sábado, 3 de dezembro de 2011

PROVAS E GABARITOS 2012-DIVERSIFICADOS

UEP – PROSEL 2012 – 1ª ETAPA
01. Hoje, na sociedade globalizada, vivemos um tempo de expectativas, de crises políticas, econômicas e de outras origens e de extrema violência. É um momento cheio de possibilidades, de desafios para se refletir e praticar um novo saber e de apresentar novas ideias. Estas questões são presentes no cotidiano contemporâneo ao lado de um arrojado desenvolvimento tecnocientífico, que muitas vezes perde a função de busca do sentido para a vida, o destino humano, da utilização do conhecimento para benefício da humanidade. Nesse sentido, é verdadeiro afirmar que:

(A) o avanço das inovações tecnológicas e modificações no desempenho das relações de produção, o papel desempenhado pela ciência e pela tecnologia passou a ser mais significativo, elevando a produtividade e melhorando a qualidade de vida das populações dos países periféricos, contribuindo também para a diminuição das divergências étnicas e políticas antes intensas nessas populações.
(B) os investimentos maciços em novas tecnologias atingiram de forma intensa a indústria bélica tornando mais cruéis e violentas as guerras entre povos e/ou nações rivais em diferentes locais, fato evidenciado nos conflitos que têm ocorrido no Oriente Médio, Região do Cáucaso e norte da África.
(C) no panorama mundial, os recentes avanços tecnológicos e o controle de novas técnicas por uma pequena parcela da sociedade estão gerando uma nova configuração, um novo recorte, no jogo de poder entre as nações plenamente capitalistas. Neste aspecto, nota-se a emergência e consolidação tecnológica e econômica de alguns países asiáticos a exemplo da China e Índia, ambos considerados líderes no avanço informacional.
(D) ocorre maior oferta de empregos nos países europeus tecnologicamente desenvolvidos, absorvendo grande parte da massa dos imigrantes africanos, antes considerados excluídos do mercado de trabalho com eliminação do forte e violento movimento xenofóbico que reinava em grande parte da Europa.
(E) o avanço das inovações tecnológicas provocou o surgimento dos excluídos digitais, pessoas que não têm noção do que é Internet e grande dificuldade de absorção no mercado de trabalho, embora tal fato tenha diminuído significativamente nos últimos anos, notadamente na África Subsaariana.

02. O capitalismo, em sua crescente penetração no mundo rural mediante modos de produção que se desenvolvem por meio da demanda de mercado externo (exportações), tem capitalizado cada vez mais a renda da terra. Os efeitos mais marcantes têm sido a geração ou aprofundamento da desigualdade social, evidenciando uma forma de violência, e a diferenciação quanto aos lucros oriundos da exploração da terra. Neste contexto, é verdadeiro afirmar que:

(A) os pequenos agricultores brasileiros constituem uma exceção no contexto rural do mundo pois têm facilidade de inserção no mercado moderno, face às aplicações de políticas públicas que favorecem a aquisição de maquinário e estímulos financeiros que induzem à modernização agrícola e uma nova forma de apropriação do espaço agrícola.
(B) na maioria dos países latino-americanos a modernização da agricultura segue os moldes capitalistas e tende a beneficiar apenas determinados produtos e produtores. Com a modernização ocorre a chamada “industrialização da agricultura”, tornando-a uma atividade nitidamente empresarial, com fortalecimento das cooperativas agrícolas que administram grande parte dessas empresas.
(C) no mundo rural dos países capitalistas tecnologicamente desenvolvidos, o uso de novas técnicas e equipamentos modernos, faz com que o produtor dependa cada vez menos da “generosidade” da natureza, adaptando-a mais facilmente, de acordo com seus interesses. Tal fato aumentou percentualmente a produção agrícola, eliminando desses países a pobreza alimentar, a exemplo de que ocorreu na Índia nos últimos anos.
(D) o processo de capitalização do campo tem provocado gradualmente a mercantilização da vida social no campo, pois, de forma lenta, a autonomia que a agricultura (atividades agrícolas) até então tinha, tem sido levada a atender a uma subordinação de novos interesses, formas de vida e de consumo típicos de áreas urbanas.
(E) a revolução verde, presente na chamada agricultura modernizada no espaço rural capitalista, modelo baseado no uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos na agricultura, tem evitado o aumento da concentração da terra e a exploração da mão-de-obra no campo.

03.Texto
"O surgimento de grandes centros urbanos com crescimento desordenado, as migrações de populações inteiras provocadas pela escassez de alimentos e por guerras, a poluição e o desemprego resultaram em aumento da mortalidade nos países mais pobres e no agravamento de problemas de saúde.”
(Geopolítica das doenças. Atualidades Vestibular, São Paulo, p.196, 2008).
A partir da leitura do Texto e de seus conhecimentos geográficos sobre o desenvolvimento urbano-industrial e a dinâmica populacional, é correto afirmar que:
(A) a presença dos programas de prevenção e tratamento instituídos pelo sistema público de saúde, em países pobres, reduz as taxas de doenças crônicas na infância e baixa os níveis da mortalidade infantil para 0%.
(B) nos últimos anos tem ocorrido uma diminuição entre a esperança de vida dos países desenvolvidos e os subdesenvolvidos devido às melhorias infraestruturais: como o acesso à água potável, a uma alimentação adequada e a eficiência dos programas de saúde pública para toda a população.
(C) a ocorrência das epidemias, das guerras civis, as condições socioeconômicas das pessoas bem como a deficiência na qualidade e quantidade de serviços públicos existentes (hospitais, escolas e saneamento básico) em países pobres, interfere diretamente no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e no agravamento das desigualdades sociais.
(D) as aplicações de políticas públicas em países pobres, nas áreas de urbanização descontrolada, contribuíram para solucionar os problemas de infraestrutura urbana dos bairros degradados das periferias, com a construção de condomínios fechados que atendem prioritariamente à classe menos privilegiada.
(E) o destaque da produção mundial de grãos, cereais, açúcar, café, entre outros, nos países pobres, reduz os índices da fome e da mortalidade infantil, visto que o lucro das exportações desses produtos é revertido em políticas públicas que atendem, principalmente, à população de baixa renda

04. Ao longo do tempo a humanidade foi aperfeiçoando as formas de explorar a natureza e de intervir no meio ambiente por meio das relações econômicas e culturais.
Estas transformações, atreladas ao desenvolvimento tecnológico, por vezes tem provocado problemas fundiários e ambientais. Nesse sentido é verdadeiro afirmar que:
(A) dada as condições econômicas e ambientais, a produção agrícola mundial é obtida de forma bastante homogênea, isto é, livre de problemas fundiários e repletos de conflitos de cunho ambiental.
(B) o uso de técnicas tradicionais na cultura de irrigação no Sudeste asiático – região das monções – a exemplo da rizicultura, alia produção para o consumo externo e baixos impactos socioambientais.
(C) ao mesmo passo que o Brasil se dinamiza economicamente, destacando-se pelo seu desenvolvimento tecnológico agrícola, em particular na produção de commodities, mantém em sua estrutura social, características arcaicas, como concentração fundiária e violência no campo.
(D) duas grandes paisagens agrícolas da Europa, apresentam reduzidos problemas ambientais em decorrência do seu restrito uso de tecnologia e modernização agrária, combinando por sua vez, a agricultura de seca com a rotação de cultivos.
(E) a política de subsídios agrícolas implementada pelos Estados Unidos da América tem como objetivo evitar a concorrência de produtos de importação e viabilizar um novo modelo agrário nacional assentado em pequenas propriedades de uso coletivo da terra.

05. O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais. Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbano-industriais é correto afirmar que:
(A) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais são grandes desafios das cidades na atualidade.
(B) as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.
(C) os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.
(D) a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.
(E) a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências, a destruição da cobertura vegetal, alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.

06. O crescimento econômico no mundo é responsável por transformações no espaço geográfico e é gerador de fortes impactos ambientais. A respeito desses impactos, é correto afirmar que:
(A) a concentração de indústrias na China movidas a carvão mineral e petróleo e a emissão de gás carbônico liberado pelos veículos são responsáveis pelas emissões de milhões de toneladas de gases poluentes na atmosfera.
(B) em grande parte das cidades do mundo a urbanização e a impermeabilização dos solos reduzem as cheias fluviais e preservam a qualidade das águas evitando assim a contaminação dos rios.
(C) o crescimento rápido e desordenado das cidades no mundo contribui para o aumento da poluição atmosférica e, ao mesmo tempo, melhora o acesso à água de qualidade às populações de baixa renda.
(D) o aumento anormal do CO2 liberado pelas indústrias, veículos e desmatamento reduz o efeito estufa e contribui para níveis menores de aquecimento global no planeta.
(E) a grande concentração de pessoas e os incentivos governamentais para a ampliação de atividades produtivas agrícolas e industriais, ao longo dos rios, têm contribuído para a redução da poluição dos recursos hídricos no planeta.

07. O fim da guerra fria e outros acontecimentos do final do século XX, não colaboraram para a construção de um mundo pacificado em que prevaleça o respeito mútuo entre culturas, povos, raças, línguas e nações.
Ocorre uma série de conflitos especialmente ligados à exploração dos recursos naturais das nações menos desenvolvidas. Neste contexto, é correto afirmar que:
(A) os países do norte da África, grandes produtores de petróleo, tiveram recentemente suas produções alteradas devido aos conflitos sociopolíticos que aí ocorrem. Tais conflitos provocaram problemas
internos na produção desse recurso e elevação do seu preço em escala mundial.
(B) os países tecnologicamente desenvolvidos praticamente monopolizam a produção de energia nuclear, devido especialmente à alta tecnologia empregada. A intensificação do uso desta forma de energia tem atenuado as divergências geopolíticas mundiais.
(C) a eletricidade obtida através de hidrelétricas que aproveitam a água dos rios tem sofrido aumento de utilização, se considerado o contexto mundial, especialmente em áreas antes consideradas hidroconflitivas, como é o caso do Oriente Médio, que hoje utiliza as reservas de aquíferos.
(D) a nacionalização do gás venezuelano gerou impactos econômicos e diplomáticos em diferentes países sul-americanos com destaque para os acordos bilaterais entre Brasil e Venezuela, esse último principal produtor latino-americano deste recurso natural energético.
(E) a utilização da energia eólica e solar vem crescendo significativamente mais do que a das energias convencionais, principalmente nos países tecnologicamente desenvolvidos, notadamente nos Estados Unidos, que muito se preocupam com o imperativo ambiental, respeitando os acordos das Conferências Ambientais Internacionais.

GABARITO
01-B/ 02 -D/ 03-C/ 04-C/ 05-A/ 06-A/ 07-A

FUVEST - 2012 - V
08- Observe as charges

As charges, respectivamente, dos cartunistas Henfil (1982) e Dalcio (2011) estão separadas por quase trinta anos de história, mas unidas na crítica
(A) ao preço, no mercado internacional, da madeira extraída das florestas brasileiras.
(B) à presença de capital estrangeiro na exploração de madeiras de florestas no país.
(C) à exportação ilegal, via países vizinhos, de madeira extraída das florestas brasileiras.
(D) ao desmatamento extensivo e indiscriminado das florestas brasileiras.
(E) ao uso recorrente de queimadas na eliminação de florestas no país.

09- Considere os mapas.
Com base no mapa e em seus conhecimentos, é correto afirmar que, tendo em vista as dinâmicas espaciais na cidade de São Paulo, os hotéis

(A) acompanharam o desenvolvimento, na cidade, de novas áreas de centralidade.
(B) expandiram-se para o sudeste da cidade, devido ao desenvolvimento do setor primário.
(C) deslocaram-se em direção às avenidas marginais, acompanhando o processo de conurbação.
(D) migraram em direção à região sudoeste, em função do despovoamento do centro histórico.
(E) foram atraídos para a periferia, devido à descentralização das indústrias paulistanas.

10- Ainda no começo do século 20, Euclides da Cunha, em pequeno estudo, discorria sobre os meios de sujeição dos trabalhadores nos seringais da Amazônia, no chamado regime de peonagem, a escravidão por dívida. Algo próximo do que foi constatado em São Paulo nestes dias [agosto de 2011] envolvendo duas oficinas terceirizadas de produção de vestuário. José de Souza Martins, 2011. Adaptado.
No texto acima, o autor faz menção à presença de regime de trabalho análogo à escravidão, na indústria de bens
(A) de consumo não duráveis, com a contratação de imigrantes asiáticos, destacando-se coreanos e chineses.
(B) de consumo duráveis, com a superexploração, por meio de empresas de pequeno porte, de imigrantes chilenos e bolivianos.
(C) intermediários, com a contratação prioritária de imigrantes asiáticos, destacando-se coreanos e chineses.
(D) de consumo não duráveis, com a superexploração, principalmente, de imigrantes bolivianos e peruanos.
(E) de produção, com a contratação majoritária, por meio de empresas de médio porte, de imigrantes peruanos e colombianos.

11- Observem os seguintes mapas do Brasil.

Os mapas representam, respectivamente, os temas
I II III
A-I- Natalidade II- Mortalidade Infantil III- I D H
B-I- Mortalidade infantil II- Alfabetização III- Trabalho Infantil
C- I- Alfabetização II- Trabalho Infantil III- I D H
D- I- Natalidade II- I D H III- Trabalho Infantil
E- I- Alfabetização II- Mortalidade Infantil III- Natalidade

12- Observem os mapas do Brasil.

Considere as afirmativas relacionadas aos mapas.
I. Alta concentração fundiária e pouca diversificação da atividade econômica são características de um bolsão de pobreza existente no extremo sul do Brasil.
II. A despeito de seus excelentes indicadores econômicos bem como de seu elevado grau de industrialização, a Região Sudeste abriga bolsões de pobreza.
III. A biodiversidade da floresta assegura alta renda per capita aos habitantes da Amazônia, enquanto moradores da caatinga nordestina padecem em bolsões de pobreza.
IV. Embora Brasília detenha alguns dos melhores indicadores socioeconômicos do país, o próprio Distrito Federal e arredor abrigam um bolsão de pobreza. Está correto o que se afirma em
(A) I, II e III, apenas. (B) I, II e IV, apenas. (C) II e III, apenas.
(D) III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

13- Logo após a entrada de milhares de imigrantes norte - africanos na Itália, em abril deste ano, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, fizeram as seguintes declarações a respeito de um consenso entre países da União Europeia (UE) e associados.
Queremos mantê-lo vivo, mas para isso é preciso reformá-lo.
Nicolas Sarkozy.
Não queremos colocá-lo em causa, mas em situações excepcionais acreditamos que é preciso fazer alterações, sobre as quais decidimos trabalhar em conjunto.
Silvio Berlusconi.
http://pt.euronews.net. Acesso em julho/2011. Adaptado.
Sarkozy e Berlusconi encaminharam pedido à UE, solicitando a revisão do
(A) Tratado de Maastricht, o qual concede anistia aos imigrantes ilegais radicados em países europeus há mais de 5 anos.
(B) Acordo de Schengen, segundo o qual Itália e França devem formular políticas sociais de natureza bilateral.
(C) Tratado de Maastricht, que implementou a União Econômica Monetária e a moeda única em todos os países da UE.
(D) Tratado de Roma, que criou a Comunidade Econômica Europeia (CEE) e suprimiu os controles alfandegários nas fronteiras internas.
(E) Acordo de Schengen, pelo qual se assegura a livre circulação de pessoas pelos países signatários desse acordo.

14- A economia da Índia tem crescido em torno de 8% ao ano, taxa que, se mantida, poderá dobrar a riqueza do país em uma década. Empresas indianas estão superando suas rivais ocidentais. Profissionais indianos estão voltando do estrangeiro para seu país, vendo uma grande chance de sucesso empresarial.
Beckett et al., 2007. Em http://www.wsj-asia.com/pdf. Acessado em junho/2011. Adaptado.
O significativo crescimento econômico da Índia, nos últimos anos, apoiou-se em vantagens competitivas, como a existência de:
(A) diversas zonas de livre-comércio distribuídas pelo território nacional.
(B) expressiva mão de obra qualificada e não qualificada.
(C) extenso e moderno parque industrial de bens de capital, no noroeste do país.
(D) importantes “cinturões” agrícolas, com intenso uso de tecnologia, produtores de commodities.
(E) plena autonomia energética propiciada por hidrelétricas de grande porte.

15- Observem o mapa, no qual estão assinaladas áreas de plantio de um importante produto agrícola.
Esse produto e características de suas áreas de ocorrência estão corretamente indicados em:
Produto- Declividade do terreno - Clima

MAPA ADAPTADO
A- Arroz - Muito baixa (<3%) - Temperado e subtropical
B- Soja - Variável - Equatorial
C- Cana- de -açúcar - Variável - Subtropical e tropical
D- Milho - Baixa (até 12%) - Tropical úmido
E- Trigo - Baixa (até 12%) - Temperado e subtropical

16- Considerem as afirmativas, o mapa, o gráfico e a imagem das casas semissoterradas, na China, para responder à questão.

I. Tempestades de areia que têm atingido Pequim nos últimos anos relacionam-se a ventos que sopram do deserto de Gobi em direção a essa cidade.
II. A baixa pressão atmosférica predominante sobre o deserto de Gobi é responsável pela formação de ventos fortes nessa região.
III. A diminuição de índices de precipitação atmosférica na região de Pequim e o avanço de terras cobertas por areia são indícios de um processo de desertificação.
IV. A grande região desértica asiática, da qual faz parte o deserto de Gobi, liga-se à macrorregião formada pelos desertos do Saara e da Arábia.
Está correto o que se afirma em
(A) I e II, apenas.
(B) II e III, apenas.
(C) I, III e IV, apenas.
(D) II, III e IV, apenas
(E) I, II, III e IV.

17- Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações. Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de:
(A) aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão.
(B) formação de depressões absolutas, gerada por acomodação de blocos rochosos.
(C) formação de canyons, decorrente de intensa erosão eólica.
(D) produção de desníveis topográficos acentuados, resultante da contínua sedimentação dos rios.
(E) geração de relevo serrano, associada a fatores climáticos ligados à glaciação.

18- Há anos, a Amazônia brasileira tem sofrido danos ambientais, provocados por atividades como queimadas e implantação de áreas de pecuária para o gado bovino.
Considere os possíveis danos ambientais resultantes dessas atividades:
I. Aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) atmosférico, como consequência da queima da vegetação.
II. Aumento do processo de laterização, devido à perda de ferro (Fe) e alumínio (Al) no horizonte A do solo.
III. Aumento da concentração de metano (CH4) atmosférico, liberado pela digestão animal.
IV. Diminuição da fertilidade dos solos pela liberação de cátions Na+, K+, Ca2+ e Mg2+, anteriormente absorvidos pelas raízes das plantas. Está correto o que se afirma em
(A) I e III, apenas. (B) I, II e III, apenas. (C) II e IV, apenas.
(D) III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

GABARITO:
08-D 09-A 10-D 11 -C 12 -B 13-E 14 -B 15-E 16-C 17 -A 18-A

FATEC – 2ª SEMESTRE/2011

19- O ano de 2011 teve início com mudanças no cenário político do norte da África. Alguns governos ditatoriais caíram, como na Tunísia
e no Egito. As manchetes dos jornais vêm destacando esses fatos, ora comentando sobre o mundo árabe ora sobre o mundo muçulmano.
Sobre esses dois mundos é correto afirmar que
(A) o mundo muçulmano é mais extenso que o mundo árabe, caracterizando conjuntos geográficos diferentes.
(B) o mundo muçulmano é territorialmente menor que o mundo árabe, porque este ocupa terras africanas, europeias e asiáticas.
(C) o mundo árabe está restrito às áreas mediterrâneas, enquanto o mundo muçulmano avança pela Ásia até o Extremo Oriente.
(D) ambos têm sofrido pressões internacionais para que se mantenham espacialmente limitados ao norte da áfrica e ao Oriente Médio.
(E) as designações são sinônimos, porque esses dois mundos têm a mesma origem histórica e ocupam o mesmo espaço geográfico.

20- Observe o mapa que mostra a região de Matopiba, formada pelos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e que constitui a nova fronteira agrícola do Brasil.
A REGIÃO DE MATOPIBA
mapa adaptado
Sobre essa nova fronteira, é correto afirmar que
(A) sua expansão deve-se à crescente necessidade de abastecimento de cana-de-açúcar nas usinas da Zona da Mata.
(B) o melhoramento genético das sementes tem permitido que o cultivo de grãos se adapte à cobertura vegetal do cerrado.
(C) as atividades que ali se desenvolvem são, predominantemente, ligadas à silvicultura destinada à produção de celulose e de papel.
(D) a região se caracteriza pela presença de vários assentamentos promovidos por programas de distribuição de terras para trabalhadores agrícolas.
(E) o seu desenvolvimento deu-se em áreas semiáridas que foram recuperadas do processo de degradação a que foram submetidas no passado.

21- A partir do final da década de 1980, o fracasso da economia socialista possibilitou ao sistema capitalista tornar-se praticamente universal, e a maioria dos países passou a desenvolver reformas econômicas liberalizantes. Entre as principais medidas adotadas pelos países nesse sentido, destaca-se:
(A) a diminuição das solicitações de auxilio financeiro a organismos internacionais como o Banco Mundial e o FMI.
(B) a criação de modelos de desenvolvimento baseados na cooperação entre grandes empresas mundiais e Estados pobres.
(C) a redução do protecionismo comercial, permitindo o forte aumento da circulação de mercadorias no comércio mundial.
(D) o aumento dos entraves jurídicos para a livre circulação de capitais entre os países subdesenvolvidos e os blocos econômicos.
(E) a pressão para o desmonte do G-7, que representa a manutenção da liderança econômica mundial pelas grandes potências.

22- Atualmente, a China é uma grande parceira comercial do Brasil. No entanto, apontam-se alguns problemas no intercâmbio entre os dois países. Um dos problemas é que nosso país exporta
(A) minérios, como ferro, cobre e urânio, e importa tecnologia para a produção de transgênicos, o que aumenta o nosso déficit comercial.
(B) produtos básicos, como soja, carne e laticínios, e importa produtos como aviões e implementos agrícolas de alto valor agregado.
(C) commodities com baixo valor agregado e importa bens manufaturados que ameaçam promover a desindustrialização nacional.
(D) carvão e xisto betuminoso, que são pouco valorizados internacionalmente, e importa bens de alta tecnologia, aumentando a nossa dependência econômica.
(E) bens de consumo não duráveis, como café solúvel, e importa tecnologia do setor farmacêutico e de informática, o que prejudica a indústria nacional.

23- Considere o mapa e o texto a seguir para responder à questão.

20 países viveram horas de nervosismo, pois foram alertados da possibilidade de serem invadidos por ondas gigantes formadas pela movimentação tectônica na costa japonesa. (O Globo, 12.03.2011. p. 20 adaptado)
Os países alertados sobre o problema:
(A) estão restritos à placa tectônica responsável pelo tsunami.
(B) situam-se a oeste e ao norte do Japão, incluindo a Rússia.
(C) localizam-se no hemisfério setentrional, atingindo o norte europeu.
(D) situam-se no litoral do Pacífico, incluindo países latino-americanos.
(E) fazem parte do Extremo Oriente, como é o caso da índia e do Paquistão.

GABARITO 19-A 20-B 21-C 22-C 23-D

UFTM 2011/CONHECIMENTOS GERAIS V-4
24- - Analise o gráfico que representa a produção de etanol no Brasil entre 1990 e 2008.
Produção de etanol no Brasil, 1990-2008A partir da análise do gráfico e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
(A) A queda abrupta da produção de etanol hidratado no final dos anos 1990 ocorreu pela crise na lavoura canavieira, devido às greves promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
(B) A produção dos dois tipos de etanol sofreu alterações semelhantes no período, pois acompanhou as oscilações na produção do petróleo no mercado internacional.
(C) A recuperação da produção do etanol hidratado ocorreu pelo incentivo ao consumo, proporcionado pela expansão da frota de automóveis bicombustíveis.
(D) A queda da produção de etanol hidratado no final dos anos 1990 acompanhou a queda da produção automobilística nacional naquele período.
(E) O decréscimo da produção total de etanol ocorreu pelo esforço brasileiro para diminuir a emissão de gases de efeito estufa.

25- Leia o texto:
A desertificação (...) ameaça a subsistência de mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização das Nações Unidas. No Brasil, a região Nordeste é a mais vulnerável, com mais de 1,1 milhão de quilômetros quadrados suscetíveis ao fenômeno. (Revista Ciência Hoje, abril de 2011.)
Sobre as causas da desertificação que ocorre no nordeste brasileiro, é correto afirmar que esse fenômeno é:
(A) uma degradação das condições ambientais de áreas naturalmente de baixa umidade, provocada ou acelerada pela ação humana.
(B) uma ocorrência típica de regiões superpopulosas, com elevados índices de densidade demográfica, como é o caso de toda a área da região nordestina.
(C) um processo exclusivamente natural, que ocorre em regiões semi áridas, agravado por mudanças climáticas recentes.
(D) um processo natural, comum em áreas com pouca biodiversidade e com pequeno número de rios intermitentes.
(E) uma degradação causada por mudanças climáticas recentes, devido aos intensos desmatamentos de áreas florestadas na região.

26- Examine a tabela das maiores metrópoles do mundo
Cidade População em milhões
1. Tóquio 35,67
2. Nova Iorque 19,04
3. Cidade do México 19,02
4. Bombaim 18,97
5. São Paulo 18,84
6. Nova Délhi 15,92
7. Xangai 14,98
8. Calcutá 14,78
(ONU, 2007.)
Os dados da tabela e os seus conhecimentos geográficos permitem afirmar que as grandes metrópoles:
(A) costumam agregar num único corpo urbano unidades políticas menores, como no caso de São Paulo, cujo município principal é menor que a metrópole.
(B) predominam em países de grande desenvolvimento econômico, gerando populações distribuídas de modo desigual pelo território.
(C) situam-se em países de grande extensão territorial e também de elevada população, duas condições necessárias para suportá-las.
(D) concentram grandes problemas funcionais, devido ao seu tamanho, fazendo com que seus espaços sejam de impossível administração.
(E) não estão presentes em países de desenvolvimento econômico avançado, em função do eficiente planejamento urbano e das políticas de descentralização.
27- Analise o mapa para subsidiar suas respostas às questões de números 68 e 69.
Densidades demográficas na Ásia, 2007
(Marie-Françoise Durand et al. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo, 2009.)
Assinale a alternativa que indica corretamente as situações representadas no mapa:
(A) Distribuição das populações absolutas de uma das regiões mais populosas do mundo, ao lado da América Latina.
(B) Densidades demográficas das duas regiões mais populosas da Terra, o leste do continente asiático e o subcontinente indiano.
(C) Quadro demográfico onde se nota que a densidade demográfica do sudeste asiático (Laos, Tailândia, etc.) é maior do que a do subcontinente indiano.
(D) Densidades demográficas semelhantes nos territórios dos dois países mais populosos do mundo, China e Índia.
(E) Predomínio de densidades demográficas superiores em regiões interioranas, em relação às zonas litorâneas.

28- Sobre o desenvolvimento econômico da Ásia, pode-se afirmar que:
(A) Os dois países mais populosos apresentam atualmente grande dinamismo econômico, além de um imenso potencial, entre outras razões, pelos seus grandes contingentes demográficos.
(B) Essa região do mundo apresenta um domínio de zonas deprimidas economicamente, em razão dos enormes volumes de população para se alimentar.
(C) Os países de configuração insular apresentam densidades demográficas mais baixas, o que explica os índices menores de desenvolvimento econômico.
(D) O desenvolvimento econômico da região, em razão dos grandes contingentes demográficos, se sustenta no uso intensivo da mão de obra em setores de baixa tecnologia.
(E) A política econômica dos países que mais se desenvolvem na região é notável por evitar o ramo da informática, para não gerar desemprego em função da automatização.

29- Analise o gráfico que representa fluxos comerciais do Mercosul, entre 1994 e 2007.
Parcela das exportações de cada país membro para o MERCOSUL
GRÁFICO ADAPTADO
Considerando o gráfico e o tamanho das economias dos países integrantes do bloco, é correto afirmar que:
(A) o Brasil foi o país de menor participação absoluta no conjunto das exportações para o MERCOSUL nesse período.
(B) a supremacia do Paraguai no total das exportações para o bloco, ocorreu em razão do enorme crescimento de sua economia por conta dos investimentos externos recebidos.
(C) Os países membros de menor economia do MERCOSUL, revelaram maior dependência em relação ao bloco para alocar suas exportações.
(D) O aumento proporcional das exportações para o bloco de todos os países membros, deveu-se à produção de espaços mais conectados entre esses países.
(E) A participação dos países de maior economia nas exportações para o bloco, indicou um aumento da dependência dos mesmos em relação ao MERCOSUL.

30- O trecho refere-se a alguns comentários sobre a tragédia na zona serrana do estado do Rio de Janeiro, no mês de janeiro de 2011.
A explicação para a tragédia não se restringe apenas à quantidade de chuvas ou à geografia [física] dos morros (...) Ela remonta à ocupação das áreas urbanas no Brasil (...) Pouco se respeitou o funcionamento natural do solo (...) Na região serrana, muitas construções recortaram as encostas dos morros. (Época, 17.01.2011. Adaptado.)
Escolha a alternativa que complementa de forma coerente os comentários.
(A) As construções nas zonas de grande declividade implicaram em remoção de florestas, ajudando a desestabilizar as encostas.
(B) A geografia dos morros, com seus declives excessivamente acentuados, foi a causa decisiva para os deslizamentos nas encostas.
(C) A ocupação das áreas urbanas no Brasil expande-se pelas vertentes com declives excessivamente acentuados, apenas em casos excepcionais.
(D) A causa da tragédia na zona serrana ocorreu devido ao elevado índice de chuvas na região, excessivo para áreas em declividade.
(E) Nos declives daquela área há algumas construções das classes média e alta que são sólidas, e que só vieram abaixo em razão das chuvas excepcionais.

31- Sem chuva, os campos nativos, geralmente rasos, não dão conta de alimentar o gado no auge da estação quente, repetindo-se a crise nutricional que aflige os criadores também no inverno, quando as geadas queimam os pastos. Em anos de inverno muito rigoroso, sempre morrem algumas reses – não de frio, mas de desnutrição. (Revista Globo Rural, fevereiro de 2011.)
A área de produção pecuária, localizada no território brasileiro, descrita no texto, é denominada:
(A) Pantanal, onde ocorrem mudanças climáticas sazonais, mais acentuadas no inverno.
(B) Campos sulinos, área suscetível a invernos rigorosos.
(C) Oeste paulista, com abundância de pastagens naturais e inverno seco.
(D) Sertão nordestino, com pastagens naturais de solos rasos, que se degradam muito no verão.
(E) Campinaranas amazônicas, cujas pastagens naturais ficam submersas no verão.

32- Leia o texto e observe a foto:
A Terra, graças à sua evolução ao longo de alguns bilhões de anos, propiciou condições para a existência da vida. É em sua superfície que vivemos (...) e dela extraímos tudo que é necessário para a manutenção da espécie (...) (Umberto G. Cordani; Fabio Taioli. Decifrando a Terra, 2009.)
Produção de arroz na sub-região do Baixo Mondengo, Portugal.
(http://projovem.drapc.min-agricultura.pt)
Tendo em vista as relações homem – natureza, pode-se afirmar que:
(A) Os recursos naturais necessários para a reprodução da espécie encontram-se todos na superfície terrestre, onde se desenvolve a biosfera.
(B) A evolução da Terra ao longo de bilhões de anos proporcionou solos férteis para a agricultura, cujo desgaste não pode ser compensado.
(C) Os recursos disponíveis na superfície foram muito degradados pelos seres humanos, não permitindo a manutenção da espécie.
(D) Não somente extraímos recursos da superfície, como também os transformamos, criando espaços propícios para a produção.
(E) A importância dos recursos da superfície como a água é decisiva, pois somente onde ela existe em abundância pratica- se a agricultura com eficiência.

Questão 33- Leia o texto:
A soma das exportações do agronegócio brasileiro no período de 12 meses terminado em março registrou um novo recorde. Com US$ 79,8 bilhões em vendas entre abril de 2010 e março de 2011 e a alta dos preços das commodities (...), o país deve superar, em breve, a marca dos US$ 80 bilhões (...) As exportações no período, de acordo com o Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento (Mapa), cresceram 19,7% em relação ao período de abril de 2009 a março de 2010. (www.exame.com)
Assinale a alternativa que identifica a tendência provocada pela evolução do agronegócio no Brasil.
(A) Apoio dos produtores ao Código Florestal em vigência desde 1965, porque a modernização produtiva permite a reconstituição da vegetação removida por sistemas produtivos precários.
(B) Nova condição do país no cenário econômico internacional, porque, no futuro, as novas potências serão produtoras de commodities.
(C) Retenção da população no campo, aumentando o contingente rural, que estava declinando desde os anos 1970.
(D) Freio importante no ritmo do desmatamento, em especial, das zonas do norte do Mato Grosso, devido ao aumento da produtividade agrícola.
(E) Grande demanda por terras agrícolas, especialmente nos biomas do Brasil central e do Norte do país.

34- Analise o gráfico.
BRASIL: EVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA
1950 – 2010
Gráfico adaptado
Os dados demográficos publicados pelo IBGE em 2011 confirmam algumas tendências. A esse respeito pode-se afirmar que:
(A) a estabilização da população rural se manteve no mesmo patamar, desde 1970, com ligeiras elevações.
(B) o crescimento da população urbana teve um ritmo próximo ao da população total.
(C) houve uma pequena diminuição do ritmo de crescimento da população total desde os anos 1960.
(D) houve uma desaceleração importante do ritmo de crescimento da população urbana entre 2000 e 2010.
(E) a estabilização da população urbana ficou no mesmo patamar de 1960 a 2010.

GABARITO: 24-C 25-A 26-A 27-B 28-A 29-C 30-A 31 -B 32-D 33-E 34-B

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI/1ª ETAPA 2011
35-- Leia este trecho.
“O Brasil é o país dos Brics com os melhores indicadores de redução das desigualdades sociais, de acordo com a pesquisa “Os Emergentes dos Emergentes”, divulgada hoje em São Paulo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O levantamento apura que no Brasil a evolução dos indicadores das classes sociais tem mostrado desempenho superior ao dos dados macroeconômicos”.
(Fonte: Agência Estado de S.Paulo, 27/06/2011)
Os países que compõe o grupo dos Brics são:
(A) Brasil, Rússia, Chile, Suécia e Suíssa.
(B) Brasil, Rússia, China, Indonésia e África do Sul.

(C) Brasil, Ruanda, Chile, África e Suécia.
(D) Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.


36- Leia este trecho.
“Do Segundo Império até o final da Republica Velha, novos padrões migratórios eram percebidos no
Brasil. Estima-se que, somente entre 1890 e 1899, entraram no Brasil 1,2 milhão de imigrantes.”
Fonte: BASSANEZI, M. S. Imigrações internacionais no Brasil: um panorama histórico. In: PATARRA, N. (Coord.)
Emigração e imigração internacionais no Brasil contemporâneo.Campinas: FNUAP, 1995
Considerando esse período da história brasileira, é INCORRETO afirmar que.
(A) Os imigrantes europeus tinham a região Sul do Brasil como destino preferencial.
(B) As migrações internas não se destacavam na época em razão dos expressivos fluxos de imigrantes internacionais.
(C) A imigração internacional era fortemente financiada pelo Estado e, desse modo, impunha limite à expansão dos deslocamentos populacionais internos.
(D) A grande expansão da economia cafeeira e o primeiro e expressivo surto de industrialização, ampliaram as relações mercantis entre as diferentes regiões brasileiras, até então meros arquipélagos regionais.

37- O quarto relatório do IPCC 2007 indica que, a partir da Revolução Industrial, existe uma grande probabilidade para que o desenvolvimento econômico baseado na queima de combustíveis fósseis tenha de fato contribuído para as mudanças climáticas globais, diante da emissão de gases de efeito estufa, tais como o gás carbônico e o metano. Com base nesse texto, é INCORRETO afirmar que:
(A) As tecnologias que usam recursos renováveis, no longo prazo, causam um impacto muito menor na mudança climática.
(B) A substituição de combustíveis fósseis por produtos de origem vegetal pode reduzir as emissões de poluentes para a atmosfera.
(C) O biodiesel vem sendo uma fonte de energia alternativa promissora e propõe reduzir os principais gases causadores do efeito estufa.
(D) Os países industrializados são os maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico na atmosfera, enquanto os países em desenvolvimento não contribuem significativamente para as mudanças climáticas globais.

38- Sobre o processo de urbanização, é INCORRETO afirmar que:
(A) A desconcentração demográfica nas regiões mais dinâmicas do Brasil não aconteceu em paralelo à desconcentração econômica e industrial.
(B) As regiões metropolitanas cresceram no contexto nacional e mundial na década de 1980, aparecendo como polos geradores de crescimento econômico e de imigração populacional.
(C) A urbanização se acelerou nos países em desenvolvimento, na década de 1980, embora tenha ocorrido uma desaceleração desse processo nos países desenvolvidos nesse mesmo período.
(D) As maiores regiões metropolitanas brasileiras atualmente experimentam uma desaceleração do crescimento populacional, sendo cada vez mais notável o papel das cidades médias no processo de desconcentração demográfica.

39- Leia este trecho:
“Através da cartografia quaisquer levantamentos (ambientais, socioeconômicos, educacionais, de saúde etc.) podem ser representados espacialmente, retratando sua dimensão territorial, facilitando e tornando mais eficaz a sua compreensão... Todo produto cartográfico é sempre útil e válido para uma determinada aplicação, num determinado instante do tempo. Fonte: (IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.)
Sobre o uso da cartografia na sociedade atual, é correto afirmar que:
(A) Os armamentos pesados substituíram o uso de mapas nos conflitos mundiais, desde a 2ª Guerra Mundial.
(B) O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE utiliza somente mapas analógicos para suporte dos trabalhos do censo populacional.
(C) A Cartografia das grandes empresas está apoiada nas mais modernas tecnologias digitais coordenadas por um Sistema de Informações Geográficas - SIG.
(D) A Cartografia escolar vem utilizando sistemas computacionais nas aulas de Geografia, preparando os alunos para trabalharem com o Sistema de Informações Geográficas - SIG.
40- Leia este texto
“A economia solidária foi criada por operários, no início do capitalismo industrial, como resposta à pobreza e ao desemprego que resultavam da utilização das máquinas, no início do século XIX.
Com a criação de cooperativas (de produção, de prestação de serviços, de comercialização ou de crédito), os trabalhadores buscavam independência econômica e capacidade de controlar as novas tecnologias colocando-as a serviço de todos os membros da empresa. Essa ideia persistiu e se espalhou: da reciclagem ao microcrédito, já existem milhares de empreendimentos desse tipo hoje em dia, em várias partes do mundo. Na economia solidária, todos os que trabalham são proprietários da empresa. Trata-se da possibilidade de uma empresa sem divisão entre patrão e empregados, sem busca exclusiva convivência com a economia de mercado.”
Fonte: SINGER, Paul. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil. 2003.
Frente à chamada “reestruturação capitalista” e no contexto da “Globalização” o ressurgimento do cooperativismo significa:
(A) o fim da luta de classes assim como Karl Marx apresentou.
(B) a possibilidade de superação da crise do capitalismo e constituição do socialismo.
(C) que as contradições inerentes ao sistema podem resultar em formas alternativas de produção.
(D) que o cooperativismo bem como a economia solidária significa o fim do capitalismo.

41- Antônio Vieira Resende publicou no jornal Estado de Minas, de 28/06/2011 que:
“Todo ou quase todo o excedente de caixa é aplicado em ativos financeiros, especialmente títulos públicos”.
Diante dessa citação, pode-se afirmar que a hegemonia econômica nos dias atuais encontra-se no setor:
(A) agrário.
(B) financeiro.
(C) industrial.
(D) serviço.

42- Leia este texto
“O efeito estufa não é fenômeno recente e, muito menos, naturalmente maléfico. Alguns dos gases que o provocam, funcionam como uma capa protetora que impede a dispersão total do calor e garante o equilíbrio da temperatura na Terra. Cientistas americanos da Universidade da Virgínia alegam ter descoberto um dos primeiros registros da ação humana sobre o efeito estufa.
Há oito mil anos, houve uma súbita elevação da quantidade de CO2 na atmosfera terrestre. Nesse mesmo período, agricultores da Europa e da China já dominavam o fogo e haviam domesticado cães e ovelhas. A atividade humana da época com maior impacto sobre a organização social e o ambiente foi o começo do plantio de trigo, cevada, ervilha e outros vegetais. Esse plantio passou a exigir áreas de terreno livre de sua vegetação original, providenciadas pelos inúmeros grupos humanos nessas regiões com métodos elementares de preparo do solo, ainda hoje, usados e condenados, em razão dos problemas ambientais decorrentes.”
Fonte: disponível em http://www.embrapa.br/publicacoes/tecnico/aquecimentoglobal.pdf
Segundo essa hipótese sobre as primeiras atividades humanas organizadas e diante da forma de organização da economia pelos portugueses no Brasil colonial, pode-se afirmar que a condição climática do semiárido nordestino decorre
(A) da domesticação de animais na região nordestina no período colonial.
(B) da exploração de metais preciosos na zona da mata nordestina no período colonial.
(C) do incremento na fabricação de artesanato de cerâmica na região no período colonial.
(D) do cultivo da cana-de-açúcar para a exportação ao mercado europeu no período colonial.

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI/2ª ETAPA 2011
43- - Sobre o processo de globalização e seus impactos sobre as cidades é INCORRETO afirmar que:
(A) A globalização tem atuado na catalisação dos fluxos de pessoas, mercadorias, serviços e informações entre as cidades mais dinâmicas do globo.
(B) Mesmo as pequenas cidades das regiões mais dinâmicas dos países em desenvolvimento tem se conectado mais aos fluxos globais de informação.
(C) O amadurecimento e o aumento do número das cidades médias nos países em desenvolvimento têm aumentado o equilíbrio das redes urbanas regionais.
(D) Os polos urbanos regionais têm se tornado cada vez menos capazes de participar dos sistemas de fluxos regionais e globais nos países em desenvolvimento com a intensificação da globalização.

44- Analise este gráfico. População Urbana e Rural das regiões mais desenvolvidas e menos desenvolvidas do Globo, 1950-2050.
GRÁFICO ADAPTADO
Com base na análise desse gráfico, é INCORRETO afirmar que:
(A) A população rural das regiões menos desenvolvidas tem aumentado nas duas últimas décadas, embora em um ritmo cada vez menor.
(B) O crescimento da população urbana nas regiões mais desenvolvidas tem sido tímido nas ultimas décadas, uma vez que a emigração tem gerado grandes impactos no total da população e na estrutura etária dos países dessas regiões.
(C) As projeções indicam que o mundo menos desenvolvido se tornará predominantemente urbano a partir de 2020, ao contrário das regiões mais desenvolvidas em que a população urbana já supera a população rural desde a década de 1950.
(D) As projeções indicam que a população urbana das regiões menos desenvolvidas deve continuar aumentando a um ritmo acentuado, mesmo diante da perspectiva de queda geral no crescimento vegetativo, com destaque para os movimentos migratórios do tipo rural-urbano.

45- Tentando ultrapassar a classificação dos países em desenvolvidos e subdesenvolvidos, surge um novo grupo denominado de ”países emergentes”. Entre estes se formou um grupo denominado BRICS – Brasil,
Rússia, Índia, China e África do Sul, que se caracterizam por apresentar alto grau de industrialização e desenvolvimento tecnológico, mas apresentam ainda baixos índices de desenvolvimento humano (IDH).
São características comuns entre esses países,
(A) grande extensão territorial e elevada densidade demográfica.
(B) economia baseada na agroindústria e comércio internacional.
(C) população predominante de jovens e baixos índices de desemprego.
(D) mão-de-obra abundante e significativas reservas de recursos minerais.

46- O século XIX foi marcado por diversas formas de luta e de resistência do operariado europeu.
Sobre as ideologias socialistas, surgidas nesse período, é correto afirmar que:
(A) O Socialismo Utópico tem como principal característica a defesa da ideia de que é possível melhorar as condições de vida dos trabalhadores sem, contudo, destruir o Capitalismo.

(B) O Anarquismo defende a idéia da existência de uma sociedade de classes, na qual o Estado deverá ter tarefa de garantir a liberdade de todos os seres humanos e a posse da propriedade privada.
(C) O Socialismo Marxista interpreta a realidade social a partir da compreensão das relações sociais de produção, privilegiando a burguesia como o motor da superação do modo de produção capitalista.
(D) As primeiras formas de organização dos trabalhadores eram denominadas associações de ajuda mútua e cooperativas que lutavam pelo sufrágio universal, o voto secreto e a possibilidade dos operários serem eleitos.

47- São características da Constituição de 1934 promulgada pela Assembléia Constituinte, durante o governo de Getúlio Vargas:
(A) estabelecimento do voto secreto, da Justiça Eleitoral e o reconhecimento do direito de voto para as mulheres.
(B) direito de voto reservado apenas aos homens maiores de 21 anos, excluindo os soldados, analfabetos, mendigos e mulheres.
(C) voto censitário baseado na renda, estabelecimento da Justiça Eleitoral e imediato pleito direto para todos os cargos do Executivo.
(D) mandato presidencial de cinco anos e o direito do governante a eleições consecutivas para os cargos do Poder Executivo.

48- Leia este trecho.
“A imagem do Brasil no mundo tem sido muitas vezes associada à Amazônia e à sua floresta tropical. Em decorrência, o meio ambiente, tema que ganhou grande visibilidade na segunda metade do século passado, conseguiu a façanha de, pela primeira vez na história, reunir mais de cem chefes de Estado, em 1992, no Rio de Janeiro, durante a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Lá, o conceito de biodiversidade foi introduzido decisivamente no vocabulário global, ganhando até certa popularidade. Das ciências naturais para a política, a biodiversidade percorreu o caminho das negociações e dos fóruns internacionais, das agendas nacionais e locais e atingiu o status de questão estratégica, em uma intricada tessitura de razões geopolíticas, econômicas, sociais e ecológicas. É também um conceito frequentemente ilustrado pelo caso brasileiro, principalmente pela Amazônia.”
Fonte: SILVA, Marina.Histórias da floresta, da vida e do mundo in VIANA, G. et al. O desafio da sustentabilidade: um debate socioambiental no Brasil.São Paulo:Editora Fundação Perseu Abramo,2001, pag 199.
Sobre a origem e a evolução do conceito de sustentabilidade pode-se afirmar que ele
(A) Surgiu na Grécia antiga com a preocupação de defender seus recursos naturais e culturais.
(B) Surgiu da idéia de se usar os recursos naturais do planeta para conter o desenvolvimento econômico.
(C) O conceito ganhou força no final do século passado com fortes impactos ambientais causados pelas atividades antrópicas.
(D) Surgiram a partir do interesse de se aproveitar as madeiras do desmatamento da Amazônia para sustentar as comunidades locais.

49- Minas Gerais é um Estado tradicional na atividade agropecuária. É o maior produtor de leite e café do país e detém o segundo maior rebanho bovino. Destaca-se também na produção nacional de milho, feijão, soja, batata, alho, cenoura, tomate, frutas e ovos. Além disso é o principal Estado reflorestador e produtor de carvão de florestas plantadas do país.
Sobre as atividades agrícolas ao longo do tempo, é correto afirmar que:
(A) Na segunda metade do século passado, Minas Gerais transformou-se no maior plantador de eucalipto do país.
(B) Desde o período colonial, a agricultura mineira caracteriza-se por ser a principal atividade econômica do estado.
(C) No século XX, a região do sul de minas e triângulo mineiro perderam a liderança regional de produção de grãos (milho e soja).
(D) Até hoje, a produção de café garante a forte influência política de Minas Gerais no cenário político nacional

50- Leia este trecho.
Constitui-se assim uma nova divisão internacional do trabalho cuja espacialidade pode nos revelar muito, especialmente no que se refere ao poder de transformação das novas tecnologias, às novas formas de intervenção das grandes corporações e à desconstituição de sujeitos coletivos por meio da desconstrução da organização dos trabalhadores e outros grupos sociais.
COSTA, Rogério H.PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter Porto. A nova desordem mundial. SP: Editora UNESP,2006, pag 32.
Sobre a Divisão Internacional do Trabalho (DIT), é correto afirmar que:
(A) O continente europeu é responsável pela maior parte da produção industrial no mundo.
(B) O Brasil constitui-se ainda em um país fornecedor de matérias-primas e importador de produtos industrializados.
(C) A África, de fornecedor de escravos nos séculos XVIII e XIX passou a ser exportador de mão-de-obra especializada para Ásia e Oceania.
(D) Os produtos de alta tecnologia atualmente são produzidos também em países onde sua população enfrenta sérios problemas de educação e saúde.

GABARITO:
35-D 36-A 37-D 38-A 39-C 40-C 41-B 42-D 2ª 43-D 44-B 45-D 46-B- 47-A 48-C 40-A 50-D

PUC – GOIÁS – 2011/12 CURSOS TRADICIONAIS

51- “Ainda restam 16 milhões de miseráveis. Não é uma Argentina, mas um Chile” – frase dita por Dilma Rousseff, presidente do Brasil, durante ato do Plano Brasil Sem Miséria. Refletindo sobre texto 01 e a frase da presidente, marque a alternativa correta:
(A)A urbanização brasileira multiplicou o número de subempregados e de pequenos negócios pouco capitalizados. Esse setor terciário hipertrofiado parece corresponder a uma necessidade do capitalismo dependente, compensando a carência de capitais com atividades que usam muito trabalho não especializado.
(B) De acordo com dados do IBGE, no que se refere a nutrição, a media de consumo de alimentos no Brasil esta muito abaixo do mínimo considerado recomendado pela FAO e OMS, que são 2.500 calorias por dia. Esse fato refere-se, sobretudo, a realidade vivida pela população do Nordeste e do
Sudeste do país.
(C) Um dos fatores responsáveis pela situação econômica do Brasil se refere a estrutura etária. Segundo dados do último recenseamento, temos mais de 50% da população constituída de jovens e um aumento significativo de 23% de idosos. Essas duas estruturas etárias são economicamente improdutivas e acabam pesando no orçamento geral das famílias.
(D) O desemprego, de um modo geral, aumentou em todo o mundo, a partir da Segunda Revolução Industrial, a qual trouxe a mecanização das tarefas que eram realizadas por muitas pessoas. Graças às escolas profissionalizantes, ao emprego informal e as políticas voltadas para o pequeno trabalhador, o Brasil encontra-se abaixo da media ate de países vizinhos, como o Chile e a Argentina.

52-
Texto 02
BOBO PLIN – Pára com isso! Pára com isso! (Menelão pára, Bobo Plin se contém.) E escuta.
Escuta bem, com seus dois ouvidos. (Pausa. Toma fôlego.) Eu não entrei na trilha dos saltimbancos por acaso, nem para ser um reles fazedor de graça. Eu queria consagrar a minha vida através do oficio que escolhi obedecendo a um imperioso apelo vocacional.
Mas você, você, com sua ganância... suas receitas de sucesso, você, você, você sim, você, Menelão, sem nenhum escrúpulo, sem nenhuma sensibilidade, veio me falar de mil e um palhaços geniais. Olha,
Bobo Plin, tem um que e de total pureza. Ele comove multidões quando aprisiona um raio de sol e o leva pra casa. Tem um que faz balões de gás dançarem quando toca sua trompete. Teve um que ridicularizou um tirano, assassino sanguinário que queria ser o senhor absoluto do mundo. E o magro sonso. E o gordo ingênuo e bravo. E o comprido de calça pela canela, arcado pra frente devido ao pesado fardo da indignação constante e sincera contra a mecanização imposta ao homem moderno. Tem também, você me dizia, os que dão piruetas, os que saltam, dão cambalhotas, levam bofetões, os que tocam música clássica em garrafas vazias penduradas num varal.
Tem outro... e outro... e outro... Contou-me ate que tinha um pobre palhaço louco, que queria ser o jogral de Nossa Senhora Mãe Santíssima e que andava pelas igrejas jogando malabares diante das imagens da Santa Maria. Esse, você me disse, morreu enforcado na cruz do Senhor Jesus Cristo, numa catedral gótica.
(Pausa.) [...]
(MARCOS, Plinio. Balada de um palhaço. Edição doAutor, 1986. p. 14-15. Pocket book.)
O texto 02 faz-nos refletir sobre a diversidade, a alteridade, o respeito as diferenças... Analisando isso, assinale a alternativa correta:
(A) Racismo é a tendência de desvalorizar certos grupos (étnicos, culturais ou sociais) atribuindo-lhes características inferiores as de outro considerado “superior”. Portanto, racismo não se limita ao preconceito contra o negro, mas vai muito alem disso. O racismo vem de longa data e, por mais que estejamos ligados em redes, pelo mundo afora, e com muito mais possibilidade de conhecimento que anteriormente, vivemos em um mundo sem respeito as diferenças.
(B) Por ocasião do regime nazista na Alemanha, ocorrido antes e durante a Segunda Guerra Mundial, milhares de judeus, poloneses, latinos e americanos foram presos e levados para campos de concentração, visando a limpeza étnica necessária para purificação da raça ariana.
(C) Um dos mais notáveis exemplos de racismo nas últimas décadas foi o sistema de apartheid – segregação racial ocorrida na África Setentrional. La havia grande discriminação contra os negros e outras etnias, como os indianos, pois a maioria branca, descendente de ex-colonizadores americanos e de poloneses, possuía a maior parte das terras, das riquezas e, por isso, discriminavam os negros pobres e tidos como preguiçosos. O apartheid entrou em crise nos anos 90 e terminou oficialmente no ano 2000.
(D) Nós somos conhecidos como um povo amistoso, alegre e plural. A despeito disso, temos visto a crescente discriminação contra imigrantes que chegam para ocupar as vagas de empregos dos brasileiros. Outra forma de racismo crescente aqui se refere à preferência, no mercado de trabalho, para homens, ao invés de mulheres; alem disso, aqueles recebem salários melhores do que os destas, quando ocupam a mesma função.

53-
Texto
Há pessoas que vivem para destruir. Nasceram no fosso da ignorância e la construíram o seu mundo de ódio, de desprezo, de traição. Fazem cursos de guerra, especializam-se no manuseio de armas bélicas e exercitam-se diariamente no processo de delação.
Têm a língua afiada, pronta para soltar vitupérios e o dedo médio lambuzado de titica e enrijecido de tantas deduragens. São obscuras, raivosas, traidoras, covardes e vivem no anonimato. Têm como lema a destruição. Se não posso ser notável, ser importante, ser escritor, por exemplo, que ninguém o seja. E aí, no laboratório de sua insignificância destilam ódio contra aqueles que estão construindo, mostrando ao mundo que ainda e possível plantar rosas e fabricar perfumes.
(TELES, Jose Mendonça, Crônicas de mim. Goiânia:Kelps, 2011. p. 127.)
Refletindo sobre o texto de Jose Mendonça Teles e sobre a sociedade em que vivemos, podemos afirmar:
(A) A cena de balas de fuzil no céu do Complexo do Alemão, o maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro, fez reviver, no inicio de setembro deste ano, o clima de guerra e pavor aparentemente controlado por algum tempo pela política do governo do estado de ocupação permanente dos territórios dominados pelos criminosos, as chamadas Unidades de Policia Pacificadora (UPPs).
(B) Os principais motivos dos conflitos que ocorrem em todo o mundo são disputa por território, desemprego, rivalidades étnicas e disputa por alimentos. Esse último motivo, para nós, brasileiros, pode parecer estranho, mas ha países tão pequenos, como o Azerbaijão, situado nas montanhas do Cáucaso, em que não só os alimentos, mas também a água e disputada por meio de armas ate por crianças nas ruas.
(C) Atualmente, mais que fuzis e armas de fogo, tem sido crescente o uso de armas químicas e biológicas. Ha tempos, a hipótese de um grande ataque com gases e germes faz parte do universo dos especialistas em terrorismo. Neste ano, foi descoberto pela CIA um laboratório escondido no Iraque, no qual o governo deste país, em parceria com a Líbia, desenvolveu um gás tão devastador, capaz de matar metade da população da Terra.
(D) No dia 11 de setembro, os ataques terroristas aos EUA, chefiados por Osama Bin Laden, radical islâmico, completaram dez anos. O terrorismo islâmico e fruto da religião islâmica fundada por Maomé, considerada a religião que menos cresce no mundo, principalmente por sua intolerância com qualquer outro tipo de pessoa que não siga o Tora, livro sagrado.

54-
Texto 04
[...] Meu corpo colorido e minha tinta de guerra ofuscam meu irmão de terno que me renega no Congresso Nacional e me ignora em seus acordos internacionais.
[...]
E preciso pisotear a gloria do conquistador alienígena. Desejo de novo o meu paraíso perdido, minha tanga de penas, túnica inconsútil, meu olhar selvagem; minha simples e louca alegria.
Preciso de cores para meus quadros e espaço para minhas imagens. Quero a felicidade de não me sentir espoliada. Dançar em volta da fogueira, ouvir o som virginal vindo do fundo da floresta intocada quando corpo e alma ainda não se haviam separado.
Também eu levava galhos, folhas, corpos que se abandonavam a inércia das águas. Sou o rio, a memória do tempo. Um corpo liquido que prefere não se moldar a formas e caminhos percorridos. Ha uma meta e algo para ser feito. Ha quilômetros a serem trilhados e muita terra para ser banhada. Florestas imensas alongam-se para o céu, entremeadas de cipós e verdes me absorviam, me buscavam nos ares.
(MARTINS, Maria Teresinha. Rapto de Memória. 2. ed. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2010. p. 16-17.)

O texto 04 diz: “Meu corpo colorido e minha tinta de guerra ofuscam meu irmão de terno que me renega no Congresso Nacional e me ignora nos acordos internacionais”. Refletindo sobre o contexto brasileiro, marque a alternativa correta:
(A) O Congresso ou Poder Federativo Nacional é o responsável pela elaboração das leis do nosso país
e é composto pela Câmara dos Deputados e do
Senado. No Brasil, ambos representam o cidadão e o Estado ao mesmo tempo. Essa sobreposição só atrapalha o encaminhamento de ações que visam atender aos direitos dos cidadãos, já que há a precedência do Estado sobre a sociedade.
(B) A indignação, que se encontrava em estado de letargia desde o governo Lula, deu sinais de vida: no dia 7 de setembro deste ano, organizados em redes sociais, milhares de brasileiros (a maioria deles jovens) saíram às ruas de várias capitais para protestar contra a corrupção presente no nosso pais.
(C) Na década de 90, quando o PT comandava grandes mobilizações, ao lado de entidades civis e movimentos sociais, o partido protagonizou ações que levaram o presidente Fernando Henrique Cardoso ao processo de impeachment, dando uma demonstração de que a sociedade, naquele período histórico, se mobilizava contra a corrupção.
(D) Até 2010 o Brasil vivia com a inflação sob controle, respeitava contratos firmados, tinha peso crescente no comercio internacional e vinha registrando aumentos significativos de pessoas para a classe média, fazendo jus, portanto, ao status de país emergente, o que contraditoriamente não se vê no campo da política. Justamente por isso, e pela mudança de governo com a eleição da presidente Dilma Rousseff, estamos perdendo todas as nossas conquistas.

55- Relembrando o fragmento do texto 04, que diz:
“Dançar em volta da fogueira, ouvir o som virginal vindo do fundo da floresta intocada [...]” e refletindo sobre os problemas socioambientais, marque a alternativa correta:
(A) Na natureza existe uma harmonia entre os seres vivos e o meio ambiente. Chamamos isso de equilíbrio ecológico. Ao quebrar essa harmonia, o homem provoca impacto ambiental. As erupções vulcânicas, os terremotos e outros fenômenos naturais não são considerados impactos ambientais, pois não são causados pela ação dos seres vivos, ou pela ação antropica.
(B) Os impactos ambientais eram muito pequenos no inicio da historia do homem. O aumento populacional e o desenvolvimento tecnológico, no decorrer do tempo, intensificaram rapidamente a dimensão desses impactos. Em toda parte vemos a socialização dos prejuízos causados pelo homem, mas, com certeza, as cidades sao os locais onde há mais pressão sobre os recursos naturais.
(C) As florestas tropicais e temperadas são as que guardam em seu interior a maior biodiversidade do planeta. Elas regulam o fluxo de água (como, por exemplo, a Floresta Amazônica), protegem os mananciais e oferecem madeiras de lei e plantas medicinais, sem falar que sao ainda habitadas por muitos povos indígenas.
(D) São vários os problemas ambientais existentes na sociedade moderna. O consumo de água e um deles. Em torno de 70% da população humana vivem nas cidades e e nelas que se vão também 70% do consumo de água, restando 10% para as indústrias e 20% para o campo.

56- Refletindo sobre o fragmento do texto 04, que diz “Florestas imensas alongam-se para o céu, entremeadas de cipós e verdes me absorviam, me buscavam nos ares”, e sobre a poluição do ar, marque a alternativa correta:
(A) O aquecimento global e um dos grandes problemas ambientais que tem sido discutido tanto pelos países pobres, quanto pelos ricos. Apesar disso, estes não chegam a um consenso com relação as metas a serem cumpridas pelos acordos internacionais, visando a resolução desse problema. Isso se deve, sobretudo, ao fato de que a diminuição de gases que leva ao efeito estufa implicara em mudanças radicais na economia dos países e na política de lucros de grandes empresas transnacionais que fazem amplo uso de combustíveis fosseis.
(B) A inversão térmica e um fenômeno que acontece naturalmente em vários lugares da Terra. Ela ocorre prioritariamente no verão e na primavera, quando a temperatura do solo aumenta. O ar, se aquecendo próximo do solo, impede a movimentação vertical do vento, retendo os poluentes, criando uma cortina de fumaça e calor.
(C) A chuva acida e um fenômeno ocasionado pela emissão de poluentes no ar atmosférico (dióxido de carbono, cloreto de sódio, ácido sulfúrico etc.).
Diferentemente do efeito estufa, ela retorna ao solo exatamente sobre as regiões que liberaram esses gases, predominando sobre o hemisfério Norte, pois o clima frio contribui para a não dissipação desses gases na atmosfera.
(D) A destruição da camada de ozônio e outra ação causada pelo homem. O papel da camada de ozônio é proteger a Terra das radiações infravermelhas que provocam câncer de pele e cataratas. Os gases que causam buraco na camada de ozônio são os mesmos responsáveis pelo aquecimento global e pelas chuvas ácidas, ou seja, tudo concorre para o mesmo problema – a destruição do meio ambiente.

GABARITO:
51-A 52-A 53-A 54-B 55-B 56-A

VESTIBULAR UEM INVERNO 2011 - 1ª ETAPA

57- As ações coletivas surgem quando as pessoas agem em conjunto para provocar ou resistir a mudanças na sociedade. Assinale o que estiver correto a respeito das ações coletivas na história brasileira.
01) O surgimento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) está associado ao contexto da abertura política que a sociedade brasileira experimentou com o fim do Estado Novo.
02) O movimento dos “Caras Pintadas”, protagonizado pelos jovens da década de 1990, tinha como principal bandeira a luta contra a inflação e o congelamento dos salários.
04) A UDR (União Democrática Ruralista) é um movimento social que defende, no Brasil, a propriedade fundiária. Ele surgiu na década de 1980, como reação às lutas pela reforma agrária.
08) Entre 1917 e 1920, ocorreram várias mobilizações operárias no Brasil, que reivindicavam, entre outros itens, a regulamentação do trabalho de mulheres e crianças e a revogação da lei que permitia a expulsão de estrangeiros vinculados às lutas sindicais.
16) No início do século XX, a “Revolta da Vacina” aglutinou opositores do Estado oligárquico e setores urbanos populares contra o que fora entendido como uma intervenção arbitrária do governo na vida privada.

58- Sobre o processo de globalização, que ocorre nos dias atuais, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Os primeiros passos rumo à inserção do Brasil na globalização foram dados pelos militares que, entre 1964 e 1979, abriram o mercado brasileiro de informática às grandes multinacionais.
02) A globalização tem como característica a internacionalização da produção, da circulação, da distribuição e do consumo de bens e serviços.
04) Com a globalização, ocorreu um fortalecimento dos partidos comunistas nos países do Leste Europeu.
08) Na atual fase da globalização econômica, as sociedades vivem uma significativa redução das ações coletivas de caráter racista e nacionalista.
16) A grande velocidade na transferência de investimentos entre os mais diferentes países do planeta dificulta um controle do fluxo de capitais por parte dos Estados Nacionais.

59- Sobre o desenvolvimento do capitalismo, ao longo das épocas moderna e contemporânea, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) O absolutismo foi a forma de organização econômica que se desenvolveu nos países que aderiram à economia planificada, entre os séculos XIV e XVII.
02) O mercantilismo foi um conjunto de ideias e práticas econômicas e políticas difundidas na Europa, ao longo da época moderna. Era caracterizado, entre outras, pela busca do enriquecimento do próprio país, por meio do acúmulo de metais preciosos (ouro e prata) e da obtenção de superávits comerciais.
04) O colonialismo praticado por Espanha, Portugal e Inglaterra, principais responsáveis pela expansão europeia iniciada no século XVIII, visava, fundamentalmente, ao desenvolvimento do capitalismo industrial nas suas respectivas colônias americanas.
08) O liberalismo econômico moderno vincula-se ao desenvolvimento do capitalismo, defende o direito à propriedade, à livre iniciativa, à livre concorrência e condena a intervenção do Estado na economia.
16) A ação do Estado, com a construção de obras e, por consequência, com o aumento dos gastos públicos, foi defendida na primeira metade do século XX, por J.Keynes, como uma alternativa para as crises do capitalismo.

60- Após a Segunda Guerra Mundial, surgiram no mundo várias nações independentes, que se formaram principalmente na Ásia e na África em consequência da luta destes povos para se libertarem dos antigos domínios coloniais. Esse processo é conhecido como descolonização. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Com o fim do domínio britânico no subcontinente indiano, as divisões internas entre hindus e mulçumanos levaram ao surgimento de dois países: Índia e Paquistão.
02) No Vietnã, a luta pela independência terminou na década de 1970, com a vitória das forças comunistas.
04) A independência da Argélia foi obtida no início da década de 1950, de forma consensual com sua antiga metrópole.
08) A Revolução dos Cravos, em Portugal, na década de 1970, acelerou o processo de reconhecimento da independência das ex-colônias na África, pondo fim ao que restava do velho império colonial português no continente.
16) A libertação do Congo belga da dominação colonial só foi conseguida com sangrentas lutas. Tais conflitos se estenderam, após a independência, com confrontos entre etnias e grupos políticos rivais.

61- Sobre a constituição do território brasileiro, ao longo da história, assinale o que for correto.
01) No século XIV, período dos grandes descobrimentos e do expansionismo europeu, o atual território brasileiro foi considerado, em toda a sua extensão, colônia de Portugal por ter sido descoberto pelos portugueses.
02) A configuração atual do território brasileiro foi definida em 1623, depois de muitas guerras entre Espanha e Portugal. O acordo de paz assinado entre os dois países definiu que a área banhada pelo Oceano Atlântico, em toda a sua extensão, pertenceria aos portugueses, e a área banhada pelo
Oceano Pacífico, em toda a sua extensão, pertenceria aos espanhóis.
04) O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, entre Portugal e Espanha definiu o primeiro limite territorial das possessões daqueles países na América. Estabeleceu uma linha imaginária no sentido norte sul, dividindo os territórios entre portugueses e espanhóis.
08) O Tratado de Madri, assinado em 1750, entre Portugal e Espanha, determinou que as terras americanas passariam a pertencer a quem de fato as ocupasse (princípio de UTI posseditis).
16) Depois da Independência, o território brasileiro foi ampliado. Um dos espaços anexados é o atualmente ocupado pelo Estado do Acre.

62- Sobre a atmosfera e a interferência humana nos fenômenos climáticos, assinale o que for correto.
01) O efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental para a vida na Terra. Ele consiste na retenção do calor irradiado pela superfície terrestre por certos gases e vapor de água na atmosfera, evitando que a maior parte desse calor se perca no espaço exterior. Sem esse fenômeno, seria impossível a vida na Terra como é conhecida hoje.
02) O ozônio é um gás inofensivo à sobrevivência humana na Terra. Sua maior concentração se encontra na troposfera, formando uma barreira que impede a passagem da radiação infravermelha produzida pelo sol. A pequena porção dessa radiação que consegue passar a camada de ozônio é a principal causa do câncer de pele, que atinge muitas pessoas em todo o mundo.
04) Os compostos de enxofre, sobretudo o dióxido de enxofre (SO2), estão entre os gases poluentes mais comuns e mais prejudiciais à saúde. A combustão do carvão e do petróleo é a principal fonte de liberação desse gás. Sua presença na atmosfera e o ácido sulfúrico que ele produz resultam no fenômeno da chuva ácida.
08) As ilhas de calor são fenômenos relacionados ao aumento de calor nas ilhas localizadas na região tropical da Terra. A principal causa da formação desse fenômeno está relacionada ao desmatamento desenfreado naquelas ilhas. Com o aumento da temperatura, a ilha de calor passa a atuar como zona de alta pressão, atraindo ventos muito fortes, principal causa de tornados em ilhas como Cuba e Malvinas.
16) A temperatura da atmosfera varia de modo complexo em função da altitude. Os limites ou bordas formadas na passagem de uma região da atmosfera para outra são denominados pelo sufixo pausa. A existência desses limites se dá devido aos extremos de temperatura que ocorrem em cada uma das regiões.
Assim, na troposfera, a temperatura normalmente diminui com o aumento da altitude e na estratosfera, camada acima da tropopausa, a temperatura aumenta com a altitude.

GABARITO
57-(28) 58- (18) 59- (26) 60- (27) 61- (28) 62-( 21)
FONTES COLOCADAS NAS QUESTÕES.

Um comentário:

Anônimo disse...

Melhor site.... me ajudou muito... as bolhinha são 10/10 a melhor parte do site inteiro!