quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

OS OCEANOS POLUÍDOS PELOS PLÁSTICOS.

Oceanos terão mais plásticos do que peixes em 2050

O uso maciço de plásticos é tamanho que os oceanos abrigarão mais detritos plásticos do que peixes em 2050 – informou ontem o Fórum Econômico Mundial de Davos (WEF). A revelação foi feita em um estudo da fundação da navegadora Ellen MacArthur e da consultoria McKinsey.
“O sistema atual de produção, utilização e descarte de plásticos tem efeitos negativos importantes: de US$ 80 bilhões a US$ 120 bilhões de embalagens plásticas são perdidos anualmente. Além do custo financeiro, sem nada em troca, os oceanos terão mais plástico do que peixes (em peso) até 2050”, informa um comunicado.
A informação foi publicada por Zero Hora, 20-01-2016.
Segundo o documento, a proporção de toneladas de plástico para toneladas de peixes era de uma para cinco em 2014 que será de uma para três em 2025 e vai ultrapassar uma para uma em 2050.
O fórum estima ser necessário “uma refundação total das embalagens e dos plásticos em geral” e a busca por alternativas ao petróleo como material de base para sua produção – pois caso nada mude, o plástico representará 20% da produção petroleira em 2050.
Fonte : Instituto Humanitas Unisinos.

Nenhum comentário: