quarta-feira, 7 de novembro de 2018

EXTREMOS CLIMÁTICOS INDICAM UM CLIMA EM MUDANÇA.

Novo relatório do Met Office revela que extremos climáticos indicam um clima em mudanças


Extremos Climáticos: Um novo relatório do Met Office revela mais detalhes sobre as mudanças no clima do Reino Unido desde a década de 1960.


Ao documentar os extremos climáticos de temperatura e precipitação, incluindo períodos de calor, frio e períodos de tempo úmido ou seco, o relatório revela mudanças em alguns tipos de clima extremo.
Ao comparar diferentes períodos de referência meteorológica, pode-se observar uma série de tendências interessantes. Por exemplo, o dia mais quente de cada ano durante a década mais recente (2008-2017) no Reino Unido foi em média 0,8 ° C mais quente que o dia mais quente de cada ano no período 1961-1990. Por outro lado, a temperatura mais baixa do ano mostrou um aumento ainda maior, tornando-se 1,7 ° C mais ameno entre os dois períodos no Reino Unido.
Este estudo utiliza um conjunto de medidas acordadas em todo o mundo pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa Mundial de Pesquisa Climática e são amplamente utilizadas na pesquisa sobre mudanças climáticas globais. Essas métricas incluem pelo menos uma medida – Noites Tropicais – que atualmente não é uma característica comum do clima do Reino Unido, mas pode se tornar mais difundida no futuro. As noites tropicais são definidas como períodos de 24 horas quando a temperatura mínima não cai abaixo de 20,0 ° C.
O Dr. Mark McCarthy é o chefe do Centro Nacional de Informação Climática do Met Office, a equipe que produziu o relatório. Ele disse: “Dados climáticos mensais, sazonais e anuais fornecem um registro valioso das mudanças climáticas no Reino Unido. No entanto, esses números médios tendem a mascarar eventos climáticos e climáticos extremos. Assim, no nosso último relatório, focamos nas medidas que registram extremos climáticos – complementando nosso relatório sobre o clima do Reino Unido publicado recentemente – que mostra como o clima do Reino Unido está mudando. ”
Comentando sobre a medida das noites mais quentes, o Dr. McCarthy acrescentou: “Temperaturas mínimas durante a noite de mais de 20,0 ° C no Reino Unido são raras atualmente e mesmo durante este verão este limite foi excedido apenas em algumas ocasiões. No entanto, com projeções no clima sugerindo temperaturas mais altas, é útil ter essa métrica no lugar, para que futuras mudanças possam ser monitoradas. ” 
O relatório resume um conjunto de índices principais, que podem ser obtidos a partir de dados de temperatura e precipitação. Ele também mostra as mudanças climáticas para os países e regiões do Reino Unido, junto a mapas que mostram os dados em quatro períodos de tempo: 1961-1990; 1981-2010; 2008-2017; e 2017.
Um novo relatório do Met Office revela mais detalhes sobre as mudanças no clima do Reino Unido desde a década de 1960

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 06/11/2018

Nenhum comentário: