domingo, 27 de setembro de 2015

GEOLOGIA E RELEVO DE SANTA CATARINA / VESTIBULAR 100%


AULA DE REVISÃO : PROJETO VESTIBULAR 100% DO COLÉGIO SALESIANO ITAJAÍ DISCIPLINA : GEOGRAFIA 

PROFESSORA : Conceição Aparecida Fontolan               

Tema: Geologia e Relevo De Santa Catarina
Objetivo : Caracterizar, identificar e localizar o relevo e a geologia de Santa Catarina.
Conteúdo no Blog Geo-Conceição em 06/2012.

01- (UFSC) “Ao longo das últimas décadas, o mesmo desenvolvimento que trouxe emprego, renda e atraiu imigrantes de todos os cantos do mundo, acabou comprometendo boa parte dos ecossistemas existentes no Estado”, foi o subtítulo da página central de um caderno especial relativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, do Diário Catarinense, no dia 05/06/2000. Considere o texto e observe atentamente o mapa.  Assinale, a seguir, a(s) proposição (ões) CORRETA(S). (Total da somatória ______________)


Fonte: Atlas de SC. Rio de Janeiro, Aero foto Cruzeiro, 1991. (Adaptado)
Adaptado por Geo-Conceição

01. A linha dupla no mapa assinala o divisor de águas em Santa Catarina, sendo que a bacia do Itajaí-Açu, representada pelo número 2, a maior da vertente do Atlântico, está bastante poluída por dejetos domésticos e industriais de cidades como Blumenau, Brusque e Rio do Sul.
02. A dramática situação em que se encontram os rios e lagoas da região de número 3, exige de todos, medidas urgentes e profundas, para resolver o problema da poluição provocada por agrotóxicos e resíduos de carvão.
04. O número 4 representa o Vale do Rio do Peixe, região sem problemas de erosão dos solos e assoreamento dos rios, e que se especializou no aproveitamento da araucária para a fabricação de papel, papelão e móveis.
08. A região Oeste, indicada pelo número 5, foi povoada por excedentes gaúchos, e é onde tem destaque a agricultura – fornecedora de matéria-prima para a agroindústria – e a suinocultura, responsáveis pela degradação ambiental daquela área.
16. Weg, Tupi e Embraco são indústrias de destaque nacional que se localizam na região de número 1, a qual apresenta grande concentração urbano-industrial, responsável pela poluição, principalmente de rios que cortam Joinville e Jaraguá do Sul.

02- (UFSC) O pré-sal se tornou uma importante página da história dos recursos energéticos no Brasil. A partir de sua descoberta, um novo universo de possibilidades foi aberto para a indústria petrolífera brasileira.
Sobre o pré-sal, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). (Total da somatória ______________)

01. As formações da camada pré-sal estão localizadas em bacias sedimentares entre o litoral do Espírito Santo e o litoral de Santa Catarina.
02. Em face da grande profundidade, a exploração do petróleo da camada pré-sal não afetará o ambiente.
04. As camadas do pré-sal estão localizadas nas áreas da planície amazônica e do pantanal mato-grossense.
08. A descoberta da camada de petróleo do pré-sal poderá dar ao Brasil uma independência energética de derivados deste hidrocarboneto.
16. Considerando o tempo geológico, as formações do pré-sal são recentes, ou seja, datam do Quaternario da Era Cenozoica, mesmo período em que surge o Homo sapiens.

03- (UFSC) Assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S) com base no mapa abaixo.
(Total da somatória ______________)

professorridaltovaz.blogspot.com   Adaptado por Geo-Conceição

 01. A área assinalada com o número 1 corresponde ao planalto, levemente inclinado para leste, onde se destacam as formações vegetais da Floresta Latifoliada Subtropical. É a área de mais recente colonização de Santa Catarina.
02. Na área assinalada com o número 2, encontram-se as formações pré-cambrianas, um relevo acidentado pela formação de serras e a presença do maior rio totalmente  catarinense. Nesta área está situado um importante polo industrial têxtil.
04. A área assinalada com o número 3 corresponde ao planalto de Lages e foi ocupada a partir do caminho dos tropeiros provenientes de São Paulo em direção ao Rio Grande do Sul.
08. A área assinalada com o número 4 corresponde à área de expansão da colonização eslava, proveniente do Paraná. No passado, teve papel destacado na produção de erva mate.
16. Da área assinalada com o número 5 partiram, no século XVIII, aqueles que fundariam a cidade de Porto Alegre (RS), tendo em vista o excedente populacional existente.
32. A área assinalada com o número 6 destaca-se pela ocupação de pessoas provenientes da
Península Itálica, no sul da Europa, em virtude da forte crise econômica pela qual passava aquela região.

04- (UFSC) Na madrugada do dia 06 de abril de 2009, os moradores da região de Abruzzo, no centro da Itália, foram acordados por um terremoto que atingiu 6.3 pontos na Escala Richter. O terremoto com epicentro nos arredores de Áquila, a capital da região de Abruzzo, matou cerca de 300 pessoas, deixou aproximadamente 20.000 desabrigados e destruiu em torno de 15.000 edificações, algumas de grande valor histórico e artístico. Erguida no século XIII e relíquia arquitetônica da Itália Medieval, a cidade veio abaixo.
(VEJA. São Paulo: Editora Abril, n. 16, abr. 2009). [Adaptado]
Assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). (Total da somatória ______________)

01- Assim como em Blumenau (SC), os desmoronamentos e deslizamentos que ocorreram na região de Abruzzo estão associados aos movimentos naturais internos da crosta terrestre.
02- De acordo com o texto acima, parcela significativa das edificações da região é muito antiga e não estava preparada para resistir a abalos sísmicos mais fortes.
04- Os agentes endógenos do relevo são processos estruturais que estão relacionados ao movimento das placas tectônicas e a fenômenos magmáticos.
08- A estrutura geológica, os tipos de rochas e a morfologia do relevo não devem ser levados em consideração na organização do espaço, pois não estão relacionados com a ocorrência dos abalos sísmicos.
16- Na Escala Richter o terremoto de índice 6.3 é aquele que liberou seis vezes mais energia do que um de índice 1.05.
32- Os maiores e mais violentos terremotos ocorrem, principalmente, nas bordas das placas tectônicas.

05- (UFSC) Na camada superficial da litosfera forma-se o solo, onde as plantas se fixam e do qual extraem água e elementos nutrientes.
Sobre o solo, é CORRETO afirmar que: (Total da somatória ______________)

01. É resultante da desagregação das rochas originais e da decomposição química das mesmas, formando uma camada superficial composta de água e minerais que se vai enriquecendo de matéria orgânica com o tempo.
02. Os solos catarinenses são considerados pobres em função da intensa lixiviação, considerando que os totais pluviométricos assemelham-se aos encontrados na Região Norte.
04. O solo é o resultado de muito tempo de modificações nas rochas pelos agentes externos, como o clima e a vida microbiana. Áreas com o mesmo tipo de rocha, mas com climas diferentes, apresentam o mesmo tipo de solo.
08. A vegetação do Cerrado desenvolve-se sobre solos pobres e ácidos que, apesar de sustentar a diversidade biológica desse ambiente, necessitam de insumos agro tecnológicos para o desenvolvimento da cultura da soja.
16. Características do solo, como quantidade de umidade, composição química e textura, não influenciam no desenvolvimento, abundância, diversidade e aspecto da cobertura vegetal.

06- (UFSC) Com o auxílio da tabela sobre a evolução física ou estrutural da Terra, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). (Total da somatória ______________)

EVOLUÇÃO FÍSICA OU ESTRUTURAL DA TERRA
Eras Características gerais Acontecimentos no Brasil

Cenozoica Aparecimento do homem, glaciações e formação dos Dobramentos Modernos. Formação das bacias sedimentares, atividade vulcânica com a formação de ilhas oceânicas.

Mesozoica Intensa atividade vulcânica, início da separação dos continentes. Formação de petróleo e dos terrenos basálticos que originaram o solo de terra roxa.

Paleozoica Vida aquática e formação de jazidas carboníferas. Soterramento de florestas e formação do carvão mineral.

Pré-Cambriana Formação de escudos cristalinos, formação de minerais metálicos. Formação dos escudos cristalinos (Brasileiro e Guiano) e das principais jazidas de minerais metálicos; formação das serras do Mar e da Mantiqueira.
Azoica Resfriamento da Terra, ausência de vida.

 COELHO, Marcos de A.; TERRA, Lygia. Geografia geral e Geografia do Brasil: o espaço natural e socioeconômico. São Paulo:

01. Os solos de terra roxa originários de rochas ígneas extrusivas são encontrados, sobretudo nos Complexos Regionais da Amazônia e do Centro-Sul.
02. As cordilheiras dos Andes e do Himalaia tiveram a sua origem na Era Cenozoica.
04. No Brasil, minerais metálicos como Fe, Ca, Hg, Mn, S, Al e Na têm as suas maiores reservas na Região Nordeste.
08. O arquipélago de Fernando de Noronha (PE) tem a sua origem associada à Era Pré-Cambriana.
16. As jazidas de carvão mineral em Santa Catarina têm a sua origem, principalmente, na Era Paleozoica.
32. Em Santa Catarina, a Serra Geral pertencente às formações do Escudo Brasileiro adquire a direção norte-sul, sendo, porém, as direções norte-nordeste e sul- sudoeste as mais frequentes.
64. Com altitude aproximada de 3.000 metros, o Pico da Neblina – o ponto culminante do Brasil – tem a sua origem na Era Cenozoica.

07- (UFSC) A estrutura geológica do Brasil é constituída por bacias sedimentares e escudos cristalinos. Os escudos cristalinos originados nos períodos Arqueozoico e Proterozoico, apesar de não serem majoritários, são importantes porque apresentam grandes riquezas minerais, como. (Total da somatória ______________)

01. Sal gema e carvão mineral, minerais de origem inorgânica.
02. Calcário utilizado na fabricação de cimento.
04. Petróleo e ouro em abundância.
08. Xisto betuminoso e diamantes.
16. Ferro e manganês.

08- (UFSC) No ano passado, estados da Região Centro-Sul foram castigados por intensos temporais, que provocaram caos em cidades dessa área. Congestionamentos, alagamentos, queda na distribuição de energia, queda de árvores e desabamentos, que deixaram uma grande quantidade de famílias sem teto, foram registrados. Em 2010, o Nordeste, acostumado a secas prolongadas, foi surpreendido por um volume de chuvas além do esperado, que resultou, também, em alagamentos e consequente destruição.
Os fatores responsáveis por esse quadro estão relacionados.
(Total da somatória ______________)

01. À ação antrópica, unicamente, tanto no Nordeste quanto no Centro-Sul.
02. À atuação do fenômeno El Niño, que elevou a temperatura do Oceano Índico.
04. Às mudanças climáticas registradas apenas no Hemisfério Sul e ao aumento do índice pluviométrico em todas as regiões do país, devido ao desmatamento.
08. A os fatores de ordem natural, ao rompimento de barragens e à ocupação desordenada do solo.
16. Ao tipo de solo arenoso existente nas regiões Nordeste e Centro-Sul, que não absorve facilmente a água das chuvas.

09- (UFSC) Ocupam cerca de 75% da superfície das terras emersas e se caracterizam pelo fato de serem áreas de crátons, com tendência à concavidade. A estrutura geológica descrita corresponde. (Total da somatória ________)

01. Às bacias sedimentares, em geral associadas à ocorrência de minerais metálicos, como o ferro, o alumínio e o manganês.
02. Aos dobramentos modernos, cuja formação está estritamente relacionada à tectônica de placas.
04. Às plataformas cobertas, que, no decorrer do tempo geológico, sofreram intenso processo erosivo.
08. Aos escudos cristalinos, amplamente formados por rochas pré-cambrianas, que se configuram como baixos planaltos.
16. Às bacias fanerozoicas, formadas durante as eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica, onde podem ser encontrados os combustíveis fósseis.

10- (UFSC) Os conhecimentos sobre a regionalização do espaço brasileiro permitem afirmar:
(Total da somatória _____________)

01. A paisagem da Região Norte é dominada pela Floresta Amazônica, cuja biodiversidade está representada pelo endemismo de todas as suas espécies vegetais ombrófilas e decíduas.
02. A macrorregião que apresenta as mais altas densidades demográficas na zona costeira é a Nordeste, reforçando e reafirmando o caráter concentrador da urbanização devido a condicionantes históricos, políticos e econômicos.
04. Os movimentos migratórios têm relação com a dinâmica econômica das regiões, razão pela qual a Região Centro-Oeste tem registrado o maior percentual de imigrantes em sua população devido, dentre outros fatores, ao crescimento do agronegócio.
08- A Região Sul apresenta as melhores condições do país para instalação de hidrelétricas, em decorrência, principalmente, da permeabilidade dos solos de terra roxa e da temporalidade do regime fluvial, com duas estações de altas águas.
16. A queda do movimento interno migratório em direção à Região Sudeste, nos dias atuais, relaciona-se, sobretudo, aos ecos da “década perdida”, cujas dificuldades produzidas pela crise econômica na região também resultam nas migrações de retorno.

11- (UFSC) O relevo do Estado de Santa Catarina é um dos principais fatores condicionantes dos aspectos climato -botânicos predominantes no seu território. Com base no mapa das áreas altimétricas, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S).
(Total da somatória _____________)


LAGO, Paulo Fernando. Gente da Terra Catarinense. Desenvolvimento e educação ambiental.
                                 Florianópolis: Ed. UFSC/FCC Edições/Ed. Lunardelli /UDESC, 1988

01. Nas altitudes acima de 601 m  a  formação vegetal predominante é a Floresta Mista ou Subcaducifólia Subtropical com predomínio da espécie Araucária angustifólia.
02. Nas altitudes entre 601 m e 1 400 m, coincidentes com as áreas de maior produção da fruticultura, as geadas ocorrem até cerca de 20 dias por ano.
04. As áreas  cujas  cotas altimétricas  são  superiores a 1 000 m apresentam isotermas anuais que variam de 10 ºC a 16 ºC e são mais vulneráveis no inverno à ocorrência de geadas, que atingem até 30 dias por ano.
08. Nas altitudes entre 1 001 m e 1 400 m ou mais é comum a ocorrência de precipitação sólida na forma de neve, no inverno.
16. Na vertente oceânica do Estado, a partir de altitudes em torno de 600 m até a planície litorânea, ocorrem condições topo-climático que permitem o predomínio de uma Floresta Ombrófila Densa.

12- (UFSC) Com relação à localização do Brasil e de Santa Catarina assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). (Total da somatória _____________)


 ATLAS DE SANTA CATARINA. Florianópolis: IGSC, Departamento Estadual de Geografia/IBGE, 1958.

01. O território brasileiro localiza-se totalmente em áreas de baixas latitudes.
02. Santa Catarina encontra-se com 2/3 de suas terras na porção setentrional do trópico de Capricórnio.
04. Em relação ao meridiano de Greenwich, o território de Santa Catarina está totalmente inserido no hemisfério oriental.
08. Na América do Sul, o Brasil é o único país que é cortado pelos paralelos de 0° e 23°27’S.
16. Santa Catarina possui fronteira com um dos países membros do MERCOSUL.
32. O Brasil possui fronteiras com todos os países da América Andina.
64. Devido à sua localização, Santa Catarina encontra-se no segundo fuso horário brasileiro.

13- (UFSC) Após a leitura do poema abaixo, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S) sobre elementos da paisagem natural e do quadro geomorfológico brasileiro e catarinense em particular. (Total da somatória _______________)

O Rio
“Uma gota de chuva
A mais, e o ventre grávido
Estremeceu, da terra.
Através de antigos
Sedimentos, rochas
Ignoradas, ouro
Carvão, ferro e mármore
Um fio cristalino
Distante milênios
Partiu fragilmente
Sequioso de espaço
Em busca de luz.
Um rio nasceu.”

MORAES, Vinicius de. Nova antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 142.

01. No sul de Santa Catarina, nas formações do Planalto de Mafra, localizam-se os principais municípios produtores de carvão mineral.
02. O mármore, principal fonte de matéria-prima nas indústrias siderúrgicas, é encontrado nas áreas de Dobramentos Modernos do Sudeste Brasileiro.
04. Os Escudos Cristalinos costumam dar origem a relevos planálticos e podem apresentar Fe, Mn, Au, Al e outras riquezas minerais.
08. As rochas sedimentares são formadas, exclusivamente, por minerais não metálicos.
16. As rochas e os minerais não estão distribuídos de maneira uniforme pela superfície terrestre.




GABARITO
01- 27 (01+02-08-+16)
02- 09 (01+08)
03- 14 (02+04+08)
04- 38 (02+04+32)
05- 09 (01+08)
06- 18 (02+16)
07- 16 (16)
08- 08 (08)
09- 16 (16)
10- 04 (04)
11- 23 (01+02+04+16)
12- 88 (08+16+64)
13- 20 (04+16)

Nenhum comentário: