sábado, 13 de março de 2010

COORDENADAS GEOGRÁFICAS



Rede Geográfica

Entende-se por rede geográfica o conjunto formado por paralelos e meridianos, ou seja, pelas linhas de referência que cobrem o globo terrestre com a finalidade de permitir a localização precisa de qualquer ponto sobre sua superfície, bem como orientar a confecção de mapas.

Paralelos e Meridianos

atividadesyimagens.blogspot.com
As linhas dispostas no sentido Norte-Sul (vertical) recebem o nome de meridianos, enquanto que as linhas dispostas no sentido Leste-Oeste (horizontal) são denominadas paralelos, podendo ser definidas de forma mais técnica:

Meridianos

São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros.


Um meridiano é somente a semicircunferência de círculo máximo. Qualquer deles divide a Terra em dois hemisférios: um a Leste e outro a Oeste, mas uma convenção internacional adotou aquele que passa por Greenwich, em Londres, como sendo o meridiano base para determinação dos hemisférios e também para contagem de longitude.
Meridiano origem: é aquele tomado como base para determinação dos hemisférios Oriental e Ocidental da Terra. À partir dele temos 180 graus tanto para Leste como para Oeste. O seu antimeridiano (180 graus) serve como base para o traçado da Linha Internacional da Mudança de Data.


Zênite: ponto da esfera celeste na vertical da nossa cabeça. Nadir: o ponto da esfera terrestre diretamente abaixo do observador e diretamente oposto ao zênite.

Paralelos

commons.wikimedia.org
São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
Existem alguns paralelos que recebem nomes especiais, sendo definidos a partir de situações estratégicas como o movimento de rotação da Terra (define a posição do eixo) e o movimento de translação (que demarca o plano da eclíptica)
Equador: é o paralelo cujo plano é perpendicular ao eixo da Terra e está equidistante dos pólos geográficos, dividindo o globo terrestre em dois hemisférios Norte e Sul. Além do Equador, existem outros paralelos que ocupam posições geograficamente estratégicas, recebendo também nomes especiais. São eles: Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.

O critério para determinação da posição desses paralelos está relacionado com o movimento de rotação da Terra, com a inclinação do eixo do planeta e ainda com o movimento de translação, o qual determina o plano de eclíptica. O movimento de rotação determina o surgimento do eixo, cujas extremidades são os pólos geográficos. Por sua vez, a inclinação do eixo em relação ao plano da eclíptica tem relação com um dos movimentos da Terra que faz variar esta inclinação em 40 mil anos, determinado a posição dos paralelos especiais.

Coordenadas Geográficas

Com base na rede geográfica, podemos determinar as coordenadas, ou seja, a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre. Para determinação da latitude, são considerados os paralelos, enquanto que para a longitude levamos em consideração os meridianos.


Latitude

É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).

Longitude

É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre Leste (E) ou Oeste (W).



en.wikipedia.org 
As coordenadas geográficas de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre correspondem, então, ao conjunto de latitude e longitude.
Latitude e Longitude constituem o que se chama de Coordenadas Geográficas e indicam com precisão a posição de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
www.mundoeducacao.com.br/geografia/coordenadas-geograficas.htm -
www.youtube.com/watch?v=RxLrXbGH82A www.apolo11.com/latlon.php



www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2880
ATIVIDADE :
1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?
2- O QUE SÃO MERIDIANOS ? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
3- O QUE É LATITUDE?
4- O QUE É LONGITUDE?
5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?

178 comentários:

Anônimo disse...

olá professora!!

Gostei muito das postagens que você colocou, achei super interessante o vídeo, explicando o que é paralelo, o que é meridiano, o que é longitude e o que é latitude. Sei que ainda não tivemos aula na multimídia, mas já queria deixar um comentário. Gostei muito mesmo de suas postagens e espero que a senhora coloque mais pois é sempre bom rever o conteúdo e aprender mais sobre ele.
BEIJOS:MARIANA BEATRIZ 6ªA Nº24

Anônimo disse...

Olá Conceição.
Gostei muito de todo o conteúdo das coordenadas geográficas. Muito legal as imagens, pois se divertindo, aprendemos.Muito bom para estudarmos um pouquinho mais sobre as coordenadas geográficas.

Anônimo disse...

Bom dia Conceição.

Meridianos e Paralelos
Gostei muito do seu blog,com ele aprendi que todo meridiano divide a terra em duas partes.Aprendi tambem que todo meridiano tem um paralelo por isso os meridianos são o dobro dos paralelos,pois existem 180 paralelos e 360 meridianos.Os meridianos dividem a terra no hemisfério ocidental(oeste)e no hemisfério oriental(leste),e os paralelos dividem a terra nos hemisférios Norte e Sul.Aprendi que o principal meridiano é o:greench,e que os principais paralelos são:Círculo Polar Ártico,Trópico de Câncer,Linha do Equador,Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antârtico.
Abraços :Eduardo Campos.6a Número:2

Victória 6ª C nº 31 disse...

Achei esse assunto bem legal, mas um pouco difícil, mas com essas postagens, com a multimídia, e com as aulas em sala de aula, percebi que não é tão difícil assim. Aprendi que paralelos são semicírculos que traçam o globo terrestre que cortam os mediterranios.
Mediterranios são semicírculos também, que dividem a terra em dois hemisférios, leste e oeste.
Espero que eu tenha entendido certo!! :)
bjsss!

Anônimo disse...

Conceição , adorei suas postagens pois com elas aprederei ainda mais o que são parelelos , meridianos , longetude e latitudes , para me dar melhor nas provas .
Obrigada :)
Beijoos.


Giovanna D. 6ªC nº10

Thais, n 29 6 serie c disse...

Conceicao...
Adorei o novo conteudo sobre meridiano, paralelos, longitude, latitude e etc...
Q bom que deu certo no final pra votar o que acho do blog..
Votei ótimo concerteza...
assim, o video eu gostei bastante, ate que ele usou o google earth para fazer.. achei que foi claro, resumido, e tudo muito legal...
as imagens, voce tenque me falar onde voce pega, achei uma graca (algumas) eu aprendi muitas coisas novas, pois se nao me engano voce nao falou tudo isso.. conceicao, tambem dei uma olhada na postagem do aquecimento global, achei bem interessante como voce nos disse..

Sucesso Conceicao

Um beijao

PS: EU NAO COLOQUEI ACENTO, E O CEDILHA, POIS NO MEU NOTEBOOK NAO TINHA...

Unknown disse...

Nossa Conceição o blog novamente maravilhoso ficando cada vez melhor e o tema sempre nos ajudando cada vez mais!

Não estava entendendo muito bem as coisas sobre longitude e latitude mas agora ja compreendo melhor.O video falndo sobre meridianos e paralelos é ótimo. As coisas escritas separadamente super bem organizadas!
Que bom que no blog você explicou melhor oque erm meridianos e oque eram paralelos, pois trabalhando com os dois juntos sempre me confundia achava que parelelos eram as linhas verticais e meridianos as linhas orizontais, agora consegui compreender muuuuuuuuuuito melhor os dois juntos!!

Obrigada Conceição!


Júlia Cadore dos Santos nº 17 6ªC

Anônimo disse...

Enrike
Adorei este tema de coordenadas geograficas,aprendi muitas coisas que vão me ajudar para prova,aprendi sobre os paralelos e os meridianos que o brasil é um geóide sobre os graus a latitude e longitude sobre quantos meridianos e quantos paralelos existem.
Isso vai me ajudar muito para a prova
Obrigado,Enrike

Anônimo disse...

oi Conceição!
Achei muito interessante o video.fiquei pensando como deve ser importante para os navios saberem as coordenadas como a latitude e a longitude do lugar onde estão indo.
beijussss do Lucas Romaniello COSTA 6ºB

Anônimo disse...

Adorei sua nova postagem pois esplica perfeitamente o que são paralelos, meridianos, latitude, longitude...
E também gostei das imagens pois irá me ajudar a estudar os nomes dos paralelos e dos meridianos.
Adoro seu blog.

Eduardo Schmitz Rodrigues
n° 6 6ªc

Anônimo disse...

CONCEIÇÂO, adorei as postagens que voce colocou porque com elas os seus alunos aprenderam mais sobre esses assuntos que estão sendo tratados como os pararelos, meridianos, latitude e longitude, pois sei que com elas aprenderei mais e me darei bem nas provas.
Obrigada ;)


bjxxxx Thaianny_ 6ªC_ nº 28

Anônimo disse...

Oi Conceição,

Gostei muito da sua postagem,aprendi sobre paralelos,meridianos,latitude,longitude,etc.
Achei muito legal o vídeo,as imagens e aqueles globinhos giratórios.
Também achei legal aquela votação.Votei ótimo,claro,porque o seu blog sempre nos ajuda a estudar,de um jeito facíl,com vídeos,imagens,etc.
Acho até que vou estudar um pouco do que você escreveu para a prova,além do livro e do caderno,claro.

Bjs Conceição,

Ana Luiza de Mendonça Mendes
6ªC Nº1

Unknown disse...

oi conceição
gostei muito do conteúdo de coordenadas geograficas.Aprendi que os meridianos sao lihas imaginarias verticais e os paralelos horizontais,cada meridiano vai de um polo ao outro e os meridianos são o dobro dos paralelos em fim,aprendi muita coisa!
Achei muito interessante o video que explica sobre meridianos e paralelos.
é sempre bom dar uma olhadinha no seu blog pois sempre aprendendo muitas coisas.
beijos LUIZA 6ªA Nº20

Anônimo disse...

Olá Conceição.
Gostei muito de todo o conteúdo das coordenadas geográficas. Muito legal as imagens, pois se divertindo, aprendemos.Muito bom para estudarmos um pouquinho mais sobre as coordenadas geográficas.

Mariana 6ªA nº25

Anônimo disse...

Olá Conceição!
Gostei muito de estudar esse assunto. Pois nos possibilita de conhecer melhor nosso planeta... o que são meridianos, paralelos, latitudes e longitudes. Que os existem 180 paralelos mas que só 5 foram nomeados. E existem 360 meridianos mas só 2 foram nomeados.
Eduarda Hufenüssler, nº1, 6ªA

Anônimo disse...

Conçeiçao,agradeço por esse trabalho que a senhora esta disponibilizando para as sextas séries,foi bom saber sobre as coordenadas geográficas, meridianos e paralelos

Abraço,

Gabriel Eduardo N°7
6ªB

Anônimo disse...

Olá Conceição!
Gostei muito das suas postagens, pois tive a oportunidade de rever o conteúdo trabalhado em sala:
- Existem 180 paralelos, 90 no Norte e 90 no Sul.
- Os principais paralelos são Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, linha do Equador, Trópico de capricórnio e Círculo Polar Antático.
- A forma da Terra é Geóide.
- A função da linha do Equador é dividir a Terra em dois hemisférios, o Norte e o Sul.
- A Terra é achatada nos pólos e abaulada próximo ao Equador.
- Existem 360 meridianos, 180 no Leste e 180 no Oeste.
- Só dois meridianos foram nomeados: Meridiano Greenwich e Linha Internacional da Data(LID).
- O meridiano de Greenwich dividi a Terra em dois hemisfério, o hemisfério Ocidental(Oeste) e o hemisfério Oriental(Leste).
Entre outros. Com certeza me ajudará no estudo para a prova.
Beijinhos. Gabriela Lunardelli 6ªA Nº 08

Anônimo disse...

oi, Conceição
esse assunto sobre as coordenadas geograficas é muito interessante,ele nos ajuda a entender melhor como é o nosso planeta que tem muitos assuntos curiosos sobre ela e que ainda não havíamos estudado antes.É tudo muito interessante então vou contar sobre o que aprendi:

*Os meridianos e paralelos são linhas nas horizontais e nas verticais,eles servem como linhas de referencias para medidas.são 180 no total de paralelos e 360 no total de meridianos.

*os paralelos mais conhecidos são:o circulo polar ártico,o trópico de câncer,a linha do equador,o trópico de capricórnio e o circulo polar antartico.

*o meridiano de Greenwich serve para separar o hemisfério ocidental do hemisfério oriental.

*a Terra tem o formato geóide,que é mai achatada nos polos

*A linha do Equador existe para separar os hemisfério norte do hemisfério sul.

conceição gostei muito desse assunto e eu entendi bem ,pois é um assunto como você disse que é legal de trabalhar.
beijosss
Maria Eduarda Mafra 6ª B n° 20

murilo 6ªC disse...

OI conceição,muito boas as imagens o video e o conteúdo principalmente.Gostei muito do video por que esplica muito bem os meridianos e paralelos.
continue assim, com seu blog osganizado e inovasões.
murilo Nº24 6ªc

Maria Helena sexta C disse...

Olá Conceição, é a Maria Helena, da sexta c, eu estou adorando as suas aulas de geografiA, elas são muito divertidas, engraçadas e todos participam, o que é muito importante, ano passado, já havia aprendido um pouco sobre coordenadas geograficas, mas, elas nao estavam em nosso roteiro de aprendizagem, entao, nao fomos muito a fundo, mas, agora estou descobrindo como é interessante essa matéria... Estou torcendo para que seja assim o ano todo!!!

Beijos,
Maria Helena,
6C

Maria Helena sexta C disse...

Olá Conceição,
Estou adorando o seu blog, pena que só pude postar agora, também estou gostando muito de suas aulas, principalmente sobre coordenadas geograficas, durante o ano passado, em meu outro colégio, tinhamos feito uma aula sobre isso, porem, nao tinhamos ido muito longe porque nao estava em nosso planejamento, mas, agora, estou adorando entender melhor esse assunto tão interessnte!!!

Beijos,
Maria Helena,
6C.

Anônimo disse...

oii conceiçao adorei as esplicaçoes de tudo sobre os paralelos e os meridianos acho que assim com as aulas de multimidia e o blog fica muito mais facil de aprender por isso sempre costo de dar uma olhadinha no seu blog porque sei que vc se esforsa e colaca coisas bem legais parábens !
beijos de isabella 6c n:12

Gabii Bobato M.* disse...

Olá conceição*..*
Adorei muito as postagens do seu blog,acho que essas postagens fica melhor para ter mais aprendizagem.
achei super interessante o video,que explica claramente oque é paralelos, meridianos, latitude e longitude.Achei tambem as imagens super legais e muito criativa.Agora da para agente estudar um pouquinho mais sobre os assuntos estudados em sala de aula.
Beijos - 6ªc nº8

Guilherme Faraco disse...

O estudo dos meridianos e paralelos nos ajuda a conhecer melhor o planeta em que vivemos. É interessante saber localizar os países e continentes utilizando o aprendizado sobre os meridianos e os paralelos que a senhora passou para nós alunos. É a primeira vez que entro no seu blog para postar espero que goste.

Guilherme Faraco nº11, 6ªC

Vivian Rocha disse...

Adorei aprenter sobre coordenadas geográficas, pois pude comprienter melhor as livros e textos que continham estas.Logo abaixo está o que eu entendi sobre coordenadas geográficas.
As coordenadas geográficas são como imensas ruas ou caminhos que se cruzam sobre toda a superfície da Terra. Mas, ao contrário das ruas de uma cidades, elas não são visíveis, pois não são traçadas sobre o terreno. São linhas imaginarias, traçadas apenas sobre os mapas e os globos que representam a Terra.As coordenadas geográficas são referências que indicam a localização precisa de um ponto qualquer na superfície da terrestre,essas linhas são os paralelos e os meridianos.
os paralelos são traçados paralelamente à linha do equador, tanto para o norte como para o sul. A cada um deles é atriuído um número,seguindo da indicação norte ou sul. Os pólos, por sua vez, estão a 90° do equador.
Os meridianos são linhas imáginarias que dão a volta na Terra, passando pelos dois pólos. Ao contrário dos paralelos, todos os meridianos tem a mesma medida. Por isso, a escolha do meridianode zero graus (0°) teve de ser convencionada enre os povos. Para ínicio da contegem, foi escolhido o meridiano de Greenwich, uma localidade da área metropolitana de Londres, capital da Inglaterra.
O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: Ocidental e Oriental. A partir de Greenwich, que corresponde a 0°, podemos traçar 180°, tanto para leste como para oeste, o que totaliza os 360° da circuferência.
Beijos conceição
Vivian 6ªC nº 35

Anônimo disse...

Oi professora

Gostei muito das postagens,imagens eu aprendi mais sobre as coordenadas geográficas. Explica muito bem como são os meridianos e os paralelos, pra que servem e que tem 360 meridianos, 180 para o Leste e 180 para o Oeste, e tem 180 paralelos 90 para o norte e 90 para o sul.
Abraço: Fernando 6ªA Nº5

Anônimo disse...

Conceição,

Eu amei as imagens sobre furacoes,tornados e ciclones (andei vendo coisas das outras series hehehhehehehe). Adorei o video sobre paralelos, meridianos, longitude e latitude.
Eu gostei de saber o que é rede geográfica, que é o conjunto formado por paralelos e meridianos, isso não estava escrito no livro.
Gostei também de ler longas definições sobre paralelos, meridianos, longitudes e latitudes, ajudou a compreender mais aquelas atividades sobre: lat. S 15º & long. W 30º por exemplo.
E eu vou falar o que eu nem preciso dizer: o blog esta maravilhoso! Parabéns.

Gabriela M. de Carvalho Nº 9 6ªC.

Anônimo disse...

Olá, Conceção adorei o video e o conteudo que o seu blog está trazendo, assim poderei saber mais e me darei bem na prova de segunda!!!!!!

Obrigada :)


bjxxxxxxxxx Thaianny


6ª C _ nº 28

Anônimo disse...

Boa tarde conceição adorei suas postagens, adorei os videos que vc botou, as imagens de varios planetas estou adorandodo estudar sobre as coordenadas geograficas pois na escola que eu estudava antes nao estudava sobre isso, estou adorandando saber o que e latitude eo que e longitude,e quero que a sinhora bote outros conteudos porque e otimo as postagens que vc faz... beijos e uma boa tarde

Mateus disse...

Olá, comunico-me com minha regente falando:

Nem dava importância pra isso mais com essa explicação mudei de idéia. Isso é muito importante para os navios e barcos no nosso mar gigantesco .

Mateus 6ªB Nº24

Anônimo disse...

Oi Conceição o seu blogger ta super dez ... Adorei trabalhar com isso gostei mesmo .
Amei fazer os exercícios que fizemos em sala são muitos legais , e espero me dar bem na prova porque vou usar o seu blogger como meio de estudo também

Beijinhos
Jade Número 13 6°A

Bia Mello disse...

Ola professora!!

Gostei muito dessa postagem que você colocou. Muito interessante as imagens e vídeo. Explica direito o que é paralelos, meridianos e longitudes, e aprendendo. É muito bom rever e ler para não nos esquecermos.

Beatriz Mello nº. 5 6ª D

Anônimo disse...

conçeição podemos observar que a terra tem muitos paralelos mas como você disse so deram nome para 5 que são: a linha do equador,tropico de cancêr,tropico de crapicornio,circulo polar artico e circulo polar antartico.Temos um meridiano muito conhecido que é a linha de greenwich é a linha que divide o mundo foi chamada assim por estar localizada no meio da cidade de greenwich.A Terra tem a forma geóide,nos lados ela é aubalada e em cima ela é achatada.Temos o LID que significa linha internacional data,ela foi criada pela inglaterra pois naquela epoca era um país muito poderosa.Fronteira dividi os países,e limite divide cidades,estados e bairros.É importante saber que a terra é dividida em muitas latitudes e meridianos pois sabemos que hemisferio moramos ou em qual horario estamos comparados a outros países.Conçeição seu blog esta muito legal adorei a terra com um cnato naquela imagem!
bjs Manuela nº18 6ªD

Anônimo disse...

nome:Michael paul Germano Fusão.nº21.6ªD.
Olá professora conceição eu aprendi muito com seu blog.Os paralelos são linhas imaginarias.O paralelo mais importante é a linha do equador.Os meridianos são linhas imaginarias na vertical, omais importante é o meridiano de greenwich, o meridiano é o que divide o planeta no meio.A forma da Terra é Geóide por causa do seu movimento,a Terra é achatada nos pólos e abaulada proximo a linha do equador.De um meridiano para o outro são 4 minutos.latitude=lat,lonitude=long.

Anônimo disse...

Olá Conceição,

Adorei como mudou seu blog e também to gostando de estudar Coordenadas Geográficas com você. Achei interesante as imagens e os videos que você colocou. Quero que o próximo tema de geográfia seja melhor que Coordenadas Geográficas.
Abraços: João Victor Dalvesco Botão, n°15, 6ªA.

Anônimo disse...

Olá conceição,
Adorei o conteudo sobre cordenadas geograficas,aprendi muitas coisas como:
_o formato da terra é geoide.
_os meridianos são linhas imaginarias verticais ,e os paralelos horisontais.
Achei muito legal também saber sobre a linha internacional da data e o meridiano de greenwich.Já pensou você atravesa a linha e esta em outro dia,que legal.
beijos,
maria carolina werner
6ªA n°21

Anônimo disse...

Olá Conceição!
vi o video e eu achei que ficou bem claro o que é paralelos e meridianos,longitude e latitude.Como o Lucas disse que é importante para os navios saberem as coordenadas como a latitude e a longitude do lugar onde estão indo.Gostei muito da postagem pois me ajudou na prova do dia 31.
Beijos.
Luisa 6ªB n°20

Bruna 6ª B disse...

Oi,Conceição...
Achei todas as postagens muito interessantes, todas bem explicadas e simplificadas. O vídeo é bem interessante, pude intender um pouco mais sobre o assunto.
Aprendi que:

*São 180 paralelos e 360 meridianos.

*Os paralelos mais conhecidos são:Ciclo Polar Ártico, Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Linha do Equador e Ciclo Polar Antártico.

*Os meridianos mais conhecidos são:Greenwich e Antimeridiano.

*A linha do Equador separa o hemisfério sul do emisfério norte.

Conceição esse conteúdo é muito legal e interessante, o seu blog é mais um complemento para a nossa aprendizagem, com ele podemos aprender mais. Na minha opinião todos os professores deveriam ter um blog, a maioria dos alunos que tem dificuldade na matéria melhorariam muito...

Mil beijinhos...
Bruna-6ªB-Nº02

Fernanda Ibrahim disse...

Olá,Conceição.
Gostei muito dessa nova postagem,ela é bem interessante,pois fala de coisas que eu nem imaginava que exstiam em nosso planeta terra,achei bem legalo vídeo,pois está bem esclarecido o que é meridianos,paralelos,etc...
Ou seja,esse assunto que estamos trabalhando agora é bem interessante,são coisas boas de refletir com a sala.Conceição não tem o que falar do seu blog ta tudo muito bem esclarecido.
Beijos!
te adoro,
Fernanda,6ªA,nº4

Anônimo disse...

olá conceição !
gostei muito desse conteúdo , apesar de eu achar não muito fácil!
mas depois das aulas da multimídia , eu peguei já o conteúdo.
na verdade , eu relembrei pois , eu já estudei.mais adiquiri novos conhecimentos , é claro !
beijão : Emily Colzani nª9 6ªD

Natália Vicente disse...

Oi Conceição...

Achei muito legal a postagem que você fez me ajudou a entender coisas que ainda estava em dúvida,é uma forma divertida de aprender sobre o nosso planeta.

Beijos Conceição.
Natália Vicente,Nº25 6ªB

Anônimo disse...

Oi, Conceição!
Adorei o assunto do blog sobre coorenadas geográficas, pois no começo parece bem difícil o conteúdo, como por exemplo:
encontrar latitude e longitude, ou onde estão as posições e quais são os nomes dos meridianos e paralelos, mas depois começa a se tornar muito fácil, e bem legal de aprender! As nossas aulas são muito produtivas!

Beijinhoos, Elisa - 6ªB - n°06

Anônimo disse...

Conceiçao,adorei o conteudo das coordenadas geograficas, me fez entender melhor oque sao paralelos,com isso entendi tudo oque estamos estudando.Alem de cooprender melhor o conteudo sobre latitude, longitude e aprender sobre as redes geograficas
Parabens pelas postagens.
Beijos, Manuella G. Heusi/6ªB/nº21

Anônimo disse...

Oi,Conceição

Eu achei muito interessante o seu blog,as imagens dos meridianos,dos paralelos,os videos explicando que paralelos são medidos norte,sul,em graus(º)chamados latitude.Os meridianos medidos leste,oeste,tambem em(º)chamados longitude.
Beijos,obrigado pela atenção
Nome:Rafael Espindola
Numero:23. Série: 6º D

Anônimo disse...

Oi Conceição.
Adorei esse assunto sobre Coordenadas Geográficas, no começo achei bem complicado, mas depois com mais explicações e postagens no blog consegui entender melhor e fazer os exercícios passados em sala. Conclui que:
Redes Geográficas são: linhas imaginárias (paralelos e meridianos) que se encontram em determinado ponto da Terra.
Latitude: é sempre para o N ou S e que são paralelos.
Longitude: é sempre para o L ou O, e são meridianos.
Adorei o blog, está maravilhoso. Carolina Da Rocha nº5 6ªB

Anônimo disse...

Olá Conceição!
Bom, eu achei esse tema, Coordenadas Geográficas, muito legal. No começo, é um pouco difícil, mas depois de um tempo, com prática, a gente acaba aprendendo. Adorei a sua postagem, pois assim eu pude aprimorar o que eu já sabia sobre latitude, longitude, meridianos e paralelos. Acho muito interessante o meridiano de Greenwich e a linha do Equador, pois são eles que dividem a Terra em Hemisfério Norte, Hemisfério Sul, Hemisfério Ocidental e Hemisfério Oriental.
Beijos,
Vitor Max, nº 34 , 6ªC.

Anônimo disse...

Conceição!!

Gostei muito das postagens, antes nao tinha entendido muito bem o conteudo, mais agora ja endendi um poco mais...

Gostei mesmo, aprendi bastante...

Beijos Vera 6ªB

Felipe 6ªA Nº 3 disse...

Olá Conceição gostei muito do seu blog, faltei algumas aulas e com essa postagem me ajudou a entender melhor sobre o que é pararelos e meridianos. Coordenadas Geográficas, nao sabia muito, mais seu blog me ajudou a entender o que é latitude e longitude, o video explicou bem como funciona paralelos, meridianos, longitude e latitude
Abraço: Felipe 6ªA Número: 3

Anônimo disse...

Oi professora,gostei muito desse assunto nesse post consegui aprender muitas coisas novas. Lucas Vieira. número 19. 6 série A.

Anônimo disse...

Olá,Conceição!


Achamos o assunto e o vídeo muito legais e muito bons,pois nos explicam exatamente o que são e como são usadas as coordenadas Geográficas,e esclareceu todas as nossas dúvidas sobre o assunto.
Um beijão dos seus alunos preferidos:

Gabriel Martins Corrêa nº9
Gustavo Artmann nº14

Anônimo disse...

Oi , Conceição , pelo que eu entendi dessa postagem é que meridiano é uma linha imaginária que divide a terra em duas partes o continente oriental e o ocidental.
Foi isso que eu entendi sobre as postagens
Anne C. Selbmann nº 2 6ªD

Anônimo disse...

Eu aprendi que a formada Terra é Geóide,isto é,achatada nos pólos e abaulada próximo a linha do Equador

As coordenadas geográficas são as linhas dos paralelos e meridianos
Nome dos principais paralelos :
Círculo Polar Ártico,Trópico de Câncer,linha do Equador,Trópico de Capricórnio,Círculo Polar Antártico


nome:Bryan série:6B número:4

Anônimo disse...

oi conceição gostei muito das postagens das outras pessoas por que tirei minhas duvidas o video estava muito bom explicando o que é paralelo, o que é meridiano Abraços :onofre 6ªA Nº29

Anônimo disse...

Olá,
Gostei de tudo que estava na página inicial sobre o assunto. Achei interessante o método que ensinar o que são paralelos, meridianos e redes geográficas, pois foi o que você encontra na internet resumidamente e com palavra informais (simples). Gostei também do vídeo que você colocou.
Abraço

Anônimo disse...

Olá Conceição.

Adorei sua postagem sobre Coordenadas Geográficas. Com ela e suas aulas maravilhosas, descobri o nome da forma da terra, o que são paralelos e meridianos , quantos tem, que somente alguns receberam nomes e esse negócio de latitude e longitude.
Beijos..... Luana Nº18 6ª A

Anônimo disse...

Olá Conceição gostei muito do seu blog,essa postagem me ajudou a entender melhor sobre o que é pararelos,meridianos,coordenadas Geográficas,seu blog me ajudou a entender também o que é latitude e longitude,obrigado conceição

Abraço:Gabriel Bonfá Martins N°:7
6ª:A

Anônimo disse...

oi conceiçao

Gostei muito dos textos e videos que você colocou e estou aprendendo muito quero ver se eu vou me sair bem na prova haha...
Nome:lauro 6ªA nº17

Anônimo disse...

Oi Conceiçao,
achei muito interessante esse assunto sobre coordenadas.Até em alguns jogos de videogame mostra coordenadas,so que nunca soube o que era afinal.Agora estou certo de que coordenadas geograficas sao usadas para "medir" a terra mais facilmente.Estou muito feliz em saber o que é coordenadas geograficas e quero ter certeza de que a prendi tirando uma boa nota na prova.




Bruno nº3 6ªB

Anônimo disse...

Oi Conceição
Gostei muito da postagem.Antes eu nem fazia ideia do que era coordenadas geograficas,também nem fazia ideia do que era meridiano,longitude e latitude.
É muito legal entrar no seu blog porque sempre que tem provas,ou algo assim,é uma maneira legal de estudar.
Beijos :)


Victor Hugo Graf 6ªB nº31

Anônimo disse...

Oi Conceição!

Gostei muito do seu blog e dos novos conteúdos.As postagens que vc colocou eu gostei muito,pois aprendi o que é Paralelo,Meridiano,Latitude,Longitude e Coordenadas Geográficas.
Eu sei que estudamos isso na sala de aula,mas sempre é bom rever o que estudamos, e até ajuda para estudar para a prova.
Se nao entender na sala de aula olha no blog.
Adoro seu blog Conceição !!!

Mariane 6ªA Nº26

Anônimo disse...

Oi Conceição!!
Eu fiquei muito interessada nesse assunto, sempre ouvia falar sobre as "coordenadas geográficas", mas nunca sabia o que significava. Agora conseguii tirar essa dúvida,e com o seu blog fica ainda mais fácil pois, nós podemos rever o conteúdo quando quisermos. Agradeço todas as suas postaagens.

BEIJOS LARYSSA 6ªB Nº17

Anônimo disse...

Olá Conceição!!!

Através do seu blog aprendemos cada vez mais sobre o que estamos estudando. Essa é uma ótima maneira de compreendermos melhor a geografia; como a Rede Geográfica que é formada por paralelos e meridianos, com linhas que cobrem o globo terrestre com o objetivo da melhor localização e também para serem a partir dali serem confeccionados os diversos mapas que existem. Os Meridianos ficam na posição vertical, de um lado ao outro do hemisfério, dividindo a Terra em leste e oeste. Porém, após uma conferência internacional foi escolhido aquele que passa por Greenwich, como sendo o meridiano basse para a contagem de longitude. Já os Paralelos ficam na horizontal, alguns recebem nomes específicos, sendo escolhidos a partir do movimento da Terra. Por fim, podemos determinar as Coordenadas Geográficas através da longitude e latitude.

Bjs. Thawanna - nº:29 / 6ª B =)

Unknown disse...

Oi professora Conceição!!
Amei o novo conteúdo de cordenadas geográficas.
Tive muitas dúvidas quando começei a aprender o assusto, porém, seu blog ajudou muito, a compreender melhor o que todos eles são. Aprendi, que a Terra, é dividida por linhas paralelas imaginárias medidas em graus e na horizontal.Delas são 180(Círculo Polar Ártico, Círculo Polar Antartico, Trópico de Cancêr, Trópico de Caprocórnio...) No centro desses paralelos, temos a Linha do Equador, que dividi a Terra ao meio na horizontal, e a divide em dois hemisférios S e N. Cada paralela é feita para um meridiano, que são linhas imaginárias medida em graus traçadas na vertical. Deles são 360, e o mais importante o meridiano de Greenwich, que divide a Terra ao meio na vertical, separando dois hemisférios E e W(ocidental e oriental).
Isso é um pequeno resumo do que aprendi.
Amei seu blog...
Beijos Ingrid Rebello Sanchez Nunes 6ªB n°15

Leonardo Andrade Telles disse...

Aqui é o Leonardo Andrade Telles do sétimo ano A n°18 ,Eu queria a professora colocasse uns quadrinho de coordenadas geográficas na prova ou nos trabalhos,iria ficar bem mais divertido,poderia ser tipo aquele do blog.xD.
Um abraço!

Anônimo disse...

Maria Eduarda Cunha nº19 7ºD
*Qual a importância das coordenadas geográficas?
Coordenadas Geográficas indicam com precisão a posição de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre.
*O que são paralelos e meridianos ?
As linhas dispostas no sentido norte-sul (vertical) recebem o nome de meridianos, enquanto que as linhas dispostas no sentido leste-oeste (horizontal) são denominadas paralelos
*O que são latitude e longitude ?
Latitude:É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre norte (N) ou sul (S).
Longitude:É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre leste (E) ou oeste (W).

Anônimo disse...

Gabriela Hoeppers dos Santos. Número:11. 7 ano A.

1.Com base na rede geográfica, podemos determinar as coordenadas, ou seja, a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre. Para determinação da latitude, são considerados os paralelos, enquanto que para a longitude levamos em consideração os meridianos.

2.Paralelos:Designa linhas ou superfícies que conservam sempre a mesma distância uma das outras em toda a sua extenção.Cada um dos círculos menores paralelos ao Equador.

Meridianos:Plano que passa pelo eixo de uma superfície de revolução.Qualquer círculo máximo da Terra que passe pelos polos e corte o Equador em ângulos retos.

3.Latitude:Extensão,largueza.
Distância do Equador a um lugar da Terra,medida em graus sobre o meridiano que passa por esse lugar.
Distância angular de um círculo ou plano específico de referência.

Longitude:Extensão em linha reta.Ângulo formado entre o meridiano zero e o meridiano local,calculado para leste e para oeste até 180 graus.

Fontes:Caderno de geografia e Blog Geo - Conceição.

Anônimo disse...

Raquel número:29 7anoB
olá conceição!Adorei a postagem estava muito interessante e o vídeo também mas irei agora falar a resposta das perguntas,que são:
-A importancia,é para nós sabermos como o planeta é dividido,em hemisferios como:norte sul etc...

-Os paralelos são um tipo de "linha"que o planeta contem sendo que alguns recebem nomes especiais.Meridanos também são um tipo de "linha" que o planeta contem só que é outro tipo de um tipo que divide a terra em duas metades.


-A latitude são "linhas" que dividem o planeta em graus mas apenas em "linhas"verticais com os símbolos:N=norte e S=sul.Já a latitude divide o planeta em graus também só que na horizontal tendo os símbolos:E=leste e W=oeste.
BEIJOS!!!

Isabela disse...

1- Servem para localizar qualquer ponto na superfície terrestre. De importância para navegação marítima e aérea,sua importância na localização terrestres.
2-
Paralelos-Assim comos meridianos, os paralelos também são infinitos, mas alguns são mais conhecidos. O paralelo mais famoso do mundo é o Equador, que divide a Terra em duas metades iguais. Ah, e para ser um paralelo, a linha imaginária tem que ir do leste para o oeste, ou do oeste para o leste.

Meridianos-As linhas saindo do pólo sul e indo até o pólo norte. São chamadas de meridianos.Alguns meridianos são famosos, como o de Greenwich, que determina as horas em todos os lugares do mundo, mas a verdade é que a Terra pode ser dividida em um número infinito de meridianos!



3-
Latitude-É a distância contada em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre até a linha do Equador. Que pode ser do Norte ou Sul.
Longitude-É a distância também contada em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich.Que pode ser de Leste ou Oeste.

Beijoos, ♥♥

Isabela Casas nº13 7ºA

Conceição estou amando estudar as coordenadas geograficas, espero aprender muitooo mais !!

Anônimo disse...

Lucas Tomio nº: 21 7ºB

Coordenadas geográficas indicam com precisão a posição de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre.
Paralelo é uma linha imáginária horizontal que atravessao Planeta, e meridianos são semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros.Qualquer deles divide a Terra em dois hemisférios: um a leste e outro a oeste.

Latidtude: é a distância em graus de um ponto qualquer da superfície em relação a linha do equador.
Só existe latitude Norte e Sul.


Longitude: é a distância em graus de um ponto qualquer da superfície em relação ao meridiano de greenwich.

Anônimo disse...

Para a localização de determinados pontos
Paralelos e Meridianos
As linhas dispostas no sentido norte-sul (vertical) recebem o nome de meridianos, enquanto que as linhas dispostas no sentido leste-oeste (horizontal) são denominadas paralelos, podendo ser definidas de forma mais técnica:

Meridianos
São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros.

Latitude
É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre norte (N) ou sul (S).

Longitude
É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre leste (E) ou oeste (W).êm como produto comum os pólos verdadeiros.
Robson
Nº29
7ºa

Anônimo disse...

Luís Augusto Nº22 7ºB

1-Eles são inportantes porque ajudam a indicar com precisão a posição de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre.

2-Os meridianos são linhas dispostas no sentido norte-sul na vertical , e são semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra.
Os paralelos são linhas dispostas no sentido leste-oeste na horizontal , são circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão , igual a distancia do plano do equador.

3-A latitude e a distancia em graus de um ponto qualquer da terra em relação a linha do Equador.
A longitude é a extenção em linha reta, medida em graus entre um ponto qualquer da superficie terrestre e o merediano de Greenwich.

eduardo disse...

Eduardo Bruce 7B n12
1-As coordenadas geográficas são linhas imaginárias, medidas em graus, minutos e segundos, através delas podemos definir a posição de um ponto na superfície da Terra.
2-paralelos são as linhas imaginarias horizontais que atravessam a terra e o meridiano é aquele tomado como base para determinação dos hemisférios oriental e ocidental da Terra. À partir dele temos 180 graus tanto para leste como para oeste.
3-As latitudes são as linhas paralelas ao Equador, que é o ponto de origem ou 0° e longitudes são as linhas paralelas ao meridiano de Greenwich, que é o ponto de origem ou 0°.

Anônimo disse...

Oi Conceição!!!
Gostei do assunto sobre meridianos,paralelos,latitude e longitude..
*Latitude:Distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich,podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou Sul.
*Longitude:Distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo da linha do Equador,podendo variar entre 0º e 180º para Leste ou Oeste.
*Paralelo:São linhas imaginárias
paralelas ao plano equatorial.
*Meridiano:Linhas imaginárias que ligam os polos Norte e Sul.
Espero que você coloque para cada assunto uma explicação no seu blog,pois é muito interessante aprendermos um pouco mais sobre cada conteúdo.
Luiza Contezini 7ºB

Gabriela Nara disse...

Olá, Conceição! Aqui é a sua aluna, Gabriela Nara, 7ºD, Nº 09.

*1- Qual a importância das coordenadas geográficas ?


As coordenadas geográficas são os paralelos e os meridianos, que se cruzam num angulo se 90°, atuam como fator de localização de uma cidade ou local. Ou seja, as coordenadas geográficas, são importantes para a localização de uma cidade, ou de qualquer outro local, como por exemplo: Se colocarmos um avião no ar, e suponhamos, que ele irá, de SP para RJ, ele precisará de coordenadas, geográficas, para poder se localizar e chegar até o seu destino desejado..

*2- O que são paralelos e meridianos ?

Bom, Conceição, como você mesma explicou em suas aulas, paralelos, são: São linhas imaginárias horizontais que atravessam a Terra. A função delas é, dividir a Terra em hemisférios (Norte & Sul). E para ser mais exata, são 180 hemisférios, existentes, 90 no Norte e 90 no Sul, mas somente 5 receberam nomes, que são: Círculo Polar Ártico, Trópico de Cancêr, Equador, Trópico de Capricórnio e Circo Polar Antártico..
Bom, como já ensinado, Meridiano são: São círculos que vão de um polo a outro, para cada meridiano existe um anti-meridiano. E são, 360 Meridianos, que seriam, 180(L) e 180º(W), e os nomes seriam, Meridiano de Greenwich e a Linha Internacional da data.

*3- O que são : latitude e longitude ?

Latitude: É a distância em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre até a linha do Equador. Só existe latitude Norte e Sul

Longitude: É a distância em graus de um ponto qualquer da superfície em relação ao meridiano de Greenwich. Só existe longitude L(e) e O(w)

Bom Conceição, tudo isto estava na sua aula, pois você ensinou tudo isto, era só prestar atenção e anotar..

Beijos Gabi N.*-*

Isadora disse...

Oie!

1)Além de nos auxiliar a encontrar a posição dos lugares, o sistema de coordenadas geográficas possibilita organizar um conjunto de pontos de referências que podem ser aplicados em viagens marítimas, aéreas, terrestres e também na confecção de mapas.

2)Paralelos: são linhas imaginárias horizontais que atravassam a Terra sem cruzar o Equador, cuja função é dividir a Terra em 2 hemisférios, Norte e Sul. São 180, porém apenas 5 recebem nomes: Cículo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Linha do Equador, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.
Meridianos: linhas imaginárias verticais que vão de um polo a outro, cruzando o Equador. Divide a Terra em hemifério Ocidental/Oeste e Oriental/Leste. são 360, mas somente 2 foram nomeados: Meridiano De Greenwich e Linha Internacional da data (LID).

3)Latitude: encontramos a latitude através dos paralelos. É a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação a linha do Equador. Só existe latitude Norte e Sul.
Longitude: com os meridianos encontramos a longitude. Ao contrário da latitude, é a distância, em graus, de um ponto qualquer da superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwich. Existe, apenas, longitude Leste e Oeste.

Adoro suas postagens, sempre com materiais diferenciados, como vídeos e imagens!
Beijo Grande.
Isadora,N 18,7 anoC

Anônimo disse...

Luíza n°23 7°c
Olá conceição,gostei muito do blog,respondendo as perguntas,as coordenadas geográficas são linhas imaginárias e formam um sistema de coordenadas geográficas que nos ajudam a encontrar a posição e localização de diferentes lugares.Paralelos são linhas imaginárias horizontais que atravessam a Terra,Meridianos linhas imaginárias,verticais que vão de um polo a outro.Latitude é o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre norte (N) ou sul (S).Longitude é o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre leste (E) ou oeste (W).
É ISSO BEIJOS CONCEIÇÃO!!!

Anônimo disse...

Daniel - nº8 - 7ºano A

1- As coordenadas são muito importantes geográficas são muito importantes para localizar um ponto exato da Terra, como se um navio estiver afundando ele envia um pedido de SOS com a exata latitude e longitude assim o resgate tem a localização exata do navio.

2- Os paralelos são linhas imaginarias que cobrem o planeta horizontalmente, e os meridianos são linhas imaginarias que cobrem o planeta verticalmente.

3- A latitude é a distancia em graus de um ponto qualquer da Terra em relação a Linha do Equador e a longitude é a distancia em graus de um ponto qualquer da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich.

Um grande abrasso Daniel.

Anônimo disse...

Erik Hoffmann/N°:11/7anoC

Oi Conceição,primeiro parabéns pelo seu aniversário!


1-As coordenadas geográficas servem para localizar qualquer ponto na superfície terrestre. De fundamental importância para navegação marítima e aérea, sem menosprezar a sua importância na localização terrestres.


2-Meridiano é a linha imaginária que divide a Terra na verticalmente em 360 partes.Paralelo é a linha imaginária que divide a Terra na horizontal em 180 partes.O Meridiano
de Greenwich divide a Terra no hemisfério ocidental e oriental,em quanto a linha do Equador divide a Terra em hemisfério norte e sul.

3-A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou para Sul. Por exemplo, Lisboa está à latitude de 38º 4´N, o Rio de Janeiro à latitude de 22º 55´S e Macau à latitude de 22º 27´N.
A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Este ou para Oeste.
Por exemplo, Lisboa está à longitude de 9º 8´W, o Rio de Janeiro à longitude de 34º 53´W e Macau à longitude de 113º 56´E.

Anônimo disse...

Mateus Spiess nº24 7ºD

1: As coordenadas geográficas servem para facilitar a localização de um ponto na superfície terrestre.

2: Paralelos são linhas horizontais imaginárias, que, no globo estão no sentido Leste-Oeste. O principal paralelo é a linha do Equador.

Meridianos são linhas verticais imaginárias, que, no globo estão no sentido Norte-Sul. O principal meridiano é o de Greenwish.

3: Latidude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador.

Longitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwish.

Anônimo disse...

Mateus Antunes 7ºanoB nº27

Oi Conceição!

Gostei muito do tema cordenadas geográficas.

Respondendo as perguntas

1-As cordenadas geográficas são importantes para achar qualquer objeto, ser vivo ou lugar, elas são linhas imaginarias em graus diferentes, as linhas verticais são meridianos, e as horizontais são paralelos.

2-Paralelos são linhas imaginarias paralelas a linha do Equa dor que divide o N e o S, e meridianos são linhas paralelas ao meridiano de Greenwich que dividem leste e oeste.

3-Latitude:Distancia em graus de um ponto qualquer da surpefice terrestre a linha do Equador.

Longitude:Distancia em graus de um ponto qualquer da surpefice terrestre ao meridiano de Greenwich.

Anônimo disse...

Rafaela Rosa Rocha Nº: 31 Série: 7ºC

As coordenadas geográficas são importantes pois com base na rede geográfica,podemos determinar as coordenadas,ou seja,a latitude e a longitude,de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre.
Os paralelos são linhas imaginárias horizontais que atravessam a Terra,ele tem a função de dividir em dois hemisférios (Norte/Sul).
Latitude é a distância em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre em relação a linha do Equador.Só existe latitude Norte(N) e Sul (S).
Longitude é o valor angular,junto ao eixo da Terra,do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo do equador.A longitude será sempre leste (L) ou oeste(W).

Beijosss,um abraço Conceição até as aulas!!!

Anônimo disse...

Vinicius Hugo Praun, N. 35, 7 ano C

¤ As cordenadas geográficas são importantes para a localização dentro da Terra.

¤ Meridianos são linhas iaginárias verticais e paralelos são linhas imaginárias horizontais.

¤ Latitude é a distância do meridiano de Greenwich ao longo da linha d equador, e longitude é a distância da linha do equador ao longo do meridiano de Greenwich.

informações 10 disse...

Catarina 7anoB
1- As cordenadas geograficas importantes para localizar qualquer ponto da superficie terrestre
2- São linhas imaginarias paralelas que divide o Norte do Sul.
3- Latitude-È o afastamento medido em graus da linha do equador a um ponto qualquer da supeficie terrestre.
Longitude-È o afastamento medido em graus do meridiano de Greenwich a um ponto qualquer da superficie terrestre

Anônimo disse...

Isadora número 18 7 ano B

Olá professora conceição,mais uma vez adorei esse conteúdo!!
Aprendi que a importância das coordenadas geográficas indicam com precisão a posição de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre.
Meridianos: são semicircunfêrencias de círculos máximos, cuja extremidades são os dois polos geográficos da terra. O plano de casa meridiano contém o eixo da terra e todos eles tem como produto comum os pólos verdadeiros.
Paralelos: são circunfêrencias que tem seus planos em toda sua extensão a igual equidistância do plano do equador sendo sempre perpendiculares ao eixo da terra.
Longitude: é uma distância em graus de um ponto qualquer da terra em relação ao meridiano de greenwich.
Latitude: distâncisa em graus de um ponto qualquer da terra em relação a linha do equador.
Bom Conceição uma coisa que aprendemos em sala e que achei muito interessante é que só existe latitude norte ou sul.
Bom foi isso!!
Até a próxima!
Beijos

Anônimo disse...

Arthur Santos-7ºC/Nº:5


1- As coordenadas geográficas são, além de importantes para a localização precisa de qualquer ponto na superfície terrestre, fundamentais para a confecção de mapas e de viagens, sejam elas aéreas, terrestres ou marítimas.

2- Os paralelos são linhas horizontais que atravessam a Terra sem cruzar o Equador. Sua função é dividir o planeta em dois hemisférios: Sul e Norte. No total são 180 paralelos, mas apenas cinco receberam nomes: Círculo Polar Ártico, Círculo Polar Antártico, Linha do Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio. Os meridianos são linhas horizontais que dividem a Terra em hemisfério Oeste (Ocidental e hemisfério Leste (Oriental). São 360, mas somente 2 receberam nomes: Meridiano de Greenwich e Linha Internacional da Data (LID).

3- Encontramos a latitude através dos paralelos. É a distância, em graus, de um ponto da superfície da Terra a Linha do Equador. Só existe latitude Norte e Sul Encontramos a longitude através dos meridianos. É a distância, em graus, de um ponto qualquer da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich. Somente existe longitude Leste e Oeste.


Então É ISSO, Conceição!!!

Abraços...

Anônimo disse...

agata nº1 7ºB

*COORDENADAS GEOGRAFICAS:
.São medidas em graus, para localizar qualquer ponto da superfície terrestre.

*PARALELOS:
.Sao 180 paralelos, mas so 5 receberam nome.Sao:
.Tropico de Cancer
.Circulo Polar Artico
.Linha do Equador
.Tropico de Capricornio
.Circulo Polar Antartico

*MERIDIANOS:

.Círculo da esfera terrestre, linha ao Equador, que passa pelo ambos pólos.

*LATITUDE:

.E a distancia ao Equador medida ao longo do meridiano de greenwich.Mede-se entre 0º e 90º para o Norte e para o Sul.

*LONGITUDE:

.É a distancia ao meridiano de greenwhich medida ao longo do Equador.Mede-se entre 0º e 180º para Leste e para Oeste.

adorei esse assunto,pois me dirverti bastante!

Anônimo disse...

José Victor 7ºc Nº 19

1- Qual a importância das coordenadas geográficas:
As coordenadas geograficas servem para nos localizarmos e também acharmos lugares no mapa.

2- O que são paralelos e meridianos ?
Paralelo são linhas imaginarias localizadas nos mapas, elas estão na horzontal e sua função é dividir a terra em dois hemisférios: o hemisfério norte e o sul. são encontrados 180 hemisférios e somente 5 receberam nome. Eles são: circulo polar artico,tropico de cance,linha do equador, tropico de capricornio e circulo polar antartico.
Os meridianos são linhas imaginarias encontradas nas verticais que vao de um polo a outro. Divide a Terra em hemisférios leste-oeste. existem 360 meridianos mas so 2 tem nomes esses são o meridiano de greenwich e linha internacional da data.

3- O que são : latitude e longitude ?

A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou para Sul. Por exemplo, Lisboa está à latitude de 38º 4´N, o Rio de Janeiro à latitude de 22º 55´S e Macau à latitude de 22º 27´N.

Longitude:
Longitude, algumas vezes representada pela letra grega λ(lambda), descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste, a partir do Meridiano de Greenwich. Diferentemente da latitude, que tem a linha do Equador como um marco inicial natural, não há uma posição inicial natural para marcar a longitude. Portanto, um meridiano de referência tinha que ser escolhido. Enquanto os cartógrafos britânicos usavam o Meridiano de Greenwich há muito tempo, outras referências foram usadas como: El Hierro, Roma, Copenhage, Jerusalém, São Petersburgo, Pisa, Paris, Filadélfia e Washington.

Olá gostei muito desta materia que vc fez!!! parabéns que vc tenha muita sorte com seu blog pq conteudo é o que menos falta! Parabéns!

Anônimo disse...

Professora Conceição,
o blog está me ajudando a entender melhor este tema. As ilustrações e o vídeo explicaram os nomes dos paralelos, assim compreendi o assunto.

As coordenadas geográficas tem como base a rede geográfica, podemos determinar as coordenadas, que é a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre. Para determinação da latitude, são considerados os paralelos, enquanto que para a longitude levamos em consideração os meridianos.
Os pararalelos são circuferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra, alguns exemplo são: Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.
Meridianos são semicircuferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois polos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comun os polos verdadeiros.
Latitude é o valor angular do arco do meridiano compreendido entre o equador e o pararelo do lugar de referência. Será sempre norte(N) ou sul(S).
Longitude é o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre leste (E) ou oeste (W).

Vinícius de Paula Silveira - 7ºD -
nº 31

Anônimo disse...

Oi Conceição,
1*. As coordenadas geográficas são linhas imaginárias, medidas em graus, minutos e segundos, e através delas podemos definir um ponto qualquer na superfície da Terra.
2*. Os Meridianos são linhas verticais e os Paralelos são linhas horizontais.
3*. Latitude é a distância em graus de um ponto da superfície em relação a linha do Equador, mas somente de Norte a Sul. E Longitude é a distância em graus de um ponto qualquer ao Meridiano de Greenwich.
Beijos e te adoro muito.
Ellen K. Schwambach 7. ano C n. 10

Maju Mussi disse...

Maria Júlia Mussi / Nº21 - 7ºA

Oii Conceição.

1-As coordenadas geográficas servem para localizar qualquer ponto na superfície terrestre. De fundamental importância para navegação marítima e aérea, sem menosprezar a sua importância na localização terrestres.

2-Os paralelos são linhas imaginárias que cobrem o planeta horizontalmente, e os meridianos são linhas imaginárias que cobrem o planeta verticalmente.

3-Latitude- É a distância contada em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre até a linha do Equador. Que pode ser do Norte ou Sul.
Longitude- É a distância também contada em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich.Que pode ser de Leste ou Oeste.

Beijão ;*

Anônimo disse...

1. Qual a importância das coordenadas geográficas?
As coordenadas geográficas são importantes para permitir a localização precisa de qualquer ponto sobre sua superfície, e também para orientar a confecção de mapas.

2. O que são paralelos e meridianos ?
Paralelos são linhas imaginárias dispostas no sentido vertical norte-sul e são sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
Meridianos são linhas imaginárias horizontais no sentido leste-oeste, e suas extremidades são os polos geográficos da Terra.

3. O que são : latitude e longitude?
Latitude é o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre norte ou sul.
Longitude é o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre leste ou oeste.
Guilherme A. Crispim, Nº 15
7º ano C.

Anônimo disse...

Artur Número: 06 7º ano C

Oi Conceição hoje vou ser bem direto,

1- Coordenadas Geográficas, são importantes para localização, que seja em um ponto com superfície terrestre e são medidas em graus e tempo de minutos e segundos.

2- Paralelos: São linhas imaginárias retas na horizontal.
Meridianos: São linhas imaginárias retas na vertical, e essas linhas é que dividem o planeta.

3- Latitude é a distancia contada em graus de qualquer superfície da Terra até a linha do Equador de Norte(N) à Sul(S), já a longitude é a mesma coisa só que vai de qualquer superfície da Terra até o meridiano de Greenwich e vai de Leste (L) à Oste (O).

Abraço, te vejo na aula =D

Patrick Camilo dos Santos disse...

Nº24 Série:7ºA

Oi Conceição!

1- As coordenadas geográficas são muito importantes pois sem eles os barcos não teriam como se localizar exatamente, também seria muito mais difícil desenhar os continentes e países do mapa do mundo.
2- Meridiano (vertical): São linhas imaginarias perpendiculares a linha do Equador.
Paralelos (horizontais): São linhas que atravessam o nosso planeta, com a função de dividir a terra em dois hemisférios, norte e sul.
3- Latitude (horizontais): É a distância em graus de um ponto qualquer até a linha do Equador.
Longitude (vertical): A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo da linha do Equador.

TCHAU!!!

Anônimo disse...

Ola professora conceicao eu achei esse assunto das cordenadas geograficas bem legal mas ele é um pouco dificil não entendi direido no começo mas depois eu entendi um pouco preciso de um pouco de ajuda ainda,mas tenho certeza que com mais algumas aulas eu entendo.

Um abraço conceicao
Paulo vinicius
numero:30
sétimo ano:c

Anônimo disse...

Oi Conceição!!!!
1.As coordenadas geográficas ajudam a encontrar a posição e localização de diferentes lugares.Possibilita organizar um conjunto de pontos de referência que podem ser aplicados em viagens marítimas,aérias,terrestres e também na confecção de mapas.
2.Paralelos são linhas imaginárias do globo terrestre no sentido leste-oeste(horizontal) e meridianos são as linhas dispostas no sentido norte-sul(vertical),cujas extremidades são os dois polos geográficos da Terra.
3.Latitude é a medida em graus,a partir do equador terrestre até o paralelo do obdervador,na direção norte-sul.São linhas horizontais.Longitude é a medida em graus,de qualquer ponto da superfície terrestre até o meridiano de Greenwich com relação ao centro da Terra.São linhas verticais.
Amanda n°:01.7°A

Anônimo disse...

José Victor. 7°Ano C

1- qual a imortância das coordenadas geograficas:
Para mim as coordenadas geograficas são feitas para localizarmos em que hemisfério os paises ficam e também para localizarmos algum item no mapa tamém usamos ela.

2- O que são paralelos e meridianos ?: Paralelos são linhas imaginarias horizontais que atravessam a Terra, sua função é dividir a Terra em dois hemisférios (norte e sul) e meridianos são linhas imaginarias nas verticais que servem também para dividir a Terra em dois hemisférios só que os hemisférios são o leste e o oeste.

3- O que são : latitude e longitude ?
A latitude é a distancia em graus de qualquer ponto da Terra em relção a linha do equador. Ela só se encontra no norte e no sul.

Anônimo disse...

Olá Conceição!

1)As coordenadas geográficas nos ajudam a identificar a posição de qualquer lugar no nosso planeta. Além disso, elas auxiliam na confecção e atualização dos mapas, e também organizam um conjunto de pontos de referências, extremamente importantes nas viagens, sejam elas marítimas, aéreas ou terrestres.

2)Meridianos são linhas imaginárias dispostas no sentido norte-sul(vertical), ou seja, são linhas que cruzam o Equador unindo os pólos.
Paralelos são linhas imaginárias dispostas no sentido leste-oeste(horizontal), ou seja, são linhas que circulam a Terra.

3)Latitude “é o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o Equador e o paralelo do lugar de referência.”
A linha do Equador é considerada o paralelo principal(0°), assim sendo, à partir da linha do Equador são estabelecidas as outras medidas de latitude, nas direções norte e sul.

Longitude “ é o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do Equador.”
O meridiano de Greenwich é o meridiano principal(0°), assim sendo, com relação a ele são estabelecidas as demais medidas de longitude, nas direções leste-oeste.

Beijos.

Sofia Boulet nº 32 7º C

Anônimo disse...

Patrick Ferrari Collodoro/Nº25/ 7ºano A

Oi Conceição.

1. As coordenadas geográficas são importantes para localizar qualquer ponto na superfície terrestre, auxiliando também na confecção de mapas e orientando a navegação marítima e aérea.
2.Paralelos são linhas imaginárias que cortam a Terra horizontalmente, com a função de dividir a Terra em dois hemisférios, Norte e Sul. Meridianos são linhas imaginárias perpendiculares a linha do equador e cortam a Terra verticalmente, sua função é dividir a Tera em hemisférios Leste e Oeste.
3.Latitude é a distância em graus de um ponto até a linha do Equador. Longitude descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus de 0 a 180 para leste ou para oeste, é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo da linha do Equador.

TCHAU CONCEIÇÃO

Anônimo disse...

ALESSANDRA N°01 7°anoC

Oi Conceção,a seguir as respostas:

1-Porque é com as coordenadas geográficas que podemos localizar com exatidão um ponto qualquer da superfície terrestre, sendo usada na navegação e aviação; podemos também utilizá-la para a construção de um mapa.

2-Pararelos são linhas imaginárias perpendiculares ao eixo terrestre. São 180 pararelos tendo somente cinco nomeadas, Linha do Equador, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.São a base para a latitude. Dividem a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul.

Meridianos são linhas imaginárias verticais que cortam a Terra. São 360 meridianos tendo somente duas nomeadas: Meridiano de Grennwich e Linha Internacional da Data. São a base para a longitude. Divide os hemisférios Oeste e Leste, ou Hemisfério Ocidental e Oriental.

3- Latitude é a distância em graus partindo da Linha do Equador até um ponto qualquer da superfície terrestre. A variação é de 0° a 90°N e S.

Longitude é a distância em graus partindo do Meridiano de Grennwich até um ponto qualquer da superfície terrestre. Sua variação é de 0° a 180° L e O.

Beiijos Conceição

Anônimo disse...

oiprofessora !!

1-As coordenadas geográficas são linhas imaginárias, medidas em graus, minutos e segundos, através delas podemos definir a posição de um ponto na superfície da Terra.

2- Os paralelos, são as linhas paralelas ao Equador, que é o ponto de origem ou 0°; são . Os meridianos, são as linhas paralelas ao meridiano de Greenwich, que é o ponto de origem ou 0°.

3-A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus.A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. Esta distância mede-se em graus.
BEIJOS:Augusto 7ºANO A Nº03

Anônimo disse...

Nome : Edilio Bittencourt Júnior nº9
Série:7ºC

1-As coordenadas são muito importantes geográficas são muito importantes para localizar um ponto exato da Terra, como se um navio estiver afundando ele envia um pedido de SOS com a exata latitude e longitude assim o resgate tem a localização exata do navio.

2-Paralelos são linhas imaginárias que cortam a Terra horizontalmente, com a função de dividir a Terra em dois hemisférios, Norte e Sul. Meridianos são linhas imaginárias perpendiculares a linha do equador e cortam a Terra verticalmente, sua função é dividir a Tera em hemisférios Leste e Oeste.

3-Latidude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador.
Longitude é a distância também contada em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich.Que pode ser de Leste ou Oeste.

Anônimo disse...

olá Conceição!

1-Qual a importância das coordenadas geográficas?
R;A importância das coordenadas geográficas,é localizar algo, como:navios, aviões etc.


2-O que são paralelos e meridianos?
R;são linhas imaginárias traçadas apenas sobre os mapas e o globo terrestre.
os paralelos são linhas paralelas ao equador — a própria linha imaginária do equador é um paralelo;
os meridianos são linhas semicirculares, isto é, linhas de 180° — eles vão do Pólo Norte ao Pólo Sul e cruzam com os paralelos.

3-O que são latitude e longitude?
R; A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou para Sul. Por exemplo, Lisboa está à latitude de 38º 4´N, o Rio de Janeiro à latitude de 22º 55´S e Macau à latitude de 22º 27´N.

A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Este ou para Oeste.
Por exemplo, Lisboa está à longitude de 9º 8´W, o Rio de Janeiro à longitude de 34º 53´W e Macau à longitude de 113º 56´E.

Angela Jung Amaral
Nº03 7º ano C

Anônimo disse...

Ulian 7ºD n30
1- Qual a importância das coordenadas geográficas?
A localização em qualquer ponto do planeta a partir das coordenadas geográficas.
2- O que são paralelos e meridianos ?
Paralelos São linhas imaginarais na horizontal que atravessam a Terra em hemiférios norte e Sul.
Meridianos São circulos que vão de um polo a outro, para cada meridiano existe um antimeridiano.
São 360 meridianos,180 para Leste e 180 para oeste
3- O que são : latitude e longitude ?
A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância medese em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou para Sul.
A longitude Também é uma medida em graus, de uma distância de um ponto qualquer da terra a um meridiano (que se torna ponto inicial da medida)

Anônimo disse...

Olá Conceição!
Letícia O
Nº:21
Série:7ºC

1-Além de nos auxiliar a encontrar a posição dos lugares, o sistema de coordenadas geográficas possibilita organizar um conjunto de pontos de referência que podem ser aplicados em viagens marítimas, aéreas, terrestres e também na confecção e atualização de mapas.

2-Paralelos:São linhas imaginárias horizontais que atravessam a Terra. E sua função é dividir a Terra em dois hemisférios:Norte e Sul.
Meridianos:São linhas imaginárias verticais que vão de um polo a outro.E ele divida a Terra em hemisférios Leste e Oeste.

3-Latitude: Com os paralelos encontramos a latitude. É a distância em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre em relaçao a linha do Equador.

Longitude:Com os Meridinos encotramos a longitude. É a distância em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre em relação a linha de Greenwich.
Beijos.

Anônimo disse...

Gustavo Volpi Provesi 7AnoC nº17

As coordenadas geográficas são muito importante para a lo calização qual quer ponto terrestre.

Os meridianos são linhas imaginárias que estão localizadas na vertical do planeta Terra e os paralelos também são linhas imaginárias que estão localizados na horizontal do planeta Terra.

Latitude é a distância contada em graus de qualquer ponto terrestre até ao ponto do Equador que só pode ser de Norte a Sul, e longitude também é a distância contada em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre até o mediterraneo de Greenwich e pode ser de Leste a Oeste.
Abraços professoras Conceição!!!

Coisinhas4you disse...

1- Qual a importância das coordenadas geográficas
R:elas sao muitos importantes para a localizacao de um ponto terrestre
2- O que são paralelos e meridianos ?
Os Meridianos são as linhas imaginarias que cortam a Terra verticalmente.
Paralelos as são linhas imaginárias que cortam a Terra, mas horizontalmente.
3- O que são : latitude e longitude ?
Latitude e' a linha do equador Na Horizontal é o que separa a terra em norte e sul.
Longitude meridianos de Greenwich na Vertical é o que sapara a terra em leste e oeste.
Isadora n:15 7ºA
Beijos

Vek disse...

Victor Waldrich Vechi/N34/7anoC
Olá Conceição!
1-As coordenadas geográficas são muito importantes para localizar uma superfície terrestre.
2-Paralelos-Linhas imaginarias horizontais que atravessa a terra.Existe 180 paralelos,somente 5 receberam nomes:Linha do Equador, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio,Circulo polar Antártico,Circulo polar Ártico.
Meridianos-Linhas imaginarias verticais que atravessam um polo a outro.Existem 360 meridianos,mas,somente 2 receberam nomes:Greenwich,e Linha Internacional da Data(LID).
3-Latitude-Com os paralelos encontramos a latitude.Distância em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre em relaçao a linha do Equador. so existe latitude norte e sul e todas sao na horizontal.
Longitude-Com os Meridinos encotramos a longitude.Distância contada em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre até o mediterrâneo de Greenwich.Existe longitude leste e oeste e todas sao na vertical.
Tchau Conceicao!
bjs...Te adoro

Anônimo disse...

oi conceição!! Ai vão as respostas

1-Cordenadas geograficas é um ponto na superficie terrestre.É importante para nós se locarlizarmos atraves desse ponto.

2-Paralelo:São as linhas imaginárias na horizontal que cruzam a superfície terrestre.

Meridiano:São as linhas imagináginarias na vertical que cruzam a superfície.

3-Latitude:São as linhas imaginárias na horizontal. Abreviatura:lat.

Longitude:São as linhas imaginarias na vertical.
Abreviatura:long.

beijos !! Leticia Schneider Nº22
série:7ºC

Anônimo disse...

Oi Conceição eu adoro o seu blog porque posso aprender muitos assuntos novos.Hoje o que eu aprendi foi sobre o que são Paralelos e Meridianos, Latitude e Longitude.
Eu aprendi que os meridianos dividem a Terra em duas partes: Leste e Oeste. Ja os paralelos dividem a Terra nos hemisferios Norte e Sul.Aprendi também que a Latitude é a distância em graus, de um ponto qualquer na superficie em relação a linha do Equador.Já a Longitude também é a distancia em graus de um ponto qualquer da superficie só que em relação ao Meridiano de Greenwich.E só existe Latitude Norte ou Sul.Os Meridianos(360) são o dobro dos Paralelos(180).Eu achei essa postagem muito legal,pois estavamos trabalhando esse assunto na sala mas eu não estava entendendo muito e o blog me ajudou bastante.

Beijos de Carolina número 9 7anoB

Anônimo disse...

Anna Julia Zanotti 7ºanoB Nº:05
olá conceiçao...

1-AS COORDENADAS GEOGRAFICAS SÃO IMPORTENTES PARA LOCALIZARMOS UM PONTO EXATO TA TERRA.ELAS SAO MAIS IMPORTANTES PARA OS NAVIOS,AVIOES,etc.

2-paralelos são as linhas imaginarias que circulam a esfera terrestre sem cruzar a linha do equador .ja meridianos são sao linhas imaginarias que cruzam a linha do equador unindo os polos.

3-latitude é a distancia em graus, de um ponto qualquer da superficie.
longitude é a distancias em graus,de um ponto qualquer da superficie em relaçao ao meridiano de greenwich.

bjss.

Anônimo disse...

Ana Letícia Rossetto 6ªB N°3

Oi Conceição!

Gostei muito dessa postagem, e aqui estão as respostas!

1- As Cordenadas geográficas são muito importantes pois á partir delas podemos determinar a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre.

2- Meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra verticalmente. O meridiano 0º é Greenwich, que separa a Terra em hemisfério oriental e ocidental.
Paralelos assim como meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra, mas horizontalmente.

3- Latitude é a distância em graus de um ponto qualquer da Terra em relação a linha do Equador.
Longitude é a distância em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwich.

Beijos...

Anônimo disse...

1 - Como uma carta chega à sua casa? e um e-mail à sua cx postal?
Pois eh ! em locais onde não chegam os Correios nem email...nem sinais de fumaça... só podem ser encontrados por um outro endereço: as Coordenadas Geográficas! Os satélites se guiam por elas, os submarinos, aviões, etc...

2 - Paralelos:Os paralelos sao linhas horizontais que circundam o planeta. O principal paralelo é o Equador, que divide a Terra em duas partes iguais.

Meridinaos : Meridiano meridiano é a linha imaginária que resulta de um corte efetuado num modelo geométrico da terra.

Latitude : Latitude é a coordenada geográfica da referência na superfície terrestre, que é o ângulo entre a linha do Equador 90ºnorte e 90ºSul.

longitude : Longitude, algumas vezes representada pela letra grega λ(lambda), descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste, a partir do Meridiano de Greenwich.

Anônimo disse...

Ygor 7ºB nº32
1 - coordenadas geográficas expressam qualquer posição horizontal no planeta através de duas das três coordenadas existentes num sistema esférico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação da Terra.

2 - Paralelos : É a uma linha imaginária na horizontal que atravessa o planeta.

Meridianos : Meridiano é a linha imaginária que resulta de um corte, efetuado num modelo geométrico da Terra por um plano que contém o seu centro.

3 - Latitude : Latitude é a coordenada geográfica ou geodésica definida na esfera, no elipsóide de referência ou na superfície terrestre.

Anônimo disse...

Eu aprendi que o planeta está dividido em dois hemisférios Norte e Sul.Além do Equador, existem outros paralelos que ocupam posições geograficamente estratégicas, recebendo também nomes especiais. São eles: Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.

Nome: cristhielen dos Santos
Número: 03
Série: sétimo D

Anônimo disse...

Maria Eduarda Engel nº20 7ºD

1- As Cordenadas geográficas são muito importantes pois á partir delas podemos determinar a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre.

2-Paralelos:são linhas imaginárias horizontais que atravessam a Terra.
Meridianos:são círculos que vão de um polo a outro.

3- Latitude: é a distância em graus, de um ponto qualquer da superfície terrestre até a linha do Equador.
Longitude: é a distância em graus de um ponto qualquer ponto da superfície em relação ao meridiano de Greenwich.

Beijooos.

Anônimo disse...

Henrique nº17 7ºB
1-Coordenadas geográficas são pontos que indicam com precisão a superfície terrestre
2-Paralelos são circunferências que tem seus planos em todas sua extensão no meio do plano do Equador perpendiculares ao eixo da Terra.
Meridianos: Metade de uma circunferência que liga os dois polos geográficos da Terra
3- Latitude é um ponto qualquer em relação à linha do Equador e é medida em graus. Longitude é um ponto qualquer em relação ao meridiano de Greenwich, dividindo a Terra em 24 partes.

Anônimo disse...

Gabriela Almeida Nº8 7ºano D

Olá Conceição

Resposta 1- as coordenadas geograficas são essencias no estudo da geografia porque elas permitem localizar os pontos no globo.

Resposta 2-Os paralelos sao linhas horizontais que circundam o planeta. O principal paralelo é o Equador, que divide a Terra em duas partes iguais chamadas hemisferios: Hemisferio Norte e o Hemisferio Sul.Meridianos são as linhas imaginárias que dividem a terra em:Norte e Sul.

Resposta 3-Latitude: á a distância em graus entre um ponto da superfície terrestre e a linha do equador.Longitude:É à distância em graus entre qualquer ponto da Terra e o meridiano de Greenwich. Todos os pontos que estão sobre o mesmo meridiano têm a mesma longitude.

Beijoos te adoro!!

Anônimo disse...

Latitude: distância em graus de um ponto qualquer da superfície em relação linha do equador.
Longitude: e a distância em graus de um ponto qualquer da superfície em relação ao meridiano de Greenwich.
Meridiano: Círculos máximos , cujas as extremidades são os dois polos geográficos da Terra.
Paralelo: é uma linha imaginária horizontal que atravessa o planeta.
Para que servem as coordenadas geográficas: As coordenadas são utilizadas para localizar qualquer coisa no globo.Com apenas 2 valores(latitude e longitude)é possível para aviões, satélites e navios viajarem.
Rafaella Claus do nascimento nº28 7ºB

Anônimo disse...

Mariam n 26
7ano C

Oisinho!

1-Auxiliar as posições dos lugares,na confecção e atualizaçáo de mapas, além disso,o sistema de coordenadas geograficas possibilita organizar um conjunto de pontos de referencia que podem ser usados em viagens(aéreas,terrestres e marítimas).

2-Paralelos:são linhas imaginárias horizontais que atravessam a Terra,e sua função é dividir a Terra em dois hemisférios cujos são Norte e Sul.
Meridianos:são linhs imaginárias verticais que atravessam a Terra,e sua função é dividir a Terra em dois hemisférois Leste e Oeste.

3-Latitude:com os paralelos encontramos a latitude.Ela indica a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação a linha do Equador.
Longitude: com os meridianos encontramos a longitude.Ela mostra a distâcia em graus de qualquer ponto da superfície terrestreem relaçã a linha de Greenwich.

bjksss!!!!=)

Anônimo disse...

Giordano - número:14 7 c


1. Através das coordenadas geográficas é possível organizar um conjunto de pontos de referênci
a que podem ser aplicados na localização de qualquer objeto, bem como em viagens marítimas, aéreas, terrestres e também na confecção e atualização de mapas.

2-Paralelos são linhas imaginárias horizontais que atravessam a Terra no sentido Leste-Oeste. E sua função é dividir a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul.
Meridianos são linhas imaginárias verticais que vão de um pólo a outro. E ele divide a Terra em dois hemisférios: Leste e Oeste.

3-Latitude: É a distância em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre em relação à linha do Equador.
Longitude: É a distância em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre em relação à linha do meridiano de Greenwich.

Anônimo disse...

Lyandra-N°24-7°C

1-As coordenadas geográficas são importantes para a localização de aviões e principalmente navios.

2-Meridianos são linhas imaginárias verticais e paralelos são linhas imaginárias horizontais.

3-Latitude é a linha do equador norte e sul e longitude é meridiano de Greenwich é de leste a oeste.

Anônimo disse...

Manuella N 20 7 ano A. As coordenadas geográficas servem para localizar qualquer ponto na superfície terrestre, tem grandes importância para a navegação marítimas e aeria. Paralelos são linhas imaginárias,horizontais que dividem a Terra em hemisfério Norte e Sul, os meridianos são linhas também são linhas imaginárias verticais, dividem a Terra em Leste e Oeste. Latitude é a distâcia em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação a linha do Equador. Longitude é a distância em graus de qualquer ponto em relação ao meridiano de Greenwish. Beijos Coceição

Anônimo disse...

Nome: Gabriela Menna Barreto
Número:14 Sala: 7º ano B
1-Qual a importância das coordenadas geográficas?
R:As linhas imaginárias são importantes para a localização em qualquer ponto do planeta a partir das coordenadas geográficas.
São linhas imaginárias pelas quais a Terra foi “cortada”, essas linhas são os paralelos e meridianos, através deles é possível estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta.
2-O que são paralelos e meridianos?
R:Paralelos: São linhas imaginárias paralelas ao plano equatorial.
R:Meridianos: São linhas imaginárias paralelas ao meridiano de Greenwich que ligam os polos norte e sul.
3-O que são latitude e longitude ?
R: Latitude é a distância medida em graus de um determinado ponto do planeta entre o arco do meridiano e a linha do equador
R: Longitude é a localização de um ponto da superfície medida em graus, nos paralelos e no meridiano de Greenwich.

Anônimo disse...

foii muiito util para o meu trabalho de escola !!!! OBRIGADO

Anônimo disse...

1- Qual a importância das coordenadas geográficas?

2- O que são paralelos e meridianos ?
Paralelos, são círculos imaginários traçados paralelamente ao Equador, além do circulo polar artico 66° 33' (N) e antártico 66° 33' (S), e os trópicos de câncer 23° 27' (S).
Meridianos, são círculos imaginários que cortam perpendicularmente os paralelos e vão de um polo a outro.
3- O que são : latitude e longitude ?
Latitude: Distância em graus de qualquer ponto da terra ao Equador.
Longitude: É a distância medida em graus, de qualquer lugar da terra ao meridiano Greenwich.

Anônimo disse...

gostei muito do blog

Anônimo disse...

Nome: Matheus Manes nº 30 7º D

Paralelos: São linhas imaginárias paralelas ao plano. equatorial situações estratégicas como o movimento de rotação da Terra (define a posição do eixo) e o movimento de translação (que demarca o plano da eclíptica).São os Circulo Polar ártico, Trópico de Câncer, Linha do Equador ( o maior), Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Antártico.

Meridianos: São linhas imaginárias paralelas ao meridiano de Greenwich que ligam os polos norte e sul.Divide a Terra em dois hemisférios: um a Leste e outro a Oeste, mas uma convenção internacional.Existe 360 meridianos mais só dois tem nome o LID ( linha Internacional da data) e o Greenwich, em Londres.

Latitude: Distância em graus de qualquer ponto da terra ao Equador.
Longitude: É a distância medida em graus, de qualquer lugar da terra ao meridiano Greenwich.
Coordenadas Geográficas: As linhas imaginárias são importantes para a localização em qualquer ponto do planeta a partir das coordenadas geográficas.

Anônimo disse...

Evandro Bonetti da Silva/nº7/7ºA

ATIVIDADE :
1- São circunferências paralelas ao Equador. Serve como referencia para localização no sentido Norte e Sul, e são medidas de graus. Os principais paralelos são:
Círculo Polar Antártico, Trópico de Capricórnio, LINHA DO EQUADOR,Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico .

2- Os meridianos são linhas imaginarias traçadas no globo terrestre com o objetivo de termos um comparativo das horas em todo o planeta. O meridiano de Greewnwich que passa pela Inglaterra é o de número "zero". Desta forma é possível sabermos as horas em qualquer lugar, a partir do meridiano "zero”. Os principais meridianos são:
MERIDIANO DE GREENWICH e Linha Internacional de Data.

3- É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S),ou seja, É a divisão da Terra em linhas na horizontal junta ao equador.

4- É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre Leste (E) ou Oeste (W).

5- São um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre. Essas linhas são os paralelos e os meridianos.

Anna disse...

Anna nº4 7 ano D

1 Paralelo é uma linha imaginária que divide a Terra em duas partes, de Leste a Oeste, paralela à linha do Equador. A função do paralelo é dividir planeta Terra em partes, facilitando o homem na localização para qualquer parte do planeta. Os principais paralelos são o Trópico de Câncer e o Trópico do Capricórnio.
2 Meridianos são linhas imaginárias de semicircunferências. Esta linha imaginaria vai de um pólo ao outro da Terra. Os meridianos são paralelos uns para os outros. A função do meridiano é dividir a Terra em dois hemisférios: ocidental e oriental(Norte e Sul). Os principais meridianos são Meridianos de Greenwich e Linha e Internacional da data(IND)
3 Latitude é a distância de qualquer lugar da superfície da Terra até a linha do Equador. Só existe Latitude Norte(N) e Sul(S).A abreviação de latitude é Lat.
4.Longitude é acima da distancia de qualquer lugar até a linha de Greenwich . Só existe longitude no Leste ou Oeste .Somente existem 2 meridianos que tem nome. A abreviação de longitude é Long.
5.Com base na rede geográfica,podemos determinar as coordenadas ou seja a latitude e a longitude de meridianos.

Anônimo disse...

Olá Conceição!!!

> Nome: Aslin Caroline Nº05 - 7ºanoD

1ª Resposta:Paralelos são linhas imaginárias,horizontais que dividem a Terra em hemisfério Norte e Sul, um exemplo de paralelo é a linha imaginária chamada Equador.

2ª Resposta:Os meridianos são linhas também são linhas imaginárias verticais, que dividem a Terra em Leste e Oeste, um exemplo de meridiano é a linha imaginária chamada
3ª Resposta: Latitude: Distância em graus de qualquer ponto da terra ao Equador.

4ª Resposta: Longitude: É a distância medida em graus, de qualquer lugar da terra ao meridiano de Greenwich.

5ª Resposta:
coordenadas geográficas são localizadores de qualquer ponto na superfície terrestre, que tem grande importância para a navegação marítimas e aeria.

Anônimo disse...

Henrique 7anoA numero 16

1 São linhas horizontais dispostas no globo no sentido leste - oeste.Sua função é dividir o globo em norte e sul.Os principais paralelos são:Linha do Equador,Trópico de Câncer,Trópico de Capricórnio,Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.
2 São linhas imaginárias dispostas no sentido Norte - Sul que tem como função dividir o mundo em Leste - Oeste.Os principais meridianos são: Meridiano de Greenwich e Linha Internacional de Data.
3 Latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a linha do Equador.
4Longitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich
5 As Coordenadas Geográficas são a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre

Anônimo disse...

Oi Conceição
Nome:Pedro Henrique Zimmermann Pereira n°:29 ano:7ºa




Coordenadas Geográficas

1-São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.O paralelo tem a função de:estabelecer as medidas nas direções norte,sul.Os principais paralelos são: Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico, Círculo Polar Antártico e Linha do Equador.

2-Meridianos são: semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra,qualquer deles divide a Terra em dois hemisférios: um a Leste e outro a Oeste e estabelece as medidas em graus nas direções leste,oeste. Greenwich,em Londres, como sendo o meridiano base para determinação dos hemisférios e também para contagem de longitude.

3-Latitude é a medida em graus de norte a sul no globo.

4-Longitude é a medida em graus de leste a oeste no globo.

5-Coordenadas geográficas são:linhas imaginarias que formam um sistema de coordenadas geográficas que nos ajudam a encontrar a posição e localização de diferentes lugares.
Tchau Conçeição

Anônimo disse...

1. São circunferëncias perpendiculares ao eixo da Terra que dividem o globo terrestre em hemisferio norte e sul.São eles, Linha do equador, tropico de cancer, tropico de capricornio, circulo polar artico e circulo ppolar antartico
2.Divide o planeta em hemisferio oriental e ocidental.O principal e o meridiano de greenwich.
3.e o valor angular do meridiano, compreendido entre o equador e o paralelo.
4. E o valor angular junto ao eixo da Terra, compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referencia.
5. E a indicaçao com precisao de um ponto qualquer sobre a superficie terrestre. ( latitude e longitude).
Vinicius Ongaratto nº34 7ºA

Anônimo disse...

1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DOs PRINCIPAIS PARALELOS?
Paralelo (ou paralelo geográfico) é todo o círculo menor perpendicular ao Eixo terrestre e, portanto, paralelo ao Equador. Sobre um determinado paralelo, a latitude é constante. A posição em cada paralelo é medida através da longitude. Sua função é localizar qualquer objeto na superfície terrestre.os principais paralelos são Círculo polar ártico, trópico de câncer, linha do equador, trópico de capricórnio e círculo polar antártico.
2- O QUE SÃO MERIDIANOS ? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
Meridianos são as linhas imaginárias que dividem a terra em: Oriente e Ocidente ou: Norte e Sul.Servem para dividir a terra em leste e oeste.Só um paralelo principal o de greenwish
3- O QUE É LATITUDE?
Latitude é a coordenada geográfica ou geodésica definida na esfera, no elipsóide de referência ou na superfície terrestre, que é o ângulo entre o plano do equador e a normal à superfície de referência. A latitude mede-se para norte e para sul do equador, entre 90º sul, no Pólo Sul (ou pólo antártico) (negativa), e 90º norte, no Pólo Norte (ou pólo ártico) (positiva). A latitude no equador é igual a 0º. O modo como a latitude é definida depende da superfície de referência utilizada:
4- O QUE É LONGITUDE?
Longitude, algumas vezes representada pela letra grega λ(lambda), descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste, a partir do Meridiano de Greenwich. Diferentemente da latitude, que tem a linha do Equador como um marco inicial natural, não há uma posição inicial natural para marcar a longitude. Portanto, um meridiano de referência tinha que ser escolhido. Enquanto os cartógrafos britânicos usavam o Meridiano de Greenwich há muito tempo, outras referências foram usadas como: El Hierro, Roma, Copenhage, Jerusalém, São Petersburgo, Pisa, Paris, Filadélfia e Washington.
5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
O sistema de mapeamento da Terra através de coordenadas geográficas expressa qualquer posição horizontal no planeta através de duas das três coordenadas existentes num sistema esférico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação da Terra. Herdeiro das teorias dos antigos babilônios, expandido pelo famoso pensador e geógrafo grego Ptolomeu, um círculo completo é dividido em 360 graus (360°).
Igor trainotti ribeiro 7 C n:10

Anônimo disse...

Gabriela Backes nº17 7ºD
1-O QUE É UM PARALELO?
-Paaralelos são as linhas imaginárias na horizontal que dividem a terra.
QUAL SUA FUNÇÃO?
-Sua função é deixar mais facil de distiguir em um mapa a divisão do hemisfério norte e sul.
QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?
-Linha do equador, paralelos de capricornio e paralelo de câncer.
2- O QUE SÃO MERIDIANOS ?
-Os meridianos são linha imaginárias que dividem o mundo. QUAL SUA FUNÇÃO?
-Sua função é dividir os fusos horários dos países.
QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
-Os nomes são Meridiano de Greenwich.
3- O QUE É LATITUDE?
-Latitude é uma coordenada geografica para estabelecer a medida dos paralelos.
4- O QUE É LONGITUDE?
-Longitude é uma coordenada geográfica usada para estabelecccer a medida dos meridianos.
5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
- é o sistema de mapeamento da Terra através de coordenadas geográficas expressa qualquer posição horizontal no planeta através de duas das três coordenadas.

Anônimo disse...

Gabriella 7º D nº18


1. São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra. Sua função é designar as latitudes. Os principais paralelos são Equador, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.
2. São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. Sua função é designar as longitudes. Os principais meridianos são de Greenwich, ele divide a Terra em Hemisfério Oriental e Hemisfério Ocidental.
3. É à distância em graus de um ponto qualquer da superfície, até a linha do equador. Só existe latitude norte e sul.
4. É à distância em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre, até o Meridiano de Greenwich.
5. As coordenadas geográficas correspondem ao conjunto de latitude e longitude. Indicando com precisão a posição de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre.

aime n1 7d disse...

AIME N1 SERIE 7D ...
-qual e a importancia das coordenadas geograficas ?
R: Com as coordenadas conseguimos saber a nossa localizacao em qualquer ponto do planeta.
-o que sao paralelos e meridianos ?
R: Paralelos sao linhas imaginarias tracados paralelamente ao Equador , alem do Circulo Polar Artico , Circulo Polar Antartico , Tropico de Cancer e Tropica de Capricornio. Meridianos sao linhas tracados perpendicularmante que vao de um polo ao outro .
-o que sao latitude e longitude ?
R: Latitude e a distancia em graus de um ponto qualquer do planeta ate a linha do Equador. longitude e a distancia em graus de um ponto qualquer do planeta ate o meridiano de greenwich

Anônimo disse...

vinicius n35 7anoB
1-Existem alguns paralelos que recebem nomes especiais, sendo definidos a partir de situações estratégicas como o movimento de rotação da Terra define a posição do eixo e o movimento de translação que demarca o plano da eclíptica.
2-São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra.Meridiano origem: é aquele tomado como base para determinação dos hemisférios Oriental e Ocidental da Terra.O meridiano Greenwich.
3-LATITUDE É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte ou Sul.
4- LONGITUDE é arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre Leste ou Oeste.
5-As coordenadas geográficas de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre correspondem, então, ao conjunto de latitude e longitude.

Anônimo disse...

Nome: Stacy Ondina.N:33.7 Ano:B

Respostas:
1:Paralelo sao linhas imaginarias que circulam a esfera da Terra sem cruzar o Equador.Sua funçao `e dividir a Terra em dois hemisferios,Norte e Sul.Os principais sao Tropico de Capricornio e Tropico de Cancer.
2:Sao linhas imaginarias que cruzam o Equador unindo os polos.Sua funçao ´e unir os polos com o objetivo de termos um comparativo de horas em todo o planeta.O principal meridiano ´e o de
Greenwich.
3:Distancia do Equador a qualquer ponto da Terra.
4:Distancia entre o ponto 0 ou primeiro meridiano.
5:Sao linhas imaginarias que nos ajudam a encontrar a posiçao da Terra.
Bjsss!!!

Anônimo disse...

Oi Conceçao meu nome é mateus sou o número 25 do setemo ano A

1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?

R: Paralelo é uma linha imaginaria feita para dividir o mundo do Hemisfério Ocidental para o Hemisfério Oriental ou simplesmente NORTE e SUL.
Existem alguns paralelos como Equador, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio,Circulo Polar Antartico e Circo polar Artico.

2- O QUE SÃO MERIDIANOS ? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?

R: Os Meridianos são linhas imaginarias feitas para dividir o mundo do LESTE para o OESTE.
Existem Vários Meridianos (360) mas só 2 tem nome principal que é Meridiano de Greenwich e o Meridiano LID-Lina Internacional de Data.

3- O QUE É LATITUDE?

R: la.ti.tu.de
sf (lat latitudine) 1 Qualidade do que é lato; extensão, largueza. 2 Geogr Arco do meridiano compreendido entre o equador e a vertical de qualquer lugar com o plano do equador. 3 Geogr Distância do equador a um lugar da Terra, quer no hemisfério norte (latitude norte), quer no hemisfério sul (latitude sul), medida em graus sobre o meridiano desse lugar. 4 Astr e Geol Distância angular de um círculo ou plano específico de referência. 5 Desenvolvimento. 6 Amplitude. 7 Clima. L. astronômica: distância angular entre o plano equatorial terrestre e a direção da gravidade de determinado lugar. L. celeste: distância angular entre um corpo celeste e a eclíptica. Pode ser geocêntrica ou heliocêntrica. L. geocêntrica: a latitude celeste considerada vista do centro da Terra. L. heliocêntrica: a latitude celeste considerada como vista do centro do Sol. L. meridional: o mesmo que latitude sul. L. norte: a que se conta no hemisfério norte. L. setentrional: o mesmo que latitude norte. L. sul: a que se conta no hemisfério sul.

4- O QUE É LONGITUDE?

R: lon.gi.tu.de
sf (lat longitudine) 1 Extensão em linha reta. 2 Geogr Distância em graus entre o ponto 0 ou primeiro meridiano (o de Greenwich ou outro lugar convencionado) e o meridiano do lugar considerado contados de 0° a 180°, tanto para leste como para oeste deste meridiano, ao longo do equador. Por isso, a longitude pode ser oriental ou ocidental. L. astronômica de um astro: arco da eclíptica medido em direção leste entre o ponto equinocial da primavera e o círculo máximo que passa pelo astro de que se trata e pelos pólos da eclíptica. L. de onda: distância, medida radialmente desde o emissor, em um espaço livre, entre dois pontos consecutivos nos quais uma onda eletromagnética tem a mesma fase. L. geocêntrica: longitude astronômica de um astro, supondo-o visto do centro da Terra. L. heliocêntrica: longitude astronômica de um astro, supondo-o visto do centro do Sol. L. ocidental: longitude de um lugar a oeste do primeiro meridiano. L. oriental: longitude de um lugar a leste do primeiro meridiano.

5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?

R: Os sistemas de mapiamento da Terra através de coordenadas geográficas, expressa posição Horizontal no planeta através de duas ou três coordenadas, alinhadas co o eixo de rotação da Terra.

Anônimo disse...

Raul 7ªA Nº:30
1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?
R: Um paralelo é uma linha imaginaria na vertical traçada paralelamente sobre o globo, que formam círculos entre ele .sua função é: ligar todos os planos de igual latitude. os principais paralelos são o Equador, o Trópico de Capricórnio, o Trópico do câncer, o Circulo Polar Antártico e o Circulo Polar Ártico
2- O QUE SÃO MERIDIANOS ? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
R: Um meridiano é uma curva sobre uma superfície de revolução determinada pela interseção de um plano, que contém o eixo de simetria, com a própria superfície. Sua Função é ligar todas as longitudes. Os principais meridianos são: o Meridiano de Greenwich e a linha internacional de data.


3- O QUE É LATITUDE?
R:latitude é uma distancia angular de um ponto do globo medida por um arco do meridiano
compreendido entre esse ponto e o equador terrestre e variando de 0 grau a 90 graus para o norte ou para o sul. Distância em graus desde o Equador a um ponto dado.
4-O QUE É LONGITUDE?
R:ângulo entre o plano que contém o eixo da Terra, e que define o meridiano de origem das longitudes (meridiano de Greenwich), e o plano que contém o eixo da Terra e o meridiano do lugar do observador, contado de 0 a 180 graus, para oeste e para leste. Disância em graus desde Greenwich a um ponto dado.
5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
R: Coordenadas geográficas são maneiras de se localizar no globo

Anônimo disse...

Pedro Barbosa n°28 7°A

1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?
R:Paralelos São linhas imaginarias e sua funçao e dividir o planeta em dois hemisférios: leste e oste
2- O QUE SÃO MERIDIANOS ? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
R:Meridianos são linhas imaginárias que dividem o planeta em dois hemiferios: leste e oeste. O nome so principais meridianos são: Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Cículo Polar do Árticos, e Circulo Polar Antartico
3- O QUE É LATITUDE?
R: É a distância medida em graus de qualquer ponto do planeta a linha do Equador
4- O QUE É LONGITUDE?
è a ditância medida em graus de qualquer ponto do planeta ao meridiano de Greenwich.
5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
R: São um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície do planeta. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos

Anônimo disse...

Alisson 7anoA

1 R:São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
Existem alguns paralelos que recebem nomes especiais como:Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.
Sendo definidos a partir de situações estratégicas como o movimento de rotação da Terra (define a posição do eixo) e o movimento de translação (que demarca o plano da eclíptica)

2 R:São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros.
Um meridiano é somente a semicircunferência de círculo máximo. Qualquer deles divide a Terra em dois hemisférios: um a Leste e outro a Oeste, mas uma convenção internacional adotou aquele que passa por Greenwich, em Londres, como sendo o meridiano base para determinação dos hemisférios e também para contagem de longitude.
Meridiano origem: é aquele tomado como base para determinação dos hemisférios Oriental e Ocidental da Terra. À partir dele temos 180 graus tanto para Leste como para Oeste. O seu antimeridiano (180 graus) serve como base para o traçado da Linha Internacional da Mudança de Data.

3 R:É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).

4 R:É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre Leste (E) ou Oeste (W).

5 R:Com base na rede geográfica, podemos determinar as coordenadas, ou seja, a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre. Para determinação da latitude, são considerados os paralelos, enquanto que para a longitude levamos em consideração os meridianos.

Anônimo disse...

ATIVIDADE:
1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAL PARALELOS? R: São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual eqüidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
Os paralelos servem para indicar a latitude (à distância, em graus, de um paralelo à linha do Equador), que tem os valores de zero grau na linha do Equador e noventa graus nos pólos. Os principais paralelos são: Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, ambos no Hemisfério Norte; o Equador, que é a linha imaginária que divide a Terra em duas partes exatamente iguais, o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.
2- O QUE SÃO MERIDIANOS? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS? R:São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. Os meridianos servem para indicar a longitude, que é a distância, em graus, entre um meridiano qualquer. O principal Meridiano é o de Greenwich (0º)

3- O QUE É LATITUDE?
R: Latitude: é à distância em graus da linha do Equador até uma superfície qualquer da Terra dada pelos paralelos.. As latitudes variam de 0º a 90º para Norte e para Sul.

4- O QUE É LONGITUDE?
R: Longitude: é a distancia em graus do Meridiano de Greenwich até uma superfície qualquer da Terra, dada pelos meridianos e variam de 0º a 180º para Leste e para Oeste.

5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
R: As coordenadas geográficas são um sistema que permite a localização na superfície terrestre, baseiam-se em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre. Através dos paralelos e meridianos é possível estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta.

JULIA ROBERTA REINERT Nº: º21 7ºB

Anônimo disse...

Nome:Emerson
Série:7ºB
Nº:11
Data:09/04
Coordenadas Geográficas
1-O que é um paralelo?Qual sua função?Quais o nomes do principais paralelos?
R:Paralelos são circuferências que tem seus planos em toda sua extensão a igual eqüidistância do plano do equador sendo sempre perpendiculares ao eixo da terra.
2-O que são meridianos?Qual sua função?Quais são os nomes dos principais meridianos?
R Meridianos são semicircunferência de círculos máximos cujas extremidades são os dois pólos geográficos da terra.Hemisfério ocidental e Hemisfério oriental.O plano de cada merediano contém o eixo da terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros.
3-O que é latitude?
R:Latitude é o valor angular do arco de merediano compreendido entre o equador eo paralelo do lugar de referência.Será sempre Norte(N)ou Sul(S).
4-O que é longitude?
R:É o valor angular,junto ao eixo da terra,no palno formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência,considerando-se este pleno sempre o paralelo ao plano do equador.
5-O que são coordenadas Geográficas?
R:As coordenadas Geográficas de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre correspondem,então,ao conjunto de latitude e longitude.

Anônimo disse...

Olá Conceição,aqui é o Lucas Pahl Soares, Numero°:24 do 7°B. As respostas das questões estão abaixo:

1)São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra. Com a função de ajudar as pessoas a se localizarem melhor e a arrumar o fuso horário. Os únicos paralelos que tem nomes são: Linha do ecuador, Tropico de câncer, tropico de capricórnio, circulo polar ártico, e circulo polar antártico.

2)ão semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros. Com a função de ajudar as pessoas a se localizarem melhor e a fazer os fusos horários. O nome dos principais são: Meridiano de Greenwich e Linha Internacional da Data.

3)É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).

4)É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre Leste(L ou E) ou Oeste (O ou W).

5)Com base na rede geográfica, podemos determinar as coordenadas, ou seja, a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre. Para determinação da latitude, são considerados os paralelos, enquanto que para a longitude levamos em consideração os meridianos.

Anônimo disse...

nº:4 augusto jahn série:7ºb
1-
São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
Existem alguns paralelos que recebem nomes especiais, sendo definidos a partir de situações estratégicas como o movimento de rotação da Terra (define a posição do eixo) e o movimento de translação (que demarca o plano da eclíptica).
2-São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros.
3-Latitude é a coordenada geográfica ou geodésica definida na esfera, no elipsóide de referência ou na superfície terrestre, que é o ângulo entre o plano do equador e a normal à superfície de referência. A latitude mede-se para norte e para sul do equador, entre 90º sul, no Pólo Sul (ou pólo antártico) (negativa), e 90º norte, no Pólo Norte (ou pólo ártico) (positiva). A latitude no equador é igual a 0º.
4-Longitude, algumas vezes representada pela letra grega λ(lambda), descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste, a partir do Meridiano de Greenwich. Diferentemente da latitude, que tem a linha do Equador como um marco inicial natural, não há uma posição inicial natural para marcar a longitude.
5-A latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre. Para determinação da latitude, são considerados os paralelos, enquanto que para a longitude levamos em consideração os meridianos.


















































nº:4 augusto jahn série:7ºb

Anônimo disse...

para bems sensa vvc mereseu o selo uruuuu 7B NOME ..... N...
nao irei me revela descubra na sala depois

Anônimo disse...

Luiz Felipe R. Kobarg/7ºB/Nº:26
ATIVIDADE :
1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?
R:Os Paralelos são linhas imaginárias na horizontal.A função dos paralelos é nos designar a Latitude de um local.O nome dos principais paralelos são Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Linha do Equador, Tróíco de Capricórnio, Círculo Polar Antártico.

2- O QUE SÃO MERIDIANOS ? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
R:Os Meridianos são semicírculos máximos, cujo os extremos coincidam com os Polos Norte e Sul da Terra.A função dos paralelos é nos designar a Longitude de um local.Meridiano de Grennwich e Linha Internacional da Data.

3- O QUE É LATITUDE?
R:É a distância medida em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre até a Linha do Equador.

4- O QUE É LONGITUDE?
R:Longitude, descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste, a partir do Meridiano de Greenwich.

5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
R:São um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.Essas linhas são os meridianos e os paralelos.

Luís Guilherme Zipf disse...

Luís Guilherme Serie:7ºB Nº:25

1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?

R:São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.Equador: é o paralelo cujo plano é perpendicular ao eixo da Terra e está equidistante dos pólos geográficos, dividindo o globo terrestre em dois hemisférios Norte e Sul. Além do Equador, existem outros paralelos que ocupam posições geograficamente estratégicas, recebendo também nomes especiais. São eles: Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.

2- O QUE SÃO MERIDIANOS ? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?

R:São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros.Um meridiano é somente a semicircunferência de círculo máximo. Qualquer deles divide a Terra em dois hemisférios: um a Leste e outro a Oeste, mas uma convenção internacional adotou aquele que passa por Greenwich, em Londres, como sendo o meridiano base para determinação dos hemisférios e também para contagem de longitude.
Meridiano origem: é aquele tomado como base para determinação dos hemisférios Oriental e Ocidental da Terra. À partir dele temos 180 graus tanto para Leste como para Oeste. O seu antimeridiano (180 graus) serve como base para o traçado da Linha Internacional da Mudança de Data.

3- O QUE É LATITUDE?

R:É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).

4- O QUE É LONGITUDE?

R:É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre Leste (E) ou Oeste (W).

5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?

R:Com base na rede geográfica, podemos determinar as coordenadas, ou seja, a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre. Para determinação da latitude, são considerados os paralelos, enquanto que para a longitude levamos em consideração os meridianos.

Anônimo disse...

Gabriel Gianesini 7anoB numero:14

1-As coordenadas geográficas nos permitem localisar meios de tramsportes maritimos,aérios e terrestres


2-Meridianos são linhas imaginaria verticais e os paralelos são linhas imajinarias orizontais


3-Latitude é as linhas que ligam norte e sul eo meridiano é que liga leste e oeste


9/4/2011

Anônimo disse...

Felipe Ern - nº12 - 7ºB
1- São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
-As linhas dispostas no sentido Norte-Sul (vertical) recebem o nome de meridianos, enquanto que as linhas dispostas no sentido Leste-Oeste (horizontal) são denominadas paralelos.
-Equador, Trópico de câncer, Trópico de capricórnio, Círculo polar Àrtico e Círculo polar Antártico.
2-São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois polos geográficos da Terra.
-Qualquer deles divide a Terra em dois hemisférios: um a Leste e outro a Oeste, mas uma convenção internacional adotou aquele que passa por Greenwich, em Londres, como sendo o meridiano base para determinação dos hemisférios e também para contagem de longitude.
-Greenwich e Equador.
3--Latitude - É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).
-Longitude - É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre Leste (E) ou Oeste (W).
5-Qualquer ponto sobre a superfície terrestre.

Anônimo disse...

Beatriz Ern-num:5-7°B
1-São linhas que ficam ao redor do Planeta e são horizontais.Sua função é de dividir a Terra em dois hemisférios(Norte e Sul).
2-São linhas que ficam ao redor do Planeta e são verticais.Sua função é dividir a Terra em dois hemisférios(Leste e Oeste).Os principais meridianos são:Greenwich e LID(Linha Internacional da Data).
3-É uma distância medida em graus de qualquer ponto terrestre até a linha do Equador.Ela utiliza os paralelos que são linhas horizontais.
4-É uma distância medida em graus de qualquer ponto terrestre até a linha do Equador.Ela utiliza os meridianos que são linhas verticias.
5-Coordenada geográfica é uma forma de localização através de graus de qualquer ponto terrestre.

Anônimo disse...

Nome: Stephanie Kischener Seif / n°: 34 / Ano: 7° ano B
1- Paralelos são circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra. O principal paralelo é o Equador, pois ele divide o globo em dois hemisférios. Os principais paralelos são: o Equador, o Círculo Polar Àrtico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. A função de todos esses paralelos é dividir a Terra em partes. Existem alguns paralelos que recebem nomes especiais, sendo definidos a partir de situações estratégicas como o movimento de rotação da Terra (define a posição do eixo) e o movimento de translação (que demarca o plano da eclíptica)
2- São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros. Os principais meridianos são: Equador e Greenwich, sendo o meridiano base para determinação dos hemisférios e também para contagem de longitude. Meridiano é aquele tomado como base para determinação dos hemisférios Oriental e Ocidental da Terra.
À partir dele temos 180 graus tanto para Leste como para Oeste. O seu antimeridiano (180 graus) serve como base para o traçado da Linha Internacional da Mudança de Data.
3- Latitude é o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre norte ou sul. É uma medida de grau da superfície terrestre a linha do equador
4- Longitude é o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre leste ou oeste.
5- Coordenadas Geográficas são um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre, essas linhas são os paralelos e meridianos.

Anônimo disse...

Olá Conceição, essas são as respostas que você pediu:

1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?
R:Paralelo são circunferencias que apresentam planos em toda a sua extenção. Servem para medir a distancia da linha do equador e para determinar um ponto terrestre qualquer. O principal paralelo é o Equador.
2- O QUE SÃO MERIDIANOS ? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
R:Meridianos são cemicircuunferencias, cuja suas extremidades são definidas pelos polos da Terra. Eles indicam a precisão de um ponto terrestre qualquer. O principal meridiano é o meridiano de Greenwich.
3- O QUE É LATITUDE?
R:Latitude significa a distancia medida em graus de um ponto qualquer da superficie terestre até a linha do equador.
4- O QUE É LONGITUDE?
R:Longitude significa a distancia do meridiano de Greenwich ao longo da linha do equador, é medida em graus.
5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
R:Coordenada geogréfica ou seja latitude e longitude de qualquer ponto da superficie terrestre, considerando paralelos e meridianos.

bjs Conceição! Rafaela Chiminelli Borth n°31 7ºB

Anônimo disse...

Nome:Gabriela Cogo Sedrez N°:15
Série:7°anoB
1 São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
A função dos paralelos é nos designar a Latitude e Longitude as coordenadas.
Os principais paralelos são: Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, linha do Equador, Trópico de capricórnio e Círculo Polar Antártico.

2 São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como prodututo comum os pólos verdadeiros.
O principal meridiano é o de Greenwich. Ele divide o globo em duas partes iguais, chamadas: hemisfério Ocidental (ou Oeste) e hemisfério Oriental (ou Leste).

3 É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência.

4 É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador.

5 As coordenadas geográficas vem de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre correspondem, então, ao conjunto de latitude e longitude.

Anônimo disse...

Aluno: Guilherme Guimarães Filho
N°: 07 Série: 7ano C

1: Os paralelos é que vão determinar a latitude de um determinado lugar na superfície terrestre, dessa forma podemos entender como latitude: é a distância medida em graus de um lugar na superfície terrestre ao Equador. O principal paralelo é o Equador ( 0° ). O Equador corresponde à latitude 0°, dividindo o planeta em hemisférios Norte e Sul. As latitudes variam de 0 a 90°, tanto ao Norte quanto ao Sul. A latitude, além de servir para localização geográfica, é uma variável importante para estudar os tipos de clima da Terra, pois a incidência de raios solares no planeta é maior nos lugares com latitudes menores, isto é, mais próximas à linha do Equador.

2: As linhas verticais, que no globo estão no sentido norte-sul, são chamadas meridianos, ou seja, meridianos são todas as linhas traçadas num mapa no sentido perpendicular ao Equador, de um pólo a outro. O principal meridiano é o de Greenwich. Ele divide o globo em duas partes iguais, chamadas hemisférios: hemisfério Ocidental (ou Oeste) e hemisfério Oriental (ou Leste).

3: Latitude: é a distância medida em graus de um lugar na superfície terrestre ao Equador.

4: A longitude corresponde à distância angular compreendida entre o meridiano que passa pelo lugar em causa e o meridiano de origem ou meridiano de 0º (que por convenção corresponde ao Meridiano de Greenwich). Sendo uma distância angular, conta-se em graus, de 0º a 180º para leste ou para oeste do meridiano de Greenwich.

5: Coordenadas Geográficas são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical, servindo para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.

Anônimo disse...

Caio Nº5 7ºA

1-Um paralelo é uma circunferência que tem seus planos,em toda sua extensão, a igual eqüidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra,a função do paralelo é permitir a localização precisa de qualquer ponto sobre a superfície da Terra e orientar a confecção de mapas, o paralelo divide a Terra na horizontal e define a latitude.Os nomes são: Círculo Polar Ártico, Trópico do Câncer, Linha do Equador,Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.

2-Um meridiano é uma semicircunferência de círculo máximo,cuja extremidade é os dois pólos geográficos da Terra.O plano de cada meridiano contêm o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros.Sua função é também permitir a localização precisa de qualquer ponto sobre a superfície da Terra e orientar a confecção de mapas, o meridiano divide a Terra na vertical e define a longitude.Só um meridiano têm nome que é meridiano de Greenwich.

3-É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência.Será sempre Norte (N) ou Sul (S).


4-É o valor angular,junto ao eixo da Terra,do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência,considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador.A longitude será sempre Leste(E) ou Oeste (W).

5-Com base na rede geográfica, determinaremos as coordenadas,ou seja, a latitude e a longitude,de qualquer ponto na superfície da Terra.Para determinação da latitude,são considerados os paralelos,enquanto que para a longitude levamos em consideração os meridianos.

Anônimo disse...

Alexandre Nº 2 7º ano D
1-Paralelo (ou paralelo geográfico) é todo o círculo menor perpendicular ao Eixo terrestre e, portanto, paralelo ao Equador. Sobre um determinado paralelo, a latitude é constante. A posição em cada paralelo é medida através da longitude. Sobre o equador, a latitude é igual a zero, medindo-se de 0º a 90º, para norte (positiva) e para sul deste (negativa).
A função dos paralelos, junto coma dos meridianos é nos designar a Latitude e Longitude,as coordenadas.Os Nomes dos principais paralelos: Linha do Equador, Círculo Polar Antártico, Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio.

2- Meridianos são as linhas imaginárias que dividem a terra em: Oriente e Ocidente ou: Leste e Oeste, e serve para definir os fusos-horário pra 15º para a direita aumenta 1 hora e 15º para esquerda diminui 1 hora, os principais meridianos são: o Lid e o Meridiano de Greenwich.
3- Latitude: A latitude liga um ponto qualquer na superfície terrestre,até a linha do Equador, ela divide a Terra separando o norte e o sul.
4- A longitude liga um ponto qualquer na superfície terrestre,até o meridiano de Greenwich, ela divide a Terra separando o leste e o oeste.
5- As coordenadas geográficas são um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre. Essas linhas são os paralelos e os meridianos.

Anônimo disse...

Beatriz c. n°04 7°c
1-As linhas dispostas no sentido Leste-Oeste (horizontal) são denominadas paralelos,que circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.Algumas delas são circulo polar ártico,tropico de câncer,equador,tropico de capricórnio circulo polar antártico
2-As linhas dispostas no sentido Norte-Sul (vertical) recebem o nome de meridianos, São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros,só existe a linha de greenwich como principal que divide hemisfério ocidental do hemisfério oriental.
3-Latitude é o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).
4-Longitude é o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre Leste (E) ou Oeste (W).
5-As coordenadas geográficas de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre correspondem, então, ao conjunto de latitude e longitude.
Latitude e Longitude constituem o que se chama de Coordenadas Geográficas e indicam com precisão a posição de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre.

Anônimo disse...

edi carlos n°10 7°ano b

1°Paralelo (ou paralelo geográfico) é todo o círculo menor perpendicular ao Eixo terrestre e, portanto, paralelo ao Equador. Sobre um determinado paralelo, a latitude é constante. A posição em cada paralelo é medida através da longitude. Sobre o equador, a latitude é igual a zero, medindo-se de 0º a 90º, para norte (positiva) e para sul deste (negativa).
a função dos paralelos,junto coma dos meridianos é nos designar a Latitude e Longitude,que são as coordenadas geograficas
Os principais paralelos são:
Círculo Polar Antártico (latitude: 66º Sul)
Trópico de Capricórnio (latitude: 23° Sul)
LINHA DO EQUADOR (latitude: 0º)
Trópico de Câncer (latitude: 23º Norte)
Círculo Polar Ártico (latitude: 66º Norte)

2°Meridianos são as linhas imaginárias que dividem a terra em: Oriente e Ocidente ou: leste e oeste.
E serva para definir os fusos-horários 15°para a direita aumenta uma hora e 15° para a esquerda aumenta
E os principais maridianos são
MERIDIANO DE GREENWICH (longitude: 0º)
Linha Internacional de Data (oposto ao meridiano de Greenwich)

3°A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou para Sul. Por exemplo, Lisboa está à latitude de 38º 4´N, o Rio de Janeiro à latitude de 22º 55´S e Macau à latitude de 22º 27´N.

4°Longitude:É à distância em graus entre qualquer ponto da Terra e o meridiano de Greenwich. Todos os pontos que estão sobre o mesmo meridiano têm a mesma longitude.

5° As coordenadas geográficas de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre correspondem, então, ao conjunto de latitude e longitude.
Latitude e Longitude constituem o que se chama de Coordenadas Geográficas e indicam com precisão a posição de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre.

Anônimo disse...

edi carlos 7°b numero 10

ola ceicão
1°Paralelo (ou paralelo geográfico) é todo o círculo menor perpendicular ao Eixo terrestre e, portanto, paralelo ao Equador. Sobre um determinado paralelo, a latitude é constante. A posição em cada paralelo é medida através da longitude. Sobre o equador, a latitude é igual a zero, medindo-se de 0º a 90º, para norte (positiva) e para sul deste (negativa).
a função dos paralelos,junto coma dos meridianos é nos designar a Latitude e Longitude,que são as coordenadas geograficas
Os principais paralelos são:
Círculo Polar Antártico (latitude: 66º Sul)
Trópico de Capricórnio (latitude: 23° Sul)
LINHA DO EQUADOR (latitude: 0º)
Trópico de Câncer (latitude: 23º Norte)
Círculo Polar Ártico (latitude: 66º Norte)

2°Meridianos são as linhas imaginárias que dividem a terra em: Oriente e Ocidente ou: leste e oeste.
E serva para definir os fusos-horários 15°para a direita aumenta uma hora e 15° para a esquerda aumenta
E os principais maridianos são
MERIDIANO DE GREENWICH (longitude: 0º)
Linha Internacional de Data (oposto ao meridiano de Greenwich)

3°A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou para Sul. Por exemplo, Lisboa está à latitude de 38º 4´N, o Rio de Janeiro à latitude de 22º 55´S e Macau à latitude de 22º 27´N.

4°Longitude:É à distância em graus entre qualquer ponto da Terra e o meridiano de Greenwich. Todos os pontos que estão sobre o mesmo meridiano têm a mesma longitude.

5° As coordenadas geográficas de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre correspondem, então, ao conjunto de latitude e longitude.
Latitude e Longitude constituem o que se chama de Coordenadas Geográficas e indicam com precisão a posição de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre.

Anônimo disse...

Nome:Leonardo W.numero:20.ano:7°ano C

1: As linhas dispostas no sentido Leste-Oeste (horizontal) são denominados paralelos.Tem uma função de alegoria, servindo para exaltar os feitos dos portugueses e para os engrandecer. Circulo Polar ártico, Trópico de Câncer, Linha do Equador ,Trópico de Capricórnio,Círculo Polar Antártico.
2: As linhas dispostas no sentido Norte-Sul (vertical) recebem o nome de meridianos. Os meridianos são linhas imaginarias traçadas no globo terrestre com o objetivo de termos um comparativo das horas em todo o planeta. Circulo Polar ártico, Trópico de Câncer, Linha do Equador ,Trópico de Capricórnio,Círculo Polar Antártico.
3:Latitude : É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).
4: É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre Leste (E) ou Oeste (W).
5: As coordenadas geográficas de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre correspondem, então, ao conjunto de latitude e longitude.
servindo para exaltar os feitos dos portugueses e para os engrandecer

Anônimo disse...

Maria fernanda n°27 7°b
-São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
Sua função e definir as zonas climaticas,os principais são círculo polar ártico,´trópico de câncer,equador,trópico de cápricorni círculo polar antartico

-São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros.
Serve como base para o traçado da Linha Internacional da Mudança de Data.

-Latitude É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).

-Longitude É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre Leste (E) ou Oeste (W).

-Coordenadas Geográficas Latitude e Longitude constituem o que se chama de Coordenadas Geográficas e indicam com precisão a posição de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre.

Anônimo disse...

ATIVIDADE :
1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?
São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
define a posição do eixo, e o movimento de translação que demarca o plano da eclíptica.
Linha do Equador.
2- O QUE SÃO MERIDIANOS ? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra.
para determinação dos hemisférios Oriental e Ocidental da Terra.
Meridiano de Greenwich.
Linha Internacional da Mudança de Data.
3- O QUE É LATITUDE?
É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).
4- O QUE É LONGITUDE?
É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador.
5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
Com base na rede geográfica, podemos determinar as coordenadas, ou seja, a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre. Para determinação da latitude, são considerados os paralelos, enquanto que para a longitude levamos em consideração os meridianos.
Nicole n°33 7°D.

Anônimo disse...

ATIVIDADE :
1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?
São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
define a posição do eixo, e o movimento de translação que demarca o plano da eclíptica.
Linha do Equador.
2- O QUE SÃO MERIDIANOS ? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra.
para determinação dos hemisférios Oriental e Ocidental da Terra.
Meridiano de Greenwich.
Linha Internacional da Mudança de Data.
3- O QUE É LATITUDE?
É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).
4- O QUE É LONGITUDE?
É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador.A longitude será sempre Leste (E) ou Oeste (W).
5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
Com base na rede geográfica, podemos determinar as coordenadas, ou seja, a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre. Para determinação da latitude, são considerados os paralelos, enquanto que para a longitude levamos em consideração os meridianos.
Taiana n°36 7°D

Anônimo disse...

Coordenadas Geográficas
Suiany /Nº32/7ºA
1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?
Resposta: São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
Existem alguns paralelos que recebem nomes especiais, sendo definidos a partir de situações estratégicas como o movimento de rotação da Terra (define a posição do eixo) e o movimento de translação (que demarca o plano da eclíptica). Principais: Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.
2- O QUE SÃO MERIDIANOS? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros.
Principais: Greenwich e Linha Internacional da Data
3- O QUE É LATITUDE?
É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).
4- O QUE É LONGITUDE?
É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre Leste (E) ou Oeste (W).

5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
Com base na rede geográfica, podemos determinar as coordenadas, ou seja, a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre. Para determinação da latitude, são considerados os paralelos, enquanto que para a longitude levamos em consideração os meridiano.
Beijos♥

Anônimo disse...

Coordenadas Geográficas
Adrielly/Nº1/7ºA
1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?
Resposta: São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
Existem alguns paralelos que recebem nomes especiais, sendo definidos a partir de situações estratégicas como o movimento de rotação da Terra (define a posição do eixo) e o movimento de translação (que demarca o plano da eclíptica). Principais: Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.
2- O QUE SÃO MERIDIANOS? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros.
Principais: Greenwich e Linha Internacional da Data
3- O QUE É LATITUDE?
É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).
4- O QUE É LONGITUDE?
É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre Leste (E) ou Oeste (W).

5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
Com base na rede geográfica, podemos determinar as coordenadas, ou seja, a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre. Para determinação da latitude, são considerados os paralelos, enquanto que para a longitude levamos em consideração os meridiano.
Beijos♥

Anônimo disse...

Coordenadas Geográficas
Victória Baixo Batista
/Nº33/7ºA
1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?
Resposta: São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
Existem alguns paralelos que recebem nomes especiais, sendo definidos a partir de situações estratégicas como o movimento de rotação da Terra (define a posição do eixo) e o movimento de translação (que demarca o plano da eclíptica). Principais: Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.
2- O QUE SÃO MERIDIANOS? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros.
Principais: Greenwich e Linha Internacional da Data
3- O QUE É LATITUDE?
É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).
4- O QUE É LONGITUDE?
É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre Leste (E) ou Oeste (W).

5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
Com base na rede geográfica, podemos determinar as coordenadas, ou seja, a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre. Para determinação da latitude, são considerados os paralelos, enquanto que para a longitude levamos em consideração os meridiano.
Beijos♥

Anônimo disse...

Coordenadas Geográficas
Sara/Nº31/7ºA
1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?
Resposta: São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
Existem alguns paralelos que recebem nomes especiais, sendo definidos a partir de situações estratégicas como o movimento de rotação da Terra (define a posição do eixo) e o movimento de translação (que demarca o plano da eclíptica). Principais: Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.
2- O QUE SÃO MERIDIANOS? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra. O plano de cada meridiano contém o eixo da Terra e todos eles têm como produto comum os pólos verdadeiros.
Principais: Greenwich e Linha Internacional da Data
3- O QUE É LATITUDE?
É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).
4- O QUE É LONGITUDE?
É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre Leste (E) ou Oeste (W).

5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
Com base na rede geográfica, podemos determinar as coordenadas, ou seja, a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre. Para determinação da latitude, são considerados os paralelos, enquanto que para a longitude levamos em consideração os meridiano.
Beijos♥

Anônimo disse...

Nome:Ivan Cegatta Junior N°18
Serie:7°A
Professora:Conceição
Matéria:Geografia

Respostas:


ATIVIDADE :
1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS? São linhas imaginarias que que circulam a esfera sem cruzar a linha do equador. Equador, trópico de câncer, trópico de capricórnio, circulo polar ártico e circulo polar antártico.
2- O QUE SÃO MERIDIANOS ? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS? São linhas imaginarias na vertical de um polo a outro a partir deles são estabelecidas as medidas dos demais que são leste e oeste , essa medida é conhecida como longitude. Sua função é ligar um ponto da superfície terrestre ate o meridiano de geenwich. Os principais são o meridiano de geenwich.
3- O QUE É LATITUDE? É a distancia medida em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre ate a linha do equador.
4- O QUE É LONGITUDE? É a distancia medida em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre até o meridiano de geenwich
5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS? São linhas imaginarias que são divididas em latitude e longitude e nos ajudam a encontrar a posição e localização medida em graus.

Anônimo disse...

1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?
R:São círculos traçados paralelamente ao equador, e servem para determinar a latitude de um lugar. Os nomes são: Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Equador, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antático.
2- O QUE SÃO MERIDIANOS ? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
R:São semicírculos com extremidades nos pólos e perpendiculares aos paralelos. O meridiano de Greenwich serve para dividir a Terra em duas partes: Oriental e Ocidental. Os principais nomes são: Meridiano de Greenwich e Linha Internacional de Data.
3- O QUE É LATITUDE?
R: É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).
4- O QUE É LONGITUDE?
R: É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador. A longitude será sempre Leste (E) ou Oeste (W).
5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
R: Coordenadas geográficas são linhas imaginárias pelas quais a Terra foi “cortada”, essas linhas são os paralelos e meridianos, através deles é possível estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta.

Nome: Geovanna Ferrari
Nº: 13
7º ano A

Anônimo disse...

Ibrahim 7°A n° 17

1-São circunferências que têm seus planos, em toda sua extensão, a igual equidistância do plano do equador, sendo sempre perpendiculares ao eixo da Terra.
Nomes: Rotação da terra e o movimento da translação

2- O QUE SÃO MERIDIANOS ? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra
Como o de Greenwich

3- É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre Norte (N) ou Sul (S).

4- É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco de paralelo compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar de referência, considerando-se este plano sempre o paralelo ao plano do equador.

5-Cordenadas geograficas sao a latitude e a longitude, de qualquer ponto situado sobre a superfície terrestre

Felipe Rossato disse...

1-O QUE É UM PARALELO? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS OS NOMES DO PRINCIPAIS PARALELOS?
Paralelo é uma linha imaginária que divide o mundo em sua horizontal. Os principais paralelos são a linha do equador, trópico de Capricórnio, trópico de Câncer, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.
2- O QUE MERIDIANOS ? QUAL SUA FUNÇÃO? QUAIS SÃO OS NOMES DOS PRINCIPAIS MERIDIANOS?
Os meridianos são linhas imaginárias que dividem o mundo na vertical. Os principais são Grewinch e a Linha Mundial de Data.
3- O QUE É LATITUDE?
Latitude é um ponto medidos em graus de qualquer parte da superfície terrestre medidas em Norte e Sul.
4- O QUE É LONGITUDE?
Longitude é um ponto medido em graus de qualquer parte da superfície terrestre medidos em Leste e Oeste

5-O QUE SÃO AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS?
São um conjunto de linhas imaginárias que formam um sistema de coordenadas geográficas que nos ajudam a encontrar a posição e localização em diferentes lugares.

Felipe Rossato 7. Ano A N. 9

Anônimo disse...

Ananda Número:3 7 ano D



1-linha imaginária traçada na horizontal pelo homem. Estabelece medidas nas direções Norte e Sul a partir da linha do Equador e essa medida em graus é conhecida como latitude. Círculo Polar Ártico, Circulo Polar Antártico, Trópico de Câncer, Equador, Trópico de Capricórnio.

2-Linha imaginária traçada na vertical pelo homem, estabelece as medidas nas direções Leste e Oeste a partir do Meridiano de Greenwich e essa medida em graus é conhecida como longitude , Meridiano de Greenwich e a Linha Internacional da Data.

3-É à distância em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre até a linha do Equador

4-É à distância em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre até o meridiano de Greenwich.

5-linhas imaginárias criadas para que cada ponto ou lugar da superfície do nosso planeta possa ser encontrado em um mapa ou um globo terrestre.

Anônimo disse...

Achei bem legal seu blog sobre esse determinado assunto quando precisar de alguma coisa q eu presise na sua materia vou procurar aqui em seu blog continue assim seu blog esta bombando
beijos Matheus Borges de Oliveira 7 ano D N 29

josiane disse...

adorei, mais isso me ajudou muito
preciso saber sobre latitude e lontitude
a Latitude 20º s e Lontitude 140º l
e assim por diante....

Sandrols13 disse...

Olá, meu comentário é aparte o assunto, mas poderiam me dizer como faço pra deixar essas bolhas no cursor do mouse que vocês usam no site, achei muito legal. Desde já obrigado.