domingo, 31 de outubro de 2010

O CONFLITO ENTRE ISRAEL E OS PALESTINOS






O Conflito entre Israel e a Palestina.




































A região da Palestina, no Oriente Médio, disputada por israelenses e palestinos, povos que têm a mesma origem étnica, é um dos maiores impasses da atualidade. Conflitos, atentados e várias tentativas de paz fazem parte do cenário da região nos últimos 50 anos. A Palestina é uma estreita faixa de terra, desértica, sem petróleo e sem recursos minerais estratégicos. Os hebreus, povo do qual descendem os judeus, foram os primeiros a habitar a região (cerca de 2000 a.C.).
Durante muito tempo, a região devido à sua posição estratégica, serviu de passagem entre Europa, África e Ásia e esteve sob o domínio de diversos povos, assírios, babilônios, gregos, romanos, árabes, turcos e ingleses. Os judeus foram expulsos da Palestina pelos romanos que os dominaram. Passaram então a viver espalhados por várias regiões do mundo. Embora dispersos pelo mundo, os judeus preservaram uma profunda consciência nacional e conservaram suas tradições religiosas e seus costumes. Com o fim do Império Romano e a criação do Islamismo, no século VII, a Palestina passou a ser dominada pelos árabes. O povo palestino lá permaneceu mesmo sem formar um país. Entre 1517 e 1917, fizeram parte do Império Otomano e durante a Primeira Guerra Mundial passaram para o controle dos ingleses. Com a fundação do movimento sionista em 1897, que propunha o retorno dos judeus à Palestina, milhares emigraram para a área do Império Turco-Otomano. Mas a região permaneceu sob o domínio inglês até o final da Segunda Guerra Mundial.



Em 1947, uma resolução da ONU propôs a divisão da Palestina em dois Estados: um judeu (Israel) e outro árabe-palestino. Em 14 de maio de 1948, Bem Gurion proclamou a criação do Estado de Israel. Primeira Guerra Árabe-Israelense. Os árabes palestinos não aceitaram a partilha e atacaram Israel. Os israelenses venceram a guerra e anexaram territórios palestinos previstos pela ONU. A partir daí, o conflito entre Israel e árabes, especialmente os palestinos, tornou-se constante. Organização para a Libertação da Palestina. Em 1964, líderes de países árabes fundaram a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) liderada por Yasser Arafat. 
A OLP é uma organização política e militar formada com a finalidade de unir os grupos palestinos em oposição à presença israelense no antigo território da Palestina.


Guerra dos Seis Dias. Em 1967, Egito, Síria e Jordânia atacam Israel, que reage com um ataque-relâmpago e vence em seis dias os três exércitos e conquista a Faixa de Gaza, o Sinai, a Cisjordânia e as Colinas de Golã.

www.historiazine.com




Guerra do Yom Kippur. Em 6 de outubro de 1973, forças do Egito e da Síria lançam um ataque-surpresa contra Israel, no dia do feriado judaico do Yom Kippur (Dia do Perdão). O exército israelense, porém, contra-ataca. Os países árabes produtores de petróleo ameaçam o Ocidente com um boicote aos países que apoiaram Israel, provocando a alta dos preços do petróleo e uma crise econômica de repercussão mundial. 
Acordos de paz. Com os acordos de Camp David, nos Estados Unidos, assinados pelo presidente egípcio Anuar Sadat e o primeiro-ministro israelense Menahen Begin entre 1978 e 1979, o Egito torna-se o primeiro país árabe a assinar um tratado de paz com Israel. Esses acordos estabeleciam a devolução da península do Sinai ao Egito e o reconhecimento, por parte do Egito, do Estado de Israel. Como consequência o Egito é expulso da Liga Árabe. Em 13 de setembro de 1993, com a intervenção norte-americana, o primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin e o líder palestino Yasser Arafat, líder da OLP, formalizaram um acordo de paz.



Israel e a OLP se reconheceram mutuamente e foi aprovado um plano para a retirada de tropas israelenses, a devolução de áreas ocupadas e a transferência do poder à Autoridade Nacional Palestina. Os acordos possibilitaram o regresso dos refugiados palestinos. Em 1994, os palestinos obtiveram uma autonomia limitada nos territórios de Gaza e Jericó. Defensor de planos de paz para a região, Yitzhak Rabin dividiu, em 1994, o Prêmio Nobel da Paz com Yasser Arafat. Em novembro de 1995, Yigal Amir, um judeu radical, assassina, em Tel-Aviv, o primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, durante uma manifestação pacifista. Com a morte de Rabin, Shimon Peres assume o cargo de primeiro-ministro, seguido de Benjamin Netanyahu, em 1996, que interrompeu as negociações de paz. O primeiro-ministro Ehud Barak retomou as negociações com os palestinos, mas não obteve êxito. Em janeiro de 1996, nas primeiras eleições gerais da Palestina, Yasser Arafat é eleito para a presidência do Autogoverno Interino Palestino, na Faixa de Gaza e Cisjordânia. Em 1998, após acordos de paz, Israel entregou porções de terra aos palestinos. Em 2002, forças israelenses cercam Arafat na Mugata, após uma série de ataques terroristas em Israel. Proibido por Israel de deixar a Mugata (Quartel General), Arafat ficou confinado até o ano de sua morte em novembro de 2004. A retirada unilateral de Gaza em 2005 (a decisão de retirar os colonos judeus de territórios palestinos partiu de Ariel Sharon) que significou o fim de 21 assentamentos, não abrandou o conflito. A violenta disputa entre facções palestinas desde a eleição do grupo radical Hamas, em 2006, e os foguetes disparados diariamente de Gaza contra Israel ajudaram a engavetar a proposta de retirada também da Cisjordânia. Os destinos da região continuam incertos. Se os palestinos já conquistaram a autonomia em algumas cidades da Cisjordânia e na Faixa de Gaza, ainda não têm um Estado independente e soberano.

Um grave entrave ainda existente nessa região são as águas do rio Jordão,que possui suas nascentes nas colinas de Golã.



ATIVIDADE :
1-ELABORAR UMA SÍNTESE DO VÍDEO SEGUINDO AS DATAS E OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DOS CONFLITOS ENTRE ÁRABES E JUDEUS.
2- O QUE PODE ACONTECER COM ISRAEL COM AS MUDANÇAS POLÍTICAS OCORRIDAS NO INÍCIO DE 2011, NO EGITO ?

25 comentários:

Anônimo disse...

Domingo Sangrento
Não posso acreditar nas notícias de hoje
Não posso fechar os olhos e faze- los desaparecer
Quanto tempo, quanto tempo teremos de cantar esta canção?
Quanto tempo, quanto tempo?
Porque esta noite
Nós podemos nos unir
Esta noite
Garrafas quebradas sob os pés das crianças
Corpos espalhados num beco sem saída
Mas não vou entrar na luta
Ela me irrita, me coloca contra o muro,
Domingo, sangrento domingo
Oh,vamos lá
E a luta apenas começou
Há muitas perdas, mas me diga quem ganhou?
As trincheiras cavadas dentro dos nossos corações
E mães, crianças, irmãos, irmãs
separdos
Domingo, sangrento domingo
Quanto tempo, quanto tempo?
Porque esta noite
Nós podemos nos unir, esta noite
Domingo, sangrento domingo
Limpe as lágrimas de seus olhos
Enxague suas lágrimas
Eu enxugarei as suas lágriams
Limparei seus olhos vermelhos
Domingo, sangrento domingo
E é verdade que somos imunes
Quando o fato é ficção e a tv realidade
E hoje milhões choram
Nós comemos e bebemos enquanto amanhã eles morrem
A verdadeira batalha começou
Para reivindicar a vitória que Jesus conquistou no
Domingo, sangrento domingo
Domingo, sangrento domingo...
(SUNDAY BLOODY SUNDAY- U2- TRADUÇÃO- KATSUE HAMADA E ZENUN/MONICA MARKUNAS)

Como um domingo sangrento é assim a vida de israelenses e palestinos, que estão entre o terrorismo por conta de conflitos.
Vital para Israel, a água do rio Jordão é um dos princpais obstáculos para a devolução das colins de Golã aos sírios e da Cisjordania aos palestinos.Dessa forma, os conflitos árabe-israelense e palestino- israelense tem relações diretas com a água. A região da Palestina, no Oriente Médio, disputada por israelenses e palestinos, povos que têm a mesma origem étnica, é um dos maiores impasses da atualidade. Conflitos, atentados e várias tentativas de paz fazem parte do cenário da região nos últimos 50 anos. A Palestina é uma estreita faixa de terra, desértica, sem petróleo e sem recursos minerais estratégicos. Os hebreus, povo do qual descendem os judeus, foram os primeiros a habitar a região (cerca de 2000 a.C.). Em 1947, uma resolução da ONU propôs a divisão da Palestina em dois Estados: um judeu (Israel) e outro árabe-palestino. Em 14 de maio de 1948, Bem Gurion proclamou a criação do Estado de Israel. Primeira Guerra Árabe-Isralense. Os árabes palestinos não aceitaram a partilha e atacaram Israel. Os israelenses venceram a guerra e anexaram territórios palestinos previstos pela ONU. A partir daí, o conflito entre Israel e árabes, especialmente os palestinos, tornou-se constante. Guerra dos Seis Dias. Em 1967, Egito, Síria e Jordânia atacam Israel, que reage com um ataque-relâmpago e vence em seis dias os três exércitos e conquista a Faixa de Gaza, o Sinai, a Cisjordânia e as Colinas de Golã. Guerra do Yom Kippur. Em 6 de outubro de 1973, forças do Egito e da Síria lançam um ataque-surpresa contra Israel, no dia do feriado judaico do Yom Kippur (Dia do Perdão).
Enfim, entre israelenses e palestinos, dois povos, duas etnias que devido as intensivas diferenças vivem em um constante conflito, pode ser pela economia, pétroleo, água ou até mesmo pela sua crença. Devido á isso lá se vive como em um Sangrento Domingo.

Sabrina/32 8A

Anônimo disse...

Descoberto no início do século XX, o petróleo se tornou um dos mais importantes elementos da economia mundial. Além de usado como combustível, vários outros derivados colocam o petróleo como base da economia de muitos países.
O Oriente Médio, logo após a Primeira Guerra Mundial, já era o maior produtor petrolífero do mundo e, por isso, despertava o interesse de grande paises.
Assim, os países europeus, interessados no petróleo e na posição estratégica da região, passaram a dominar a área. Para citar um exemplo, em 1926, a Irak Petroleum Company foi repartida entre Inglaterra, que detinha 52,5% das ações; França, com 21,25% e EUA, com 21,25%; restando ao Iraque somente 5%. Cerca de 90% da produção mundial passou para o controle de um cartel constituído por uma oligarquia de sete companhias petroleiras internacionais, conhecidas como as "Sete Irmãs", das quais cinco eram norte-americanas. São elas: Standard Oil of New Jersey, agora conhecida por Exxon; Standard Oil of California, agora Chevron; Gulf, agora parte da Chevron; Mobil e Texaco; uma britânica, British Petroleum e uma anglo-holandesa (Royal Dutch-Shell).


Henrique veber nº 16

Anônimo disse...

Maio de 1948 - Judeus declararam a sua independência, criando um moderno estado de Israel; O novo país foi invadido por Iraque, Líbano, Egito e Síria; Os Israelenses desistiram e ainda ampliaram o território.
1967 - Israel deflagrou um ataque preventivo e teve início a Guerra dos seis dias. Ao fim dela Israel havia tomado a Faixa de Gaza, a península de Sinai, a Cisjordânia (área onde fica Jerusalém), as Colinas de Gola, e a Nascente do Rio Jordão.
1973 - O dia do perdão para os Judeus; Síria e Egito fracassaram na tentativa de reconquistar os territórios perdidos.
1978 - Os Egípcios assinaram um acordo histórico com os Israelenses; Primeiro ministro Israelense Menahem Pequi.
1982 - Israel invadiu Líbano, com o objetivo de destruir focos terroristas Palestinos.
1987 - O levante começou nos territórios Palestinos; Iase Arafat comandava a organização para libertação da Palestina.
1993 - Um novo acordo de Paz; Israel começou a devolver os territórios ocupados.
2000 - Arafat recusou a proposta que davam os Palestinos, o controle de 95 % dos territórios ocupados.
De 2000 a Novembro de 2008, os conflitos mataram 4897 Palestinos, 580 Israelenses e 64 Estrangeiros.
2004 - O líder Palestino Iase Arafat morreu, e foi sucedido.
2005 - Israel removeu 8000 Colonos Judeus de assentamentos da Faixa de Gaza, e retirou as tropas da região.
2006 - Hamas venceu as eleições legislativas Palestinas, e passou a controlar a Faixa de Gaza.
2008 - Israel e Hamas acertaram um Cessar Fogo de 6 meses.

Maria Eduarda da Silva, Nº22, 8ªA.

Anônimo disse...

A região da Palestina, no Oriente Médio, disputada por israelenses e palestinos, povos que têm a mesma origem étnica, é um dos maiores impasses da atualidade. Conflitos, atentados e várias tentativas de paz fazem parte do cenário da região nos últimos 50 anos. A Palestina é uma estreita faixa de terra, desértica, sem petróleo e sem recursos minerais estratégicos. Em 1947, uma resolução da ONU propôs a divisão da Palestina em dois Estados: um judeu (Israel) e outro árabe-palestino. 1948, Bem Gurion proclamou a criação do Estado de Israel. Primeira Guerra Árabe-Isralense. Os árabes palestinos não aceitaram a partilha e atacaram Israel. Os israelenses venceram a guerra e anexaram territórios palestinos previstos pela ONU. A partir daí, o conflito entre Israel e árabes, especialmente os palestinos, tornou-se constante. Guerra dos Seis Dias. Em 1967, Egito, Síria e Jordânia atacam Israel, que reage com um ataque-relâmpago e vence em seis dias os três exércitos e conquista a Faixa de Gaza, o Sinai, a Cisjordânia e as Colinas de Golã. Guerra do Yom Kippur. 1973, forças do Egito e da Síria lançam um ataque-surpresa contra Israel, no dia do feriado judaico (Dia do Perdão).

Renan Zenni
29/ 8A

Anônimo disse...

Entre 1517 e 1917, fizeram parte do Império Otomano e durante a Primeira Guerra Mundial passaram para o controle dos ingleses
Em 1947, uma resolução da ONU propôs a divisão da Palestina em dois Estados: um judeu (Israel) e outro árabe-palestino.
Em 14 de maio de 1948, Bem Gurion proclamou a criação do Estado de Israel. Primeira Guerra Árabe-Isralense.
Em 1964, líderes de países árabes fundaram a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) liderada por Yasser Arafat. A OLP é uma organização política e militar formada com a finalidade de unir os grupos palestinos em oposição à presença israelense no antigo território da Palestina.Guerra dos Seis Dias.
Em 1967, Egito, Síria e Jordânia atacam Israel, que reage com um ataque-relâmpago e vence em seis dias os três exércitos e conquista a Faixa de Gaza, o Sinai, a Cisjordânia e as Colinas de Golã. Guerra do Yom Kippur.
Em 6 de outubro de 1973, forças do Egito e da Síria lançam um ataque-surpresa contra Israel, no dia do feriado judaico do Yom Kippur (Dia do Perdão).
Em 13 de setembro de 1993, com a intervenção norte-americana, o primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin e o líder palestino Yasser Arafat, líder da OLP, formalizaram um acordo de paz.Israel e a OLP se reconheceram mutuamente e foi aprovado um plano para a retirada de tropas israelenses, a devolução de áreas ocupadas e a transferência do poder à Autoridade Nacional Palestina.
Em janeiro de 1996, nas primeiras eleições gerais da Palestina, Yasser Arafat é eleito para a presidência do Autogoverno Interino Palestino, na Faixa de Gaza e Cisjordânia.
Em 1998, após acordos de paz, Israel entregou porções de terra aos palestinos.
Em 2002, forças israelenses cercam Arafat na Mugata, após uma série de ataques terroristas em Israel. Proibido por Israel de deixar a Mugata (Quartel General), Arafat ficou confinado até o ano de sua morte em novembro de 2004.
A retirada unilateral de Gaza em 2005 (a decisão de retirar os colonos judeus de territórios palestinos partiu de Ariel Sharon) que significou o fim de 21 assentamentos, não abrandou o conflito.
A violenta disputa entre facções palestinas desde a eleição do grupo radical Hamas, em 2006, e os foguetes disparados diariamente de Gaza contra Israel ajudaram a engavetar a proposta de retirada também da Cisjordânia. Os destinos da região continuam incertos. Se os palestinos já conquistaram a autonomia em algumas cidades da Cisjordânia e na Faixa de Gaza, ainda não têm um Estado independente e soberano.

Anônimo disse...

HELENA PROVESI (15) 8ªA
A região da Palestina que se encontra no Oriente Médio é disputada por israelenses e palestinos que são povos que têm a mesma etnia e é um dos maiores impasses dos dias de hoje. São vários atentados, conflitos e mais conflitos, várias tentativas de acordos de paz, paz parte da realizade dessa região nesses últimos 50 anos. No ano de 1947 a ONU (Organizações das nações unidas) propôs que a Palestina se dividisse em dois estados, um seria judeu com descendência israelense e outro árabe-palestino. Em 1948, um homem chamado Bem Gurion proclamou a criação do Estado de Israel e a partir daí a Primeira Guerra Árabe-Isralense. Os árabes palestinos não aceitaram a partilha e atacaram Israel. Os israelenses venceram a guerra e anexaram territórios palestinos previstos pela ONU. A partir daí, o conflito entre Israel e árabes, especialmente os palestinos, tornou-se constante.

Anônimo disse...

Já fazem quase 60 anos. 60 anos de gueera deixando mais de 594 mortos.
A palestina é uma estreita faixa de terra, desértica, sem petróleo e sem recursos minerais estratégicos.
1947 uma resolução da ONU propôs a divisão da Palestina em dois Estados: um judeu (Israel) e outro árabe-palestino
Com a criação do Estado de Israel em 1948, inicia-se o conflitos entre israelenses e árabes, por estes não concordarem com a criação.
Em 1964 é formada a OPL - Organização para a Libertação da Palestina- uma organização política e militar formada com a finalidade de unir os grupos palestinos em oposição à presença israelense no antigo território da Palestina.
Em 1967 acontece a Guerra dos Seis Dias, onde Israel vence o Egito, a Síria e a Jordânia nesse tempo, conquistando a Faixa de Gaza, o Sinai, a Cisjordânia e as Colinas de Golã.
1973 Egito e Síria lançam ataques surpresa à Israel no Dia do Perdão (feriado judaico)
Entre 1978 e 1979, o Egito torna-se o primeiro país árabe a assinar um acordo de paz com Israel é expulso da Liga Árabe. O acordo foi formalizado em setembro de 1993.
Em 1994 Yitzhak Rabin dividiu o Prêmio Nobel da Paz com Yasser Arafat, pois Yitzhak era defensor de planos de paz para a região.
Em 1994 o primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, é assassinado por Yigal Amir, um judeu radical. Com isso, os que assumiram seu lugar interrompem as negociações de paz. O primeiro-ministro Ehud Barak retomou as negociações com os palestinos, mas não obteve êxito.
Em 1998, após acordos de paz, Israel entregou porções de terra aos palestinos.
Em 2002,Arafat na Mugata, é cercada por forças israelenses após uma série de ataques terroristas em Israel.
Em 2005 o conflito não é abrandado com o fim de 21 assentamentos vindo da decisão de retirar os colonos judeus de territórios palestinos partiu de Ariel Sharon.
Embora as disputas não estejam no seu auge, ainda não foi resolvida a situação na Palestina. Seu futuro ainda é incerto.
Segundo o diretor de pesquisa de uma Universidade em Paris, os conflitos vem também da vontade e necessidade de mudança política, e acabam chamando atenção desse jeito.
Uma coisa é certa, a região da Palestina precisa de mudanças, e dessa vez, que melhorem as coisas


Mariana Scharf - 25 - 8ª A

Anônimo disse...

Em 1948 os judeus declaram independencia,criando então o estado de Israel. mas logo depois o estado ja foi atingido por Iraque, Egito e Siria, os israelenses ganharam essa guerra rápida e conseguiram novas terras. Ja em 1967 com várias ameaças do egito, Israel formulou uma guerra, dando inicio a Guerra dos seis dias. Israel tomou a faixa de Gaza, Sinai, Cisjordãnia e colinas de Golã. Logo em 1973 Siria e Egito não conseguiram recuperar suas terras perdidas. Só em 1978, os egipcios assinaram uma acordo com os israelenses. Então em 1993 um novo acordo de paz, e logo no proximo ano,Israel então começou a devolver os teritórios ocupados. Essses vários conflitos entre palestinos e israelenses provocaram muitos danos, ate esse ano o indice de morte do palestinos causados por esses conflitos foi de 4897 mortes, 580 israelenses e 64 estrangeiros.No ano de 2005 os israelenses retiraram 8 mil colonos judeus da faixa de Gaza.Enfim o destino dessa região não é certo. Mas todos esses acontecimentos dos conflitos entre israelenses e palestinos ja vem de muito tempo, e oque não sabemos é quando isso tudo ira acabar.

Marianna Cristina Siqueira de Oliveira - 8ªA Nº:29.

Anônimo disse...

Já fazem 60 anos que o mundo acompanha o conflito entre palestinos e israelenses no oriente médio.
Em maio de 1948 com uma declaração da ONU, separando a palestina em dois estados, os judeus tiveram a sua independência e foi criado o moderno estado de Israel, mas logo no dia seguinte o novo país foi invadido por Iraque, Líbano, Egito e Síria mas o israelenses resistiram e ainda ampliaram o território.
Em 1967 com varias ameaças do Egito, Israel deflagrou um ataque preventivo e teve início a guerra dos seis dias. Ao fim dela Israel havia tomado a Faixa de Gaza, a península de Sinai, a Cisjordânia (aonde fica Jerusalém), as colinas de Golan e a nascente do rio Jordão ( fonte da maior parte da água consumida na terra santa).
Em 1973 Síria e Egito atacam Israel em um dia religioso para os judeus, mas fracassam na tentativa de reconquistar as terras perdidas. Cinco anos depois (1978) o Egípcios assinaram um acordo histórico com os israelenses, o ato deu o premio Nobel da paz ao presidente do Egito.
Em 1982 Israel invade o Líbano com o objetivo de destruir focos terroristas palestinos, nesse meio tempo milícias cristãs, aliadas dos israelenses, massacraram 800 refugiados palestinos. Israel retirou suas ultimas tropas no ano 2000, mas seis anos depois deu novas ofensivas, por causa dos freqüentes ataques com foguetes do grupo rebelde rebolar.
Depois destes fatos, foram criadas vários acordos de paz entre os israelenses e palestino, e Israel começou a devolver as terras que tinha tomado, e até hoje existem conflitos naquela região e que para mim, vai demorar para acabar.
Rômulo 8A N:31

Anônimo disse...

Em 1948 os Judeus declararam a independência, criando então o estado de Israel. Logo depois Israel foi atacado por Iraque, Líbano, Egito e Síria. E ainda por cima os israelenses conseguiram ampliar o território deles.
Logo em 1964 Israel promoveu um ataque preventivo que deu início a Guerra dos seis dias. No fim, Israel conquistou a Faixa de Gaza, a península de Sinai, a Cisjordânia, as Colinas de Golã, e a Nascente do Rio Jordão.
No ano de 1973 Egito fracassaram na tentativa de reconquistar os territórios perdidos. Só em 1978 os Egípcios assinaram um acordo histórico com os Israelenses. Já em 1993 um novo acordo de Paz foi assinado e então finalmente Israel começou a devolver os territórios ocupados. Esses conflitos trouxeram muitos danos e mataram 4897 Palestinos, 580 israelenses e 64 estrangeiros. E em 2005 Israel retirou 8 mil colonos judeus da faixa de Gaza.
Esse conflitos junto com todos esses acontecimestos vem acontecendo a muito tempo, n foi de um ano para o outro,e ate hoje o destino da região é incerto. O que queremos saber é: quando isso tudo vai acabar?

Marianna Siqueira Nº:26
8ªA

Anônimo disse...

Cerca de 2000 a.C.- Judeus habitavam a região da palestina. Estiveram sobre o dominio de diversos povos e por fim foram expulsos da Palestina.

Século VII - Árabes dominam a Palestina.

1897 - fundação do movimento sionista que propunha o retorno dos judeus à Palestina.

1947 - ONU propôs a divisão da Palestina em dois Estados: um judeu (Israel) e outro árabe-palestino.

14 de maio de 1948 - Bem Gurion ( judeu polonês, foi o primeiro chefe de governo de Israel. Foi um líder do movimento do Sionismo socialista e um dos fundadores do Partido Trabalhista, que esteve no poder em Israel ao longo das primeiras três décadas da existência do Estado) proclamou a criação do Estado de Israel.

1948 - Primeira Guerra Árabe-Isralense

1964 - fundação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP)

1967 - Guerra dos Seis dias.

6 de outubro de 1973 - Forças do Egito e da Síria lançam um atacam Israel. O exército israelense contra-ataca.

1978 e 1979 - o Egito torna-se o primeiro país árabe a assinar um tratado de paz com Israel.

13 de setembro de 1993 - Egito é expulso da Liga Árabe.

1994 - os palestinos obtiveram uma autonomia limitada nos territórios de Gaza e Jericó.

1998, após acordos de paz, Israel entregou porções de terra aos palestinos. Em 2002, forças israelenses cercam Arafat na Mugata, após uma série de ataques terroristas em Israel.

2004 - Morre o líder Palestino Iase Arafat.

2006 - Hamas, um grupo radicalista vence as eleições na Palestina, e passa a controlar a Faixa de Gaza.

2008 - Israel e Hamas concordaram, por seis meses, em um cessar fogo.

Camila/8 8A

Anônimo disse...

Entre 1517 e 1917, fizeram parte do Império Otomano e durante a Primeira Guerra Mundial passaram para o controle dos ingleses.
Com a fundação do movimento sionista em 1897, que propunha o retorno dos judeus à Palestina, milhares emigraram para a área do Império Turco-Otomano. Mas a região permaneceu sob o domínio inglês até o final da Segunda Guerra Mundial.

Em 1947, uma resolução da ONU propôs a divisão da Palestina em dois Estados: um judeu (Israel) e outro árabe-palestino.
Em 14 de maio de 1948, Bem Gurion proclamou a criação do Estado de Israel. Primeira Guerra Árabe-Isralense.
Em 1964, líderes de países árabes fundaram a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) liderada por Yasser Arafat. A OLP é uma organização política e militar formada com a finalidade de unir os grupos palestinos em oposição à presença israelense no antigo território da Palestina.

Em 1967, Egito, Síria e Jordânia atacam Israel, que reage com um ataque-relâmpago e vence em seis dias os três exércitos e conquista a Faixa de Gaza, o Sinai, a Cisjordânia e as Colinas de Golã.

Em 6 de outubro de 1973, forças do Egito e da Síria lançam um ataque-surpresa contra Israel, no dia do feriado judaico do Yom Kippur (Dia do Perdão).
Em 13 de setembro de 1993, com a intervenção norte-americana, o primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin e o líder palestino Yasser Arafat, líder da OLP, formalizaram um acordo de paz.

Em 1994, os palestinos obtiveram uma autonomia limitada nos territórios de Gaza e Jericó. Defensor de planos de paz para a região, Yitzhak Rabin dividiu, em 1994, o Prêmio Nobel da Paz com Yasser Arafat.
Em novembro de 1995, Yigal Amir, um judeu radical, assassina, em Tel-Aviv, o primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, durante uma manifestação pacifista. Com a morte de Rabin, Shimon Peres assume o cargo de primeiro-ministro, seguido de Benjamin Netanyahu, em 1996, que interrompeu as negociações de paz.
O primeiro-ministro Ehud Barak retomou as negociações com os palestinos, mas não obteve êxito. Em janeiro de 1996, nas primeiras eleições gerais da Palestina, Yasser Arafat é eleito para a presidência do Autogoverno Interino Palestino, na Faixa de Gaza e Cisjordânia. Em 1998, após acordos de paz, Israel entregou porções de terra aos palestinos.
Em 2002, forças israelenses cercam Arafat na Mugata, após uma série de ataques terroristas em Israel. Proibido por Israel de deixar a Mugata (Quartel General), Arafat ficou confinado até o ano de sua morte em novembro de 2004.
A retirada unilateral de Gaza em 2005 que significou o fim de 21 assentamentos, não abrandou o conflito. A violenta disputa entre facções palestinas desde a eleição do grupo radical Hamas, em 2006, e os foguetes disparados diariamente de Gaza contra Israel ajudaram a engavetar a proposta de retirada também da Cisjordânia.

Ana Nº04

Anônimo disse...

Rodrigo nº30 8ªsérie A
1948> judeus declaram independência e criam uma nova Israel. O novo país é atacado por Arabes-palestinos, que não aceitam a divisão de terras. Israel vence e anexa as terras dos palestinos.
1967>Início da guerra dos 6 dias... Israel é atacado pelo Egito, Síria e Jordânia, e reage rapidamente vencendo e conquistando a Faixa de Gaza, o Sinai, a Cisjordânia e as Colinas de Golã.
1973>Dia do feriado judaico do Yom Kippur (Dia do Perdão),Síria e Egito não conseguem reconquistar
territórios perdidos na guerra dos 6 dias.
1978>Feito acordo de paz assinados pelo primeiro-ministro israelense Menahen Begin e o presidente egípcio Anuar Sadat.
1982>Israel invade o Líbano com o objetivo de destruir focos palestinos terroristas
1987>Iase Arafat comandava a organização para libertação da Palestina.
1993> Novo acordo de paz é feito entre Israel e Egito , Israel começa a devolver as terras conquistadas para o Egito
2000>Arafat recusa a proposta que dava aos Palestinos, cerca de 95 % do controle dos territórios
ocupados.
2000 a 2008> os conflitos mataram entre Palestinos e Israelenses deixam mortos 4897 Palestinos , 580 Israelenses e 64
Estrangeiros.
2004>Após a morte do líder Palestino Iase Arafat aconteçe a sucessão
2005>Israel remove 8000 Colonos Judeus da Faixa de Gaza, e retira suas tropas da região.
2006 - Hamas vence as eleições Palestinas, e passa a controlar a Faixa de Gaza.
2008 - Israel e Hamas acertam um Cessar Fogo de 6 meses.

Anônimo disse...

1947 - Plano de partilha da ONU - A ONU decide dividir a Palestina, ou seja, a criação de Israel e de um Estado palestino. Antes disso, a região era uma colônia britânica. A divisão é rejeitada por árabes e palestinos.

1949 - Expansão das fronteiras - Em 1949 Israel vence a guerra árabe-israelense. Cisjordânia e Jerusalém Oriental ficam com a Jordânia; Gaza, com o Egito.

1987 – Intifada - Entre 1987 e 1993, os palestinos criaram uma revolta popular contra Israel que ficou conhecida como Intifada. Conhecida pelo uso de armas simples, como paus e pedras lançadas pelos palestinos contra os israelenses, a Intifada incluiu também uma série de atentados graves contra judeus.

1993 - Acordos de Oslo - Em 1993, na Noruega, Israel se compromete a devolver os territórios ocupados em 1967 em troca de um acordo de paz definitivo. Israel deixa boa parte dos centros urbanos palestinos em Gaza e Cisjordânia, dando autonomia aos palestinos, mas mantém encraves.

1998 - Processo de paz - Após acordos de paz entre israelenses e palestinos, como o de Oslo (93) e o de Wye Plantation (98), Israel entregou porções de terra aos palestinos.

2000 - Camp David - Em julho de 2000, em Camp David (EUA), Israel ofereceu soberania aos palestinos em certas áreas de Jerusalém Oriental e a retirada de quase todas as áreas ocupadas, mas Iasser Arafat exigiu soberania plena nos locais sagrados de Jerusalém e a volta dos refugiados, mas Israel recusou.

2002 - Muro de proteção - Israel começa a erguer uma barreira para se separar das áreas palestinas com o objetivo de impedir a entrada de terroristas.

2002 – Quarteto - Em outubro de 2002, um enviado dos EUA apresenta pela primeira vez um esboço do plano de paz internacional elaborado pelo Quarteto [EUA, Rússia, União Européia e ONU]. Prevê o fim da violência, seguido por reformas políticas e nos serviços de segurança palestinos e a retirada de Israel de territórios ocupados.

2003 - Plano de Paz Internacional - O plano é oficializado em 2003. Seu texto propõe um cessar-fogo bilateral, a retirada israelense das cidades palestinas e a criação de um Estado palestino provisório em partes da Cisjordânia e da faixa de Gaza. Em uma última fase, seria negociado o futuro de Jerusalém, os assentamentos judaicos, o destino dos refugiados palestinos e as fronteiras.

2004 - Morte de Arafat - Em novembro, morre o líder da Organização pela Libertação da Palestina, Yasser Arafat.


2005 – Eleição - Em janeiro, Mahmoud Abbas vence as eleições e se torna o novo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP). Um ano depois, a frustração com seu partido, o Fatah, acusado de corrupção, colabora para a vitória do movimento rival Hamas nas eleições parlamentares palestinas, levando o islâmico Ismail Haniyeh ao posto de premiê.

2007 - Governo de coalizão palestino - Após meses de negociações, os partidos palestinos rivais Fatah (do presidente da ANP, Mahmoud Abbas) e Hamas (do premiê palestino, Ismail Haniyeh) concordam com a criação de um novo gabinete com poder compartilhado. O acordo foi fechado em Meca (Arábia Saudita) em uma reunião com Abbas, Haniyeh e o líder político do Hamas na Síria, Khaled Meshaal, no dia 8 de fevereiro.

Yasmim Benevides - 35 - 8ª A

Anônimo disse...

CONFLITOS E ACONTECIMENTOS ENTRE PALESTINOS E ISRAELENSES
Maio de 1948 - Judeus declararam a sua independência, criando um moderno estado de Israel; O novo país foi invadido por Iraque, Líbano, Egito e Síria; Os Israelenses desistiram e ainda ampliaram o território.
1967 - Israel deflagrou um ataque preventivo e teve início a Guerra dos seis dias. Ao fim dela Israel havia tomado a Faixa de Gaza, a península de Sinai, a Cisjordânia (área onde fica Jerusalém), as Colinas de Gola, e a Nascente do Rio Jordão.
1973 - O dia do perdão para os Judeus; Síria e Egito fracassaram na tentativa de reconquistar os territórios perdidos.
1978 - Os Egípcios assinaram um acordo histórico com os Israelenses; Primeiro ministro Israelense Menahem Pequi.
1982 - Israel invadiu Líbano, com o objetivo de destruir focos terroristas Palestinos.
1987 - O levante começou nos territórios Palestinos; Iase Arafat comandava a organização para libertação da Palestina.
1993 - Um novo acordo de Paz; Israel começou a devolver os territórios ocupados.
2000 - Arafat recusou a proposta que davam os Palestinos, o controle de 95 % dos territórios ocupados.
De 2000 a Novembro de 2008, os conflitos mataram 4897 Palestinos, 580 Israelenses e 64 Estrangeiros.
2004 - O líder Palestino Iase Arafat morreu, e foi sucedido.
2005 - Israel removeu 8000 Colonos Judeus de assentamentos da Faixa de Gaza, e retirou as tropas da região.
2006 - Hamas venceu as eleições legislativas Palestinas, e passou a controlar a Faixa de Gaza.
2008 - Israel e Hamas acertaram um Cessar Fogo de 6 meses.
LUÍS PAULO HEMMER 8ªA Nº19

Anônimo disse...

Mesmo com acordos de de paz nos países, os conflitos ainda acontecem. As grandes causas deles, são o petróleo, território, religião, água.

Em 60 anos de conflitos, o vídeo mostra a longa jornada em que o Oriente Médio vive até hoje:

Principais acontecimentos:

Maio de 1948: Judeus declararam sua independência, criando o estado de Israel, porém já no dia seguinte foram invadidos por Iraque, Líbano, Egito e Síria.

1967: Israel deflagou um ataque preventivo tendo início à "Guerra doa 6 dias".

1973: China e Egito fracassaram na tentativa de recuperar território.

1978: Egípcios assinam acorde com Israelenses, o que lhe renderam um premio Nobel da Paz.

1982: Israel invade Líbano, com o objetivo de destruir focos terroristas palestinos.

1987: Ataques de foguetes lançados pelo grupo Resbolah.

1988: Arafat renuncia ao terrorismo

1993: Novo acordo de Paz com Arafat, Izaac Rabim e Chemom Perez

1994: Arafat, Izaac Rabim e Chemom Perez ganharam o Nobel da Paz

1995: Izaac Rabim é assassinado

2000: Israel retira últimas tropas do sul do país. / Arafat recusou a proposta de Bill Clinton que dava aos palestinos o controle de 95% dos territórios ocupados

2 meses depois até esse ano (ano do vídeo - 2008):

Ariel Sharon fez uma visita à parte árabe de Jerusalém, começava uma nova entifada

2004: Iase Arafat morre

2005: Israel remove judeus de assentamento e retira as tropas da região (Faixa de Gaza)

2006: Hamas vence as eleições legislativas Palestinas, e passa a controlar a Faixa de Gaza.

2008 - Israel e Hamas acertaram um Cessar Fogo de 6 meses.

2006: Israel lança nova ofensiva

Mariana Busarello / N° 24 / 8ªA

Anônimo disse...

Em 1947 a ONU propôs a divisão da Palestina em dois Estados: um dos judeus(Israel) e outro árabe-palestino.Em 1948 Israel criou um próprio Estado. Iraque, Líbano e Egito, não gostaram e atacaram Israel, que reagiu e tomou terras que eram de palestinos. A guerra dos Seis Dias doi em 1967, depois que Síria, Egito e Jordânia atacam Israel e faz um ataque-relampago, vencendo a guerra em seis dias. Com isso Israel conquistou a Faixa de Gaza, Sinai, Cisjordânia e as Colinas de Golã. Em 1973, o Egito e Síria fracassaram ao atacar Israel no dia de feriado judaico. Em 1993, houve um novo acordo de paz entre Israel e o líder da OLP, faz com que Israel devolve algumas terras aos palestinos. Em 2006 o Hamas venceu as eleições, e isso levou ao um conflito entre as facções. Desde então o Hamas controla a faixa de gaza e o Fatah controla a Cisjordania. Em 2008, Israel e hamas acertaram um cessar-fogo de 6 meses. Mas desde novembro se acusam de não respeitar o acordo. O Hamas avisou que não vai renovar o acordo. Os ataques de foguetes contra Israel se intesificaram. Israel quer enfraquecer o Hamas. O especialista acha que com Obama no poder pode acontecer uma mudança nesses conflitos no Oriente Médio.


David Martins 8ªA nº9

Anônimo disse...

Em 1948, o Estado da Palestina foi dividido e os judeus declararam sua independência, criando o Estado de Israel. Mas os árabes não aceitaram e atacaram Israel, um dia depois da divisão ser oficializada.
Em 1967, Egito planejava atacar Israel, mas o ataque foi descoberto e Israel bombardeou todos as aeronaves, dando início à Guerra dos 6 Dias, fazendo Israel dominar vários territórios, entre eles a Faixa de Gaza e a nascente do Rio Jordão, fonte da maior parte de água da região.
Depois de não conseguir sucesso em um dos ataques para tentar obter o território de Israel, o Egito assinou um tratado de paz, inédito,em 1978. Em 1993, outro tratado foi assinado.
De 2000 a 2008, os conflitos entre árabes e judeus mataram 1897 palestinos e 580 israelenses, mostrando o nível da violência.
Um muro para dividir Israel e Cisjordânia ajudou na diminuição de ataques de homens-bomba.
Alguns acordos de cessar fogo foram assinados, mas o desrespeito aos tratados eram vários, fazendo com que não houvesse uma renovação do cessar fogo.
Na época da eleição de Israel, em 2008,acreditava-se que os conflitos acabariam logo, já que causariam mortes de soldados israelenses, prejudicando a eleição. Acreditava-se também que, em 2009, as coisas melhorariam, já que os governos seriam renovados, inclusive o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que deveria reduzir, ou acabar, com os conflitos que duram mais de 60 anos.

Mariá Moritz Tomazoni (23) - 8A

Letícia - 8ªA disse...

O texto relata os conflitos vividos na Palestina em função da criação do estado de Israel. Pode-se entender que a Palestina mesmo sendo uma área desértica, sem petróleo e sem recursos minerais, foi motivo de guerra pois tinha de certa forma utilidade: passagem entre a Europa, Africa e Asia e também servia de "morada" para diversos povos, desde judeus à romanos.

"Linha do tempo"

1948 - Conforme a proposta da ONU no ano anterior, Guron oficializa a criação do estado de Israel. A notícia desagrada os árabes palestinos que atacaram Israel, mas falharam pois Israel venceu.
1967 - Início da guerra dos 6 dias. Israel tomou posse da Faixa de Gaza, a península de Sinai, a Cisjordânia (atual Jerusalém), as Colinas de Gola e a Nascente do Rio Jordão.
1973 - Judeus, Síria e Egito falham na tentativa de reconquistar os territórios perdidos.
1978 - Acordo histórico entre egipcios e israelenses.
1982 - Israel invade Líbano pra destruir focos terroristas Palestinos.
1987 - Iase Arafat comanda a organização para libertação da Palestina.
1993 - Criação de acordo de paz. Israel devolve territórios ocupados.
2000 - * Arafat recusa a proposta que dos Palestinos, o controle de 95 % dos territórios ocupados
2004 - * Iase Arafat morreu e é sucedido.
2005 - * Israel expulsou 8000 Colonos Judeus de assentamentos da Faixa de Gaza e expulsou as tropas da região.
2006 - * Hamas venceu as eleições legislativas Palestinas e passou a controlar a Faixa de Gaza.
2008 - * Israel e Hamas acertaram um Cessar Fogo de 6 meses.

*Os anos entre 2000 e 2008, foram marcados por conflitos mataram quase cinco mil palestinos, aproximadamente seiscentos israelenses e alguns estrangeiros.

Anônimo disse...

A região da Palestina, no Oriente Médio, disputada por israelenses e palestinos, povos que têm a mesma origem étnica, é um dos maiores impasses da atualidade.Conflitos, atentados e várias tentativas de paz fazem parte do cenário da região nos últimos 50 anos. Durante muito tempo, a região 2devido à sua posição estratégica, serviu de passagem entre Europa, África e Ásia e esteve sob o domínio de diversos povos, assírios, babilônios, gregos, romanos, árabes, turcos e ingleses. Em 1947, uma resolução da ONU propôs a divisão da Palestina em dois Estados: um judeu (Israel) e outro árabe-palestino.. 1948, Bem Gurion proclamou a criação do Estado de Israel. Primeira Guerra Árabe-Isralense. Os árabes palestinos não aceitaram a partilha e atacaram Israel. A partir daí, o conflito entre Israel e árabes, especialmente os palestinos, tornou-se constante...!

André Passos n:5 8A

Anônimo disse...

1967)Israel comandou um ataque teve e iniciou a Guerra dos seis dias. Quando a guerra terminou o Israel havia tomado a Faixa de Gaza,a península de Sinai, a Cisjordânia entre outros locais.
1973)Síria e Egito nao conseguiram reconquistar os territórios perdidos.
1978)Os Egípcios assinaram um acordo com os Israelenses.
1982)Israel invadiu o Líbano,o objetivo era acabar com os terroristas Palestinos.
1987)Iase Arafat comanda uma organização para libertação da Palestina.
1993)Outro acordo de paz.
2000)Arafat recusou ums proposta que davam aos Palestinos, o controle quase total dos territorios ocupados.
2005)Israel removeu alguns Colonos Judeus da Faixa de Gaza,e retirou as tropas de la.
2006)Hamas venceu as eleições, e controlou a Faixa de Gaza.
2008)Israel e Hamas acertaram um Cessar Fogo de 6 meses.

Bruno Colzani 8 A Numero:07

Anônimo disse...

Helena Provesi (15) Oitava série A
Foram mais de 594 mortes em quase 60 anos, a palestina tem uma faixa de terra muito pequena, um lugar desértico, onde não há petróleo e nenhuns outros recursos naturais estratégicos.
*A ONU propôs a divisão da Palestina em dois estados, que iriam ficar da seguinte forma: um judeu (Israel) e outro árabe-palestino.
*1948 com a criação do Estado de Israel inicia-se o conflitos entre israelenses e árabes, por um simples motivvo,eles não concordarem com a criação de dois novos estados.
*A OPL é formada em 1964 - Organização para a Libertação da Palestina- uma organização política e militar formada com a finalidade de unir os grupos palestinos em oposição à presença israelense no antigo território da Palestina.
*Acontece a Guerra dos Seis Dias no ano de 1967 e que Israel vence o Egito a Síria e a Jordânia nesse tempo e então foi conquistando a Faixa de Gaza, o Sinai, a Cisjordânia e as Colinas de Golã.
*Egito e Síria lançam ataques surpresa à Israel no Dia do Perdão (feriado judaico) no ano de 1973.
*O Egito torna-se o primeiro país árabe a assinar um acordo de paz com Israel é expulso da Liga Árabe entre os anos de 1978 e 1979. O acordo foi formalizado em setembro de 1993.
*Em 1994 Yitzhak Rabin dividiu o Prêmio Nobel da Paz com Yasser Arafat, pois Yitzhak era defensor de planos de paz para a região.
*Em 1994 o primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, é assassinado por Yigal Amir, um judeu radical. Com isso, os que assumiram seu lugar interrompem as negociações de paz. O primeiro-ministro Ehud Barak retomou as negociações com os palestinos, mas não obteve êxito.
*Em 1998, após acordos de paz, Israel entregou porções de terra aos palestinos.
*Em 2002,Arafat na Mugata, é cercada por forças israelenses após uma série de ataques terroristas em Israel.
*Em 2005 o conflito não é abrandado com o fim de 21 assentamentos vindo da decisão de retirar os colonos judeus de territórios palestinos partiu de Ariel Sharon.
Embora as disputas não estejam no seu auge, ainda não foi resolvida a situação na Palestina e seu futuro ainda é incerto.

Anônimo disse...

Entre tantos acontecimentos marcantes de uma das regiões mais conflituosas do mundo, os conflitos entre Israel e Palestina, não ficam para trás.Há seis décadas o mundo vem acompanhando essa história, cheia de conquistas e derrotas, além de muitos momentos de violência.
Tudo começa em maio de 1948: quando a partir de uma resolução da ONU, a qual propôs a divisão da Palestina em dois estados (um judeu e outro árabe-palestino) os judeus declaram sua independência, criando o novo Estado de Israel. Porém no dia seguinte, o novo país já fora atacado pelos árabes palestinos que não aceitaram a partilha. Os israelenses reagem, vencendo a guerra e anexando territórios palestinos.
1967: Egito, Síria e Jordânia atacaram Israel,que responde com um ataque-relâmpago, iniciando a guerra dos 6 dias. Vencendo em seis dias os três exércitos e conquistando a Faixa de Gaza, o Sinai, a Cisjordânia, as Colinas de Golã e a nascente do rio Jordão.
1973: Síria e Egito fracassam na tentativa de recuperar os territórios perdidos. No ataque-surpresa no dia do feriado judaico do Yom Kippur (Dia do Perdão).
1978: assinado o tratado de paz histórico entre Egito e Israel, que rendeu o Prêmio Nobel da Paz (dividido entre o presidente do Egito e o primeiro ministro de Israel).
1982: Israel invade o Líbano, com a intenção de destruir focos terroristas palestinos. Obrigando o terrorista Yasser Arafat a fugir do Líbano.
1993: com intervenção dos EUA, novo acordo de paz entre Yitzhak Rabin e Yasser Arafat. Israel começa a devolver os territórios ocupados e em novembro de 1995 um radical israelense assassinou Yitzhak Rabin, durante uma manifestação pacifista.
2000: mesmo com a pressão de Bil Clinton, Arafat recusa a proposta que dava o controle de 95% das áreas ocupadas aos palestinos.
2002:forças israelenses cercam Arafat na Mugata, após uma série de ataques terroristas em Israel. Proibido por Israel, Arafat permaneceu no QG até o ano de sua morte em 2004.
2005: Israel remove 8 mil colonos judeus da Faixa de Gaza e retira as tropas da região.
2006: Diferenças entre Hamas e Fatah levam a novos conflitos entre as facções. A partir disso, Hamas passa a controlar a Faixa de Gaza e Fatah, fica com a Cisjordânia.
2008: (junho) Israel e Hamas acertam um cessar fogo de 6 meses (negociado pelo Egito).

Entre esses e tantos outros conflitos que ocorrem, a pergunta ainda fica no ar: quando a paz vai se estabilizar no Oriente Médio?

Eduarda 8ªA Nº:11

Anônimo disse...

Os territórios que os israelenses invadem e fazem massacres e assentamentos; nunca pertenceram ao Estado Fascista de Israel. Portanto, desejam mesmo é tomar e anexar a força bruta os territórios pertencentes ao sofrido povo palestino; para isso, os israelenses assassinam centenas de homens, mulheres e crianças inocentes.
A Comunidade Internacional, deveria tomar a iniciativa de conter o estado pária de Israel - o qual se julga onipotente – pois, Israel faz o que bem entende na região, e conta com o apoio do Imperialismo estadunidense. Os imperialistas dos EUA que cobiçam o petróleo da região, desejam que as atenções do mundo livre, sejam desviadas do que faz o estado terrorista de Israel ao povo palestino. E, tudo isso, para que a Comunidade Internacional não venham a condenar os genocídios e massacres, que o criminoso Estado títere de Israel faz na Região.
Os imperialistas dos EUA que comandam genocídios por todo o mundo livre; endividam as nações livres, compram seus políticos e governos fantoches; além de apoiarem estados títeres como Israel e outros; para que fiquem realizando política de desestabilização, discórdia e desentendimentos regionais, ou atos subversivos violentos e intimidadores a serviço do insidioso sistema imperial dos EUA.

http://www.israelixo.jeeran.com/israelixo.htm

www.israelixo.jeeran.com/israelixo.htm

Anônimo disse...

Dou meus Parabéns ao seu magnifico trabalho.
Estudo no Insa de Cambé-PR e fique sabendo que seu blog é muito utilizado em nossas aulas, principalmente de Geografia com a professora Gisela.
Parabens pelas reportagens e matérias postadas.
Um grande abraço,
Vinicius Mazziero.