quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

UFSC-2005

1- O relevo do Estado de Santa Catarina é um dos principais fatores condicionantes dos aspectos climato-botânicos predominantes no seu território. Com base no mapa das áreas altimétricas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


01. Nas altitudes acima de 601 m a formação vegetal predominante é a Floresta Mista ou Subcadu-cifólia Subtropical com predomínio da espécie Araucária angustifólia.
02. Nas altitudes entre 601 m e 1 400 m, coincidentes com as áreas de maior produção da fruticultura, as geadas ocorrem até cerca de 20 dias por ano.
04. As áreas cujas cotas altimétricas são superiores a 1 000 m apresentam isotermas anuais que variam de 10 ºC a 16 ºC e são mais vulneráveis no inverno à ocorrência de geadas, que atingem até 30 dias por ano.
08. Nas altitudes entre 1 001 m e 1 400 m ou mais é comum a ocorrência de precipitação sólida na forma de neve, no inverno.
16. Na vertente oceânica do Estado, a partir de altitudes em torno de 600 m até a planície litorânea, ocorrem condições topo-climáticas que permitem o predomínio de uma Floresta Ombrófila Densa.

2-Com base na tabela que trata da população absoluta e relativa dos países mais populosos do mundo, e nos seus conhecimentos sobre esse assunto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


01. O Brasil é um país bastante povoado.
02. O Brasil é um país populoso.
04. O Brasil é um país populoso e bastante povoado.
08. Comparado aos principais países mais populosos do mundo, o Brasil possui uma baixa população relativa.
16. Por ser um país bastante povoado, o Brasil não exige políticas de desenvolvimento regional para a ocupação do território.

3-O governo do Estado de Santa Catarina iniciou recentemente um novo processo de planejamento regional, a partir de mudanças no processo de gestão administrativa das decisões. Como se chama esse processo e qual o seu objetivo central?
Assinale a(s) proposição(ões) que responde(m) CORRETAMENTE à questão acima.
01. Microrregiões Homogêneas – planejamento regional realizado a partir das características geográficas comuns aos municípios.
02. Programa Catarinense de Desenvolvimento Sustentável – planejamento regional a partir de uma perspectiva que integre a economia, a população e o meio ambiente.
04. Programa de Modernização Administrativa – planejamento regional a partir da divisão do Estado em regiões administrativas.
08. Microrregiões Polarizadas – planejamento regional realizado a partir dos pólos regionais.
16. Programa de Descentralização do Governo do Estado de Santa Catarina – planejamento regional a partir da criação de 29 secretarias regionais.

4-Estabeleça a relação entre a coluna A (regiões do estado de Santa Catarina) e a coluna B (setores econômicos predominantes) e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Coluna A Coluna B
1 – Vale do Itajaí A – Móveis
2 – Planalto Norte B – Agroindústria
3 – Campos de Lages C – Carvão e Cerâmica
4 – Nordeste de Santa Catarina D – Turismo e Tecnologia
5 – Oeste E – Têxtil
6 – Litoral Central F – Eletrometal-Mecânica
7 – Sul G – Criação de Gado

01. 1A, 2G, 3F, 4E, 5D, 6C, 7B.
02. 1E, 2A, 3G, 4F, 5B, 6D, 7C.
04. 1D, 2C, 3B, 4A, 5E, 6D, 7F.
08. 1G, 2F, 3E, 4D, 5C, 6B, 7A.
16. 1E, 2F, 3G, 4D, 5C, 6B, 7A.

5- A partir dos gráficos abaixo e com base na economia mundial, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


01. As maiores empresas transnacionais têm sede nos países desenvolvidos.
02. O FMI e o Banco Mundial financiam recursos para os países subdesenvolvidos.
04. Entre as dez maiores dívidas externas, existem países dos cinco continentes.
08. Apesar da dívida externa da Argentina estar entre as dez maiores do planeta, o país sempre apresentou grande estabilidade econômica.
16. Em face do tamanho da sua dívida externa, o Brasil vem apresentando nos últimos anos dificuldades de investimento em várias áreas, dentre elas, o setor social.

6-Uma das formas de organização das relações de produção no mundo do trabalho são as contratações estabelecidas. Identifique os tipos de relação contratual que vêm sendo estabelecidas atualmente para reduzir custos operacionais e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Terceirização.
02. Arrendamento (Rendeiro).
04. Direito à metade dos bens (Meeiro).
08. Parcerias.
16. Assalariamento (Assalariado).
32. Contrato com encargos, por tempo determinado (Serviço temporário).

7-O documento “Planeta Vivo”, emitido pela World Wide Fund for Nature (WWF) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em fevereiro de 2001, alerta que vivemos numa situa-ção insustentável, considerando que já foram consumidos 42,5% dos recursos naturais do planeta e que esse consumo aumenta, em média, 2,5% ao ano nos países desenvolvidos. Com base nesta colocação, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Se pensarmos nas potenciais matrizes energéticas substitutas do petróleo no século XXI podemos dizer que o Brasil pode dispor de praticamente todas.
02. O Brasil é o maior país tropical do mundo, o que possibilita o aproveitamento privilegiado da energia solar.
04. O Brasil é um país agraciado com extensas massas de água, gerando um grande potencial para a hidroeletricidade.
08. As características físico-climáticas e sócio-econômicas do Brasil assinalam um grande potencial para o desenvolvimento de fontes alternativas de energia, como a biomassa, o biodiesel e a energia eólica.
16. O Brasil possui reservas de petróleo já descobertas que o colocam entre os principais exportadores da atualidade.
32. Após a década de 50, intensificou-se em todo o mundo uma atitude de preocupação em relação à preservação dos recursos naturais.

8-Em razão de sua grande extensão Leste-Oeste, o território brasileiro é abrangido por quatro fusos horários. Com base na figura abaixo, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S):


01. O primeiro fuso horário brasileiro é o segundo fuso a Oeste do Meridiano de Greenwich, abrangendo apenas a parte oceânica do território brasileiro.
02. O segundo fuso brasileiro, que é o segundo fuso a Oeste do Meridiano de Greenwich, abrange grande parte do país, inclusive o Distrito Federal, sendo aquele que define a hora oficial do Brasil, adiantada 3 horas.
04. O terceiro fuso brasileiro compreende os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, parte do Amazonas e parte do Pará.
08. O quarto fuso brasileiro tem uma defasagem de 5 horas em relação ao Meridiano de Greenwich, compreendendo o estado do Acre e parte do oeste do Amazonas.
16. A hora oficial do Brasil corresponde à hora legal do país, também chamada de hora de Brasília, de-fasada 3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich

9-No Brasil, a concentração de terras resultou numa história de conflitos, inclusive com mortes. Entretanto, esses conflitos se situam, em sua maior parte, em algumas regiões do país.

FIGURA

A partir do mapa que dispõe sobre os mortos em conflitos no campo no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Os conflitos no campo se apresentam em diferentes proporções por todo o país.
02. Os conflitos no campo estão associados, dentre outros problemas, aos descaminhos na implantação da reforma agrária.
04. O Estado do Pará apresenta a maior concentração de conflitos com mortes no campo.
08. Um dos movimentos sociais que reivindicam mudanças na estrutura fundiária do país e uma melhor distribuição das terras é o Movimento dos Sem Terra (MST).
16. Não são todos os estados brasileiros que apresentam conflitos no campo com mortes registradas.

GABARITO:
1-23
2-9
3-2
4-8
5-22
6-44
7-61
8-29
9-23

Nenhum comentário: