domingo, 18 de novembro de 2018

ALGAS MARINHAS : ESTAMOS PERDENDO UM DOS NOSSOS MAIORES SUMIDOUROS DE CO2

Algas Marinhas: Estamos perdendo um dos nossos maiores sumidouros de CO2?


As algas marinhas ajudam a atenuar as mudanças climáticas, mas estamos perdendo uma área de algas do tamanho de um campo de futebol a cada 30 minutos

Åbo Akademi University*
Em um novo estudo que abrange áreas costeiras do Hemisfério Norte, uma rede coordenada de pesquisadores liderada pelo MSc Emilia Röhr , Assoc. Prof. Christoffer Boström de Abo Akademi e Prof. Marianne Holmer da University of Southern Denmark, explorou a magnitude dos estoques de carbono orgânico e armazenados/sequestrados por algas marinhas ( Zostera marina ) mais abundantes em águas temperadas.
– Descobrimos que os estoques de carbono orgânico de algas eram comparáveis aos estoques de carbono orgânico de espécies de ervas marinhas tropicais, bem como manguezais, plantas salgadas e ecossistemas terrestres, diz Emilia Röhr.
Em média, os prados de algas armazenaram 27,2 toneladas de carbono orgânico por hectare, embora a variação entre as regiões tenha sido considerável (de três para 265 toneladas por hectare). Hotspots para o sequestro de carbono foram identificados especialmente na região de Kattegat-Skagerrak, e partes do sul do Mar Báltico, onde os estoques de carbono orgânico foram mais de oito vezes maiores, do que no Mar do Arquipélago da Finlândia.
A alta capacidade de armazenamento de carbono dos prados de algas requer proteção e restauração desse ecossistema único. Especialmente nas áreas com maior capacidade de estoque de carbono, elas merecem reconhecimento como parte dos programas globais de carbono.
– As florestas terrestres são bem conhecidas por sua capacidade de armazenar carbono (carbono verde), enquanto o chamado carbono azul, armazenado e sequestrado por ecossistemas costeiros com vegetação, como manguezais, ervas salgadas, macroalgas e ervas marinhas, recebeu muito menos atenção, diz Röhr.
– Embora cubram apenas 0,5% do fundo do mar, sua capacidade de armazenamento de carbono é responsável por mais de 55% do carbono armazenado pela atividade fotossintética na Terra.
Nos sistemas marinhos, as espécies de carbono azul respondem por até 33% da captação total de CO 2 oceânico . Em contraste com os solos terrestres, que geralmente armazenam carbono até décadas, o carbono armazenado nos ecossistemas de carbono azul pode persistir por escalas de tempo de milênios ou mais e, assim, contribuir significativamente para a mitigação das mudanças climáticas e alívio das concentrações crescentes de dióxido de carbono atmosférico.
Apesar da importância desses ecossistemas, até o momento, nenhum deles está incluído nos programas globais de comércio de carbono. De forma alarmante, nos últimos 50 anos, pelo menos 1/3 da área de distribuição de ecossistemas costeiros com vegetação foi perdida.
Estoques de carbono azul de algas comparados a outros ecossistemas marinhos e terrestres
Estoques de carbono azul de algas comparados a outros ecossistemas marinhos e terrestres. Fontes de dados: Kennedy e Björk, 2009, Fourqurean et al., 2012, Duarte et al., 2013, Röhr et al., 2018. Gráfico: Emilia Röhr / Åbo Akademi University.
Referência:
Röhr, M. E., Holmer, M., Baum, J. K., Björk, M., Chin, D., Chalifour, L., et al. (2018). Blue carbon storage capacity of temperate eelgrass (Zostera marina) meadows. Global Biogeochemical Cycles, 32. https://doi.org/10.1029/2018GB005941
* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 01/11/2018

Nenhum comentário: