domingo, 8 de dezembro de 2013

LOCOMOTIVAS NO BRASIL

Locomotivas ganham status de veículo nacional
MODELO AC44: mais de 3 500 itens fabricados no Brasil

Um marco histórico no setor ferroviário foi alcançado este ano pela GE Transportation, maior produtora de locomotivas do país. A empresa, com sede em Contagem, Minas Gerais, concluiu, em abril, a fabricação de seu primeiro modelo nacional. Com mais de 3 500 itens fabricados no Brasil, a locomotiva de carga AC44 saiu da linha de montagem com índice de nacionalização de 63%, superando a marca de 60% exigida pelo governo federal para que o produto seja considerado nacional. “Essa conquista demonstra o compromisso da GE Transportation com o desenvolvimento do Brasil. Estamos muito orgulhosos em trazer inovação para o país, ao mesmo tempo em que ajudamos a gerar emprego e renda”, diz Rogério Mendonça, presidente e CEO da GE Transportation para América Latina.

Com 51 anos de atuação em território nacional, a empresa é a maior fabricante local de locomotivas. Mais de 1 300 veículos com a marca GE já foram vendidos a operadores ferroviários do país ou comercializados para outros países.

O projeto de nacionalização do modelo AC44 foi firmado em 2008 com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recebeu investimentos de 20 milhões de dólares. Em dezembro do ano passado, a empresa assumiu o compromisso de elevar para 60%, até 2015, o uso de peças nacionais em outra locomotiva, a Dash 9.

A nacionalização do processo produtivo gerou cerca de 1 100 empregos diretos e indiretos. Parte do valor investido foi direcionada ao desenvolvimento de 56 fornecedores locais, que receberam cerca de 300 000 horas de treinamentos e homologação. 

Mais trens no trilho – Com a fabricação de locomotivas nacionais, a GE se capacita a atender à forte demanda que deve surgir a partir Programa de Investimentos em Logística (PIL). Lançado pelo governo federal no ano passado, o programa dará forte impulso ao setor, fazendo com que a malha ferroviária do país passe de 28 600 quilômetros para 40 000 quilômetros nas próximas três décadas. Confira, no vídeo abaixo, os esforços da GE Transportation para fazer locomotivas cada vez mais brasileiras.

Locomotivas cada vez mais brasileiras



Fonte: EXAME.com

Nenhum comentário: