domingo, 28 de março de 2010

AQUÍFERO GUARANI


ASSISTA E ELABORE UMA SÍNTESE.

SE TODA ÁGUA DOCE DA TERRA REPRESENTASSE DOIS LITROS, A ÁGUA DOS RIOS,LAGOS E SUBTERRÂNEA,CORRESPONDERIA A MEIA COLHER DE CHÁ, E O TOTAL DE ÁGUA SÓ DOS RIOS A UMA GOTA.

6 comentários:

Matheus J Scharf disse...

Conceição! como já comentei contigo ano passado, fiz um blog pessoal com alguns textos de minha autoria! gostaria de compartilhar com você! e ter sua opinião!

http://mjleia-me.blogspot.com/

gostaria tbm se não for pedir muito, que você seguisse o meu blog! seria uma ótima maneira de divulgá-lo. bjs!

Anônimo disse...

Maria de Lourdes Deglmann -3º B EM

Oi Conceição, estou preocupada com a postagem do blog.
Pelo que me recordo você tinha permitido o comentário do vídeo até quarta às 18 horas. Só que agora não estou achando o tema. E agora eu não acho ele.....

O que é que posso fazer?


Obrigada

Unknown disse...

O aquífero guarani é maior reserva subterrânea de agúa doce do mundo,sendo também um dos maiores m todas as categorias.e 70% deste aquìfero se encontra embaixo do brasil ,mais precisamente na parte centro sudoeste brasileira. o restante está na argentina,paraguai,uruguai.possui um volume de aproximadamente 55 mil km quadrados e profundidade por volta de 1800 metros.este nome foi uma homenagem a tribo guarani.esta vasta reserva poderia sustentar o mundo por pelo menos 200 anos.por uma falta constante de agúa daqui a 20 anos,ele já está sendo muito politizado.muitos países já estâo de olho neste imenso reservatório natural.este aquífero consiste primariamente de sedimentos arenosos depositados por processos fluviais e eólicos durante os períodos triássico e jurássico, há milhoes de anos atrás.lucas leonardo 3b n 16

Anônimo disse...

Resposta 1 : A relação oceano e a atmosfera é bastante importante, porque é com esta relação que o planeta regula o clima, a qualidade do ar que se respira e também tem uma grande importância no aquecimento global.

Reposta 2: Os movimentos dos gases ocorrem da atmosfera para os oceanos, e dos oceanos para a atmosfera. O carbono dissolve-se melhor na água fria, mas como uma das consequências do aquecimento global é o aumento da temperatura o que vai aumentar a temperatura da água e todo este aumento irá reduzir a capacidade dos oceanos de absorver o carbono, o que poderá aumentar o efeito estufa.

Reposta 3: Pelo nosso conhecimento, o ciclo das águas ocorre quando a água do solo evapora, vai formando as nuvens e por consequência ocorre a chuva. Assim esse movimento vai se repetindo e formando o ciclo das águas.

Resposta 4: Segundo o blog :Os oceanos e os seus habitantes serão irreversivelmente afetados pelo impacto do aquecimento global e pelas mudanças climáticas. Os cientistas constatam que o aquecimento global ao subir as temperaturas dos mares, irá elevar os níveis das águas e mudar as correntes oceânicas.


Resposta 5:O aumento da temperatura irá causar impactos na vida marinha. A diminuição de gelo nos polos irá afetar também os habitats de muitas espécies que dependem deste habitat. Este derretimento, como foi referido acima, irá lançar água doce que muda as correntes oceânicas e se as correntes mudarem, os animais que se guiam por elas poderão ficar desorientados e acabarão por dar à costa onde geralmente morrem ou irão ter que mudar as suas rotas e deixam assim outras espécies sem alimento que irão morrer ou então ter de se deslocar até encontrarem alimento.

Resposta 6:Toda a cadeia alimentar será afetada porque o fitoplâncton(que alimenta pequenos crustáceos).Os habitats de muitas espécies serão afetados por causa da diminuição dos gelos nos polos, essas espécies precisam deste habitat para se alimentar e viver. Para terem uma noção, algumas populações de pinguins diminuíram em certas regiões da Antártida por causa do diminuição do habitat. , os animais que se guiam pelas correntes oceânicas poderão ficar desorientados e acabarão por dar à costa onde geralmente morrem ou irão ter que mudar as suas rotas e deixam assim outras espécies sem alimento que irão morrer ou então ter de se deslocar até encontrarem alimento pois elas estão mudando de temperatura.







Síntese
A quantidade de lixo que tem nos oceanos, é impressionante. Principalmente no oceano Pacífico e como relata no vídeo,o lixão do pacifico. Os animais tem que se adaptar a essas condições, eles não tem como escapar disso pois são milhares de plásticos , sujeiras e teve até um caso de uma tartaruga nascer com uma pulseira de plastico no casco.
No lixão do Pacífico , teve dois pesquisadores , procurando evidencias de peixes ingerindo plásticos e as impurezas dos oceanos e como eles mesmo falaram : nós já estamos ingerindo plastico. Isso não ocorre apenas no oceano pacífico, ocorre também em outros locais como ilhas …
A cada dia chega vários e vários caminhões de lixo,as garrafas pet são mandadas para Índia para reciclagem, os matérias orgânicos são queimados e o resto fica para fazer base do lugar.
Temos que nos conscientizar que cada vez mais a quantidade de lixo aumenta, o espaço diminui , e daqui a pouco nosso planeta vai virar um deposito de lixo ! E temos que lutar para que nosso planeta melhore e cada um tem que fazer sua parte .

Ana Carolina Baptista- nº 3
Ana Caroline de Mello - nº4
8ª série A

Anônimo disse...

Dinossauros habitavam a terra quando a bacia do Rio Paraná não passava de um deserto na América do Sul, num período entre 200 a 132 milhões de anos o deserto com a área equivalente aos territórios da Inglaterra, França e Espanha juntos, sofreu uma grande transformação, o mar de areia virou um dos maiores reservatórios de água doce do mundo, o aquifero Guarani.
Um trecho da rodovia Castelo Branco mostra bem o que é o aquifero Guarani, pois quando cortaram o morra para a construção da rodovia acabaram expondo a formação rochosa e se surpreenderam quando não viram água, e sim constataram que o aquifero é formado por uma rocha porosa que asorve água de chuvas, essas rochas são resultado de que anos atrás o deserto foi coberto por lava vulcanica. Essa rocha porosa consequentemente tem grande capacidade de armazenar água.
O aquifero Guarani que abrange grande parte do Brasil e algums regiões do Uruguai, Argentina e Paraguai, por sua extensão e grande capacidade de armazenagem de água ele é a maior reserva de água doce do mundo.
Devido ao aquifero ser formado por rochas porosas, o aquifero é "recarregado" toda vez que chove.
Quanto mais perto do Paraná, mais profundo a reserva é, e a cada 30 m de profundidade a água aumenta sua temperatura em 1ºC. Além disso, em alguns locais do aquifero a água tem um excesso de fluor, podendo prejudicar os consumidores dessa água, pois o excesso de fluor no organismo causa fluorose que pode deixar os dentes amarelos e enfraquece-los e os ossos.
Também em algumas regiões do aquifero a água tem funções terapeuticas devido as substancias naturais contidas nela.Ou seja, além de ser uma ajuda fundamental e muito importante para a falta de água futuramente, pois abastece muitas regiões do Brasil, tem várias funções que podem auxiliar no desenvolvimento nacional em relação a cultura e geograficamente.

Diego Machado nº8

Anônimo disse...

Nossa Consceiçao,
foi tudo muito interesante.Tudo foi bem criado,chegei a aprender um pouco de coisas!!!!

carol
4ªserie D