terça-feira, 1 de setembro de 2015

DO POLO ATÉ PARIS COP21.

Dois cientistas percorrem 20 mil quilômetros divulgando temas da Cúpula do Clima da ONU

Cada um dos cientistas iniciou sua jornada em eixo da Terra e percorreu uma distância equivalente à metade da circunferência do planeta.
Pole to Paris é uma campanha pública mundial de conscientização ambiental. Foto: Pole to Paris/Erlend Knudsen
Pole to Paris é uma campanha pública mundial de conscientização ambiental. Foto: Pole to Paris/Erlend Knudsen
Do Polo a Paris é uma campanha mundial de conscientização ambiental realizada por dois cientistas ambientais que decidiram chamar a atenção para a questão da mudança do clima. Cada um dos cientistas iniciou sua jornada em eixo da Terra e percorreu uma distância equivalente à metade da circunferência do planeta.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) conversou com os dois cientistas sobre esta iniciativa.
Enquanto o Daniel Price partiu de Brisbane, na Austrália, em uma bicicleta, Erlend Knudsen saiu de Tromsø, na Noruega, e realiza seu percurso correndo. Ambos têm um ponto de chegada em comum: Paris na França, onde acontece a conferência sobre mudanças climática que definirá as ações a serem tomadas sobre este tema pelos próximos 15 anos, a COP21.
Durante sua viagem, Knudsen notou que a juventude, por alguma razão, não acha a mudança do clima algo atrativo. “Tenho tentado muito alcançar especialmente a geração mais jovem, estou trabalhando arduamente com nossos parceiros nacionais para melhorar isso”. Segundo ele, os cientistas vão chegar em Paris no dia 5 de dezembro, “enquanto estivermos lá, para o final de semana e para a última (e mais importante) semana da COP21, organizaremos eventos com nossos parceiros presentes na COP21, incluindo o PNUD”.
Sobre a transição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Knudsen destaca que espera que os líderes mundiais, em sua maioria, compreendam que a desigualdade e outros problemas mundiais só podem ser enfrentados se colocarmos em primeiro lugar aquilo de que nossa sobrevivência mais depende – a Mãe Terra.
Para ele, a parceria com o PNUD é muito importante para o projeto porque “o PNUD fornece para nós e para o mundo muitos exemplos de como se pode ter desenvolvimento de maneira sustentável. Assim, podemos destacar esses exemplos para fortalecer a história positiva que o esta iniciativa quer apresenta”.
Confira o vídeo especial que Knudsen gravou:
Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário: