Dois cientistas percorrem 20 mil quilômetros divulgando temas da Cúpula do Clima da ONU
Cada um dos cientistas iniciou sua jornada em eixo da Terra e percorreu uma distância equivalente à metade da circunferência do planeta.
Do Polo a Paris é uma campanha mundial de conscientização ambiental realizada por dois cientistas ambientais que decidiram chamar a atenção para a questão da mudança do clima. Cada um dos cientistas iniciou sua jornada em eixo da Terra e percorreu uma distância equivalente à metade da circunferência do planeta.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) conversou com os dois cientistas sobre esta iniciativa.
Enquanto o Daniel Price partiu de Brisbane, na Austrália, em uma bicicleta, Erlend Knudsen saiu de Tromsø, na Noruega, e realiza seu percurso correndo. Ambos têm um ponto de chegada em comum: Paris na França, onde acontece a conferência sobre mudanças climática que definirá as ações a serem tomadas sobre este tema pelos próximos 15 anos, a COP21.
Durante sua viagem, Knudsen notou que a juventude, por alguma razão, não acha a mudança do clima algo atrativo. “Tenho tentado muito alcançar especialmente a geração mais jovem, estou trabalhando arduamente com nossos parceiros nacionais para melhorar isso”. Segundo ele, os cientistas vão chegar em Paris no dia 5 de dezembro, “enquanto estivermos lá, para o final de semana e para a última (e mais importante) semana da COP21, organizaremos eventos com nossos parceiros presentes na COP21, incluindo o PNUD”.
Sobre a transição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Knudsen destaca que espera que os líderes mundiais, em sua maioria, compreendam que a desigualdade e outros problemas mundiais só podem ser enfrentados se colocarmos em primeiro lugar aquilo de que nossa sobrevivência mais depende – a Mãe Terra.
Para ele, a parceria com o PNUD é muito importante para o projeto porque “o PNUD fornece para nós e para o mundo muitos exemplos de como se pode ter desenvolvimento de maneira sustentável. Assim, podemos destacar esses exemplos para fortalecer a história positiva que o esta iniciativa quer apresenta”.
Confira o vídeo especial que Knudsen gravou:
Fonte: ONU Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário