domingo, 8 de abril de 2012

CLIMA DE MONÇÕES.

MONÇÕES


Em certas regiões da Terra, particularmente no sul do continente asiático e no norte da Austrália, há uma inversão sazonal, brusca, da direção do vento para a superfície.

No Verão do Hemisfério Norte (Abril a Setembro), a terra aquece consideravelmente na Ásia Central e origina um centro de baixas pressões muito cavado, que se contrapõe aos núcleos de altas pressões sobre os oceanos Índico e Pacífico, cuja temperatura da superfície é relativamente menor, originando uma circulação típica, com ventos soprando do oceano para o continente.

No inverno, a circulação inverte-se, pois a superfície do oceano mantém-se mais aquecida que a do continente. Os ventos passam a soprar do continente para o mar. Estes ventos alternantes em sentido são chamados de Monção (do árabe, mausin, que significa estação) e fazem-se sentir no Oceano Índico e no Mar da China nos seguintes períodos:

− Monção de SW, de Verão ou marítima: de Abril a Setembro
− Monção de NE, de inverno ou continental: de Outubro a Março.

Ainda que a palavra monção seja especificamente utilizada para designar os ventos sazonais do sul e sudeste da Ásia, existem outros locais onde se desenvolvem sistemas de circulação análogos.
Nas latitudes baixas podem ser encontrados outros ventos, tipo monção, tais como:
− Monção do Golfo da Guiné: devido ao sobreaquecimento das planícies centrais de África, o alísio de SE do Atlântico Sul é desviado para a direita no Golfo da Guiné, ao cruzar o Equador, produzindo nesta região, um vento S ou SW permanente, conhecido por monção Africana ou monção do Golfo da Guiné;

− Monção do Mar Vermelho: o vento predominante do Mar Vermelho é de NNW, porém de Outubro a Maio, prevalece na parte sul a monção de SSE, causada pelo desvio, no Golfo de Áden, da monção de NE vinda do Oceano Índico. Na parte norte do Mar Vermelho mantém-se o vento NNW e na parte central forma-se uma zona de calmaria ou de ventos fracos;

− Monção do Brasil: durante o Verão, no Hemisfério sul, forma-se na parte central do Brasil uma zona de baixas pressões que origina, em Setembro e Março, a monção de NE ao longo da costa, até ao Rio da Prata. Nos restantes meses do ano, prevalece o vento do quadrante sul.



PARA EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR SOBRE O CLIMA: VOCÊ ENCONTRA NO BLOG GEOCONCEIÇÃO - NOVEMBRO DE 2011.PROVAS E GABARITOS SOBRE O CLIMA

2 comentários:

Pedro disse...

Como sugestão poderia haver a explicação da consequência climática dos ventos nesse caso, ou seja, quando o vento parte do mar para o continente chove por determinados motivos e vice-versa.
Mas ainda sim, obrigado!

Anônimo disse...

Não entendi nada, me confundiu mais ainda, bj