sábado, 3 de outubro de 2009

REGIÃO SUDESTE

SÃO PAULO

REGIÃO SUDESTE DO BRASIL.


A região Sudeste do Brasil é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Esta região é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul. Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.


Região mais populosa e rica do Brasil, o Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro. Altamente urbanizada (90,5%)[4], abriga as três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de ser o maior colégio eleitoral do Brasil.




RIO DE JANEIRO VAI SEDIAR AS OLIMPÍADAS DE 2016.

A região Sudeste apresenta índices socias elevados: possui o segundo maior IDH do Brasil, 0,824, perdendo apenas para a região Sul, e o maior PIB per capita do país, R$ 15.468,00.

EXISTE UMA GRANDE DESIGUALDADE SOCIAL NA REGIÃO SUDESTE.

A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados. No pico destas montanhas, existem cortes inclinados mais altos, que geram formações como a serra da Mantiqueira, a serra do Mar e a serra do Espinhaço. O Sudeste possui a maior média de altitude do Brasil, tendo como ponto mais alto o Pico da Bandeira, 3° maior do Brasil com 2.892 metros, sendo localizado entre Minas Gerais e o Espírito Santo.
CLIMOGRAMA DE SÃO PAULO
O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada. Corresponde a uma faixa de transição entre climas quentes das baixas latitudes e os climas mesotérmicos das latitudes médias, mas suas características mais fortes são de clima tropical. O norte de Minas Gerais possui clima semi-árido e faz parte do Polígono das Secas. Nas áreas mais elevadas do planalto atlântico, ocorre o clima tropical de altitude, que tem temperaturas mais baixas que as demais áreas.







RESERVA DE MATA ATLÂNTICA EM SÃO PAULO
A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas novamente há exceções como a Mata de Araucária no sul de São Paulo e nas regiões serranas, e a Caatinga no norte de Minas Gerais. O norte de Minas Gerais possui características do Nordeste, fazendo parte da bacia do Rio São Francisco e era território do estado de Pernambuco até o início do século XIX. O interior de São Paulo, notadamente a região entre os rios Tietê e o Paranapanema (região de Bauru, Marília, Itapeva, Presidente Prudente) é região de transição entre o Sudeste e o Sul, possuindo características destas duas regiões. Hoje em dia restam pequenos trechos da Mata Atlântica porque a maioria da mata foi substituída por áreas urbanas, pastagens e plantações. No litoral, nas partes mais alagadas encontramos os manguezais.




A região apresenta vários rios importantes, como o Rio Tietê, Rio Paraíba do Sul, Rio Paraná, Rio Piracicaba, Rio Doce. A região também apresenta a nascente do rio São Francisco, na serra da Canastra em Minas Gerais. Os rios da região são utilizados para navegação, mas principalmente para a produção de energia elétrica através de usinas hidrelétricas. Nessa região está localizada Furnas.

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO DO SUDESTE.

A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas.
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados mais populosos do Brasil. A maior parte da população vive na zona urbana, devido ao êxodo rural, isto é, a saída da população do campo para viver na cidade.
Na região Sudeste ocorre a migração. Muitos brasileiros da região Nordeste migraram para a região Sudeste, principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro.

População
A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha). A região apresenta, também, os três estados mais populosos (São Paulo, com 40 milhões de habitantes; Minas Gerais, com 21 milhões de habitantes e Rio de Janeiro, com 15 milhões) e as três maiores regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio-São Paulo, onde estão localizadas as regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Grande Rio e as regiões do Sul Fluminense e Vale do Paraíba, que englobam 23% da população brasileira. Também está localizada ali a Megalópole Rio-São Paulo, que conta com 40-50 milhões de habitantes. Outro eixo bastante populoso e urbanizado se localiza em um trecho de aproximadamente 300 km da BR-050/ Anhanguera, englobando mais de 4,5 mihões de habitantes nas regiões do Triâgulo Mineiro e Noroeste do estado de São Paulo, concentrando importantes cidades como Uberlândia, com mais de 630 mil habitantes e Ribeirão Preto, com mais de 560 mil habitantes.



INDUSTRIALIZAÇÃO DO SUDESTE

Na região Sudeste, iniciou-se a industrialização do país, tornando-se a indústria de transformação a principal divisa(dinheiro)e trabalho nos seus estados. O estado de São Paulo tornou-se o maior parque industrial da América do Sul.

As principais atividades industriais da região são:

* Siderurgia e metalurgia: É nessa região que está localizada a primeira indústria do gêner, a

[Companhia Siderúrgica Nacional|CSN]], na cidade de Volta Redonda, devido a proximidade com uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais. Também está instalada na região a Usiminas, em Ipatinga, que hoje é a maior produtora de aço bruto do país, e a Companhia Siderúrgica de Tubarão, Vitória, a 3º maior siderúrgica do Brasil.

* Petrolífera: O petróleo é explorado em plataformas continentais localizadas sobretudo na bacia de campos, no Rio de Janeiro (que produz 80% do petróleo consumido no Brasil). O estado do Rio de Janeiro apresenta grande importância na prospecção de petróleo, enquanto que o estado de São Paulo apresenta uma grande importância na atividade de refino, estando localizado nesse estado as principais refinarias do país, dentre elas, a REPLAN (refinaria do planalto), de Paulínia, a maior do país. Além do petróleo, há a extração de gás natural da bacia de Santos e há até alguns anos atrás, havia a extração de betume no vale do Paraíba.

* Alta tecnologia: É nessa região que está localizado o "vale do Silício" brasileiro, constituído pelas cidades de São Paulo, São José dos Campos, São Carlos e Campinas. Essas quatro cidades concentram indústrias de informática, telecomunicações, eletrônica e de outras atividades que envolvam alta tecnologia; além de possuírem importantes centros de pesquisa e importantes universidades, como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos.

FONTE : WWW.IBGE.GOV.BR
WWW.SUA PESQUISA.COM.BR
WWW.SOGEOGRAFIA.COM.BR
ATIVIDADE:
1- QUAIS OS ESTADOS E CAPITAIS QUE FORMAM A REGIÃO SUDESTE?
2-QUAIS OS TIPOS DE CLIMA SÃO ENCONTRADOS NA REGÃO SUDESTE?
3- O QUE SÃO MARES DE MORROS?
4- ESCREVA SOBRE A POPULAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE:
5- PESQUISE E ESCREVA SOBRE OS TIPO DE INDÚSTRIAS E COLOQUE DOIS EXEMPLOS PARA CADA UMA:
6- QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS FATORES RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUDESTE?


91 comentários:

Isadora 18 6B disse...

Gostei muito desse texto,há muitas coisas que ue realmente não sabia,por exemplo,eu pensei que a região sul fosse a região mais rica,mas na verdade é a sudeste.Tenho aqui mais umas informações:
A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados. O Sudeste possui a maior média de altitude do Brasil, tendo como ponto mais alto o Pico da Bandeira, 3° maior do Brasil com 2.892 metros, sendo localizado entre Minas Gerais e o Espírito Santo.A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas novamente há exceções como a Mata de Araucária no sul de São Paulo e nas regiões serranas, e a Caatinga no norte de Minas Gerais. O norte de Minas Gerais possui características do Nordeste, fazendo parte da bacia do Rio São Francisco e era território do estado de Pernambuco até o início do século XIX. O interior de São Paulo, notadamente a região entre os rios Tietê e o Paranapanema (região de Bauru, Marília, Itapeva, Presidente Prudente) é região de transição entre o Sudeste e o Sul, possuindo características destas duas regiões. Hoje em dia restam pequenos trechos da Mata Atlântica porque a maioria da mata foi substituída por áreas urbanas, pastagens e plantações. No litoral, nas partes mais alagadas encontramos os manguezais. Os rios da região são utilizados para navegação, mas principalmente para a produção de energia elétrica através de usinas hidrelétricas.A partir da década de 1840, as plantações de café se espalharam por toda a região, principalmente no Vale do Paraíba e no Oeste Paulista, tornando-se a base da economia brasileira. Usou-se, inicialmente, do trabalho escravo mas, com a abolição da escravatura em 1888.A maior parte do relevo é formada por planaltos. Entre os dois planaltos aparece uma região de terras mais baixas, chamada depressão.A região Sudeste apresenta os climas tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.

ikk disse...

João Paulo nº:17 6ªD

Conceição!
Gostei muito da postagem pois assim fiz novos conhecimentos, muitas coisas interessantes você postou como:
- A região Sudeste é composta por 4 estados São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo;
- Essa região é uma terra de transição da Região Sul e a Região Nordeste;
- Para se fazer essa divisão foram usados vários critérios naturais como: relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais;
- A Região Sudeste é a Região mais rica e populosa do Brasil, ela ocupa 10,85% do território brasileiro;
- Essa Região abriga três grandes metrópoles brasileiras, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Gostei muito da sua postagem e de suas imagens, pois adquiri muitos novos conhecimentos.

Matheus Weber Schneider disse...

matheus 6c numero 23 = vlw conceiçao disso eu nao sabia:Região mais populosa e rica do Brasil, o Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro.

sabrina nº28 6ªc disse...

A região Sudeste é a mais rica do Brasil e é formada pelos estados de SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO,ESPIRITO SANTO E MINAS GERAIS.As significativas mudanças ocorridas na política e no sistema socioeconômico brasileiro,com o aumento do trabalho livre e assalariado a partir do fim do século XIX,levaram as novas formas de ocupação do território.Rio de janeiro e São paulo assumiram,a partir de 1900,a posição de liderança no ranking das cidades brasileiras.

luana n°18 6C disse...

LUANA N°:18 6C

Gostei muito desse blog...tem muitas curiosidades que são novas para mim...tenho certeza que vai me ajudar a estudar para a prova, ou até para as tarefas...
uma das curiosidades que achei importante foi sobre os dados do IDH que é o o segundo maior do Brasil...gostei tambem da ariedade de população...é bem variada.

com certeza vou aproveita-lo.
obrigada

Luís Henrique Tiegs nº23 6ªB disse...

Eu andei pesquisando algo sobre a oeconomia do sudeste e encontrei o site "http://www.portalbrasil.net/regiao_sudeste.htm"
ali exite uma grande parte do conteúdo que trabalhomos em sala e tráz também a questão de turismo
capitais, etc.

Luís Henrique Tigs nº23 6ªB disse...

existe um vídeo no you tube
em que o príncipal assunto tratado é a importância da região para a economia do país, como foi iniciada e quais os pricipais pontos de investimento.
o url do vídeo é:
http://www.youtube.com/watch?v=08cBOVv8gec

Gαbяiєlα Simonє disse...

Conceição, concerteza apredi novas coisas e pensei que a região Sul fosse a mais rica e não a região Sudeste, não sabia que para fazer a divisão da região sudeste forão usados os critérios de semelhanças naturais, como o relevo, clima vegetação, solo...
E também não sabia que a região Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro.Concerteza essa postagem vai ser muito útil, como todas as outras.

Beijos
Gabriela Simone dos Santos
Nº:12
6ªB

Anônimo disse...

Gostei muito dessas imformações da região Sudeste, concerteza, ampliei meus conhecimentos...
As partes que eu achei mais interessantes foram:

Para se fazer a divisão desse estado, foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo.
A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados.
O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada.
A vegetação predominante é a Mata Atlântica.
A região apresenta vários rios importantes, como o Rio Tietê, Rio Paraíba do Sul, Rio Paraná, Rio Piracicaba, Rio Doce. A região também apresenta a nascente do rio São Francisco, na serra da Canastra em Minas Gerais. Os rios da região são utilizados para navegação, mas principalmente para a produção de energia elétrica através de usinas hidrelétricas.
A maior parte da população vive na zona urbana, devido ao êxodo rural, isto é, a saída da população do campo para viver na cidade.
Principais atividades econômicas:
* Siderurgia e metalurgia;
* Petrolífera;
* Alta tecnologia.

Beijos...

Sarah Agatha
Nº:28
6ªB.

lucas P disse...

A região Sudeste é a mais rica do Brasil e é formada pelos estados de SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO,ESPIRITO SANTO E MINAS GERAIS
para fazer uma divisão foram usados varios critérios naturais tais como:clima vegetação relevo e solo,bem como afinidades socioculturais

Lucas cassiano provesi n 19 6C

Livia Ranieri, nº 22 6ªD disse...

Essa postagem foi muito interessante! Nasci em São Paulo, por isso esse conteúdo me fica cada vez mais legal! Algumas coisas sobre os estados:
Formada pelos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a Região Sudeste ocupa uma área de 924.266 km2 equivalentes a 10,86% do território nacional, onde se concentravam 67.000.738 habitantes (IBGE, 1996) correspondentes a 42,65% da população brasileira, com densidade demográfica de 72,25 hab./km2.

A Região Sudeste limita-se ao norte e nordeste pelo Estado da Bahia, a oeste e noroeste pelos Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, a leste e sudeste pelo Oceano Atlântico e, ao sul e a sudoeste, pelo Estado do Paraná.

Estados da Região Sudeste:

Espírito Santo: localizado entre os Estados da Bahia ao norte, Minas Gerais a oeste, Rio de Janeiro ao sul e o Oceano Atlântico a leste, ocupa uma área de 45.733 km2, incluindo as ilhas de Trindade e Martin Vaz. Possui 71 municípios, reunidos em 13 microrregiões. A população residente era de 2.802.707 habitantes (IBGE, 1996), e a agropecuária sua principal atividade econômica.

Minas Gerais: localizado entre os Estados da Bahia ao norte e nordeste, o Espírito Santo a leste, o Rio de Janeiro ao sul e a sudeste, São Paulo ao sul e a sudoeste, Mato Grosso do Sul a oeste e Goiás a oeste e noroeste, Minas Gerais ocupa uma área de 586.624 km2 com 756 municípios agrupados em 66 microrregiões. A população residente era de 16.672.613 habitantes (IBGE, 1996), e a agropecuária sua principal atividade econômica.

• Perfil na região: Cana-de-açúcar |
| Carvão vegetal | Óleo vegetal |
| Lenha | Resíduos | Briquetes |

• Perfil por Estado: Espírito Santo | Minas Gerais | Rio de Janeiro | São Paulo

• Perfil por Município


Rio de Janeiro: situado entre os Estados de São Paulo a oeste, Minas Gerais e Espírito Santo ao norte e o Oceano Atlântico a leste e ao sul, ocupa uma área de 43.653 km2 com 70 municípios, agrupados em 18 microrregiões. A população residente era de 13.406.308 habitantes (IBGE, 1996) e os setores agropecuário e industrial a base de sua atividade econômica.

São Paulo: situado entre os Estados de Minas Gerais ao norte e a nordeste, Rio de Janeiro a leste, Paraná ao sul e a sudoeste, Mato Grosso do Sul a oeste e o Oceano Atlântico a sudeste, São Paulo ocupa uma área de 248.256 km2, dividida em 625 municípios, reunidos em 63 microrregiões. A população residente era de 34.119.110 habitantes (IBGE, 1996) tendo as atividades industriais e agropecuárias como base de sua economia.
Beijos!

Unknown disse...

Conceição, gostei muito das postagens pois adquiri novos conhecimentos que serão muito úteis na realização de atividades e avaliações.
Uma das informações mais importantes que encontrei na postagem foi :
- Para se fazer essa divisão entre a região Nordeste e Sul foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.
- três fatores principais pelo clima da região sudeste: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada.
- A vegetação predominante é a Mata Atlântica.
- A maior parte da população vive na zona urbana, devido ao êxodo rural, isto é, a saída da população do campo para viver na cidade.
- É nessa região que está localizada a primeira indústria do gêner, a Companhia Siderúrgica Nacional CSN, na cidade de Volta Redonda, devido a proximidade com uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais.
Obigado por tudo Conceição.
Eduarda Coradini 6ªB nº4

Anônimo disse...

Felipe n°34 6ªB

Conceição,morei em São Paulo e digo que grende parte da população paulista é nordestina,vinods de Pernambuco e Recife.Eles vem tentar melhorar suas vidas,mas com pouco dinheiro,por isso acabam morando em favelas,e faz esse grande números de favelas.Geralmente trabalham em profissões que não exigi muito,como ter feito o ensino médio e universidade.A mairia é motoboy ou como opição mais fácil,trafico de drogas,roubos e etc.
valeu!

izabella borges n°15 6°D disse...

oi Conceição gostei muito da postagem aprendi muitas coisas ai vai algumas curiosidades
*A região Sudeste apresenta índices socias elevados: possui o segundo maior IDH do Brasil, 0,824, perdendo apenas para a região Sul, e o maior PIB per capita do país, R$ 15.468,00.

*A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados. No pico destas montanhas, existem cortes inclinados mais altos, que geram formações como a serra da Mantiqueira, a serra do Mar e a serra do Espinhaço. O Sudeste possui a maior média de altitude do Brasil, tendo como ponto mais alto o Pico da Bandeira, 3° maior do Brasil com 2.892 metros, sendo localizado entre Minas Gerais e o Espírito Santo.
bjos Conceição

p.s continue postando

David nº 03 6ªB disse...

A divisão regional do Sudeste foi definida pelo IBGE, levando em conta os aspectos econômicos, históricos, modo de vida da população, relevo, clima e vegetação. Região mais rica e populosa, altamente urbanizada, ocupando 10,85 % do território nacional e abrigando as metrópoles de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte a região apresenta índices elevados, o segundo maior IDH do Brasil, maior PIB per capita, segundo menor índice de mortalidade infantil e defasagem idade/série.
A região se caracteriza fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, denominados mares de morros, que são notados nos 4 estados. Tendo como ponto mais alto o Pico da Bandeira, 3º maior do Brasil com quase 3000 mil metros, localizado entre Minas Gerais e Espírito Santo. A vegetação predominante é a Mata Atlântica, praticamente extinta, consequência da verticalização urbana, pastagens, plantações e indústrias. Há também exceções, como a Mata de Araucária no sul de São Paulo e a Caatinga no norte de Minas. A região apresenta rios importantes, como o Rio Tietê, Rio Paraíba do Sul, Rio Paraná, Rio Piracicaba, Rio Doce. A região também apresenta a nascente do rio São Francisco, na serra da Canastra em Minas Gerais. Os rios da região são utilizados para navegação, mas principalmente para a produção de energia elétrica. Muitas pessoas além de buscarem emprego na região Sudeste (êxodo rural) houve uma grande migração nordestina com o mesmo objetivo dos antigos agricultores. A região possui 72 milhões de habitantes, também, os três estados mais populosos e as três maiores regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro e BH) tornando-se a indústria de transformação a principal divisa e trabalho nos seus estados, produzindo desde alimentos a petróleo e metal.

Anônimo disse...

Carolina, nº: 7 6ªD
Conceição, eu achei essa postagem sobre a região Sudeste muito interessante, pois assim fiquei sabendo muito mais sobre esta área que apesar de estra perto de onde vivemos, muitas vezes sabemos muito pouco sobre ela.
O que eu achei mais importate, foi as explicações sobre as condições de clima e relevo, como a existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados. Além disso, achei muito interessante que, apesar de a região Sudeste ser a mais bem desenvolvida fianceiramente do nosso país, infelizmente lá há muita desigualdade social, que é caracterizada pelas grandes favelas, e pela violência que está cada vez maior, apesar dos investimentos neste problema.
Bom, obrigada pelas postagens, elas ajudam muito!

Ariel 6ª c nº5 disse...

A região sudeste é a que possui a maior atração econômica,industrial, populacional e turística do país,por isso é uma das mais importantes regiões.A região sudeste é composta pelos estados:Rio de Janeiro,São Paulo,Minas Gerais,e Espírito santo.
São Paulo e Rio de Janeiro,são as duas maiores metrópoles do pais e são ligadas principalmente pela rodovia chamada de Via Dutra,Assim ambas formam uma Megalópole.
Vendo em questão das olimpíadas, mesmo sabendo que o rio é um estado rico tem muita pobreza ainda e acho que o governo deveria gastar em outras coisas ao invés de gastar em olimpíadas!!Sei que haverá um retorno ... mas não acredito que seja um retorno suficiente para repor os gastos.Acho que o governo deveria investir na pobreza deste pais!!valeu conceiçao o blogg esta sempre trazendo assuntos discutidos atualmente.A sua aula ajudou bastante a fazer este comentário!bjs Ariel 6ªC nº5

leonardo 6ªC disse...

Quando o Brasil foi colônia de Portugal (1500-1822)a metrópole proibia a formação de indústrias em nosso país, justamente para continuar importando os produtos Portugueses. Com a chegada da Família Real, o Brasil continuou dependente do exterior, nesse momento, da Inglaterra.
Anos depois, no século XIX o Brasil começou a se desenvolver indústrialmente, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, com a ótima mão-de-obra dos italianos, que por sua vez, era assalariada, gerando um mercado consumidor.Porém, a indústrialização não ocorreu em todo o Brasil, apenas nas Regiões Sul e Sudeste. O que era exportado na época era o café, e os capitais derivados, exercendo uma grande importância para a economia Brasileira. As produções vinham do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Com as grandes guerras ocorridas (I e II guerras mundiais) e com a queda da bolsa de Nova Iorque, o Brasil tinha dificuldades de realizar um conjunto de exportações por motivos internacionais, financeiros ou políticos, relacionados com os acontecimentos anteriores, e além do café entrar em decadência, o Brasil teve de substituir a exportação de produtos e começar a produzir para abastecer o consumo interno do país. Eram fabricados sabões, alimentos,velas,bebidas,calçados,móveis,tecidos, tudo o que não necessitava de muita técnologia.
Além das três ''crises'' ocorridas, uma série de fatores favoreceram a indústrialização, dentre eles: Energia Elétrica, Portos (Santos e Rio de Janeiro), Recursos Minerais, Ferrovias, etc.
A partir desse momento surgiram no Brasil indústrias automobilísticas, siderúrgicas ( Companhia Siderúrgica Nacional,Paulista e do Atlântico, Gerdau...), químicas, farmacêuticas, eletroeletrônicas... Ou seja o Brasil se tornou um país indústrializado, mas com uma concentração maior no Sul e Sudeste. Bjão Ceiça, muito obrigado pelo blog !

Anônimo disse...

Júlia nº:20 6ªsérie D.

A região Sudeste é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul.é a região mais rica e populosa do Brasil...possuindo ainda metrópoles.
A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados.
O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada.
A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas novamente há exceções como a Mata de Araucária, mas hoje em dia restam pequenos trechos da Mata Atlântica porque a maioria da mata foi substituída por áreas urbanas, pastagens e plantações.
A maior parte da população vive na zona urbana, devido ao êxodo rural,são brancos,indigenas,negros...E é a mais poupulosa do Brasil.
Possui industrias de variados tipos.

Bjus,as informaçoes que achei legal^^.

Unknown disse...

gustavo henrique 6ªb nº16
ola ceiça fazendo a leitura destaquei alguns pontos q ainda n sabia sobre o sudeste
um deles é q a regiao sudeste é a mais rica do brasil e a outra q eu nem fazia idea e q é tb a mais populosa
pensava q era o nordeste
mais me enganei

Unknown disse...

Conceição, gostei muito da sua postagem sobre a Região Sudeste, há muitas informações que não estão no conteúdo de estamos estudando.

Região mais populosa e rica do Brasil, o Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro. Altamente urbanizada (90,5%)[4], abriga as três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de ser o maior colégio eleitoral do Brasil.

O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada. Corresponde a uma faixa de transição entre climas quentes das baixas latitudes e os climas mesotérmicos das latitudes médias, mas suas características mais fortes são de clima tropical. O norte de Minas Gerais possui clima semi-árido e faz parte do Polígono das Secas. Nas áreas mais elevadas do planalto atlântico, ocorre o clima tropical de altitude, que tem temperaturas mais baixas que as demais áreas.

A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas novamente há exceções como a Mata de Araucária no sul de São Paulo e nas regiões serranas, e a Caatinga no norte de Minas Gerais.

As principais atividades industriais da região são:

·Petrolífera: O petróleo é explorado em plataformas continentais localizadas sobretudo na bacia de campos, no Rio de Janeiro (que produz 80% do petróleo consumido no Brasil).

Alta tecnologia: É nessa região que está localizado o "vale do Silício" brasileiro, constituído pelas cidades de São Paulo, São José dos Campos, São Carlos e Campinas.

Gabriela Lacerda Nº:12 6ªA disse...

Oii Conceição acho suas postagens muito legais faceis de aprender então aqui vai algumas coisa que aprendi :
composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Esta região é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul. Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.
Região mais populosa e rica do Brasil, o Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro. Altamente urbanizada (90,5%)[4], abriga as três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de ser o maior colégio eleitoral do Brasil.
A região Sudeste apresenta índices socias elevados: possui o segundo maior IDH do Brasil, 0,824, perdendo apenas para a região Sul, e o maior PIB per capita do país, R$ 15.468,00.
A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados. No pico destas montanhas, existem cortes inclinados mais altos, que geram formações como a serra da Mantiqueira, a serra do Mar e a serra do Espinhaço. O Sudeste possui a maior média de altitude do Brasil, tendo como ponto mais alto o Pico da Bandeira, 3° maior do Brasil com 2.892 metros, sendo localizado entre Minas Gerais e o Espírito Santo.

O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada
A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas.

São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados mais populosos do Brasil. A maior parte da população vive na zona urbana, devido ao êxodo rural, isto é, a saída da população do campo para viver na cidade.
A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha) Na região Sudeste, iniciou-se a industrialização do país
Obrigada pela ajuda Conceição, parabéns pelo blog !

beeijos ;*

Anônimo disse...

Me identifiquei na parte que dizia que a região Sudeste era a região mais rica e populosa do Brasil,segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha).
Pois, eu realmente não sabia, e com essa sua postagem, adiquiri mais conhecimento sobre esse tema.

BEIJOS

ARTHUR 6A N3

Matheus 6A 25 disse...

A região Sudeste do Brasil é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Esta região é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul. Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.
Região mais populosa e rica do Brasil, o Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro. Altamente urbanizada (90,5%) 4], abriga as três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de ser o maior colégio eleitoral do Brasil.
A região Sudeste apresenta índices socias elevados: possui o segundo maior IDH do Brasil, 0,824, perdendo apenas para a região Sul, e o maior PIB per capita do país, R$ 15.468,00.
A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas novamente há exceções como a Mata de Araucária no sul de São Paulo e nas regiões serranas, e a Caatinga no norte de Minas Gerais.
A região apresenta vários rios importantes, como o Rio Tietê, Rio Paraíba do Sul, Rio Paraná, Rio Piracicaba, Rio Doce. A região também apresenta a nascente do rio São Francisco, na serra da Canastra em Minas Gerais. Os rios da região são utilizados para navegação, mas principalmente para a produção de energia elétrica através de usinas hidrelétricas. Nessa região está localizada Furnas.
A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha).

Anônimo disse...

Lucas Anderson Waltrick 6°D n°:23

Achei bem legal conceição e to postando o que achei mas importante:

A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados. No pico destas montanhas, existem cortes inclinados mais altos, que geram formações como a serra da Mantiqueira, a serra do Mar e a serra do Espinhaço. O Sudeste possui a maior média de altitude do Brasil, tendo como ponto mais alto o Pico da Bandeira, 3° maior do Brasil com 2.892 metros, sendo localizado entre Minas Gerais e o Espírito Santo.

O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada. Corresponde a uma faixa de transição entre climas quentes das baixas latitudes e os climas mesotérmicos das latitudes médias, mas suas características mais fortes são de clima tropical. O norte de Minas Gerais possui clima semi-árido e faz parte do Polígono das Secas. Nas áreas mais elevadas do planalto atlântico, ocorre o clima tropical de altitude, que tem temperaturas mais baixas que as demais áreas.


A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha). A região apresenta, também, os três estados mais populosos (São Paulo, com 40 milhões de habitantes; Minas Gerais, com 21 milhões de habitantes e Rio de Janeiro, com 15 milhões) e as três maiores regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio-São Paulo, onde estão localizadas as regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Grande Rio e as regiões do Sul Fluminense e Vale do Paraíba, que englobam 23% da população brasileira. Também está localizada ali a Megalópole Rio-São Paulo, que conta com 40-50 milhões de habitantes. Outro eixo bastante populoso e urbanizado se localiza em um trecho de aproximadamente 300 km da BR-050/ Anhanguera, englobando mais de 4,5 mihões de habitantes nas regiões do Triâgulo Mineiro e Noroeste do estado de São Paulo, concentrando importantes cidades como Uberlândia, com mais de 630 mil habitantes e Ribeirão Preto, com mais de 560 mil habitantes.

Nícolas 6ª A, número 27 disse...

Conseii.. gostei mt dessa postagem, ficou muito bom, fiz uma um textinho com as coisas que me chamaram mais atenção e as que me fizeram aprender mais!

A Região Sudeste é composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. É a Região mais populosa e rica do Brasil, o Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro. Quase toda sua área já foi urbanizada, onde abriga as três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A região Sudeste apresenta índices sociais elevados: possui o segundo maior IDH do Brasil, 0,824, perdendo apenas para a região Sul, e o maior PIB per capita do país, R$ 15.468,00.
A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio-São Paulo, onde estão localizadas as regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Grande Rio e as regiões do Sul Fluminense e Vale do Paraíba, que englobam 23% da população brasileira.
As principais atividades econômicas dessa região são: Siderurgia e metalurgia.

Gabriel Victor Zanchett disse...

Gabriel victor zanchett 6ªB nº11

A produção de cana-de-açucar se espálho muito nos ultimos anos tanto que no Brasil, a agroindústria da cana-de-açúcar tem adotado políticas de preservação ambiental que são exemplos mundiais na agricultura, embora nessas políticas não estejam contemplados os problemas decorrentes da expansão acelerada sobre vastas regiões e o prejuízo decorrente da substituição da agricultura variada de pequenas propriedades pela monocultura. Já existem diversas usinas brasileiras que comercializam crédito de carbono, dada a eficiência ambiental. Diga-se também que na época atual,as plantações de cana, principalmente no estado de São Paulo,obedecem a rigorosos padrões de preservação do solo com uso das práticas conservacionistas mais modernas.Observe-se também que em época de renovação do cultivo, a cada quatro ou cinco anos, são efetuados plantios de leguminosas(soja) que recuperam o solo pela fixação de nitrogênio.Quanto aos problemas advindos da queima controlada na época do corte,existe já um movimento em direção à mecanização da colheita que aumenta de ano para ano,além de rigorosos protocolos que prevem o fim da queima até o ano de 2014.

Gabriel Victor Zanchett disse...

Gabriel victor zanchett nº11

Eu estava pesquisando sobre a população da rigião Sudeste e vi que ela é a mais populosa região brasileira e a que tem a mais alta densidade demográfica: 78 habitantes por km2. Porém a distribução populacional não é homogênea: enquanto nas capitais dos estados a densidade ultrapassa os 2 mil habitantes por km2, em outras áreas, como o Pontal do Paranapanema (oeste de São Paulo) ou o noroeste de Minas Gerais há pouco mais que 10 habitantes por km2. O Rio de Janeiro é o estado mais densamente povoado: 328 hab/km2. Depois temos São Paulo (149 hab/km2), Espírito Santo (67,2) e Minas Gerais (28,4). Quase 90% de sua população é urbana. Os 4 estados juntos producem 58,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O PIB per capita da região é superior à média nacional: 4086 dólares (dados de 1999).

Adriane. 6ª C , nº 02 . disse...

- A região SUDESTE é formada por umas das grandes métropoles do Brasil , sendo Rio de Janeiro e São paulo .
- Ja a região SUl é formada por Rio Grande do Sul , Santa Catarina e Paraná .
Muito interessante esse blog , pois nele podemos nos integrar mais ao conteúdo (: hihi

bejinhos :*

Otto Schneider disse...

Conceição, você me ajudou muito com este comentário eu não sabia que o Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro e também que a região região Sudeste apresenta índices socias elevados: possui o segundo maior IDH do Brasil. Então Porque vão muitos Migrantes para SP?-Eles vão (sem dinheiro) para trabalhar e aqueles que não conseguem entram para o crime!

Nome:Otto Schneider.
Série: 6ªB.®

Daniela C 6ªA nº08 disse...

Achei muito interessante por que aprendi muito mais sopbre a regiao sudeste como:
O Sudeste possui a maior média de altitude do Brasil, tendo como ponto mais alto o Pico da Bandeira, 3° maior do Brasil com 2.892 metros, sendo localizado entre Minas Gerais e o Espírito Santo.A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas novamente há exceções como a Mata de Araucária no sul de São Paulo e nas regiões serranas, e a Caatinga no norte de Minas Gerais.
Para se fazer essa divisão foram usados vários critérios naturais como: relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais;
- A Região Sudeste é a Região mais rica e populosa do Brasil, ela ocupa 10,85% do território brasileiro;
- Essa Região abriga três grandes metrópoles brasileiras, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Anônimo disse...

ooi Conceição!
Achei muito interessante a parte que você fala das caracteristicas do Sudeste :
A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados. No pico destas montanhas, existem cortes inclinados mais altos, que geram formações como a serra da Mantiqueira, a serra do Mar e a serra do Espinhaço. O Sudeste possui a maior média de altitude do Brasil, tendo como ponto mais alto o Pico da Bandeira, 3° maior do Brasil com 2.892 metros, sendo localizado entre Minas Gerais e o Espírito Santo.
A região Sudeste do Brasil é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Esta região é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul. Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.
beeeeeeeijos :*

Anônimo disse...

Achei muito interessante essa forma de aprendizado e tenho ainda mais informações para acrecentar: A região Sudeste é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.
Região mais populosa e rica do Brasil, o Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro. Altamente urbanizada (90,5%)[4], abriga as três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de ser o maior colégio eleitoral do Brasil.[5]
A região Sudeste apresenta índices socias elevados: possui o segundo maior IDH do Brasil, 0,824, perdendo apenas para a região Sul, e o maior PIB per capita do país, R$ 15.468,00.
A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados. No pico destas montanhas, existem cortes inclinados mais altos, que geram formações como a serra da Mantiqueira, a serra do Mar e a serra do Espinhaço. O Sudeste possui a maior média de altitude do Brasil, tendo como ponto mais alto o Pico da Bandeira, 3° maior do Brasil com 2.892 metros, sendo localizado entre Minas Gerais e o Espírito Santo.
O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada. Corresponde a uma faixa de transição entre climas quentes das baixas latitudes e os climas mesotérmicos das latitudes médias, mas suas características mais fortes são de clima tropical. O norte de Minas Gerais possui clima semi-árido e faz parte do Polígono das Secas. Nas áreas mais elevadas do planalto atlântico, ocorre o clima tropical de altitude, que tem temperaturas mais baixas que as demais áreas.
A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas novamente há exceções como a Mata de Araucária no sul de São Paulo e nas regiões serranas, e a Caatinga no norte de Minas Gerais. O norte de Minas Gerais possui características do Nordeste, fazendo parte da bacia do Rio São Francisco e era território do estado de Pernambuco até o início do século XIX. O interior de São Paulo, notadamente a região entre os rios Tietê e o Paranapanema (região de Bauru, Marília, Itapeva, Presidente Prudente) é região de transição entre o Sudeste e o Sul, possuindo características destas duas regiões. Hoje em dia restam pequenos trechos da Mata Atlântica porque a maioria da mata foi substituída por áreas urbanas, pastagens e plantações. No litoral, nas partes mais alagadas encontramos os manguezais.
A região apresenta vários rios importantes, como o Rio Tietê, Rio Paraíba do Sul, Rio Paraná, Rio Piracicaba, Rio Doce. A região também apresenta a nascente do rio São Francisco, na serra da Canastra em Minas Gerais. Os rios da região são utilizados para navegação, mas principalmente para a produção de energia elétrica através de usinas hidrelétricas. Nessa região está localizada Furnas.

Mariana Sedrez nº:27 6ªD

Marina Gaya 6ªc n° 22 disse...

A regiao sudeste é a mais desenvolvida, populosa, e mais rica do país tendo nela presente os estados de Sao Paulo,Rio de Janeiro,Minas Gerais,Espírito Santo;Aí estao contidas as duas maiores metropoles brasileiras Rio de Janeiro e Sao Paulo ambas sao ligadas por um rodovia chamada de Via Dutra e estas duas metropoles ligadas uma a outra formam o que chamamos de Megalopole.A regiao possui um dos maiores IDHs do país, mas sabemos que ali também a muita pobresa e outros problemas sociais,acho que as Olimpiadas vão provocar um grande transtorno em nosso país.Acho que o governo deveria investir mais em estudos,cultura e pobresa. Valeu Conceiçao o blogg esta ajudando bastante aos alunos aprimorarem os estudos!!Obrigada beijos!

Anônimo disse...

Victor Hugo Braz 6ºc nº30


Oiiiiiii Conseicao
Para se fazer a divisão desse estado, foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo.
A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados.
O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada.

A divisão regional do Sudeste foi definida pelo IBGE, levando em conta os aspectos econômicos, históricos, modo de vida da população, relevo, clima e vegetação. Região mais rica e populosa, altamente urbanizada, ocupando 10,85 % do território nacional e abrigando as metrópoles de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte a região apresenta índices elevados, o segundo maior IDH do Brasil, maior PIB per capita, segundo menor índice de mortalidade infantil e defasagem idade/série.

Anônimo disse...

Bianca 6c n: 6

Adorei as curiosidades sobre a região Sudeste.Achei também muito interesante que a região Sudeste é uma das regiões definidas pelo IBGE.E também que é a segunda região com o melhor IDH, só fica atrás da região Sul.
Os climas da região Sudeste variam muito, como por exemplo no norte do Estado de Belo Horizonte é semi-árido.Pois o clima vária dependendo da posição do local.
Achei esse texto MUITO interessante,pois podemos saber mais do conteúdo e conhecer mais a Região Sudeste. :D

vinicius disse...

conceição
uma coisa boa e saber q a região sudeste por abrigar os estados de São Pulo,Rio de Janeiro,Espirito Santoe Minas Gerais,trazem mais economia ao país,apartir de 1990 quando tiverão a liderança das cidades mais belas .exemplos disso são as suas caracteristicas uma delas e que temos existencia de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados.A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas novamente há exceções como a Mata de Araucária no sul de São Paulo e nas regiões serranas, e a Caatinga no norte de Minas Gerais.entre outros essa região é sem duvida ,a região q melhor tras economia ao país

vinicius 6 serie D

Unknown disse...

VICTOR MELLO 6ª D Nº 32
Gostei muito de saber que na região Sudeste, iniciou-se a industrialização do país, tornando-se a indústria de transformação a principal divisa(dinheiro)e trabalho nos seus estados.
O estado de São Paulo tornou-se o maior parque industrial da América do Sul.
E também que a região sudeste só perde no numero de IDH para a região sul que a capital de PIB do Brasil.
Que aot região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha)

bruna nº7 6ªc disse...

eu acho que o que a professora colocou vai ajudar todos a entender melhor o que estamos aprendendo.
pois eu nao sabia que no século 19 que começou a indrstrialização no brasil.
e que a região sudesteiniciou a industrialização no pais, tornando a industria de transformação a principal divisa, e nem que a região suldeste é uma das maiores que possui a maiores atrações economica.

otavio, 6ªD nº28 disse...

A região sudeste é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul. Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.É a região mais rica do Brasil e ocupa 10,85% do território brasileiro.O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada.

bruna nº7 6ªc disse...

a região sudesteé caracterizada fisicalmente pela existencia. a maior parte do relevo é planalto.a região sudeste é composta por 4 estados,a região sudeste é a mais rica do brasil outro eixo bastante populoso e urbanizado se localiza ainda em trecho de aproximadamente 300km da br-050.

bruna nº7 6ªc disse...

a região sudesteé caracterizada fisicalmente pela existencia. a maior parte do relevo é planalto.a região sudeste é composta por 4 estados,a região sudeste é a mais rica do brasil outro eixo bastante populoso e urbanizado se localiza ainda em trecho de aproximadamente 300km da br-050.

Victor T. 32 6°A disse...

A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados. O Sudeste possui a maior média de altitude do Brasil, tendo como ponto mais alto o Pico da Bandeira, localizado em Minas Gerais.

O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura. O norte de Minas Gerais possui clima semi-árido e faz parte do Polígono das Secas. Nas áreas mais elevadas do planalto atlântico, ocorre o clima tropical de altitude, que tem temperaturas mais baixas que as demais áreas.



A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas novamente há exceções como a Mata de Araucária no sul de São Paulo e nas regiões serranas, e a Caatinga no norte de Minas Gerais. O norte de Minas Gerais possui características do Nordeste, fazendo parte da bacia do Rio São Francisco e era território do estado de Pernambuco até o início do século XIX.

Anônimo disse...

População: a região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha).A população é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas.
Divisão da região sudeste: Esta região é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul. Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.
Vegetação: A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas novamente há exceções como a Mata de Araucária no sul de São Paulo e nas regiões serranas, e a Caatinga no norte de Minas Gerais.
As principais atividades industriais da região são: siderurgia, metalurgia, petrolífera e alta tecnologia.

Conceição, eu gostei muito do seu blog, e quero que continue assim!
Mariane n:26 6ªA

Anônimo disse...

legalzão esse blog , obrigada por fazer todo o meu dever de Geografia :D

Anônimo disse...

José Victor Nº19
7ºc

1-A regiao sudeste possui 4 estados:
São Paulo - São Paulo
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Espírito Santo - Vitória
Minas Gerais - Belo Horizonte

2-Suas características mais fortes são de clima tropical. O norte de Minas Gerais possui clima semi-árido e faz parte do Polígono das Secas.

3-Mares DE Morros sao um conjunto de morros que seguem como ondas.

4-A população da região sudeste estão entre brancos,negros,pardos,amarelos e indigenas. E a maioria da população saiu do campo para a região urbanizada devido ao exodo rural.

5-Siderurgia e metalurgia: É nessa região que está localizada a primeira indústria do gêner, a
CSN, na cidade de Volta Redonda, devido a proximidade com uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais. Também está instalada na região a Usiminas, em Ipatinga, que hoje é a maior produtora de aço bruto do país.

Petrolífera: O petróleo é explorado em plataformas continentais localizadas sobretudo na bacia de campos, no Rio de Janeiro (que produz 80% do petróleo consumido no Brasil).as principais refinarias do país, dentre elas, a REPLAN (refinaria do planalto), de Paulínia, a maior do país

Alta tecnologia: É nessa região que está localizado o "vale do Silício" brasileiro. importantes centros de pesquisa e importantes universidades, como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

6-Na região Sudeste, iniciou-se a industrialização do país, tornando-se a indústria de transformação a principal divisa(dinheiro)e trabalho nos seus estados. O estado de São Paulo tornou-se o maior parque industrial da América do Sul.

Anônimo disse...

Lucas Tomio nº:21 7ºB

1-Os estados e capitais da região Sudeste são Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, São paulo:São paulo, Espírito Santo: Vitória e Minas Gerais: Belo Horizonte

2-O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada. Corresponde a uma faixa de transição entre climas quentes das baixas latitudes e os climas mesotérmicos das latitudes médias, mas suas características mais fortes são de clima tropical. O norte de Minas Gerais possui clima semi-árido e faz parte do Polígono das Secas. Nas áreas mais elevadas do planalto atlântico, ocorre o clima tropical de altitude, que tem temperaturas mais baixas que as demais áreas.

3-Mar de morros é uma denominação criada pelo geógrafo francês Pierre Deffontaines e consagrada pelo geógrafo brasileiro Aziz Ab'Saber, que se utilizou dessa expressão para designar o relevo das colinas dissecadas do Planalto Atlântico (Serra Geral).
Diz-se, também, que esse relevo é formado de "meias-laranjas", devido ao formato arredondado dos morros ao seu redor. Fala-se, ainda, em "relevo mamelonar".

4-A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha). A região apresenta, também, os três estados mais populosos (São Paulo, com 40 milhões de habitantes; Minas Gerais, com 21 milhões de habitantes e Rio de Janeiro, com 15 milhões) e as três maiores regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio-São Paulo, onde estão localizadas as regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Grande Rio e as regiões do Sul Fluminense e Vale do Paraíba, que englobam 23% da população brasileira. Também está localizada ali a Megalópole Rio-São Paulo, que conta com 40-50 milhões de habitantes.

5-* Siderurgia e metalurgia: É nessa região que está localizada a primeira indústria do gêner, a

[Companhia Siderúrgica Nacional|CSN]], na cidade de Volta Redonda, devido a proximidade com uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais. Também está instalada na região a Usiminas, em Ipatinga, que hoje é a maior produtora de aço bruto do país, e a Companhia Siderúrgica de Tubarão, Vitória, a 3º maior siderúrgica do Brasil.

* Petrolífera: O petróleo é explorado em plataformas continentais localizadas sobretudo na bacia de campos, no Rio de Janeiro (que produz 80% do petróleo consumido no Brasil). O estado do Rio de Janeiro apresenta grande importância na prospecção de petróleo, enquanto que o estado de São Paulo apresenta uma grande importância na atividade de refino, estando localizado nesse estado as principais refinarias do país, dentre elas, a REPLAN (refinaria do planalto), de Paulínia, a maior do país. Além do petróleo, há a extração de gás natural da bacia de Santos e há até alguns anos atrás, havia a extração de betume no vale do Paraíba.

* Alta tecnologia: É nessa região que está localizado o "vale do Silício" brasileiro, constituído pelas cidades de São Paulo, São José dos Campos, São Carlos e Campinas. Essas quatro cidades concentram indústrias de informática, telecomunicações, eletrônica e de outras atividades que envolvam alta tecnologia; além de possuírem importantes centros de pesquisa e importantes universidades, como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos CampoS.

6-Ela sempre foi um pouco mais desenvolvida, aos poucos foi ganhando industrias, população, e cada vez mais ganahndo volume em todos os lados, assim, veio muitos imigrntes, até conquistar a melhor renda per captita, melhor idh, e depois de mais um tempo era o berço de metrópoles, megalópole e virou a região Sudeste que conheçemos. Ficou assim por causa do desenvolvimento em todos os sentidos.

Anônimo disse...

Erik Hoffmann/N:11/7° ANO C

1- São Paulo:São Paulo/Rio de Janeiro: Rio de Janeiro/Espírito Santo: Vitória/Minas Gerais: Belo Horizonte.

2-É o tropical, tropical de altitude e uma pequena arte de subtropical.

3-É o nome dado ao relevo das colinas dissecadas do Planalto Atlântico (Serra Geral).A serra da Mantiqueira no estado de São Paulo é um desses.

4- Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo são os 3 estados mais populosos do Brasil, já Espírito Santo tem uma população bem menos reduzida.
Na região de São Paulo sua maior população se concentra na região metropolitana da capital, contendo a cidade do interior mais populosa, Campinas.Tendo um pouco mais de 1 milhão de habitantes.Também existe grande população em Riberão Preto.
No Rio de Janeiro sua grande população se concentra na região metropolitana da capital.Tendo cidades como Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Niterói como grande número de pessoas.Nas serras de Itatiai e Teresópolis tem pouca população, mas recebe grande número de turistas nas férias de meio de ano.
Em Minas Gerais sua população se concentra na região metropolitana de Belo Horizonte e no Triângulo Mineiro.
Já no Espírito Santo sua população se concentra em cidades próximas de Vitória, como Vila Velha e Serra.

5-Siderurgia e metalurgia: É nessa região que está localizada a primeira indústria do gênero, a CSN, na cidade de Volta Redonda, devido a proximidade com uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais. Também está instalada na região a Usiminas, em Ipatinga, que hoje é a maior produtora de aço bruto do país, e a Companhia Siderúrgica de Tubarão, Vitória, a 3º maior siderúrgica do Brasil.
Petrolífera: O petróleo é explorado em plataformas continentais localizadas sobretudo na bacia de campos, no Rio de Janeiro (que produz 80% do petróleo consumido no Brasil). O estado do Rio de Janeiro apresenta grande importância na prospecção de petróleo, enquanto que o estado de São Paulo apresenta uma grande importância na atividade de refino, estando localizado nesse estado as principais refinarias do país, dentre elas, a REPLAN (refinaria do planalto), de Paulínia, a maior do país. Além do petróleo, há a extração de gás natural da bacia de Santos e há até alguns anos atrás, havia a extração de betume no vale do Paraíba.

6-No final das décadas de 40 e 50 houve a criação das indústrias de base no Brasil, mais precisamente na Região Sudeste, como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Vale do Rio Doce e a Petrobras. Todas as mudanças para implementar a indústria promoveram a expansão de diversos seguimentos industriais. Em Minas Gerais as principais jazidas eram de extração de ferro, manganês, bauxita e ouro, o local ficou conhecido de quadrilátero ferrífero. Nesse mesmo momento ocorreu a construção de várias usinas hidrelétricas, fato importante, pois havia uma crescente demanda de energia para abastecer ou suprir as necessidades desse setor produtivo, além das residências e comércio. Assim essa região começou a se desenvolver em grande escala.

Anônimo disse...

Maria Eduarda Cunha Número: 19 7*D

1- QUAIS OS ESTADOS E CAPITAIS QUE FORMAM A REGIÃO SUDESTE?
* A região Sudeste é composta por 4 estados São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo;
2-QUAIS OS TIPOS DE CLIMA SÃO ENCONTRADOS NA REGÃO SUDESTE?
*O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada.
3- O QUE SÃO MARES DE MORROS?
*montanhas antigas e arredondadas pela erosão,
4- ESCREVA SOBRE A POPULAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE:
*A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas.

São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados mais populosos do Brasil. A maior parte da população vive na zona urbana, devido ao êxodo rural, isto é, a saída da população do campo para viver na cidade.

Na região Sudeste ocorre a migração. Muitos brasileiros da região Nordeste migraram para a região Sudeste, principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro.
A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio-São Paulo, onde estão localizadas as regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Grande Rio e as regiões do Sul Fluminense e Vale do Paraíba, que englobam 23% da população brasileira. Também está localizada ali a Megalópole Rio-São Paulo, que conta com 40-50 milhões de habitantes. Outro eixo bastante populoso e urbanizado se localiza em um trecho de aproximadamente 300 km da BR-050/ Anhanguera, englobando mais de 4,5 mihões de habitantes nas regiões do Triâgulo Mineiro e Noroeste do estado de São Paulo, concentrando importantes cidades como Uberlândia, com mais de 630 mil habitantes e Ribeirão Preto, com mais de 560 mil habitantes.
5- PESQUISE E ESCREVA SOBRE OS TIPO DE INDÚSTRIAS E COLOQUE DOIS EXEMPLOS PARA CADA UMA:
* Destacam-se as seguintes indústrias:
 naval e petrolífera, no Rio de Janeiro que apresenta vários campos petrolíferos que se localizam tanto em terra, quanto em mar. Os dois estados são os maiores produtores de petróleo do país;
 automobilística, em São Paulo;
 siderúrgica, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo;
 petroquímica, com várias refinarias nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
 celulose, sendo que a maior empresa do mundo em produção da celulosa

6- QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS FATORES RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUDESTE?
*Jazidas, Industrias,Agropécuaria.

Anônimo disse...

Cristhielen número:03 7*D

1- QUAIS OS ESTADOS E CAPITAIS QUE FORMAM A REGIÃO SUDESTE?
* A região Sudeste é composta por 4 estados São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo;
2-QUAIS OS TIPOS DE CLIMA SÃO ENCONTRADOS NA REGÃO SUDESTE?
*O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada.
3- O QUE SÃO MARES DE MORROS?
*montanhas antigas e arredondadas pela erosão,
4- ESCREVA SOBRE A POPULAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE:
*A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas.

São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados mais populosos do Brasil. A maior parte da população vive na zona urbana, devido ao êxodo rural, isto é, a saída da população do campo para viver na cidade.

Na região Sudeste ocorre a migração. Muitos brasileiros da região Nordeste migraram para a região Sudeste, principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro.
A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio-São Paulo, onde estão localizadas as regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Grande Rio e as regiões do Sul Fluminense e Vale do Paraíba, que englobam 23% da população brasileira. Também está localizada ali a Megalópole Rio-São Paulo, que conta com 40-50 milhões de habitantes. Outro eixo bastante populoso e urbanizado se localiza em um trecho de aproximadamente 300 km da BR-050/ Anhanguera, englobando mais de 4,5 mihões de habitantes nas regiões do Triâgulo Mineiro e Noroeste do estado de São Paulo, concentrando importantes cidades como Uberlândia, com mais de 630 mil habitantes e Ribeirão Preto, com mais de 560 mil habitantes.
5- PESQUISE E ESCREVA SOBRE OS TIPO DE INDÚSTRIAS E COLOQUE DOIS EXEMPLOS PARA CADA UMA:
* Destacam-se as seguintes indústrias:
 naval e petrolífera, no Rio de Janeiro que apresenta vários campos petrolíferos que se localizam tanto em terra, quanto em mar. Os dois estados são os maiores produtores de petróleo do país;
 automobilística, em São Paulo;
 siderúrgica, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo;
 petroquímica, com várias refinarias nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
 celulose, sendo que a maior empresa do mundo em produção da celulosa

6- QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS FATORES RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUDESTE?
*Jazidas, Industrias,Agropécuaria.

Isabella disse...

Isabella Heil Duarte N:14 7 ano A

1- São Paulo(São Paulo)
Rio de Janeiro(Rio de Janeiro)
Minas Gerais(Belo Horizonte)
Espirito Santo(Vitória)

2- A região sudeste tem ma diversidade de climas que são: tropical, semi-árido, alem de fazer parte do Polígono das Secas.

3- Mar de morros é uma denominação criada para designar o relevo das colinas dissecadas do Planalto Atlântico (Serra Geral).

4- A população da região Sudeste é formada por indígenas, brancos, amarelos, pardos e negros.
Os estados mais populosos do Brasil são:
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Devido ao êxodo rural a maior parte da população vive na cidade. E ocorre muita migração, pois muitos nordestinos migram para sudeste.

5- O Sudeste, é a região que possui a maior concentração industrial do país. Nesta área, os principais tipos de indústrias são: automobilística, petroquímica,de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc. É um centro polindustrial, marcado pela variedade e volume de produção. Várias empresas multinacionais operam nos setores automobilísticos de máquinas e motores, produtos químicos, petroquímicos, etc. As empresas governamentais atuam principalmente nos setores de siderurgia. Petróleo e metalurgia, enquanto empresas nacionais ocupam áreas diversificadas. O grande interesse de empresas multinacionais é principalmente pela mão-de-obra mais barata, pelo forte mercado consumidor e pela exportação dos produtos industriais a preços mais baixos.

6- O crescimento da região sudeste baseou-se no crescimento das industrias das industrias, aumento de população, grandes avenidas...

Anônimo disse...

Henrique Pezzini N°17 7°ano B
1-Os estados e capitais que formam a região sudeste são:
Rio de Janeiro-Rio de Janeiro
São Paulo-São Paulo
Minas Gerais-Belo Horizonte
Espirito Santo-Vitória
2-Os tipos de climas encontrados na região sudeste são:
climas mesotérmicos
clima tropical.
clima semi-árido.
Esses climas são registrados por rês fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada.
3-Os mares de morros são montanhas antigas arrendondadas pela erosão que se caracteriza na região sudeste
4-A população da região sudeste sendo a maior do Brasil se caracteriza pelas industrias da região que influenciam a economia da região.A maior população se localiza no eixo rio-são paulo que onde se registra a maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo sendo assim muitas pessoas vão se mudando para esse lugar pois cada vez vai estar maior e com mais empregos e aumento da economia.
Sendo assim minha opinião sobre a população da região sudeste é muito grande e é uma grande parte do nosso pais.
5- Indústria transformadora
- Tipo deindústria responsável pelatransformação de matérias-primas em bens de consumo.
e também a :
Indústria extractiva -
Tipo de indústria responsável pelaextracção de determinados produtos da Natureza,como as rochas, por exemplo.
os exemplos de industrias extrativas são:
Industrias de petróleo e mineração
e as industrias transformadoras são:Industrias de mecânica e construção civil.
6-Os principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento da região sudeste foram:
A industrialização no campo de industrias transformadoras como a extração de petróleo ,a extração de gás natural e etc...

Anônimo disse...

Arthur Donaduzzi dos Santos - N:05-7°C

1- Espírito Santo: Vitória;
São Paulo: São Paulo;
Rio de Janeiro: Rio de Janeiro;
Minas Gerais: Belo Horizonte;

2- O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada. Corresponde a uma faixa de transição entre climas quentes das baixas latitudes e os climas mesotérmicos das latitudes médias, mas suas características mais fortes são de clima tropical. Como pude perceber no mapa, são três os climas predominantes nesta região: tropical, subtropical e tropical de altitude.

3- O domínio dos mares de morros é a característica da porção mais próxima ao litoral do Brasil e se interioriza um pouco mais na região Sudeste. Esse domínio (ou seja, área com relativa homogeneidade no quadro natural composto pelo relevo, pelo clima, pela vegetação e pela hidrografia) possui um clima quente e úmido, com chuvas abundantes e, originalmente, vegetação exuberante de floresta pluvial. Seu nome decorre exatamente da feição que as formas do relevo conferem à paisagem – vista a distância, lembra um mar com ondas.

4- A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas. A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira. A região apresenta, também, os três estados mais populosos: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio-São Paulo, onde estão localizadas as regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Grande Rio e as regiões do Sul Fluminense e Vale do Paraíba, que englobam 23% da população brasileira. Também está localizada ali a Megalópole Rio-São Paulo, que conta com 40-50 milhões de habitantes.

5- * As indústrias de bens de produção, também chamadas de indústrias de base ou pesadas, são responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, sendo a base para outros ramos industriais. Exemplos: siderúrgica e petroquímica.
* As indústrias de bens intermediários caracterizam-se pelo fornecimento de produtos beneficiados. Elas produzem máquinas e equipamentos que serão utilizados nos diversos segmentos das indústrias de bens de consumo. Exemplos: indústria mecânica e de autopeças.
* As indústrias de bens de consumo têm sua produção direcionada diretamente para o mercado consumidor, ou seja, para a população em geral. Também ocorre a divisão desse tipo de indústria conforme sua atuação no mercado, elas são ramificadas em indústrias de bens duráveis e de bens não duráveis.
-> Indústrias de bens duráveis: são as que fabricam mercadorias não perecíveis. São exemplos desse tipo de indústria: automobilística, móveis comerciais, material elétrico, eletroeletrônicos, etc.
-> Indústrias de bens não duráveis: produzem mercadorias de primeira necessidade e de consumo generalizado, ou seja, produtos perecíveis. Exemplos: indústria alimentícia, têxtil, cosméticos, etc.

6- Penso que um dos principais fatores para o desenvolvimento do Sudeste é o investimento das indústrias em novas e técnicas e tecnologias mais modernas e atuais. Isso faz com que os produtos sejam de melhor qualidade, aumentando consequentemente sua venda.Não é à toa que São Paulo possui o maior parque industrial da América do Sul. É nessa região que se concentram as principais universidades e centros de estudo do Brasil, fazendo com que desenvolva-se com mais rapidez. Pesquisando, também encontrei o fato de o declínio do café, no começo do século XX ter servido como alavanca para o desenvolvimento e crescimento econômico em outras partes, já que com a venda das fazendas foi possível maior investimento nas indústrias.

Anônimo disse...

Isabela de Lima Derner nº12 7ºD
1- São Paulo: São Paulo, Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Minas Gerais:Belo Horizonte e Espírito Santo: Vitória.
2- Tropical, Tropical de altitude e Subtropical.
3- A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados.
4- A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira. A região apresenta, também, os três estados mais populosos (São Paulo, com 40 milhões de habitantes; Minas Gerais, com 21 milhões de habitantes e Rio de Janeiro, com 15 milhões) e as três maiores regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).
5- Siderurgia e metalurgia: Usiminas e Companhia Siderúrgica de Tubarão.
Petrolífera: REPLAN e Bacia de campos, no Rio de Janeiro.
Auto tecnologia: ITA e Vale do Silício Brasileiro.
6- Região mais populosa e rica do Brasil, o Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro. Altamente urbanizada (90,5%)[4], abriga as três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de ser o maior colégio eleitoral do Brasil. A região Sudeste apresenta índices socias elevados: possui o segundo maior IDH do Brasil, 0,824, perdendo apenas para a região Sul, e o maior PIB per capita do país, R$ 15.468,00.

Até a próxima, Conceição!

Isadora disse...

Isadora, No18 – 7oC.

1- São Paulo – São Paulo; Rio de Janeiro – Rio de Janeiro; Minas Gerais- Belo Horizonte e Espírito Santo – Vitória.

2- O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada. Corresponde a uma faixa de transição entre climas quentes das baixas latitudes e os climas mesotérmicos das latitudes médias, mas suas características mais fortes são de clima tropical. O norte de Minas Gerais possui clima semi-árido e faz parte do Polígono das Secas. Nas áreas mais elevadas do planalto atlântico, ocorre o clima tropical de altitude, que tem temperaturas mais baixas que as demais áreas.

3- São montanhas antigas e arredondadas pela erosão, notadas nos 4 estados. No pico destas montanhas, existem cortes inclinados mais altos, que geram formações como a serra da Mantiqueira, a serra do Mar e a serra do Espinhaço. O Sudeste possui a maior média de altitude do Brasil, tendo como ponto mais alto o Pico da Bandeira, 3° maior do Brasil com 2.892 metros, sendo localizado entre Minas Gerais e o Espírito Santo.

4- A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas.São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados mais populosos do Brasil. A maior parte da população vive na zona urbana, devido ao êxodo rural, isto é, a saída da população do campo para viver na cidade. Na região Sudeste ocorre a migração. Muitos brasileiros da região Nordeste migraram para a região Sudeste, principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro. A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha). A região apresenta, também, os três estados mais populosos (São Paulo, com 40 milhões de habitantes; Minas Gerais, com 21 milhões de habitantes e Rio de Janeiro, com 15 milhões) e as três maiores regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio-São Paulo, onde estão localizadas as regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Grande Rio e as regiões do Sul Fluminense e Vale do Paraíba, que englobam 23% da população brasileira. Também está localizada ali a Megalópole Rio-São Paulo, que conta com 40-50 milhões de habitantes. Outro eixo bastante populoso e urbanizado se localiza em um trecho de aproximadamente 300 km da BR-050/ Anhanguera, englobando mais de 4,5 mihões de habitantes nas regiões do Triâgulo Mineiro e Noroeste do estado de São Paulo, concentrando importantes cidades como Uberlândia, com mais de 630 mil habitantes e Ribeirão Preto, com mais de 560 mil habitantes.

Obs: Vou mandar o restante em outro comentário, não deu somente neste hehe.

Isadora disse...

Isadora, No18 – 7oC.
*Restante da postagem.

5- Indústria de bens de produção
Nesse tipo de indústria a atividade desenvolvida transforma a matéria-prima que foi retirada da natureza de forma bruta, além de fornecer máquinas, equipamentos e outros instrumentos a diferentes tipos de indústrias, como aquelas do ramo da siderúrgica, mineração, química entre outras.
Enquadram ainda nessa classificação aquelas que têm como objetivo produzir materiais destinados à infra-estrutura, oferecendo suprimentos para o transporte, energia, saneamento e habitação.
As indústrias de bens de produção são conhecidas também por indústria de base (fornece condições para a proliferação de outras indústrias) e indústria pesada (transforma grandes quantidades de matéria-prima). Temos o exemplo das indústrias siderúrgicas, de mineração, química e petroquímica.

Indústria de bens de consumo
As indústrias de bens de consumo atuam em atividades que visam abastecer o mercado que atende o consumidor final. As mercadorias concebidas nesse tipo de indústria são oriundas das indústrias de bens de produção e também da agricultura. Essas são localizadas próximo aos centros urbanos a fim de proporcionar maior acesso aos consumidores. Exemplos: mecânica (máquinas industriais, tratores, motores automotivos, etc.); autopeças (rodas, pneus, etc.)
As indústrias de bens de consumo são classificadas de acordo as mercadorias que produzem, assim, se diferem em:
• Indústrias de bens duráveis: atuam na produção de mercadorias de grande vida útil, nessa categoria está a indústria de automobilística e eletroeletrônica.
• Indústria de bens não-duráveis: atua na produção de bens de consumo perecíveis, exemplo: a indústria alimentícia, vestuário e todos aqueles que envolvem extinção.


Ai, Conceição, desculpa, vou ter que mandar a questão número 6 em outra postagem! Desculpa! :D

Isadora disse...

Isadora, No18 – 7oC.
*Última parte da postagem.

6- O desenvolvimento industrial na região ocorreu principalmente a partir do século XX, após o declínio do café. O café ocupou durante muito tempo lugar de destaque nas exportações e essas “seguravam” a economia brasileira. Na Região Sudeste os estados produtores de café eram principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O declínio do café, no final da década de 1920, foi provocado pela crise de 29, por não oferecer grandes lucros uma grande parcela de fazendeiros vendeu suas propriedades. Com o recurso adquirido na venda das fazendas investiram, entre outras, na indústria, as primeiras se limitavam ao setor têxtil, alimentação, bens de consumo, sabão e velas.
O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira decorrente da:
• Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.
• Rede de transportes, uma vez que as infra-estruturas eram usadas para escoar a produção de café das fazendas para os portos, com a introdução das indústrias esses mesmos trajetos serviam para transportar matéria prima e mercadorias.
• Do grande número de mão-de-obra imigrante presente no Brasil, esses já tinham experiências industriais, pois a maioria era de origem européia e nesse período a Europa já havia passado pelo processo de industrialização.
Os minérios e as energias favoreceram a expansão das indústrias, tendo em vista que esse dois são importantes e fundamentais elementos dentro do processo de industrialização, nesse quesito a região era bem servida, proporcionando a instalação de fábricas nas suas mediações.
No final das décadas de 40 e 50 houve a criação das indústrias de base no Brasil, mais precisamente na Região Sudeste, como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Vale do Rio Doce e a Petrobras. Todas as mudanças para implementar a indústria promoveram a expansão de diversos seguimentos industriais. Em Minas Gerais as principais jazidas eram de extração de ferro, manganês, bauxita e ouro, o local ficou conhecido de quadrilátero ferrífero. Nesse mesmo momento ocorreu a construção de várias usinas hidrelétricas, fato importante, pois havia uma crescente demanda de energia para abastecer ou suprir as necessidades desse setor produtivo, além das residências e comércio.
O desenvolvimento do transporte favoreceu o desenvolvimento industrial e econômico de toda a Região e também do Brasil. Alienado ao crescimento das indústrias e à evolução dos transportes ocorreu, simultaneamente, o aumento populacional gerando um maior fluxo de mercadorias e de matéria prima.
A expansão comercial contribuiu para uma integração entre os estados que integram a Região. Uma das principais e mais importantes etapas do processo industrial e econômico foi a implantação das empresas fabricantes de veículos automotores, na década de 50, que impulsionou a construção de rodovias, a criação delas contribuiu para uma maior integração entre os entes da Região e também com outros estados e que mais ainda favoreceu o processo de povoamento. Em pouco tempo as rodovias superaram as ferrovias, tanto é que as ferrovias atuais continuam com a mesma extensão do período da produção de café, cerca de 12,4 mil km.

Agora acabei rs!
Beijos Conceição, e parabéns pelo blog.

Mateus Spiess disse...

Oi Conceição,
Mateus Spiess,7ºD, nº 24
1-Os estados e capitais do Sudeste são: São Paulo, São Paulo; Rio de Janeiro, Rio de Janeiro; Minas Gerais, Belo Horizonte; Espírito Santo, Vitória.
2-Climas: tropical, tropical de altitude e semi-árido.
3-É a existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão.
4-A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha). A região apresenta, também, os três estados mais populosos (São Paulo, com 40 milhões de habitantes; Minas Gerais, com 21 milhões de habitantes e Rio de Janeiro, com 15 milhões) e as três maiores regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). A maior concentração de habitantes se encontra no eixo Rio-São Paulo. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados mais populosos do Brasil. A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas.
A maior parte da população vive na zona urbana, devido ao êxodo rural, isto é, a saída da população do campo para viver na cidade.
5-Há três tipos de indústrias no Sudeste: Siderúrgica, que trabalha com metais e minérios, ex: CSN e a Usiminas; Petrolífera, que trabalha com essa matéria prima fóssil, o petróleo, também conhecido como ouro negro, ex: Petrobras e Replan. Tecnologia, que trabalha com eletrônicos, ex: ITA e LG eletronics.
6-Por causa da construção de indústrias, do êxodo rural, da urbanização, etc.

Mateus Spiess disse...

Oi Conceição,
Mateus Spiess,7ºD, nº 24
1-Os estados e capitais do Sudeste são: São Paulo, São Paulo; Rio de Janeiro, Rio de Janeiro; Minas Gerais, Belo Horizonte; Espírito Santo, Vitória.
2-Climas: tropical, tropical de altitude e semi-árido.
3-É a existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão.
4-A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha). A região apresenta, também, os três estados mais populosos (São Paulo, com 40 milhões de habitantes; Minas Gerais, com 21 milhões de habitantes e Rio de Janeiro, com 15 milhões) e as três maiores regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). A maior concentração de habitantes se encontra no eixo Rio-São Paulo. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados mais populosos do Brasil. A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas.
A maior parte da população vive na zona urbana, devido ao êxodo rural, isto é, a saída da população do campo para viver na cidade.
5-Há três tipos de indústrias no Sudeste: Siderúrgica, que trabalha com metais e minérios, ex: CSN e a Usiminas; Petrolífera, que trabalha com essa matéria prima fóssil, o petróleo, também conhecido como ouro negro, ex: Petrobras e Replan. Tecnologia, que trabalha com eletrônicos, ex: ITA e LG eletronics.
6-Por causa da construção de indústrias, do êxodo rural, da urbanização, etc.

Anônimo disse...

Giordano nº: 14 7º C

1-São Paulo, São Paulo; Rio de Janeiro, Rio De Janeiro; Minas Gerais Belo Horizonte; Espirito Santo, Vitória.
2-Tropical, Tropical de altitude, Subtropical e Litorâneo Úmido e também o semi-árido no norte de Minas Gerais.
3-Onde se encontram as Serras da Mantiqueira , Do Mar e do Espinhaço. Sua paisagem típica apresenta formações de montanhas arredondadas chamadas mares de morros. Estas montanhas são antigas e arredondadas pela erosão.
4-A região sudeste tem a maior população do Brasil. Com seus 80,3 milhões de habitantes o que corresponde a 42,63% do total. É também a região com maior densidade demográfica(78,09hab por km quadrado, e mais alto índice de urbanização 90,5%. Abriga as maiores metrópoles nacionais São Paulo e Rio de Janeiro. São Paulo tem 40 milhões Rio de Janeiro tem 15 milhões.
5-Naval e petrolífera; siderúrgica de Volta Redonda; Petroquímica com várias refinarias de petróleo Reduc e Replan. Celulose Aracruz; Fábrica de aeronaves a Embraer . Existe também indústria de produtos alimentícios de beneficiamento de produtos agrícolas , de bebidas e móveis.
6- Primeiro foi o café e a criação de gado. Com o declínio do café as fazendas foram vendidas para investir em indústrias. Como os imigrantes europeus já tinham experiência com este tipo de trabalho as indústrias já tinham mão de obra. Os minérios e os recursos naturais favoreceram a expansão das indústrias . A criação da Petrobrás e da Vale do Rio Doce foi um fator muito importante para o desenvolvimento da região. A evolução dos transportes ocorreu junto com o aumento da população gerando assim maior fluxo de pessoas e mercadorias e de matéria- prima. Também na década de 50 a implantação de empresas fabricantes de automóveis que impulsionaram a construção de rodovias o que favoreceu a integração com outros estados e assim o povoamento da região.

Anônimo disse...

Catarina nº7 7ºA
1.São Paulo(São Paulo),Minas Gerais(Belo Horizonte),Espirito santo(Vitória),Rio de Janeiro(Rio de Janeiro).
2.O clima dessa região é bastante diversificado isso por causa da posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada, mas suas características mais fortes são de clima tropical.
3.São montanhas antigas arredondadas pela erosão.
4.A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas,
a região Sudeste é a mais populosa do país,pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira, A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio-São Paulo, onde estão localizadas as regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Grande Rio, na região Sudeste ocorre a migração, muitos brasileiros da região Nordeste migraram para a região Sudeste, principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro.
5.Siderurgia(Companhia Siderúrgica Nacional|CSN e Sinobras),metalurgia(Brami e ABM),petrolífera(Replan e sincopetro),alta tecnologia(ITA e HTS)
6.A migração,por ser a região mais populosa do Brasil,a inicialização da industria no Brasil.

Anônimo disse...

Natália Corrêa de Souza nº26 7ºD

1- QUAIS OS ESTADOS E CAPITAIS QUE FORMAM A REGIÃO SUDESTE?
R:
Espírito Santo-Vitória
São Paulo-São Paulo
Rio de Janeiro-Rio de Janeiro
Minas Gerais-Belo Horizonte

2-QUAIS OS TIPOS DE CLIMA SÃO ENCONTRADOS NA REGÃO SUDESTE?
R:
A região Sudeste apresenta os climas tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.

3- O QUE SÃO MARES DE MORROS?
R:
São montanhas antigas e arredondadas pela erosão.

4- ESCREVA SOBRE A POPULAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE:
R:
A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas. Os estados mais populosos da região sudeste são: São Paulo(40 milhões de habitantes), Minas Gerais( 21 milhões de habitantes) e Rio de Janeiro(15 milhões de habitantes). A região sudeste é a mais populosa segundo o IBGE, equivale a quase 42% da população brasileira.

5- PESQUISE E ESCREVA SOBRE OS TIPOS DE INDÚSTRIAS E COLOQUE DOIS EXEMPLOS PARA CADA UMA:
R:
As principais atividades industriais da região são:

Siderurgia:CSN, na cidade de Volta Redonda, devido a proximidade com uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais. Também está instalada na região a Usiminas, em Ipatinga, que hoje é a maior produtora de aço bruto do país, e a Companhia Siderúrgica de Tubarão, Vitória, a 3º maior siderúrgica do Brasil.

Petrolífera:O petróleo é explorado em plataformas continentais localizadas sobretudo na bacia de campos, no Rio de Janeiro (que produz 80% do petróleo consumido no Brasil). O Espírito Santo é atualmente o segundo maior produtor de petróleo do Brasil com reservas totais de 2,5 bilhões de barris; os campos petrolíferos capixabas se localizam tanto em terra quanto em mar, em águas rasas, profundas e ultra-profundas, contendo óleo leve e pesado e gás não-associado. O estado do Rio de Janeiro apresenta grande importância na prospecção de petróleo.

Alta tecnologia:Nessa região que está localizado o "vale do Silício" brasileiro, constituído pelas cidades de São Paulo, São José dos Campos, São Carlos e Campinas. Essas quatro cidades concentram indústrias de informática, telecomunicações, eletrônica e de outras atividades que envolvam alta tecnologia; além de possuírem importantes centros de pesquisa e importantes universidades, como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos.

6- QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS FATORES RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUDESTE?
R:
A economia do Sudeste é muito forte e diversificada. Os setores apresentam muito desenvolvimento e muita diversificação. A região Sudeste pertence a maior região geoeconômica do país, em termos de economia.

ARTHUR B 7°C 04 disse...

Nome: Arthur Bruno N°: 04 Ano: 7°C
1): Os estados e capitais que formam a região Sudeste são: São Paulo capital São Paulo, Rio de Janeiro capital Rio de Janeiro, Espírito Santo capital Vitória e Minas Gerais capital Belo Horizonte.
2): Os tipos de clima que encontramos na região Sudeste são: Tropical, Tropical de altitude e Subtropical. Devido principalmente a três fatores: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada.
3): Mares de morros são montanhas antigas e arredondadas pela erosão, que caracterizam fisicamente a região Sudeste.
4): A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas. É a região mais populosa do país, segundo o IBGE, com quase 42% da população brasileira. A região apresenta, também, os três estados mais populosos (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) e as três maiores regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio-São Paulo englobando 23% da população brasileira. Muitos brasileiros da região Nordeste migraram para a região Sudeste, principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro.
5): Tipos de indústrias da região Sudeste são do petróleo e siderurgia e metalurgia. Exemplos da indústria do petróleo são a exploração e produção em plataformas continentais localizadas na bacia de campos, no Rio de Janeiro e a atividade de refino, estando localizadas no estado de São Paulo as principais refinarias do país, dentre elas, a REPLAN (refinaria do planalto), de Paulínia, a maior do país. Como exemplos de siderurgia e metalurgia temos a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), na cidade de Volta Redonda, próxima de uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais. Também está instalada na região a Usiminas, em Ipatinga, que hoje é a maior produtora de aço bruto do país, e a Companhia Siderúrgica de Tubarão, Vitória, a 3º maior siderúrgica do Brasil.
6): Os principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento da região Sudeste são a migração e o inicio do processo de industrialização do pais., tornando-se a indústria de transformação a principal divisa(dinheiro)e trabalho nos seus estados. O estado de São Paulo tornou-se o maior parque industrial da América do Sul.

Anônimo disse...

Alessandra - N°01 - 7° ano C

1- São-Paulo, capital São-Paulo;Rio de Janeiro, capital Rio de Janeiro; Minas Gerais, capital Belo Horizonte; Espírito Santo, capital Vitória.

2- O tropical, que caracteriza o clima de São Paulo, o clima semi-árido, que está presente no Norte de Mato Grosso, o clima tropical de altitude, que ocorre nas áreas mais elevadas do planalto atlântico e o tropical subúmido, encontrado no extremo Sul de São Paulo.

3- Morros, que através os anos, são desgastados pela erosão, tornando-os arredondados em seus picos. Podem ser encontrados nos quatro estados da região Sudeste.

4- Abrigando cerca de 42% da população brasileira (aproximadamente 78 milhões de habitantes), o Sudeste é a região mais populosa de todo o país, apresentando também os estados mais populosos, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e as três maiores regiões metropolitanas, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. No eixo Rio-São Paulo encontra-se a maior concentração populacional brasileira, totalizando 23% de toda a população. Ali, estão localizadas as regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Grande Rio e as regiões do Sul Fluminense e Vale do Paraíba, além da Megalópole Rio-São Paulo, que conta com 40-50 milhões de habitantes.

5- Indústrias de bens de produção, ou de base ou pesada: responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, sendo a base para outros ramos industriais. Este tipo de indústria extrai a matéria-prima da natureza e a transforma em estruturas bases para a indústria de bens intermediários. Ex: indústria madeireira e petroquímica;
Indústrias de bens intermediários: caracterizam-se pelo fornecimento de produtos beneficiados. Elas produzem máquinas e equipamentos que serão utilizados nos diversos segmentos das indústrias de bens de consumo.Ex: mecânica e autopeças;
Indústrias de bens de consumo: têm sua produção direcionada diretamente para o mercado consumidor, ou seja, para a população em geral. Também ocorre a divisão desse tipo de indústria conforme sua atuação no mercado, elas são ramificadas em indústrias de bens duráveis e de bens não duráveis.

Indústrias de bens duráveis – são as que fabricam mercadorias não perecíveis. São exemplos desse tipo de indústria: automobilística, móveis comerciais, material elétrico, eletroeletrônicos, etc.

Indústrias de bens não duráveis – produzem mercadorias de primeira necessidade e de consumo generalizado, ou seja, produtos perecíveis. Exemplos: indústria alimentícia, têxtil, de vestuário, remédios, cosméticos, etc.

6- O processo de industrialização, que se tornou a principal divisa e fonte de empregos no Sudeste, e o processo de urbanização, intensificado pelo êxodo rural e pela migração.

Anônimo disse...

Robson
7ºA
Nº29

BJS(CONCEIÇÃO)

1ºcomposta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

2ºO clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada.

3ºMar de morros é uma denominação criada pelo geógrafo francês Pierre Deffontaines e consagrada pelo geógrafo brasileiro Aziz Ab'Saber, que se utilizou dessa expressão para designar o relevo das colinas dissecadas do Planalto Atlântico (Serra Geral).

4ºRegião mais populosa e rica do Brasil, o Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro. Altamente urbanizada (90,5%)[4], abriga as três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de ser o maior colégio eleitoral do Brasil.

5º* Siderurgia e metalurgia: É nessa região que está localizada a primeira indústria do gêner, a[Companhia Siderúrgica Nacional|CSN]], na cidade de Volta Redonda, devido a proximidade com uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais. Também está instalada na região a Usiminas, em Ipatinga, que hoje é a maior produtora de aço bruto do país, e a Companhia Siderúrgica de Tubarão, Vitória, a 3º maior siderúrgica do Brasil.

6ºA região Sudeste e tão habitada por apresentar tantos habitantes por ter tantos empregos disponiveis.
bjs...

Anônimo disse...

Olá Conceição, adorei esta postagem muito legal.

♦ São Paulo (São Paulo);Rio de Janeiro (Rio de Janeiro);Minas Gerais (Belo Horizonte);Espirito Santo (Vitoria).

♦ Forma de relevo constituída de um conjuntos de morros,também conhecidos como "meias-laranjas".
Encontrado na região dos Planaltos e Serras do Atlâtico Leste e Sudeste(divisão do relevo de Jurandyr Ross) ou no chamado Planalto Oriental(SP).


♦ O clima dessa região é bastante diversificado,mas suas característica mais forte é de clima tropical.


♦ A região Sudeste é a região mais populosa do país,apresentando, pouco mais de 78 milhões de habitantes (segundo o IBGE-2005), o que equivale a quase 42% da população brasileira.
A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio-São Paulo, onde estão localizadas as regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Grande Rio e as regiões do Sul Fluminense e Vale do Paraíba, que englobam 23% da população brasileira.


♦ As principais atividades industriais da região são:
-Siderurgia e metalurgia: É nessa região que está localizada a primeira indústria do gêner, a CSN, na cidade de Volta Redonda, devido a proximidade com uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais. Também está instalada na região a Usiminas, em Ipatinga, que hoje é a maior produtora de aço bruto do país, e a Companhia Siderúrgica de Tubarão, Vitória, a 3º maior siderúrgica do Brasil.
-Petrolífera: O petróleo é explorado em plataformas continentais localizadas sobretudo na bacia de campos, no Rio de Janeiro (que produz 80% do petróleo consumido no Brasil). O Espírito Santo é atualmente o segundo maior produtor de petróleo do Brasil com reservas totais de 2,5 bilhões de barris; os campos petrolíferos capixabas se localizam tanto em terra quanto em mar, em águas rasas, profundas e ultra-profundas, contendo óleo leve e pesado e gás não-associado [23]. O estado do Rio de Janeiro apresenta grande importância na prospecção de petróleo, enquanto que o estado de São Paulo apresenta uma grande importância na atividade de refino, estando localizado nesse estado as principais refinarias do país, dentre elas, a REPLAN (refinaria do planalto), de Paulínia, a maior do país. Além do petróleo, há a extração de gás natural da bacia de Santos e há até alguns anos atrás, havia a extração de betume no vale do Paraíba.
-Alta tecnologia: É nessa região que está localizado o "vale do Silício" brasileiro, constituído pelas cidades de São Paulo, São José dos Campos, São Carlos e Campinas. Essas quatro cidades concentram indústrias de informática, telecomunicações, eletrônica e de outras atividades que envolvam alta tecnologia; além de possuírem importantes centros de pesquisa e importantes universidades, como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos.


♦ Com a descoberta do ouro, no final do século XVII (1690), no atual estado de Minas Gerais, na região das cidades de Sabará, Mariana e Ouro Preto, surgiu para Portugal uma nova fonte de renda muitas vezes superior ao açúcar, que entrava em decadência.
A partir dessa época, como decorrência da corrida do ouro, o espaço do Sudeste começou a ser ocupado e organizado.
Outros fatores foram o café e as ferrovias.


Bjs...

Anônimo disse...

Cristhielen dos Santos N* 03 7*D

1- QUAIS OS ESTADOS E CAPITAIS QUE FORMAM A REGIÃO SUDESTE?
*Minas Gerais - Belo Horizonte
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
São Paulo - São Paulo
2-QUAIS OS TIPOS DE CLIMA SÃO ENCONTRADOS NA REGÃO SUDESTE?
3- *A região Sudeste apresenta os climas tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.
3- O QUE SÃO MARES DE MORROS?
*A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados.
4- ESCREVA SOBRE A POPULAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE:
*A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha). A região apresenta, também, os três estados mais populosos (São Paulo, com 40 milhões de habitantes; Minas Gerais, com 21 milhões de habitantes e Rio de Janeiro, com 15 milhões) e as três maiores regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio-São Paulo, onde estão localizadas as regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Grande Rio e as regiões do Sul Fluminense e Vale do Paraíba, que englobam 23% da população brasileira. Também está localizada ali a Megalópole Rio-São Paulo, que conta com 40-50 milhões de habitantes. Outro eixo bastante populoso e urbanizado se localiza em um trecho de aproximadamente 300 km da BR-050/ Anhanguera, englobando mais de 4,5 mihões de habitantes nas regiões do Triâgulo Mineiro e Noroeste do estado de São Paulo, concentrando importantes cidades como Uberlândia, com mais de 630 mil habitantes e Ribeirão Preto, com mais de 560 mil habitantes.
5- PESQUISE E ESCREVA SOBRE OS TIPO DE INDÚSTRIAS E COLOQUE DOIS EXEMPLOS PARA CADA UMA:
*As principais atividades industriais da região são:

* Siderurgia e metalurgia: É nessa região que está localizada a primeira indústria do gêner, a

[Companhia Siderúrgica Nacional|CSN]], na cidade de Volta Redonda, devido a proximidade com uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais. Também está instalada na região a Usiminas, em Ipatinga, que hoje é a maior produtora de aço bruto do país, e a Companhia Siderúrgica de Tubarão, Vitória, a 3º maior siderúrgica do Brasil.

* Petrolífera: O petróleo é explorado em plataformas continentais localizadas sobretudo na bacia de campos, no Rio de Janeiro (que produz 80% do petróleo consumido no Brasil). O estado do Rio de Janeiro apresenta grande importância na prospecção de petróleo, enquanto que o estado de São Paulo apresenta uma grande importância na atividade de refino, estando localizado nesse estado as principais refinarias do país, dentre elas, a REPLAN (refinaria do planalto), de Paulínia, a maior do país. Além do petróleo, há a extração de gás natural da bacia de Santos e há até alguns anos atrás, havia a extração de betume no vale do Paraíba.

* Alta tecnologia: É nessa região que está localizado o "vale do Silício" brasileiro, constituído pelas cidades de São Paulo, São José dos Campos, São Carlos e Campinas. Essas quatro cidades concentram indústrias de informática, telecomunicações, eletrônica e de outras atividades que envolvam alta tecnologia; além de possuírem importantes centros de pesquisa e importantes universidades, como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos CampoS
6- QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS FATORES RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUDESTE?
*Industrias,Sua economia, Rebanhos Bovinhos,Agricultura,Pecuaria,Jazidas, Reservas de ferro

Anônimo disse...

Mariana 7C número:27

região sudeste

1-QUAIS OS ESTADOS E CAPITAIS QUE FORMAM A REGIÃO SUDESTE?
Estados: minas gerais (belo horizonte), são Paulo (são Paulo), espírito santo (vitória) e rio de janeiro (rio de janeiro)


2-QUAIS OS TIPOS DE CLIMA SÃO ENCONTRADOS NA REGÃO SUDESTE: O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada.

3-O QUE SÃO MARES DE MORROS?
Onde se encontram as serras da Mantiqueira, do Mar e do Espinhaço. Sua paisagem típica apresenta formações de montanhas arredondadas, chamadas "mares de morros" e os "pães de açúcar", que são montanhas de agulhas graníticas. A mata tropical que existia originalmente no litoral foi devastada no período de ocupação do território, dando lugar a plantações de café.

4-POPULAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE: É a mais populosa região brasileira e a que tem a mais alta densidade demográfica: 78 habitantes por km2
o Pontal do Paranapanema (oeste de São Paulo) ou o noroeste de Minas Gerais há pouco mais que 10 habitantes por km2. O Rio de Janeiro é o estado mais densamente povoado: 328 hab./km2. Depois temos São Paulo (149 hab./km2), Espírito Santo (67,2) e Minas Gerais (28,4). Quase 90% de sua população é urbana.

5-OS TIPO DE INDÚSTRIAS E COLOQUE DOIS EXEMPLOS PARA CADA UMA:
O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira decorrente da:

• Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.
• Rede de transportes, uma vez que as infra-estruturas eram usadas para escoar a produção de café das fazendas para os portos, com a introdução das indústrias esses mesmos trajetos serviam para transportar matéria prima e mercadorias.
• Do grande número de mão-de-obra imigrante presente no Brasil, esses já tinham experiências industriais, pois a maioria era de origem européia e nesse período a Europa já havia passado pelo processo de industrialização.

6- QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS FATORES RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUDESTE?
Outros fatores contribuíram para que o Brasil se mantivesse em um quadro de fraco desempenho industrial:
• relações escravistas de trabalho;
• pequeno mercado interno;
• um Estado alheio à industrialização;
• Forças produtivas brasileiras pouco desenvolvidas.

Anônimo disse...

Guilherme Crispim, Nº 15, 7ºC

1- Quais os estados e capitais que formam a região Sudeste?
Minas Gerais: Belo Horizonte;
Espírito Santo: Vitória;
Rio de Janeiro: Rio de Janeiro;
São Paulo: São Paulo.

2- Quais os tipos de clima encontrados na região Sudeste?
Os tipos de climas são quentes das baixas latitudes e climas mesotérmicos das latitudes médias, mas suas características mais fortes são de clima tropical. O norte de Minas Gerais possui clima semi-árido. Nas áreas mais elevadas do planalto atlântico, ocorre o clima tropical de altitude, com temperaturas mais baixas.

3- O que são mares de morros?
São montanhas antigas arredondadas pela erosão, com cortes inclinados mais altos nos picos.

4- Escreva sobre a população da região Sudeste:
A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas. A maior parte da população vive na zona urbana, com a migração de muitos nordestinos. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as 3 maiores cidades brasileiras e encontram-se no Sudeste. Também na região Sudeste encontra-se a Megalópole Rio-São Paulo.

5- Pesquise e escreva sobre os tipos de indústrias e coloque dois exemplos para cada uma:
1. Siderurgia e metalurgia: Companhia Siderúrgica Nacional - CSN - na cidade de Volta Redonda (RJ), e a Usiminas, em Ipatinga (MG).
2. Petrolífera: Petrobrás e Replan.
3. Alta tecnologia: ITA - Instituto Tecnológico da Aeronautica e Samsung.

6- Quais foram os principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento da região Sudeste?
A cafeicultura, expansão de São Paulo, construção de estradas e portos, jazidas de minérios, potencial hidroelétrico da Bacia do Paraná.

Anônimo disse...

Nome:Edilio Bittencourt Júnior nº9
Série:7ºC
1)Sudeste:São paulo capital:São Paulo Rio de Janeiro capital:Rio de Janeiro Minas Gerais capital:Belo Horizonte Espírito Santo capital:Vitória.
2)clima tropical,semi-árido e o clima tropical de altitude
3)Forma de relevo constituída de um conjuntos de morros com forma amamelonar(em forma de mamas).
4)A população do sudeste é uma das regiões do Brasil,onde se migram mais pessoas,principalmente para os SP e RJ.A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE,no ano de 2005,pouco mais de 78 milhões de habitantes,o que equivale a quase 42% da população brasileira(população maior que a de países como Itália e Espanha).A regiao apresenta,também,os três estados mais populosos(São Paulo, com 40 milhões de habitantes;Minas Gerais,com 21 milhões de habitantes e Rio de Janeiro,com 15 milhões) e as três maiores regiões metropolitanas do Brasil(São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).
5)Indústrias de equipamentos:são responsáveis pela transformação de bens naturais ou semimanufaturados para a estruturação das indústrias de bens intermediários e de bens de consumo.Exemplos:siderurgia,petroquímica,etc.
Indústrias extrativas:são as que extraem matéria-prima da natureza (vegetal,animal ou mineral)sem que ocorra alteração significativa nas suas propriedades elementares.Exemplos:indústria madeireira,produção mineral,extração de petróleo e carvão mineral.
6)O fator industrial:concentração de mão-de-obra,proximidade das fontes de matérias-primas,do mercado consumidor e das fontes de energia,sistema de transportes acessível e eficiente.Cresceu também graça ao turismo,graças a agricultura,pecuária e graças a capacidade de conseguir um emprego nessa região.

Anônimo disse...

1-OS estados são:São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
2-A Região Sudeste apresenta os climas tropical, tropical de altitude, subtropical e semi-árido.
3-O domínio dos mares de morros é a característica da porção mais próxima ao litoral do Brasil e se interioriza um pouco mais na região Sudeste. Esse domínio (ou seja, área com relativa homogeneidade no quadro natural composto pelo relevo, pelo clima, pela vegetação e pela hidrografia) possui um clima quente e úmido, com chuvas abundantes, e um relevo acidentado que forma montes com a aparência de “meias-laranjas” e, originalmente, vegetação exuberante de floresta pluvial.
4-Sua extensão territorial é de 924.511,3 quilômetros quadrados. É o complexo regional mais populoso e povoado do país, pois de acordo com dados do Censo Demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 80.364.410 habitantes. Sua densidade demográfica é de aproximadamente 87 habitantes por quilômetro quadrado.
5-Siderurgia e metalurgia: É nessa região que está localizada a primeira indústria do gêner, a
Companhia Siderúrgica Nacional CSN, na cidade de Volta Redonda, devido a proximidade com uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais.
Petrolífera: O petróleo é explorado em plataformas continentais localizadas sobretudo na bacia de campos, no Rio de Janeiro (que produz 80% do petróleo consumido no Brasil).
Alta tecnologia: É nessa região que está localizado o "vale do Silício" brasileiro, constituído pelas cidades de São Paulo, São José dos Campos, São Carlos e Campinas. Essas quatro cidades concentram indústrias de informática, telecomunicações, eletrônica e de outras atividades que envolvam alta tecnologia
6-Com a descoberta do ouro e, depois, dos diamantes (1729), as expectativas de um rápido enriquecimento passaram a atrair um grande número de pessoas para a região das Minas Gerais, dando origem a vários núcleos de povoamento (os arraiais) que logo se transformariam em vilas e cidades.

Augusto n03 7 ano A.

Anônimo disse...

Daniel - nº8 - 7º ano A

1- Os estados e capitais são: São Paulo (SP, capital São Paulo), Rio de Janeiro (RJ, capital Rio de Janeiro), Espírito Santo (ES, capital Vitória) e Minas Gerais (MG, capital Belo Horizonte)

2- São tropical, tropical de altitude e subtropical.

3- Mares de morros são montanhas antigas e arredondadas pela erosão

4- A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados mais populosos do Brasil. A maior parte da população vive na zona urbana, devido ao êxodo rural. Muitos brasileiros da região Nordeste migraram para a região Sudeste, principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro.


5- Existem três tipos de indústrias:
• Indústrias de bens de produção. São responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, sendo a base para outros ramos industriais. As indústrias de bens de produção são divididas em duas vertentes: as extrativas e as de bens de capital. Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo, carvão mineral, siderurgia, petroquímica, etc.
• Indústrias de bens intermediários. Caracterizam-se pelo fornecimento de produtos beneficiados. Elas produzem máquinas e equipamentos que serão utilizados nos diversos segmentos das indústrias de bens de consumo. Exemplos: mecânica (máquinas industriais, tratores, motores automotivos, etc.); autopeças (rodas, pneus, etc.)
• Indústrias de bens de consumo. Têm sua produção direcionada diretamente para o mercado consumidor, ou seja, para a população em geral. Também ocorre a divisão desse tipo de indústria conforme sua atuação no mercado, elas são ramificadas em indústrias de bens duráveis e de bens não duráveis. Exemplos: automobilística, móveis comerciais, material elétrico, eletroeletrônicos, indústria alimentícia, têxtil, de vestuário, remédios, cosméticos, etc.

6- O êxodo rural e o fato de que foi na região sudeste que iniciou-se a industrialização do país, tornando-se a indústria de transformação a principal divisa(dinheiro)e trabalho nos seus estados.

Parabéns pelo seu blog conceição!
Daniel - nº8 - 7º ano A

Anônimo disse...

Júlia-16-7ºA
Oii ! Conceição...

1- Sudeste:
Estado: São Paulo-Capital: São Paulo
Estado: Rio de Janeiro-Capital: Rio de Janeiro
Estado: Espírito Santo-Capital: Vitória
Estado: Minas Gerais-Belo Horizonte
2-Encontram-se os climas Tropical e Semi-árido. Sendo o clima na região é bem diversificado.
3-São Montanhas antigas e arredondadas pela erosão.
4-A População da região é diversificada, encontram-se brancos, negros, pardos,amarelos e indígenas. Nesta região se localizam alguns dos estados mais populosos (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) em 2007 haviam em torno de 78 milhões de habitantes no Sudeste que representa 42% da população brasileira (população maior que países como Espanha e Itália).
5-Indústria de Base: siderúrgicas e petroquímica.
Indústria de bens de consumo (este se divide em Indústria de bens duráveis e Indústria de bens não duráveis.): Indústrias de automóveis e eletrodomésticos.
6-É uma região onde as atividades agropecuárias se desenvolveram e foram grandes responsáveis pelo crescimento da região, abriga grandes polos industriais e uma enorme população, se desenvolveu rapidamente e hoje abriga grandes metrópoles e chama a atenção para o turismo e várias outras atividades econômicas. Ainda chamou a tenção por ter parte da mata atlântica em seu território que já foi valorizado desde a chegada dos portugueses ás terras brasileiras. A Região também já abrigou uma capital (federal) Brasileira.
É isso!
Beijos...
Júlia-16-7ºA

Anônimo disse...

Anna Julia Zanotti N:05 7B

Olá Conceição!!!

1-São Paulo (São Paulo), Minas Gerais (Belo Horizonte), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e Espírito Santo (Vitoria).

2- Na região Sudeste o clima é muito variado, mais os climas predominantes são três: Tropical, Tropical de altitude e Subtropical.

3- Mares e Morros são montanhas antigas e arredondadas pela erosão, estes Mares e Morros estão presentes nos quatro estados.

4- A região Sudeste é a mais populosa do país, em seus estados estão algumas das regiões metropolitanas do Brasil como São Paulo, com 40 milhões de habitantes e Rio de Janeiro com 15 milhões de habitantes.

5-As indústrias de bens de produção, também chamadas de indústrias de base ou pesadas, são responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, sendo a base para outros ramos industriais. As indústrias de bens de produção são divididas em duas vertentes: as extrativas e as de bens de capital.
Indústrias extrativas – são as que extraem matéria-prima da natureza (vegetal, animal ou mineral) sem que ocorra alteração significativa nas suas propriedades elementares. Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral.

6-O que mais ajudou a região Sudeste a se desenvolver foram as indústrias que foram para lá.

Anônimo disse...

Letícia O.
Nº 21.
7ºano C.

Respostas:

1) Minas Gerais: Belo Horizonte. Espírito Santo: Vitória. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro. São Paulo: São Paulo.

2) O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada. Corresponde a uma faixa de transição entre climas quentes das baixas latitudes e os climas mesotérmicos das latitudes médias, mas suas características mais fortes são de clima tropical. O norte de Minas Gerais possui clima semi-árido e faz parte do Polígono das Secas. Nas áreas mais elevadas do planalto atlântico, ocorre o clima tropical de altitude, que tem temperaturas mais baixas que as demais áreas.

3) A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados. No pico destas montanhas, existem cortes inclinados mais altos, que geram formações como a serra da Mantiqueira, a serra do Mar e a serra do Espinhaço.

4) A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha). Além disso ela possui os três estados mais populosos (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) e as três maiores regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio-São Paulo.

5)As indústrias de bens de produção são divididas em duas vertentes: as extrativas e as de bens de capital.
*Indústrias extrativas – são as que extraem matéria-prima da natureza (vegetal, animal ou mineral) sem que ocorra alteração significativa nas suas propriedades elementares. Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral.
*Indústrias de equipamentos – são responsáveis pela transformação de bens naturais ou semimanufaturados para a estruturação das indústrias de bens intermediários e de bens de consumo. Exemplos: siderurgia, petroquímica, etc.
As indústrias de bens intermediários caracterizam-se pelo fornecimento de produtos beneficiados. Elas produzem máquinas e equipamentos que serão utilizados nos diversos segmentos das indústrias de bens de consumo. Exemplos: mecânica (máquinas industriais, tratores, motores automotivos, etc.); autopeças (rodas, pneus, etc.)
As indústrias de bens de consumo têm sua produção direcionada diretamente para o mercado consumidor, ou seja, para a população em geral. Também ocorre a divisão desse tipo de indústria conforme sua atuação no mercado, elas são ramificadas em indústrias de bens duráveis e de bens não duráveis.
*Indústrias de bens duráveis – são as que fabricam mercadorias não perecíveis. São exemplos desse tipo de indústria: automobilística, móveis comerciais, material elétrico, eletroeletrônicos, etc.
*Indústrias de bens não duráveis – produzem mercadorias de primeira necessidade e de consumo generalizado, ou seja, produtos perecíveis. Exemplos: indústria alimentícia, têxtil, de vestuário, remédios, cosméticos, etc.

6) *A migração. Muitos brasileiros da região Nordeste migraram para a região Sudeste, principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro.
*Esta região é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul.
*Os rios da região são utilizados para navegação.
*Na região Sudeste, iniciou-se a industrialização do país, tornando-se a indústria de transformação a principal divisa(dinheiro)e trabalho nos seus estados. O estado de São Paulo tornou-se o maior parque industrial da América do Sul.

Anônimo disse...

Oi Conceição!!
1-São Paulo capital: São Paulo; Rio de Janeiro Capital: Rio de Janeiro; Espírito Santo Capital: Vitória e Minas Gerais capital: Belo Horizonte.
2-O clima nesta região é bastante diversificado: climas quentes, mesotérmicos e clima tropical. O Norte de Minas gerais possui a clima semi-árido e faz parte do Polígono das secas.
3-São montanhas antigas e arredondadas pela erosão encontrada na região sudeste.
4-A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas. É a região mais populosa do país, onde a maioria vive na zona urbana, devido ao êxodo rural. A região também apresenta os três estados mais populosos (São Paulo, minas gerais e rio de janeiro) e as três maiores regiões metropolitana do Brasil (são Paulo, rio de janeiro e belo Horizonte). A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio- São Paulo.
5- Tipos de indústrias:
* Petrolífera: indústria de Exploração de Petróleo, realizado nas plataformas continentais. Exemplo: Plataforma da Bacia de Campos localizada no Rio de Janeiro. Outro exemplo na atividade de refino REPLAN (refinaria do planalto) de Paulínia a maior do país.
*Indústria de alta tecnologia: indústria de informática, telecomunicações, eletrônica e de outras atividades que envolvam alta tecnologia. Exemplos: Vale do Silício e ITA (instituto tecnológico de aeronáutica).
6- Principais fatores:
*Crescimento populacional com Êxodo Rural (saída da população do campo para viver na cidade).
*Agricultura bem desenvolvida.
*Desenvolvimento industrial.
*Extrativismo mineral.
Beijinhos:* Parabéns pelo blog!! :)
Amanda n°:01 7°A.

Anônimo disse...

Stephen Michael Apolinário nº28 7ªD

Os estados e regiões que forman o Sudeste são:

Minas gerais-Belo Horizonte
São paulo-São Paulo
Rio de janeiro-Rio De Janeiro
Espiríto santo-Vitória

Clima:

A região Sudeste apresenta os climas tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.


Mares de morros:

Forma de relevo constituída de um conjuntos de morros com forma amamelonar(em forma de mamas).Também conhecidos como "meias-laranjas".

Populaão da região Sudeste:

A Região Sudeste é a Região mais rica e populosa do Brasil, ela ocupa 10,85% do território brasileiro;

Tipos de indústrias:

Essencialmente, indústria significa atividades humanas que realizam a transformação de matéria-prima em algum produto que pode ou nao ser comercializado.
Porém, a indústria moderna realiza a transformação de matéria-prima, com a utilização de mão-de-obra, máquinas e energia; em bens de consumo.Apesar dessa caracteristica, as indústria são classificadas de forma distinta.

Entre os vários tipos de industria duas são elas: Indústria de bens de produção e indústrias de bens de consumo.

Fatores resónsaveis pelo desenvolvimento da regiçao Sudeste:


1-A disponibilidade de energia, para o funcionamento das indústrias, inexistia
mas demais regiões brasileiras.
2-Oferta de mão-de-obra barata
3-Matéria prima para a mineração vinha do extrativismo mineiro
4-As melhores e maiores instalações portuárias (Santos e Rio de Janeiro) Que se
se localizam na região Sudeste.

Anônimo disse...

Júlia Linhares da Silva nº14 7ºD

1-Minas Gerais – Belo Horizonte.
Espírito Santo – Vitória.
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro.
São Pulo – São Paulo.

2-Minas Gerais o clima é tropical.
Espírito Santo o clima é tropical
Rio de Janeiro o clima é tropical atlântico.
São Paulo o clima é tropical atlântico no litoral, tropical de atitude no interior.

3- O domínio dos mares de morros é a característica da porção mais próxima ao litoral do Brasil e se interioriza um pouco mais na região Sudeste. Esse domínio (ou seja, área com relativa homogeneidade no quadro natural composto pelo relevo, pelo clima, pela vegetação e pela hidrografia) possui um clima quente e úmido, com chuvas abundantes, e um relevo acidentado que forma montes com a aparência de “meias-laranjas” e, originalmente, vegetação exuberante de floresta pluvial. Seu nome decorre exatamente da feição que as formas do relevo conferem à paisagem – vista a distância, lembra um mar com ondas. Os sucessivos morros arredondados são resultantes da ação das intempéries e da erosão em terrenos cristalinos. O clima tropical, com chuvas abundantes e concentradas no verão, contribui para que o intemperismo seja muito intenso e ocasiona maior instabilidade nas encostas. Como o domínio dos mares de morros corresponde à área mais densamente povoada, no Sudeste do País, conseqüentemente, é também a mais intensamente transformada pela ação antrópica. O processo de ocupação resultou no desmatamento quase total da floresta tropical, também chamada de Mata Atlântica. Restam poucas manchas da vegetação original, quase sempre em áreas mais difíceis de ser exploradas, como nas encostas íngremes da serra do Mar. O desmatamento e o regime pluvial intenso acabam levando os registros de muitos deslizamentos nas encostas, que, no caso de áreas habitadas, provocam grandes tragédias.

4- A Região Sudeste possui uma população de aproximadamente 80.3 milhões de habitantes, de forma que 44% dos brasileiros são sudestinos. A região reúne os três primeiros estados do país em população: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A densidade demográfica brasileira é relativamente alta, 22 hab./km², entretanto a Região Sudeste atinge a marca de 84,21 hab./km².

5-*As indústrias pesadas são responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas.
*Indústrias extrativas. Exemplos: indústria madeireira e produção mineral.
*Indústrias de equipamentos. Exemplos: siderurgia, petroquímica.
*As indústrias de bens intermediários. Exemplos: indústria de vestuário, cosméticos.
* As indústrias de bens de consumo têm sua produção direcionada diretamente para o mercado consumidor, ou seja, para a população em geral. Também ocorre a divisão desse tipo de indústria conforme sua atuação no mercado, elas são ramificadas em indústrias de bens duráveis e de bens não duráveis.
*Indústrias de bens duráveis. Exemplo: automobilística e móveis comerciais.
*Indústrias de bens não duráveis. Exemplos: indústria alimentícia e têxtil.

6- Na região Sudeste ocorre a migração. Muitos brasileiros da região Nordeste migraram para a região Sudeste, principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro.Por causas também de empregos :siderurgia e metalurgia, petrolífera,alta tecnologia.

Anônimo disse...

Isadora Machado n:15 7 ano A
1-São Paulo - São Paulo.
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro.
Espírito Santo - Vitória.
Minas Gerais - Belo Horizonte.
2-clima semi-árido e tropical.
3-Montanha anitgas nas quais sao arredondadas por causa da erosão.
4-Na populacao do Sudeste,existem negros,brancos,pardos, amarelos e indígenas.A maioria da população vive na zona urbana,por causa do êxodo rural. A muita imigracao no sudeste .
5- O Sudeste é a região que possui a maior concentração industrial do país. dois tipos de industria muito conhecidos sao automobilística, têxtil, de vestuário.
6-A regiao sudeste e' a mais populosa e rica do Brasil,. Altamente urbanizada,possui três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, tem colegio exelentes.
Beijinhos Conceicao o blog e' otimo

Anônimo disse...

Raquel P.C número-29 7anoB
1-
-Espiríto Santo Vitória
-Minas Gerais-Belo Horizonte
-São Paulo São Paulo
-Rio de Janeiro Rio de Janeiro
2-
Primeiramente, a região foi dividida conforme o clima, então o clima é muito diversificado entre os estados, sendo que na maior parte da região o clima é tropical, mas no norte de minas Gerais o clima é semi-árido e em outras mais ao Sul da região tem uma temperatura baixa no inverno.
3-
São montanhas arrendondadas em seus picos, e nesses picos são formados inclinações que formam serras, por exemplo, Mentiqueira e Espinhaço.
4-
Esta região possui o maior índice populacional, mas tem muita desilgaualdade social. Ela é a região com maior índice populacional, representando 42% da população brasileira,Também nessa região estão as cidades mais habitadas, como São Paulo que representa muuito para o país.
5-
É a região que possui maior economia do país e S
ào Paulo da américa Latina, ela possui como forte as industrais de:
Siderurgica e metalurgia, Petrolífera e Alta tecnologia.
6-
A região se desenvolveu a partir das industrias com alta tecnologia, as empresas de automobilistica, por exemplo, tem alta tecnologia, também se desenvolveu, pois as maiores metrópoles do país estão lá.
beijos Conceição!

Anônimo disse...

Artur Nº:06 7º ano C

1- São Paulo – São Paulo, Minas Gerais – Belo Horizonte, Rio de Janeiro – Rio de Janeiro e Espírito Santo - Vitória.

2- Região Sudeste possui um clima bem diversificado, em algumas partes dos estados o clima é mais semi - árido com ás vezes até secas, também um clima tropical de altitude e com temperaturas baixas.

3- Montanhas antigas e arredondadas pela erosão.

4- É a região mais populosa do Brasil, altamente urbanizada, é formada de brancos, negros, pardos, amarelos, e indígenas. Os estados mais populosos do Brasil são MG, RJ e SP. No Sudeste ocorre migração e êxodo rural, e possui pouco mais de 78 milhões de habitantes, que vale 42% da populção do Brasil.

5- As principais atividades das indstrias da região são, siderúrgicas industrias que trabalham com aço, metalúrgicas industrias que trabalham com metal, petrolífera o petróleo é bastante explorado e alta tecnologia industrias que contém uma tecnologia bem mais avançada como robos em vez de funcionãrios e entre outros.

6- A industrialização e o comércio fornecendo várias tentativas de Êxodo Rural e Migrações que vieram de outras regiões tentar uma nova vida no Sudeste.

Abraço Conceição! =D

Anônimo disse...

Manuella n20 7ºA
1- Região Sudeste: Minas Gerais- Belo Horizonte, São Paulo- São Paulo, Espírito Santo - Vitória e Rio de Janeiro- Rio de Janeiro.
2- O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada. Corresponde a uma faixa de transição entre climas quentes das baixas latitudes e os climas mesotérmicos das latitudes médias, mas suas características mais fortes são de clima tropical. O norte de Minas Gerais possui clima semi-árido e faz parte do Polígono das Secas. Nas áreas mais elevadas do planalto atlântico, ocorre o clima tropical de altitude, que tem temperaturas mais baixas que as demais áreas.
3 os chamados mares de morros ou pães de açúcar, são montanhas antigas de agulhas graníticas e arredondadas pela erosão, existentes nos 4 estados.
4- A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira sendo que: São Paulo tem 40 milhões de habitantes; Minas Gerais, 21 milhões de habitantes e Rio de Janeiro, com 15 milhões. E as três juntas formam as três maiores regiões metropolitanas do Brasil.
5- Industria Metalúrgica Ijecta: Fundada em 1967, na cidade de Diadema, São Paulo, região Sudeste do Brasil, instalada para produzir 2.200 toneladas anuais de peças, para produção, comercialização, logística de abastecimento, controle e desenvolvimento de produtos em processo de engenharia simultânea com clientes, a Metalúrgica Injecta conta com parque industrial, equipamentos, tecnologia e funcionários devidamente qualificados.
Industria de Solução de armazenagem RJ - A Mecalux é uma das companhias líderes no mercado mundial de sistemas de armazenagem. A sua atividade consiste na concepção, fabrição, comercialização e prestação de serviços relacionados à sistemas de armazenagem, armazéns automáticos e outras soluções de armazenagem. Companhia líder na Espanha, é uma das três maiores empresas do setor no mundo, com vendas em mais de 70 países.
6-Na região Sudeste, iniciou-se a industrialização do país, tornando-se a indústria de transformação a principal divisa(dinheiro)e trabalho nos seus estados. O estado de São Paulo tornou-se o maior parque industrial da América do Sul, gerando renda para a região, aumentando a população ate que chegou a uma metrópole, ate uma megalópole.

Anônimo disse...

Ulian WERNER nº30 7ºD
Oi conceição!

1- QUAIS OS ESTADOS E CAPITAIS QUE FORMAM A REGIÃO SUDESTE?
Estados> São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Capitais>São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória(será?).
2-QUAIS OS TIPOS DE CLIMA SÃO ENCONTRADOS NA REGÃO SUDESTE?
A região Sudeste apresenta os climas tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.
O clima tropical predomina nas baixadas litorâneas de Espírito Santo e Rio de Janeiro, norte de Minas Gerais e oeste paulista.
3- O QUE SÃO MARES DE MORROS?
Montanhas antigas e arredondadas pela erosão.
4- ESCREVA SOBRE A POPULAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE:
A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira.A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas.
5- PESQUISE E ESCREVA SOBRE OS TIPO DE INDÚSTRIAS E COLOQUE DOIS EXEMPLOS PARA CADA UMA:
Industria de Bens Nao duráveis:
-Industrias de cosméticos
-Industrias de Alimentos
Industrias de Bens de consumo duráveis:
-Industrias de Automóveis
-Industrias de móveis

6- QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS FATORES RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUDESTE?
Foi a Cafeicultura, a Industrialização e a agricultura.

Anônimo disse...

Maria Eduarda Engel nº20 7ºD

1. Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
São Paulo - São Paulo
Minas Gerais - Belo Horizonte
Espirito Santo - Vitória

2. A região Sudeste apresenta os climas tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.

3. Mares de Morros: montanhas antigas e arredondadas pela erosão.

4. A maior parte da população vive na zona urbana, devido ao êxodo rural, isto é, a saída da população do campo para viver na cidade, e é formada por brancos, negros, pardos, amarelos e índigenas.

5. Essas quatro cidades concentram indústrias de informática, telecomunicações, eletrônica e de outras atividades que envolvam alta tecnologia.

6. Cafeicultura, agricultura e a industrialização de produtos.

Beijocas ;*

Anônimo disse...

Victor Vechi-34-7ºC
Olá Coceição,
1-Rio de Janeiro(Rio de Janeiro),Espírito Santo(Vitória),São Paulo(São Paulo)e Minas Gerais(Belo Horizonte).
2-Semi-Árido,Tropical.
3- existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão.
4-A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE.Existem os três estados mais´populosos do Brasil,no sudeste existem cerca de 78 milhões de habitantes.
5-Automobilística, petroquímica,de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica
6-Na região Sudeste, iniciou-se a industrialização do país, tornando-se a indústria de transformação a principal divisa(dinheiro)e trabalho nos seus estados,fazendo com que o estado se desenvolva em grande rítimo.

Anônimo disse...

Lyandra-7°C-N°24

1- Os estados que compõem a região são: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. E as capitais são: São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte.

2- O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada, porém, suas características mais fortes são de clima tropical.

3- A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados.

4- A Região Sudeste é a mais rica e populosa do Brasil, mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a 42% da população de nosso país. A região também apresenta os três estados mais populosos Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Nessa região também ocorre a migração, muitas pessoas da região nordeste vieram para a sudeste, provavelmente para conseguirem empregos, assim melhorando de vida.

5- As indústrias de produção são divididas em duas partes: as extrativas e as de bens de capital.
Indústrias extrativas – são as que extraem matéria-prima da natureza (vegetal, animal ou mineral) Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral.

Indústrias de equipamentos – são responsáveis pela transformação de bens naturais ou semimanufaturados para a estruturação das indústrias de bens intermediários e de bens de consumo. Exemplos: siderurgia, petroquímica (citadas no blog).

As indústrias de bens intermediários caracterizam-se pelo fornecimento de produtos beneficiados. Elas produzem máquinas e equipamentos que consequentemente serão utilizados nas indústrias de bens de consumo. Exemplos: mecânica (máquinas industriais, tratores, motores automotivos, etc.) e autopeças (rodas, pneus, etc.)

As indústrias de bens de consumo têm sua produção direcionada diretamente para o mercado consumidor, ou seja, para a população em geral.
Indústrias de bens duráveis – são as que fabricam mercadorias não perecíveis. São exemplos desse tipo de indústria: automobilística, móveis comerciais, material elétrico, eletroeletrônicos, etc.
Indústrias de bens não duráveis – produzem mercadorias de primeira necessidade e de consumo generalizado, ou seja, produtos perecíveis. Exemplos: indústria alimentícia, têxtil, de vestuário, remédios, cosméticos, etc.

6- O principal fator responsável no desenvolvimento da região sudeste foi a industrialização, como: Siderurgia e metalurgia e Petrolífera.

Anônimo disse...

Gabriela Almeida Nº8 - 7ºD

1- Os estados e capitais que formam a região Sudeste são: São Paulo(São Paulo), Minas Gerais(Belo Horizonte), Rio de Janeiro(Rio de Janeiro)e Espírito Santo(Vitória).
2- Quentes das baixas latitudes e os climas mesotérmicos das latitudes médias, mas suas características mais fortes são de clima tropical. O norte de Minas Gerais possui clima semi-árido e faz parte do Polígono das Secas.
3-São montanhas antigas e arredondadas pela erosão.
4-A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha). A região apresenta, também, os três estados mais populosos (São Paulo, com 40 milhões de habitantes; Minas Gerais, com 21 milhões de habitantes e Rio de Janeiro, com 15 milhões) e as três maiores regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).
5-*Siderurgia e metalurgia:Companhia Siderúrgica Nacional(na cidade de Volta Redonda,devido a proximidade com uma grande área mineralífera,o quadrilátero ferrífero,no estado de Minas Gerais).Também está instalada na região a Usiminas, em Ipatinga, que hoje é a maior produtora de aço bruto do país, e a Companhia Siderúrgica de Tubarão, Vitória, a 3º maior siderúrgica do Brasil.
*Petrolífera: O petróleo é explorado em plataformas continentais localizadas sobretudo na bacia de campos, no Rio de Janeiro (que produz 80% do petróleo consumido no Brasil). O estado do Rio de Janeiro apresenta grande importância na prospecção de petróleo, enquanto que o estado de São Paulo apresenta uma grande importância na atividade de refino, estando localizado nesse estado as principais refinarias do país, dentre elas, a REPLAN (refinaria do planalto), de Paulínia, a maior do país. Além do petróleo, há a extração de gás natural da bacia de Santos e há até alguns anos atrás, havia a extração de betume no vale do Paraíba.
*Alta tecnologia: É nessa região que está localizado o "vale do Silício" brasileiro, constituído pelas cidades de São Paulo, São José dos Campos, São Carlos e Campinas. Essas quatro cidades concentram indústrias de informática, telecomunicações, eletrônica e de outras atividades que envolvam alta tecnologia; além de possuírem importantes centros de pesquisa e importantes universidades, como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos.
6-Cafeicultura, industrialização e agricultura.
Beeijos...

Anônimo disse...

Olá,Conceição!!

1-Minas Gerais - Belo Horizonte
Espírito Santo - Vitória
São Paulo - São Paulo
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

2-O clima dessa região é bem diversificada, pois possui 3 fatores principais, são eles:
posição latitudinal, topografia acidentada e a influencia dos sistemas de circulação pertubada.

3-Mares de Morros é uma forma de relevo constituida de um conjunto de morros com forma amamelonar (em forma de mamas).

4-A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha).São Paulo, com 40 milhões de habitantes; Minas Gerais, com 21 milhões de habitantes e Rio de Janeiro, com 15 milhões.

5-
1) Indústrias extrativas

É o tipo de indústria que extrai produtos da natureza, não provocando alterações em suas características.

2) Indústrias de transformação

É o tipo de indústria que transforma as matérias-primas, obtidas na natureza, em utensílios para o homem.
Estão divididas em:

- Bens de produção ou indústria de base: é o tipo de indústria que transformam matéria-prima bruta para outras indústrias. Exemplo: siderúrgica, metalúrgica, naval, petroquímica, mecânica, etc.

- Bens de consumo: é o tipo de indústria que destina a sua produção para o mercado consumidor, ou seja, para o consumo da população.

6-Mata Atlântica em São Paulo
-Cristo Redentor em Rio de Janeiro
-Maravilhas de Minas Gerais.

Leticia Schneider Lima Nº? 22
Serie 7ºC

Anônimo disse...

Gabriela Hoeppers dos Santos.
Nº 11 7º ano A.

Olá Conceição,

1- QUAIS OS ESTADOS E CAPITAIS QUE FORMAM A REGIÃO SUDESTE?

•Minas Gerais – Belo Horizonte.
•São Paulo – São Paulo.
•Rio de Janeiro – Rio de Janeiro.
•Espírito Santo – Vitoria.

2-QUAIS OS TIPOS DE CLIMA SÃO ENCONTRADOS NA REGIÃO SUDESTE?

O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função de três fatores principais: a posição latitudinal, a topografia acidentada e a influência dos sistemas de circulação perturbada. Corresponde a uma faixa de transição entre climas quentes das baixas latitudes e os climas mesotérmicos das latitudes médias, mas suas características mais fortes são de clima tropical. O norte de Minas Gerais possui clima semi-árido e faz parte do Polígono das Secas. Nas áreas mais elevadas do planalto atlântico, ocorre o clima tropical de altitude, que tem temperaturas mais baixas que as demais áreas.

3- O QUE SÃO MARES DE MORROS?

A região Sudeste é caracterizada fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notados nos 4 estados.


4- ESCREVA SOBRE A POPULAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE:

A população da região Sudeste é formada de brancos, negros, pardos, amarelos e indígenas.
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados mais populosos do Brasil. A maior parte da população vive na zona urbana, devido ao êxodo rural, isto é, a saída da população do campo para viver na cidade.
Na região Sudeste ocorre a migração. Muitos brasileiros da região Nordeste migraram para a região Sudeste, principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro.

5- PESQUISE E ESCREVA SOBRE OS TIPOS DE INDÚSTRIAS E COLOQUE DOIS EXEMPLOS PARA CADA UMA:

* Siderurgia e metalurgia: É nessa região que está localizada a primeira indústria do gêner, a [Companhia Siderúrgica Nacional|CSN]], na cidade de Volta Redonda, devido a proximidade com uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais. Também está instalada na região a Usiminas, em Ipatinga, que hoje é a maior produtora de aço bruto do país, e a Companhia Siderúrgica de Tubarão, Vitória, a 3º maior siderúrgica do Brasil.

* Petrolífera: O petróleo é explorado em plataformas continentais localizadas, sobretudo na bacia de campos, no Rio de Janeiro (que produz 80% do petróleo consumido no Brasil). O estado do Rio de Janeiro apresenta grande importância na prospecção de petróleo, enquanto que o estado de São Paulo apresenta uma grande importância na atividade de refino, estando localizado nesse estado às principais refinarias do país, dentre elas, a REPLAN (refinaria do planalto), de Paulínia, a maior do país. Além do petróleo, há a extração de gás natural da bacia de Santos e há até alguns anos atrás, havia a extração de betume no vale do Paraíba.

* Alta tecnologia: É nessa região que está localizado o "vale do Silício" brasileiro, constituído pelas cidades de São Paulo, São José dos Campos, São Carlos e Campinas. Essas quatro cidades concentram indústrias de informática, telecomunicações, eletrônica e de outras atividades que envolvam alta tecnologia; além de possuírem importantes centros de pesquisa e importantes universidades, como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos.

6- QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS FATORES RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUDESTE?

Um dos segmentos que mais se desenvolve nos últimos anos é o do turismo. No Rio de Janeiro destacam-se as praias e o carnaval. Em São Paulo, as atrações vão desde Campos do Jordão, estância de inverno, até as praias do litoral norte, como São Sebastião e Ubatuba. No Espírito Santo, Itaúnas, famosa pelas dunas de areia, que chegam a 30 metros de altura, também recebe visitantes. Em Minas Gerais, são muito visitadas as cidades históricas, principalmente Ouro Preto e Mariana.

Beijos.

Anônimo disse...

Oi Coneição, esse texto da Região Sudeste é muito interessante, pois aprendi muitas coisas novas sobre esta região.

1)São Paulo(São Paulo), Minas Gerais (Belo Horizonte), Espírito Santo (Vitória)Rio de Janeiro (Rio de Janeiro.

2)Na Regiçao Sudeste encontramos os climas quentes das baixas latitudes, climas mesotérmicos das latitude médias, climas semeri-áridos predominando o clima tropical.

3) Mares e morros são montanhas antigas e arredondadas pelas erosões, notados nos quatro estados.

4) A população da Região Sudeste é formada por negros, pardos, brancos, amarelos e indígenas. A maior parte da população vive na zona urbana.

5) Na Região Sudeste temos indústrias de siderurgia e metalurgia como: CSN E USIMINAS; petrolífera na bacia de campos; refinarias com a REPLAN e indústrias da tecnologia e informática.

6) Os princopais fatores responsáveis pelo desenvolvimento da Região Sudeste são a industrialização, a indústria de transormação como a principalo divisa.

Aluno: Leonardo Coelho Westfal
Nº 19 7º ano B

jhenyfer kamile 7° ano A disse...

gostei do site,tem bastante informação para mim nas aulas de reposição.