segunda-feira, 29 de junho de 2020

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA:REGISTROS INDICAM NOVO RECORDE DE TEMPERATURA DE 38 GRAUS AO NORTE DO CÍRCULO POLAR ÁRTICO.

Emergência Climática: Registros indicam novo recorde de temperatura de 38°C ao norte do Círculo Polar Ártico


A Organização Meteorológica Mundial está tentando confirmar um novo recorde de temperatura ao norte do Círculo Polar Ártico, de 38 ° Celsius. Isso ocorreu em 20 de junho na cidade russa de Verkhoyansk, em meio a uma prolongada onda de calor na Sibéria e a um aumento na atividade de incêndios florestais.
Verkhoyansk, localizado na parte norte da República de Sakha (Yakutia), fica em uma região da Sibéria Oriental que possui um clima continental seco extremamente severo (inverno muito frio e verão quente).
A estação meteorológica de Verkhoyansk teve um recorde anterior de temperatura do ar de 37,3 ° C, observado em 25 de julho de 1988, de acordo com os cientistas alemães Alekseenkov e Vasily Smolyanitsky no Instituto de Pesquisa do Ártico e Antártico do Serviço Federal Russo de Serviço Federal de Monitoramento Hidrometeorológico e Ambiental (Roshydromet ). A estação fornece medições diárias desde 1885.
As informações finais sobre se esse registro é máximo para toda a área do Ártico ao norte do Círculo Polar precisam ser avaliadas quando dados meteorológicos mais completos estiverem disponíveis.
Depois que a WMO receber a confirmação da temperatura da Roshydromet, ela encaminhará a descoberta para verificação por uma equipe de investigadores do seu Arquivo de extremos de clima e clima . Isso fornece detalhes de extremos globais, hemisféricos e continentais (calor, precipitação, etc.).
Nova temperatura registrada relatada
Até agora, a WMO não havia verificado possíveis registros de “temperatura mais alta registrada ao norte do Círculo Polar Ártico”. No entanto, o interesse nessa observação extrema despertou interesse suficiente para que atualmente estamos estudando a criação de uma categoria tão nova para o Arquivo oficial, de acordo com Randall Cerveny, Relator Especial da OMM para Extremos Meteorológicos e Climáticos.
“Uma equipe de avaliação de resposta rápida da OMM aceitou provisoriamente essa observação como uma observação legítima, o que é consistente com as observações atuais do ar na época na Sibéria”, disse o professor Cerveny. “Isso agora estará sujeito a um processo normal para uma revisão formal detalhada por um painel de cientistas atmosféricos da OMM”.
“Tem sido uma primavera incomumente quente na Sibéria, e a coincidência falta de neve subjacente na região, combinada com o aumento geral da temperatura global, sem dúvida ajudou a desempenhar um papel crítico ao causar essa observação extrema da temperatura”, disse o professor Cerveny, professor de geografia do presidente. Ciências, Universidade Estadual do Arizona.
Como parte do processo de verificação, a OMM está entrando em contato com a agência meteorológica russa para coletar informações diretas sobre a observação (como dados reais, tipo de equipamento usado, verificações de qualidade e calibração do instrumento, técnicas de monitoramento de observação, correspondência com estações vizinhas, etc. 
“Esses dados serão examinados com muito cuidado por um painel internacional de cientistas atmosféricos. Fundamentalmente, essas avaliações são projetos muito completos e demorados. Mas o resultado final será uma informação incrivelmente valiosa que ajudará os cientistas do clima a entender melhor o clima, engenheiros e médicos a se prepararem melhor para os extremos climáticos e até o público em geral, a fim de obter uma melhor apreciação das mudanças climáticas em todo o planeta ”, disse o professor Cerveny.
O Ártico está entre as regiões de aquecimento mais rápido do mundo e está aquecendo duas vezes a média global. As temperaturas anuais do ar na superfície nos últimos 4 anos (2016–2019) no Ártico (60 ° a 85 ° N) foram as mais altas já registradas. O volume de gelo marinho do Ártico no mês de setembro de 2019 (após a estação de derretimento) diminuiu mais de 50% em comparação com o valor médio de 1979–2019. 
A Sibéria testemunhou um calor excepcional, com temperaturas de até 10 ° C (18,5 ° F) acima da média em maio e impulsionando o mês mais quente já registrado para todo o hemisfério norte e, de fato, o mundo.
Mas não foi apenas maio que foi incomumente moderado nesta região; todo o inverno e a primavera tiveram períodos repetidos de temperaturas da superfície do ar acima da média, principalmente a partir de janeiro.
O calor incomum no inverno e na primavera foi associado a uma quebra excepcionalmente precoce do gelo nos rios da Sibéria.
Nova temperatura registrada relatada
O Serviço Copernicus de Mudanças Climáticas da Europa realizou uma exploração mais aprofundada de seus dados.
“Embora o planeta como um todo esteja esquentando, isso não está acontecendo igualmente. Por exemplo, o oeste da Sibéria se destaca como uma região que aquece mais rápido que a média e onde as variações de temperatura de mês para mês e ano para ano tendem a ser grandes. Isso significa que, em certa medida, grandes anomalias de temperatura não são inesperadas. No entanto, o que é incomum neste caso é quanto tempo as anomalias mais quentes que a média persistiram ”, disse Copernicus.
O Serviço de Monitoramento Atmosférico da Copernicus disse que o número e a intensidade de incêndios florestais no nordeste da Sibéria e no círculo ártico continuam aumentando nos últimos dias. A intensidade total diária está em níveis semelhantes aos observados em 2019.
 Prevê-se que as temperaturas acima do normal continuem na maior parte do Ártico entre junho e agosto de 2020, de acordo com o  Arctic Climate Forum , que fornece informações aos tomadores de decisão sobre uma região em rápida mudança, que está aquecendo mais do que o dobro da média global.
Na discussão sobre os impactos regionais na Sibéria Ocidental e Oriental , o Fórum alertou para um possível risco de incêndios florestais no início do verão devido à temperatura acima do normal e abaixo da precipitação normal. As altas temperaturas previstas podem levar à degradação contínua do permafrost e à erosão costeira. A redução na extensão do gelo marinho e a degradação do permafrost na tundra podem criar dificuldades para espécies “chave”, por exemplo, ursos polares, caribu, baleias, etc. liberação de metano, um poderoso gás de efeito estufa.
Fonte: WMO – World Meteorological Organization
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/06/2020

Nenhum comentário: