terça-feira, 29 de janeiro de 2013

LEGALIZAÇÃO DE IMIGRANTES NOS ESTADOS UNIDOS


REUTERS/Jason Reed / Obama cumprimenta populares após discurso em Las Vegas em que defendeu reformas no sistema de imigração dos EUAObama cumprimenta populares após discurso em Las Vegas em que defendeu reformas no sistema de imigração dos EUA
ESTADOS UNIDOS

Imigrante ajudará economia dos EUA, diz Obama

O democrata também elogiou a proposta feita na véspera por senadores dos dois partidos, a qual deixou o presidente na insólita situação de ver um tema prioritário de sua agenda absorvido pela oposição republicana
Com um discurso de apelo emocional no qual evocou a origem da maioria dos americanos, o presidente Barack Obama pediu nesta terça-feira (29) urgência na reforma do sistema imigratório dos EUA e enfatizou que as mudanças são necessárias à economia do país.
O democrata também elogiou a proposta feita na véspera por senadores dos dois partidos, a qual deixou o presidente na insólita situação de ver um tema prioritário de sua agenda absorvido pela oposição republicana, que tenta recuperar terreno entre o cobiçado eleitorado latino.
"A hora é agora", declarou Obama, cinco vezes seguidas, à plateia em uma escola de Las Vegas, no Estado fronteiriço de Nevada (27% de população de origem latina).
"Temos 11 milhões de homens e mulheres vivendo nas sombras. Eles quebraram as regras (...) Mas muitos estão aqui há muitos anos, e a maioria contribui para a sociedade, cuida de suas famílias e tenta ganhar a vida honestamente", afirmou.
"Quando trabalham horas extras, muitas vezes o fazem à sombra. Isso é ruim não só para eles, mas para a nossa economia [...].Os salários e as condições de trabalho dos americanos estão em risco também", prosseguiu Obama, dizendo que a reforma "ajudaria a classe média".
O longo discurso do presidente (foram 25 minutos), porém, trouxe poucos detalhes e mal se diferencia da proposta apresentada na véspera por oito senadores republicanos e democratas ou do plano de imigração que o próprio Obama lançara em 2011.
Ele organizou seu projeto em três pontos, unindo em um item a vigilância e a segurança enfatizadas pelos senadores: patrulhamento inteligente; caminho para a cidadania e modernização do sistema, visando atrair para o país "as pessoas mais brilhantes do mundo".
Diferentemente dos senadores, porém, o presidente não atendeu à reivindicação republicana de condicionar a possibilidade de legalização dos imigrantes ao reforço da segurança na fronteira.
Os dois lados concordam sobre a criação de um banco de dados e o estabelecimento de penas que inibam a contratação de ilegais, mas as medidas de segurança ainda precisam ser detalhadas, e esperá-las atrasaria o início da solicitação de cidadania.
Obama disse que será um caminho "duro, mas justo", exigindo do imigrante impostos em dia, ausência de antecedentes criminais, pagamento de multa, domínio do inglês e concessão de residência permanente.
Estrangeiros que tenham pós-graduação em ciências ou tecnologia nos EUA, empreendedores que encontrem patrocínio de empresas locais e imigrantes trazidos na infância teriam, porém, um processo acelerado - nos dois primeiros casos, para dar impulso à inovação no país.
Fonte : Gazeta Do Povo.

Nenhum comentário: