domingo, 20 de março de 2011

LIXO URBANO



noticias.r7.com 
Lixo é tudo aquilo descartado pelo homem, considerado inutilizável, sem mais uso, sendo diretamente proporcional às atividades industriais urbanas e crescimento populacional. O lixo ultimamente vem sendo alvo de fortes discussões... O que devemos fazer com ele? Como tratar? Ele deve ser separado?


Devemos evitar jogá-lo em qualquer lugar, como bem entendermos, pois ele pode entupir bueiros, causando futuras enchentes e perdas de materiais em casas e até morte.

O lixo não deve ser jogado em rios, pois faz com que aumente sua matéria orgânica, eutrofização, que sendo feita pela ação humana causa a morte de diversas formas de vida presentes na água... Mas então, o que fazer com o lixo?
A solução para o problema causado por esse tipo de lixo está em investimentos dos governos em instalações de lixeiras nas cidades e na conscientização da população.

Menos de 5% do lixo urbano é reciclado.



O lixo causa enchentes, entope bueiros e diminui a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna. Calcula-se que 30 % do lixo brasileiro fique espalhado pelas ruas nas grandes cidades.



Veja no quadro o que o lixo se for reciclado pode virar.




Você Sabia que...

Cada brasileiro que viva até os 70 anos vai produzir 25 toneladas de detritos.

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO NA NATUREZA

Papel: 3 a 6 meses
Jornal: 6 meses
Palito de madeira: 6 meses
Toco de cigarro: 20 meses
Nylon: mais de 30 anos
Chicletes: 5 anos
Pedaços de pano: 6 meses a 1 ano
Fralda descartável biodegradável: 1 ano
Fralda descartável comum: 450 anos
Lata e copos de plástico: 50 anos
Lata de aço: 10 anos
Tampas de garrafa: 150 anos
Isopor: 8 anosPlástico: 100 anos
Garrafa plástica: 400 anos
Pneus: 600 anos
Vidro: 4.000 anos

http://iguinho.ig.com.br/jogo-reciclagem.html





imagem-1
imagem-2





ATIVIDADE:

1- Analise a imagem-1 e registre suas conclusões.
2-Observe o gráfico e registre os principais fatores responsáveis pelo aumento da concentração de gases estufas na atmosfera.
3-Quais as principais consequências para o meio ambiente e para o homem, a falta de um local especial para o destino do lixo ?
4- Qual o significado dos três ¨Rs¨? Explique com exemplos como funciona cada um deles:
5- Explique as partes de um aterro sanitário e seu funcionamento :
6- Quais ações em seu dia a dia, podem contribuir para a recuperação do nosso planeta ?
7-Qual a importância dos catadores de lixo? Existe a recliclagem em seu município ? Como funciona ?

65 comentários:

Unknown disse...

Acho muito importante falar sobre o lixo pois, se não tomarmos uma atitude em relação a destinação do lixo, logo estaremos construindo nossas casas sobre os aterros sanitarios.

Anônimo disse...

Luís Guilhere 6°Ano B nª28
Agora deu para perceber como é importante cuidar do nosso planeta se não nosso planeta pode acabar ficando daquele jeito que foi mostrado no video

Anônimo disse...

1- Minha conclusão é de que tudo o que não tem mais utilidade para o homem como: garrafas velhas, restos de comida ou de papel, é considerado lixo.

2- As fumaças saídas das chaminés das fábricas, dos automóveis e de queimadas florestais são as principais causas da emissão do CO² na atmosfera.

3- O lixo pode tampar as bocas de lobo e bueiros, impossibilitando o escoamento das águas, causando enchentes. Se o lixo passar pelas bocas de lobo ou bueiros, ele vai para o mar, causando a morte de muitas espécies.

4- Os 3 “Rs” são: reduzir, reciclar e reutilizar. Reduzir é diminuir a quantidade de lixo, por exemplo: Manoel estava com muita sede após o treino de futebol, e foi comprar uma garrafinha de água. Ele podia escolher entre uma garrafinha de plástico, ou uma de vidro. Se ele comprar a de vidro, estará reduzindo o lixo, pois a garrafa de vidro pode ser reutilizada muitas vezes, enquanto a de plástico dura muito menos tempo. No o tempo que a garrafa de vidro não fica inutilizável, ele usaria muitas garrafas de plástico,assim reduzindo o lixo. Reciclar é colocar o lixo reciclável nas lixeiras da coleta seletiva, exemplo: Manoel, depois de beber toda a água da garrafinha de vidro, percebeu que seu MP3 estava com as pilhas gastas, e tinha de jogá-las no lixo. Se ele jogá-las no lixo reciclável, estará evitando que a natureza receba vários elementos químicos poluentes. Por fim, reutilizar é usar algo que já foi usado novamente, por exemplo: Manoel, depois de jogar as pilhas velhas no lixo, sentiu sede de novo. Ao invés de comprar outra garrafa d'água, ele pode encher sua garrafa novamente em algum bebedouro, assim tirando da natureza uma garrafa de vidro poluente.

5- A base do aterro sanitário deve ter um sistema de drenagem de chorume acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e/ou reinserido ao aterro causando assim uma menor poluição ao meio ambiente.
Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogás, que é constituído por metano, gás carbônico(CO2) e vapor d'água, entre outros, e é formado pela decomposição dos resíduos. O biogás deve ser queimado ou beneficiado. Estes gases podem ser queimados na atmosfera ou aproveitados para geração de energia.
Sua cobertura é constituída por um sistema de drenagem de águas pluviais, que não permita a infiltração de águas de chuva para o interior do aterro. No Brasil, usa-se normalmente uma camada de argila.
Um aterro sanitário deve também possuir um sistema de monitoramento ambiental e pátio de estocagem de materiais. Para aterros que recebem resíduos de populações acima de 30 mil habitantes é desejável também muro ou cerca que indique o limite do aterro, sistema de controle de entrada de resíduos (ex. balança rodoviária), guarita de entrada, prédio administrativo, oficina e borracharia.
6- No meu dia-a-dia eu posso fazer coisas simples como: não jogar o lixo pela rua, não gastar água e procurar colocar o lixo reciclável na coleta seletiva sempre que puder.
7- Os catadores de lixo são importantes pois eles catam a maioria do lixo jogado nas ruas, evitando assim enchentes ou alagamentos. Não existe reciclagem em meu município, mas há cooperativas que pegam o lixo reciclável da minha cidade e vendem para empresas que reciclam o lixo.

Gustavo D. 6ºB Nº17

Bruna Petter nº6 / Matheus Slomsky nº30 disse...

1- De 1800 para 2100 a concentração de gás carbônico (CO2) aumentará drasticamente. Passará de 280ppm para 425ppm. Grande parte desse gás é gerado pela decomposição do lixo (não reciclado) que também terá seu volume aumentado com o passar dos anos.

2- Além da emissão através do lixo, também contribuem o trabalho industrial, a combustão através de motores, queimadas.

3- O excesso de lixo pode causar futuras enchentes (com perdas materiais e até mortes), a contaminação dos lençóis freáticos, a proliferação de doenças, etc.

4- Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Reduzir a utilização de materiais (principalmente os não recicláveis), como por exemplo optar por comprar um produto em uma embalagem de plástico, ao invés de um em uma embalagem de isopor. Reciclar, como as camisetas feitas a partir de garrafas pet. Reutilizar, como usar copos de vidro, ao invés dos descartáveis.

5 - Apresenta um sistema de drenagem de gases e líquidos, uma camada impermeável para evitar a contaminação do solo.

6 - Colocal em prática a ideia dos 3Rs, jogar lixo nos lugares apropriados, não desperdiçar água, trocar transportes individuais pelos coletivos.

7 - Eles recolhem o lixo reciclável que não é coletado pela prefeitura. Em Itajaí existe um projeto de coleta seletiva, que dá desconto no pagamento da taxa de lixo para as casas que separarem o lixo reciclável do orgânico.

3º B

Anônimo disse...

oi conceiçao!!!! linda!
seu admirador secreto aqui!
te amo! s2 s2 s2 s2 s2

Anônimo disse...

A imagem mostra a gravidade dos lixões. Mostra as pessoas trabalhando em cima do lixo, as vezes em busca de próprio alimento, ou a trabalho mesmo, por um salario muito baixo.

Os maiores responsáveis pelo excesso de gases na atmosfera são as atividades humanas, principalmente em decorrência da queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e do desmatamento.

O lixo representa, hoje, uma grande ameaça à vida no Planeta por duas razões fundamentais: a sua quantidade e seus perigos tóxicos. Em toda parte do mundo, a mídia incentiva as pessoas a adquirirem vários produtos e a substituírem os mais antigos por outros, mais modernos, provocando a insensatez do uso indiscriminado dos recursos naturais.

Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Dizem respeito ao consumismo desenfreado que degrada o meio ambiente, reduz os recursos naturais e criam criam problemas sociais.
Reduzir: Reduzir o consumo, verificar se durante a compra de um objeto existe a real necessidade dele.
Reutilizar: Reutilizar aquilo que foi comprado, não pensar nas coisas como se tudo fosse descartável.
Reciclar: Separar os produtos recicláveis e destiná-los corretamente.

constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluição ao meio ambiente.

Para a recuperação do nosso planeta, devemos contribuir para que o meio ambiente não seja agredido pelas ações humanas, por exemplo, jogar lixo em lugares adequados e separadamente, contribuindo para a coleta seletiva.

Os catadores de lixo possuem uma funçao importante no que diz a respeito a contribuição da reciclagem.

Loreane, 3b n23

Anônimo disse...

Prezados Professores e auxiliares, favor imprimir seus documentos nas folhas de rascunho, sempre que possível. A natureza agradeçe. VIVA O MUNDO SUSTENTÁVEL BJOOOO

Melina Kleis - Nº 32 - 3ºB disse...

1- Analisando a imagem um, podemos perceber os lixos que poderíamos reciclar, estão poluindo o meio ambiente. Os catadores, procurando algo que dê para ser utilizado ainda, mas com tudo misturado fica difícil, pois algum lixo ''sujo'' acaba infectando outro que poderia ser reciclável.

2- 2- Com o aumento da população e consequentemente com os lixos do planeta, aumenta também o número de concentração de CO2.

3- A poluição do planeta, que começa com os lixos das ruas, vão para os esgotos, mar e os animais são prejudicados. Eles se alimentam desses dejetos, e nós nos alimentamos deles, fazendo com que a poluição que fazemos, voltassem para nós de certa forma. Também prejudica ao nosso planeta pela grande emissão de CO2.

4- Reduzir, reciclar e reutilizar. Reduzir o lixo, procurando utilizar materiais recicláveis. Quando ir ao supermercado, evitar sacolas plásticas e sim as de pano. Separar o lixo reciclável do orgânico, contribuindo para a coleta seletiva.

5- Aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, ou dejetos sólidos retirados do esgoto. A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluição ao meio ambiente. Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogás, que é constituído por metano, gás carbônico(CO2) e água (vapor), entre outros, e é formado pela decomposição dos resíduos. Este efluente deve ser queimado ou beneficiado. Estes gases podem ser queimados na atmosfera ou aproveitados para geração de energia. No caso de países em desenvolvimento, como o Brasil, a utilização do biogás pode ter como recompensa financeira a compensação por créditos de carbono ou CERs do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, conforme previsto no Protocolo de Quioto.
Sua cobertura é constituída por um sistema de drenagem de águas pluviais, que não permita a infiltração de águas de chuva para o interior do aterro. No Brasil, usa-se normalmente uma camada de argila.
Um aterro sanitário deve também possuir um sistema de monitoramento ambiental (topográfico e hidrogeológico) e pátio de estocagem de materiais. Para aterros que recebem resíduos de populações acima de 30 mil habitantes é desejável também muro ou cerca limítrofe, sistema de controle de entrada de resíduos (ex. balança rodoviária), guarita de entrada, prédio administrativo, oficina e borracharia.
Quando atinge o limite de capacidade de armazenagem, o aterro é alvo de um processo de monitorização especifico, e se reunidas as condições, pode albergar um espaço verde ou mesmo um parque de lazer, eliminando assim o efeito estético negativo.
Existem critérios de distância mínima de um aterro sanitário e um curso de água, uma região populosa e assim por diante. No Brasil, recomenda-se que a distância mínima de um aterro sanitário para um curso de água deve ser de 400m.

6- Reduzir o lixo, procurando utilizar materiais recicláveis. Quando ir ao supermercado, evitar sacolas plásticas e sim as de pano. Separar o lixo reciclável do orgânico, contribuindo para a coleta seletiva. (Mesma resposta da 4). Se cada um fizer sua parte, nosso planeta poderá melhorar muito na questão do lixo que despejamos e acabam nos oceanos e poluindo a todos nós.

7- Contribuir com a limpeza urbana, reutilização e reciclagem de muitos aparelhos e objetos. Sim. O caminhão de reciclagem passa uma vez na semana recolhendo.

Anônimo disse...

1 - A imagem retrata a falta de cuidado com o lixo, o descaso da população com os resíduos e materiais não mais utiizados.

2 - As industrias e os automóveis liberam grande quantidade de gás carbônico, formando uma espécie de camada onde dificulta a saída dos raios soloares refletidos. Aumentando assim a temperatura da Terra. No ano de 2100, conforme o gráfico, as concentrações de CO2, irão aumentar drásticamente, desenvolvendo assim uma maior temperatura para o planeta, devido ao efeito estufa.

3 - Quando depositado em locais inapropriados, o lixo pode entupir bueiros, causando enchentes, poluir rios, assim matando espécies marinhas. Dependendo dos tipos de lixos, pode ocasionar consequências mais sérias, como é o caso do lixo radioativo.

4 – Reduzir, reutilizar e reciclar. Significando reduzir ao máximo o que consumimos, utilizando apenas o que é realmente necessário. Reutilizar tudo o que for possível como as embalagens de alimentos, e por fim reciclar. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.

5 - Um processo que tem como finalidade depositar resíduos sólidos no solo, fundamentado em critérios de engenharia e com projetos ambientais e sanitários. Consiste em espalhamento dos resíduos, compactação, cobertura e drenagem dos resíduos, monitoramento do sistema de tratamento de efluentes (esgotos sanitários), monitoramento topográfico e das águas, manutenção dos acessos e das instalações de apoio.

6 – Economizar água, reutilizar embalagens como potes de sorvete, separar o lixo e diminuir os resíduos produzidos, comprando somente o necessário.

7 – Os catadores são responsáveis por retirar lixo das ruas, levando-os para reciclá-los. A reciclagem funciona, separando o lixo orgânico do reciclável, que é levado para reciclagem.

Lucas Moser 25 e Roger 38
3º B

Anônimo disse...

1- O lixo comum de muitas pessoas, acaba virando meio de sobrevivencia para outras.

2- O acumulo do lixo do dia a dia emite gases poluentes para a atmosfera sendo um dos principais fatores do efeito estufa. O indice de concentração do CO² aumenta gradualmente a cada ano, e assim transformando o planeta Terra em um lixão.

3- Destruição lenta do meio ambiente, doenças respiratorias, falta de renda para algumas famílias, aumento consideravel da temperatura terrestre.

4- Reduzir, Reciclar e Reutilizar.
Reduzir: consumir somente o que for realmente necessario para evitar o desperdicio e acumulo de embalagens e alimentos.
Reutilizar: Aproveitar embalagens para uso diario e resto de alimentos como adulbo para plantas.
Reciclar: Transformar o lixo em algo util, como por exemplo o papel que pode ser um jornal em um dia e um caderno em outro. Além de fazer bem ao meio ambiente ainda o lixo pode se transformar em uma fonte de renda para muitas famílias.

5-Um aterro sanitário deve ser constituído por um sistema de drenagem de efluentes líquidos, chorume acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade , sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e recolocado no aterro causando assim uma menor poluição ao meio ambiente.
O interior do aterro deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogás, que é constituído por gás cabonico, metano e água a vapor, formado pela decomposição dos resíduos. Sua cobertura é constituída por um sistema de drenagem de águas pluviais, que não permita a infiltração de águas de chuva para o interior do aterro. No Brasil, usa-se normalmente uma camada de argila.Um aterro sanitário deve também possuir um sistema de monitoramento ambiental e pátio de estocagem de materiais. Para aterros que recebem resíduos de populações acima de 30 mil habitantes é desejável também muro ou cerca limítrofe, sistema de controle de entrada de resíduos.

6- Separar o lixo comum do lixo organico, reutilizar ao maximo das embalagens e dos alimentos para abuldo de plantas. E concientizar a população para transforma o mundo em um melhor e mais agradavel para ser viver.

7 - Não deixar que o lixo se acumule nas ruas, levando-os até o aterro sanitário dando o destino certo ao lixo do dia a dia. Em alguns pontos, existe a reciclagem do material dentro de casa, que é coletado nos fins de semana pela prefeitura.

Alan Rizzi (01)e Natalia Wolf (33)
3ªº B

Anônimo disse...

Carlos 3°B N° 7

1 - Parece apresentar a pobreza como lixo, quando um problema tão grande, importante e que afeta a todos é largado em qualquer lugar sem o devido cuidado, onde as pessoas pobres acabam buscando seu sustendo, podendo contrair doenças entre outros problemas.

2 - O gráfico mostra que cada vez mais esta acentuada o cresimento da emissão de CO² na atmosfera, no século XX e XXI o petróleo e outros combustíveis fósseis foram e são muito utilizados, o petróleo ainda é o combustível mais procurado e importante, enquanto as maiores industrias e empresas do mundo dpendem dele.

3 - Além do incomodo que é causado pelo mal cheiro, todo esse lixo atrai animais que podem contrair doenças para nós, como ratos, baratas, mosquitos da dengue, fora o fato de poder ser um local propicio para desenvolvimento de bactérias, causando doenças para a população. Sem um local adequado pode também causar problemas para áreas de mata, ou florestas, prejudicando a fauna e flora da região.

4 - Reduzir: reduzir a utilização de materias que não são recicláveis como isopor, e as saolas plásticas, até mesmo produtos que não são realmente necessários assim evitando o desperdício.
Reciclar: separar o lixo reciclável, colaborar com a sociedade direcionando cada tipo de material para seu devido local de reciclagem, também trocar materiais que não podem ser reclicados por materias que possam ser.
Reutilizar - Sempre que puder comprar ou pedir produtos que tenham sido feitos com material reciclado, também produtos que ainda possam ser utilizados antes de serem jogados no lixo, as mães podem reduzir a utilização de fraldas descartáveis, utilizando mais as fraldas de pano.

5 - os aterros são utilizaos para armazenar os residuos das cidades e de algumas industrias, geralmente são feitos longe das cidades para evitar contaminação do solo e das águas, e também pelo mal cheiro. Primeiro é feita a limpeza de uma áre, depois são compactados lotes de lixo e sobre eles é derrubado terra ou argila para que posso ser feita outra camada de lixo compactado, o que tmbém ajuda na decomposição de muitos materiais, existem normas para a riação desses aterros, que devem ficar longe de rios, e florestas, para que não possa afetar o meio-ambiente.
6 - durante todo o dia, podemos evitar o desperdicio de papel na escola, em casa, sempre jogar o lixo no local certo, reutilizar sempre que possivel, na verdade, sempre fazer o uso dos 3 R´s, todos fazendo isso, todo dia, já é uma grande diferença.
7 - Eles que recolhem todo o lixo da cidade, das casas, e levam para os locais onde seram depositados para reciclagem, ou para o aterro. Sim, em Itajaí é feita 2 coletas diferentes, uma de lixo orgânica e outra de lixo reciclável, que passam durante a semana.

Anônimo disse...

1- Analise a imagem-1 e registre suas conclusões.
Que o índice de emissão de gases esta aumentando drasticamente ao passar dos anos.

2-Observe o gráfico e registre os principais fatores responsáveis pelo aumento da concentração de gases estufas na atmosfera.
Revolução industrial, aumento da população mundial. Esses dois são os principais fatores para este índice ter aumentado tanto.

3-Quais as principais consequências para o meio ambiente e para o homem, a falta de um local especial para o destino do lixo ?
Pois se o lixo for colocado em qualquer lugar, sem tratamentos, este lixo ira poluir o solo, as águas, o ar com o gás butano liberado pelo lixo.

4- Qual o significado dos três ¨Rs¨? Explique com exemplos como funciona cada um deles:
significa três ações que ajudam bastante a preservar o meio ambiente.(reduzir, reciclar, reaproveitar)
Reciclar: a industria Rodo Cordas, utilizam garrafas PETS para fazer suas cordas.
Reduzir: no mercado, usar sacolas reutilizáveis.
Reaproveitar: Utilizar um pote de sorvete para guardar algo posteriormente. Usar o papel higiênico
dos dois lados.
5- Explique as partes de um aterro sanitário e seu funcionamento :
Uma camada de lixo é depositada e por cima dela uma camada de argila, formando assim uma “célula”.

6- Quais ações em seu dia a dia, podem contribuir para a recuperação do nosso planeta ?
Reduzir o lixo produzido, reutilizar materiais e separar o lixo adequadamente.

7-Qual a importância dos catadores de lixo? Existe a recliclagem em seu município ? Como funciona ?
Eles são importantes pois recolhem e separam os tipos de lixo corretamente.

nomes: rafael e victor felde

n: 37 e 40
3B

bjs conceiça!!! =*

Anônimo disse...

1- O que é considerado lixo para alguns pode ser fonte de renda para outros, como os catadores de lixo que dependem de papelão, garrafas plásticas (pet) e metais por exemplo para se sustentar...

2- O aumento da produção de lixo "contribui" para o consequentemente aumento da emissão de CO2 na atmosfera que, ao longo dos anos, vem se tornando cada vez mais grave.

3- Além da contaminação do solo, o lixo despejado em locais impróprios (ruas, avenidas, esgotos, rios,lagos) podem ocasionar enchentes com efeitos catastróficos para o homem, este tendo que reconstruir a "vida material"

4- significam: Reduzir (a quantidade de lixo produzido), Reutilizar (as embalagens podem ser utilizadas várias vezes antes que sejam jogadas no lixo) e Reciclar (transformar o resíduo que antes era inútil em matéria-prima ou novos produtos)

5- 1.Recebe uma preparação com o nivelamento de terra e com a selagem da base com argila e mantas de PVC. Esse processo é realizado para que não haja uma contaminação do lençol pelo chorume.

2.drenagem: O chorume é coletado por meio de drenos e encaminhado para um poço de acumulação, que nos seis primeiros meses de operação é recirculado sobre a massa de lixo aterrada.

3. o chorume é levado para a estação de tratamento de efluentes.

O monitoramento do aterro sanitário prevê a cobertura diária do lixo, não ocorrendo a proliferação de mau cheiro e poluição visual.

6-evitar desperdícios (água, alimento, materiais que podem ser reutilizados...), colocar e prática os três Rs.

7- os catadores de lixo produzem uma "nova cultura": de separar os lixos e consciência ambiental, de que é importante a reciclagem do lixo para o meio ambiente.

Sabemos que existe postos de reciclagem, com postos de coleta espalhados nas escolas, ruas, por exemplo.
em Itajaí, a reciclagem é incentivada pela suspensão da tarifa do lixo, pra quem separa os lixos (orgânico e reciclável). O lixo é recilcado pela Cooperfoz.

NATHALIA JASTROMBEK, Nº 34
LUI HENRIQUE RODRIGUES DE ALMEIDA, Nº 26
3ºB

Anônimo disse...

Amanda Regina Müller 3ºB - 03

A imagem 1 mostra grande número de catadores garantindo a sua sustentação a partir do lixo.Ali estão correndo risco de vida, pois la pode ser encontrado coisas enferrujadas,agulhas,as vezes até lixo hospitalar.Isso pode gerar doenças ou até morte.Esses catadores trabalham muito e recebem pouco pelo pouco valor que tem os materiais, precisam de muitos kgs pra conseguir,talvez,um dinheiro rasoável.
A concentração de C02 aumentou na atmosfera por uso excessivo de automóveis,produção,gado e etc..Fazendo com que deixe muitos poluentes e detritos.O próprio lixo faz com que libere CO2 e a tendência é aumentar o lixo, pois a população está crescendo, em decorrer disto a poluição aumenta.A decomposição gera gás carbônico e a insineração aumenta o processo.
O ambiente aberto para o lixo é um grande risco não só a saúde,mas também,pela mudança no clima. Pode gerar chuvas ácidas,também pode contaminar o solo,lençol freático, rios e lagos.Fazendo com que a água fique imprópria para o consumo humano.
Os 3 rs significam:
- reduzir
- reciclar
- reutilizar
O 1º busca a reduzir a quantidade de lixo gerada, podemos dar um exemplo um lanche que compramos no supermercado.Ele vem o lanche,mais um plastico por volta dele,mais uma caixinha e mais um plástico por volta.Não precisaria de tanto,afinal, tudo vai parar no lixo depois.Essas pequenas coisas influenciam, pois são milhões de pessoas consumindo diariamente.
Já o 2º é separar o que foi usado, pra poder ter menos trabalho,assim,podendo ser mais fácil de reaproveitar e faz com que diminua a extração dos recursos naturais podendo ser transformado e reutilizado
O 3º reaproveitar é utilizar algo pra outros serviços, como um ponte de sorvete que pode ser reutilizado pra guardar comida.
O aterro sanitário é o lugar aonde vai parar o lixo, eles compactam o lixo e é comberto com argila,assim ficando longe do espalhamento e ação de insetos.
Para ajudar o nosso planeta, devemos separar o lixo, usar pouca água, pouco tempo no chuveiro e fechar a torneira para lavar a louça.Fazer compras com bolsas recicláveis e prefirir usar bicicleta ou andar apé quando necessário.
Eles contribuem com a cidade,fazem reciclagem,muitas vezes podendo evitar que os bueiros fiquem cheios, ou deixando a cidade mais limpa.Em Itajaí podemos,podemos falar da arteplas.Ela usa os materiais recicláveis( garrafas plásticas) para fazer cordas e linhas.

Anônimo disse...

Mauro Nunes 3ºB EM

1- Analise a imagem-1 e registre suas conclusões.

Uma boa parte da população brasileira que vive abaixo da pobresa, retira de lixões alguma comida ou algum tipo de produto que possa servir para seu sustento. A imagem demonstra também a grande quantidade de detritos produzidos pelo ser humano, tendo em mente que ali na imagem está uma pequena parte da produção de lixo do brasil.

2-Observe o gráfico e registre os principais fatores responsáveis pelo aumento da concentração de gases estufas na atmosfera.

Um dos principais fatores pelo aumento da concentração de gases estufas na atmosfera é a queima de combustívei fócil, mas também devido ao mau armazenamente do lixo produzido, pois quando o lixo entra em decomposição ocorre a liberação de gases estufa por isso se o lixo não for bem tratado esses gases irão para atmosfera causando varios problemas nocivos ao homem.

3-Quais as principais consequências para o meio ambiente e para o homem, a falta de um local especial para o destino do lixo ?

As principais e provavelmente as piores conseguências para o homem são as enchentes, devido o entupimento de bueiros o que diminui a vasão da água, e essas enchentes por sua vez acabam transportando doenças e afetando o homem podendo levar a morte.

4- Qual o significado dos três ¨Rs¨? Explique com exemplos como funciona cada um deles:

* Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adoptar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.

* Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritório.

* Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.
(fonte: http://www.inxinet.com/2008/06/29/tres-rs-reduzir-reutilizar-e-reciclar/ )


5- Explique as partes de um aterro sanitário e seu funcionamento :

ATERROS SANITÁRIOS

Trata-se de um processo para a disposição de resíduos sólidos no solo, que fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, permite um confinamento seguro em termos de controle de proteção ambiental e proteção à saúde pública.

Implantação do Aterro Sanitário

Compreende, dentre outras, as atividades de escolha da área, elaboração do projeto, licenciamentos ambientais, limpeza do terreno, obras de terraplenagem, acessos, impermeabilização utilizando material geossintético, drenagem e obras de construção civil.

Operação do Aterro Sanitário
Compreende o espalhamento, compactação, cobertura e drenagem dos resíduos, monitoramento do sistema de tratamento de efluentes, monitoramento topográfico e das águas, manutenção dos acessos e das instalações de apoio.

Após a coleta, o lixo é descarregado no Aterro Sanitário. O lixo é compactado com trator, formando uma célula, que será recoberta com argila. Ao final, o lixo fica protegido do espalhamento pelo vento e da ação de moscas, ratos, baratas, etc.
(fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/aterro-sanitario.php )

6- Quais ações em seu dia a dia, podem contribuir para a recuperação do nosso planeta ?

Separação do lixo, jogando o lixo no lugar certo e tentando alertar ao maximo possível as pessoas da importância de reciclar.

7-Qual a importância dos catadores de lixo? Existe a recliclagem em seu município ? Como funciona ?

Os catadores de lixo são algumas das pessoas mais importantes da cidade pois eles limpam a cidade enquanto todo a cidade ainda está dormindo. Sim existe reciclagem na minha cidade. Passa um caminhão na parte da noite recolhendo todo o lixo separado.

Anônimo disse...

Do ano de 1800 para 2100 o nivel de CO2 crescera absudamente,a concentração que estava em 280,pasara para 425.A concentração de gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2) na atmosfera cresceu principalmente pelo uso de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás natural) em termelétricas, indústrias, automóveis e também pela devastação e queima de florestas.SEndo que o CO2 é o gás que mais contribui para o efeito estufa ,emitido agora ele permanecera por um longo tempo (cerca de 100 anos).Um dos principais fator que influencia é a poluição,o desmatamento,o petroleo nos oceanos.
A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada com a poluição atmosférica. Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos. A poluição também tem causado danos aos ecossistemas e ao patrimônio histórico e cultural. Resultado desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o passar do tempo, monumentos históricos.O lixo não tem u destinado exato,pois se acomula em grandes lixões,sendo prejudicial ao meo ambiente,como os materias reciclaveis ,na minha opnião deveria haver um desitno para materias orgânicos,sendo para adubação,ou de qualquer outra forma.
REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR,bom o 1º é reduzir a quantidade de lixo e sem dúvida diminuir o consumismo,pois muitas vezes consumimos algo sem necessidade,e isso fica em casa se acomulando ate que um dia vai ir para o lixo,aumentando a poluição.Procurar reutilizar as coisas antes de jogá-las fora,assim poderemos perceber quantos materias poderão ser reutilizados.Reciclar, permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta,transformando assim o material em outro.
A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluição ao meio ambiente.Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogás, que é constituído por metano, gás carbônico(CO2) e água (vapor), entre outros, e é formado pela decomposição dos resíduos.Este efluente deve ser queimado ou beneficiado. Estes gases podem ser queimados na atmosfera ou aproveitados para geração de energia.
Separar os materias reciclaveis já seria uma boa maneira de ajudar nosso pais,mas no estado em que nosso planeta esta, esse não pode ser o unico contribuente,então diminuir o consumo.cada um fazendo sua parte o planeta poderia não aumentar tanto o CO2 na atmosfera.
o catadores fazem grande diferebça no sentido ecológico de tal atividade, que procura selecionar, readequar e direcionar de forma conveniente os materiais encontrados nas lixeiras e nos lixões devido a sua natureza diversa e, que se a coleta for efetuada com organização e eficiência virá impedir a contaminação do solo, dos lençóis freáticos e nascentes dos rios,poluindo o meio ambiente,e causando doenças.
Em eu municpio existe a reciclagem,onde cada morador separa seu material e esse material é recolhido na frente das casas,nesse processo o principais contribentes são os moradores.
alunos:joyse nogueira foss nº19
Gesieli oliveira
3º B

Anônimo disse...

Manuella Gonçalves. 28 3B

1-o lixo quando não reciclado vai para aterros onde as pessoas que não tem condições de vida melhor vão retirar seu sustento, recolhendo latinhas, garras, papel entre outros para receber talvez alguns centavos.

2-Entre as principais causas do efeito estufa estão:a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento de florestas como a Amazônica, a pecuaria também é considerada uma das causas do efeito estufa, por liberarem gás metano.

3- As pessoas que moram perto de onde o lixo foi depositado podem ter varias doenças como por exemplo a dengue, tétano, leptospirose, doenças respiratórias (causada pela liberação de gases, cancêr (causado pelo lixo hospitalar).

4-Reduzir, reutilizar, reciclar;
Reduzir:compar produtos com pouco embalagem e que realmente precisamos.
Reutilizar:reutilizar materiais que iriamos jogar fora como exemplo latinhas de refrigerante como chapas de metal, garrafas pet vairando sofás. filtro de café quando seco pode ser ultilizado para decorar caizinhas e paredes.
Recilcar: quando um material não pode ser reutilizado são levados para industrias onde lá são lavados e transformados em novos materias.

5-Um aterro segue princípios da engenharia de confinar resíduos sólidos à menor área possível e reduzí-los ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão da jornada de trabalho ou em intervalos menores, se necessário. Deve ser impermeabilizado e possuir acesso restrito, ter a quantidade de lixo controlada e conhecer que tipos de resíduos estão sendo depositados. Na maioria, os aterros sanitários são construídos em locais afastados das cidades em razão do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e das águas subterrâneas. Essa contaminação pode ocorrer por infiltração do chorume ou percolado, líquido contendo componentes tóxicos que flui do lixo para o solo e corpos d’água.

6-Atitudes simples podem ajudar o nosso planeta.Não jogar lixo na rua, reutilizar materiais que iamos jogar fora entre outras ideias.
7-Existe sim reciclagem na cidade, os catadores de lixo são importantes para que o lixo que não foi recolhido seja então levado para o ligar certo.

Anônimo disse...

1 - A imagem mostra a má qualidade de armazenamento do lixo e também os riscos que as pessoas que trabalham nos lixoes correm, pois ficam expostos a muitos resíduos tóxicos.

2 - O aumento nas queimadas, crescimento das indústrias e aumento do fluxo de carros são os fatores responsáveis.

3 - Poluição no ar e a liberação de gases tóxicos que podem causar doenças para o homem.

4 - Reduzir: consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo, como por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no mercado.

Reutilizar: Procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro. Ou quem sabe, criar novas utilidades para as que você não precisa mais.

Reciclar: o mais conhecido dos 3 R’s; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza.

5 - É constituido por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do metano, gás carbônico e água (vapor), entre outros, formado pela decomposição dos resíduos. Sua cobertura é constituída por um sistema de drenagem de águas pluviais, que não permita a infiltração de águas de chuva para o interior do aterro.

6 - A melhor forma seria seguir a "regra" dos três R's, consequentemente diminuindo a emição de gases na atmosfera

7 - Os catadores de lixo são importantes pois eles catam a maioria do lixo jogado nas ruas, evitando assim enchentes ou alagamentos. No meu munícipio tem um sistema de coleta seletiva, onde a prefeitura mesmo cata os lixos recicláveis e leva para as empresas de reciclagem.

Diego (9) e Leonardo (21) - 3º Ano B

Anônimo disse...

1) Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo  sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. Sendo assim aquela imagem representa um lixão, onde pessoas pobres, pegam materiais reclicáveis para vender. Este tipo de ação, é muito perigoso, pois essas pessoas estão sujeitas a inúmeras doenças.
2) Nos ultimos 100 anos houve um aumento do uso de combustiveis fósseis e processos industriais. Esse aumento causou consequentemente um aumento das concentrações dos gasese que causam o efeito estufa e também do lixo.
3) O destino do lixo precisa de um local adequado. Se ele for jogado em qualquer lugar, poderá entupir bueiros, causando futuras enchentes e perdas de matérias em casas e até morte. O lixo também não deve ser jogado em rios, pois faz com que aumente sua matéria orgânica, eutrofização, que sendo feita pela ação humana causa a morte de diversas formas de vida presentes na água.
4) Reciclar (o vidro é lavado em fábricas especiais, quebrado em pedacinhos e, então, derretido para fazer vidro “novo”, pronto para a fabricação de alguma outra coisa.), Reutilizar (podemos amassar as latas de alumínio vazias e usá-las como chapa de metal) e Reduzir (só devemos comprar produtos que não venham com muita embalagem e de que realmente precisemos)
5) Compreende o espalhamento, compactação, cobertura e drenagem dos resíduos, monitoramento do sistema de tratamento de efluentes, monitoramento topográfico e das águas, manutenção dos acessos e das instalações de apoio. 1º Após a coleta, o lixo é descarregado no Aterro Sanitário. 2º O lixo é compactado com trator, formando uma célula, que será recoberta com argila. 3º Ao final, o lixo fica protegido do espalhamento pelo vento e da ação de moscas, ratos, baratas, etc.
6) Reciclagem, Redução de gasto de energia e água, Jogando o lixo em lugares adequados
7) Eles são de extrema importância porque mantêm as cidades limpas, tirando os lixos das ruas, evitando o entupimento de bueiros e consequentemente futuras enchentes. Em Itajaí existe reciclagem. Se os moradores optarem por esse tipo de coleta, ele fica isento da taxa cobrada pela coleta de lixo comum.

Guilhermo - n14
Sarah - 39
3B

Anônimo disse...

3ºB
Pedro Maba, 36. Pedro Rafihi, 35.



1- A imagem mostra que o nível de CO2 vem aumentando drasticamente nos últimos tempos.

2- As queimadas, as indústrias, veículos entre outros fatores.

3- As principais consequências para o meio ambiente são que o lixo vai parar em diversos locais em que não poderia estar, como os rios, mares, em lugares em que as pessoas moram, florestas e em vários outros lugares.

4- Os três R's significam reduzir, reutilizar e reciclar, são as ações necessárias para que possamos diminuir a poluição e a produção de lixo. Por exemplo devemos “reduzir” o consumo de água, reutilizar o que pode, como as embalagens plásticas, e reciclar coisas como vidro, plásticos, entre outras coisas.

5- A base de um aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados. Um aterro sanitário deve possuir uma base de monitoramento ambiental. O aterro sanitário é um processo para a disposição de resíduos sólidos no solo, que fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, permite um confinamento seguro em termos de controle de proteção ambiental e proteção à saúde pública.

6- Diminuir o tempo de banho, não deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes, não jogar o lixo nas ruas, separar o lixo para reciclagem, entre tantas outras coisas.

7- Sem os catadores de lixo, a cidade toda ia ficar mais entulhada de lixo do já está, além disso a maioria do lixo que esses catadores coletam vai para reciclagem e isso ajuda na preservação ambiental.

Anônimo disse...

1- Muitas pessoas dispostas a lixão podem pegar doenças graves diarréias infecciosas, parasitoses, amebíase etc. Pode ainda permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue e a leishmaniose . Além disso, quando os lixões estão localizados próximos a aeroportos, podem atrair pássaros diversos, principalmente urubus, capazes de provocar acidentes aéreos.

2-CO2 - Dióxido de Carbono, N2O - Óxido nitroso, CH4 – Metano, CFCs – Clorofluorcarbonetos, HFCs – Hidrofluorcarbonetos, PFCs – Perfluorcarbonetos e SF6 - Hexafluoreto de enxofre

3- Reciclar o lixo (que pode reciclável) em todos os locais. Os lixos orgânicos alguns são recicláveis como por exemplo: o pneu, os outros sem solução.

4- Reduzir A melhor solução é reduzir o lixo que produzimos em primeiro lugar. Por exemplo, só devemos comprar produtos que não venham com muita embalagem e de que realmente precisemos.
Pense cuidadosamente sobre que tipos de materiais são usados nas coisas que compramos. Uma vez que se tornam lixo, eles podem levar muito tempo para se decomporem.
Reutilizar: As pessoas são freqüentemente muito imaginativas ao reutilizarem os objetos, ao invés de jogá-los fora. Por exemplo, podemos amassar as latas de alumínio vazias e usá-las como chapa de metal. Podemos fazer móveis com sobras de madeira e usar vidros bem lavados para guardar alimentos e materiais de carpintaria e de escritório.
Reciclar Se objetos como garrafas de vidro, latas de metal e de estanho, jornais e plásticos não puderem ser reutilizados, talvez seja possível reciclá-los. Por exemplo, o vidro é lavado em fábricas especiais, quebrado em pedacinhos e, então, derretido para fazer vidro “novo”, pronto para a fabricação de alguma outra coisa. Alguns países têm fábricas que reciclam estes materiais.

Nome: Hellen Nº: 14 - Série: 3ºB - EM

Anônimo disse...

Carolina Gonçalves 08 3°B


1- Os aterros sanitarrios ou lixoes, são os locais em que o lixo de toda a cidade é depositado. Este lugar também é utilizado por muitas familias pobres como meio de sobrevivencia. De lá elas tiram materiais reciclados para serem vendidos a industrias, porém isto tras muito risco para a populaçao que tem contado, devido a bacterias e substancias prejudiciais a saude.

2- O lixo é um dos diversos fatores para o aumento do gas carbonico na superficie terrestre. O lixo em sua decomposição libera este gás, e como a populaçao cresce cada vez mais a tendencia é de aumentar essa concentraçao é maior ainda. Além disso outros fatores como os combustiveis fosseis, as industrias, carros, e criaçao de gado, liberam ainda mais gases prejudiciais a atmosfera.

3- No meio ambiente esses lixos liberam gases que provocam as chuvas acidas, estas corroem monumentos, estragam plantaçoes.Esse lixo em contato com o solo acaba contaminando não só o solo, mas tambem o lençol freatico de onde muitoas vezes é retirado a agua para abastecer pequeno grupo de pessoas. Nos humanos esse lixo causa diversas doenças, como a respiratoria devido aos gases poluentes.

4- Esses tres Rs, significam reduzir, reciclar e reutilizar, pois devido a grande quantidade de lixo mundial, existem essas alternativas para diminuir. Reduzir significa diminuir o consumo, pois quando o que é comprado desnescessariamente acaba ficando acumulado nas residencias e um dia, estes serao jogados fora. Também é bom optar por por produtos com menos embalagens, que gerarao menos lixo.
Reutilizar para que nem tudo seja jogado fora, e que posam ser utilizados para outra finalidade.
Reciclar para que os lixos organicos sejam decompostos e os reciclaveis sejam utilizados para produzir outros objetos.

5- Aterro sanitario é utilizado para depositar o lixo produzido pelo homem. É utilizado um processo de compactçao de todo o lixo a fim de diminuir o tamanho destes e depois é jogado sobre estes, terra e vão sendo assim, enterrados, e colocados outros em cima, assim não é preciso abrir novos lixoes.

6- Os tres Rs são o que o ser humano deve fazer para ajudar o planeta na reduçao do lixo, na reduçao de gases prejudiciais.

7- Estes vão reutilizar esses lixos, e retira -los do meio urbano, dimunuindo o entopimento dos bueiros. Pela pesquisa, foi achado uma em Penha, mas podemos dar exemplos de empresas que utilizam da reciclagem para fazer novos produtos, como em Itajai a Arteplas.

Anônimo disse...

Gabriela Cardoso - 3B - Nº11
1- Ao observarmos a imagem 1 percebemos que falta nas pessoas hoje em dia a consciência ambiental, que poderia reparar danos ao meio ambiente e evitar o que retrata está imagem,consequentemente irá comprometer a qualidade de vida de cada um.

2- Os gases responsáveis pelo aquecimento global da Terra, encontram-se na combustão de combustíveis fósseis, como o petróleo e seus derivados,CO, NOx, SO2... Os grandes responsáveis são as indústrias por este fenómeno uma vez que emitem enxofre, chumbo e outros materiais pesados, bem como resíduos sólidos que ficam suspensos no ar, por sua vez a concentração de oxigénio vai sendo cada vez menor o que vai provocar doenças graves no sistema nervoso, cancro, problemas respiratórios.E atravéz da queima e outros a ação humana é um dos responsáveis.

3- Além de todos os tipos de lixo normal, que incluem a matéria orgânica do dia-a-dia, restos de alimentos, o material reciclável, entre outros mais comuns, alguns tipos não despertam cuidados e podem causar sérios danos ao ambiente, principalmente por conter elementos químicos que são absorvidos e acumulados pelo organismo, como alumínio, pilhas e baterias, materiais radioativos...

4- Política ou Pedagogia dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar).Reduzir: consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo, como por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no mercado. Reutilizar: Procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro. Ou quem sabe, criar novas utilidades para as que você não precisa mais. Reciclar: o mais conhecido dos 3 R’s; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza.

5-Trata-se de um processo para a disposição de resíduos sólidos no solo, que fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, permite um confinamento seguro em termos de controle de proteção ambiental e proteção à saúde pública. Após a coleta, o lixo é descarregado no Aterro Sanitário- O lixo é compactado com trator, formando uma célula, que será recoberta com argila-Ao final, o lixo fica protegido do espalhamento pelo vento e da ação de moscas, ratos, baratas, etc.

6- As a cosientização de não jogar lixos nas ruas, queimas...

7- Os catadores separam o lixo antes da coleta e se beneficiam com isso.

Lucas Madeira disse...

Lucas Madeira nº21 3ºA

1 - A imagem tem muito lixo, que mostra como a sociedade produz lixo e não recicla. Tem vários catadores separando o lixo reciclável do orgânico. Várias pessoas têm que se sujeitar a esse serviço, que pode causar muitas doenças.
2 - A sociedade vem dependendo cada vez mais de produtos industrializados, consequentemente o crescimento do número de indústrias é muito grande. Há também o aumento significativo do uso de automóveis particulares.
3 - A grande toxicidade das áreas, e a quantidade muito grande de lixo, que vai se acumulando e necessitando de mais espaço.
4 - Os três Rs são Reduzir, Reutilizar e Reciclar. É preciso em primeiro lugar repensar todo o lixo que se produz, para poder reduzir. Em seguida, refletir sobre formas em que se possa reutilizar alguns produtos. E o terceiro R é para fazer a reciclagem na produção de materiais que possamos usar novamente, como o papel.
5 - A base de um aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem acima de ua camada impermeável de polietileno de alta densidade, para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. Seu interior deve ter um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta de metano, gás carbônico e água (vapor) entre outros. Um aterro deve possuir também um sistema de monitoramento ambiental (topográfico e hidrogeológico) e pátio de estocagem de materiais.
6 - Aplicar o conceito dos 3 Rs na vida de cada um. Para reduzir a quantidade de lixo, e reciclar o que sobrar. Pode-se também reduzir o uso de automóveis para a diminuição da emissão de gases poluentes.
7 - Eles são muito importantes para acontecer a reciclagem do lixo, que é pouco feita pela população. Eles separam o lixo e levam para lugares de coleta. Na minha casa, existe um catador que separa o lixo e leva a um posto de coleta. Tem também um caminhão que passa em um dia da semana para recolher só lixo reciclável.

Anônimo disse...

Júlia 15 e Nicolly 30 - 3ºA
1. A imagem mostra o resultado do descaso da população em relação ao lixo. Este é jogado nos lixões, sem serem separados para reciclagem e ficam expostos a céu aberto poluindo o solo e liberando gases poluentes para a atmosfera.
2. As concentrações de carbono subiram em mais de um terço desde que a Revolução Industrial introduziu o uso mais amplo de combustíveis fósseis. E esse aumento vem acontecendo cada vez mais acentuado com a ampliação e necessidade desses recursos, além das queimadas e fatores tecnológicos.
3. O espaço ocupado e a poluição causada pelos resíduos, que pode afetar tanto a atmosfera (pelos gases), quanto a água (pela penetração nos lençóis freáticos).
4. Reduzir: O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é sem dúvida reduzir o que consumimos.
Reutilizar: Após pensarmos em reduzir o que consumimos podemos agora procurar reutilizar as coisas antes de jogá-las fora.
Reciclar: Após evitar consumir coisas desnecessárias, reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar. Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por uma técnica diferente.
5. O aterro sanitário utiliza princípios de engenharia para confinar resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão da jornada de trabalho ou a intervalos menores, se necessário. Os aterros sanitários apresentam em geral a seguinte configuração: setor de preparação, setor de execução e setor concluído. Alguns aterros desenvolvem esses setores concomitante em várias áreas, outros de menor porte desenvolvem cada setor de cada vez.
6. Economia de água, energia elétrica, reciclar, reutilizar e reduzir o lixo.
7. São pessoas que separam o lixo que ás vezes nós deixamos de separar, é uma forma de apoio à reciclagem feita pela prefeitura. Itajaí incentiva o sistema de reciclagem porém não obrigatório.

Anônimo disse...

1-Aparenta ser, pessoas tentando retirar o lixo que pode ser aproveitado de diversas formas. Esse processo é o que muitos deveriam fazer hoje, existe um dia especifico para coleta de lixo reciclável, com isso eliminamos o lixo de nossas residencias e ajudamos o meio ambiente.

2-Com o avanço tecnológico as industrias tomaram conta, um dos grandes poluentes da atmosfera. Os carros hoje também tem seu lugar no ranking dos fatores que mais poluem o ambiente.

3- Com o lixo em céu aberto os animais, como o rato, poderiam ocasionar doenças para os seres humanos,essa poderia ser uma consequência. Ja para o meio ambiente a contaminação do lençol freático como consequência a poluição das águas.
Com esta contaminação do solo aumenta a produção de gases tóxicos, além de provocar sérias alterações ambientais como, por exemplo, a chuva ácida.

4- Reduzir, reciclar e reutilizar.
Para reduzir o lixo, o primeiro passo é diminuir nosso consumo, as vezes compramos mercadorias que não utilizamos.
Ja o processo de reciclagem, consiste na separação do lixo, com a finalidade de reutilizar, que é o próximo passo. Com esse material é possível fazer muitos objetos que utilizamos no dia dia, como caderno, bolsas, enfim.

5- Os Aterros Sanitários são instalações criadas para haver uma deposição segura dos resíduos produzidos pelos habitantes das cidades e dos meios rurais.
É necessário que acha uma proteção no solo, com uma lona por exemplo para que o chorume, liquido vindo do lixo contamine o solo.
Após a coleta, o lixo é descarregado compactado com trator, formando uma célula, que será recoberta com argila. Ao final, o lixo fica protegido do espalhamento pelo vento e da ação de moscas, ratos, baratas, etc.

6- Na minha casa todos reciclam o lixo, e não jogamos papel na rua e economizamos água, com isso contribuímos com o meio ambiente.

7-Normalmente os catadores de lixo pegam matérias que possam reaproveitar, fazem disso seu meio de ganhar dinheiro e ajudam o planeta.
No meu municio existe, no meu bairro por exemplo,estipulou-se as quartas-feiras para a coleta do lixo reciclado, todos contribuem.

Thaysi Imeton
nº38
3ºA

Anônimo disse...

1- Analise a imagem-1 e registre suas conclusões.
Aparenta ser pessoas que "frequentam" os lixões para reciclar o lixo e provavelmente leva-lo ate um centro de coleta e ganhar algum dinheiro e com isso acabam ajudando o meio ambiente de alguma forma.

2-Observe o gráfico e registre os principais fatores responsáveis pelo aumento da concentração de gases estufas na atmosfera.
A cada ano que passa aumenta o número de população e tecnologia, assim consequentemente aumentando a emissão de poluentes, inclusive de CO2.

3-Quais as principais consequências para o meio ambiente e para o homem, a falta de um local especial para o destino do lixo?
Por consequencia de ser mal "armazenado", pode acabar entupindo boeiros e assim causando enchentes e alagamentos quando ocorre uma chuva, com grande intendidade. E principalmente a "intoxicação" do terreno aonde é depositado esse lixo, assim liberando gases na atmosfera, que com as chuvas acaba prejudicando, por exemplo, plantações. E sem um lugar adequado para se depositado o lixo acaba servindo de alimento e habitat para ratos, baratas, entre outros insetos que podem transmitir alguns tipos de doenças.

4- Qual o significado dos três ¨Rs¨? Explique com exemplos como funciona cada um deles:
Reduzir, reutilizar e reciclar.
Podemos, por exemplo, fazer o uso consciente de determiados materiais plásticos, pois são os que mais demoram para se decompor. Ou substituindo por algum outro material, ou usando-os e após o uso reciclando e não jogando na rua ou em lugares desaspropriados. Assim reduzindo, ou pelo menos tentando.
Poderiamos reutilizar, por exemplo, potes de sorvete, garrafas pets.. enfim reutilizando materiais antes de descarta-los.
Após o uso devido dos materiais e reaproveitamento, ainda temos a possibilidade de reciclar, mandando mais ou meos separadamente para a empresa de coleta, já limpo, obviamente, assim facilitando o trabalho dos separadores. E após a separação, ainda se tem possibilidade de ser feito, por exemplo, camisetas, bolsas e entre outros utencilios.

5- Explique as partes de um aterro sanitário e seu funcionamento:
ATERROS SANITÁRIOS
Trata-se de um processo para a disposição de resíduos sólidos no solo, que fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, permite um confinamento seguro em termos de controle de proteção ambiental e proteção à saúde pública.

Implantação do Aterro Sanitário
Compreende, dentre outras, as atividades de escolha da área, elaboração do projeto, licenciamentos ambientais, limpeza do terreno, obras de terraplenagem, acessos, impermeabilização utilizando material geossintético, drenagem e obras de construção civil.

Operação do Aterro Sanitário

Compreende o espalhamento, compactação, cobertura e drenagem dos resíduos, monitoramento do sistema de tratamento de efluentes, monitoramento topográfico e das águas, manutenção dos acessos e das instalações de apoio.



6- Quais ações em seu dia a dia, podem contribuir para a recuperação do nosso planeta ?
Utilizando mais o transporte público, assim diminuindo o número de carros nas ruas e também o número de CO2 lançado na atmosfera todos os dias, reciclando o lixo adequadamente e utilizando a água de maneira correta, não desperdiçando.

7-Qual a importância dos catadores de lixo? Existe a recliclagem em seu município ? Como funciona ?
Os catadores usam como meio de sobrevivencia o recolhimento do lixo.Existe sim a reciclagem de lixo em Itajaí, um dia por semana o caminhão passa em um bairro diferente, recolhendo o lixo, que é solicitado para os moradores para colocarem em sacos de lixo.

Luciana Voigt, 22 3°A

Anônimo disse...

Bruna Caroline Maia nº04 3ºA
1- É um lixão onde vai parar o resto de materiais não mais utilizaveis em algum lugar, e as pessoas que aparecem são as que selecionam o lixo que ainda pode ser aproveitado na reciclagem.
2- Com o aumento da população, também aumenta a consumação de materiais e alimentos com isso as fábricas e indústrias tem que aumentar su produção, fazendo também ter um aumento de emissãode CO2 , mas por meio do lixo é porque o lixo ainda não tem um processo eficiente para sua eliminação, pois a queima de lixo produz CO2 e o lixo exposto nos lixões libera o gás metano para atmosfera.
3- Ficam espalhados por locais inadequados podendo ir para o esgoto e sendo levado para os rios e mares aumentando o nível de poluição e quando à uma chuva com as bocas de lobo super lotas a água da chuva não tem para onde escorrer causando as enchentes que tanto estão preocupando a nossa região, e tem também o problema das doenças que podem ter por causa dos lixos em lugares errados, trazendo animais como baratas e ratos para a região.
4- Reduzir, reciclar e reutilizar.
Reduzir é diminuir a quantidade de lixo, você pode escolher um copo de vidro e um de plástico, se optar por o de vidro vai tar reduzindo.
Reciclar é colocar o lixo reciclável nas lixeiras da coleta seletiva ou reutilizar os materias para algo que ainda possa ser utilizado., como pegar uma garrafa plástica e fazer algo novo sobre ela, como bolsas.
Reutilizar é usar algo que já foi usado novamente, você compro uma garrafa de água e bebeu-a toda, e ainda está com sede, encha a garrafa para poder utiliza-la de novo.

Anônimo disse...

Bruna Caroline Maia nº04 3ºA
continuação
5- A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro).
Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do metano, gás carbônico e água (vapor), entre outros, formado pela decomposição dos resíduos. Este efluente deve ser queimado ou beneficiado. Estes gases podem ser queimados na atmosfera ou aproveitados para geração de energia. No caso de alguns países, como o Brasil, a utilização dos gases pode ter como recompensa financeira a compensação por créditos de carbono, conforme previsto no Protocolo de Kyoto como já é efetuado pelo aterro sanitário da Prefeitura de Nova Iguaçu.
Sua cobertura é constituída por um sistema de drenagem de águas pluviais, que não permita a infiltração de águas de chuva para o interior do aterro.
Um aterro sanitário deve também possuir um sistema de monitoramento ambiental(topográfico e hidrogeológico) e pátio de estocagem de materiais. Para aterros que recebem resíduos de populações acima de 30 mil habitantes é desejável também muro ou cerca limítrofe, sistema de controle de entrada de resíduos (ex. balança rodoviária), guarita de entrada, prédio administrativo, oficina e borracharia.
Funcionamento: Os Aterros Sanitários são instalações criadas para haver uma deposição segura dos
resíduos produzidos pelos habitantes das cidades e dos meios rurais. Estes são
construídos com critérios específicos de engenharia e ambientais, com vista a
protegerem o ambiente (ar, água e terra) da poluição que daí advém!
Os Aterros implicam não só a utilização de meios mecânicos, mas também um conjunto
de regras essenciais para a sua correcta exploração.
6- Evito jogar lixo em lugares errados, reutilizo garrafas plásticas, separo os lixos de acordo (recicláveis e orgânicos).
7- É bom porque eles pegam a maioria dos lixos que estão na rua (papelão na maioria das vezes), existi sim no meu município reciclagem, Segundo o levantamento da Secretaria de Obras, o saldo de materiais recicláveis recolhidos em Itajaí no mês de agosto foi de 43.610 quilos, ou 2.076 quilos por dia, número 73% acima da média nacional. morador/empresa que adere à campanha deve separar num único saco de lixo papel, vidro, metal e plástico. O material é recolhido uma vez por semana pelo caminhão da coleta seletiva. As empresas também são beneficiadas com a isenção da tarifa separando o que é reciclável, porém o lixo industrial deve ter destino específico.
A fiscalização é feita com o lixo orgânico, que é verificado. Se houver lixo reciclável misturado ao lixo orgânico, o morador é notificado uma vez. Caso haja reincidência, a isenção é suspensa. A opção de comercializar o lixo reciclável também não é descartada. “Muitas pessoas já reciclam o lixo em Itajaí. Elas deixam para os catadores, que até agendam o dia para o recolhimento, isso não será mudado”, destaca Maneca.
Por fim, foi colocado que o prefeito irá reunir os moradores dos 177 condomínios cadastrados no município para um acordo de cooperação, onde todos os resíduos recicláveis produzidos nestes condomínios deverá ser separado e armazenado num mesmo local. A atual administração também está tentando um acordo com a Prefeitura de Balneário Camboriú, que é responsável por 46% do montante depositado no aterro da Canhanduba. O objetivo é que a prefeitura vizinha inicie também a campanha de reciclagem e invista nas melhorias do aterro, contribuindo com o meio ambiente e desonerando os cofres da Prefeitura de Itajaí, que já investiu, desde 2002, uma média de R$ 79 mil para a adaptação do aterro.

Anônimo disse...

1- Com o desenvolvimento das cidades o aumento da quantidade de lixo foi algo incontrolável. No começo esse assunto não preocupava ninguém, mas hoje a quantidade é tão grande que os aterros sanitários não têm mais espaço para suportar.

2- O crescimento industrial é o principal fator para o aumento de emissão de gás carbonico. A população começou a crescer de forma desequilibrada, com isso as cidades tiveram quem crescer também, ou seja, as distâncias aumentaram, necessitando então cada vez mais de carros.

3- Sem um local adequado para o lixo, ele acaba ficando jogado nas ruas, em matas ou nos rios e mares. A poluição dos rios influencia na água que consumimos. Nas matas o solo e o animais são prejudicados. E na rua ele pode propagar doenças e causa mal odor.

4- Os três "Rs" significam: reduzir, reutilizar e reciclar. Reduzir: trocando as sacolas de plástico por sacolas de pano, estamos reduzindo a quantidade de lixo. Reutilizar: pode ser feita a reutilização de garrafas de pláticos ou de vidro. Reciclar: podemos reciclar o papel.

5- O aterro sanitário é constituído pelos sertores: preparação, de execução e concluído. Ele funciona através dos seguintes passos: espalhamento, compactação, cobertura e drenagem dos resíduos, monitoramento do sistema de tratamento de efluentes, monitoramento topográfico e das águas, manutenção dos acessos e das instalações de apoio

6- Posso passar a usar sacolas de pano ao invés de sacolas de plásticos, participar de coletas de reciclagem da cidade...

7- Os catadores de lixo ajudam muito o meio ambiente, eles recolhem materias que antes iriam ser colocados junto ao lixo orgânico e o levam para serem reciclados. Em meu município existem coleta de lixo reciclável, cada morardor fica responsável pela separação do lixo inorgânico do orgânico, assim quem participa do projeto fica isento da taxa de coleta do lixo.

Sérgio Heusi de Almeida, 36. 3ºA.

Anônimo disse...

1- Atualmente grandes áreas que antes eram natureza, foram devastadas para serem usadas como depósito de lixo. E este lixo não é totalmente inútil, ou seja, grande parte do que está nesses lixões poed ser reciclado, reaproveitado de várias formas, ao invés de estar poluindo essas áreas.

2- O aumento de gás carbônico na atmosfera ocorre devido ao crescimento industrial, onde a liberação de gases estufa é muito grande. Hoje, fábricas, automóveis, e muitos outros fatores liberam cada vez mais gases, apenas piorando a situação.

3- Há várias consequências relacionadas aos lixões. Entre elas: Poluição dos mananciais (chorume);Contaminação do ar (dioxinas e visibilidade aérea);
Assoreamentos (depósito em rios e córregos);Presença de vetores (moscas, baratas, ratos, pulgas, mosquitos);Presença de aves (colisão com aviões a jato); Problemas estéticos e de odor; e
Problemas sociais (catadores em lixões), causando doenças e inúmeros outros problemas.

4- Os três R's são: Reutilizar, Reciclar, Reduzir. Primeiro,devemos reduzir a quantidade de lixo que produzimos, para evitar problemas futuros. Em relação ao lixo que produzimos, grande parte podemos reutilizar, como garrafas, materiais plásticos, etc. O resto, que não podemos reutilizar, podemos reciclar, como papel, plástico, alumínio, entre outros. O lixo que sobra é orgânico e pode virar adubo, ração.

5- Os setores básicos do aterro são:
-sistema de revestimento: separa o lixo e o chorume subseqüente do lençol freático
- células (velhas e novas): onde o lixo é armazenado dentro do aterro
- sistema de drenagem da água da chuva: coleta a água da chuva que cai no aterro
- sistema coletor de chorume: coleta a água infiltrada através do próprio aterro e contém substâncias contaminantes (lixiviação)
- sistema coletor de metano: coleta o gás metano que é formado durante a decomposição do lixo
- cobertura ou tampa: lacra o topo do aterro

6- Separo o lixo reciclável e orgânico, evito fazer muito lixo, não jogo na rua, não uso sacolas plásticas do mercado (é uma só com tudo dentro), etc.

7- A importância deles é separar no lixão o lixo que não foi separado antes da coleta. Eles catam o que é reciclável para vender, e isso colabora para o reaproveitamento do "lixo". Sim, há reciclagem na minha cidade. Ocorre com o projeto "lixo reciclado, tarifa zero", onde quem separa o lixo para depois ser reciclado fica isento do pagamento da tarifa do lixo.

Auno: Leonardo Contezini - nº 18 - 3º A

Anônimo disse...

Franco n 11
Thiago Brigoni n 39

1. A partir das imagens, podemos concluir que com o aumento na produção de lixo e ao não tratamento devido do mesmo, houve um aumento significativo na produção de CO2. A população que vive próxima a essas regiões onde o lixo não é deviamente tratado, sofre as consequências, como o mau cheiro, doenças, animais indesejáveis.
2. O grande aumento na produção do lixo foi um dos fatores que influenciou nesse processo do efeito estufa. Além disso, vários outros fatores tambem influenciaram, como a emissão excessiva de gases poluentes na atmosfera que geram essas mudanças climáticas.
3. O mundo vai se tornar um grande lixão, já que essas áreas onde o lixo é jogado estão aumentando cada vez mais. Dessa maneira, a toxidade em torno desse lixo é extramamente prejudicial à população.
4. Reduzir, reutilizar e reciclar. Como os três nomes já dizem, reduzir é quando há uma diminuição na produção do seu lixo diariamente. Reutilizar é quando você utiliza novamente um material que seria descartado e agregado aos aterros. Reciclar é quando transforma algo que seria lixo em outra reutilizável.
5. As partes básicas de um aterro são:
sistema de revestimento: separa o lixo e o chorume subseqüente do lençol freático
células (velhas e novas): onde o lixo é armazenado dentro do aterro
sistema de drenagem da água da chuva: coleta a água da chuva que cai no aterro
sistema coletor de chorume: coleta a água infiltrada através do próprio aterro e contém substâncias contaminantes (lixiviação)
sistema coletor de metano: coleta o gás metano que é formado durante a decomposição do lixo
cobertura ou tampa: lacra o topo do aterro
Cada uma dessas partes é projetada para tratar problemas específicos encontrados em um aterro.


6.
Não aceite sacolas plásticas se dá para carregar sua compra sem ela, ou se vai jogar fora depois.
Só aceite outra sacola plástica se aquela que você tiver nas mãos já estiver totalmente cheia.
Escreva dos dois lados do papel.
Sempre que puder consuma bebidas que vem em recipientes retornáveis.
Evite comprar alimentos com muita embalagem.
Economize energia e água.
Ande mais a pé e de bicicleta.
Eduque seu filho, amigo, vizinho.
Recicle papel, latas, vidros, e plásticos.
7. Diminuir o lixo que seria acumulado em algum terreno, os chamados "lixões" e ajudar na reciclagem, que é uma saída inteligente para a diminuição da poluição ambiental.
Reciclar é extremamente necessário no mundo em que vivemos.
Em Itajai existe a coleta seletia do lixo. Na cidade estão espalhados lixos recicláveis.

Ana Luísa. 02 - 3º A disse...

1-
A imagem 1 nos mostra pessoas entre o lixo, buscando aquilo que pode ser aproveitado ou até mesmo, o que deveria ter sido separado, mais com o excesso de pessoas desinteressadas isso não acontece.
2-
O Principal fator responsável é a poluição,seja ela por meio do lixo jogado inadequadamente, emissão de gases e outros meios.
3-
Doenças, contaminações, e conseqüências futuras que irão ser piores ainda.Tudo em função de enchentes, gases poluentes e animais indesejáveis que são tudo fruto do mal destino do lixo.
4-
Reduzir:é diminuir a quantidade de lixo por exemplo
Reciclar: é o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Ex:tampinha de latas para fazer bolsas.
Reutilizar:consiste no aproveitamento de produtos sem que estes sofram quaisquer tipos de alterações ou processamento complexos (só passam, por exemplo, por limpeza). Ex: Usar como rascunho o verso de folhas de papel já utilizado.
5-
Aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, ou dejetos sólidos retirados do esgoto.
A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluição ao meio ambiente.
Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogás, que é constituído por metano, gás carbônico(CO2) e água (vapor), entre outros, e é formado pela decomposição dos resíduos. Este efluente deve ser queimado ou beneficiado. Estes gases podem ser queimados na atmosfera ou aproveitados para geração de energia. No caso de países em desenvolvimento, como o Brasil, a utilização do biogás pode ter como recompensa financeira a compensação por créditos de carbono ou CERs do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, conforme previsto no Protocolo de Quioto.
Sua cobertura é constituída por um sistema de drenagem de águas pluviais, que não permita a infiltração de águas de chuva para o interior do aterro. No Brasil, usa-se normalmente uma camada de argila.
Um aterro sanitário deve também possuir um sistema de monitoramento ambiental (topográfico e hidrogeológico) e pátio de estocagem de materiais. Para aterros que recebem resíduos de populações acima de 30 mil habitantes é desejável também muro ou cerca limítrofe, sistema de controle de entrada de resíduos (ex. balança rodoviária), guarita de entrada, prédio administrativo, oficina e borracharia.
Quando atinge o limite de capacidade de armazenagem, o aterro é alvo de um processo de monitorização especifico, e se reunidas as condições, pode albergar um espaço verde ou mesmo um parque de lazer, eliminando assim o efeito estético negativo.
Existem critérios de distância mínima de um aterro sanitário e um curso de água, uma região populosa e assim por diante. No Brasil, recomenda-se que a distância mínima de um aterro sanitário para um curso de água deve ser de 400m.
6-
Separação do lixo, dar um destino certo para o lixo, contribuir de todas as formas possíveis que eu puder, seja ensinando ou fazendo.
7-
Os catadores de lixo são importantes pois são eles os responsáveis pela coleta do lixo jogado nas ruas, evitando assim enchentes ou alagamentos. Não existe reciclagem em meu município, mas há cooperativas que pegam o lixo reciclável da minha cidade e vendem para empresas que reciclam o lixo.

Anônimo disse...

1- Devido à urbanização e industrialização as ruas e os meios naturais estão sendo afetados e substituídos por lixo, assim não podendo aproveitar os benefícios e qualidade das matérias ali presentes que são descartados, muito provavelmente gerando outros problemas. E os ''reais'' locais de lixo estão esquecidos.

2- Aumento da industrialização, urbanismo, fabrica usam materiais inflamáveis para gerar energia e tudo resulta em gases nocivos que acabam gerando o efeito estufa e tudo mais, sendo o principal gás o CO2.

3- Pois ele prejudica a biodiversidade, rios desembocam nos mares aumentando a escala desse processo, muitas vezes os locais jogados vão de encontro às residências assim trazendo matéria orgânica. Acontecendo os esses de nutrientes e materiais que a natureza não tem como dissolver, a eutrofização.

4- Os três RS são reciclar, reutilizar e reduzir. Reduzir o que consumimos, acabamos gerando menos lixo em casa, de equipamentos que nem tem utilidades para nossa vida.

Podemos reaproveitar materiais como garrafas pet e fazer arte com isso. O reaproveito seria antes de descarta certo material ver outra utilidade nele, dentro de casa ou na sociedade.

Na reciclagem muitos matérias podem formar outros com tanta utilidade, quanto um novo. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.

6- Separar o lixo, diminuir o consumo de materiais que não uso, reciclagem, procurar fazer o uso dos 3rs. Usar os recursos naturais com consciência, a energia e água, usar fontes alternativas que não degradam o meio ambiente.

7- Os catadores de lixo limpam a cidade, se não fossem eles o lixo iria ficar acumulado nas ruas, provocando enchentes e outros desastres que afetam a sociedade. Em Itajaí talvez a única forma de reciclagem é a Coleta Seletiva.


Thiago e Rodrigo 3ºA nºs 35 e 40

Guilherme 3B 13 disse...

Guilherme Cabral Almeida 13 3B

1- A grande quantidade de pessoas gera toneladas de lixo que não são reaproveitados, na maioria das vezes.

2- Combustão fóssil, uso de aerossóis (gases CFC) e desmatamento

3- A contaminação de locais inapropriados para o lixo. Nas cidades são responsáveis pelas enchentes, entupindo bueiros e diminuindo a vazão de água, e na natureza (água) contaminando locais e matando as diversas formas de vida.

4- Reduzir: o consumo deve ser reduzido (deixar de comprar coisas inúteis)
Reutilizar: usar mais vezes antes de jogar algo fora.
Reciclar: Produzir novos materiais com os usados.

5- Os aterros sanitários apresentam setor de preparação, setor de execução e setor concluído. Na preparação são realizados a impermeabilização e o nivelamento do terreno, as obras de drenagem para captação do chorume para conduzí-lo ao tratamento. Na execução os resíduos são separados de acordo com suas características e depositados separadamente. Os setores concluídos devem ser objeto de contínuo e permanente monitoramento para avaliar as obras de captação dos percolados e as obras de drenagem das águas superficiais, avaliarem o sistema de queima dos gases e a eficiência dos trabalhos de revegetação.

6- Depositar lixo nos locais determinados, fazer uso dos três R’s. Não utilizando sacolas plásticas e não desperdiçar água.

7- Existe, são muito importantes pois mantém a cidade limpa. O lixo passa duas vezes pó semana e exite o lixo orgânico e o lixo reciclável.

Anônimo disse...

1) Tudo que consideramos inútil vai para o lixo.Garrafas,plásticos,latinhas[..]

mas tudo isso poderia ser reaproveitada.Pessoas muitas vezes com difilculdades economicas vão para os lixões e recolhem o que para nos é ''inutil'' e geram com eles lucros para a sua sobrevivência.Contribuindo para a diminuição da taxa de lixo.

2)Ao longo dos anos a população mundial vem aumentando,consequemente o lixo produzido é muito maior e a emissão de gases que destroem a camada de ozônio também.

3)O primeiro grande problema é que não tendo um local apropriado para o lixo ele é depositados em lixões á céu aberto.Esses locais tornam-se ''moradia'' para animais que podem trazer doenças para o ser humano.Estando à céu aberto,pegam chuva fazendo com que escorra chorume,liquido que pode trazer vários problemas para o ser humano.
O lixo mal armazenado escorre muitas vezes para córregos e bueiros que acabam contaminados e poluídos.

4)Reduzir,reciclar e reutilizar.
Reduzir:Comprar produtos com pouco embalagem (só o necessário).Tentar compras produtos que tenham refil.
Reutilizar:ápos usar um produto você não o joga fora.Ex:usar vidros de conservas bem lavados para guardar alimentos e outros objetos.
Reciclar:é o que não pode ser reutilizado. o vidro é lavado em fábricas especiais, quebrado em pedacinhos e, então, derretido para fazer vidro “novo”.

5)Aterro sanitário é um espaço destinado ao lixo gerados pela atividade humana.A base do aterro sanitário é constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos.

6)penso que o primeiro passo,seria colocarmos em prática as ideias dos 3r's.Depois temos as pequenas mais importante ações como não jogar lixo no chão,evitar produtos com CFC'S que destroem a camada de ozônio entre outras coisas...

7)eles contribuem para a limpeza e organização da cidade. Reciclam os produtos(o que todos de deveriam fazer)evitando desperdícios.Não existe reciclagem em meu município apenas catadores que fazem isso.
Brenda Bonvini Nº03 3ºano A EM

Anônimo disse...

1-O aumento do lixo nos últimos anos aliado a não construção de are-as para seu armazenamento vem criando cenas como a relatada na imagem,como lixões a céu aberto. Esses lixões não apresentam segurança além de serem prejudiciais ao meio ambiente, lençóis freáticos e causa danos a saúde pública.
2-Aumento populacional, surgimento das industrias e o aumento do consumo de produtos industrializados além do uso de maquinas que usam combustíveis fósseis como energia, como os carros, que tem seu crescimento na frota maior a cada ano.
3-Doenças, proliferação de pragas como ratos e insetos que podem transmitir outras doenças, poluição dos lençóis freáticos, infertilidade do solo e a emição de gases como o metano que alem de poluir a atmosfera causa o efeito estufa.
4-Reduzir, diminuir a produção de lixo, reciclar usar o lixo como matéria prima para a fabricação de outro produto, exemplo: utilizar garrafa pet em camisetas e reutilizar seria usar o lixo reciclado novamente.
5-Aterro: estrutura cuidadosamente projetada dentro do solo ou sobre ele, onde o lixo é isolado do ambiente a sua volta (lençol freático, ar e chuva). Esse isolamento é obtido através de um revestimento e uma cobertura diária de terra.
Aterro sanitário: aterro que usa um revestimento de argila para isolar o lixo do ambiente
Aterro de resíduos sólidos urbanos: usa um revestimento sintético (plástico) para isolar o lixo do ambiente à sua volta
Partes:
sistema de revestimento: separa o lixo e o chorume subseqüente do lençol freático
células (velhas e novas): onde o lixo é armazenado dentro do aterro
sistema de drenagem da água da chuva: coleta a água da chuva que cai no aterro
sistema coletor de chorume: coleta a água infiltrada através do próprio aterro e contém substâncias contaminantes (lixiviação)
sistema coletor de metano: coleta o gás metano que é formado durante a decomposição do lixo
cobertura ou tampa: lacra o topo do aterro.
6-Comprar menos produtos com várias embalagens ou feitas de materiais que demoram muito tempo para se decompor, reciclar o lixo orgânico do reciclável,utilizar meios de transporte públicos como ônibus que carregam mais pessoas e por isso jogará menos CO2 na atmosfera,jogar o lixo no lixo etc.
7-São os catadores que muitas vezes recolhem o lixo reciclável e vendem para as coletas seletivas onde vão ser recicladas. Sim, em algumas empresas do município há a reciclagem. Há também a coleta seletiva onde o lixo passa por uma triagem onde são separados os materiais, em seguida cada material vai para seu devido compartimento onde é pensado chegando ao final da triagem.

Aluno:Lucas C. N:20 3A

Anônimo disse...

-Parte 1-

1- O que por muitos é considerado lixo, para outros é visto como uma oportunidade de mudança de vida, já que o que fora descartado por alguém, ainda pode-se reutilizar, por meio da reciclagem. No entanto o trabalho insalubre, faz com que as pessoas que possuem contato constantemente com esse material corram riscos de contrair sérias doenças.

2- O aumento das indústrias, a maior aquisição de veículos próprios (devido a facilidade de linhas de crédito), o desmatamento, as queimadas... vêm aumentando o acúmulo de gases nocivos (CO2) na atmosfera, consequentemente agravando o esfeito estufa.

3- Devido a falta de locais apropriados para a deposição dos resíduos, o lixo acaba sendo depositado em lixões, que não tratam o chorume, fazendo com que este polua mananciais e lençois freáticos. Outras vezes, o lixo acaba ficando pelas ruas, entupindo bueiros, causando alagamentos e poluíndo o meio ambiente (rios, mares, lagos, oceanos...).

4- Os 3Rs já foram substituídos por 5. Estes são, Repensar (na hora da compra, devemos pensar se realmente precisamos daquilo), Recusar (existem materias que são mais nocivos a natureza do que outros, portanto devemos escolher o menos prejudicial a natureza), Reduzir (consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade), Reutilizar e recuperar(utilizar nateriais já existentes, porém dando a ele outra função) e Reciclar (fazer o uso de matéria prima "não-virgem", reciclada, poupando recursos naturais, economizando água e energia).

Alunas: Alessandra Nº 01
Maria Eduarda Nº 24

Anônimo disse...

-Parte 2-

5- Os aterros são locais onde o lixo é depositado permitindo mantê-lo confinado sem causar maiores danos ao meio ambiente. Nele o lixo é comprimido através de máquinas que diminuem seu volume. Com o trabalho do trator, o lixo é empurrado, espalhado e amassado sobre o solo (compactação), sendo posteriormente coberto pôr uma camada de areia, minimizando odores, evitando incêndios e impedindo a proliferação de insetos e roedores.
A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de chorume acima de uma camada impermeável de polietileno, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos.
Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do metano, gás carbônico e água (vapor), entre outros, formado pela decomposição dos resíduos.
Sua cobertura é constituída por um sistema de drenagem de águas pluviais, que não permita a infiltração de águas de chuva para o interior do aterro.

6- Em nosso dia-a-dia, devemos levar em consideração os 5Rs já citados, pois assim já estaríamos contribuindo com a preservação ambiental. Porém, além deles, podemos destacar ações básicas, tais como tomar banhos mais curtos, abrir as torneiras apenas quando necessário, reduzir o consumo de energia, entre outros.

7- A população brasileira gera diariamente cerca de 126 mil toneladas de lixo de consumo (excluindo dejetos industriais e empresariais). Não fossem os catadores, esta enorme quantidade de lixo acabaria integralmente em aterros sanitários e lixões. A maioria dos catadores percorre em média 30 quilômetros por dia, puxando até 400 quilos, e como não costumam usar proteção durante o trabalho, correm sérios riscos de contrair uma infecção ou sofrer lesões devido o manuseio do lixo. Além disso, a baixa remuneração e a falta de reconhecimento pela sociedade também fazem parte do dia-a-dia desses cidadãos.
Além da coleta seletiva de lixo, a cidade de Itajaí conta com uma cooperativa de catadores. A Cooperfoz (Cooperativa de Coletores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí) foi criada em 2001 e passou por diversas dificuldades de gestão ao longo dos anos. Atualmente recebe apoio do governo devido a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda. O apoio se dá através de um acompanhamento e assessoria no sentido de se autogerir, diminuindo sua dependência do poder público municipal. Segundo a presidente da Cooperfoz, Ivone Goretti da Cunha, são coletados pela cooperativa cerca de 25 toneladas por mês de lixo reciclável. A cooperativa mantém suas atividades através de contratos com empresas como Petrobrás, Klabin e Dow Química, sendo responsável pela coleta dos materiais recicláveis das mesmas.

Alunas: Alessandra Nº 01
Maria Eduarda Nº 24

Anônimo disse...

NOME:STEPHANIE KISCHENER SEIF
ANO:6°C
1- AS COISAS QUE NÃO TEM MAIS UTILIDADE SÃO JOGADAS EM QUALQUER LUGAR E OS CATADORES DE LIXO ESTÃO AJUDANDO UM POUCO CATANDO AQUELE LIXO TODO.
2- O AUMENTO DE CO2 NA ATMOSFERA.
3- A FALTA DE UM LOCAL APROPRIADO PARA O DEPÓSITO DE LIXO CAUSA VÁRIAS CONSEQUENCIAS PARA O MEIO AMBIENTE E PARA HUMANIDADE COMO ENCHENTES, ENTOPIMENTO DE BUEIROS, DIMINUIÇÃO DA VAZÃO DA ÁGUA, DOENÇAS COMO LEPTOSPIROSE, ETC.
4- REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.
1- DIMINUIR A QUANTIDADE DE EMBALAGENS(LIXO), POR EXEMPLO:USAR SACOLA DE PANO.
2- É USAR UM PRODUTO MAIS DE UMA VEZ, POR EXEMPLO:QUANDO ACABAR A ÁGUA DE UMA GARRAFA PET ENCHA NOVAMENTE EM VEZ DE JOGAR FORA QUANDO NÃO PRECISA.
3- É O REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS PARA GERR UM NOVO PRODUTO,POR EXEMPLO:
A GARRAFA PET PODE SER UZADA PARA FAZER UMA CAMISETA.
5- É UM ESPAÇO DESTINADO Á DEPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS PELA ATIVIDADE HUMANA.NELES SÃO DISPOSTOS RESÍDUOS DOMÉSTICOS , COMERCIAIS, DE SERVIÇOS DE SAÚDE, DA INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO, OU DEJETOS SÓLIDOS RETIRADOS DO ESGOTO.
6- SEPARAÇÃO DO LIXO ORGANICO E DO RECICLAVEL, FECHAR A TORNEIRA ENQUANTO ESCOVA OS DENTES ENTRE MUITA OUTRAS COISAS.
7- SEM OS CATADORES DE LIXO AS RUAS, CALÇÃDAS, PRAIAS E TUDO MAIS ESTARIAM CHEIAS DE LIXO.SIM EXISTE A RECICLAGEM, E FUNCIONA ASSIM:PEGUE ALGUMA COISA QUE NÃO TEM MAIS UTILIDADE E TRANSFORME-A EM ALGUMA COISA NOVA.

Anônimo disse...

Nome: Victor Hugo Branco Piccoli.
Numero: 41
Serie: 3A
continuaçao
5- Explique as partes de um aterro sanitário e seu funcionamento :
A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro). Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do metano, gás carbônico e água (vapor), entre outros, formado pela decomposição dos resíduos. Este efluente deve ser queimado ou beneficiado. Estes gases podem ser queimados na atmosfera ou aproveitados para geração de energia. No caso de alguns países, como o Brasil, a utilização dos gases pode ter como recompensa financeira a compensação por créditos de carbono, conforme previsto no Protocolo de Kyoto como já é efetuado pelo aterro sanitário da Prefeitura de Nova Iguaçu. Sua cobertura é constituída por um sistema de drenagem de águas pluviais, que não permita a infiltração de águas de chuva para o interior do aterro.Um aterro sanitário deve também possuir um sistema de monitoramento ambiental(topográfico e hidrogeológico) e pátio de estocagem de materiais. Para aterros que recebem resíduos de populações acima de 30 mil habitantes é desejável também muro ou cerca limítrofe, sistema de controle de entrada de resíduos (ex. balança rodoviária), guarita de entrada, prédio administrativo, oficina e borracharia.

6- Quais ações em seu dia a dia, podem contribuir para a recuperação do nosso planeta ?
Bom podemos começar com a separação do lixo por orgânico e inorgânico contribuir para a reciclagem das nossas cidades.

7-Qual a importância dos catadores de lixo? Existe a recliclagem em seu município ? Como funciona ?
Grande parte da sociedade ainda não fez uma reflexão da importância dos “CATADORES DO LIXO”, não observou o sentido ecológico de tal atividade, que procura selecionar, readequar e direcionar de forma conveniente os materiais encontrados nas lixeiras e nos lixões devido a sua natureza diversa e, que se a coleta for efetuada com organização e eficiência virá impedir a contaminação do solo, dos lençóis freáticos e nascentes dos rios, que causam poluição, trazem as doenças e muitos outros inconvenientes graves, ressaltando-se a existência de materiais que levariam anos ou mesmo décadas para serem consumidos pela natureza e se não reciclados ofereceriam ainda uma maior degradação do meio ambiente, que precisa ser contida da melhor forma possível e com urgência, mantendo-se uma permanente e eficaz atuação.
Existe sim reciclagem em meu município
O caminhão passa semanalmente pegando o lixo nas ruas cidade

Anônimo disse...

Lisandra Martins 3ºB nº:22.
1-Ao observamos a imagem 1 percebemos que no mundo á ainda milhares de pessoas que não se conscientizarão que o lixo é um grande agressor ao meio ambiente e ainda jogam o lixo em lugares inadequados, mesmo sabendo o “estrago” que irá fazer ao meio ambiente, formando assim os grandes lixões a céu aberta, como na imagem 1, não existindo nenhum controle quanto aos tipos de resíduos depositados e quanto ao local de disposição dos mesmos.

2-Os principais fatores responsáveis pelo aumento da concentração de gases estufas são principalmente a emissão de gases na atmosfera, aumentando assim a temperatura global, derretimento das geleiras, mudança climática, conseqüentemente gerando os alagamento, enchentes, etc.

3-Iria acontecer o mesmo que a imagem 1, os lixão seriam jogados em lugares inadequados , como nos lixões pode haver por exemplo a presença de animais a presença de catadores , onde a maioria dos casos residem no local, além de riscos de incêndios causados pelos gases gerados pela decomposição dos resíduos e de escorregamentos, aumentado assim o número de doenças, e de ratos, baratas, etc.

4-Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Reduzir: economizar de todas as formas possíveis, rever o que é importante para o nosso consumo, devemos adotar o hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.Reciclar: transformar o material reciclável em produto útil através de processos industriais. Existem condições básicas de qualidade e quantidade para se tornar viável o processo da reciclagem, uma das atividades que alimentam a reciclagem é a coleta seletiva, que é separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc. Reutilizar: é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras.

5-5- Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis. Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades.

6- Podemos contribuir de forma simples e eficiente, participando da coleta seletiva, separando o lixo orgânico do lixo reciclável, jogando o lixo em lugares ADEQUADOS, contribuindo assim a meio ambiente e se conscientizando que estmaos precisando de um mundo melhor, então juntos, vamos começar a auxiliar nesta mudança.

7- Os catadores de lixo tem um papel fundamental e importante em nossa cidade sendo que já foram reconhecidos pelo Ministério Do Trabalho,são aqueles que recolhem os rejeitos diretamente das ruas ou dos usuários e aqueles que recolhem os rejeitos diretamente dos chamados lixões, em todos os casos visando a comercializaçao desses rejeitos.

Anônimo disse...

Alunas: Laura e Mariana nºs:17 e 25 3ºA


1) Primeiro conseguimos perceber que o lixo não está depositado em um aterro, e sim num terreno aberto. Os catadores de lixo trabalham de forma endevida, pelo fato de não terem nenhum tipo de cuidado, sem luvas, máscaras, materiais necessários para esse tipo de serviço.

Segundo, que o lixo em céu aberto, causa proliferação de doenças, sem contar que não existe nenhum tratamento com solo, simplesmente é depositado ali.




2)Com o tempo, as máquinas e fpabricas vêm se desenvolvendo e consequentemente acontece o aumento de CO2 na atmosfera. As fumaças saídas das insústrias, poluição dos automóveis, queimadas e desmatamento das florestas, são os principais fatores desse aumento.




3)O lixo em local errado, acaba contaminando o ar e o solo de modo que, ao invés de ser feito todo um trabalho para cuidar local onde é depositado, ele só é jogado em cima do próprio terreno fazendo com que saia um líquido, denominado Chorume (composto por gases e líquidos tóxicos) absorvendo e chegando até o lençol freático, contaminando a água que as pessoas vão usar e o solo para plantação.




4)Reduzir, reutilizar e reciclar.

Reduzir significa avaliar tudo que consumimos atualmente, avaliar o que é importante e o que é absolutamente supérfluo e procurar reduzir estes últimos, além de verificar a qualidade do que se compra e se sua quantidade é suficiente ou exagerada. Um exemplo muito bom são certos chocolates finos. Se você for a uma loja verá que eles são caríssimos mas perceba a quantidade de material para a embalagem eles utilizam!

Lembra daqueles copos de requeijão que acabavam fazendo parte dos utensílios domésticos? Este é um exemplo clássico da reutilização. Reutilizar significa dar um novo uso para as coisas, evitando que estas virem lixo.

Reciclar é a solução para aquilo que não pode ser reutilizado e mesmo dependendo do tipo de material a reciclarem ainda não é a solução.Mas reciclar envolve uma rede um pouco maios, pois para isto precisamos primeiro de postos de coleta que destinem corretamente o material, depois precisamos da conscientização das pessoas para recolherem separarem e levarem até os postos o lixo que pode ser reciclável.





5)Após a coleta, o lixo é descarregado no Aterro Sanitário. O lixo é compactado com trator, formando uma célula, que será recoberta com argila. Ao final, o lixo fica protegido do espalhamento pelo vento e da ação de moscas, ratos, baratas, etc.





6) Reciclando o lixo, separando os materiais. Economizando água na hora do banho, de lavar louça. Não lavar as calçadas, utilizar balde para lavar o carro. Apagar as luzes quando não estiverem sendo usadas.

7)Aqueles que recolhem os rejeitos diretamente das ruas ou dos usuários e aqueles que recolhem os rejeitos diretamente dos chamados lixões, em todos os casos visando a comercializaçao desses rejeitos.
Sim, existe o processo de reciclagem no município de Itajaí. Toda terça-feira é dia da coleta reciclavel, e se a pessoa não separar o lixo, dela é cobrada uma taxa.

Anônimo disse...

MARINA ERTHAL - 29 - 3º ANO "B"

1. A primeira imagem mostra um lixão, onde é destinado os residuos
gerados a partir da atividade humana.

2.Na atmosfera tem naturalmente os gases estufa, mas o que faz com que aumente esse gases é o excesso de automóveis, as industrias e o lixo

3.O excesso do lixo pode causar a liberação de gases tóxicos que causam doenças respiratórias, causa enchentes e a contaminação dos lençóis freáticos.

4. Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Reduzir o cunsumo, só o necessário. Reutilizar o máximo possível, antes de jogar fora e Reciclar garrafas pet por exemplo.

5.A função de um aterro é enterrar o lixo de modo que ele fique isolado do lençol freático, seja mantido seco e não entre em contato com o ar. Sob essas condições, o lixo não sofrerá muita decomposição. Um aterro não é como uma pilha destinada à compostagem, na qual o propósito é enterrar o lixo de modo que a decomposição seja bem rápida. Apresenta um sistema de drenagem de gases e líquidos, uma camada impermeável para evitar a contaminação do solo.

6. Separar o lixo corretamente, na escola também, não jogar lixo na rua.Economizar água, evitar a utilização de transportes individuais, priorizando os coletivos.

7. São extremamente importantes, sem eles a cidade seria o próprio aterro sanitário, com lixo por toda parte...

OBS: Conceição 6ª tive que terminar a prova de ingles na aula de geo e não deu pra fazer o comentário, só hoje que conseguir acesso a net.

Anônimo disse...

Gabriel Henrique nº10 3ºB EM

1 - Atualmente poucas são as pessoas realmente conscientizadas sobre a reciclagem. Pouco sabem a grande importância da separação do lixo reciclável do orgânico e a diferença que isso pode fazer na reutilização de determinados materiais que dificilmente se decompões no meio ambiente e que podem ser reutilizados sem a necessidade da fabricação a mais do mesmo. Resta apenas repassar essa função aos catadores que, muitas vezes sem saber, acabam contribuindo muito para um mundo mais sustentável.

2 - Considerando o atual modelo industrial onde ainda existem inúmeras fabricas e indústrias que fazem uso de combustíveis fósseis assim, como a maioria dos meios de transporte, fica claro perceber que dentro de poucos anos a concentração de CO2 na atmosfera será cada vez maior, assim como mostra no gráfico, só agravando a atual situação do nosso planeta.

3 - A contaminação, a ploriferação de doenças e as enchentes são as principais consequências geradas pela falta de um local específico para se depositar o lixo, fator que poderia ser evitado se feito uso das atuais tecnologias de reciclagem, criação de aterros, uso do lixo para criação de adubo ou até energia.

4 - Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Reduzir a utilização de materiais (principalmente os não recicláveis), como por exemplo optar por comprar um produto em uma embalagem de plástico, ao invés de um em uma embalagem de isopor ou até com menos embalagens. Reciclar, como fazer uso de papel reciclado ou de outros objetos de materiais reaproveitados. Reutilizar, como usar objetos mais vezes e evitar os descartáveis.

5 – Um aterro sanitário devidamente projetado possui um sistema de drenagem de gases e líquidos, que muitas vezes podem ser extremamente prejudiciais a saúde, uma camada impermeável para evitar a contaminação do solo e também um local preferencialmente afastado de rios, lagos, nascentes e até de conjuntos habitacionais em geral.

6 – Inúmeras ações podem ser feitas, sendo grande parte delas simples e práticas para qualquer um como por em prática a ideia dos 3Rs, jogar lixo nos lugares apropriados, não desperdiçar água, trocar transportes individuais pelos coletivos, economizar energia e se possível fazer uso de energia “limpa” e entre outras práticas.

7 – Como já citado anteriormente os catadores de lixo muitas vezes fazem um grande favor ao meio ambiente e talvez nem se quer sabem disso, e ainda sofrem muito preconceito de outras partes que acabam os considerando como meros indigentes. Em Balneário Camboriú existe um sistema de recolhimento de lixo reciclável feito pela prefeitura, que passa uma vez por semana nas residências recolhendo o lixo reciclável de quem o separou. Após o recolhimento o lixo é levado a um local onde é novamente separado em papel, plástico, vidro e metal e ai sim enviado para a reciclagem.

Anônimo disse...

1 – As pessoas recolhem o lixo, para reciclagem (devido a sua uniformização). Mesmo convivendo com doenças, animais, para poder reciclar esse lixo e, em certas situações, utilização própria.

2 – Poluição humana em excesso, que tem como consequência a liberação de gases prejudiciais, eles, metano, dióxido de carbono, entre outros. Esses em grande concentração, destroem a camada que mantem a temperatura da Terra equilibrada, possibilitando a vida. Mesmo sendo um efeito natural, as ações humanas, tem acelerado esse processo de destruição da camada.

3 – O lixo nas ruas, por exemplo, pode parar a circulação da água com o bueiro, impedindo a passagem para o mar e, talvez, no futuro, até, podendo causar enchentes. Já se esse lixo passar pelo bueiro atingirá o mar, onde destruirá a vida das espécies que lá habitam.

4 -* Reduzir – É a utilização normal dos materiais, sem desperdício. Utilizando de acordo com necessidades e impondo limites, o reduzimento de água iria ajudar e muito na prevenção contra a destruição do planeta.
* Reutilizar – É a reutilização deu material, para atender outra atividade, ao invés de jogar esse material fora.
* Reciclagem – Mesmo com a utilização de energia, para gerar esse processo, a reciclagem, utiliza a matéria prima de um material, para fazer outro tipo de material, ou, fazer o mesmo.

5 – O aterro sanitário é o local de deposição final de resíduos gerados pelos humanos. Lá são depositados resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, ou dejetos sólidos retirados do esgoto. Praticamente tudo. Antes de chegar ao aterro, o lixo é espalhado, compactado, drenado, sofre um monitoramento topográfico e das águas. Após isso, o lixo chega ao aterro. Um trator, despeja uma camada de argila, fazendo com que o lixo fique protegido contra ações externas de animais e de ser espalhado pelo vento


6 – Diminuição no uso de água, jogar o lixo no lixo e se possível, nas latas próprias para reciclagem.

7 – Sem o trabalho desenvolvido pelos catadores é essencial, pois sem o recolhimento do lixo, as ruas ficariam sujas. Além disso, levam o lixo para a reciclagem, separando o reciclável do orgânico.


João Vitor - 3ºB - 18

Anônimo disse...

Matheus Provesi e Nathalia Pereira
28 e 29
3A

1- Para nossa cultura, todo o material que está em desuso tem seu ligar: a lixeira. No entanto, não nos damos conta que o dejeto contido nas lixeiras deve ser despejado em outros lugares. E este é o grande problema do lixo urbano: a falta de locais apropriados para o despejo de todo o detrito produzido em uma cidade.


2- As queimadas em grandes áreas e a queima de combustíveis fósseis dos meios de transporte e indústrias lançam uma quantidade gigantesca de gases causadores do efeito estufa na atmosfera, como o CO2.

3 - lixo que se acumula nas vias públicas, lotes baldios e lixões produzem a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças, polui o solo, o ar e o lençol d'água, dificulta o escoamento dos córregos no período invernoso causando danos ao sistema de drenagem de águas pluviais provocando muitas vezesinundações e desmoronamentos.

4- Redizir: reduzir nossas compras de produtos desnecessários ou com embalagens supérfluas. Reutilizar: reutilizar materiais com outras finalidades, aumentando sua utilidade. Reciclar: transformar dejeto de alguns materiais (vidro, plástico, papel, alumínio) em outros objetos do mesmo material, aproveitando sua composição.

5 Aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, ou dejetos sólidos retirados do esgoto.


A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos

Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do metano, gás carbônico e água (vapor), entre outros, formado pela decomposição dos resíduos

Sua cobertura é constituída por um sistema de drenagem de águas pluviais, que não permita a infiltração de águas de chuva para o interior do aterro.

6- O simples fato de reciclar o lixo que você utilizou e ate mesmo evitar jogar o lixo em lugares impróprios, só trazem benefícios a você e a quem esta em seu redor.

7 Contribuir com a limpeza urbana, reutilização e reciclagem de muitos aparelhos e objetos Colaboram por um mundo melhor evitando desperdícios


Sim existe um processo de reciclagem, o governo ordena que todos separem o lixo de suas residências para que o processo final de reciclagem se torne mais ráp

Anônimo disse...

amanda 6 ano b numero:2
1-ao observamos a imagem 1 percebemos que falta nas pessoas hoje em dia a comciencia ambiental,que poderia reparar danos ao meio ambiente e evitar o que retrata esta imagem,comcequentinmente ira comprometer a qualidade de vida de cada um.
2-aumento populacional,surgimento das industrias e o aumento do consumo de produtos industrializados alem do uso das maquinas que usam combustiveis fosseis como energia ,como os carros, que tem seu crecimento na frota maior a cada ano.
3-quando depositado em locais inapropiados , o lixo pode intupir bueiros , poluir rios, assim matando especies marinhas. dependendo dos tipos de lixos , pode ocasionar consequencias mais serias , como e o caso do lixo radiotivo.
4-os tres rs sao redusir , reureutilizar e reciclar.e presiso em primeiro lugar repensar todo o lixo que se produz , para poder reduzir.e segida , refletir sobre formas em que se possa reutilizar alguns produtos. e o terceiro r e para fazer a reciclagem na producao de materiais que possamos usar novamente , como o papel.
5-aterro sanitario e utilizado para depositar o lixo produzido pelo homem.e utilizado um de compactcao de todo o lixo a fim de diminuir o tamanho destes e depois e jogado sobre estes , terra e vao sendo assim , enterrados e colocados outros em cima assim nao e presiso abrir novos lixoes.
6-atitudes simples podem ajudar o nosso planeta. nao jogar lixo na rua reutilizar materiais que iamos jogar fora entre outras ideias.
7-os catadores de lixo sao importantes pois eles cantam a maioria do lixo jogado nas ruas , evitando assim enchentes ou alagamentos.no meu municipio tem um sistema de coleta seletiva , onde cata os lixos reciclaveis e leva para as emprasas de reciclagem.

Anônimo disse...

1- Analise a imagem-1 e registre suas conclusões.
R:Percebe-se que para algumas pessoas que não tem outro meio meio de renda e não tem oportuinidades para trabalhar, buscar lixões e pegar latinhas ou até outras coisas é uma alternativa de renda.

2-Observe o gráfico e registre os principais fatores responsáveis pelo aumento da concentração de gases estufas na atmosfera.
R:Uma grande porcentagem desses gases pertence ao metano que vem dos lixos, que em sua decomposição o liberam.

3-Quais as principais consequências para o meio ambiente e para o homem, a falta de um local especial para o destino do lixo ?
R:O lixo mal destinado pode causar diversas consequencias, alem dop mal cheiro pode trazer doenças pejudicar o solo do local.

4- Qual o significado dos três ¨Rs¨? Explique com exemplos como funciona cada um deles:
R: Reciclar é a melhor forma de diminuir o problema que é o lixo, porem ante de reciclar devemos diminuir o lixo que produzimos para então reciclar. Nem todo lixo pode ser reciclado , mas assim já diminui muito a quantidade de lixo.

5- Explique as partes de um aterro sanitário e seu funcionamento :
R: Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mal cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. A operação do aterro sanitário pode ser compreendida pelo espalhamento, compactação, cobertura e drenagem dos resíduos, monitoramento do sistema de tratamento de efluentes, monitoramento topográfico e das águas, manutenção dos acessos e das instalações de apoio. Após a coleta, o lixo é descarregado no Aterro Sanitário, depois o lixo é compactado com trator, formando uma célula, que será recoberta com argila, e para finalizar o lixo fica protegido ( atravez da camada de argila ) do espalhamento pelo vento e da ação de moscas, ratos, baratas, etc.


6- Quais ações em seu dia a dia, podem contribuir para a recuperação do nosso planeta ?
R: Reutilizar as embalagens que for possível, separar os lixos orgânicos dos recicláveis, economizar água, evitar o desperdício de papel.

7-Qual a importância dos catadores de lixo? Existe a recliclagem em seu município ? Como funciona ?
R: Como uma forma de renda para eles, ajudam recolhendo o lixo reciclável e levando para postos de coleta para reciclagem.

Guilherme D
nº 12
3ºA EM

Jean disse...

1-São catadores de lixão.Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada pelo IBGE em 2000, coleta-se no Brasil diariamente 125,281 mil toneladas de resíduos domiciliares, e 52,8% dos municípios Brasileiros dispõem seus resíduos em lixões.Hoje estima-se que 1 em cada 1000 brasileiros é catador e 3 em cada 10 catadores gostariam de continuar na cadeia produtiva da reciclagem mesmo que tivessem uma alternativa. Estes têm orgulho de ser Catador e com isso se reduz o volume de lixo nesses locais, assim eles tem vida útil maior.

2-Esse alimento se da pela revolução industrial no século XIX, com isso matérias fósseis foram e são queimados diariamente para geração de emergia e locomoção.

3-São muitos os riscos causados pelo acúmulo de lixo. Este pode gerar chorume (decomposição de resíduos orgânicos) e contaminar a água e o solo. Ainda pode servir de abrigo e alimento para animais e insetos que são vetores de doenças. As mais comuns são a leptospirose, peste bubônica e tifo murino, causadas pelos ratos, além de febre tifóide e cólera causadas por baratas, malária, febre amarela, dengue, leishmaniose e elefantíase, transmitidas por moscas, mosquitos e pernilongos.

4-O primeiro R significa reduzir, é a forma mais interessante para a preservação ambiental ou a preservação dos recursos naturais.
O segunto R significa reutilizar, tal forma de tratar os resíduos demanda de muito poder de imaginação, de pouca tecnologia ou de mudança da forma de destinação do resíduo, como exemplo, neste caso, a volta ao uso dos cascos retornáveis.
O treceiro R significa reciclar, ou seja, aproveitar a matéria prima embutida no resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, como exemplos, os pneus, para produzir tapetes de borracha, a matéria orgânica derivada de restos de alimentos, para produzir fertilizantes ou as latinhas de alumínio, para fabricar outras latinhas.

5-Trata-se de um processo para a disposição de resíduos sólidos no solo, que fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, permite um confinamento seguro em termos de controle de proteção ambiental e proteção à saúde pública. Compreende, dentre outras, as atividades de escolha da área, elaboração do projeto, licenciamentos ambientais, limpeza do terreno, obras de terraplenagem, acessos, impermeabilização utilizando material geossintético, drenagem e obras de construção civil.
O Aterro Sanitário abriga resíduos sólidos, em geral resíduos domésticos, atendendo a normas legais e critérios ambientais para combate à poluição do solo e camadas inferiores. Este tipo de aterro utiliza técnicas de engenharia e tecnologia seguras para evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública e passa por monitoramento constante para evitar vazamentos no solo.
Antes da instalação do aterro sanitário é realizada a impermeabilização total do local que receberá os resíduos e são instaladas redes para coleta e tratamento do chorume, material que reúne todas as impurezas líqüidas e tóxicas do lixo. Os gases que emanam do aterro são captados e tratados, e a quantidade e qualidade do lixo depositado é controlada.

6-Utilizar os "Rs"...Pelo menos não atrapalhar quem faz isso.[

7-Eles recolhem o lixo reciclável que não é coletado pela prefeitura. Em Itajaí existe um projeto de coleta seletiva, que dá desconto no pagamento da taxa de lixo para as casas que separarem o lixo reciclável do orgânico.

Jean Carlos Arceno nº17 3ºB

Julia Stahelin n°:20 - 3°B disse...

Julia Stahelin n°:20 - 3°B

1 - A imagem retrata a falta de cuidado com o lixo. Um lugar onde pessoas acabam buscando seu sustento, como os catadores de lixo que dependem de papelão, garrafas plásticas e metais, mesmo com o alto risco de contrair doenças.

2 - O aumento populacional, desencadeando maior atividade humana em busca do desenvolvimento econômico e do conforto. Consequentemente, a produção de lixo aumenta, e este libera basicamente gás metano na atmosfera (quando queimado é emitido em forma de dióxido de carbono). Da mesma forma, a pecuária e agricultura também contribuem para o aumento da emissão de gases estufa.

3- Resíduos e materiais não mais utilizados, quando acumulados em locais inapropriados, podem contribuir para o crescimento de mosquitos e roedores (proliferação de doenças), causar enchentes (entupindo bueiros), poluir rios (colocando em risco algumas espécies), contaminar lençóis freáticos, etc. Sem contar a gravidade do destino inadequado para o lixo radioativo, causando problemas ainda mais sérios.

4 - Reduzir: diminuir a quantidade de lixo que produzimos. Optar por produtos que sejam reutilizáveis, como guardanapos e sacolas de pano, ao invés dos descartáveis.
Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, além de aproveitar sobra de materiais para outras funcionalidades.
Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, diminuindo a exploração dos recursos naturais.

5 – 1. Toda a área onde o lixo será depositado é impermeabilizada (selagem da base com argila e mantas de PVC), para não haver infiltrações poluentes no solo.
2. Drenagem: O chorume é coletado por meio de drenos e encaminhado para um poço de acumulação. Depois é levado para a estação de tratamento de efluentes. O mesmo acontece com o biogás, que também é retirado e tratado, podendo ser reaproveitado para a geração de energia elétrica.
3. Os resíduos são cobertos diariamente com uma camada de terra para evitar os maus cheiros e também o aparecimento de animais.

6 – Aderir a ideia dos 3Rs (reduzir a quantidade de lixo, reutilizar embalagens e contribuir com a coleta seletiva, separando o lixo reciclável do orgânico). Jogar lixo nos lugares apropriados e não desperdiçar água são outras atitudes que contribuem para a recuperação de nosso planeta.

7 – Os catadores mantêm as cidades limpas, retirando os lixos das ruas (evitando o entupimento de bueiros) além de contribuir com a reciclagem, separando o lixo e levando-o para lugares de coleta.
Em meu município há a Cooperativa Litorânea de Reciclagem e Beneficiamento, porém, são poucas residências que separam o lixo.

Bruna de Menezes 3B disse...

1-A imagem 1 mostra que todos devem fazer sua parte, não jogando lixo no chão, reciclando, o que seja possível fazer para diminuir o lixo do mundo, pois se continuar como ta cada vez mais problemas vão aparecendo.
2-O lixo, as fábricas, queimadas, contribuem para a emissão de gases estufas na atmosfera.
3-O lixo, se não tiver um destino vai se acumulando cada vez mais, e assim dificultando a decomposição das substâncias no meio ambiente, isso vem trazendo sérias conseqüências como, o aumento de gases estufa produzidos pelo lixo, poluição, etc.
4-Reduzir: forma mais interessante para a preservação ambiente. Consiste em reduzir a quantidade de lixo que produzimos. Exemplos: Comprar produtos mais duráveis, evitar produtos que produzem muitas embalagens, usar a sacola de pano, mochila na hora de fazer compras.
Reutilizar: Procurar embalagens que possam ser usadas mais de uma vez, como pote ou garrafa de vidro.
Reciclar: consiste em transformar um produto que iria para o lixão, em outro, para diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza.
5- Possui um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogás, que é constituído por metano, gás carbônico(CO2) e água (vapor), entre outros, e é formado pela decomposição dos resíduos. Este efluente deve ser queimado ou beneficiado. Estes gases podem ser queimados na atmosfera ou aproveitados para geração de energia. No caso de países em desenvolvimento, como o Brasil, a utilização do biogás pode ter como recompensa financeira a compensação por créditos de carbono ou CERs do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, conforme previsto no Protocolo de Quioto. Sua cobertura é constituída por um sistema de drenagem de águas pluviais, que não permita a infiltração de águas de chuva para o interior do aterro. No Brasil, usa-se normalmente uma camada de argila. Um aterro sanitário deve também possuir um sistema de monitoramento ambiental (topográfico e hidrogeológico) e pátio de estocagem de materiais.
6-Reciclar, reutilizar e reduzir o lixo, para contribuirmos com a preservação da Terra e as coisas que consumimos que não são lixo, para não virarem lixo.
7-Contribuir com a limpeza das cidades, reciclarem e reutilizarem muitos aparelhos e objetos que não são coletados pela prefeitura. Em Itajaí tem o projeto de coleta seletiva, as casas que separarem o lixo reciclável do orgânico ganham desconto nas taxas de lixo.

Anônimo disse...

Alexandre 6º ano D Nº 1
Vamos ver se agora no colégio as pessoas começam a entender que é presciso preservar o meio ambiente,essa é uma forma...

Luiza Biasuz. disse...

Luiza Biasuz - 23 - 3ª A

1 – Podemos observar que a quantidade de lixo existente, sendo eles recicláveis ou não é enorme. E também a degradação e exposição às doenças a que se submetem os seres humanos que vivem neste meio.
2 - Ao observarmos o gráfico, o aumento de gases é facilmente perceptível, isso é decorrente ao grande número de indústrias que não dão o devido tratamento aos seus resíduos poluentes, o aumento do número de carros e por consequência o aumento da queima de combustíveis fósseis, e os lixões também que liberam gases ao entrarem em estado de decomposição.
3 - Ao se decompor o lixo solta resíduos tóxicos que contaminam o solo, que muitas vezes acaba contaminando os rios que ficam perto, por consequência a população acaba sofrendo com as doenças.
4 - Os três R´s significam: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Reduzir: é reduzir o número de lixo, por exemplo ao invés de comprar uma bolacha que é envolvida por várias camadas de plástico, compra-se a que possui menos camadas.
Reutilizar: é usar de novo um mesmo recipiente, por exemplo cortar a garrafa PET e fazer um pequeno vaso para sua flor.
Reciclar: Pegar uma material já existente e transformá-lo e outro, por exemplo a garrafa PET transformada em corda.
5 - A base do Aterro Sanitário é por um sistema de drenagem chamado chorume, acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos.
6 – A reutilização dos “lixos”, com certeza é a maneira mais fácil e prática para ajudar o planeta Terra. Pois reutilizando, fazemos por nós mesmos, não precisamos e nem dependemos de órgãos governamentais.
7 – São importantes pois em cidades onde o lixo não é separado, os catadores separam o lixo, pegam o reciclável e levam em cooperativas de reciclagem para dar um destino correto a esses materiais, e até fazer a reutilização do material.
Em Itajaí existe a reciclagem, ou seja, a coleta seletiva. As casas devem separar o lixo orgânico do não-orgânico. Um caminhão busca esses lixos não-orgânicos (os recicláveis) nos bairros e leva para a COOPERFOZ, onde é feito todo o processo de reciclagem.

Anônimo disse...

Hemily Cunha Nº16 3ºB

1. Observando a imagem, percebemos pessoas que para ter o que comer, ou até mesmo sustentar suas famílias são coletores de lixos, onde são expostos a uma tamanha poluição, que poder adquirir doenças e se machucar.
2. Não são apenas os lixos que transmitem gases poluentes, a presença das indústrias, combustão dos motores e as queimadas, (onde é queimada a vegetação para deixar o solo mais nutrido), são aspectos que contribui muito para a poluição da atmosfera.
3. Uma grande parta dos lixos a prefeitura recolhe em nossas casas, mas uma boa parte desse lixo está bem próximo de nos. Os terrenos baldios e perto de rio encontramos uma boa quantidade de lixo jogados nessa região, onde polui o espaço da sociedade, ninhos de animais que podem trazer doenças para nossas casas, enchentes e quando a um excesso de lixo a contaminação dos lençóis freáticos.
4. Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Criar habito de separar o lixo orgânico do reciclável, quando poder reutilizar os materiais como por exemplo, usar garfos de metal, evitando o uso do garfo de plástico, se adequar as sacos de pano quando ir ao supermercado..
5. Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis.
Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mal cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.
Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades.

6. Separar o lixo reciclável, dirigir as pilhas ao seu próprio lixo, economizar água, jogar cada tipo de lixo em sua lixeira especial, quando ver lixo no chão colocar no lixo.
7. Os catadores de lixo contribuem para a limpeza da sociedade, eles recolhem o lixo reciclável que a prefeitura não recolheu, muitas vezes dando seus destinos corretos, reciclando e reutilizando.

Anônimo disse...

1 – Com o gráfico podemos perceber que a quantidade CO² aumentou gradativamente entre os anos anos de 1800 e 2000, com base nesse aumento podemos determinar o quanto o consumo aumentará até 2100.

2 – Com o desenvolvimento e aumento populacional a quantidade de combustíveis utilizados também aumentou, o numero de fábricas e carros aumentaram, o que ocasiona o aumento de CO².

3 – O lixo mal armazenado pode contaminar o meio ambiente, entupindo bueiros, contaminando o solo e animais podendo causar danos a saúde e enchentes.

4 – Reduzir, reutilizar e reciclar, os três Rs são essenciais no processo de reciclagem, devemos reduzir o lixo, ou seja, usar somente o necessário, reutilizar sempre que possível, usando de novo tudo que ainda esta em bom estado e reciclar sempre que pudermos.

5 -As partes básicas de um aterro, são:
sistema de revestimento: separa o lixo e o chorume subseqüente do lençol freático
células (velhas e novas): onde o lixo é armazenado dentro do aterro
sistema de drenagem da água da chuva: coleta a água da chuva que cai no aterro
sistema coletor de chorume: coleta a água infiltrada através do próprio aterro e contém substâncias contaminantes (lixiviação)
sistema coletor de metano: coleta o gás metano que é formado durante a decomposição do lixo
cobertura ou tampa: lacra o topo do aterro

6 – Devemos colocar em prática os três Rs, reduzir o tempo no banho, começar a andar de bicicleta e transportes públicos para evitar evitar a queima de combustíveis que liberam CO².

7 – Eles fazem a coleta do lixo, e ajudam a manter a cidade limpa. Sim, existe reciclagem em Itajaí, é um ônibus que passa recolhendo os materiais recicláveis uma vez por semana nas casas

Lúvia - 27 (3ºB) Vithor - 41 (3ºB)

Anônimo disse...

Amanda Machado nº2 3B
1. podemos observar que o lixo não recebe um devido destino, geralmene por sua grande quantidade. Muita pessoa tendo uma profissão de coletor de lixo reciclavel, fincando espostos a doenças e risco por estar em contato com materia organica e inorganica em decomposição, presentes também aves necrófila como o urubu e animais que transmitem doenças como leptospirose.

“Hoje estima-se que 1 em cada 1000 brasileiros é catador.
E 3 em cada 10 catadores gostariam de continuar na cadeia produtiva da reciclagem mesmo que tivessem uma alternativa. Estes têm orgulho de ser Catador.”

http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=133&Itemid=240

2. após a revolução industrial teve um grande aumento na combustão do gás carbonico pelas industrias. Outro fator para o aumento do CO2 é os desmatamentos que ocorrem para a retirada de materia prima e para agricultura, muitas usando a queima como “fertilizante natural”, onde as cinzas vão nutir o solo, tornando o solo mais produtivo. Com o decorrer dos anos a população teve um grande crescimento, e a demanda de alimentos para atender a necessidade aumentou. Pelo fato de a populção ter aumentado o cresciento da industria de materiais (como os carros que lanção uma grande quantidade de CO2), também proguedio.



3. Para o homem a: Manifestação de doenças como Leptospirose, Tétano, Dengue, Febre Tifóide, Cólera, Esquistossomose, Malária, etc. Existem vários tipos de lixo, desde tóxicos até os causados pelos solo. Para o meu ambiente: A liberação de metano devido a decomposição da materia organica também (o metano é um gás proporcionalmente mais poluente que o CO2, se o lixo tivesse um lugar apropriado, não causaria tantos problemas e poderia ser utilizado como fonte de energia).



4. O primeiro R significa Reduzir a geração de resíduos.O segundo R significa Reutilizar o resíduo. O terceiro R significa Reciclar. O segundo R significa Reutilizar o resíduo. O terceiro R significa Reciclar o resíduo.

5. Compreende o espalhamento, compactação, cobertura e drenagem dos resíduos, monitoramento do sistema de tratamento de efluentes, monitoramento topográfico e das águas, manutenção dos acessos e das instalações de apoio. Após a coleta, o lixo é descarregado no Aterro Sanitário, o lixo é compactado com trator, formando uma célula, que será recoberta com argila. Ao final, o lixo fica protegido do espalhamento pelo vento e da ação de moscas, ratos, baratas, etc.

6. Separar o lixo, reutiliza-lo, economizar água tomando banhos rápidos, economizar energia retirando os aparelhos eletrônicos da tomada, pensar bem antes de abrir a geladeira para não consumir muita energia, separar o material radioativo como pilhas e lixo eletrônico

7. Os catadores de lixo tem a função de retirar da cidade o lixo passando pelo centro e os bairrosrecolhendo o material para posteriormente o levar ao seu correto destino. Em Itajaí a coleta é rotineira, de modo a alcançar o atendimento necessario para o bom funcionamento e a higiene da cidade sew comparado a outras cidades como São Paulo por exemplo.

Everton disse...

Everton Manfrine 6º Ano 2 nª 8

O lixo hoje em dia é uma questão muito importante que temos que pensar, ele recentimente prejudicou milhares de vidas, mas não é só o lixo que prejudica a nós, nós nos prejudicamos mesmos, joganto o lixo nos lugares impróprios, minha turma, estuda bastante para esse assunto, ele icomoda a todos, temos que refletir bem sobre o cuidado do lixo, e o lixo também prejudica muito a nossa biosfera terrestre...

GERPLAN disse...

Brasil entra na frente com a Ecologia
Acaba de chegar ao mercado o mais avançado e moderno sistema hidráulico para sanitários
O Adaptador Econômico Higiênico Ecológico de Água
Objetivo do aparelho e para que a população tenha:
- Mais higiene (até 100%)
- Mais economia (até 80%)
- Mais ecologia (para todo Planeta)
Faça a sua parte também, comece a economizar água, aumentar sua higiene e contribuir mais com o nosso Planeta

Melhores informação e pedido pelo:
- Fone: 015 – 3346-4553
- E-mail: gerplanterra@hotmail.com

Anônimo disse...

mt bom adorei e consegui achar minhas responstas

Anônimo disse...

Adorei o blog,parabéns!!!;)

Anônimo disse...

Matheus Weber 3A 1- a principio podemos ver que o lixo esta sendo deixado em algum lugar em céu aberto e não num aterro como deveria ser.Alem de que os trabalhadores não tem condições de trabalho para trabalhar nesses lugares e como se não fosse o bastante o lixo a céu aberto pode gerar muitas doença
2 - com a evolução das fabricas o nível de co2 no ar esta cada vez mais alto desmatamento de florestas carros e industrias são a principal causa do aumento
3- o lixo em lugares errados e realmente um grande problema pode gerar poluição dos solos e intoxicação das águas de lençóis freáticos isso acontece por que o lixo libera um liquido chamado Chorume que e composto por vários tipos de toxina
4-Reduzir reutilizar e reciclar , reduzir é pensar se realmente precisamos de tudo q compramos por que a maioria dos produtos vem em embalagens de plásticos ou papelão ,reutilizar pois plásticos papelão garrafas de vidro e etc são muito difíceis de se decompor na natureza,reutilizar e usar novamente do jeito q da as coisas q você não usa mais.Reciclar é a resposta para tudo que não pode ser reutilizado mas para isso e necessário uma infra-estruturar muito boa
5-Após a coleta, o lixo é descarregado no Aterro Sanitário. O lixo é compactado com trator, formando uma célula, que será recoberta com argila. Ao final, o lixo fica protegido do espalhamento pelo vento e da ação de moscas, ratos, baratas, etc.
6- Reciclando o lixo, separando os materiais. Economizando água na hora do banho, de lavar louça. Não lavar as calçadas, utilizar balde para lavar o carro. Apagar as luzes quando não estiverem sendo usadas.
7-Aqueles que recolhem os rejeitos diretamente das ruas ou dos usuários e aqueles que recolhem os rejeitos diretamente dos chamados lixões, em todos os casos visando a comercializaçao desses rejeitos.
Sim, existe o processo de reciclagem no município de Itajaí. Toda terça-feira é dia da coleta reciclavel, e se a pessoa não separar o lixo, dela é cobrada uma taxa.

Anônimo disse...

Colegio Salesiano Itajaí
Aluna: Giulia V. Garcia Maes
Numero: 17
3°ano A

Questão 1.
Denomina-se lixo, tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora. É qualquer material sólido originado em trabalhos domésticos e industriais, e que é eliminado. Sendo um dos maiores problemas ambientais em âmbito mundial, assinale a alternativa incorreta sobre o Lixo:
A .Menos de 5% do lixo urbano é reciclado.
B. O lixo entope bueiros e pode causar enchentes pois diminui a vazão da água da chuva.
C. Os plásticos não são biodegradáveis.
D. A produção de lixo não é tão prejudicial ao meio ambiente, visto que em todas as cidades brasileiras ocorrem a coleta e o tratamento adequado desse material.
E. O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil.

Questão 2.
Há lixos de todos os tipos e sendo produzidos e descartados de várias maneiras. Uma das formas mais comuns de classificar o lixo é separá-lo quanto ao tipo dele em si. Sobre uns dos tipos de lixo, o eletrônico, assinale a alternativa correta:
A. A população não deve se preocupar em reduzir a produção de lixo eletrônico, pois todo esse material é reciclado, fato que fortalece a economia local.
B. Esse tipo de lixo contém substancias químicas como metal, ouro, cobre, alumínio e outros materiais que ocasionalmente podem prejudicar meio ambiente.
C. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
D. Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Felizmente estes materiais rapidamente se decompõem no solo.
E. Lixo eletrônico cresce três vezes mais que lixo convencional, mas a maior parte desses resíduos já possuem destinação adequada.

Gabarito: 1 D
2 C

Professora Conceição, a central estava indisponivel, entao estou nviando as minhas duas questoes de vestibulares aqui no seu blog.
beijos

Anônimo disse...

Colegio Salesiano Itajaí
Aluna: Giulia V. Garcia Maes
Numero: 17
3°ano A

Questão 1.
Denomina-se lixo, tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora. É qualquer material sólido originado em trabalhos domésticos e industriais, e que é eliminado. Sendo um dos maiores problemas ambientais em âmbito mundial, assinale a alternativa incorreta sobre o Lixo:
A .Menos de 5% do lixo urbano é reciclado.
B. O lixo entope bueiros e pode causar enchentes pois diminui a vazão da água da chuva.
C. Os plásticos não são biodegradáveis.
D. A produção de lixo não é tão prejudicial ao meio ambiente, visto que em todas as cidades brasileiras ocorrem a coleta e o tratamento adequado desse material.
E. O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil.

Questão 2.
Há lixos de todos os tipos e sendo produzidos e descartados de várias maneiras. Uma das formas mais comuns de classificar o lixo é separá-lo quanto ao tipo dele em si. Sobre uns dos tipos de lixo, o eletrônico, assinale a alternativa correta:
A. A população não deve se preocupar em reduzir a produção de lixo eletrônico, pois todo esse material é reciclado, fato que fortalece a economia local.
B. Esse tipo de lixo contém substancias químicas como metal, ouro, cobre, alumínio e outros materiais que ocasionalmente podem prejudicar meio ambiente.
C. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
D. Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Felizmente estes materiais rapidamente se decompõem no solo.
E. Lixo eletrônico cresce três vezes mais que lixo convencional, mas a maior parte desses resíduos já possuem destinação adequada.

Gabarito: 1 D
2 C

Professora Conceição, a central estava indisponivel, entao estou nviando as minhas duas questoes de vestibulares aqui no seu blog.
beijos

Anônimo disse...

me ajudo no meu trabalho de escola