segunda-feira, 17 de setembro de 2012

UDESC/2006-1/SANTA CATARINA

51. O estabelecimento de imigrantes europeus, no Brasil, teve início por meio de um decreto de D. João VI, em 1808, que permitiu aos estrangeiros o acesso à propriedade da terra, dando início à vinda de grupos étnicos diferenciados.
Sobre a imigração no século XIX em Santa Catarina, é CORRETO afirmar:
a) No Brasil não havia contratos oficiais de imigração e a maioria dos imigrantes veio por conta própria.
b) Imigrantes dos países da Europa Oriental formaram colônias no interior do Estado catarinense.
c) Com terras a serem exploradas e clima favorável, imigrantes trentinos, vênetos, poloneses e prussianos, dentre outros oriundos da Europa Ocidental, deslocaram-se para Santa Catarina em busca de terra e trabalho.
d) Durante o século XIX, a imigração européia foi de interesse da Coroa portuguesa, para assegurar a posse da costa catarinense e brasileira.
e) Assim que os imigrantes chegavam ao Brasil, eram imediatamente instalados em vilas e cidades do litoral, e recebiam lotes para estabelecer moradias.

52. Durante o Estado Novo (1937-1945), o presidente Getúlio Vargas instalou um regime autoritário e centralizador, que se aprofundou na repressão aos estrangeiros e a seus descendentes principalmente alemães, italianos japoneses , e se acentuou durante a Segunda Guerra Mundial.
Em Santa Catarina, a repressão atingiu muitas comunidades, fato que se encontra na memória daquelas pessoas que viveram o período.
Assinale a alternativa INCORRETA, em relação a esse período.
a) O Departamento de Ordem Política e Social - DOPS representou um dos agentes repressores do período da nacionalização forçada.
b) O ensino foi declarado obrigatório em Língua Portuguesa.
c) O Interventor do Estado catarinense, Nereu Ramos, foi conivente com a política nacionalista.
d) Não houve fechamento de escolas de língua estrangeira durante a nacionalização.
e) O Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda desenvolveu políticas de controle às comunidades de italianos, alemães e seus descendentes.

53. Em relação ao conflito conhecido como Guerra do Contestado, é CORRETO afirmar:
a) O conflito promoveu a morte de vários camponeses na região, e se mostrou uma contundente manifestação contrária à ordem republicana modernizadora brasileira da época.
b) Pode-se explicar o conflito apenas como uma disputa por territórios entre os Estados de Santa Catarina e Paraná.
c) Foi um conflito com repercussões regionais, que ocorreu quando a República brasileira já havia alcançado forte estabilidade e o federalismo havia deixado de gerar discussões.
d) O poder republicano brasileiro reconheceu como legítimas as implicações religiosas e a liderança dos chamados “monges”.
e) A partir desse conflito, Santa Catarina teve anexada ao seu território parte considerável da região das “missões” do Rio Grande do Sul.

54. “...procurem trazer uma esposa com prendas domésticas e que não seja muito habituada a cidades grandes”.
(Citação em WOLFF, C. S. e RÉCHIA. Mulheres de Santa Catarina: vidas e trabalho. BRANCHER, Ana org. História de Santa Catarina: estudos contemporâneos. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1999, p. 69.)
A recomendação acima mencionada partiu de Dr. Blumenau para uma autoridade da Alemanha, em 1853, observando os dotes necessários de uma mulher, para a colonização do Vale do Itajaí.
Assinale a alternativa CORRETA, a respeito dessa recomendação.
a) A procura era por mulheres urbanas, sendo o trabalho doméstico pouco considerado.
b) A recomendação mostra que as mulheres eram importantes para as propriedades rurais, garantindo assim a sobrevivência das famílias e o trabalho em torno da propriedade.
c) A recomendação do Dr. Blumenau intencionava limitar a vinda de mulheres para as colônias de Santa Catarina.
d) Dr. Blumenau reconhecia não haver mulheres na Alemanha que quisessem vir para a América.
e) No início da colonização não havia necessidade da presença feminina, posto que abrir clareiras e construir estradas nas matas dependia do trabalho exclusivo dos homens.

55. Sobre a história catarinense das últimas três décadas, pode-se afirmar:
I – Em 1983 o Estado foi atingido por uma forte enchente, especialmente na região do Vale do Itajaí.
II – Dentre as manifestações culturais do Estado destacam-se as festas em diferentes cidades, com configurações temáticas distintas.
III – Em 2003 um acidente ocorrido na Ponte Colombo Sales deixou parte da capital catarinense às escuras durante três dias, fato que ficou conhecido como “apagão”.
IV – Houve a conclusão das obras da BR-282 e a duplicação total da BR-101, em seu trecho no Estado.
V – O plantio da cana-de-açúcar foi proibido no Estado, devido a um surto da Doença de Chagas, causada pelo barbeiro.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

56. Durante o período do Brasil colônia, o espaço catarinense era quase inexpressivo em termos políticos, econômicos e sociais. A então Província de Santa Catarina apresentava na Região Litorânea apenas três pequenas aglomerações urbanas, com características de Vila. Essas aglomerações deram origem às atuais cidades de:
a) Porto Belo, Laguna e Bombinhas.
b) Itajaí, Laguna, Araranguá.
c) Joinville, São Francisco do Sul, Araranguá.
d) São Francisco do Sul, Florianópolis, Laguna.
e) Itajaí, Florianópolis, Joinville.

57. O carvão coque ou metalúrgico, extraído no Sul de Santa Catarina, era utilizado para:
a) produzir energia elétrica e aquecer as caldeiras das ferrovias brasileiras.
b) produzir aço.
c) fazer churrasco.
d) produzir energia elétrica.
e) aquecer as caldeiras dos navios.

58. Sobre os manguezais da Ilha de Santa Catarina, podemos afirmar:
I – Muitos são os fatores que comprometem o equilíbrio desse ecossistema. Devido à sua localização de fácil acesso, ao descaso por parte das autoridades e à pouca veiculação de sua importância, os manguezais tornaram-se alvo constante de depredações.
II – Os manguezais sofreram, ao longo do tempo, aterramento para ocupação, desmatamento para uso da vegetação como lenha e, principalmente, poluição das águas por derramamento de esgoto ou por depósito de lixo.
III – De acordo com o Plano Diretor de Florianópolis, no âmbito municipal todos os manguezais são considerados Áreas de Preservação Permanente (APPs).
IV – Quase todos os manguezais estão incluídos em unidades de conservação, tais como Ratones e Saco Grande (Estação Ecológica dos Carijós/Ibama), Itacorubi (sob jurisdição da UFSC, como área de conservação) e Rio Tavares (Reserva Extrativista - Marinha do Pirajubaé/Ibama).
V – Eles encontram-se localizados nas margens das baías e nas desembocaduras dos principais rios, onde existem características físicas e químicas para sua ocorrência: Ratones, Saco Grande e Itacorubi, na Baía Norte; Rio Tavares e Tapera, na Baía Sul.
VI – O mangue do Itacorubi é o mais degradado de todos, por estar situado mais próximo da zona urbana, tendo sofrido com a deposição de lixo por longos anos.
VII – O manguezal do Itacorubi, na Capital, está agonizando seriamente, contaminado por metais pesados.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Somente as afirmativas I, III, IV e VI são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II, III e VII são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas IV, V e VI são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II, III, IV,V e VI são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I, II, V e VII são verdadeiras.

59. Em Santa Catarina, a fundação da Vila de Nossa Senhora dos Prazeres, em 1771, foi necessária para garantir a expansão da agricultura e das fazendas de criação de gado e garantir os pousos, muito utilizados pelos tropeiros, no comércio de gado.
Assinale a alternativa que apresenta O NOME ATUAL da Vila de Nossa Senhora dos Prazeres, dentre as cidades abaixo relacionadas.
a) Curitibanos
b) São Joaquim
c) Campos Novos
d) Chapecó
e) Lages

60. Assinale a alternativa que APRESENTA o nome da guerra que ocorreu em Santa Catarina, evidenciando os primeiros problemas agrários no Estado.
a) Guerra de Eldorado dos Carajás
b) Guerra dos Canudos
c) Guerra dos Farrapos
d) Guerra dos Emboabas
e) Guerra do Contestado

GABARITO:

51. C

52. D

53. A

54. B

55. E

56. D

57. B

58. D

59. E

60. E
FONTE:UDESC

Nenhum comentário: