segunda-feira, 29 de junho de 2020

VIDA DAS ABELHAS É ENCURTADA APÓS A DOIS PESTICIDAS.

Vida das abelhas é encurtada após exposição a dois pesticidas amplamente utilizados


morte de abelha
A vida das abelhas é reduzida – com evidência de estresse fisiológico – quando expostas às taxas de aplicação sugeridas de dois pesticidas comercialmente disponíveis e amplamente utilizados, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade Estadual do Oregon.
Por Chris Branam*, Oregon State University.
Em um estudo publicado na revista PLOS ONE, pesquisadores de abelhas da Faculdade de Ciências Agrícolas da OSU encontraram efeitos prejudiciais em abelhas expostas a Transform e Sivanto, que são registradas para uso nos Estados Unidos e foram desenvolvidas para serem mais compatíveis com a saúde das abelhas.
A abelha é o principal polinizador de frutas, nozes, vegetais e sementes, que dependem da polinização para obter alta qualidade e rendimento.
Juntamente com outros estressores, como os ácaros, vírus e má nutrição, os efeitos desses pesticidas podem tornar as abelhas incapazes de executar suas tarefas sem problemas. Apicultores e alguns grupos ambientais têm levantado preocupações nos últimos anos sobre esses inseticidas e possíveis efeitos negativos sobre as abelhas.
Segundo os pesquisadores, este é o primeiro estudo a investigar os efeitos “sub-letais” do sulfoxaflor, o ingrediente ativo do Transform, e da flupiradifurona, o ingrediente ativo do Sivanto. Efeitos sub-letais significam que as abelhas não morrem imediatamente, mas sofrem estresse fisiológico, resultando em vida útil mais curta.
No caso de Transform, a vida das abelhas foi severamente reduzida. A maioria das abelhas expostas ao Transform morreu dentro de seis horas após a exposição, confirmando a toxicidade severa do pesticida para as abelhas quando expostas diretamente às taxas de aplicação em campo recomendadas no rótulo, disseram os pesquisadores.
O principal autor do estudo, Priyadarshini Chakrabarti Basu, associado de pesquisa de pós-doutorado no Honey Bee Lab da Faculdade de Ciências Agrícolas da OSU, enfatizou que os pesquisadores não estão pedindo que o Sivanto ou o Transform sejam retirados do mercado.
“Sugerimos que mais informações sejam colocadas nos rótulos desses produtos e que mais estudos precisam ser realizados para entender os efeitos subletais da exposição crônica”, disse Basu.
Sivanto e Transform são usados nas lavouras para matar pulgões, funis de folhas e moscas-brancas, entre outras pragas. Muitas dessas mesmas culturas atraem abelhas para a polinização. Existem algumas restrições ao seu uso. Por exemplo, a transformação não pode ser aplicada a culturas em flor, por exemplo.
As abelhas podem ser expostas indiretamente através da deriva de pesticidas, disse o co-autor do estudo Ramesh Sagili , professor associado de apicultura e especialista em extensão de abelhas da Faculdade de Ciências Agrícolas da OSU.
“O tempo médio de vida de uma abelha operária é de cinco a seis semanas na primavera e no verão; portanto, se você estiver reduzindo sua vida útil em cinco a 10 dias, isso será um grande problema”, disse Sagili. “A longevidade reduzida resultante do estresse oxidativo pode afetar negativamente a população de colônias e, finalmente, comprometer a aptidão das colônias.”
Para o estudo, os pesquisadores realizaram dois experimentos de exposição por contato: um estudo de seis horas e um estudo de 10 dias em maio de 2019. As abelhas foram obtidas de seis colônias saudáveis nos apiários da OSU. Em cada experimento, grupos de 150 abelhas foram colocados em três gaiolas. Um grupo foi exposto ao Transform, um segundo ao Sivanto e o terceiro foi um grupo controle que não foi exposto a nenhum desses pesticidas.
A mortalidade das abelhas, xarope de açúcar e consumo de água e respostas fisiológicas foram avaliadas em abelhas expostas ao Sivanto e Transform e comparadas às abelhas do grupo controle. A mortalidade em cada gaiola foi registrada a cada hora para o experimento de seis horas e diariamente para o experimento de 10 dias.
Embora o Sivanto não tenha sido diretamente letal para as abelhas após a exposição ao contato, os resultados de sobrevida em 10 dias revelaram que as taxas de aplicação de campo do Sivanto reduziram a sobrevida do adulto e causaram maior estresse oxidativo e apoptose nos tecidos das abelhas. Isso sugere que, embora o Sivanto seja aparentemente menos tóxico que o Transform, ele também pode reduzir a longevidade das abelhas e transmitir estresse fisiológico, de acordo com os autores do estudo.
Os co-autores do estudo incluíram a estudante Emily Carlson e a assistente de pesquisa da faculdade Hannah Lucas, que realizam pesquisas no Honey Bee Lab; e Andony Melathopoulos, professor assistente e especialista em Extensão em Saúde de Polinizadores.
Referência
Priyadarshini Chakrabarti, Emily A. Carlson, Hannah M. Lucas, Andony P. Melathopoulos, Ramesh R. Sagili. Field rates of Sivanto™ (flupyradifurone) and Transform® (sulfoxaflor) increase oxidative stress and induce apoptosis in honey bees (Apis mellifera L.). PLOS ONE, 2020; 15 (5): e0233033 DOI: 10.1371/journal.pone.0233033

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/06/2020

Nenhum comentário: