quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

COREIA DO NORTE: SANÇÕES DA ONU.

Coreia do Norte

ONU amplia sanções à Coreia do Norte 

Em votação unânime, o Conselho de Segurança da ONU decidiu ampliar as existentes

Lançamento do foguete norte-coreano Unha-3 em 12 de dezembro
O Conselho de Segurança da ONU condenou o lançamento do foguete norte-coreano (AFP)
O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, a ampliação das sanções contra a Coreia do Norte por causa do lançamento de um foguete de longo alcance no mês passado. O orgão determinou ainda que a agência espacial norte-coreana seja adicionada à lista que sofre conjunto de sanções de congelamento de ativos.
Proposta pelos Estados Unidos, a resolução condenou energicamente o governo de Pyongyang que classificou de teste 'balístico'. O comunicado recebeu inclusive o apoio da China que costuma se alinhar ao lado da Coreia do Norte.
Histórico - Na versão norte-coreana, o foguete serviu para colocar um satélite em órbita. Astrônomos afirmaram, no entanto, que o satélite estava inativo. Em resposta, os governos japonês, americano e sul-coreano condenaram o teste e prometeram represálias na ONU, com os Estados Unidos encabeçando um pedido de novas sanções.
O próprio governo chinês, por meio do porta-voz do ministério de Relações Exteriores, afirmou que “lamentava profundamente que a Coreia do Norte executasse o teste apesar dos protestos da comunidade internacional”, mas que esperava que a resposta das Nações Unidas fosse “prudente, moderada e capaz de conduzir a um processo de paz e estabilidade na península coreana”. Nessa conjuntura, a China negociou durante semanas com os Estados Unidos de manter e ampliar as sanções já existentes sem criar novas, e apoiou a votação desta terça-feira.
Leia também: Kim Jong-un ordena fabricação de foguetes maiores
(Com agências Reuters e France-Presse)

Nenhum comentário: