terça-feira, 22 de março de 2016

IRAQUE : SITUAÇÃO DOS DESLOCADOS , FUGINDO DOS CONFLITOS EM RAMADI.

Iraque: ONU e parceiros apoiam milhares de pessoas fugindo de conflitos em Ramadi

Chefe humanitária das Nações Unidas no país alertou que crise tende a piorar e pede apoio ao financiamento solicitado, que atualmente conta com apenas 9% dos recursos. ONU busca ajudar 35 mil pessoas deslocadas, mas dificuldades adicionais de acesso impedem em parte as ações.
Famílias fogem da violência em Ramadi, província de Anbar. Foto: UNICEF/Wathiq Khuzaie
Famílias fogem da violência em Ramadi, província de Anbar. Foto: UNICEF/Wathiq Khuzaie
As Nações Unidas informou na sexta-feira (18) que os parceiros humanitários estão correndo contra o tempo para prestar ajuda de emergência para cerca de 35 mil pessoas deslocadas em áreas de difícil acesso a oeste de Ramadi.
“Milhares de pessoas que foram sitiadas em Heet há meses estão tentando alcançar a segurança”, disse a coordenadora humanitária da ONU no Iraque, Lise Grande, em um comunicado de imprensa do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
Ela destacou que a ONU não tem acesso completo e “estamos muito preocupados que algumas das famílias que fogem estão em áreas muito próximas às linhas de frente (do conflito). Estamos preocupados com sua segurança”.
De acordo com o OCHA, famílias deslocadas estão recebendo comida, água potável e kits de higiene, por meio do chamado mecanismo de resposta rápida, gerido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA), com apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e de nove organizações não governamentais.
Serviços de saúde estão sendo fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que enviou duas clínicas de saúde móveis e duas equipes médicas.
“Você pode dizer como estão difíceis as condições em Heet pela forma como muitas pessoas estão buscando assistência médica urgente. As clínicas móveis realizaram 1,3 mil consultas apenas nos dois primeiros dias”, explicou Grande.
Além do deslocamento de Heet, mais de 53 mil pessoas já foram deslocadas na província de Anbar somente em 2016. Muitas dessas famílias têm procurado segurança e ajuda humanitária em campos já superlotados e assentamentos temporários na região.
As Nações Unidas e seus parceiros solicitaram 861 milhões de dólares para fornecer ajuda de emergência para 7,3 milhões de iraquianos vulneráveis em 2016. Apenas 9% – ou 75 milhões de dólares – foram recebidos até o momento. “A crise humanitária no Iraque continua a piorar. Os recursos adicionais são urgentemente necessários para que possamos ajudar as pessoas que dependem desta ajuda para sobreviver”, disse Grande.
O OCHA diz que a crise humanitária no Iraque é altamente complexa, volátil, tornando-se prolongada e com a expectativa de se ampliar e se agravar no próximo ano. A crise é impulsionada por ondas imprevisíveis e maciças de deslocamento causado pelo conflito armado. De janeiro de 2014 a novembro de 2015, 3,2 milhões de pessoas foram forçadas a fugir de suas casas em grandes ondas de deslocamento.
Fonte : ONUBrasil

Nenhum comentário: