quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

ENTENDA COMO FUNCIONA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM TRÊS PASSOS.

Entenda Como Funciona Energia Solar Fotovoltaica em 3 Passos


Energia solar. Como funciona?
Para acessar a animação, no Youtube, clique na imagem.
Energia solar fotovoltaica é a conversão direta da luz do sol em energia elétrica, realizada por meio das placas solares e demais equipamentos que compõem os sistemas solares fotovoltaicos.
No Brasil, é crescente o uso desses sistemas por pessoas e empresas desde 2012, ano em que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabeleceu as regras do segmento de geração distribuída, no qual a energia é produzida pela própria pessoa através de um gerador elétrico que ela instala e conecta à rede da distribuidora.
Hoje, mais de 54 mil brasileiros já fazem parte desse modelo, sendo 99% deles por meio dos sistemas fotovoltaicos, em virtude das vantagens e desvantagens da energia solar em comparação as demais fontes.
Com isso, a cada ano mais brasileiros buscam conhecer tudo sobre energia solar e como aproveitá-la em seus imóveis, sendo que até 2024, o número total de geradores deverá passar dos 886 mil, segundo as projeções oficiais da ANEEL.
Confira, abaixo, os 3 principais passos que explicam de forma simples como funciona a energia solar para geração de energia elétrica:
Geração Solar
O funcionamento de um sistema começa com o conjunto de placas de energia solar, chamado de painel fotovoltaico, que capta a luz do sol e a converte em energia elétrica através do chamado efeito fotovoltaico.
Como cada casa ou empresa consome uma quantidade específica de energia, o projeto de energia solar é feito de forma exclusiva para cada um.
Conversão Elétrica
Toda a carga gerada é enviada ao inversor de frequência, que converte essa energia (corrente alternada e contínua) e a distribui pelo quadro de força para ser consumida normalmente nas tomadas.
O sistema funciona com a luz solar, portanto sua geração oscila conforme a posição do sol no céu, apresentando maior geração ao meio dia (sol pico) e cessando a produção durante à noite.
Créditos Energéticos
Com o sistema de troca de energia existente, o poste da distribuidora funciona tipo a uma bateria, que recebe energia do gerador e fornece nova energia quando necessário.
Toda energia que o sistema fotovoltaico da pessoa injetou na rede vira créditos energéticos que ela usa para abater do que consumiu da distribuidora, e o que sobra ainda vale por 5 anos.
Como os sistemas são projetados para gerar toda a energia que uma pessoa, casal ou família consomem, no final esse balanço é sempre positivo e a conta de luz é reduzida em até 95%.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 07/02/2019

Nenhum comentário: