quarta-feira, 13 de março de 2024

ÚLTIMOS 20 ANOS SÃO OS MAIS SECOS EM 500 ANOS .

 seca

Últimos 20 anos são os mais secos em 500 anos

Um estudo revelou que o Ocidente tem experimentado um período de seca e calor sem precedentes nos últimos 20 anos. A pesquisa, que analisou anéis de árvores que datam de 1553, concluiu que as condições atuais são as mais secas em pelo menos 500 anos.

O estudo, liderado por Karen King, professora assistente da Universidade do Tennessee, Knoxville, aponta que a mudança climática causada pelo homem está intensificando o calor extremo e as condições secas, criando um ciclo de feedback positivo conhecido como “seca quente”.

“Os resultados do estudo demonstram que a seca quente nunca foi tão grave quanto nos últimos 20 anos”, disse King. “Isso torna as projeções futuras e as medidas de mitigação mais incertas.”

Para realizar o estudo, os cientistas utilizaram um método inovador que envolve a manipulação da luz para medir a densidade dos anéis das árvores. Essa técnica, mais segura, fácil e menos dispendiosa do que métodos tradicionais, permitiu aos pesquisadores obter uma imagem mais precisa das temperaturas ao longo dos últimos 5 séculos.

A pesquisa se soma a um conjunto crescente de estudos que demonstram o impacto da mudança climática no planeta. Em 2023, outro estudo mostrou que as condições do Ocidente nos últimos 20 anos foram as mais secas em 1.200 anos.

Os resultados do estudo de King reforçam a necessidade de medidas urgentes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos da mudança climática.

Referência:

Karen E. King et al, Increasing prevalence of hot drought across western North America since the 16th century, Science Advances (2024). DOI: 10.1126/sciadv.adj4289

 

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

Nenhum comentário: