sexta-feira, 14 de maio de 2010

ESTRUTURA FUNDIÁRIA

ESTRUTURA FUNDIÁRIA

portaldoprofessor.mec.gov.br
A questão agrária é uma questão polêmica no Brasil


O estatuto da terra, conforme o seu discurso oficial, tem como objetivo principal a socialização do acesso à propriedade rural, além de modernizar todo o sistema agrário para contribuir com o crescimento econômico no país.

professoradegeografia.blogspot.com
Para uma melhor análise do Estado diante da realidade do campo brasileiro foi necessária a elaboração de um censo, isso passou a ser executado no ano de 1964. O censo tem também a finalidade de classificar os imóveis rurais, além da coleta convencional de faixa etária e sexo.
Para uma melhor classificação das propriedades foi preciso padronizar os imóveis rurais, denominados de módulos rural e fiscal.
Para estabelecer o módulo rural e fiscal são analisados basicamente três aspectos:


• Localização: se o imóvel rural se encontra próximo de grandes centros e conta com infra-estrutura terá uma área menor.
• Fertilidade e clima: quanto maior for as condições para o cultivo menor será a área.
• Tipo de produto cultivado: se uma região produz, por exemplo, mandioca em nível extensivo a área será maior, agora caso o cultivo seja de morangos com emprego de alta tecnologia sua área é inferior.

Depois de padronizado a medida dos imóveis rurais, foram estabelecidas as categorias de propriedades.

• Minifúndio: são pequenas propriedades rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo alimento consumidos no país, com utilização em geral de mão-de-obra familiar.
MINIFÚNDIO-agricultura familiar
• Latifúndio por dimensão: corresponde a grandes propriedades rurais, com atividade vinculada na agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado externo.

• Latifúndio por exploração: esse tipo de propriedade tem como característica a improdutividade, pois o proprietário adquire terras com intuito de desenvolver especulação imobiliária, dessa forma não há nenhuma intenção de cultivá-las, não produzindo empregos, impostos e não colaborando com o imposto do país.
• Empresa rural: propriedade de porte médio e grande que produz matéria-prima (laranja, soja, cana-de-açúcar, leite, carne, entre outros) destinada para as agroindústrias.


PARA VOCÊ PENSAR E RESOLVER :
VOCÊ SABE O QUE É MÓDULO RURAL ?
QUAL A DIFERENÇA ENTRE MINIFÚNDIO E LATIFÚNDIO ?
QUAIS SÃO OS TIPOS DE LATIFÚNDIOS ?

63 comentários:

Patrick Camilo dos Santos disse...

OI CONCEIÇÃO

eu sei que ainda não acabamos o cappítulo três mas vi que novamente o blog me ajudou muito como o minifúdio e o latifúndio que são os dois tipos de agricultura o que vai para as indústrias e o que vai para as vendas.Há e a charge me mostrou como a nossa vai facar já tive um bom exemplo.Também aprendi sobre as empresas rurais que são as propriedades de porte médio e grande que produz metéria prima para as agroindútrias.

UM ABRAÇO!
DE SEU ALUNO PATRICK/28/5ªA

Anônimo disse...

Gabriela H. dos Santos Nº11
5ª série A.

Módulo rural ou imóvel rural que, direta e pessoalmente explorado pelo agricultor e sua família, lhes absorva toda a força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico, com área máxima fixada para cada região e tipo de exploração, e eventualmente trabalho com ajuda de terceiros. Fonte: (http://www.frigoletto.com.br/GeoRural/classifica.htm)


Minifúndio são pequenas propriedades rurais que geralmente são cultivadas por famílias,produzindo seu sustento e boa parte da população brasileira. Sua extensão é inferior ao módulo rural. (Fonte: Texto).

Latifúndios são extensas propriedades rurais onde existe uma grande proporção de terras cultivadas ou não e são exploradas com tecnologia obsoleta e de baixa produtividade com mão-de-obra de baixo custo. (Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Latif%C3%BAndio)

Tipos de latifúndios:dimenção e exploração.(Fonte:Texto).

Anônimo disse...

Erik Hoffmann
5ªC
Nº:10
Minifúndio: são pequenas propriedades rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo alimento consumidos no país, com utilização em geral de mão-de-obra familiar.
Latifúndio :
corresponde a grandes propriedades rurais, com atividade vinculada na agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado externo.
Existe:Latifúndio por dimensão e Latifúndio por exploração.

Anônimo disse...

Na agricultura e na pecuária são utilizadas muitas técnicas, assim como muitos instrumentos e máquinas, porém, o principal meio de produção no campo é a terra. Sendo assim, não é possível realizar um estudo adequado da economia agrária de um país ou de uma região sem falar da estrutura fundiária, isto é, da propriedade privada sobre a terra. A Estrutura Fundiária é quando a terra se divide em propriedades, de acordo com todo o processo histórico da área analisada e também com as leis da propriedade ditada pelo estado.
Exemplo: O Rio Grande do Sul, tradicionalmente, apresenta-se como um Estado que se destaca pela sua produção agrícola e pecuária.
Região Sul é uma das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil.[4] Compreende os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina,[5] que juntos totalizam uma superfície de 576.300,8 km².
Fui pesquisan algumas coisa e isso tipo de estudo vai ser 1000 .
Robson.
5ªA
nª31
vou mandar um abração e fui.

Anônimo disse...

Minifúndio: São pequenas propriedades rurais e responsáveis pela produção de todo alimentos consumidos.

Latifúndio: Essas propriedades têm como característica a falta de produção, pois o proprietário adquiriu essas terras com a vontade de desenvolver as especulações imobiliárias, deste jeito não há nenhuma intenção de cultivá-las, não produzindo empregos, nem impostos e não colaborando com o país.

Ana Terra N:2
5B

Anônimo disse...

Oi Conceiçao agora sei as diferntes categorias de propiedade:
Minufúndio e Latifúndio.
O Minifúndio é a propriedade fundiária de dimensão mínima.
O termo Latifúndio deriva do latim latifundiu.

Anônimo disse...

A organização e distribuição das propriedades rurais no território, a quantidade e o tamanho das mesmas recebe o nome de estrutura fundiária. No Brasil existe uma grande disparidade quanto à distribuição de terras, uma vez que uma restrita parcela da população brasileira detém um enorme percentual das áreas rurais do país, enquanto uma porção da população tem pouca ou nenhuma propriedade. A concentração fundiária é um reflexo histórico do período colonial, período no qual foram concedidas gigantescas glebas de terras, os latifúndios.


VOCÊ SABE O QUE É MÓDULO RURAL ?
R.: É uma unidade de medida que permite estabelecer uma comparação mais adequada entre os imóveis rurais.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MINIFÚNDIO E LATIFÚNDIO?

R.: A diferença é que, minifúndio são pequenas terras rurais, responsavel pela produção de alimentos. Já o latifúndio, são terras de imensa extensão, para grandes práticas agrárias e cultivos de plantações.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE LATIFÚNDIOS?
R.:
Latifúndio por dimensão: são grandes propriedades rurais, com atividades vinculadas na agroindústria e
seus produtos são destinados ao mercado externo.


Latifúndio por exploração: propriedade improdutiva, porque o proprietário adquire terras para de desenvolver
especulação imobiliária, sendo assim, não há nenhuma intenção de cultivá-las,
não produzindo empregos, impostos e não colaborando com o país.


Lyandra (22), 5ªC

Anônimo disse...

KARINA
NÚMERO 18 5a SÉRIE C

ACHEI O TEMA BEM LEGAL,E INTERESSANTE.

LATIFÚNDIO SAO QUE CORRESPONDEM A MAIORES PROPRIEDADES RURAIS COM ATIVIDADE ASSOCIADAS NA AGROINDUSTRIA E GERALMENTE OS PRODUTOS SAO MANDADOS PARA O MERCADO EXTERNO.
MINIFÚNDIO SAO PEQUENAS ÁREAS QUE SAO RESPONSAVEIS PELA PLANTACAO DE MAIS OU MENOS 70% E A MAO DE OBRA É FAMILIAR.
MODULO RURAL É UMA MANEIRA DE LOCALIZAR AS PROPRIEDADES E TAMBEM PARA SABER O TIPO DE PRODUCAO E A FERTILIDADE DA TERRA.
O LATIFÚNDIO PRODUZ:
LARANJA,SÓJA CANA DE ACUCAR,LEITE,CARNE ETC...

Anônimo disse...

Gustavo. Nº14. 5ªA.
Olá professora Conceição eu vou te dizer o que é estrutura fundiária.
Estrutura fundiária é quando a terra se divide em propriedades,ou seja em lotes,principalmente rural,onde as familias tiram o seu sustento e ajuda a contribuir com a econômia do país.

ABRAÇOS CONCEIÇÃO!!!

Anônimo disse...

Nome:Eduardo Bruce n10 5B

Para uma melhor análise do Estado diante da realidade do campo brasileiro foi necessária a elaboração de um censo, isso passou a ser executado no ano de 1964. O censo tem também a finalidade de classificar os imóveis rurais, além da coleta convencional de faixa etária e sexo (masculino e feminino).
Para uma melhor classificação das propriedades foi preciso padronizar os imóveis rurais, denominados de módulo rural e fiscal. Para estabelecer o módulo rural e fiscal são analisados basicamente três aspectos:

Localização: se o imóvel rural se encontra próximo de grandes centros e conta com infra-estrutura terá uma área menor.
Fertilidade e clima: quanto maior for as condições para o cultivo menor será a área.
Tipo de produto cultivado: se uma região produz, por exemplo, mandioca em nível extensivo a área será maior, agora caso o cultivo seja de morangos com emprego de alta tecnologia sua área é inferior.

Depois de padronizado a medida dos imóveis rurais, foram estabelecidas as categorias de propriedades.


Minifúndio: são pequenas propriedades rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo alimento consumidos no país, com utilização em geral de mão-de-obra familiar



MINIFÚNDIO



Latifúndio por dimensão: corresponde a grandes propriedades rurais, com atividade vinculada na agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado externo.

Latifúndio por exploração: esse tipo de propriedade tem como característica a improdutividade, pois o proprietário adquire terras com intuito de desenvolver especulação imobiliária, dessa forma não há nenhuma intenção de cultivá-las,não produzindo empregos, impostos e não colaborando com o país.

Empresa rural: propriedade de porte médio e grande que produz matéria-prima (laranja, soja, cana-de-açúcar, leite, carne, entre outros) destinada para as agroindústrias.

Anônimo disse...

Ola conceição estou adorando o que nós estamos estudando ai vai o que é, é a forma como se organiza o espaço rural,ou seja,é a forma de distribuição das propriedades
agropequarias no meio rural

nome Henrique Maiochi serie:5ªA
Nº15

Anônimo disse...

Nome:Gabriel Wesz Machado Oliveira
Número:13
5C


Para estabelecer os modulos fiscal e rural são analizados três aspectos:
A localização, a fertilidade e clima e o tipo de produto cultivado.

- Minifúndio são pequenas propriedades que são responsaveis por 70% de todos os alimentos consumidos no país.

- Latifúndio por dimensão: corresponde a grandes propriedades rurais, com atividade ligada a agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado externo.

- Latifúndio por exploração: esse tipo de propriedade tem como característica a improdutividade, pois o proprietário adquire terras com intuito de desenvolver especulação imobiliária, dessa forma não há nenhuma intenção de cultivá-las,não produzindo empregos, impostos e não colaborando com o país.

- Empresa rural: propriedade de porte médio e grande que produz matéria-prima (laranja, soja, cana-de-açúcar, leite, carne, entre outros) destinada para as agroindústrias.

Anônimo disse...

NOME:LUÍZA WOICIECHOVSKI SÉRIE:5ªC
Nº21

OI, CONCEIÇÃO É A LUÍZA ADOREI O NOVO TEMA DO BLOG ESTRUTURA FUNDIÁRIA,E A CHARGE NO COMEÇO.BOM É ISSO O QUE EU GOSTARIA DE FALAR A VOCÊ.BEIJOS LU.

Anônimo disse...

Arthur Donaduzzi dos Santos-Nº4-5ªC

Você sabe o que é módulo rural?

R: Módulo rural é uma unidade de medida que permite estabelecer uma comparação mais adequada entre imóveis rurais.

Qual a diferença entre minifúndio e latifúndio?

R: Minifúndio são pequenas terras responsáveis pela produção do alimento no Brasil e utiliza a mão-de-obra familiar.Já o latifúndio são grandes propriedades rurais com atividade vinculada na agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado externo.

Quais são os tipos de latifúndios?

R: Latifúndio por dimensão e latifúndio por exploração.

Anônimo disse...

Angela Jung Amaral nº3 5ªC

Módulo rural:Uma unidade de medida (hectares) que mostra a dimensão, a geografia, a forma e as condições de aproveitamento econômico do imóvel rural, como uma fazenda por exemplo.
Minifúndio:é uma propriedade fundiária, ou imóvel rural, de dimensões mínimas, em função da situação regional, a destinação econômica e a produtividade.
Latifúndios: são extensas propriedades rurais onde existe uma grande proporção de terras cultivadas, ou não.Ou seja: a diferença entre elas, é o tamanho e sua produtividade.
Há dois tipos de latifúndio: o latifúndio por extensão ( que não contribuem em nada com a produção agropecuária do país) e o latifúndio por exploração, falta de exploração ou exploração incorreta (imóveis rurais improdutivos, voltadas para a valorização imobiliária).
fonte: Wikipedia, agricultura brasileira e uol.

Anônimo disse...

raquel, numero:27 5serieB

MODULO RURAL:para a melhor classificacao das propriedades è preciso padronizaros imoveis
rurais e denominando de modulos rurais.

DIFERENCAS:o minifundiosao pequenas terras ruraisresponsaveis por 70%da comida consumida pelo pais,ja o latifundio corresponde a grandes propriedades ruraiscom algumas atividades vinculadas na agroindustria,os seus produtos sao mandados ao mrecado externo.

TIPOS DE LATIFUNDIOS:latifundio de exploracao e latifundio de dimensao. ABRACO CONCEICAO *-*

Anônimo disse...

Olá Conceicão
O seu blog me ajudou muito,pois não entendia o que era minifúndio e latifúndio, agora sei a diferença. Moro numa região onde existe exemplos de minifúndio, pequenas propriedades rurais.Respondendo as suas questões:
- Módulo rural é uma unidade de medida que permite estabelecer uma comparação mais adequada entre imóveis rurais.
Minifúndio são pequenas propriedades rurais que fazem parte de 70% de todo alimento consumido do país;quem produz são as família rurais e o latifúndio corresponde a grandes propriedades rurais.O produto é produzido por máquinas e funcionários,que comercializam para o mercado
externo. Não temos exemplos de latifúndio em Itajaí, fico em dúvida se tem em Santa Catarina?
Os tipos de latifúndio são:
Latifúndio por dimensão, que corresponde a grandes propriedades rurais, com atividade vinculada na agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado externo.
Latifúndio por exploração: esse tipo de propriedade tem como característica a improdutividade, pois o proprietário adquire terras com intuito de desenvolver especulação imobiliária, dessa forma não há nenhuma intenção de cultivá-las,não produzindo empregos, impostos e não colaborando com o país.
Vinícius de Paula Silveira. 5ªD , nº 24

Anônimo disse...

Conceição,
faltou no meu texto incluir a empresa rural como tipos de latifúndio.
A empresa rural produz matéria-prima (laranja, cana-de-açúcar, soja, café, carnes entre outro) para serem industrializados e depois consumidos pela pessoas.
Vinícius de Paula Silveira.5ªsérie D - nº24

Anônimo disse...

AMANDA NASSUR CORREA LEITE 5° C; n°. 02

Professora gostei muito de aprender sobre estrutura fundiária.
Módulo rural é a padronização dos imóveis rurais que são estabelecidos em três aspectos: localização, fertilidade e clima e tipo de produto cultivado.
A diferença entre Minifúndio e Latifúndio é que Minifúndio são pequenas propriedades rurais, utiliza mão-de-obra familiar e o Latifúndio são grandes propriedades rurais para práticas agrárias e grandes plantações .
Os tipos de Latifúndio são: por dimensão e por exploração.
Latifúndio por dimensão são grandes propriedades rurais com atividade de agroindústria e seus produtos são destinado ao mercado externo.
Latifúndio por exploração esse tipo de propriedade tem como característica a improdutividade . Não há intenção de cultivo nem de gerar empregos, não colabora com o País.

Anônimo disse...

Módulo Rural é uma medida (feita em hectares), para assim padronizar as medidas dos imóveis.
Vimos que existem os Minifundiários, que são pequenas propriedades (geralmente familiar) e os Latifundiários que são as extensas propriedades.
Aprendi também que os Latifúndios podem ser por Extensão e Exploração.
Beijos Conceição
De sua aluna Ellen K. S. n.09-5.C

Anônimo disse...

Gabriella Reis - nº 12 - 5ª série B
A diferença entre Minifúndios e Latifúndios são que, os Minifúndios são pequenas áreas rurais, onde tem 70% de todo o alimento consumido no país! E os Latifúndios são grandes áreas e seus produtos geralmente são destinados ao mercado externo.
Existem 2 (dois) tipos de Latifúndios: os de dimensão e os de exploração.
Para uma melhor classificação das propriedades foi preciso padronizar os imóveis rurais, denominados de módulos rural e fiscal. Para estabelecer o módulo rural e fiscal são analisados basicamente três aspectos:
Localização: Se o imóvel está próximo de um centro, ou seja, um local com infro-estrutura, terá uma área menor.
Fertilidade e clima: Bom, quanto maior for as condições para o cultivo, menor será a área
Tipo de produto cultivado: a tecnologia pode afetar o crescimento de uma área, por exemplo, se você planta mandioca em um nível extensivo a área será maior, mas se um morangi por exemplo for cultiva por empregos de alta tecnologia, sua área é inferior, ou seja, pior em qualidade.
Um Beijão Conceição!

amigossaodmais disse...

minifundio:Minifúndio: são pequenas propriedades rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo alimento consumidos no país, com utilização em geral de mão-de-obra familiar

Latifundio por dimenção: corresponde a grandes propriedades rurais, com atividade vinculada na agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado externo.

Latifundio por exploração: esse tipo de propriedade tem como característica a improdutividade, pois o proprietário adquire terras com intuito de desenvolver especulação imobiliária, dessa forma não há nenhuma intenção de cultivá-las,não produzindo empregos, impostos e não colaborando com o país.

Módulo rural: Deriva do conceito de propriedade familiar,(Estatuto da Terra), entende-se como: "o imóvel rural que, direta e pessoalmente, explorado pelo agricultor e sua família, lhes absorva toda força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico, com área máxima fixada para cada região e tipo de exploração, e eventualmente trabalhado com ajuda de terceiros".

Qual é a diferença entre minifundio e latifundio: O minifúndio é a propriedade fundiária de dimensão mínima, em função de vários fatores: a situação regional, a destinação econômica e a produtividade.

já o latifundio: A concentração de terras, em posse dos poucos grandes fazendeiros, tem sido com freqüência apontada como a principal causa das injustiças sociais, responsável pelo inchaço demográfico das grandes cidades e do aumento da violência como um todo.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE LATIFÚNDIOS: São os latifundios por exploração e os por dimenção que já foi explicado acima.

DE seu aluno que te adora Sérgio Luiz Furtado Júnior.Nº:28.5ºSérie B

Anônimo disse...

Lucas Tomio / nº: 18 / 5ªB


Minifúndios: são pequenas propriedades rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo alimento consumidos no país, com utilização em geral de mão-de-obra familiar.

Os latifúndios são extensas propriedades rurais onde existe uma grande proporção de terras cultivadas ou não e são exploradas com tecnologia obsoleta e de baixa produtividade com mão-de-obra de baixo custo.(wikipédia)

Típos de latifúndios: latifúndios por dimensão e latifúdios por exploração.

O módulo rural, calculado para cada imóvel a partir dos dados constantes no cadastro de Imóveis Rurais no SNCR (Sistema Nacional de Cadastro Rural) gerenciado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), é considerada uma unidade de medida que permite estabelecer uma comparação mais adequada entre os imóveis rurais, pois leva em consideração outros atributos do imóvel, além de sua dimensão.(wikiédia)

Anônimo disse...

Maria Júlia S. Nº 24/5ªA

O que é um módulo rural?

É uma unidade de medida que permite estabelecer uma comparação mais adequada entre os imóveis rurais.

O que são minifúndios?

Minifúndios são pequenas propriedades que são responsáveis por 70% de todos os alimentos consumidos no país.

O que são latifúndios?

Os latifúndios são terras de imensa extensão,para grandes práticas agrárias e cultivo de plantações.

Existem dois tipos de latifúndios :

Latifúndio por exploração : propriedade improdutiva, porque o proprietário adquire terras para de desenvolver especulação imobiliária, sendo assim, não há nenhuma intenção de cultivá-las,não produzindo empregos, impostos e não colaborando com o país.

Latifúndio por dimensão: são grandes propriedades rurais, com atividades vinculadas na agroindústria e seus produtos são destinados ao mercado externo.

Um abraço!!

Anônimo disse...

OLÁ CONCEIÇÃO!

Aprendi que módulo rural é uma medida(feita em hectares),para estabelecer as medidas dos imóveis rurais.
A diferença que existe entre minifúndio e latifúndio é que:
MINIFÚNDIO:são pequenas terras rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo o alimento consumido no país,em geral com mão de obra familiar.
LATIFÚNDIO:são extensas
propriedades rurais vinculadas na agroindústria e são produtos geralmente destinados ao mercado externo.
Os tipos de latifúndio podem ser por extensão e exploração.
Achei esse tema bem interessante!!

Um beijo da sua aluna,Letícia Schneider Lima nº:20 5ªC

Anônimo disse...

Modulo Rural: Para uma classificação melhor das propriedades e preciso padronizar o imóvel rural, denominados de módulos rurais e fiscais.

Minifúndio: são pequenas propriedades (terras) rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todos os alimentos consumidos no país, com utilização em geral de muitas mãos-de-obra de algumas famílias.

Latifúndio por exploração: esse e um tipo de propriedade e tem como uma de suas características a improdutividade, pois o proprietário adquire terras com intuito de desenvolver especulações imobiliárias, dessa forma não há nenhuma intenção de cultiválas,e assim sem produzir empregos, impostos e não colaborando com todo o país.


Tipos de latifundios: Latifúndio por exploração e Latifúndio por dimensão

UM ABRACO!!!!
Adoro as aulas de Geografia

Ana Terra 5B N:2

Anônimo disse...

Otilio Dalçoquio de Souza Nº24
5ºB

Minifundio são pequenas propriedades rurais que são cultivadas por famílias, para sua sobrevivencia e assim fazenm muitas pessoas do brasil

Latifundio são propriedades rurais muito grandes, onde e ussado muito as macnas ou seja a tecnologia e é usado muito pouco a mão de obra.
(FONTE TEXTO)

Gabriela Nara disse...

Oii Conceição!
Aqui é a Gabriela Nara da 5ªD .
Nº:7

módulo rural é uma unidade de medida, expressa em hectares, que busca refletir a interdependência entre a dimensão, a situação geográfica do imóvel rural, a forma e as condições do seu aproveitamento econômico.

O minifúndio é a propriedade fundiária de dimensão mínima, em função de vários fatores: a situação regional, a destinação econômica e a produtividade.
Não se pode confundir pequenas propriedades com produção pequena. Com técnicas avançadas, alguns minifundiários auferem bons lucros ao aproveitar ao máximo o espaço resumido, através do plantio de hortaliças, apicultura, criação de aves, piscicultura, fruticultura e qualquer atividade que dependa de pouco espaço e muita mão-de-obra.

Latifúndio: Essas propriedades têm como característica a falta de produção, pois o proprietário adquiriu essas terras com a vontade de desenvolver as especulações imobiliárias, deste jeito não há nenhuma intenção de cultivá-las, não produzindo empregos, nem impostos e não colaborando com o país.

Anônimo disse...

Otilio Dalçoquio de Souza\nº24\5ºB

Minifundio:Agricultura familiar,com grande produtividade da terra e boa distribuição de renda.As terras porem não muito grandes

Latifundio:São grandes areas de terras improdutivas concentradas nas mão de poucas pessoas conhecidos como latifundiarios.Isto faz com que haja ma distribuiçao de renda e empobrecimento do País.

FONTE:Texto

Anônimo disse...

Nome:Ana Letícia Nº1
Série:5ªB

OI CONCEIÇÃO

Módulo rural:Serve para uma melhor classificação das propriedades, foi preciso padronizar os imóveis rurais,denominados de módulo rural e fiscal.Para estabelecer o módulo rural e fiscal são analizados basicamente 3 aspectos:
* Localização
* Fertilidade e clima
* Tipo de produto cultivado

Minifúndio:São pequenas propriedades rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo o alimento consumido pelo país, a mão-de-obra é familiar.

Latifúndios:Correspondem a grandes propriedades rurais,com atividade viniculada na agroindústria, muitas vezes seus produtos são destinados para o mercado externo.

Tipos de latifúndios:Dimenção e exploração.

Abraço!!!

Duda V. F. disse...

Maria Eduarda Valente da Luz Fontes
Nº 21 5ªB

Oi Conceição, isto foi o que eu entendi sobre nosso assunto!

Minifúndio: são pequenas propriedades rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo alimento consumidos no país, com utilização em geral de mão-de-obra familiar.
Latifúndio :
corresponde a grandes propriedades rurais, com atividade vinculada na agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado externo.
Existe:Latifúndio por dimensão e Latifúndio por exploração.

Anônimo disse...

Rafaela Rosa Rocha 5c N:28

Oi!!!

Para estabelecer um módulo rural são basicamente três:• Localização: se o imóvel rural se encontra próximo de grandes centros e conta com infra-estrutura terá uma área menor.
• Fertilidade e clima: quanto maior for as condições para o cultivo menor será a área.
• Tipo de produto cultivado: se uma região produz, por exemplo, mandioca em nível extensivo a área será maior, agora caso o cultivo seja de morangos com emprego de alta tecnologia sua área é inferior.
A diferença é que o Manufundio são pequenas propiedades cultivadas po famílias,sustentadas pelo país. Latifúndios são extensas propriedades rurais onde existe uma grande proporção de terras cultivadas ou não e são exploradas com tecnologia obsoleta e de baixa produtividade com mão-de-obra de baixo custo.
Os tipos de Ltifundio são:por dimensão e por exploração.

Anônimo disse...

Nome:Arthur Bruno Pires Righi Nº02
5ªsérie A

Latifúndio:Corresponde a grandes propiedades rurais,com atividade vinculada na agroindústria e seus produtos são destinados ao mercado
externo.
Minifúndio:São pequenas propiedades rurais de administração familiar responsáveis pela produção de cerca de 70 por cento de todos os produtos agricolas consumidos no Brasil.

Gabriela disse...

Gabriela S. Capella N°12 5ª série A.
Olá Conceição, vou responder as perguntas em ordem.
Módulo Rural:É uma unidade de medida.É do conceito de Propriedade Familiar, é como: " O imóvel rural que, direta e pessoalmente é explorado pelo agricultor e sua família".
Latifúndio, é uma propriedade caracterizada pela concentração de terra pertecentes a poucos proprietarios.Minifúndio, é a propriedade fundiaria de minima dimensão.Tipos de Latifúndios :dimensão e exploração!
Um beijo, sua aluna Gabriela C.

Patrick Camilo dos Santos disse...

OI CONCEIÇÃO

Para melhorar as classificações das propriedades foi preciso padronizar os imóveis rurais, denominando de medulo rural.

Latifúndio de dimensão e de exploração e eses são os tipos de latifúndio.

Conceição esse é a continuação do minha outra postagem que estava incmpleta um abraço!

Laís Santos disse...

Olá Conceição!
O QUE É MÓDULO RURAL?
R: Entendi por módulo rural, que, foi elaborado um Censo para classificar imóveis rurais e para facilitar esta classificação realizou-se uma padronização, ou seja elaboração de critérios para que facilitar esta classificação.Como por exemplo a localização do imóvel,fertilidade e clima e tipo de produto cultivado.

DIFERENÇA ENTRE MINIFÚNDIO E LATIFÚNDIO:
R: Minifúndio é uma propriedade pequena rural, na qual a família(dona da propriedade) é a responsável pela produção da matéria prima a ser comercializada em sua maioria no país. Já o Latifúndio é uma grande propriedade rural na qual suas atividades estão ligadas as agroindústrias e seus produtos são vendidos fora do país.
QUAIS OS TIPOS DE LATIFÚNDIO?
R: São dois os tipos de latifúndio. O por dimensão que foi citado na resposta acima e o por exploração, no qual as terras são compradas com objetivo de investimento e especulação imobiliária, e não com o objetivo de cultivar a terra. Consequentemente este tipo de Latifúndio não produz empregos e impostos, ou seja, não contribui com o país.
Beijos
Laís Santos. 5ª A - Nº 19

Gabriela Marchetti & Gabriela Capella disse...

Gabbriela Menna Barreto
5ªsérie B/Nº:11

Conceisão,as perguntas estão divididas em 1),2) e 3)

1)Módulo rural ou imóvel rural que, direta e pessoalmente explorado pelo agricultor e sua família, lhes absorva toda a força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico, com área máxima fixada para cada região e tipo de exploração, e eventualmente trabalho com ajuda de terceiros

2)*Minifúndio: são pequenas propriedades rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo alimento consumidos no país, com utilização em geral de mão-de-obra familia

*Latifúndio por dimensão: corresponde a grandes propriedades rurais, com atividade vinculada na agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado externo.

3)Latifúndio por dimensão e Latifúndio por exploração.

Anônimo disse...

Henrique Pezzini nº13 5ªB . Modulo Rural e como se fosse um órgão que fiscaliza o lado rural e nesse órgão a três aspectos que são analisados 1ºLocalização 2ºFertilidade 3ºTipo de produto .
A diferença entre Minifúndio e Latifúndio e que Minifúndio,são pequenas propriedades que produzem 70% dos alimentos que vão parar na nossa mesa já o Latifúndio é quando uma pessoa compra um terreno na área rural mas não faz plantações, não produz trabalho, não usa para nenhum meio rural só compra o terreno para meios imobiliários, então o Minifúndio é uma coisa legal que produz alimentos para todos nós , mas o Latifúndio não tão legal ,assim pois não traz empregos , nem o cultivo da terra.
Os tipos de Latifúndio são os que matam arvores e constroem comércios e moradias naquele terreno e o outro tipo de Latifúndio é a compra de terrenos vazios para vender as imobiliárias . Mas nesse tipo não se mata as arvores mas só constroem os comércios.
Valeu Conceição por essa postagem legal, até a próxima postagem

Anônimo disse...

OI conceição
Anna julia N:1 5D
Para uma melhor classificação das propriedades foi preciso padronizar os imóveis rurais, denominados de módulos rural e fiscal. Para estabelecer o módulo rural e fiscal são analisados basicamente três aspectos:

1 Localização: se o imóvel rural se encontra próximo de grandes centros e conta com infra-estrutura terá uma área menor.
2 Fertilidade e clima: quanto maior for as condições para o cultivo menor será a área.
3 Tipo de produto cultivado: se uma região produz, por exemplo, mandioca em nível extensivo a área será maior, agora caso o cultivo seja de morangos com emprego de alta tecnologia sua área é inferior.

LATIFUNDIOS:

quandao não há nenhuma intenção de cultivá-las,não produzindo empregos, impostos e não colaborando com o país.

MINIFNDIOS

são pequenas propriedades rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo alimento consumidos no país, com utilização em geral de mão-de-obra familiar.

CARA CONCEIÇÃO NAO COCIGUI EFETUAR A UTIMA PERGUNTA.

ANNA JULIA

Anônimo disse...

Artur Augusto 5ªA Nr: 3

1- Modulo rural: é uma unidade que estabelece uma comparação melhor entre os imoveis rurais

2- minifundio: são pequenas propriedades.
Latifundio: são grandes propriedades.
minifundio: responsaveis por 70% de alimento no pais.
latifundio: responsavel por atividade vinculada na agroindustria e seus produtos.
Minifundio: com ultilização em geral mão - de - obra.
latifundio: geralmente são destinados ao mercado externo.

3- Tem os latifundios de exploração e os de dimensão

conceição adorei estudar sobre o capítulo 3 e aprender sobre atividades rurais e setor primário secundário e terciário.
ABRAÇO Conceição

Anônimo disse...

maria luisa m. correa nº16 5ªD

Oi Conceição,

módulo rural é uma unidade de medida expressa em hectares.

O minifúndio é uma área de terra que não tem como ser garantido o progresso, este não deve ser confundido com pequena propriedade vez que, a pequena propriedade pode atender a função social. O latifúndio é uma grande propriedade rural, este pode ser estabelecido por dois critérios: o imóvel que tenha mais de 600 vezes o módulo rural médio de uma região ou o imóvel pode ser até menor que 600 vezes o módulo rural, mas se ele não atender a função social, será considerado latifúndio.

conceição eu não entendi a ultima pergnta bjus...

♥♥♥

Anônimo disse...

Maria Eduarda Engel dos Santos nº14 5ªD.

Módulo rural ou imóvel rural que, direta e pessoalmente explorado pelo agricultor e sua família, lhes absorva toda a força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico, com área máxima fixada para cada região e tipo de exploração, e eventualmente trabalho com ajuda de terceiros.

Minifúndio são pequenas propriedades rurais que geralmente são cultivadas por famílias,produzindo seu sustento e boa parte da população brasileira. Sua extensão é inferior ao módulo rural.

Latifúndios são extensas propriedades rurais onde existe uma grande proporção de terras cultivadas ou não e são exploradas com tecnologia obsoleta e de baixa produtividade com mão-de-obra de baixo custo.

Tipos de latifúndios:dimenção e exploração.

Anônimo disse...

Luis Augusto D. de Almeida Nº19 5ªB

Módulo Rural:
São imóveis rurais padronizadas conforme sua localização, sua área de cultivo e o tipo de cultivo.
Minifúndio:
São as pequenas propriedades rurais.No Brasil elas são as produtoras de cerca de 70% do alimento.A mão-de-obra é familiar.
Latifúndio:
São as grandes propriedades rurais.Estão ligadas a agroindústria.Sua produção vai para o mercado externo.A mão de obra é composta por muitos empregados.
Tipos de latifúndios:
Latifúndio de exploração é aquele que as terras são improdutivas, são usadas no mercado imobiliário sem intenção de cultiva-las.
Latifúndio Empresa Rural:
São as terras que suas produções estão destinada para a agroindústria.

Isabella disse...

Olá,
-Imóveis rurais são denominados de módulos rurais.
-A diferença é que minifúndio são pequenas pedras rurais,responsáveis pela produção de alimentos.Latifúndio são terras de imensa expansão,para grandes práticas agrárias e cultivos de plantações.
-Latifúndio por dimensão e latifundio por
exploração.

ABRAÇO Isabella Heil Duarte. Numero:17. Série:5 série A.

Anônimo disse...

Oi Conceição
Aprendi muinta coisa que eu não sabia.
Questão 1: São imoveis rurais que é modulo rural epara ser isso o fiscal são analisados basicamente três aspectos:

Localização: se o imóvel rural se encontra próximo de grandes centros e conta com infra-estrutura terá uma área menor.
• Fertilidade e clima: quanto maior for as condições para o cultivo menor será a área.
• Tipo de produto cultivado: se uma região produz, por exemplo, mandioca em nível extensivo a área será maior, agora caso o cultivo seja de morangos com emprego de alta tecnologia sua área é inferior.

Depois de padronizado a medida dos imóveis rurais, foram estabelecidas as categorias de propriedades.
Questão 2: Minifúndios são são pequenas propriedades rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo alimento consumidos no país, com utilização em geral de mão-de-obra familiar
e latifúndio é produtos que vão para as fábricas.
questão 3:os tipos de latifúndios são por dimenção , exploração e Empresa rural.

Eduardo 5ªC nº8

Anônimo disse...

Olá Conceição, adorei o novo assunto: ESTRUTURA FUNDIÁRIA, aprendi muito.

Oque é módulo rural?
Módulo rural é uma unidade de medida que permite estabelecer uma comparação mais adequada entre imóveis rurais.

Qual é a diferença entre minifúndio e latifúndio?
A diferença é que minifúndio são pequenas terras rurais responsáveis pela produção de alimentos e latifúndio são terras de imensa extenção para grandes práticas e cultivos de plantações.

Quais são os tipos de latifúndios?
Latifúndio por dimenção e Latifúndio por exploração.

BEIJOS
ISADORA 5 SÉRIE B NÚMERO:14

Anônimo disse...

Oie aqui é a Maria Eduarda Cunha da 5ºD nº:13


Minifúndio: São pequenas propriedades rurais e responsáveis pela produção de todo alimentos consumidos.

Latifúndio: Essas propriedades têm como característica a falta de produção, pois o proprietário adquiriu essas terras com a vontade de desenvolver as especulações imobiliárias, deste jeito não há nenhuma intenção de cultivá-las, não produzindo empregos, nem impostos e não colaborando com o país.

Anônimo disse...

Empresa rural: propriedade de porte médio e grande que produz matéria-prima (laranja, soja, cana-de-açúcar, leite, carne, entre outros) destinada para as agroindústrias.

Latifúndio por exploração: esse tipo de propriedade tem como característica a improdutividade, pois o proprietário adquire terras com intuito de desenvolver especulação imobiliária, dessa forma não há nenhuma intenção de cultivá-las,não produzindo empregos, impostos e não colaborando com o país.
Minifúndio: são pequenas propriedades rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo alimento consumidos no país, com utilização em geral de mão-de-obra familiar.
Latifúndio por dimensão: corresponde a grandes propriedades rurais, com atividade vinculada na agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado .
Júlia Linhares/5ªD/ nº11

Anônimo disse...

Empresa rural: propriedade de porte médio e grande que produz matéria-prima (laranja, soja, cana-de-açúcar, leite, carne, entre outros) destinada para as agroindústrias.

Latifúndio por exploração: esse tipo de propriedade tem como característica a improdutividade, pois o proprietário adquire terras com intuito de desenvolver especulação imobiliária, dessa forma não há nenhuma intenção de cultivá-las,não produzindo empregos, impostos e não colaborando com o país.
Minifúndio: são pequenas propriedades rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo alimento consumidos no país, com utilização em geral de mão-de-obra familiar.
Latifúndio por dimensão: corresponde a grandes propriedades rurais, com atividade vinculada na agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado .
Júlia Linhares/5ªD/ nº11

Anônimo disse...

Rafael 26 5c

Para uma melhor análise do Estado diante da realidade do campo brasileiro foi necessária a elaboração de um censo. O censo tem também a finalidade de classificar os imóveis rurais, além da coleta convencional de faixa etária e sexo.
Para uma melhor classificação das propriedades foi preciso padronizar os imóveis rurais, denominados de módulo rural e fiscal. Para estabelecer o módulo rural e fiscal são analisados basicamente três aspectos:
Localização: se o imóvel rural se encontra próximo de grandes centros e conta com infra-estrutura terá uma área menor.
Fertilidade e clima: quanto maior for as condições para o cultivo menor será a área.
Tipo de produto cultivado: se uma região produz, por exemplo, mandioca em nível extensivo a área será maior, agora caso o cultivo seja de morangos com emprego de alta tecnologia sua área é inferior.
Depois de padronizado a medida dos imóveis rurais, foram estabelecidas as categorias de propriedades.
Minifúndio: são pequenas propriedades rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo alimento consumidos no país, com utilização em geral de mão-de-obra familiar
MINIFÚNDIO
Latifúndio por dimensão: corresponde a grandes propriedades rurais, com atividade vinculada na agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado externo.
Latifúndio por exploração: esse tipo de propriedade tem como característica a improdutividade, pois o proprietário adquire terras com intuito de desenvolver especulação imobiliária, dessa forma não há nenhuma intenção de cultivá-las,não produzindo empregos, impostos e não colaborando com o país.
Empresa rural: propriedade de porte médio e grande que produz matéria-prima destinada para as agroindústrias.

Anisio Neto disse...

oi Conceicao sou Anisio de Soua Neto seu aluno da 5B número 3

Módulo rural é estabelecido so quando visto a localizacao, quanto melhor menor será a área,clima,quanto melhor o clima e a produtividade menor será a área,prouto cultivado,quando boa renda melhor será a área e quando há ma renda... maior será a área
Legal voce ter falado de minifúndio e latifúndio.Minifúndio sao áreas (rurais) pequenas que produzem alimentos "populares" em todo o Brasil e latifúndio é separado em 2 tipos ... por dimensao e por exploracao o latifúndio por dimencao sao propriedades rurais grandes que plantam mais para o exterior e o latifúndio por exploracao nao produz muito pois tem a intencao de melhorar o imóvel.
Estou adorando estudar sobre o campo pois é interessante que eles produzem para nós vivermos
Anisio número: 3 série: 5B

Carlos Eduardo Reis Bento disse...

Carlos Eduardo Reis Bento n7
série:5ºb
Olá Conceição o blog continua bem
interessante,e esta me ajudando,tirando minhas duvidas.

O que são latifundios?
corresponde a grandes propriedades rurais, com atividade vinculada na agroindústria, e existem
2 (dois) tipos de Latifúndios: os de dimensão e os de exploração.

Abraços e até mais.



















































































































b

Anônimo disse...

Amanda Péres Nº1 5ªA
A diferença é que o minifúndio são pequenas propriedades rurais responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo alimento consumidos no país já o latifúndio por dimensão corresponde a grandes propriedades rurais, com atividade vinculada na agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado externo e o de exploração esse tipo de propriedade tem como característica a improdutividade, pois o proprietário adquire terras com intuito de desenvolver especulação imobiliária, dessa forma não há nenhuma intenção de cultivá-las,não produzindo empregos, impostos e não colaborando com o país.

Anônimo disse...

Olá conceição .

eu entendi que :

Um modulo rural é um lugar de que podemos comparar melhor imoveis rurais
Minifundio:é uma propriedade fundiaria pequena responsáveis pela produção de cerca de 70% de todo alimento consumidos no país, com utilização em geral de mão-de-obra familiar

Latifúndio por dimensão: corresponde a grandes propriedades rurais, com atividade vinculada na agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado externo.
Latifúndio por exploração: propriedade improdutiva, porque o proprietário adquire terras para de desenvolver
especulação imobiliária, sendo assim, não há nenhuma intenção de cultivá-las,
não produzindo empregos, impostos e não colaborando com o país.



Isadora Machado n°:18 5ªA

Isabela disse...

1-Módulo rural é uma unidade de medida que busca interdependência
entre a dimensão, a situação geográfica do imóvel rural, a forma e as condições do seu aproveitamento econômico.


2-Minifundio é um modo de administrar a proriedade rural através de pequenas propriedades
Ex: Santa Catarina. E latifundio é através de grandes propriedades
Ex: mato grosso

3- Há dois tipos de latifúndio: Por Dimensão – Imóvel rural que ultrapassa 600 vezes o módulo fiscal de propriedade, definido para cada região do País. E o Latifundio por Exploração – Imóvel rural com área entre 1 e 600 módulos fiscais e que seja mantido inexplorado com fins especulativos, ou seja, deficiente ou inadequadamente explorado, e por isso não possa se inscrever no conceito de empresa rural.

Bjs Conceição

Isabela Casas 5A n16

Anônimo disse...

Otilio Dalçoquio de Souza Nº24
5ºB

Minifundio são pequenas propriedades rurais que são cultivadas por famílias, para sua sobrevivencia e assim fazenm muitas pessoas do brasil

Latifundio são propriedades rurais muito grandes, onde e ussado muito as macnas ou seja a tecnologia e é usado muito pouco a mão de obra.
(FONTE TEXTO)

No Brasil, o conceito de módulo rural é uma unidade de medida, expressa em hectares, que busca refletir a interdependência entre a dimensão, a situação geográfica do imóvel rural, a forma e as condições do seu aproveitamento econômico.(wikipédia)

Anônimo disse...

Maria Luíza Cugnier Ribeiro Nº26 5ª-A

Querida Conceição eu entendi que:


Módulo rural é o que nos ajuda a perceber a facetaria de um campo ao longo de sua extensão.Esse módulo é analisado exatamente por três aspectos:

-Localização
-Tipo de produto cultivado
-Fertilidade do clima

A diferença do minifúndio e do latifúndio é que:

O minifúndio é uma pequena propriedade rural que produz 70% dos alimentos consumidos no país.
Já o latifúndio são grandes propriedades rurais que fornecem muitos produtos ou poucos produtos.Eles são:

-Latifúndio por dimensão:contem grande propriedade de atividade vinculada e a maioria dos produtos são vendidos para mercados exteriores, como alguns que compramos no mercado hoje em dia.

-Latifúndio por exploração:ele tem muita improdutividade, por que o dono não vende seus produtos, não produzindo empregos e não colaborando com o país.

1.000.000 de beijos de sua aluna.

Duda Cunha disse...

Oie conceição
Aluna:Maria Eduarda Cunha
nº:13
Serie:5ºD
Módulo rural ou imóvel rural que, direta e pessoalmente explorado pelo agricultor e sua família, lhes absorva toda a força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico, com área máxima fixada para cada região e tipo de exploração, e eventualmente trabalho com ajuda de terceiros.

Minifúndio são pequenas propriedades rurais que geralmente são cultivadas por famílias,produzindo seu sustento e boa parte da população brasileira. Sua extensão é inferior ao módulo rural.

Latifúndios são extensas propriedades rurais onde existe uma grande proporção de terras cultivadas ou não e são exploradas com tecnologia obsoleta e de baixa produtividade com mão-de-obra de baixo custo.

Anônimo disse...

Victor W Vechi/Nº:32/Série:5ªA/
Oiii Conceição,queria explicar o que aprendi até agora sobre estrutura fundiária.
Módulo rural é sempre explorado pelo o agricultor por isso é exigido com toda a força de trabalho.
Minifúndio é que vem de Mini(pequeno)por isso minifúndio é uma propriedade rural pequena ao contrário de Latifúndio que é uma propriedade rural grande e isso é trabalhado com agricultura muitas vezes para consumo próprio.
Também aprendi que existem dois tipos de latifúndio o por dimensão e por exploração.

Anônimo disse...

anna julia zanotti 5B n°4

ola conceiçao
vou responder suas perguntas
1- É uma unidade de medida que permite estabelecer uma comparação mais adequada entre os imóveis rurais.
2-minifundio sao pequenas propriedades rurais que sao responsaveis por 70% da alimentaçao do pais.
latifundio sao grandes propriedades rurais que suas mercadorias geraumente sao destinados a mercados externos.
3-latifundio por dimensao e latifundio por exploraçao.
bjs anna

Anônimo disse...

Gustavo Volpi Provesi. Nº14. 5ªA.
Olá professora Conceição eu vou te falar oque é minifúndio e o que é latifúndio.
Minifúndio são pequenas
propriedades rurais que são responsáveis pelo sustento da familía.
Laitufúdio são grandes propriedades rurais com grandes proporções de terras sendo cultivadas ou não cultivadas e podem ser exploradas com uma teclonogia obsoluta de baixa profundidade.

Anônimo disse...

Oi Conceição, sou o Patrick Ferrari Collodoro, nº 20 - 5ªD.

Módulo Rural é a unidade de medida que permite estabelecer uma comparação mais adequada entre os imóveis rurais, sendo classificada pela sua localização, fertilidade, clima e o tipo de produto cultivado.

Minifúndio: são pequenas terras rurais, responsáveis pela produção de alimentos com mão-de-obra familiar.

Latifúndio: são terras de imensa extensão, para grandes práticas agrárias e cultivos de plantações.

Latifúndio por dimensão: grandes propriedades rurais vinculadas a agroindútria com produtos destinados ao mercado externo.

Latifúndio por exploração: é explorado imobiliariamente, pois não são cultivadas e não colaboram com o país.

Empresa rural: propriedade de porte médio e grande que tem sua produção de matéria-prima destinada para a agroindústria.

Anônimo disse...

Júlia Pellicioli nº 17 5C
Módulo rural são unidades que pemite estabelecer uma comparação mais adequada entre os imóveis rurais.
A diferença entre o minifúndio e o latifúndio é que o minifúndio são pequenas propriedades rurais responsáveispela produção de 70% d todo alimento consumido no Brasil e o latifúndio são propriedades rurais com grande extensão.
Latifúndio por dimensão e latifúndio por exploração.

Abraço