sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM/2012


Dados sobre a correção da Redação do Enem 2012

Dados sobre a correção da Redação do Enem 2012O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou, na manhã desta quinta-feira (03), dados e estatísticas sobre o desempenho dos participantes do Enem 2012 na redação.
A correção e atribuição de notas para as redações do Enem sempre causam revolta e polêmica por parte de muitos candidatos. Para esta última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Inep promoveu alterações na metodologia de correção, além de permitir aos estudantes visualizar o espelho da correção de seus textos.

Sem mais delongas, vamos aos principais dados referente as redações do Enem 2012:
  • Foram corrigidas 4.113.558 redações;
  • 1,82% estavam em branco;
  • 1,76% tiveram nota zero (texto insuficiente ou cópia do texto motivador são exemplos de procedimentos que anulam a redação do candidato);
  • 826.798 redações foram encaminhadas para um terceiro corretor. Essa quantidade equivale a 20,10% do total;
  • 100.087 redações passaram pela banca examinadora, que só pode ser requisitada após a interferência do terceiro corretor. Esse número representa 2,43% do total;
Conforme afirmou o Presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, “Os números ficaram dentro do previsto nas simulações realizadas por técnicos do Cespe/UnB [Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília] e pela comissão de especialistas do Inep, composta por pesquisadores e membros da Associação Brasileira de Avaliação (Abav)”.
A nota da redação do Enem é composta pela avaliação de cinco competências, de pontuação máxima de 200 pontos cada uma, levando a uma nota máxima de 1.000 pontos. Para entender todas as mudanças e critérios utilizados na correção da redação do Enem 2012, leia nosso artigo “Alterações na forma de correção da redação do Enem”.
Vale ressaltar que os corretores selecionados passaram por uma capacitação, que consistiu num treinamento presencial e a distância como duração de dois meses. Tal treinamento abordou as especificidades de cada competência e o conjunto do texto. Nas duas semanas seguintes à prova, os profissionais passaram por nova capacitação, voltada para a correção do tema de 2012, “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21”.
O Inep ainda informou que divulgação do espelho das provas de redação na internet ocorrerá a partir de 15 de fevereiro, e que sua finalidade é exclusivamente pedagógica.
Fonte: INFOENEM

Nenhum comentário: