quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

UFSC-2006

1-A partir de meados da década de 1960, a política agrícola posta em prática visava a estimular o processo de modernização da agricultura brasileira e catarinense.
Sobre as melhorias ocorridas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Incentivou-se a criação de órgãos de pesquisas objetivando a busca de variedades de sementes capazes de adaptar-se às condições edafoclimáticas brasileiras.
02. Buscou-se a produção de excedente agrícola capaz de abastecer o mercado interno em detrimento do mercado externo.
04. Foram estimulados e incentivados os empréstimos subvencionados para a aquisição de insumos modernos.
08. Todo o espaço agrário brasileiro foi transformado através dos elevados índices de tratorização.
16. No estado de Santa Catarina ocorreu uma modernização da agricultura, associada à expansão de grandes agroindústrias.

2-A beleza cênica de Florianópolis, a fragilidade de seus ecossistemas montanhosos, lagunares, eólicos e fluviomarinhos, a elevada quantidade de depósitos sedimentares e de sambaquis, patrimônio da História natural e cultural, fornecem à cidade uma vantagem comparativa que deve ser explorada de forma consciente pelo Poder Público e por sua população: a vantagem de possuir atratividade social elevada.
(GUERRA, Antonio J. Teixeira, CUNHA, Sandra B. da. Impactos ambientais urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p. 165).

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima.
01. Desenvolver o turismo em uma cidade litorânea como Florianópolis, devastando o meio físico-natural, reduz o valor contido no lugar.
02. A atratividade citada no texto deve-se ao dinamismo e à expansão da indústria do turismo e do veraneio.
04. No circuito turístico litorâneo catarinense destacam-se: no centro, a Ilha de São Francisco do Sul; em direção ao norte, o Balneário de Camboriú e, em direção ao sul, Garopaba.
08. As planícies de marés da faixa costeira catarinense guardam suas feições e dimensões originais.
16. Valendo-se, principalmente, de modificações oportunistas nos planos diretores dos municípios, diversas construções de porte variado são autorizadas no litoral catarinense, sem levar em consideração as limitações infraestruturais da área.

3-Com base no mapa abaixo, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


01. A área hachuriada corresponde à região mais industrializada de Santa Catarina, tendo como destaque os municípios de Blumenau, Joinville e Jaraguá do Sul.
02. A região hachuriada apresenta uma estrutura urbana extremamente deficitária.
04. O pólo metal-mecânico concentra-se no Nordeste de Santa Catarina e tem Blumenau e Brusque como as principais cidades especializadas no setor.
08. O sistema de acumulação de capital implantado pelos colonizadores alemães foi uma das alavancas do desenvolvimento industrial da região.
16. Apesar de distantes das fontes de determinadas matérias-primas e dos grandes centros consumidores, algumas indústrias existentes na área hachuriada inseriram-se dinamicamente no mercado nacional e internacional.
32. Na área hachuriada, o segmento produtor de maior destaque econômico é o ervateiro.

4-Com relação à localização do Brasil e de Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. O território brasileiro localiza-se totalmente em áreas de baixas latitudes.
02. Santa Catarina encontra-se com 2/3 de suas terras na porção setentrional do trópico de Capricórnio.
04. Em relação ao meridiano de Greenwich, o território de Santa Catarina estátotalmente inserido no hemisfério oriental.
08. Na América do Sul, o Brasil é o único país que é cortado pelos paralelos de 0° e 23°27’S.
16. Santa Catarina possui fronteira com um dos países membros do Mercosul.
32. O Brasil possui fronteiras com todos os países da América Andina.
64. Devido à sua localização, Santa Catarina encontra-se no segundo fuso horário brasileiro.

5-No período pós-guerra, a França começa a perder prestígio no Brasil e essa influência passa a ser exercida pelos Estados Unidos. O processo migratório não começa quando as pessoas saem do Brasil. Primeiro há a criação do sonho americano. As primeiras histórias de emigração remontam à década de 1960. Em Governador Valadares (MG), por exemplo, havia um contato direto e permanente com os Estados Unidos por causa da vinda dos americanos em busca de minérios, pedras preciosas e para construir a estrada de ferro depois da Segunda Guerra Mundial. (Adaptado de MARTES, Ana Cristina B. Istoé.
São Paulo: p. 12 , 01 jun. 2005).

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima.
01. O baixo crescimento econômico da década de 1980 – conhecida como “década perdida” – intensificou a emigração de brasileiros.
02. Devido à estagnação econômica, o estado brasileiro citado no texto (MG) sempre foi considerado repulsor populacional.
04. Os movimentos populacionais da nova ordem mundial mudaram de direção; realizam-se de países do Eixo Norte para países do Eixo Sul.
08. Entre os movimentos migratórios distinguem-se duas categorias: as migrações por motivos econômicos e as migrações por motivos políticos.
16. Para barrar o tráfico ilegal de imigrantes, o governo americano propõe, através do projeto ALCA, não só o livre comércio entre os países membros mas também a livre circulação de pessoas.


6-Com base no mapa da dinâmica das massas de ar no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. O número 1 representa a massa equatorial continental.
02. O elevado índice pluviométrico registrado no verão, no Nordeste brasileiro, deve-se à atuação das massas de ar de números 2 e 5.
04. Identificada com o número 3, a massa tropical atlântica, formadora dos ventos alísios de sudeste, atua na faixa litorânea brasileira.

08. Em localidades que sofrem a influência da continentalidade, a amplitude térmica sazonal é bem maior do que a das localidades que sofrem influência da maritimidade.
16. No inverno, a massa de ar identificada com o número 4 atinge todo o Complexo Regional da Amazônia, provocando quedas bruscas na temperatura, o que constitui o fenômeno da friagem.

7-Com base no mapa dos ecossistemas brasileiros, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


01. Baixas altitudes e solos com baixos índices de nutrientes são características predominantes do ecossistema identificado com o número 1.
02. Os ecossistemas identificados com os números 2 e 3 representam, respectivamente, o cerrado e a caatinga.
04. No ecossistema de número 4 predominam as formações arbóreas e arbustivas.
08. O ecossistema de número 5 é classificado como Mata de Araucária e ocupa as áreas de baixas altitudes da Região Sul.
16. As formações vegetais do ecossistema identificado com o número 6 correspondem a uma floresta tropical. A sua intensa devastação deve-se principalmente à intensa urbanização e industrialização.
32. O ecossistema identificado com o número 7 apresenta-se como uma formação vegetal complexa.
64. Duas formações vegetais caracterizam o ecossistema 8: a mata de galeria e os
manguezais.

8- A natureza sempre ocupou papel de destaque na história do Brasil. A ideia de exuberância e de grandiosidade que o país sugeria representava um paraíso infinito para os desbravadores. Essa motivação já estava presente na primeira carta de Pero Vaz de Caminha a Portugal. Os relatos de viagem idolatravam a natureza e simultaneamente lançavam sobre os recursos naturais um olhar mercantilista, interessado em explorar novas riquezas.
(MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2000, p. 445.)

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima.
01. O desenvolvimento dos ciclos econômicos do Brasil está associado a uma sucessão de desequilíbrios ambientais.
02. Na atualidade, a atividade extrativa vegetal no Brasil ocorre, principalmente, em áreas de fraca densidade demográfica, deficiente infra-estrutura de escoamento da produção e populações de baixo poder aquisitivo.
04. A desertificação é um processo de degradação da capacidade produtiva da terra causado por ação do homem.
08. A substituição do carvão mineral por carvão vegetal pelas usinas minimizará a poluição atmosférica e o desmatamento das florestas nativas.
16. Em virtude do elevado consumo de água na irrigação, os principais afetados pela escassez do recurso são os habitantes das áreas rurais, principalmente os da Região Norte.

9-Eram 8h51min (Greenwich Meridium Time). A primeira bomba explodiu dentro de um vagão. Os terroristas não só prepararam uma matança coordenada em vários pontos de Londres, como o fizeram no dia em que na Escócia era inaugu-
rado o encontro do G8, o grupo dos oito países mais ricos e poderosos do mundo.
(Adaptado da REVISTA VEJA. São Paulo: p. 84, 13 jul. 2005).

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima.
01. Na década de 1990, pelo seu poderio econômico, a Rússia foi incorporada ao Grupo dos Sete países mais ricos do mundo.
02. Devido à sua posição longitudinal, em Brasília, eram 11h51min no momento da explosão da bomba.
04. De forma geral, no G8, os interesses individuais suplantam o coletivo, pois há divergências quanto ao estabelecimento e à condução de políticas globais.
08. Inspirados na Jihad, os fundamentalistas islâmicos procuram nos atos terroristas um modo de combater costumes ocidentais.
16. Todos os países da América do Norte pertencem ao G8.
32. Todos os países do G8 possuem alto poder de investimentos no exterior.
64. Alguns dos maiores devedores mundiais pertencem ao G8.

10-Como resposta à crise do fordismo, as empresas passaram a introduzir equipamentos tecnologicamente cada vez mais avançados e novos métodos de organização da produção, como o toyotismo. As várias mudanças implantadas no sistema produtivo e nas relações de trabalho, particularmente nos países desenvolvidos, ficaram conhecidas como produção flexível e serviram para dar continuidade à acumulação capitalista.
(Adaptado de MOREIRA, João Carlos, SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002, p. 293).

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima.
01. O desemprego conjuntural é provocado apenas pelo desenvolvimento de novas tecnologias, que extinguem muitos postos de trabalho.
02. O toyotismo propunha uma intensificação da divisão do trabalho, fracionando as etapas do processo produtivo.
04. O desenvolvimento da produção flexível tem gerado novos processos produtivos. A palavra de ordem passa a ser competitividade.
08. A redução de estoques e a racionalização do fluxo de insumos nas fábricas reduzem os custos porque diminuem o volume de capital imobilizado em estoques.
16. A padronização das peças e a fabricação de um único produto em grande escala são alguns dos princípios fundamentais do fordismo.
32. Com a atual divisão internacional do trabalho, os trabalhadores necessitam, cada vez mais, garantir a sua empregabilidade.

GABARITO:
1-21
2-17
3-25
4-80
5-09
6-12
7-51
8-07
9-76
10-60

Nenhum comentário: