quarta-feira, 13 de março de 2024

ONDAS DE FURACÕES QUE ATINGEM AS AMÉRICAS CRESCEM 20% POR DÉCADA .

Ondas de furacões que atingem as Américas crescem 20% por década

Os EUA, o México e os países do Caribe estão sendo atingidos por ondas oceânicas induzidas por furacões que cresceram em tamanho médio em 80% nos últimos 40 anos, segundo um novo estudo.

University of Reading*

O primeiro estudo de tendência global de seu tipo, liderado pela Universidade de Hohai, na China, investigou as mudanças de longo prazo na cobertura de altura e superfície das ondas globais da superfície do ciclone tropical desde 1979.

No estudo, publicado na Nature Communications, os pesquisadores descobriram que a área de cobertura das ondas oceânicas geradas por ciclones tropicais aumentou em quase 20% (167.000 km2, cerca do tamanho do ) por década no Oceano Atlântico Norte.

Globalmente, a área das ondas oceânicas aumentou 6% por década de 1979-2022. A altura máxima das ondas oceânicas causadas por ciclones tropicais cresceu 3% por década.

O Dr. Xiangbo Feng, especialista em tempestades tropicais da Universidade de Reading, co-autor do estudo, disse: “O rápido crescimento das ondas de ciclones tropicais nas últimas décadas é extremamente preocupante, dado seu imenso perigo para comunidades, empresas e ecossistemas. Nossos resultados mostram que a ameaça de suas ondas está aumentando rapidamente em todo o mundo.

“Hurricanos agitam ondas enormes e devastadoras sobre as costas do pântano. Suas ondas longas e ondulantes também viajam centenas de quilômetros, inundando áreas distantes, de modo que as cidades costeiras e os navios precisam urgentemente preparar melhores defesas – especialmente nas Américas – para evitar danos causados por essas ondas extremas.

Ondas extremas do oceano

Os ciclones tropicais, também conhecidos como furacões no Atlântico Norte e no Pacífico Oriental ou conhecidos como tufões no Pacífico Ocidental, são tempestades girando rapidamente que se formam sobre águas oceânicas quentes em regiões tropicais. Enquanto os ciclones tropicais se movem pelo oceano, seus fortes ventos agitam grandes ondas do centro da tempestade. A maior altura de onda de ondas oceânicas induzidas por ciclovia tropical já registradas (definida como a altura média do mais alto terço das ondas medidas de calha para a crista) foi de 24 metros, causada pelo Typhoon Krosa em 2007 no Pacífico Ocidental.

Além do aumento das alturas das ondas e da cobertura da área, o estudo também descobriu que a energia total das ondas produzida pelos ciclones tropicais aumentou 9% por década em todo o mundo. O maior aumento de 30% por década foi encontrado no Pacífico Oriental e no Atlântico Norte.

Esses aumentos representam um perigo maior para os países da América do Norte e do Caribe pelo Oceano Atlântico Norte, onde a frequência de grandes furacões tem aumentado nas últimas décadas. Um furacão anterior a atingir os EUA e o Caribe foi o Katrina em agosto de 2005, um ciclone tropical que matou pelo menos . Enormes ondas e tempestades contribuíram para inundações e erosão da praia, levando a ferimentos, mortes e cerca

Impacto das alterações climáticas

Os pesquisadores antecipam que o tamanho da onda oceânica (definido pela altura geral e pela área da pegada) provavelmente aumentará substancialmente no futuro devido a uma combinação de fatores, incluindo intensidade, tamanho e velocidade de tradução de ciclones tropicais (como ciclones tropicais rápidos se movem pela superfície da Terra). Os autores sugerem que mais pesquisas são necessárias para entender os múltiplos efeitos do aquecimento global na altura extrema das ondas.

Como as ondas de ciclones tropicais se tornam mais altas e mais frequentes nesta região, o novo estudo enfatiza a necessidade de preparação proativa em regiões costeiras vulneráveis a tempestades tropicais. Áreas maiores suportarão ventos prejudiciais e ondas altas quando os ciclones tropicais atingirem a costa.

Referência:

Shi, J., Feng, X., Toumi, R., Zhang, C., Hodges, K. I., Tao, A., Zhang, W., & Zheng, J. (2024). Global increase in tropical cyclone ocean surface waves. Nature Communications, 15(1), 1-13. https://doi.org/10.1038/s41467-023-43532-4

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

Nenhum comentário: