sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

AS VEIAS DO BRASIL : BACIAS HIDROGRÁFICAS.

O impressionante mapa colorido como o arco-íris (imagem abaixo) mostra o padrão de rede dos caminhos feitos por cada corpo hídrico brasileiro, registrados em todos os 27 Estados utilizando bases públicas de dados.
A reportagem é de Carlos Diego, publicada por ÁguasML e republicada Arch Daily, 07-01-2017.

O maior conjunto identificado em azul é a Bacia do Rio Amazonas, assim como você pode ver todas as outras cores as 08 bacias que compõe a hidrografia brasileira a partir das quais a Agência Nacional de Águas (ANA) entende a gestão e regulação dos recursos hídricos no Brasil, criando as bases para leis e demais regulações pertinente à todos.


Este mapa foi elaborado por Bruno Pinheiro, pesquisador de Gestão em Políticas Públicas na USP que dedica parte de seu tempo realizando mapeamentos sob novas perspectivas. O trabalho que inspirou essa iniciativa foi publicado no Imgur pela geógrafa Fejetlenfej, e consistia em um mapa das bacias hidrográficas norte-americanas que indica ordens de fluxo mais altas indicadas pelas linhas mais espessas.
Para produzir este tipo de imagens o pesquisador utilizou como recurso o software open-source QGIS e a base de dados utilizada é a disponibilizada pelo site HidroWeb da ANA no formato shapefile (.shp), especificamente os shapes Hidrografia 1:1.000.000 (2010) do catálogo disponível.


Conheça mais sobre as bacias e sub-bacias através de informações no site da Agência Nacional de Águas. Selecionamos aqui um documento que trata das Conjunturas dos Recursos Hídricos nas Regiões Hidrograficas Brasileiras para que possa conhecer detalhes de cada Região. Você pode acessar através deste link.
Para o download da Base de Dados Hidroweb acesse aqui
Para o software QGIS acesse aqui
Fonte : Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário: