quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

OS OCEANOS ESTÃO AQUECENDO CADA VEZ MAIS RÁPIDO.

Oceanos estão aquecendo cada vez mais rápido, aponta novo estudo

Publicado em janeiro 20, 2016 
As águas dos oceanos absorveram mais de 90% do excesso de calor e aproximadamente 30% do dióxido de carbono gerado pelo consumo humano de combustíveis fósseis

oceanos absorveram mais de 90% do excesso de calor e aproximadamente 30% do dióxido de carbono gerado pelo consumo humano de combustíveis fósseis
Infográfico: Carbon Brief

Os oceanos do planeta estão aquecendo a uma velocidade cada vez mais alta, e os últimos 20 anos foram responsáveis por metade da taxa de todo aquecimento que ocorreu desde os anos pré-industriais, um novo estudo observou.
Cientistas norte americanos descobriram que a maior parte do calor em excesso nos oceanos está escondido em águas profundas, 35% do aquecimento adicional foi encontrado abaixo de 700 metros. Isto significa que muito mais calor está presente nas profundezas dos oceanos que há 20 anos, quando eles continham apenas 20% do calor excedente produzido pela liberação de gases de efeitos estufa desde a revolução industrial.
artigo, publicado na revista Nature Climate Change, traz mais evidências sobre a imensa quantidade de calor que vem sendo absorvida pelos oceanos no mundo.
O texto está disponível na íntegra em inglês: The Guardian
Referência:
Industrial-era global ocean heat uptake doubles in recent decades
Nature Climate Change (2016) doi:10.1038/nclimate2915
http://www.nature.com/nclimate/journal/vaop/ncurrent/full/nclimate2915.html

Fonte: Jornal da Ciência / SBPC
in EcoDebate, 20/01/2016

Nenhum comentário: