segunda-feira, 17 de setembro de 2012

UDESC/2007-1/SANTA CATARINA

51. Sobre a pesca em Santa Catarina, pode-se afirmar:
I – A pesca artesanal vem aumentando no inverno e diminuindo no verão, em função da atividade turística.
II – O Estado tem a maior frota pesqueira do Brasil, com cerca de 700 embarcações oceânicas e costeiras.
III – Os principais pólos pesqueiros do Estado são Itajaí, Navegantes e Laguna.
IV – O último grande investimento público do Governo Federal na atividade pesqueira foi a construção do Terminal Pesqueiro de Laguna.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
e) Somente a afirmativa III é verdadeira.

52. Sobre o processo de industrialização e urbanização em Santa Catarina, pode-se afirmar:
I – A partir de 1970 o processo de industrialização se intensificou, levando a um intenso fluxo migratório do campo para as cidades, condicionando a uma maior estruturação urbana, ou seja, a expansão da rede viária, modernização e criação de portos, etc.
II – A industrialização deu um grande impulso na urbanização, ao passo que a população nas cidades aumentava e os processos de atividades realizadas nas cidades apresentavam cada vez caráter mais urbano e diferenciados do campo.
III – Santa Catarina obteve seu primeiro salto no processo de urbanização em meados do século XX. Antes de 1940 sua urbanização era incipiente; sua economia era essencialmente agrícola, voltada à exploração do minifúndio familiar.
IV – Florianópolis, Blumenau, Joinville e Lages desde 1940/50 constituíam os maiores centros do Estado.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

53. Maior produtor de hortaliças de Santa Catarina, começou a ser colonizado em 1830, por colonização predominantemente alemã; detém uma das melhores qualidades de vida de nosso Estado, contando ainda com quedas d’água em rios e riachos que descem as montanhas, em meio à exuberante Mata Atlântica.
O texto acima se refere ao município de:
a) Antônio Carlos.
b) Blumenau.
c) São Pedro de Alcântara.
d) Palhoça.
e) Rancho Queimado.

54. “Quando a colonização começou em Santa Catarina, efetivamente iniciou-se um processo de disputa pela terra. Os imigrantes chegavam com o objetivo de desbravar, abrir uma propriedade agrícola, de transformar a floresta em um campo produtivo, razão de ser do progresso de suas famílias e de toda a comunidade. Os indígenas ocupavam a mesma terra e dela dependiam para sustentar a si e a suas famílias. Os imigrantes eram agricultores; os indígenas viviam da caça e da coleta de frutos, mel e outros produtos. A floresta, com sua fauna e flora, era fundamental para a sobrevivência do índio.”
(SANTOS, Silvio Coelho. Nova história de Santa Catarina. Ed. Terceiro Milênio, 1995, p. 85).

Tendo como base o texto acima, assinale a alternativa que não lhe é correspondente.
a) O processo de disputa pela terra, em Santa Catarina, contou também com os serviços de bugreiros, contratados para liquidar os índios.
b) A floresta era imensa, e foi possível aos indígenas se afastarem dos invasores das terras que até então ocupavam e se embrenharem nas matas além das fronteiras, sendo encontrados posteriormente em busca da “terra sem mal”.
c) Atritos entre colonos e índios foram constantes nos primeiros anos de colonização, ocasionados pelo medo e pelo desconhecimento que uma população tinha da outra.
d) Para os imigrantes, a floresta era um obstáculo a vencer, e a presença de índios significava insegurança, temor e perigo.
e) As armas de fogo eram, para os imigrantes recém-chegados, objetos de extrema necessidade: com elas afugentavam os índios e defendiam-se de animais perigosos.

55. O porto catarinense administrado pelo Governo do Estado é o de:
a) Criciúma.
b) Itajaí.
c) São Francisco.
d) Imbituba.
e) Blumenau.

56. A imigração européia para Santa Catarina, no século XIX, foi motivada por diferentes fatores.

A respeito disso, é correto afirmar:
a) As imigrações européias foram fortemente motivadas pelas alianças firmadas entre o Brasil e os países aliados, durante a Segunda Guerra Mundial.
b) Foi a presença do imigrante europeu que possibilitou o desenvolvimento econômico, especialmente nas regiões do alto e médio Vale do Itajaí, transformando-as em pólos de produção de farinha de mandioca.
c) A presença de alemães e italianos (únicas etnias que imigraram para Santa Catarina) nesse período em nada alterou o cotidiano das populações que já habitavam o Estado.
d) Apesar de o fluxo imigratório ter ocorrido com maior intensidade na segunda metade do século XIX, as populações angolanas estabeleceram-se em Santa Catarina apenas nas últimas décadas do século XX.
e) Entre os motivos que contribuíram para a vinda dos europeus para Santa Catarina, podemos citar a política de branqueamento da raça, promovida pelo Estado brasileiro, e a substituição de mão-de-obra escrava por homens e mulheres europeus.

57. Sobre a história da economia catarinense pode-se afirmar:

I – Até a vinda dos açorianos, não é possível falar-se em uma economia da região que hoje conhecemos como Santa Catarina.
II – No final do século XVIII já é possível observar pequena atividade familiar, de subsistência, com alguns excedentes exportáveis, sendo que a atividade econômica mais importante foi, possivelmente, a pesca da baleia.
III – Na primeira metade do século XVIII, Santa Catarina já era um importante pólo industrial exportando, por exemplo, farinha de mandioca para os demais Estados brasileiros.
IV – No final do século XIX é possível perceber iniciativas de produção industrial no Estado, sobretudo divido à chegada dos imigrantes alemães e italianos que aqui se instalaram.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Todas as afirmativas são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

58. Em 1937 a Constituição brasileira deu a Getúlio Vargas plenos poderes. De posse dessa condição, medidas repressoras foram tomadas, no sentido de implementar o nacionalismo. Assim como em outros Estados do Brasil, em Santa Catarina, os efeitos dessa medida também foram sentidos.

Como efeitos dessa medida, dentre outros, assinale a alternativa correta.
a) Não aparece em narrativas catarinenses o fato de terem sido criados campos de concentração no Estado, para recolher aqueles considerados criminosos de lesa-pátria.
b) A proibição à língua alemã e italiana gerou impacto violento nas relações cotidianas dos imigrantes, fazendo com que as pessoas refreassem seus ímpetos, falando baixo ou mesmo calando-se, uma vez que delatores poderiam estar à espreita.
c) A nacionalização forçada da língua, que proibia o uso de todo e qualquer idioma que não fosse o português, penalizou brutalmente quem não se submetesse à norma, exceto em cultos ou em outras manifestações de cunho religioso.
d) A política nacionalista de Vargas foi implementada em 1940, para coibir a ação nazi-fascista em Santa Catarina.
e) O Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP teve pouca importância nas ações repressivas no Estado catarinense, ficando mais em nível burocrático.

59. Em fevereiro de 1893, teve início no Rio Grande do Sul a Revolução Federalista.
Sobre essa questão é incorreto afirmar:
a) Os principais líderes federalistas apoiavam a constituição de uma República
parlamentarista e com autonomia dos Estados.
b) O movimento expressava o desagrado de forças políticas gaúchas com as medidas tomadas por Floriano Peixoto em relação ao Rio Grande do Sul.
c) Os federalistas questionavam a legalidade do mandato de Floriano Peixoto e defendiam uma monarquia parlamentarista com maior autonomia dos Estados.
d) Os federalistas questionavam a legalidade do mandato de Floriano Peixoto, baseando-se no disposto na Constituição de 1891.
e) O presidente do Estado de Santa Catarina inicialmente declarou seu apoio ao governo de Floriano Peixoto, mas em 24 de abril de 1893 rompeu oficialmente com o governo central.

60. O clima do Estado de Santa Catarina é:
a) subtropical e semi-árido.
b) semi-árido.
c) tropical.
d) subtropical.
e) equatorial.

GABARITO:

51. D
52. E
53. A
54. B
55. C
56. E
57. E
58. B
59. C
60. D
FONTE:UDESC

Nenhum comentário: