domingo, 11 de dezembro de 2011

RELEVO DO BRASIL

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO RELEVO BRASILEIRO.
O território brasileiro pode ser dividido em grandes unidades e classificado a partir de diversos critérios. Uma das primeiras classificações do relevo brasileiro, identificou oito unidades e foi elaborada na década de 1940 pelo geógrafo Aroldo de Azevedo. No ano de 1958, essa classificação tradicional foi substituída pela tipologia do geógrafo Aziz Ab´Sáber, que acrescentou duas novas unidades de relevo.

Classificações do relevo
Uma das classificações mais atuais é do ano de 1995, de autoria do geógrafo e pesquisador Jurandyr Ross, do Departamento de Geografia da USP (Universidade de São Paulo). Seu estudo fundamenta-se no grande projeto Radambrasil, um levantamento feito entre os anos de 1970 e 1985.
O Radambrasil tirou diversas fotos da superfície do território brasileiro, através de um sofisticado radar acoplado em um avião. Jurandyr Ross estabelece 28 unidades de relevo, que podem ser divididas em planaltos, planícies e depressões.
O relevo do Brasil tem formação muito antiga e resulta principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos. A erosão, por exemplo, foi provocada pela mudança constante de climas úmido, quente, semi-árido e árido. Outros fenômenos da natureza (ventos e chuvas) também contribuíram no processo de erosão.
O relevo brasileiro apresenta-se em :
Planaltos superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação.
Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.
Exemplo: Planalto Central no Brasil, localizado em território dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
PICO DAS AGULHAS NEGRAS ( planalto)
Planícies superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.

Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.
MAR MORTO OU LAGO ASFALTITE (MAIOR DEPRESSÃO ABSOLUTA)
Depressão Relativa fica acima do nível do mar . A periférica paulista, por exemplo, é uma depressão relativa.
Montanhas – elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens , como falhas ou dobras.

MONTE EVEREST-CORDILHEIRA DO HIMALAIA
A formação do relevo brasileiro decorre da ação de diversos elementos, como a estrutura geológica do território, os agentes internos, o tectonismo e o vulcanismo, e os agentes externos: as águas correntes e o intemperismo.
Entre as principais características do nosso relevo, destaca-se o predomínio das formações sedimentares recentes, que ocupam 64% da superfície. Tais formações se sobrepõem aos terrenos pré-cambrianos, mais antigos, que formam o embasamento de nosso relevo, de origem cristalina, e que afloram em 36% do território. Como reflexo dessa estrutura geológica, de base sedimentar, a altimetria do relevo brasileiro vai caracterizar-se pelo predomínio das baixas e médias altitudes.
O relevo brasileiro, em sua formação, não sofreu a ação dos movimentos orogenéticos recentes, responsáveis pelo surgimento dos chamados dobramentos modernos e, por isso, caracteriza-se pela presença de três grandes formas: os planaltos as depressões e as planícies.
Os planaltos e as depressões representam as formas predominantes, ocupando cerca de 95% do território, e têm origem , tanto cristalina quanto sedimentar. Em alguns pontos do território, especialmente nas bordas dos planaltos, o relevo apresenta-se muito acidentado, como a ocorrência de serras e escarpas. As planícies representam os 5% restantes do território brasileiro e são exclusivamente de origem sedimentar.

CONCEITOS:

Escarpa : é uma elevação súbita do solo, superior à 45 º ,
caracterizada pela formação de um penhasco ou uma 
encosta íngreme. A superfície desta encosta íngreme
é chamada de ¨rosto da escarpa¨. As escarpas são ge-
ralmente formadas pela erosão de rochas sedimentares
ou pelo movimento vertical da crosta terrestre, ao longo
de uma falha geológica.
O termo escarpa vem do italiano ¨scarpa¨ e também é
chamado de falésia.


Falésia: é uma forma geográfica litoral, caracterizada por um abrupto encontro da terra com o mar. Formam-se escarpas na vertical que terminam ao nível do mar e encontram-se permanentemente sob a ação erosiva do mar. Ondas desgastam constantemente a costa, o que por vezes pode provocar desmoronamentos ou instabilidade da parede rochosa.
Com as mudanças climáticas, o nível do mar pode descer, deixando entre a falésia e o mar um espaço plano. Passa-se a chamar, então, uma arriba fóssil.

Tabuleiro: é uma forma de relevo constituída por pequenos platôs, de altitude em geral modesta, entre vinte e cinqüenta metros, limitados por escarpas abruptas, denominadas barreiras. Mais freqüentes no Nordeste, os tabuleiros podem ser também encontrados no interior da Amazônia e no Espírito Santo.


Montanhas

As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.

As altitudes das montanhas são superiores as das regiões vizinhas. Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de cordilheira.
Exemplos: Aconcágua (Argentina), Pico da Neblina (Brasil), Logan (Canadá), Kilimanjaro (Tanzânia), Monte Everest (Nepal, China), Monte K2 (Paquistão, China), Monte Blanco (França, Itália).

cume ou pico - ponto culminante de uma montanha é denominado.
vertente - qualquer um dos lados de uma elevação
sopé - é a parte inferior ou base de uma encosta ou montanha.

Cordilheira é um conjunto de montanhas. Elas são formadas, principalmente, a partir do choque entre duas placas tectônicas. Este fenômeno vem acompanhado de fortes tremores de terra (terremotos). 
As cordilheiras existentes no planeta formaram-se há milhões de anos. 
As mais conhecidas são: Cordilheira dos Andes (oeste da América do Sul), Himalaia (Ásia), Alpes (Europa), Montes Apalaches (Estados Unidos) e Pirineus (sudoeste da Europa).

Chapadas
As Chapadas mais conhecidas no Brasil são a Chapada Diamantina e a Chapada dos Guimarães. Este tipo de relevo está situado em locais de altitudes médias a elevadas e possui uma superfície geralmente plana devido à erosão e onde sua altitude se diferencia da área ao redor.

Serras
As Serras são um tipo de relevo acidentado com característica ondulada (uma parte alta seguida de outra num nível menor). Dentre as Serras presentes no Brasil podemos citar a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar.

Patamares
Os Patamares são encontrados no Brasil na região Nordeste (entre a Serra da Borborema e as Depressões Sertanejas). São de superfície plana ou ondulada, intermediárias ou em forma de degraus entre áreas de altitudes mais baixas e mais elevadas.


Coxilha: é uma colina localizada em regiões de campos, podendo ter pequena ou grande elevação, em geral coberta de pastagem.
Este tipo de relevo é encontrado principalmente no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, numa região de campos denominados pampas, e no Uruguai, onde estas colinas recebem o nome de cuchillas.

REVISANDO E APROFUNDANDO OS ESTUDOS:

Classificação do relevo brasileiro

Existem várias classificações do nosso relevo, porém algumas delas se tornaram mais conhecidas e tiveram grande importância em momentos diferentes da nossa história.
A mais antiga delas é a que foi elaborada pelo professor Aroldo de Azevedo, na década de 40, que utilizava como critério para a definição das formas o nível altimétrico. Assim, a superfícies aplainadas que superassem a marca dos 200 m de altitude seriam classificadas como planaltos, e as superfícies aplainadas que apresentassem altitudes inferiores a 200 m seriam classificadas como planícies.
Com base nisso, o Brasil dividia-se em oito unidades de relevo, sendo 4 planaltos, que ocupavam 59% do território e 4 planícies, que ocupavam os 41% restante.
No final da década de 50, o professor Aziz Nacib Ab'Saber apresentou uma nova classificação, com maior rigor científico, que utilizava como critério para a definição das formas o tipo de alteração dominante na superfície, ou seja, o processo de erosão e sedimentação. Planalto corresponderia a superfície aplainada, onde o processo erosivo estaria predominando sobre o sedimentar, enquanto a planície (ou terras baixas) se caracterizaria pelo inverso, ou seja, o processo sedimentar estaria se sobrepondo ao processo erosivo. Por essa divisão, o relevo brasileiro se compunha de 10 unidades, sendo 7 planaltos, que ocupavam 75% do território, e três planícies, que ocupavam os 25 restantes.
A localização de 92% do território brasileiro na zona intertropical e as baixas altitudes do relevo explicam a predominância de climas quentes, com médias de temperatura superiores a 20º C. Os tipos de clima presentes no Brasil são: equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical atlântico, semi-árido e subtropical.
O clima equatorial domina a região amazônica e se caracteriza por temperaturas médias entre 24º C e 26º C e amplitude térmica anual (diferença entre a máxima e a mínima registrada durante um ano) de até 3º C. As chuvas são abundantes (mais de 2.500 mm/ano) e regulares, causadas pela ação da massa equatorial continental. No inverno, a região pode receber frentes frias originárias da massa polar atlântica. Elas são as responsáveis pelo fenômeno da friagem, a queda brusca na temperatura, que pode chegar a 10º C.
Extensas áreas do planalto central e das regiões Nordeste e Sudeste são dominadas pelo clima tropical. Nelas, o verão é quente e úmido e o inverno, frio e seco. As temperaturas médias excedem os 20º C, com amplitude térmica anual de até 7º C. As chuvas variam de 1.000 a 1.500 mm/ano.
O tropical de altitude predomina nas partes altas do Planalto Atlântico do Sudeste, estendendo-se pelo norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. Apresenta temperaturas médias entre 18º C e 22º C e amplitude térmica anual entre 7º C e 9º C. O comportamento pluviométrico é igual ao do clima tropical. As chuvas de verão são mais intensas devido à ação da massa tropical atlântica. No inverno, as frentes frias originárias da massa polar atlântica podem provocar geadas.
A faixa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Paraná sofre atuação do clima tropical atlântico. As temperaturas variam entre 18º C e 26º C, com amplitudes térmicas crescentes conforme se avança para o sul. Chove cerca de 1.500 mm/ano. No litoral do Nordeste, as chuvas intensificam-se no outono e no inverno. Mais ao sul, são mais fortes no verão.
O clima semi-árido predomina nas depressões entre planaltos do sertão nordestino e no trecho baiano do vale do Rio São Francisco. Suas características são temperaturas médias elevadas, em torno de 27º C, e amplitude térmica em torno de 5º C. As chuvas, além de irregulares, não excedem os 800 mm/ano, o que leva às "secas do Nordeste", os longos períodos de estiagem.
O clima subtropical predomina ao sul do Trópico de Capricórnio, compreendendo parte de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul e os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por temperaturas médias inferiores a 18º C, com amplitude térmica entre 9º C e 13º C. Nas áreas mais elevadas, o verão é suave e o inverno frio, com nevascas ocasionais. Chove entre 1.500 mm e 2.000 mm.
A mais recente classificação do relevo brasileiro é a proposta pelo professor Jurandyr Ross, divulgada em 1995. Fundamentando suas pesquisas nos dados obtidos a partir de um detalhado levantamento da superfície do território brasileiro, realizado através de sistema de radares do projeto Radambrasil, do Ministério de Minas e Energia, o professor Ross apresenta uma subdivisão do relevo brasileiro em 28 unidades, sendo 11 planaltos,11 depressões e 6 planícies.
Essa nova classificação utilizou como critério a associação de informações sobre o processo de erosão, sedimentação dominante na atualidade, com a base geológica e estrutural do terreno e ainda com o nível altimétrico do lugar. Assim, define-se planalto como uma superfície irregular, com altitudes superiores a 300 m, e que teve origem a partir da erosão sobre rochas cristalinas ou sedimentares; depressão é uma superfície mais plana, com altitudes entre 100 e 500 m, apresentando inclinação suave, resultante de prolongado processo erosivo, também sobre rochas cristalinas ou sedimentares; e planície é uma superfície extremamente plana e formada pelo acúmulo recente de sedimentos fluviais, marinhos ou lacustres.
Vejamos uma síntese com as características mais importantes de cada uma das subunidades do relevo brasileiro, segundo a mais recente classificação (a do professor Jurandyr Ross).

Planaltos
1) Planalto da Amazônia Oriental - constitui-se de terrenos de uma bacia sedimentar e localiza-se na metade leste da região, numa estreita faixa que acompanha o rio Amazonas, do curso médio até a foz. Suas altitudes atingem cerca de 400 m na porção norte e 300 m na porção sul.
2) Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba - constituem-se também de terrenos de uma bacia sedimentar, estendendo-se das áreas centrais do país (GO-TO), até as proximidades do litoral, onde se alargam, na faixa entre Pará e Piauí, sendo cortados de norte a sul, pelas águas do rio Parnaíba. Aí encontramos a predominância das formas tabulares, conhecidas como chapadas.
3) Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná - caracterizam-se pela presença de terrenos sedimentares e pelos depósitos de rocha de origem vulcânica, da era mesozóica. Localizam-se na porção meridional do país, acompanhando os cursos dos afluentes do rio Paraná, estendendo-se desde os estados de Mato Grosso e Goiás, até o Rio Grande do Sul, ocupando a faixa ocidental dessa região, atingindo altitudes em torno de 1.000 m.
4) Planalto e Chapada dos Parecis - estendendo-se por uma larga faixa no sentido leste-oeste na porção centro-ocidental do país, indo do Mato Grosso até Rondônia. Dominados pela presença de terrenos sedimentares, suas altitudes atingem cerca de 800 m, exercendo a função de divisor de águas das bacias dos rios Amazonas, Paraguai e Guaporé.
5) Planaltos Residuais Norte-Amazônicos - ocupam uma área onde se mesclam terrenos sedimentares e cristalinos, na porção mais setentrional do país, do Amapá até o Amazonas, caracterizando-se em alguns pontos pela definição das fronteiras brasileiras e em outros, pela presença das maiores altitudes do Brasil, como o Pico da Neblina (3014 m), na divisa do estado de Roraima com a Venezuela.
6) Planaltos Residuais Sul-Amazônicos - também ocupam terrenos onde se mesclam o rochas sedimentares e cristalinas, estendendo se por uma larga faixa de terras ao sul do Rio Amazonas, desde a porção meridional do Pará até Rondônia. O destaque dessa subunidade é a presença de algumas formações em que são encontradas jazidas minerais de grande porte (é o caso da serra dos Carajás, no Pará).
7) Planaltos e Serras do Atlântico Leste e Sudeste - ocupam uma larga faixa de terras na porção oriental do país e, em terrenos predominantemente cristalinos, onde observamos a presença de superfícies bastante acidentadas, com sucessivas escarpas de planalto; daí o fato de ser chamada a região de "domínio dos mares de morros". Aí encontramos também formações de elevadas altitudes, como as serras do Mar e da Mantiqueira, que caracterizam este planalto como sendo a "região das terras altas". Na porção mais interior dessas subunidade, em Minas Gerais, encontramos uma importante área rica em minério, na serra do Espinhaço, na região denominada Quadrilátero Ferrífero.
8) Planaltos Serras de Goiás-Minas - terrenos de formação antiga, predominantemente cristalinos, que se estendem do sul de Tocantins até Minas Gerais, caracterizando-se por formas muito acidentadas que como a serra da Canastra, onde estão as nascentes do rio São Francisco - entremeadas de formas tabulares, como as chapadas nas proximidades do Distrito Federal.
9) Serras e Residuais do Alto Paraguai - ocupam uma área de rochas cristalinas e rochas sedimentares antigas, que se concentram ao norte e ao sul da grande planície do Pantanal, no oeste brasileiro. Aí, na porção meridional, destaca-se a serra da Bodoquena, onde as altitudes alcançam cerca de 800 m.
10) Planalto da Borborema - corresponde a uma área de terrenos formados de rochas pré cambrianos e sedimentares antigas, aparecendo na porção oriental no nordeste brasileiro, a leste do estado de Pernambuco, como um grande núcleo cristalino e isolado, atingindo altitudes em torno de 1.000 m.
11) Planalto Sul-rio-grandense - superfície caracterizada pela presença de rochas de diversas origens geológicas, apresenta um certo predomínio de material pré cambriano. Localiza-se na extremidade meridional do país, no sul do Rio Grande do Sul, onde encontramos as famosas "coxilhas", que são superfícies convexas, caracterizadas por colinas suavemente onduladas, com altitudes inferiores a 450 m.
Depressões
12) Depressão da Amazônia Ocidental - corresponde a uma enorme área de origem sedimentar no oeste da Amazônia, com altitudes em torno de 200 m, apresentando uma superfície aplainada, atravessada ao centro pelas águas do rio Amazonas.
13) Depressão Marginal Norte Amazônia - localizada na porção norte da Amazônia, entre o planalto da Amazônia oriental e os planaltos residuais norte amazônicos, com altitudes que variam entre 200 e 300 m. Com rochas cristalinas e sedimentares antigas, e estende-se entre o litoral do Amapá e a fronteira do estado do Amazonas com a Colômbia.
14) Depressão Marginal Sul Amazônia - com terrenos predominantemente sedimentares e altitudes variando entre 100 e 400 m, está localizado na porção meridional da Amazônia, intercalando-se com as terras dos planaltos residuais sul amazônicos.
15) Depressão do Araguaia - acompanha quase todo o vale do rio Araguaia e apresenta terrenos sedimentares, com uma topografia muito plana e altitudes entre 200 e 350 m. Em seu interior encontramos a planície do rio Araguaia.
16) Depressão Cuiabana - localizada no centro do país, encaixada entre os planaltos da bacia do Paraná, dos Parecis e do alto Paraguai, caracteriza-se pelo predomínio dos terrenos sedimentares de baixa altitude, variando entre 150 e 400 m.
17) Depressão do Alto Paraguai-Guaporé - superfície caracterizada pelo predomínio das rochas sedimentares, localiza-se entre os rios Jauru e Guaporé, no estado de Mato Grosso.
18) Depressão do Miranda - atravessada pelo rio Miranda, localiza-se no MS, ao sul do Pantanal. É uma área em que predominam rochas cristalinas pré cambrianas, com altitudes extremamente baixas, entre 100 e 150 m.
19) Depressão Sertaneja e do São Francisco - ocupam uma extensa faixa de terras que se alonga desde as proximidades do litoral do Ceará e Rio Grande do Norte, até o interior de Minas Gerais, acompanhando quase todo o curso do rio São Francisco. Apresentam variedade de formas e de estruturas geológicas, porém destaca-se a presença do relevo tabular, as chapadas, como as do Araripe (PE-CE) e do Apodi (RN).
20) Depressão do Tocantins - acompanha todo o trajeto do Rio Tocantins, quase sempre em terrenos de formação cristalinas pré cambriana. Suas altitudes declinam de norte para sul, variando entre 200 e 500 m.
21) Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná - caracterizada pelo predomínio dos terrenos sedimentares das eras Paleozóica e Mesozóica, aparece como uma larga faixa de terras, localizada entre as terras dos planaltos da bacia do Paraná e do Atlântico leste e sudeste. Suas altitudes oscilam entre 600 e 700 m.
22) Depressão Periféricas sul-rio-grandense - ocupam as terras sedimentares drenadas pelas águas do rio Jacuí e do Rio Ibicuí, no Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por baixas altitudes, que variam em torno dos 200 m.
Planícies
23) Planície do Rio Amazonas - a região das terras baixas amazônicas era considerada uma das maiores planícies do mundo, mas atualmente todo esse espaço divide-se em várias unidades, classificadas como planaltos, depressões e planície. Se considerássemos apenas a origem, seus,1,6 milhões de quilômetros quadrados formariam uma grande planície, pois a origem é sedimentar. Se considerássemos a altimetria, também denominaríamos esta região de planície, pois não ultrapassa 150 m de altitude. Considerando-se, no entanto, o processo erosivo e deposicional, percebemos que mais de 95% dessas terras baixas são, na verdade, planaltos ou depressões de baixa altitude, onde o processo erosivo se sobrepõe ao de sedimentação restando à planície verdadeira uma estreita faixa de terras às margens dos grandes rios da região.
24) Planície do Rio Araguaia - é uma planície estreita que se estende no sentido norte-sul, margeando o trecho médio do rio Araguaia, em terras dos estados de Goiás e Tocantins. Em seu interior, o maior destaque fica com a ilha do Bananal que, com uma área de cerca de 20.000 km2 , é a maior ilha fluvial do planeta.
25) Planície e Pantanal do Rio Guaporé - trata-se de uma faixa bastante estreita de terras planas e muito baixas, que se alonga pelas fronteiras ocidentais do país, penetrando a noroeste, no território boliviano, tendo seu eixo marcado pelas águas do rio Guaporé.
26) Planície e Pantanal Mato-grossense - corresponde a uma grande área que ocupa porção mais ocidental do Brasil Central. É de formação extremamente recente, datando do período quaternário da era Cenozóica; por isso apresenta altitudes muito modestas, em torno de 100 m acima do nível do mar. É considerada a mais típica planície brasileira, pois está em constante processo de sedimentação. Todo ano, durante o verão, as chuvas aumentam o nível de águas dos rios, que transbordam. Como o declive do relevo é mínimo, o fluxo maior das águas que descem para o Pantanal supera a capacidade de escoamento do rio Paraguai, eixo fluvial que atravessa a planície de norte a sul, ocasionando, então, as grandes enchentes que transformam toda a planície numa enorme área alagada (vem daí o nome "pantanal").
Passado o verão, com a estiagem do inverno, o rio retorna ao seu leito normal, e o Pantanal transforma-se então numa enorme área plana, coberta de campos, como uma planície comum.
27) Planície da Lagoa dos Patos e Mirim - ocupa quase a totalidade do litoral gaúcho, expandindo-se na porção mais meridional até o território do Uruguai. A originalidade dessa planície está em sua formação dominantemente marinha e lacustres, com mínima participação da deposição de origem fluvial.
28) Planícies e Tabuleiros Litorâneos - correspondem a inúmeras porções do litoral brasileiro e quase sempre ocupam áreas muito pequenas. Geralmente localizam se na foz de rios que deságuam no mar, especialmente daqueles de menor porte. Apresentam-se muito largas no litoral norte e quase desaparecem no litoral sudeste. E em trechos do litoral nordestino, essas pequenas planícies apresentam-se intercaladas com áreas de maior elevação as barreiras-, também de origem sedimentar.
EXERCÍCIOS DE VESTIBULARES EM DEZEMBRO DE 2011.
fonte:suapesquisa/sógeografia/portal São Francisco

TAREFA AVALIATIVA
1_- Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies ?
2- Explique o que são montanhas :
3- Explique o que são depressões e os tipos de depressões :
4- O que é estrutura geológica ?
5- Conceituar Com auxílio do livro texto e com exemplos :
a) Crátons ;
b) Bacias Sedimentares;
c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes.

132 comentários:

Natan Galvão disse...

gostei muito do material, e quero exercícios sobre o assunto... mas meus parabéns...

Anônimo disse...

Isabela Derner nº12 1ºD
1)Planaltos são superfícies com elevação e aplainadas ,onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação. Já as Planícies são superfícies relativamente planas,onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.

2)As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas.

3)Depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. São classificadas como depressões relativas quando acima do nível do mar, e depressões absolutas quando abaixo do nível do mar, As crateras de vulcões desativados e provenientes da queda de asteróides são consideradas depressões.

4)A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.

5)Crátons: constituem a estrutura mais antiga, com rochas que datam de 900 a 4,5 bilhões de anos, e, devido a processos erosivos, tem formas desgastadas. Exemplo: cobre, bauxita, etc.
Bacias sedimentares: são depressões de considerável extensão, nas quais tanto por processos marinhos, glaciais ou continentais, foram depositados sedimentos. Exemplo: bacia sedimentar do Congo, do Colorado e do Mississipi-Missouri.
Cinturões orogênicos: com elevacoes com altitudes consideraveis, formaram-se pela movimentacao das placas tectonicas. Sao áreas geologicamente instáveis, com terremotos frequentes, falhamentos,dobramentos. Antigos: São os planaltos originados a partir dos processos orogenéticos (crátons). Ex. Planalto Atlântico; Serras Goiás e Minas; Alto Paraguai. Recentes: possuem o mesmo processo de formação das Cordilheira dos Andes ( movimento de subducção). Exemplo: Himalaia, Pirineus, Alpes e Cárpatos, etc.


Beijos!!









Anônimo disse...

Stephen Michael 28 1ºD

Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies ?
O Planalto)Existe uma maior erosão do que sedimentação, e é maior!

Planícies)Tem uma maior sedimentação que a erosão e é relativamente mais baixa.

Explique o que são montanhas :

Elas se formam quando placas tectonicas se chocam e os seus terrenos se elevam.
São elevações naturais que podem formar falhas e dobras.

Explique o que são depressões e os tipos de depressões :

Depressão:Lugares a cima ou abaixo do mar.

Depressões Absolutas:É quando a região onde se encontra é abaixo do nível do mar.

Depressão Relativa:

Fica no nível do mar ou acima dele.

O que é estrutura geológica ?

A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos: crátons,bacias sedimentares e dobramentos.

Conceituar Com auxílio do livro texto e com exemplos :
a) Crátons ;Crátons sao conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigos(nomes que representam seus subtipos)sao formações consideradas antigas que foram formadas nas primeiras eras o planeta durante sua formação,composto por rochas ígneas ou magmaticas,metamórficas e grande mineiras como ouro,ferro,aluminio e outros.

b) Bacias Sedimentares;São composições rochosas formadas de rochas sedimentares que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longa das eras.É a parte mais extensa,cerca de 70% do relevo terrestre e sao importante por apresentarem grande quantidade de fósseis e também petróleo.

c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes: Cadeias orogênicas Modernas também chamados de dobramentos modernos, são lugares de formações geológicas recentes,ocorreu na era Cenozoica(250 milhões de anos atras)

Antigas:São constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do Paleozóico, são resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas.


Anônimo disse...

Agata Fontolan Ramos, nº:01, 1ºA

1.Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies?
- Planaltos: são superfícies com a altitude mais elevada. São formados pelo desgaste provocado pela ação do vento e da chuva.
-Planícies: são superfícies planas, de baixa altitude, formada pelo processo de sedimentação.

2- Explique o que são montanhas:
-São formados pela liberação do material (magma) que ao acontecer o resfriamento, formam os planaltos. Suas partes são divididas da seguinte forma:
-Cume: parte mais alta, topo.
-Vertente: qualquer lado da montanha.
-Sopé: base da montanha.

3- Explique o que são depressões e os tipos de depressões:
-Depressões: são áreas com menor altitude do que as áreas que a cercam.
-Depressão absoluta: área com altitude abaixo do nível do mar.
-Depressão Relativa: região que fica acima do nível do mar.

4- O que é estrutura geológica ?
-É a composição e formação do solo geográfico, e seu desenvolvimento desde os primórdios.

5- Conceituar Com auxílio do livro texto e com exemplos :
a) Crátons ;
- Princípio, o "primeiro" solo. Se localiza mais em baixo. Parte mais antiga.

b) Bacias Sedimentares;
- Depressão de considerável extensão.

c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes.
- Dobramentos, movimento das placas tectônicas.

Isabella Duarte disse...

Isabella Heil Duarte
Número 16
1º ano B

1- Planaltos ou platôs, são áreas planas e elevadas, diferente das planícies que são áreas relativamente planas, com pouca variação de altitude. Mas sua principal diferença é o fato de que em planaltos a erosão é maior do que a sedimentação, comparado a planície, que recebe os sedimentos mais do queda erosão.

2- As montanhas são formações geográficas que surgem do encontro entre placas tectônicas ou, apesar de pouco comuns podem ser formadas por vulcões.

3- Depressões são áreas que tem altitude mais baixa em relação as regiões vizinhas. Existem dois tipos de depressão, as relativas, que se encontram no nível do mar ou acima, e as absolutas, são as que se encontram abaixo do nível do mar.

4- Estrutura Geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme suas diferentes origens e composição de suas rochas. Ela é dividida em três classificações:
- Crátons: São formações geológicas, consideradas antigas, e devido aos processos erosivos, tem formas desgastadas.
- Bacias Sedimentares: São depressões de considerável extensão, nas quais, foram depositados sedimentos.
- Cinturões Orogênicos: São áreas geologicamente instáveis, com terremotos frequentes, erupções vulcânicas, falhamentos e dobramentos.

5- - Crátons: São formações geológicas, consideradas antigas, e devido aos processos erosivos, tem formas desgastadas. Quando ficam expostos e submetidos aos agentes de erosão, recebem o nome de escudos.
Exemplo: o Escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense, na América;
- Bacias Sedimentares: São depressões de considerável extensão, nas quais, foram depositados sedimentos.
Exemplo: A do Congo e a do Colorado.
- Cinturões Orogênicos: São áreas geologicamente instáveis, com terremotos frequentes, erupções vulcânicas, falhamentos e dobramentos.
Exemplo: Himalaia(Ásia) e Cáucaso(entre Europa e Ásia).

Anônimo disse...

Aluna: Maria Eduarda Cunha Nº: 16 Ano: 1ºC
Respostas:

1.Planaltos predomina o processo de erosão do que o processo de sedimentação. Enquanto as planícies o processo de sedimentação é maior do que o processo de erosão. Outra diferença se da na altitude, os planaltos são acima de 300 metros de altitude, e as planícies são abaixo de 300 metros de altitude.
2.São elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens , como falhas ou dobras
É a menor parte em relação ao relevo daquela região.Possuí dois tipos:

-Depressão Absoluta: Região que fica abaixo do nível do mar

-Depressão Relativa: Região que está no nível do mar ou acima dele
4.A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos.
5-

a)Crátons, chamados também de escudos cristalinos, são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação, e têm formas desgastadas. Alguns exemplos são, o Escudo das Guianas e o Escudo do Brasil Central.

b)Bacias Sedimentares são depressões de considerável extensão.São formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. Alguns exemplos são: Bacia Sedimentar do Congo, do Colorado e a do Mississipi-Missouri

c)Cinturões Orogênicos ou apenas dobramentos modernos, são elevações com altitudes consideráveis. São resultantes das ações do tectonismo, geralmente do choque ou conflito entre duas placas tectônicas. Os principais dobramentos modernos são: Himalaia, Pirineus, Alpes, Cárpatos; Montes Atlas; Cáucaso; Andes e as Montanhas Rochosas.

Anônimo disse...

Victor Vechi- 29º- 1ºC
Respostas:
1-Primeiramente a diferença é que planalto é 300 m de altitude pra cima e planícies são 300 m para baixo. E que no planalto o processo de erosão é maior que o de sedimentação, e no de planícies é ao contrário.
2-As montanhas são formações geográficas originadas quando as placas tectônicas se encontram.
3-As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.
4-Estrutura Geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.
5-a)Os crátons, também conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigos.São formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros).
b)As bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras.
c)Os cinturões orogênicos, formaram-se a partir da movimentação das Placas Tectônicas.Áreas geologicamente instáveis,com terremotos frequentes,vulcões,falhamentos e dobramentos.Suas estruturas são recentes e em processo de formação como é o caso da Cordilheira dos Andes.

Anônimo disse...

Aluno:Leonardo Nascimento/N:12/1ºC

1-Planície é uma grande extensão de terreno plano.
Planalto é uma grande extensão de terreno elevado, plano ou pouco ondulado,altiplano,chapada.

2-Montanhas são formações geográficas causadas devido ao choque de placas tectônicas,este choque acaba gerando um impacto na crosta terrestre elevando certas regiões a superfície,então foram denominadas como montanhas.

3-As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta,quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. Um exemplo são as crateras de vulcões desativados são consideradas depressões,é comum a formação de lagos nas depressões.

4-Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera.

5-a)Crátons:Um Cráton pode ser definido com uma região geologicamente estável sobre a qual se assentam outras estruturas exemplos:bacias. Geralmente tem raízes profundas no manto da terra e têm formação em eras pré-cambrianas.
b)As bacias sedimentares são depressões na superfície que, com o tempo,foram sendo preenchidas por sedimentos de três tipos principais diferentes de acordo com a origem: estruturas ou materiais de origem biológica como restos de animais,fragmentos de conchas,ossos,recifes de coral.Ou seja é muito importante para o descobrimento da história do planeta a milhões e milhões de anos atrás.Exemplos: Bacia amazônica e bacia do pantanal.
c) Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo,deformação e rearranjo após um evento tectônico .Normalmente é formado por uma variável quantidade de fragmentos crustais.Exemplos:Cadeias de montanhas,,Himalaias,Andes.

Anônimo disse...

Daniel - Nº 4 - 1º ano D

1- Planalto é uma superfície plana acima de 300m do nível do mar e com maior erosão do que sedimentação. Já uma planície é uma superfície plana abaixo de 300m do nível do mar e com maior sedimentação do que erosão.

2- As montanhas são formações geográficas originadas do choque entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.

3- As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Existem dois tipos de depressões: a relativa e a absoluta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas.

4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos. Existem três tipos principais de estruturas geológicas: os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos.

5-
a) Crátons: Os crátons são estruturas geológicas muito antigas e ricas em minerais metálicos. Exemplo: Escudo das Guianas.
b) Bacias Sedimentares:São formações rochosas localizadas em áreas de depressões relativas ou absolutas, que acumulam espessas camadas formadas por rochas sedimentares. Exemplo: Bacia Amazônica, do Meio-Norte e do Paraná, no Brasil.
c) Cinturões Orogênicos: Correspondem a grandes curvamentos côncavos e convexos que surgem na superfície terrestre, resultantes de forças tectônicas, ou seja, da orogenia no decorrer da história geológica. Podem ser classificados, segundo o "momento" em que ocorreram, em cadeias orogênicas antigas ou dobramentos antigos e cadeias orogênicas recentes ou dobramentos modernos. Exemplos: Montes Apalaches (antigo) e Monte Everest (moderno).

Daniel - Nº 4 - 1º ano D

Luís Antonio 1ºD Nº19 disse...

Nº 19 1ºD

1- PLANALTOS - São terrenos montanhosos. Com morros e montanhas. Sofrem muito nas estiagem.
PLANíCIES - São terrenos baixo, amplos, planos que fixam melhor a água, e portanto não sofrem tanto por causa de estiagem


2- São acidentes da natureza, As montanhas são formas de relevo da superfície da Terra que, normalmente, se elevam para um topo estreito em forma de cume, originando escarpas. São vastas elevações e depressões. Podem apresentar-se segundo extensos alinhamentos de relevo , ou sob a forma de Montanhas Isoladas, estas normalmente associadas a fenómenos vulcânicos

3- A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. Elas, as depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares. Tipos de Depressões : Depressão Absoluta - região abaixo do mar, Depressão Relativa - Acima do nível do mar.

4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos

5- A - são porções bastante antigas da pré-historia, tendo se mantido relativamente estáveis por no mínimo 500 milhões de anos. Por estabilidade entende-se que estes se mantiveram preservados e foram pouco afetados por processos tectônicos de separação e amalgamação de continentes ao longo da história geológica do planeta.

B- As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.

C - Cadeias de Montanhas (também denominadas Cinturões Orogênicos): são as grandes cordilheiras de montanhas, que se estendem por milhares de quilômetros, mas apresentam largura relativamente limitada (algumas dezenas a poucas centenas de quilômetros). Além da altitude elevada, caracterizam-se por apresentar grande atividade ígnea e sísmica, acompanhada de intensa erosão. Estão situadas nas margens continentais do tipo pacífica (também denominadas ativas), próximo a fossas oceânicas (ex. Andes), ou, ainda, podem estar ocorrer no interior de continentes, entre duas áreas cratônicas (ex. Himalaias)

Anônimo disse...

Carina Moser
1ºD – Nº3

1- Os planaltos possuem superfícies com elevações e o seu processo de erosão é maior que o de sedimentação. Já as planícies possuem superfícies relativamente planas e o seu processo de sedimentação é maior que o de erosão, ao contrário do visto anteriormente.

2- As montanhas são formadas pelo choque entre as placas tectônicas e quando isso acontece, as regiões que sofrem esse impacto têm seu solo elevado na superfície.

3- Depressões são áreas mais baixas em relação ao relevo em redor. Há dois tipos:
-relativa: áreas acima do nível do mar.
-absoluta: áreas abaixo do nível do mar, como por exemplo, o Mar Morto. Já no Brasil, não possuímos esse tipo de depressão.

4- Estruturas geológicas são os diferentes tipos de rochas que compõem a litosfera, que são modificadas pela ação erosiva de agentes externos (chuvas e ventos) e agentes internos (erupções vulcânicas e tectonismo), desenvolvendo-se desde a origem da Terra.

5- Crátons: Estruturam mais antiga e elevada. Possui formas desgastadas, devido aos processos erosivos. É chamada de maciço.

-Bacias sedimentares: Depressões de considerável extensão e com relevo côncavo, pois recebe sedimentos. Chamado também de plataforma coberta. Principais: Congo e Colorado.

-Cinturões orogênicos: Formaram-se a partir da movimentação das Placas Tectônicas. São áreas instáveis, com terremotos frequentes. Os antigos cinturões correspondem às estruturas orogênicas que datam do Pré-Cambriano, exemplos: Montes Apalaches (EUA), Alpes Escandinavos (Península da Escandinávia, onde se localizam a Noruega e a Suécia), Montanhas Caledônicas (Escócia), Serras do Mar, Mantiqueira e do Espinhaço (Brasil) e outros. Já os recentes correspondem às estruturas orogênicas que se formaram no final do Mesozóico e no Cenozóico (Período Terciário).
Enquanto os cinturões orogênicos antigos encontram-se bastante desgastados, em virtude da ação exercida pelos agentes da erosão e da inexistência de movimentos tectônicos importantes que os modificassem ao longo do tempo geológico, os cinturões orogênicos recentes formam grandes montanhas e cordilheiras de elevadas altitudes. Ambos os tipos de cinturões apresentam complexidade rochosa e estrutural.

Anônimo disse...

Lucas Guilherme Weise 1ºAno C
Salesiano Itajaí.

1- Planaltos são superfícies planas mais alta do que o "normal"(acima de 300m do nível do mar) entre o relevo de um determinado lugar, por estarem em altitudes altas sofrem mais com a erosão.
Planícies costumam ter altitudes menores de 300m do nível do mar e sofrem maior sedimentação do que erosão, pois a fatores como chuva rios e outros que causam a erosão.
2-uma sequência de montanhas chama-se cordilheira. Uma montanha tem imponência e altitude superiores a uma colina, porem não a uma altitude especifica para essa diferenciação
3-A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros
Depressão Absoluta: Região mais baixa que o nível do mar.
Depressão Relativa: Região mais baixa que as áreas adjacentes
4- estrutura geológica é o tipo a idade do terreno por exemplo o brasil tem 3 estruturas geologicas diferentes que sao escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos, cada um tem um significado e uma formação e também um idade.
5- Cratons : ão formados por rochas muito antiga.Esse tipo de estrutura é, basicamente, a porção das placas continentais, que durante um período mínimo de 100 milhões de anos não sofrem ações diretas do tectonismo.
bacias sedimentares : As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.
Cinturões orogênicos : Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectónico.

Maria Luisa Gonçalves n22 1ºD disse...

1-Os planaltos são uma forma de relevo onde a erosão predomina
sobre a sedimentação, consistindo de terrenos, por vezes,
planos e, em certos casos, bastante acidentados, já as planícies
são terrenos planos, formados por acumulação de sedimentos.
Embora quase sempre a planície se diferencia do planalto pela altitude (planície é baixa e planalto é alto), isso nem sempre é verdadeiro. Na realidade, a diferença entre planalto e planície é a formação geológica: a planície consiste em rochas sedimentares acumuladas; o planalto é produto da erosão
e da acumulação de rochas cristalinas e sedimentares.
2-As montanham são elevações naturais do relevo, e pode ter várias origens (como falhas ou dobras)
3-Depressões são formas de relevo que apresentam altitudes mais baixas do que as áreas ao redor. Os tipos de depressões são: Depressão Absoluta - Região mais baixa que o nível do mar.
Depressão Relativa – Região mais baixa que as áreas adjacentes.
4-A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos: Crátons, Bacias Sedimentares e Cinturões Orogênicos.
5-
a)Os Crátons são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros). São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos.
b)As bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras.
c)Os cinturões orogênicos são resultantes das ações do tectonismo, geralmente do choque ou conflito entre duas placas tectônicas. Essas formações são originárias das grandes cadeias de montanhas da Terra, como por exemplo a Cordilheiras dos Andes.

Anônimo disse...

Vitória Capraro. 1A. N 33
1-Planaltos são mais elevados e sofrem maior erosão do que sedimentação.
Planícies costumam ter altitudes menores e sofrem maior sedimentação do que erosão.
2-Forma de relevo caracterizada pela sua altitude relativamente elevada e, quase sempre, pelo forte desnivelamento entre o cume e os vales que o cercam.
3-As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.
4-A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as suas composições de suas rochas. Assim, todo o seu relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos, os crátons, bacias sedimentares e os dobramentos modernos.
5-
a) Crátons: Os crátons são um tipo de estrutura geológica caracterizada , em geral, pela sua estabilidade e composição antiga , tendo - se constituído durante a era Pré Cambriana , há mais de dois bilhões de anos. Ex: O Cráton do Kalahari
b) As bacias sedimentares são depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por sedimentos (substâncias depositadas nestas depressões) de três tipos principais diferentes de acordo com a origem: estruturas ou materiais de origem biológica como restos de animais, fragmentos de conchas, ossos, recifes de coral (até mesmo inteiros), ou restos de animais; materiais depositados pelo efeito da erosão de áreas adjacentes à bacia pela ação do vento, água, geleiras ou rios; e materiais precipitados em corpos d’água dentro da bacia (quando no local da bacia existiu um lago, ou mesmo regiões ocupadas pelo mar, por exemplo). Ainda de acordo com a origem dos sedimentos, podemos dividir as bacias sedimentares em três tipos: aquelas que são constituídas exclusivamente por sedimentos do meio terrestre; as que são constituídas exclusivamente por sedimentos do meio marinho; e as que são constituídas por sedimentos de ambos os meios, sendo este último o tipo mais comum.Ex: Ocorre entre a Arábia Saudita e o noroeste da África.
c)Cadeias de Montanhas (também denominadas Cinturões Orogênicos): são as grandes cordilheiras de montanhas, que se estendem por milhares de quilômetros, mas apresentam largura relativamente limitada (algumas dezenas a poucas centenas de quilômetros). Além da altitude elevada, caracterizam-se por apresentar grande atividade ígnea e sísmica, acompanhada de intensa erosão.
Estão situadas nas margens continentais do tipo pacífica (também denominadas ativas), próximo a fossas oceânicas (ex. Andes), ou, ainda, podem estar ocorrer no interior de continentes, entre duas áreas cratônicas (ex. Himalaias).

Anônimo disse...

Colegio salesiano itajai
nome: Edilio Bittencourt Junior serie:1ºD nº31
1)planalto apenas as formações com altitudes maiores que 300 metros a cima do nivel o mar.
planicie abaixo de 300 metros em relaçao ao nivel do mar e o processo de sedimentaçao é maior
2)Montanhas

As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.resumindo Montanhas – elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens , como falhas ou dobras.
3)A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros
Depressão Relativa – fica acima do nível do mar
Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.
4)A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos.
5)são porções bastante antigas da pré-historia, tendo se mantido relativamente estáveis por no mínimo 500 milhões de anos.São formados por rochas muito antigas,com até 4,5 bilhões de anos de idade.Quando afloram, ou seja, ficam expostos e submetidos aos agentes de erosão, recebem o nome de escudos. Exemplos:
o Escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense, na América;
o Siberianos ou de Angara e o Chinês, na Ásia;
o Australiano;
o Guineano, na África;
e o Fino-Escandinavo, na Europa.
b)As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.O Brasil tem cerca de 60% de seu território ocupado por bacias sedimentares dividas em três tipos: as de grande extensão, como as bacias Amazônica, do Parnaíba (ou Meio-Norte), do Paraná (ou Paranaica) e a Central; as de menor extensão, como as bacias do Pantanal Mato-Grossense, do São Francisco (ou Sanfranciscana), do Recôncavo Tucano e a Litorânea; e, ainda bacias muito pequenas denominadas de bacias de compartimento de planalto, como as bacias de Curitiba, Taubaté e São Paulo, entre muitas outras.
c)Cadeias de Montanhas (também denominadas Cinturões Orogênicos): são as grandes cordilheiras de montanhas, que se estendem por milhares de quilômetros, mas apresentam largura relativamente limitada (algumas dezenas a poucas centenas de quilômetros). Além da altitude elevada, caracterizam-se por apresentar grande atividade ígnea e sísmica, acompanhada de intensa erosão. Estão situadas nas margens continentais do tipo pacífica (também denominadas ativas), próximo a fossas oceânicas (ex. Andes), ou, ainda, podem estar ocorrer no interior de continentes, entre duas áreas cratônicas (ex. Himalaias).antigo pois aconteceu antigamente e esta no dias de hoje e recente pois esta acontecendo ainda.
P.s n mandei sexta e sabado pois entrou agua na minha casa e tivemos q subir as coisas, desculpe por n conseguir mandar antes.Espero q aceite

Anônimo disse...

Henrique Pezzini N°14 1°B

1- Planaltos: São terrenos montanhosos.Com morros e montanhas. Sofrem muito nas estiagens.

Planícies: São terrenos baixos, amplos, planos que fixam melhor a água, e portanto não sofrem tanto por causa da estiagem.

2- Montanha ou monte é um acidente geográfico. Uma montanha tem imponência e altitude superiores a uma colina, embora não exista uma altitude especifica para essa diferenciação.

3- Depressão é uma superfície mais plana, com altitudes entre 100 e 500m, apresentando inclinação suave resultante de prolongado processo erosivo
Tipos: depressão absoluta: região que fica abaixo do nível do mar.

Depressão relativa: fica acima do nível do mar, a periferia paulista e um exemplo de depressão relativa.

4- Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera.

5- Crátons: São estruturas geológicas muitos antigas e ricas em minerais metálicos, exemplos: o escudo das Guianas, o brasileiro e o canadense.

Bacias Sedimentares: são depressões da superfície terrestre formados por abatimentos da litosfera nos quais se depositam, sedimentos e em alguns casos materiais vulcânicos, exemplos: bacia amazônica e do Parnaíba.

Cinturões orogenéticos: São áreas geologicamente instáveis, com terremotos frequentes, vulcões, falhamentos e desdobramentos, exemplos: Himalaia, Pirineus, Alpes.

Anônimo disse...

1) Os planaltos (acima de 300m) são áreas relativamente planas e elevadas, em suas bordas podem ocorrer serras e vertentes que são recortadas por vales estreitos e profundos, além da erosão ser maior que a deposição. Já as planíces (abaixo de 300m) são áreas de baixas altitudes, com pouca variação de altitude, onde o processo de sedimentação é maior do que o de erosão.

2) As montanhas são formações geográficas originadas do dobramento (choque de placas tectônicas), ou falhamentos(formadas por vulcões). Então, o solo das regiões que sofreram o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como formação de dobramentos.

3) Depressões são áreas que possuem altitude mais baixa em relação as regiões circunvizinhas. Podem ser relativas ou absolutas.
Relativas: quando a área é mais baixa que as áreas ao redor ou abaixo do nível do mar.
Absolutas: ocorrência abaixo do nível médio do mar.

4) Estrutura Geológica é o desenvolvimento da terra desde os primórdios, ou seja, desde a origem da mesma, que resultarão em macro-estruturas, relevo. Isso levando em conta algumas influências tais como: erosão.

5)
a) Crátons: tipo de estrutura geológica caracterizada, pela sua estabilidade e composição antiga. Formados pelos escudos cristalinos e as plataformas continentais. Esse tipo de estrutura é, basicamente, a porção das placas continentais, que não sofrem ações diretas do tectonismo e do vulcanismo.. Sua composição é, de rochas magmáticas e metamórficas. apresentam uma elevada riqueza em termos de tipos e quantidades de minerais metálicos, como o ferro, o cobre, o alumínio e o estanho. Ex: Escudo das Guianas

b)Bacias Sedimentares: são depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por sedimentos (substâncias depositadas nestas depressões) como restos de animais, fragmentos de conchas, ossos, ou restos de animais; materiais depositados pelo efeito da erosão de áreas adjacentes à bacia pela ação do vento, água ou rios. Podendo chegar á milhares de metros e formar bolsões petrolíferos. As principais bacias sedimentares são a do Congo, Colorado e a do Mississipi- Missouri.

c) Cinturões Orogênicos
São as grandes cordilheiras de montanhas, que se estendem por milhares de quilômetros, mas apresentam largura relativamente limitada (algumas dezenas a poucas centenas de quilômetros). Além da altitude elevada, caracterizam-se por apresentar grande atividade ígnea e sísmica, acompanhada de intensa erosão. Estão situadas nas margens continentais do tipo pacífica (também denominadas ativas), próximo a fossas oceânicas (ex. Andes), ou, ainda, podem estar ocorrer no interior de continentes, entre duas áreas cratônicas (ex. Himalaias)

Nome: Isabela Casas
Número: 15
1B

Anônimo disse...

Angela Jung Amaral nunero 06 1ºA

1- Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.Exemplo: Planalto Central no Brasil

É uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por rochas sedimentares. Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos.
Exemplos: Planície Litorânea,

2-As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.

As altitudes das montanhas são superiores as das regiões vizinhas. Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de cordilheira.
Exemplos: Aconcágua (Argentina)

3-A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. Elas, as depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares. Podem também ser encontradas baixas colinas. Um exemplo geral de depressão são crateras.

São classificadas como depressões relativas quando acima do nível do mar, e depressões absolutas quando abaixo do nível do mar, As crateras de vulcões desativados e provenientes da queda de asteróides são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.

4-Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e mineirais que compõem a litosfera. Exemplos: os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos

5- A) Os crátons,são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio. São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos.

B) As bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. São as mais extensas das estruturas geológicas, recobrindo cerca de 70% do relevo terrestre. São importantes por apresentarem, dependendo das condições locais, uma grande quantidade de fósseis e até petróleo.

C) São formações geológicas consideradas recentes, cujo início ocorreu na era Cenozoica, no período Terciário (há cerca de 250 milhões de anos). São resultantes das ações do tectonismo, geralmente do choque ou conflito entre duas placas tectônicas. Essas formações são originárias das grandes cadeias de montanhas da Terra, como a Cordilheiras dos Andes (América do Sul) e a Cordilheira do Himalaia (Ásia), onde se encontra a montanha mais elevada do planeta, o Everest.

Anônimo disse...

Erik Hoffmann
Número 7
1º C

1- Planalto é um local plano, mas em uma altura elevada. Já a planície é somente uma área plana. Planalto deve ter mais de 300 metros e planície menos de 300 metros.
2- Forma de relevo caracterizada pela sua altitude relativamente elevada e, quase sempre, pelo forte desnivelamento entre o cume e os vales que o cercam, formadas por encontros de placas tectônicas.
3- Depressões são áreas que possuem altitude mais baixa em relação
às regiões circunvizinhas.
Depressão Relativa: No nível do mar ou acima
Depressão Absoluta: Abaixo do nível do mar
4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Contém três tipos: Crátons; Bacias Sedimentares e Cinturões orogênicos.
5- A) Os crátons constituem a estrutura mais antiga com rochas de 900 a 4,5 bilhões de anos. Têm forma desgastada, graças ao processo erosivo. É formado por rochas magmáticas e metamórficas.
Ex: Cráton amazônico e Cráton São Francisco.
B) São áreas de crátons ou plataformas com tendência a concavidade ( a ter forma de bacia) que, através do tempo geológico, foram e continuam sendo preenchidas por detritos ou sedimentos, inclusive com matéria orgânica ( vegetal ou animal), ou seja, depressões de considerável extensão.
Ex: Bacia Sedimentar do Chade e Bacia Sedimentar do Mississipi-Missouri.
C) Também conhecido como dobramento moderno os cinturões orogênicos correspondem a grandes curvamentos côncavos e convexos que surgem na superfície terrestre, resultantes de forças tectônicas, ou seja, da orogenia no decorrer da história geológica.
Ex: Himalaia e Atlas.

Anônimo disse...

Guilherme Crispim, nº 10, 1º D
1 - Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies?
Os planaltos têm superfícies com elevação e aplainadas, enquanto as planícies apresentam superfícies relativamente planas. Outra diferença é que no planalto o processo de desgaste é maior que o de sedimentação, enquanto na planície o de sedimentação é maior que o de desgaste.
2 - Explique o que são montanhas.
São formações geográficas com altitudes superiores às regiões vizinhas, que se originam do choque entre placas tectônicas. Quando este choque ocorre na crosta terrestre, são formadas as chamadas montanhas de dobramentos. A maioria destas montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.
3 - Explique o que são depressões e os tipos de depressões:
Depressões são áreas que possuem altitude mais baixa em relação às regiões circunvizinhas. Podem ser relativas quando ficam acima do nível do mar, como as crateras de vulcões extintos. Outro tipo de depressões são as absolutas, que ocorrem abaixo do nível do mar, como o Mar Morto e a depressão periférica paulista.
4- O que é estrutura geológica ?
É a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.
5- Conceituar Com auxílio do livro texto e com exemplos :
a) Crátons: são estruturas mais antigas, com rochas entre 900 e 4,5 bilhões de anos, desgastadas pela erosão. Os crátons são formados pelos escudos cristalinos e plataformas continentais, com ocorrência de cobre, ferro, ouro, manganês e bauxita. Ex: Cráton Slave no Canadá e Cráton Amazônico no norte da América do Sul.
b) Bacias Sedimentares: são extensas depressões, que por processos marinhos, glaciais, eólicos ou continentais, foram depositados sedimentos. As camadas de sedimentos podem chegar a milhares de metros, estando associadas à presença de petróleo, gás natural e carvão mineral. Ex: bacias sedimentares do Congo, Colorado e Mississipi-Missouri.
c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes: cinturões orogênicos são elevações com grandes altitudes, formadas pela movimentação das Placas Tectônicas. São áreas instáveis com a ocorrência de terremotos, vulcões, falhamentos e dobramentos. Os cinturões orogênicos antigos apresentam mais desgastes em função da erosão, e datam do Pré-Cambriano. Exemplos: Alpes Escandinavos, Montanhas Caledônicas, Serras do Mar, Mantiqueira e do Espinhaço (Brasil). Os cinturões orogênicos recentes formam grandes cadeias de montanhas com elevadas altitudes, e se formaram no final do Mesozóico e no Cenozóico (Período Terciário). Exemplos: Andes, Himalaia, Pirineus e Montanhas Rochosas.

Anônimo disse...

1- No planalto o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação, já na planice o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.

2- As montanhas são formações originadas do encontro entre placas tectônicas, que forçam o solo para cima.

3- A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, são dois tipos: Depressão Absoluta e Depressão Relativa.

4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.

5-
a)Crátons: Os Crátons são um tipo de estrutura geológica caracterizada pela sua estabilidade e composição antiga.
b)Bacias Sedimentares: Depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos de material.
c)Cinturões Orogênicos, antigos e recentes: Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectônico.

Nome: Henrique Maiochi N: 21 -1A

Anônimo disse...

1) Planaltos, também conhecidos como platôs são áreas de altitudes variadas e limitadas, que podem ser relativamente planas. São originados através de processos erosivos, hídricos, eólicos ou através da ação de placas tectônicas. Seus cumes são ligeiramente nivelados. Seu nome deriva de “plano” e “alto”. Neles, há mais erosão que sedimentação. Suas terras são mais altas que o nível do mar.
Planícies: áreas extensas planas em que há mais sedimentação que erosão. Também são chatas e mais baixas, geralmente, no nível do mar. Porém, podem ficar em terras altas, como as várzeas de um rio num planalto. Possuem pouca variação de altitude, desertos e pântanos são exemplos de planícies.

2) Montanhas: Constitui uma grande elevação natural do terreno com altitude superior a 300 m, formada por um agrupamento de morros. As montanhas podem ser classificadas segundo sua origem como montanhas de dobras, montanhas de falhas, montanhas vulcânicas e montanhas de erosão, e quanto à idade em montanhas novas, montanhas velhas e montanhas rejuvenescidas (apesar dessas denominações serem mais didáticas).

3) As depressões correspondem a um tipo de relevo que possui superfície localizada abaixo das áreas vizinhas ou ao redor (são mais baixas do que as áreas em sua volta). Existem dois tipos de depressão: absoluta ou relativa. Quando está numa altitude abaixo do nível do mar, é chamada de depressão absoluta. Quando são mais baixas do que as áreas ao redor, são denominadas de depressões relativas. Nas depressões é bastante comum a formação de lagos. Geralmente são planas, em razão dos processos erosivos aos quais se sujeitaram ao longo de milhares de anos.

4) Estrutura geológica: é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos: crátons, bacias sedimentares e cinturões orogênicos.
5) A) Os crátons, também conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigos, são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros). São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos. Exemplos: Escudo das Guianas e o Australiano.

B) As bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. São as mais extensas das estruturas geológicas e são importantes por apresentarem, dependendo das condições locais, uma grande quantidade de fósseis e até petróleo. Exemplos: Bacia Amazônica e bacias do Pantanal Mato-Grossense

C) Cinturões orogênicos: correspondem aos terrenos mais elevados na superfícies terrestre. Possuem grande complexidade rochosa e estrutural e são formados a partir da movimentação de Placas Tectônicas. São áreas instáveis onde ocorrem terremotos, vulcões, falhamentos e dobramentos. Eles encontram-se preferencialmente nas bordas dos continentes, e entre os que se destacam, estão os Andes e o Himalaia. Os Andes se tratam de cinturões orogênicos recentes (pois surgiram “a pouco” tempo, aproximadamente da era Terciária), já os antigos são aqueles que foram formados a muito tempo atrás, aproximadamente no Período Pré-Cambriano e podemos citar de exemplo as serras do Mar e Mantiqueira.

Aluna: Ana Júlia Welter (05) - 1°A

Anônimo disse...

Nome: Lyandra - Nº 20 - Série: 1ºD

1-Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies?
R: Planaltos são mais elevados e sofrem maior erosão do que sedimentação.Planícies costumam ter altitudes menores e sofrem maior sedimentação do que erosão.

2-Explique o que são montanhas:
R:As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas.

3-Explique o que são depressões e os tipos de depressões:
R: As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas.

4-O que é estrutura geológica?
R: Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera. É o desenvolvimento da terra desde os primórdios, ou seja, desde a origem da mesma. Engloba a formação dos vários tipos de relevos, bacias, etc.

5-Conceituar com auxílio do livro texto e com exemplos:
a)Crátons: são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga.
b)Bacias Sedimentares: As bacias sedimentares são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão
c)Cinturões Orogênicos, antigos e recentes: é o conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas produzido principalmente pela deformação compressiva da litosfera continental. Quando os dobramentos datam de uma era geológica recente, (Era Cenozóica) como os Andes, são considerados modernos, e quando datam de uma era geológica antiga, (pré-Cambriano) como o Escudo das Guianas, são considerados escudos ou maciços antigos (Montes Apalaches- EUA).

Anônimo disse...

Daniela Eugenio - n 5 - 1º ano C

1- Planaltos são morros que sofreram a erosão, e foram aplainados, sendo planícies mais elevadas, normalmente acima de 300m. Já as planícies são altitudes menores que sofrem mais sedimentação do que erosão.

2- As montanhas são formações geográficas originadas do choque entre placas tectônicas.O solo onde ocorre esses encontros acaba se elevando.

3- Depressões são regiões mais baixas que as áreas em sua volta.Existem dois tipos, a depressão absoluta que é quando está abaixo do nível do mar e a relativa que é quando ela se encontra acima do nível do mar.

4- Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera. É o desenvolvimento da terra desde os primórdios, ou seja, desde a origem da mesma. Engloba a formação dos vários tipos de relevos, bacias, etc.

5-a)Os crátons constituem a estrutura mais antiga, com rochas que datam de 900 a 4,5 bilhões de anos e devido aos processos erosivos, têm formas desgastadas.
b)As bacias sedimentares são depressões de considerável extensão, nas quais tanto por processos marinhos, glaciais, eólicos ou continentais, foram depositados sedimentos.
c)Quando os dobramentos datam de uma era geológica recente, (Era Cenozóica) como os Andes, são considerados modernos, e quando datam de uma era geológica antiga, (pré-Cambriano, por exemplo) como o Escudo das Guianas, são considerados escudos ou maciços antigos.

Anônimo disse...

Aluna: Bruna Tomazelli Silva Nº 02 1ºD

1- Planíces - superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.
Planaltos – superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação.

2- As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando-se assim as montanhas.

3- As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta.
Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar. Como por exemplo o Mar Morto.
Depressão Relativa – fica acima do nível do mar. A periférica paulista, por exemplo, é uma depressão relativa.

4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.As principais estruturas geológicas da Terra são os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos.

5-
a) Crátons - são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros). São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos. Exemplo o Escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense, na América.

b) Bacias Sedimentares - são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras.São importantes por apresentarem, dependendo das condições locais, uma grande quantidade de fósseis e até petróleo. Exemplo as bacias Amazônica.

c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes - grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectónico (orogenia). Normalmente é formado por uma variável quantidade de fragmentos crustais (terrenos tectonoestratigráficos).Exemplo o cinturão orogênico de Brasília (GO - MG).

Anônimo disse...

Bárbara Sedrez, n° 08, 1° A

1. Planaltos e planícies são superfícies planas, mas o planalto é mais elevado em relação à superfície local e sofre mais erosão, já as planícies são áreas menos elevadas (ou nada elevadas) que sofrem mais sedimentação.
2. São elevações naturais do relevo originadas do choque na crosta terrestre entre placas tectônicas. Esse choque faz com que os solos das regiões que foram afetadas se elevem na superfície.
3. Depressão é uma superfície mais plana com altitudes entre 100m e 500m que sofreram muitos processos erosivos ao longo de muito tempo, então apresentam inclinações suaves.
-Depressão absoluta: Região que fica abaixo do nível do mar.
-Depressão relativa: Região que fica acima do nível do mar.
4. É a classificação da litosfera terrestre de acordo com suas origens e com a composição das rochas. Os três principais tipos são: crátons, bacias sedimentares e cinturões orogênicos.
5 a) São formações geológicas muito antigas formadas pelos três tipos de rocha presentes e então, ricas em minerais. Geralmente são estáveis, com pouco tectonismo, sendo assim, na maioria das vezes, planaltos.
b) São extensas composições rochosas formadas por rochas sedimentares que surgiram a partir dos sedimentos depositados ao longo das eras. Podem apresentar uma grande quantidade de petróleo e de fósseis.
c) Cinturões orogênicos são áreas de complexidade rochosa e estrutural, gerados pelos dobramentos acompanhados de intrusões, vulcanismo, abalos sísmicos e falhamentos. Correspondem aos terrenos mais instáveis nos quais prevalece forte atividade tectônica. São divididos em antigos e recentes. Os antigos datam no período Pré-Cambriano no chamado ciclo brasiliano, que formou a maior parte dos planaltos brasileiros. E os recentes se formaram na Era Terciária e deram origem às mais altas cadeias montanhosas da Terra.

tudo sobre paty´s disse...

Colégio Salesiano Itajaí
Aluna: Natália de Oliveira Barbosa dos Santos
Número: 26
Turma: 1º D
1) Planaltos são superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação. Já as planícies são superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.
2) As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.
3) Depressões: relevo caracterizado pelo rebaixamento repentino do relevo, ou seja, corresponde a uma área com altitude mais baixa que as áreas que circunda. As depressões são classificadas em dois tipos: depressão relativa (que apresenta altitude mais baixa que as áreas ao redor, mas estão acima do nível do mar) e absoluta (se apresenta abaixo no nível do mar). As depressões geralmente são planas, em razão dos processos erosivos aos quais se sujeitaram ao longo de milhares de anos.
4) A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos: Crátons, bacias sedimentares, cinturões orogênicos.
5) Crátons: Este é um tipo de macroestrutura geológica formada de rochas magmáticas e metafóficas muito antigas e são porções bastante estáveis na superfície terrestre, por isso recebem o nome de crátons. Quando este cráton está aflorando na superfície, chamamos de Escudo Cristalino, e quando está por baixo de uma outra macroestrutura, como por exemplo, uma Bacia Sedimentar, chamamos de Embasamento Cristalino. Estas regiões são ricas em recursos minerais, mas por serem muito antigas, se encontram bastante rebaixadas pela erosão atuante durante as longas eras geológicas. Ex: Serra do mar
Bacias sedimentares: As Bacias Sedimentares, são formadas excluisivamente por rochas sedimentares, oriundas de Escudos Cristalinos que sofreram erosão por muito tempo. Elas podem ter origem pelo acúmulo de antigos mares, bem como áreas que antigamente estiveram submetidas a períodos bastante secos, na qual o intemperismo físico era o predominante, deixando como consequência muitos sedimentos, que com o passar dos tempos, foram se transformando em rocha (sedimentar). Essas bacias são excelentes áreas de armazenamento de água, os aquíferos e também armazenam os combustíveis fósseis que temos conhecimento. Os fósseis também são encontrados nestas macroestruturas, estudados pela Paleontologia. Ex: Canyon Guartelá, Grand Canyon

Cinturões orogênicos: Em função de inúmeros movimentos existentes na crosta terrestre, pelas placas tectônicas, podem acontecer soerguimentos de cadeias montanhosas, chamadas de Dobramentos. Estes podem ser bastante antigos, como as que deram origem a nossa Serra do Mar, ou dobramentos mais recentes como os que formaram o Himalaia, os Alpes e a cordilheira dos Andes.

Anônimo disse...

Artur - 4
1º B

1- A principal diferença de planalto para planície, é que nos planaltos o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação. Já nas planícies o processo de sedimentação é maior que o de desgaste.

2- As montanhas são formações geográficas, que se originam do choque entre placas tectônicas. Com o impacto do choque na crosta terrestre, o solo se eleva na superfície, formando as montanhas.

3- Depressões são áreas mais baixas em relação a um relevo mais alto, (circunvizinhas).
Depressão Absoluta: região que fica abaixo do nível do mar, como o mar morto.
Depressão Relativa: fica acima do nível do mar, por exemplo, a periférica paulista.

4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.
As principais estruturas geológicas da Terra são os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos.

5-
a) Crátons: estrutura geológica caracterizada, pela sua estabilidade e composição antiga.

b) Bacias Sedimentares;
As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos.


c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes:
Os cinturões orogênicos antigos formaram a maior parte dos planaltos brasileiros, como as serras do Mar e Mantiqueira.

Os recentes ou modernos se formaram na Era Terciária e deram origem as mais altas cadeias de montanhas da Terra como, Himalaia, Alpes e Andes. Não existem no Brasil.


Anônimo disse...

Artur - 4
1º B

1- A principal diferença de planalto para planície, é que nos planaltos o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação. Já nas planícies o processo de sedimentação é maior que o de desgaste.

2- As montanhas são formações geográficas, que se originam do choque entre placas tectônicas. Com o impacto do choque na crosta terrestre, o solo se eleva na superfície, formando as montanhas.

3- Depressões são áreas mais baixas em relação a um relevo mais alto, (circunvizinhas).
Depressão Absoluta: região que fica abaixo do nível do mar, como o mar morto.
Depressão Relativa: fica acima do nível do mar, por exemplo, a periférica paulista.

4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.
As principais estruturas geológicas da Terra são os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos.

5-
a) Crátons: estrutura geológica caracterizada, pela sua estabilidade e composição antiga.

b) Bacias Sedimentares;
As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos.


c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes:
Os cinturões orogênicos antigos formaram a maior parte dos planaltos brasileiros, como as serras do Mar e Mantiqueira.
Os recentes ou modernos se formaram na Era Terciária e deram origem as mais altas cadeias de montanhas da Terra como, Himalaia, Alpes e Andes. Não existem no Brasil.

Anônimo disse...

Artur - 4
1º B

1- A principal diferença de planalto para planície, é que nos planaltos o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação. Já nas planícies o processo de sedimentação é maior que o de desgaste.

2- As montanhas são formações geográficas, que se originam do choque entre placas tectônicas. Com o impacto do choque na crosta terrestre, o solo se eleva na superfície, formando as montanhas.

3- Depressões são áreas mais baixas em relação a um relevo mais alto, (circunvizinhas).
Depressão Absoluta: região que fica abaixo do nível do mar, como o mar morto.
Depressão Relativa: fica acima do nível do mar, por exemplo, a periférica paulista.

4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.
As principais estruturas geológicas da Terra são os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos.

5-
a) Crátons: estrutura geológica caracterizada, pela sua estabilidade e composição antiga.

b) Bacias Sedimentares;
As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos.


c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes:
Os cinturões orogênicos antigos formaram a maior parte dos planaltos brasileiros, como as serras do Mar e Mantiqueira.

Os recentes ou modernos se formaram na Era Terciária e deram origem as mais altas cadeias de montanhas da Terra como, Himalaia, Alpes e Andes. Não existem no Brasil.

LaGi disse...

Colégio Salesiano Itajaí
Aluna: Laura Sganezerla Truccolo
Número: 18
Turma: 1º D
1) Planaltos são superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação, diferente das planícies que são superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.
2) Montanhas são formações geográficas originadas do encontro de placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.
3) Depressões são caracterizadas por rebaixamento repentino do relevo, ou seja, corresponde a uma área com altitude mais baixa que as áreas que circunda. Existem dois tipos de depressão: relativa (que apresenta altitude mais baixa que as áreas ao redor, mas estão acima do nível do mar) e absoluta (se apresenta abaixo no nível do mar).
4) A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos: Crátons, bacias sedimentares, cinturões orogênicos.
5) São denominados crátons um tipo de macroestrutura geológica formada de rochas magmáticas e metafóficas muito antigas e são porções bastante estáveis na superfície terrestre. Ex: Serra do mar
Bacias sedimentares: As Bacias Sedimentares, são formadas excluisivamente por rochas sedimentares, oriundas de Escudos Cristalinos que sofreram erosão por muito tempo. Elas podem ter origem pelo acúmulo de antigos mares, bem como áreas que antigamente estiveram submetidas a períodos bastante secos, na qual o intemperismo físico era o predominante, deixando como consequência muitos sedimentos, que com o passar dos tempos, foram se transformando em rocha (sedimentar). Essas bacias são excelentes áreas de armazenamento de água, os aquíferos e também armazenam os combustíveis fósseis que temos conhecimento. Os fósseis também são encontrados nestas macroestruturas, estudados pela Paleontologia. Ex: Canyon Guartelá, Grand Canyon

Cinturões orogênicos: Em função de inúmeros movimentos existentes na crosta terrestre, pelas placas tectônicas, podem acontecer soerguimentos de cadeias montanhosas, chamadas de Dobramentos. Estes podem ser bastante antigos, como as que deram origem a nossa Serra do Mar, ou dobramentos mais recentes como os que formaram o Himalaia, os Alpes e a cordilheira dos Andes.

Anônimo disse...

Rafaella Claus Nascimento (26) 1ºC

1- No planalto temos áreas montanhosas, com morros e montanhas, onde a desgaste é maior que a sedimentação, geralmente são formados por erosões provocadas pela água ou pelo vento, exemplos de planalto são: Planalto da Amazonia Central e PLanalto Brasileiro. Ja nas planices, são terrenos com pouca variação de altitude, e onde a sedimentação é maior que o desgaste (toda planice é sedimentar), um exemplo de planice é a Planice do Rio Amazonas.

2- As montanhas são formadas por acidentes geográficos (choque de placas tectônicas e algumas por vulcões), quando se tem um conjunto de montanhas se da o nome de cordilheira. Exemplos de montanhas são: Kilimanjaro, Monte Everest e Monte Blanco.

3- Depressões são caracterizadas pela altitude ser mais baixa que a altitude das áreas ao redor e são geralmente planas.São divididas em Depressões Relativas e Absolutas. As depressões relativas são as que ficam a cima do nivel do mar e
as depressões absolutas são as que estão a baixo do nível do mar.

4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre usando como "influência" sua origem e sua composição rochosa. É classificada em Crátons, Bacias Sedimentares e Cinturões Orogênicos.

5- a)CRÁTONS: São formações geológicas antigas. São compostos por rochas ígneas, e metamórficas, e apresenta uma elevada quantidade de grandezas minerais como o ouro, o ferro,e aluminio. São áreas com poucos terremotos e vulcões, costumando dar origens a regiões de planaltos.

b) BACIAS SEDIMENTARES: São composições rochosas formadas por rochas sedimentares. É a mais extensa das estruturas geológicas, e dependendo dos lugares onde se encontram podem possuir petróleo.

c) CINTURÕES OROGÊNICOS: São formações geológicas consideradas recentes, cuja formação ocorreu a partir do movimento das placas tectônicas.

Anônimo disse...

Isabela Maria Garcia nº13 1ºD
1- Planícies – superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.
Planaltos – superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação.
2- As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.As altitudes das montanhas são superiores as das regiões vizinhas. Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de cordilheira.
Exemplos: Aconcágua (Argentina), Pico da Neblina (Brasil), Logan (Canadá), Monte Everest (Nepal, China), Monte Blanco (França, Itália).
cume ou pico - ponto culminante de uma montanha é denominado.
vertente - qualquer um dos lados de uma elevação.
sopé - é a parte inferior ou base de uma encosta ou montanha.
3-Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.
Depressão Relativa – fica acima do nível do mar . A periférica paulista, por exemplo, é uma depressão relativa,caracterizada por domínios da erosão: relevos rebaixados.As áreas baixas podem ter origem geológica desde que o processo erosivo seja mais intenso do que qualquer processo tectônico que tenha dado origem à ele.
4-A realização de estudos direcionados ao estudo geológico é de extrema importância para saber quais são as principais jazidas minerais e sua quantidade no subsolo. Tal informação proporciona o racionamento da extração de determinados minérios, de maneira que não comprometa sua reserva para o futuro.
A superfície brasileira é constituída basicamente por três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.
5:a)Os Crátons – também chamados de Cratões – são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos.Esse tipo de estrutura é, basicamente, a porção das placas continentais, que durante um período mínimo de 100 milhões de anos não sofrem ações diretas do tectonismo e do vulcanismo, o que caracteriza a sua estabilidade. Sua composição é, em maior grau, de rochas magmáticas e metamórficas.
b)São um elemento importantíssimo do relevo terrestre, pois constituem a maior fonte de informações sobre o passado da Terra, principalmente no que diz respeito aos tipos de fauna e flora e constituições do relevo que já existiram na superfície.
As bacias sedimentares são depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por sedimentos (substâncias depositadas nestas depressões) de três tipos principais diferentes de acordo com a origem: estruturas ou materiais de origem biológica como restos de animais, fragmentos de conchas, ossos, recifes de coral (até mesmo inteiros), ou restos de animais; materiais depositados pelo efeito da erosão de áreas adjacentes à bacia pela ação do vento, água, geleiras ou rios; e materiais precipitados em corpos d’água dentro da bacia.
c)Cadeias de Montanhas (também denominadas Cinturões Orogênicos): são as grandes cordilheiras de montanhas, que se estendem por milhares de quilômetros, mas apresentam largura relativamente limitada (algumas dezenas a poucas centenas de quilômetros). Além da altitude elevada, caracterizam-se por apresentar grande atividade ígnea e sísmica, acompanhada de intensa erosão. Estão situadas nas margens continentais do tipo pacífica(também denominadas ativas), próximo a fossas oceânicas, ou, ainda, podem estar ocorrer no interior de continentes, entre duas áreas cratônicas

Anônimo disse...

Maria Júlia Mussi - Nº21 - 1ºD

1- Planaltos superfícies com elevação e aplainadas, marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação. São áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Já as planícies são superfícies relativamente planas, onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.
2- Também conhecidas como dobramentos, são originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície.
3- As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas.
4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos, os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos.
5- Crátons: são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros). São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos. Os crátons são divididos em dois tipos principais de estruturas: os escudos cristalinos e asplataformas.
Escudos Cristalinos: são também chamados de maciços antigos e caracterizam-se por serem compostos por rochas cristalinas (magmáticas e metamórficas). São tipos de crátons que afloraram na superfície, ou seja, não foram recobertos por outros tipos de estruturas geológicas.
Plataformas: são composições de crátons recobertas por outras formações estruturais, geralmente por camadas de sedimentos, as bacias sedimentares. São também conhecidas por embasamentos cristalinos e geralmente são formadas por regiões de depressões relativas, salvo quando a cobertura sedimentar é muito extensa.
Ex.: Escudo das Guianas
Bacias sedimentares: são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. São as mais extensas das estruturas geológicas. Ex.: Bacia Amazônica, Brasil.
Dobramentos modernos: também chamados de cadeias orogênicas, são formações geológicas consideradas recentes, cujo início ocorreu na era Cenozoica. São resultantes das ações do tectonismo, geralmente do choque ou conflito entre duas placas tectônicas. Essas formações são originárias das grandes cadeias de montanhas da Terra. Ex.: Cordilheira dos Andes

Anônimo disse...

Colégio Salesiano de Itajaí
Nome: Vanessa Nunes Tomio nº29 – 1ºD

RESPOSTAS

1.
Planalto(mais de 300 metros ao nível do mar): como o próprio nome já diz são as superfícies com elevações e aplainadas , marcadas por escarpas(é uma elevação súbita do solo, superior à 45 º) onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação.

Planície(menos 300 metros, ao nível do mar): são as superfícies relativamente planas, e ao contrário do planalto, onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste, ou seja, se opõe a idéia de planalto.

2.
Montanhas: são formas geográficas originárias do encontro entre placas tectônicas. Na ocorrência deste choque na crosta terrestre, o solo da região . SOFRE o impacto acaba se elevando (essas elevações são superiores as das regiões vizinhas) e formam assim as montanhas. Mas existem ainda também aquelas montanhas que se originam através da atividade vulcânica, embora seja menos comum.
 Um conjunto de montanhas formam cordilheiras.
 Cume ou pico – ponto mais alta de uma montanha.
 Vertente - qualquer um dos lados de uma elevação.
 Sopé - é a parte inferior ou base de uma encosta ou montanha.


3.
Depressões: é uma área mais baixa em relação ao relevo em redor.

 DEPRESSÕES RELATIVAS: áreas acima do nível do mar, por exemplo a periférica paulista.

 DEPRESSÕES ABSOLUTAS: áreas abaixo do nível do mar, com exemplo do Mar Morto.


4.
Estrutura geológica: a estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Sendo, o relevo, dividido em três principais tipos: os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos.


5.
A) Crátons: também conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigos constituem na estrutura mais antiga, e por causa dos processos erosivos, as suas formas são desgastadas. Formados pelos escudos cristalinos e as plataformas continentais. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros). No caso do Brasil são as partes elevadas.

B) Bacias Sedimentares: são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. São as mais extensas das estruturas geológicas, recobrindo cerca de 70% do relevo terrestre. São importantes por apresentarem, dependendo das condições locais, uma grande quantidade de fósseis e até petróleo. Exemplos de principais bacias sedimentares: a do Congo, do Colorado e do Mississip-Missouri.

C) Cinturões Orogenéticos: São as formações geológicas consideradas recentes com elevações com altitudes consideráveis. São resultantes das ações do tectonismo, geralmente do choque ou conflito entre duas placas tectônicas. Essas formações são originárias das grandes cadeias de montanhas da Terra, como a Cordilheiras dos Andes (América do Sul) e a Cordilheira do Himalaia (Ásia), onde se encontra a montanha mais elevada do planeta, o Everest.

Anônimo disse...

Guilherme Nunes, 1º D, Nº 11
1- Planaltos são mais montanhosos, aparecendo em altitudes maiores enquanto planícies apenas são lugares planos de baixa altitude.
2- Montanhas são lugares com elevação do relevo da superfície.
3- Depressões são lugares com abaixamento do relevo da superfície. Os tipos são: Absoluta, uma região abaixo do nível do mar, e relativa, acima do nível do mar porém mais baixa do que seus arredores.
4- É a classificação de partes da litosfera conforme suas origens e composições.
5- A) Uma velha parte da litosfera que sofreu um intenso processo de erosão ao longo do tempo, apresentando relevos desgastados em sua maioria. Por exemplo, o Escudo das Guianas, o Australiano e o Guineano.
B)São áreas de crátons em forma de bacias que são preenchidas por sedimentos. Por exemplo, a bacia Amazônica, do Centro-Norte da Europa e do Centro-Sul da Austrália.
C)Grandes cordilheiras de montanhas formadas pelo movimento de orogênese. Por exemplo, a cordilheira dos Andes e do Himalaia.

Anônimo disse...

Ketlyn Kuchenbecker
1ano A
Numero: 24

1-Planaltos - superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação.
Exemplo: Planalto Central no Brasil, localizado em território dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Planícies- superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.

2- Elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens , como falhas ou dobras. Exemplo: Monte Everest.
3- A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. Elas, as depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares. Podem também ser encontradas baixas colinas. Um exemplo geral de depressão são crateras.
Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.
Depressão Relativa – fica acima do nível do mar . A periférica paulista, por exemplo, é uma depressão relativa.
4- Estrutura geológica é do território, os agentes internos, o tectonismo e o vulcanismo, e os agentes externos: as águas correntes e o intemperismo.

5- a) Crátons: Os crátons sofreram, no decorrer do tempo geológico,intenso processo erosivo. Isso explica por que apresentam, de modo geral, relevos rebaixados ou desgastados.
Exemplos:
o Escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense, na América;
o Siberianos ou de Angara e o Chinês, na Ásia;
o Australiano;
o Guineano, na África;
e o Fino-Escandinavo, na Europa.
Desse modo podemos dizer que escudo é um cráton aflorado ou aflorando.

b) São áreas de crátons ou plataformas com tendência a concavidade ( a ter forma de bacia) que, através do tempo geológico, foram e continuam sendo preenchidas por detritos ou sedimentos, inclusive com matéria orgânica ( vegetal ou animal).
Exemplos: Amazônica, do Meio-Norte e do Paraná, no Brasil;
Mississípi-Missouri, nos Estados Unidos;
a do Chade, na África;
a do Centro-Norte da Europa;
e a do Centro-Sul da Austrália.
Mas há aquelas de menor extensão, como a Bacia do Recôncavo Tucano na Bahia, onde se explora o petróleo, além de muitas outras.

c) Cinturões Orogênicos.
antigos: Serra da Mantiqueira.
Recentes: Em relação às cadeias orogênicas, é importante ressaltar que nosso território não possui as de formação recente, isto é, as do fim do Mesozóico e Cenozoico (terciário).

Anônimo disse...

Ketlyn Kuchenbecker
1ano A
Numero: 24





1-Planaltos - superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação.
Exemplo: Planalto Central no Brasil, localizado em território dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Planícies- superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.

2- Elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens , como falhas ou dobras. Exemplo: Monte Everest.
3- A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. Elas, as depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares. Podem também ser encontradas baixas colinas. Um exemplo geral de depressão são crateras.
Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.
Depressão Relativa – fica acima do nível do mar . A periférica paulista, por exemplo, é uma depressão relativa.
4- Estrutura geológica é do território, os agentes internos, o tectonismo e o vulcanismo, e os agentes externos: as águas correntes e o intemperismo.

5- a) Crátons: Os crátons sofreram, no decorrer do tempo geológico,intenso processo erosivo. Isso explica por que apresentam, de modo geral, relevos rebaixados ou desgastados.
Exemplos:
o Escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense, na América;
o Siberianos ou de Angara e o Chinês, na Ásia;
o Australiano;
o Guineano, na África;
e o Fino-Escandinavo, na Europa.
Desse modo podemos dizer que escudo é um cráton aflorado ou aflorando.

b) São áreas de crátons ou plataformas com tendência a concavidade ( a ter forma de bacia) que, através do tempo geológico, foram e continuam sendo preenchidas por detritos ou sedimentos, inclusive com matéria orgânica ( vegetal ou animal).
Exemplos: Amazônica, do Meio-Norte e do Paraná, no Brasil;
Mississípi-Missouri, nos Estados Unidos;
a do Chade, na África;
a do Centro-Norte da Europa;
e a do Centro-Sul da Austrália.
Mas há aquelas de menor extensão, como a Bacia do Recôncavo Tucano na Bahia, onde se explora o petróleo, além de muitas outras.

c) Cinturões Orogênicos.
antigos: Serra da Mantiqueira.
Recentes: Em relação às cadeias orogênicas, é importante ressaltar que nosso território não possui as de formação recente, isto é, as do fim do Mesozóico e Cenozoico (terciário).

Anônimo disse...

Rafaela N31 1A
1- Planaltos são regiões com elevações e montanhas, já as planícies são regiões planas.
2- As montanhas são elevações provenientes dos choques entre as placas tectônicas que fazem com essas se elevem, formando assim as montanhas.
3- As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. A depressão absoluta é aquela que fica abaixo do nível do mar, já a depressão relativa fica acima do nível do mar.
4- A estrutura geológica é o estudo do relevo de um determinado lugar, perceber se é planície ou não, estudar as característica geológica daquele lugar.
5- Crátons: é a parte mais antiga do relevo, e assim ja sofreram muito a erosão. Ex: Escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense, na América.
Bacias sedimentares: são depressões que com o tempo são preenchidos por sedimentos de rochas. Ex: Bacias Amazônica, do Parnaíba (ou Meio-Norte), do Paraná (ou Paranaica).
Cinturões Orogênicos, antigos e recentes: elevações formadas por movimentos das placas tectônicas. Ex: cinturões Paraguai-Araguaia, Brasília e Atlântico.

Anônimo disse...

Amanda Péres n04 1A

1.Planaltos: superfícies com elevação, onde o processo de erosão é maior do que o de sedimentação, são áreas de altitudes variadas e limitadas.

Planícies: superfícies planas, onde o processo de sedimentação é superior ao de erosão.

2.As montanhas são elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens , como falhas ou dobras. Uma delas é formada pelo encontro entre placas tectônicas onde, o solo acaba se elevando na superfície.

3.A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação, ela pode ser absoluta (região que fica abaixo do nível do mar) ou relativa (fica acima do nível do mar).

4.A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.

5.A) formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais. Ex: Escudo das Guianas

B) estrutura geológica de formação mais recente, são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. Ex: Bacia Sedimentar da Amazônia

C) Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectônico. Originaram-se da erosão sobre os antigos dobramentos sofridos na Era Pré-Cambriana pelo território brasileiro. A serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço são exemplos desse tipo de planalto.

Anônimo disse...

Rafaela N31 1A
1- Planaltos são regiões com elevações e montanhas, já as planícies são regiões planas.
2- As montanhas são elevações provenientes dos choques entre as placas tectônicas que fazem com essas se elevem, formando assim as montanhas.
3- As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. A depressão absoluta é aquela que fica abaixo do nível do mar, já a depressão relativa fica acima do nível do mar.
4- A estrutura geológica é o estudo do relevo de um determinado lugar, perceber se é planície ou não, estudar as característica geológica daquele lugar.
5- Crátons: é a parte mais antiga do relevo, e assim ja sofreram muito a erosão. Ex: Escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense, na América.
Bacias sedimentares: são depressões que com o tempo são preenchidos por sedimentos de rochas. Ex: Bacias Amazônica, do Parnaíba (ou Meio-Norte), do Paraná (ou Paranaica).
Cinturões Orogênicos, antigos e recentes: elevações formadas por movimentos das placas tectônicas. Ex: cinturões Paraguai-Araguaia, Brasília e Atlântico.

Anônimo disse...

Amanda Péres n04 1A

1.Planaltos: superfícies com elevação, onde o processo de erosão é maior do que o de sedimentação, são áreas de altitudes variadas e limitadas.

Planícies: superfícies planas, onde o processo de sedimentação é superior ao de erosão.

2.As montanhas são elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens , como falhas ou dobras. Uma delas é formada pelo encontro entre placas tectônicas onde, o solo acaba se elevando na superfície.

3.A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação, ela pode ser absoluta (região que fica abaixo do nível do mar) ou relativa (fica acima do nível do mar).

4.A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.

5.A) formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais. Ex: Escudo das Guianas

B) estrutura geológica de formação mais recente, são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. Ex: Bacia Sedimentar da Amazônia

C) Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectônico. Originaram-se da erosão sobre os antigos dobramentos sofridos na Era Pré-Cambriana pelo território brasileiro. A serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço são exemplos desse tipo de planalto.

Anônimo disse...

Juan Maes 1ºD Nº:16

RESPOSTAS
1)Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada e as Planícies
são uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes.

2)As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas.

3)As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.
Ex: Depressão Sul Amazônica

4)A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi
dividido a partir de seus três principais tipos.

5)A)Os Crátons são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos.

B)As bacias sedimentares são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão. São de grande importância econômica, pois são responsáveis por fontes de energia de origem fóssil (petróleo e carvão mineral).

C)Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectónico (orogenia). Normalmente é formado por uma variável quantidade de fragmentos crustais

Anônimo disse...

Mateus Antunes 1 A 29
1:A maior diferença entre planaltos e planices é de que nos planaltos o processo de erosão é maior do que o de sedimentação e nas planices o processo de sedimentação é maior que o de erosão.
2:Uma montanha é uma elevação do relevo que ocorre naturalmente,sendo gerada por falhas ou dobras, ou seja a partir dos movimentos das placas tectonicas.
3:Depressão é a parte mais baixa em relação ao seu redor:
Depressão relativa:uma depressão no nivel ou acima do nivel do mar
Depressão absoluta:Abaixo do nivel do mar.
4:Estrutura geologica é a estrutura do relevo.
5:Crátons ou Plataforma:são áreas geologicamente estaveis.
Bacias sedimentares:são áreas que recebem sedimentos das partesmais altas.
Cinturões orogenicos:São alterações geradas pelos movimentos das placas tectonicas, como a cadeia de montanhas, isso pode ser dividido pelo tempo entre dobramentos modernos ocorridos no periodo terciario como o andes, e os antigos que foge dessas caracteristicas.

Anônimo disse...

1_- Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies ?
2- Explique o que são montanhas :
3- Explique o que são depressões e os tipos de depressões :
4- O que é estrutura geológica ?
5- Conceituar Com auxílio do livro texto e com exemplos :
a) Crátons ;
b) Bacias Sedimentares;
c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes.
Respostas:

1-Planaltos são mais elevados e sofrem maior erosão do que sedimentação.
Planícies costumam ter altitudes menores e sofrem maior sedimentação do que erosão.
Se
2-São formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas.

3- Depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta.
-Depressão Absoluta: Região mais baixa que o nível do mar.
-Depressão Relativa: Região mais baixa que as áreas adjacentes.

4- Estrutura Geológica é o desenvolvimento da terra desde os primórdios, ou seja, desde a origem da mesma. Engloba a formação dos vários tipos de relevos, bacias, etc.
Engloba também as "Eras" geológicas como o período pré-cambriano, cenozóico, etc., e também a estrutura interna da terra.

5- A) Tipo de estrutura geológica estável e antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos.EX: Escudo das Guianas
B) Uma área geográfica que exibe uma depressão decorrente da subsidência do terreno, formando uma grande bacia que recebe os sedimentos provenientes das áreas altas que a circundam, os quais vão se acumulando e a medida que vão sendo soterrados, são submetidos a um aumento de pressão e temperatura, iniciando o processo de litificação, formando uma sucessão de estratos de rochas sedimentares. EX: Bacia do Parnaíba
C)Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectónico (orogenia). Normalmente é formado por uma variável quantidade de fragmentos crustais (terrenos tectonoestratigráficos). EX: Serra do mar-Serra da Mantiqueira
Nome:Laís Número:17 1ºD

Luíza Woiciechovski disse...

Luíza, nº26, 1ºA
1- A principal diferença é que planalto tem grandes altitudes, enquanto, planície possui pouca ou nenhuma altitude.
2- Montanha é um monte, formado através de um acidente geográfico.
3- Depressões: As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Seus tipos são: Depressão Relativa – fica acima do nível do mar .Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.
4- O conjunto de ações que promovem modificações da crosta terrestre, seja em sua forma, estrutura ou composição. Os processos geológicos que ocorrem dentro do planeta (endógenos) e sobre o planeta (exógenos) podem ser reunidos num ciclo de processos que agem continuamente sobre o material rochoso.
5- a) Os Crátons – também chamados de Cratões – são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos.
b) As bacias sedimentares são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão. São de grande importância econômica, pois são responsáveis por fontes de energia de origem fóssil (petróleo e carvão mineral).
c) Cinturão orogénico, grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectónico (orogenia). Normalmente é formado por uma variável quantidade de fragmentos crustais (terrenos tectonoestratigráficos).

Anônimo disse...

Cristhian, nº13, 1ºA
1- Planalto: São áreas de altitudes variadas e limitadas, enquanto, planície não possui nenhum tipo de altitude (pois é plana).
2- Montanha é um monte, formado através de um acidente geográfico.
3- Depressões: As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Seus tipos são: Depressão Relativa – fica acima do nível do mar .Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.
4- O conjunto de ações que promovem modificações da crosta terrestre, seja em sua forma, estrutura ou composição. Os processos geológicos que ocorrem dentro do planeta (endógenos) e sobre o planeta (exógenos) podem ser reunidos num ciclo de processos que agem continuamente sobre o material rochoso.
5- a) Os Crátons – também chamados de Cratões – são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos.
b) As bacias sedimentares são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão. São de grande importância econômica, pois são responsáveis por fontes de energia de origem fóssil (petróleo e carvão mineral).
c) Cinturão orogénico, grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectónico (orogenia). Normalmente é formado por uma variável quantidade de fragmentos crustais (terrenos tectonoestratigráficos).

Unknown disse...

ALUNO:PHILLIPP DEUTSCHER Nº30 1ºA


TAREFA AVALIATIVA
1_- Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies ?
Planalto com uma superfície irregular, com altitudes superiores a 300 m, e que teve origem a partir da erosão sobre rochas cristalinas ou sedimentares; Planície é uma superfície extremamente plana e formada pelo acúmulo recente de sedimentos fluviais, marinhos ou lacustres.
2- Explique o que são montanhas : São formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície
3- Explique o que são depressões e os tipos de depressões : Depressão é uma superfície mais plana, com altitudes entre 100 e 500 m, apresentando inclinação suave, resultante de prolongado processo erosivo, também sobre rochas cristalinas ou sedimentares. As depressões são classificadas em dois tipos: depressão relativa (que apresenta altitude mais baixa que as áreas ao redor, mas estão acima do nível do mar) e absoluta (se apresenta abaixo no nível do mar).
4- O que é estrutura geológica ?
São diferentes tipos de rochas e mineirais que compõem a litosfera.
5- Conceituar Com auxílio do livro texto e com exemplos :
a) Crátons ; São porções bastante antigas da pré-historia, tendo se mantido relativamente estáveis por no mínimo 500 milhões de anos. Por estabilidade entende-se que estes se mantiveram preservados e foram pouco afetados por processos tectônicos de separação e amalgamação de continentes ao longo da história geológica do planeta. São compostos por dois tipos de rochas: as magmáticas, que se formam com o resfriamento e a cristalização do material magmático; e as metamórficas, rochas preexistentes, que foram alteradas pela ação da pressão e das elevadas temperaturas gerada tanto nos deslocamentos das placas, quanto nos vulcanismos.
EXEMPLO
Cráton Amazônico (Amazonian Craton);

Cráton São Francisco (São Francisco Craton);

Cráton São Luiz (São Luiz Craton);

Cráton Luis Alves (Luis Alves Craton);

Cráton Rio Apa (Rio Apa Craton);

Cráton Rio de La Plata (não contemplado na imagem, mas localiza-se entre o sul do Uruguai e a porção centro-oeste da Argentina).

b) Bacias Sedimentares; são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão. São de grande importância econômica, pois são responsáveis por fontes de energia de origem fóssil (petróleo e carvão mineral).
EXEMPLO
CONGO
COLORADO
MISSISSIPI-MISSOURI

c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes.São áreas geologicamente instáveis, com terremotos frequentes,vulcões,falhamentos e dobramentos.
HIMALAIA
PIRINEUS
MONTES ATLAS
CÁUCASO

Anônimo disse...

1- planaltos sao superfícies com elevação, onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação. Planicies sao superfícies planas , onde o processo de deposição de sedimentos é maior que o de desgaste.

2-elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens , como falhas ou dobras. formados pelo choque entre placas tectônicas. terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície.

3-Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.
Depressão Relativa – regiao que fica acima do nível do mar.

4- estrutura geológica são as caracteristicas geologicas apresentado em um região, no brasil sao os Escudos cristalinos, Bacias sedimentares, e Terrenos vulcânicos.

5-cratons- estrutura mais antiga, formados pelos escudos cristalinos e as plataformas continentais..
bacias sedimentares- depressoes de consideravel extensao onde processos eolicos, marinhos ou continentais depositaram sedimentos
ex= bacia do congo
cinturoes orogenicos- areas geologicamente instaveis com frequentes terremotos,erupcoes, falhas e dobramentos.
ex= cordilheira dos andes

N= 03 T= 1A




Anônimo disse...

1-PLANALTOS - São terrenos montanhosos. Com morros e montanhas. Sofrem muito nas estiagem.
PLANíCIES - São terrenos baixo, amplos, planos que fixam melhor a água, e portanto não sofrem tanto por causa de estiagem
2-Montanha: Montanha ou monte é um acidente geográfico. Uma montanha tem imponência e altitude superiores a uma colina, embora não exista uma altitude específica para essa diferenciação.
3-A depressão é uma forma de relevo aplainado, onde podem ser encontradas baixas colinas. Como exemplo, podemos citar as Depressões Norte e Sul Amazônica. Um exemplo geral de depressão são crateras.Depressões são formas de relevo que apresentam altitudes mais baixas do que as áreas ao redor. Geralmente apresentam superfícies planas, por conta do desgaste sofrido por causa da ação dos ventos e das águas. Existem dois tipos de depressão:
Depressão Absoluta - Região mais baixa que o nível do mar.
Depressão Relativa – Região mais baixa que as áreas adjacentes.
4- Estrutura Geológica é o desenvolvimento da terra desde os primórdios, ou seja, desde a origem da mesma. Engloba a formação dos vários tipos de relevos, bacias, etc.
Engloba também as "Eras" geológicas como o período pré-cambriano, cenozóico, etc., e também a estrutura interna da terra.
5-a)Um Cráton pode ser definido com uma região geologicamente estável sobre a qual se assentam outras estruturas como bacias. Geralmente tem raízes profundas no manto da terra e têm formação em eras pré-cambrianas.
b)São regiões formadas por rochas sedimentares. existe as terrestres,eas maritimas. No continente dão origem as planicies. No mar as jazidas de petroleo. No Brasil o petroleo é encontrado principalmente no mar. Reconcavo baiano, litoral de Sergipe, litoral do Rio de Janeiro de S. Paulo e do Espirito Santo
c)Cadeias de Montanhas (também denominadas Cinturões Orogênicos): são as grandes cordilheiras de montanhas, que se estendem por milhares de quilômetros, mas apresentam largura relativamente limitada (algumas dezenas a poucas centenas de quilômetros). Além da altitude elevada, caracterizam-se por apresentar grande atividade ígnea e sísmica, acompanhada de intensa erosão. Estão situadas nas margens continentais do tipo pacífica (também denominadas ativas), próximo a fossas oceânicas (ex. Andes), ou, ainda, podem estar ocorrer no interior de continentes, entre duas áreas cratônicas (ex. Himalaias).
Bruna Caldas n:01/1D/Bjs Ceiça <3

Unknown disse...

Mateus Spiess, número 25, 1º ano “D”.
1- Planícies: Superfícies relativamente planas, onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.
Planaltos: superfícies com elevação e aplainadas, marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação. Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.
2- As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acaba se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões. As altitudes das montanhas são superiores às das regiões vizinhas. Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de cordilheira.
3- As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas.
4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.
5- Crátons, também conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigos (na verdade, esses nomes representam um de seus subtipos), são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros). São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos. Bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. São as mais extensas das estruturas geológicas, recobrindo cerca de 70% do relevo terrestre. São importantes por apresentarem, dependendo das condições locais, uma grande quantidade de fósseis e até petróleo. Dobramentos modernos, também chamados de cadeias orogênicas, são formações geológicas consideradas recentes, cujo início ocorreu na era Cenozoica, no período Terciário (há cerca de 250 milhões de anos). São resultantes das ações do tectonismo, geralmente do choque ou conflito entre duas placas tectônicas. Essas formações são originárias das grandes cadeias de montanhas da Terra, como a Cordilheiras dos Andes (América do Sul) e a Cordilheira do Himalaia (Ásia), onde se encontra a montanha mais elevada do planeta, o Everest.

Anônimo disse...

1- Planaltos – superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação.
Planícies – superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.

2- As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto, acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.

3- Depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas ao redor. São classificadas como depressões relativas quando acima do nível do mar, e depressões absolutas quando abaixo do nível do mar,

4- Estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos.

5-
a) Crátons ;
Constituem a estrutura mais antiga e, devido aos processos erosivos, têm formas desgastadas. São formados pelos escudos cristalinos e as plataformas continentais. Por serem antigos, pode haver ocorrência, principalmente, de minerais, como: cobre, minério de ferro, ouro, manganês e bauxita. Exemplos: Cráton Amazônico e Cráton São Francisco.

b) Bacias Sedimentares;
São depressões de considerável extensão, nas quais tanto por processos marinhos, glacias, eólicos, ou continentais, foram depositados sedimentos. O peso dos sedimentos também contribui para a subsidência dessas áreas. Em algumas bacias sedimentares as camadas de sedimentos chegam a milhares de metros e estão associadas, principalmente, a bolsões petrolíferos, gás natural e carvão mineral. São as principais bacias sedimentares, a do Congo, do Colorado e do Mississipi- Missouri.

c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes.
Com elevações com altitudes consideráveis, os cinturões orogênicos fomaram-se a partir da movimentação das Placas Tectônicas. São áreas geologicamente instáveis, com terremotos frequentes, vulcões, falhamentos e dobramentos. Suas estruturas são recentes e em processo de formação como é o caso da Cordilheira dos Andes. As principais elevações são: Himalaia (Ásia); Pirineus, Alpes e Cárpatos (Europa); Montes Atlas (África); Cáucaso (entre Europa e Ásia); Andes e Montanhas Rochosas (América).

Anônimo disse...

Tarefa Avaliativa
Aluna: Lara Pasqualin Nº:10
Ano: 1ºC

1_- Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies ?

Planaltos : São áreas relativamente planas elevadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação.Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada.

Planícies :São áreas de baixa altitudes,superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste,superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.


2- Explique o que são montanhas :
As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas.

3- Explique o que são depressões e os tipos de depressões:
R:Sâo áreas que possuem altitude mais baixa em relação as regiões circunvizinhas.
Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.
Depressão Relativa – fica acima do nível do mar . A periférica paulista, por exemplo, é uma depressão relativa.

4- O que é estrutura geológica ?
R: A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.

5- Conceituar Com auxílio do livro texto e com exemplos :
a) Crátons :Constituem a estrutura mais antiga ,com rochas que datam de 900 a 4,5 bilhões de anos e ,devido ao processos erosivos ,têm formas desgastadas. São formados pelos escudos cristalinos e as plataformas continentais.

b) Bacias Sedimentares;São depressões de considerável extensão,na quais tanto por processos marinhos,glaciais ,eólicos ou continentais ,foram depositados sedimentos. Algumas bacias sedimentares as camadas de sedimentos chegam a milhares de etros e estão associadas,principalmente a bolsões petrolíferos,gás natural e carvão mineral.

c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes: São elevações com altitudes consideráveis,formaram-se a partir da movimentação das Placas Tectônicas. São áreas geologicamente instáveis,com terremotos frequentes ,vulcões,falhamentos e dobramentos.

Unknown disse...

ANA CLARA ROCCHI Nº01 1ºC

TAREFA AVALIATIVA

1_- Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies ?
Planaltos são superfícies com elevação e aplainadas , onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação. já as Planícies são superfícies planas , onde o processo de deposição de sedimentos é que o de desgaste.

2- Explique o que são montanhas : Montanhas são formações geográficas originárias do encontro de placas tectônicas, e quando isso acontece o solo da região onde o encontro ocorreu é elevado formando as montanhas.

3- Explique o que são depressões e os tipos de depressões :Depressões são áreas onde a altitude é mais baixa que as áreas ao seu redor.
Depressão absoluta- é uma região abaixo do nível do mar.
Depressão relativa - é uma região acima do nível do mar , porém com com uma baixa altitude em relação as áreas ao seu redor .

4- O que é estrutura geológica ?
5- Conceituar Com auxílio do livro texto e com exemplos :
a) Crátons ; são as formações geológicas mais antigas do planeta, têm formas desgastadas devido aos processo erosivos e são formados por escudos cristalinos e plataformas continentais. Ex: Escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense.
b) Bacias Sedimentares; são depressões extensa onde foram depositados sedimentos devido diversos processo. Ex: bacia sedimentar do Congo, do Colorado, e do Mississípi-Missouri.
c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes; são elevações formadas pelo movimento das placas tectônicas. São áreas instáveis. Ex: Cordilheira dos Andes; do Himalaia, Alpes e Cárpatos.

Anônimo disse...

Luis Augusto Dacol Nº15 1C

1- Os planaltos: são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento.
planicie:São superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.
2-As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas.Existem também as montanhas formadas por vulcões.
3-As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões.
4-Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera.
5-Cratons:Os Crátons são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos.Esse tipo de estrutura é, basicamente, a porção das placas continentais, que durante um período mínimo de 100 milhões de anos não sofrem ações diretas do tectonismo e do vulcanismo, o que caracteriza a sua estabilidade. Sua composição é, em maior grau, de rochas magmáticas e metamórficas.
Bacias Sedimentares:
As bacias sedimentares são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão.

Anônimo disse...

Nome: Gabriel Nº16 1ºA

1-
Planaltos – superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.
Planícies – superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.

2-
As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões. As altitudes das montanhas são superiores as das regiões vizinhas. Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de cordilheira.

3-
Depressão Relativa – fica acima do nível do mar . A periférica paulista, por exemplo, é uma depressão relativa.
Montanhas – elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens , como falhas ou dobras.
Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.

4-
É o embasamento rochoso que sustenta uma forma de relevo. Essa base é conhecida como litosfera, que está fragmentada em grandes partes chamadas de placas tectônicas

5-
A) Os Crátons são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos. Esse tipo de estrutura é, basicamente, a porção das placas continentais, que durante um período mínimo de 100 milhões de anos não sofrem ações diretas do tectonismo e do vulcanismo, o que caracteriza a sua estabilidade. Sua composição é, em maior grau, de rochas magmáticas e metamórficas.

B) As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.

C) Cadeias de Montanhas (também denominadas Cinturões Orogênicos): são as grandes cordilheiras de montanhas, que se estendem por milhares de quilômetros, mas apresentam largura relativamente limitada. Além da altitude elevada, caracterizam-se por apresentar grande atividade ígnea e sísmica, acompanhada de intensa erosão. Estão situadas nas margens continentais do tipo pacífica (também denominadas ativas), próximo a fossas oceânicas (ex. Andes), ou, ainda, podem estar ocorrer no interior de continentes, entre duas áreas cratônicas (ex. Himalaias).

Anônimo disse...

Gabriela Hoeppers dos Santos. Número: 18. 1ºA - EM.

TAREFA AVALIATIVA
1- Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies?
Planaltos são superfícies com elevação, já planécies são superfícies relativamente planas, fazendo assim serem diferentes.
2-Explique o que são montanhas:
São formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas.
3- Explique o que são depressões e os tipos de depressões:
Depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades. Existe:
Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.
Depressão Relativa – fica acima do nível do mar .
4- O que é estrutura geológica?
Estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.
5- Conceituar Com auxílio do livro texto e com exemplos:
a) Crátons: são estruturas geológicas muito antigas e ricas em minerais metálicos.
b) Bacias Sedimentares: são formações rochosas localizadas em áreas de depressões relativas ou absolutas.
c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes: são terrenos muito elevados da superfície terrestre, caracterizados por grande instabilidade. Estão associados às maiores cadeias montanhosas do planeta ou aos chamados dobramentos, como os Andes, na América do Sul, ou o Himalaia, na Ásia.

Anônimo disse...

Atividade Avaliativa de Geografia BLOG - Nathália Pamplona Vicente-20 1ano C
1- Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies ?

R: Os planaltos são terrenos mais elevados, por conseqüência disso acaba ocorrendo maior erosão do que a sedimentação, ao contrario das planícies que são terrenos de menores altitudes, por isso sofrem maior sedimentação do que erosão.
2- Explique o que são montanhas :
R: São elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens (falhas ou dobras).
3- Explique o que são depressões e os tipos de depressões :

R: São regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta, assim são denominadas Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar, e Depressão Relativa – fica acima do nível do mar.
4- O que é estrutura geológica ?
R: É a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.
5- Conceituar Com auxílio do livro texto e com exemplos :
a) Crátons ; constitum a estruturas mais antigas, que devido o processo erosivo tem formas desgastadas, onde são formados pelos escudos cristalinos e plataformas continentais.
b) Bacias Sedimentares; são depressões de considerável extensão, nas quais foram depositados sedimentos.
c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes; são elevações com altitudes consideráveis, formadas a partir das movimentações das placas tectônicas. Podendo ser recentes como a Cordilheira dos Andes, Cordilheira do Himalaia, Monte Everest..., ou antigos que por conseqüência disso sofrerem alterações em suas composições.

Anônimo disse...

Colégio Salesiano de Itajaí
Nome: Gabrielli Decker
N°: 8 Ano: 1°D
TAREFA AVALIATIVA
1.Os planaltos são áreas de altitudes variadas e limitadas. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Já as planícies são áreas geográficas caracterizadas por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). As planícies são formadas por rochas sedimentares.
2.As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acaba se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grandes partes deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.
3.As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões. Há também os vales, que são superfícies entre as encostas das formações montanhosas. Com formas estreitas e alongadas, os vales geralmente são preenchidos por rios, que moldam suas formas.
4.A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos. Há três tipos principais de estruturas geológicas: os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos.
5.a) Crátons: também conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigos (na verdade, esses nomes representam um de seus subtipos), são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros). São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos
b) Bacias Sedimentares: depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por sedimentos (substâncias depositadas nestas depressões) de três tipos principais diferentes de acordo com a origem: estruturas ou materiais de origem biológica; materiais depositados pelo efeito da erosão de áreas adjacentes à bacia pela ação do vento, água, geleiras ou rios; e materiais precipitados em corpos d’água dentro da bacia (quando no local da bacia existiu um lago, ou mesmo regiões ocupadas pelo mar, por exemplo). são as principais bacias sedimentares, a do Congo, do Colorado e
do Mississipi-Missouri.
c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes: também conhecidos como dobramentos modernos, são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta. Em geral, são compostos por rochas magmáticas (ou ígneas) e metamórficas. por serem formações geologicamente recentes, os dobramentos modernos sofreram em menor grau a ação dos agentes externos ou exógenos de transformação da superfície, o que ajuda a explicar o fato de seu relevo ser mais acidentado. “Dobramentos antigos” é uma expressão não mais usual para se referir aos crátons ou escudos cristalinos, também conhecidos por maciços antigos, ou seja, os escudos cristalinos nada mais são do que dobramentos com formação geológica antiga. Por isso, eles tiveram mais tempo para sofrerem alterações em suas composições e passarem pelos efeitos das ações dos agentes exógenos de modelagem do relevo.

Arthur disse...

Arthur Bruno 03 1°C
1-Planaltos são áreas mais elevadas (acima de 300m em relação ao nível do mar) e que possuem o processo de erosão maior do que o de sedimentação. Já planícies são áreas com menor altitude (menos de 300m em relação ao nível do mar) onde o processo de erosão e menor do que o de sedimentação.
2-Montanhas são elevações naturais do relevo normalmente originadas encontro entre placas tectônicas.
3-Depressões são áreas que possuem altitude mais baixa em relação às circunvizinhas. As crateras de vulcões já extinstos são chamadas de depressões relativas, onde pode ocorrer formação de lagos. As depressões absolutas ocorrem abaixo do nível médio do mar (ex: Mar Morto.
4-Estrutura geológica são os diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera.
5- a) Crátons constituem a estrutura mais antiga, com rochas de 900 a 4,5 bilhões de anos e que devido aos processos erosivos tem formas desgastadas (ex: O Cráton do Kalahari).
b) Bacias sedimentares são depressões com uma extensão considerável, onde por processos marinhos, glaciais, eólicos ou continentais, foram depositados sedimentos (ex: Bacia sedimentar do Congo).
c) Cinturões orogênicos são elevações com altitudes consideráveis, que se formaram a partir da movimentação de Placas Tectônicas (ex: Recente - Cordilheira dos Andes. Antigo – Himalaia (Ásia)).

Arthur disse...

Arthur Bruno 03 1°C
1-Planaltos são áreas mais elevadas (acima de 300m em relação ao nível do mar) e que possuem o processo de erosão maior do que o de sedimentação. Já planícies são áreas com menor altitude (menos de 300m em relação ao nível do mar) onde o processo de erosão e menor do que o de sedimentação.
2-Montanhas são elevações naturais do relevo normalmente originadas encontro entre placas tectônicas.
3-Depressões são áreas que possuem altitude mais baixa em relação às circunvizinhas. As crateras de vulcões já extinstos são chamadas de depressões relativas, onde pode ocorrer formação de lagos. As depressões absolutas ocorrem abaixo do nível médio do mar (ex: Mar Morto.
4-Estrutura geológica são os diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera.
5- a) Crátons constituem a estrutura mais antiga, com rochas de 900 a 4,5 bilhões de anos e que devido aos processos erosivos tem formas desgastadas (ex: O Cráton do Kalahari).
b) Bacias sedimentares são depressões com uma extensão considerável, onde por processos marinhos, glaciais, eólicos ou continentais, foram depositados sedimentos (ex: Bacia sedimentar do Congo).
c) Cinturões orogênicos são elevações com altitudes consideráveis, que se formaram a partir da movimentação de Placas Tectônicas (ex: Recente - Cordilheira dos Andes. Antigo – Himalaia (Ásia)).

Anônimo disse...

Nome: Rafaela Costa n°25 1°C
1-No Planalto o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação, já as Planícies tem o processo de sedimentação maior que o de desgaste.
2-Montanhas são elevações naturais do relevo, que podem ter varias origens, como dobras e falhas. Quando ocorre os choques das placas tectônicas, o solo das localidades que sofrem o impacto acabam se elevando para a superfície, formando as montanhas. Existem também as montanhas formadas por vulcões.
3-A Depressão é um tipo de relevo que é sem irregularidades e é uma região mais baixa que as áreas em sua volta. Existe a Depressão Absoluta que é a região abaixo do nível do mar e também tem a Depressão Relativa que é acima do nível do mar.
4-Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera.
5-a) Os crátons, são formações geológicas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta.São compostos por rochas magmáticas, e metamórficas, e apresenta quantidades de grandezas minerais São áreas com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos.Ex: Cráton Amazônico (Amazonian Craton);
b) Bacias Sedimentares são formações rochosas que se localizam em áreas de depressões relativas ou absolutas, acumulam grossas camadas formadas por rochas sedimentares. São formadas a partir da deposição de material sedimentar que, ao longo de milhões de anos, transforma-se em formações rochosas.Exemplos: Pantanal Mato-Grossense, São Francisco ou Sanfranciscana (muito antiga).
c)Os Cinturões Orogênicos tem elevações com altitudes consideráveis, formaram-se a partir da movimentação das placas tectônicas. São áreas geologicamente instáveis, com terremotos frequentes e vulcões. Podem ser classificados de acordo à quando ocorreram, em cadeias orogênicas antigas ou dobramentos antigos e cadeias orogênicas recentes ou dobramentos recentes. Exemplo: Himalaia(Ásia), Montes Atlas(África).

Anônimo disse...

Nome: Rafaela Costa n°25 1°C
1-No Planalto o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação, já as Planícies tem o processo de sedimentação maior que o de desgaste.
2-Montanhas são elevações naturais do relevo, que podem ter varias origens, como dobras e falhas. Quando ocorre os choques das placas tectônicas, o solo das localidades que sofrem o impacto acabam se elevando para a superfície, formando as montanhas. Existem também as montanhas formadas por vulcões.
3-A Depressão é um tipo de relevo que é sem irregularidades e é uma região mais baixa que as áreas em sua volta. Existe a Depressão Absoluta que é a região abaixo do nível do mar e também tem a Depressão Relativa que é acima do nível do mar.
4-Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera.
5-a) Os crátons, são formações geológicas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta.São compostos por rochas magmáticas, e metamórficas, e apresenta quantidades de grandezas minerais São áreas com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos.Ex: Cráton Amazônico (Amazonian Craton);
b) Bacias Sedimentares são formações rochosas que se localizam em áreas de depressões relativas ou absolutas, acumulam grossas camadas formadas por rochas sedimentares. São formadas a partir da deposição de material sedimentar que, ao longo de milhões de anos, transforma-se em formações rochosas.Exemplos: Pantanal Mato-Grossense, São Francisco ou Sanfranciscana (muito antiga).
c)Os Cinturões Orogênicos tem elevações com altitudes consideráveis, formaram-se a partir da movimentação das placas tectônicas. São áreas geologicamente instáveis, com terremotos frequentes e vulcões. Podem ser classificados de acordo à quando ocorreram, em cadeias orogênicas antigas ou dobramentos antigos e cadeias orogênicas recentes ou dobramentos recentes. Exemplo: Himalaia(Ásia), Montes Atlas(África).

Anônimo disse...

Felipe Pereira dos Santos Nº6 1ºD

1- Planaltos são terrenos montanhosos, com morros e montanhas, que sofrem muito nas estiagem. E Planícies são terrenos baixos, amplos, planos que fixam melhor a água, e portanto não sofrem tanto por causa de estiagem.

2- As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acaba se elevando na superfície, formando assim as montanhas.

3- As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas.

4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.

5- Crátons, também conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigos (na verdade, esses nomes representam um de seus subtipos), são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros). São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos.

Bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. São as mais extensas das estruturas geológicas, recobrindo cerca de 70% do relevo terrestre. São importantes por apresentarem, dependendo das condições locais, uma grande quantidade de fósseis e até petróleo.

Dobramentos modernos, também chamados de cadeias orogênicas, são formações geológicas consideradas recentes, cujo início ocorreu na era Cenozoica, no período Terciário (há cerca de 250 milhões de anos). São resultantes das ações do tectonismo, geralmente do choque ou conflito entre duas placas tectônicas. Essas formações são originárias das grandes cadeias de montanhas da Terra, como a Cordilheiras dos Andes (América do Sul) e a Cordilheira do Himalaia (Ásia), onde se encontra a montanha mais elevada do planeta, o Everest.

Anônimo disse...

Gustavo 1ªA nº 20
1- *Planaltos - São terrenos montanhosos. Com morros e montanhas. Sofrem muito nas estiagem.
*Planícies - São terrenos baixo, amplos, planos que fixam melhor a água, e portanto não sofrem tanto por causa de estiagem.

2-Montanha ou monte é um acidente geográfico. Uma montanha tem imponência e altitude superiores a uma colina, embora não exista uma altitude específica para essa diferenciação.

3- As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.

4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos.

5- Crátons: Crátons são estruturas geológicas muito antigas e ricas em minerais metálicos.
Exemplos: Cráton do São Francisco e Cráton Amazônico.

Bacias Sedimentares:As bacias sedimentares levam milhões de anos para se formarem e são as grandes responsáveis pela formação de petróleo e alguns tipos de fósseis.
Exemplos: Bacia Sedimentar da Amazônia e Bacia Sedimentar do Paraná.

Cinturões Orogênicos: Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectônico (orogenia).
Exemplo: A serra do mar

Anônimo disse...

Felipe Braz Bins (15) 1º A EM
1- Um planalto é uma área elevada, acima de 300 metros, com seu cume relativamente plano. Um planalto pode ter origem por processos erosivos eólicos e hidrológicos, que aos poucos vão desgastando as partes mais altas de montanhas, por consequência perdem altitude e adquirem um formato aplainado, ou por movimentos epirogênicos (soerguimento de partes da crosta). Pela altitude mais elevada o processo de erosão é maior que o de sedimentação. Já uma planície é uma área plana de baixa altitude (abaixo de 300 metros), por este mesmo motivo o processo de sedimentação é maior que o de erosão afinal os sedimentos resultantes das áreas altas são levados às partes baixas pelo vento ou chuva se depositando, por exemplo, em depressões, sendo esta uma das origens das planícies, chamadas de planícies sedimentares. As planícies são separadas por tipos se estiverem próximas do litoral (litorâneas ou costeiras) ou distante dele no interior dos continentes (fluviais, a beira de rios, ou lacustre, a beira de lagos).

2- Montanhas são formações geológicas com altitude superior as demais formações em volta. As montanhas podem ter origem pelo choque entre placas continentais (obducção) como exemplo a cordilheira do Himalaia, pelo choque entre uma placa oceânica e uma continental (subducção) como a cordilheira dos Andes, ou até mesmo por falhas e movimentos epirogenéticos negativos e positivos, afinal de todos estes o resultado é um desnível entre uma parte do relevo e outra. A montanha é dividida em 3 estruturas, o cume (parte mais alta da montanha), vertente (qualquer borda da montanha) e o sopé a parte inferior, a base, da montanha. Dentro do termo “montanhas”, ainda se tem o conceito de cordilheiras que é um conjunto delas, sendo que todas presentes em uma cordilheira acabam tendo o mesmo processo de origem.

3- Depressões são áreas com altitude menor as áreas circunvizinhas, divide-se em dois tipos; as relativas quando se relacionam a altitude das áreas ao seu redor, se encontrando acima do nível do mar, por exemplo, a cratera de um vulcão, e as absolutas, depressões abaixo do nível do mar, como exemplo o mar morto. Em cima de depressões podem se formar planícies pelo processo de sedimentação ou lagos e mares.

4- Estrutura geológica é a classificação de partes da litosfera conforme suas origens e composição do solo e principalmente das rochas. Sendo estrutura a base o alicerce o que dá sustentação ao que se encontra na superfície assim como a “sapata” de uma casa. É classificada em três tipos distintos, que nos permitem entender melhor o processo de formação da terra. O Brasil apresenta todos eles.

5- Crátons, ou escudos cristalinos, são as formações mais antigas do planeta formadas durante as primeiras eras geológicas da Terra, com rochas que datam bilhões de anos. Devido ao processo erosivo há muito tempo, possuem formas desgastadas. Por serem antigas apresentam uma grande quantidade de rochas ígneas e principalmente metamórficas, sendo assim há muita ocorrência de jazidas minerais (principalmente de metais). Por ser muito antiga é considerada estável, não apresenta atividade nem influência vulcânica e tectônica constante, estrutura característica do Brasil.
Bacias Sedimentares são depressões de tamanho considerável, na qual por processos erosivos foram depositadas inúmeras camadas de sedimentos, em algumas bacias devido ao peso dos sedimentos ela se tornava mais profunda, chegando assim a milhares de metros de camadas de sedimentos, por este mesmo motivo esta muito associada a fósseis de antigos animais e a bolsões de petróleo e outros combustíveis fósseis. Como a bacia sedimentar do amazonas.
Cinturões orogenéticos ou dobramentos modernos são formações geológicas recentes, com altitudes consideráveis e origem a partir do movimento de placas tectônicas, por este mesmo motivo são considerados instáveis com constantes atividades tectônicas e vulcânicas, que hoje garantem o aumento e formação de elevações como Himalaia, Alpes, entre outros.

Anônimo disse...

Felipe Braz Bins (15) 1º A EM
1- Um planalto é uma área elevada, acima de 300 metros, com seu cume relativamente plano. Um planalto pode ter origem por processos erosivos eólicos e hidrológicos, que aos poucos vão desgastando as partes mais altas de montanhas, por consequência perdem altitude e adquirem um formato aplainado, ou por movimentos epirogênicos (soerguimento de partes da crosta). Pela altitude mais elevada o processo de erosão é maior que o de sedimentação. Já uma planície é uma área plana de baixa altitude (abaixo de 300 metros), por este mesmo motivo o processo de sedimentação é maior que o de erosão afinal os sedimentos resultantes das áreas altas são levados às partes baixas pelo vento ou chuva se depositando, por exemplo, em depressões, sendo esta uma das origens das planícies, chamadas de planícies sedimentares. As planícies são separadas por tipos se estiverem próximas do litoral (litorâneas ou costeiras) ou distante dele no interior dos continentes (fluviais, a beira de rios, ou lacustre, a beira de lagos).

2- Montanhas são formações geológicas com altitude superior as demais formações em volta. As montanhas podem ter origem pelo choque entre placas continentais (obducção) como exemplo a cordilheira do Himalaia, pelo choque entre uma placa oceânica e uma continental (subducção) como a cordilheira dos Andes, ou até mesmo por falhas e movimentos epirogenéticos negativos e positivos, afinal de todos estes o resultado é um desnível entre uma parte do relevo e outra. A montanha é dividida em 3 estruturas, o cume (parte mais alta da montanha), vertente (qualquer borda da montanha) e o sopé a parte inferior, a base, da montanha. Dentro do termo “montanhas”, ainda se tem o conceito de cordilheiras que é um conjunto delas, sendo que todas presentes em uma cordilheira acabam tendo o mesmo processo de origem.

3- Depressões são áreas com altitude menor as áreas circunvizinhas, divide-se em dois tipos; as relativas quando se relacionam a altitude das áreas ao seu redor, se encontrando acima do nível do mar, por exemplo, a cratera de um vulcão, e as absolutas, depressões abaixo do nível do mar, como exemplo o mar morto. Em cima de depressões podem se formar planícies pelo processo de sedimentação ou lagos e mares.

4- Estrutura geológica é a classificação de partes da litosfera conforme suas origens e composição do solo e principalmente das rochas. Sendo estrutura a base o alicerce o que dá sustentação ao que se encontra na superfície assim como a “sapata” de uma casa. É classificada em três tipos distintos, que nos permitem entender melhor o processo de formação da terra. O Brasil apresenta todos eles.

5- Crátons, ou escudos cristalinos, são as formações mais antigas do planeta formadas durante as primeiras eras geológicas da Terra, com rochas que datam bilhões de anos. Devido ao processo erosivo há muito tempo, possuem formas desgastadas. Por serem antigas apresentam uma grande quantidade de rochas ígneas e principalmente metamórficas, sendo assim há muita ocorrência de jazidas minerais (principalmente de metais). Por ser muito antiga é considerada estável, não apresenta atividade nem influência vulcânica e tectônica constante, estrutura característica do Brasil.
Bacias Sedimentares são depressões de tamanho considerável, na qual por processos erosivos foram depositadas inúmeras camadas de sedimentos, em algumas bacias devido ao peso dos sedimentos ela se tornava mais profunda, chegando assim a milhares de metros de camadas de sedimentos, por este mesmo motivo esta muito associada a fósseis de antigos animais e a bolsões de petróleo e outros combustíveis fósseis. Como a bacia sedimentar do amazonas.
Cinturões orogenéticos ou dobramentos modernos são formações geológicas recentes, com altitudes consideráveis e origem a partir do movimento de placas tectônicas, por este mesmo motivo são considerados instáveis com constantes atividades tectônicas e vulcânicas, que hoje garantem o aumento e formação de elevações como Himalaia, Alpes, entre outros.

Anônimo disse...

Nome: Leonardo Andrade Telles
n°11 1°C

1 - São totalmente opostos.Um planalto tem mais de 300 metros, uma planície deve ser menor que 300 metros. Em um planalto o processo de erosão é maior que o processo de sedimentação, e nas planícies o processo de sedimentação é maior que o processo de erosão, formando as bacias sedimentares.
2 - São elevações que ocorrem naturalmente no relevo com o passar do tempo.Elas podem ter varias origens como falhas ou dobras
3 - Depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. Elas podem ser de 2 tipos: Absoluta que é quando a região fica abaixo do nível do mar e Relativa que é quando está no nível do mar ou acima.
4 - A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos que são: os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos
5-a)Os crátons constituem a estrutura mais antiga, com rochas que datam de 900 a 4,5 bilhões de anos e, devido aos processos erosivos, têm formas desgastadas.
5-b)As bacias sedimentares são depressões de considerável extensão, nas quais tanto por processos marinhos, glaciais, eólicos ou continentais, foram depositados sedimentos.
5-c)Os cinturões orogênicos, com elevações com altitudes consideráveis, formaram-se a partir da movimentação das Placas Tectônicas.

Unknown disse...

Giordano nº31 1ºC

1-Planaltos são áreas planas e elevadas com geralmente mais de 300 metros onde predomina o processo de erosão. As planícies tem menos que 300 metros e predomina o processo de sedimentação.

2-Montanhas são elevações naturais que ocorrem com o passar dos anos

3-As depressões são áreas que possuem altitude mais baixa em relação às regiões circunvizinhas.
Elas podem ser absoluta, ou seja , que fica abaixo do nível do mar ou relativa que esta no nível do mar ou acima

4-Estruturas geológicas são as formações acima ou abaixo da superfície que formam o relevo

5-
a)Tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana ex:Serra do Mar
b)São áreas geográficas em forma de depressão que recebem sedimentos de toda a natureza, formando sucessivas camadas ex:Bacia do Paraná
c)São as grandes cordilheiras de montanhas, que se estendem por milhares de quilômetros ex:Cordilheira dos Andes

Letícia Schneider disse...

Nome: Letícia Scneider
Nº: 13
Ano: 1ºC

1- PLANALTOS - São terrenos montanhosos. Com morros e montanhas. Sofrem muito nas estiagem.
PLANíCIES - São terrenos baixo, amplos, planos que fixam melhor a água, e portanto não sofrem tanto por causa de estiagem.

2- As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.

3- A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. Elas, as depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares. Podem também ser encontradas baixas colinas. Um exemplo geral de depressão são crateras.

4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.

5-
a) Crátons ;
Os crátons, também conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigos (na verdade, esses nomes representam um de seus subtipos), são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros). São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos.

b)Bacias Sedimentares; As bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. São as mais extensas das estruturas geológicas, recobrindo cerca de 70% do relevo terrestre. São importantes por apresentarem, dependendo das condições locais, uma grande quantidade de fósseis e até petróleo.

c)Cinturões Orogênicos;
Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectónico (orogenia). Normalmente é formado por uma variável quantidade de fragmentos crustais (terrenos tectonoestratigráficos.

Fim :D

Anônimo disse...

1) Os planaltos são forma de relevo onde a erosão predomina sobre a sedimentação. As planícies são terrenos planos, formados por acumulação de sedimentos. A diferença entre planalto e planície é a formação geológica: a planície consiste em rochas sedimentares acumuladas, o planalto é o produto da erosão e da acumulação de rochas cristalinas e sedimentares.
2) As montanhas são formas de relevo da superfície da Terra que, normalmente, se elevam para um topo estreito em forma de cume, originando escarpas. São vastas elevações e depressões. Podem apresentar-se segundo extensos alinhamentos de relevo , ou sob a forma de Montanhas Isoladas, estas normalmente associadas a fenómenos vulcânicos. As montanhas são formações geográficas originadas do choque( encontro) entre placas tectônicas.
3) As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.
Exemplo: Depressão Sul Amazônica
4) A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos: Crátons, Bacias sedimentares e Dobramentos Modernos.
5) Crátons são estruturas geológicas muito antigas e ricas em minerais metálicos.
Bacias sedimentares: As bacias sedimentares são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão. São de grande importância econômica, pois são responsáveis por fontes de energia de origem fóssil (petróleo e carvão mineral).
Cinturões Orogênicos são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta. Em geral, são compostos por rochas magmáticas (ou ígneas) e metamórficas. São exemplos de dobramentos modernos a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia, onde se encontra o Monte Everest.

Aluna: Jéssica Serpa
Número: 08
Ano: 1C
Colégio Salesiano Itajaí
Professora: Conceição

Anônimo disse...

Aluna: Maria Luiza de Barcelos
Número: 17
Série: 1º ano C EM
1. Planaltos são áreas relativamente planas e elevadas. Sua origem está relacionada com os processos erosivos, hídrico e eólico, e com o soerguimento da crosta. Em suas bordas podem ocorrer serras ou escarpas e vertentes que são recortadas por vales estreitos e profundos. Enquanto planícies ocorrem geralmente em áreas de baixas altitudes. A superfície é relativamente plana, com pouca variação de altitude. Nessas áreas, a deposição de sedimentos supera o desgaste erosivo.
2. As montanhas são formações geográficas originadas do choque entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões. As altitudes das montanhas são superiores as das regiões vizinhas. Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de cordilheira.
3. As depressões são áreas que possuem altitude mais baixa em relação às regiões circunvizinhas. São denominadas depressões relativas quando a área é mais baixa que as áreas ao redor. As crateras de vulcões já extintos são chamadas de depressões relativas, onde pode ocorrer a formação de lago. As depressões absolutas têm sua ocorrência abaixo do nível médio do mar, a exemplo do Mar Morto.
4. A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.
5. A) Os crátons são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos. Esse tipo de estrutura é, basicamente, a porção das placas continentais, que durante um período mínimo de 100 milhões de anos não sofrem ações diretas do tectonismo e do vulcanismo, o que caracteriza a sua estabilidade. Sua composição é, em maior grau, de rochas magmáticas e metamórficas. Por serem antigos, pode haver ocorrência, principalmente, de minerais, como: cobre, minério de ferro, ouro, manganês e bauxita.
b) Bacias Sedimentares são formações rochosas localizadas em áreas de depressões relativas ou absolutas, que acumulam espessas camadas ou estratificações formadas por rochas sedimentares. Caracterizam-se por serem formadas a partir da deposição de material sedimentar que, ao longo de milhões de anos, consolida-se e transforma-se em formações rochosas. São as principais bacias sedimentares, a do Congo, do Colorado e do Mississipi-Missouri.
c) São as grandes cordilheiras de montanhas, que se estendem por milhares de quilômetros, mas apresentam largura relativamente limitada. Além da altitude elevada, caracterizam-se por apresentar grande atividade ígnea e sísmica, acompanhada de intensa erosão. Estão situadas nas margens continentais do tipo pacífica (também denominadas ativas), próximo a fossas oceânicas (ex. Andes), ou, ainda, podem estar ocorrer no interior de continentes, entre duas áreas cratônicas (ex. Himalaias).

Anônimo disse...

Roger Coelho de Negreiros
Número 28
1c
1-Planaltos tem elevações, planícies são aplainadas. O processo de sedimentação é maior do que o de desgaste, já os planaltos são relativamente altos.
2-Elas são formadas a partir de um encontro entre duas placas tectônicas, assim com o choque, as placas se elevam e formam as montanhas.
3-Depressão da Amazônia Ocidental - corresponde a uma enorme área de origem sedimentar no oeste da Amazônia, com altitudes em torno de 200 m, apresentando uma superfície aplainada, atravessada ao centro pelas águas do rio Amazonas.
Depressão Marginal Norte Amazônia - localizada na porção norte da Amazônia, entre o planalto da Amazônia oriental e os planaltos residuais norte amazônicos, com altitudes que variam entre 200 e 300 m. Com rochas cristalinas e sedimentares antigas, e estende-se entre o litoral do Amapá e a fronteira do estado do Amazonas com a Colômbia.
Depressão Marginal Sul Amazônia - com terrenos predominantemente sedimentares e altitudes variando entre 100 e 400 m, está localizado na porção meridional da Amazônia, intercalando-se com as terras dos planaltos residuais sul amazônicos.
Depressão do Araguaia - acompanha quase todo o vale do rio Araguaia e apresenta terrenos sedimentares, com uma topografia muito plana e altitudes entre 200 e 350 m. Em seu interior encontramos a planície do rio Araguaia.
Depressão Cuiabana - localizada no centro do país, encaixada entre os planaltos da bacia do Paraná, dos Parecis e do alto Paraguai, caracteriza-se pelo predomínio dos terrenos sedimentares de baixa altitude, variando entre 150 e 400 m.
Depressão do Alto Paraguai-Guaporé - superfície caracterizada pelo predomínio das rochas sedimentares, localiza-se entre os rios Jauru e Guaporé, no estado de Mato Grosso.
Depressão do Miranda - atravessada pelo rio Miranda, localiza-se no MS, ao sul do Pantanal. É uma área em que predominam rochas cristalinas pré cambrianas, com altitudes extremamente baixas, entre 100 e 150 m.
Depressão Sertaneja e do São Francisco - ocupam uma extensa faixa de terras que se alonga desde as proximidades do litoral do Ceará e Rio Grande do Norte, até o interior de Minas Gerais, acompanhando quase todo o curso do rio São Francisco. Apresentam variedade de formas e de estruturas geológicas, porém destaca-se a presença do relevo tabular, as chapadas, como as do Araripe (PE-CE) e do Apodi (RN).
Depressão do Tocantins - acompanha todo o trajeto do Rio Tocantins, quase sempre em terrenos de formação cristalinas pré cambriana. Suas altitudes declinam de norte para sul, variando entre 200 e 500 m.
Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná - caracterizada pelo predomínio dos terrenos sedimentares das eras Paleozóica e Mesozóica, aparece como uma larga faixa de terras, localizada entre as terras dos planaltos da bacia do Paraná e do Atlântico leste e sudeste. Suas altitudes oscilam entre 600 e 700 m.


22) Depressão Periféricas sul-rio-grandense - ocupam as terras sedimentares drenadas pelas águas do rio Jacuí e do Rio Ibicuí, no Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por baixas altitudes, que variam em torno dos 200 m.
4-Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e mineirais que compõem a litosfera
5-A)Cráton ou Plataforma, são planaltos.EX:Planalto Central do Brasil.
B)É uma bacia protegida por crátons.EX:Bacia Amazônica
C)Elevações com altitudes consideráveis, áreas instáveis devido as placas tectônicas.EX:Serra do Espinhaço.

Anônimo disse...

Nicolas Nº:21 1ºC

1.Os planaltos são mais elevados e o processo de desgaste é maior que o de sedimentação e nas planícies o processo de sedimentação é maior que o de desgaste.
2.As montanhas são formações geográficas que se originam do encontro de placas tectônicas,fazendo o solo se elevar e as montanhas são maiores do que o solo ao seu redor.
3.As depressões são regiões mais baixas do que o relevo em sua volta e é uma depressão absoluta quando fica abaixo do nível do mar e depressão relativa quando fica acima do nível do mar.
4.É a classificação do solo pela sua origem e a composição das suas rochas.
5.a)Estruturas mais antigas que tem forma desgastada devido aos processos erosivos.Exemplos:o
escudo brasileiro e o chinês.
b)São depressões de considerável extensão,que foram depositados muitos sedimentos.Exemplos:a do Congo,do Colorado e do Mississipi-Missouri.
c)São elevações de grande altitude que se formaram através do movimento das placas tectônicas e podem ser antigos ou recentes.Exemplos:o Brasil é um exemplo de antigo e o Himalaia e os Andes são recentes.

Anônimo disse...

Otilio Dalçoquio de Souza - nº22
1°C

1- Planaltos – superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação.
Planícies – superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.


2- Montanhas sao elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens, como falhas ou dobras.


3- A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. Elas, as depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares. Podem também ser encontradas baixas colinas. Um exemplo geral de depressão são crateras.Tipos: planalto, relevo, planice, depressoes e montanhas.


4- Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera. é o desenvolvimento da terra desde os primórdios, ou seja, desde a origem da mesma. Engloba a formação dos vários tipos de relevos, bacias, etc. Engloba também as "Eras" geológicas como o período pré-cambriano, cenozóico, etc., e também a estrutura interna da terra.


5- CRATONS: são porções bastante antigas da pré-historia, tendo se mantido relativamente estáveis por no mínimo 500 milhões de anos. Por estabilidade entende-se que estes se mantiveram preservados e foram pouco afetados por processos tectônicos de separação e amalgamação de continentes ao longo da história geológica do planeta.ex: Cráton do São Francisco, Cráton Amazônico

BACIAS SEDIMENTARES: são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.
ex: Amazônica, a do Parnaíba – também chamada do Meio-Norte -, a do Paraná ou Paranaica e a Central.

CINTURÕES OROGÊNICOS: Cadeias de Montanhas (também denominadas Cinturões Orogênicos): são as grandes cordilheiras de montanhas, que se estendem por milhares de quilômetros, mas apresentam largura relativamente limitada (algumas dezenas a poucas centenas de quilômetros). Além da altitude elevada, caracterizam-se por apresentar grande atividade ígnea e sísmica, acompanhada de intensa erosão. Estão situadas nas margens continentais do tipo pacífica (também denominadas ativas), próximo a fossas oceânicas (ex. Andes), ou, ainda, podem estar ocorrer no interior de continentes, entre duas áreas cratônicas (ex. Himalaias).

Anônimo disse...


Patrick Camilo dos Santos
23 1ºCEM

1- As planícies são mais baixas que os planaltos, ficam abaixo de 300 metros, o processo de sedimentação é maior do que o de erosão, diferente dos planaltos, ou seja as planícies recebem os sedimentos dos planaltos ao sofrer a erosão.

2- Montanhas são acidentes geográficos que ocorrem ao encontro de duas placas tectônicas onde uma delas se eleva, mas montanhas também podem se resultantes de erupções vulcânicas.

3- As depressões as partes mais baixas em relação ao relevo em redor, há dois tipos de depressão, a relativa, que são as regiões que ficam no nível ou acima do nível do mar, e a absoluta, que são as regiões abaixo do nível do mar.

4- Estruturas geológicas é uma classificação da litosfera terrestre, com base nas suas origens, e suas composições de rochas, ela pode ser dividida em três tipo, crátons, cinturões orogênicos ou bacias sedimentares.

5- Crátons- São baixos planaltos que assumem até mesmo feições de depressões, quando eles afloram são chamados de escudos, como: o escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense.

Bacias sedimentares- São depressões da superfície terrestre nas quais se depositam ou depositaram sedimentos que podem ser também materiais vulcânicos. Por exemplo: a Amazônica, Parnaíba e a do Paraná.

Cinturões orogênicos - São áreas geologicamente instáveis, formadas pelo movimento das placas tectônicas. Suas estruturas são recentes como o caso da Cordilheira do Andes.

Abraço Conceição

Anônimo disse...

Nome: Richard nº: 27 - 1ºC

1-PLANALTOS - São terrenos montanhosos. Com morros e montanhas.
PLANíCIES - São terrenos baixo, amplos, planos que fixam melhor a água.

2- As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos.

3- A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros.

4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.

5- a)Os crátons, também conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigos (na verdade, esses nomes representam um de seus subtipos), são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação.

b) As bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras.

c) Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectónico (orogenia).

Anônimo disse...

Anna Julia N° 07 1°A
1-Planalto: É plano e alto, mais de 300 metros do nível do mar, o processo de erosão é maior que o de sedimentação.
Planície: É menos de 300 metros acima do nível do mar, superfície relativamente plana, onde o processo de sedimentação é maior que o de erosão.
2- Se formão pelo processo de choque que ocorre entre as placas tectônicas continentais, ocasionando desdobramentos ou falhas, que é o levantamento da superfície após o choque das placas.
3- É sempre a área mais baixa em relação ao relevo circunvizinho. Tipo1- Depressão relativa: área acima ao nível do mar. Tipo2- Depressão absoluta: abaixo do nível do mar.
4- Estruturas geológicas é o alicerce que sustenta tudo que tem na superfície.
5- a- Os crátons apresentam-se atualmente como um relevo rebaixado e desgastado (planície) , pois durante muitos anos ocorreu um processo de erosão muito intenso. Quando expostos ou submetidos ao processo de erosão são chamados de escudos , e quando recobertos pela formação sedimentar chamados de plataformas cobertas.
b- As bacias sedimentares são depressões na superfície do relevo, onde se depositam sedimentos causados pela erosão das rochas ou ate de sedimentos orgânicos, que após cobertas podem tornassem planície sedimentarias.
c- São grandes curvamentos que surgem na superfícies da terra devido a força das placas tectônicas trazendo como consequência a formação de dobramentos nos quais podes ser antigos ou moderno. Os antigos ocorreram na datam do período Pré-Cambriano, e os modernos que o correram do período terciário para frente. As mais antigas se encontram desgastavas, e devido o processo de erosão, temperismo e etc. As mais recentes são as que formam as grandes cordilheiras e montanhas. Não existem cadeias orogenéticas recentes no Brasil, apenas antigas.

Anônimo disse...

1-Planices ficam ao nivel do mar, enquanto os planaltos estao em niveis mais elevados
2-Montanhas são formações geográficas, que se originam do impacto de duas placas tectonicas, são um acidente geográfico, com o choque, a terra se eleva, formando montanhas, um conjunto de montanhas forma uma cordilheira
3-Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar. Depressão Relativa – fica acima do nível do mar 
Depressão é uma superfície mais plana, com altitude um pouco elevada, que apresenta uma inclinação suave
4-Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera
5-
a-Os crátons são estruturas geológicas muito antigas  da crosta continental e ricas em minerais metálicos.
b-Bacias sedimentares são uma região baixa entre dois planaltos que foi sendo formada pela erosão.
c-são estruturas geológicas que se originaram a partir do movimento das placas tectonicas e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta. Monte Everest e Cordilheira dos andes são exemplos de cinturões recentes
Vitória nº30 1ºC

Anônimo disse...

Nome: Rafael Humberto Tormena Nº: 24
1ºC
1-Planaltos são terrenos montanhosos e altos.
Planície são terrenos baixos amplos que se fixam melhor a água.
2-Elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens , como falhas ou dobras.]
3-Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e mineirais que compõem a litosfera
4-Crátons: São um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga.
Bacias sedimentares:As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.
Cinturões orogênicos: Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectônico, Normalmente é formado por uma variável quantidade de fragmentos crustais.

Anônimo disse...

Cauê Piske Rosa
1° A
Número: 12

1) As principais diferenças entre os dois é a altitude onde o planalto é acima de 300 metros, e a planície é abaixo de 300 metros, e também o processo de erosão no planalto é maior do que o de sedimentação, já na planície é o contrário.
2) As montanhas são formadas a partir do choque entre placas tectônicas onde o solo na região se ergue formando a montanha, também estas são maiores do que as regiões vizinhas. Ex: Monte Everest, Kilimanjaro entre outros.
3) As depressões são áreas de baixa ou maior altitude em relação ao nível do mar sendo absoluta abaixo do nível do mar ( mar morto), e relativa acima do nível do mar.
4) São partes do planeta que foram formadas a partir de vários fatores sendo endógenos e exógenos. EX Crátons, Bacias Sedimentares e Cinturões orogênicos.
5)a) Crátons é a estrutura da Terra mais antiga constituída por rochas desgastadas devidos os processos erosivos. São formados por escudos cristalinos e as plataformas continentais. Por serem antigos pode haver a presença de minerais como o cobre, ouro, bauxita e outros.
b) As bacias sedimentares são depressões de considerável extensão, onde vários processos depositaram sedimentos neste local. Podem ser associados por bolsões petrolíferos, gás natural e carvão mineral devido sua grande extensão. Ex Congo, Colorado, e do Mississipi-Missouri.
c)Cinturões orogênicos formam-se a partir das placas tectônicas, onde são áreas de terremotos frequentes, vulcões, de falhas e dobramentos. Uma formação recente é da Cordilheira do Andes, e outras são do Himalaia, Pirineus, Cáucaso entre outros.

Anônimo disse...

Nome: Arthur Felippe - Nº4 - 1ºC
Exercícios Avaliativos
1- Planaltos são áreas mais elevadas e são originários de erosões provocadas por água ou vento. Planícies são superfícies relativamente planas, baixa altitude e são formadas por rochas sedimentares.
2- Montanhas são formações geográficas resultantes do choque entre placas tectônicas. O impacto eleva-se da superfície formando-as.
3- São as partes mais baixas em relação ao relevo, ao redor. Há dois tipos de depressão: a absoluta (abaixo do nível do mar) e a relativa (acima do nível do mar).
4- É a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.
5- a)Estruturas geológicas de estabilidade e composição antiga. São ricos em minerais metálicos. Ex: Escudo das Guianas, Escudo Sul-Amazônico.
b)São formações rochosas localizadas em áreas de depressões relativa ou absoluta, que acumulam espessas camadas ou estratificações formadas por rochas sedimentares. Ex: Bacia Sedimentar da Amazônia, Bacia Sedimentar do Paraná.
c)Estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações das placas tectônicas. Correspondem à formação de cadeias montanhosas, sendo algumas as maiores do planeta, umas são antigas e outras não. Ex: Cordilheira dos Andes, Cordilheira do Himalaia (ambas antigas).

Anônimo disse...

Nome: Arthur Felippe - Nº4 - 1ºC
Exercícios Avaliativos
1- Planaltos são áreas mais elevadas e são originários de erosões provocadas por água ou vento. Planícies são superfícies relativamente planas, baixa altitude e são formadas por rochas sedimentares.
2- Montanhas são formações geográficas resultantes do choque entre placas tectônicas. O impacto eleva-se da superfície formando-as.
3- São as partes mais baixas em relação ao relevo, ao redor. Há dois tipos de depressão: a absoluta (abaixo do nível do mar) e a relativa (acima do nível do mar).
4- É a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.
5- a)Estruturas geológicas de estabilidade e composição antiga. São ricos em minerais metálicos. Ex: Escudo das Guianas, Escudo Sul-Amazônico.
b)São formações rochosas localizadas em áreas de depressões relativa ou absoluta, que acumulam espessas camadas ou estratificações formadas por rochas sedimentares. Ex: Bacia Sedimentar da Amazônia, Bacia Sedimentar do Paraná.
c)Estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações das placas tectônicas. Correspondem à formação de cadeias montanhosas, sendo algumas as maiores do planeta, umas são antigas e outras não. Ex: Cordilheira dos Andes, Cordilheira do Himalaia (ambas antigas).

Anônimo disse...

Anna Julia Zanotti n°:02 1°C
1) Planaltos são regiões planas mais elevadas (acima de 300m) onde o processo de erosão é maior do que o de sedimentação. Já as planícies são regiões abaixo de 300m, com o processo de sedimentação maior do que o de erosão.
2) Montanhas são elevações que ocorrem naturalmente em um relevo, podendo ser formadas por falhas ou dobras (dobramentos modernos).
3) Depressões são as partes mais baixas de um relevo. (ex: toda a parte baixa em torno do Morro da Cruz é considerada uma depressão. As depressões podem ser relativas e absolutas, sendo as relativas às que ficam acima ou no nível do mar e as absolutas as que se localizam abaixo do nível do mar.
4) A estrutura geológica de um lugar (rochas, etc) depende da ação de fatores internos que formam o relevo, como o tectonismo e o vulcanismo. Em geral é a estrutura do relevo da Terra, onde há a interação de agentes internos e externos, ou seja,é a classificação da litosfera.
5-a) Crátons ou plataformas são áreas que sofreram ao decorrer do tempo um grande processo erosivo, isso explica os relevos mais desgastados e rebaixados. Atualmente são configurados como baixos planaltos e ficam parecidos com depressões. Quando ficam expostos aos agentes de erosão recebem o nome de escudos, como o Escudo das Guianas , o Brasileiro e o Canadense.
b) Bacias sedimentares são áreas de crátons, com um formato de bacia que são preenchidas por sedimentos ou detritos. Exemplo de bacias sedimentares: A bacia Amazônica, do Meio-Norte e do Paraná.
c) Cinturões Orogênicos são a mesma coisa que os dobramentos que são grandes curvamentos côncavos e convexo que apareceram na superfície terrestre devido a ação de forças tectônica. Podem ser antigos ou modernos. Os antigos correspondem a estruturas orogênicas que ocorreram no Pré-Cambriano, como o relevo brasileiro, onde podemos citar a Serras do Mar. E os modernos são as estruturas orogênicas que ocorreram no final do período Mesozóico e no Cenozóico, como as montanhas rochosas ocidentais.

Anônimo disse...

Nome: Lara Matos Marcos
N: 09
Sala: 1C

1.
A diferença é que com os planaltos o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação, j's com as planicies o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.

2.
As montanhas são formações geográficas originadas pelo encontro entre placas tectônicas.
Devido a esse choque, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas.

3.
As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta.Quando a região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta.
Quando são mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas.

4.
A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.
Com isso foram classificadas as principais estruturas geológicas da Terra sendo: os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos.

5.
a) Os Crátons são um tipo de estrutura geológica caracterizada, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana.
São basicamente uma porção das placas continentais, cuja a sua composição é de rochas magmáticas e metamórficas.

b) Bacias sedimentares são formações rochosas localizadas em áreas de depressões relativas ou absolutas, que acumulam camadas espessas por rochas sedimentares, e são caracterizadas por serem formadas por deposição de materiais sedimentares que ao longo de milhões de anos se transformam em formações rochosas.

c)São as grandes cordilheiras de montanhas, que se estendem por milhares de quilômetros, mas apresentam largura relativamente limitada além da altitude elevada, caracterizam-se por apresentar grande atividade ígnea e sísmica, acompanhada de intensa erosão. Estão situadas nas margens continentais do tipo pacífica próximo a fossas oceânicas um exemplo seria a cordilheira dos Andes,ou, ainda, podem ocorrer no interior de continentes, entre duas áreas cratônicas, exemplo a do Himalaia.

Anônimo disse...

1- Os planaltos são superfícies com elevação e aplainadas,superiores a 300m,marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação, já as planícies são superfícies relativamente planas, onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.
2-As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas.
3- Depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. São classificadas como depressões relativas quando acima do nível do mar, e depressões absolutas quando abaixo do nível do mar, As crateras de vulcões desativados e provenientes da queda de asteróides são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.
4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.
5-
a)Os crátons são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros).São divididos em escudos cristalinos (não foram recobertos por outros tipos de estruturas geológicas) e plataformas ( recobertas por outras formações estruturais, geralmente por camadas de sedimentos, as bacias sedimentares). Exemplos:
o Escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense, na América; o Siberianos ou de Angara e o Chinês, na Ásia; o Australiano; o Guineano, na África; e o Fino-Escandinavo, na Europa.
b)Bacias Sedimentares são formações rochosas localizadas em áreas de depressões relativas ou absolutas, que acumulam espessas camadas ou estratificações formadas por rochas sedimentares.
Exemplos: a Amazônica, do Meio-Norte e do Paraná, no Brasil; a do Mississípi-Missouri, nos Estados Unidos; a do Chade, na África; a do Centro-Norte da Europa; e a do Centro-Sul da Austrália.
c)As cadeias orogênicas antigas correspondem às estruturas orogênicas , mais antigas, datam do Pré-Cambriano. Exemplos: Montes Apalaches (EUA), Alpes Escandinavos (Península da Escandinávia, onde se localizam a Noruega e a Suécia), Montanhas Caledônicas (Escócia), Serras do Mar, Mantiqueira e do Espinhaço (Brasil) e outros. As cadeias orogênicas recentes correspondem às estruturas orogênicas que se formaram no final do Mesozóico e no Cenozóico (Período Terciário). Exemplos: O monte Everest (8872 m) e Canchenjunga (8603m) na Cordilheira do Himaláia, o Aconcágua (6960m), na Cordilheira dos Andes; e o McKinley (6194m), nas Montanhas Rochosas.
Nathália Leal número 29 1ºano B

Anônimo disse...

Nome: Leonardo Andrade Telles
n°11 1°C

Estou postando novamente, como a professora deixou, pois faltou os exemplos da questão 5

1 - Planalto são terrenos montanhosos com mais de 300 metros onde predomina o processo de erosão.
Planícies são terrenos montanhosos com menos de 300 metros e onde o processo de sedimentação é maior que o de erosão.

2 - São elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens , como falhas ou dobras.

3 - As depressões são áreas que possuem altitude mais baixa em relação às regiões circunvizinhas.
Podem ser de 2 tipos:
-Absoluta: Região que fica abaixo do nível do mar
-Relativa: Está no nível do mar ou acima.

4 - Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera.

5 - a)Os crátons constituem a estrutura mais antiga, com rochas que datam de 900 a 4,5 bilhões de anos e, devido aos processos erosivos, têm formas desgastadas.
ex: Cráton Amazônico e Cráton do São Francisco.

5 - b) As bacias sedimentares são depressões de considerável extensão, nas quais tanto por processos marinhos, glaciais, eólicos ou continentais, foram depositados sedimentos.
ex: Bacia sedimentar do Mississipi-Missouri ou a do Congo.

5 - c) Os cinturões orogênicos, com elevações e com altitudes consideráveis, formaram-se a partir da movimentação das placas tectônicas. São áreas instáveis, com terremotos frequentes, vulcões, falhamentos e dobramentos.
ex: Himalaia (Ásia); Pirineus, Alpes e Cárpatos (Europa); Monte Atlas (África); Cordilheira dos Andes (América).

Anônimo disse...

Bruna Orsi N°6 1°B
1-Planícies são superfícies planas, onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.E os Planaltos são superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação.


2-As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas.


3-Depressão Relativa – fica acima do nível do mar .
Planícies:superfícies relativamente planas
Planaltos:superfícies com elevação e aplainadas
Montanhas:elevações naturais do relevo.


4-Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera


5- a)crátrons: É uma estrutura geológica ,que pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana.


b) Bacias Sedimentares: uma área geográfica que tem uma depressão decorrente da subsidência do terreno, formando uma grande bacia que recebe sedimentos.



c)Cinturões Orogênicos:são como elevações com altitudes consideráveis,formaram-se a partir da movimentação das placas tectônicas.(cordilheira dos andes e himalaia- Ásia).

Anônimo disse...

Luiza Leal da Rocha n25 1B
1) Planícies são terrenos relativamente planos (pouca ou nenhuma variação de altitude), são formadas por rochas sedimentares e o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste, enquanto os Planaltos são áreas de altitude variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento.
2)As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Existem também as montanhas formadas por vulcões. As altitudes das montanhas são superiores as das regiões vizinhas. Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de cordilheira.
3)As depressões são regiões geográficas com rebaixamento repentino do relevo corresponde a uma área com altitude mais baixa que as áreas que circundam. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões.
4) A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos: crátons, bacias sedimentares e cinturões orogênicos.
5) A) Os crátons ou plataformas sofreram, no decorrer do tempo geológico,intenso processo erosivo. Isso explica por que apresentam, de modo geral, relevos rebaixados ou desgastados. Atualmente a maioria configura-se como baixos planaltos e assumem até mesmo feições de depressões. EX: o Escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense, na América.
B) São áreas de crátons ou plataformas com tendência a concavidade ( a ter forma de bacia) que, através do tempo geológico, foram e continuam sendo preenchidas por detritos ou sedimentos, inclusive com matéria orgânica ( vegetal ou animal). EX: a Amazônica, do Meio-Norte e do Paraná, no Brasil.
C) Correspondem a grandes curvamentos côncavos e convexos que surgem na superfície terrestre, resultantes de forças tectônicas, ou seja, da orogenia no decorrer da história geológica. Podem ser classificados, segundo o "momento" em que ocorreram, em cadeias orogênicas antigas ou dobramentos antigos e cadeias orogênicas recentes ou dobramentos recentes.
As cadeias orogênicas antigas, ou dobramentos antigos, correspondem às estruturas orogênicas , mais antigas, datam do Pré-Cambriano. EX: Montes Apalaches (EUA) e os Alpes Escandinavos (Península da Escandinávia, onde se localizam a Noruega e a Suécia).
As cadeias orogênicas recentes, ou dobramentos recentes, correspondem às estruturas orogênicas que se formaram no final do Mesozóico e no Cenozóico (Período Terciário). EX: Monte Aconcágua na Cordilheira dos Andes e o Monte Everest na Cordilheira do Himalaia.

Anônimo disse...

Giordano nº31 1ºC

1-Planaltos são áreas planas e elevadas com geralmente mais de 300 metros onde predomina o processo de erosão. As planícies tem menos que 300 metros e predomina o processo de sedimentação.

2-Montanhas são elevações naturais que ocorrem com o passar dos anos

3-As depressões são áreas que possuem altitude mais baixa em relação às regiões circunvizinhas.
Elas podem ser absoluta, ou seja , que fica abaixo do nível do mar ou relativa que esta no nível do mar ou acima

4-Estruturas geológicas são as formações acima ou abaixo da superfície que formam o relevo

5-
a)Tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana ex:Serra do Mar
b)São áreas geográficas em forma de depressão que recebem sedimentos de toda a natureza, formando sucessivas camadas ex:Bacia do Paraná
c)São as grandes cordilheiras de montanhas, que se estendem por milhares de quilômetros ex:Cordilheira dos Andes

Anônimo disse...

Robson Nº32 1ºA


1_- Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies ?

Planaltos são superfícies planas mais alta do que o "normal" entre o relevo de um determinado lugar. Essa é a explicação teórica, mas na verdade é um local que sobre muito intemperismo (ação de chuvas, vento e sol) e que a muitos anos atras, todo planalto foi uma montanha ou uma colina, o fato é que o relevo está em constante modificação e para haver um planalto, a formação do revelo deve ser bem antigo, que é o caso do Brasil (Planaltos e chapadas). A planície está ligada a ideia de sedimentação. Essa sedimentação vem principalmente de rios que trazem esses sedimentos do seu leito ( todo o material de encostas e de qualquer outro lugar proveniente da erosão chega pelo fluxo do rio e vai se acomodando
2- Explique o que são montanhas :

Montanha ou monte é um acidente geográfico. Uma montanha tem imponência e altitude superiores a uma colina, embora não exista uma altitude específica para essa diferenciação.

3- Explique o que são depressões e os tipos de depressões :

As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas.
Exemplo: Depressão Sul Amazônica

4- O que é estrutura geológica ?
A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos
crátons,
bacias sedimentares
dobramentos modernos

5- Conceituar Com auxílio do livro texto e com exemplos :
a) Crátons ;
São as partes relativamente estáveis de um continente ou o interior de placas continentais sobre as quais se assentam outras estruturas, bacias sedimentares

b) Bacias Sedimentares; são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão. São de grande importância econômica, porque são responsáveis por fontes de energia de origem fóssil (petróleo e carvão mineral).
Ex:
1)- Bacia Sedimentar da Amazônia – localizada na Floresta Amazônica
2) - Bacia Sedimentar Potiguar – localizada entre o oeste do Ceará e costa do Rio Grande do Norte.


c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes
São estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta. Em geral, são compostos por rochas magmáticas (ou ígneas) e metamórficas. São exemplos de dobramentos modernos a Cordilheira dos Andes, na América do Sul.
Recentes terciária e antigos pré- cambriano

Anônimo disse...

Aluno:Gabriel Ramiro da Rocha Torres (17); 1ºAEM; Salesiano Itajaí;

1- Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies?
Bem, planaltos são regiões situadas acima de 300 metros, onde os processos de erosão (causado por fatores como sol,chuva,vento...) são maiores do que os de sedimentação.Já as planícies se encontram em alturas menores que 300 metros, e os processos de sedimentação são maiores do que os de erosão.
2-Explique o que são montanhas :
Montanhas são formações geográficas originadas pelo soerguimento do material terrestre, seja através do tectonismo ou até mesmo do vulcanismo.As montanhas possuem altitudes superiores as das regiões vizinhas, e quando há um conjunto denomina-se cordilheira.
3-Explique o que são depressões e os tipos de depressões :
São áreas mais baixas ou de menor altitude em relação ao relevo. Divide-se em Absoluta (depressão que fica abaixo do nível do mar,ex: Mar Morto e Lago Asfaltite)e Relativa (depressão que fica acima do nível do mar, ex: Periférica Paulista).
4-O que é estrutura geológica ?
A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.Basicamente o alicerce do relevo.
5-Conceituar Com auxílio do livro texto e com exemplos :
a)Crátons: são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos.Apresentam, de modo geral, relevos rebaixados ou desgastados devido a processos erosivos.Pode-se encontrar minerais como ouro, bauxita, minério de ferro,cobre e manganês.o Escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense, na América são exemplos de crátons aflorados.
b)Bacias Sedimentares: São áreas de crátons ou plataformas com tendência a concavidade ( a ter forma de bacia) que, através do tempo geológico, foram e continuam sendo preenchidas por detritos ou sedimentos, inclusive com matéria orgânica ( vegetal ou animal).Nas bacias sedimentares podem ser encontrados os combustíveis fósseis, o petróleo, o carvão mineral, o gás natural, o xisto betuminoso.São exemplos de grandes bacias sedimentares:
a Amazônica, do Meio-Norte e do Paraná, no Brasil;
c)Cinturões orogênicos: Com elevações com altitudes consideráveis, formaram-se a partir do tectonismo.São áreas geologicamente instáveis, com terremotos frequentes, vulcões,falhamentos e dobramentos.Suas estruturas são recentes e em processo de formação como é o caso da Cordilheira dos Andes.As principais elevações são: Himalaia, Andes, Pirineus, Alpes,Cárpatos, Montes Atlas, Cáucaso e as montanhas rochosas (América).

Anônimo disse...

João Pedro n° 18 1°B

1- As vezes se diferença planície e planalto porque o planalto geralmente é localizado em áreas mais altas, mas não é totalmente verdadeiro. A real diferença entre planalto e planície é a formação geológica: a planície consiste em rochas sedimentares acumuladas; o planalto é o produto da erosão e da acumulação de rochas cristalinas e sedimentares. No planalto o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação enquanto na planície é ao contrário.
2- Montanhas: elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens, como falhas ou dobras.
3- Depressões: relevo caracterizado pelo rebaixamento repentino do relevo, ou seja, corresponde a uma área com altitude mais baixa que as áreas que circunda. As depressões são classificadas em dois tipos: depressão relativa (que apresenta altitude mais baixa que as áreas ao redor, mas estão acima do nível do mar) e absoluta (se apresenta abaixo no nível do mar). As depressões geralmente são planas, em razão dos processos erosivos aos quais se sujeitaram ao longo de milhares de anos.
4- Estrutura Geológica é o nome dado ao conjunto de todos os diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera.
5- A) Crátons: Constituem a estrutura mais antiga, com rochas que datam 900 a 4,5 bilhões de anos e, devido aos processos erosivos, têm formas desgastadas. São formados pelos escudos cristalinos e as plataformas continentais. Por serem antigos, pode haver ocorrência, principalmente, de minerais, como: cobre, ferro, ouro, manganês e bauxita. Exemplo: Cráton Amazônico.
B) Bacias Sedimentares: são depressões de considerável extensão, nas quais tanto por processos marinhos, glaciais, eólicos ou continentais, foram depositados sedimentos. Exemplos: Bacia Amazônica e Bacia do Paraná.
C) Cinturões Orogênicos: com elevações com altitudes consideráveis, formaram-se a partir da movimentação das Placas Tectônicas. São áreas geologicamente instáveis, com terremotos frequentes, vulcões, falhamentos e dobramentos. Suas estruturas são recentes e em processo de formação como é o caso da Cordilheira dos Andes. As principais elevações são: Himalaia (Ásia); Pirineus, Alpes e Cárpatos (Europa); Monte Atlas (África); Cáucaso (entre Europa e Ásia); Andes e as Montanhas Rochosas (América). Exemplos de Cinturões antigos: Serra do Mar e Mantiqueira.

Anônimo disse...

Nome: Ana Letícia Rossetto N: 01 Série: 1ºB

TAREFA AVALIATIVA
1- Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies ?
Os planaltos são superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação. Já as planícies são superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.

2- Explique o que são montanhas: As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.

3- Explique o que são depressões e os tipos de depressões: As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas.

4- O que é estrutura geológica?
As rochas da crosta terrestre estão em constante processo de transformação, sendo modificadas pela ação erosiva de agentes externos (chuvas, ventos etc.) e agentes internos (erupções vulcânicas e tectonismo). Esse processo ocorre há bilhões de anos e o conhecimento da estrutura geológica de um determinado local é de fundamental importância na análise do relevo e dos possíveis recursos minerais existentes. O Brasil, por apresentar uma grande extensão territorial (8.514.876 quilômetros quadrados), possui estrutura geológica composta por três tipos distintos:
- os crátons ou plataformas;
- as bacias sedimentares;
- as cadeias orogênicas (no caso, antigas).

5- Conceituar com auxílio do livro texto e com exemplos :
a) Crátons: Os crátons ou plataformas sofreram, no decorrer do tempo geológico,intenso processo erosivo. Isso explica por que apresentam, de modo geral, relevos rebaixados ou desgastados. Atualmente a maioria configura-se como baixos planaltos e assumem até mesmo feições de depressões. Exemplo: Cráton São Francisco.

b) Bacias Sedimentares: São áreas de crátons ou plataformas com tendência a concavidade ( a ter forma de bacia) que, através do tempo geológico, foram e continuam sendo preenchidas por detritos ou sedimentos, inclusive com matéria orgânica ( vegetal ou animal). Exemplo: Bacia sedimentar amazônica.

c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes:
Cinturões Orogênicos: Cadeias de montanhas atuais e antigas.
Cinturões Orogênicos antigos: Os cinturões orogênicos existentes no território brasileiro são muito antigos, ou seja, de diversas idades ao longo do Pré-cambriano. Esses cinturões são o do Atlântico, o de Brasília e o Paraguai-Araguaia. Essas três cadeias montanhosas encontram-se atualmente muito desgastadas pelas várias fases erosivas ocorridas, mas ainda guardam aspectos serranos em grandes extensões.
Cinturões Orogênicos recentes: Sob o ponto de vista do tempo geológico, os dobramentos modernos são considerados de origem recente, com cerca de 250 milhões de anos desde o início de sua formação. Sua localização ocorre, na maior parte, em regiões com relativa instabilidade geológica, graças ao fato de se originarem do choque e interação entre duas placas tectônicas. São exemplos de dobramentos modernos a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia, onde se encontra o Monte Everest.

Anônimo disse...

Ana Terra 02 1B

1. Planaltos – superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação.
Planícies – superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.
2. As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acaba se elevando na superfície, formando assim as montanhas.
3. Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.
Depressão Relativa – fica acima do nível do mar . A periférica paulista, por exemplo, é uma depressão relativa.
4. Estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.
5-
a) Crátons ou plataformas sofreram, no decorrer do tempo geológico,intenso processo erosivo. Isso explica por que apresentam, de modo geral, relevos rebaixados ou desgastados. Atualmente a maioria configura-se como baixos planaltos e assumem até mesmo feições de depressões.
Ex: Escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense, na América;
b) Bacias sedimentares são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão. Ex: Bacia Sedimentar da Amazônia – localizada na Floresta Amazônica
c) Grandes cordilheiras de montanhas, que se estendem por milhares de quilômetros, mas apresentam largura relativamente limitada, caracterizam-se por apresentar grande atividade ígnea e sísmica, acompanhada de intensa erosão, próximo a fossas oceânicas (ex. Andes), ou, ainda, podem estar ocorrer no interior de continentes, entre duas áreas cratônicas (ex. Himalaias)

Ana Terra 02 1B

Anônimo disse...

Lara Zanotto, 20 – 1ºB
1. Os planaltos ou os platôs, são superfícies com elevação e aplainadas, marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação. Os planaltos são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Eles são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.
As planícies superfícies relativamente planas, onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste. Elas aparecem, fundamentalmente, nas baixadas fluviais, lacustres (lagos) e litorâneas.
A diferença entre planalto e planície é a formação geológica: a planície consiste em rochas sedimentares acumuladas; o planalto é produto da erosão e da acumulação de rochas cristalinas sedimentares.
2. As montanhas são elevações naturais do relevo que atingem grandes altitudes, podendo ter várias origens, como falhas ou dobras. É considerado montanhas, áreas a partir de 3.000 metros de altitude.
3. As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.
4. A estrutura geológica do Brasil compõe-se de maciços antigos e bacias sedimentares, não ocorrendo a existência de dobramentos modernos. Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera.
5. a) Os crátons constituem a estrutura mais antiga, com rochas que datam de 900 a 4,5 bilhões de anos e, devido aos processos erosivos, têm formas desgastadas. São formados pelos escudos cristalinos e as plataformas continentais. Por serem antigos, pode haver ocorrência, principalmente, de minerais, como: cobre, minério de ferro, ouro, manganês e bauxita. Exemplos: O Escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense, na América; o Siberianos ou de Angara e o Chinês, na Ásia; o Australiano;o Guineano, na África; e o Fino-Escandinavo, na Europa.
b) As bacias sedimentares são áreas de crátons ou plataformas com tendência a concavidade (a ter forma de bacia) que, através do tempo geológico, foram e continuam sendo preenchidas por detritos ou sedimentos, inclusive com matéria orgânica (vegetal ou animal) e também são depressões de considerável extensão. Em algumas bacias sedimentares as camadas de sedimentos chegam a milhares de metros e estão associadas, principalmente, a bolsões petrolíferos, gás natural e carvão mineral. São as principais bacias sedimentares, a do Congo, do Colorado e do Mississipi-Missouri.
c) Os cinturões orogênicos, com elevações com altitudes consideráveis, formaram-se a partir da movimentação das Placas Tectônicas. São áreas geologicamente instáveis, com terremotos frequentes, vulcões, falhas e dobramentos. Suas estruturas são recentes que ocorreram através de dobramentos modernos e em processo de formação como é o caso da Cordilheira dos Andes. As principais elevações são: Himalaia (Ásia); Pirineus, Alpes e Cárpatos (Europa); Montes Atlas (África); Cáucaso (entre Europa e Ásia); Andes e as Montanhas Rochosas (América). Os cinturões orogênicos antigos do Brasil: possui uma complexa formação Biológica (de rochas) e estrutural, com predomínio de rochas metamórficas (gnaisses, quartzitos, ardósias, micaxistos e outras) e, secundariamente, de rochas magmáticas intrusivas (granitos, sienitos e outras).São originários de vários diastrofismos antigos.

Anônimo disse...

Lara Zanotto, 20 – 1ºB
1. Os planaltos ou os platôs, são superfícies com elevação e aplainadas, marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação. Os planaltos são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Eles são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.
As planícies superfícies relativamente planas, onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste. Elas aparecem, fundamentalmente, nas baixadas fluviais, lacustres (lagos) e litorâneas.
A diferença entre planalto e planície é a formação geológica: a planície consiste em rochas sedimentares acumuladas; o planalto é produto da erosão e da acumulação de rochas cristalinas sedimentares.
2. As montanhas são elevações naturais do relevo que atingem grandes altitudes, podendo ter várias origens, como falhas ou dobras. É considerado montanhas, áreas a partir de 3.000 metros de altitude.
3. As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.
4. A estrutura geológica do Brasil compõe-se de maciços antigos e bacias sedimentares, não ocorrendo a existência de dobramentos modernos. Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera.
5. a) Os crátons constituem a estrutura mais antiga, com rochas que datam de 900 a 4,5 bilhões de anos e, devido aos processos erosivos, têm formas desgastadas. São formados pelos escudos cristalinos e as plataformas continentais. Por serem antigos, pode haver ocorrência, principalmente, de minerais, como: cobre, minério de ferro, ouro, manganês e bauxita. Exemplos: O Escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense, na América; o Siberianos ou de Angara e o Chinês, na Ásia; o Australiano;o Guineano, na África; e o Fino-Escandinavo, na Europa.
b) As bacias sedimentares são áreas de crátons ou plataformas com tendência a concavidade (a ter forma de bacia) que, através do tempo geológico, foram e continuam sendo preenchidas por detritos ou sedimentos, inclusive com matéria orgânica (vegetal ou animal) e também são depressões de considerável extensão. Em algumas bacias sedimentares as camadas de sedimentos chegam a milhares de metros e estão associadas, principalmente, a bolsões petrolíferos, gás natural e carvão mineral. São as principais bacias sedimentares, a do Congo, do Colorado e do Mississipi-Missouri.
c) Os cinturões orogênicos, com elevações com altitudes consideráveis, formaram-se a partir da movimentação das Placas Tectônicas. São áreas geologicamente instáveis, com terremotos frequentes, vulcões, falhas e dobramentos. Suas estruturas são recentes que ocorreram através de dobramentos modernos e em processo de formação como é o caso da Cordilheira dos Andes. As principais elevações são: Himalaia (Ásia); Pirineus, Alpes e Cárpatos (Europa); Montes Atlas (África); Cáucaso (entre Europa e Ásia); Andes e as Montanhas Rochosas (América). Os cinturões orogênicos antigos do Brasil: possui uma complexa formação Biológica (de rochas) e estrutural, com predomínio de rochas metamórficas (gnaisses, quartzitos, ardósias, micaxistos e outras) e, secundariamente, de rochas magmáticas intrusivas (granitos, sienitos e outras).São originários de vários diastrofismos antigos.

Anônimo disse...

Gabriela Nara, número 10, 1º ano B.

1. Planalto: A erosão é maior do que a deposição. São áreas relativamente planas e elevadas.
Planície: Ocorre em áreas de baixa altitude. Superfícies planas com pouca variação de altitude.

2. Acontece devido ao choque de duas placas tectônicas continentais. É uma grande elevação natural do terreno com altitude superior a 300 m, formada por um agrupamento de morros.

3. A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. Existem dois tipos: 1- Depressão relativa, são áreas mais baixas do que as ao seu redor. (Única que se encontra no Brasil). 2- Depressão absoluta, abaixo do nível médio do mar. (Não é encontrada no Brasil).

4 e 5. Estrutura geológica, do Brasil(3):
Relevo-
1. Crátons/plataforma: estrutura mais antiga.
2. Bacias sedimentares: depressões de considerável extensão.
3. Cinturões orogênicos: com elevações, forma-se a partir do movimento horizontal das placas tectônicas.

Anônimo disse...

Anisio, 03, 1 ano B.
1-Planaltos são áreas mais elevadas e, devido ao intemperismo, sofrem o processo de erosão e soltam fragmentos que caem em planícies, que por sua vez são áreas palanas de menos altitude, com diversas camadas formadas pelo agrupamento de fragmentos vindos da erosão de planaltos. Além disso, nos planaltos é comum encontrar minérios como o ferro e a balchita, e nas planícies é encontrado o carvão e o petróleo.
2-As montanhas são relevos mais elevados, formados a partir da consequência da colisão de duas placas tectônicas. Quando há um aglomerado de montanha, o nome dado deve ser cordilheira.
3-Depressões são partes do relevo que, em relação ao relevo ao redor, encontra-se em uma altitude menos elevada. Quando a depressão se encontra em uma altitude acima do nível do mar, chama-se depressão relativa, já quando a depressão se encontra abaixo do nível do mar, chama-se depressão absoluta.
4-A estrutura geológica é uma classificação do relevo terrestre, levando em conta a sua origem e o tipo de suas rochas.
5-
a) É a parte mais antiga do relevo terrestre, formado nas primeiras eras geológicas do planeta, por isso é formado por rochas ígneas (magmáticas) e é extremamente rico em diversos minerais como ferro, ouro e alumínio. Exemplo: relevo brasileiro
b)Sua formação é o resultado de uma planície após muitas camadas de sedimentos, portanto, ocorre do mesmo jeito (devido a erosão, essa área recebeu sedimentos de relevos mais elevados, que se depositaram e foram formando camadas). Costuma ser aonde são achados fósseis, carvão e petróleo. Exemplo: Bacia Sedimentar da Amazônia – localizada na Floresta Amazônica
c) São áreas com altitude mais elevada, formadas a partir da movimentação das placas tectônicas, têm uma estrutura mais recente, como no caso da cordilheira dos Andes.

Anônimo disse...

Anisio, 03, 1 ano B
1-Planaltos são áreas mais elevadas e, devido ao intemperismo, sofrem o processo de erosão e soltam fragmentos que caem em planícies, que por sua vez são áreas palanas de menos altitude, com diversas camadas formadas pelo agrupamento de fragmentos vindos da erosão de planaltos. Além disso, nos planaltos é comum encontrar minérios como o ferro e a balchita, e nas planícies é encontrado o carvão e o petróleo.
2-As montanhas são relevos mais elevados, formados a partir da consequência da colisão de duas placas tectônicas. Quando há um aglomerado de montanha, o nome dado deve ser cordilheira.
3-Depressões são partes do relevo que, em relação ao relevo ao redor, encontra-se em uma altitude menos elevada. Quando a depressão se encontra em uma altitude acima do nível do mar, chama-se depressão relativa, já quando a depressão se encontra abaixo do nível do mar, chama-se depressão absoluta.
4-A estrutura geológica é uma classificação do relevo terrestre, levando em conta a sua origem e o tipo de suas rochas.
5-
a) É a parte mais antiga do relevo terrestre, formado nas primeiras eras geológicas do planeta, por isso é formado por rochas ígneas (magmáticas) e é extremamente rico em diversos minerais como ferro, ouro e alumínio. Exemplo: relevo brasileiro
b)Sua formação é o resultado de uma planície após muitas camadas de sedimentos, portanto, ocorre do mesmo jeito (devido a erosão, essa área recebeu sedimentos de relevos mais elevados, que se depositaram e foram formando camadas). Costuma ser aonde são achados fósseis, carvão e petróleo. Exemplo: Bacia Sedimentar da Amazônia – localizada na Floresta Amazônica
c) São áreas com altitude mais elevada, formadas a partir da movimentação das placas tectônicas, têm uma estrutura mais recente, como no caso da cordilheira dos Andes.

Anônimo disse...

Vitor R. K. Demarchi Nº34 1ºB

1)A altitude, e a quantidade de sedimentação em relação a depressão, por exemplo na planície a altitude é inferior a 300 metros e a mais sedimentação que depressão.

2)Montanhas são formações geográficas, originárias de choques entre placas tectônicas, ou de forma menos comum com erupções vulcânicas. Essas elevações para serem consideradas montanhas, a altitude mínima deve ser de 3000 metros.

3)Depressão são espaços onde se tem menor altitude em relação ao relevo. Podem ser as depressões relativas que são as acima do nível do mar. E as depressões absolutas que são abaixo do nível do mar.

4)A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.

5)A) Cratóns são as partes mais antigas do relevo. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais, como Ouro.

5)B) As bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras.

5)C)São formações geológicas consideradas recentes, cujo início ocorreu na era Cenozoica, no período Terciário. São resultantes das ações do tectonismo.

Anônimo disse...

Vitor R. K. Demarchi Nº34 1ºB

1)A altitude, e a quantidade de sedimentação em relação a depressão, por exemplo na planície a altitude é inferior a 300 metros e a mais sedimentação que depressão.

2)Montanhas são formações geográficas, originárias de choques entre placas tectônicas, ou de forma menos comum com erupções vulcânicas. Essas elevações para serem consideradas montanhas, a altitude mínima deve ser de 3000 metros.

3)Depressão são espaços onde se tem menor altitude em relação ao relevo. Podem ser as depressões relativas que são as acima do nível do mar. E as depressões absolutas que são abaixo do nível do mar.

4)A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.

5)A) Cratóns são as partes mais antigas do relevo. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais, como Ouro.

5)B) As bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras.

5)C)São formações geológicas consideradas recentes, cujo início ocorreu na era Cenozoica, no período Terciário. São resultantes das ações do tectonismo.

Anônimo disse...

Alcides Neto Menegatti - n°2 - 1°A (EM)

1- A principal diferença entre um planalto e uma planície é que o planalto fica em uma maior altitude e é formado por erosões, por exemplo: Planalto Central no Brasil, localizado em território dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já a planície fica em um local mais baixo e é formada por rochas sedimentares por exemplo: Planície Litorânea, Planície Amazônica e Planície do Pantanal.

2- As montanhas são definidas como acidentes geográficos. Elas são formadas através do movimento de placas tectônicas. Um conjunto de montanhas é chamado de cordilheira. Uma montanha é dividida em três partes: A base (parte inferior ou encosta da montanha), vertente (qualquer um dos lados) e o cume (parte mais alta, ponto culminante). Exemplo: Monte Everest, K2 e Cordilheira dos Andes.

3- Uma depressão é quando ocorre através do intemperismo o abaixamento de um local. Existem dois tipos de depressão: A relativa e a absoluta.
Relativa: Quando a região é mais baixa do que áreas adjacentes. Exemplo: Vale do Itajaí
Absoluta: Quando a região é mais baixa que o nível do mar. Exemplo: Mar Morto

4- A estrutura geológica são as rochas e os minerais que compõem a litosfera, também engloba a formação dos tipos de relevo de uma região desde os primórdios, ou seja, o conceito estrutura geológica seria a formação geográfica de um local. Por exemplo, o Brasil é formado principalmente por três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.

5- Abaixo:
a) Crátons são porções muito antigas de rochas, que foram pouco afetadas por movimentos tectônicos, alguns com até 4,5 bilhões de anos. Exemplo: Escudos cristalinos, que são encontrados no Brasil.

b) As bacias sedimentares são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão. São de grande importância econômica, pois são responsáveis por fontes de energia de origem fóssil (petróleo e carvão mineral). Exemplo: Bacia Sedimentar da Amazônia, Bacia Sedimentar de Santos.

c)Os cinturões orogênicos são basicamente os dobramentos ocorridos através das atividades tectônicas presente no subsolo. Eles são caracterizados como antigos e modernos. Os antigos datam do Pré-Cambriano. Exemplos: Montes Apalaches (EUA), Alpes Escandinavos (Península da Escandinávia, onde se localizam a Noruega e a Suécia), Montanhas Caledônicas (Escócia), Serras do Mar, Mantiqueira e do Espinhaço (Brasil). Os modernos são do Mesozóico e do Cenozóico (Período Terciário).Exemplos: os Andes, as Montanhas Rochosas, os Alpes, a Atlas e o Himalaia.

Unknown disse...

Augusto N.05 1B-EM

1-Planalto: É plano e alto, mais de 300 metros do nivel do mar, o processo de erosao é maio do que o de sedimentacao
Planice: É menos de 300 metros acima do nivel do mar, superficie relativamente plana, onde o processo de sediemntacao é maior que o de erosao.

2- Se formam pelo processo de choque que ocorre entre as placas tectonicas continetais, ocasionando desdobramentos ou falhas, que é o levantamento da superficie apos o choque das placas.

3- É sempre a area mais baixa em relacao ao relevo circunvizinho. Tipo 1-Depressao Relativa: area acima do mar; Tipo 2-Depressao Absoluta: abaixo do nivel do mar.

4- Estruturas geologicas é o alicerce que sustenta tudo que tem na superficie.

5-
a) Os Crátons apresentam-se atualmente como um relevo rebaixado e desgastado(planice), pois durante muitos anos ocorreu um processo de erosao muito intenso. Quando expostos ou submetidos ao processo de erosao sao chamados de escudos, e quando recobertos pela formacao sedimentar sao chamados de plataformas cobertas.

b) As bacias sedimentares sao depressoes na superficie do relevo, onde se depositam sedimentos causados pela erosao das rochas ou ate de sedimentos organicos, que apos cobertas podem tornar-se uma planice sedimentar.

c) Sao grandes curvamentos que surgem na superficie da terra devido a forca das placas tectonicas trazendo como consequencia a formacao de dobramentos nos quais podem ser antigos ou modernos. Os antigos ocorreram na data do periodo Pre-Carabiano, e os modernos ocorreram do periodo terciario para frente. As mais antigas se encontram desgastadas, e devido ao processo de erosao, temperismo e etc. As mais recentes sao as que formam as grandes cordilheiras e montanhas. Nao existem cadeias orogeneticas recentes no Brasil, apenas antigas.

Anônimo disse...

Lucas Corrêa 1-B número:22
1 - Planícies são superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste. Já o Planalto superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação originado por um processo de erosão. Resumindo Planície são terrenos planos, formados por acumulação de sedimentos., planalto áreas são forma de relevo onde a erosão predomina sobre a sedimentação, e, em certos casos, bastante acidentados. Os dois se diferenciam pela altitude (planície é baixa e planalto é alto. a diferença entre planalto e planície é a formação geológica: a planície consiste em rochas sedimentares acumuladas; o planalto é produto da erosão e da acumulação de rochas cristalinas e sedimentares.


2 - As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.

3- As depressões correspondem a um tipo de relevo que possui superfície localizada abaixo das áreas vizinhas ou ao redor. As depressões são caracterizadas por regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Existem dois tipos de depressão: absoluta ou relativa. Quando está numa altitude abaixo do nível do mar, é chamada de depressão absoluta. Quando são mais baixas do que as áreas ao redor, são denominadas de depressões relativas. Nas depressões é bastante comum a formação de lagos.
Depressão Absoluta: região que fica abaixo do nível do mar
Depressão Relativa – fica acima do nível do mar . A periférica paulista, por exemplo, é uma depressão relativa.

4- Estrutura Geológica: possui a base rochosa sobre a qual se assentam as formas de relevo caracterizam-se pelos tipos de rochas predominantes, precesso de
formação e idade geológica.

a)Crátons: Um Cráton pode ser definido com uma região geologicamente estável sobre a qual se assentam outras estruturas como bacias. Geralmente tem raízes profundas no manto da terra e têm formação em eras pré-cambrianas. O cráton, de fato, é um fragmento remanescente da crosta original da terra. Sendo assim, guarda informações importantes sobre a história remota da crosta e da formação do próprio planeta.

b)Bacias Sedimentares: são depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por sedimentos (substâncias depositadas nestas depressões) de três tipos principais diferentes de acordo com a origem: estruturas ou materiais de origem biológica como restos de animais, fragmentos de conchas, ossos, recifes de coral (até mesmo inteiros), ou restos de animais; materiais depositados pelo efeito da erosão de áreas adjacentes à bacia pela ação do vento, água, geleiras ou rios; e materiais precipitados em corpos d’água dentro da bacia. As bacias sedimentares, assim como a maior parte do relevo terrestre, são áreas que estão em constante processo de renovação.

c) Cinturão Orogenéticos: Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectónico (orogenia). Normalmente é formado por uma variável quantidade de fragmentos crustais (terrenos tectonoestratigráficos).
Esse movimento aconteceu e vem ocorrendo até os dias de hoje devido aos movimentos tectônicos.

Anônimo disse...

Luiza Contezini Nº:26 1B

1_-Planaltos são superfícies com elevação e aplainadas , sendo o processo de desgaste/erosão maior do que o de sedimentação. Já as planícies são superfícies relativamente planas, onde o processo de deposição é maior que o desgaste.
2- São elevações naturais do relevo, normalmente são originadas do encontro entre placas tectônicas.
3- Depressões são partes mais baixas em relação ao relevo que tem ao redor. Depressão relativa é a qual fica acima do nível do mar e ao contrário dela temos a depressão absoluta, que fica abaixo do nível do mar.
4- Resumindo, são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera.
5- a) Crátons : Parte mais antiga do relevo. Apresentam relevos rebaixados ou desgastados, atualmente a maioria configura-se como baixos planaltos. Exemplo: Cráton Amazônico e cráton São Francisco
b) Bacias Sedimentares: são depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por substâncias depositadas ali. Exemplo: Bacia Amazônica
c) Cinturões Orogênicos: Espaço que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectônico. Exemplo: Cordilheira dos Andes, Himalaias.

Anônimo disse...

Luiza Contezini Nº26 1B
1_-Planaltos são superfícies com elevação e aplainadas , sendo o processo de desgaste/erosão maior do que o de sedimentação. Já as planícies são superfícies relativamente planas, onde o processo de deposição é maior que o desgaste.
2- São elevações naturais do relevo, normalmente são originadas do encontro entre placas tectônicas.
3- Depressões são partes mais baixas em relação ao relevo que tem ao redor. Depressão relativa é a qual fica acima do nível do mar e ao contrário dela temos a depressão absoluta, que fica abaixo do nível do mar.
4- Resumindo, são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera.
5- a) Crátons : Parte mais antiga do relevo. Apresentam relevos rebaixados ou desgastados, atualmente a maioria configura-se como baixos planaltos. Exemplo: Cráton Amazônico e cráton São Francisco
b) Bacias Sedimentares: são depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por substâncias depositadas ali. Exemplo: Bacia Amazônica
c) Cinturões Orogênicos: Espaço que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectônico. Exemplo: Cordilheira dos Andes, Himalaias.

Unknown disse...

Questão 1: PLANALTOS - São terrenos montanhosos. Com morros e montanhas.
Áreas mais elevadas
PLANÍCIES - São terrenos baixos, amplos. Áreas mais rebaixadas.

Questão 2: Forma de relevo caracterizada pela sua altitude relativamente elevada e, quase sempre, pelo forte desnivelamento entre o cume e os vales que o cercam.

Questão 3: As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas.

Questão 4: A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.

Questão 5:
a) Os Crátons, também chamados de Cratões, são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga.

b) O termo bacia sedimentar é usado para se referir a uma área geográfica que exibe uma depressão decorrente da subsidência do terreno, formando uma grande bacia que recebe os sedimentos provenientes das áreas altas que a circundam, os quais vão se acumulando e a medida que vão sendo soterrados.

c)Cinturões orogênicos(antigos): São os planaltos originados a partir dos processos orogenéticos(crátons).

Os dobramentos modernos, também conhecidos como cadeias orogênicas ou cinturões orogênicos, são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta.

Unknown disse...

Questão 1: PLANALTOS - São terrenos montanhosos. Com morros e montanhas.
Áreas mais elevadas
PLANÍCIES - São terrenos baixos, amplos. Áreas mais rebaixadas.

Questão 2: Forma de relevo caracterizada pela sua altitude relativamente elevada e, quase sempre, pelo forte desnivelamento entre o cume e os vales que o cercam.

Questão 3: As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas.

Questão 4: A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.

Questão 5:
a) Os Crátons, também chamados de Cratões, são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga.

b) O termo bacia sedimentar é usado para se referir a uma área geográfica que exibe uma depressão decorrente da subsidência do terreno, formando uma grande bacia que recebe os sedimentos provenientes das áreas altas que a circundam, os quais vão se acumulando e a medida que vão sendo soterrados.

c)Cinturões orogênicos(antigos): São os planaltos originados a partir dos processos orogenéticos(crátons).

Os dobramentos modernos, também conhecidos como cadeias orogênicas ou cinturões orogênicos, são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta.

Anônimo disse...

Carlos Eduardo 1ºB nº8
1- Enquanto que o planalto é uma região plana com altitudes a planície apresenta uma região plana, sem elevações e sem declives
2- As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.
3- A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. Elas, as depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares. Podem também ser encontradas baixas colinas. Um exemplo geral de depressão são crateras Lagoa das Sete Cidades, uma depressão localizada em Ponta Delgada, nos Açores. Depressões são formas de relevo que apresentam altitudes mais baixas do que as áreas ao redor. Geralmente apresentam superfícies planas, por conta do desgaste sofrido por causa da ação do vento e da água (intemperismo). Tipos de depressões: Depressão Absoluta e Depressão relativa.
4- A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos.
5- Os crátons, também conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigos (na verdade, esses nomes representam um de seus subtipos), são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros). São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos.
As bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. São as mais extensas das estruturas geológicas, recobrindo cerca de 70% do relevo terrestre. São importantes por apresentarem, dependendo das condições locais, uma grande quantidade de fósseis e até petróleo.
Cadeias de Montanhas (também denominadas Cinturões Orogênicos): são as grandes cordilheiras de montanhas, que se estendem por milhares de quilômetros, mas apresentam largura relativamente limitada (algumas dezenas a poucas centenas de quilômetros). Além da altitude elevada, caracterizam-se por apresentar grande atividade ígnea e sísmica, acompanhada de intensa erosão. Estão situadas nas margens continentais do tipo pacífica (também denominadas ativas), próximo a fossas oceânicas (ex. Andes), ou, ainda, podem estar ocorrer no interior de continentes, entre duas áreas cratônicas (ex. Himalaias).

Anônimo disse...

1)Planaltos são superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação.
Os planaltos, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento.
Planícies – superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.

2)As montanhas são formações geográficas originadas do encontro entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando as montanhas.

3)Depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem leve inclinação e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. Elas, as depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares.
Tipos de depressões
Depressão da Amazônia Ocidental
Depressão Marginal Norte Amazônia
Depressão Marginal Sul Amazônia
Depressão do Araguaia
Depressão Cuiabana
Depressão do Alto Paraguai-Guaporé
Depressão do Miranda
Depressão Sertaneja e do São Francisco
Depressão do Tocantins
Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná


4)Estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos, os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos

5-
a) Os crátons, também conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigos são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais. São áreas com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos.

b) As bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. São as mais extensas das estruturas geológicas, recobrindo cerca de 70% do relevo terrestre

c) Cinturões orogênicos: São os planaltos originados a partir dos processos orogenéticos (crátons). Possui uma complexa formação Biológica (de rochas) e estrutural, com predomínio de rochas metamórficas (gnaisses, quartzitos, ardósias, micaxistos e outras) e, secundariamente, de rochas magmáticas intrusivas (granitos, sienitos e outras).

GUILHERME SESTREM 1ºB Nº12

Anônimo disse...

Lucca Ormeneze
1ºB
nº24


1_ PLANALTOS: São terrenos montanhosos. Com morros e montanhas. Sofrem muito nas estiagem.
PLANíCIES: São terrenos baixo, amplos, planos que fixam melhor a água, e portanto não sofrem tanto por causa de estiagem.


2_ Constitui uma grande elevação natural do terreno com altitude superior a 300 m, formada por um agrupamento de morros.
As montanhas podem ser classificadas segundo sua origem como montanhas de dobras, montanhas de falhas, montanhas vulcânicas e montanhas de erosão, e quanto à idade em montanhas novas, montanhas velhas e montanhas rejuvenescidas.


3_ Depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. São classificadas como depressões relativas quando acima do nível do mar, e depressões absolutas quando abaixo do nível do mar, As crateras de vulcões desativados e provenientes da queda de asteróides são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.


4_ A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.
Você está aquiMundo Educação Geografia Geografia Física Estruturas Geológicas
Estruturas Geológicas
As principais estruturas geológicas da Terra são os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos.


5_ a) são porções bastante antigas da pré-historia, tendo se mantido relativamente estáveis por no mínimo 500 milhões de anos. Por estabilidade entende-se que estes se mantiveram preservados e foram pouco afetados por processos tectônicos de separação e amalgamação de continentes ao longo da história geológica do planeta.São compostos por dois tipos de rochas: as magmáticas, que se formam com o resfriamento e a cristalização do material magmático; e as metamórficas, rochas preexistentes, que foram alteradas pela ação da pressão e das elevadas temperaturas gerada tanto nos deslocamentos das placas, quanto nos vulcanismos.

b) As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.

c) Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectónico (orogenia). Normalmente é formado por uma variável quantidade de fragmentos crustais (terrenos tectonoestratigráficos).

Anônimo disse...

Isabella Cesário - nº 14 - 1º ano D

1) Quais as principais diferenças entre planaltos e planícies?
Os planaltos são terrenos elevados originados das erosões provocadas por água ou vento, com altitudes acima de 300 metros e são caracterizados pela formação de chapadas e de extensas superfícies planas. Nos planaltos, o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste. Já as planícies, são caracterizadas por superfícies relativamente planas (com pouca ou nenhuma variação de altitude), com baixa altitude (entre 0 e 100 metros), são formadas pelas rochas sedimentares e o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.

2) Explique o que são montanhas.
As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Embora menos comum, também existem montanhas formadas por vulcões.

3) Explique o que são depressões e os tipos de depressões.
Depressões são formas de relevo que apresentam altitudes mais baixas do que as áreas ao redor. Geralmente apresentam superfícies planas, por conta do desgaste sofrido por causa da ação do vento e da água (intemperismo). Quando a região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando é apenas mais baixa do que as áreas ao redor, é chamada de depressão relativa. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.

4) O que é estrutura geológica?
A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos. São eles: crátons, bacias sedimentares e cinturões orogênicos (ou dobramentos).

5) Conceituar com auxílio do livro texto e com exemplos:
a) Crátons: constituem a estrutura mais antiga, com rochas que datam de 900 a 4,5 bilhões de anos e, devido aos processos erosivos, têm formas desgastadas. São formados pelos escudos cristalinos e as plataformas continentais. Por serem antigos, pode haver ocorrência, principalmente, de minerais, como: cobre, minério de ferro, ouro, manganês e bauxita. Exemplo: no noroeste do Canadá está o Cráton Slave, onde estão as rochas mais antigas da terra.
b) Bacias sedimentares: são depressões de considerável extensão, nas quais tanto por processos marinhos, glaciais, eólicos ou continentais, foram depositados sedimentos. O peso dos sedimentos também contribuiu para a subsidência dessas áreas. Em algumas bacias sedimentares as camadas de sedimentos chegam a milhares de metros e estão associadas, principalmente, a bolsões petrolíferos, gás natural e carvão mineral. São as principais bacias sedimentares, a do Congo, do Colorado e do Mississipi-Missouri.
c) Cinturões orogênicos: com elevações com altitudes consideráveis, os cinturões ou dobramentos, formaram-se a partir da movimentação das Placas Tectônicas. São áreas geologicamente instáveis, com terremotos frequentes, vulcões, falhamentos e dobramentos. Suas estruturas são recentes e em processo de formação como é o caso da Cordilheira dos Andes. O Brasil não possui cinturões modernos, apenas antigos. As principais elevações são: Himalaia (Ásia); Pirineus (Alpes e Cárpatos (Europa); Montes Atlas (África); Cáucaso (entre Europa e Ásia); Andes e as Montanhas Rochosas (América).

Anônimo disse...

1_- Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies ?
Planícies são superfícies relativamente planas, onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste. Diferentemente dos Planaltos que possuem superfícies mais elevadas, tendo maior desgaste comparado a sua sedimentação.
2- Explique o que são montanhas :
As montanhas são formações geográficas originadas do encontro entre placas tectônicas. Elas são maiores do que uma colina, com altura superior a 600 m. As montanhas são encontradas sozinhas ou em cadeias, como os Apalaches ou a cadeia de Montanhas Rochosas nos Estados Unidos. São formadas através da atividade vulcânica, erosão ou quando duas placas tectônicas colidem.
3- Explique o que são depressões e os tipos de depressões :
As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas.
Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.
Depressão Relativa – fica acima do nível do mar . A periférica paulista, por exemplo, é uma depressão relativa.
4- O que é estrutura geológica ?
A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. A superfície brasileira é constituída basicamente por três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.
5- Conceituar Com auxílio do livro texto e com exemplos :
a) Crátons ; São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos. Exemplo: Cráton do Kalahari, que, surgiu com um núcleo no Arqueano que sofreu diversas acreções de rochas ao longo do Paleo-proterozóico.
b) Bacias Sedimentares; são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. Exemplos: Bacia Sedimentar da Amazônia – localizada na Floresta Amazônica e a Bacia Sedimentar Potiguar – localizada entre o oeste do Ceará e costa do Rio Grande do Norte.
c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes. São formações geológicas consideradas recentes originárias das grandes cadeias de montanhas da Terra, como a Cordilheiras dos Andes (América do Sul) e a Cordilheira do Himalaia (Ásia), onde se encontra a montanha mais elevada do planeta, o Everest.
Manuella Martins nº27 1ºB

Anônimo disse...

Ygor Mantau 1°A

1) Planaltos são mais elevados e sofrem maior erosão do que sedimentação.
Planícies costumam ter altitudes menores e sofrem maior sedimentação do que erosão.

''''Chapada do Araripe, localizado na divisa dos estados do Ceará, Piauí e morro da fumaça.

2)Forma de relevo caracterizada pela sua altitude relativamente elevada e, quase sempre, pelo forte desnivelamento entre o cume e os vales que o cercam.

3)A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades, que tem inclinação que pode ir de 100 a 500 metros.
Depressão moderada
Depressão grave
Depressão reativa (transtorno de adaptação)
Depressão endógena (transtorno depressivo)

4)A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas.

5)A : As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão.''Constituem exceções os que se localizam no norte do Brasil e nas Guianas, pois apresentam elevadas altitudes se comparados aos demais encontrados na Terra.

B : São depressões na superfície que ao logo do tempo foram sendo preenchidas por sedimentos (depositadas nestas depressões)

C : Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectónico (orogenia).''Paraguai-Araguaia

Anônimo disse...

Júlia nº 19 1ºB

1_- Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies ? Planaltos são superfícies com elevações e aplainadas (desgaste maior que sedimentação), planícies são superfícies relativamente planas (decomposição maior que o desgaste). Além disso planaltos são áreas de altitudes variadas (com mais de 300m) que são limitadas por superfícies rebaixadas.
2- Explique o que são montanhas : Montanhas são elevações naturais do relevo resultantes de fatores como falhas ou dobras na superfície terrestre
3- Explique o que são depressões e os tipos de depressões : Depressão é uma superfície mais plana, com altitudes entre 100 e 500 m, apresentando inclinação suave, resultante de prolongado processo erosivo, também sobre rochas cristalinas ou sedimentares. Depressão absoluta: É uma região localizada abaixo do nível do mar. Depressão Relativa: quando se localiza acima do nível do mar
4- O que é estrutura geológica ? É a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. (O relevo terrestre foi dividido em crátons, bacias sedimentares e as cadeias/cinturões orogênicos)
5- Conceituar Com auxílio do livro texto e com exemplos :
a) Crátons ; São formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação, áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos. O Escudo das Guianas e as coberturas fanerozoicas do Paraná, do Parnaíba ou Meio-Norte e a do Amazonas, são exemplos de crátons (expostos e recobertos)
b) Bacias Sedimentares; São composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras (fósseis e petróleo). O Brasil tem grande parte do seu território ocupado por bacias, por exemplo, Bacia Sedimentar da Amazônia e a Bacia Sedimentar Potiguar.
c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes. São formações geológicas consideradas recentes, cujo início ocorreu na era Cenozoica, há cerca de 250 milhões de anos. São resultantes das ações do tectonismo, assim surgiram as grandes cadeias de montanhas da Terra, como a Cordilheiras dos Andes e a Cordilheira do Himalaia.

Júlia nº19 1ºB

Anônimo disse...

Isadora Machado, 17, 1ºB

1-Planaltos são superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação já as Planícies são superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.

2-As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.As altitudes das montanhas são superiores as das regiões vizinhas. Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de cordilheiras.

3-Depressão é um ponto ou região mais baixa que os pontos à sua volta.
Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar.
Depressão Relativa – fica acima do nível do mar .

4-Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e minerais que compõem a litosfera, é o desenvolvimento da terra desde os primórdios, ou seja, desde a origem da mesma. Engloba a formação dos vários tipos de relevos, bacias, etc. Engloba também as "Eras" geológicas como o período pré-cambriano, cenozóico, etc, também a estrutura interna da terra.

5-Os crátons ou plataformas sofreram, no decorrer do tempo geológico, intenso processo erosivo. Isso explica por que apresentam, de modo geral, relevos rebaixados ou desgastados. Atualmente a maioria configura-se como baixos planaltos e assumem até mesmo feições de depressões. Constituem exceções os que se localizam no norte do Brasil e nas Guianas, pois apresentam elevadas altitudes se comparados aos demais encontrados na Terra.
As bacias sedimentares são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão. São de grande importância econômica, pois são responsáveis por fontes de energia de origem fóssil (petróleo e carvão mineral).
Os cinturões orogênicos são cadeias montanhosas que atualmente se encontram muito arrasadas pelas fases erosivas, cuja faixa de dobramentos foram num passado bacias geossinclinais que margeavam as bordas cratônicas, cuja orogenia favoreceu a metamorfização das rochas sedimentares, o surgimento de efusões vulcânicas e intrusões plutônicas.

Anônimo disse...

Henrique lopes de Moraes numero 13. 1B

1 -

Planalto

Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.
Exemplo: Planalto Central no Brasil, localizado em território dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Planícies

É uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por rochas sedimentares. Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos.
Exemplos: Planície Litorânea, Planície Amazônica e Planície do Pantanal.

2-

Montanhas

ráficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.

3-

Depressões

Depressão Absoluta - Região mais baixa que o nível do mar.
Depressão Relativa – Região mais baixa que as áreas adjacentes. Exemplo: um vale.

4-

Estrutura Geológica


• Escudos cristalinos: são áreas cuja superfície se constituiu no Pré-Cambriano, essa estrutura geológica abrange aproximadamente 36% do território brasileiro. Nas regiões que se formaram no éon Arqueano (o qual ocupa cerca de 32% do país) existem diversos tipos de rochas, com destaque para o granito. Em terrenos formados no éon Proterozoico são encontradas rochas metamórficas, onde se formam minerais como ferro e manganês.

• Bacias sedimentares: estrutura geológica de formação mais recente, que abrange pelo menos 58% do país. Em regiões onde o terreno se formou na era Paleozoica existem jazidas carboníferas. Em terrenos formados na era Mesozoica existem jazidas petrolíferas. Em áreas da era Cenozoica ocorre um intenso processo de sedimentação que corresponde às planícies.

• Terrenos vulcânicos: esse tipo de estrutura ocupa somente 8% do território nacional, isso acontece por ser uma formação mais rara. Tais terrenos foram submetidos a derrames vulcânicos, as lavas deram origem a rochas, como o basalto e o diabásio, o primeiro é responsável pela formação dos solos mais férteis do Brasil, a “terra roxa”.

5-

A. Os crátons ou plataformas sofreram, no decorrer do tempo geológico,intenso processo erosivo. Isso explica por que apresentam, de modo geral, relevos rebaixados ou desgastados. Atualmente a maioria configura-se como baixos planaltos e assumem até mesmo feições de depressões. Constituem exceções os que se localizam no norte do Brasil e nas Guianas, pois apresentam elevadas altitudes se comparados aos demais encontrados na Terra.

B. As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.


C. são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta. Em geral, são compostos por rochas magmáticas (ou ígneas) e metamórficas.






Anônimo disse...

1 - Os planaltos, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados. Já é uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes.

2- Montanhas são formadas através do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões. Geralmente acima de 3000m

3- Tipos de depressão

Depressão Absoluta - Região mais baixa que o nível do mar.
Depressão Relativa – Região mais baixa que as áreas adjacentes. Exemplo: um vale.

4- Estrutura Geológica


• Escudos cristalinos: são áreas cuja superfície se constituiu no Pré-Cambriano, essa estrutura geológica abrange aproximadamente 36% do território brasileiro. Nas regiões que se formaram no éon Arqueano (o qual ocupa cerca de 32% do país) existem diversos tipos de rochas, com destaque para o granito. Em terrenos formados no éon Proterozoico são encontradas rochas metamórficas, onde se formam minerais como ferro e manganês.

• Bacias sedimentares: estrutura geológica de formação mais recente, que abrange pelo menos 58% do país. Em regiões onde o terreno se formou na era Paleozoica existem jazidas carboníferas. Em terrenos formados na era Mesozoica existem jazidas petrolíferas. Em áreas da era Cenozoica ocorre um intenso processo de sedimentação que corresponde às planícies.

• Terrenos vulcânicos: esse tipo de estrutura ocupa somente 8% do território nacional, isso acontece por ser uma formação mais rara. Tais terrenos foram submetidos a derrames vulcânicos, as lavas deram origem a rochas, como o basalto e o diabásio, o primeiro é responsável pela formação dos solos mais férteis do Brasil, a “terra roxa”.

5- A. Os crátons ou plataformas sofreram, no decorrer do tempo geológico,intenso processo erosivo. Isso explica por que apresentam, de modo geral, relevos rebaixados ou desgastados. Atualmente a maioria configura-se como baixos planaltos e assumem até mesmo feições de depressões. Constituem exceções os que se localizam no norte do Brasil e nas Guianas, pois apresentam elevadas altitudes se comparados aos demais encontrados na Terra.

B. As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.


C. são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta. Em geral, são compostos por rochas magmáticas (ou ígneas) e metamórficas.


Bruno - nº7 - 1BEM


Anônimo disse...

1 - Os planaltos, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos tem origem das erosões provocadas por vento ou agua. São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes.

2- Montanhas são formadas através do choque de placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas.
3- Tipos de depressão
Depressão Relativa – Região mais baixa que as áreas adjacentes. Exemplo: um vale.

4- Estrutura Geológica


• Escudos cristalinos: são áreas cuja superfície se constituiu no Pré-Cambriano, essa estrutura geológica abrange aproximadamente 36% do território brasileiro.

• Bacias sedimentares: estrutura geológica de formação mais recente, que abrange pelo menos 58% do país. Em regiões onde o terreno se formou na era Paleozoica existem jazidas carboníferas

• Terrenos vulcânicos: esse tipo de estrutura ocupa somente 8% do território nacional, isso acontece por ser uma formação mais rara.

5- A. Os crátons ou plataformas sofreram, no decorrer do tempo geológico,intenso processo erosivo. Isso explica por que apresentam, de modo geral, relevos rebaixados ou desgastados. Atualmente a maioria configura-se como baixos planaltos e assumem até mesmo feições de depressões

B. São depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera
C. são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas,
Gabriel Espíndola 1B

Anônimo disse...

1 - Os planaltos, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos tem origem das erosões provocadas por vento ou agua. São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes.

2- Montanhas são formadas através do choque de placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas.
3- Tipos de depressão
Depressão Relativa – Região mais baixa que as áreas adjacentes. Exemplo: um vale.

4- Estrutura Geológica


• Escudos cristalinos: são áreas cuja superfície se constituiu no Pré-Cambriano, essa estrutura geológica abrange aproximadamente 36% do território brasileiro.

• Bacias sedimentares: estrutura geológica de formação mais recente, que abrange pelo menos 58% do país. Em regiões onde o terreno se formou na era Paleozoica existem jazidas carboníferas

• Terrenos vulcânicos: esse tipo de estrutura ocupa somente 8% do território nacional, isso acontece por ser uma formação mais rara.

5- A. Os crátons ou plataformas sofreram, no decorrer do tempo geológico,intenso processo erosivo. Isso explica por que apresentam, de modo geral, relevos rebaixados ou desgastados. Atualmente a maioria configura-se como baixos planaltos e assumem até mesmo feições de depressões

B. São depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera
C. são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas,
Gabriel Espíndola 1B

Anônimo disse...

1 - Os planaltos, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos tem origem das erosões provocadas por vento ou agua. São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes.

2- Montanhas são formadas através do choque de placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas.
3- Tipos de depressão
Depressão Relativa – Região mais baixa que as áreas adjacentes. Exemplo: um vale.

4- Estrutura Geológica


• Escudos cristalinos: são áreas cuja superfície se constituiu no Pré-Cambriano, essa estrutura geológica abrange aproximadamente 36% do território brasileiro.

• Bacias sedimentares: estrutura geológica de formação mais recente, que abrange pelo menos 58% do país. Em regiões onde o terreno se formou na era Paleozoica existem jazidas carboníferas

• Terrenos vulcânicos: esse tipo de estrutura ocupa somente 8% do território nacional, isso acontece por ser uma formação mais rara.

5- A. Os crátons ou plataformas sofreram, no decorrer do tempo geológico,intenso processo erosivo. Isso explica por que apresentam, de modo geral, relevos rebaixados ou desgastados. Atualmente a maioria configura-se como baixos planaltos e assumem até mesmo feições de depressões

B. São depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera
C. são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas,
Gabriel Espíndola 1B

Anônimo disse...

Carolina Godinho Pahl – n°11 – 1°A

1. Planaltos são áreas acima de 300m. O processo de erosão é maior que o de sedimentação. Já planícies são áreas com menos de 300m. O processo de sedimentação é maior do que o de erosão. A diferença entre as duas são os processos que sofrem pra se formar (erosão e sedimentação).

2. As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre as placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas.

3. As depressões são áreas que possuem altitude mais baixa em relação às regiões circunvizinhas. São chamadas de depressões relativas quando a área é mais baixa que as áreas ao redor. Exemplo: crateras de vulcões. Depressão absoluta está abaixo do nível do mar. Exemplo: Mar Morto.

4. A estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos.

5. Crátons: os crátons, também conhecidos como escudos cristalinos ou maciços antigos são formações geológicas consideradas antigas, formadas nas primeiras eras geológicas do planeta, durante a sua formação. São compostos por rochas ígneas, ou magmáticas, e metamórficas, apresentando uma elevada quantidade de grandezas minerais (como o ouro, o ferro, o alumínio e muitos outros). São áreas geologicamente estáveis, ou seja, com poucos terremotos e vulcanismos, costumando dar origens a regiões de planaltos.

Bacias sedimentares: As bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. São as mais extensas das estruturas geológicas, recobrindo cerca de 70% do relevo terrestre. São importantes por apresentarem, dependendo das condições locais, uma grande quantidade de fósseis e até petróleo. Exemplo: Bacia do Congo e do Colorado.

Cinturões orogênicos: são áreas geologicamente instáveis, vulcões, falhamentos e dobramentos. Exemplo: Cordilheira dos Andes, Himalaia, Montes Atlas, etc.




Anônimo disse...

Aluno Vinicius José Sebastião da Costa 1ºB 33

3- Tipos de depressão

Depressão Absoluta - Região mais baixa que o nível do mar.
Depressão Relativa – Região mais baixa que as áreas adjacentes. Exemplo: um vale.

2- Existem as montanhas formadas por vulcões. Geralmente acima de 3000m Montanhas são formadas através do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formaram-se na era geológica do Terciário.

5- A Constituem exceções os que se localizam no norte do Brasil e nas Guianas, pois apresentam elevadas altitudes se comparados aos demais encontrados na Terra. Os crátons ou plataformas sofreram, no decorrer do tempo geológico,intenso processo erosivo. Isso explica por que apresentam, de modo geral, relevos rebaixados ou desgastados. Atualmente a maioria configura-se como baixos planaltos e assumem até mesmo feições de depressões.

B. As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.

C. Em geral, são compostos por rochas magmáticas (ou ígneas) e metamórficas. são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta.

1 - Os planaltos, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados. Já é uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes.

4- Estrutura Geológica


> Escudos cristalinos: são áreas cuja superfície se constituiu no Pré-Cambriano

> Bacias sedimentares: um intenso processo de sedimentação que corresponde às planícies.

> vulcões: após a sua erupção a lava sedimenta as rochas e a terra que ficam conhecidas como terra roxa

Anônimo disse...

4. Estrutura Geológica
1. Os planaltos, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento.
2. Depressão Absoluta - Região mais baixa que o nível do mar.
3. Depressão Relativa – Região mais baixa que as áreas adjacentes. Exemplo: um vale.
5. A) Os Crátons também chamados de Cratões são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos.
B) As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.
C) As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.

Thomas dos Reis N 32. 1ºB

Anônimo disse...

Bruna Caroline Capistrano da Costa
Nº 09 1ºA

1_- Quais as principais diferenças entre os planaltos e as planícies?
- Planaltos: São áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.
- Planícies:É uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por rochas sedimentares. Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos.

2- Explique o que são montanhas:
- Elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens , como falhas ou dobras.

3- Explique o que são depressões e os tipos de depressões:
- As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.
- Tipos de depressões:
depressão relativa (que apresenta altitude mais baixa que as áreas ao redor, mas estão acima do nível do mar) e absoluta (se apresenta abaixo no nível do mar). As depressões geralmente são planas, em razão dos processos erosivos aos quais se sujeitaram ao longo de milhares de anos.

4- O que é estrutura geológica ?
- é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Assim, todo o relevo terrestre foi dividido a partir de seus três principais tipos.

5- Conceituar Com auxílio do livro texto e com exemplos :

a) Crátons ;
- São um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos.
Exemplos:
- Cráton Amazônico, Crátons São Francisco.

b) Bacias Sedimentares;
- As bacias sedimentares são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão. São de grande importância econômica, pois são responsáveis por fontes de energia de origem fóssil (petróleo e carvão mineral.
Exemplo:
- Bacia Sedimentar de Santos;
- Bacia Sedimentar de Campos.

c) Cinturões Orogênicos, antigos e recentes.
- Cinturões Orogênicos:
Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectónico (orogenia). Normalmente é formado por uma variável quantidade de fragmentos crustais.
Exemplo:
- Planalto Atlântico; Serras Goiás e Minas; Alto Paraguai.

Anônimo disse...

Mariéli nº28 1ºAno A

1-Planaltos:
superfícies elevadas , processo de desgaste(erosão) é maior do que o de sedimentação.
Os planaltos tem sua origem nas erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.

Planícies:
Superfícies planas onde, ao contrário dos planaltos, o processo de sedimentação é superior ao de erosão

2- Formações geográficas originadas do encontro entre placas tectônicas. Existem também, apesar de menos comuns, montanhas formadas por vulcões.

3- Depressão Absoluta: A baixo do nível do mar
Depressão Relativa: no nível ou acima do nível do mar

4-

5- Crátons: apresentam em sua maioria relevos rebaixados ou desgastados. A maioria configura-se como baixos planaltos e as vezes se assemelham a depressões.

6- Bacias Sedimentares: Áreas de Crátons em que foram e continuam sendo depositados detritos, sedimentos e inclusive matéria orgânica.

7- o Brasil não possui os cinturões de formação recente, também conhecidas como dobramentos modernos, mas sim as antigas (do Pré-Cambriano), como as das serras do Mar e da Mantiqueira.

Anônimo disse...

1-Planaltos – superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação.
Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.
planicies-superficies relativamente planas,onde o processi de deposiçao de sedimentos é superior ao de desgaste

2-As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas.

3-As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta.
depressao absoluta-regiao que fica abaixo do nivel do mar
depressao relativa-fica acima do nivel do mar
4-Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e mineirais que compõem a litosfera
5-a) cratons são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos.
b) As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.
c) Cinturão orogénico
Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectónico (orogenia). Normalmente é formado por uma variável quantidade de fragmentos crustais (terrenos tectonoestratigráficos).
Quando os dobramentos datam de uma era geológica recente,são considerados modernos, e quando datam de uma era geológica antigos são considerados escudos ou maciços antigos.
giulia weber 1ano A
n 19

Anônimo disse...

1-Planaltos – superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação.
Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.
planicies-superficies relativamente planas,onde o processi de deposiçao de sedimentos é superior ao de desgaste

2-As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas.

3-As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta.
depressao absoluta-regiao que fica abaixo do nivel do mar
depressao relativa-fica acima do nivel do mar
4-Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas e mineirais que compõem a litosfera
5-a) cratons são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos.
b) As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam, ou depositaram, sedimentos e, em alguns casos materiais vulcânicos.
c) Cinturão orogénico
Grande zona ou faixa de terreno que sofreu movimento, metamorfismo, deformação e rearranjo após um evento tectónico (orogenia). Normalmente é formado por uma variável quantidade de fragmentos crustais (terrenos tectonoestratigráficos).
Quando os dobramentos datam de uma era geológica recente,são considerados modernos, e quando datam de uma era geológica antigos são considerados escudos ou maciços antigos.
giulia weber 1ano A
n 19

Anônimo disse...

Maria Luísa Magalhães Corrêa nº23 1ºD

1- Planaltos são superfícies que contem elevação e também são aplainadas, são marcadas por escadas onde processo de desgaste é maior que o da sedimentação. Já as planícies são superfícies que são relativamente planas em que o processo de deposição de suprimentos é superior ao de desgaste.
2- As montanhas são formações originadas do encontro de duas placas tectônicas. Quando este encontro acontece, o solo da região do impacto acabam se elevando, formando as montanhas.
3- A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades. Existem dois tipos de depressão, a depressão absoluta, que são as regiões que ficam abaixo do nível do mar, e a depressão relativa, que tem as regiões que ficam acima do nível do mar.
4- Estrutura geológica são rochas e minerais de diferentes tipos que compõe a litosfera.
5- A) crátons são as estruturas geológicas mais antigas que possuem grande quantidade de minerais metálicos. Um exemplo de cráton é o escudo das Guianas.
B) Bacias sedimentares são as formações rochosas que se localizam em áreas de depressão absoluta ou relativa. Um exemplo de Bacia sedimentar é a bacia sedimentar do Congo.
C) Cinturões orogênicos são as áreas instáveis que são formadas através da movimentação das placas tectônicas. Um exemplo de cinturões orogênicos é a Cordilheira dos Andes.

Anônimo disse...

Maria Luísa Magalhães Corrêa nº23 1ºD

1- Planaltos são superfícies que contem elevação e também são aplainadas, são marcadas por escadas onde processo de desgaste é maior que o da sedimentação. Já as planícies são superfícies que são relativamente planas em que o processo de deposição de suprimentos é superior ao de desgaste.
2- As montanhas são formações originadas do encontro de duas placas tectônicas. Quando este encontro acontece, o solo da região do impacto acabam se elevando, formando as montanhas.
3- A depressão é uma forma de relevo mais plana que o planalto e sem irregularidades. Existem dois tipos de depressão, a depressão absoluta, que são as regiões que ficam abaixo do nível do mar, e a depressão relativa, que tem as regiões que ficam acima do nível do mar.
4- Estrutura geológica são rochas e minerais de diferentes tipos que compõe a litosfera.
5- A) crátons são as estruturas geológicas mais antigas que possuem grande quantidade de minerais metálicos. Um exemplo de cráton é o escudo das Guianas.
B) Bacias sedimentares são as formações rochosas que se localizam em áreas de depressão absoluta ou relativa. Um exemplo de Bacia sedimentar é a bacia sedimentar do Congo.
C) Cinturões orogênicos são as áreas instáveis que são formadas através da movimentação das placas tectônicas. Um exemplo de cinturões orogênicos é a Cordilheira dos Andes.

Igor Vieira disse...

Muito bom esse texto, estou estudando para um concurso e foi o primeiro site que explica sem misturar os assuntos, cada especificação no seu devido lugar.
Parabéns pelo belo texto!