CONTINUAÇÃO
15-A partir do final da década de 1980, o fracasso da economia socialista possibilitou ao sistema capitalista tornar-se praticamente universal, e a maioria dos países passou a desenvolver reformas econômicas liberalizantes. Entre as principais medidas adotadas pelos países nesse sentido, destaca-se
(A) a diminuição das solicitações de auxilio financeiro a organismos internacionais como o Banco Mundial e o FMI.
(B) a criação de modelos de desenvolvimento baseados na cooperação entre grandes empresas mundiais e Estados pobres.
(C) a redução do protecionismo comercial, permitindo o forte aumento da circulação de mercadorias no comércio mundial.
(D) o aumento dos entraves jurídicos para a livre circulação de capitais entre os países subdesenvolvidos e os blocos econômicos.
(E) a pressão para o desmonte do G-7, que representa a manutenção da liderança econômica mundial pelas grandes potências.
16-Atualmente, a China é uma grande parceira comercial do Brasil. No entanto, apontam-se alguns problemas no intercâmbio entre os dois países. Um dos problemas é que nosso país exporta
(A) minérios, como ferro, cobre e urânio, e importa tecnologia para a produção de transgênicos, o que aumenta o nosso déficit comercial.
(B) produtos básicos, como soja, carne e laticínios, e importa produtos como aviões e implementos agrícolas de alto valor agregado.
(C) commodities com baixo valor agregado e importa bens manufaturados que ameaçam promover a desindustrialização nacional.
(D) carvão e xisto betuminoso, que são pouco valorizados internacionalmente, e importa bens de alta tecnologia, aumentando a nossa dependência econômica.
(E) bens de consumo não duráveis, como café solúvel, e importa tecnologia do setor farmacêutico e de informática, o que prejudica a indústria nacional.
17-Considere o mapa e o texto a seguir para responder à questão.
Pelo menos 20 países viveram horas de nervosismo, pois foram alertados da possibilidade de serem invadidos por ondas gigantes formadas pela movimentação tectônica na costa japonesa.(O Globo, 12.03.2011. p. 20 Adaptado)
Os países alertados sobre o problema
(A) estão restritos à placa tectônica responsável pelo tsunami.
(B) situam-se a oeste e ao norte do Japão, incluindo a Rússia.
(C) localizam-se no hemisfério setentrional, atingindo o norte europeu.
(D) situam-se no litoral do Pacífico, incluindo países latino-americanos.
(E) fazem parte do Extremo Oriente, como é o caso da Índia e do Paquistão.
18-Trânsito e Cidadania
O comportamento no trânsito, de motoristas e de pedestres, anda deplorável. A todo momento, cenas lamentáveis ocorrem: motoristas insultam e ameaçam outros motoristas ou pedestres e usam o carro como se fosse uma arma. Parece uma guerra. E o problema não é só nosso: recentemente, a França realizou o “dia da cortesia no trânsito”, em que manter o sangue-frio em todas as circunstâncias, sobretudo nos engarrafamentos, e respeitar pedestres, crianças e ciclistas foram orientações dos “dez mandamentos da cortesia ao volante”, divulgados nesse dia.
Um dos motivos desse caos é que as pessoas não entendem que o espaço que usam com seus veículos é público. Ao entrar em um carro, propriedade privada, a fronteira entre o público e o privado, que já anda tênue, parece se dissipar. Ao dirigir ou andar nas ruas, as pessoas agem como se cada uma estivesse unicamente por si: ignoram os outros ou se sentem atrapalhadas por eles.
(SAYÃO, Roseli. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/inde19042007.htm. Acesso em: 13.03.2011.)
Assinale a alternativa que interpreta adequadamente o texto.
(A) A guerra no trânsito é deflagrada pela sensação de impunidade daqueles que se julgam atrapalhados pelos outros.
(B) A falta de atitude cidadã do brasileiro no trânsito tem repercussão nacional, preocupando até autoridades estrangeiras.
(C) A falta de cidadania no trânsito decorre do caos gerado pelos engarrafamentos, já que falta espaço para tantos veículos.
(D) O comportamento bélico dos motoristas é problema que transcende as fronteiras do Brasil e gera ação educativa, como a adotada na França.
(E) O caos no trânsito advém da omissão da autoridade pública, que não delimita o espaço que pode ser usado pelos veículos particulares.
19-
Considere as informações acerca do trânsito da capital paulista.
Na capital, são 630 carros para cada mil habitantes e a duração do percurso de casa até o trabalho vem aumentando sensivelmente, atingindo o tempo médio de 50 minutos.(O Estado de S. Paulo, 30.03.2011)
Pela leitura do gráfico e dos dados, pode-se concluir que
(A) o aumento da frota de veículos se deve à adoção de um modelo de transporte individual resultante da ineficácia do transporte público.
(B) o crescimento do número de veículos ficou estagnado no período entre 1998 e 2006, mas passou a crescer rapidamente a partir desse ano.
(C) a abertura do mercado aos veículos importados é o fator responsável pelo crescimento da frota paulistana, geradora de congestionamentos.
(D) os congestionamentos resultam da dinâmica interna da cidade de São Paulo e independem das relações entre as cidades da Região Metropolitana.
(E) os congestionamentos não são consequência do tamanho da frota, pois são reflexos da ineficácia das leis de trânsito, geralmente muito ultrapassadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário