e a menor espécie de Beija flor pode pesar até 2 Gramas

A região do pantanal possui um solo muito fértil.

A região é uma planice fluvial influenciada por rios que drenam o alto Paraguai.

Robson N°31 5°A

Anônimo disse...

Henrique Maiochi/nº15/5ªA
respostas:
1-As principais caracteristicas do pantanal são os corixos e o rio Araguaia.
2-É grande pois é de lá que vem a comida e os turistas para visitar a ilha.
3-São canais que ligam as águas de pequenas lagoas com outros rios próximos,em épocas de cheia.
4-A ave símbolo do pantanal é o Tuiuiú.
5-Uma curiosidade é que o beija flor que é atraido pelas flores do pantanal pode pesar até 2 gramas.

Conceicão eu adorei estudar sobre o pantanal acho muito legal pois as imagens são muito bonitas.

Anônimo disse...

Amanda Nassur Correa Leite - 5°. C
1. O Pantanal é um dos ecossistemas mais rico e diversificado; é situado na Bacia Hidrográfica do Alto do Paraguai; possui vegetação de área alagada; contém diversos complexos de vegetação diferente; sua principal atividade econômica é a pecuária.
2. A Chalana é o principal meio de transporte do Pantanal, porque a maior parte da região permanece inundada o ano todo, assim as pessoas podem se locomover de um lugar para outro; favorece o comércio e o turismo.
3. Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas e alagados com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios (rios perenes) que se formam em épocas de chuvas que vem desaguar em outros rios maiores.
4. A ave símbolo do Pantanal é o Tuiuiú.
5. As curiosidades: No Pantanal as capivaras se refugiam e lá é encontrado o maior mamífero do mundo a Anta. Também no Pantanal vive o maior felino da América do Sul a onça pintada. Conheci no vídeo a ariranha e alguns animais quase em extinção como a arara azul, além de muitas flores e plantas muito lindas e raras.

Patrick C. dos Santos disse...

Série:5ªA Número:28

oi conceição!!!

1ª: Suas aves e plantas raras, seus corixos e o rio Paraguai.

2ª: As chalanas transportam turistas, animais e mercadorias.

3ª: Os corixos são os pequenos canais que ligam as águas de baias, lagoas alagadas.

4ª: A ave símbolo do pantanal é o Tuiuiú.

5ª: -As belas flores do Pantanal atraem aves como o Beija flor(algumas espécies podem pesar 2 gramas).
-O Pantanal possui um sólo muito fértil.
-No Pantanal encontramos o maior felino da América do Sul a Onça pintada.
-Encontramos também árvores raras como o Ipe roxo e amarelo, e aves em extinção como a arara azul.


Conceição adorei o blog parabéns, há o video é bem legal com muitas paisagens bonitas. :D

Anônimo disse...

Maria Luíza Ribeiro
Nº26 5ª-A

Q1-O Pantanal é a maior área alagada do mundo e é formado de planícies.

Q2-As chalanas transportam turistas, mercadoria, alimento, etc.

Q3-É uma vegetação aquática que é a mais abundante da região pantaneira.

Q4-O Tuiuiú.

Q5-A região tem um solo muito fértil, o que bom para raras e belas espécies de flores. As cores chamativas das flores atraí espécies raras de borboletas e outros insetos que só são encontrados no Pantanal, a beleza delas também atraem diversos tipos de beija-flores.
O Pantanal possui várias espécies de aves incluindo a arará-azul. Grande parte das aves é atraída pela quantidade de frutos que são encontrados no Pantanal.

Um grande abraço Conceição!

Anônimo disse...

Nome:Stephen Nº21 5ªD

Q1)É uma area de 250 mil km2, reconhecido como a maior area alagada do mundo,nele existem vários tipos de vegetação que encluem o cerrado,a floresta tropical e,principalmente as vegetaçoes de areas alagadas.

Q2)É como se fosse uma balça para eles que transporta pessoas apé ou de bicicletas e tambem mercadorias que leva de um bairro ao outro ou de uma cidade a outra,por causa da alagação.

Q3)Os corixos são canais que ligam as águas de baias,lagoas alagadas e etc.

Q4)O simbolo do pantanal é a ave tuiuiú também por jaburu.

Q5)As curiosidades que vi foi que as capivaras se refugiam que tambem no Pantanal vive o maior felino da América do Sul a onça pintada.Que la é encontrado uns dos maiores mamiferos do mundo a anta.No video vi alguns animais em extinção como a arara azul e outras flores...

Anônimo disse...

Nome:Stephen Nº21 5ªD

Q1)É uma area de 250 mil km2, reconhecido como a maior area alagada do mundo,nele existem vários tipos de vegetação que encluem o cerrado,a floresta tropical e,principalmente as vegetaçoes de areas alagadas.

Q2)É como se fosse uma balça para eles que transporta pessoas apé ou de bicicletas e tambem mercadorias que leva de um bairro ao outro ou de uma cidade a outra,por causa da alagação.

Q3)Os corixos são canais que ligam as águas de baias,lagoas alagadas e etc.

Q4)O simbolo do pantanal é a ave tuiuiú também por jaburu.

Q5)As curiosidades que vi foi que as capivaras se refugiam que tambem no Pantanal vive o maior felino da América do Sul a onça pintada.Que la é encontrado uns dos maiores mamiferos do mundo a anta.No video vi alguns animais em extinção como a arara azul e outras flores...

Anônimo disse...

Nome:Stephen Nº21 5ªD

Q1)É uma area de 250 mil km2, reconhecido como a maior area alagada do mundo,nele existem vários tipos de vegetação que encluem o cerrado,a floresta tropical e,principalmente as vegetaçoes de areas alagadas.

Q2)É como se fosse uma balça para eles que transporta pessoas apé ou de bicicletas e tambem mercadorias que leva de um bairro ao outro ou de uma cidade a outra,por causa da alagação.

Q3)Os corixos são canais que ligam as águas de baias,lagoas alagadas e etc.

Q4)O simbolo do pantanal é a ave tuiuiú também por jaburu.

Q5)As curiosidades que vi foi que as capivaras se refugiam que tambem no Pantanal vive o maior felino da América do Sul a onça pintada.Que la é encontrado uns dos maiores mamiferos do mundo a anta.No video vi alguns animais em extinção como a arara azul e outras flores...

Anônimo disse...

Nome:Stephen Nº21 5ªD

Q1)É uma area de 250 mil km2, reconhecido como a maior area alagada do mundo,nele existem vários tipos de vegetação que encluem o cerrado,a floresta tropical e,principalmente as vegetaçoes de areas alagadas.

Q2)É como se fosse uma balça para eles que transporta pessoas apé ou de bicicletas e tambem mercadorias que leva de um bairro ao outro ou de uma cidade a outra,por causa da alagação.

Q3)Os corixos são canais que ligam as águas de baias,lagoas alagadas e etc.

Q4)O simbolo do pantanal é a ave tuiuiú também por jaburu.

Q5)As curiosidades que vi foi que as capivaras se refugiam que tambem no Pantanal vive o maior felino da América do Sul a onça pintada.Que la é encontrado uns dos maiores mamiferos do mundo a anta.No video vi alguns animais em extinção como a arara azul e outras flores...

Anônimo disse...

Olá Conceição meu nome é Ulian/5ªD/nº 23

1- Quais as principais características do Pantanal ?
R: Uma área de 250 mil Km2, reconhecido como a maior área alagada do mundo, nele existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas.
2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
É como uma balça que transporta pessoas e mercadorias para outros bairros e cidades alagadas
3- O que são os corixos ?
O corixos são canais que ligam as aguas de baías, lagoas, alagados e etc...
4- Qual é a ave símbolo do Pantanal?
A ave símbolo do pantalnal se chama Tuiuiú
5- Escreva as curiosidades que você encontrou no vídeo :
As belezas das flores atrai belas aves que se chama Beija flor e a menor espécie de Beija flor pode pesar até 2 Gramas.
O pantanal é uma das maiores extensões umidas do planeta e continuas localizada no centro da America do Sul.
A onça pintada é o maior felino da America do Sul pode chegar a 1 metro e 20 centímetros de comprimento 85 centímetros de altura e pode chegar a 200 kg.

Anônimo disse...

Cauê Piske Rosa Número:6 5ªC

1-Quais as principais características do Pantanal?

R:As principais características do Pantanal são:Os rios,corixos,animais e plantas.

2-Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal?

R:As chalanas são importantes pois elas servem para transportar pessoas e alimentos.

3-O que são os corixos?

R:Os corixos são canais que ligam as águas de baías,lagoas,alagados e etc.Com os rios próximos ou seja, pequenos rios que se formam em épocas de chuva que vão desaguar em outros rio maiores.

4-Qual é a ave símbolo do Pantanal?

R:A ave símbolo do Pantanal é o Tuiuiú.

5-Escreva as curiosidades que você encontrou no vídeo:

Eu achei muito interessante quando começou a apresentação das imagens de animais, pois alguns são nativos dos pantanais,os quais também atraem espécies raras de borboletas.

Anônimo disse...

Conceição,
o vídeo que você colocou em seu blog foi interessante, porque aprendi sobre a fauna e a flora que existe no Pantanal.

As principais características do Pantanal é o Complexo do Pantanal, pois é a maior´área alagada do mundo.
O Pantanal se caracteriza principalmente por existir uma grande quantidade de animais, plantas, aves, peixes, mamíferos e ter espécies raras de plantas e aves.
As chalanas têm uma importância para a economia do Pantanal, porque é com ela que os turistas chegam para conhecer o Pantanal e também trnasportam as mercadorias até lá.
Os corixos são canais que ligam as águas de baías,lagoas e terras alagadas com os rios mais próximos e a partir daí se formam pequenos rios.
A ave que simboliza o Pantanal é o Tuiuiú, que pode ser chamado de Jaburu, Tuinim, Tuim-de-Papo- Vermelho e Jaburu-moleque.
Como curiosidade encontrei que o solo do Pantanal é fértil e atrai belas e raras plantas.
As araras azuis não procuram outro parceiro após a morte do atual.
A anta é o maior mamífero do mundo, assim como a capivara é o maior roedor do mundo.
Vinícius de Paula Silveira
5ªsérie D

Anônimo disse...

Vinícius de Paula Silveira
5ª série D
Nº24

Anônimo disse...

Vinicius Hugo Praun - 5a C - Número 31

¤ O pantanal é uma planície de solo semi-árido dentro de uma bacia hidrográfica com uma floresta de grande biodiversidade.

€ 1- As características do pantanal são as inundações grande parte do ano e sua variada fauna e flora.

¡ 2- As chalanas transportam alimentos, mercadorias e materiais pelo pantanal, além de levar turistas.

¥ 3- São Grandes Inundações causadas pelo solo semi-árido e pelo cascalho, que não deixam a água trespassar livremente pela terra.

× 4- A ave símbolo do pantanal é o Tuiuiú.

µ 5- a) Alguns beija-flores no pantanal podem pesar até 2 gramas.

b) O pantanal é uma das maiores áreas úmidas do planeta.

c) O pantanal tem um solo fértil e rico para o crescimento de plantas.

Anônimo disse...

Sofia Boulet Nº29
5ªC

1- Quais as principais características do Pantanal?

R: O Pantanal é a maior área alagada do mundo(250 mil km²).
Esta região também é chamada de "Complexo do Pantanal", por causa da grande variedade de tipos de vegetação que encontramos no local.Além da vegetação característica das áreas alagadas, também encontramos, por exemplo, nas áreas mais altas, que não são inundadas, vegetações parecidas com a do cerrado e da caatinga, como o mandacaru.
Considerado um dos patrimônios naturais da humanidade pela UNESCO, o Pantanal possui uma das faunas e floras mais diversificadas do mundo, como observamos no vídeo.

2-Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal?

R: A chalana é um barco típico do Pantanal.Além de transportar pessoas e todo tipo de mercadorias nestas áreas alagadas, a chalana também é muito importante para o turismo ecológico da região. Estive observando pela internet, que várias empresas de turismo incluem passeios de chalana em seus pacotes.

3-O que são corixos?

R:Corixos são pequenos canais que se formam na época das chuvas e que ligam as águas de baías, lagoas e alagados aos rios maiores.

4-Qual é a ave símbolo do Pantanal?

R: A ave símbolo do Pantanal é o Tuiuiú.

5-Escreva as curiosidades que você encontrou no vídeo:

R: No Pantanal podemos encontrar várias espécies de animais:
-o jacaré de coroa, que pode atingir cerca de 4 metros de comprimento;
-a anta, que é considerada o maior mamífero do mundo;
-a capivara, que é a maior espécie de roedor do mundo;
-a onça pintada, que é o maior felino da América do Sul, podendo atingir 1,20 de comprimento e 85 cm de altura, e podendo pesar até 200 quilos;
-além de vários tipos de pássaros, como a fiel arara azul, que possui apenas um parceiro durante toda a sua vida e algumas espécies de beija-flor, que pesam apenas 2 gramas.

Anônimo disse...

Laura-5ªC-Nº32

R1: O Pantanal é conhecido por ter a maior área alagada do Mundo.

R2: Muito importante para transportar: pessoas, alimentos e outros.

R3: São canais que ligam as águas umas com as outras, ou seja rios peenes! se formam em épocas de chuva.

R4: A ave símbulo do Pantanal é chamada Tuiuiú.

R5: * O Pantanal é uma das maiores extenções umidas e contínuas do Planeta!
* Tem várias expécies raras de animais ameaçadas em extinção que só são encontradas no Pantanal!
* A Anta o maior mamífero do Mundo pode ser encontrada no Pantanal, também encontra-se lá a maior espécie de Roedor a Capivara!
* No Pantanal existe um solo muito fértil, por isso nasce raras flores!

Adorei o vídeo, Abraços...

Anônimo disse...

Laura - 5ªC - Nº32

R1: O Pantanal é conhecido por ter a maior área alagada do Mundo.

R2: Muito importante para transportar: pessoas, alimentos e outros.

R3: São canais que ligam as águas umas com as outras, ou seja, rios perenes! Formam-se em épocas de chuva.

R4: A ave símbolo do Pantanal é chamada Tuiuiú.

R5: * O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas e contínuas do Planeta!
* Tem várias espécies raras de animais ameaçadas em extinção que só são encontradas no Pantanal!
* A Anta o maior mamífero do Mundo pode ser encontrada no Pantanal, também se encontra lá a maior espécie de Roedor a Capivara!
* No Pantanal existe um solo muito fértil, por isso nasce raras flores!

Adorei o vídeo, Abraços...

Obs.: Conceição estou enviando este post, corrigindo o outro (o correto é Perenes) Bjs.

Anônimo disse...

Daniel - 5ª A - Nº 7

1-O pantanal é bem íngreme , tem terra fértil e possui varias espécies de plantas e animais e como seu símbolo o Tuiuiú e tem vários corixos e chalanas.

2-Elas tem grande importância para o transporte de mercadorias e de pessoas, podendo exportar e transportar seus residentes.

3-Os corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados, etc. Com rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam em épocas de chuva.

4-É uma ave, o Tuiuiú.

5-
# As várias espécies de animais, as lindas aves como as araras e animais perigosos com as cobras e os crocodilos e também animais em extinção como as ariranhas
# A região do pantanal é muito fértil, pelas grandes inundações que deixam a terra úmida e fofa.
# Muitas aves são atraídas para a região pela grande quantidade de frutas tropicais.

Anônimo disse...

Nathália,nº27 5ªA

Questão 1:As principais características de um pantanal são a sua fauna,a sua flora e os corixos.

Questão 2:Elas são muito importantes pois trazem turistas,mercadorias,animais,pessoas da região e tudo mais.

Questão 3:Os corixos são canais que ligam as águas de baías,lagoas,etc. com os rios próximos,ou seja,são pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva.

Questão 4:A ave símbolo do pantanal é o Tuiuiú.

Questão 5:O pantanal abriga animais de espécies raras e ameaçadas de extinção.Lá também existem vários tipos de árvores e plantas,que são muito bonitas.Mas o que achei mais interessante é que ele tem seu próprio símbolo,é uma ave chamada Tuiuiú.

Anônimo disse...

Guilherme Crispim, número 14, 5ª Série C

1- Quais as principais características do Pantanal ?
- é uma das maiores extensões úmidas do planeta;
- é uma planície fluvial;
- flora e fauna abundantes;
- solo muito fértil;


2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
As chalanas são importantes para a economia do Pantanal porque transportam turistas, alimentos, mercadorias para o comércio.

3- O que são os corixos ?
Corixos são canais que ligam as águasde baías,lagoas e alagados com os rios próximos,ou seja,são pequenos rios (rios perenes) que se formam em épocas de chuvas que vem desaguar em outros rios maiores.

4- Qual é a ave símbolo do Pantanal?
A ave símbolo do Pantanal é o tuiuiú.

5- Escreva as curiosidades que você encontrou no vídeo :
Eu achei muito curioso os tipos de animais e que vivem por lá. Ex: piranha, tucanos, cachorro do mato, onça pintada, espécies raras de borboletas que só são encontradas no pantanal.

Maria Eduarda Cunha disse...

Maria Eduarda Cunha/Numero:18/5 série D.
1.Maior área alagada do mundo, e corresponde há uma area de 250 mil km2.
2.Ela transporta pessoas, matéria-prima, alimentos, animais, produtos e facilita a comunicação.
3.São canais que ligam as águas de baías,lagoas,alagados etc..
4.A ave simbolo do Pantanal é o Tuiuiú ou Jabiru.
5.*O Pantanal está localizado no centro da América do Sul na bacia hidrográfica do Paraguai.
* O Pantanal é uma das maiores expansões umidas e continuas do planete.
* A região é uma planice fluvial influenciada por rios que drenam o alto Paraguai.
* A região possui um solo muito fértil, e é rodeada de flores exóticas
*A região possui um solo muito fértil, oque ajuda no desenvolvimento de raras e belas espécies de plantas e de flores de exótica beleza.
*O Ipê rosa e grande Caradá são exemplos das várias e bonitas árvores de lá.
* Algumas espécies de aves que estão em extinção são encontradas no Pantanal como a Arara-Azul.

Anônimo disse...

Maria Eduarda Cunha/Numero:18/5 série D.
1.Maior área alagada do mundo, e corresponde há uma area de 250 mil km2.
2.Ela transporta pessoas, matéria-prima, alimentos, animais, produtos e facilita a comunicação.
3.São canais que ligam as águas de baías,lagoas,alagados etc..
4.A ave simbolo do Pantanal é o Tuiuiú ou Jabiru.
5.*O Pantanal está localizado no centro da América do Sul na bacia hidrográfica do Paraguai.
* O Pantanal é uma das maiores expansões umidas e continuas do planete.
* A região é uma planice fluvial influenciada por rios que drenam o alto Paraguai.
* A região possui um solo muito fértil, e é rodeada de flores exóticas
*A região possui um solo muito fértil, oque ajuda no desenvolvimento de raras e belas espécies de plantas e de flores de exótica beleza.
*O Ipê rosa e grande Caradá são exemplos das várias e bonitas árvores de lá.
* Algumas espécies de aves que estão em extinção são encontradas no Pantanal como a Arara-Azul.

Anônimo disse...

Victor W. Vechi/Nº:32/Série:5ªA

1)R_È uma grande planície,cercada por regiões elevadas,ela funciona com um reservatório das águas que descem dos planaltos ao redor,também uma das principais características de um pantanal são os corixos.

2)R_A importância das chalanas para o pantanal é que ela transpota turistas,traz mercadorias,ani,animais,matérias primas e (etc).

3)R_Corixos são canais que ligam as águas de baías,lagoas,algadosetc.Com os rios próximos,ou seja,são pequenos riosque se formam(rio perene)em épocas de chuva.(rio perene é aquele rio que corre o ano inteiro).

4)R_O símbolo do pantanal é o tuiuiú.

5)R_*O símbolo do pantanal é o tuiuiú.
*Todas as espécies de aves extintas se encontram no pantanal.
*O beija-flor pode pesar aproximadamente 2 gramas.
*Podem se encontrar no pantanal alguns répteis menores como camaleão,e mamíferos como tatu.
*Canal é quando liga uma baía ou lago a outras, e são pequenas entradas.
*o pantanal é uma das maiores expansões úmidas e contínuas do planeta.
*O Pantanal fica localizado na América do Sul em 3 países Bolívia, Paraguai e Brasil e o Brasil é o país que possui a maior parte do pantanal.
*o pantanal possui um tipo de solo muito bom.
*No Pantanal vive o maior felino da América do Sul a onça pintada.
*No pantanal também há árvores raras como o Ipe roxo e amarelo
*No pantanal também existe espécies de borboletas raras.

E isso foi o quê eu entendi sobre o vídeo.
tchau Conceição.bjs.

Anônimo disse...

Manuella Martins 5ªA Nº 23

1- Uma área de 250 mil km2, no seu interior existem varias vegetações.
2- O transporte das pessoas, sem chalanas não á como trazer turistas, animais, etc.
3- Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagadas. Com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios em épocas de chuva.
4- O Tuiuiú
5- no pantanal existem raras e belas plantas, por ter um solo muito fértil, existem muitas espécies raras de borboletas que só existem no pantanal, grande parte das aves são atraídas pela variedade de frutas tropicais encontradas no pantanal, também são encontradas espécies raras de tucanos no pantanal, a menor espécie de beija flor pode pesar dois gramas, as espécies de peixes são muito variadas no pantanal, o pantanal é o refúgio da maior espécie de roedor do mundo, a capivara, a onça pintada é o maior felino da America do Sul atinge cerca de 1m e 20 centímetros de comprimento, e 85 centímetros de altura.

Anônimo disse...

1*As principais caracteristicas do pantanal são os rios e os corixos.
2*A chalana é muito importante para o pantanal porque sem ela não daria para fazer o transporte de cargas e pessoas.
3*Corixos são canais que ligam as águas de baías,lagos e alagados com os rios próximos,ou seja,são pequenos rios que se formam em épocas de chuvas que vem desaguar em outros rios maiores.
4*a ave que simbolisa o pantanal é o Tuiuiú.
5*No video aprendi que no pantanal existem variadas especies de animais como aves,borboletas camaleões e cobras.
o pantanal possui o solo muito fertil para a plantação de árvores e sementes.
Ellen K. Schwambach 5.C - N. 09

photokeeper disse...

1- O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai.

A região é uma planície aluvial.

Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado.A vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, aparece nas alturas intermediárias. A poucos metros acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato, com árvores maiores como o angico, ipê e aroeira.
Nas altitudes maiores, o clima árido e seco torna a paisagem parecida com a da caatinga, apresentando espécies típicas como o mandacaru, plantas aquáticas, piúvas (da família dos ipês com flores róseas e amarelas), palmeiras, orquídeas, figueiras e aroeiras.

2- A importância das chalanas é que elas transportam turista para ver o pantanal, transportam mercadorias e etc.

3- Os corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados, etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam 9 rios perenes ) em épocas de chuvas.

4- Tuiuiú

5- O Pantanal é uma das maiores estações úmidas e contínuas do planeta.
- A região possui um solo muito fértil, oque ajuda no desenvolvimento de raras e belas espécies de plantas e de flores de exótica beleza.
- O Ipê rosa e grande Caradá são exemplos das várias e bonitas árvores de lá.
- Algumas espécies de aves que estão em extinção são encontradas no Pantanal como a Arara-Azul.

Gabriela Capella nº 12 5ª A

Anônimo disse...

Maria Júlia - Nº24/ 5ª série A

Q1/R: Suas principais características são o rio Araguaia, os corixos, suas áreas alagadas e a grande vegetação aquática.

Q2/R: A importância das chalanas é que elas transportam turistas para ver o pantanal, transportam mercadorias, animais e etc.

Q3/R: São pequenos rios que se formam (rios parentes) em época de chuva e que vem desaguar em outros rios maiores.

Q4/R: O símbolo do pantanal é o Tuiuiú.

Q5/R: *O Pantanal está localizado no centro da América do Sul na bacia hidrográfica do Paraguai.
*Algumas espécies de aves que estão em extinção são encontradas no Pantanal como a Arara-Azul.
*A região possui um solo muito fértil.
*A região é uma planice fluvial influenciada por rios que drenam o alto Paraguai.
*Grande parte das aves é atraída pela quantidade de frutos que são encontrados no Pantanal.

Beijos!!

Anônimo disse...

Isabela Casas 5A

Q1- A vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, aparece nas alturas intermediárias. A poucos metros acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato, com árvores maiores como o angico, ipê e aroeira.

Q2- A importância das chalanas transportam, mercadorias, pessoas daquela região, turistas ...

Q3- Os corixos são canais ás aguas de baías, lagoas, alagados. Muitas vezes secam e viram uma lagoa.

Q4- O simbolo do Pantanal é Tuiuiú ou o Jaburu.

Q5- A maior parte do Pantanal é alagada.O Pantanal também possui umagrande área de vegetação.Há uma grande variedade de Ipês e borboletas, aves como a arará azul em extinção, pequenos répteis, mico leão dourado entre outros.

Isabelaa C. disse...

Isabela Casas 5A n16

Q1- A vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, aparece nas alturas intermediárias. A poucos metros acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato, com árvores maiores como o angico, ipê e aroeira.

Q2- A importância das chalanas transportam, mercadorias, pessoas daquela região, turistas ...

Q3- Os corixos são canais ás aguas de baías, lagoas, alagados. Muitas vezes secam e viram uma lagoa.

Q4- O simbolo do Pantanal é Tuiuiú ou o Jaburu.

Q5- A maior parte do Pantanal é alagada.O Pantanal também possui umagrande área de vegetação.Há uma grande variedade de Ipês e borboletas, aves como a arará azul em extinção, pequenos répteis, mico leão dourado entre outros.

Anônimo disse...

Amanda Nº1 5ªA
Q1-As principais características do Pantanal são o rio Paraguai e os corixos.
Q2-A importância das chalanas é que elas transportam os turistas para verem o Pantanal, mercadorias, animais etc.
Q3-os corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagoas, etc.com os rios proximos, ou seja, são pequenos rios que se formam ( rios perenes) em épocas de chuva.

Q4-Tuiuiú
Q5-Que no pantanal tem várias árvores,espécies raras de borboletas,frutas tropicais,os corixos e várias flores.

Anônimo disse...

Nome: Gabriel Wesz Número: 13
Série: 5C

1-O Pantanal tem um solo muito fértil, fica localizado na Bolivia, no Paraguai e nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, os corixos, a grande diversidade de fauna e flora e o rio Paraguai são algumas de suas caracteristicas.

2-As chalanas são importantes para a ecomonia do Pantanal porque transportam turistas, moradores locais, mercadorias, etc.

3-Os corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados, etc.Com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam(rios perenes) em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.

4-A ave símbolo do Pantanal é o Tuiuiú.

5-Algumas curiosidades que aprendi com o vídeo foram: alguns animais que vivem no pantanal, como os jacarés, capivaras, antas, ariranhas, sagui, e muitos outros.Também vi que muitas especies de animais do pantanal correm risco de extinção, por isso temos de tomar cuidado com o modo que tratamos o meio ambiente.

Anônimo disse...

Eduardo Henrique C. Silva\5ªC\nº8
Olá Conceição gostei muito do tema.
R:Q1 As principais características são o rio Paraguai,os corixos,aves e plantas raras.
Q2 O transporte de turistas , trabalhadores e mercadorias.
Q3 Corixos são as vegetações aquáticas ou semi-aquáticas,as mais bundantes da região pantaneira, uma vez que a maior parte da região permanece inundada o ano todo.
Q4 Tuiuiu.
Q5 O solo do pantanal é fertil ,há várias aves raras,animais e plantas bonitas.

Anônimo disse...

Angela 5ªc/Nº03
1:
O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai.
2-A importância da Chalana é porque como ela é uma embarcação,que navega por todo o pantanal levando mercadorias e turistas.
3-corixo - Pequenos rios que se formam com a vazão das águas das cheias ou pequenas nascentes. Termo muito usado no Pantanal.

4-A ave símbolo do pantanal é o Tuiuiu.

5-(Em tópicos)

*Possui espécies de animais extintos como arara azul e mico leão dourado.

*Grandes e belas árvores de cores diferentes.

*Diferentes e raras espécies de borboletas que só existem no pantanal.

*Vários animais:Piranhas,cobras,iguanas,tartarugas,crocodilos,capivaras etc.

Anônimo disse...

Rafaela Rosa Rocha 28 5c

1-Uma das carteristicas do pantanal e que ele é uma grande planície, cercada por regiões elevadas.e tambem e possui uma grande diversificação de Fauna e Flora
2-As chalanas sao importantes pois levam pessoas ou ate mesmo pequnas mercadorias para o pantanal.
3-As chalanas são lagoas pequenas que são formadas quando a cheias,e assim as formam.
4-A ave que e o simbolo do pantanal e o Tuiuiu.
No video aprendemos sobre o pantanal,que a varios tipos de animais como famosa Arara
5-Azul,Tamandua Bandeira,onça Pintada que pode pesar ate 200kg,primatas que atraem varios caçadores e ainda tem os seus lindos passaros como os Tuiuius.

Anônimo disse...

Letícia 0
19
5ªC

1.Quais as principais características do Pantanal?

R:O pantanal é uma grande planície,cercada por regiões elevadas.É conhecido como a maior janela de evaporação de água doce do mundo e também possui uma grande diversificação de fauna e flora.

2.Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal?

R:Ela transporta pessoas,matéria-prima,alimentos,animais,produtos e facilita a comunicação.

3.O que são corixos?

R:Os corixos são canais que ligam as águas das baías,lagoas,alagados etc.Com rios próximos,ou seja,são pequenos rios,que se formam(rios perenes)em época de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.

4.Qual é a ave símbolo do Pantanal?

R:O Tuiuiú.

5.Escreva as curiosidades que você encotrou no vídeo?

R:O Pantanal nos chama atenção pela sua diversificação de animais como o Tuiuiú que a ave símbolo do Pantanal, Tucanos raros,Gavião Pantaneiro,Cagados,Jabutis,Jacaré de Coroa,Ariranha,Lobo do Mato e Lobo Guará,Onça Pintada,Mico Leão Dourado,Viados,várias espécies de Cobras,alguma Araras Azuis que já estão ameaçadas de extinção e pássaros e aves que se alimentam de larvas.No panatanal Também são encontrados vários frutos tropicais.

Anônimo disse...

Lyandra-N°22-5ªC.
1-São os rios,corixos,vegetação prória do local.

2-A importância da chalana é o transporte de pessoas e mercadorias de cidades ribeirinhas.

3-Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc.

4-Tuiuiú.

5-A beleza das flores,importância dos animais,solo fértil e espécies raras de borboletas.

Anônimo disse...

Artur Nr: 3 5ªA

1- As principais características são o Rio Paraguai, os corixos, suas areas alagadas, grande vegetação aquatica e é uma grande planice cercada por regiões elevadas.

2- A importancia das chalanas é que transportam turistas, pessoas, animais, mercadorias e etc.

3- Os corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados e etc. Com os rios proximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva.

4- É o Tuiuiú.

5- #A região tem um solo muito fértil oque ajuda as belas plantas a crescer.
#O pantanal é um lugar com bastante fauna é flora.
#Algumas aves são atraídas pelos frutos e flores.
#Muitas espécies do pantanal correm risco de extinção.

Conceição adorei esse assunto do pantanal ABRAÇOS!!! ;)

Anônimo disse...

RAFAEL MUELLER FILHO 5.C

GOSTEI MUITO DO VIDEO PORQUE O PANTANAL É MUITO BONITO,TEM UMA DIVERSIDADE DE ESPECIES DE PLANTAS E ANIMAIS,PENA QUE MUITOS ANIMAIS JÁ ESTAM EM EXTINÇÃO E OUTROS TANTOS SÃO CONTRABANDIADOS. APESAR NO NOME O PANTANAL NÃO É UM PÂNTANO,MAS UMA GRANDE PLANÍCIE,CERCADA POR REGIÔES ELEVADA,QUE FUNCIONA COMO RESERVATÓRIO DAS ÁGUAS QUE DESCEM DOS PLANALTOS AO REDOR.

Anônimo disse...

Luís Augusto Dacol de Almeida Nº19 5B

1)Solo fértil e alagado,muitos animais de várias espécies .
2)As chalanas ajudão no tranporte de pessoas e mercadorias e comunicação.
3)É a vegetação aquática ou semi-aquática é a mais abundante da região pantaneira.
4)O símbulo do Pantanal é o Tuiuiú.
5)No Pantanal existem muitos animais de muitas espécies como as borboletas raras que só tem no Pantanal , beija flores o menor pesa 2g,espécies raras de tucanos , ambiente perfeito para Tamandua e Tamandua Bandeira , cobras Sipo e Sucuri ,piranhas ,jacare do pantanal , tatu , macaco prego e capivaras etc.muitas arvores como o ipe rocho e amarelo e jacaranda.
Achei o video muito legal.

Anônimo disse...

Sérgio Luiz Furtado Júnior
5B n:28

Q1-Quais as principais
caracteristicas do pantanal?

R:Os animais,a vegetacão,os lugares lindos que se encontram no local e etc

Q2-Qual a importancia das chalanas para a economia do Pantanal?

R:A importância das chalanas é que as chalanas transportam os turistas e ajudam no desenvolvimento econômico da região.

Q3-O que são corixos?

R::Corixo é uma planície que quando chove muito alaga e às vezes não seca pois vira uma lagoa,
e são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados, etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam em época de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.

Q4-Qual é a ave símbolo do Pantanal?

R:O simbolo do pantanal é a ave tuiuiú também por jaburu.

Q5-Escreva as curiosidades que você encontrou no video:

R:No Pantanal podemos encontrar várias espécies de animais:
-o jacaré de coroa, que pode atingir cerca de 4 metros de comprimento;
-a anta, que é considerada o maior mamífero do mundo;
-a capivara, que é a maior espécie de roedor do mundo;
-a onça pintada, que é o maior felino da América do Sul, podendo atingir 1,20 de comprimento e 85 cm de altura, e podendo pesar até 200 quilos;
-além de vários tipos de pássaros, como a fiel arara azul, que possui apenas um parceiro durante toda a sua vida e algumas espécies de beija-flor, que pesam apenas 2 gramas.

É isso e adorei o assunto conceicão você pra mim é a melhor professora!

Anônimo disse...

Isadora/número:14/Série 5 série B

Olá Conceição,eu estou adorando trabalhar o assunto do pantanal, pois adoro a natureza.Sobre o vídeo foi muito interessante ver diferentes espécies de animais...

Respostas:

Questão 1: As características principais do pantanal são as suas diferentes espécies de animais, que são raros no mundo inteiro e que só se encontra lá. Também os seus rios como o rio Paraguai que corta todo o pantanal.

Questão 2: As chalanas ajudam nas tele comunicacões e no transporte de pessoas e mercadorias.

Questão 3:Os corixos são pequenos rios que ligam lagos próximos.

Questão 4: O símbolo do pantanal é
a ave chamada TUIUIU.

Questão 5: No pantanal podemos encontrar diferentes espécies de árvores (uma mais linda que a outra).Só no pantanal existem diferentes espécies de borboletas, elas são rarissimas e só são encontradas no pantanal.Os lindos beija flores podem pesar no mínimo 2g.,as diferentes espécies de jacarés que medem mais de 4 metros e sem esquecer da onça pintada um animal lindo e o mais veloz do mundo que mede 1.20 centímetros de largura, 85 centímetros de altura e pesa mais de 200 quilos. No pantanal também podem ser encontradas diferentes espécies de tucanos e de aves com as emas e siriemas.
Adoreii conhecer um pouco mais sobre o Pantanal!!!
UM GRANDE ABRAÇO.
ISADORA.

Anônimo disse...

Otilio Dalçoquio de Souza
Nº:24 Serie:5ºB

1- As principais características são o rio Paraguai o os corixos.

2- A importancia das chalanas para o pantanal e que ela transporta turistas e mercadorias

3- Corixo e uma planice que ao chover fica alagada e algumas vezes aquilo nao seca e acaba virando uma lagoa

4- O sínbolo do pantanal e o Tuiuiú

5- Achei interesante que uma onça chega a 1,20 e chega áte 200kg tambem achei interesante que o pantanal e a maior área alagada e continua do planeta

Anônimo disse...

Edilio Bittencourt Júnior
5ªC nº7

1)As principais características do pantanal são o rio Paraguai,corixos e as chalanas

2)As chalanas são servem para levar passageiros,traze-los,serve para a comunicação de outras regiões

3)Os corixos são pequenos rios que ligam lagos proximos

4)A ave símbolo do pantanal é o Tuiuiú

5)A minha curiosidade no video é que existem várias espécies raras que só vivem no Pantanal e que ave símbolo do pantanal se chama Tuiuiú

Anônimo disse...

Bruno/No:5/5A
1 O Pantanal é uma grande planice cercada por regioes elevadas, é uma área muito alagada principalmente em maio e junho e algumas caracteristicas sao os corixos, as chalanas e o rio Paraguai e possui uma grande diversificação de fauna e flora
2 As chalanas sao importantes por que trazem turistas, transportam animais, mercadorias, etc e servem tambem para as pessoas levarem mensagens umas para as outras
3 Os corixos sao canais que ligam as aguas de baías, lagoas, alagados, etc, com os rios proximos, ou seja, sao pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva
4 A ave simbolo do pantanal e o Tuiuiú
5 # O Pantanal e uma das maiores extensoes umidas e continuas do planeta
# A regiao tem um solo muito fertil o que ajuda o desenvolvimento d e raras especies de plantas com uma exotica beleza
# As cores belas e chamativas das plantas atraem especies raras de borboleta, que so existem no Pantanal
# Muitas especies sao encontradas pela variedade de frutos do Pantanal
# As Flores Atraem Beija Flores e o mais leve pode pesar até 2 gramas

Anônimo disse...

Lucas Tomio nº:18 5ªB

Q1-Pantanal é uma grande planice.Maior área alagada do mundo,o Pantanal compreende uma área de 250 mil km2 e abrange os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. tem diversas espécies de diferentes animais e algumas raras.
Q2-A importância das chalanas é que transportam turistas para verem o pantanal, transportam mercadorias...
Q3-Os corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados, etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios parentes) em época de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.
Q4-A ave simbolo do Pantanal é o Tuiuiú.
Q5-O pantanal tem espécies raras de borboletas e tucanos,as borboletas se atraem pelas cores das plantas.Os beija-flores também tem lá, e pode ter apenas 2 gramas. Tem variados tipos de peixes e aves. Onça pintada que atinge 200 kilos, 1m e 20 cm de comprimento, e 75 cm de altura. Diversas cobras e mamíferos.
E etc...

Anônimo disse...

Letícia Schneider Lima n°:20 5ªC
Oi Conceição!
Lá vão as respostas:

1-As principais caracteristicas do pantanal são os rios,corixos e a beleza da natureza.

2-A chalana serve para fazer o transporte de cargas e pessoas.

3- Corixos é uma planície que quando chove fica uma lagoa no local

4-É o Tuiuiú

5-Entendi que no pantanal tem vários tipos de borboletas raras,frutas topicais,árvores e também o solo é muito fértil

Anônimo disse...

Luiz Fernando Oliveira de Lima nº20 5ªB
Respostas:
Q1-Arvores,borboletas,plantas,aves como o Tuiuiú,lagoas,frutos-tropicais,sirihenas,especies raras de tucanos,beija-flores,tartarugas,jacares,capivaras,ariranhas,veado(bambi),onça pintada e mico leão dourado.
Q2-Ela é uma embarcação que trasmiti a passagem pelas lagoas.Ela trata das emoções de um homem pantaneiro.
Q3-Pequenos rios que ligam lagos proximos.
Q4-Tuiuiú.
Q5-O pantanal é um lugar muito bonito,nele vive animais(alguns raros)como especies raras de tucanos,a arvores muito bonitas como o hipe.O Pantanal tem como simbolo sua ave Tuiuiú.
Como alimento para os animais são os frutos tropicais,pois a muitas frutas para se alimentarem.No Pantanal a bastante corixos que são pequenos rios que ligam lagos proximos.O Pantanal é um otimo lugar!!
Beijos Conceição...Seu blog esta demais..Tchau

Anônimo disse...

Ana Letícia Rossetto Número 1 Série 5B

1- O Pantanal é uma grande planície cercada por regiões elevadas...

2- A chalana é uma embarcação de fundo chato, típica do Pantanal Mato-Grossense, ela é muito importante para a economia do Pantanal, pois transporta pessoas, mercadorias e etc...

3- Os Corixos são pequenos rios que ligam lagos proximos...

4- A ave simbolo é o Tuiuiú...

5- Eu achei o video muito legal, descobri que no Pantanal há uma grande diversidade de animais como: passaros de espécies diferentes, espécies raras de tucanos, beija-flores, cobras, jacarés do Pantanal e a onça pintada. Também achei muito interessante que no Pantanal há várias arvores como o ipê-amarelo, o branco e o roxo...

Anônimo disse...

♥Natália C. de Souza nº19/5ªD
Pantanal...

1- Quais as principais características do Pantanal?
R: A maior área alagada do mundo, os "corixos", a vegetação aquática,etc..

2-Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal?
R: Elas transportam animais, turistas, matérias primas e alimentos.

3-O que são CORIXOS?
R: Pequenas lagoas que são formadas pela chuva e que se encontram com lagoas maiores.

4- Qual é a ave símbolo do Pantanal?
R: A ave que simboliza o Pantanal é o Tuiuiú.

5-Escreva as curiosidades do vídeo(as que você encontrou).
R: Curiosidades:
1.O Pantanal está localizado no centro da América do Sul, na Bacia Hidrográfica do alto Paraguai;

2.O Pantanal contém um solo muito fértil o que é propício para o desenvolvimento de belas e raras espécies de plantas e flores;

3.No Pantanal há magníficas árvores como o Ipê Rosa, o Ipê amarelo e o Gigante Carandá;

4.As flores do Pantanal são tão belas que atraem muitos insetos, como raras borboletas;

5.No Pantanal a aves extintas, como a Arara-Azul;

Bjs, da Naaty♥♥♥

Anônimo disse...

Raquel nùmero 27 5b
q1:o Rio Paraguai,è uma grande planice cercada por regioes elevadas e ele tem uma grande area de 230mil KM.
q2:elas navegam pelo RIO PARAGUAI atravessam o pantanal e estados como o mato grosso de sul.
q3:sao pequenos rios que ligam lagos proximos.
q4:è o TUIUIU.
q5: que existe passarinho que pesa somente 2 gramas,que existe muitas flores de varias cores e de varios formatos e onca pintada de tamanho:1,27 e que pesa 200K
tchau conceicao abracos de raquel!!!!!!

Anônimo disse...

1. AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS SAO :Os Corixos e o rio Paraguai.

2. A IMPORTANCIA DAS CHALANAS PARA A ECONOMIA DO PANTANAL É :As chalanas transportam turista e mercadorias até o pantanal e etc.

3. CORIXOS SAO :PEQUENOS RIOS QUE LIGAM LAGOS PROXIMOS.

4. A AVE SIMBOLO DO PANTANAL É :TUIUIU

5. CURIOSIDADES :
A beleza das flores que atrai as raras borbolhetas, os beija-flores e etc.

Ana Terra Nº:2 5ªB

Anônimo disse...

Nome: Anisio Número: 3 Série:Quinta B

Oi Conceicão ...sua postagem foi muito legal e as minhas respostas são
1-As principais características do Pantanal são:Os rios,corixos,animais e plantas.

2-As chalanas são importantes pois elas servem para transportar pessoas e alimentos...aumentando o fluxo de pessoas e alimentos

3-Os corixos são canais que ligam as águas de baías,lagoas,alagados e etc.Com os rios próximos ou seja, pequenos rios que se formam em épocas de chuva que vão desaguar em outros rios maiores.

4-É o Tuiuiu

5-Eu achei muito interessante quando começou a apresentação das imagens de animais, pois alguns são nativos dos pantanais.O vídeo é muito bonito e contém imagens de animais raros que são muito bonitos

Unknown disse...

Giordano Bruno – nº 13 – 5ª Série A

Respostas:

1. O Pantanal é uma das maiores estações úmidas do planeta que desenvolve floras raras, atraindo animais raros que só existem no Pantanal.

2. A chalana no Pantanal, muitas vezes, é o único meio de transporte que serve para transportar turistas, mercadorias e animais.

3. Os corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados, etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva.

4. A ave símbolo do Pantanal é o tuiuiú.

5. O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas do planeta. O Pantanal possui um solo muito fértil, que possibilita o desenvolvimento de raras espécies de flores que, com suas cores chamativas, atraem borboletas raras que só são encontradas no Pantanal. Também existem várias espécies de aves e peixes em extinção. No Pantanal existem animais como os cágados e jabutis, cobras, camaleões, calangos verdes, iguanas, jacarés, o tatu-bola, a capivara, o tamanduá, o cachorro do mato, lobo-guará, a onça pintada, etc.

Anônimo disse...

Gustavo Volpi Provesi nº14 5ªA

1)Quais as principais características do Pantanal?
R:Corixos,fauna,flora,biodiversidade de sua mata e animais que vivem lá.

2)Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal?
R:A impoância das chalanas é que transportam turista para o Pantanal e levam embarcações que navegam pelo Rio Paraguai.

3)O que são os Corixos?
R:Os Corixos são canais que ligam as águas de baías,lagoas,alagamentos,etc.Com os rios próximos,ou seja,são pequenos rios que se formam (rios perenos) em épocas de chuva.

4)Qual é a ave símbolo do Pantanal?
R:O Tuiuiú.

5)Escreva as curiosidades o que você encontrou no video?
R:1)O Pantanal é uma das maiores extenções úmidas do Planeta.

2)O Pantanal tem um solo muito fértio e que cresce raras espécie de flores e plantas.

3)Cores belas e chamativas atrai borboletas que só são encontradas no Pantanal.

4)O Tuiuiú símbolo do Pantanal e outras espécie de aves aquáticas como cegonhas e a garça branca são facilmente encontradas nos rios por causa da grande váriedade de peixes.

5)Outra aves ameaçadas de estinção como a Arara Azul que não procuram outro companheiro(a) até depois da morte do atual.

6)Outras espécies como o Pica-Pau e o Sangrinho que se alimentam de larvas e insetos e encontram no Pantanal um ótimo local para se desenvolver.

Anônimo disse...

Gabriela Almeida/Nº10/Série 5ªA

Pantanal é resultado da separação do oceano há milhões de anos. Animais que estão presentes no mar também existem no pantanal, formando o que se pode chamar de mar interior. Atraído pela existência de pedras e metais preciosos (que eram usados por indígenas, que já povoavam a região, como adornos), entre eles o ouro.
Respostas:

Q1:Suas principais características são os Corixos e a beleza do Rio Paraguai,que seria a ativiade econômica de lá.

Q2:A importância das chalanas são que elas transportam os turistas que são as principais fontes das atividades econômicas do Pantanal.

Q3:Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc...

Q4:O Tuiuiú,o habitat do tuiuiú são as margens dos rios, em árvores esparsas.

Q5: As principais curiosidades que eu tive do vídeo foi a beleza das flores e plantas exóticas do lugar.Além de ele ter seu belo Rio Paraguai onde a fonte de atividade econômica se consentra ali.
Também achei lindo os animais que vivem por ali como as belícimas borboletas...coisa que a gente não vê em qualquer lugar e todo dia a gente econtra no Pantanal...

Bom...foi isso oque eu consegui!!
Um grande abraço !

Anônimo disse...

Amanda - 5°.C - n°. 02.
1. O Pantanal é um dos ecossistemas mais rico e diversificado; é situado na Bacia Hidrográfica do Alto do Paraguai; possui vegetação de área alagada; contém diversos complexos de vegetação diferente; sua principal atividade econômica é a pecuária.
2. A Chalana é o principal meio de transporte do Pantanal, porque a maior parte da região permanece inundada o ano todo, assim as pessoas podem se locomover de um lugar para outro; favorece o comércio e o turismo.
3. Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas e alagados com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios (rios perenes) que se formam em épocas de chuvas que vem desaguar em outros rios maiores.
4. A ave símbolo do Pantanal é o Tuiuiú.
5. As curiosidades: No Pantanal as capivaras se refugiam e lá é encontrado o maior mamífero do mundo a Anta. Também no Pantanal vive o maior felino da América do Sul a onça pintada. Conheci no vídeo a ariranha e alguns animais quase em extinção como a arara azul, além de muitas flores e plantas muito lindas e raras.

Anônimo disse...

OI Conceição com vai ?

1-O Pantanal e localizado na bacia Hidrografica da alto do Paraguai.

2-Porque e da agua da Chalana que todos os animais e plantas sobrevivem.

3-Os corixos são canais que ligam as aguas(Baia,lagoas,lagas etc..)com os rios proximos.

4-TUIUIÚ – Ave símbolo do Pantanal

5-Eu vi o video e achei imteransalte que existem coisas no Pantanal que não tem em outro local do mundo com lgumas especies des plantas e animais : Aves (Tucanos a Arara azul de determinadas especies),
emsetos(Borboletas) muita variedade de peixes e outros.

Anônimo disse...

Nome:Isabela Berger
Série:5D
Número chamada:08


1-Quais sao as principais características do pantanal?
R:Maior área alagada do mundo e compreende uma área de 250 mil km2.

2-Qual a importância das chalanas para a economia do pantanal?
R:A importância das chalanas é que elas transportam pessoas, mercadorias, e matéria-prima.

3-O que sao os corixos?
R:Os corixos sao canais que ligam as águas de Baías,Alagados,etc...
Com os rios próximos, ou seja,sao pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.

4-Qual é a ave símbolo do pantanal?
R:Tuiuiú.

5-R: As curiosidades que eu vi no vídeo foram:
Diversos tipos de plantas, de árvores, e de flores...
Vi também diversos e muitos animais. EX: aves aquáticas, borboletas, araras azuis, pica-pau, cobras, répteis, tatus, capivaras, entre outros...

FIM!!!

Anônimo disse...

Edilio Bittencourt Júnior nº7 5ªC

repostas:

1)Os corixos e o rio Paraguai

2)A chalana no Pantanal, muitas vezes, é o único meio de transporte que serve para transportar turistas, mercadorias e animais

3)Pequenos rios que ligam lagos proximos

4)A ave símbolo do pantanal é Tuiuiú

5)No Pantanal é encontrada varias espécies raras de borboletas que só existe no Pantanal.O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas do planeta.

Anônimo disse...

Isadora|Numero 18 |Série 5ªA

Respostas

1. Os animais , peixes , aves , clima , turismo e fauna .

2. A impotancia turistas , alimentos e mercadorias .

3. Os corixos sao canais que ligam aguas de baias , lagoas , alagados , etc... com os rios proximos , ou seja sao pequenos rios que se formam (rios parentes) em epocas de chuva .

4.Tuiuiú.

5. As varas especies de borboletas
As varias species de cobras
O pantanal possui um solo fertil
O beija flor pode pesar duas gramas

photokeeper disse...

Oii Conceição, aqui é a Gabriella Reis 5ªB nº12
1- Alguns exemplos de coisas que tem no Pantanal árvores, plantas, animais, lagoas, insetos, frutas tropicais, espécies variadas de peixes, tartarugas, cobras, tatus, capivaras, aguapés, onças...
2- Ela é uma embarcação que permite a passagem pelas lagoas
3- Corrixos são rios alagados que em épocas de chuva são feitos utilizando a água de outros rios maiores
4-Tuiuiú
5- Eu encontro árvores, plantas e tudo é uma curiosidade pois a tantas coisas lindas! Animais, cobras, tucanos raros, tatus e outras espécies de animais. Esse vídeo mostrou muitas maravilhas que encontramos no Pantanal

Anônimo disse...

ola Conceição
anna julia zanotti 5 serie B numero 4
1-apesar do nome nao e um pantano, mas uma grande planice,sercada por regioes elevadas.
2 - as chalanas sao barcos que movimentao pessoas,mercadorias,etc.
pode se disser que elas movimentao a economia do pais.
3-pequenos rios que ligam lagos proximos.
4-TUIUÚ
5- na regiao existe vareas espeses raras de animais como as borboletas,tucanos,etc.
e outra coisa que me chamou a atencao voi o peso do beija flor pois so pesa 2 gramas.
gostei muito

Anônimo disse...

eduardo 10 5B

1-Suas principais características são o rio Araguaia, os corixos, suas áreas alagadas e a grande vegetação aquática.

2--Ela transporta pessoas, matéria-prima, alimentos, animais, produtos e facilita a comunicação.

3-Os coxixos são canais que ligam as águas de baias, lagoas e ETC... com os rios proximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em epocas de chuva

4-TUIUÚ

5-Existe muitas espécies de aves, peixes, tartarugas e ETC...A Amazonia e cheia de animais diferntes e ate de flores, passaros, beija-flor e ETC.

Anônimo disse...

1.O pantanal é uma grande planície,cercada por regiões elevadas.É conhecido como maior janela de evaporação de água doce do mundo e também possui uma grande
diversificação de fauna e flora.

2.Ela transporta matéria-prima,alimentos,animais,pessoas e facilita a comunicação.

3.Os corixos são pequenos rios (rios perenes)que se formam em planícies quando a água da chuva se acumula.

4.A ave símbolo do pantanal é o Tuiuiú.

5.A importância das chalanas para o pantanal eu achei muito curioso,pois sem ela as embarcações ficariam sem comunicação e também achei o Tuiuiú além de ser a árvore símbolo do pantanal é uma ave muito bonita.

Thomas dos Reis 5ªC Nº30

Anônimo disse...

MARIA HELENA - 5ªD - N°15

Q1)Vegetação, matas ripárias, pântanos e cerrados.

Q2)As chalanas transportam
turistas para ver o pantanal, mercadorias e etc...

Q3)Os corixos são canais que ligam as águas de bahias, lagoas, alagados e etc a rios próximos.

Q4)A ave simbólica do Pantanal é o Tuiuiú.

Q5)O Jacaré de Coroa, pode atingir quatro metros de comprimento.

ADOREI SEU BLOG.APRENDI MUITO E ACHEI INTERESSANTE...

Anônimo disse...

Catarina 5ªB Nº9

1- Alguns exemplos de coisas que tem no Pantanal árvores, plantas, animais, lagos, frutas tropicais, espécies variadas de peixes, tartarugas, cobras, tatus, capivaras, onças...
2- Ela é uma embarcação que permite a passagem pelas lagos
3- Corrixos são rios alagados que em épocas de chuva são feitos utilizando a água de outros rios maiores
4-Tuiuiú
5- Eu encontro árvores, plantas e tudo é uma curiosidade pois a tantas coisas lindas! Animais, cobras, tucanos raros, tatus e outras espécies de animais. Esse vídeo mostrou muitas maravilhas que encontramos no Pantanal

Lucas Zonta disse...

Lucas zonta nº22 6ºA grupo cavalhada

ATIVIDADES :
1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ? Os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso

2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
A importância é que com a chalanas o pantanal, consegue atrair mais turistas para conhecer,uma parte muito importante de nosso belo país.

3- O que são os corixos ? CORIXOS.É a vegetação aquática ou semi-aquática é a mais abundante da região pantaneira, uma vez que a maior parte da região permanece inundada o ano todo. Sem os chamados aluviões (depósitos de origem fluvial, constituídos por cascalhos, areias e argilas), deixados pelas enchentes a vegetação seria parecida com a do cerrado devido ao clima árido ou semi-árido do local.
4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
Pois nosso pantanal,é muito complexo, ou seja existe várias bacias “dentro” deste lindo e grande estado brasileiro.

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
É o ipê roxo,a vitória régia, aguapés e os corixos.

Anônimo disse...

Gabriela Bocalon Spindola 6 ano D n° 15
ATIVIDADES :
1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ? a parte sul do estado do Mato Grosso e o noroeste do Mato Grosso do Sul. Essas são as regiões brasileiras do bioma,
2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ? como la não tem estradas por causa rio Paraguai que alaga o pantanal, a única forma de transporte ou meio são as chalanas.
3- O que são os corixos? A vegetação aquática ou semi-aquática é a mais abundante da região pantaneira, uma vez que a maior parte da região permanece inundada o ano todo

4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"? Complexo do Pantanal por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ? existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas.

Anônimo disse...

Amanda Venturin|n- 2. 6B.
1- Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
2- A importancia e que ela contribuiu para que a regiao nao permanesa alagada.
3- A vegetacao aquaticaou semi-aquatica e a mais abundante da regiao panteneira.
4- Por conter diversos complexos de vegetacoes diferentes.
5- Sao os Corixos, Aguapes, Ipe-Roxo, Chalana, etc...

Anônimo disse...

Taiana/N°35/6°D
1)Mato Grosso do sul e Mato Grosso
2)Pois transportam as pessoas e suas mercadorias,ficam mais fácieis de carrega-las.
3)Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados,com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam em épocas de chuva.
4)Por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
5)Os aguapés e a Salvinia

Anônimo disse...

Julia Matos/Número 38/6 ano D (quinta série D)
ATIVIDADES :
1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
Depende das águas,pois é dali que a maioria dos animais retiram sua principal fonte de alimento.
2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
Por causa da pouca declividade em toda a extencão da região do Pantanal(cerca de 20 cm em média),as águas fluem muito lentamente,o que contribui para que a região permaneca alagada,contribui também,carregando os turistas para conhecer a paisagem do Pantanal,deixando dinheiro no local.
3- O que são os corixos ?
Aluviões(depósito de origem fluvial,constituídos por cascalhos,areias e argilas.)Deixados pelas enchentes a vegetação seria parecida com a do cerrado devido ao clima árido ou semi-árido do lugar.
4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
Complexo quer dizer completo,completo, pois há várias plantas,como os Ipês.
Animais de várias racas,corixos,passeios de chalanas,Aguapés,vários tipos de vegetação,rios largos,hotéis e pousadas,a maior divercão do Pantanal,é a questão da pesca,mas,controlada pelos responsáveis pelo meio-ambiente.
5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
Aguapés,os Ipês e a pastagem rasteira e a pastagem natural,que é a comida do gado.

Anônimo disse...

Nome:Stacy.Numero:32.Serie:6 ano C.

1:O estado do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.


2:Todo o biama depende da agua,pois é dali que muitos animais retiram sua principal fonte de alimento.


3:Corixos sao pequenos rios que se formam em epocas de chuva qu vem desaguar em outros rios maiores.


4:Por que no interior do Pantanal existem varios tipos de vegetaçao que incluem o cerrado,a floresta tropical e principalmente as vegetaçoes de areas alagadas.


5:Elas sao os aguapes,a salvinia,o ipe roxo, e de aniais sao os jacares e capivaras.

Anônimo disse...

oi conceição meu nome é nicole,numero 31 sou do 6 ano D.
Respostas........
1-não sei se esta muito certo pois pedi ajuda para meu pai,ele disse que é tipo uma subida vai de mato grosso do sul - mato grosso – Rondônia – Amazônia.
2-É o principal meio de transporte nas regiões mais remotas do Pantanal, por ser uma embarcação de grande porte.
3-Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores
4-O nome complexo vem do fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si,e pantanal é porque é uma região pantanosa.
5-As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.
O que é pantanal? :
-A origem do Pantanal é resultado da separação do oceano há milhões de anos. Animais que estão presentes no mar também existem no pantanal, formando o que se pode chamar de mar interior. A área alagada do pantanal se deve a lentidão de drenagem das águas que fluem lentamente, pela região do médio Paraguai, num local chamado de Fecho dos Morros do Sul.
Fauna do pantanal:
-A fauna pantaneira é muito rica, provavelmente a mais rica do planeta. Há 650 espécies de aves (no Brasil inteiro estão catalogadas cerca de 1800). A mais espetacular é a arara-azul-grande, uma espécie ameaçada de extinção. Há ainda tuiuiús (a ave símbolo do Pantanal), tucanos, periquitos, garças-brancas, beija-flores (os menores chegam a pesar dois gramas), socós (espécie de garça de coloração castanha), jaçanãs, emas, seriemas, papagaios, colhereiros, gaviões, carcarás e curicacas.
A flora do pantanal:
-A vegetação do Pantanal não é homogênea e há um padrão diferente de flora de acordo com o solo e a altitude,e o solo de La também é bem fértil.

Anônimo disse...

Anna.n4 6anoD

Respostas:

1.Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
2. Como é uma região que é alagada, as chalanas são um meio de transporte das pessoas da região e servem também para o transporte de mercadorias e produtos
3.São aluviões (depósitos de origem fluvial, constituídos por cascalhos, areias e argilas), deixados pelas enchentes na região pantaneira. São importantes para manter a vegetação da região.
4. Porque o Pantanal contem diversos complexos de vegetação diferentes.
5.Cerrado,floresta tropical e vegetação de áreas alagadas.

Anônimo disse...

Felipe B. Ern-N:12-6B
1-Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
2-Para transportar os turistas.
3-Uma vegetacao aquatica ou tambem semi-aquatica.
Por ter muitos complexos de vegetacao.
5-Corixos, Aguapes e Ipe Roxo.

Conceicao seu blog esta muitoo bom!!

Anônimo disse...

Nome:Bernardo Kowalsky 6ºanoC Nº06

1.Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

2. A importancia das chalanas é que elas transportam turistas para conhecer a fauna e flora que são bastante diversificada.

3. São vegetações aquáticas e semi-aquáticas, que na maior parte da região permanece inumdada o ano todo.

4. Por conter diversos complexos de vegetações diferentes, como cerrado, floresta tropical e vegetações de áreas alagadas.

5. São os jacarés, cervos do pantanal e as capivaras.

Anônimo disse...

Fernanda Fernandes nº9 6ºano A
Conceição você é muito legal!!!

Q1)É uma area de 250 mil km2, reconhecido como a maior area alagada do mundo,nele existem vários tipos de vegetação que encluem o cerrado,a floresta tropical e,principalmente as vegetaçoes de areas alagadas.

Q2)É como se fosse uma balça para eles que transporta pessoas apé ou de bicicletas e tambem mercadorias que leva de um bairro ao outro ou de uma cidade a outra,por causa da alagação.

Q3)Os corixos são canais que ligam as águas de baias,lagoas alagadas e etc.

Q4)O simbolo do pantanal é a ave tuiuiú também por jaburu.

Q5)As curiosidades que vi foi que as capivaras se refugiam que tambem no Pantanal vive o maior felino da América do Sul a onça pintada.Que la é encontrado uns dos maiores mamiferos do mundo a anta.No video vi alguns animais em extinção como a arara azul e outras flores...

Anônimo disse...

Nome: Evandro Bonetti da Silva/nº7 6ºA /
Atividades:

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal?
R.:Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal?
R.:As Chalanas retém a água da enchente por mais de três meses, isso é bom, pois deixa o pantanal alagado.

3-O que são os corixos?
R.:É quando a vegetação aquática ou semi – aquática surge, pois aconteceu uma inundação no ano todo.

4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"? R.: É chamado de “Complexo do Pantanal”, pois tem diversos complexos de diferentes vegetações.

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal? R.:Existem os Aguapés e Salvinas, Ervas, Palmeiras Carandá e os Ipês Roxos.

BRUNA FAGUNDES disse...

BRUNA FAGUNDES 6ºANO D - N°7.

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
R: Bioma é conceituado no mapa como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.
Pantanal
O Pantanal sugere animais, rios, peixes, matas e qualquer coisa ainda parecida com o Paraíso.É um bioma geologicamente novo. O leito do rio Paraguai ainda está em formação. “O Pantanal é a maior planície inundável do mundo e apresenta uma das maiores concentrações de vida silvestre da Terra. Situado no coração da América do Sul, o Pantanal se estende pelo Brasil, Bolívia e Paraguai com uma área total de 210,000 km2. Aproximadamente 70% de sua extensão encontra-se em território brasileiro, nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”.
No Brasil o Pantanal ocupa 150.355 Km², ou seja, 1,76% do nosso território. sua rica biodiversidade e as particularidades de seu ecossistema, o Pantanal é considerado uma das 37 últimas Grandes Regiões Naturais da Terra”.
O Baixo Pantanal tem uma população de 130 mil pessoas.Bioma PANTANAL
150.355 1,76%.Área Total Brasil
8.514.877

2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
R:Chalana é um tipo de embarcação, muito usado para transporte de passageiros nos rios e lagos brasileiros. A chalana é usada para a navegação nos rios pantaneiros entre Brasil e Bolivia. Casas de madeiras e palhas sobre palafitas, são feitas nos barcos já prevendo a época das chuvas. Nas regiões do Pantanal e Amazônia a Chalana é um dos principais meios de transporte da população ribeirinha. A chalana é muitas vezes representada na poesia regional como um meio de as pessoas "irem embora" em busca de uma vida melhor, está simbolicamente relacionada à saudade, a um amor que se foi.

3- O que são os corixos ?
R: As águas escorrem pelas depressões do terreno, formando os corixos ;canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos.

4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
R:O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um ecossistema com 250 mil km² de extensão, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano), considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. O nome complexo vem do fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira.

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
R: Pantanal – este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.

Anônimo disse...

1ªAs principais caracteristicas do pantanal é as matas, passaros, cobras ETC...

2ªAs chalanas são para a travessías das pessoas.

3ªOs coxixos são canais que ligam as águas de baias, lagoas e ETC... com os rios proximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em epocas de chuva.

4ªTUIUÚ:é a ave que é simbolo do Pantanal.

5ªExiste muitas espécies de aves, peixes, tartarugas e ETC...A Amazonia e cheia de animais diferntes e ate de flores, passaros, beija-flor e ETC..

Nome;João Fábio/Número:19/Série 6 ANO B

Anônimo disse...

Gabriel n:10 6 ano C

respostas:

1:as características são o rio paraguai e tanbém varios corixos

2:as chalanas são meios de transportes que levam turistas,e varias mercadorias.

3:carixos é uma planise que quando chove alaga, e os carixos jeralmente não secom ai fomam lagoas

4:o simbolo do pantabal é o tuiuiú que é uma ave

5:1 no pantanau á flores raras e belas e isso atrai varias de espesies de aves

2:o maior felino é a onça pintada e o abtati dela é o pantanal

3:o pantanal fica bem no centro da america do sul

4:á varias espesies de borboletas raras encomtradas no pantanal

5:o pantanal é uma estensão mais humida do planeta

Anônimo disse...

Camila Moser, 6ºC, Nº7

1- O Pantanal é maior area alagada,e é uma grande planice.
2-As chalanas contribuem para que a regiao permanessa alagada, pois as aguas fulem lentamente.
3-Corixos sao vegetaçoes aquaticas ou semi-aquaticas,a mais abundante da regiao pantaneira.
4-É chamado de complexo do pantanal por conter complexos de vegetaçoes diferentes.
5-O tuiuiu que é a ave simbolo do pantanal.

Anônimo disse...

Gabriela Paula Backes nº17 Serie 6ºD

1-O Pantanal, é delimitado pelas Chapadas Matogrossenses ao norte, pelo Planalto Brasileiro a leste, e por uma cadeia de terras altas a oeste.
2-A importância das chalanas é que as Chalanas transportam pessoas, matéria-prima, alimentos, animais, produtos e facilita a comunicação.
3-Corixos são vejetações semi-aquaticas que é a mais abundante da região pantaneira.
4-Pantanal recebe o nome “Complexo do Pantanal”, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
5-Aguapés, Ipê roxo, rosa e amarelo, Corixos, possui vários tipos de arvores como o gigante-carandá

Obs:Adorei o video, achei video lindo!!! Conheci muitos animais que não conhecia com ele.

Anônimo disse...

Guilherme batista da silva n: 15 6ano b

1-O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, estendendo-se por uma área de 2.045.064 km2 , abrangendo oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

2 - A importância das chalanas é que as Chalanas elas transportam turista para ver o pantanal, transportam mercadorias e etc.

3-Corixos é uma planice que quando chove alaga e as vezes não seca e aquilo vira uma lagoa.


4-O nome complexo vem do fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira.

5 - Curiosidade 1 - As belezas das flores atrai belas aves que se chama Beija flor e a menor espécie de Beija flor pode pesar até 2 Gramas

Anônimo disse...

Igor Trainotti R. /6 C /n17 /

1- situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia
2-para o transporte de moradores e tambem para lucro do estado.
3- Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.
4-por que tem um complexo de rios e foi dado esse nome por isso.
5- A vegetação do Pantanal é um mosaico de matas, cerradões, savanas - com espécies como cambará-lixeira, canjiqueira, carandá, etc, campos inundáveis de diversos tipos, brejos e lagoas com plantas típicas como camalotes. No Pantanal, é comum a ocorrência de formações vegetais, entre elas estão os carandazais, nos quais o elemento predominante é a palmeira carandá, os buritizais, onde domina a palmeira buriti e os paratudais, formados por um tipo de ipê, o paratudo. A flora pantaneira tem alto potencial econômico: pastagens nativas, plantas apícolas, comestíveis, taníferas e medicinais.

Anônimo disse...

Ana Luísa/Nº 2/ 6º ano C

1- Os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal é Mato Groso (região sul) e Mato Groso do Sul (região nordeste)

2- A chalana é um dos meios de transporte mais usados nos vários afluentes do Pantanal, é usado para o transporte de turista e também para o transporte e comercialização de mercadorias

3- Os corixos são canais que saem dos rios e se interligam às baías, levando água e compartilhando a fauna aquática. Para a dinâmica do Pantanal, são elementos essenciais.

4- O Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal", porque contém diversos complexos de vegetação diferentes.

5- São as plantas de características aquáticas...
Aguapés e a Salvinia vegetação de ervas e árvores de grande porte como a Palmeira Carandá e os Ipês Roxos.

Anônimo disse...

6°c /Allan /nº1
respostas:
1)as principais características são o rio Paraguai e os corixos.
2)a importancias das chalanas são para transportar turistas, e também transportar mercadorias.
3)corixos é uma planície quando da chuva forte as vezes não seca.
4)o símbolo do pantanal vem da ave tuiuiú.
5)no pantanal a muitos tipos de animais e plantas um exemplo de animais são as aves e os peixes

Anônimo disse...

Gustavo Hein/Numero 15/6ºC

R:Q1-As principais características são o rio Paraguai e os carixos.

R:Q2-As Chalanas elas trasportam turista para ver o pantanal.

R:Q3-Os Crixos são canais que lingam as águas de baías,lagoas,alagados e etc.

R:Q4-Tuiuiú.

R:Q5-AS belezas das flores atri belas aves que se chma Beija flor e a menor espécie de Beija flor pode pesar até 2 Gramas.

Anônimo disse...

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
3- O que são os corixos ?
4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
Resposta 1:
Mato Grosso do Sul e Mato Grosso
Resposta 2:
Abrigar os moradores na hora de um alagamento
Resposta 3:
São vegetações alagadas ou semi-alagadas
Resposta 4:
Por causa dos alagamentos que demoram para secar
Resposta 5:
Jacarés, cervos do pantanal e capivaras

Anônimo disse...

Bernardo 6ºA nº3 1-Quais as principais características dopantanal?

R:O solo é bastante fértil,existe variadas especies de animais,plantas,árvores.

2-Qual a importância das chlanaspara a economia do Pantanal?

R:A importancia das chalanas é que pode ser trasportados mercadorias,turistase etc.
3-O que são corixos?

R:Os corixos são canais que ligam as águas de baías,lagoas,alagoas e etc.Com os rios próximos,ou seja,são pequenos rios que se formam(rios peres)em épocas de chuva que vem desaguarem outros rios maiores.
4-Qual é a ave símbolo do Pantanal?

R:A ave símbolo do Pantanal é o tuiuiú
5-escreva as curiosidadesque você encontrou no vídeo

R:No Pantanal existe variados tipos de flores raras que atrem beija flores e a menor espécies de beija flor pesa 2g.O Pantanal possui um solo muito fértil.O Pantanal é uma das maiores estenções úmidas do planeta.A onça pintada é o maior felino da America do Sul e pode chegar a 1m e 20cm de comprimento e 85cm de altura

Acho muito legal isso que a profª Conseiçâo faz com o blog, nos dando oportunidades de melhorarmos em Geografia

Anônimo disse...

oi conceicao eu sou o Mateus Moura do sexto ano A numero 24
6/10/2011

1-O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai.

2-A importância da Chalana é porque como ela é uma embarcação,que navega por todo o pantanal levando mercadorias e turistas.


3-corixo - Pequenos rios que se formam com a vazão das águas das cheias ou pequenas nascentes. Termo muito usado no Pantanal.

4-A ave símbolo do pantanal é o Tuiuiu.

5-(Em tópicos)

*Possui espécies de animais extintos como arara azul e mico leão dourado.

*Grandes e belas árvores de cores diferentes.

*Diferentes e raras espécies de borboletas que só existem no pantanal.

*Vários animais:Piranhas,cobras,iguanas,tartarugas,crocodilos,capivaras etc.

Anônimo disse...

Enzo n12 6 anoD

ola Conceição!

gostei muito do tema do pantanal,e adoraria ajudar a preserva-lo,pois uma maravilha de Deus deve durar para sempre,acho que você enrriqueceu o blog não só com atualidades mas os lugares que dão prazer de assistir.

respostas das questões:

1 -No mato grosso do sul e no mato grosso.
2-Contribue na movimentação das pessoas e mercadorias no rio.
3-São canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores. wikipedia
4-Pois existem vários tipos de vegetação como o cerrado a floresta tropical e as vegetações alagadas.
5-São as vitórias regias e os ipes (amarelo, roxo, rosa).

Anônimo disse...

ATIVIDADES :
1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
R:O estado do Mato Grosso e o estado do Mato Grosso do Sul.
2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
R:A importância das chalanas é para trâsportar uma boa quantidade de objetos ou de pessoas pelas areas alagadas.
3- O que são os corixos ?
R:São as vegetações aquáticas ou semi aquáticas.
4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
R:Ele recebe esse nome, porque, como o pantanal é bem grande ele possui muitas especies de seres vivos(plantas,animais etc...)que são muitos distintos uns dos outros.
5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
R:As principais espécies de vegetais do pantanal são os aguapés,as salvinias,as palmeiras carandá e os ipês roxos.

Anônimo disse...

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
O Pantanal, ou complexo do Pantanal, compreende uma área de 250 mil km2 e abrange os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso sendo reconhecido como a maior área alagada do mundo.


2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
As chalanas são importantes pois levam turistas e mercadorias pelos rios do PANTANAL

3- O que são os corixos ?
A vegetação aquática ou semi-aquática

4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
Em seu interior, do Pantanal, existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas. Por isso o Pantanal recebe o nome “Complexo do Pantanal”, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
O ipê roxo,os corixos,as vitórias régias,as restingas e etc.



larissa 26 6 ano d

Anônimo disse...

Carol/6°C/n°:8

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
R:os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso sendo reconhecido como a maior área alagada do mundo.

2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
R:para transportar os turistas pelo pantanal e mercadorias.

3- O que são os corixos ?
R:Corixos são lagoas que se formam pela chuva forte

4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
R:Sua área alagada se deve a lentidão de drenagem das águas que fluem lentamente, pela região do médio Paraguai, num local chamado de Fecho dos Morros do Sul. Em seu interior, do Pantanal, existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas. Por isso o Pantanal recebe o nome “Complexodo Pantanal”, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
R: A vegetação aquática ou semi-aquática é a mais abundante da região pantaneira,

Anônimo disse...

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
3- O que são os corixos ?
4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
Resposta 1:
Mato Grosso do Sul e Mato Grosso
Resposta 2:
Para abrigar moradores de uma área que alagou ou para a pesca
Resposta 3:
Corixos são vegetações alagadas ou semi-alagadas
Resposta 4:
Porque são áreas que alagam muito fácil e assim fica uma vida complexa
Resposta 5:
Jacarés, cervos do pantanal e capivaras

Felipe, 6º ano A, nº 8.

Anônimo disse...

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
R:


2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
R:Elas fazem o transporte de comércio e turismo dos pantanais.

3- O que são os corixos ?
R:A vegetação aquática ou semi-aquática é a mais abundante da região pantaneira, uma vez que a maior parte da região permanece inundada o ano todo. Sem os chamados aluviões (depósitos de origem fluvial, constituídos por cascalhos, areias e argilas), deixados pelas enchentes a vegetação seria parecida com a do cerrado devido ao clima árido ou semi-árido do local.

4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
R:Sua área alagada se deve a lentidão de drenagem das águas que fluem lentamente, pela região do médio Paraguai, num local chamado de Fecho dos Morros do Sul. Em seu interior, do Pantanal, existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas. Por isso o Pantanal recebe o nome “Complexo do Pantanal”, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
R:Beija flor, Onça Pintada, capivaras, e plantas muito bonitas e raras.

Nina Gonçalves Polette|Nº26|6ºA|

Aslin ;* disse...

Aslin Caroline, Número: 05 - 6º ano D . 2011
ATIVIDADES :

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
R: O Paraguai nas vegetações são completamente igual a Pantanal, e o Sul, ajuda as areas do Pantanal alagadas abaixarem o nivel, por isso que no mês de julho e agosto temos cheias no sul, que são muitas vezes a água do Pantanal que está descendo.

2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
R: Elas servem para as pessoas alegadas poderem se movimentarem, para sobreviverem e alimentarem suas familias (isso ocorre mais nos meses de março e abril).

3- O que são os corixos ?
R: Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.

4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
R: Tem esse nome por conter diversos complexos de vegetações diferentes.

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
R: As principais vegetações que tem no Pantanal (que são faceis de encontrar) é o Ipê Roxo e Aguapés.

Anônimo disse...

Alexandre Nº 1 6º ano D
Questão 1:
O Pantanal, ou complexo do Pantanal, compreende uma área de 250 mil km2 e abrange os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso sendo reconhecido como a maior área alagada do mundo.
Localizado na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, o Pantanal, é delimitado pelas Chapadas Matogrossenses ao norte, pelo Planalto Brasileiro a leste, e por uma cadeia de terras altas a oeste.

Questão 2:
Uma das principais atividades econômicas do Pantanal é a pecuária. Nas regiões de planícies, cobertas por formação vegetal de gramíneas (alimentação para o gado), estão estabelecidas diversas fazendas de gado. Há também a atividade da pesca, uma vez que é grande a quantidade de rios e de peixes na região pantaneira.
O turismo também tem se desenvolvido muito na região.Atraídos pelas belezas do Pantanal, turistas brasileiros e estrangeiros tem comparecido cada vez mais, gerando renda e empregos no Pantanal. A região é muito bem servida em hotéis, pousadas e outros serviços turísticos.
Questão 3:
Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores
Questão 4:
por conter diversos complexos de vegetação diferentes.

Questão 5:
O ecossistema do Pantanal é muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico. Podemos encontrar, principalmente, as seguintes espécies: jacarés, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), ariranhas, onça-pintada, macaco-prego,veado-campeiro, lobo-guará, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, lagartos, cágados, jabutis, cobras (jibóia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, gaviões). Além destes citados, que são os mais conhecidos, vivem no Pantanal muitas outras espécies de animais.

Anônimo disse...

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
R:Mato Grosso, Amazônia, Mato Grosso do Sul etc..
2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
R:Elas transportam turistas pelo pantanal, mercadorias e outros.
-
3- O que são os corixos ?
R:A vegetação aquática ou semi-aquática é a mais abundante da região pantaneira, uma vez que a maior parte da região permanece inundada o ano todo. Sem os chamados aluviões (depósitos de origem fluvial, constituídos por cascalhos, areias e argilas), deixados pelas enchentes a vegetação seria parecida com a do cerrado devido ao clima árido ou semi-árido do local.
-
4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
R:Sua área alagada se deve a lentidão de drenagem das águas que fluem lentamente, pela região do médio Paraguai, num local chamado de Fecho dos Morros do Sul. Em seu interior, do Pantanal, existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas. Por isso o Pantanal recebe o nome “Complexo do Pantanal”, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
-
5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
R: São os Aguapés e Ipê Roxo, sem contar com todas as plantas bonitas e raras dos pantanais.
______
Nome: Nina Polette|Nº:26|Série:6ºA|

Anônimo disse...

henrique numero12 6anoA

1Mato Grosso do Sul e Mato Grosso

2A importância das chalanas é que as chalanas transportam os turistas e ajudam no desenvolvimento econômico da região

3Corixos são canais que ligam as águas de baías,lagoas e alagados com os rios próximos,ou seja,são pequenos rios que se formam em épocas de chuvas que vem desaguar em outros rios maiores.

4por conter diversos complexos de vegetação diferentes.

5aguapés e a Salvinia

Anônimo disse...

Isabella Sommer Gash n° 18 6°C

ATIVIDADES :
1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
R.: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
R.: A chalana é o principal meio de transporte utilizado no Pantanal. É importante para o transporte de turistas e de mercadorias, que movem a economia da região.
3- O que são os corixos ?
R.: Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.
4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
R.: O nome complexo vem do fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira.

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
R.: Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado — a pecuária é a principal atividade econômica do Pantanal. A vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, aparece nas alturas médias. A poucos metros acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato, com árvores maiores como angico, ipê e aroeira.
Em altitudes maiores, o clima árido e seco torna a paisagem parecida com a da caatinga, apresentando espécies típicas como o mandacaru, plantas aquáticas, piúvas (da família dos ipês com flores róseas e amarelas), palmeiras, orquídeas, figueiras e aroeiras.

Anônimo disse...

Gustavo Cassanego Espindola - 6ºA - Nº11

1- Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?

R: Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins.

2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?

R: Por causa que as chalanas transportam pessoas, matéria-prima, alimentos, animais, produtos e também facilita a comunicação.

3- O que são os corixos ?

R: Os Corixos lugares que ligam as águas de baías, lagoas, entre vários, ou seja, são pequenos rios que se formam em épocas de chuva que vem parar em outros rios maiores.

4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?

R: No Pantanal, existem vários tipos de vegetação como a floresta tropical e as vegetações de áreas alagadas. Ou seja, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?

R: São os: Gigante-carandá, ipê rosa, ipê amarelo.

Anônimo disse...

Geovanna Ferrari - Nº10 - 6ºano A :

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
R: Possuem presença do bioma Pantanal os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
R:Ela transporta pessoas, mercadorias e facilita na comunicação.
3- O que são os corixos ?
R:Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.

4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
R:O nome complexo vem do fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira.

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
R:Assim como ocorre com a vida animal, o Pantanal possui uma extensa variedade de árvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetação. Nesta região, podemos encontrar espécies da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano.

Nas planícies (região que alaga na época das cheias) encontramos uma vegetação de gramíneas. Nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira. Já nas regiões mais altas, podemos encontrar árvores de grande porte.

As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.

Anônimo disse...

Camila Maria Moser N°7 6°anoC

Conceição estou mandando a resposta da cinco de novo, pois tinha errado.

5-Aguapés,Salvinia e Mandacaru,são as principais especies vegatais do pantanal.
Obrigada por ter deixado eu arrumar.
Beijos.

Anônimo disse...

juan 6b 22
ATIVIDADES :
1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
R:O estado de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.
2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
R:A importancia é para que muitas pessoas e objetos possan ser trânsportados para outros lugares.
3- O que são os corixos ?
R:Os corixos são as plantas semi-aquáticas e aquáticas.
4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
R:Porque existem varios pantanals dentro do ''Complexo do Pantanal''.
5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
R:As principais espécies de vegetais do Pantanal são as salvinias e os aguapés.

Anônimo disse...

1.As regioes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
2.As chalanas sao embarcacoes utilizadas nos rios pantaneiros, sendo de grande importancia para o transporte de pessoas e mercadorias.
3.Sao pequenos canais que ligam as aguas, formando pequenos rios.
4.Recebem este nome por ter uma diversidade de vegetacao.
5. as plantas aquaticas como os aguapes, arvores como o Ipe e a Carnanda, ervas, dentre outras.
Vinicuius Ongaratto nº35 6ºA

Anônimo disse...

Rafaela nº35 6ºB
Olá conceição!
ATIVIDADES :
1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
R:Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
R:Elas são importantes pois é a forma usada para o transporte dos ribeirinhos e de mercadorias , pois ali há um grande periodo de cheias.
3- O que são os corixos ?
R:Vegetação aquatica ou semi aquatica do pantanal.
4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
R:Por conter diversos complexos de vegetação diversificada
5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
R:Os corixos, os aguapés e o ipe amarelo.

Anônimo disse...

Ibrahim 6°A N°13

1-Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso

2-A Importancia das chalanas é para transportar pessoas que querem ver o pantanal. transporta também mercadorias e animais.

3-Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.

4-por conter diversos complexos de vegetação diferentes.

5-cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas

Anônimo disse...

Klaus Hermann Scheinkmann Nº24 6ºB

1 -O pantanal compreende os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

2 -A Chalana é importante para a economia da região pantaneira por ser o único meio de transporte acessível às áreas alagadas,ou seja,transporta pessoas, turistas e mercadorias.

3 -Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos. São pequenos rios que em época de chuva desaguam em rios maiores.

4 - O nome complexo vem do fato da região ter mais de um Pantanal dentro de si. Ou seja, há muitas regiões alagadas,dentro de um local chamado pantanal.

5 -As principais espécies vegetais do pantanal são:
Ipê Roxo
Aguapés
Bromélias
Flor-de-maracujá entre outras

Anônimo disse...

ATIVIDADES :
1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?

R: Os estados brasileiros que possuem presença do bioma do pantanal é Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul.

2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?

R: A importância das chalanas é que as chalanas transportam os turistas , matéria-prima que ajudam no desenvolvimento econômico da região.

3- O que são os corixos ?

R: Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados ou seja são pequenos rios que se formam em época de chuvas que vem desaguar em outros rios maiores.

4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?

R: O Pantanal recebe o nome de Complexo do Pantanal, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
.
5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?

R: As principais espécies de vegetais são Corixos ,Aguapés e Ipê Roxo.

JULIA ROBERTA N° 23 6ºB

Anônimo disse...

1. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
2. São embarcações utilizadas para o transporte nos rios.
3. São canais que ligam as águas dos rios, formando assim, pequenos rios.
4. Por possuir diversas espécies diferentes de vegetação.
5. Árvores como o Ipê, palmeiras, aguapés, ervas, entre outras.

Beatriz Rocha nº06 6ºD

Anônimo disse...

Nome: Stephanie / n°: 33 / 6° ano C
1-Os principais estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal são: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
2-Por causa da pouca declividade em toda a extensão da região do Pantanal, as águas fluem muito lentamente, o que contribui para que a região permaneça alagada. Tanto é que as enchentes que ocorrem com frequência na região norte do Pantanal nos meses de março e abril, só chegam à região sul nos meses de julho e agosto contribuindo para a fama do Pantanal de maior “janela” de evaporação de água doce do mundo.
3-Corixos: é uma vegetação aquática ou semi-aquática é a mais abundante da região pantaneira, uma vez que a maior parte da região permanece inundada o ano todo.
4-O Pantanal recebe o nome de “Complexo do Pantanal” porque em seu interior existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas, ou seja, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
5-As principais espécies vegetais do Pantanal são os aguapés, as salvinias e o ipê roxo.

Anônimo disse...

Nome: Gabriel Faust Souza
N° : 13
Ano: 6° B



ATIVIDADES:

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
R; Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso

2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal?
R: Como as águas fluem muito lentamente e a região do pantanal permanece alagada por muito tempo, as chalanas (casas em formas de embarcações) servem como um meio de transporte e turismo para a região sendo uma grande fonte de economia para a região do pantanal.

3- O que são os corixos ?
R: Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.

4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
R:, No Pantanal, existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas. Por isso o Pantanal recebe o nome “Complexo do Pantanal”, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal?
R: Aguapés e a Salvinia extensa vegetação de ervas e até árvores de grande porte como a Palmeira Carandá e os Ipês Roxos.

Anônimo disse...

Beatriz Ern.num5.6B
1:Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
2:Chalanas são embarcações que levam pescadores para pescar.
3:Corixos são plantas semi aquáticas.
4:Pantanal recebeu esse nome por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
5:Caatinga e Mandacaru.

Anônimo disse...

agata n*1 6*B

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
matogrosso do sul,corunba e cuiabá

2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
O Pantanal, ou complexo do Pantanal, compreende uma área de 250 mil km2 e abrange os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso sendo reconhecido como a maior área alagada do mundo.
Localizado na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, o Pantanal, é delimitado pelas Chapadas Matogrossenses ao norte, pelo Planalto Brasileiro a leste, e por uma cadeia de terras altas a oeste.

3- O que são os corixos ?
A vegetação aquática ou semi-aquática é a mais abundante da região pantaneira, uma vez que a maior parte da região permanece inundada o ano todo. Sem os chamados aluviões (depósitos de origem fluvial, constituídos por cascalhos, areias e argilas), deixados pelas enchentes a vegetação seria parecida com a do cerrado devido ao clima árido ou semi-árido do local.

4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantana
Em seu interior, do Pantanal, existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas. Por isso o Pantanal recebe o nome “Complexo do Pantanal”, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
Em seu interior, do Pantanal, existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas

Anônimo disse...

1. São os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
2. São embarcações utilizadas para o transporte e comércio nos rios.
3. São rios que desaguam em determinados lugares, formando pequenos rios.
4. Porque a Amazônia possue uma grande variedade de vegetação.
5. Na Amazônia encontramos plantas raras como o Ipê Roxo, palmeiras, ervas, plantas aquáticas(aguapés).

Cristina nº10 / 6ºD

Anônimo disse...

LUIZ FELIPE RIBEIRO KOBARG Nº:29 6ºB

ATIVIDADES :
1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?

R:Este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.

2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?

R:A importância da chalana é que é ela que transporta mercadorias, pessoas etc...

3- O que são os corixos ?

R:Corixos são pequenos rios que ligam os lagos ao seu redor.

4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?

R:Em seu interior, do Pantanal, existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas. Por isso o Pantanal recebe o nome “Complexo do Pantanal”, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?

R:As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.

Anônimo disse...

natalia 6ano b n33

1-Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul

2-

3-É a vegetação aquática ou semi-aquática é a mais abundante da região pantaneira

4-É que existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas. Por isso o Pantanal recebe o nome “Complexo do Pantanal”

5-são os jacarés, os cervos do pantanal e as capivaras.

Luís Guilherme Zipf disse...

Luís Guilherme Zipf Nº28 6ºB

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?

R:Amazônia,Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,Acre,Rondonia,Roraima,entre outros .

2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?

R:É que as Chalanas transportam os turistas pelo pantanal e tambem transportam as mercadorias .

3- O que são os corixos ?

R:Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam (rios perenes) em épocas de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.

4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?

R:Por a região ter mais de um pantanal dentro .

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?

R:As espécies típicas como o mandacaru, plantas aquáticas, piúvas (da família dos ipês com flores róseas e amarelas), palmeiras, orquídeas, figueiras e aroeiras.

Julia Espindola disse...

Nome:Julia Espindola Nº18
Série:6ºA

1- Mato-Grosso e Mato-Grosso do
Sul.
2- As chalanas são de uma grande importância para a economia do Pantanal porque transportam turistas, alimentos, mercadorias para o comércio.
3-Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos, ou seja, são pequenos rios que se formam.
4-O Pantanal recebe o nome “Complexo do Pantanal”, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
5-Corixos,Aguapés e o Ipê Roxo

Anônimo disse...

Olá conceição, é o Lucas Pahl Soares do 6°B n°: 27
As respostas das perguntas estão abaixo:

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
R: Mato Grosso do Sul e Mato Grosso

2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal?
R: A importância para economia é o transporte de pessoas, alimentos e animais, já as regiões ficam muito tempo alagadas

3- O que são os corixos?
R: Os corixos são canais que ligam um rio em outro

4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
R: Pantanal recebe o nome “Complexo do Pantanal”, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal?
R: A vegetação aquática ou semi-aquática pois uma vez que a maior parte da região permanece inundada o ano todo.

Anônimo disse...

Olá conceicao aqui e o Bernardo Reis Orsi,numero:6,6B
Data:20/10/2011

Respostas:

R:Q1 - As principais características são o rio Paraguai o os corixos.

R:Q2 - A importância das chalanas é que as Chalanas elas transportam turista para ver o pantanal, transportam mercadorias e etc.

Curiosidade 3 - O pantanal é uma das maiores extensões umidas do planeta e continuas localizada no centro da America do Sul.

Curiosidade 4 - No pantanal é encontrada varias espécies raras de borboletas que só existe no pantanal.

Curiosidade 5 - A onça pintada é o maior felino da America do Sul pode chegar a 1 metro e 20 centímetros de comprimento 85 centímetros de altura e pode chegar a 200 kg.

Báah disse...

Bárbara/nº4/6ºanoC
1- O Pantanal, ou complexo do Pantanal, compreende uma área de 250 mil km2 e abrange os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso sendo reconhecido como a maior área alagada do mundo.
2- As Chalanas são importantes pois transportam pessoas,matéria-prima, alimentos, animais, produtos e facilita a comunicação.
3- É formado nas áreas que alaga
m quando chove, quando não seca.A vegetação aquática ou semi-aquática é a mais abundante da região pantaneira, uma vez que a maior parte da região permanece inundada o ano todo.
4- O Pantanal é chamado de "Complexo do Pantanal", pois em seu interior existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas, ou seja, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
5- São os corixos, os aguapés, os ipês roxos e as salvinias.

Anônimo disse...

Nome: Stephanie / n°: 33 / 6° ano C
1-Os principais estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal são: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
2-As Chalanas são importantes pois ela transporta pessoas, alimentos, matéria-prima, animais, produtos e deixa mais fácil a comunicação.
3-Corixos: é uma vegetação aquática ou semi-aquática é a mais abundante da região pantaneira, uma vez que a maior parte da região permanece inundada o ano todo.
4-O Pantanal recebe o nome de “Complexo do Pantanal” porque em seu interior existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas, ou seja, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
5-As principais espécies vegetais do pantanal são os corixos, os aguapés, o ipê roxo e as salvinias.

Anônimo disse...

Beatriz Baldi nº:05 6ºC
R1: Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
R2: As Chalanas só vem quando ocorrem as enchentes, isso ajuda na fama do pantanal de maior "janela" de evaporação de água doce do mundo,elas também são importantes pois transpor-tam pessoas,alimentos,matéria prima, animais e produtos.
R3:É a vegetação aquática e semi aquática.Sem os aluviões, deixados pelas enchentes a vegetação seria parecida com a do cerrado devido ao clima àrido ou semi àrido do local.
R4:Por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
R5:Aguapés,Salvinia,Palmeira Caran-dá e o Ipê Roxo.

Anônimo disse...

Aluno:Ivan Cegatta Junior
Numero:14
Seríe:6 ano A
Grupo:Cavalhada

ATIVIDADES :

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?
R:No estado do Mato groço,regiãonorte do pantanau.


2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
R:As cheias são importantes porque o pantanal quando é alagado as plantas ficam regadas.


3- O que são os corixos ?
Corixos são causas naturais que drenam as águas.



4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
R:Porque ele contém diversos e compleccsos tipos de vegetação diferentes.

5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
R:São MANDACEU,IPÊ ROXO,VEGETAÇÃO AQUATICA E SEMI AQUATICA,CEREGEIRA E FLORESTA TROPICAL.

Anônimo disse...

1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal?
2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal?
3- O que são os corixos?
4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
5- Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
1. Mato grosso e mato grosso do Sul
2. As Chalanas transportam os turistas para ver o pantanal, transportam mercadorias e ajudam no desenvolvimento econômico da região.
3. São canais que ligam as águas de pequenas lagoas com outros rios próximos, em épocas de cheia.
4. Pantanal recebe o nome “Complexo do Pantanal”, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
5-No Pantanal existem diversas espécies de animais (insetos,mamíferos,seres aquáticos e pássaros).Também possui um solo fértil para o crescimento de sementes,frutos,árvores,etc.
Ou seja,o Pantanal é um lugar rico em fauna e flora e tem muita biodiversidade. A ave símbolo do pantanal
é o tuiuiú .

Anônimo disse...

Mário número 23
sexto ano A

1-O pantanal esta localizado em Mato-Grosso e em Mato grosso do sul por isso é chamado de pantanal Mato-Grossense

2-No pantanal não há estardas então as chalanas por serem transportes que andam nos rios são uteis para os pantaneiros

3-Corixos são pequenos lagos causados pela chuva que são ligados por pequenos rios.

4-Ele é chamado assim por abrigar diferentes espécies de plantas e animais

5-As principais espécies vegetais do pantanal são:Aguapés e o Ipê Roxo

Anônimo disse...

Larissa Rosa 6ºB Nº25

Q1-Os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.

Q2-A grande importância das chalanas é que elas transportam turistas para ver o pantanal,transportam algumas mercadorias entre outras..

Q3-Corixos é uma planície e quando acontece uma chuva forte ou uma enchente alaga e a grande maioria das vezes não seca então vira uma lagoa.

Q4-Por conter diversos complexos de vegetação diferentes.

Q5-Os vegetais do pantanal são: o cerrado, a floresta tropical e principalmente a vegetação das áreas alagadas.

Anônimo disse...

Sara Regis Goularte. 6ºA.Nº31
Atividade
1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal ?R:.Compreende uma área de 250 mil km2 e abrange os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso sendo reconhecido como a maior área alagada do mundo.
2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal ?
r:.A importância dela é que ela transporta turistas para ver o pantanal, animais, mercadorias,etc
3- O que são os corixos ?
R:.As vegetações aquáticas ou semi-aquáticas é a mais abundante da região pantaneira, uma vez que a maior parte da região permanece inundada o ano todo.
4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
R:.Em seu interior, do Pantanal, existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas. Por isso o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"
5-Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal ?
R:.O Pantanal possui uma extensa variedade de árvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetação,Podemos encontrar, principalmente, as seguintes espécies: jacarés, capivaras, peixes, etc.
bjsssssssssss Conceição

Anônimo disse...

Nome:Gabriela Sedrez Nº:14 Ano:6ºB
1-Bioma Pantanal está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
2-As chalanas tem importancia econômicas porque trasporta pessoas,matéria prima, alimento,animais e produtos.
3-Os corixos são canais que ligam as águas de baias,lagoas,etc.com os rios próximos,ou seja,são pequenos rios que se formam em época de chuva que vem desaguar em outros rios maiores.
4-O nome complexo vem do fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si e por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
5-Existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e principalmente as vegetações de áreas alagadas.

Anônimo disse...

io meu nome é pedro h. z. pereira do 6°a n°20

respostas

1)Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
2)Elas são importantes porque as áreas são alagadas e as chalanas são meio de transporte mais comum.
3) Os Corixos são canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com
os rios próximos
4)
Em seu interior, do Pantanal, existem vários tipos de vegetação que incluem o cerrado, a floresta tropical e, principalmente as vegetações de áreas alagadas. Por isso o Pantanal recebe o nome “Complexo do Pantanal”, por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
5)Aguapés,Salvinia,ervas , até árvores de grande porte como a Palmeira Carandá ,os Ipês Roxos e mandacaru.

até breve conçeição

Anônimo disse...

Suiany/nº32/6ª
ATIVIDADES
1-Quais os estados brasileiros que possuem a presença do bioma Pantanal?
R: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
2- Qual a importância das chalanas para a economia do Pantanal?
R: Para transportar turistas.
3- O que são os corixos?
R: A vegetação aquática ou semi-aquática é a mais abundante da região pantaneira, uma vez que a maior parte da região permanece inundada o ano todo. Sem os chamados aluviões (depósitos de origem fluvial, constituídos por cascalhos, areias e argilas), deixados pelas enchentes a vegetação seria parecida com a do cerrado devido ao clima árido ou semi-árido do local.
4- Por que o Pantanal recebe o nome de "Complexo do Pantanal"?
R:por conter diversos complexos de vegetação diferentes.
5-Quais são as principais espécies vegetais do Pantanal?
R:Corixos, Aguapes e Ipe Roxo.
Thau Conceição, seu blog está muito legal!!!