sábado, 18 de setembro de 2010

ORIENTE MÉDIO


A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes.



É composta por 15 países: Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.


Clima: O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, o que proporciona o predomínio de uma paisagem vegetal marcada pela presença de espécies xerófilas (nas áreas de clima árido), ou de estepes e pradarias (nas áreas de clima semiárido). Apenas pequenas faixas de terra, na porção litorânea, apresentam climas um pouco mais úmidos, onde há presença de formações vegetais arbustivas.


Atividades Econômicas: O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).




Outra atividade econômica importante no Oriente Médio é a agropecuária. Por ser realizada dominantemente de forma tradicional, com uso de pouca tecnologia e mecanização, essa atividade incorpora cerca de 40% da população economicamente ativa. O predomínio de climas áridos e semiáridos na região é bastante prejudicial para o desenvolvimento dessa atividade econômica.

A atividade industrial no Oriente Médio apresenta pouca expressividade. Nos países petrolíferos, há a existência de refinarias e petroquímicas. Outras indústrias se relacionam aos setores mais tradicionais, como o têxtil e o alimentício. O turismo é outra atividade que vem apresentando importância para alguns países do Oriente Médio, a exemplo de Israel e Turquia (que recebem cerca de 2,5 milhões de turistas por ano).



Religiões: No Oriente Médio, aproximadamente 292 milhões de pessoas (92% da população) são muçulmanas. A maioria pertence às seitas sunita e xiita (sugeridas logo após a morte do profeta Maomé, em 632 d.C.). Há grupos menores de mulçumanos, como os drusos e os alauítas. A região abriga ainda cerca de 13 milhões de cristãos, muitos de igrejas árabes, como a copta ou a maronita, que estão entre as mais antigas do cristianismo
.
Além disso, também vivem no Oriente Médio cerca de 6 milhões de judeus, quase todos em Israel. A migração desses deu-se em ondas, originárias primeiro da Europa e, depois, de todo o mundo. Por isso, no Estado judeu encontram-se inúmeros grupos étnicos cujas culturas, tradições, orientações políticas e práticas religiosas variam muito e são livremente expressas. Consequências dos conflitos no Oriente Médio Conflitos: A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para esse fato, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados são dependentes de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial.
As fronteiras das novas nações, definidas de acordo com interesses europeus, não consideraram a história e as tradições locais, consequentemente vários conflitos ocorreram e continuam ocorrendo no Oriente Médio. Os novos Estados árabes – Iraque, Kuwait, Síria, Líbano, Jordânia – brigaram por recursos naturais e território. O conflito mais grave ocorreu na Palestina, para onde, até o fim da Segunda Guerra, havia migrado meio milhão de judeus. Quando foi criado o Estado de Israel, cinco países árabes atacaram, na primeira das seis guerras entre árabes e israelense.
Jerusalém: Os cartógrafos medievais situavam Jerusalém no centro do mundo e, para muita gente, a Cidade Velha continua a ser assim considerada. Para os Judeus, o Muro das Lamentações, parte do Segundo Templo, é o local mais sagrado de todos. Acima dele está o Domo da Rocha, o terceiro local mais importante no islamismo, de onde Maomé subiu aos céus. A poucos quarteirões dali, a Igreja do Santo Sepulcro assinala o local tradicional da crucificação, do enterro e da ressurreição de Jesus. Israel reivindica a cidade como sua capital eterna; já os palestinos a querem como capital de seu Estado.




ATIVIDADES :
1-QUAIS OS PAÍSES QUE FORMAM O ORIENTE MÉDIO ? COLOQUE A CAPITAL E O CONTINENTE A QUAL PERTENCE CADA PAÍS.
2- ESCREVA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CLIMA E DO RELEVO, DO ORIENTE MÉDIO :
3- QUAIS SÃO AS ATIVIDADES ECONÔMICAS DOS PAÍSES DO ORIENTE MÉDIO?
4- QUAIS SÃO OS PAÍSES DO ORIENTE MÉDIO, QUE ENFRENTARAM OU ESTÃO ENFRENTANDO PROBLEMAS EM RELAÇÃO AOS SEUS GOVERNANTES?
5- ESCOLHA UM DESSES PAÍSES E ESCREVA SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO CONFLITO:

37 comentários:

Anônimo disse...

O Oriente Médio é composta por 15 países, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia e o principal produto responsável pela economia de seus países é o petróleo. Na região do Oriente Médio é onde está localizada a maior parte mundial dessa fonte energética,e é calculado aproximadamente 65% de todo o petróleo que existe no mundo. Possui o clima árido e semiárido que prejudica outro tipo de atividade econômica, que é a agropecuária, com uso de pouca tecnologia e mecanização. Ocorreu lá um conflito, e o mais grave ocorreu na Palestina, para onde, até o fim da Segunda Guerra, havia migrado meio milhão de judeus. A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para esse fato, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes, suas condições naturais.
Helena Provesi (Número 15) Oitava série A

Anônimo disse...

O Oriente Médio, situado na região oeste do continente asiático, é uma região marcada por muitos conflitos. Composta por quinze países, apresenta o clima árido e semiárido e suas principais atividades economicas são o petróleo e a agropecuária.
A agropecuária por sua vez, toma conta de boa parte da população (cerca de 40%)por ser realizada tradicionalmente, com pouca necessidade de tecnologias e mecanização. Já o pretóleo é o principal produto responsável pela economia dos países nessa região, já que ali está situada a maior concentração mundial dessa fonte de energia. E a grande quantidade de petróleo, junto a outros fatores, levou a criação da OPEP em 1960(um dos mais importantes cartéis do mundo atual).
O turismo também vem ganhando grande importância nessas áreas.
Aproximadamente 92% da população é muçulmana, abrigando também cerca de 13 milhões de cristãos e 6 milhões de judeus.

Sendo uma das regiões mais conflituosas do mundo, muitas causas existem para a ocorrência dos mesmos, entre elas: a sua própria história; os conflitos entre árabes, israeleses e palestinos; a posição geográfica; suas condições naturais, fazendo alguns países dependentes de água e a presença de recursos no subsolo, tendo como maior exemplo o petróleo.
Uma destas principais causas foi a definição de fronteiras das novas nações, feita por interesses da Europa, que não levaram em conta a história e tradições locais.

Eduarda, número 11 - 8ª série A

Anônimo disse...

Os países que fazem parte do Oriente Médio são: Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar, Síria e Turquia. Há dois desertos que podem ser destacados: o deserto da Arábia (na Península Arábica) e o deserto do Saara (no Egito). E quatros rios que se destacam no Oriente Médio: rio Nilo (Egito), Tigre (Iraque, Síria, Turquia), Eufrates (Iraque e Síria) e o rio Jordão (Israel e Jordânia), e tem como clima predominante o clima seco (desértico). Tem extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes. As causas dos conflitos são a disputa territorial, condições naturais, pois a maior parte dos países localizados ali são dependentes de água de países vizinhos, a presença de recursos estratégicos no subsolo (mais especificamente o petróleo), posição no contexto geopolítico mundial.
O vídeo fala sobre os 60 anos de guerra no Oriente Médio, com muitas mortes e tentativas fracassadas e frustradas de paz. Alguns países tentaram ter de volta o que perderam, como os territórios. Foram anos de pressão, ameaça e muitas mortes. Eu penso que algumas guerras poderiam ser evitadas, pois elas estão ocorrendo sem motivos "grandiosos". O Oriente Médio é uma região muito grande, então deveriam entrar em um acordo, para "eliminar" as diferenças e diminuir, pelo menos, as guerras.
Yasmim Benevides - nº 35 8ªA

Anônimo disse...

Rodrigo Silveira de Santiago nº30 8ªsérie A

A região do Oriente Médio está localizado na porção oeste na Ásia ocidental,possuindo 15 países : Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia. Sua extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados e com uma população de mais ou menos 260 milhões de habitantes.
Possui um clima Árido e Semiárido com pouca vegetação com a presença de espécies xerófilas.
Sua atividade economica mais forte é a extração e comercialização do petróleo(65% de todo o petróleo mundial)
95% da população é mulçulmana e 6 milhões são judeus

Letícia - 8ªA disse...

1 - As características físicas do Oriente Médio, como clima semi árido e árido, prejudicam a agricultura (mas que não deixa de ser um meio importante na economia da região). O clima também dá a vez para uma paisagem vegetal caracterizada pela presença de espécies xerófilas (nas áreas de clima árido), ou de estepes e pradarias (nas áreas de clima semiárido). Apenas pequenas faixas de terra, na porção litorânea, apresentam climas um pouco mais úmidos, onde há presença de formações vegetais arbustivas.

2 - A região do Oriente Médio é a mais conflituosa do planeta em função da sua história, as desavenças entre os palestinos, israelenses e árabes, a posição geográfica, suas condições naturais (alguns países dependem da água de outro) e a presença do petróleo influenciou na posição geográfica dos países e estados.


3 - Com aproximadamente 260 milhões de habitantes, o Oriente Médio, localizado na Àsia Ocidental, tem clima árido semi árido, é formado por 15 países e tem o petróleo e a agropecuária (embora com pouca tecnologia e mecanização) como os principais responsáveis pela economia do país.
O turismo apresenta importante papel na Turquia e em Israel.
Os muçulmanos são aproximadamente 92% da população, o que expressa a intensidade da sua crença entre o povo.
Na minha opinião, é uma região onde há uma diversidade de crenças e de formas de vida, o que acaba resultando em alguns conflitos alguns com grande e outros com pouca intensidade o que de alguma forma, assusta um pouco.


Letícia - Nº 18 - 8ª série A

Anônimo disse...

O Oriente médio, fica situado na região oeste do continente asiático, essa região é conhecida como Ásia Ocidental.Ela é composta por 15 países, com um clima árido e semiárido, mas apresenta uma pequena faixa de terra com um clima um pouco mais úmido, onde há apresença de formação vegetal na porção litorânea.

O petróleo é o principal produto responsável pela economia do oriente médio, nessa região está localizada cerca de 65% de todo o petróleo mundial, com essa imensa quantidade de petróleo aliada a fatores econômicos e políticos, conseguiu-se criar a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
A outra atividade econômica imporante do Oriente Médio, é a agropecuária e é usada normalmente de forma tradicional, com pouca tecnologia e pouca mecanização.O que mais prejudica essa atividade econômica é o clima árido e semiárido da região.

No Oriente Médio cerca de 92% da população é muçulmana que está dividida em diversos grupos.A região também abriga cerca de 13 milhôes de cristãos e muitos de igreja árabe.Além disso no oriente Médio existe aproximadamente 6 milhões de judeus, a maior parte deles em Israel, a migração desses judeus veio primeiro da europa e depois de todo o mundo.

No Oriente Médio existe várias coisas porém a que mais marca é o conflito pois é a região mais conflituosa que existe no mundo e isso ocorre ao fato do que aconteceu no seu próprio passado e o que vem acontecendo hoje.

Os novos estados árabes já brigaram por recursos naturais e pelo território.O conflito mais grave, ocorreu na Palestina, para onde até o fim da segunda grande guerra havia migrado cerca de meio milhão de judeus, para consegurirem se salvar dos nazistas.
Quando criaram o estado de Israel logo em seguida ele foi atacado.
Israel tentava recuperar sua cidade como capital eterna, porém os palestinos a querem como capital de seu estado.

Vinicius, número 34 - 8ª série A

Anônimo disse...

Rodrigo Silveira de Santiago nº30 8ªsérie A

A região do Oriente Médio está localizado na porção oeste na Ásia ocidental,possuindo 15 países : Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia. Sua extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados e com uma população de mais ou menos 260 milhões de habitantes.
Possui um clima Árido e Semiárido com pouca vegetação com a presença de espécies xerófilas.
Sua atividade economica mais forte é a extração e comercialização do petróleo(65% de todo o petróleo mundial)
95% da população é mulçulmana e 6 milhões são judeus
Fazem 60 anos que as guerra no Oriente Médio continuam com várias tentativas de paz ou o fim da guerra.
alguns dos fatos importantes dessa guera são
1967> guerra dos 6 dias
Israel conquista :Faixa de Gaza,Sinai,Cisjordãnia,
Colinas de Golã e a
Nascente do Rio Jordão
1937> Síria e Egito fracassam na tentativa de recuperar os territórios
consquistados por Israel
1978> Egito e Israel fazem um tratado de paz q rende um prêmio nobel
1982> Israel invade o libano com o obgetivo de destruir focos terroristas palestinos

obs : completei agora ...

Anônimo disse...

ORIENTE MÉDIO
Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões de habitantes. Composta por 15 países: ARÁBIA SAUDITA,BAHRAIN,CATAR,EGITO,
EMIRADOS ÁRABES UNIDOS,IEMÊN,IRÃ,IRAQUE,ISRAEL,
JORDÂNIA,KUWAIT,LÍBANO,OMÁ,SÍRIA,
TURQUIA. O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, o que proporciona o predomínio de uma paisagem vegetal pela presença de espécies xerófilas ou de estepes e pradarias. O Petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países da região. Aproximadamente 65% de todo o pétroleo está localizado no Oriente Médio. Outra atividade economica importante é a agropecuária, por ser realizada dominantemente de forma tradicional.Da população, 92% é muçulmuna. A maioria pertence ás seitas,sunita e xiita. A região abriga ainda cerca de 13 milhões de cristãos, muitos de igrejas árabes, como a copta ou a maronita que estão entre as mais antigas do Cristianismo. O ORIENTE MÉDIO é uma região que estão concentrados importantes conflitos mundiais na atualidade. As fronteiras das novas nações definidas de acordo com interesses europeus não consideram a história e as tradições locais. Os novos estados árabes brigaram por recursos naturais e território. O conflito mais grave ocorreu na Palestina, para onde até o fim da Segunda Guerra havia migrado meio milhão de judeus. Apesar de seus problemas e conflitos, cheguei á conclusão que o ORIETE MÉDIO, é muito importante em relação á economia, ao desenvolvimento e ao crescimento. Valoriza- se seu comércio, seu turismo, seu território, pricipalmete sua cultura e crença.


Sabrina Bittencourt Gonçalves
32- 8A

Anônimo disse...

1- está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes. É composta por 15 países e o clima é árido e semiárido. Nessa região está localizada a maior concentração mundial de petróleo (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). 2- Atualmente é o petroleo, os governos colocam as diferentes etnias em conflito ou alegam que o pais mantem atividades nucleares ( Iraque) para invadir e dominar o Petroleo. 3- O vídeo comenta sobre como o Oriente Médio concentra a tanto tempo tantos conflitos.O vídeo também nos fornece outras informações sobre essa região, como essas: muçulmanos são aproximadamente 92% da população e e 6 milhões são judeus. O turismo também está presente em paises do Oriente Médio como Turquia e Israel.
Dora Carolina D. S. (10) 8ªA

Anônimo disse...

O Oriente Médio tem uma extensão terrrial de 6,8 milhôes de quilometros quadradros.E com população de 260 milhões de abitantes.É composta por 15 países.O clima no Oriente Médio é o árido e o semiárido.O petróleo é o principal produto da economia do Oriente Médio , e esta concentrado lá 65% do petróleo mundial, outra fonte da economia é a pecuária , 40 % que encorpora 40% da população.Israel e Turquia recebem 2,5 milhóes de turistas por ano.292 milhões de pessoas (92% da população)são mulçumanas.
Os novos Estados árabes – Iraque, Kuwait, Síria, Líbano, Jordânia – brigaram por recursos naturais e território.Quando foi criado o Estado de Israel, cinco países árabes atacaram, na primeira das seis guerras entre árabes e israelenses.As guerras são na maioria das vezes por causa de terras e recursos.Com o video eu consegui entender porque acontece tantos conflitos no Oriente Médio e os acordos que foram feitos.
Bruno Colzani Nº07 8ªA

Anônimo disse...

1-O Oriente Médio está localizado no oeste do continente asiático, mais conhecido como Ásia ocidental. Tem quase 7 milhões de km², tem uma população de 260 milhões de habitantes. Na região do Oriente Médio situam-se 15 países: Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia. O clima é é árido e semiárido. Apenas pequenas faixas de terra, na porção litorânea, apresentam climas um pouco mais úmidos. 2-O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para esse fato, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados são dependentes de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo e o caso específico do petróleo. 3- O vídeo mostra “uma história de sangue, de radicalismo e tentativas fracassadas de paz”. Em 1967 começou a “guerra de 6 dias”, e conquistou vários territórios . De 2000 a 2008, foram mortos 4897 Palestinos, 580 Israelenses e 64 Estrangeiros. Eu tenho certeza que a maioria das guerras que aconteceram no Oriente Médio, foi por ambição e “egoísmo”, pois há países com muito menos petróleo e água, que não fazem guerra para conseguir isso do outro, mas procuram uma forma de suprir as necessidades sem entrar em conflitos.

Anônimo disse...

1-O Oriente Médio está localizado no oeste do continente asiático, mais conhecido como Ásia ocidental. Tem quase 7 milhões de km², tem uma população de 260 milhões de habitantes. Na região do Oriente Médio situam-se 15 países: Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia. O clima é é árido e semiárido. Apenas pequenas faixas de terra, na porção litorânea, apresentam climas um pouco mais úmidos. 2-O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para esse fato, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados são dependentes de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo e o caso específico do petróleo. 3- O vídeo mostra “uma história de sangue, de radicalismo e tentativas fracassadas de paz”. Em 1967 começou a “guerra de 6 dias”, e conquistou vários territórios . De 2000 a 2008, foram mortos 4897 Palestinos, 580 Israelenses e 64 Estrangeiros. Eu tenho certeza que a maioria das guerras que aconteceram no Oriente Médio, foi por ambição e “egoísmo”, pois há países com muito menos petróleo e água, que não fazem guerra para conseguir isso do outro, mas procuram uma forma de suprir as necessidades sem entrar em conflitos.

Jean Carlos Nº 17 8ªA

Anônimo disse...

O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, o que proporciona o predomínio de uma paisagem vegetal marcada pela presença de espécies xerófilas (nas áreas de clima árido), ou de estepes e pradarias (nas áreas de clima semiárido). Apenas pequenas faixas de terra, na porção litorânea, apresentam climas um pouco mais úmidos, onde há presença de formações vegetais arbustivas.O Oriente Médio é composto por 15 países: Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia.
Atividades Econômicas: O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).As fronteiras das novas nações, definidas de acordo com interesses europeus, não consideraram a história e as tradições locais, consequentemente vários conflitos ocorreram e continuam ocorrendo no Oriente Médio. Os novos Estados árabes – Iraque, Kuwait, Síria, Líbano, Jordânia – brigaram por recursos naturais e território. O conflito mais grave ocorreu na Palestina, para onde, até o fim da Segunda Guerra, havia migrado meio milhão de judeus. Quando foi criado o Estado de Israel, cinco países árabes atacaram, na primeira das seis guerras entre árabes e israelenses. Jerusalém: Os cartógrafos medievais situavam Jerusalém no centro do mundo e, para muita gente, a Cidade Velha continua a ser assim considerada. Para os Judeus, o Muro das Lamentações, parte do Segundo Templo, é o local mais sagrado de todos. Acima dele está o Domo da Rocha, o terceiro local mais importante no islamismo, de onde Maomé subiu aos céus. A poucos quarteirões dali, a Igreja do Santo Sepulcro assinala o local tradicional da crucificação, do enterro e da ressurreição de Jesus. Israel reivindica a cidade como sua capital eterna; já os palestinos a querem como capital de seu Estado.
O vídeo conta sobre os 60 anos de guerra no Oriente Médio, com muitas mortes, tentativas frustradas de paz. Alguns países tentaram ter de volta o que perderam ( como por exemplo o território ),foram bastante tempo de pressão Eu acho que a as guerras poderiam , ser evitadas e tentar de um jeito menos agressivo , e assim poderiamos evitar mortes , ameaças e torturas.

Ana Caroline N:04 8ªA

Anônimo disse...

henrique veber nº16

Q1: A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes

Q2: Vários conflitos ocorreram e continuam ocorrendo no Oriente Médio. Os novos Estados árabes – Iraque, Kuwait, Síria, Líbano, Jordânia – brigaram por recursos naturais e território.

Q3: O video nos mostra um pouco sobre o conflito entre o oriente médio e os europeus, o video apresenta que o conflito mais grave ocorreu na Palestina, para onde, até o fim da Segunda Guerra, havia migrado meio milhão de judeus.

Anônimo disse...

O Oriente Médio fica na ásia, ao lado oeste. 15 países fazem parte do Oriente Médio. São eles: Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia. Possui mais de 6,8 milhões de quilometros, com o total de 260 milhões de pessoas presentes no Oriente Médio. Predomina uma paisagem vegetal marcada pela presença de espécies xerófilas. Pouca parte apresenta um clima úmido. O clima é árido e semiárido.
São muitas as causas dos conflitos no Oriente Médio. Arábes ,contra palestinos, contra israelenses. No contato entre três continentes. A maior parte dos países dependem de outro país para obter água. A presença de recursos estratégicos no subsolo. Pois então, são muitos.
O vídeo mostra o que estamos cansados de ver. Uma guerra sem fim. Sobre todos aqueles fatores citados acima. Isto só agrava. Destrói uma região.

David Sanmartin Martins nº9 8ªA

Anônimo disse...

O Oriente Médio está localizado no oeste do continente asiático, tem cerca de 6,8 milhões de quilômetros quadrados e é composto por 15 países, são eles: Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia.
Constantemente está havendo conflitos naquela região por causa de tradições locais,religião e vários países brigam por recursos naturais e território.
Desde de que o estado israelense foi criado em em 1948 com a divisão da palestina, os judeus tiveram sua independência, mas no dia seguinte Israel já foi atacada, resistiu e ainda ampliou seu território, conquistando a Faixa de Gaza, a península de Sinai,Cisjordânia (onde fica Jerusalém),as colinas de Golã e a nascente do rio Jordão, de onde vem a maior parte da água consumida pela terra santa. Em 1982, Israel invade o Líbano com objetivo de destruir focos terroristas palestinos, Israel retirou sua tropa do país no ano de 2000, mas seis anos depois lançou nova onfencivas provocadas pelo constante ataque com foguetes do grupo resbolar. Em 1987 foi criado o grupo Hamas que apoiava a libertação da Palestina, até então esses conflitos mataram 4897 palestinos, 580 israelenses e 64 estrangeiros e conflitos internos entres as facções palestinas deixaram 594 mortos. Na minha opinião isto que esta acontecendo é racismo, pois quando os judeus tiveram sua liberdade e criaram o Estado de Israel, era pra que tivessem sossego e que não fossem mais julgados por suas aparencias e costumes, e claro um pouco de religião que promete Jerusalém a diferentes religiões.
Rômulo Nº31 8ªsérie A

Anônimo disse...

Os 15 países que compõe o Oriente Médio são:ArábiaSaudita,Bahrain,Catar,Egito,Emirados Árabes Unidos,Lêmen,Irã,Iraque,Israel,Jordânia,Kuwait,Líbano,Omã,Síria,Turquia.
Ele se localiza no oeste da Ásia e uma região marcada por muitos conflitos e a causa de muitos desses conflitos são pela sua história desda época de Cristo até hoje e também pela falta de água em determinadas regiões. A maioria de seus países tem como economia o petróleo em grande escala(quantidade).Sendo ele mais ou menos 65% do existente no mundo.

Luís Paulo Hemmer 8ªA Nº19

Anônimo disse...

O Oriente Médio vive muitos conflitos,principalmente pela disputa do controle da produção de petróleo da região.Nele encontra-se a maior riqueza mineral da Ásia: o petróleo. Ali estão os principais lençóis petrolíferos do globo, porém a exploração desse recurso está voltada basicamente para o abastecimento do mercado externo. Esse fato decorre das características econômicas desses países que, não sendo países industriais, não apresentam demanda interna que utilize toda essa matéria-prima.

Como exportadores de um produto essencial na manutenção do desenvolvimento e equilíbrio econômico mundial, os países do Oriente Médio sentiram de perto as pressões das companhias estrangeiras, muito interessadas no controle cada vez maior da exploração dessa fonte de energia - 60% das reservas mundiais.Por esse motivo o Oriente Médio vive tantos conflitos.Teriam os Estados Unidos invadido a região para obter o controle do petróleo?
Bernardo Marucco Silva N 8 8A

Anônimo disse...

O Oriente Médio é composto por 15 países: Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia. Possui extensão territorial de mais de 6,8milhões de quilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes. O clima lá encontrado é árido e semiárido.
No Oriente Médio encontram-se vários conflitos, diversos fatores contribuem para esse fato, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo, entre outras.
Aproximadamente 92% da população é muçulmana, abrigando também cerca de 13 milhões de cristãos e 6 milhões de judeus.
O video mostra um pouco sobre o conflito entre o oriente médio e os europeus, e também apresenta “uma história de sangue, de radicalismo e tentativas fracassadas de paz”. Em 1967 começou a “guerra de 6 dias”, e conquistou vários territórios . De 2000 a 2008, foram mortos 4897 Palestinos, 580 Israelenses e 64 Estrangeiros.

Maria Eduarda da Silva. Nº22. 8ªA.

Anônimo disse...

O Oriente Médio está situado na Ásia ocidental. Ele possui uma extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes. E o clima é árido e semiárido.

Diversos fatores contribuem para os conflitos, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados são dependentes de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial.

Vídeo:

O vídeo fala sabre os 60 anos de conflitos no Oriente Médio. A maioria desses conflitos são gerados por disputas de território e recursos naturais, assim como disputas políticas. Ao longo dos anos, vários acordos foram formados, mas a guerra ainda continua. Havia a esperança de que com as eleições próximas e a posse de Barack Obama, mudassem este panorama.

Mariana Busarello / N°: 24 / 8ªA

Anônimo disse...

1. Localizada na porção oeste do continente asiático, na região conhecida como Ásia Ocidental, está o Oriente Médio, comportando 15 países: Arábia Saudita, Bahrain, Catar,Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Turquia. Cerca de 65% de todo o petróleo mundial se localiza nessa região, sendo que esta é a maior fonte energética. Graças a isso, criou-se em 1960 a OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo), um dos maiores cartéis mundiais. O clima é muito seco, árido e semiárido, prejudicando a agropecuária fita de forma manual, a outra forma de economia existente.
2. Pelo fato de seus recursos naturais estarem constantemente em disputa, não só pelos países localizados no Oriente Médio, como também de outros influentes com interesses, esta região é uma das mais conflituosas do mundo. Além disso, lá se localiza uma das cidades mais importantes para várias religiões, Jerusalém. Além da dependência de água de países vizinhos... São vários fatos que tornam essa região cheia de conflitos.
3. A reportagem apresentada pelo Jornal Nacional mostra como esses conflitos duram anos, e a quantidade absurda de pessoas que foram mortas por eles, pessoas que não possuem culpa dos acontecimentos que acarretaram essa guerra. Um diretor de pesquisa de uma Universidade francesa, sendo também um estudioso de Israel (país que se destaca na 'disputa') apresenta outro fator importante além dos conhecidos, a necessidade de mudança, o chamar atenção a partir desses ataques. é de se questionar se essa forma de 'mudança' é a correta, se vale a pena sacrificar tantas vidas durante esses anos todos.


Mariana Scharf - nº 25 - 8ª A

Anônimo disse...

henrique veber nº16

Q1: A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados, com população estimada de 260 milhões de habitantes

Q2: Vários conflitos ocorreram e continuam ocorrendo no Oriente Médio. Os novos Estados árabes – Iraque, Kuwait, Síria, Líbano, Jordânia – brigaram por recursos naturais e território.

Q3: O video nos mostra um pouco sobre o conflito entre o oriente médio e os europeus, o video apresenta que o conflito mais grave ocorreu na Palestina, para onde, até o fim da Segunda Guerra, havia migrado meio milhão de judeus.

Anônimo disse...

Alexandra - nº 1 - 8ªA

O Oriente Médio é predominado pelo clima árido e semi-árido, mesmo formado por 15 países (Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia). Exitem 3 grandes rios que se destacam (Jordão, Tigre e Eufrates)que também são motivos para conflitos, já que a água é pouca e quem "controla" o Tigre e o Jordão é a Turquia. O maior dos conflitos no Oriente Médio com certeza é por causa do Estado de Israel. Os israelenses e árabes vivem em um conflito por causa da divisão do Estado de Israel. O Petróleo, a grande riqueza do Oriente Médio, também é motivo para conflitos, pois é valioso e está se tornando cada vez mais raro.

Vídeo: Há 60 anos existe o conflito por causa do Estado de Israel, pois ele foi dividido. Logo, os árabes invadiram, mas os israelenses sobreviveram e ainda aumentaram seus territórios. Depois teve a guerra dos 6 dias, no qual Síria e Egito fracassaram. Israel também não ficou quieta, e atacou vários focos que considerava terrorista, como por exemplo, o Líbano. Um muro, construído mais tarde, ajudou a diminuir a violência. Os Hamas começaram a atacar com foguetes, então Israel não se calou e "mandou bomba", literalmente. Acho que, apesar dos israelenses terem sofrido muito no passado, hoje eles estão achando que mandam em tudo, e passando dos limites, causando muitos conflitos que poderiam ter sido evitados.

Anônimo disse...

O Oriente Médio é onde esta localizada a maior parte de petróleo do mundo aproximadamente 65% do existente no mundo.Ele fica localizado no lado oeste da Ásia e é composto por 15 países sendo eles:Bahrain,Egito,Catar,Arábia Saudita,Emirados Árabes Unidos,Omã,Turquia,Kuwait,Jôrdania,Israel,Iraque e Lêmem.O Oriente Médio é marcado por ser umas das áreas que mais há conflitos uns dos motivos são a religião,falta de água e também pelo petróleo.Essa região está consentrada entre 3 continentes e o clima e muito quente.Na verdade é árido e semiárido.Essa área agora vem com um desenvolvimento de turista que estão indo para o que é de extrema importância.Apesar do clima seus abitantes praticam a agropecuária.

Obs:substituindo o outro que estava incompleto.
Luís Paulo 8ªA nº19

Anônimo disse...

O Oriente Médio é formado por 15 países, mas existem 3 grandes rios, que se destacam (Eufrates, Tigre e Jordão), mas são motivos para conflitos, pois a água é pouca.
Mas o maior dos conflitos é o Estado de Israel, os israelenses e árabes vivem em um conflito por causa da divisão do Estado de Israel. E o Petróleo, que é a grande riqueza que se encontra no Oriente Médio, é um grande motivo para conflitos também, pois é valioso e um dia irá acabar.
Vídeo: O vídeo mostra os 60 anos de guerra no Oriente Médio. Muitas mortes e tentativas fracassadas e frustradas de paz. Países que tentaram ter de volta o que perderam, como os territórios. Foram anos de pressão, ameaça e muitas mortes.
Fernanda Dalpiaz (Nº13) 8ªA

Anônimo disse...

Q1 - O Oriente Médio está localizado na junção da Eurásia e África, entre o Mar Mediterrâneo eo Oceano Índico. Bahrain, Egito, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Qatar, Arábia Saudita, Síria, Emirados Árabes Unidos, Iêmen e territórios pela Autoridade Palestina (Faixa de Gaza e alguns Cisjordânia). São os países que compoem o Oriente Medio.
Outros países como Argélia, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia são frequentemente ligados ao Oriente Médio por causa do relacionamento histórico e cultural forte, apesar de não pertencerem a essa região.
O Médio Oriente está primordialmente áreas em baixo relevo, embora algumas regiões da Turquia, Irã e no Iêmen são muito montanhosos. Anatolia está localizado entre duas cadeias montanhosas: Pontus e Touro. Possui um clima árido e semiárido.

Q2 - A região do Oriente Médio é provavelmente uma das áreas mais conflituosas do mundo. Muitos fatores contribuem para esse fato, a sua própria história; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, escassez em varios paises assim dependendo da água de países vizinhos; petróleo e Jerusalém, a terra prometida.

Q3 - O vídeo fala sobre os 60 anos de conflitos no Oriente Medio, ele mostra uma linha do tempo mostrando as guerras, lutas, conquistas e perdas, mortes e tratados de paz que fracassaram.

Camila, N8 8A

Anônimo disse...

Nome:Luis Fernando Trentin 9° c n°23
1 Os países que compõem o Oriente Médio são o Afeganistão, Arábia Saudita , Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar, Síria e Turquia. Muitas pessoas incluem ainda Afeganistão e Chipre
2 Predomina no Oriente Médio o clima desértico, lembrando o deserto do Saara, do norte do continente africano. Em alguns trechos, especialmente próximos ao litoral, o clima é subtropical mediterrâneo. Aí se concentra a maioria da população.

O relevo em geral é baixo, com exceção das partes leste e, especialmente, norte dessa região - Afeganistão, norte do Irã e da Turquia -, onde surgem planaltos e cadeias de montanhas. A principal planície é a da Mesopotâmia, localizada na Síria e, principalmente, no Iraque. Essa planície, formada pelos rios Tigre e Eufrates, apresenta grandes densidades demo gráficas e nela se cultivam vários gêneros agrícolas, como arroz, trigo, cevada e algodão.
3 Sua atividade econômica mais forte é a extração e comercialização do petróleo (65% de todo o petróleo mundial)
4 Egito,líbia,Irã entre outros
5 Protestos na líbia contra Kadafi. Linha do tempo do poder de Kadafi: 1969 Aos 27 anos, o então capitão kadafi deruba o rei Idris e toma o poder na Líbia. 1970 Expulsa do país, antiga colônia da Ítalia, cerca de 20 mil italianos. 1977 Cria a República Popular Socialista Líbia e adota a bandeira verde. Fim doas anos 70 Financia terrorismo e apoia IRA, Carlos, o Chacal, e Abu Nidal. 1986 Agentes líbios são acusados de atacar discoteca em Berlim, matando dois soldados americanos. Em represária, presidente dos EUA bombardeia Trípoli. 1988 Terroristas líbios explodem avião da Pan Am que sobrevoava Lockerbie, na Escócia, matando 270. 1989 Voo francês explode sobre o Saara, matando 170; seis líbios são condenados. 1996 Ditador ordena a execução de mais de mil detentos da prisão de Abu Salim, em Trípoli. 1999 Depois de 13 anos de sanções da ONU, kaddafi entrega os dois acusados do atentado de Lockerbie. 2001 Justiça britânica condena um dos acusados de Lockerbie à prisão perpétua. 2003 kaddafi paga US$ 2,7 bilhões em indenização às famílias das vítimas de Lockerbie. 2004 Sanções à Líbia são suspensas pelos EUA. 2006 EUA e Líbia retomam relações diplomáticas. 2009 kaddafi festeja 40 anos no poder. Condenado por Lockerbie é libertado e recebido como herói na Líbia. fev 2011 Repressão a protestos contra o ditador deixa centenas de mortos
Nome:Luis Fernando Trentin 9° c n°23

Anônimo disse...

1- Arábia Saudita: Riade, Ásia - Bahrein: Manama, Ásia - Catar : Doha, Ásia - Egito: Cairo, África - Emirados Árabes Unidos: Abu Dhabi, Ásia - Iêmen: Sana, Ásia - Irã : Teerão, Ásia - Iraque: Bagdad , Ásia - Israel: Jerusalém, Ásia - Jordânia : Amã, Ásia - Kuwait: Cidade do Kuwait, Ásia - Líbano : Beirute, Ásia - Omã : Mascate, Ásia - Síria : Damasco Ásia - Turquia : Ancara Ásia
2-Clima: neste local o cima é árido e semi árido, predominando então vegetais marcados pela presença de espécies xerófilas. Relevo: O relevo do Oriente Médio é formado predominantemente por planaltos, limitados por importantes conjuntos montanhosos. Entre os planaltos, destacam-se o da Anatólia, na Turquia, o do Irã e o da Arábia. Entre os conjuntos montanhosos mais importantes sobressaem, pela altitude.
3-o petróleo é o principal produto responsável pela economia do oriente médio e a agropecuária ocupa 40 por cento desta economia.
4-As novas nações não consideram a historia e as tradições locais, e com isso surgem vários conflitos. E também os estados árabes- Iraque, Kuwait,síria,Líbano e Jordânia brigam por recursos naturais.
5- O conflito mais grave até agora foi na palestina, pra até o fim da segunda guerra mundial , já haviam migrado meio Milão de judeus.quando foi criado o Israel, cinco países atacaram, na primeira das eis guerras entre a Arábia e Israel .
Gabriela Zanoello Ardigó 9 ano C numero 12

Anônimo disse...

Matheus 9ºC n:26

1-Arábia Saudita – Riad,Barein – Manamá,Catar – Doha,Emirados Árabes Unidos – Abu Dhabi,egito,Iêmen – Sana,Irã – Teerã,Iraque – Bagdá,Israel – Jerusalém,Jordânia – Amã,Kuwait – Cidade do Kuwait,Líbano – Beirute,Imã,Síria – Damasco,Turquia-Ancara
2-O relevo do Oriente Médio também é formado por planícies.O clima é seco(desértico)e quente.
3-O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética . Outra atividade econômica importante no Oriente Médio é a agropecuária. Por ser realizada dominantemente de forma tradicional, com uso de pouca tecnologia e mecanização, essa atividade incorpora cerca de 40% da população economicamente ativa
4-Uganda,Nigéria, Líbia,Egito
5-Muammar al-Gaddafi-Em 2011, frente a protestos pedindo sua derrocada do poder, Gaddafi respondeu aos manifestantes com violência, porém as manifestações anti-governo se intensificaram. Então eclodiu no país uma violenta guerra civil entre forças pró e contrárias ao governo. Durante este conflito, Gaddafi foi acusado de cometer vários crimes contra a humanidade e um mandado de prisão foi expedido contra ele pela Corte Penal Internacional. Em agosto de 2011, tropas do Conselho Nacional de Transição atacaram e conquistaram a capital Trípoli colocando assim Gaddafi e seu governo em fuga. Nos últimos meses do seu regime, ele se auto-intitulava Líder Fraternal e Guia da Revolução, sem exercer oficialmente qualquer cargo no governo.

Daniela disse...

Profª Conceição, segue abaixo as respostas:

1) Os países que compõem o Oriente Médios estão localizados no continente asiático: Arábia Saudita (continente: Ásia/ capital: Riade), Bahrain (continente: Ásia/ capital: Manama), Catar (continente: Ásia/ capital: Doha), Egito (continente: África/ capital: Cairo), Emirados Árabes Unidos (continente: Ásia/ capital: Abu Dhabi), Iêmen (continente: Ásia/capital: Sana), Irã (continente: Ásia/ capital: Teerã), Iraque (continente: Ásia/ capital: Bagdá), Israel (continente: Ásia/ capital: Jerusalém), Jordânia (continente: Ásia/ capital: Amã), Kuwait (continente: Ásia/ capital: Cidade do Kuwait), Líbano (continente: Ásia/ capital: Beirute), Omã (continente: Ásia/ capital: Mascate), Síria (continente: Ásia/ capital: Damasco), Turquia (continente: Europa/ capital: Ancara).

2) O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, com predomínio de uma paisagem vegetal marcada pela presença de espécies xerófilas (nas áreas de clima árido), ou de estepes e pradarias (nas áreas de clima semiárido). Apenas uma pequena porção litorânea, apresentam climas um pouco mais úmidos. O relevo do Oriente Médio é formado predominantemente por planaltos, limitados por importantes conjuntos montanhosos. Entre os planaltos, destacam-se o da Anatólia, na Turquia, o do Irã e o da Arábia. Já as planícies do Oriente Médio restringem-se às áreas litorâneas, espremidas entre o litoral e os conjuntos montanhosos.

3) O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Outra atividade econômica importante no Oriente Médio é a agropecuária. A atividade industrial no Oriente Médio apresenta pouca expressividade. O turismo é outra atividade que vem apresentando importância para alguns países do Oriente Médio, a exemplo de Israel e Turquia.

4) O Oriente Médio permanece uma das áreas mais instáveis do mundo, e diversos fatores contribuem para esse fato: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados são dependentes de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial. Iraque, Kuwait, Síria, Líbano, Jordânia, brigaram por recursos naturais e território. O conflito mais grave ocorreu na Palestina, para onde, até o fim da Segunda Guerra, havia migrado meio milhão de judeus. O correram várias guerras entre árabes e israelense.
Israel reivindica Jerusalém como sua capital eterna; já os palestinos a querem como capital de seu Estado.

5) Iêmen: Embora possua algumas reservas de petróleo e gás, o Iémen é o estado mais pobre do mundo árabe. Está, também, repartido por diversas tribos, muitas das quais mantêm milícias, o que dificulta o controle efetivo de todo o território pelo governo central. São essas tribos que dominam as áreas rurais e se tornam campo fértil para a disseminação de movimentos insurgentes. Um dado importante a juntar a este complexo problema é o fato de a família de Osama Bin Laden ser originária do Iémen, o que, de algum modo, explica a forte implantação da Al Qaeda no país. Em resumo, o Iémen corre, pois, o risco de mergulhar numa profunda guerra civil, envolvendo, por exemplo, os houthis (tribos xiitas do norte), os grupos separatistas que se espalham pelo sul do país, além, claro, dos seguidores de Bin Laden. Porém, a importância estratégica do Iémen não se limita a este complicado “caldo” de forças extremistas. Ela aumenta ainda mais se tivermos em conta que é uma peça-chave na região do Mar Vermelho, uma vez que controla a parte norte do Golfo de Aden. O Mar Vermelho e o Golfo de Aden são uma região bastante sensível para o comércio mundial, que vive em permanente situação instabilidade, desde que a soberania da Somália se esboroou e emergiu com crescente atividade a ação desestabilizadora dos piratas do mar.

Daniela Diniz nº05
9ºano C

Anônimo disse...

1. Arábia Saudita, capital Riad; Ásia
Bahrain, capital Manama; Ásia
Catar, capital Doha; Ásia
Emirados Árabes Unidos, capital Abu Dhabi; Ásia
Iêmen, capital Sana; Ásia
Irã, capital Teerã; Ásia
Iraque, capital Bagdá; Ásia
Israel, capital Jerusalém; Ásia
Jordânia, capital Amã; Ásia
Kuwait, capital Kuweit; Ásia
Líbano, capital Beirute; Ásia
Omã, capital Mascate; Ásia
Síria, capital Damasco; Ásia
Turquia, capital Ancara; Euroásia
Egito, capital Cairo; Ásia.

2.O clima na maior parte é árido ou semiárido, ou em algumas poucas áreas, um clima um pouco mais úmido. As vegetações variam de espécies xerófilas, estepes e pradarias, ou formações vegetais arbustiva. Já o relevo, é formado principalmente por planaltos e conjuntos montanhosos.

3. O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Também há outras atividades, como a agropecuária e o turismo.

4. Irã, Egito, Bahrain, Iêmen, Iraque, Jordânia, Síria, Omã, Líbano, Kuwait, Arábia Saudita.

5. Conflito em Iêmen: Manifestantes acusam o presidente, sua família e governo de corrupção e de não conseguirem acabar com a pobreza e a impunidade em uma terra onde uma em cada duas pessoas possui uma arma. Os manifestantes são apoiados por poderosas forças, incluindo os líderes do clã al-Ahmar, que chefia a maior confederação tribal do país. Eles também são apoiados pela força militar do general dissidente Ali Mohsen, que desertou em março para estabelecer um confronto militar com o governo. Em consequência já há muitas mortes em causa do conflito.

Mariana Sedrez - nº25 - 9ºC

Anônimo disse...

1- Os países que formam o Oriente Médio são: Arábia Saudita com sua capital Riade, Bahrein com sua capital Manama, Chipre com sua capital Nicósia, Egito com sua capital Cairo, Turquia com sua capital Ancara, Emirados Arábes Unidos com sua capital Abu Dhabi, Iémen com sua capital Sana, Israel com sua capital Jerusalem, Irã com sua capital Teerão, Iraque com sua capital Bagdad, Jordânia com sua capital Amã, Kuwait com sua capital Cidade do Kuwait, Líbano com sua capital Beirute, Palestina com sua capital Jerusalém Oriental, Omã com sua capital Mascate, Qatar com sua capital Doha, Síria com sua capital Damasco e Afeganistão com sua capital Cabul.

2- O clima do Oriente Médio é árido e semiárido. O relevo do Oriente Médio é formado predominantemente por planaltos, limitados por importantes conjuntos montanhosos.

3- O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio bem como a agropecuária.

4- Arábia Saudita e Israel, Líbano, Irã e Iraque, Kuwait, etc

5- Kuwait na guerra do Golfo. Conflito militar ocorrido inicialmente entre o Kuwait e o Iraque de 2 de agosto de 1990 a 27 de fevereiro de 1991. A crise começa quando o Iraque invade o Kuwait. O líder iraquiano acusa o Kuwait de provocar a baixa no preço do petróleo ao vender mais que a cota estabelecida pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Ele alegando que os kuweitianos extraíram petróleo de campos iraquianos na região fronteiriça de Rumaila. A invasão acontece apesar das tentativas de mediação da Arábia Saudita, do Egito e da Liga Árabe. O número estimado de mortos durante a guerra é de 100 mil soldados e 7 mil civis iraquianos, 30 mil kuweitianos e 510 homens da coalizão. A Guerra do Golfo introduz recursos tecnológicos sofisticados, tanto no campo bélico como em seu acompanhamento pelo resto do planeta.

Rafaela S. n° 31 9°C

Anônimo disse...

1-O Oriente Médio é uma região que envolve países do oeste da Ásia e do nordeste da África. Grande parte destes países são banhados pelo Mar Vermelho, Mar Mediterrâneo, Golfo Pérsico, Mar Negro e Mar Cáspio.No qual sendo eles:Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar, Síria e Turquia.
2-
O relevo do Oriente Médio também é formado por planícies. Esse tipo de relevo é identificado em áreas restritas, localizadas entre as montanhas e o litoral, abrangendo grande parte do território do Iraque. As planícies estão entre os rios Tigre e Eufrates.
No Oriente Médio, é predominante o clima do tipo árido e semiárido. Esses climas abrangem praticamente todos os países que compõem o Oriente Médio. Prova disso é a grande incidência de áreas desérticas, que ocupam 70% do território do Irã e Afeganistão e 90% da Arábia Saudita.A predominância de climas áridos e semiáridos na região resulta no desprovimento total ou parcial de água. Outro aspecto marcante do clima do Oriente Médio é a alta amplitude térmica, ou seja, a diferença entre as temperaturas apresentadas no período diurno com as do período noturno. A amplitude térmica na região oscila entre 50ºC durante o dia e temperaturas abaixo de 0ºC durante a noite.
3-O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Outra atividade econômica importante no Oriente Médio é a agropecuária.A atividade industrial no Oriente Médio apresenta pouca expressividade. Nos países petrolíferos, há a existência de refinarias e petroquímicas. Outras indústrias se relacionam aos setores mais tradicionais, como o têxtil e o alimentício.
4 e 5 - Os conflitos que hoje assolam o Oriente Médio têm diferentes motivos. O principal deles diz respeito ao território: israelenses e palestinos lutam para assegurar terras sobre as quais, segundo eles, têm direito milenar. Outra questão diz respeito à cultura e à imposição de valores ocidentais às milenares tradições orientais. Pode-se ainda mencionar o fator econômico - talvez o preponderante: potências capitalistas desejam estabelecer um ponto estratégico na mais rica região petrolífera do planeta. E ainda existe a questão política.
Durante muitas decadas já havia guerras como por exenplo:
Guerra dos Seis Dias
Foi mais um desdobramento dos conflitos entre árabes e judeus. Ela recebeu esta denominação devido ao efetivo contra-ataque israelense à ofensiva árabe, promovido pelo Egito.
A Guerra de Suez:
Revelou uma nova referência para o contexto político da região: a cumplicidade de Israel com as potências imperialistas ocidentais. Tal constatação acentuou a ruptura entre árabes e judeus, abrindo precedentes para novos conflitos.
E muitas outras guerras famosas ou nao tambem aconteceram como a Guerra do Golfo,Acordo de Camp David,Intifada,
Guerra do Líbano.
Mais infelizmente essas guerras,lutas,conflitos por territórios ainda hoje existem,este ano(2011) foi marcado por uma série de conflitos ocorridos no Oriente Médio. Tudo começou em fevereiro no Egito quando a população saiu as ruas exigindo a deposição do ditador Inspirada na Hosni Mubarak. Foram 18 dias de protestos intensos nas ruas para que o Egito visse a queda de Hosni Mubarak, que cedeu às pressões e renunciou no dia (11), pondo fim a um regime autoritário de três décadas.Os protestos no Egito sofreram a influência direta da chamada Revolução de Jasmim, na qual os jovens da vizinha Tunísia conseguiram forçar a derrubada do presidente Ben Ali, uma semana antes.
Juliana Paula Meirinho - n°18 - 9°Ano'C'

Anônimo disse...

Nome:Luis Fernando Trentin 9° c n°23
1 Os países que compõem o Oriente Médio são o Afeganistão, Arábia Saudita , Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar, Síria e Turquia. Muitas pessoas incluem ainda Afeganistão e Chipre
2 Predomina no Oriente Médio o clima desértico, lembrando o deserto do Saara, do norte do continente africano. Em alguns trechos, especialmente próximos ao litoral, o clima é subtropical mediterrâneo. Aí se concentra a maioria da população.

O relevo em geral é baixo, com exceção das partes leste e, especialmente, norte dessa região - Afeganistão, norte do Irã e da Turquia -, onde surgem planaltos e cadeias de montanhas. A principal planície é a da Mesopotâmia, localizada na Síria e, principalmente, no Iraque. Essa planície, formada pelos rios Tigre e Eufrates, apresenta grandes densidades demo gráficas e nela se cultivam vários gêneros agrícolas, como arroz, trigo, cevada e algodão.
3 Sua atividade econômica mais forte é a extração e comercialização do petróleo (65% de todo o petróleo mundial)
4 Egito,líbia,Irã entre outros
5 Protestos na líbia contra Kadafi. Linha do tempo do poder de Kadafi: 1969 Aos 27 anos, o então capitão kadafi deruba o rei Idris e toma o poder na Líbia. 1970 Expulsa do país, antiga colônia da Ítalia, cerca de 20 mil italianos. 1977 Cria a República Popular Socialista Líbia e adota a bandeira verde. Fim doas anos 70 Financia terrorismo e apoia IRA, Carlos, o Chacal, e Abu Nidal. 1986 Agentes líbios são acusados de atacar discoteca em Berlim, matando dois soldados americanos. Em represária, presidente dos EUA bombardeia Trípoli. 1988 Terroristas líbios explodem avião da Pan Am que sobrevoava Lockerbie, na Escócia, matando 270. 1989 Voo francês explode sobre o Saara, matando 170; seis líbios são condenados. 1996 Ditador ordena a execução de mais de mil detentos da prisão de Abu Salim, em Trípoli. 1999 Depois de 13 anos de sanções da ONU, kaddafi entrega os dois acusados do atentado de Lockerbie. 2001 Justiça britânica condena um dos acusados de Lockerbie à prisão perpétua. 2003 kaddafi paga US$ 2,7 bilhões em indenização às famílias das vítimas de Lockerbie. 2004 Sanções à Líbia são suspensas pelos EUA. 2006 EUA e Líbia retomam relações diplomáticas. 2009 kaddafi festeja 40 anos no poder. Condenado por Lockerbie é libertado e recebido como herói na Líbia. fev 2011 Repressão a protestos contra o ditador deixa centenas de mortos
Nome:Luis Fernando Trentin 9° c n°23

Anônimo disse...

Aqui estão as respostas:

1. Os seguinte países (e respectivamente suas capitais) fazem parte do Oriente Médio: Arábia Saudita (Riyadh), Bahrein (Manama), Catar (Doha), Egito (Cairo), Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi), Iêmen (Sana), Irã (Teerã), Iraque (Bagdá), Israel (Jerusalém), Jordânia (Amã), Kuwait (Cidade do Kuwait), Líbano (Beirute), Omã (Mascate), Síria (Damasco) e Turquia (Ancara). Todos estão em território asiático, sendo que partes da Turquia estão na Europa.

2. O clima na região do Oriente Médio é árido e semi-árido (considerado até tropical), sendo que a região apresenta poucos rios e possui muitas montanhas em sua planície. Os maiores e mais importantes rios são o Tigre e o Eufrates, região onde se localizava a antiga Mesopotâmia, região muito fértil para a agricultura.

3. A economia atual do Oriente Médio se baseia no Petróleo, pois ele está localizado entre uma dobra tectônica que se inicia na Mesopotâmia e vai até o Golfo Pérsico. Neste local estão localizados 60% de todo Petróleo de reservas do mundo. Alguns exemplos de países que lucram muito com a exportação de Petróleo da região são O Kuwait e a Arábia Saudita, ambos possuem alto nível de PIB. Porém, apenas o governo é beneficiado com o Petróleo extraído do local, tornando a maioria da população dependente de um comércio de baixa renda financeira.

4. A maioria dos países do Oriente Médio estão insatisfeitos com seus governantes. Entre eles estão: Bahrein, Egito, Iraque, Israel, Síria, Líbano e alguns outros. O principal motivo desta crise, com os chefes políticos, é pelo país ter sido governado num longo período por ditadores corruptos.

5. Egito: O governo atual do Egito está sob liderança militar do Conselho Supremo das Forças Armadas, após protestos da população contra o ex-governante Hosni Mubarak. Mubarak, após 30 anos de ditadura, deixou o governo do Egito sob protestos e manifestações. O principal motivo das manifestações que provocaram a sua deixa é o desrespeito a população de seu país, com muita corrupção e não os permitindo uma eleição honesta.

Nome: Victor
Nº: 35
Ano: 9ºC

Anônimo disse...

1- É composto por 15 países:
Arábia Saudita- Riad- Ásia
Bahrein-Manama-Ásia
Catar-Doha-Ásia
Egito-Cairo-África
Emirados Árabes Unidos-Abu Dhabi-Ásia
Iêmen-Sana-Ásia
Irã-Teerã-Ásia
Iraque-Bagdá-Ásia
Israel-Telavive-Ásia
Jordânia-Amã-Ásia
Kuwait- Al kuwait-Ásia
Líbano-Beirute-Ásia
Omã-Mascate-Ásia
Síria-Damasco-Ásia
Turquia-Ancara-Ásia

2-O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, o que proporciona o predomínio de uma paisagem vegetal marcada pela presença de espécies xerófilas (nas áreas de clima árido), ou de estepes e pradarias (nas áreas de clima semiárido).

3-O petróleo é o principal produto responsável pela economia do oriente médio, nessa região está localizada cerca de 65% de todo o petróleo mundial, com essa imensa quantidade de petróleo aliada a fatores econômicos e políticos, conseguiu-se criar a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
A outra atividade econômica importante do Oriente Médio, é a agropecuária e é usada normalmente de forma tradicional, com pouca tecnologia e pouca mecanização.O que mais prejudica essa atividade econômica é o clima árido e semiárido da região.

4-Irã e Iraque.

5-Sendo uma das regiões mais conflituosas do mundo, muitas causas existem para a ocorrência dos mesmos, entre elas: a sua própria história; os conflitos entre árabes, israeleses e palestinos; a posição geográfica; suas condições naturais, fazendo alguns países dependentes de água e a presença de recursos no subsolo, tendo como maior exemplo o petróleo.
Uma destas principais causas foi a definição de fronteiras das novas nações, feita por interesses da Europa, que não levaram em conta a história e tradições locais.

Arthur G. Rufino N. 2 9C

Anônimo disse...

eu gostei muito e mim ajudo muito vo ganha muitos pts continue assim fazendo esse otimo trabalho!!!

bjs



ass:nanda