terça-feira, 15 de novembro de 2011

PROVA E GABARITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.

QUESTÃO 51
Analise os mapas.

Mapa 1. Área central do Cerrado no Brasil
Adaptado de IBGE (1993).
Mapa 2. Blocos remanescentes de vegetação nativa do Cerrado em 2002
Conservação Internacional – Brasil. Estimativas de perda da área do cerrado brasileiro. [Adaptado]. Disponível em:
.Acesso em: 6 set. 2011. [Adaptado].
Com base na análise dos mapas e nas características regionais brasileiras, conclui-se que as áreas mais desmatadas do Cerrado, por causa da expansão da agricultura, até 2002, situavam-se
(A) nas chapadas do Sudoeste Goiano, com solos profundos de fácil mecanização.
(B) na Serra do Espinhaço, com solos rasos e de difícil mecanização.
(C) na Ilha do Bananal, onde predominam solos sujeitos a inundações periódicas.
(D) ao norte do Distrito Federal, com encostas íngremes e solos rasos.
(E) na Serra da Mesa, no estado de Goiás, com altas declividades.

QUESTÃO 52
Nos últimos anos, países como França, Inglaterra, Espanha e Itália viram se agravar os seus conflitos internos, em alguns casos com manifestações violentas e confrontos entre manifestantes, a maioria envolvendo jovens e forças policiais. Esses acontecimentos ocorreram por causa:

(A) da intensificação dos movimentos antiglobalização que se prolongam desde o final da década de 1990 e tiveram como fato marcante a grande manifestação durante o encontro da OMC em Seatle, nos Estados Unidos.
(B) dos movimentos pontuais que acontecem na Europa em protestos contra a União Européia e a imposição aos países do euro como moeda única, fator que teria ampliado o desemprego.
(C) da luta da juventude pela paz mundial, principalmente contra a participação de seus países em missões militares no Afeganistão e Iraque, ao lado dos Estados Unidos.
(D) do crescimento da migração de populações de outros países, envolvidos em guerras ou catástrofes ambientais, aliado à falta de emprego para a juventude, em virtude da extensão da crise econômica.
(E) da determinação da juventude que luta por reforma educacional e por maior participação do Estado no ensino superior com a finalidade de ampliar a gratuidade desse ensino.

QUESTÃO 53
Considere a tabela a seguir.

Número de Municípios nos censos demográficos, segundo as grandes Regiões Brasileiras

Região Norte 1980- 203 2010- 449
Região Nordeste 1375 1794
Região Sudeste 1410 1668
Região Sul 719 1188
Região Centro-Oeste-- 284 466
BRASIL 3991 5565
OBS: números em vermelho, pertence ao ano de 1980, em azul pertence ao ano 2010.
BRASIL. IBGE, Censo de 2010
De acordo com a tabela, no que se refere à dinâmica de criação de municípios, no período de 1980 a 2010, constata-se que o:
(A) acréscimo de 182 municípios à região Centro-Oeste se explica pela expansão econômica resultante das estratégias do chamado “milagre brasileiro”.
(B) aumento, na região Norte, de aproximadamente 121% no número de municípios, é resultante da forte corrente migratória e do fluxo de capitais multinacionais para a região.
(C) número de municípios, na região Sudeste, em 2010, correspondia a, aproximadamente, 30% do total dos municípios brasileiros, resultante da concentração espacial das atividades econômicas e populacionais.
(D) aumento absoluto de 469 municípios, na região Sul, está relacionado ao desenvolvimento da fronteira agrícola e à divisão territorial dos estados.
(E) menor aumento absoluto no número de municípios, apresentado pela região Nordeste, é motivado pelo esvaziamento demográfico decorrente de fluxos migratórios em direção às demais regiões brasileiras.

QUESTÃO 54 _
Leia o texto a seguir.

“[...] os valores e interesses predominantes são construídos sem referência ao passado ou ao futuro no panorama intemporal das redes de computadores e da mídia eletrônica, em que todas as expressões ou são instantâneas, ou não apresentam sequência previsível.
[…] Essa virtualidade é nossa realidade porque está na estrutura desses sistemas simbólicos intemporais desprovidos de lugar cujas categorias construímos e cujas imagens, também por nós evocadas, modelam o comportamento, influenciam a política, acalentam sonhos e provocam pesadelos.”
(CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 3. p. 411; 439.)
Nos últimos anos tem crescido de forma acentuada a utilização das redes sociais na internet, principalmente pelos mais jovens.
Os protestos agora se difundem globalmente, e abaixo- assinados e petições públicas se reproduzem pelas redes, dando um novo significado ao conceito de cidadania.
Com base no texto e nas informações apresentadas, conclui-se que, com o uso da internet,
(A) as redes sociais têm contribuído para tornar o mundo mais humano e tolerante.
(B) as redes sociais levam as pessoas a tornarem-se mais ativas na luta pela distribuição das riquezas.
(C) os jovens encontram nas redes sociais um instrumento real para transformar a sociedade.
(D) as redes sociais potencializam revoltas e manifestações, mas carecem de organização e limitam-se no tempo.
(E) os questionamentos críticos nas redes sociais têm mudado o comportamento consumista da juventude.

QUESTÃO 55 _
Na última década, o Brasil atingiu um patamar elevado de crescimento econômico. Isso ocorreu mediante a implementação de fortes investimentos estatais na ampliação de infraestrutura básica. Um dos métodos adotados é o Sistema de Integração Intermodal, que se caracteriza como

(A) um modo de organizar as empresas em rede, de forma a garantir que, independente da concorrência, elas possam ampliar seus rendimentos e gerar divisas para o país.
(B) um processo de readequação dos modos de arrecadação de impostos pelos estados brasileiros para aumentar os investimentos em infraestrutura.
(C) uma política do governo federal que passou a exigir dos estados maiores investimentos nos setores aeroportuários para garantir maior abastecimento do mercado interno.
(D) uma articulação entre os governos dos estados, com apoio do governo federal, para garantir maior arrecadação sobre a circulação de mercadorias.
(E) um mecanismo de ligação entre os meios de transportes fluviais, ferroviários e terrestres, possibilitando mais rapidez e menores custos no deslocamento da produção.

QUESTÃO 56-
Leia o texto a seguir.

“Nove municípios da região Noroeste Paulista […] deverão ter terras desapropriadas para a construção da Ferrovia Norte- Sul
[...].” O projeto prevê a desapropriação de uma faixa de 80 m de largura ao longo da ferrovia.
CIDADÃONET. Ferrovia Norte-Sul deve desapropriar terras em nove municípios.
(Notícias. Fernandópolis, SP. 5 maio 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2011. [Adaptado]).
Ao estimar-se a área, conforme previsto nesse projeto, de um trecho retilíneo a ser desapropriado, verificou-se que seu comprimento era de 98 cm em um mapa, na escala de 1:5.000. Essa área, em hectares, corresponde a:
(A) 784.000.
(B) 392.000.
(C) 7.840.
(D) 78,4.
(E) 39,2.


QUESTÃO 57
Leia os textos a seguir.

Os rios “[...] são fundamentais para o escoamento das águas das chuvas […] e o homem sempre se beneficiou dessas águas superficiais para sua preservação e sua manutenção”.
(RICCOMINI, Claudio et al. Processos fluviais e lacustres e seus registros. In: TEIXEIRA, Wilson et al. (Org.). Decifrando a terra. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 2009. p. 306.)
Em Goiânia […] “o Corpo de Bombeiros registrou 17 pontos de alagamento principalmente na Região Norte da cidade.
[…] Ruas se transformaram em rios. […] Os moradores perderam quase tudo.”
(SASSINE, Vinicius Jorge. Meia Ponte invade casas na capital. O Popular, Goiânia, 5 abr. 2010. In: Ministério Público do Estado de Goiás. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2011. [Adaptado].)
Estes dois textos tratam de processos associados à dinâmica do escoamento das águas e à apropriação do solo urbano, gerando modificações, com alterações significativas nas vazões desses mananciais. Considerando o exposto, as inundações
(A) são advindas da saturação do solo pelo aumento da infiltração das águas das chuvas, em vertentes com baixas declividades.
(B) são intensificadas pela diminuição da infiltração e pelo aumento da quantidade e da velocidade das águas de escoamento superficial na vertente.
(C) originam-se na alteração topográfica, advinda da intervenção humana em terrenos inclinados, em solos pouco profundos.
(D) evoluem em consequência do aumento do peso sobre solos lixiviados pela água da chuva, em terrenos com altas inclinações.
(E) decorrem de chuvas bem distribuídas ao longo do tempo, o que acarreta a diminuição da velocidade de chegada da água ao curso fluvial.

QUESTÃO 58
Leia o texto a seguir.

“Uma simulação no reservatório da hidrelétrica de Três Irmãos em São Paulo mostrou que o assoreamento foi responsável pela redução média mensal de 377 MWh entre 1993 e 2008.” […] “O assoreamento é um processo natural.”
[…] “Mas a ação do homem intensifica esse processo.” SBPC. Assoreamento de rios prejudica a geração de energia elétrica. (Jornal da Ciência. 26 ago. 2011. p. 4.)
O assoreamento alterou, nesse reservatório, a capacidade de armazenamento de água e de geração de energia. Considerando- se o consumo médio mensal de 900 MJ de energia por residência, o assoreamento
(A) aumentará a vazão do reservatório em períodos chuvosos, caracterizados pela distribuição regular da precipitação e, em consequência, 1508 residências não serão atendidas pelo sistema.
(B) aumentará a vazão do reservatório em períodos chuvosos, caracterizados pela distribuição regular da precipitação e, em consequência, 15080 residências não serão atendidas pelo sistema.
(C) diminuirá o potencial hidrelétrico, por causa do processo de sedimentação de materiais terrosos no fundo do reservatório e, em consequência, 1508 residências não serão atendidas pelo sistema.
(D) diminuirá o potencial hidrelétrico em virtude do processo de sedimentação de materiais terrosos no fundo do reservatório e, em consequência, 15080 residências não serão atendidas pelo sistema.
(E) diminuirá o potencial hidrelétrico em decorrência do processo de sedimentação de materiais terrosos no fundo do reservatório e, em consequência, 45240 residências não serão atendidas pelo sistema.

QUESTÃO 59
Leia o texto a seguir.

“A urbanização vertiginosa, coincidindo com o fim do período de acelerada expansão da economia brasileira, introduziu no território das cidades um novo e dramático significado: mais do que evocar progresso ou desenvolvimento, elas passam a retratar – e reproduzir – de forma paradigmática as injustiças e desigualdades da sociedade.”
(BRASIL. Estatuto da cidade. Brasília: Câmara dos Deputados, 2001. p. 23; 25.)
As contradições apontadas no texto são confirmadas pelo Censo Demográfico de 2010, indicando que 84% da população mora nas cidades. Essas contradições podem ser reduzidas com a adoção de um mecanismo que torne mais eficaz a ocupação do espaço urbano. Trata-se do seguinte instrumento:
(A) adoção de um sistema de arrecadação municipal baseado no aumento progressivo do imposto territorial urbano.
(B) implementação do planejamento urbano por meio de planos diretores e zoneamento que regulem o espaço construído.
(C) criação de condições que permitam às empresas ampliar seus negócios e possibilitar a abertura de vagas no mercado de trabalho.
(D) contenção do crescimento demográfico, criando alternativas para a população migrante retornar a seus locais de origem.
(E) estabelecimento de restrições à expansão urbana como forma de conter a crescente especulação imobiliária.
GABARITO:
51-A
52-D
53-E
54-D
55-E
56-E
57-B
58-C
59-B

Nenhum comentário: