sábado, 12 de setembro de 2015

POSIÇÃO GEOGRÁFICA DE SANTA CATARINA : VESTIBULAR 100%

AULA DE REVISÃO: PROJETO SALESIANO ITAJAÍ                    
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSORA : Conceição Aparecida Fontolan                    

Tema: Posição Geográfica 05/12. Divisão Político – Administrativa - 05/12 e Povoamento
Objetivo : Localizar a posição geográfica de Santa Catarina

01- (UFSC) O mapa abaixo apresenta seis grandes setores geomorfológicos, paisagísticos e fitogeográficos do extenso litoral brasileiro. Considere a(s) proposição (ões) a esse respeito, assinalando a(s) que estiver (em): Correta(s)
(Total da somatória ____________)

DIVISÃO DO LITORAL BRASILEIRO
(proposta de Aziz Nacib Ab’Saber)
SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2000. AB’SABER, Aziz Nacib. Litoral do Brasil. Metalivros, 2001.

01. O litoral Equatorial Amazônico estende-se por três estados brasileiros (Amapá, Pará e parte do Maranhão). Nele se destacam a região da foz dos rios Amazonas e Tocantins e o golfão Maranhense, onde se aloja a ilha em que se localiza a cidade de São Luís.
02. O litoral Sudeste estende-se do Espírito Santo até a divisa do Paraná com Santa Catarina. Apresenta uma costa pouco acidentada, devido à presença da Serra do Mar, cujas escarpas são recobertas por florestas subtropicais e marcadas pela ausência de núcleos urbanos.
04. O setor Oriental da costa nordestina inclui a zona da Mata, área que apresenta elevadas precipitações.  Essa condição, aliada às características do solo, favoreceu o desenvolvimento agrícola, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar.
08. O litoral Leste vai da foz do rio São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, até o norte do Espírito Santo e tem como seu principal acidente geográfico a Baía de Todos os Santos. Nessa baía, devido às excelentes condições naturais, foi implantado o núcleo que deu origem à  primeira capital do Brasil.
16. O litoral Setentrional do Nordeste, que se estende do Maranhão ao Rio Grande do Norte, constitui a grande exceção climática, ecológica e paisagística da costa brasileira, onde a semi-aridez nordestina chega ao mar. Apresenta salinas, como as de Areia Branca e Macau.
32. A costa Sul brasileira abrange o litoral dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A costa catarinense é frequentada por turistas e, ao sul de Torres, uma extensa faixa de restinga dá origem a um litoral lagunar, onde se destaca a Lagoa dos Patos.

02- (UFSC) Assinale a(s)   proposição(ões)  que   esteja(m) CORRETA(S) em relação às regiões indicadas no mapa abaixo. (Total da somatória ____________)

Fonte: SANTA CATARINA. Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Bacias hidrográficas de  Santa Catarina: diagnóstico geral. Florianópolis, 1997. 01. O beneficiamento  de  madeira  e  a produção de papel e papelão encontram-se dispersos em todo o planalto catarinense, mas sua localização preferencial se dá nos planaltos de Lages e Norte, indicados pelas letras A e B, respectiva-mente.
02. As letras C e D apontam o Meio-oeste e o Extremo-oeste de Santa Catarina, regiões povoadas, sobretudo, por pequenos proprietários do Rio Grande do Sul, que foram integrados, gradativamente, às agroindústrias.
04. A localização de jazidas carboníferas na região Sul, assinalada com a letra E, favoreceu  a construção de termoelétricas, únicas responsáveis pelo abastecimento estadual de energia elétrica.
08. As áreas de colonização alemã, entre as quais se destaca o Nordeste catarinense, assinalado pela letra F, caracterizam-se pela presença de empresas de porte nacional e mundial.
16. A letra G indica o Litoral Centro de Santa Catarina, que apresenta  a menor densidade demográfica do Estado, com predomínio de população rural, dedicada à pecuária e ao extrativismo vegetal.

03- (UFSC) Analise atentamente a tabela:
 DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINGENTES IMIGRATÓRIOS POR PERÍODO DE ENTRADA (em milhares)

Fonte: RIBEIRO, Darci. O povo brasileiro e o sentido do Brasil. SP: Cia das Letras, 1995.
Com base nessa tabela, e com os conhecimentos sobre imigração no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). (Total da somatória ______________)

01. Os portugueses, os italianos e os espanhóis correspondem aos três maiores contingentes de imigrantes, sendo que os primeiros, para fins estatísticos, não eram considerados como tais até 1822, quando ocorreu a independência do Brasil.
02. Os alemães, o quarto maior grupo, conforme a tabela começaram a chegar ao Brasil em 1824, mais precisamente ao Rio Grande do Sul, onde fundaram São Leopoldo e, cinco anos depois, São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina.
04. O período que vai de 1850 até 1930 é considerado o de maior entrada  de imigrantes no Brasil, fato explicado por uma série de fatores internos favoráveis, dentre os quais o desenvolvimento da cafeicultura e a proibição do tráfico de escravos.
08. A partir de 1930 iniciou-se um período marcado por uma série de acontecimentos que reduziram a entrada de imigrantes, tais como a instabilidade política e econômica das Revoluções de 30 e 32, a lei de cotas da imigração de 34 e a seleção doutrinária.
16. O último período da tabela apresenta um total de imigrantes maior do que o anterior, fruto da busca de novas alternativas de vida pelos europeus, diante das dificuldades de recuperação dos estragos provocados pela II Guerra Mundial.
32. Os italianos, que formam o segundo maior grupo de imigrantes,dirigiram-se inicialmente para São Paulo, para trabalhar nas fazendas de café, e para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde desenvolveram a policultura em pequenas propriedades.

04- (UFSC) Sobre a localização do Brasil é CORRETO afirmar que: (Total da somatória ______________)
01. O Brasil localiza-se na América do Sul, ocupando a porção centro-oriental do continente.
02. A distância leste-oeste (Ponta Seixas – PB à Serra Contamana – AC) é ligeiramente superior à distância norte-sul (Monte Caburaí – RR à foz do Arroio Chuí – RS).
04. Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os dois únicos estados inteiramente abaixo do Trópico de Capricórnio.
08. O Chile, a Bolívia e o Equador são os únicos países da América do Sul que não fazem limites com o Brasil.
16. Apesar de ser um país de grande extensão longitudinal, o Brasil possui um único fuso horário.

05- (UFSC) “Ao longo das últimas décadas, o mesmo desenvolvimento que trouxe emprego, renda e atraiu imigrantes de todos os cantos do mundo, acabou comprometendo boa parte dos ecossistemas existentes no Estado”, foi o subtítulo da página central de um caderno especial relativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, do Diário Catarinense, no dia 05/06/2000. Considere o texto e observe atentamente o mapa.  Assinale, a seguir, a(s) proposição (ões) CORRETA(S). (Total da somatória ______________)


Fonte: Atlas de SC. Rio de Janeiro, Aero foto Cruzeiro, 1991. (Adaptado)

01. A linha dupla no mapa assinala o divisor de águas em Santa Catarina, sendo que a bacia do Itajaí-Açu, representada pelo número 2, a maior da vertente do Atlântico, está bastante poluída por dejetos domésticos e industriais de cidades como Blumenau, Brusque e Rio do Sul.
02. A dramática situação em que se encontram os rios e lagoas da região de número 3, exige de todos, medidas urgentes e profundas, para resolver o problema da poluição provocada por agrotóxicos e resíduos de carvão.
04. O número 4 representa o Vale do Rio do Peixe, região sem problemas de erosão dos solos e assoreamento dos rios, e que se especializou no aproveitamento da araucária para a fabricação de papel, papelão e móveis.
08. A região Oeste, indicada pelo número 5, foi povoada por excedentes gaúchos, e é onde tem destaque a agricultura – fornecedora de matéria-prima para a agroindústria – e a suinocultura, responsáveis pela degradação ambiental daquela área.
16. Weg, Tupi e Embraco são indústrias de destaque nacional que se localizam na região de número 1, a qual apresenta grande concentração urbano-industrial, responsável pela poluição, principalmente de rios que cortam Joinville e Jaraguá do Sul.

06- (UFSC) Os  estados  do  Sul  do  Brasil  possuem características sócio-econômicas que os diferenciam das demais regiões brasileiras, a começar pelo processo de colonização, com presença marcante de imigrantes provenientes da Europa, com destaque aos alemães, italianos e eslavos.Com relação à ocupação do território na Região Sul, é CORRETO afirmar que: (Total da somatória ______________)
01. Os imigrantes europeus ocuparam apenas o litoral, não se dirigindo para o interior.
02. A ocupação do território pelo imigrante deu-se na forma da pequena propriedade e da produção familiar.
04. Os excedentes da colonização europeia do Noroeste gaúcho, deslocam-se, a partir do século XX, para Santa Catarina e outros estados brasileiros.
08. A presença alemã foi marcante no planalto gaúcho e catarinense, onde desenvolveu a pecuária e a exploração da madeira.
16. Não houve em relação à colonização europeia na Região Sul, qualquer desenvolvimento industrial, pois a economia era essencialmente agrícola.

07- (UFSC) A bacia do Rio Uruguai, que influencia uma vasta área do território dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, figura entre os mais importantes sistemas hídricos da Região Sul. Sobre esse sistema, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). (Total da somatória ______________)
01. O rio Uruguai, o mais importante manancial do Sul do Brasil, nasce da confluência dos rios Pelotas e Canoas e demarca grande parte da fronteira de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul.
02. A bacia do rio Uruguai, do ponto de vista energético, possui um significativo potencial, mas sua utilização deflagrou conflitos com os agricultores, cujas terras seriam atingidas pelas barragens.
04. A formação dos reservatórios para o funciona-mento das hidrelétricas de Itá e de Machadinho inundarão terras catarinenses e gaúchas de municípios situados próximos ao rio Uruguai.
08. O sistema hídrico do rio Uruguai, que foi a porta de entrada para a ocupação e colonização de boa parte do Oeste catarinense, vem sofrendo um processo de degradação com reflexos para a economia regional e para a qualidade de vida da população.
16. O rio Uruguai, além de servir como fronteira entre as terras gaúchas e catarinenses, separa o Rio Grande do Sul do Paraguai para, finalmente, desembocar no delta do rio da Prata, no litoral argentino.

08- (UFSC)
 Entram discretamente pela porta dos fundos. Nunca serão multados, nem nunca vão atravessar a estrada com o sinal vermelho. Não querem chamar a atenção porque estão ilegais na Europa. Seja na Itália ou na Espanha - a imigração ilegal chega à Europa diariamente através da costa. Esperam uma vida melhor, um emprego que abra novas perspectivas. Muitas vezes, a pressa termina em morte. Aqueles que sobrevivem estão vivendo à margem da sociedade. Disponível em: http://www.euranet.eu/por/Dossier/Imigracao-ilegal-na-Europa [adaptado] Acesso em: 19 set. 2011.
 Sobre imigração, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). (Total da somatória ______________)
Imigração ilegal na Europa

 Disponível em: Acesso em: 19 set. 2011.
01- A crise econômica mundial, iniciada em 2008, contribuiu para a redução da perseguição, do preconceito e do controle sobre a imigração ilegal na Europa.
02- A partir do século XIX, o Brasil recebeu grandes contingentes de imigrantes italianos e alemães, que trocaram uma vida de fartura na Europa para trabalhar nas fazendas de café do Sudeste.
04- Em Santa Catarina, a imigração europeia ocorrida no século XIX esteve predominantemente relacionada à substituição da mão de obra escrava nas fazendas de café da região.
08- Em função de denúncias de maus tratos aos imigrantes europeus nas fazendas de café de São Paulo, a Prússia proibiu oficialmente a emigração para o Brasil através do Rescrito de Heydt (1859).
16- A imigração italiana para Santa Catarina ganhou impulso a partir da década de 1870, com a fundação de novos empreendimentos coloniais e com a criação de núcleos de italianos em antigas colônias, como Brusque e Blumenau.
32- Grande parte dos imigrantes ilegais que procuram a Europa na atualidade são originários de antigas colônias na África, dominadas e exploradas pela política imperialista das potências europeias  no século XIX.


09- (UFSC) Com base nos Mapas 2 e 3 e sobre o tema fusos horários, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). (Total da somatória ______________)

01- De acordo com o Mapa 2, o Brasil possuía 4 fusos horários até junho de 2008.
02- Infere-se do mapa 3 que nenhuma parte do território tem três horas a menos em relação ao fuso horário oficial brasileiro.
04- Por não adotar o horário de verão, a capital do Maranhão estava adiantada duas horas em relação à capital dos catarinenses em dezembro de 2010.
08- Florianópolis encontra-se no 4º (quarto) fuso horário em relação ao meridiano de Greenwich.
16- Desconsiderando o horário de verão, a diferença entre Joinville (fuso horário de 45º W) e Tóquio (fuso horário de 135º E) é de 12 horas, correspondendo a 180º.
32- De acordo com o mapa 3, o Pará encontra-se parcialmente nos fusos de 60º E e 75º E.
64- Um viajante que partiu da cidade de São Paulo, ao desembarcar do seu voo na capital do Acre no dia 11 de setembro de 2011, deveria ter atrasado o seu relógio em uma hora.

11- (UFSC) Sobre a colonização e a cultura açoriana em Santa Catarina, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). (Total da somatória ______________)

Florianópolis foi colonizada por açorianos, sendo marcante a arquitetura das casas do período colonial ainda preservadas em vários recantos da Ilha. Seu acolhedor povo tem um sotaque bastante peculiar. São conhecidas como “Manezinhos da Ilha” as pessoas que tiveram o privilégio de nascer em Florianópolis. Acompanhar de perto a pesca da tainha nos meses de maio e junho é uma forma bastante interessante de saber mais sobre a cultura local com os pescadores, que sempre têm “causos” para contar.                                                                         
Disponível em: Acesso em: 10 ago. 2009. (Adaptado)

01. Os açorianos, vítimas da xenofobia pelos portugueses, emigraram para Santa Catarina no século XVIII para desenvolverem colônias de exploração.
02. Os atuais municípios de São José, São Francisco do Sul, Laguna e Florianópolis foram colonizados, sobretudo pelos açorianos.
04. Jogos da mora (jogo do palito) e bocha são manifestações culturais típicas dos açorianos.
08. A festa do Divino Espírito Santo ocorre com maior frequência nos municípios litorâneos colonizados em sua grande maioria por açorianos.
16. As condições geomorfológicas favoreceram a fixação dos primeiros açorianos nos vales dos rios Canoinhas e Peperi-Guaçu.

12- (UFSC) A partir da leitura do excerto abaixo e com base nos seus conhecimentos assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S). (Total da somatória ______________)
O fascínio, ah!, o fascínio dos velhos fortes portugueses construídos para defender a Ilha de Santa Catarina: onze fortalezas erguidas em uns poucos anos, onze bastiões de pedra, cal, madeira, barro e óleo de baleia levantados a partir de 1740, onze  vigilantes  impávidos  e agressivos olhando os mares da Ilha como quem ameaçasse o inimigo com os riscos de uma imprudente abordagem [...].
(NEVES, Amilcar. Relatos de sonhos e de lutas. São Paulo: Estação Liberdade:   Fundação Nestlé de Cultura, 1991)
01. No inverno, as temperaturas mais amenas das águas do Atlântico têm favorecido a migração, principalmente da baleia franca, para o litoral catarinense.
02. Todos os fortes construídos ao longo do litoral catarinense no século XVIII tiveram como único objetivo o desenvolvimento  econômico  de  cada um dos povoados em que foram erguidos.
04. A partir da segunda metade do século XVIII iniciava-se, principalmente, a fase  da  colonização  açoriana  no litoral  catarinense. A partir de então, intensifica-se a caça de mamíferos aquáticos, principalmente de baleias, que eram abundantes nestas latitudes.
08. Cal e barro são subprodutos exclusivos, resultantes do desgaste das formações magmáticas intrusivas.
16. O Forte de São José da Ponta Grossa, referido no conto “Fascínio” do autor supracitado, localiza-se ao sul da Ilha de Santa Catarina.

13 – Com auxílio do mapa, analise as afirmativas abaixo.

I – As Regiões Norte e Nordeste, de baixa industrialização, têm perdido significativamente a maior parte de sua população.
II – Dentre os 5 municípios catarinenses que mais perderam população, todos se encontram no Extremo Oeste do Estado.
III – A Região da Grande Florianópolis não apresenta municípios com perda populacional, pois a região tem atraído migrantes, não só do interior do Estado.
IV – Podemos observar que são os municípios pequenos em população que vêm obtendo um crescimento negativo, segundo apontou o censo de 2000.
  Assinale a alternativa correta.
(A) As afirmativas II e IV são verdadeiras.
(B) As afirmativas I e III são verdadeiras.
(C) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
(D) As afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
(E) As afirmativas I e IV são verdadeiras.


14 – Relacione as colunas, sobre a colonização de alguns municípios catarinenses.

(1) Joinville
(2) Chapecó
(3) Florianópolis
(4) Criciúma

(    ) Teve a contribuição expressiva de açorianos e madeirenses em sua colonização.
(    ) A ocupação teve início em março de 1851, quando chegaram os primeiros 118 imigrantes alemães e suíços, seguidos de um grupo de 74 noruegueses.
(    ) A fundação deu-se no ciclo da imigração européia do século XIX, com a chegada das primeiras famílias de imigrantes – 139 pessoas, procedentes das regiões de Veneza e Treviso, na Itália.
(    ) Originou-se de um empreendimento executado por uma empresa colonizadora particular e teve como seus principais colonizadores os italianos.
Assinale a alternativa que apresenta a correta seqüência, de cima para baixo.
(A) 1- 3- 2- 4.
(B) 3- 2- 1- 4.
(C) 2- 3- 4- 1.
(D) 2- 1- 4- 3.
(E) 3- 1- 4- 2.

15 – Considerando-se a formação e o crescimento das cidades em Santa Catarina, ao longo do século XX, é correto afirmar:
(A) A excelente condição sanitária alcançada em Santa Catarina faz com que as maiores cidades (Florianópolis, Joinville, Blumenau), e outras tantas menores, tenham desde muito superado os problemas com saúde pública. Daí resulta a expressão “o Estado com a melhor qualidade de vida”.
(B) A duplicação da BR-101, concluída em 2006, auxilia hoje o desenvolvimento sustentável das cidades portuárias como São Francisco do Sul e Itajaí.
(C) Em Criciúma pode-se verificar a preservação ambiental bem realizada, fruto da preocupação constante da exploração do carvão pela indústria carbonífera.
(D) Turismo e festas municipais eram fontes de captação de recursos importantes para a região do Planalto Catarinense, desde 1920, quando da criação da “Festa do Pinhão”, em Lages.
(E) Garopaba e Imbituba – municípios onde ocorria a pesca da baleia – depois da proibição, e na última década, estão investindo no turismo de observação das baleias francas, que alcançam o litoral daquelas cidades todos os anos.

16 - Sobre a pesca artesanal em Santa Catarina é correto, exceto:
(A) O Estado de Santa Catarina nunca foi grande produtor de pescado do país, pois a pesca artesanal representava no máximo 10% da produção total de pescado do Estado.
(B) Os mais de 500 quilômetros do litoral de Santa Catarina abrigam centenas de pequenas comunidades que ainda cultivam hábitos artesanais de pesca.
(C) A pesca artesanal no Estado é prejudicada pelos grandes barcos da pesca industrial, responsáveis pela dizimação das espécies, com a captura predatória.
(D) No verão, quando diminui a atividade da pesca artesanal, alguns desses pescadores viram hoteleiros e oferecem as próprias casas para o aluguel de turistas e surfistas, como forma de garantir outra fonte de renda.
(E) Os atuneiros fazem arrastões perto da praia, em busca de peixes jovens, para utilizá-los como iscas vivas em alto-mar, prejudicando a pesca artesanal.

17 - O Plameg I, no início da década de 1960, mudou definitivamente o perfil da economia catarinense, pois as indústrias obtiveram um forte impulso durante o governo de:
(A) Jorge Lacerda.
(B) Celso Ramos.
(C) Heriberto Hülse.
(D) Ivo Silveira.
(E) Colombo Machado Salles.

GABARITO
01- 61
02- 11
03- 63
04- 07
05- 27
06- 06
07- 15
08- 56
09- 83
10- 06
11- 10
12- 05
13- D
14- E
15- E
16- A
17- B

Nenhum comentário: