terça-feira, 18 de setembro de 2012

UDESC/2009-1/GEOGRAFIA

31. Sobre o Aqüífero Guarani, assinale a alternativa incorreta.
a) No Brasil, o Aqüífero Guarani abrange nove estados: Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grasso do Sul, Sergipe e Paraíba.
b) É a maior reserva de água doce subterrânea do mundo.
c) Está localizado na região Centro-leste da América do Sul e ocupa uma área que se estende pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e pela Argentina.
d) O volume de água é suficiente para atender toda a população da Terra durante mais de um século.
e) Metade do território catarinense está sobre o Aqüífero Guarani.


32. Sobre a população negra brasileira, assinale a alternativa incorreta.
a) As melhorias no acesso à educação formal também não foram capazes de acabar com a desvantagem na escolaridade dos negros em relação aos brancos. Enquanto em 2006 a maioria dos brancos estava matriculada no ensino médio com idade adequada para o curso, apenas 37,4% dos negros estavam no mesmo patamar.
b) Os índices de escolaridade, renda e pobreza da população negra registraram melhoras entre 1996 e 2006, mas as condições de vida continuam ainda inferiores às dos brancos no Brasil.
c) A renda média do trabalhador negro cresceu, embora o aumento não seja muito expressivo. Mesmo com esse crescimento, a discrepância é grande. Os brancos ainda vivem com quase o dobro da renda mensal per capita dos negros.
d) Os negros, homens e mulheres, entram mais cedo no mercado de trabalho e deixam-no mais tarde, em relação aos brancos.
e) A desigualdade entre brancos e negros tem se agravado nos últimos anos no Brasil, pois faltam políticas públicas capazes de reverter essa situação.
33. Sobre a população feminina e sua participação no mercado de trabalho, assinale a alternativa incorreta.
a) Chama a atenção a maior participação no mercado de trabalho das mulheres da região Sul, onde também são verificadas as maiores taxas de ocupação da população feminina.
b) O aumento da escolaridade feminina, a queda da fecundidade, as novas oportunidades oferecidas pelo mercado e as mudanças nos padrões culturais são as principais causas do aumento da participação feminina no mercado de trabalho.
c) As mulheres vêm aumentando sua participação no mercado de trabalho nos últimos anos.
d) A volta ao lar já é uma realidade absoluta para a maioria das mulheres trabalhadoras nas grandes cidades brasileiras, fruto do desemprego e das desigualdades salariais entre homens e mulheres.
e) As mulheres ainda hoje fazem parte da maioria que estão à procura de emprego.
34. Sobre as reservas de petróleo da camada pré-sal, assinale a alternativa incorreta.
a) O campo de Jubarte será o primeiro, no Brasil, a produzir óleo abaixo da camada de sal. Apesar de ser na Bacia de Santos que estão sendo depositadas as expectativas de maior volume de reservas na camada do pré-sal, é no litoral capixaba, ainda na Bacia de Campos, que o primeiro óleo será retirado desta formação geológica.
b) A grande vantagem do Brasil na exploração de petróleo da camada do pré-sal é que a Petrobrás é 100% estatal e única dona do petróleo existente na referida reserva.
c) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que o modelo de exploração da camada pré-sal transforme o Brasil em um grande exportador de derivados, que valem mais que exportar o petróleo cru.
d) A Petrobrás realizou, também, uma avaliação regional do potencial petrolífero do pré-sal que se estende nas bacias do Sul e Sudeste brasileiros. Os volumes recuperáveis estimados de óleo e gás para os reservatórios do pré-sal, se confirmados, elevarão significativamente a quantidade de óleo existente em bacias brasileiras, colocando o Brasil entre os países com grandes reservas de petróleo e gás do mundo.
e) A Petrobrás e sócias identificaram indícios de petróleo em diferentes pontos na camada pré-sal, que se estende por 800km desde o litoral do Espírito Santo ao de Santa Catarina.

35. Sobre a produção de energia nuclear no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
a) Das quarenta usinas já previstas, além de Angra 3 e 4, com capacidade de 1000 MW cada, duas ficarão em Santa Catarina.
b) As obras de Angra 3 deverão começar até abril de 2009. O maior desafio para a conclusão das obras são as exigências feitas pelo Ministério do Meio Ambiente, entre elas, uma solução definitiva para o lixo de média e alta radioatividade.
c) A Eletronuclear já se prepara para dar início às obras de Angra 3, cujo projeto está parado há 22 anos.
d) O custo de geração de uma usina nuclear é maior que o de outras fontes, o que pode encarecer o preço médio da energia no país.
e) A energia nuclear responde por uma fatia de 17% da geração elétrica mundial, segundo dados da Eletronuclear de 2006. No Brasil, essa fatia é de 2,5% de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também de 2006.

36. A qualidade da água que bebemos depende do saneamento básico; o ar que respiramos depende das medidas quanto ao transporte e à indústria; e a saúde do trabalhador depende de tecnologias limpas. O teor de enxofre no diesel serve para aumentar a má qualidade do ar que respiramos e acentua a urgência da adoção de medidas imediatas e de um plano nacional de qualidade do ar.
Sobre esse assunto assinale a alternativa incorreta.
a) Para melhorar a qualidade do ar, com medidas muito além do teor de enxofre, há que investir pesado nos transportes sobre trilhos, como trens e metrô, na integração dos meios de transporte e no combate aos engarrafamentos.
b) Nosso diesel é de péssima qualidade: no interior há o S2000 que tem duas mil partes por milhão (PPMs) de enxofre e nas regiões metropolitanas há o S500 com quinhentas PPMs de enxofre. Para termos uma base de comparação, na Europa já é obrigatório o S50 e, a partir de 2010, será permitido apenas o S10, com dez PPMs de enxofre.
c) Apesar de não haver comprovação científica, há suspeitas de que o dióxido de enxofre tenha provocado a morte de 3.000 mulheres e milhares de internações por doenças respiratórias, só na cidade de São Paulo.
d) Um veículo desregulado emite até 40% a mais de poluição, devido à carburação imperfeita, e consome mais combustível. Isso representa um rombo no clima e nos pulmões. A emissão do gás metano nos lixões deve ser evitada e o metano convertido em energia.
e) Em 2002, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprovou uma resolução (que tem força de lei) determinando que, a partir de 2009, os novos veículos a diesel, como caminhões e ônibus, deverão sair da fábrica com uma emissão atmosférica máxima correspondente à gerada pelo motor Euro 4 e pelo diesel S50 (com 50 partes por milhão de enxofre).

37. Entre os estados dos Estados Unidos, dois estão separados do território continental, são eles:
a) Michigan e Idaho.
b) Jamaica e Ilhas Galápagos.
c) Alasca e Ilhas do Havaí.
d) Bahamas e Ohio.
e) Califórnia e Flórida.

38. A União Européia é formada por 27 países que foram aderindo aos poucos aos países fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Essa organização tem por objetivo propiciar a cooperação econômica e política dos seus membros.
Analise as afirmativas que apresentam os objetivos da União Européia.
I Integrar as políticas relativas ao sistema judiciário, aos impostos sobre importação e exportação e às leis de asilo político.
II Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus.
III Aperfeiçoar as condições de livre comércio entre os países membros.
IV Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões.
V Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento.
VI Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, III e VI são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa VI é verdadeira.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

39. Os oceanos estão em constante movimento, e as correntes marinhas causam grande impacto no clima do planeta, pois transportam águas quentes e frias por todas as partes do globo.
Sobre mares e oceanos, é correto afirmar:
a) O Oceano Índico é o segundo maior oceano e o mais frio devido à sua localização.
b) Mares e Oceanos são sinônimos, pois ambos têm a mesma profundidade.
c) A posição geográfica dos oceanos não influencia na temperatura das suas águas.
d) O Oceano Pacífico é o maior do globo, cobre mais de um terço da superfície do planeta Terra.
e) A quantidade de água existente nos oceanos equivale à água encontrada nos rios e lagos do mundo, por isso há um razoável suprimento de água doce no mundo.

40. A Revolução Sandinista em 1979 depôs o ditador Anastácio Somoza, que controlava opaís há cerca de 40 anos. Essa revolução foi um dos episódios que marcou a instabilidade política dos países da América Central no processo de descolonização, facilitando a implantação de sangrentas ditaduras na região durante todo o século XX.
O país onde ocorreu a Revolução Sandinista foi:
a) El Salvador.
b) Cuba.
c) Guatemala.
d) Costa Rica.
e) Nicaragua.

GABARITO:

31. A
32. E
33. D
34. B
35. A
36. C
37. C
38. E
39. D
40. E
FONTE: UDESC

Nenhum comentário: