quinta-feira, 3 de março de 2011

VULCANISMO NO BRASIL


VULCANISMO :

Constitui a atividade pela qual o material magmático é expulso do interior da Terra para a superfície, originando a chamado relevo vulcânico ou postiço . Os materiais expelidos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos.
Os vulcões compõem-se em geral, das seguintes partes :

- edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

MATERIAIS EXPELIDOS PELOS VULCÕES:

- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
 - fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

VULCANISMO NO BRASIL:


Em épocas geológicas passadas, houve intensa atividade vulcânica, hoje não existem mais vulcões ativos no Brasil. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.



FERNANDO DE NORONHA

PENEDO DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.
VÉU DA NOIVA- POÇOS DE CALDAS- MG

TORRES-RS DERRAME BASÁLTICO


ILHA DE SÃO SEBASTIÃO- SP

VULCÃO NA AMAZÔNIA

CABO FRIO- RIO DE JANEIRO







ATIVIDADE :
1-  Quais são as partes de um vulcão?
2- Coloque o nome dos materiais expelidos pelo vulcão , com suas características :
3- Quais foram os resultados das atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica, no Brasil?
4- Na era Mesozoica as atividades vulcânicas no Brasil foram muito intensas. Coloque o nome e o local das principais ocorrências :
5- No momento da postagem , observe o Painel Global ( site do colégio ) e escreva os principais acontecimentos  do dia:

131 comentários:

Anônimo disse...

Matheus Provesi 28º
3ªA


Um tsunami ou maremoto é uma série das ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago.

Quando uma placa tectonica raspa ou se encosta em outra, nós sentimos tremores nos continentes. Se isso ocorre no fundo do mar, a energialiberada forma uma onda, que vai se propagando até atingir terra firme.

Podemos resumir o processo de formação de um tsunami em 4 etapas:

1. A abertura causada pelo tremor no leito do mar empurra a água para cima, dando início à onda.

2. A onda gigante então se move nas profundezas do oceano em altíssima velocidade.

3. Na medida em que se aproxima da terra, a onda perde velocidade, no entanto fica mais alta.

4. A onda então avança por terra, arrasando tudo em seu caminho.

Em alto mar, graças a alta profundidade, os terremotos tsunamis são quase imperceptiveis.

O BRASIL CORRE O PERIGO DE SER ATINGINDO POR UM TERREMOTO? E POR UM TSUNAMI?

O fato é que os tsunamis são muito raros no Atlântico, pois80% delas ocorrem no Pacífico.

Risco para o Brasil é mínimo, mas existe. Onda gigante devastaria cidades costeiras da Paraíba,invadindo lugares com até 10 km de distância do litoral.

No Brasil, as chances de um tsunami são praticamente inexistentes, conforme explica Wilson Teixeira, professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP). "O país fica no interior de uma placa tectônica bem antiga. Todos os registros de tremor ou movimento das bordas das placas que chegam ao nosso continente são muito fracos, o que elimina o risco. E, além disso, o oceano Atlântico não tem registros de terremotos da mesma magnitude que o Índico", afirma o geólogo, que foi o responsável pela criação de um ambiente simulador de tsunami no museu Estação Ciência de São Paulo.

Além disso, o professor explica que as placas que recobrem o planeta se movem em velocidades diferentes e aquela sobre a qual o Brasil está se move com uma velocidade muito menor do que as da Ásia e da Oceania. "Por ano, as placas do oceano Atlântico sofrem uma separação de 2 centímetros, enquanto naquelas regiões são 8 centímetros.
Por isso, não há chance de eventos agressivos aqui.

Anônimo disse...

Gabriela P. Backes nº14 6ºanoD
Achei muito interessante a materia sobre os tsunamis e terremotos. Pena que nao é minha materia. Bjs.

Anônimo disse...

TSUNAMIS E TERREMOTOS

Quando ocorre o deslocamento de um grande volume de água no fundo do oceano, forma-se uma série de ondas, em grandes profundidades. Quando chega à costa, essas grandes ondas com grande quantidade de energia, perdem velocidade mas aumentam a altura, e por isso são capazes de devastar regiões costeiras inteiras.
O grande deslocamento de água pode ser causado por terremotos, grandes deslocamentos de terra, erupções vulcânicas, e contato entre duas ou mais placas tectônicas.

O Brasil, quanto à terremotos, não corre nenhum risco grave. Isso ocorre pois ele se encontra sobre uma Placa Tectônica apenas (Placa Sul-Americana), longe dos limites da mesma, que é onde há risco de terremotos devido ao contato entre essas placas. Embora esteja no centro de uma Placa, há evidências de que ocorreram vulcões no Brasil, que hoje estão extintos. Uma das evidências relativamente recente desses processos vulcânicos são as Ilhas Oceânicas.

Leonardo Contezini - n°18 - 3° A

Anônimo disse...

O Brasil está localizado dentro da placa Sul Americana, afastado das margens das placas tectônicas, por isso, faz algum tempo não existem vulcões ativos, embora haja indícios de atividades vulcânicas passadas.

No Rio de Janeiro, existe um Patole , um corpo granítico de 100km de comprimento só formado de rocha ígnea consolidada, que começa na Ilha do Governador e atravessa a Serra de Petrópolis, Nova Friburgo, entre outros locais. Isto tudo era um reservatório gigantesco de magma que nunca chegou à superfície e acabou formando a Serra dos Órgãos. Nessa região pode ter existido um vulcão, atualmente já destruído pela erosão, pois a tendência de toda montanha é virar plano, a erosão é muito mais efetiva que os processos geológicos.

Podem ser encontrados também outros exemplos: no Sul do Brasil, o litoral de Torres, o Parque dos Aparados da Serra e até mesmo as Cataratas do Iguaçu, condicionadas pela erosão de rochas vulcânicas. Estima-se que, durante a era Mesozóica, uma área de mais de um milhão de km2 da Bacia do Paraná tenha sido coberta por cerca de 650 mil km3 de lavas basálticas.

Gesieli Oliveira nº 12 3B

Anônimo disse...

A maioria dos terremotos ocorre quando certa tensão na fronteira entre duas placas tectônicas é liberada. Duas placas em movimento podem se encostar, exercer pressão uma contra a outra e ficar presas entre si. Em determinado momento, a força acumulada entre elas pode vencer o atrito, provocando um deslizamento rápido: uma placa escorrega ao longo da outra, o que libera a energia acumulada. Essa energia desencadeia "ondas de choque", chamadas ondas sísmicas, que se espalham pelas rochas e provocam tremores de terra.

Por muito tempo, acreditou-se que o Brasil estivesse a salvo dos terremotos por não estar sobre as bordas das placas tectônicas - o movimento dessas placas estão entre as principais causas dos terremotos.

No entanto, sabe-se que os tremores podem ocorrer inclusive nas regiões denominadas "intraplacas", como é o caso brasileiro, situado no interior da Placa Sul-Americana. Nessas regiões, os tremores são mais suaves, menos intensos e dificilmente atingem 4,5 graus de magnitude.

Os tremores que ocorrem em nosso país decorrem da existência de falhas (pequenas rachaduras) causadas pelo desgaste da placa tectônica ou são reflexos de terremotos com epicentro em outros países da América Latina.

Ou seja, no Brasil os abalos sísmicos têm características diferentes dos terremotos que ocorrem, por exemplo, no Japão e nos Estados Unidos.

Luciana Voigt, 22 3°A

Anônimo disse...

Cinturão do atlântico ou anel de fogo é a área onde a mais ocorre atividades vulcânicas e terremotos. Ele se localiza de Navidad no Chile nos Andes até São Francisco na falha de San Andreas. Do Monte St. Helens as cataratas do noroeste da America, até Ilhas Aleutas ( Sibéria). No Japão tem os Montes Fungi e Sakurajima, na Indonésia o Krakatoa, Bromo e Gung Auing.
Milhões de pessoas vivem por ali e estão voltadas ao fato de pode ocorrer a qualquer momento. No meio do anel de fogo está a ilha do Havai com u lago de larva fundida que funciona semelhante a crosta terrestre, já que a Terra usou desses matérias e gases para formar a litosfera e atmosfera. Ao longo cinturão as placas estão em constante movimentação provocando os terremotos e tsunamis e a civilização sofre muito com isso exemplo atual o ocorrido no Japão no dia 12/03.
A falha de San Andreas são duas placas tectônicas que colidem em uma grande falha atuando como uma bomba relógio, que afetou a cidade muitas vezes assim não só ali os engenheiros foram evoluindo e criando novas estruturas de construção que hoje vimos em prédios, o construções que estão nesse anel de fogo.
O Brasil não sofre com vulcões mais a indícios que já ouve atividade vulcânica e hoje só há vulcões extintos, isso que dizer que seu material já foi todo expelido ou se auto-destruiu. Os testemunhos vivos dessa atividade vulcânica no Brasil são as paredes de basalto, a terra rocha presentes em São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Thiago Sagaz nº40 3ºA EM

Anônimo disse...

Franco nº11 3ºA

Recentemente, o Brasil presenciou dois abalos sísmicos, o primeiro ocorreu em 2007 em um vilarejo localizado ao norte do Estado de Minas Gerais, esse evento gerou a primeira vitima fatal decorrente de terremotos na história do Brasil.
O segundo evento corresponde a três ocorrências em 2008 no norte do Ceará, registrando 3,9 graus na escala Richter. Os moradores dos municípios atingidos ficaram apavorados e passaram a noite acordados na rua.
Segundo o chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil, os terremotos vão continuar e alertou que a população deve conviver com o fenômeno.
Diante desses fatos e de outros ocorridos em anos passados fica evidente que o território brasileiro não está totalmente livre da ocorrência de abalos sísmicos, nesse sentido existe uma possibilidade real da incidência de terremotos de maiores proporções em uma das inúmeras cidades do Brasil, a escala mais elevada registrada no Brasil ocorreu em 1955, no Estado de Mato Grosso com 6,6 na Escala Richter.

Toda polêmica acerca da “imunidade” do Brasil em relação à ocorrência de terremotos foi derrubada pelo professor Allaoua Saadi. Através do Departamento de Geografia do Instituto de Geociência, liderado por Allaoua Saadi foram encontradas 48 falhas geológicas em toda extensão do território brasileiro.
São nessas falhas que desenvolvem os terremotos, por meio do movimento das placas tectônicas. As falhas se formaram há milhões de anos em um longo processo geológico

Anônimo disse...

Bruna Caroline Maia nº04 3ºA

Já houve intensa atividade vulcânica no Brasil, mas hoje não existem mais vulcões ativos. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozóica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
Na Era Mesozóica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) E Lajes (SC); No Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa.
O Brasil está no centro de uma grande placa tectônica, a Placa Sul-Americana, portanto, afastado dos limites dessa placa. O limite leste da Placa Sul-Americana está posicionado no fundo do oceano Atlântico, entre o Brasil e a África, enquanto que o limite oeste fica junto ao litoral oeste da América Latina. O distanciamento dos limites da Placa Sul-Americana é o motivo porque não há vulcões atualmente no Brasil.

Anônimo disse...

oii conção. tudo bem ? adoro o blog é muito interesante . o blog da muitas dicas sobre geografia e tudo mas. bjxxx

beatriz do 6ºa.

Anônimo disse...

ola Conceição, adorei as escala geográfica achei muito interessante aprendi muita coisa com as escalas,só não entendi muito sobre o significava 1: 1.000.000. MUITO OBRICADA.




julia roberta reinert numero 23 6ano b

Anônimo disse...

Bernardo Reis Orsi 6ºB

Quando ocorre o deslocamento de um grande volume de água no fundo do oceano, forma-se uma série de ondas, em grandes profundidades. Quando chega à costa, essas grandes ondas com grande quantidade de energia, perdem velocidade mas aumentam a altura, e por isso são capazes de devastar regiões costeiras inteiras.
O grande deslocamento de água pode ser causado por terremotos, grandes deslocamentos de terra, erupções vulcânicas, e contato entre duas ou mais placas tectônicas.

O Brasil, quanto à terremotos, não corre nenhum risco grave. Isso ocorre pois ele se encontra sobre uma Placa Tectônica apenas (Placa Sul-Americana), longe dos limites da mesma, que é onde há risco de terremotos devido ao contato entre essas placas. Embora esteja no centro de uma Placa, há evidências de que ocorreram vulcões no Brasil, que hoje estão extintos. Uma das evidências relativamente recente desses processos vulcânicos são as Ilhas Oceânicas.

Bruno Ribeiro disse...

Profa. Conceição, parabens pelo Blog. Muito didatico e que me faz lamentar não ter sido educado com esse ferramental multimídia que hoje a internet dispõe. Uma correção apenas, a imagem que ilustra os Rochedos de São Pedro e São Paulo, na verdade é o remanescente do Vulcão do Paredão na Ilha de Trindade-RJ. Ass: Geologo, fruto de outra excelente professora de Geografia.

Anônimo disse...

Olá professora. Me explique porque no Brasil não tem cones vulcanicos, ou seja o vulcao propriamete dito. n entendo muito sobre isso. Não há cone vulcanico no Brasil em função do desgaste desses cones ou pq n chegou a se formar cones no Brasil. Bjus e obrigada.

Anônimo disse...

João Pedro Pereira 18 1B

1-Edifício vulcânico ou cone
Cratera
Chaminé ou conduto
Caldeira ou câmara magmática

2-Lava
Material piroclástico
Gases e vapores
Fumarolas
Gêiseres

3- Levou a formação de ilhas, como: Fernando de Noronha, Trindade, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4-Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas.

5- Terremoto no Japão dia 25/03, moderado, 5.1(intensidade)
Terremoto no Chile dia 25/03, leve, 4.5(intensidade)
Terremoto no Afeganistão dia 25/03, leve, 4.8(intensidade)

Anônimo disse...

Luiz Felipe R. Kobarg/ 24/ 1°B
ATIVIDADE :
1- Edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

2- Lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
3- Em épocas geológicas passadas, houve intensa atividade vulcânica, hoje não existem mais vulcões ativos no Brasil. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4- Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sulhouve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

5-

25/03 10:03 4.5 LEVE Chile, a 81 km de Iquique
18 75 0
25/03 07:59 4.5 LEVE Rússia, a 206 km de Petropavlovsk-Kamc
40 75 0
25/03 07:59 4.5 LEVE Vanuatu, a 101 km de Sola
53 75 0
25/03 06:41 4.8 LEVE Afeganistão, a 19 km de Ashkasham
116 225 0
25/03 00:34 5.1 MODERADO Japão, a 56 km de Shizunai
58 660 0


Unknown disse...

Edi Carlos n03 1 ano A
1:cone principal,cratera,câmara magmatica,cone segundario e chaminé .
2:- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3:com as atividades vulcânicas na era cenozóica no Brasil foram formadas nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4:Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas;
5:Mag: 2.5 25/03 11:48 Alasca, a 54 km de Valdez
Mag: 4.5 25/03 11:21 Chile, a 103 km de Calama
Mag: 4.5 25/03 10:03 Chile, a 81 km de Iquique

Anônimo disse...

Nome: Stacy. Nº:34. 1°B

1-Os vulcões tem 4 partes, são elas: edifício vulcânico(montanha formada pelo acúmulo de materiais magnéticos oriundos do interior da Terra), cratera(formada através das explosões ocorridas na fase inicial dos vulcões), chaminé( abertura aonde os materiais magnéticos são expulsos do interior para a superfície) e a caldeira( cavidade profunda preenchida pelo magma).

2-Os materiais expelidos pelos vulcões são: as lavas( materiais magnéticos em estado de fusão derramado na superfície terrestre), material piroclástico( fragmentos de rochas lançados pelos vulcões), gases e vapores( mais comuns são os vapores de água, praticamento 80%, 95% do total), fumarolas( nuvens ardentes com temperaturas até 800°C) e as gêiseres(são fontes que jorram água quente de forma continua, e que está associada a áreas vulcânicas).

3-O resultado foi a formação das ilhas oceânicas, como a Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4-As principais ocorrências foram em Poços de Calda e Araxá( em Minas Gerais), São Sebastião( em São Paulo), Itatiaia e Cabo Frio( no Rio de Janeiro) e Lages( em Santa Catarina).

5- Principais acontecimentos:
- terremoto no Japão moderado;
- terremoto na Indonésia leve; e
- terremoto no Afeganistão leve.

Anônimo disse...

Lucas Zonta 1ºA numero 24

1-Cone ou edifício vulcânico – É a montanha formada pelas sucessivas erupções, que provocaram o acúmulo de materiais sólidos, tais como cinzas e lavas petrificada oriundas do interior da Terra. O cone tem forma afunilada, terminada na cratera.

Cratera – Boca afunilada que se forma devido às explosões que ocorrem na fase inicial da atividade, é a parte côncava situada no topo do cone e está ligada a cratera ao ponto de origem do vulcão.

Chaminé ou conduto – Abertura ou fenda através da qual os materiais são expelidos do interior da Terra para superfície, ligando a cratera ao ponto de origem do vulcão.

Caldeira ou câmara magmática - Bolsões profundos preenchidos pelo magma em encandeceste ebulição.

2-- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3- Em épocas geológicas passadas, houve intensa atividade vulcânica, hoje não existem mais vulcões ativos no Brasil. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4-Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

5-
24/03/12 19:55 GMT UTC
Pacífico Sul
Magnitude: 5.3 graus
Profundidade: 16 km
Energia: 1335 Tons de TNT
(0 Bombas atômicas)

25/03/12 00:34 GMT UTC
Japão, A 56 Km De Shizunai
Magnitude: 5.1 graus
Profundidade: 58 km
Energia: 660 Tons de TNT
(0 Bombas atômicas)

24/03/12 00:29 GMT UTC
Chile, A 32 Km De Putre
Magnitude: 4.7 graus
Profundidade: 141 km
Energia: 165 Tons de TNT
(0 Bombas atômicas)


Anônimo disse...

Felipe Ern - 09 - 1ºB
1- Edifício vulcânico ou cone, cratera (cavidade superior), chaminé ou conduto, caldeira ou câmara magmática.

2-Lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;

Material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;

Gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);

Fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

Gêiseres- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3- A formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

5- Terremoto Leve - Alasca a 63 km de Ester - 2,3 graus/7 km de profundidade.

Terremoto Leve - Alasca a 11 km de Kobuk - 3,4 graus/13 km de profundidade.

Terremoto Leve - Japão, a 161 km de Katsuura - 4,6 graus/ 26 km de profundidade.

Terremoto Leve - Turcomenistão, a 76 km de Turkmenbasy - 4,0 graus/ 62 km de profundidade.

Terremoto Leve - Sudoeste da Ilha de Páscoa, Pacífico - 4,9 graus/ 10 km de profundidade.

Anônimo disse...

Aluna: Bruna Fagundes / Nº: 06 / Ano: 1ºB
1) Geralmente o vulcão é constituído pelas seguintes partes: Cone ou edifício vulcânico – É a montanha formada pelas sucessivas erupções, que provocaram o acúmulo de materiais sólidos, tais como cinzas e lavas petrificadas oriundas do interior da Terra. O cone tem forma afunilada, terminada na cratera. Cratera – Boca afunilada que se forma devido às explosões que ocorrem na fase inicial da atividade, é a parte côncava situada no topo do cone e está ligada a cratera ao ponto de origem do vulcão. Chaminé ou conduto – Abertura ou fenda através da qual os materiais são expelidos do interior da Terra para superfície, ligando a cratera ao ponto de origem do vulcão. Caldeira ou câmara magmática – Bolsões profundos preenchidos pelo magma em encandeceste ebulição.
2) Durante uma erupção vulcânica podem libertar-se vários tipos de materiais, em diferentes estados físicos.
- Materiais sólidos, designados piroclastos, são fragmentos que resultam de larvas parcialmente solidificadas antes da sua emissão, ou de fragmentos de outras rochas arrancadas pelo magma na sua subida para a superfície. De acordo com as suas dimensões, os piroclastos designam-se: cinzas, fragmentos muito finos, com diâmetro inferior a 2 mm Lapilli fragmentos com diâmetro entre os 2 mm e os 50mm. Bombas vulcânicas fragmentos grosseiros de forma arredondada, que podem apresentar grandes dimensões. Blocos, produtos sólidos de grande dimensão (podem atingir um peso de várias toneladas). Materiais gasosos são, por exemplo, o vapor de água, dióxido de enxofre e dióxido de carbono.
- Materiais líquidos são materiais rochosos fundidos resultantes do magma parcialmente desgaseificado; recebem o nome de lavas. A natureza dos materiais expulsos pelos vulcões condiciona o tipo de erupção vulcânica, que esta relacionada com as características da lava e do magma que lhes dá origem.
3) Na Era Cenozoica, no período Terciário, as erupções vulcânicas oceânicas originaram algumas ilhas no litoral, como Fernando de Noronha, Trindade, São Pedro e São Paulo. Também ocorreram na região amazônica derramamentos basálticos de origem vulcânica, no passado geológico brasileiro.
4) Ocorreram no Brasil formações geológicas vulcânicas na Era Mesozoica, localizadas onde estão os estados da região Sudeste e Sul. O derramamento vulcânico originou terras muito férteis nesses estados, como o caso da “terra roxa”, de origem basáltica. No fim da era Mesozoica, o Brasil foi afetado por atividades vulcânicas de caráter alcalino-sódico, com ampla distribuição. São representantes deste vulcanismo as intrusões alcalinas de Lajes (SC), Poços de Caldas (MG).
5) Data: 28/03 Hora: 14:47 Intensidade: Forte Local: Chile, a 40 Km de Calama
Data: 28/03 Hora: 14:47 Intensidade: Leve Local: Oklahoma, a 21 Km de Perry

Data: 28/03 Hora: 14:47 Intensidade: Leve Local: Texas, a 22 Km de Fort Stockton
Curiosidade: O Brasil está localizado dentro da placa Sul Americana, afastado das margens das placas tectônicas, por isso, há um tempo não existem vulcões ativos, embora haja indícios de atividades vulcânicas passadas.

Anônimo disse...

João Vitor Neves de Araujo Nº19
1ºB

1-edifício vulcânico ou cone
cavidade superior(boca)
"chaminé"
câmara magmática.
2-lava, material em estado de fusão que é derramado na superfície quando é expelido
material piroclásticos, fragmentos de pedras
gases e vapores, mais comum de ser vapor de água, isso acontece pela grande temperatura do magma
fumarolas, são as nuvens soltas pelo vapor que podem chegar ate a 800ºC
gêiseres, jatos de água em alta temperatura.
3-foi a formação de novas ilhas oceânicas, como por exemplo:trindade, Fernando de Noronha entre algumas outras.
4-ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo.
5-29/03 intensidade leve no Paquistão
prof.14 tons TNT 15

Anônimo disse...

Laise R. Hein 1ºD nº15
1-o vulcão é formado pelo edificio vulcânico,a cratera,o conduto e a câmara magmática.
2-Lava, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre,Material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica,Gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água, Fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
3- No Brasil foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica, levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha e Penedo de São Pedro.
4-Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá, São Sebastião, Itatiaia e Cabo Frio e Lages. Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas,os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa.
5-
-Formação do Ciclone Cari entre os litorais do Rio Grande do Sul até o sul do litoral de São Paulo.
-Altas temperaturas na Bahia (36C)
-Terremoto moderado na Indonésia com magnitude 5.6
-Tufão Maysak,com ventos de 128 km/h e deslocamento no sentido oeste a 7 km/h.

Anônimo disse...

1-o vulcão é formado pelo edifício vulcânico,a cratera,o conduto e a câmara magmática.
2-Lava, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre,Material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica,Gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água, Fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
3- No Brasil foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica, levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha e Penedo de São Pedro.
4-Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá, São Sebastião, Itatiaia e Cabo Frio e Lages. Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas,os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa.
5-
-Formação do Ciclone Cari entre os litorais do Rio Grande do Sul até o sul do litoral de São Paulo.
-Altas temperaturas na Bahia (36C).
-Terremoto moderado na Indonésia com magnitude 5.6.
-Tufão Maysak,com ventos de 128 km/h e deslocamento no sentido oeste a 7 km/h.

Laise R. Hein 1ºD nº15

Anônimo disse...

1-o vulcão é formado pelo edificio vulcânico,a cratera,o conduto e a câmara magmática.

2-Lava, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre,Material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica,Gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água, Fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3- No Brasil foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica, levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha e Penedo de São Pedro.

4-Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá, São Sebastião, Itatiaia e Cabo Frio e Lages. Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas,os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa.
5-
-Formação do Ciclone Cari entre os litorais do Rio Grande do Sul até o sul do litoral de São Paulo.
-Altas temperaturas na Bahia (36C)
-Terremoto moderado na Indonésia com magnitude 5.6
-Tufão Maysak,com ventos de 128 km/h e deslocamento no sentido oeste a 7 km/h.

Laise 1ºD nº15

Anônimo disse...

Anna 1 ano D

1) edificio vulcanico ou cone cratera ( cavidade superior),chamine ou conduto , caldeira ou camera magnética

2)Lava : material de fusão derramamento na superficie terrestre material piroclastico
Fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcanica
gases e vapores -> os mais comuns sao os vapores de agua (80 A 95% do total
fumarolas ->nuvens ardentes com temperatura que pode alcançar 800C

Geiseres -> expelem agua quente de forma continua ou ingermitente sua ocorrencia esta esta associada a aeras vulcanicas

3)origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

4)Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC)


5)havai : leva 15:48
indonesia leve 14:35
indonesia : moderado 07:50

Anônimo disse...

Nome: Ana Luiza
N° 3
Turma: 1° B, Salesiano
1- Quais são as partes de um vulcão?
R: Edifício vulcânico (ou cone), cratera (ou boca ou cavidade superior), chaminé (ou conduto), caldeira (ou câmera magmática).

2- Coloque o nome dos materiais expelidos pelo vulcão , com suas características :
R: Lavas - Material magmático em estado de fusão que é derramado na camada superficial da Terra.
Material Piroclástico - Conhecidos como blocos ou bombas, são rochas fragmentadas atiradas pela atividade do vulcão.
Gases e vapores - Em sua maioria vapores de água, e gases como o carbônico ou enxofre.
Fumarolas - Nuvens com temperaturas elevadíssimas (800°C) extremamente ardentes.
Gêiseres - Associados com o vulcanismo, são descritas como fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou indeterminada.

3- Quais foram os resultados das atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica, no Brasil?
R: A formação de ilhas oceânicas, como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Na era Mesozoica as atividades vulcânicas no Brasil foram muito intensas. Coloque o nome e o local das principais ocorrências :
R: Poços de Calda e Araxá em Minas Gerais, São Sebastião em São Paulo, Itatiaia e Cabo Frio no Rio de Janeiro e Lages em Santa Catarina.

5- No momento da postagem , observe o Painel Global ( site do colégio ) e escreva os principais acontecimentos do dia:
R:No dia 29/03:
Terremoto leve no Havaí, terremoto leve na Indonésia,terremoto leve no Paquistão, terremoto leve no Alasca, terremoto leve na Califórnia, terremoto leve na República Dominicana, terremoto leve em Porto Rico, terremoto leve na Califórnia novamente, terremoto moderado na Indonésia novamente, terremoto leve em South Georgia, terremoto leve em Oklahoma, terremoto leve em Oklahoma novamente, terremoto leve no Irã,
terremoto leve no Japão, outro terremoto leve em Oklahoma, novamente outro em Porto Rico de escala leve, mais um no Japão, leve, terremoto em Tonga leve, terremoto leve de localização sudeste da dorsal do oceano Índico, terremoto leve na Romênia, terremoto leve ao sul das ilhas Fiji, Tufão MAYSAK rumo oeste a 7km/h.

Anônimo disse...

Gabriel Abud nº9 2C


1) Partes de um vulcão?
R: Cone ou edifício vulcanico, cratera, chaminé ou conduto, caldeira ou câmara magmatica

2) Coloque o nome dos materiais expelidos pelo vulcão com suas características;
R: Lava que resulta do magma quando este perde os gases durante a erupção.
Piroclastos, que resultam da lava consolidada, ou então resultam de fragmentos do cone vulcânico que são arrancados durante a erupção vulcânica. Podem ser classificados em: cinzas, que são constituídas por fragmentos de rocha, vidro vulcânico e outros materiais vulcânicos com dimensões muito reduzidas.
Lapilli, que sãopiroclastos de pequenas dimensões, um pouco parecidos com a gravilha das estradas, quando ainda estão em construção.
Bombas, são piroclastos com uma forma arredondada e achatada, pois têm origem em lava que solidifica no ar assim que é libertada do vulcão.
Blocos, são piroclastos de grandes dimensões. A sua forma é arredondada, e resultam de lavas antigas que faziam parte do cone vulcânico e são arrancados e ejectados pelo vulcão durante erupções violentas.

3) Quais foram os resultados das atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica, no Brasil?
R: Era Cenozoica, levaram à formação das ilhas oceânicas, de Trindade, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo.

4) Na era Mesozoica as atividades vulcânicas no Brasil foram muito intensas. Coloque o nome e o local das principais ocorrências:
R: Na Era Mesozoica, a atividade vulcânica foi muito intensa no Brasil, destacando-se as ocorrências em Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lajes (SC)

Anônimo disse...

Luís Henrique Castilho n°22 1°C
1- Tem a câmara magmática que é aonde se "armazena" o magma, a chaminé que é aonde libera a lava, tem também o cone vulcânico, que é a montanha que cobre o vulcão e tem a cratera que é a saída da chaminé.
2- Tem 3 tipos, os sólidos, que seriam os piroclastos, que são as cinzas, lapilli, bombas e blocos. Tem os líquidos, que serião as lavas, tendo 3 tipos, lavas aa, lavas encordoadas e lavas em almofada. E por fim os gasosos, que seriam os gases, por exemplo, vapor da água, dióxido de carbono, dióxido de enxofre e monoxido de carbono.
3- Levou à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4- Lajes (SC), Poços de Caldas (MG), Jacupiranga (SP), Araxá (MG) e Itatiaia (RJ).
5- Esta tendo vários terremotos, alguns fracos, fortes e muito fortes, mostrou a maior temperatura agora, que é em Níger, 37°C, e a menor que é na base antartica, -64°C.

Unknown disse...

Nome: Fernanda Fernandes 1°B n°10

1- edifício vulcânico (cone), cratera (boca), chaminé (conduto) , caldeira (câmara magmática)

2-
- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
 - fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3- Nosso país foi palco de diversas atividade^s vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km²

5 -
Terremoto muito forte: Tonga, A 109 km de Hihifo, magnitude foi de 6.4 graus, 11 km de profundidade, e teve uma energia de 3 bombas atômicas.

Terremoto moderado: China, A 29 km de Qimeng,  com magnitude de 5.4 graus, 14 km de profundidade.

Terremoto moderado: Indonésia,  A 25 km de Pendolo, com magnitude de 4.6 graus, 47 km de profundidade.

Anônimo disse...

Maria julia N°:26
1°ano B
1-
Os vulcões compõem-se em geral, das seguintes partes :
- edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.
2-
- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
3-
Formação de ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4-
Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.
5-Terremotos:
16:50-Papua Nova Guiné, a 132 km de Taron.Profundidade=53,mag. 4.9
16:25-Alasca, a 102 km de Semisopochnoi Isla.Profundidade=14,mag.3.3
16:23-Oklahoma, a 13 km de Medford.Profundidade=3 mag.3.0

Anônimo disse...

Arthur Ogliari - N°05
1°B

Resposta 1 - (De baixo para cima (Do 'Magna' a 'Lava)):
- Magna (a rocha fundida fica estancada em grandes depósitos dentro da crosta. Ao mesclar-se com água e gases, a pressão força o líquido a sair pelas gretas e pela lareira central).
- Chaminé central (Eleva-se diretamente desde o depósito de magna. às vezes, a pressão é tão grande que o magna procura outras gretas laterais para sair).
- Cone (É formado por camadas sedimentares, ou seja, restos de cinzas e lava endurecida de erupções anteriores).
- Cratera (Esta abertura no topo permite que saiam a lava, os restos de rochas, as cinzas e o pó que arrasta o magna em seu caminho)
- Lava ( É o nome que recebe o magna quando entra em contato com o ar. Este líquido espesso e ardente queima tudo em seu caminho. Quando esfria, converte-se em rocha vulcânica).

Resposta 2:
- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

Resposta 3:
Levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

Resposta 4:
Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

Anônimo disse...

Vitor Hugo Petter Schveper - 1º B nº 33

Questão 1:
R: O vulcão é constituído por um edifício vulcânico ou cone, que é a montanha formada pelos materiais magmáticos do interior da Terra; Cratera, que se forma na fase inicial da atividade vulcânica devido às explosões; Chaminé, fenda pela qual os materiais são expelidos; câmara magmática, cavidade profunda cheia de magma.

Questão 2:
R: Lavas, material magmático em estado de fusão; Material piroclástico, que são fragmentos de rocha lançados durante a atividade vulcânica; Gases e vapores, o mais comum são os vapores d'água; Fumarolas, nuvens com altas temperaturas; Gêiseres, fontes que expelem jatos de água quente.

Questão 3:
R: A formação de ilhas oceânicas, como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

Questão 4:
R: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ), Lages (SC)

Questão 5:
R: 31/03 - 16H50 - Magnitude: 4.9 - Intensidade: Leve - Papua Nova Guiné

31/03 - 16H25 - Magnitude: 3.3 - Intensidade: Leve - Alasca

31/03 - 16h23 - Magnitude: 3.0 - Intensidade: Leve - Oklahoma

Anônimo disse...

Juliano Rambo- 1B- 21

1-Em geral os vulcões são compostos por:
Cone
Cratera
Chaminé
Caldeira
2-Lava:Material magmatico em estado liquido
Material piroplastico: Rochas em fragmentos
Gases e vapores: Comumente agua
Fumarolas: Nuvens em temperatura que chegam até 800 graus.
Geisers: jatos de agua expelidos em areas vulcanicas.
3-O resultado foi a formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4-Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC), na região sul houve um dos maiores derrames basalticos do mundo, abrangendo desde São Paulo até o RS, também na bacia amazonica.
5- Tonga, a 109Km de Hihifo-6.4 Muito forte
Tonga, a 99Km de Hihifo- 6.5 Muito forte
Papua Nova Guiné, a 55Km de Kokopo- 7.5 Muito forte

Anônimo disse...

Ibrahim Khan N°13 1B

1-O vulcão tem 4 partes, sendo elas: Cone responsável pelo seu formato, cratera responsável pelas explosões iniciais de sua fase, chaminé responsável pela fenda onde seus materiais são lançados e caldeira magmática responsável pelo bolsão preenchido com magma.

2-Os materiais expelidos pelo vulcão são: Lava que é material magmático em estado líquido(fusão), Material Piroclástico que são fragmentos de rochas, Gases e Vapores (o mais comum é o da água), Fumarolas que são nuvens ardentes chegando a alcançar 800°C e Geisêres que são jatos de água quente próximos ao vulcão.

3-Foi a formação de ilhas que temos hoje, por exemplo: Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4-Poços de Caldas e Araxá (Minas Gerais), São Sebastião (São Paulo), Itatiaia e Cabo Frio (Rio de Janeiro) e Lages (Santa Catarina).

5- Hoje o dia teve vários terremotos porém os terremotos foram todos fracos hoje, mais ou menos uma média de 30 leve e 4 moderados, focados principalmente no Japão e na placa do pacífico.

Anônimo disse...

1. Câmara magmática, cone principal, magma, cratera, gases, cone secundário, chaminé secundaria, gases, cinzas, piroclastos e escoada de lava

2.lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
Gêiser- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3. Atividades vulcânicas levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4.Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

Guilherme Schancosky numero 12 1 ano B

Anônimo disse...

Gabriela Sedrez n°:11 1°A

1)Os vulcões compõem-se das seguintes partes:
- edifício vulcânico ou cone: que é a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra.
- cratera: isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica.
- chaminé ou conduto: abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície.
- caldeira ou câmara magmática: bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

2)Os materiais expelidos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos. E são formados por:
- lavas: material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre.
- material piroclástico: fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica.
- gases e vapores: os mais comuns são os vapores de água (80 a 95% do total).
- fumarolas: verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
Gêiseres: são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3)No nosso país atividades vulcânicas mais recentes ocorreu na Era Cenozoica, levando à formação das nossas ilhas oceânicas,como: Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4)Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

5)01/04 11:06 5.2 MODERADO Tonga, a 98 km de Hihifo
10 945 0

01/04 09:35 5.8 MODERADO Indonésia, a 143 km de Tual
25 7515 0.4

*Tufão Maysak se intensificou bem mais que o previsto e chegou hoje na categoria 5. O ciclone é o terceiro desde o começo dos registros a chegar nesta categoria antes do mês de Abril. Os outros dois foram Ophelia em Janeiro de 1958 e Mitag em Março de 2002. Maysak já é o terceiro tufão do ano, o que faz que 2015 seja o ano com a maior quantidade de tufões para um começo de temporada. O ciclone afetou as Ilhas Chuuk no domingo e agora está afetando algumas ilhas da Micronésia, principalmente Yap e Ilhas Carolinas.
Em 31/03 - 14h25



Anônimo disse...

Evandro Bonetti nº5 1ºA

1.edifício vulcânico ou cone, cratera (cavidade superior), chaminé ou conduto e caldeira ou câmara magmática.
2.lavas (material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre), material proclástico (fragmentos de rochas lançadas pela atividade vulcânica), gases e vapores (os mais comuns são os vapores de agua), fumarolas (verdadeiras nuvens ardentes com temperatura que podem alcançar até 800 graus.
3.formação de ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedo e São Paulo.
4.Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).
5. 1/04 Chile: abalo sísmico 5.2 (MODERADO) – 1/04 Alasca: abalo sísmico 4.3 (LEVE).

Anônimo disse...

Gabriela Avona 1° A 01/04/15
1- Cone ou edifício vulcânico, Cratera, conduto e câmara magmática.
2- Lavas: material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre; material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ; Gases: e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total); Fumarolas: verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC. Gêiseres: são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3- Formação das ilhas oceânicas: Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4- Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km².
5- Mag: 4.9 01/04 21:23 Índia, a 11 km de Pipalkoti
Mag: 3.2 01/04 19:19 Oklahoma, a 20 km de Crescent
Mag: 3.0 01/04 19:02 Ilhas Virgens (RU), a 54 km de Road To


Anônimo disse...


Nome: Matheus M. Felizari, N° 22, 1°D

1. Partes do vulcão: edifício vulcânico, cratera, chaminé e caldeira.
2. materiais expelidos pelos vulcões: lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
Gêiseres, são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3. os resultados das atividades vulcânicas: foram à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4. Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).
5. Os maiores terremotos do dia 02/04 foram em: Fiji, A 260 Km De Lambasa, com intesidade forte, Magnitude de 6.0, Profundidade de 560 km, Energia de 15000 Tons de TNT (1 Bombas atômicas). E Indonésia, A 90 Km De Bengkulu, itensidade moderado Magnitude 5.1, Profundidade de 60 km, Energia de 660 Tons de TNT (0 Bombas atômicas).

Anônimo disse...

Julia Roberta Reinert nº20, 1ºA
1. As partes que compõe um vulcão são:
- edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.



2. - Lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- Material Piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- Gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- Fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
- Gêiseres = são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente. Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3. Já na Era Cenozoica, no período Terciário, as erupções vulcânicas oceânicas originaram algumas ilhas no litoral, como Fernando de Noronha, Trindade, Penedo São Pedro e São Paulo.

4. Os locais onde ocorreram as principais ocorrências da Era Mesozoica são: Poços de Caldas e Araxá (Minas Gerais), São Sebastião (São Paulo), Itatiaia e Cabo Frio (Rio de Janeiro) e Lages (Santa Catarina). Também aconteceram ocorrências na região sul onde houve derrames basálticos, onde abrangeu uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, e ainda houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.
5. - 02/04 às 13:15 aconteceu um terremoto de magnitude de 4,4 com intensidade leve no Alasca, a 72 km de Old Iliam.
- 02/04 às 14:26 aconteceu um terremoto de magnitude de 2,6 com intensidade leve na Califórnia, a 23 km de Kettleman City
- 02/04 às 17:42 aconteceu um terremoto de magnitude de 4,7 com intensidade leve no Sul das ilhas Fiji.
- 02/04 ás 18:07 aconteceu um terremoto de magnitude de 4,6 com intensidade leve no Sudeste da Ilha da Páscoa, Pacífico.
- 02/04 às 19:04 aconteceu um terremoto de magnitude de 4,5 com intensidade leve no Japão, a 59 km de Ofunato

Anônimo disse...

Cristina Minuzzi Gularte n:7 1C
1-Câmara magmática,cone,cratera e chaminé.
2-lava:material magmático em estado de fusão.
-material piroclástico:gases evapores.
-gases e vapores:de água 80 á 95%.
-fumarolas:nuves ardentes com temperatura de até 800ºC.
-gêiseres:são fontes que jorra jatos de água quentes contínua ou intermitentemente.
3-Foram as erupções que deram origem á algumas ilhas oceânicas brasileiras:Trindade,Fernando de Noronha,Penedo de São Pedro e São Paulo.
4-Poços de Caldas e Araxá(MG),São Sebastião(SP),Itatiaia e Cabo Frio(RJ),Lages(SC),Torres(RS)e algumas regiões da Bacia Âmozonia.
5-Painel de monitoramento de terremotos
02/04/2015 ás 17:00 horas,segundo a marca sismoscópio.
Terremotos recentes,nas últimas 48 horas ocorreu um abalo de maior intensidade nas ilhas Fiji atigindo 6.0 graus de intensidade.

Anônimo disse...

Maria Luiza Minella 1A
1-EDIFÍCIO VULCÂNICO OU CONE:que é na montanha formada pelo acúmulo de materiais magmáticos oriundos do interior da terra;
CRATERA: cavidade superior (boca) que se forma devido a edxplosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
CHAMINÉ OU CONDUTO:abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
CALDEIRA OU CÂMARA MAGMÁTICA:bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.
2-lavas, material magmática em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
-material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos,bombas);
-gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água (80 a 95% do total);
-fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800C.
Geiseres:são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente. Sua ocorrência está associada ás áreas vulcânicas
3- Em nosso país foi o palco de diversas atividades vulcânicas,a mais recente ocorreu na Era Cenozoica, levando a formação das ilhas oceânicas como:Trindade,Fernando de Noronha,Penedo de São Pedro e São Paulo.
4-Na era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG),São sebastião (SP),Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e lajes (SC). NA região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, que deu origem ao solo terra roxa.
5- 03/04-10:47-intensidade leve- Papua Nova Guiné;
03/04-07:34-intensidade leve-Rússia;
03/04-10:31-intensidade moderado-Nova Zelândia

Anônimo disse...

Karis Gabriela Fernandes 1A 22

1- Quais são as partes de um vulcão?
2- Coloque o nome dos materiais expelidos pelo vulcão , com suas características :
3- Quais foram os resultados das atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica, no Brasil?
4- Na era Mesozoica as atividades vulcânicas no Brasil foram muito intensas. Coloque o nome e o local das principais ocorrências :
5- No momento da postagem , observe o Painel Global ( site do colégio ) e escreva os principais acontecimentos do dia:

Respostas:
1-
- edifício vulcânico: montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera:se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé: abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira:bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

2- - lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
-gêiseres, são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3-formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4-Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

5- Nova Zelândia, a 122 km de L Esperance - Tonga, a 223 km de Vaini - Região das ilhas Fiji

Anônimo disse...

Gabriela Backes 1ºC
1-Edifício vulcânico ou cone, a cratera, chaminé ou conduto, e caldeira ou câmara magmática
2- A lava que é um material magmático que é derramado na superfície terrestre e esta em estado de fusão. Material piroclástico que são fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica. Gases e vapores, mais comuns vapores de água. Fumarolas, que são nuvens ardentes com temperaturas tão altas capazes de alcançar até 800ºC. Outro que também estão associadas são os gêiseres, que expelem água quente de forma continua e intermitente.
3-Levaram à formação de nossas ilhas oceânicas, como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4-Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). E na região Sul, onde houve um dos maiores derrames basálticos do mundo.
5-Sexta feira Santa

Anônimo disse...

Adrielly Paulo de Souza
Número: 1
Ano: 1°D

1. - edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

2. - lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4. Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas;

5.
- Data: 03/04 UTC: 22:29 Mag: 4,5 Intensidade: MILD Local: Nw 135 km de Tobelo, indonésia Deep: 34 Tons TNT: 75 Nuke:0
- Data: 03/04 UTC: 21:53 Mag: 4.2 Intensidade: MILD Local: 125 km ssw de Taron, Papua Nova Guiné Deep: 10 Tons TNT: 15 Nuke: 0
- Data: 03/04 UTC: 21:42 Mag: 4.3 Intensidade: MILD Local: 92 km se de Murghob, Tadjiquistão Deep: 44 Tons TNT: 30 Nuke: 0
- Data: 03/04 UTC: 21:28 Mag: 3.3 Intensidade: MILD Local: 16 km sse de Medford, Oklahoma Deep: 1 Tons TNT: 0 Nuke: 0
- Data: 03/04 UTC: 21:17 Mag: 5.4 Intensidade: MILD Local: 34 km NNW de Finschhafen, Papua Nova gui Deep: 28 Tons TNT: 1875 Nuke: 0,1

Anônimo disse...

Matheus F Fronza nº 30 1ºANO A

1-Edifício vulcânico ou cone,cratera, chaminé e câmara magmática.

2-Lavas: material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
Material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica;
Gases e vapores : os mais comuns são os vapores de água
fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3- Levou a formação de ilhas oceânicas, como : Trindade,Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4-Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

5- Dia 03/04/2015 - Terremoto leve em Mutunópolis, GO, Brasil, 3,1 graus e profundidade de 5 km;
Terremoto leve na Bolívia, 4,6 graus e 166 km de profundidade.

Anônimo disse...

Alexandre 1° ano B N° 1
1. Existem 4 partes que constituem um vulcão (normalmente):Câmara Magmática, Chaminé, Cratera e Cone Vulcânico.
Câmara Magmática: É o local onde o magma permanece armazenado.
Chaminé: É o canal por onde o magma e os gases armazenados na câmara magmática escapam.
Cratera: É a parte mais visível do vulcão que marca o fim da chaminé e o primeiro contato da lava com a superfície.
Cone Vulcânico: É um relevo situado na cratera formado pelo acúmulo de lava que se solidifica.
2. Os materiais expelidos pelo vulcão e suas respectivas características são:
Lavas: material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
Material Piroclástico: fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
Gases e Vapores: os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
Fumarolas: verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
Gêiseres: são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente. Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4. Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sulhouve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

5. Está previsto para hoje (04/04/2015), haver um terremoto leve em Goiás (mutunópolis), com 3.1 graus e 5 km de profundidade. Há uma tempestade tropical FIVE com velocidade do vento de com 56km/h no oceano pacífico, próximo á indonésia (Latitude 8,6° e longitude de 152,9°). Ocorreu ás 21:17, do dia 03/04/2015, um terremoto moderado em Papua Nova Guiné, 34 km de Finschhaf, 5.4 graus e 28 km de profundidade.

Unknown disse...

1-
edifício vulcânico ou cone
cratera, isto é, cavidade superior (boca)
chaminé ou conduto
caldeira ou câmara magmática
2-
lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre
material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas)
gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total)
fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3-
A atividade vulcanica mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4-
Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km²
5-
04/04 00:16 3.3 LEVE Texas, a 37 km de Pecos
04/04 00:20 3.3 LEVE Kansas, a 13 km de Caldwell
04/04 00:33 4.2 LEVE Indonésia, a 147 km de Abepura
04/04 00:48 3.0 LEVE Kansas, a 10 km de Caldwell
04/04 00:49 3.7 LEVE Oklahoma, a 22 km de Crescent
04/04 01:23 2.9 LEVE Kansas, a 14 km de Caldwell
04/04 01:34 4.9 LEVE South Georgia and the South Sandwich I
04/04 01:40 2.9 LEVE Oklahoma, a 16 km de Perry
04/04 04:08 5.1 MODERADO Papua Nova Guiné, a 98 km de Taron
04/04 04:10 3.0 LEVE Oklahoma, a 25 km de Mooreland
04/04 04:22 2.7 LEVE Oklahoma, a 26 km de Mooreland
04/04 04:56 3.7 LEVE República Dominicana, a 39 km de Miche
04/04 05:02 3.4 LEVE Oklahoma, a 19 km de Crescent
04/04 05:27 4.9 LEVE Tonga, a 112 km de Neiafu
04/04 05:36 2.7 LEVE Alasca, a 47 km de Cape Yakataga
04/04 08:06 5.5 MODERADO Indonésia, a 65 km de Piru
04/04 08:35 3.7 LEVE Oklahoma, a 21 km de Perry
04/04 08:50 2.7 LEVE Oklahoma, a 22 km de Perry
04/04 09:11 3.0 LEVE Oklahoma, a 22 km de Perry
Aluno: Igor Andre Alves n: 10
Turma: 1D

Anônimo disse...

Nome: Sara Regis Goularte. 1D. 29

Questão 1- Quais são as partes de um vulcão?
R: - edifício vulcânico ou cone, cratera, chaminé ou conduto, caldeira ou câmara magmática

Questão 2- Coloque o nome dos materiais expelidos pelo vulcão , com suas características :
R: - lavas: material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre.
- material piroclástico: fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas)
- gases e vapores: os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas: verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

Questão 3- Quais foram os resultados das atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica, no Brasil?
R: formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

Questao 4- Na era Mesozoica as atividades vulcânicas no Brasil foram muito intensas. Coloque o nome e o local das principais ocorrências :
R: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

Questão 5- No momento da postagem , observe o Painel Global ( site do colégio ) e escreva os principais acontecimentos do dia:
R:- Mag: 5.5 04/04 08:06 Indonésia, a 65 km de Piru
- Mag: 5.1 04/04 04:08 Papua Nova Guiné, a 98 km de Taron
- Mag: 4.9 04/04 05:27 Tonga, a 112 km de Neiafu
- Mag: 4.7 04/04 12:11 Papua Nova Guiné, a 111 km de Taron
- Mag: 4.4 04/04 11:07 Alasca, a 193 km de Atka

Anônimo disse...

Beatriz - Nº:04 - 1ºC
1-As partes de um vulcão são:
- edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

2-MATERIAIS EXPELIDOS PELOS VULCÕES:
- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente. Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3-O Brasil foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4-Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul.

5-Painel Global foi observado no dia 04/04/15 ás 10h10min(ultima atualização) e continha os seguintes acontecimentos:

Local:Oklahoma, a 22 km de Perry
Horário: 09:11
Mag.:3.0
Intensidade: Leve

Local Indonésia, a 65Km de Piru
Horário:08:06
Mag:5.5
Intensidade: Moderado

Local:Tonga, a 112Km de Neiafu
Horário:05:27
Mag.:4.9
Intensidade:Leve

Local:Papua Nova Guiné, a 98 km de Taron
Horário:04:08
Mag.:5.1
Intensidade:Moderado

Anônimo disse...

Samuel. nº28 1ºD
1-edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.
2-- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3-foram formadas as ilhas de Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Paulo e São Paulo.
4- Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).
5-Satélite detecta ponto de calor gerado pelo incêndio em Santos, SP.
Observações meteorológicas recebidas às 4/Apr/2015 10:20 e monitorados pelo Painel Global indicam que 26 estações apresentaram temperaturas inferiores a 10°C, disparando os alertas destacados em azul no mapa.

Unknown disse...

1) Edifício vulcânico ou cone, cratera, isto é, cavidade superior, chaminé ou conduto, caldeira ou câmara magmática.
2) Lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- Material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- Gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- Fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
- Gêisers- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente. Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3) A formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4) Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC)
5) Achei mais importante estes dois registros: - De acordo com os últimos 70 registros sísmicos reportados nas últimas 48 horas, o evento de maior intensidade ocorreu na Indonésia, 65 km a oeste-noroeste de Piru, às 08:06 UTC do dia 04/04. O evento foi localizado a 24 km e de profundidade e segundo o USGS, Instituto de Pesquisas geológicas dos EUA, a magnitude do tremor foi calculada em 5.5 graus. Do total de eventos, 62 deles foram classificados como de intensidade leve e 8 atingiram o status de moderados.
-Observações meteorológicas recebidas às 4/Apr/2015 14:50 e monitorados pelo Painel Global indicam que 26 estações apresentaram temperaturas inferiores a 10°C.

Vinícius Augusto Vieira Nº32 1º ano D

Anônimo disse...

Leonardo dos Santos Wan-Dall numero:16 1º ano D.
ATIVIDADE :
1-Os vulcões são compostos pelas seguintes partes: - edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

2- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3- A Canozoica levou à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4:Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC)

5- Hoje no dia 4 de abril de 2015,as 17:31, observando o painel global percebi que o maior acontecimento foi um terremoto moderado na Indonésia, a 220 km de Saumlaki

Anônimo disse...

Camila Balsini Ano: 1 B Numero:07
1- Edíficio vulcanico ou cone, cratera ou cavidade superior , cavidade ou conduto e caldeira ou câmara magmática.
2- Lavas que é o material magmático em estado de fusão que é derramado na superficie terrestre, material piroclástico que é os fragmentos rochosos que são jogados durante a atividade vulcânica, gases e vapores que são os vapores de água e fumarolas que são nuvens ardentes que podem atingir a temperatura de 800 graus celsius.
3- O resultado foi formações de ilhas como Fernando de Noronha , Penedo de São Paulo e São Paulo.
4- Poços das Caldas e Araxa(MG), São Sebastião(SP),Itatiaia e Cabo Frio(RJ) e Lages (SC).
5- Hoje houve 2 moderado um em Papua Nova Guiné de 5.3 de magnitude e 35 de profundida e o outro em El Salvador de 5.0 de magnitude e 72 de profundidade e o resto foi leve como o na Califórnia de 2.5 de magnitude e 9 de profundidade.

Anônimo disse...

Aluna Gabriella Alkimin Costa Santos Pereira. 1º ano C
05/04/15
Vulcanismo no Brasil
1- Edifício vulcânico ou cone, Cratera,Chaminé ou conduto e caldeira ou Câmara Magmática.

2-Lava,Material magmático em estado de fusão.
-Material Piroclástico, fragmentos de rochas lançados pelo vulcão.
-Gases e Vapores,a maior parte é vapor da água.
-Fumarolas, Nuvens com temperaturas elevadas que podem chegar a 800 graus C.
E também Gêiseres que são jatos de água quente.

3-Se formaram os grandes maciços montanhosos do mundo, como os Alpes, os Andes e o himalaia.

4-Poços de caldas e Araxá (MG),Sao Sebastião (SP),Italiaia e Cabo frio(RJ) e Lages (SC).

5-De acordo com os últimos 50 registros sísmicos reportados nas últimas 48 horas, o evento de maior intensidade ocorreu na Indonésia, às 08:06 UTC do dia 04/04. O evento foi localizado a 24 km e de profundidade e segundo o USGS, Instituto de Pesquisas geológicas dos EUA, a magnitude do tremor foi calculada em 5.5 graus. Do total de eventos, 45 deles foram classificados como de intensidade leve e 5 atingiram o status de moderados.

Unknown disse...

Lucas Natã Pereira 1° B

1·Quais são as partes de um vulcão?

- Edifício vulcânico, montanha que foi constituída pelo acúmulo de material magmático proveniente do interior da Terra.
- Cavidade superior, que se dá devido às explosões sucedidas na fase inicial da atividade vulcânica.
- Chaminé, fenda na qual passam os materiais magmáticos até serem expelidos através da cavidade superior
- Câmara magmática, lugar profundo que é preenchido com o magma

2·Coloque o nome dos materiais expelidos pelo vulcão, com suas características

- Lavas, material magmatico em estado de fusão derramado na superfície terrestre.
- Material piroclástico, pedaços de rochas arremessados pela atividade vulcânica.
- Gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água
- Fumarolas, que são nuvens abrasadas que podem alcançar os 800°C

3·Quais foram os resultados das atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica, no Brasil?

- As atividades vulcânicas ocorridas na Era Cenozoica levaram à formação de ilhas oceânicas, tais como Fernando de Noronha, Trindade, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4·Na era Mesozoica as atividades vulcânicas no Brasil foram muito intensas. Coloque o nome e o local das principais ocorrências:

-Na Era Mesozoica, a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul também ocorreu um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observadas na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo de terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

5·No momento da postagem , observe o Painel Global (site do colégio) e escreva os principais acontecimentos do dia:

- Terremotos em:
Papua Nova Guiné: Moderado, magnitude de 5.3 - Tons de TNT: 1335

México: Leve, magnitude de 4.8 - Tons de TNT: 225

Indonésia: Leve, magnitude de 4.7 - Tons de TNT: 165

Anônimo disse...

Julia Espindola
Nº 19 Série:1ºA

ATIVIDADE :
1- Quais são as partes de um vulcão?
2- Coloque o nome dos materiais expelidos pelo vulcão , com suas características :
3- Quais foram os resultados das atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica, no Brasil?
4- Na era Mesozoica as atividades vulcânicas no Brasil foram muito intensas. Coloque o nome e o local das principais ocorrências :
5- No momento da postagem , observe o Painel Global ( site do colégio ) e escreva os principais acontecimentos do dia:

Respostas:
1-*edifício vulcânico/ cone
*Cratera/cavidade superior
*Chaminé/conduto
*Caldeira/câmara magmática

2- Lava –* material magmático em estado de fusão
*Material piroclástico - fragmentos de rochas lançados devido a atividade vulcânica
*Gases e vapores – mais comuns são vapores de água
*Fumarolas – nuvens “ardentes” que podem alcançar 800ºC
*Gêiseres – fontes que expelem água quente de forma continua, esta ligada a atividades vulcânicas.

3- O resultado foi a formação de ilhas oceânicas, como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Destacou-se as seguintes ocorrências
*Poços de Caldas: véu da noiva
*Torres: Derrame basáltico
*Amazônia: Mini vulcão
*Cabo Frio- RJ: Ilha
*São Sebastião- SP: Ilha

5-*Terremoto Moderado – El Salvador a 52km de Intipuca – 5.0 graus / 72km de profundidade
*Terremoto moderado – Indonésia a 65km do Peru – 5.5 graus / 24km de profundidade
*Terremoto moderado – Indonésia a 225km de Saumlaki – 5.1 graus / 114km de profundidade
*Terremoto moderado –Papua Nova Guiné a 98km de Taron – 5.1 graus / 10km de profundidade

Anônimo disse...

Pedro Gugelmin Girardi N°:29 1ºB

1-Um vulcão é constituído pelo edifício vulcânico, cratera (boca), chaminé e caldeira.
2-Os materiais expelidos pelos vulcões são: lava que é um material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre; material piroclástico, que são fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica, maciços; gases e vapores, mais comuns são os vapores de água (80 a 95% do total) e fumarolas, que são nuvens ardentes, podendo chegar a 800°C, quentes.
3-A formação de ilhas oceânicas
4-Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC)
5
- Terremoto moderado na Indonésia, Magnitude: 5.1 graus, Profundidade: 114 km, Energia: 660 tons de TNT.
-Terremoto Moderado em El Salvador, Magnitude: 5.0 graus, Profundidade: 72 km, Energia: 465 tons de TNT.
-Terremoto Moderado em Papua Nova Guiné, Magnitude: 5.1 graus, Profundidade: 10 km, Energia: 660 Tons de TNT.

Anônimo disse...

1- Cone principal, secundario, chaminé e cratera.
2-Fumarolas- Núvens absurdamente quentes. Lava- O magma que é expelido, muito quente. Material piroclastico- Pedras derretidas. Gêiseres- Água muito quente expelida com muita pressão.
3-A atividade na era Cenozoica levou a fprmação de ilhas oceânicas, como a de Fernando de Noronha.
4- RS, SP, RJ e SC, mas principalmente no sul, criando assim a terra roxa.
5- Terremoto de magnitute 3.0, 05/04 15:27 no Alaska.
terremoto de magnitude 4.4, 05/04 13:51, na Argentina.
terremoto de magnitude 4.5, 05/04, 13:23 no Havaí.

Vinícius S. Chab, 1D, n33

Anônimo disse...

1- Geralmente o vulcão é constituído pelas seguintes partes:Cone ou edifício vulcânico – É a montanha formada pelas sucessivas erupções, que provocaram o acúmulo de materiais sólidos, tais como cinzas e lavas petrificada oriundas do interior da Terra. O cone tem forma afunilada, terminada na cratera.Cratera – Boca afunilada que se forma devido às explosões que ocorrem na fase inicial da atividade, é a parte côncava situada no topo do cone e está ligada a cratera ao ponto de origem do vulcão. Chaminé ou conduto – Abertura ou fenda através da qual os materiais são expelidos do interior da Terra para superfície, ligando a cratera ao ponto de origem do vulcão.Caldeira ou câmara magmática - Bolsões profundos preenchidos pelo magma em encandeceste ebulição.

2- Solidos: piroclastos que são as cinzas,bombas, blocos e lipilli.
Liquidos : lavas, a lava encordoadas, e a larva em almofadas.
Gasosos: gases, como o vapor de água, dióxido de carbono, dióxido de enxofre , monóxido de carbono.

3- formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4-Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul.

5- 05/04 15:27:  Alasca, a 41 km de New AllakaketMag: 
  05/04 13:51  Argentina, a 73 km de San Antonio.

Anônimo disse...

Mariana Verônica - Número 28 - 1 ano A


1-
- edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

2-
- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água.
 - fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3- formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul.

5-
 05/04 15:27  Alasca, a 41 km de New AllakaketMag: 4.4  
05/04 13:51  Argentina, a 73 km de San Antonio de lMag: 4.5  

Anônimo disse...

Sarah Rodrigues n: 32 1B
Atividade vulcanismo:
1- As partes de um vulcão são: cone, é a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera(boca), que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé é a abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira é a cavidade profunda preenchida pelo magma.

2- Os materiais expelidos são: lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem
- são alcançar até 800ºC.
GÊISERES fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.
3- As atividades vulcânicas da Era Cenozoica foi importante porque levou à formação das ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4-
Na Era Mesozoica a atividade vulcânica as principais ocorrências foram: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul.


5- Um dos principais acontecimentos que ocorreu hoje de manha até as 15h27min na Alasca foram terremotos.
Um dos acontecimentos foi ás 08h35min um terremoto moderado em Papua Nova Guiné (Oceania).
Outro foi as 09h47min e 13h dois terremotos leves na Indonésia (Ásia).
No Havaí (EUA) ocorreram dois terremotos leves às 10h16min e 13h23min.
O terremoto que ocorreu perto do Brasil foi à Argentina (América do Sul) ás 13h51min um terremoto leve.




Anônimo disse...

Jade Valente 1°C n°14

1-Edifício vulcânico ou cone, cavidade superior(boca),chaminé e câmara magmática .

2-Lavas = mlavas, material magmático em estado de fusão, material
piroclástico = fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica,gases e
vapores = os mais comuns são os vapores de água,
fumarolas = verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC,
Gêiceres=são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.

3-Formação de ilhas oceânicas como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

5- Mag: 3.0 05/04 15:27 Alasca, a 41 km de New Allakaket.
Mag: 4.4 05/04 13:51 Argentina, a 73 km de San Antonio de l.
Mag: 4.5 05/04 13:23 Havaí, a 7 km de Kalaoa.

Anônimo disse...

Sarah Rodrigues n:32 Ano: 1B
Atividade Vulcanismo:

1- As partes de um vulcão são: cone, é a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera(boca), que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé é a abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira é a cavidade profunda preenchida pelo magma.

2- Os materiais expelidos são: lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem
- são alcançar até 800ºC.
GÊISERES fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.




3- As atividades vulcânicas da Era Cenozoica foi importante porque levou à formação das ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4-
Na Era Mesozoica a atividade vulcânica as principais ocorrências foram: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul.


5- Um dos principais acontecimentos que ocorreu hoje de manha até as 15h27min na Alasca foram terremotos.
Um dos acontecimentos foi ás 08h35min um terremoto moderado em Papua Nova Guiné (Oceania).
Outro foi as 09h47min e 13h dois terremotos leves na Indonésia (Ásia).
No Havaí (EUA) ocorreram dois terremotos leves às 10h16min e 13h23min.
O terremoto que ocorreu perto do Brasil foi à Argentina (América do Sul) ás 13h51min um terremoto leve.



Anônimo disse...

Gabriela Teixeira N-12 1ºA

1. Os vulcões compõem-se das seguintes partes: -edifício vulcânico ou cone
-cratera, isto é, cavidade superior (boça)
- chaminé ou conduto
-caldeira ou câmara magmática

2. -LAVAS, massas magnéticas em fusão natural que se apresentam no estado líquido ou viscoso e atingem a superfície terrestre, durante as erupções vulcânicas;
-MATERIAL PIROCLÁSTICO, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas);
-GASES E VAPORES, os mais comuns são os vapores de água (80 a 95% do total);
-FUMAROLAS, situadas nas proximidades de um vulcão, que emite vapor de água e gases, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC;
-GEISERES, é uma fonte termal que, periodicamente, tem erupções, ou seja, através dele uma grande coluna de água quente é expulsa para o ar, de forma contínua ou intermitente

3. Os resultados das atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica, levou à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4. Na era Mesozoica a atividade foi muito mais intensa, se destacando as seguintes ocorrências: poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

5. •TERREMOTO MODERADO, 05/04 - 00:07 UTC
El Salvador, a 52 km de Intipuca
5.0 graus/ 72 km de profundidade
• TERREMOTO MODERADO, 04/04 - 08:06 UTC
Indonésia, a 65 km de Piru
5.5 graus/ 24km de profundidade
•TERREMOTO MODERADO, 04/04 - 17:48 UTC
Indonésia, a 220km de Saumlaki
5.1 graus/ 114 km de profundidade
•TERREMOTO MODERADO, 04/04 - 04:08 UTC
Papua Nova Guiné, a 98km de Taron
5.1 graus/ 10km de profundidade

Anônimo disse...

Leticia Cestari nº17 1ºD
1-As partes de um vulcão são: Edifício vulcânico ou cone, cratera ou cavidade superior (boca), chaminé ou conduto, caldeira ou câmara magmática.


2- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas);
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água (80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente. Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3- Originaram algumas ilhas no litoral, como Fernando de Noronha, Trindade, São Pedro e São Paulo.


4-Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basáltico do mundo, abrangendo uma área de um milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul



5- 05 de Abril de 2015: Houve vários terremotos leves em alguns países, e cidades, como nas Ilhas Virgens (3.1), na Califórnia (2.5), na Indonésia (4.7), mas houve um considerado moderado (5.3) em Papua Nova Guiné, a 113 km de Taron.

Anônimo disse...

Guilherme Pedroni 11 1B
1-O vulcão é constituido por varias partes como:
-edifício vulcânico ou cone
-cratera
-chaminé ou conduto
-caldeira ou câmara magmática
2-
-Lavas, material magmático em estado de fusão
-Material piroclástico, fragmentos de rochas
-Gases e Vapores,vapores de águas
-Fumarolas,nuvens pretas e quentes que podem chegar ate 800°C
-Gêiseres,fontes que jorram águas em altas temperaturas.
3-Os resultados das atividades vulcânicas foram as formações das ilhas do nosso oceano,como:Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo
4-Na era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil se concentram mais em Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC) assim sendo mais intesa nessas áreas
5-No dia 5/04/2015 tivemos cerca de 15 terremotos uns mais leves e outros moderados pórem nada muito intenso.Os terremotos moderados que tivemos foi em Papua Nova Guiné,e em El savador.

Anônimo disse...

Mateus Moura|1ºA|Número 29


1- O vulcão é constituido pelas seguintes partes: cone, cratera, conduto e a câmara magmática.

2- O vulcão expeli lavas: material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre.
Material piroclastico: lançamento de rochas fragmentadas.
Gase e vapores: geralmente é vaporde água.
Fumarolas: nuvens ardentes que podem alcançar 800ºC.

3- A era cenozóica foi o relato mais recente de atividades vulcânicas, e geraram as ilhas vulcânicas que hoje existem no Brasil.

4- Na era mesozóica os principais locais atingidos foram: o Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC)

5- Papua, Nova Guiné, a 56 km de kokopo.
Tonga, a 99km de Hihifo
Tonga, a 109km de Hihifo

Anônimo disse...

Rafael C. Mafra, n 29 1 ano C

1- Um vulcão e formado por: edifício vulcânico ou cone, cratera (boca ou cavidade superior), chaminé ou conduto e caldeira ou câmera magmática.
2- Lavas, materiais magmáticos em estado de fusão, material piroclástico, fragmentos de rochas arremessadas ao ar em chama, gases e vapores, vapor de água, fumarolas, fumaça escura que pode atingir 800 graus, e por fim gêiseres, que são jatos de água fervente encontrados perto de áreas vulcânicas.
3- O resultado foi a formação de ilha oceânicas, como: Fernando de Noronha, Trindade, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4- Poço de caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ), Lages (SC) e a bacia amazônica em algumas partes.
5- No dia 05/04/2015 os terremotos não estão muito fortes, ate as 3:50 tiver 26 terremotos, o mais forte foi em Papua Nova Guine, com magnitude de 5.3.

Anônimo disse...

Aslin Caroline, 03 - 1º ano C

1- Edifício vulcânico ou cone, cratera, isto é, cavidade superior (boca), chaminé ou conduto e caldeira ou câmara magmática.

2- Lavas: (material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre), Material Piroclástico (fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica), Gases e Vapores (os mais comuns são os vapores de água - 80 a 95% do total), Fumarolas (verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC), Gêiseres (são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente. Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas).

3- Levou à formação das ilhas oceânicas do Brasil, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

5- OVDAS-SERNAGEOMIN relatou que durante 24-25 março as emissões de gás e cinzas em Villarrica diminuíram, mas a magnitude do tremor sísmico continua aumentado ligeiramente. Na noite de 25 de Março, Strombolian limitou-se a cratera e uma pluma de gás e subiu 700m acima da borda da cratera.

Anônimo disse...

Lucas Elias n°20
1° C

1- Câmara magmática, cratera, chaminé, cone vulcanico
2- Lavas: A lava é muito quente. Pode atingir temperaturas de até 1.200°C e emite um brilho que varia entre o vermelho e o branco-rubro à medida que flui. Algumas lavas são suficientemente líquidas para correr a 55 quilômetros por hora quando em declive. Outras se deslocam apenas poucos quilômetros por dia. A velocidade do fluxo depende da temperatura e da composição da lava.
Material piroclástico: Material piroclástico é outro nome dado a uma nuvem de cinzas , fragmentos de lava que circulam pelo ar em vapor. Estes fluidos são geralmente muito quentes , e se movem rapidamente devido à flutuação gerada pelos vapores.
Gases e vapores: Os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total)
Fumarolas: Buraco ou respiradouro no chão que expele gases vulcânicos. A maioria das fumarolas ocorre nas regiões vulcânicas, como no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos da América. Os gases expelidos são geralmente mistura de dióxido de carbono, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio, ácido clorídrico e nitrogênio. Alguns gases são venenosos
Gêiseres: O gêiser é uma espécie de fonte termal que, periodicamente, tem erupções, ou seja, através dele uma grande coluna de água quente é expulsa para o ar.
3- Hoje em nosso país não existem mais vulcões ativos, mas em época geológicas passadas houveram intensas atividades vulcanicas mas a mais recente foi na era Cenozoica levando a formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4- Ocorreram atividades vulcanicas em : Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Um dos maiores derrames basálticos do mundo ocorreu na região sul, que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas;
5- Terremotos localizados em: Alasca, Argentina, Havai, Indonesia, Califórnia, Oklahoma e outros países...

Anônimo disse...

Lucas Elias n°20
1° C

1- Câmara magmática, cratera, chaminé, cone vulcanico
2- Lavas: A lava é muito quente. Pode atingir temperaturas de até 1.200°C e emite um brilho que varia entre o vermelho e o branco-rubro à medida que flui. Algumas lavas são suficientemente líquidas para correr a 55 quilômetros por hora quando em declive. Outras se deslocam apenas poucos quilômetros por dia. A velocidade do fluxo depende da temperatura e da composição da lava.
Material piroclástico: Material piroclástico é outro nome dado a uma nuvem de cinzas , fragmentos de lava que circulam pelo ar em vapor. Estes fluidos são geralmente muito quentes , e se movem rapidamente devido à flutuação gerada pelos vapores.
Gases e vapores: Os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total)
Fumarolas: Buraco ou respiradouro no chão que expele gases vulcânicos. A maioria das fumarolas ocorre nas regiões vulcânicas, como no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos da América. Os gases expelidos são geralmente mistura de dióxido de carbono, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio, ácido clorídrico e nitrogênio. Alguns gases são venenosos
Gêiseres: O gêiser é uma espécie de fonte termal que, periodicamente, tem erupções, ou seja, através dele uma grande coluna de água quente é expulsa para o ar.
3- Hoje em nosso país não existem mais vulcões ativos, mas em época geológicas passadas houveram intensas atividades vulcanicas mas a mais recente foi na era Cenozoica levando a formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4- Ocorreram atividades vulcanicas em : Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Um dos maiores derrames basálticos do mundo ocorreu na região sul, que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas;
5- Terremotos localizados em: Alasca, Argentina, Havai, Indonesia, Califórnia, Oklahoma e outros países...

Anônimo disse...

Enzo 1°A N°4

1-Edifício vulcânico (cone), Cratera, Chaminé e Caldeira.

2-Lavas (material magmático em estado de fusão), Material Piroclástico (fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica), Gases e Vapores (geralmente vapor d'água), Fumarolas (nuvens ardentes com altas temperaturas) e Gêiseres (jatos de água lançados de forma contínua ou intermitente).

3-A atividade vulcânica na era cenozoica gerou ilhas como Fernando de Noronha, Trindade, São Paulo e Penedo de São Pedro.

4-Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

5-
TERREMOTO MODERADO 05/04-00:17 UTC El Salvador, a 52 km de Itipuca 5.0 Graus/ 72 Km de profundidade.

TERREMOTO MODERADO 04/04-04:08 UTC Papua Nova Guiné, a 98Km de Taron 5.1 Graus/ 10Km de profundidade.

TERREMOTO MODERADO 04/04-17:48 UTC Indonésia, a 220Km de Saumlaki 5.1 Graus/ 114 km de profundidade.

TERREMOTO MODERADO 04/04-08:06 UTC Indonésia, a 65 Km de Piru 5.5 Graus/ 24Km de profundidade.

Anônimo disse...

Natalia Campos N°24 1°D
1 – Edifício vulcânico ou cone
*Cratera, cavidade superior
*Chaminé ou conduto
*Caldeira ou câmara magmática

2 - Lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre.
*Material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas).
*Gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total).
*Fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
*Gêiseres- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente. Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3- formação das ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

5-- 05/04 00:07 5.0 MODERADO El Salvador, a 52 km de Intipuca
* 05/04 08:35 5.3 MODERADO Papua Nova Guiné, a 113 km de Taron

Anônimo disse...

Aluna: Lara Pasqualin nº18 1ºC
R:1-edifício vulcânico ou cone,cratera, isto é, cavidade superior (boca),chaminé ou conduto,caldeira ou câmara magmática.

R:2-lavas: material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre.
- material piroclástico: fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas).
- gases e vapores: os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total).
- fumarolas: verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

gêiseres- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
R 3-formação de ilhas oceânicas,como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
R 4- Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).
R 5-No dia 5/4/2015
18:46 2.6 LEVE Porto Rico,
a 22 km de Levittown 38 0 0
05/04 15:27 3.0 LEVE Alasca, a 41 km de New Allakaket 4 0 0
05/04 13:51 4.4 LEVE Argentina, a 73 km de San Antonio de l 195 45 0
05/04 13:23 4.5 LEVE Havaí, a 7 km de Kalaoa 10 75 0
05/04 08:35 5.3 MODERADO Papua Nova Guiné, a 113 km de Taron 35 1335 0.1.
esses foram alguns terremotos no dia de hoje.

Anônimo disse...

João Gustavo nº12 1ºD
1)edifício vulcânico ou cone, cratera, isto é, cavidade superior (boca), chaminé ou conduto, caldeira ou câmara magmática.

2) - lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3)formação de ilhas.

4)Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

5) Mag: 3.1 05/04 19:15
Porto Rico, a 95 km de San Antonio
Mag: 2.6 05/04 18:46
Porto Rico, a 22 km de Levittown
Mag: 3.0 05/04 15:27
Alasca, a 41 km de New Allakaket

Anônimo disse...

Gabriel faust Souza
Nº:9
1°C
Vulcanismo no Brasil
1- Edifício vulcânico: é formado pelo acumulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da terra.
Cratera: Se forma devido as explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica.
Conduta: abertura onde os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície.
Câmara magmática: Cavidade profunda preenchida pelo magma

2- Lavas: material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre.
Material piroclástico: fragmentos de rocha lançados pela atividade vulcânica.
Gases e vapores: o mais comum é o vapor da água 80 a 95% do total.
Fumarolas: São nuvens ardentes que podem alcançar até 800°C
Gêiseres: São fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.

3- Formou as ilhas Trindade, Fernando de Noronha, Panedo de São Pedro e São Paulo.

4- Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

5- Aconteceu um pequeno terremoto na Indonésia a 135km de Tobelo com magnitude de 4.5, classificação leve, profundidade de 34km,e tons de TNT de 75.




Anônimo disse...

Nicolas Nº26 1ºC


1- Um vulcão é composto por diversas partes, sendo elas: O edifício vulcânico ou cone, que é a montanha formada pelo acumulo de matérias magmáticos, vindos do interior da Terra, dando o formato ao vulcão; a cratera, que é a cavidade superior, é por onde todo o material magmático será expelido; a Chaminé, sendo o condutor que leva o magma do interior da Terra até a cratera e a Câmara Magmática, uma cavidade profunda preenchida por magma.

2- Lava, material magmático em estado de fusão; Material Piroclástico , fragmentos de rochas; Gases e Vapores, geralmente vapores de água; Fumarolas, nuvens ardentes que podem chegar até 800º C. Há também os Geineres, que são fontes que expelem jatos de agua quentes, não fazem parte dos vulcões, porem sua ocorrência está relacionada.

3-Levou a formação das ilhas oceânicas do Brasil, tais como, Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4-Poços de Caladas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

Anônimo disse...

Lucas N°18 1°D

1 - - edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

2 - - lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3 – Levou à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4 - Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

5 – Dia 05/04 - Papua Nova Guiné, a 113 km de Taron – Mag: 5.3 (moderado)
05/04 - El Salvador, a 52 km de Intipuca – Mag: 5.0 (moderado)
E o resto foi tudo leve

Anônimo disse...

Larissa Rosa/ nº23/1°anoB
1- Partes dos vulcões: edifício vulcânico ou cone, que é, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra.
-Cratera, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica.
- Chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície.
- Caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

2- Os materiais que são expelidos pelos vulcões: as lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre.
- O material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica. -Os gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total)
- As fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
- GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente. Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3- Os resultados das atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica no Brasil: A Era Cenozoica (Terciário), levou à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como
Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Nome e o local das principais ocorrências na era Mesozoica : Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

5- Não encontrei o painel global.

Anônimo disse...

Larissa Rosa/ nº23/1°anoB
1- Partes dos vulcões: edifício vulcânico ou cone, que é, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra.
-Cratera, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica.
- Chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície.
- Caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

2- Os materiais que são expelidos pelos vulcões: as lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre.
- O material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica. -Os gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total)
- As fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
- GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente. Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3- Os resultados das atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica no Brasil: A Era Cenozoica (Terciário), levou à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como
Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Nome e o local das principais ocorrências na era Mesozoica : Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

Anônimo disse...

Amanda n°2 1°B

1- edifício vulcânico ou cone, cavidade superior (boca), chaminé ou conduto, caldeira ou câmara magmática.
2- Sólidos (Piroclastos: resultam da lava consolidada, ou então resultam de fragmentos do cone vulcânico que são arrancados durante a erupção vulcânica). Líquidos(Lavas: as lavas podem ser mais fluidas ou viscosas. Um bocadinho como a manteiga. Quanto mais quente está, mais líquida fica). Gasosos(Gases: as moléculas estão infinitamente separadas uma das outras, não existem colisões entre as moléculas, não ha forças de interação entre as moléculas).
3-As erupções vulcânicas oceânicas originaram algumas ilhas no litoral, como Fernando de Noronha, Trindade, São Pedro e São Paulo. Também ocorreram na região amazônica derramamentos basálticos de origem vulcânica, no passado geológico brasileiro
4- Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai.
5-Terremoto moderado em Nova Guiné, com magnitude de 5.4 e 35 de profundidade. Terremoto leve em Porto Rico, com magnitude de 3.1 e 16 de profundidade. Terremoto leve em Oklahoma com 2.7 de magnitude e 6 de profundidade. Entre outros.

Anônimo disse...

João Pedro nº16 1ºC

1- Cone é a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra.
Cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica.
Chaminé: abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície.
Caldeira: bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

2- Lavas: material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre.
Material piroclástico: fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas).
Gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total).
Fumarolas: verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3- Formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Destacam-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

5- Pápua Nova Guiné. Magnitude: 5.4;
Pápua Nova Guiné. Magnitude: 5,3;
El Salvador. Magnitude: 5,0;
Indonésia. Magnitude: 4,7;
Indonésia. Magnitude: 4,6;
Havaí. Magnitude: 4,5;
Argentina. Magnitude: 4,4;







Anônimo disse...

Igor TR/ n:11 / 1 ano D

1- As principais sao o: magma,chaminé central, cone, cratera e por fim a lava.
2- Um Vulcao pode expelir: sólidos, que seraim materiais como pedras e pequenas rochas por exemplo, tambem pode ser expelidos liquidos sendo o principal a lava, e por fim podem ser expelidos gazes como fumaça e cinzas.
3- à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4- Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).
5- No momento da postagem houve poucos acontecimentos, mas os mais "importantes" foram: um terremoto moderado em Papua Nova Guiné, a 127 km de Taron, e outro moderado em El Salvador, a 52 km de Intipuca

Anônimo disse...

Maitê Koch N° 25
1°B
1-
- edifício vulcânico ou cone,
- cratera,
- chaminé ou conduto,
- caldeira ou câmara magmática.
2-
 Lavas são o material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre.
Material Piroclástico são os fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) .
Gases e vapores são os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total).
Fumarolas são verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
Gêiseres são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente. Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3-
Á formação das ilhas oceânicas. ( Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo).
4-
 Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC)
5-
20:51 5.4 MODERATE 127km ssw of taron, papua new guinea
19:15 3.1 MILD 95km nnw of san antonio, puerto rico
19:08 2.7 MILD 8km nne of stillwater, oklahoma
18:46 2.6 MILD 22km n of levittown, puerto rico
17:27 4.6 MILD 56km e of palu, indonesia
15:27 3.0 MILD 41km wsw of new allakaket, alaska
13:51 4.4 MILD 73km w of san antonio de los cobres
13:23 4.5 MILD 7km w of kalaoa, hawaii
13:00 4.7 MILD 148km s of bambanglipuro, indonesia
12:56 2.5 MILD 13km se of anza, california
12:40 2.8 MILD 12km nw of perry, oklahoma
10:22 3.1 MILD 19km nnw of perry, oklahoma 5
10:21 2.8 MILD 14km nne of arecibo, puerto rico

Anônimo disse...

Ananda 1ºB Nº4
As partes de um vulcão são: o edifício vulcânico ou cone; cratera, isto é, cavidade superior (boca); chaminé ou conduto; e a caldeira ou câmara magmática.

Os materiais expelidos pelo vulcão são: lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre; material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica; gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água; e as fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

As atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica no Brasil levou à formação das nossas ilhas oceânicas, dentre elas: Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
Na era Mesozoica as principais ocorrências de atividades vulcânicas foram em: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). E na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo que vai do estado de São Paulo até o Rio Grande do Sul.
No dia 05 de abril às 20:51 ocorreu um terremoto com intensidade moderada em Papua Nova Guiné, a 127 km de Taron; outro às 08:35 com intensidade moderada em Papua Nova Guiné, a 113 km de Taron; na Indonésia, a 56 km de Palu ocorreu um terremoto com intensidade leve ás 17:27; e 13:23 ocorreu no Havaí, a 7 km Kalaoa um com intensidade leve.

Anônimo disse...

1- Um vulcão é composto de um cone, que é a estrutura em si, uma cratera, que é a abertura superior por onde o magma escapa, uma chaminé, que é o túnel que liga o manto externo à cratera, e uma caldeira, que é uma câmara onde o magma não expelido fica armazenado antes da explosão
2- Lavas, que são materiais presentes no manto externo da terra em estado líquido, o material piroclástico, que são fragmentos de rochas não fundidas lançadas junto à explosão, gases, principalmente o vapor d’água, e fumarolas, que são fumaças com temperaturas que podem alcançar os 800ºC
3- Ocorreu a formação de ilhas vulcânicas, como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo, a partir do material magmático expelido pelos vulcões.
4- Poços de Caldas e Araxá, São Sebastião, Itatiaia, Cabo Frio e Lages foram palco de intensas atividades vulcânicas nesse período. Também na região sul ocorreu um intenso derramamento de basalto, que se espalhou numa área de cerca de 1.000.000m2, ocasionando diversos fenômenos geográficos que podem ser observados hoje. Outros derramamentos menores ocorreram no Planalto Meridional e na Amazônia.
5- Data UTC Mag. Class. Local Prof. TNT BA
05/04 20:51 5.4 MODERADO Papua Nova Guiné, a 127 km de Taron
35 1875 0.1

05/04 13:00 4.7 LEVE Indonésia, a 148 km de Bambanglipuro
45 165 0

05/04 17:27 4.6 LEVE Indonésia, a 56 km de Palu
16 105 0

Anônimo disse...

Quais são as partes de um vulcão?
edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma

2- Coloque o nome dos materiais expelidos pelo vulcão , com suas características :
lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3- Quais foram os resultados das atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica, no Brasil?
formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo

4- Na era Mesozoica as atividades vulcânicas no Brasil foram muito intensas. Coloque o nome e o local das principais ocorrências : as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sulhouve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

5- No momento da postagem , observe o Painel Global ( site do colégio ) e escreva os principais acontecimentos do dia:


05/04 20:51 5.4 MODERADO Papua Nova Guiné, a 127 km de Taron
35 1875 0.1
05/04 19:15 3.1 LEVE Porto Rico, a 95 km de San Antonio
16 0 0
05/04 19:08 2.7 LEVE Oklahoma, a 8 km de Stillwater
6 0 0


NICOLE FORNARI 1B numero 28 05/04

Luís Guilherme Zipf disse...

Luís Guilherme Zipf 1ºC 21

1 - Cone ou edifício vulcânico ,cratera, chaminé ou conduto, caldeira ou câmara magmática.

2 - Magma, que é parte do manto, é tão quente que quando sai para fora da Crosta, esfria e vira pedra.

3 - Na era cenozoica, as erupções vulcânicas oceânicas originaram algumas ilhas no litoral, como Fernando de Noronha, Trindade, São Pedro e São Paulo. Também ocorreram na região amazônica derramamentos basálticos de origem vulcânica.

4 - Ocorreram formações geológicas vulcânicas na Era Mesozoica, localizadas onde hoje estão os estados da região Sudeste e Sul. O derramamento vulcânico originou terras muito férteis nesses estados.

5 - Terremoto moderado, Papua Nova Guiné,5.4 a 127 km de Taron

Matheus moran — disse...

1-cratera, cone vulcanico, chaminé, camara magmatica
2-liquido( lavas encordoadas, lavas almofada) gases( valor de agua, dioxido de carbono e de enxofre, monoxido de carbono)
3-na era cenozoica houveram algumas erupçoes vulcanicas em ilhas no litoral como fernando de naronha
4- a era mesozoica foi um derramamento de lava na aerea sudeste e sul do brasil que deixou a terra muito fertil
5- n compriendi

Matheus miranda 1-c disse...

1-cratera, cone vulcanico, chaminé, camara magmatica
2-liquido( lavas encordoadas, lavas almofada) gases( valor de agua, dioxido de carbono e de enxofre, monoxido de carbono)
3-na era cenozoica houveram algumas erupçoes vulcanicas em ilhas no litoral como fernando de naronha
4- a era mesozoica foi um derramamento de lava na aerea sudeste e sul do brasil que deixou a terra muito fertil
5- n compriendi

Anônimo disse...

Leoanrdo 1ºC Nº19
questao 1: Edificio vulcanico ou cone, cratera (boca), chamine e câmara magmatica

Questao 2: Lava, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre
Material piroclastico: fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas)
Gases e vapores:os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total)
Fumarolas: verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC
Gêiseres: são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

Questao 3: A formação das nossas ilhas oceânicas, de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo

Questao 4: destacan-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá , São Sebastião , Itatiaia e Cabo Frio e Lages, na regiao sul ouve um dos maiores derrames basalticos de nosso planeta, que abrangeu uma area de mais de 1 milhao de quilometros quadrados.

Questao 5: 05/04/2015 20:51 terremoto em Papua Nova Guine 5.4 de magnetude ha 35 km de profundidade, 29/03/2015 terremoto de 7.5 de magnetude em Papua Nova Guine ha 41 km de profundidade

Anônimo disse...

Davi Almeida, nº6
1ºD

1- Piroclastos, Cratera, Cone, Lava, Chaminé, Chaminé Secundária, Magma e Câmara Magmática.

2- Piroclastos são sólidos, as lavas são líquidas e os gases.

3- Que formou ilhas oceânicas, ex: Trinidade e Fernando de Noronha

4- Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) E Lajes (SC).

5- Hoje houve apenas 3 terremotos moderados, sendo 2 deles em Papua Nova Guiné (Ásia) e 1 em El Salvador (América)! E no total houve 25 terremotos.

Anônimo disse...

Guilherme Barroso 1A n:13
1- edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.
2- - lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3- A Era Cenozoica levou à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo
4- Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.
5- Terremoto moderado em Papua Nova Guiné
Terremoto leve em Porto Rico
Terremoto leve em Havaí

Unknown disse...

1 - Edifício vulcânico; cratera; chaminé; caldeira.

 2 - Lava: Material magmático em estado de fusão derramado na terra.
Material piroclástico: Fragmentos de rochas lançados por causa da atividade no vulcão (blocos).
Gases e vapores: Os mais comuns são os vapores de água, que constituem de 80% a 95% de todos os vapores.
 Fumarolas: Nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
Gêiseres: São fontes que expelem jatos de água quente, contínuos ou intermitentes. Isso acontece por causa da área vulcânica.

3 - Formação de ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4 - Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Também houve um dos maiores derrames basálticos do mundo na Região Sul do país.

5 - Mag: 5.4  (05/04 20:51)
Papua Nova Guiné, a 127 km de Taron.

Mag: 4.8  (05/04 06:55)
México, a 6 km de San Juan Cacahuatepe.

Mag: 4.7  (05/04 13:00)
Indonésia, a 148 km de Bambanglipuro.

Maurício Fernandes | 1°D | N° 23

Anônimo disse...

Ivan Cegatta Junior N15
1·B
1» edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

2 »lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada

3»Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4»Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.
5»mag:4.9-06/04 10:58-west of the galapagos island
mag:4.5 06/04- 10:45 - Equador, a 47kmde puyo
mag:3.5 06/04- 10:10- Alasca, a 85km de Cantwele

Anônimo disse...

Ágata Dagny nº 02 1ºD
Questão 1- - magna, chaminé central, cone, cratera, lava.
Questão 2- A lava resulta do magma quando este perde os gases durante a erupção. Os piroclastos resultam da lava consolidada, ou então resultam de fragmentos do cone vulcânico que são arrancados durante a erupção vulcânica. O magma contém dissolvidas grandes quantidades de gases. Quando ocorre uma erupção estes gases libertam-se para a atmosfera. Em muitos casos, estes gases libertam-se de forma lenta e contínua, mesmo sem haver uma erupção. Os principais gases libertados são vapor de água (H2O), seguido por Dióxido de Carbono (CO2), Dióxido de Enxofre (SO2), Ácido Clorídrico (HCl) e outros compostos.
Questão 3- Durante quase todos esses períodos ocorreram extinção em massa, ou seja, um decréscimo bruto da biodiversidade através da extinção de vários grupos ao mesmo tempo. Apesar de ser um fenômeno comum (se considerarmos a longa escala do tempo geológico), diversos eventos de extinção massiva foram particularmente violentos, acabando com mais da metade das formas de vida.
Estes episódios costumam estar associados à formação ou divisão de super-continentes. A extinção permo-triássica, por exemplo, ocorreu durante a formação da Pangeia e a extinção K-T está associada à abertura do Oceano Atlântico.
As causas para as extinções em massa variam, mas existem evidências que eles não sejam resultado de apenas um fato, mas assim, de uma combinação de fenômenos. Entre os acontecimentos mais freqüentes estão os impactos de asteroides, as erupções vulcânicas de basaltos continentais, alterações climáticas e explosões de estrelas que lancem radiação nociva para a Terra, entre outros.
Questão 4- A era Mesozoica iniciou-se a cerca de 250 milhões de anos atrás, ela ficou marcada pelo intenso vulcanismo e consequente derrame de lavas em várias partes do globo. Também ficou caracterizada pelo processo de sedimentação dos fundos marinhos, que originou grande parte das jazidas petrolíferas hoje conhecidas. Outras características dessa era geológica são: divisão do grande continente da Pangeia, surgimento de grandes répteis, como, por exemplo, o dinossauro, surgimento de animais mamíferos, desenvolvimento de flores nas plantas.
Questão 5- 06/04 11:37 4.8 LEVE Japão, a 34 km de Yonakuni 83 225 0
06/04 10:58 4.9 LEVE West Of The Galapagos Islands 21 330 0
06/04 07:52 4.9 LEVE Ilhas Salomão, a 74 km de Dadali 136 330 0
06/04 07:47 4.6 LEVE Rússia, a 26 km de Turka 10 105 0
06/04 06:56 4.7 LEVE Papua Nova Guiné, a 163 km de Kokopo 36 165 0
Indonésia, a 156 km de Bambanglipuro 34 30 0
06/04 02:25 4.1 LEVE Kepulauan Barat Daya, Indonésia 174 15 0
06/04 01:33 3.0 LEVE Kansas, a 9 km de Anthony 6 0 0
06/04 00:59 4.4 LEVE México, a 32 km de Hidalgotitlan 147 45 0

Anônimo disse...

Márcio Aurélio/ nº: 25 / 1º ano “A”
1- Quais são as partes de um vulcão?
R: - edifício vulcânico ou cone
- cratera, cavidade superior ( boca)
- chaminé ou conduto
- caldeira ou câmara magmática
2- Coloque o nome dos materiais expelidos pelo vulcão , com suas características :
- Lavas: material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre
-Material piroclástico : Fragmentos de rochas lançadas pela erupção vulcânica
- Gases e vapores: os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- Fumarolas: verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3- Quais foram os resultados das atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica, no Brasil?
R: A formação das nossas ilhas oceânicas como Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Na era Mesozoica as atividades vulcânicas no Brasil foram muito intensas. Coloque o nome e o local das principais ocorrências:
R: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região sul o derramamento de basalto foi tão grande que abrangeu uma área de 1 milhão de km2 o que deu origem á conhecida terra roxa da região.

5- No momento da postagem , observe o Painel Global ( site do colégio ) e escreva os principais acontecimentos do dia:

06/04/12 10:58 GMT UTC
West Of The Galapagos Islands
Magnitude: 4.9 graus
Profundidade: 21 km
Energia: 330 Tons de TNT
(0 Bombas atômicas)

06/04/12 10:10 GMT UTC
Alasca, A 86 Km De Cantwell
Magnitude: 3.5 graus
Profundidade: 125 km
Energia: 0 Tons de TNT
(0 Bombas atômicas)

05/04/12 00:07 GMT UTC
El Salvador, A 52 Km De Intipuca
Magnitude: 5.0 graus
Profundidade: 72 km
Energia: 465 Tons de TNT
(0 Bombas atômicas)

Anônimo disse...

Márcio Aurélio/ nº: 25 / 1º ano “A”
1- Quais são as partes de um vulcão?
R: - edifício vulcânico ou cone
- cratera, cavidade superior ( boca)
- chaminé ou conduto
- caldeira ou câmara magmática
2- Coloque o nome dos materiais expelidos pelo vulcão , com suas características :
- Lavas: material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre
-Material piroclástico : Fragmentos de rochas lançadas pela erupção vulcânica
- Gases e vapores: os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- Fumarolas: verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3- Quais foram os resultados das atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica, no Brasil?
R: A formação das nossas ilhas oceânicas como Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Na era Mesozoica as atividades vulcânicas no Brasil foram muito intensas. Coloque o nome e o local das principais ocorrências:
R: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região sul o derramamento de basalto foi tão grande que abrangeu uma área de 1 milhão de km2 o que deu origem á conhecida terra roxa da região.

5- No momento da postagem , observe o Painel Global ( site do colégio ) e escreva os principais acontecimentos do dia:

06/04/12 10:58 GMT UTC
West Of The Galapagos Islands
Magnitude: 4.9 graus
Profundidade: 21 km
Energia: 330 Tons de TNT
(0 Bombas atômicas)

06/04/12 10:10 GMT UTC
Alasca, A 86 Km De Cantwell
Magnitude: 3.5 graus
Profundidade: 125 km
Energia: 0 Tons de TNT
(0 Bombas atômicas)

05/04/12 00:07 GMT UTC
El Salvador, A 52 Km De Intipuca
Magnitude: 5.0 graus
Profundidade: 72 km
Energia: 465 Tons de TNT
(0 Bombas atômicas)

Anônimo disse...

Matheus gato cunha 1°B n° 27

1 - Edifício vulcânico ou cone,cratera, isto é, cavidade superior (boca),chaminé ou conduto,caldeira ou câmara magmática.

2-lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3-Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4-Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul

5-06/04 10:58 4.9 LEVE West Of The Galapagos Islands, profundidade 21 tons de tnt 330
06/04 11:37 4.8 LEVE Japão, a 34 km de Yonakuni profundidade 83 tons de tnt 225
06/04 07:52 4.9 LEVE Ilhas Salomão, a 74 km de Dadali profundidade 136 tons de tnt 330

Anônimo disse...

Felipe Cardoso 1ºA Nº7

1-cone principal, cone secundário, cratera, chaminé, câmara magmática, chaminé secundaria.
2-lava, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre. Material Piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica. Gazes e vapores, os mais comuns são os vapores de água, de 80 ate 95% do total. Fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes que podem alcançar até 800ºC.
3-Levaram a formação de nossas ilhas oceânicas, como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4- Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).Derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa
5-terremoto moderado, El Salvador 5,0 graus
terremoto moderado, Papua Nova Guiné 4,9 graus
terremoto, fiji 6,0 graus

Unknown disse...

Carlos Eduardo 1 ano:C
1:Cone,cratera,chaminé e caldeira
2:Lava:material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
Material Piroclástico:fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas).
Gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
Fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3:Na era cenozoica os vulcões criaram as ilhas de Fernando de Noronha,Peneto de São Pedro e São Paulo
4:Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).
5:Terremoto moderado em El Salvador 5,0 gral de magnitude

Anônimo disse...

Nome:Carolina Bauer de Oliveira Martins
Sala:1ºD
Número:5
1-Edifício vulcânico é uma montanha formada por matérias magmáticas.
Cratera é como se fosse a boca do vulcão e se forma conforme as explosões que ocorrem no início da atividade do vulcão.
Chaminé é abertura por onde os materiais magmáticos são expelidos.
Caldeira é a cavidade preenchida pelo magma.

2-Os materiais expelidos pelo vulcão são:Lavas-material magmático em estado de fusão.
Material piroclástico-fragmentos de rochas.
Gases e vapores-são constituídos por um número restrito de elementos químicos.
Fumarolas-nuvens que podem chegar a até 800 graus.
Gêiseres-fontes que expelem jatos de água quente.

3-O vulcanismo na era Cenozoica levou a formação de ilhas como Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4-Na era Mesozoica a atividade vulcânica levou a formação de Poços de Caldas, São Sebastião, Itatiaia, Lages, Cabo Frio, Araxá.

5-
Indonésia - magnetude: 4.1
Oklahoma - magnetude 3.0
Havaí - magnetude 2.6

Anônimo disse...

Renata Nunes 1ºA 32

1-
- edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

2-
- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3-
Em épocas geológicas passadas, houve intensa atividade vulcânica, hoje não existem mais vulcões ativos no Brasil. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4-
Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

5-
TERREMOTO MODERADO
05/04-00:07 UTC
El Salvadoe, a 52km de profundidade.

TERREMOTO MODERADO
04/04-04:08 UTC
Papua Nova Guiné, a 98km de Taron
5.1 Guarus/ 10 km de profundidade.

TERREMOTO MODERADO
04/04-17:48 UTC
Indonésia, a 220 km de Saumlaki
5.1 graus/ 114km de profundidade.

TERREMOTO MODERADO
04/04-08:06 UTC
Indonésia, a 65 km de Piru
5.5 graus/ 24 km de profundidade.

Anônimo disse...

Julia Vieira Bahr 21
1:
Edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
Cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
Chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
Cadeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.
2-
Lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas)
gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3-
Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4-
Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).
5-
Terremoto moderado 04/04-08:06 UTC indonésia a 65 km de Peru 5.5 graus/ 26 km de profundidade
Terremoto moderado 05/04 – 00:07 UTC El Salvador a 52 km de intipuca 5.0 graus/ 72 km de profundidade
Terremoto moderado 04/04 – 17:48 UTC indonésia, a 220 de samulaki 5.1 graus/ 114 km de profundidade

Anônimo disse...

Heloisa Barato n°15 1°A
1- Quais são as partes de um vulcão?
-edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.
2- Coloque o nome dos materiais expelidos pelo vulcão , com suas características :
- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3- Quais foram os resultados das atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica, no Brasil?
Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4- Na era Mesozoica as atividades vulcânicas no Brasil foram muito intensas. Coloque o nome e o local das principais ocorrências :
Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.
5- No momento da postagem , observe o Painel Global ( site do colégio ) e escreva os principais acontecimentos do dia:
06/04 17:58 3.6 LEVE B.C., a 86 km de Maneadero
15 0 0
06/04 17:19 4.1 LEVE Indonésia, a 52 km de Neob
67 15 0
06/04 16:29 3.0 LEVE Oklahoma, a 19 km de Enid
10 0 0
06/04 15:59 2.7 LEVE Havaí, a 10 km de Pahala
39 0 0

Anônimo disse...

Gabrielly Gripa N°08 1° ANO D
1- Quais são as partes de um vulcão?
-edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.
2- Coloque o nome dos materiais expelidos pelo vulcão , com suas características :
- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3- Quais foram os resultados das atividades vulcânicas ocorridas na era Cenozoica, no Brasil?
Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4- Na era Mesozoica as atividades vulcânicas no Brasil foram muito intensas. Coloque o nome e o local das principais ocorrências :
Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.
5- No momento da postagem , observe o Painel Global ( site do colégio ) e escreva os principais acontecimentos do dia:
06/04 17:58 3.6 LEVE B.C., a 86 km de Maneadero
15 0 0
06/04 17:19 4.1 LEVE Indonésia, a 52 km de Neob
67 15 0
06/04 16:29 3.0 LEVE Oklahoma, a 19 km de Enid

Unknown disse...

Colégio Salesiano Itajai
Maria Eduarda dos Santos / 26

1- Cone principal, cone secundário, cratera, chaminé e câmara magma.

2-- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3-Em épocas geológicas passadas, houve intensa atividade vulcânica, hoje não existem mais vulcões ativos no Brasil. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4-Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

5- mag: 2.7 06/04 Havaí, a 10 km de Pahala

Anônimo disse...

1-Magma: É a rocha derretida pela alta temperatura do interior da Terra que é rica em gases dissolvidos que permanecem armazenados na câmara magmática.
Lava: É a rocha derretida sem grande concentração de gases que é expelida pela abertura do vulcão.
Câmara Magmática: É o local onde o magma permanece armazenado.
Chaminé: É o canal por onde o magma e os gases armazenados na câmara magmática escapam.
Cratera: É a parte mais visível do vulcão que marca o fim da chaminé e o primeiro contato da lava com a superfície.
Cone Vulcânico: É um relevo situado na cratera formado pelo acúmulo de lava que se solidifica.
2-- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
3-A era Cenozoica foi a mais recente em relação ao vulcanismo no Brasil. Foi nesse periodo que se formou as ilhas oceanicas, com Trinidade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São paulo.
4-Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul.
5-(não achei os acontecimentos no link do colegio).

Anônimo disse...

1-Magma: É a rocha derretida pela alta temperatura do interior da Terra que é rica em gases dissolvidos que permanecem armazenados na câmara magmática.
Lava: É a rocha derretida sem grande concentração de gases que é expelida pela abertura do vulcão.
Câmara Magmática: É o local onde o magma permanece armazenado.
Chaminé: É o canal por onde o magma e os gases armazenados na câmara magmática escapam.
Cratera: É a parte mais visível do vulcão que marca o fim da chaminé e o primeiro contato da lava com a superfície.
Cone Vulcânico: É um relevo situado na cratera formado pelo acúmulo de lava que se solidifica.
2-- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
3-A era Cenozoica foi a mais recente em relação ao vulcanismo no Brasil. Foi nesse periodo que se formou as ilhas oceanicas, com Trinidade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São paulo.
4-Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul.
5-(não consegui achar o lnk no site do colégio)
Gabriel Rambo 1A, numero 8

Unknown disse...

Felipe Rossato Nº37 1ºA

1 As partes dos vulcões são a câmara magmática, cone primário, chaminé, cone secundário, chaminé secundaria e cratera.

2 Lava:material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre
material piroclástico:fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica
gases e vapores: os mais comuns são os vapores de água
gêiseres- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3 Os resultados foi a formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo
4 As principais áreas atingidas Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC)
5 Papua Nova Guiné, A 163 Km De Kokopo
Magnitude: 4.7 graus
Profundidade: 36 km
Energia: 165 Tons de TNT
(0 Bombas atômicas)

Ilhas Salomão, A 74 Km De Dadali
Magnitude: 4.9 graus
Profundidade: 135 km
Energia: 330 Tons de TNT
(0 Bombas atômicas)

Equador, A 47 Km De Puyo
Magnitude: 4.5 graus
Profundidade: 177 km
Energia: 75 Tons de TNT
(0 Bombas atômicas)

Anônimo disse...

Tharsis n°30 1°D

1-edifício vulcânico ,cratera ,chaminé ou conduto, abertura ou fenda ,caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda.

2-- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3-Formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4-Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC)

5-06/04 17:58 3.6 LEVE B.C., a 84 km de Maneadero 12 0 0
06/04 17:19 4.1 LEVE Indonésia, a 52 km de Neob 67 15 0
06/04 16:29 3.0 LEVE Oklahoma, a 16 km de Helena 6 0 0
06/04 16:09 4.7 LEVE Indonésia, a 132 km de Tondano 69 165 0
06/04 15:59 2.7 LEVE Havaí, a 10 km de Pahala 39 0 0
06/04 15:57 2.6 LEVE Havaí, a 24 km de Pahala 15 0 0
06/04 15:54 2.7 LEVE Ilhas Virgens (EUA), a 68 km de Charlo 38 0 0
06/04 15:53 3.0 LEVE Ilhas Virgens (EUA), a 69 km de Charlo 30 0 0
06/04 15:47 2.6 LEVE Havaí, a 6 km de Pahala 41 0 0
06/04 15:37 3.1 LEVE Oklahoma, a 20 km de Medford 6 0 0
06/04 15:30 3.9 LEVE Oklahoma, a 20 km de Medford 5 0 0
06/04 15:09 2.7 LEVE Havaí, a 15 km de Pahala 42 0 0
06/04 15:06 2.5 LEVE Havaí, a 10 km de Pahala 42 0 0
06/04 14:59 2.5 LEVE Havaí, a 13 km de Pahala 48 0 0
06/04 11:53 3.2 LEVE Havaí, a 26 km de Honaunau-Napoopoo 2 0 0
06/04 11:37 4.8 LEVE Japão, a 34 km de Yonakuni 83 225 0
06/04 10:58 4.9 LEVE West Of The Galapagos Islands 21 330 0
06/04 10:45 4.5 LEVE Equador, a 47 km de Puyo 177 75 0
06/04 10:10 3.5 LEVE Alasca, a 86 km de Cantwell 125 0 0
06/04 09:01 3.3 LEVE Oklahoma, a 25 km de Mooreland 5 0 0
06/04 08:08 2.5 LEVE Havaí, a 14 km de Pahala 3 0 0
06/04 07:52 4.9 LEVE Ilhas Salomão, a 74 km de Dadali 136 330 0
06/04 07:47 4.6 LEVE Rússia, a 26 km de Turka 10 105 0
06/04 06:56 4.7 LEVE Papua Nova Guiné, a 163 km de Kokopo 36 165 0
06/04 04:58 4.5 LEVE Japão, a 40 km de Nemuro 41 75 0
06/04 02:36 3.8 LEVE Alasca, a 44 km de Nikolski 5 0 0
06/04 02:35 4.3 LEVE Indonésia, a 156 km de Bambanglipuro 34 30 0
06/04 02:25 4.1 LEVE Kepulauan Barat Daya, Indonésia 174 15 0
06/04 02:12 4.4 LEVE Indonésia, a 148 km de Bambanglipuro 39 45 0
06/04 01:33 3.0 LEVE Kansas, a 9 km de Anthony 6 0 0
06/04 01:26 4.1 LEVE Armênia, a 7 km de Lanjaghbyur 10 15 0
06/04 00:59 4.4 LEVE México, a 32 km de Hidalgotitlan 147 45 0

Anônimo disse...

João Victor Nº16 1ºA
1.
*edifício vulcânico ,
*cratera, cavidade superior
*chaminé ou conduto
*câmara magmática
2.
Lava: material magmático derramado na superfície terrestre;
Material: piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
Gases e vapores: os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
Fumarolas, nuvens ardentes com temperaturas altas.
Gêiseres: são fontes que lançam água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3.
Á formação das nossas ilhas oceânicas,por exemplo Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4.
Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).
5.
06/04 00:59 4.4 LEVE México, a 32 km de Hidalgotitlan 147 45 0

Anônimo disse...

Pedro Henrique Santos Da Silva
numero:31 Ano:1ºA


1- Os vulcões compõem-se em geral, das seguintes partes :

- edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.


2-- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3- ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4-Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul,
5- Na indonesia houve um terremoto com a intensidade leve e com a escala de 4.1, as 17:19 do dia 06/04/2015. Não houve terremotos acima da intensidade leve.

Anônimo disse...

Maria Fernanda Numero:19 Ano:1ºD

1- Os vulcões compõem-se em geral, das seguintes partes :

- edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.


2-- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3- ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4-Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul,
5- Na indonesia houve um terremoto com a intensidade leve e com a escala de 4.1, as 17:19 do dia 06/04/2015. Não houve terremotos acima da intensidade leve.

Anônimo disse...

Mário Filipi nº 36 1º A

1- Partes de um vulcão - edifício vulcânico ou cone; cratera; chaminé ou conduto; caldeira ou câmara magmática.
2- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
3- Em épocas geológicas passadas, houve intensa atividade vulcânica, hoje não existem mais vulcões ativos no Brasil. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4- Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.
5- 05/04 08:35 5.3 MODERADO Papua Nova Guiné, a 113 km de Taron 35 1335 0.1
-05/04 20:51 5.4 MODERADO Papua Nova Guiné, a 127 km de Taron 35 1875 0.1
-06/04 10:58 4.9 LEVE West Of The Galapagos Islands 21 330 0
-06/04 16:09 4.7 LEVE Indonésia, a 132 km de Tondano 69 165 0
-06/04 11:37 4.8 LEVE Japão, a 34 km de Yonakuni 83 225 0

Anônimo disse...

João Guilherme Giordani 1°B n°17

1- câmara magmatica= onde o magma permanece armazenado

Chaminé= canal por onde os gases e o magma escapam

Cratera= é a parte mais visível do vulcão. Marca o fim da chaminé e o primeiro contato da lava com a superfície.

Cone vulcânico= acúmulo de lava solidificada

2- Material piroclastico= fragmentos de rochas

Gases e vapores= vapores da água são os mais comuns

Fumarolas= nuvens ardentes com temperaturas de até 800°C

Geiseres= fontes que jorram água quente

3- o Brasil foi palco e várias atividades vulcânicas e a mais recente foi na era cenozoica que resultou na formação de Fernando de Noronha, Trindade.

4-Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas

5-
Mag: 3.6 06/04 17:58 B.C., a 84 km de Maneadero

Mag: 4.1 06/04 17:19 Indonésia, a 52 km de Neob

Mag: 3.0 06/04 16:29 Oklahoma, a 16 km de Helena

Anônimo disse...

Ronei Comper nº 31

1ªB


1-Cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé, fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

2-lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3-Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Sul,

4-Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul,

5-07:52 4.9 LEVE Ilhas Salomão, a 74 km de Dadali 136 330/ 10:58 4.9 LEVE West Of The Galapagos Islands 21 330/ 11:37 4.8 LEVE Japão, a 34 km de Yonakuni 83 225

Anônimo disse...

Julia Raulino Campos n°14 1°D

1- Edifício vulcânico ou cone
Cratera ou cavidade superior (boca)
Chaminé ou conduto
Caldeira ou câmara magmática

2- Lava, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- Material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- Gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- Fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.
- Gêiseres são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.

3- formação das ilhas oceânicas, como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo

4- Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

Anônimo disse...

Suiany 34 1ano A
1- - edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.
2-
- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
3-Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4-Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.
5-

Anônimo disse...

João Lucas Sousa   13
1°D
Atividade:
1- Edifício vulcânico ou cone; cratera, isto é, cavidade superior (boca); chaminé ou conduto; caldeira ou câmara magmática.

2- Lavas: material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre.
- Material piroclástico: fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas).
- Gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
 - Fumarolas: verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3- Formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

5- Mag: 2.8  06/04 19:17  Havaí, a 14 km de Pahala
Mag: 3.6  06/04 17:58  B.C., a 84 km de Maneadero
Mag: 4.1  06/04 17:19  Indonésia, a 52 km de Neob

Anônimo disse...

João Lucas Sousa   13
1°D
Atividade:
1- Edifício vulcânico ou cone; cratera, isto é, cavidade superior (boca); chaminé ou conduto; caldeira ou câmara magmática.

2- Lavas: material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre.
- Material piroclástico: fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas).
- Gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
 - Fumarolas: verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3- Formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

5- Mag: 2.8  06/04 19:17  Havaí, a 14 km de Pahala
Mag: 3.6  06/04 17:58  B.C., a 84 km de Maneadero
Mag: 4.1  06/04 17:19  Indonésia, a 52 km de Neob

Unknown disse...

Isabela Weber Savi - n°14 - 1°B

1-Edifício vulcânico ou cone, Cratera, Chaminé ou conduto, Caldeira ou Câmara Magmática.
2-Líquidos - Lavas - Lavas encordoadas e lavas almofada
Sólidos - Piroclastos - Cinzas, lapilli, bombas e blocos
Gases - Vapor de água, dióxido de enxofre e carbono e monóxido de carbono.
3-A formação de ilhas oceânicas, como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4-Poços de Caldas e Araxá(MG), São sebastião(SP), Itatiaia e Cabo Frio(RJ) e Lages (SC)

Unknown disse...

1-Cone, Cratera, Chaminé e caldeira.
2-Lava, Material magmatico liquido ou plasmatico que é derramado na superficie terrestre, Material Piroclastico, Fragmentos de rochas. Gases e vapores, principalmente o vapor de água.
3-deu a formação de nossas ilhas oceanicas, Trinidade, Fernando de Noronha, Penedo de são pedro e são paulo.
4-Na regiao sul houve um dos maiores derramamentos balticos do mundo, que deu origem a terra roxa, a bacia amazonica tambem foi afetada por atividades vulcanicas.
5-O mais forte de hoje foi o este
06/04 07:52 4.9 LEVE Ilhas Salomão, a 74 km de Dadali.



Raul 1B n30

Anônimo disse...

Selen Fagundes 1 ano C

1-Os vulcões compõem-se das seguintes partes: edifício vulcânico ou cone, cratera, chaminé ou conduto e caldeira ou câmara magmática



2-
- lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
- fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas


3-formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.


4-Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).


5-Havaí, a 14 km de Pahala, B.C., a 84 km de Maneadero, Indonésia, a 52 km de Neob, Grécia, a 40 km de Karpathos, Oklahoma, a 16 km de Helena

Anônimo disse...

1) Um vulcão é constituído pelas seguintes partes:

•Cone ou edifício vulcânico
•Cratera
•Chaminé ou conduto
•Caldeira ou câmara magmática

2) Materiais sólidos, designados piroclastos, são fragmentos que resultam de lavas parcialmente solidificadas antes da sua emissão, ou de fragmentos de outras rochas arrancadas pelo magma na sua subida para a superfície.
De acordo com as suas dimensões, os piroclastos designam-se:
Cinzas – fragmentos muito finos, com diâmetro inferior a 2mm.
Lapilli – fragmentos com diâmetro entre os 2mm e os 50mm.
Bombas vulcânicas – fragmentos grosseiros de forma arredondada, que podem apresentar grandes dimensões.
Blocos – produtos sólidos de grande dimensão (podem atingir um peso de várias toneladas).
Materiais gasosos são, por exemplo, o vapor de água, dióxido de enxofre e dióxido de carbono
Materiais líquidos são materiais rochosos fundidos resultantes do magma parcialmente desgaseificado; recebem o nome de lavas.A natureza dos materiais expulsos pelos vulcões condiciona o tipo de erupção vulcânica, que está relacionada com as características da lava e do magma que lhes dá origem

3) Vulcanismo no Brasil
Não existem vulcões ativos no Brasil. Entretanto, em épocas geológicas passadas, nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas. As erupções ocorridas na Era Cenozoica (Terciário), levaram à formação das ilhas oceânicas, de Trindade, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo
4) Na Era Mesozoica, a atividade vulcânica foi muito intensa no Brasil, destacando-se as ocorrências em Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lajes (SC).
Na Região Sul o vulcanismo provocou um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o Rio Grande do Sul, onde são observadas as falésias basálticas na região de Torres. Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo da terra xoxa.
5) dia 6/4 as 15:47 mag:.2,6 intensidade:leve local: Havaí a 6 km de Pahala prof. 41 tons de TNT: 0 BA: 0
Dia 06/04 as 01:26 Mag:4.1 Intensidade:LEVE Local:Armênia, a 7 km de Lanjaghbyur
Prof:10 Tons de TNT:15 BA:0
LETICIA AURELIO HUK
1 ano A

Anônimo disse...

Thomas Seixas n°34 Turma: 1°ano C

1-Cone ou edifício vulcânico, Cratera, Chaminé ou conduto.
2-As erupções vulcânicas podem ser divididas quanto à sua violência em explosivas e efusivas. As erupções explosivas são causadas pela acumulação de vapor e gases sob elevadas presões, que são libertados de forma violenta. Nas erupções efusivas existe uma libertação lenta de lava de baixa viscosidade e com reduzido conteúdo volátil, não existindo fenómenos explosivos associados a este tipo de erupção.
3-Levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
4-Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).
5-Mag: 4.6 06/04 23:44 dorsal Carlsberg, leste da Somália

Anônimo disse...

Juan 1C 17
1- O vulcão é formado pelo cone, pela cratera (boca), pela chaminé e pela câmara magmática.
2- O vulcão expele lava (material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre), material piroclástico (fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica), gases e vapores, fumarolas (verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC) e indiretamente, porém mesmo assim os gêiseres, que expelem jatos de água quente.
3- As atividades vulcânicas na era Cenozoica levaram à formação de ilhas oceânicas no Brasil.
4- As principais ocorrências foram: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).
5- No dia 3 de março de 2011 não teve registros relevantes no Brasil, porém no dia 5 de março do mesmo ano em Montes Claros houve um terremoto de M=3.2

Anônimo disse...

Pedro Ernesto 1°D 25
1- Câmara magmática(fonte do material), cone(acumulação de material vulcânico), cratera(boca do vulcão), dique(canal onde o magma passa), conduto(canal por onde a lava transborda).
2-Podem ser sólidos(piroclastos): cinzas, lapili, bombas, bloco. Líquidos(lavas): lavas encordoadas ou em almofada. Gasosos: vapor da água, dióxido de carbono e enxofre, e monóxido de carbono.
3- a atividade vulcânica no Brasil teve seu pico na era mesozóica,nela foram formados diversos Poços. Na região Sul houveram derrames basálticos, abrangendo a área de 1 milhão de km², compreendida entre Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, que resultam nas belíssimas falésias basálticas. No Planalto Meridional também ouve atividades vulcânicas que deram origem ao solo de terra roxa, e alem desses, a formação de diversas torres e ilhas.
4- Fernando de Noronha, penedo de são Pedro e são Paulo, véu da noiva- poços de caldas- MG, Torres-rs derrame basáltico, ilha de são Sebastião- SP, vulcão na Amazônia.
5-

07/04 00:46 5.8 MODERADO Tonga, a 100 km de Hihifo
10 7515 0.4
07/04 00:26 2.8 LEVE Nevada, a 56 km de Eureka
5 0 0
06/04 23:44 4.6 LEVE Dorsal Carlsberg, leste da Somália
10 105 0
06/04 23:17 4.2 LEVE Indonésia, a 35 km de Pali
36 15 0
06/04 19:17 2.8 LEVE Havaí, a 14 km de Pahala
37 0 0


Anônimo disse...

João Victor Penna
17
1°A
Atividade
1- Edifício vulcânico ou cone; cratera, isto é, cavidade superior (boca); chaminé ou conduto; caldeira ou câmara magmática.

2- Lavas: material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre.
- Material piroclástico: fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas).
- Gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
 - Fumarolas: verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

3- Formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

4- Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC).

5- Mag:2.7 07/4 18:53
Califórnia, 1 km de Bug Pune
Mag:3.7 07/04 17:25
Oklahoma, a 2 km de Perry
Mag: 4.7 07/04 17:07
Afeganistão, a 28 Km de Alaskham

Eva de Rojas disse...

Eva de Rojas n°8 1°B 1. Um volcão está constituido por 5 partes, de baixo para cima: - magna (a rocha fundida fica estancada em grandes depósitos dentro da crosta. Ao mesclar-se com água e gases, a pressão força o líquido a sair pelas gretas e pela lareira central). - chaminé central (Eleva-se diretamente desde o depósito de magna. às vezes, a pressão é tão grande que o magna procura outras gretas laterais para sair). - cone (É formado por camadas sedimentares, ou seja, restos de cinzas e lava endurecida de erupções anteriores). - cratera (Esta abertura no topo permite que saiam a lava, os restos de rochas, as cinzas e o pó que arrasta o magna em seu caminho) - lava ( É o nome que recebe o magna quando entra em contato com o ar. Este líquido espesso e ardente queima tudo em seu caminho. Quando esfria, converte-se em rocha vulcânica). 2. Lava: materiais no estado líquido expelidos a temperaruras muito altas. material piroclástico: são fragmentos de rocha vulcánicas projetados para a atmósfera Fumarolas: verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC. Gêiseres: Jato de água quente que irrompe periodicamente no solo, devido à pressão sob a superfície. Gases e vapores: os mais comuns são os vapores da água, mas podem ter diferentes composições. São perigosos porque contêm substâncias tóxicas, como o ácido clorídrico e o dióxido de enxofre 3. A formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo. 4. Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) E Lajes (SC); Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas 5.Mag: 4.5 31/03 22:14 Papua Nova Guiné, a 131 km de Taron Mag: 2.5 31/03 22:13 Washington, a 4 km de Key Center Mag: 4.5 31/03 22:04 Ilhas Salomão, a 118 km de Kirakira