segunda-feira, 17 de setembro de 2012

UDESC/2005/GEOGRAFIA

31. Dentre as várias maneiras de representar a Terra, o mapa, sem dúvida, é a mais utilizada.
Sobre mapas, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ O mapa é a representação da Terra ou de parte dela, numa superfície plana e constitui-se em importante ferramenta de análise e interpretação do espaço.
B ⇒ Os mapas podem conter um conjunto de conhecimentos considerados estratégicos que são utilizados como instrumentos de poder pela minoria dirigente.
C ⇒ As diferentes formas de projeção, elemento fundamental na elaboração de mapas, apresentam informações exatas no que se refere às áreas, distâncias e ângulos.
D ⇒ O mapa utiliza uma linguagem visual e simbólica, transmitindo diversas informações estatísticas ou de fatos geográficos naturais e humanos.
E ⇒ A escala é um elemento de destaque do mapa que vai informar quantas vezes o objeto real foi reduzido para a sua visualização.

32. Analise a tabela abaixo.

A alternativa correta é:
A ⇒ Os estados nordestinos contabilizam os piores indicadores de acesso a bens públicos, de acordo com os dados da tabela, exceção feita à rede de água.
B ⇒ Os índices expressivos do Norte e do Centro-Oeste qualificam as duas regiões, do ponto de vista sócioeconômico, como as mais importantes do Brasil.
C ⇒ A população dos três estados sulinos é a melhor servida, em todo o país, pelos bens públicos apresentados na tabela.
D ⇒ O Sudeste, região mais industrializada e urbanizada do país, apresenta os índices mais elevados dentre todos os indicadores da tabela.
E ⇒ As carências relativas aos indicadores da tabela são maiores nos estados do Norte, fato que os caracteriza como os mais necessitados do país.

33. A América e a África destacam-se como periferia no espaço mundial contemporâneo. As alternativas abaixo caracterizam esses dois continentes, exceto uma. Qual é?
A ⇒ A situação socioeconômica e política do atual continente africano é resultado de anos de ocupação e influência das mais diversas culturas que o jogaram em muitas guerras étnicas.
B ⇒ A América, um continente muito extenso no sentido Norte-Sul, apresenta terras nas regiões tropicais, temperadas e polares e, consequentemente, diversas paisagens naturais.
C ⇒ A estrutura geológica da porção oeste da América do Sul e do Norte é semelhante, encontrando-se dobramentos modernos na primeira e na segunda, respectivamente, os Andes e as Montanhas Rochosas.
D ⇒ Os dois continentes citados caracterizam-se pela homogeneidade social e econômica, situação responsável por sua classificação como integrantes do mundo subdesenvolvido.
E ⇒ A África é um continente de enorme diversidade física, abrigando desde florestas equatoriais até desertos como o Saara e apresentando contrastes sócioeconômicos gritantes.

34. Observe o mapa-múndi a seguir.


Todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ Os brasileiros estão localizados totalmente no hemisfério ocidental,ficando suas horas atrasadas em relação a Greenwich, o que obrigou os admiradores do esporte olímpico a levantar um pouco mais cedo para ver os jogos de Atenas.
B ⇒ O Brasil ocupa a porção centro-oriental da América Latina, não fazendo fronteiras com o Chile e o Equador, dois países atravessados pela Cordilheirados Andes, um dos dobramentos modernos do globo.
C ⇒ A maior parte do território nacional localiza-se entre o Trópico de Câncer, número 3, e o Trópico de Capricórnio, número 2, ficando por isso caracterizada a sua tropicalidade.
D ⇒ O Brasil é “cortado” pelo Equador, número 1, razão pela qual tem uma pequena porção de suas terras situadas no hemisfério setentrional e a maior parte no hemisfério meridional.
E ⇒ A localização geográfica brasileira, predominantemente na região intertropical, resultou em paisagens naturais que, ao longo do processo histórico, foram bastante alteradas pelo homem.

35. Sobre a realidade atual, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ O terrorismo é o grande fenômeno atual, que começa simbolicamente com os atentados de 11 de setembro, em Nova York e Washington, nos EUA, passando por Madri, na Espanha, por Bali, na Indonésia, por Beslan, na Rússia.
B ⇒ O moderno agronegócio brasileiro, resultado da alta tecnologia, equipamentos de ponta e crédito farto, faz do Brasil um país respeitado e temido como uma grande potência no setor, com destaque para a produção de açúcar, soja, algodão e laranja, além de ser o maior exportador de carne bovina e de frango.
C ⇒ Cuba é o único país do continente americano a não fazer parte da Área de Livre Comércio das Américas, bloco econômico previsto para entrar em vigor no início de 2005, porque ainda mantém as relações socialistas de produção.
D ⇒ A contribuição para o desenvolvimento sustentável, a democracia e a paz, além de liderar o movimento Cinturão Verde e lutar pela promoção de um desenvolvimento ecológico viável para o Quênia, fizeram com que a ativista africana Wangari Maathai recebesse o prêmio Nobel da Paz.
E ⇒ O novo cenário para a economia capitalista, determinado pelo meio técnico-científico-informacional, é caracterizado pelo domínio das empresas nacionais, pelo aumento do papel do Estado-Nação e pela definição de regiões exclusivas para o comércio e outras próprias para as finanças.

36. “A cidade gera um clima próprio (clima urbano) resultante da interferência de todos os fatores que se processam sobre a camada limite urbana e que agem no sentido de alterar o clima em escala local. Seus efeitos mais diretos são percebidos pela população através de manifestações ligadas ao conforto térmico, à qualidade do ar, aos impactos pluviais e outras manifestações capazes de desorganizar a vida da cidade e deteriorar a qualidade de vida de seus habitantes.”
Fonte: MONTEIRO, C. A. F. Teoria e clima urbano. São Paulo: USP/IG, 1976. Série Teses e Monografias, n.26.
Analise as afirmações a seguir, considerando o texto acima.
l A população das cidades sofre o efeito das alterações climáticas que se manifestam sob a forma de mudanças térmicas, poluição, alagamentos e outras manifestações que desorganizam a vida de seus moradores.
ll Os fatores a que se refere o texto, responsáveis pelo aumento de temperaturas nas áreas centrais das grandes cidades são o excesso de asfalto, os paredões de prédios, a poluição de automóveis, de indústrias e a ausência de verde.
lll A expansão cada vez maior das cidades, decorrente do processo de urbanização e de industrialização, gera interferência na paisagem urbana, ocasionando diferenças na distribuição da temperatura e na precipitação.
lV O texto refere-se ao estudo do clima como um conjunto de fenômenos atmosféricos que apresentam um padrão de comportamento térmico constante, desde as áreas rurais até os centros urbanos.
V A alteração do clima urbano mencionado no texto se traduz nas “ilhas de calor”, resultado da ação conjunta dos elementos da natureza que acabam provocando as alterações indicadas por Monteiro.
Todas as afirmações corretas e sua relação com o texto estão em:
A ⇒ I - II - III ‚ C ⇒ II - III - V ‚ E ⇒ III - IV - V
B ⇒ I - IV - V ‚ D ⇒ II - IV - V


37. Observe o mapa da organização sócioespacial brasileira.
Todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Fonte: VESENTINI, J. W. Brasil: sociedade e espaço: geografia do Brasil. 31 ed. são Paulo: Ática, 2001.
A ⇒ A área assinalada com o número 2 é a que apresenta baixas densidades demográficas, com paisagens naturais pouco alteradas, embora apresente duas cidades importantes: Manaus e Belém.
B ⇒ A região de número 1 indica o centro econômico do Brasil, bastante urbanizado e industrializado, onde estão localizadas as duas metrópoles nacionais: São Paulo e Rio de Janeiro.
C ⇒ O processo de industrialização brasileiro, centrado na área que está
hachurada, foi responsável pela formação de um verdadeiro arquipélago com ilhas econômicas independentes, que permanecem até hoje sem interligação entre si.
D ⇒ O número
3 aponta a região semi-árida, conhecida como polígono das secas, pouco povoada e com economia estagnada, apresentando, nos últimos anos, algumas áreas que se modernizaram em função da fruticultura.
E ⇒ A região Sul, número 4, apresenta as capitais Curitiba e Porto Alegre como metrópoles regionais, além de Florianópolis, localizada, na sua maior parte, na ilha de Santa Catarina, muito procurada pelas suas belas praias.


38. Leia a charge abaixo. Ela reproduz a ideia de que o desemprego no Brasil é fruto apenas do processo de globalização. Sabe-se que, em parte, o desemprego é consequência de fatores internos.
Abaixo estão relacionados alguns desses fatores, com exceção da:
A ⇒ baixa qualificação da mão-de-obra que resulta em baixa produtividade e, consequentemente, em grande rotatividade.
B ⇒ manutenção de altas taxas de juros
que inibem as empresas de tomarem empréstimos para investir na produção.
C ⇒ concentração de renda, reduzindo a capacidade de consumo de grande parte da população.
D ⇒ desintegração dos latifúndios, responsável por expulsar um enorme contingente de trabalhadores rurais.
E ⇒ dispersão espacial das indústrias pelo território nacional, provocando
desemprego nas metrópoles.

39. Analise a tabela abaixo.


(*) - PIB: Produto Interno Bruto.
(**) - IDH / ONU: Indicador de Desenvolvimento das Nações Unidas, 1998.
FONTE: JAKOBSEN, K. e MARTINS, R. ALCA: Quem ganha e quem perde com o livre comércio na América. São Paulo:
Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

Todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ O Brasil é o país do MERCOSUL que possui a maior superfície territorial e o maior PIB, embora a renda per capita seja baixa.
B ⇒ O NAFTA é um acordo negociado entre economias muito equilibradas, já que todos os países integrantes desse bloco econômico possuem um PIB per capita muito elevado.
C ⇒ O maior PIB per capita dentre os países integrantes dos dois blocos (NAFTA e MERCOSUL) é o dos Estados Unidos e o mais baixo é o do Paraguai.
D ⇒ Dentre os países que integram o NAFTA, o Canadá é o que apresenta a menor população, embora possua a maior extensão territorial, o que significa dizer que sua densidade demográfica é baixa.
E ⇒ A Argentina e o Uruguai são os países integrantes do MERCOSUL que apresentam o maior PIB per capita e também os que têm o IDH mais elevado desse bloco.

40. O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 por 180 países membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática, divide o mundo em países industrializados e países em desenvolvimento.
Sobre essa questão, e considerando que os países desenvolvidos são os maiores emissores de gases responsáveis pelo efeito estufa, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A ⇒ Os Estados Unidos, país que mais consome combustíveis fósseis no planeta e, consequentemente, o de maior emissão de gases de efeito estufa, desistiram de ratificar o Protocolo de Kioto, em março de 2001.
B ⇒ As atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e as queimadas fazem aumentar a concentração de gases como o dióxido de carbono e o metano na atmosfera, responsáveis pelo aumento da temperatura média do planeta.
C ⇒ A Terra irradia a energia solar na forma de calor, o qual é absorvido pelo coquetel de gases, principalmente o dióxido de carbono, esquentando a atmosfera e causando o chamado efeito estufa.
D ⇒ Os países que mais contribuem com a emissão de CO2 são os Estados Unidos, a China, a Rússia, o Japão, a Índia, a Alemanha, o Reino Unido e o Canadá, dos quais seis deles são industrializados e dois são países em desenvolvimento.
E ⇒ O efeito estufa é um fenômeno surgido com a Revolução Industrial que tem provocado enorme polêmica no mundo científico, que o responsabiliza pelas mudanças climáticas nas áreas rurais.
GABARITO:
31-C
32-A
33-D
34-B
35-E
36-A
37-C
38-D
39-B
40-E
FONTE:UDESC

Nenhum comentário: