terça-feira, 18 de setembro de 2012

UDESC/2009-1/SANTA CATARINA

51. Alguns historiadores identificam os períodos entre final do século XIX e a primeira década do século XX, como de importante crise política, econômica e social na capital do Estado de Santa Catarina.
Dentre os fatos que marcaram a Capital neste período, caracterizados como de crise, podem-se citar os elencados abaixo, exceto:
a) A decadência do Porto e sua extinção.
b) Mudança nas relações de produção, com a extinção da escravidão.
c) A Proclamação da República Catarinense ou República Juliana como desdobramento da Revolução Farroupilha.
d) A disputa pelos novos cargos político-administrativos que surgiram com a mudança do regime político: Monarquia para a República.
e) A Revolução de 1893 e a mudança do nome da cidade.

52. A implantação das colônias no Estado de Santa Catarina, dentre outros fatos, deu início ao processo de disputa pela terra entre colonos e populações nativas. Das leituras possíveis sobre essa história, a que se apresenta como incorreta na historiografia atual é:
a) Os colonos utilizavam armas de fogo para afugentar os indígenas, estes, por sua vez, também atacavam os colonos com as armas que possuíam. As disputas aumentavam em força e agressividade, marco disso foram as contratações dos serviços dos bugreiros para caçar e matar os indígenas nos próprios acampamentos.
b) Dentro de um quadro em que o nativo aparecia como selvagem, não civilizado, etc., as disputas pela terra que sustentaram o processo colonizador praticamente dizimaram as nações indígenas que viviam no interior do território catarinense.
c) O território que na atualidade se identifica como o Estado de Santa Catarina era coberto de floresta, com exceção do litoral e das áreas esparsas do planalto; o interior do território era ocupado quase tão-somente pelas populações indígenas, até pelo menos meado do século XIX.
d) Por mais dura e cruel que possa parecer, a exterminação dos indígenas foi indispensável para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Sem os europeus que aqui chegaram, o Estado jamais teria adentrado no processo civilizador. Além disso, hoje há medidas compensatórias, além das demarcações de reservas para os índios, há as cotas universitárias.
e) Com a colonização aumentando a cada dia, mais terras eram requisitadas e mais florestas eram derrubadas com a intenção de transformá-las em propriedade agrícola, esse processo reduziu drasticamente a área da qual os indígenas dependiam para seu sustento, isso acirrou os embates. Era a luta pela sobrevivência.

53. Sobre a relação homem-natureza em Santa Catarina, é correto afirmar:
a) As dunas e os mangues do litoral catarinense são preservados e acabam sendo exemplos da ocupação planejada.
b) O lixo há muito deixou de ser um problema e uma ameaça ao meio-ambiente no Estado.
c) As enchentes de 1983 mostraram à Santa Catarina e também ao país, já naquela época, as consequências e os agravamentos das condições naturais advindas do crescimento sem planejamentos e preocupações ambientais.
d) A reciclagem é uma idéia que agrava a produção de lixo e piora muito a relação homem-natureza.
e) O cultivo do fumo no Estado é exemplo da bem-sucedida relação homem-natureza.

54. Sobre os conflitos em Santa Catarina durante o século XX, é correto afirmar:
a) A realidade do Contestado é tão complexa posse de terra, catolicismo rústico , modernização do país que apenas o embate entre Santa Catarina e Paraná é insuficiente para explicá-la.
b) A novembrada ocorreu em Itajaí entre os estivadores do Porto.
c) Os movimentos dos mineiros em Chapecó proporcionaram o desenvolvimento de políticas públicas preocupadas com o setor de mineração.
d) A degradação ambiental produzida pelos dejetos da indústria suína, em Criciúma, acirrou os embates em torno da forte atividade pecuária da região.
e) Trabalhadores e estudantes unidos conseguiram o transporte gratuito em algumas cidades do Estado, a exemplo da Capital, criando o Movimento Passe Livre em 2006.

55. Em Santa Catarina há agricultores que ocupam terras indígenas. Originalmente, foram terras indígenas cedidas pelo Estado a companhias colonizadoras, posteriormente adquiridas, de forma legal e legítima, pelos colonos.
Sobre o tema estão corretas as afirmativas, exceto:
a) O maior problema para as famílias que ocupam terras indígenas e produzem nessas terras é que a Funai, ao desapropriá-las, indeniza somente a produção, não pagando pela terra e pelas benfeitorias.
b) Em Santa Catarina existem várias áreas em disputa. Muitas famílias de agricultores ocupam essas terras há mais de 50 anos.
c) As áreas podem ser desapropriadas por força de demarcação de terras indígenas promovida pelo governo federal, pela Fundação Nacional do Índio (Funai), conforme preconiza a Constituição Federal de 1988.
d) O maior número de agricultores que ocupam terras indígenas em Santa Catarina concentra-se nos municípios de Vitor Meireles, Itaiópolis e Doutor Pedrinho.
e) No município de Palhoça, há famílias que ocupam terras indígenas.

56. No País, 24 estados têm comunidades quilombolas, somando mais de 2 mil localidades. A Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 68, deu um novo significado ao termo quilombo. Anteriormente era ligado ao conceito histórico de grupos formados por escravos fugitivos, hoje o termo designa uma situação de vida em várias regiões do país, em muitoscasos referentes a terras adquiridas por negros libertos.
Sobre a situação dos quilombos em Santa Catarina, assinale a alternativa incorreta.
a) A situação de abandono em que se encontra grande parte dessas comunidades é um problema grave. Há quilombos em regiões de difícil acesso e alguns deles em áreas definidas pelo Ibama como de preservação permanente; a população dessa área está impedida de plantar, mesmo para subsistência.
b) O quilombo São Roque, em Praia Grande, está localizado junto aos Canions da Serra Geral Parque Aparados da Serra.
c) Os maiores quilombos estão no Vale do Itajaí, pois os escravos fugitivos das fazendas de café de São Paulo procuravam aquela região por estar desabitada até o século XVII.
d) Em Santa Catarina há seis áreas certificadas: São Roque (Praia Grande), Valongos (Tijucas), Invernada dos Negros (Campos Novos), Quilombo da Toca (Paulo Lopes), Morro do Fortunado (Garopaba) e Campo dos Poli (Fraiburgo).
e) A comunidade de Aldeia (Garopaba) está em processo de reconhecimento. E a estimativa é de que existam mais de 200 locais em Santa Catarina.

57. Sobre o relevo catarinense, assinale a alternativa incorreta.
a) As depressões catarinenses circundam todas as serras, algumas abaixo do nível do mar.
b) A maior parte do relevo compõe-se de terrenos planos e altos.
c) Entre os planaltos e as planícies aparecem as serras.
d) Destacam-se dois importantes conjuntos de serras: a Serra do Mar e a Serra Geral.
e) As planícies são regiões predominantes do litoral, também chamadas de planícies costeiras.

58. Observe a tabela abaixo:



Sobre os municípios da Microrregião do Médio Vale do Itajaí, assinale a alternativa incorreta.
a) Blumenau da Oktoberfest é o município com maior população e maior IDH municipal da região.
b) Apiúna, onde se pratica o turismo de aventura, com esportes como rafting, rapel e montanhismo, é um município pequeno, com o pior IDH municipal da região.
c) Brusque é a segunda cidade em população na região, estando entre as cinco de maior IDH municipal para a região.
d) Apiúna, que contou em sua colonização com imigrantes alemães, possui o pior IDH municipal da região e uma população maior que Ascurra, com a qual faz fronteira ao Norte.
e) Embora os municípios de Doutor Pedrinho e Benedito Novo possuam o mesmo IDH municipal, o primeiro tem aproximadamente 1/3 da população do segundo, o que faz com que a população de Doutor Pedrinho tenha uma qualidade de vida muito superior à da população de Benedito Novo.

59. Assinale a alternativa que completa a informação abaixo.
Paralelamente ao Jornal Folha da Juventude, surge o(a) ____________, um meio de publicar as produções catarinenses em tom satírico e contundente. Tinha como diretores Aldo J. Sagaz, Antonio Paladino, Cláudio Bousfield Vieira e Salim Miguel.
a) Moleque
b) Cesto
c) Revista Sul
d) Círculo de Giz
e) Cicuta

GABARITO:

51. C
52. D
53. C
54. A
55. A
56. C
57. A
58. E
59. E
60. C
FONTE: UDESC

Nenhum comentário: