terça-feira, 16 de março de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL

AQUECIMENTO GLOBAL

Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial.

TORNADOS , CICLONES, FURACÕES.....................

Chega a 350 o número de mortos pela onda de tornados nos Estados Unidos.
Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas).

DESERTIFACAÇÃO

MONTE KILIMANJARO-5895 metros de altitude/MONTANHA QUE BRILHA
Até, 1920- 12 quilômetros quadrados de gelo no seu cume.
Ano 2000- foi reduzido para 2 quilômetros e 200 metros quadrados.
Até o ano 2020 o gelo terá desaparecido completamente.


COMPARE AS IMAGENS QUE COMPROVAM O DERRETIMENTO DAS CALOTAS POLARES.
O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa.

Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.DESMATAMENTO
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas consequências em nível global. Aquecimento global - derretimento de gelo nas calotas polares.
Consequências do aquecimento global
- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas.
Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas.
QUEIMADAS NAS FLORESTAS
Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
PROTOCOLO DE KYOTO
Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.
CONFERÊNCIA DE BALI
Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonésia), a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Após 11 dias de debates e negociações. os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres.
Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes. As bases definidas substituirão o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.
CONFERÊNCIA DE COPENHANGUE - CO-15
PA 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global. A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Européia, e os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, Índia, China e África do Sul). De última hora, um documento, sem valor jurídico, foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Houve também a intenção de liberação de até 100 bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente, até o ano de 2020. Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional.









REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :
www.terrazul.m2014.net › Últimas Notícias -
veja.abril.com.br/idade/.../aquecimento_global/ -
360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did... -


TAREFA:
1- JUSTIFIQUE A FRASE; "A NATUREZA É UMA TOTALIDADE, EM QUE TODOS DEPENDEM DE TODOS ".
2- O QUE SÃO RECURSOS NATURAIS ? ESCREVA TRÊS EXEMPLOS DE RECURSOS COM GRANDE ESCALA DE EXPLORAÇÃO:
3-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS PARA A GRANDE DEMANDA NO USO DOS RECURSOS NATURAIS?
4- QUAIS AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS PARA O HOMEM E PARA O MEIO AMBIENTE?

LEMBRETE: COLOCAR , NOME, NÚMERO, ANO E RESOLVER AS QUESTÕES PELA ORDEM NUMERANDO-AS.

67 comentários:

Anônimo disse...

Aquecimento Global é um assunto polêmico não só nas escolas, mas sim no mundo todo, e podemos perceber isso pelos tratados que aconteceram no mundo, e aqui no próprio Brasil,como o tratado que ocoreu no Rio de Janeiro.
Cada vez mais podemos ver que o aquecimento global esta aumentando,com isso devemos cuidar ,pois isso e muito sério e se não cuidar-mos pode acontecer mais prejuisos para nosso planeta.Achei interessante esse tema,mas achei errado o próximo tratado só acontecer daqui à 50 anos como foi citado no texto ,sendo que quase nada não foi resouvido nesse último tratado.
Gostei muito desse tema Conceição!
(Luís Paulo 8ª série A)

Anônimo disse...

Aquecimento global!
É totalmente normal, a natureza manter ciclos que alteram as quantidades de carbono na atmosfera, provocando mudanças no clima, como falta ou excesso de chuvas, aumento da maré, entre outros acontecimentos naturais, mas que em pouco tempo, voltam a se regularizar no padrão.
Com a ação do homem, de falta de preservação ao meio ambiente, poluição, desperdício de água, desmatamentos e queimadas de florestas, a situação do planeta está mudando. Em consequencia o aquecimento global.
O mundo todo está sentindo os sérios problemas, na própria cidade, nas suas casas. Catástrofes naturais estão cada vez mais frequentes e intensas. Chile e Haiti foram aterrorizados por devastadores terremotos. Até mesmo o nosso país, vem sofrendo com as consequencias, Santa Catarina e São Paulo em excesso de chuvas, provocando enchentes,trazendo também prejuízos para o porto em Itajaí e cidades vizinhas, em outras regiões terras secas, onde já se formam desertos. E os Estados Unidos frequentes destruições pelos ataques de tornados. A situação do planeta Terra, está realmente critíca. Excesso de calor, chuvas, terremotos, tsunamis, derretimento das calotas polares e tornados. A cada dia o perigo de perdemos o nosso mundo está mais perto.
É preciso de conscientização. A tecnologia e a revolução também são importantes, vão trazer avanços para a sociedade, mas é a natureza que está envolvida em tudo isso, e é ela que é essencial para vivermos.
Podemos fazer a mudança hoje mesmo, cuidando dos animais, não jogando lixo em rios, preservando as árvores, é só assim que vamos conseguir SALVAR o planeta!

EwRock disse...

E a teoria sobre o resfriamento global? seria interessante colocar esse outro ponto de vista da questão também....

Anônimo disse...

CONCEIÇÃO O SEU BLOG É OTIMO , LENDO ELE EU ANPLIEI MEUS CONHECIMENTOS.APRENDI QUE Paralelos

São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual eqüidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
nome: ANDRÉ Nº2 SEXTA C

sabrina disse...

Conceição esqueci de colocar o meu nome no comentário que fiz sobre o tema. O meu é o segundo comentário! Desculpe- me pelo transtorno.
Sabrina Bittencourt Gonçalves

Anônimo disse...

Faz anos que cientistas preveem o famoso "aquecimento global". Calotas de gelo se derretem, queimadas acontecem, a desertificação aumenta, mas mesmo assim, a situação não muda, ou pior, cada vez fica mais delicada.
Ao ver imagens, vídeos ou dados todos se apavoram, criticam autoridades, julgam a todos, menos a si mesmo.
Ainda existem casas que não separam o lixo ou que não economizam água, então como falar dos outros?
O aquecimento global agrega a todos, desde as catástrofes até o meio de impedi-lo. Está na hora de parar de apenas falar, de se preocupar de braços cruzados. Pois no dia que a o nível do mar subir, que não existir mais água potável, no dia que Itajaí perder seu porto, e o mundo a Amazônia, não vai adiantar o arrependimento.
Se queremos mudar a situação de todos, e construir um futuro para o planeta, a hora de mudar é agora!

Mariana Scharf nº 25 - 8ª A

Anônimo disse...

O aquecimento global ta aumentando a cada minuto, e cada vez com mais frequencia.
Muitos falam sobre a nossa propria concentizaçao mais nunca fazem nada para ajudar, sendo que assim o nosso mundo vai acabando cada vez mais rapido.
Esse texte me ajudo nao só a entender sobre o conteudo, mais como me ajudo a me concentizar...
Ta muito bom conceiçao, Parabens !
(Renan Zenni nº29 8ºsérie A)

Vini disse...

Vinicius de Menezes Schiefferdecker 8ª A-34

O aquecimento Global é uma coisa que tem que acabar porque não está prejudicando só a natureza, mas a nós também, e isso é um assunto em que todo o mundo tem que ajudar cada um fazendo a sua parte pois uma coisa pode ajudar várias, a poluição afeta bastante o meio ambiente, com isso piorando cada vez mais o aquecimento global.
Ele já é discutido em escolas empresas e em vários outros lugares e muitos falam que um dia vai ser resolvido, porém se continuarmos assim todas as calotas polares irão derreter, o nível do mar irá aumentar, e a poluição também e indo como está agora até 2030 tudo isso já terá acontecido.
Obs: Gostei muito de você ter inserido esse tema no blog Conceição.

Anônimo disse...

Aquecimento global é um assunto que
interessa a todos.Na minha opinião ele esta cada vez mais perto de nós,
pois sempre escutamos nos jornais : terremotos devastão cidades,derretimento de calotas polares,mudanças climaticas e etc.
Gostei muito desse tema sobre aquecimento global,acho que todos devem se conscientizar,sobre isso.
(Ana Caroline 8ª série A )

Anônimo disse...

AQUECIMENTO GLOBAL!
É totalmente normal, natureza manter ciclos que alteram as quantidades de carbono na atmosfera, provocando mudanças no clima, como falta ou excesso de chuvas, aumento da maré, entre muitos outros acontecimentos naturais, mas que em pouco tempo, voltam a se regularizar no padrão.
Com a ação do homem, de falta de preservação ao meio ambiente, poluição, desperdício de água, desmatamentos de florestas, a situação de nosso planeta está mudando. Em consequencia o aquecimento global.
O mundo todo está sentindo os sérios problemas, na própria cidade, ns suas cdas. Catástrofes naturais estão cada vez mais frequentes e intensas. Chile e Haiti foram aterrorizados por devastadores terremotos. Estados Unidos novos ataques de furacões. Até mesmo o nosso país, vem sofrendo com as consequencias, Santa Catarina e São Paulo, em excesso de chuvas, provocando enchentes, em outras regiões, terras secas, onde já se formam desertos. A situação do planeta Terra está realmente critíca. Excesso de calor, chuvas, terremotos, tsunamis, derretimento das calotas polares e tornados. A cada dia o perigo de perdemos o nosso mundo está mais perto.
É preciso de conscientização. A tecnologia e a revolução industrial são importantes, mas é a natureza que está envolvida nisso tudo, e é ela, que é essencial para vivermos.
Então por isso, vamos começar a mudança hoje mesmo, como cuidando dos animais, não jogando lixo em rios, preservando as árvores, é só assim que vamos conseguir SALVAR o planeta!

(Sabrina, 32,8*A)

Strickerr disse...

O Aquecimento Global vem almentando muito , cada vez mais quente e mais devastações por sua causa , temos que se consientizar e fazer alguma coisa para melhorar isso , pessoas estão exagerando no consumo de agua, eletricidade , fabricas estão destruindo com a camada de ozônio , então nao podemos ficar parado , temos que cada um fazer a sua parte para contribuir com o meio-ambiente.
Gostei muito desse tema Conceição.
Parabens pelo Blog!

Strickerr disse...

O Aquecimento Global vem almentando muito , cada vez mais quente e mais devastações por sua causa , temos que se consientizar e fazer alguma coisa para melhorar isso , pessoas estão exagerando no consumo de agua, eletricidade , fabricas estão destruindo com a camada de ozônio , então nao podemos ficar parado , temos que cada um fazer a sua parte para contribuir com o meio-ambiente.
Gostei muito desse tema Conceição.
Parabens pelo Blog!

Bruno Colzani Nº07 (8ºA)

Anônimo disse...

O Aquecimento Global, está gerando uma grande polêmica e assustando a todos por causa da rapidez em que essas mudanças climáticas estão acontecendo.
Todos nós temos que nos conscientizar e tentar reverter essa situação o mais rápido possível..se hoje ja estamos preocupados,imaginem daqui a alguns anos!!
Os países mais desenvolvidos,tambem deveriam ter essa consciencia e cumprir as propostas feitas nos tratados,ja que as industrias tem grande papel nas cusas desse problema.
Parabéns pelo blog,aodrei os temas!!
(Eduarda nº11 8ªA)

Anônimo disse...

O fato que o planeta está cada dia mais quente é verdade e que podemos combater também. Mas uma pessoa sozinha não vai mudar nada, é preciso que todos ajudem.
"Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional". Mesmo que relatem, é bem provável que nada seja feito. Nós culpamos as autoridades, mas não colaboramos.
Eu faço o que posso e os outros também deveriam fazer. Não basta falar, é preciso agir.

(Alexandra - nº1 - 8ª A)

Unknown disse...

É incível como tudo está interligado em relação ao aquecimento global. Qualquer ação sem descúido pode contribuír para o aquecimento global, a situação está, agora, muito mais delicada. O número de desertos e de queimadas naturais está aumentando, de acordo com o texto esenão nos mexermos a situação vai ficar ainda mais difícil de se converter e o Planeta Terra irá se transformar num caos, num verdadeiro inferno, onde o diabo, o "rei", será a humanidade. Porém a controversas, como outras teorias que dizem que teríamos uma segunda era do gelo. estou indignado, pois o homem está se matando e o máximo que ele pode fazer é uma conferenciasinha onde quase nada se cumpre??? Isso está e-r-r-a-d-o. E ainda por cima a próxima conferência será daqui a 50 anos... Bem que eu queria acelerar o tempo para ser adulto e poder participar dessas conferências. Poder montar um ONG que mude a Terra e seus habitantes para melhor... Mas isso não é possível e o que eu posso fazer é ficar sentado e ver o mundo se acabar.
Muito legal o seu site. Ele me fez abrir os olhos para o que realmente está acontecendo. Beijos...
(André, 8ªA, nº5)

Anônimo disse...

Adorei o tema, muito interessante!
Realmente é incrível como tudo o que fazemos está ligado ao meio ambiente, então temos que tomar cuidado com tudo o que fazemos para acabar não agredindo, ou trazendo algo que possa modificar o meio ambiente, porque precisamos dele pra viver!
Beijos, adorei essa postagem!
Victoria Pezzini 8ªA

Anônimo disse...

MARIÁ - 8A

Achei muito interessante a postagem sobre os acordos para solucionar o aquecimento global, não sabia que haviam tantos! O mais conhecido é o Protocolo de Kyoto que, mesmo assim, ainda não conseguiu resultados muito promissores. Acho que devemos nos conscientizar e tentar mudar essa situação, ou as consequencias irão cair sobre nós. Gostei das explicações sobre desmatamento, queimadas, calotas polares e outros, achei muito esclarescedor.

Anônimo disse...

O Aquecimento global vem aumentando a cada dia mais, e trazendo polêmica à todos, sempre há notícias na tv, sobre tsunamis, terremotos, furacões, tornados, mudanças climáticas.. e muito mais!! E o culpado disso tudo, é o próprio homem, com a emissão de gases para a atmosfera, poluição, desmatamento, queimadas..
Por isso, todos tem que se conscientizar, e agir o mais rápido possível!! Eu ajudo com a minha parte, mas o mundo depende de todos..
(Maria Eduarda nº22 8ªA)

Anônimo disse...

Aquecimento Global é um assunto muito falado e que exige muita atenção , pois esse problema é grave e com o aquecimento global , há um super aquecimento do planeta , os icebergs derreterão aumentando o nível do mar , os seres vivos irão morrer pelo calor ... dentre outros problemas.
O homem tem um pouco de culpa sim , porque há coisas que podemos fazer , como : andar mais a pé ou de bicicleta ... são coisas simples mas que fariam grandes diferenças.
Gostei muito desse tema Conceição , é um assunto interessante e muito bom de se aprender e ensinar a outras pessoas !
Vou me aprofundar nesse assunto , fazendo mais pesquisas pois o assunto é do nosso interesse !

(Ana Carolina Carvalho Baptista - nº3 - 8ª série / 9ºano A)

Anônimo disse...

Aquecimento global é um problema que afeta toda a sociedade,sendo que ninguem procura a solução, só é mostrado em todo o local e meios de comunicação que o problema ocorre
por nossa culpa com as queimadas, poluição dos mares e ar.
Apartir desses texto percebi meus erros e agora sei em que mudar.
ta muito bom conceição parabéns.
(rodrigo nº30 8ª série A)

Anônimo disse...

O Aquecimento Global é um assunto de extrema importância. Ele tem aumentado cada vez mais, e com ele, suas consequencias, tais como, mudanças drásticas na temperatura, derretimento das calotas polares (ocasionando o aumento do nível do mar), fenômenos naturais como furações, ciclones etc.
E tudo isso, é causado pelo homem. O homem está matando o próprio lar. Diversos tratados já foram feitos para tentar reduzir a emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Alguns trouxeram melhoras, mas para realmente reverter esta situação lamentável, todos devem agir.
Não adianta o presidente do Brasil assinar um documento dizendo que o Brasil assume o compromisso de diminuir os gases poluentes, se o povo brasileiro não o faz.
Então, para salvar o planeta, todos devem fazer sua parte!

-Amei o blog Conceição! Uma ótima fonte de pesquisas! Parabéns!

(Dora Carolina 8ª série A, nº 10)

Anônimo disse...

O Aquecimento Global esta afetando todo mundo. Nos temos que tomar providencias para que esse acontecimento não venha afetar economias de paises, pois cidades irão desaparecer com o derretimento das calótas polares.
Ceiça ta muito bom seu blog
Parabens!!!

(Rômulo 8ª série A)

Anônimo disse...

O aquecimento global afeta muitas coisas, a economia, a extinção de espécies e o desaparecimento de algumas cidades, Conceição seu bloge esta muito bom, parabéns.

(henrique veber 8ª A)

Anônimo disse...

Gostei muito deste tema pois o aquecimento global ultimamente tem estado em todos os jornais mais ninguem explica o que ele exatamente é.
Falam que a culpa é das grandes industrias e de empresas famosas no mercado, mas ninguem olha para si mesmo.
A maior parte da poluição em nossos rios e na atmosféra é causada por pequenas coisas feitas por cada um que somadas acabam dando muito.
Enfim, estamos nos matando.

Alisson (02) 8ª A

Anônimo disse...

Aquecimento global hoje em dia é um assunto muito polêmico, pois estamos falando da relação do homem com a natureza, são as atitudes do ser humano que estão prejudicando, o nosso meio ambiente, provocando enchentes, inundações, furacões e outras catástrofes naturais em consequência das queimadas, desmatamentos, poluição. Todas essas mudanças trazem grandes prejuizos a nossa sociedades. O homem precisa se concientizar para salvar a vida do Planeta.
Gabriel Reis - 8ºA

Anônimo disse...

O que podemos escrever sobre as alterações em nosso Planeta?
As alterações do nosso Planeta estão ficando cada vez mais visíveis. As geleiras estão derretendo, as chuvas ficando mais ácidas, desertos estão aumentando, enchentes e terremotos... Tudo de uma vez! Para mim, não há muito o que fazer, pois a situação já está bem grave. Mas eu diria que se todos os países fizessem parte do tratado, já faria uma GRANDE diferença.
As consequencias sempre são as mesmas, mortes, prejuízo... Se o nível do mar aumentar, algumas cidades litorânes não existirão mais! Se as queimadas continuarem, nosso oxigênio irá sumir, e o CO² irá subir... Nada vai mudar enquanto ficarmos parados falando.

PS: Seu blog está ótimo Conceição! Beijos,
Yasmim Benevides nº 35 - 8ª A

Anônimo disse...

O aquecimento global vem sendo comentado por todos os cientistas do mundo há bastante tempo. Ja tiveram várias datas previstas para o fim do mundo através de caledários e etc...Estamos em 2010 e o mundo não acabou, mas ele está indo por esse caminho, que só cabe a nós decidirmos, vários protóclos ja foram organizados, e nenhum deles deram um resultado concreto. Emissão de gazes poluentes, desflorestamento, poluição, o conssumismo, queimadas e furacões são grandes exemplos das causas do aquecimento global. E tudo isso está gerando: derretimento das calotas polares (que em consequência aumenta o nível do oceano, diminuição de água doce e chuva ácidas) aumento da temperatura (aumentando os raios ultra violetas e destruindo a camada de ozônio). Enfim, o planeta Terra está sofrendo muitas alterações, e se a população não se tocar antes, concerteza será tarde demais. Podemos evitar isso com atitudes praticas do nosso dia dia, reciclando, usando transportes coletivos, educação ambiental, participando de projetos ambientais, se cada um fizer a sua parte, perceberemos uma grande diferença nessa situação. E além disso, outro problema gravíssimo, é o disperdício de água. A população é muito grande para a quantidade de água que temso no planeta Terra, ela não está bem dividida, alguns países sentem sua falta, e outros a diperdiçam, então essa é um outro problema que temos que nos conscientizarmos. Conceição, esse tema além de ser interessante, é um tema que precisa ser resolvido, as dinamicas que estamos fazendo, como o mapa conceitual, e as pequisas me ajudaram muito a interagir com esse capitúlo!

(Marianna Siqueira de Oliveira nº:26 8ªA)

Anônimo disse...

Se o aquecimento global está acontecendo, isso é culpa exclusivamente do homem. E parece que isso vai continuar tendo por muito tempo, pois nenhum país toma uma medida séria. Esta última conferência de copenhague foi um fracasso, pois eu via que a televisão falava muito disso esperando que depois da conferência as coisas iriam mudar para muito melhor. Mas toda a espectativa gerada em torno disso foi em vão.
Sobre as consequencias é lamentavel é saber que tudo isso esta acontecendo. Fico me perguntando quando eu tiver uns 50 anos, como a Terra vai ser. Itajaí esta em sério risco, pois com o derretimento de gelo nas calotas polares, aumenta o nível do mar, podendo Itajaí ficar de baixo da água. Critico a postura do Brasil sobre a Amazonia, pois ela é um dos maiores se não o maior bem que o Brasil tem. Mas, infelizmente estão desmatando cada vez mais.
Então achei muito interessante este blog, porque isto faz com que o aluno se interesse pelo assunto.
David Martins nº9 - 8ªA

Anônimo disse...

Primeiramente queria dizer que eu adorei o seu blog!!
Acho que além de todas as consequêcias do aquecimento global, furacões, falta de água, derretimento de calotas polares, uma das coisas que pode gerar é o aumento da violência, como no Haiti, as pessoas que perderam tudo com o terremoto, desesperadas tentam adquirir um pouco do que perderam , como os saques.
A situação tende a piorar cada vez mais, temos que agir rápido!
Fernanda Teixeira nº 13 - 8ª A

Anônimo disse...

O aquecimento global se intensificou com a revolução industrial, por volta da metade do século XVIII, e depois deste período a emissão de CO2 aumentou, e a poluição também.
Hoje estão sendo feitos vários protocolos para diminuir a emissão de gases poluentes, porém alguns países não concordam com o tratado e não agem como previsto. Os EUA aderiram, mas não ratificaram o protocolo de Kyoto, promulgado em 1997. Países como Austrália e Canadá não aderiram ao protocolo e a Rússia somente assinou o acordo após descobrir que com a adesão, eles poderiam usá-la como moeda de troca. Os motivos principais questionados por países que não aderiram ao protocolo é que, pelo documento, apenas os países mais ricos e industrializados seriam obrigados a reduzir as emissões, enquanto que países em estão em desenvolvimento não teriam nenhuma obrigação.
O Brasil assinou o protocolo, porém não tem muitos deveres no acordo, só sai ganhando com esse protocolo, pois qualquer projeto elaborado aqui com a finalidade de diminuir o efeito estufa pode se transformar em crédito de carbono. Se por acaso algum país rico não conseguir ou tiver dificuldade de atingir a meta, ele poderá comprar esse crédito do Brasil.
Ano passado (2009), houve o COP-15, que foi uma “reunião”, para mostrar as intenções do protocolo de Copenhague, que foi baseado nas ideias do protocolo de Kyoto. Como o protocolo tem data para expirar (2012) há países que assinaram o termoe já estão se preocupando com os termos do seu substituto, pois afeta de certa forma, as indústrias que tendem a crescer. O protocolo nem de longe é o melhor que os países podem fazer para diminuir a concentração de gases do efeito estufa presente na atmosfera.
Porém há algumas perguntas que tem que ser respondidas como: será que os países que assinaram o termo vão conseguir chegar a um consenso? Será que os países desenvolvidos e/ou que estão em desenvolvimento vão conseguir reduzir suas emissões?
Existem algumas atitudes que podem ajudar a “salvar” o planeta.
(Jean, nº:17- 8ª série A)

Anônimo disse...

Conceição ai vai as respostas das perguntas
1- acho que são muitas as mudanças que estam ocorrendo no nosso planeta.Por exemplo,no Brasil, a temperatura subiu muito ( esse foi um dos mais verões mais quentes). Depois tambem podemos citar os constantes tornados que nossa região vem encarando. O Brasil nunca foi de ter tornados, mas nos ultimos anos as regiões sul e sudeste veem sendo castigados. Fora as constantes chuvas que vemos em São Paulo, causando alagamentos e muitos prejuízos. Em escala mundial podemos citar o derretimento das calotas polares.
2-As causas são, principalmente o aquecimento global, aumento de temperaturas e maior indice de chuva.
3-Mudanças climaticas, aumento do nivel do mar ( que engolirá boa parte das cidades litoraneas), e etc.
4-Podemos ajudar, evtando ao maximo andar de carro ( a nao ser para distancias maiores), andar de onibus ou a pé, essas sao algumas coisas que podemos fazer para diminuir a emissao de gas carbonico :)

Anônimo disse...

Gostei muito desse tema Conceição, pois o aquecimento global é um assunto muito importante para o homem refletir. A cada dia as evidencias desse fenomeno tem aumentado.É realmente algo que temos que dar importancia, pois se contrario, pode e vai acontecer mais prejuisos e tragédias para o nosso planeta.. Adorei a postagem!
Beijos,Evelyn Cunha-8ªsérie C

Daniela disse...

Professora Conceição:
É um tema muito cheio de arestas. É só observar que em todos os encontros de especialistas por esse mundo afora nunca existiu um consenso a respeito. Que existe um aumento na temperatura média do planeta, isso existe e é inegável.O aquecimento global é uma hipótese de que o aumento da temperatura da atmosfera é a conseqüência do aumento da emissão de gases estufa, principalmente o CO2, pelas atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis como carvão e derivados de petróleo, etc. O aumento da emissão desses gases aumenta também a capacidade da atmosfera de aprisionar calor. Essa capacidade é conhecida como Efeito Estufa. O Planeta Terra está sofrendo diariamente com as intervenções causadas pela ações antrópicas (ações provocadas pelo homem). As reações que presenciamos nos últimos anos, meses e dias, nos mostram que a natureza responde de maneira drástica. Para evitarmos muitas tragédias é necessário que mudemos nosso estilo de vida, nossa economia e nossas instituições. A parte mais importante consiste em construir uma sociedade que nos permita satisfazer as necessidades do povo sem destruir o sistema que nos sustenta e sem acabar com nossas reservas naturais.
Como posso ajudar?
•Economizando água.
•Sendo um consumidor consciente.
•Não desperdiçando energia.
•Não jogando lixo nas ruas, parques e praias
•Reciclando.
•Participando de projetos ambientais.
•Transmitindo para outras pessoas a importância da preservação ambiental.
Daniela Diniz 9ºano C

Anônimo disse...

1-Que eles não são causados só pela natureza mas sim pelo homem e se continuarmos assim teremos problemas no futuro próximo.
2-Principalmente a emissão do gás carbonico pelos carros e pelas indústrias.
3-Desde o derretimento das calotas polares ate alagamento das cidades litoranias.
4-Usar menos o carro,usar transportes publicos andar mais.

Anônimo disse...

Conceição um dos comentarios sem nome era meu, nao tinha visto que não tinha colocado nome.
Ai vai de novo meu comentário, mais completo

1- acho que são muitas as mudanças que estam ocorrendo no nosso planeta.Por exemplo,no Brasil, a temperatura subiu muito ( esse foi um dos mais verões mais quentes). Depois tambem podemos citar os constantes tornados que nossa região vem encarando. O Brasil nunca foi de ter tornados, mas nos ultimos anos as regiões sul e sudeste veem sendo castigados. Fora as constantes chuvas que vemos em São Paulo, causando alagamentos e muitos prejuízos. Em escala mundial podemos citar o derretimento das calotas polares, ou os constantes desastres ecologicos que vem havendo.
2-As causas são, principalmente o aquecimento global, aumento de temperaturas e maior indice de chuva,( causando mais alagamentos, enchentes e muito sofrimento como vimos no Rio de Janeiro por exemplo).
3-Mudanças climaticas, aumento do nivel do mar ( que engolirá boa parte das cidades litoraneas, e como uma grande parte da população mundial esta no litoral dos continentes, haveria uma grande migração para as areas do interior, fora que, como comentamos em sala, haveria escassez de alimentos, pois grande parte da produção de alimentos tambem estão nos litorais).
4-Podemos ajudar, evitando ao maximo andar de carro ( a nao ser para distancias maiores), andar de onibus ou a pé, essas sao algumas coisas que podemos fazer para diminuir a emissao de gás carbonico, assim como reciclar lixo e poupar agua e energia
Izabella Marques Borges n 15 9 C

Anônimo disse...

Oi Professora, estou aqui respondendo as perguntas dessa postagem, como você havia pedido em sala...

1. Podemos dizer, sem questionar, que a Terra está cada vez mais quente e isso é um grave problema que está afetando o planeta inteiro e irá afetar cada vez mais se não tomarmos providências. O aquecimento global é o aumento da temperatura na Terra (principalmente nos Oceanos), que causa grandes desastres ambientais (tais ditos, nas próximas respostas). Países do mundo inteiro se reuniram diversas vezes para debater e solucionar, mas nunca foi tomada uma decisão concreta, pois alguns como Estados Unidos, Rússia, China, União Européia sempre estavam desviando os acordos e submetendo a não aceitar.

2. A causa de todo esse processo é o grande uso de combustíveis fósseis. Estes combustíveis, cujo são utilizados milhares de vezes todos os dias, geram gases com uma substância chamada CO² que se acumulam em volta do planeta. Na hora em que é emitida radiação solar, os gases agem, deixando os raios solares cada vez mais fortes e a radiação refletida de volta cada vez menor. Além de tudo isso ainda tem as queimadas, as toneladas de lixo, o desperdício de energia... Tudo contribui para o aquecimento do planeta e o efeito estufa.

3. As consequências são graves. Esse calor insuportável e, talvez, prejudicial à saúde humana é o menor problema entre eles. Calotas polares derretidas, além de devastar o habitat natural de alguns animais (pinguins, ursos, lobos, baleias...) geram o aumento do nível do mar resultando – mais tarde – em perdas de cidades litorâneas. Entre eles, o município de Itajaí. Também não posso deixar de citar alguns mares se secando (entre eles o Mar Morto) e mares que já se secaram (entre eles o Mar de Aral).

4. Creio que atualmente apenas países inteiros podem salvar nosso planeta, mas como várias pessoas estão fazendo sua parte como pode também farei a minha. Irei jogar lixo no lixeiro, economizarei água, evitarei usar o carro, enfim, tentarei poluir cada vez menos!

Victor 9ºC

Luciane e Débora Nicoluzzi disse...

1-Que eles não são causados só pela natureza mas sim pelo homem e se continuarmos assim teremos problemas no futuro próximo.
2-Principalmente a emissão do gás carbonico pelos carros e pelas indústrias.
3-Desde o derretimento das calotas polares ate alagamento das cidades litoranias.
4-Usar menos o carro,usar transportes publicos andar mais.
Ricardo n:34 9anoC(reeviando com nome)

Anônimo disse...

1- As alterações causadas no meio ambiente, estão sendo catastroficas. Alguns exemplos são enchentes, tsunames, tornados, entre outros.
2- A principal causa é o aquecimento global, que faz com que os raios solares atinjam o planeta e fiquem penetrados na Terra.
3- As consequencias são o calor intenso, a s trajedias a todo o momento, as chuvas fortes que vem arrasando muitas cidades, e tremores que vem acabando om paises.
4- Não usando tanto os automóveis, e consientizando o máximo de pessoas possivel, afinal, não será uma pessoa que mudará o mundo, e sim todas elas.

Rafaela Streit nº 31 - 9ºC

Anônimo disse...

1-Essas alterações são muito prejudiciais para o nosso Planeta, gerações futuras, irão sofrer muito com o Aquecimento global. Um exemplo disso é o derretimento das calotas polares, que ao decorrer dos anos, vai subindo cada vez mais o nível do mar, invadindo costas litorâneas do mundo todo.

2-A poluição, as queimadas, emissões de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis

3-Efeito estufa, derretimento das calotas polares, crescimento e surgimento de desertos entre outros...

4-Não poluir, economizar água, usar transportes públicos para evitar a emissões de gases que poluem tanto nossa atmosfera.

É isso ai Prof muito legal seu post, me deixou bem alertado com o que esta acontecendo com nosso planeta.

(Nícolas - 9º Ano C)

Anônimo disse...

Oi!!!
- Eles não são causados só pela natureza mas sim pelo ação humana e se nós não começarmos a fazermos o certo, vai começar a ter maiores prejuizos.Um exemplo disso é
2-A emissão do gás carbonico pelos carros e pelas indústrias, Combustiveis fosseis.
3- As consequencias maiores são o calor muito grande, as trajedias a todo o momento, as chuvas fortes que causam enchentes, e terremotos que vem acabando com muitas vidas e muitos lugares.
4-Usar menos carros e motos,usar transportes publicos como: ônibus, trem, metrô... Ou até mesmo quando for perto, andar a pé...

Bjs, Gabriela Santos 9 C

Anônimo disse...

Professora Conceição;

Eu adorei a postagem e abaixo respondo essas três perguntas super importantes:

1. As causas desses desastres são:
* Os desmatamentos;
* As queimadas;
* O lixo em excesso nas ruas
* As indústrias que não filtram o material que é jogado na natureza, como resinas e materiais tóxicos;
* O desperdício de água;
* Os gases emitidos pelos veículos e indústrias.

2. Se a situação continuar assim, vamos sofrer muitas conseqüências, tais como:
* O derretimento das calotas polares, e com isso o aumento do nível do mar, podendo alagar muitas cidades litorâneas;
* O aumento da temperatura em todo o planeta;
* A extinção de muitas espécies de animais;
* A inapropriação de rios;
* A irregularidade do ecossistema.

3. É com pequenas ações que começamos a mudar o que está muito errado, então todos devemos começar em casa, economizando água, com banhos mais rápidos e fechando a torneira quando escovamos o dente, economizando energia, desligando a luz quando não precisamos usá-la e usando materiais ecológicos.

Como podemos perceber, todas essas coisas ruins que citei na questão nº1 são feitas pelas mãos do homem. Ele é o culpado de tudo, e é ele que agora tem que corrigir.

Mariana Sedrez nº25 9°C

Anônimo disse...

1-As auterações em nosso planeta vem sendo cada vez mais intesa.Um bom exemplo é o derretimento das colotas polares.
2-As causas vem desde um homen jogar um papel de bala no chão,parece pouco mais imagine se mil pessoas jogasem um papel de bala por dia nas ruas,mares e rios.Isso depois iria para os bueiros e iria intupir tudo causando uma enxente.E as causas maiores é a poluição industrial.
3-As consequencias em nosso municipio já foi uma vez os bueiros intupidos causando enchentes.Tsunamis,terremotos,maremotos.E o famoso Aquecimento global causado pela puluição industrial.
4-Vou primeiramente jogar o lixo no seu devido lugar , o lixo.Comessar a utilizar produtos certificados que quando é retirado algo dá natureza é replantado,como por exemplo uma árvore.
Uma frase que é de minha autoria:
'Aos poucos matamos o mundo,e agora ele está nos matando'
Essa é uma frase muito boa para repensar suas atitudes diarias.
O Post ficou muito bom Conceição,parabens pelo seu sucesso com o blog,Abraços ;*
Juliana Paula Meirinho 9°C

Anônimo disse...

1 _ As alterações em nosso planeta estão acontecendo muito rapidamente. Por exemplo, o degelo das calotas polares esta acontecendo muito mais rápido do que todos esperavam. Outro exemplo é o próprio Brasil, com as chuvas fortes que vem dando por causa do aquecimento global, nós temos muitas enchentes, e se não fizermos alguma coisa urgente as coisas só vão piorar.
2_ As causas são o aquecimento global, o efeito estufa, que são causados pelo emissão de muitos gases poluentes, entre eles o gás carbônico.
3_ As principais concequencias serão muitas chuvas, causando muitas enchentes, o aumento da temperatura causando o degelo das calotas polares, entre outros.
4_ Nós podemos andar menos de carro ou fazer carros menos poluentes para a atmosfera, reciclar o lixo, etc. essas são algumas maneiras de ajudar o nosso planeta.
Gustavo 9ºC

Anônimo disse...

1- Que essas alterações do Planeta estão ficando cada vez mais presentes, isso prejudica a vida na Terra pois as catastrofes que estão acontecendo, a cada dia vao aumentar e acontecer mais.Quanto mais derreter as calotas polares, mais o mar irá subir, e um dia ele vai tomar com cidades(litoraneas) inteiras.

2- Poluição, Derretimento das calotas polares, fazendo assim cidades litoraneas ficarem alagadas, emissão de gases poluentes, queima de combustiveis fosseis...

3- O aumento do nivel do mar. furações, tufões mais constantes. surgimento de desertos. temperaturas extremas, muito frio ou muito quente.

4- Podemos usar menos o carro, andar mais apé, bicicleta, para evitar emissoes de gases que poluem o meio ambiente. economizar água, evitar jogar o lixo no chão.

(Gabriela Lacerda, 10 - 9c)

Anônimo disse...

1- em nosso planeta uma das principais diferenças que podemos perceber é o derretimento de calotas polares e desmatamento
2-as causas podem ser de varios lugares, inclusive açoes que fazemos todos os dias, como a poluiçao de carros, jogar lixo na rua,entre outros
3-as pprincipais consequencias sao o aquecimento global, derretimento de calotas polares, extinçao de especies, entre outros
4-para ajudar o planeta, podemos começar com coisas pequenas como: pegar carona para emitir menos gases, nao jogar lixo no chao, cuidar da natureza, entre outros
morgana aqui
9C

Anônimo disse...

1-As alterações do planeta estão mais evidentes ao longo dos anos. O derretimento de calotas polares, o efeito estufa, alterações climáticas, enchentes, tsunamis, são um exemplo concreto de que o planeta esta mudando.
2-Existem várias causas. As indústrias lançam gases tóxicos e poluentes na atmosfera, o que vai acentuando o efeito estufa. A população não tem cuidado com a natureza, desperdiçam água, poluem rios, mares, devastam florestas, etc.
3-No mundo, as alterações climáticas, os derretimento das calotas polares, o efeito estufa, as enchentes, tsunamis, maremotos, estão evidentes. No nosso município já vivenciamos uma catástrofe em novembro de 2008. Os bueiros entupidos e o excesso de chuva, causados pela poluição e a alteração climática, causaram a enchente que deixaram mortos e destruíram muitas casas.
4-Conscientizar a população que se não cuidarmos de nosso planeta agora, vamos nos prejudicar no futuro, com as catástrofes que provavelmente irão acontecer.
Cuidar do planeta inclui o uso correto da água, não poluir os rios e mares, acabar com o desmatamento das florestas e com os gases tóxicos que as empresas lançam.

Clara Custódio 9ºC

Anônimo disse...

1- Essas alteraçoões são os frutos do que as pessoas plantaram, ou seja, as pessoas estão sofrendo pelos seus próprios atos, como as enchentes, que estão ocorrendo e muito nois dia atuais. E se as pessoas não se conscientizarem, parte de mundo deixará de existir.
2- Uma das principais causas do aquecimento global é o efeito estufa, que ocorre pelo excesso de poluentes enviados a atmosfera terrestre, esses poluentes, praticamente são todos produzidos pelo homem, como por exemplo os gases que emanam de veículos, queimadas, os que são produzidos por toda a industria entre outros, porém tem também os desmatamentos, entre outros.
3- Se as pessoas continuarem a causar isto ao planeta, o aumento do efeito estufa aparecerá, o derretimento das calotas polares causarão o aumento do nível do mar, deixando países submersos, o aquecimento global, causará grandes modificações no clima, e consequentimente em todo o tipo de vida em nosso planeta. Muitas especies deixaram de existir, o padrão de chuva e seca também vão mudar completamente.
4- As principais medidas que devemos tomar são: diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera como o gás carbônico, diminuir o desmatamento, diminuir o uso de automóveis, trocarem de lâmpadas, pois assim deixará de gerar 400 quilos de dióxido de carbono anualmente, deixar o carro na garagem, reciclar, pressão dos pneus, consuma menos água quente, pois ela consume muita energia, instale chuveiros de baixa pressão e verão, troque as sacolas plásticas e as embalagens por produtos renováveis, utilize menos ar condicionado, não corte e queime as arvores, desligue os aparelhos eletrônicos ligados se não estiver utilizando-os e por último converta-se para o lado verde da vida e lute junto com a natureza para dar uma vida melhor aos seus filhos e futuros netos. Para melhorar o mundo todos temos que tomar consciência do problema e cada um começarem a atuar na resolução do problema.

Arthur Rufino 9ºano C Nº2

Anônimo disse...

o aquecimento global està sendo um grande problema para o nosso planeta temos que ajuda-lo.não è so por que moramos nele que possamos fazer o que quiser com ele.sos o planeta pede ajuda.

Anônimo disse...

Giovannna Perciavalle, n°12, 9°B
1- Isso quer dizer que somos seres independentes, precisamos uns dos outros e também da natureza. Todos os seres vivos fazem parte de um ciclo, como por exemplo os animais: eles precisam um dos outros para não morrem, isso por causa da cadeia alimentar. Nós humanos, por exemplo, precisamos da chuva (um fenômeno natural) para que possamos cultivar o nosso alimento e sobreviver. E se nossas ações no mundo forem erradas, isso vai afetar enventualmente a todos, por que um precisa do outro.
2- Recursos naturais são coisas que utilizamos da natureza para nossa vida. Os seres humanos são seres consumistas e isso causa problemas na natureza. Elas nós proporciona o necessario, mas sempre queremos mais para o nosso bem, e assim causamos grandes problemas, como a extinção de animais, a escassez de água, a falta de petróleo que teremos futuramente, etc. Isso por causa da exploração do petróleo, água, fauna, vegetação e muitos outros recursos.
3- Como disse na resposta anterior, os humanos são seres consumistas, sempre querem mais e mais, e nunca será suficiente. Além de precisarmos dos recursos naturais, usamos para coisas não tão úteis e isto causa a falta destes recursos. Outras pessoas usam estes para o bem estado financeiro, como a venda do petróleo, de animais silvestres (o que é proibido), desmatamento e mineiros.
4- Do jeito que usamos os recursos que a natureza nos oferece as consequências não serão/são as melhores. Abusamos e maltratamos, e como o proprio ditado diz, você colhe o que planta. Não somente o uso em excesso dos recursos, mas também a poluição causa varios problemas que teremos que conviver, como por exemplo o derretimento das calotas polares. Talvez nos dias de hoje não seja algo tão grande, mas em poucos anos cidades litorâneas poderão ser desvastadas. O desmatamento, as queimadas, furacões são outros problemas que criamos e teremos que enfrentar, mas mesmo assim o resultado será péssimo, com morte, destruições etc. Temos que nos conscientizar que precisamos mudar as nossas atitudes, por que o que fazemos hoje afetará no futuro das nossas familias e amigos. E sim, uma pequena mudança de comportamento sua em relção ao meio ambiente mudara muito. Economize, por que um dia tudo isso certamente irá acabar.

Anônimo disse...

1- A natureza é um todo, é o planeta Terra, é a onde moramos! De tal forma que, todos dependemos de todos, formamos um ciclo. Desde uma planta, que precisa do sol para sobreviver, e irá alimentar um animal, que certamente alimentará outro, que nos alimentará! Por isso, uma mudança nesse sistema causaria grande impacto sobre todos, gerando problemas, como a extinção de espécies. Sendo assim, precisamos uns dos outros para sobreviver.
2- Recursos naturais são elementos da natureza na qual utilizamos para sobrevivência, satisfação e etc. Podem ser renováveis, como animais e vegetação, ou não-renováveis, como o petróleo. Também há os inesgotáveis, como o sol. Exemplos de recursos naturais com grande escala de exploração são o petróleo, gás natural e as matas.
3- Principalmente, as indústrias. Elas exploram cada vez mais tais recursos, usando como matéria prima dos seus produtos, poucas usufruindo de sistemas ecológicos e renováveis, e eliminando muitos resíduos tóxicos. A intensa urbanização também amplia os problemas, poluição, grande quantidade de veículos (que utilizam muito dos recursos), torna a situação grave com a descarga absurda de gases poluentes.
4- O aquecimento global trás diversas consequências. Com o aumento da temperatura, seres vivos seriam extintos, regiões litorâneas desapareceriam, e aos poucos todos nós também, pois nosso ciclo de vida seria gravemente afetado, e não teríamos mais recursos para sobreviver. Enchentes, tornados, furacões, todos essas catástrofes acontecendo repetidamente, cada vez mais.

Laís - 9ºB - nº17

Anônimo disse...

Oi Conceição, aqui estão as respostas para as quetões:
1-Nós somos um grupo, todos dependem de todos. Um exemplo disso é a cadeia alimentar, pois um necessita do outro para a sobrevivência. A chuva que cai, vai fazer com que uma planta cresça e essa será comida por um animal, que será novamente devorado por outro de maior porte. Esse ciclo chegando ao fim, o último bicho servirá de adubo para a próxima flor florescer.
2-Recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o homem, com o objetivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Exemplos disso são a exploração de minérios, da agricultura e a de pecuária.
3-A principal causa é o aumento significativo do nível populacional, e com isso surgem mais indústrias e as pessoas usam e abusam da natureza.
4-Meio ambiente: as espécies ameaçadas, tanto de plantas quanto de animais perdem os seus habitat; mudanças climáticas, queimadas e desmatamentos para explorar a pecuária e a agricultura; derretimento de geleiras e etc.
Homem: aquecimento climático exagerado, tsumani, furacões, tufões, enchentes.

Laryssa Cabral Denegredo - 9ºB - Nº 18

Natália Vicente disse...

Natália Danna Vicente, número 25 - 9ºB

Oi Conceição!!

1- Todos os seres vivos dependem um dos outros para sua sobrevivência, um grande exemplo disso é a cadeia alimentar que os animais que estão nela precisam um do outro desde o nascimento até a morte.
2- Recursos naturais são elementos da natureza que podem trazer alguma vantagem para os seres humanos, exemplo 1: o petróleo é um recurso natural não-renovável, é muito explorado, pois a partir dele fabricamos as tintas, a gasolina, alguns tecidos, o plástico, etc... exemplo 2: o algodão , para a confecção de roupas, exemplo 3: a madeira das arvores para a fabricação de papéis, móveis e etc...
3- A principal causa para a grande demanda no uso dos recursos naturais é que o ser humano é muito consumista e necessita da natureza para conseguir os bens que precisa para sua vida, e várias vezes utilizamos as coisas em excesso e nunca sabemos onde parar, e muitos homens necessitam dos elementos que a natureza nos dá para ganhar dinheiro e por isso sempre querem mais e mais e nem sempre respeitam as leis para a preservação da natureza, o que acaba, obviamente, prejudicando a natureza.
4- O meio ambiente está acabando e se não soubermos respeitar todas as leis de preservação, vamos acabar sem esses elementos brilhantes que a natureza nos dá e conseqüentemente vamos viver mal, sem recursos como o algodão e o petróleo, coisas que realmente precisamos para o nosso dia a dia vão se acabar, o que vai causar um grande choque em toda a população, a natureza está cada vez mais fraca, e dia após dia ela pede ajuda, do jeito dela, causando impactos naturais, como as enchentes e desabamentos, por mais que não possamos evitar viver sem vários dos elementos que a natureza nos dá, temos que sempre procurar diminuir a quantidade de tudo, e mesmo que em atos simples, já estaremos ajudando o meio ambiente a se reerguer!!

Beijinhos Natália!

Anônimo disse...

Daniel Wippel Lemos / n°7 / 9ºB

1- Esta frase, tem o intuito de dizer que a natureza não tem um só dono ou proprietário, e sim que todos tem que dar o seu cuidado e carinho a ela, pois tudo que temos, devemos a natureza.

2- São recursos tirados da natureza, que nós humanos usufruimos para várias coisas.Ex: Madeira, Carvão Mineral e o Petróleo...

3- A justificativa para tanta retirada dos recursos naturais, é que nós, humanos, dependemos deles para sobreviver, pois como disse anteriormente, tudo que temos é derivado da natureza.

4- O homem, explorando tudo isso sem cuidado e não preservando, vai se arrepender futuramente, pois não haverá muita coisa restando...
Já a natureza, é a que mais sofre com tudo isso, pois não se repõe tão rápido e vai perdendo seus componentes.

Anônimo disse...

(Manuella Heusi- n° 22- 9°B)
Respostas:

1-Essa frase quer dizer que os seres vivos dependem uns dos outros para sobreviver, na natureza tudo está interligado e os seres humanos, os animais, as plantas e os insetos interagem nem que seja da maneira menos perceptível, o que podemos dizer que é o ciclo da vida, todos dependendo de todos.

2-Recursos naturais são elementos que o ser humano retira de natureza para o uso em seu dia a dia.Três exemplos de recursos naturais são: a água, o petróleo e os minérios, que como sabemos são recursos muito usados hoje em dia e que podem acabar se não usarmos com responsabilidade.

3-A principal causa ao meu ver é a industrialização em geral, com a cultura do consumismo tomando conta da população mundial as industrias tem que conseqüentemente produzir mais, tendo que utilizar mais dos recursos naturais gerando talvez no futuro a escassez dos mesmos.

4-Com o mal uso desses recursos a natureza será a primeira a sofrer essas conseqüências, a falta de água potável fará com que milhões de seres vivos morram e isso ira resultar no desequilíbrio do ciclo de vida que pode vir a resultar na extinção das espécies, e sem o petróleo e os minérios as futuras geração terão de desenvolver e descobrir novos recursos que substituam os mesmos para que continuem tendo a vida e as facilidades que temos hoje.

Anônimo disse...

1- Todos têm que proteger a natureza, porque sem ela, não terá madeira, frutas e vegetais, perderemos uma biodiversidade muito grande e causará muitos danos no planeta Terra. Todos têm que cuidar dela, pois a ninguém é dono de uma floresta, todos nós somos.
2- A madeira, algumas frutas e flores, e a água. A madeira é muito importante pois usamos na construção de moradias, usamos para fazer o papel e o lápis e muitas outras coisas. Frutas seriam para os seres vivos comerem e muitos remédios usam flores. A água então nem se discute, pois precisamos dela todo dia, para nossa sobrevivência, lavar coisas, higiene e etc.
3- Muitas coisas estão acabando porque o ser humano não sabe dar valor as coisas que ele tem, só pesam no lucro que isso vai gerar a eles.
4- Com as coisas acabando, já não vai ter muitas florestas nem animais, não haverá recursos para tirar dela e com certeza terá guerras, pois um país vai ter e outro não.
Victor Hugo Graf n:30 8ºB

Anônimo disse...

1- Cada vez mais o planeta esta tento mais presença do aquecimento global e seus consequências, isso prejudica a vida na Terra.Cada vez mais derretera as calotas polares e assim o nível do mar subira e enchendo mais as cidades litorâneas.

2- Como eu disse na questão 1 mais enchendo cada vez mais as cidades litorâneas.

3- O aumento do nivel do mar. tempestades, surgimento de desertos,muito calor ou muito frio.

4- Podemos andar mais, não andar tanto de carro, não jogar lixo no achao.


Victor Hugo Braz n 29 9B

Anônimo disse...

Gabriel Martins Corrêa, número 11, 9º B

1.Todos os seres da natureza tem uma interação entre si. Mesmo os seres mais desenvolvidos podem depender de outros seres, por exemplo, nós, dependemos (principalmente) de plantas e de gado para nosso alimento e para “conter” a liberação de CO2. Por isso, que devemos ter consciência de que se queimarmos um ambiente, os efeitos de maneira direta ou indireta voltarão a nós.
2.São todos os recursos que são extraídos da natureza, entre eles petróleo, o carvão mineral e o corte de madeira.
3.Eles são muito explorados, pois é de fácil acesso e quem extrai, muitas vezes, não tem que se preocupar em repô-los, muitas vezes, infringindo a lei, pois, por exemplo, não se pode desmatar uma área e não repor as árvores derrubadas.
4.O homem ficara sem recursos a serem explorados e por tanto terá que partir para outras opções com os preços não tão viáveis. O meio ambiente pode ter grandes perdas como por exemplo o destruimento do habitat de algumas espécies, podendo causar uma extinção e um “quebra” na cadeia alimentar.

Anônimo disse...

bryan n:5 9B

1-Se você afetar a natureza você estará afetando você mesmo.
2-Recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o homem com o objetivo do desenvolvimento populacional sobrevivencia e conforto da sociedade em geral.Primeiro exemplo é o petroleo para a locomoção de automóveis,segundo exemplo é o carvão mineral para auxiliar na queima do fogo e o terceiro e ultimo exemplo é o gás natural que é utilizado como gás de cozinha para acender o fogo do fogão elétrico.
3-As pricipais utilidades nesses recursos naturais são pelo desenvolvimento populacional sobrevivencia e conforto da sociedade em geral.
4-As principais consequências para o meio ambiente é que esses recursos mesmo eles sendo naturais poluem o meio ambiente com alterações que o homem faz, e as consequêcias para o homem é que um dia eles vão ficar sem esse tipo de recurso e com a poluição, prejudica a saúde da maioria das pessoas.

Anônimo disse...

Elisa, nº 8, 9º ano B. Oi Conceição, essas são as respostas:
Q1) R.: Todos os seres vivos dependem uns dos outros para continuarem vivos no Planeta Terra, pois na natureza, as idéias de ciclo da vida, cadeia alimentar e co-evolução, por exemplo, mostram que ninguém consegue sobreviver sozinho. O ser humano é extremamente social, e sem outro ser de sua espécie ele não consegue se reproduzir. Assim acontece também com a maioria dos animais. A natureza é um conjunto de fatores que estão exatamente interligados, onde cada ser tem aquilo que o outro precisa. O Sol, também é importante porque simplesmente sem ele não existiríamos. Ele mantém todo tipo de vida na Terra, desde os animais até as plantas. Enfim, todos dependem de todos para tudo, o que é um ponto muito relevante se levarmos em consideração o significado da palavra “VIDA” e é por isso que precisamos cuidar muito, para que não esgotemos aquilo que um dia vamos precisar para sobreviver, só porque no momento temos em sobra.
Q2) R.: Recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o Homem, utilizados com o objetivo de crescimento, desenvolvimento, conforto da sociedade e até mesmo, de sobrevivência. Os recursos naturais são divididos em renováveis (como o Sol e o vento), não-renováveis (como petróleo e minérios em geral), ainda contamos com os potencialmente renováveis (como a água, o solo e as árvores). Infelizmente, como o ser humano não sabe usar nada com consciência, muitos recursos estão sendo altamente explorados, os recursos não-renováveis principalmente. Os três recursos com grande escala de exploração são: água (principalmente), árvores (com a destruição das matas, florestas, as árvores estão sendo “raridade” hoje em dia) e até o petróleo, que um dia vai acabar, e serve para ser usado em MUITAS coisas, como estudamos no ano passado.
Q3) R.: Pois como havia comentado, todos os recursos naturais que utilizamos em excesso são extremamente importantes para muitas coisas hoje em dia. O petróleo, por exemplo, é a matéria prima principal para a fabricação de milhares de produtos, e principalmente porque ele pode ser “dividido” dando origem a outros produtos, como a gasolina, por exemplo. A água então, nem se fale. É impossível viver sem água. Ela serve como fonte de energia, abastecimento, serve para usos no dia-a-dia como, tomar banho, escovar os dentes, lavar o carro, fazer comida e etc.. A água é desperdiçada sem dó, pois é extremamente necessária. Outro recurso são as árvores. Das árvores se retira a madeira, e pra que coisa mais usada que madeira hoje em dia? Sem contar o papel, que só para produzi-lo, milhares e milhares de árvore são cortadas. Hoje em dia, também existe muito desmatamento nas florestas e matas por causa da grande expansão das cidades, para construir indústrias que vão poluir ainda mais o ambiente. As árvores também servem de habitat (elas são o habitat natural de muitos animais, que até mesmo, já entraram em extinção, por causa da derrubada de seu “lar”).
Q4) R.: Simples, usando de mais agora, não vai mais ter no futuro, e essa é a discussão hoje. Campanhas, causas, protocolos, são criados para tentar diminuir o uso acelerado de recursos que simplesmente vão acabar. E não podem acabar porque são essenciais para a vida na Terra. Dá pra viver sem água? A resposta é: NÃO, não dá. Mas isso não é levado em conta quando “acidentalmente” esquecemos a torneira ligada, ou “acidentalmente” levamos 40 minutos num banho que poderia ser realizado em 15. As conseqüências tanto para o ser humano quanto para a natureza são as mesmas: morte. Não tem mais discussão, se continuarmos nesse ritmo a vida na Terra não vai existir. Mas falo isso, pulando TODAS as etapas, porque a morte é o estágio final. Antes dela, vêm os motivos dela. Enfim, essas são as consequências dos nossos atos desagradáveis.

Anônimo disse...

Vera 9ºB
1)Essa frase quer dizer que na natureza todos precisam de todos, por exemplo,as formigas precisam de plantas para se alimentarem, planta precisa de água pra sobreviver, e assim continuamente,formando um ciclo. Quando há extinção de algum animal, inseto, plantas...Todos sofrem com a falta de algo.
2)Recursos extraídos por nós vindos da natureza,que pode significar algo no nosso dia a dia, que pode ser utilizado por nós.Exemplos desses recursos são: o petróleo, que serve para confecção de combustíveis para locomoção de automóveis,carvão mineral que serve para ajudar a acender o fogo,gás natural que serve também para acender o fogão elétrico.
3)Pois são de fácil acesso,para facilitar o transporte,e porque um produto natural vale muito mais do que um produto industrializado.Isso pode trazer consequências como desmatamento ilegais e pode causar prejuízos para a impressa e danos ao meio ambiente!
4) As consequencias são o calor intenso, há tragedias o tempo todo, as chuvas fortes vem destruindo muitas cidades, em todo o mundo, os terremotos quem vem causando muitos estragos mundo a fora.

Anônimo disse...

1- Cada ser vivo faz parte da natureza, de um conjunto. E Todos necessitam se ajudar para que possamos viver e ver outras espécies evoluindo, se criando. É como um ciclo, um dependendo do outro.
2-Recursos naturais são elementos da natureza que os homens utilizam para evolução e urbanização das cidades. Com o objetivo de tornar cada vez mais bem desenvolvidas as industrias e os modos de conforto e sobrevivência. Após seu uso, os recursos naturais podem ser renováveis. A fauna e flora, carvão e ferro são exemplos desses indispensáveis recursos.
3-Sem esses recursos, o modo de vida, cotidiano e modernização não seriam os mesmos que estamos acostumados, e talvez nem existiriam. Eles nos dão oportunidade de criar, recriar, construir e mover materiais pesados e complicados. É necessário o uso deles com tanta urgência pois para uma vida saudável e tecnológica, precisamos deles.
4-O grande problema que vem preocupando cientistas, biólogos, pesquisadores e até cidadãos, é o que fazer quando esses recursos se esgotarem devido ao aquecimento global. Seria uma enorme regressão para o planeta. Porém, seu uso excessivo vem causando percas e conseqüências inigualáveis. A exploração faz com que o meio ambiente não seja capaz de continuar a produzir tais recursos. Vem perdendo força.

Mariana Machado, numero 24, nono ano B.

Anônimo disse...

Bruna-9°B-N°02

1- A frase está tentando explicar que no mundo em que vivemos um depende do outro, principalmente o ser humano que não dependem apenas um do outro, mas também da natureza. Muitas das coisas que usamos no dia a dia vêm da natureza, como por exemplo, instrumentos que usamos na escola: o papel, a mesa, cadeira, a borracha... Todos esses objetos são feitos a partir da árvore ou de algum tipo de liquido que nela está. Nessa totalidade vivem muitos seres um dependente do outro, como na cadeia alimentar e que vivem em ambientes diferentes. O urso polar por exemplo, vive no ártico e com o aquecimento global o gelo está derretendo, fazendo com que muitos animais dessa espécie morram e percam o seu habitat, os pássaros e outros animais que vivem em árvores, com o desmatamento, vão acabar sem ter onde morar e assim com outros bichos.

2-Os recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o Homem, com objetivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. O petróleo, o carvão e minerais são recursos naturais com grande escala de exploração.

3-O aumento da população e a principal causa para a grande demanda no uso de recursos naturais.

4-Furacões, tufões, tsunami, perda do habitat natural, extinção de animais etc...

Anônimo disse...

1 - Isso mostra que necessitamos dos recursos do planeta Terra, se não tomarmos providências contra o que está acontecendo hoje (poluição, emissão de gases poluentes, efeito estufa, aquecimento global), muitos recursos naturais vão acabar e nossa sobrevivência pode estar em risco.

2 - Os recursos naturais são elementos que são úteis para os seres humanos sobreviverem. Os recursos naturais mais usados atualmente são a água, o solo e as árvores, cada um sendo usado para atividades diferentes, água: para beber, solo: para plantar e cultivar, e árvores: fabricação de madeira.

3 - A sobrevivência. Sem estes recursos naturais nossa espécie não seria como ela é hoje, já que ela necessita destes recursos.

4 - A escassez de recursos naturais a partir das ações dos seres humanos. Com o uso inadequado destes recursos eles podem acabar, sendo muito prejudicial para os seres humanos.

Vitor Max
9ºB
Nº 32

Anônimo disse...

João Guilherme, número: 16, nono ano B

1) Esta frase está relacionada, com o grande ciclo que acontece na natureza, como por exemplo, o desmatamento, quando se corta uma árvore, não é só ela que morre, e sim outros animais e plantas que estavam relacionados a ela!

2) Recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o Homem, com o objetivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol e do vento e também o petróleo que pode ser útil para a confecção de roupas.
3) Porque os produtos naturais são mais fáceis de obter e além disso, valem mais que os produtos industrializados.
4) Tem várias consequências, tais como, efeito estufa, aquecimento global, derretimento das geleiras e com isso o aumento o nível do mar, extinção das espécies animais e vegetais.

Anônimo disse...

1-Acredito que a frase quer dizer que a natureza depende de todos, não é apenas um a pessoa que irá conseguir fazer isso sozinha.

2-Os recursos naturais são elementos da natureza que ajudam a humanidade e seu desenvolvimento, como por exemplo: vegetação, água e petróleo.

3-A causa das grandes demandas são para se utilizar os recursos naturais que são renováveis (ex.:animais, vegetação e água), já que os recursos não renováveis irão acabar um dia (ex.: petróleo)

4- O AQUECIMENTO GLOBAL trás várias consequências tanto para o meio ambiante tanto para a humanidade, como por exemplo, com ele a temperatura do planeta está subindo, fazendo com que acabe com parte das florestas e assim também boa parte da biodiversidade que existia ali, com as secas os homens não conseguem com que sua plantação renda, ou até mesmo que não tenha água para você e e sua família.

Maria Eduarda Mafra, Nº23, 9º ano B

Anônimo disse...

Gabriel Martins - Nº10 - 9ºB

1- A natureza depende de todos nós, não adianta eu querer salvar as árvores, se o outro ta cortando elas, por isso todos temos que ajudar para salvar a Natureza !

2- Recursos Naturais são elementos da natureza que são úteis para o homem, no processo de de desenvolvimento da civilização, sobrevivência, conforto e em geral. Ex: minério, água e etc.

3- O aumento da população faz com que, sejam poucos recursos naturais !

4- Para o meio ambiente, é um aumento de poluição, para o homem, tem coisa que só é encontrada na zona rural.

Anônimo disse...

Ingrid Rebello n 15 nono ano
Olá Conceição,

1) Na natureza todos dependem de todos. Participam de um ciclo. A coevolução, onde todos se influenciam evolucionariamente. Para que consigam evoluir precisam da influência de outros. Um grande exemplo são os insetos e as plantas. Onde as flores precisam das abelhas para que carreguem seu néctar. Ou os insetos que se alimentam de plantas. Nenhum dos dois conseguiriam se desenvolver ou evoluir se algo acontecesse com o outro.
2) Recursos Naturais são aqueles que são uteis, importantes ou de alguma função na vida humana. Onde o Homem usa recursos naturais.
3) Na nossa vida, cotidiano e dia a dia utilizamos muito da natureza. Usamos e abusamos dos recursos que a natureza nos oferece. Um grande exemplo é água. Tiramos proveito de tudo que nos é dado. Com ela fazemos parte do mundo da agricultura, em empresas, casas, trabalhos. Tudo. Madeira também. Utilizamos ela para o papel, que também utilizamos no nosso dia a dia. Gás natural é um, também. Com ele temos eficiências para todos os tipos de utilidades. A falta desses elementos poderia causar um grande caus.
4) O ser humano tem essa incrível habilidade de se aproveitar de tudo que os é dado. Usam e abusam dos recursos naturais como se fossem infinitos. Esse abuso excessivo pode em um futuro n ão muito distante resultar na falta do mesmo e, como eu já comentei, o ser humano sem esses elementos estariam perdidos, por que utilizamos estes em tudo em nosso cotidiano