Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Os desmatamentos para criação de grandes latifúndios têm substituído a floresta por pastagens e empobrecido grandes extensões de solos.
02. Projetos como Grande Carajás e Jarí, a exploração mineral e as hidrelétricas têm contribuído para reduzir os grandes impactos ambientais de âmbito regional.
04. A Amazônia é uma grande bacia hidrográfica que se estende desde a cordilheira andina até o Norte do Brasil, recoberta predominantemente por um mosaico de formações florestais, como as de inundação e as de terra firme.
08. Apesar de as queimadas serem prejudiciais à atmosfera pela emissão do dióxido de carbono (CO2), gás de efeito estufa, e pelo lançamento de particulados que reduzem a absorção de radiação, elas representam um importante sistema de fertilização do solo pela retirada dos micronutrientes.
16. O Brasil não está incluído na Convenção do Clima, no grupo de países industrializados que necessitam reduzir até 2020 suas emissões de gases de efeito estufa, especialmente o CO2, pela queima de combustíveis fósseis por processos industriais. Entretanto, o país é considerado um dos maiores emissores de CO2 por mudança do uso do solo resultante dos desmatamentos e queimadas.
32. O principal efeito da emissão do CO2 pelas queimadas e desmatamentos é o aumento do buraco da camada de ozônio.
2-Sobre o tema concentração de renda no Brasil, e com o auxílio da tabela abaixo, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Parcela da renda apropriada pelos 10% mais ricos (dados do ano 2000)
Fonte: PNUD, IPEA, FJP. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. 2004. Disponível em:
01. Em Santa Catarina, a concentração da renda entre os 10% mais ricos é menor que a média brasileira.
02. Os dados apresentados na tabela indicam que quanto maior é a concentração da renda, menor é a incidência da pobreza.
04. No Brasil, a concentração de renda não interfere na qualidade dos indicadores sociais, como saúde e educação.
08. O Brasil é considerado um país de grandes contrastes regionais, inclusive com relação à distribuição de renda.
16. Os dados sobre a renda apropriada pelos 10% mais ricos demonstram a distância entre ricos e pobres, tornando o Brasil um país com uma das piores distribuições de renda do mundo.
3- “Bernardo Guimarães escreveu uma história de ficção com base em acontecimentos de seu tempo. A Escrava Isaura se passa nos primeiros anos do reinado de D. Pedro II – que compreende o período entre 1840 e 1889.
[...]
No rastro da riqueza originária do café, o país começa, aos poucos, a ganhar um novo contorno social: a ascensão da burguesia, o surgimento dos profissionais liberais, o crescimento das cidades e o maior acesso à educação pública.”
GUIMARÃES, Bernardo. A escrava Isaura. Barcelona: Editorial Sol90, 2004. [Notas p. 151]
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A economia cafeeira contribuiu para a integração econômica do território brasileiro.
02. Introduzido inicialmente no litoral nordestino, com base no trabalho escravo, o café logo ganhou as terras paulistas, onde seria cultivado sobretudo por imigrantes europeus.
04. Devido ao forte apoio governamental, durante o período citado no texto começam a se instalar inúmeras indústrias de bens de consumo duráveis, principalmente de capital nacional.
08. A concentração populacional na área litorânea vem desde o período colonial e liga-se à dependência econômica em relação aos centros mundiais do capitalismo.
16. Como nos dias atuais, também no Brasil Império não havia distinção de acesso à educação pública e gratuita. O direito era garantido a todos sem distinção de cor, sexo ou classe social.
4-Para melhor visualização da estrutura de idades e de distribuição por sexo de uma população, costuma-se representá-la em pirâmides de idades. Tradicionalmente, a distribuição etária de uma população é feita em três faixas:jovens – até 19 anos; adultos – de 20 até 59 anos; e idosos – de 60 anos ou mais. De acordo com esse critério, as populações nacionais podem ser
classificadas como países “jovens” (quando têm mais de 50% da população com até 19 anos) ou como países “maduros” (os que têm mais de 50% de adultos).
Com base nas informações acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. O grau de maturidade ou de jovialidade de um país não está relacionado com os índices de desenvolvimento humano (IDH).
02. De acordo com os dados do censo demográfico de 2000, o Brasil pode ser considerado um país em transição para a fase madura, considerando as sensíveis mudanças nos índices de natalidade e mortalidade.
04. As pirâmides etárias dos países do Eixo Norte indicam o predomínio de jovens e um reduzido número de idosos.
08. Os países “jovens” são aqueles nos quais as taxas de crescimento vegetativo são baixas, ou seja, os índices de mortalidade são superiores aos da natalidade.
16. No continente africano é comum encontrarmos pirâmides etárias com base larga e topo estreito.
5- A principal característica da indústria catarinense é a concentração em diversos polos, também chamados de complexos industriais.
Sobre os polos industriais de Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. As formações da Floresta de Araucária nos municípios de Canoinhas, Mafra, Criciúma e Tubarão favoreceram a formação do polo da madeira, mobiliário, papel e de celulose em Santa Catarina.
02. O polo agroindustrial da soja e da suinocultura concentra-se no vale do rio Araranguá e no Oeste Catarinense.
04. Empresas como Embraco e Weg Motores localizam-se na Região Norte/Nordeste de Santa
Catarina, caracterizando o polo eletrometalmecânico.
08. Blumenau, Brusque e Jaraguá do Sul abrigam uma das maiores concentrações do Brasil de indústrias têxteis e do vestuário.
16. As formações sedimentares do Planalto Serrano favoreceram o
desenvolvimento do polo cerâmico e da mineração.
6-No século XX, o mapa-múndi político sofreu transformações radicais. Estados-nação surgiram e desapareceram, mudando fronteiras aparentemente sólidas, de forma rápida, profunda e inesperada.
Sobre as mudanças na ordem mundial no século XX, é CORRETO afirmar que:
01. antes da Segunda Guerra, disputavam a hegemonia e supremacia internacional: Reino Unido,
França, Alemanha, Estados Unidos, Japão e Rússia.
02. no final da Segunda Guerra despontaram como potências mundiais, além dos Estados Unidos e da União Soviética, também o Japão e a Alemanha.
04. no final da década de 1980, com o crescimento econômico de outros centros capitalistas, o Japão e a Europa Ocidental passaram a disputar ou a dividir a supremacia internacional com os Estados Unidos.
08. entre outubro de 1989 e dezembro de 1991, houve a divisão da Alemanha em Ocidental e Oriental e a reunificação da Tchecoslováquia.
16. com o esgotamento do modelo socialista de economia planificada, a União Soviética anexou quinze novos países, passando a se denominar Rússia.
7-“A água é essencial para nossas vidas e para a de milhares de espécies existentes no mundo.”
Com o auxílio das informações acima sobre o tema água, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A figura representa o ciclo hidrológico e demonstra a movimentação e as mudanças do estado físico de parte da água estocada na superfície terrestre.
02. Como a água é um recurso natural renovável, significa que toda a água disponível na Terra é potável.
04. Quando a condensação do vapor d’água atinge um determinado volume e as gotículas de água não mais conseguem se manter em suspensão no ar, ocorre sua precipitação.
08. Oceanos, mares, geleiras e lençóis freáticos são classificados como águas continentais e
formam a hidrosfera.
16. Conforme a figura, parte da água que se precipita infiltra-se no solo, formando o lençol freático,
camada de água subterrânea situada sobre um terreno ou rocha impermeável.
32. A distribuição espacial dos reservatórios de água doce é bastante irregular, com locais pobres em recursos hídricos, como o Oriente Médio, e outros mais ricos, como o Brasil.
64. O consumo per capita de água nos países do Eixo Sul é o mesmo que nos países do Eixo Norte.
8-Uma das mais antigas atividades humanas, a atividade agrária, passou por profundas transformações desde a Pré-História até os dias de hoje.
Assinale a(s) proposição(ões) que caracteriza(m) de forma CORRETA os sistemas agrícolas mundiais.
01. A produção agrícola é realizada em condições muito heterogêneas.
02. Nas regiões do mundo onde predomina a agricultura extensiva, a produtividade não está relacionada às condições naturais.
04. O Brasil tem uma das maiores concentrações da propriedade rural do mundo. Este fato tem reflexos negativos e está na base das explicações para graves distorções de ordem social.
08. Sob o ponto de vista do impacto ambiental, um dos aspectos positivos do cultivo com sementes transgênicas é a não agressão à biodiversidade.
16. Agroindústria consiste numa integração entre as atividades primárias e o setor industrial.
32. Os sistemas agrários tradicionais, como agricultura itinerante e de plantation, predominam nos países do Eixo Sul e se caracterizam pelo uso de sementes selecionadas, intensa mecanização e produção voltada para o mercado externo.
9-“COQUEIROS
4 de dezembro de 1945
A chuva encharca as telhas podres dos casebres, retalha o chão escuro e incerto, enche os valos e vai formar poças trêmulas em torno às hortas magras, cercadas com restos de velhas tarrafas.
A estrada parece um rio de barro, onde os bois atolam os cascos; e o mar, espesso e ondulante, tem largas sujeiras avermelhadas, junto à praia oblíqua e saturada, e por onde passam, de vez em vez, vultos apressados de mãos nos bolsos.
As névoas úmidas esfumam os contornos. Um ou outro grasnar de gaivota raspa o ar enxovalhado. A vida se diluiu em água e neblina. Uma tristeza envelheceu a paisagem.
Entardece.
A chuva continua a cair, fria e poeirenta, de grandes céus moles e chatos”.
d’EÇA, Othon. Homens e algas. 4. ed. Florianópolis: Insular, Edufsc. 2003. p. 153.
Com base na crônica Coqueiros, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A crônica foi escrita no mês de ocorrência do solstício de verão no Hemisfério Sul, isto é, quando os raios solares incidem perpendicularmente ao trópico de Capricórnio.
02. A chuva é a mais comum das precipitações. Resulta do contato de uma nuvem saturada de vapor d’água com uma camada de ar frio.
04. Os mares - porções de água salgada - estão restritos às áreas costeiras.
08. O resfriamento do ar durante a noite faz com que o vapor d’água irradiado da Terra se condense à superfície, originando a neblina.
16. As “sujeiras avermelhadas,” citadas na crônica, devem-se às formações de argila encontradas nos mares interiores da Planície Litorânea Catarinense.
10-Na madrugada do dia 06 de abril de 2009, os moradores da região de Abruzzo, no centro da Itália, foram acordados por um terremoto que atingiu 6.3 pontos na Escala Richter. O terremoto com epicentro nos arredores de Áquila, a capital da região de Abruzzo, matou cerca de 300 pessoas, deixou aproximadamente 20.000 desabrigados e destruiu em torno de 15.000 edificações, algumas de grande valor histórico e artístico. Erguida no século XIII e relíquia arquitetônica da Itália
Medieval, a cidade veio abaixo.
VEJA. São Paulo: Editora Abril, n. 16, abr. 2009. [Adaptado]
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Assim como em Blumenau (SC), os desmoronamentos e deslizamentos que ocorreram na região de Abruzzo estão associados aos movimentos naturais internos da crosta terrestre.
02. De acordo com o texto acima, parcela significativa das edificações da região é muito antiga e não estava preparada para resistir a abalos sísmicos mais fortes.
04. Os agentes endógenos do relevo são processos estruturais que estão relacionados ao movimento das placas tectônicas e a fenômenos magmáticos.
08. A estrutura geológica, os tipos de rochas e a morfologia do relevo não devem ser levados em consideração na organização do espaço, pois não estão relacionados com a ocorrência dos abalos sísmicos.
16. Na Escala Richter o terremoto de índice 6.3 é aquele que liberou seis vezes mais energia do que um de índice 1.05.
32. Os maiores e mais violentos terremotos ocorrem, principalmente, nas bordas das placas tectônicas.
GABARITO:
1-21
2-25
3-09
4-18
5-12
6-05
7-53
8-21
9-03
10-38
Nenhum comentário:
Postar um comentário