quarta-feira, 27 de abril de 2016

ENEM 2016 : O TÍTULO SERÁ OBRIGATÓRIO NA REDAÇÃO ? infoEnem.

O Título Será Obrigatório na Redação do Enem 2016? | infoEnem



O Título Será Obrigatório na Redação do Enem 2016?

Posted: 26 Apr 2016 11:33 AM PDT

Uma dúvida muito comum de inúmeros leitores do Portal infoEnem diz respeito a obrigatoriedade do título na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E a resposta para essa pergunta é:

  NÃO. O título não será obrigatório na dissertação.

Assim como nas outras edições da prova, o Edital do Enem 2016, publicado recentemente, não traz nenhum trecho específico sobre o assunto, o que já nos levaria a entender que o título é facultativo na prova textual do exame.
Além disso, no Guia do Participante sobre a redação no Enem, um documento em pdf publicado pelo Ministério da Educação em 2013, consta a afirmação de que o título não é uma marca obrigatória na dissertação argumentativa.
Na prática, isso significa que aquele que não intitular seu texto não será prejudicado, ou seja, não perderá pontos por isso. Da mesma maneira, caso haja um título, a redação não poderá ser beneficiada.

Então Não Vale a Pena Intitular Minha Redação?

As informações contidas no último parágrafo podem levá-lo a concluir que não vale a pena incluir um título em sua dissertação, o que é válido e plausível. No entanto, destacamos que, se elaborado com inteligência e criatividade, o mesmo valoriza a redação e “fisga” o leitor (no caso o corretor), chamando sua atenção.
Nesse sentido, vale destacar alguns erros que devem ser evitados na hora de escolher um bom título para uma dissertação argumentativa:
  • nunca utilize o tema propriamente dito como título. Ele deve remeter e se relacionar com a proposta, mas não reproduzi-la;
  • evite verbos e frases imperativas, além de reticências;
  • se colocar uma pergunta ou questionamento do título, lembre-se que deverá respondê-los a longo do texto;
  • procure utilizar palavras-chave do tema/proposta e também do texto em seu título.
A decisão de colocar ou não título na sua redação não precisa ser tomada agora. O ideal é que você chegue na prova dissertativa do Enem 2016 preparado para intitular bem sem texto, com a opção de não fazê-lo caso não encontre o título ideal durante o exame.
Lembre-se que, assim como qualquer parte que envolve a habilidade da escrita, a escolha do título é algo que pode e deve ser aperfeiçoado com a prática, ainda mais se você contar com acompanhamento personalizado de um professor especialista.
Dessa foram encerramo o artigo de hoje recomendando sua participação no Curso de Redação Online do infoEnem. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE NOSSO TREIMANEMTO.

O post O Título Será Obrigatório na Redação do Enem 2016? apareceu primeiro no infoEnem.
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas
Estude com nossos Simulados Online.
CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem
Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2016

Nenhum comentário: