terça-feira, 15 de novembro de 2011

VESTIBULAR UNICAMP 2012

1- "A produção de grãos no Brasil na safra 2009/2010 será recorde (147,10 milhões de toneladas), superando em 8,8% o volume produzido na safra 2008/2009 (...). A área plantada na safra 2009/2010 é de 47,33 milhões de hectares, 0,7% menor que a cultivada na safra 2008/2009."(Jornal Brasil Econômico 06/08/2010, p. 17.) O aumento de produção de grãos em área menor indica um aumento da produtividade, em função dos seguintes fatores: a) Uso de sementes geneticamente modificadas, baixa utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo. b) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo. c) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso extensivo do solo.d) uso de sementes geneticamente modificadas, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso intensivo do solo.

2) Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator.
(Adaptado de http://www.geog.ubc.ca/courses/geob370/notes/georeferencing/Rect_CoordfLect.html.)
É possível afirmar que, nesta projeção:

a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 9oº, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas.
b) os paralelos e meridianos se cruzam formando ângulos de 90º, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.
c) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais.
d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90º, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.

3- Ao considerar a influência da infiltração da água no solo e o escoamento superficial em topos e encostas, é correto afirmar que:
a) A maior infliltração e o menor escoamento superficial retardam o processo de intemperismo físico e aceleram a erosão.
b)
A menor infliltração e o menor escoamento superficial inibem a erosão e favorecem o intemperismo químico.
c)
A menor infliltração e o maior escoamento superficial aceleram o intemperísmo físico e químico e retardam o processo de erosão.
d) A infiltração e o escoamento superficial aceleram, respectivamente, os processos de intemperismo químico e de erosão.

4- Importante transformação produtiva e na forma de organização do trabalho têm ocorrido nas últimas décadas em todo o mundo e também no Brasil.
Assinale a alternativa correta:
a) Em todo o mundo vêm sendo observadas mudanças em relação ao assalariamento e o desemprego, como a precarização das relações de trabalho para desoneração da produção e o crescimento da informalidade.
b) Acordos e tratados internacionais, dos quais o Brasil é signatário, tatam da questão do trabalho escravo e proibem a escravidão por dívida, razão pela qual esse tipo de trabalho forçado nao é registrado no país desde 1888.
c) Considerando a oferta de trabalho no Brasil, observa-se uma mudança de tendência, com a diminuição de oferta de emprego no setor promário e terciário, e efetivo aumento da oferta de emprego no setor secundário da economia.
d) Uma característica marcante das relações de trabalho na etapa atual do modo de produção é a maior organização sindical.

5- O Brasil experimentou na segunda metade do século 20, uma das mais rápidas transições urbanas da história mundial. Ela transformou rapidamente um país rural e agrícola em um país urbano e metropolitano, no qual grande parte da população passou a morar em cidades grandes. Hoje, quase 2 quintos da população total residem em uma cidade de pelo menos um milhão de habitantes.
(Adaptado de George Martine e Gordon Mc. Granahan, "A transição urbana brasileira: Trajetória, dificuldades e lições aprendidas", em Rosana Baeninger (org.) população e cidades subsídios para o planejamento e para as políticas sociais. Campinas: NEP/Brasília: UNFPA 2010 .P. 11.)
Considerando o trecho acima, assinale a alternativa correta.
a) A partir de 1930, a ocupação das fronteiras agrícolas (na Amazônia, no Centro-Oeste, no Paraná) foi o fator gerado de deslocamentos de população no Brasil.
b) Uma das características mais marcante da urbanização no período 1930/1980 foi a distribuição da população urbana em cidades de diferentes tamanhos, em especial nas cidades médias.
c) Os últimos censos têm mostrado que as grandes cidades (mais de 500 mil habitantes) têm tido crescimento relativamente mais acelerado em comparação com as médias e as pequenas.
d) Com a crise de 1929, o Brasil voltou-se para o desenvolvimento do mercado interno através de uma industrialização por substituição de importações, o que demandou mão de obra urbana numerosa.

6- No período das grandes navegações, os marinheiros enfrentavam sérios problemas quando as caravelas entravam em zonas de calmaria. Em relaçao ao tema, pode-se afirmar que:
a) As caravelas possuíam estoque alimentar suficiente para permanecer vários meses estacionadas, para o caso de entrarem inadivertidamente em áreas de calmaria, que correspondem a porções de baixa pressão atmosférica.
b) As áreas de calmaria correspondiam a porções de alta pressão atmosférica, típicas das latitudes próximas aos trópicos e, consequentemente, as caravelas permaneciam estacionadas, agravando as condições de vida dos marinheiros.
c) O oceano era conhecido como Mar Tenebroso, em razão da crença na existência de monstros marinhos, mesmo sabendo -se que o mar era seguro nas áreas de calmaria das porções equatoriais.
d) A viagem atrasava meses quado se atingia uma área de calmaria, pois as células de alta pressão não se deslocavam ao longo do ano, o que causava problemas de desabastecimento e doenças temidas pelos navegadores, como o escorbuto.

7- Considerando a geopolitica do petróleo e os dados da figura abaixo, em que se observam os grandes fluxos de importação e exportação desse recurso energético de origem mineral, pode-se afirmar que:

(Adaptado de Yves Lacoste, Geopolítica : la larga história del presente. Madri: Editorial Sintesis, 2008.)
a) A porção do globo que mais importa petróleo é o Oriente Médio, região carente deste recurso.
b) O Japão consome petróleo principalmente da Rússia, em função da proximidade geográfica.
c) A Europa é importante exportadora de petróleo em função da grande quantidade de países produtores.
d) A Venezuela é um importante exportador de petróleo para os EUA.

8- ¨...as caatingas são um aliado incorruptível do sertanejo em revolta. Entram também de certo modo na luta. Armam-se para o combate; agridem. Trançam-se, impenetráveis, ante o forasterio, mas abrem-se em trilhas multivias, para o matuto que ali nesceu e cresceu..."(Euclides da Cunha, Os sertões. Rio de Janeiro FBN. p. 102)
No texto, as caatingas são apresentadas como aliadoas do sertanejo. Essa vegetação está associada a:
a) locais onde a evapotranspiração potencial é maior que a evapotranspiração real durante praticamente todo o ano, gerando déficit hídrico, o que resulta em uma vegetação espinhenta e sem folhas na maior parte do ano.
b) locais onde raramente chove, o que determina uma vegetação que em nenhuma época do ano apresenta folhas verdes, e que nasce em solos pouco desenvolvidos e férteis.
c) locais secos durante seis meses por ano, o que permite a presença da vegetação com folhas durante a maior parte do ano, embora todas as folhas caiam no período de seca.
d) locais com precipitação maior que a evapotranspiração potencial, o que determina um ambiente quase que permanentemente seco ao longo do ano, com poucos dias em que a vegetação apresenta folhas verdes.

9- Observe o esquema abaixo, que indica a circulação atmosférica sobre a superfície terrestre, e indique a alternativa correta:

a) Os ventos alísios dirigem-se das áreas tropicais para as equatoriais, em sentido horário do hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul, graças à ação da Força de Coriolis, associada à movimentação da Terra.
b) Os ventos alísios dirigem-se das áreas de alta pressão, características dos trópicos, em direção às áreas de baixa pressão, próximas ao equador, movimentando-se em sentido anti-horário do hemisfério norte e em sentido horário no hemisfério sul.
c) Os ventos contra-alísios dirigem-se dos trópicos em direção ao equador, movimentando-se em sentido horário no hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul, graças à ação da Força de Coriolis.
d) Os ventos contra-alísios dirigem-se da área tropical em direção aos polos, provocando quedas bruscas de temperatura e eventualmente queda de neve, movimentando-se em sentido anti-horário no hemisfério sul e em sentido horário no hemisfério norte.

10- Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronuncio-se sobre as negociações relativas ao conflito entre Palestinos e Israelenses, propondo o retorno à configuaração territorial anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967.
Sobre o contexto relacionado ao conflito mencionado é correto afirmar que:
a) A criação do Estado de Israel, em 1948, marcou o início de um período de instabilidade no Oriente Médio, pois significou o confisco dos territórios do Estado da Palestina que existia até então e desagradou o mundo árabe.
b) A Guerra dos Seis Dias insere-se no contexto de outras disputas entre árabes e israelenses, por causa das reservas de petróleo localizadas naquela região do Oriente Médio.
c)
A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexão de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes.
d)
A Guerra dos Seis Dias representa a postura tradicional da diplomacia norte-americana, que defende a existência dos Estados de Israel e da Palestina, e diverge da diplomacia europeia, que condena a existência dos dois Estados.

11- O movimento pelas Diretas Já provocou uma das maiores mobilizações populares na história recente do Brasil, tendo contado com a cobertura nos principais jornais do país. Assinale a alternativa correta:
a) O movimento pelas Diretas Já baseada na emenda constitucional proposta pelo deputado Dante de Oliveira, exigia a antecipação das eleições gerais para deputados , senadores governadores e prefeitos.
b) O fato de que os protestos populares pelas Diretas Já pudessem ser veiculado nas páginas dos jornais indica que o governo vigente, ao evitar censurar a imprensa, mostrava-se favorável às eleições diretas para presidente.
c)
O movimento pelas Diretas Já exigia que as eleições presidenciais de 1985 ocorressem não de forma indireta, via Colégio Eleitoral, mas de forma direta por meio do voto popular.
d) As manifestações populares pelas Diretas Já consistiram nas primeiras marchas e protestos civís no espaço público desde a instituição do AI-5, em dezembro de 1968.

12- O mapa abaixo mostra a distribuição global do fluxo de carbono. As regiões indicadas pelos nºs I, II e III são, respectivamente, regiões de alta, média e baixa absorção de carbono.

Considerando-se as referidas regiões, pode-se afirmar que os respectivos tipos de vegetação predominante são:
a) I- Floresta Tropical, II- Savana, III- Tundra e Taiga.
b) I- Floresta Amazônica, II- Plantações, III- Floresta Temperada.
c) I- Floresta Tropical, II- Deserto, III- Floresta Temperada.
d) I- Floresta Temperada, II- Savana, III- Tundra e Taiga.

GABARITO:
1-B
2-B
3-D
4-A
5-D
6-B
7-D
8-A
9-A
10-C
11-C
12-A

Nenhum comentário: