domingo, 6 de março de 2016

LIBERTE-SE DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS.

Movimento global “Liberte-se dos combustíveis fósseis” mobilizará milhares de brasileiros em quatro estados

Como resposta direta aos resultados da COP 21, insuficientes para conter as mudanças climáticas, a 350.org Brasil e parceiros organizam em quatro estados a ação global “Liberte-se dos combustíveis fósseis” (Break Free). A ação será realizada entre 1 e 15 de Maio, simultaneamente em diversos países para mostrar à indústria dos combustíveis fósseis que queremos um futuro renovável e com água limpa.
Publicamos a seguir a nota da Coalizão Não Fracking Brasil e pela Sustentabilidade - COESUS.
Eis a nota.
Organizada pelo movimento climático 350.org e entidades parceiras como a COESUS – Coalizão Não Fracking Brasile pela Sustentabilidade, a campanha será lançada com objetivo de mobilizar milhões de pessoas no mundo para pressionar a indústria do hidrocarboneto e os governos locais a manterem os combustíveis fósseis no subsolo e acelerar a transição justa para 100% de energia renovável e para um futuro sustentável para todos nós.
“Estamos organizando junto com comunidades tradicionais uma série de eventos em vários estados, com apoio de centenas de entidades e voluntários, para demonstrar que nós, cidadãs e cidadãos brasileiros, vamos lutar para que os combustíveis fósseis fiquem no subsolo”, afirma Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da 350.org Brasil e América Latina.
Vários países estão se mobilizando para se libertar dos combustíveis fósseis, entre eles Estados Unidos, Canadá, Espanha, Alemanha, Indonésia, Filipinas e Nigéria.
No Brasil, está sendo articulada uma programação escalonada em quatro regiões: Vale do Javari, no Acre, Usina Termoelétrica Pecém no Ceará, no Estaleiro de Jurong Aracruz no Espírito Santo e em Londrina e Maringá, no Paraná.
Para maiores informações sobre as ações e detalhes da campanha, acesse aqui e saiba como participar.
A expectativa é que um número nunca antes visto de pessoas se comprometa a participar de ações que desestabilizem o poder da indústria, tendo como alvo os projetos ligados aos combustíveis fósseis mais perigosos e desnecessários ao planeta e apoiando as soluções climáticas mais ambiciosas.
“Cada um é peça fundamental neste processo, e será responsável por algo grandioso, que nenhuma outra organização já fez no mundo: mobilizar milhares de pessoas para dizer não aos fósseis em algum grande projeto”, destaca Nicole.
Mudanças Climáticas
350.org Brasil defende o desinvestimento nos combustíveis fósseis para conter as mudanças climáticas e mostrar que as energias renováveis são fundamentais para construirmos o futuro justo e sustentável do qual precisamos.
Nicole lembra que 2015 foi ano mais quente da história, já que as emissões ultrapassaram 400 partes por milhão (ppm) de concentração de CO² na atmosfera. “Só estaremos seguros caso consigamos reduzir para 350 ppm. Para isso, teremos que promover uma mudança histórica e global em nosso sistema energético, e tem que ser agora”, alerta.
Não Fracking Brasil
Parceiro da 350.org Brasil na ação “Liberte-se dos combustíveis fósseis”, o coordenador da COESUS - Coalizão Não Fracking Brasil e pela Sustentabilidade, Eng. Dr. Juliano Bueno de Araujo, ressalta a importância do engajamento das entidades organizadas da sociedade, parlamentares e população: “Queremos ser donos do nosso destino e chegou a hora de dizer que não vamos admitir que a indústria do hidrocarboneto continue a colocar a nossa vida em risco”.
Fundador da COESUS, Juliano desenvolve no Brasil desde 2013 a campanha contra o fraturamento hidráulico, chamado Fracking, tecnologia altamente poluente para extração de petróleo e gás de xisto do subsolo.
Além de contaminar a água, tornar o solo improdutivo, poluir o ar e causar câncer nas pessoas e animais, fracking é um dos principais causadores das mudanças climáticas pela emissão sistemática do metano. Não bastasse, o fraturamento hidráulico também já está associado à ocorrência de terremotos.
Fonte : Instituto Humanitas Unisinos.

Nenhum comentário: