quarta-feira, 13 de março de 2024

ONDAS DE CALOR MARINHAS MAIS FREQUENTES ACELERAM O DEGELO NO ÁRTICO .

Ondas de calor marinhas mais frequentes aceleram o degelo no Ártico

 

degelo

Ondas de calor marinhas mais frequentes aceleram o degelo no Ártico

As ondas de calor marinhas se tornarão uma ocorrência regular no Ártico em um futuro próximo e são um produto de maiores emissões antropogênicas de gases de efeito estufa, de acordo com um estudo que acaba de ser divulgado pelo Dr. Armineh Barkhordarian, do Cluster de Excelência da Universidade Hamburg para pesquisa climática CLICCS.

Desde 2007, as condições no Ártico mudaram, como confirmado por dados publicados recentemente na revista Communications Earth & Environment.

Entre 2007 e 2021, as zonas marginais do Oceano Ártico experimentaram 11 ondas de calor marinhas, produzindo um aumento médio de temperatura de 2,2 graus Celsius acima da norma sazonal e durando uma média de 37 dias. Desde 2015, tem havido ondas de calor marinhas do Ártico todos os anos.

A onda de calor mais poderosa até o momento no Oceano Ártico foi em 2020; continuou por 103 dias, com temperaturas de pico que foram de quatro graus Celsius sobre a média de longo prazo.

A probabilidade de tal onda de calor ocorrer sem a influência de gases de efeito estufa antropogênicos é inferior a 1%, conforme calculado pela equipe de Barkhordarian no Cluster of Excellence CLICCS. Ao fazê-lo, eles reduziram o número de cenários climáticos plausíveis no Ártico. Segundo o estudo, as ondas de calor marinhas anuais serão a norma.

O Ártico entrou em uma nova fase

No estudo, Barkhordarian também prova pela primeira vez que as ondas de calor são produzidas quando o gelo do mar derrete cedo e rapidamente após o inverno. Quando isso acontece, uma energia térmica considerável pode se acumular na água no momento máximo da radiação solar ser alcançada em julho.

Oficialmente, é considerada uma onda de calor marinho quando as temperaturas na superfície da água são superiores a 95% dos valores dos últimos 30 anos por pelo menos cinco dias consecutivos.

Referência:

Arctic marine heatwaves forced by greenhouse gases and triggered by abrupt sea-ice melt, Communications Earth & Environment (2024). DOI: 10.1038/s43247-024-01215-y

 

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

Nenhum comentário: